Nilton Ferreira Coutinho
Graduado em educação física pela Universidade de Mogi das Cruzes (1982), mestrado em Educação Física pela Universidade Sao Judas Tadeu (2007) . Atualmente ministra aulas de basquetebol, handebol ,organização desportiva Marketing esportivo e estagio supervisionado na Universiade de Ribeirão Preto (campus Guarujá). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nas seguintes áreas: basquetebol, handebol, esportes de raquete, organização desportiva e de eventos e Marketing esportivo. Coordenador do Curso de Educação Física da Unaerp - Campus Guarujá.
Informações coletadas do Lattes em 07/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação Física
2005 - 2007
Universidade Sao Judas Tadeu
Título: Conhecimento e aplicação de métodos de ensino para os jogos esportivos coletivos na formação profissional em educação física
, Ano de Obtenção: 2007.Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva.Palavras-chave: metodos de ensino; jogos esportivos; educação física.Grande área: Ciências da Saúde
Mestrado em educação física
1994 - 1996
Universidade Brasil
Título: A graduação em educação física e o campo de atuação profissional, Ano de Obtenção: 1997
Orientador: Ana Cristina Arantes
Grande área: Ciências da Saúde
Especialização em Especialização em basquetebol
1983 - 1983
Formação complementar
2020 - 2020
Extensão universitária em Jornada de aprendizagem. (Carga horária: 4h). , Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Organização de eventos
COUTINHO, N. F. . JOGOS OLÍMPICOS DA JUVENTUDE. 2018. .
Participação em eventos
Simposio Internacional de ciencias Integradas. 2024. (Simpósio).
Treinamento LGPD. 2024. (Oficina).
Comite Olimpico do Chile. 2023. (Olimpíada).
Como engajar os estudantes para o Enade 2023. 2023. (Oficina).
Cultura avaliativa de resultados. 2023. (Oficina).
Curso de capacitação técnica do programa de desenvolvimento paralimpico. 2023. (Oficina).
Enade: Oque eu tenho a ver com isto. 2023. (Oficina).
Enade 2023 as verdadeirasregras do jogo. 2023. (Oficina).
Resolução de questões padrão enade. 2023. (Oficina).
Simposio Internacional de ciencias Integradas.Evolução das estratégias de marketing nas academias baseadas no pilar promoção. 2023. (Simpósio).
VII Workshop de Autoavaliação Institucional da Unaerp. 2023. (Oficina).
XX Simposio Internacional de ciêncis Integradas.Efeitos do treinamento de força na qualidade de vida dos idosos. 2023. (Simpósio).
Criando slides ingerativos com a apresentações Google. 2022. (Oficina).
Oportunidades relevante no mercado de fitness. 2022. (Seminário).
O que é Storytelling e como usar na educação?. 2022. (Oficina).
Praticas Ludicas para empresas, hoteis , clubes e outros cenários. 2022. (Seminário).
Prescrição do exercício para emagrecimento. 2022. (Simpósio).
Curso Descomplique. 2021. (Oficina).
curso Gestão em finanças pessoais. 2021. (Outra).
Curso Inteligência Emocional da Conquer. 2021. (Outra).
Curso Produção Multimidia - video aulas. 2021. (Encontro).
Palestra atualização sobre currículo Lattes. 2021. (Encontro).
SIMPOSIO INTERNACIONAL DE CIENCIAS INTEGRADAS. 2021. (Simpósio).
criando objetos digitais com o formulario google. 2020. (Oficina).
Criando slides impactantes com as apresentações do Google. 2020. (Encontro).
Disciplinas semipresenciais as contribuições dos recursos do ambiente virtual de aprendizagem. 2020. (Oficina).
Simposio Internacional de ciencias Integradas.A Influência da pratica do exercício físico em enfermeiras para o combate ao estresse. 2020. (Simpósio).
simpósio Internacional de Ciências Integradas.A importância da dança na educação Física infantil. 2020. (Simpósio).
Simpósio Internacional de ciências Integradas.O Efeito do exercício na depressão em idosos. 2020. (Simpósio).
Simpósio Internacional de Ciências Integradas.A IMPORTÂNCIA DA PREPARAÇÃO FISICA COMO PREVENÇÃO DE LESÕES EM PRATICANTE DE BREAKING. 2020. (Simpósio).
De Romeu a Julieta aso treze porquês: o Jovem..... 2019. (Oficina).
Encontro de Badminton. 2019. (Encontro).
Taxonomia de Bloom: Domínio cognitivo.. 2019. (Oficina).
PROGRAMA DE VOLUNTARIADO DE LOS JUEGOS OLIMPICOS DE LA JUVENTUD BUENOS AIRES 2018. 2018. (Olimpíada).
Conferencia de Neurociencia da Educação.Neurociencia da educação oque ela tem a ensinar no século 21. 2017. (Simpósio).
curso metodologias ativas. 2017. (Encontro).
sport Science for High performance education and scientific camp. 2017. (Outra).
xiv simposio internacional de ciencias integradas. 2017. (Simpósio).
V Jornada Científica Uninove 2014.Pedagogia do esporte coletivo. 2014. (Oficina).
6 seminario nacional de fomento e incentivo ao esporte. 2012. (Seminário).
I forum paulista de sustentabilidade da educação física e esportes na escola. 2010. (Outra).
ix encontro nacional de professores de handebol das intituições de ensino superior. 2010. (Encontro).
workshop intenacional em desenvolvimento motor. 2008. (Encontro).
Participação em bancas
COUTINHO, N. F.; GOMES, A. N.; Lima, Cristiano. A importancia do desenvolvimento motor na educação infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em educação física) - Universidade de Ribeirão Preto.
COUTINHO, N. F.; ROSANE VIANA GONZALES; ENOHI, R. T.. a Importancia da Educação Física na infancia e sua influencia na vida adulta. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em educação física) - Universidade de Ribeirão Preto.
COUTINHO, N. F.; GREGGIO, F. M.; FERNANDES, V. S.. Os benefícios da atividade física no processo de envelhecimento. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto.
COUTINHO, N. F.; SAULO DOS SANTOS GIL; TESSUTI, V. D.. Treinamento de froça: Efeitos sobre a força e massa muscular de idosos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto.
COUTINHO, N. F.; MOREIRA, L. D.; ENOHI, R. T.. Hábitos alimentares e qualidade de vida de crianças em idade escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto.
Medalha, Jose;COUTINHO, N. F.; JONILIO ORLANDO. OS EFEITOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA APTIDÃO FUNCIONAL DE IDOSOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto.
Medalha, Jose;COUTINHO, N. F.; ROSANE VIANA GONZALES. BENEFICIOS DA ACUPUTURA EM ATLETAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto.
COUTINHO, N. F.; Medalha, Jose; JONILIO ORLANDO. UNA ANALISE SOBRE A PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SAO PAULO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA 6 ANO DO ESNINO FUNDAMENTAL II. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto.
COUTINHO, N. F.; Medalha, Jose; ROSANE VIANA GONZALES. TEEINAMENTO FUNCIONAL E OS PRINCIPIOS DO TREINAMENTO ESPORTIVO: UMA REVISÃO LITERARIA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto.
COUTINHO, N. F.; Medalha, Jose; SAULO DOS SANTOS GIL. A IMPORTANCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NO TRATAMENTO DA OBESIDADE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto.
COUTINHO, N. F.; Medalha, Jose; ANGELO, D. L.. O Karate nas aulas de educação física do ensino fundamental na rede pública de ensino. 2016.
COUTINHO, N. F.; Medalha, Jose; lucena, rogerio. educação física no processo de socialização. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em educação física) - Universidade de Ribeirão Preto.
COUTINHO, N. F.. o ensino do futsal na educação física escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto.
COUTINHO, N. F.. a educação física escolar no combate ao sedentarismo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto.
Medalha, Jose; lucena, rogerio;COUTINHO, N. F.. esporte coletivo e a saúde no contexto escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto.
Medalha, Jose; lucena, rogerio;COUTINHO, N. F.. atletismo na escola: é possível?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto.
Medalha, Jose; lucena, rogerio;COUTINHO, N. F.. os jogos cooperativos como alternancia na educação física escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto.
COUTINHO, N. F.; Medalha, Jose; BONJARDIM, E.. atividade fisica na terceira idade os benefícios da musculação para qualidade de vida do idoso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em educação física) - Universidade de Ribeirão Preto.
COUTINHO, N. F.; Medalha, Jose; BONJARDIM, E.. aprendendo a pratica esportiva através das brincadeiras no 1 ciclo escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em educação física) - Universidade de Ribeirão Preto.
COUTINHO, N. F.. atividades lúdicas no aprendizado dos fundamentos do futebol. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em educação física) - Universidade de Ribeirão Preto.
COUTINHO, N. F.. o linan gong e a antiginastica e seus beneficios para os idoso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em educação física) - Universidade de Ribeirão Preto.
COUTINHO, N. F.. marketing esportivo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em educação física) - Universidade de Ribeirão Preto.
COUTINHO, N. F.. Natação para portadores de sindrome de down visando a redução da hipotonia muscular. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em educação física) - Universidade de Ribeirão Preto.
COUTINHO, N. F.. influencia dos jogos cooperativos no primeiro ciclo do ensino fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em educação física) - Universidade de Ribeirão Preto.
COUTINHO, N. F.. Musculação: atividade física para terceira idade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em educação física) - Universidade de Ribeirão Preto.
COUTINHO, N. F.. a atividade recreativa no processo de envelhecimento. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em educação física) - Universidade de Ribeirão Preto.
COUTINHO, N. F.; Pinto. Oliveira.trabalhando aspectos educacionais na educação física escolar. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em educação física) - Centro universitario Nove de Julho.
Orientou
a importancia da educvação física na infancia e sua influencia na vida adulta; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em educação fisica) - Universidade de Ribeirão Preto; Orientador: Nilton Ferreira Coutinho;
a importancia do desenvilvimento motor na educação infantil; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em educação fisica) - Universidade de Ribeirão Preto; Orientador: Nilton Ferreira Coutinho;
Treinamento funcional para idosos; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto; Orientador: Nilton Ferreira Coutinho;
A importancia da atividade física para crianças com transtorno do espectro autista; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto; Orientador: Nilton Ferreira Coutinho;
Atividades físicas em benefício da saúde mental em específico a depressão entre jovens; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto; Orientador: Nilton Ferreira Coutinho;
os benefícios do exercicio físico no tratamento depressivo em idosos; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto; Orientador: Nilton Ferreira Coutinho;
a importancia do lazer e recreação na educação infantil; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto; Orientador: Nilton Ferreira Coutinho;
Influencia da pratica do exercicio fisico em enfermeiras para o combate ao estresse; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto; Orientador: Nilton Ferreira Coutinho;
Os benefícios da atividade física na obesidade infantil; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto; Orientador: Nilton Ferreira Coutinho;
Principais capacidades fisicas envolvidas em uma partida de futebol profissional; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto; Orientador: Nilton Ferreira Coutinho;
A importancia da dança na educação física infantil; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto; Orientador: Nilton Ferreira Coutinho;
A iniciação do basquete no ensino fundamental e a atuação do profissional de educação física na aprendizagem; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto; Orientador: Nilton Ferreira Coutinho;
Malefícios da desidratação forçada em atletas de MMa; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto; Orientador: Nilton Ferreira Coutinho;
NIVEIS DE ATIVIDADE FISICA FRENTE AO ESTRESSE DE POLICIAIS MILITARES; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto; Orientador: Nilton Ferreira Coutinho;
A GESTÃO DOS CLUBES DE FUTEBOL BRASILEIRO COMO UM FATOR DETERMINANTE NOS RESULTADOS ESPORTIVOS E ADMINISTRATIVOS DA EQUIPE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto; Orientador: Nilton Ferreira Coutinho;
OS EFEITOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto; Orientador: Nilton Ferreira Coutinho;
um estudo sobre a evolução tática do futsal nos últimos 20 anos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto; Orientador: Nilton Ferreira Coutinho;
Uma análise das metodologias de ensino para o voleibol escolar; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto; Orientador: Nilton Ferreira Coutinho;
O handebol como agente na pratica social nas escolas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto; Orientador: Nilton Ferreira Coutinho;
os efeitos da pratica do karate-do nos diferentes sistemas de geração de energia; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto; Orientador: Nilton Ferreira Coutinho;
capacidades físicas no tenis de campo e sua importancia; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto; Orientador: Nilton Ferreira Coutinho;
iniciação ao futsal dos 8 aos 10 anos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto; Orientador: Nilton Ferreira Coutinho;
Tenis na escola; É possível?; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto; Orientador: Nilton Ferreira Coutinho;
a importancia da educação física na prevenção e controle da obesidade infantil no ambiente escolar; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em educação física) - Universidade de Ribeirão Preto; Orientador: Nilton Ferreira Coutinho;
o exercício físico como coadjuvante no tratamento da depressão em idosos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em educação física) - Universidade de Ribeirão Preto; Orientador: Nilton Ferreira Coutinho;
Produções bibliográficas
-
COUTINHO, N. F. ; Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva . conhecimento e aplicação dos métodos de ensino para os Jogos Esportivos Coletivos na Formação profissional em Educação Física. Movimento (Porto Alegre) , v. 15, p. 117-144, 2009.
-
COUTINHO, N. F. . Guia da Organização Financeira. 1. ed. Lisboa: Primeiro Capítulo, 2022. v. 1. 231p .
-
COUTINHO, N. F. . basquetebol na escola da iniciação ao treinamento. 1. ed. rio de janeiro: sprint, 2001. v. 2000. 150p .
-
COUTINHO, N. F. . Organização e administração financeira. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVERIO, H. O. ; COUTINHO, N. F. . A Influência da pratica do exercício físico em enfermeiras para o combate ao estresse. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
COUTINHO, N. F. . O Efeito do exercício na depressão em idosos. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ARAUJO, B. S. ; COUTINHO, N. F. . A importância da dança na educação Física infantil. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
COUTINHO, N. F. . A IMPORTÂNCIA DA PREPARAÇÃO FISICA COMO PREVENÇÃO DE LESÕES EM PRATICANTE DE BREAKING. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
COUTINHO, N. F. . Marketing pessoal na educação física. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COUTINHO, N. F. . a graduação em educação f´sisca e o campo de atuação profissional 1997 (dissertação de mestrado).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de Ribeirão Preto, depto de educação física. , Av Dom pedro 3300, Enseada, 03186010 - Guarujá, SP - Brasil, Telefone: (013) 33981000
Experiência profissional
2001 - Atual
Universidade de Ribeirão PretoVínculo: horista, Enquadramento Funcional: professor adjunto B M, Carga horária: 16
Atividades
-
03/2001
Ensino, educação física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, handebol, basquetebol, esportes coletivos, estagio supervisionado, organização desportiva
2010 - 2017
Universidade Nove de JulhoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 16
2005 - 2010
Universidade Cidade de São PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: auxiliar de ensino, Carga horária: 12
1982 - 1995
Governo do Estado de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: efetivo, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Nilton Ferreira Coutinho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?