Edilene Zilma Espíndola

Graduação em Enfermagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Especialista em Ergonomia pela Unisul. Especialização em Enfermagem do Trabalho pela ITCNE. Mestre em Engenharia de Produção com ênfase em Ergonomia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Atualmente é Enfermeira do Ambulatório do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina.

Informações coletadas do Lattes em 07/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

2011 - 2013

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Avaliação da Carga Mental de Trabalho em Magistrados do Poder Judiciário de Santa Catarina,Ano de Obtenção: 2013
Vera Lúcia Duarte do Valle Pereira, Drª.Coorientador: Roberto Figueiredo. Palavras-chave: Indicadores biológicos.Grande área: Engenharias

Especialização em Enfermagem do Trabalho

2009 - 2011

ITCNE
Título: Enfermagem do Trabalho: Estudo sobre o absenteísmo por Transtornos Mentais e Comportamentais no Poder Judiciário de Santa Catarina de de 2007 a 2010
Orientador: Drª Beatriz Marcondes de Azevedo
Bolsista do(a): Tribunal de Justiça de Santa Catarina, TJSC, Brasil.

Especialização em Ergonomia

2007 - 2009

Universidade do Sul de Santa Catarina
Título: Psicologia do Trabalho: Índices de Absenteísmo por Transtornos Mentais no Poder Judiciário Catarinense.
Orientador: Drª Maria do Rosário Stotz
Bolsista do(a): Tribunal de Justiça de Santa Catarina, TJSC, Brasil.

Graduação em Enfermagem

1999 - 2004

Universidade do Sul de Santa Catarina
Título: Percepção da morte a partir de uma relação dialógica: aprendendo a morrer e ensiando a viver.
Orientador: Dr. Áureo dos Santos
Bolsista do(a): Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, TJSC, Brasil.

Formação complementar

2009 -

Inglês. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2009 - 2009

As leis orçamentárias como instrumento de gestão. (Carga horária: 24h). , Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, TJSC, Brasil.

2009 - 2009

Distúrbios Emocionais e comportamentais. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.

2009 - 2009

Introdução à Saúde e Segurança no Trabalho. (Carga horária: 40h). , Inst. Brasileiro Educ.Tecnol. e Formação a Distânc, IBTF, Brasil.

2009 - 2009

Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. (Carga horária: 40h). , Inst. Brasileiro Educ.Tecnol. e Formação a Distânc, IBTF, Brasil.

2009 - 2009

Básico de Esterilização, Limpeza e Desinfecção. (Carga horária: 40h). , Inst. Brasileiro Educ.Tecnol. e Formação a Distânc, IBTF, Brasil.

2009 - 2009

Ergonomia nos serviços de saúde. (Carga horária: 40h). , Inst. Brasileiro Educ.Tecnol. e Formação a Distânc, IBTF, Brasil.

2008 - 2008

Segurança e Prev. no uso de perfurocortantes. (Carga horária: 40h). , Inst. Brasileiro Educ.Tecnol. e Formação a Distânc, IBTF, Brasil.

2008 - 2008

Atualização em Câncer do colo do útero. (Carga horária: 12h). , Benfam, BENFAM, Brasil.

2008 - 2008

Ações governamentais Políticas Públicas de Saúde. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.

2008 - 2008

Alterações e interv associadas ao Envelhecimento. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.

2008 - 2008

Atenção à Saúde da Mulher. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.

2008 - 2008

Extra-Curricular de Inglês Leitura/Interpretação. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2004 - 2004

Inglês Básico. (Carga horária: 50h). , Escola de Inglês Quatrum, QUATRUM, Brasil.

2003 - 2003

Cuidados de Enf a Ostomizados e Em Irrigação. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2000 - 2000

Precaução Padrão. (Carga horária: 1h). , Irmandade Senhor Jesus dos Passos Hospital de Caridade, ISJP, Brasil.

2000 - 2000

Tratamento de Feridas. (Carga horária: 7h). , Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.

2000 - 2000

Insulinoterapia. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

1998 - 1998

Inicialização Ao Controle de Infecção Hospitalar. (Carga horária: 16h). , Secretaria de Estado da Saúde, CEDRHUS, Brasil.

1998 - 1998

Relações Humanas no Trabalho. (Carga horária: 16h). , Brk Consultores Associados, BRK, Brasil.

1998 - 1998

Windows 95. (Carga horária: 20h). , Secretaria de Estado da Saúde, CEDRHUS, Brasil.

1998 - 1998

Word 97. (Carga horária: 20h). , Secretaria de Estado da Saúde, CEDRHUS, Brasil.

1996 - 1996

Desenvolvimento Interpessoal e Ética Profissional. (Carga horária: 16h). , Secretaria de Estado da Saúde, CEDRHUS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Organização de eventos

ESPÍNDOLA . III Semana da Enfermagem no TJSC. 2006. (Outro).

ESPÍNDOLA . Dia Nacional do controle do colesterol. 2005. (Outro).

ESPÍNDOLA . II Semana da Enfermagem no TJSC. 2003. (Outro).

ESPÍNDOLA . I Semana da Enfermagem do TJSC. 2002. (Outro).

Participação em eventos

Curso Enfermagem do Trabalho. 2011. (Outra).

Curso Ginástica Laboral. 2011. (Outra).

Assistência de enfermagem em diabetes e hipertensão. 2010. (Outra).

Auditoria de Análise Ergonômica. 2010. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Ergonomia. 2010. (Congresso).

Inglês Básico. 2010. (Outra).

Prevenção da LER DORT. 2010. (Congresso).

Programa de atualização em saúde do adulto - cilo 4. 2010. (Outra).

Curso de implementação do programa 5 S nas unidades do |Poder Judiciário. 2009. (Outra).

Inglês Básico. 2009. (Outra).

Leis orçamentárias como instrumento de gestão. 2009. (Outra).

Programa de atualização em saúde do adulto - ciclo 2. 2009. (Outra).

Capacitação em Biossegurança e Esterilizção de Materiais. 2008. (Outra).

Curso Básico de Implantação da NR-32. 2008. (Outra).

Curso de Capacitação em Saúde do Trabalhador. 2007. (Outra).

Seminário Cuidado: Essência da Enfermagem. 2007. (Seminário).

Curso de Capacitação sobre DST/AIDS para Equipes Multiprofissionais da Rede Pública Municipal de Palhoça. 2006. (Outra).

I Congresso Brasileiro de Serviços de Saúde e IV Jornada de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital de Caridade. 2006. (Congresso).

XIV ECENPE Encontro Catarinense de Enfermagem Pediátrica. 2005. (Outra).

56º Congresso Brasileiro de Enfermagem. 56º Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2004. (Congresso).

5ª Jornada Brasileira de Enfermagem Geriátrica e Gerontológica e 28ª Jornada Catarinense de Enfermagem.Percepção da morte a partir de uma relação dialógica na Enfermagem. 2004. (Outra).

Jornada de atualização da dor e seus cuidados. 2004. (Outra).

XI Semana de atualização científica em enfermagem e 64ª Semana de enfermagem na Unisul. 2003. (Outra).

Produções bibliográficas

  • 2012 R. de Cassia ; ESPÍNDOLA ; SILVA, E. ; MORO, A. R. P. ; PEREIRA, V. L. V. . Usabiity analysis of 2D graphics sotware for designing technical cloting. Work (Reading, MA) , v. 41, p. 2596-2599, 2012.

  • ESPÍNDOLA ; SANTOS, Simone Vidal . Percepção da morte a partir de uma relação dialógica: aprendendo a morrer e ensinando a viver. In: 56º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2004, Gramado/RS. Livro-temas do 56º Congresso Brasileiro de Enfermagem - Enfermagem hoje: coragem de experimentar, muitos modos de ser., 2004.

  • ESPÍNDOLA ; SANTOS, Simone Vidal . Percepção da morte a partir de uma relação dialógica na assistência de enfermagem.. In: 5ª Jornada Brasileira de Enfermagem Geriátrica e Gerontológica e 28ª Jornada Catarinense de Enfermagem, 2004, Florianópolis/SC. O cuidado do idoso contemporâneo Programa/Resumos, 2004. p. 60-60.

  • ESPÍNDOLA ; SANTOS, Simone Vidal . Percepção da morte a partir de uma relação dialógica na assistência de enfermagem. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ESPÍNDOLA ; SANTOS, Simone Vidal . 56º Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

ESPÍNDOLA . Membro da Comissão de Licitação para materiais e medicamentos do Poder Judiciário Catarinense. 2008.

ESPÍNDOLA . Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde do Tribunal de Jusitça de SC. 2009.

ESPÍNDOLA . Manual de boas práticas da Seção de Enfermagem do Tribunal de Jusitça de SC. 2008.

Edilene Zilma . Manual de atendimento de acidentes com perfurocortantes no Ambulatório Médico do Tribunal de Justiça de SC. 2008.

ESPINDOLA, E. Z. ; ESPÍNDOLA . Manual de boas práticas da Seção de Odontologia do Tribunal de Justiça de SC. 2008.

ESPÍNDOLA ; SANTOS, Simone Vidal . Home care: O papel da enfermagem. 2004. .

Prêmios

2004

Menção honrosa na categoria monografia apresentado como pôster na 5ª Jornada Brasileira de Enf. Geriátrica e Gerontológica: Percepção da morte a partir de uma relação dialógica na assistência de enfermagem,, ABEN/UFSC.

2003

Melhor acadêmico da 7ª fase,, Universidade do Sul de SC - UNISUL.

2002

Prêmio de incentivo ao estudante: Melhor acadêmico da 5ª fase,, Universidade do Sul de SC - UNISUL.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Poder Judiciário, Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, Diretoria de Saúde. , Rua Álvaro Millen da Silveira, 208, Centro, 88020901 - Florianópolis, SC - Brasil, Telefone: (48) 32877633, URL da Homepage:

Experiência profissional

2006 - 2009

Prefeitura Municipal de Palhoça

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRA, Carga horária: 40

Outras informações:
PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

2005 - 2005

Centro Educacional Bom Jesus

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

  • 06/2005 - 07/2005

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Supervisão de estágio em clínica médica, cirúrgica e obstetrícia para o curso Técnico em Enfermagem

  • 06/2005 - 07/2005

    Estágios , Hospital Governador Celso Ramos, Clínica Médica e Cirúrgica.,Estágio realizado, Supervisão de estágio em clínica médica e cirúrgica.

2004 - Atual

Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 30

2010 - 2012

Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Responsável Técnica do Serviço de Enfermagem, Carga horária: 35

2008 - 2012

Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Responsável Técnica pelo PGRSS, Carga horária: 35

2008 - 2011

Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Seção SESMT, Carga horária: 30

2000 - 2004

Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnica em enfermagem, Carga horária: 30

Atividades

  • 07/2010

    Direção e administração, Diretoria de Saúde, .,Cargo ou função, Responsável Técnica pelo Serviço de Enfermagem.

  • 01/2009

    Direção e administração, Diretoria de Saúde, .,Cargo ou função, Responsável Técnica pelo PGRSS.

  • 02/2008

    Direção e administração, Diretoria de Saúde, .,Cargo ou função, Chefe de seção SESMT.

  • 11/2000 - 01/2009

    Serviços técnicos especializados , Diretoria de Saúde, Seção de Enfermagem.,Serviço realizado, Procedimentos gerais de Enfermagem, ECG, triagem, consulta de Enfermagem, prescrição de Enfermagem etc.

  • 06/2005 - 06/2005

    Outras atividades técnico-científicas , Diretoria de Saúde, Diretoria de Saúde.,Atividade realizada, Vacinação dos servidores do TJ contra a gripe.

  • 03/2004 - 09/2004

    Outras atividades técnico-científicas , Diretoria de Saúde, Diretoria de Saúde.,Atividade realizada, Vacinação dos servidores da saúde TJ contra a hepatite B.

  • 12/2003 - 06/2004

    Direção e administração, Diretoria de Saúde, Seção de Enfermagem.,Cargo ou função, Chefe de Seção substituta.

  • 04/2004 - 04/2004

    Outras atividades técnico-científicas , Diretoria de Saúde, Diretoria de Saúde.,Atividade realizada, Vacinação dos servidores do TJ contra a gripe.

  • 05/2003 - 05/2003

    Outras atividades técnico-científicas , Diretoria de Saúde, Diretoria de Saúde.,Atividade realizada, Vacinação dos servidores do TJ contra a gripe.

  • 09/2002 - 10/2002

    Direção e administração, Diretoria de Saúde, Seção de Enfermagem.,Cargo ou função, Chefe de Seção substituta.

  • 04/2002 - 04/2002

    Outras atividades técnico-científicas , Diretoria de Saúde, Diretoria de Saúde.,Atividade realizada, Vacinação dos servidores do TJ contra a gripe.

1998 - 2000

Irmandade Senhor Jesus dos Passos Hospital de Caridade

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica em Enfermagem, Carga horária: 0

Atividades

  • 02/1999 - 12/2000

    Serviços técnicos especializados , Clínica Médica Cirúrgica, Ala Coração de Jesus.,Serviço realizado, Cuidados integrais a pacientes de clínica médica e cirúrgica.

  • 06/1998 - 01/1999

    Serviços técnicos especializados , Cuidados Intensivos, Unidade de Terapia Intensiva.,Serviço realizado, Cuidados integrais a pacientes sob cuidados intensivos e transplantados.

1994 - 2000

Maternidade Carmela Dutra

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Agente de Atividades Administrativas, Carga horária: 0

Atividades

  • 12/1994 - 11/2000

    Direção e administração, Farmácia, .,Cargo ou função, Fracionamento e dispensação de medicamentos.

  • 12/1994 - 11/2000

    Serviços técnicos especializados , Farmácia, .,Serviço realizado, Auxiliar no preparo de nutrição parenteral.