Sabrina Camargo de Oliveira
Possui graduação em Letras Inglês Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), aperfeiçoamento em Ensino de Inglês para crianças no King George College (Canada, 2003/2004) e Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem (2008). Cursou Pós Graduação na Universidade Federal Fluminense, em: "Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância" e Pedagogia pela Uninove (2019), sendo aprovada em dois concursos públicos da área. Lecionou português como língua de herança na cidade de Espoo, Finlândia em 2017-2018. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem e educação, psicologia da educação, ensino-aprendizagem de língua inglesa e portuguesa, dificuldades de aprendizagem, planejamento de aulas e materiais didáticos, pedagogia, leitura crítica, alfabetização e letramento, formação de professores, língua inglesa para fins específicos e elaboração de material didático para alunos com necessidades educacionais especiais.
Informações coletadas do Lattes em 12/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem
2006 - 2008
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Sentidos e Significados sobre inclusão e ensino-apendizagem: reflexões de um aluno com necessidade especial e de sua professora de inglês,Ano de Obtenção: 2008
Angela Brambilla Cavenaghi Themudo Lessa.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Inclusão escolar; ensino-aprendizadem de língua inglesa; atividades artísticas; Formação crítica dos professores de Línguas; necessidades educacionais especiais; sentidos e significados. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguagem e Educação. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD
2013 - 2014
Universidade Federal Fluminense
Título: Implementação e Gestão de Ensino a Distância
Aperfeiçoamento em Trainning to teach children english diploma progra
2003 - 2003
King George International College
Ano de finalização: 2003;
Formação complementar
2005 -
Extensão universitária em Projetos de Pesquisa em Linguagem e Educação. (Carga horária: 36h). , COGEAE, PUC, Brasil.
2010 - 2010
Programa de Desenvolvimento Educacional. , Senac, SENAC, Brasil.
2010 - 2010
Metodologias Ativas de Aprendizagem. , Senac, SENAC, Brasil.
2007 - 2007
Language and Activity (Engeström, Y.). (Carga horária: 12h). , PEPG em Lingüística Aplicada e Estudos de Linguagem, LAEL - PUC/SP, Brasil.
2002 - 2002
O impacto das ações do professor na motivação.. , Coplanning Consultoria em Gestão Educacional, COPLANNING, Brasil.
2000 - 2000
Leader Trainning 1. , World e Action Consultoria, WORLD E ACTION, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Avançado de Aperfeiçoamento em Língua Inglesa. , COGEAE, COGEAE, Brasil.
1989 - 1996
Curso de Língua Inglesa. , SKILL, SKILL, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguagem e Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Inglesa.
Organização de eventos
FIDALGO, S. ; LESSA, A. ; OLIVEIRA, S. C. ; Outros, Grupo Ilcae . 9o. Fórum em ILCAE - Desigualdade e Educação: Diálogos Interdisciplinares. 2009. (Outro).
FIDALGO, S. ; LESSA, A. ; OLIVEIRA, S. C. ; Outros, Grupo Ilcae . 10o. Fórum em Ilcae - Educação Especial em Foco. 2009. (Outro).
LESSA, A. ; FIDALGO, S. ; OLIVEIRA, S. C. . 5o. Fórum em ILCAE- Inclusão Lingüística em Cenários de Atividades Educacionais. 2007. (Outro).
Participação em eventos
O Movimento Psicopedagógico na Compreensão do Sujeito Aprendente. 2009. (Oficina).
8. Fórum em Ilcae - Inclusão Lingüística em Cenários de Atividades Educacionais. 2008. (Outra).
I Jornada de Psicologia Sócio-Histórica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.Desigualdade e Subjetividade: Educação, Trabalho, Sáude, Assistência Social e Saúde Mental.. 2008. (Outra).
16o. InPLA- Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. Participação na Comissão de Monitoria. 2007. (Congresso).
5o. Fórum de Inclusão Lingüística em Cenários de Atividades Educacionais - PALESTRA: Strengths and Limitations of Activity Theory in Social Science Research- Prof. Harry Daniels - Bath University. 2007. (Outra).
5o. Fórum em Inclusão Lingüística em Cenários de Atividades Educacionais.A participação de um aluno com necessidade especial na aula de inglês: a prespectiva de uma aula, de uma professora e de seu aluno. 2007. (Outra).
6o. Fórum de Inclusão Lingüística. A linguagem na constituição sócio-histórico-cultural do indivíduo. 2007. (Outra).
II Simpósio Internacional da Análise Crítica do Discurso. VIII Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não Verbal- Universidade de São Paulo USP-USP.Refletindo sobre os sentidos e significados na perspectiva sócio-histórica. 2007. (Simpósio).
Palestra: ?Inclusão/Exclusão na construção da subjetividade do homem como um ser de cultura? (Angela C. Lessa) em Reflexões sobre Tradução, Linguagem e Cultura. PUC-SP/ USP. 2007. (Outra).
Palestra: Bernstein and Vygotsky: A personal experience of research ideas in practice - Prof. Harry Daniels- Bath University. 2007. (Outra).
4o. Fórum de Inclusão Linguística em Cenários Educacionais (LACE) e 3o. Fórum de Linguagem em Atividades do Contexto Escolar (LACE).Comissão de Monitoria. 2006. (Outra).
I Congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Línguas - I Encontro Catarinense de Formação de Professores de Línguas.Uma questão de formação de professores: a inclusão escolar de crianças com dificuldades de aprendizagem por meio de atividades artísticas. 2006. (Simpósio).
III Fórum do Programa Ação Cidadã.A inclusão escolar de crianças com dificuldades de aprendizagem mediada pelas atividades artísticas em língua inglesa.. 2006. (Outra).
III Fórum do Programa Ação Cidadã.Comissão de Monitoria. 2006. (Outra).
PALESTRA: A Atividade humana e as normas (Yves Schwartz). 2006. (Outra).
PALESTRA: The Performing Art of Human Development (Louis Holzman). 2006. (Outra).
VI JOPLE - Jornada de Professores de Línguas Estrangeiras das Faculdades Particulares do Estado de São Paulo.Pensando as atividades artísticas e a inclusão escolar na aula de inglês. 2006. (Outra).
XXI Encontro Nacional da ANPOLL - Domínios do saber: história, instituições, práticas. Comissão de Monitoria. 2006. (Congresso).
XXII JELI Educar para incluir - Incluir para educar: a inclusão na aula de inglês.As atividades artísticas como ferramentas na inclusão escolar dos alunos. 2006. (Outra).
1o Fórum de Inclusão Linguística.Ouvinte. 2005. (Outra).
2o. Fórum de Inclusão Linguistica em Cenários Educacionais (ILCAE) e 1o. Fórum de Linguagem em Educação (LACE).A Inclusão escolar de crianças com dificuldades de aprendizagem através de atividades arísticas em língua inglesa. 2005. (Outra).
Participação em bancas
OLIVEIRA, S. C.. Seleção Pública para formação de cadastro de reserva para cargos efetivo de nível superior do Serviço Social da Indústria do Estado de São Paulo - SESI. 2008. SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA.
OLIVEIRA, S. C.. PLI -Ensino Fundamental ciclos III E IV - 5a./8a.séries - Língua Inglesa (PC 56) - convocada para atuação em abril de 2009. 2006. Serviço Social da Industria.
Produções bibliográficas
-
OLIVEIRA, S. C. . A inclusão escolar de crianças com dificuldades de aprendizagem mediada pelas atividades artísticas em língua inglesa.. In: III Fórum do Programa Ação Cidadã, 2006, São Paulo. Programa Ação Cidadã: atividades em transformação para a inclusão de todos, 2006. v. único. p. 16-17.
-
OLIVEIRA, S. C. . As atividades artísticas como ferramentas na inclusão escolar dos alunos. In: XXII JELI Educar para incluir - Incluir para educar: a inclusão na aula de inglês, 2006, Campinas. Associação dos Professores de Língua Inglesa do Estado de São Paulo -XXII Jornada de Ensino de Língua Inglesa, 2006. v. único. p. 17-17.
-
OLIVEIRA, S. C. . Pensando as atividades artísticas e a inclusão escolar na aula de inglês. In: VI JOPLE- Jornada de Professores de Línguas Estrangeiras das Faculdades Particulares do Estado de São Paulo, 2006, Itatiba. VI JOPLE promovido pela APLIESP em Parceria com o Curso de Letras da Universidade São Francisco, 2006. v. único. p. 9-9.
-
OLIVEIRA, S. C. . Uma questão de formação de professores: a inclusão escolar de crianças com dificuldades de aprendizagem por meio de atividades artísticas no Simpósio: A formação crítica do professor de língua estrangeira: uma forma de inclusão. In: I Congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Línguas - I Encontro Catarinense de Formação de Professores de Línguas, 2006, Florianópolis. "O formador de professores", 2006. v. único. p. 63-64.
-
OLIVEIRA, S. C. . A inclusão escolar de crianças com dificuldades de aprendizagem mediada pelas atividades artísticas em língua inglesa (Pôster). 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, S. C. . As atividades artísticas como ferramentas na inclusão escolar dos alunos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, S. C. . As atividades artísticas e a a inclusão - uma possibilidade? (Pôster). 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, S. C. . Pensando as atividades artísticas e a inclusão escolar na aula de inglês. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, S. C. ; LESSA, A. ; FIDALGO, S. ; MOURA, D. . Simpósio: A formação crítica do professor de língua estrangeira: uma forma de inclusão no trabalho intitulado: Uma questão de formação de professores: a inclusão escolar de crianças com dificuldades de aprendizagem por meio de atividades artísticas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
OLIVEIRA, S. C. . A inclusão escolar de crianças com dificuldades de aprendizagem através de atividades artísticas em Língua Inglesa (Pôster). 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
LORTHIOIS, A. ; OLIVEIRA, S. C. . Parecer: Reflexões sobre uma experiência de inclusão de um surdo. 2009.
OLIVEIRA, S. C. . Descrição de imagens estáticas para livro do ensino fundamental 2. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Empresa Ver com Palavras).
LESSA, A. ; FIDALGO, S. ; OLIVEIRA, S. C. . Atividades para deficiência visual, disortografia e paralisia cerebral. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de material didático com acesso via internet para professores).
OLIVEIRA, S. C. . A Leitura em Contexto de Letramento e a (Re) Construção das Identidades Sociais. 2009. (PARECER EM ARTIGO CIENTÍFICO).
Projetos de pesquisa
-
2005 - 2009
ILCAE - (Inclusão Lingüística em Cenários de Atividades Educacionais), Descrição: O GRUPO ILCAE (Inclusão Lingüística em Cenários de Atividades Educacionais) tem por objetivo (1) promover espaços de discussão de questões relativas a cenários educacionais, (2) produzindo e divulgando conhecimento na área de Lingüística Aplicada, em sua interface com a Educação e a Psicologia. Seu foco principal está na inclusão de todos os participantes, internos e externos à escola pela discussão da linguagem produzida em espaços escolares. Mais especificamente, o grupo desenvolve pesquisas cujos temas sejam: Ensino-Aprendizagem de Línguas Materna e Estrangeira (incluindo a discussão sobre o espaço de LIBRAS), Necessidades Educativas Especiais (NEE) e a Formação do Professor para o trabalho com a diversidade. Para o grupo, NEE engloba desde dificuldades de aprendizagem decorrentes de necessidades físicas, psicológicas, mentais, comportamentais (violência, liberdade assistida), emocionais, até a superdotação ? sempre enfocando a questão da linguagem que pode incluir ou manter em estado de exclusão as pessoas envolvidas. Em outras palavras, é pelo questionamento da linguagem utilizada na, com e para a escola que o grupo espera problematizar o status quo e promover espaços de transformação da escola e formação cidadã. Esse trabalho tem produzido repercussões não só entre a comunidade acadêmica, mas, principalmente, nas demais comunidades de prática - em contextos de escolas públicas e particulares. Em relação à comunidade acadêmica, o grupo tem vasta produção bibliográfica e técnica, assim como projetos interinstitucionais. Considerando-se que a linguagem é uma prática social, os trabalhos têm implicado na compreensão dos papéis assumidos pelos participantes, assim como de suas possibilidades de ação discursiva para a transformação. Tornando-se conscientes de sua ação no mundo e dos recursos lingüísticos que possuem - ou que lhes faltam - os participantes tornam-se também agentes de sua própria inclusão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sabrina Camargo de Oliveira - Integrante / Angela Lessa - Coordenador / Sueli Fidalgo - Integrante / Débora Moura - Integrante / FACHIM, - Integrante / DUARTE, Vera Lucia Cabrera - Integrante / W, F. - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - 2013
Universidade Nove de JulhoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora no Inglês Instrumental Básico
2011 - 2011
Universidade Nove de JulhoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: outro
Outras informações:
Professora no curso de Extensão Inglês Instrumental Básico
2010 - 2010
Universidade Nove de JulhoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês Instrumental
Outras informações:
Professora no módulo do Curso de Extensão - Inglês Instrumental Avançado
2017 - 2018
SenacVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA, Carga horária: 8
Outras informações:
PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA DE HERANÇA NO PROJETO DA CIDADE DE ESPOO, FINLÂNDIA, LOCAL ONDE RESIDI E ESTUDEI. FUI CONTRATADA PELA PREFEITURA. FINALIZEI POR MOTIVO DE RETORNO AO BRASIL
2010 - 2014
SenacVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professora de língua inglesa, Carga horária: 20
Outras informações:
Ensino de língua inglesa para adultos.
2005 - 2009
PEPG emLinguística Aplicada e Estudos da LinguagemVínculo: Pesquisadora, colaboradora, Enquadramento Funcional: Vinculada ao grupo de pesquisa ILCAE
Outras informações:
Grupo de Pesquisa ILCAE - (Inclusão Lingüística em Cenários de Atividades Educacionais). Departamento de Lingüística Aplicada e Estudos de Linguagem - PUC/SP
2011 - 2012
Edições SMVínculo: outros, Enquadramento Funcional: Criação de material didático
Outras informações:
Elaboração de material didático para o ensino fundamental, com a proposta de orientar professores no trabalho com diversas necessidades especiais. Realizado com equipe da PUC- SP, Departamento de Linguistica Aplicada, sob a coordenação de Sueli Salles Fidalgo e Angela B. C.T.Lessa.
2013 - 2013
Empresa Ver com PalavrasVínculo: colaboradora, Enquadramento Funcional: Elaboração de descrição de imagens didáticas
Outras informações:
Elaboração de descrição de imagens didáticas estáticas para alunos com deficiência visual de um livro didático do ensino fundamental 2, sob orientação e coordenação de Lívia Maria Villela de Mello Motta
2009 - 2009
British ConsulateVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tradução e Interpretação Simultânea
2006 - 2007
Escola Pública da Região CentralVínculo: Pesquisadora e professora, Enquadramento Funcional: Professora em língua inglesa- 6o.ano
Outras informações:
Realização da pesquisa de Mestrado
2009 - 2009
FTI ConsultingVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Aulas de português para estrangeiros
2004 - 2006
Leisure Business Centro de IdiomasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de inglês -adultos e adolescentes
Atividades
-
05/2004 - 06/2006
Ensino,,Disciplinas ministradas, Professora de Língua Inglesa
2008 - 2009
Escola PaulistaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de língua inglesa, Carga horária: 21
Outras informações:
Professora de língua inglesa- Fundamental 1
2004 - Atual
BACKGROUNDVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Língua Inglesa em empresas
Outras informações:
Aulas de língua inglesa - Inglês para fins gerais e para negócios
2000 - 2001
Cambi Language SolutionsVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Aulas de língua inglesa- inglês para negócios, Carga horária: 15
Atividades
-
05/2000 - 12/2001
Ensino,,Disciplinas ministradas, Professora de Língua Inglesa para negócios e inglês geral
2001 - 2002
Centro BritânicoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de língua inglesa, Carga horária: 28
Atividades
-
01/2001 - 12/2002
Ensino,,Disciplinas ministradas, Professora de Língua Inglesa
2001 - 2002
Colégio Santa LuziaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de língua inglesa 3a. e 4a. séries, Carga horária: 4
Atividades
-
01/2001 - 12/2002
Ensino,,Disciplinas ministradas, Professora de Língua Inglesa
2003 - 2003
Shaughnessy Day CareVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio em day care- crianças de 3, 4, 5 anos, Carga horária: 40
Atividades
-
10/2003 - 11/2003
Estágios .,Estágio realizado, Estágio em Day Care com crianças de 3 e 4 anos.
2001 - 2001
Escola Marco InicialVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de inglês jardim, pré, 1a. e 2a., Carga horária: 6
Atividades
-
02/2001 - 12/2001
Ensino,,Disciplinas ministradas, Professora e Coordenadora dos cursos de Língua Inglesa, Língua Inglesa para Jardim, Pré, Primeira e Segunda Séries
2003 - 2003
Kid e TeenVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de inglês para crianças, Carga horária: 4
Atividades
-
01/2003 - 08/2003
Ensino,,Disciplinas ministradas, Professora de Língua Inglesa
1998 - 2000
General Electric do BrasilVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio em Secretariado executivo bilingue, Carga horária: 44
Atividades
-
11/1998 - 03/2000
Estágios .,Estágio realizado, Secretária Bilíngüe.
2017 - 2018
PREFEITURA DE ESPOOVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA, Carga horária: 8
Outras informações:
PROFESSORA DE LINGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA DE HERANÇA NO PROJETO DA PREFEITURA PARA IMIGRANTES RESIDENTES, DE FAMÍLIAS BILINGUES
2022 - Atual
Prefeitura Municipal de Itupeva-SP, PMItupevaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE ENISNO FUNDAMENTAL 1, Carga horária: 30
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Sabrina Camargo de Oliveira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?