Vinícius Pires

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Campus de Franca. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia, atuando principalmente nos seguintes temas: povos indígenas, narrativas coloniais e relações interétnicas.

Informações coletadas do Lattes em 20/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em História

2010 - 2013

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Descrições portuguesas e francesas acerca dos nativos da costa brasileira entre 1549 e 1615: aproximações e distanciamentos desses olhares.,Ano de Obtenção: 2013
Ana Raquel Marques da Cunha Martins Portugal.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Pedagogia

2018 - 2019

Universidade Nove de Julho

Graduação em História

2006 - 2009

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Alteridade e relações interétnicas no século XVI: os relatos de viagem e a atuação tupinambá no processo colonizador
Orientador: Ana Raquel Marques da Cunha Martins Portugal
Bolsista do(a): Pró-Reitoria de Extensão Universitária, PROEX, Brasil.

Formação complementar

2010 - 2010

Estágio de Pesquisa em Portugal. , Universidade do Porto, UP, Portugal.

2009 - 2009

IV Semana Nacional dos Museus. (Carga horária: 20h). , Museu Histórico Municipal ´"José Chiachiri", MUSEU, Brasil.

2008 - 2008

Patrimônio Cultural e Técnicas Arquivisticas. (Carga horária: 45h). , Prefeitura Municipal de Franca, PMF, Brasil.

2007 - 2007

Geopolítica. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2006 - 2007

Capacitação em Projetos de Arqueologia Sustentável. (Carga horária: 24h). , Prefeitura Municipal de Franca, PMF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Colônia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Organização de eventos

PORTUGAL, Ana Raquel ; PIRES, Vinícius . XVII Semana de HIstória: Novos Embates Historiográficos. 2008. (Outro).

Participação em eventos

III Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Instituições.Representações e apropriações culturais entre tupis, portugueses e franceses no século XVI. 2010. (Seminário).

XIII Encontro Estadual de História (ANPUH). História e antropologia: novos caminhos interpretativos sobre as populações nativas da região Sul do Brasil (séculos XVI e XVII). 2010. (Congresso).

Colóquio entre Brasil e Portugal: Memória e Identidade Nacional. 2009. (Congresso).

XVII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Sob a perspectiva da alteridade: as estruturas mentais do descobrimento e da colonização do Novo Mundo.. 2009. (Congresso).

XXV Simpósio Nacional de História, História e Ética (ANPUH).A necessidade do outro: conflitos e alianças na América Portuguesa (século XVI). 2009. (Simpósio).

16 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Concepções e comportamentos criados e recriados no contexto da guerra na sociedade indígena Tupinambá quinhentista. 2008. (Simpósio).

III Semana dos Museus - Museus, Agentes de Mudanças Sociais e Desenvolvimento. 2008. (Outra).

Mini-curso: História Ambiental - XVII Semana de História: Novos Embates Historiográficos. 2008. (Outra).

Mini-curso: Questões Indígenas Contemporâneas e Ensino de História das Américas - VIII Encontro Internacional da ANPHLAC. 2008. (Encontro).

VIII Encontro Internacional da ANPHLAC. 2008. (Encontro).

XVII Semana de História: Novos Embates Historiográficos.As relações entre a atividade guerreira e a perpetuação do desejo de vingança na sociedade indígena Tupinambá quinhentista. 2008. (Outra).

XX Congresso de Iniciação Científica da UNESP. A importância da guerra na sociedade tribal Tupinambá quinhentista: uma abordagem Etnohistórica. 2008. (Congresso).

1 Simpósio de Educação: Políticas Educacionais em Debate. 2007. (Simpósio).

História e Práticas de Ensino: Construindo Sentidos. 2007. (Outra).

I Semana Alternativa do Centro Acadêmico de História: A Indiferença é o Peso Morto da História. 2006. (Outra).

IV Simpósio de Questão Agrária. 2006. (Simpósio).

Mini-curso: A Despolitização no Ensino de História - I Semana Alternativa do Centro Acadêmico de História. 2006. (Outra).

Mini-curso: História Oral - XVI Semana de História: História Repensada. 2006. (Outra).

V Seminário do Trabalho: Trabalho e Educação no Século XXI. 2006. (Seminário).

XVI Semana de História: História Repensada. 2006. (Outra).

Orientou

Adriana Radesca Pucci

A inclusão do portador de Síndrome de Down nas séries iniciais; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades de Pinhais; Orientador: Vinícius Pires;

Andréa Cristina Guagneli

O desenvolvimento afetivo da criança e seus reflexos na aprendizagem; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades de Pinhais; Orientador: Vinícius Pires;

Selma Maria Pessoni Garcia

O lúdico como instrumento pedagógico no auxílio da aprendizagem; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades de Pinhais; Orientador: Vinícius Pires;

Stefânia Brocaneli

A importância da música na educação infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades de Pinhais; Orientador: Vinícius Pires;

Produções bibliográficas

  • PIRES, Vinícius . Uma breve análise acerca da atuação interétnica dos indígenas da costa brasileira sob a pena de viajantes europeus (1500-1627). REVISTA DA FACULDADE DE LETRAS. SÉRIE DE HISTÓRIA , v. 3, p. 9-28, 2013.

  • PIRES, Vinícius . Idealização, exaltação e degenaração da natureza e dos habitantes do Brasil nos relatos dos viajantes europeus durante o século XVI e início do século XVII. In: Ana Raquel Portugal. (Org.). Representações Culturais da América Indígena. 1ed.São Paulo: Editora UNESP, 2015, v. , p. 83-119.

  • PIRES, Vinícius . História e antropologia: novos caminhos interpretativos sobre as populações nativas da região Sul do Brasil (séculos XVI e XVII). In: XIII Encontro Estadual de História (ANPUH), 2010, Chapecó. Anais do XIII Encontro Estadual de História (ANPUH). Chapecó: UNOCHAPECÓ, 2010. v. 1. p. 46-57.

  • PIRES, Vinícius . Representações e apropriações culturais entre tupis, portugueses e franceses no século XVI. In: III Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Instituições, 2010, Rio de Janeiro. Anais do III Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Instituições. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2010. v. 1. p. 1-11.

  • PIRES, Vinícius . A importância da guerra na sociedade tribal tupinambá quinhentista: uma abordagem etno-histórica. In: XX Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2008, São José dos Campos. Anais do XX Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2008. v. 1. p. 56-66.

  • PIRES, Vinícius . A necessidade do outro: conflitos e alianças na América Portuguesa (século XVI). In: XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética (ANPUH), 2009, Fortaleza/CE. Anais do XXV Simpósio Nacional de História. Fortaleza/CE: Editora da Universidade Federal do Ceará, 2009. v. 01. p. 23-23.

  • PIRES, Vinícius . Arte engajada no Brasil e em Cuba: a música popular e a dinâmica de mercado massivo durante a década de 1960. In: XVII Seminário de Iniciação Científica da UFOP, 2009, Ouro Preto. Anais do XVII Seminário de Iniciação Científica da UFOP, 2009. v. 1. p. 91-91.

  • PIRES, Vinícius . Sob a perspectiva da alteridade: as estruturas mentais do descobrimento e da colonização do Novo Mundo. In: XVII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2009, São Carlos. Anais do XVII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2009. v. 1. p. 99-99.

  • PIRES, Vinícius . Concepções e comportamentos criados e recriados no contexto da guerra na sociedade indígena tupinambá quinhentista. In: 16 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2008, São Paulo/SP. Anais do 16 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. São Paulo/SP: EDUSP, 2008. v. 1. p. 40-40.

  • PIRES, Vinícius . As relações entre a atividade guerreira e a perpetuação do desejo de vingança na sociedade indígena tupinambá quinhentista. In: XVII Semana de História: Novos Embates Historiográficos, 2008, Franca. Anais da XVII Semana de História: Novos Embates Historiográficos, 2008. v. 1. p. 81-81.

  • PIRES, Vinícius . História e antropologia: novos caminhos interpretativos sobre as populações nativas da região Sul do Brasil (séculos XVI e XVII). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PIRES, Vinícius . Representações e apropriações culturais entre tupis, portugueses e franceses no século XVI. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PIRES, Vinícius . A necessidade do outro: conflitos e alianças na América Portuguesa (século XVI).. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PIRES, Vinícius . Arte engajada no Brasil e em Cuba: a música popular e a dinâmica de mercado massivo durante a década de 1960.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PIRES, Vinícius . Sob a perspectiva da alteridade: as estruturas mentais do descobrimento e da colonização do Novo Mundo.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PIRES, Vinícius . Concepções e comportamentos criados e recriados no contexto da guerra na sociedade indígena tupinambá quinhentista.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PIRES, Vinícius . A importância da guerra na sociedade tribal tupinambá quinhentista: uma abordagem etno-histórica.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PIRES, Vinícius . As relações entre a atividade guerreira e a perpetuação do desejo de vingança na sociedade indígena tupinambá quinhentista.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PIRES, Vinícius . Novo Mundo: um mundo ao contrário? Os antípodas no imaginário do Renascimento, 2012. (Tradução/Artigo).

Outras produções

PIRES, Vinícius . Avaliador de trabalhos no XXII Congresso de Iniciação Científica da UNESP. 2010. (Coordenação de Sessão de Comunicação Livre).

PIRES, Vinícius . Coordenador da mesa "História Política e Movimentos Sociais" na XVII Semana de História: Novos Embates Historiográficos. 2008. (Coordenação de Sessão de Comunicação Livre).

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2013

    Descrições portuguesas e francesas sobre os nativos da costa brasileira entre 1549 e 1615: aproximações e distanciamentos desses olhares, Descrição: Nosso objetivo consiste em mapear os relatos de portugueses e de franceses que se dedicaram a apresentar e narrar os indígenas da costa brasileira e seus costumes para o público europeu, buscando analisar as possíveis aproximações e distanciamentos desses relatos no que diz respeito às descrições sobre tais índios. Depois disso, procuraremos evidenciar que as relações estabelecidas entre os nativos e os brancos também foram pautadas pelos interesses, vontades e acordos propostos pelos indígenas, assim, somos levados a repensar a inclusão desses índios na história colonial brasileira, não mais como vítimas apáticas e desprovidas de anseios, mas sim como sujeitos que produzem e vivem suas próprias histórias. Os textos aos quais fazemos referência foram produzidos de meados do século XVI, mais especificamente a partir de 1549, o ano da chegada dos primeiros jesuítas portugueses em nosso território, até 1615, quando o projeto francês, que visava instalar uma colônia no litoral norte do Brasil, a França Equinocial, foi desfeito. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vinícius Pires - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2006 - 2009

    Alteridade e relações interétnicas no século XVI: os relatos de viagem e a atuação tupinambá no processo colonizador, Descrição: Neste projeto pretendemos repensar e reconsiderar a atuação dos indígenas integrados à colonização. Para isso, guiados pelas novas perspectivas de estudos interdisciplinares e pelo arcabouço metodológico da etno-história, reinterpretamos alguns relatos coloniais a fim de evidenciar o papel ativo dos tupinambá nos contatos interculturais estabelecidos com os europeus durante o século XVI. Dessa maneira, percebemos que concepções e comportamentos eram constantemente criados e recriados pelos nativos diante dos contextos de aliança ou de guerra com os brancos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Vinícius Pires - Coordenador., Financiador(es): Pró-Reitoria de Extensão Universitária - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - Atual

Prefeitura Municipal de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Carga horária: 30

2010 - 2013

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40

2010 - 2010

Universidade do Porto

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40

2012 - 2012

Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de História e Sociologia, Carga horária: 20

2010 - 2011

Instituto Educae - EAD

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2010

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos e Metodologia do Ensino de História, História da Educação III, Iniciação à Pesquisa

2007 - 2009

Cursinho da Unesp Franca

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2

2007 - 2009

Cursinhos Populares

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20