Maria de Fátima Leite Ferreira

Possui Licenciatura em Psicologia pela FEFACEL-Federação das Faculdades Celso Lisboa(1992) e Graduação em Psicologia pela -FEFACEL-Federação das Faculdades Celso Lisboa (1993) ,Pós .Graduada pela Universidade Gama Filho em Terapia de Família e Casal e Clínica Psicanalítica. Curso de Formação em Terapia Familiar e Casal Abordagem Sistêmica pelo IBMR-Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação. Mestrado em Sexualidade Humana pela UGF- Universidade Gama Filho (BOLSISTA CAPES-1999 à 2001). Membro Titular da Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana e membro Titular da Associação Brasileira de Terapia de Família do Rio de Janeiro. e Formação em Transtornos do Controle do Impulso -IPQ-FAMUSP-Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina USP-(2016 à 2018). Colaboradora voluntária do Ambulatório do Jogo no IPQ-FAMUSP-2018-2018(atendimento à pacientes com queixas sexuais). Professora da UNESA-Universidade Estácio de Sá (2002 à 2012), atuando como Professora do Departamento de Psicologia e Supervisora de Estágio em Saúde Coletiva, Psicologia da Velhice, Psicologia do Desenvolvimento da Criança, Psicologia do Desenvolllvimento do Adulto, Psicologia da Personalidade, Terapia de Família e Casal com articulação da abordagem sistêmica e psicanalítica e orientação de Monografias.Professora do Curso de Psicologia do ISECENSA-Institutos Superiores de Ensino do CENSA. de 2008-2022.Supervisora de Estágio em Família e Casal e Titular da Disciplina. Coordenadora das Disciplinas: Psicopatologia Geral I: Estagio Básico em Psicologia Clínica e Promoção de Saúde, Trabalho de Conclusão de Curso, Metodologia da Pesquisa, Seminário de Pesquisa eTerapia de Família e Casal. Experiência significativa na área clínica em atendimento e supservião de estágio, em coordenar e orientar trabalhos de conclusão de curso, com o incentivo à pesquisas de campo, com vários projetos submetidos e aprovados pelo CEP.Professora das Disciplinas: Psicologia da Personalidade II, Terapia de Família e Casal, Psicologia Experimental I (Com enfoque na Motivação e Emoção) e Seminário de Investigação Cientifica em Psicologia. Implantação da Disciplina Sexualidade Humana (2016) e Professora e Titular da Disciplina. Implantação e Coordenação do Curso de Qualificação em Terapia Familiar/Conjugal e Sexualidade Humana (Turmas: 2017-2018 e 2019-2020). Experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Terapia de Família e Casal e Psicoterapia Sexual com atuação em consultório e desde de 2020-1 atuação em atendimentos a Famílias, Casais e Psicoterapia on-line. Co-autora, do Livro: O Mosaico da Violência: a perversão da vida cotidiana(Org. Maria do Carmo de Almeida Prado), São Paulo, 2004-Vetor Editora. Livro em andamento: Família e Homossexualidade: da perspectiva a retrospectiva.

Informações coletadas do Lattes em 04/12/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Sexologia

1999 - 2001

Universidade Gama Filho
Título: O Casal Himossexual: uma nova perspectiva no conceito de4 família e sexualidade, Ano de Obtenção: 2001
Maria do Carmo de Andrade Silva.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.

Especialização em Terapia de Família e casais

1998 - 1998

Universidade Gama Filho
Título: O Casamento e a Igreja: as relações na história
Orientador: Luiz Querolim

Aperfeiçoamento em Terapia Sistêmica de Família

1992 - 1992

Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação
Título: Conjugalidade: Relação Simétrica e Complementar. Ano de finalização: 1992
Orientador: Miriam Schenker

Graduação em Psicologia

1988 - 1992

Federação das Faculdades Celso Lisboa

Formação complementar

2016 -

Extensão universitária em IX CURSO TRANSTORNOS DO CONTROLE DO IMPULSO-TCI. (Carga horária: 112h). , CENTRO DE ESTUDOS DO INSTITUTO DE PSIQUIATRIA DO HCFMUSP, CEIP-FMUSP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Terapia de Família e Casal.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Terapia Sexual.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Sexualidade Humana.

Participação em eventos

VII Congresso Internacional do Conhecimento Científico. Sexualidade: a infância esquecida. 2021. (Congresso).

PROVIC-PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2016. (Seminário).

V CICC - V CONGRESSO INTERNACIONAL DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. V CICC- Congresso Internacional do Conhecimento Científico. 2015. (Congresso).

I Jornada de Saúde Mental.Saúde Mental e Família. 2010. (Simpósio).

Psicologia Sistêmica.Psicologia Sistêmica. 2008. (Encontro).

A possibilidade de articulação de diferentes abordagens-Universidade Estácio de Sá.Psicologia Sistêmica. 2007. (Encontro).

I Simpósio sobre o Mosaico da Violência - Inmstituto de Psiquiatria - HUPE-UERJ.Violência e Perversão. 2005. (Simpósio).

Semana da Psicologia - Universidade Estácio de Sá.Psicologia Sistêmica. 2004. (Encontro).

VI Congresso Brasileiro de Terapia Familiar. Violência Familiar e Homossexualidade: as vítimas do silêncio. 2004. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de Terapia Familiar. VI Congresso Brasileiro de Terapia Familiar. 2004. (Congresso).

Semana da Psicologia - Universidade Estácio de Sá.Novas Perspectivas Familiares. 2003. (Encontro).

Disfunções Sexuais - Instituto de Ginecologia - UFRJ.Disfunções Sexuais na mulher. 2000. (Simpósio).

I Encontro Paraolímpico de Gigantes - Universidade Gama Filho.Sexualidade das Pessoas Portadoras de Dificulddes Especiais. 2000. (Simpósio).

Relações Familiares - Instituto da Família.O Papel do Pai. 1999. (Oficina).

Sexualidade - Aldeia SOS.Sexualidade Infantil. 1999. (Encontro).

VI Fórum do Mestrado em Sexologia da Universidade Gama Filho. 1999. (Congresso).

VII Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana - Hotel Glória. 1999. (Congresso).

Sexualidade - Instituto da Família.Sexualidade na Infância e na Adolescência. 1996. (Encontro).

Ética do Estagiário - Centro Universitário Celso Lisboa.Ética do Estagiário na Creche. 1992. (Outra).

Jornada da Infância e da Adolescência - Sociedade Brasileira de Psicanálise. 1992. (Simpósio).

O Processo Terapêutico Infantil - Grupo Multidisciplinar de Estudos do Homem. 1989. (Encontro).

Da Pediatria à Psicologia - Sociedade Brasileira de Pediatria. 1988. (Encontro).

VI Simpósio de Assistência ao Psicótico - Colégio Brasileiro de Cirurgiões. 1988. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: ANTONIA CLAUDIA RAMOS DA SILVA

SILVA, A. C. R.; FERREIRA, S. M. R. R.;FERREIRA, M. F. L.; ALVES FILHO, R. C.. A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO DIANTE DE PACIENTES ONCOLÓGICOS: UM ESTUDO DE CASO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA.

Aluno: Letícia Santos Martins da Rocha

ALVES FILHO, R. C.;FERREIRA, M. F. L.; FERREIRA, S. M. R. R.. O Parto Humanizado Sob a Ótica da Psicologia: um estudo introdutório sobre as possíveis formas de combate à violência. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA.

Aluno: Juliana Medina Bittencourt

FERREIRA, M. F. L.; FERREIRA, S. M. R. R.. A Inclusão de Crianças com 'TDAH" EM AMBIENTE ESCOLAR. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA.

Aluno: Maia Luisa Gomes Barreto e Tamiris Correia Ferreira

WAGNER, P.;FERREIRA, M. F. L.; ALVES FILHO, R. C.. O Trabalhador Offshore: um breve estudo sobre a percepção do tempo à partir da vivência desse profissional.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA.

Aluno: Thalya Nunes de Siqueira

FERREIRA, S. M. R. R.;FERREIRA, M. F. L.; ALVES FILHO, R. C.. Diagnóstico, Ativismo e G~enero Feminino: uma reflexão sobre o autismo na idade adulta. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA.

Aluno: Maria Iazabel Menezes Gomes

FERREIRA, M. F. L.; FERREIRA, S. M. R. R.. PSICOLOGIA E O PROCESSO DE INSERÇÃO DA HUMANIZAÇÃO NO CONTEXTO HOSPITALAR: uma rflexão sob a ótica da psicologia Junguiana.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA.

Aluno: Maryanny Barreto Fideles

FERREIRA, M. F. L.; WAGNER, P.. RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NA INFÂNCIA: um olhar sobre a influência das histórias contadas na edução infantil na afirmação da idêntidade negra.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA.

Aluno: Filipe Beranger Gomes

Sebra, P.Sousa;FERREIRA, M. F. L.; ALVES FILHO, R. C.. ADOECIMENTO DE ATLETAS: a importância do trabalho do psicólogooo do esporte.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA.

Aluno: Rebeca Crisóstomo de Almeida Merndonça

Bianch, G.Teresiinha;FERREIRA, M. F. L.; GASPARET, M.. O OLHAR DA PSICOLOGIA SOBRE O USO INDISCRIMINADO DE TELAS DIGITAIS: uma reflexão dos riscos na primeira infância. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA.

Aluno: Joana Cabral dos Reis

FERREIRA, S. M. R. R.;FERREIRA, M. F. L.; ALVES FILHO, R. C.. CODEPENDÊNCIA EMOCIONALENTRE E FILHOS: uma interlocução acerca da superproteção e suas consequênciasi. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA.

Aluno: Jani Vieira de Siqueira Direito

FERREIRA, S. M. R. R.;FERREIRA, M. F. L.; ALVES FILHO, R. C.. O LIMITE DO SOFRIMENTO: corpo versus alma. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA.

Aluno: Luiza Mayerhoffer

FERREIRA, M. F. L.; WAGNER, P.. EM BUSCA DO SENTIDO E DO SIGNIFICADO DA NÃO MONOGAMIA SOB O VIÉS DA FENOMENOLOGIA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA.

Aluno: Bianca Ribeiro Rocha Ferreira

FERREIRA, M. F. L.. ADOÇÃO POR PARES HOMOAFETIVOS: AS BARREIRAS ENFRENTADAS PELOS ATORES SOCIAIS NA BUSCABDA CONSTRUÇÃO FAMILIAR-DO PRECONCEITO AO AMPARO PSICOLÓGIUCO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - CENTRO EDUCACIONAL NOSSA SENHORA AUXILKIADORA.

Aluno: Raisa da Silva Nunes

NUNES, R. S.; WAGNER, P.;FERREIRA, M. F. L.; CANDIDO FILHO, H. J.. A RELIGIOSIDADE NA PSICOLOGIA JUNGUIANA COMO ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO DO SUICÍDIO NA VIVÊNCIA FAMILIAR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO NOSSA SENHORA AUXILIADORA.

Aluno: TÂNIA REGINA CAVALCANTI VIMERCATI

ALVES, R. C.;FERREIRA, M. F. L.; MUYLAERT, H.. O COMPLEXO DE ÉDIPO E A IMPORTÂNCIA DA FUNÇÃO PATERNA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO NOSSA SENHORA AUXILIADORA.

Aluno: Josiane Ribeiro Felicíssimo dos Santos

WAGNER, P.; AZEVEDO, C. A.;FERREIRA, M. F. L.. DIVÓRCIO: UMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA A PARTIR DA PERSPECTIVA FEMININA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO NOSSA SENHORA AUXILIADORA.

Aluno: José Renato de Abreu Machado

ALVES, R. C.;FERREIRA, M. F. L.; WAGNER, P.. O SEXO COMO PROFISSÃO: UM ESTUDO DA PROSTITUIÇÃO MASCULINA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA.

Aluno: EDILANE SOUSSSSSZA DA SILVA

ALVES, R. C.;FERREIRA, M. F. L.; WAGNER, P.. VIOLÊNCIA SOFRIDA E VIOLÊNCIA PRATICADA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA.

Aluno: Layla Baptista de Azevedo Ferreira

FERREIRA, S. M. R. R.;FERREIRA, M. F. L.; BUCHIVITZ, P. A.. TRANSTORNO DE ANSIEDADE INFANTIL: UMA VISÃO COGNITIVA COMPORTAMENTAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA.

Aluno: Elaine da Silva Almeida

AZEVEDO, C. A.;FERREIRA, M. F. L.; ANDRADE, E. R.. PAC E UPP: REFLEXÕES SOBRE OS PROGRAMAS E COMUNIDADES DO RIO DE JANEIRO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA.

Aluno: LETÍCIA ALLLLVES DE FREITAS

ALVES, R. C.;FERREIRA, M. F. L.; WAGNER, P.. O LUGAR DO PERVERSO: UMA CLÍNICA PSICANALÍTICA POSSÍVEL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA.

Aluno: FIDÉLIS BARBOSA DE OLIVEIRA E VITOR DE SOUSA SILVA

WAGNER, P.;FERREIRA, M. F. L.; FERREIRA, S. M. R. R.. PSICO DIAGNÓSTICO E FENOMENOLOGIA: Limites e Possibilidades. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA.

Aluno: VALQUÍRIA GOMES SANTANA ARÊAS

ALVES, R. C.;FERREIRA, M. F. L.; CONSTANTINO, P.. A INCLUSÃO DE CRAINÇAS SPECTRO AUTISTAS NO ENSINO R5EGULAR: um desafio para pais e educadores;. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA.

Aluno: JULIANE OLIVEIRA DOS SANTOS E SILVIA NOLASCO MANHÃES

FERREIRA, S. M. R. R.; CONSTANTINO, P.;FERREIRA, M. F. L.. O CULTO A BELEZA DO CORPO: os perigos e face à exigência dos padrões de beleza da sociedade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA.

Aluno: Nilvia Coutinho Gomes

WAGNER, P.;FERREIRA, M. F. L.; FERREIRA, S. M. R. R.. SIGNIFICAÇÃO FENOMENOLÓGICA DO LUTO FAMILIAR NA MORTE VIOLENTA DE JOVENS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA.

Aluno: RITA DE CÁSSIA CRUZ BULHÕES BASTOS

CONSTANTINO, P.;FERREIRA, M. F. L.; ALVES, R. C.. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA VIOLÊNCIA CONTRA A JUVENTUDE NEGRA NA COMUNIDADE TIRA GOSTO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA.

Aluno: Ellen Barreto de Azevedo

CONSTANTINO, P.; FERREIRA, S. M. R. R.;FERREIRA, M. F. L.; WAGNER, P.. transtorno de Ansiedade Social: consequências psicológicas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA.

Aluno: Sirlei Paes Tinoco, Thayna Castro de Oliveira

CONSTANTINO, P.; ALVES, R. C.;FERREIRA, M. F. L.. .Clínica Peripatética: os desafios da clínica nômade voz da rua como uma proposta possível em Campos dos Goytacazes-RJ. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA.

Aluno: Bianca Dumas Rangel, Mônica Rinaldi

CONSTANTINO, P.;FERREIRA, M. F. L.; FERREIRA, S. M. R. R.. A Morte Inventada: uma análise sobre a alienação parental e sua síndrome.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA.

Aluno: Luciane Oliveira de Abreu Ribeiro

FERREIRA, M. F. L.. Adolescência e a Família na Contemporaneidade: enfrentamentos e desafios. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA.

Aluno: Aamanda Fonseca Hirano

FERREIRA, M. F. L.. A necessidade de humanização na assistência e no suporte psicológico no período puerperal. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Aliny Vogas de Rezende Vieira

FERREIRA, M. F. L.. A importância da Brincadeira da Educação Infantil uma abordagem sobre a psicologia da aprendizagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Elinete Rangel da Silva Mendonça

FERREIRA, M. F. L.. O Discurso Masculino: mitos e mudanças. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Jaqueline Barreto Basílio Martins

FERREIRA, M. F. L.. O Estresse e a Síndrome de Barnout que acometem o profissional docente. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Lecimar Azevedo Contílio Costa

FERREIRA, M. F. L.. Gravidez na Adolescência e suas consequências. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Maria Eugênia Curti Sardinha

FERREIRA, M. F. L.. Pedofilia e Abuso Sexual Infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Michelly Machado Lino Mota

FERREIRA, M. F. L.. A importância do Vínculo Mãe - Bebê Prematuro: A inserção da presença do pai nesta relação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Silvana Moreira da Silva

FERREIRA, M. F. L.. Auto-Conhecimento: essencial para a escolha profissional. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Rildo dos Santos Loureiro

FERREIRA, M. F. L.. Considerações Sobre a Psicossomática. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Ronaldo Serafim

FERREIRA, M. F. L.. Um estudo sobre o processo de separação e suas consequências na vida de adolescentes. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Telma Regina Pereira Pontes

FERREIRA, M. F. L.. O Processo do Adoecer e a Importância da Humanização na Equipe de Saúde. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Eliane Piraciaba de Brito

FERREIRA, M. F. L.. Considerações sobre o Sofrimento Psiquico no Trabalho. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Sandra Márcia Ribeiro Pizão

FERREIRA, M. F. L.. Análise da Incidência da Síndrome Burnout em Professores através de uma pesquisa empírica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Josemare Manhães

FERREIRA, M. F. L.. Vaginismo: quando o corpo diz não ao sexo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Alessandra Caetano Souza

FERREIRA, M. F. L.. Luto e Melâncolia na Terceira Idade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Víviam Tavares Crespo Barbosa Azevedo

FERREIRA, M. F. L.. Psicanálise e Educação: a sexualidade infantil sublimada na aprendizagem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Gilcinéa Dias Gianes Fratani

FERREIRA, M. F. L.. Psicanálise e Educação: repensando a violência simbólica no processo escolar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Carolinan Alves Araújo

FERREIRA, M. F. L.. O Desafio da Inclusão do Portador da Síndrome de Down no Ensino Regular. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Vírginia Pizeta Altoe

FERREIRA, M. F. L.. A busca do Prazer Sexual na Terceira Idade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: David Belo Fonseca

FERREIRA, M. F. L.. Depressão Pós Trauma. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Lidiane da Silva Barcelos

FERREIRA, M. F. L.. Inteligência Emocional: uma nova forma de interagir no mundo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Paula Eustáquio

FERREIRA, M. F. L.. Psicologia Escolar e Educação:análise Parcial do Processo de Inclusão. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Gisele Pereira Murad

FERREIRA, M. F. L.. A ansiedade das Gestantes diante do Parto: O papel ado psicólogo na Maternidade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Claudia Márcia dos Santos Ballbino

FERREIRA, M. F. L.. Proposta Psicológica para amenizar o sofrimento físico e psíquico da parturiente em ambiente hospitalar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Alessandra Ogioni

FERREIRA, M. F. L.. Puberdade à Luz da Psicanálise. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Luci Assola

FERREIRA, M. F. L.. O Feminino na Contemporaneidade: uma enálise da emancipação da mulher. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Aliete Vianna Lopes

FERREIRA, M. F. L.. Aborto na Adolescência: perda ou retomada de um projeto de vida. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Sávio Roberto Moreira Gomes

FERREIRA, M. F. L.. Psicanálise e Literatura: a curiosidade sexual infantil de raul pompeia. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Renata Abílio

FERREIRA, M. F. L.. Previnindo o Adolescente da Drogas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Elinamar Aparecida Silva Antunes

FERREIRA, M. F. L.. A Influência da relação Mãe - Bebê no desenvolvimento Psico - Afetivo a partir do Ventre Materno. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: MEDEIROS,Rosimar da Silva Ferraz

FERREIRA, M. F. L.. A mulher com Cãnce Uterino Frente ao Process de Mutilação:reflexão sobre a intervenção psiclógica. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Diogo de Castro omes

FERREIRA, M. F. L.. Um Análise do Conceito de |Homossexualidade nos Manuais Diagnósticos e Estatísticos de Transtornos Mentais. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Sandra Viana dos Reis

FERREIRA, M. F. L.. Depressão na Terceira Idade: novos reforçadores na busca de prevenção. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Emília Silveira Velasco

FERREIRA, M. F. L.. O Corpo Idealizado: as representações do corpo na adolescênia e suas relações com o surgimento da anorexia. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Luciana de Assis Mambreu

FERREIRA, M. F. L.. Adolescência e Sexualidade: aspectos positivos e negativos da gravidez na adolescência. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: CRESPO,Viviane Pires

FERREIRA, M. F. L.. A Vida Sócio Familiar da Pessoa Portadora de HIV. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá.

FERREIRA, M. F. L.; FERREIRA, S. M. R. R.; MUYLAERT, H.. RELACIONAMENTO PAIS E FILHOS: IMPASSES E DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE. 2015. INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA.

FERREIRA, M. F. L.; BUCHIVITZ, P. A.; FERREIRA, S. M. R. R.. ADOENÇA NA VELHICE:IMPASSES E DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE. 2015. INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA.

FERREIRA, M. F. L.; BUCHIVITZ, P. A.; FERREIRA, S. M. R. R.. CÂNCER DE MAMA FEMININO E PSICO-ONCOLOGIA:UM OLHAR SOBRE O SOFRIMENTO PSÍQUICO DO DIAGNÓSTICO AO TRATAMENTO. 2015. INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA.

FERREIRA, M. F. L.; CONSTANTINO, P.; FERREIRA, S. M. R. R.. VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR E ÁLCOOL: IDENTIFICANDO ESTRATÉGIAS DE ENFREENTAMENTO. 2014. INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA.

Orientou

Bianca de Souza Vieira

A REPRESSÃO RELIGIOSA COMO ADOECEDORA DA SEXUALIDADE FEMININA: UM ESTUDO DE CASO; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - CENTRO EDUCACIONAL NOSSA SENHORA AUXILKIADORA; (Orientador);

RANAN CURTY

HOMOSSEXUALIDADE:UM ESTUDO INICIAL DA DESPATOLOGIÇÃO; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora; (Orientador);

LUANNA SANTOS

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA NO TRATAMENTO DO PACIENTE ONCOLÓGICO; ; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora; (Orientador);

CAROLINE ASSIS MARTINS E MILENA RIOS

A DEVOLUÇÃO DE CRIANÇAS NO PROCESSO DE4 ADOÇÃO: UM ESTUDO INICIAL SOB A ÓTICAS DA PSICOLOGIA E DO SERVIÇO SOC IAL; ; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora; (Orientador);

BATISTA,Alaíza da Costa

O Transtorno de Conduta Infantil e o contexto familiar; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

MACHADO,Adriana de Souza

Infidelidade; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

SALES, Thatiana Monteiro

Relação entre pobreza e violência doméstica contra criança; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

BARBOSA,Janaina da Silda da

Família é para sempre: um estudo da experiência de filhos de pais separados; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

GAMA,Cristiana Mitsi Laterça

O Comprometimento Afetivo Familiar na Recuperação do Alcoólico; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

ALVES JR

João Luiz Vidal; Família e Abuso Sexual: cumplicidade e violência; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

SANTANA, karla Sousa de

Doença Mental: quando a família passa a ser o melhor remédio; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

VELASCO,Juliana Machado

Família parte essencial no processo de desenvolvimento infantil: o que pensam alguns prfissionais; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

Márcia Valéria Barreto Cruz Meira

A SOLIDÃO DA MATERNIDADE SOB O OLHAR DA PSICOLOGIA: da gravidez ao pós parto; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - CENTRO EDUCACIONAL NOSSA SENHORA AUXILKIADORA; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

Brenda Martins Oliveira Neves

SEXUALIDADE FEMININA: da repressão a liberdade do "ser"; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - CENTRO EDUCACIONAL NOSSA SENHORA AUXILKIADORA; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

ANA CLARA FERNADES MEDINA E ANNA CLARA BARROS DA CONCEIÇÃO

AS CONSEQUÊNCIAS DA VIOLÊNCIA NA AUTOIMAGEM DE PESSOAS LGBTQIAP+: uma visão fenomenológica; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - CENTRO EDUCACIONAL NOSSA SENHORA AUXILKIADORA; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

Gabriela Wekid; Roberta Odenbreit de Oliveira

ALIENACAÇÃO PARENTAL: UMA INTERLOCUÃO DA PSICOLOGIA COM O DIREITO NOCONTEXTO FAMILIAR; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

Nathan Peixoto Gomes; Pedro Henrique de Almeida e Silva

O SOFRIMENTO PSÍQUICO NA PANDEMIA E A VISÃO DE VICTOR FRANKL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - CENTRO EDUCACIONAL NOSSA SENHORA AUXILIADORA; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

RILLARY ALCÂNTARA DURAND

HARRY POTTER E A JORNADA DO HERÓI: UMA ANÁLISE JUNGUIANA DOS ARQUÉTIPOS NO PROCESSO DE INDIVIDUAÇÃO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - CENTRO EDUCACIONAL NOSSA SENHORA AUXILIADORA; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

Mariana Gonçalves Pinto da Conceição

PENSAMENTOS PARA ALÉMDO CÂNONE:FILOSOFIAS AFRICANAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA UMA PSICOLOGIA DESCOLONIAL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - CENTRO EDUCACIONAL NOSSA SENHORA AUXILIADORA; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

Thaisa Fontes Gomes

O PATRIARCADO E CONTROLE DOS CORPOS FEMININOS SOB O OLHAR DA PSICOLOGIA ANALÍTICA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - CENTRO EDUCACIONAL NOSSA SENHORA AUXILIADORA; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

RHAYSSA SILVA COSTA

ANÁLISE DA OBRA "UMA MENTE INQUIETA" À LUZ DA PSICOLOGIA ANALÍTICA COMO INDICATIVO AO CAMINHO DA INDIVUDUAÇÃO; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - CENTRO EDUCACIONAL NOSSA SENHORA AUXILIADORA; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

EDUARDA FARIA ALMEIDA

A INSÔNIA SOB O OLHASR DA TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL: CONCEITOS E TÉCNICAS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - CENTRO EDUCACIONAL NOSSA SENHORA AUXILIADORA; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

Bianca Ribeiro Rocha Ferreira

ADOÇÃO POR PARES HOMOAFETIVOS: AS BARREIRAS ENFRENTADAS PELOS ATORES SOCIAIS NA BUSCABDA CONSTRUÇÃO FAMILIAR-DO PRECONCEITO AO AMPARO PSICOLÓGIUCO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

BIANCA BORGES DE AZEVEDO E TAYNAN DOS SANTOS DE OLIVEIRA

ESTÍGMA DERMATOLÓGICO E O PROCESSO DE INDIVIDUAÇÃO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO NOSSA SENHORA AUXILIADORA; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

CAROLINE ASSIS MARTINS E MILLENA RIOS PEREIRA

A "DEVOLUÇÃO DE CRIANÇAS NO PROCESSO DE ADOÇÃOP: UM ESTUDO INICIAL SOB A ÓTICA D PSICOLOGIA E DO SERVIÇO SOCIAL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO NOSSA SENHORA AUXILIADORA; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

Érica Quintanilha da Silva

oO "LUGAR" DO ALIMENTO NA VIDA DOS DIABÉTICOS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO NOSSA SENHORA AUXILIADORA; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

Ranan Curty Soares

HOMOSSEXUALIDADE: UMA PERSPECTIVA NATURAL AO SER HUMANO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO NOSSA SENHORA AUXILIADORA; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

Erica Alves dos Santos

A DOENÇA NA VELHICE: O OLHAR DA PSICOLOGIA SOBRE O CUIDADOR; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

LARISSA MANHÃES CHAGAS MOTTA E THAMIRES FERNANDES DE ALMEIDA

CÂNCER DE MAMA FEMININO E PSICO-ONCOLOGIA: UM OLHAR SOBRE O SOFRIMENTO PSÍQUICO DO DIAGNÓSTICO AO TRATATAMENTO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

Mariana Barbosa Lima

RELACIONAMENTO PAIS E FILHOS: IMPQASSES E DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

Vanuzia Almeida dos Santos

VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR E ÁLCOOL:Identificando Estratégias de Enfrentamento; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

SILVA,BATISTA, ANGELICA

DOS SANTOS,RUBIM, CLARA; Burnout: a patologia do trabalho; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

ALVES,Sonia Xavier

Sexualidade:um desafio na Terceira Idade; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

ANDRADE,Geany de Cerqueira Lontra

A Influência do Modelo de Comportamento e Comunicação dos Pais na Educação dos Filhos; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

ARANTES, Carla da Silva

Fatores Psiclógicos que levam à Inibição de Crianças em Período Escolar; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

CUNHA, Deise da Silva

Família e Dialógo:uma relação indispensável; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

DAMASCENO,Josiane Firmo da Silva

O Casamento Heterossexual na Contemporaneidade: implicações do mundo globalizado; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

DAMASCENO,Virginia da Silva

A Banalização do Diagnóstico do Déficit de Atenção e Hiperatividade: onde estão nossas crianças levadas?; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

MONTEIRO,Valéria Rangel

A Importância do Diálogo na família: pais e filhos uma relação possível; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

PINHEIRO,Dayanna Gomes

A Importância da Família no Tratamento do Paciente Psiquiátrico; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

ARAÚJO,Vanessa Pimentel Vargas

A Missão familiar e as Possibilidades Individuais; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

BOECHAT,Thaís Alt Azevedo

Terapia Familiar: qual a melhor abordagem; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

Guimarães, Elemarcia Carvalho

Família e Limites; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

LOUSADA, Pollyana Grilo

Amor e Sexo: qual é o melhor ingrediente para o casamento; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

SPALA, Andressa Moreira Carvalho

O Perfil da Família do Dependente Químico; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

VIANA,Mery Luciene Pereira

A Intervenção do Psicólogo na Saúde Mental dos Cuidaores do Paciente Idoso; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

XEXEO, Jair Araújo Caldas

O Psicólogo e o Doente Terminal; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

ALVES JR

João Luiz Vidal; O Psicólogo frente a violência sexual infantil:competência e ética na questão do abuso sexual; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

BARBOSA,Janaina Silda da

Separação:separação para pais filhos; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

SALES,Thatiana Monteiro

Violência Doméstica: de menina a mulher; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

VELASCO,Juliana Machado

Adolescência versus Família: crise de quem?; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Maria de Fátima Leite Ferreira;

Produções bibliográficas

  • TAVARES, L. ; PAES, L. ; FERREIRA, M. F. L. ; RIBEIRO, E. A. . DEPENDÊNCIA QUÍMICA E CRIMINALIDADE: UM ESTUDO COM ADOLESCENTES NO CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Perspectivas online: humanas e sociais aplicadas , v. 5, p. 04-30, 2015.

  • FERREIRA, M. F. L. . Homossexuais: uma minoria em questão. Scientia Sexualis (UGF) , v. 06, p. 25-33, 2000.

  • FERREIRA, M. F. L. ; PRADO, M. C. C. A. . Violência Familiar e Homossexualidade: as vítimas do silêncio. In: Maria do Carmo de Almeida Prado. (Org.). O Mosaico da Violência: a perversão na vida cotidiana. 1ed.São Paulo: Vetor, 2004, v. 1, p. 10-431.

  • FERREIRA, M. F. L. . Educação Sexual. Exito Rio, Nova Friburgo - RJ, p. 06 - 07, 30 jun. 2010.

  • FERREIRA, M. F. L. . Ética do Estagiário e Ética na Creche. In: Ética do Estagiário - Centro Universitário Celso Lisboa, 1992, Rio de Janeiro. Ética na Creche e Ética do Estagiário, 1992.

  • FERREIRA, M. F. L. . Ética do Estagiário. In: Ética do Estagiário, 1992, Rio de Janeiro. Ética do Estagiário na Creche, 1992.

  • FERREIRA, M. F. L. . Violência e Perversão. In: I Simpósio sobre o Mosaico da Violência - Inmstituto de Psiquiatria - HUPE-UERJ, 2005. Apresentado no Simpósio sobre Violência e Perversão, 2005.

  • FERREIRA, M. F. L. . Violência Familiar e Homossexualidade: as vítimas do silêncio. In: VI Congresso Brasileiro de Terapia Familiar, 2004, Florianópolis - SC. ITF-Instituto de Terapia Familiar do RJ., 2004.

  • FERREIRA, M. F. L. ; MOTTA, L. M. C. ; RANGEL, T. F. A. . CÂNCER DE MAMA FEMININO E PSICO-ONCOLOGIA: O SOFRIMENTO PSÍQUICO DO DIAGNÓSTICO AO TRATAMENTO. Perspectivas online: humanas e sociais aplicadas , 2016.

  • FERREIRA, M. F. L. . SEXUALIDADE HUMANA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERREIRA, M. F. L. . TERAPIA DE FAMÍLIA E DE CASAL NA ABORDAGEM SISTÊMICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TAVARES, L. ; PAES, L. ; RIBEIRO, E. A. ; FERREIRA, M. F. L. ; FERREIRA, M. F. L. . DEPENDÊNCIA QUÍMICA E CRIMINALIDADE: UM ESTUDO COM ADOLESCENTES NO CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, M. F. L. . Violência e Perversão. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FERREIRA, M. F. L. . Violência Familiar e Homossexualidade: as vítimas do silêncio. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

FERREIRA, M. F. L. . Representante dos Alunos Bolsistas CAPES. 1999.

FERREIRA, M. F. L. . Curso de Qualificação em Sexualidade Humana-Terapia Familia e Conjugal. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERREIRA, M. F. L. . Curso de Qualificação em Sexualidade Humana-Terapia Familiar e Conjugal. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERREIRA, M. F. L. ; FATIMA, M. ; PURGER, R. . Programa Idéias e Ideais - Relações Familiares no mundo atual. 2009.

FERREIRA, M. F. L. . Unidiversidade: sexualidade no sévculo XXI. 2001.

FERREIRA, M. F. L. . Programa Pensando em Você: Homossexualidade e Leis. 2001.

Projetos de pesquisa

  • 2022 - 2022

    A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO DIANTE DE PACIENTES ONCOLÓGICOS: UM ESTUDO DE CASO, Descrição: PROJETO PESQUISA DE CAMPO (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria de Fátima Leite Ferreira - Coordenador / ANTONIA CLAUDIA RAMOS DA SILVA - Integrante.

  • 2022 - Atual

    A REPRESSÃO RELIGIOSA COMO ADOECEDORA DA SEXUALIDADE FEMININA: UM ESTUDO DE CASO, Descrição: Pesquisa de Campo (Trabalho de Conclusão de Curso).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria de Fátima Leite Ferreira - Coordenador / Bianca Perera - Integrante.

  • 2021 - 2022

    AS CONSEQUÊNCIAS DA VIOLÊNCIA NA AUTOIMAGEM DE PESSOAS LGBTQIAP+: uma visão fenomenológica, Descrição: PESQUISA DE CAMPO (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria de Fátima Leite Ferreira - Coordenador / Anna Clara Barros - Integrante / Ana Clara Medina - Integrante.

  • 2021 - 2021

    ADOÇÃO POR PARES HOMOAFETIVOS: AS BARREIRAS ENFRENTADAS PELOS ATORES SOCIAIS NA BUSCABDA CONSTRUÇÃO FAMILIAR-DO PRECONCEITO AO AMPARO PSICOLÓGIUCO, Descrição: PESQUISA DE CAMPO (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria de Fátima Leite Ferreira - Coordenador / BIANCA FERREIRA - Integrante.

  • 2016 - 2016

    A DEVOLUÇÃO DE CRIANÇAS NO PROCESSO DE ADOÇÃO: Um estudo inicial sob as óticas da psicologia e do serviço social., Descrição: PROJETO PESQUISA DE CAMPO (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria de Fátima Leite Ferreira - Coordenador / CAROLINE ASSIS MARTINS - Integrante / MILENA MARTINS RIOS - Integrante.

  • 2014 - 2015

    A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA SOBRE O USO DE ÁLCOOL NO CONTEXTO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, Descrição: o projeto teve como objetivo principal, mapear a representação social da população de rua sobre o uso de álcool em Campos dos Goytacazes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Maria de Fátima Leite Ferreira - Coordenador / LAISAMOTA TAVARES - Integrante / LUANA PAES - Integrante.

  • 2014 - 2014

    VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR E ÁLCOOL: Estratégias e enfrentamento, Descrição: PESQUISA DE CAMPO (PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria de Fátima Leite Ferreira - Coordenador / VANÚZIA ALMEIDA DOS SANTOS - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA, INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA. , Rua Salvador Correia, Centro, 28035310 - Campos dos Goytacazes, RJ - Brasil, Telefone: (22) 27262727, URL da Homepage:

Experiência profissional

2008 - 2022

Institutos Superiores de Ensino do Censa

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor do curso de Psicologia, Carga horária: 15, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/2008 - 12/2022

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTÁGIO BÁSICO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E PROMOÇÃO DA SAÚDE, ESTÁGIO BÁSICO SUPERVISIONADO EM CLÍNICA E PROMOÇÃO DA SAÚDE, PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE II, PSICOLOGIA SISTÊMICA - DINÂMICA E TERAPIA DE FAMÍLIA E CASAL, PSICOPATOLOGIA GERAL I

2002 - 2012

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 9

Outras informações:
Carga Horária variável no semestre.A informação refere-se ao primeiro semestre de 2009

Atividades

  • 02/2009 - 07/2012

    Ensino, PSICOLOGIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias e Sistemas Psicológicos IV

  • 08/2002 - 07/2012

    Ensino, PSICOLOGIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Dinâmica e Terapia Familiar, Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica, Estágio Supervisionado em Psicologia e Saúde Coletiva, Intervenção na Terceira Idade, Psicologia da Motivação e Emoção, Psicologia da Personalidade II, Psicologia do Desenvlvimento, Teorias e Técnicas Psicoterápicas II

1993 - 1999

INFA-INSTITUTO DA FAMÍLIA

Vínculo: Atendimento Psicológico, Enquadramento Funcional: Terapeuta Familiar, Carga horária: 8

Outras informações:
Atendimento Voluntário

Atividades

  • 06/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, ATF-Associação de Terapia de Família.,Cargo ou função, Membro Titular.

2002 - 2003

S B I

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

  • 08/2002 - 08/2003

    Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Parâmetros Curriculares