Luciano Assumpção Colin

Possui graduação em Engenharia Electrónica e de Telecomunicações pela Universidade de Aveiro (2002). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas de Telecomunicações. Formação acadêmica em eletrônica de rádio frequência, pós-graduação em engenharia avançada de microeletrônica e com mais de 10 anos de experiência profissional em desenvolvimento de sub-sistemas de telecomunicações via fibra-ótica, Bluetooth, automação, sistemas embarcados de HW e gerência de grupos de desenvolvimento.

Informações coletadas do Lattes em 07/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Advanced Microelectronics Engineering

2002 - 2003

Instituto Superior Técnico da UTL
Orientador: João Vaz
Bolsista do(a): Investimento, Comércio e Turismo.

Graduação em Engenharia Electrónica e de Telecomunicações

1994 - 2002

Universidade de Aveiro
Orientador: Matti H.A.J. Herben, Ewart F.T. Martijn

Formação complementar

2013 - 2013

Project Management Professional. (Carga horária: 50h). , Project Management Institute.

2010 - 2010

Elaboração e Gestão de Projetos Inovadores. (Carga horária: 20h). , Incubatep.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Telecomunicações/Especialidade: Sistemas de Telecomunicações.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos/Especialidade: Circuitos Eletrônicos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação/Especialidade: Instrumentação Eletrônica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Materiais Elétricos/Especialidade: Materiais e Componentes Eletroóticos e Magnetoóticos, Materiais Fotoelétricos.

Participação em eventos

CINASE - I Circuito Nacional do Setor Elétrico. 2010. (Congresso).

Projetos de desenvolvimento

  • 2008 - 2009

    Remote Power Cycle, Descrição: Desenvolvimento de HW específico para forçar a queda de tensão na alimentação de uma máquina remota afim de causar um HW reset em todo o equipamento.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luciano Assumpção Colin - Coordenador / Victor Welman - Integrante / Miguel Madureira - Integrante., Financiador(es): Nokia Siemens Networks - Outra.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2014

Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Testes, Carga horária: 40

Outras informações:
Fiz parte do grupo de testes de performance para o convênio CIN-Motorola. Executava teste, analisava resultados e eleborava os respectcivos relatórios. Também fiquei como responsável do ambiente de testes de corrente, onde equipamentos tiveram que ser encomendados, montados e configurados com suporte da equipe no exterior que desenvolveu a ferramenta de SW para controle do ambiente.

2012 - 2013

QualiHouse - Automação Predial

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor, Carga horária: 40

Outras informações:
Fui responsável pelo alinhamento de projetos de P&D com os respectivos cronogramas. Atuei como um dos desenvolvedores da empresa, com ênfase no HW para os sistemas proprietários. Auxilio na implementação de novas metodologias no processo de desenvolvimento da empresa.

2010 - 2012

RAF EcoEnergia Gestão Energética

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gestor de P&D / Engenheiro de P&D, Carga horária: 40

Outras informações:
Sou responsável pelo alinhamento dos projetos de P&D com os respectivos cronogramas. Estou atuando como um dos desenvolvedores da empresa, com ênfase no HW para sistemas de comunicação. Sou também responsável por aplicar novas metodologias no processo de desenvolvimento da empresa. Recebo Bolsa DTI do CNPQ como engenheiro desenvolvedor.

2003 - 2009

Nokia Siemens Networks

Vínculo: Empregado efetivo, Enquadramento Funcional: Gestor Técnico de Projeto, R&D Developer, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
NSN - Nokia Siemens Networks Lisboa, Portugal 04/2007 11/2009 Gestor Técnico de Projecto/HW Developer, Grupo de HW Responsabilidades: Gestão Técnica do produto SURPASS hiT7500, gerindo cerca de 10 pessoas no desenvolvimento de sub-sistemas em placas de circuito impresso para telecomunicações via fibra-ótica; Planeamento de projeto, respectivo monitoramento e elaboração de relatórios; Suporte técnico à clientes; Treinamento e coaching de engenheiros júnior; Desenvolvimento completo de placas de circuito impresso (PCB) para sub-sistemas de telecomunicações: design elétrico, elaboração das camadas do PCB conforme o processo de fabrico e impedância de traços pretendida, integração de componentes óticos de outros fornecedores, acompanhamento de estudos mecânicos para avaliação das soluções de integração, discussão com os fornecedores para o alinhamento das especificações elétricas/óticas/mecânicas, testes elétricos/óticos/mecânicos em protótipos e elaboração de documentação técnica para cada uma das fases do desenvolvimento. Siemens, S. A. Lisboa, Portugal 02/2004 04/2007 HW Developer, Grupo de HW Responsabilidades: Desenvolvimento completo de placas de circuito impresso (PCB) para sub-sistemas de telecomunicações; Teste e validação de módulos transponders MSA conforme especificação; Liason óptico ponte entre o desenvolvimento e o grupo de óptica da Siemens e fabricantes de componentes/módulos ópticos. 08/2003 02/2004 Trainee Designer, Grupo de HW Responsabilidades: Ponte entre o desenvolvimento e a produção; Organização de sessões de treinamento no grupo de HW para uma nova ferramenta de SW de interface com a produção. Formação Profissional 10/2008 - Risk Management Interno NSN 10/2008 - DC/DC converters architecture Lisboa, Portugal 03/2007 - Gestão de Projetos Lisboa, Portu

Atividades

  • 08/2003 - 11/2009

    Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Desenvolvimento de HW, .,Linhas de pesquisa