Sílvio Carlos Andrade da Silva

Possui graduação em Química pela Faculdade de Humanidades Pedro II (1988) e graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976). Atualmente é empregado celetista - Petróleo Brasileiro S.A., diretor de pesquisa científica do INSTITUTO TRABALHO DIGNO, consultor interno do Ministério do Trabalho e Emprego e celetista da Fundação Euclides da Cunha de Apoio Institucional a UFF.

Informações coletadas do Lattes em 19/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização - Residência médica interrompida em 1977

1977 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Residência médica em: Clínica Médica em Patologia ClínicaNúmero do registro: . Ano de interrupção: 1977Palavras-chave: Toxicologia Ocupacional.Grande área: Ciências da Saúde

Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização

2017 - 2018

Organização Nacional de Acreditação - Associação
Título: Gestão Organizacional
Orientador: Gilvane Santos

Especialização em Medicna do Trabalho

1980 - 1980

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Efeitos toxicológicos de organofosforados
Orientador: José Maria da Silva, Esp.

Aperfeiçoamento em Avaliação e Mensuração Ambiental de Agentes da Higiene Ocupacional

2017 - 2017

Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais
Título: Não Houve. Ano de finalização: 2017
Orientador: Marco Aurélio Dantas Luttgardes

Aperfeiçoamento em Formação de Professores do Ensino Profissionalizan

1975 - 1975

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Não foi exigido pelo MEC à época. Ano de finalização: 1975

Graduação em Química

1983 - 1988

Faculdade de Humanidades Pedro II

Graduação em Medicina

1971 - 1976

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Ensino Médio (2º grau)

1964 - 1969

Colegio Estadual Visconde de Cairu

Ensino Fundamental (1º grau)

1960 - 1963

Escola Municipal Pernambuco

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Medicina do Trabalho.

Produções bibliográficas

  • ANDRADE DA SILVA, S. C. ; HORCADES, A. L. C. . Reforma Trabalhista - Uma Reflexão dos Auditores-Fiscais do Trabalho sobre os Efeitos da Reforma TYrabalhista. 1. ed. São Paulo: LTr Editora Ltda., 2019. v. 1. 359p .

  • ANDRADE DA SILVA, S. C. . NOÇÕES DE TOXICOLOGIA, EPIDEMIOLOGIA, ACIDENTES DE TRABALHO E MEDICINA DO TRABALHO - Curso União, 1997. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Curso União, 1997. v. 1. 228p .

  • ANDRADE DA SILVA, S. C. . PATOLOGIA CLÍNICA, ENSINO E MÉTODO. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, 1995. v. 2. 108p .

  • HORCADES, A. L. C. ; ANDRADE DA SILVA, S. C. . Terceirização: Impactos sobre a Segurança e a Saúde no Trabalho para trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde. In: Carlos Fernando da Silva FIlho; Rosa mAria Campos Jorge; Rosângela Silva Rassy. (Org.). Reforma Trabalhista: Uma reflexão dos Auditores-Fiscais do Trbalho sobre os efeitos da Lei 13467/2017 para os trabalhadores. 1ªed.São Paulo: LTr Editora Ltda., 2019, v. -, p. 13-359.

  • ANDRADE DA SILVA, S. C. . Biosseguranças tão importante quanto Respirar. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANDRADE DA SILVA, S. C. . A validade de exames complementares em avaliações periódicas em trabalhos em altura e ambientes confinados. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANDRADE DA SILVA, S. C. . A inspeção do Trabalho frente à Biossegurança. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANDRADE DA SILVA, S. C. . Palestra proferida pelo Auditor Prof. Sílvio Andrade da Universidade Federal Fluminense, em 27/03/2013 na Comissão de Direitos Humanos e Minorias, sobre a Contaminação pelo Chumbo na população de Santo Amaro da Purificação, representando o Ministério do Trabalho e Emprego.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANDRADE DA SILVA, S. C. . Aspectos legais na Fiscalização de Estabelecimentos de Saúde. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Prêmios

2023

Membro de Honra por Serviços Relevantes, Sindicato Nacional do Auditores Fiscais do Trabalho.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal Fluminense, Centro Tecnológico. , Rua Passo da Pátria 156 - Bloco E - 2 Andar, São Domingos, 24210240 - Niterói, RJ - Brasil, Telefone: (21) 27176390

Experiência profissional

1977 - 1999

Serviço Social do Comércio - Administração Reginal do Rio de Janeiro

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médico do Trabalho, Carga horária: 20

1998 - Atual

Fundação Euclides da Cunha de Apoio Institucional a UFF

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: celetista, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor convidado na Cadeira de Higiene do Trabalho - Riscos Biológicos do Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho

2014 - 2016

GESTORE-UFRJ

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviços

1984 - 2014

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Médico do Trabalho de 1984 a 1990 Auditor Fiscal do Trabalho na Área de Segurança e Saúde do Trabalhador - desde então. Chefe da Seção de Fiscalização da Divisão de Segurança e Saúde do Trabalhador de 1990 a 1991. Chefe da Seção de Multas e Recursos de 2004 a 2008

2014 - Atual

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Consultor Interno, Carga horária: 10

Outras informações:
Prestação de Serviços de Normatização e Pareceres no escopo da Segurança e Saúde no Trabalho para a Secretaria da Inspeção do Trabalho

2018 - Atual

Instituto Trabalho Digno

Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Diretor de Pesquisa Científica, Carga horária: 20

2022 - Atual

Petroleo Brasileiro S.A.

Vínculo: Prestador de Serviços-VIDA UTI, Enquadramento Funcional: Empregado Celetista, Carga horária: 30