Graziela Braz Camilo

Licenciada em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal de Roraima - UFRR (2010), com especialização em Literatura Brasileira e História Nacional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2014). Tem experiência na área de tradução de textos, legendagem de filmes, ensino de línguas (PLE, ELE e EFL), e artes, com ênfase em cinema e literatura. Atualmente estuda Cinema na Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/FAP, onde desenvolve pesquisa de iniciação científica acerca das políticas públicas para o audiovisual brasileiro e mexicano, enfatizando a participação das mulheres no campo da realização cinematográfica.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Literatura Brasileira e História Nacional

2013 - 2014

Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Título: A Representação Alegórica da Ditadura Militar no Romance
Orientador: Marcio Matiassi Cantarin

Graduação em andamento em Bacharelado em Cinema e Vídeo

2013 - Atual

Universidade Estadual do Paraná
Bolsista do(a): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FA, Brasil.

Graduação em Letras - Líguas Portuguesa e Inglesa e literaturas

2005 - 2010

Universidade Federal de Roraima
Bolsista do(a): PET - Programa de Educação Tutorial. Estudos da Linguagem em uma perspectiv, SESU/MEC, Brasil.

Graduação interrompida em 2004 em Artes Cênicas

2002 - Interrompido

Faculdade de Artes do Paraná
Ano de interrupção: 2004

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Programa de formación para profesores de ELE. (Carga horária: 10h). , Centro Cultural da Espanha, CCE, Brasil.

2015 - 2015

A Fábula no Documentário. (Carga horária: 12h). , Olhar de Cinema, OLHAR, Brasil.

2015 - 2015

Estética y Política del Mito de Lope de Aguirre. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2014 - 2014

Preparação de elenco para cinema. (Carga horária: 12h). , Olhar de Cinema, OLHAR, Brasil.

2008 - 2008

Capacitação dos Relatores da III CNMA. (Carga horária: 20h). , Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal, MMA, Brasil.

2008 - 2008

Pesquisa de Campo Experimental com Línguas Indígenas. (Carga horária: 15h). , Associação Brasileira de Linguística, ABRALIN, Brasil.

2008 - 2008

Programa de Capacitação em Projetos Culturais. (Carga horária: 24h). , Ministério da Cultura, MINC, Brasil.

2008 - 2008

Gestão e documentação de acervos. (Carga horária: 20h). , Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF, IPHAN/DF, Brasil.

2007 - 2007

Projetos e fomento para a área museológica. (Carga horária: 24h). , Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF, IPHAN/DF, Brasil.

2007 - 2007

Segurança em museus. (Carga horária: 24h). , Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF, IPHAN/DF, Brasil.

2007 - 2007

Projetos Interdisciplinares na Escola. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil.

2007 - 2007

Fotoetnografia. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil.

2006 - 2006

Horizontes Atuais das Línguas Estrangeiras. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil.

2005 - 2005

Elaboração de Projetos Culturais. (Carga horária: 30h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial-RR, SENAC-RR, Brasil.

2004 - 2004

Linguagem Cinematográfica. (Carga horária: 20h). , Serviço Social do Comércio-RR e Cineduc, CINEDUC, Brasil.

2003 - 2003

O Drama Norte-americano do Século XX. (Carga horária: 32h). , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Tradução.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Ensino de Línguas.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teoria da Literatura.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Museologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FLORES, A. S. ; CAMILO, G. B. . Descobrindo os segredos das flores do lavrado - itinerância estadual. 2010. (Exposição). 2010. (Exposição).

FREITAS, D. B. A. P. ; CAMILO, G. B. . I Espaço Aberto da Linguagem. 2007. (Outro).

FREITAS, D. B. A. P. ; CAMILO, G. B. . III Espaço Aberto da Linguagem. 2006. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Encontro Estadual de Audiovisual e Educação. 2017. (Encontro).

Seminário Discurso, Relações étnico-raciais e diversidade sociocultural. 2015. (Seminário).

Ciclo de Leitura em Literatura Haitiana. 2014. (Outra).

Encontro da Associação Brasileira de Linguística - ABRALIN. 2008. (Encontro).

II Conferência Estadual do Meio Ambiente, C&T de RR.Relatora da Conferência. 2008. (Outra).

III Encontro de Monitoria.Relato de Experiência: A disciplina Teoria da Literatura no curso de Letras da UFRR. 2007. (Encontro).

I Seminário de Ensino e Pesquisa do Português - LE. 2007. (Seminário).

Semana de Pedagogia.Painel - Lingüística Aplicada e Educação. 2007. (Outra).

I Espaço Aberto da Linguagem.Linguagem, língua e fala: conceitos básicos dos estudos lingüísticos. 2006. (Outra).

III Espaço Aberto da Linguagem.Mesa-redonda - Afinal, o que é Lingüística Aplicada?. 2006. (Outra).

I Seminário de Auto-Avaliação Institucional da UFRR - A UFRR em números: Resultado da Auto-Avaliação Institucional. 2006. (Seminário).

V Semana de Letras.O romantismo alemão e a contestação das regras. 2006. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rogério Caetano de Almeida

NASCIMENTO, N. A.;ALMEIDA, R. C. de. A representação alegórica da ditadura militar em Sombras de Reis Barbudos. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História e Literatura Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Sonia da Silva Purceno de Andrade

Monitoria das disciplinas de Teoria da Literatura; 2007; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Sonia da Silva Purceno de Andrade;

Solange Straub Stecz

Mulheres Diretoras no Cinema Latino-americano ? A Importância do Mapeamento para a Elaboração de Políticas Públicas Inclusivas; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Cinema e Audiovisual) - Universidade Estadual do Paraná, Fundação Araucária; (Orientador);

Márcio Matiassi Cantarin

A representação alegórica da ditadura militar no romance Sombras de Reis Barbudos, de José J; Veiga, e na peça A Empresa, de Hilda Hilst; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lit; Bras; e História Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Márcio Matiassi Cantarin;

Cristiane do Rocio Wosniak

Ä VÊNUS DO ESPELHO": REFLEXÕES E PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UM CURTA-METRAGEM EXPERIMENTAL; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Cinema e Audiovisual) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - CAMPUS DE CURITIBA II; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CAMILO, G. B. . O corpo e a Paisagem na poesia de Mary Grueso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAMILO, G. B. . O romantismo alemão e a contestação das regras. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GARCIA, D. ; CAMILO, G. B. . Cinema de Horror Mexicano: a influência da literatura gótica e do melodrama em Carlos Enrique Taboada e Juán López Moctezuma in Cinemas de Horror. São José dos Pinhais: Editora Estronho, 2014 (Ensaio).

  • Mibielli, Roberto ; CAMILO, G. B. . Teoria da Literatura: uma teoria na prática in Ponto Incomum: práticas pedagógicas e integração na UFRR. Boa Vista-RR: Editora da UFRR, 2008 (Artigo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BENEDETTI, Begoña ; CAMILO, G. B. . Barro, Suor e casa - Tradução (PT). 2017. (curta-metragem).

MARQUISIO, Gladys ; CAMILO, G. B. . No pátio da minha escola - Tradução (PT). 2017. (curta-metragem).

BARONI, G. ; CAMILO, G. B. . Horizonte de Eventos - Tradução (ESP). 2016. (curta-metragem).

FUENTE, E. L. ; CAMILO, G. B. . Sucesos del día 13 - Tradução (ESP).. 2016. (curta-metragem).

BUZZI, K. ; CAMILO, G. B. . Sara Ama a Jorge - Tradução (ESP). 2014. (curta-metragem).

FUENTE, E. L. ; CAMILO, G. B. . Y la Polla? - Tradução (ESP). 2014. (curta-metragem).

SCORSIN, E. ; CAMILO, G. B. . Manu Vainilla, Bia Chocolate - Tradução e legendagem (PT, ESP). 2014. (curta-metragem).

SIMAO, A. ; CAMILO, G. B. . Dos Amores - Tradução e legendagem (PT, ESP). 2013. (curta-metragem).

FAUST, C. ; CAMILO, G. B. . Otro Día Más - Tradução e legendagem (PT, ESP). 2013. (curta-metragem).

SCORSIN, E. ; CAMILO, G. B. . Verano en Venus - Tradução e legendagem (PT, ESP). 2013. (curta-metragem).

SARI, W. ; CAMILO, G. B. . Super Blue - Tradução e legendagem (PT, ESP). 2013. (curta-metragem).

Maciel, M. P. ; CAMILO, G. B. . Oficina Livre de Teatro. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAMILO, G. B. . Oficina de Resumo. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PEREZ, M. ; CAMILO, G. B. ; RUFINO, C. C. . Oficina de Linguagem Teatral. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREZ, M. ; CAMILO, G. B. . Se Meu Ponto G Falasse (atuação). 2011. Teatral.

PEREZ, M. ; CAMILO, G. B. ; RUFINO, C. C. . Leitura dramática da peça Apenas um Blues e uma Parede Pichada, de Marcelo Perez. (atuação). 2010. Teatral.

PEREZ, M. ; CAMILO, G. B. . A Farsa do Advogado Silva & Santos (atuação e produção). 2010. Teatral.

PEREZ, M. ; CAMILO, G. B. . Absurdópolis, que nos perdoe Aristófanes (dramaturgia, direção, atuação e produção). 2009. Teatral.

PEREZ, M. ; CAMILO, G. B. ; RUFINO, C. C. . A Retrete ou A Latrina (produção). 2008. Teatral.

CAMILO, G. B. ; PEREZ, M. . Homens, Santos e Desertores (direção e produção). 2008. Teatral.

CAMILO, G. B. ; RUFINO, C. C. . Another Day (direção e produção). 2008. Teatral.

CAMILO, G. B. ; RUFINO, C. C. . Leitura dramática da peça As Criadas, de Jean Genet. (direção, atuação e produção). 2008. Teatral.

CAMILO, G. B. ; PEREZ, M. ; RUFINO, C. C. . Sem Palavras/Quando as máquinas piram (atuação e produção). 2007. Teatral.

CAMILO, G. B. ; RUFINO, C. C. . Leitura dramática da peça O Visitante, de Hilda Hilst. (direção e produção). 2007. Teatral.

PEREZ, M. ; CAMILO, G. B. ; RUFINO, C. C. . A Farsa do Advogado Pathelin (atuação e produção). 2006. Teatral.

PEREZ, M. ; CAMILO, G. B. ; RUFINO, C. C. . O Pastelão e a Torta (atuação e produção). 2005. Teatral.

CAMILO, G. B. . Mundano - (roteiro e direção de curta-metragem). 2018. Vídeo.

BOAVENTURA, Mariana H. ; CAMILO, G. B. . Distonia - (atuação em curta-metragem). 2017. Vídeo.

ALVES, H. C. ; CAMILO, G. B. . Tiwa Alé, Nossa Noite - (Atuação em curta-metragem). 2017. Vídeo.

RAIZ, J. ; CAMILO, G. B. ; CARRANZA, M. M. . Maldición - (Atuação e montagem). 2015. Vídeo.

AZEVEDO, L. ; CAMILO, G. B. . Frankenstein Hollywood Inc. - (Som direto). 2014. Vídeo.

FUENTE, E. L. ; CAMILO, G. B. . Y La Polla? - (Som direto). 2014. Vídeo.

BUZZI, K. ; CAMILO, G. B. . Dom Câmera - (Atuação em curta-metragem). 2013. Vídeo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Mulheres diretoras no cinema latino-americano ? A importância do mapeamento para a elaboração de políticas públicas inclusivas, Descrição: O projeto faz um levantamento da participação de mulheres como diretoras de filmes de longa-metragem no Brasil e no México, tendo como base os anuários dos anos 2007 e 2017, disponibilizados pela Agência Nacional de Cinema (ANCINE), e pelo Instituto Mexicano de Cinematografía. Destaca a importância desta categoria de análise para a elaboração de políticas públicas que mitiguem o desequilíbrio na aplicação dos recursos públicos em projetos audiovisuais realizados por homens e mulheres.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Graziela Braz Camilo - Coordenador / Solange Straub Stecz - Integrante.Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Universidade Estadual do Paraná

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação científica, Carga horária: 20

  • 2017 - Atual

    Centro Cultural da Espanha

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de espanhol, Carga horária: 6

  • 2017 - Atual

    Escola de Línguas Estrangeiras Oyama

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de português para estrangeiros, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Professora de português para japoneses

  • 2015 - 2016

    Casa do Brasil

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de português, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professora de português para estrangeiros em Guayaquil - Equador

  • 2013 - 2015

    NetLinguae - Escola de Idiomas

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora (EFL, ELE e PLE) e tradutora, Carga horária: 20

  • 2005 - 2011

    Cia. do Lavrado

    Vínculo: Sócia-fundadora, Enquadramento Funcional: Atriz, produtora, diretora, dramaturga, Carga horária: 20

  • 2007 - 2008

    Universidade Federal de Roraima

    Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitora de Teoria da Literatura, Carga horária: 12

    Outras informações:
    No programa de monitoria realizei atividades de ensino, pesquisa e extensão em Teoria da Literatura, sob a coordenação da prof. Sonia da Silva Purceno de Andrade.

  • 2006 - 2008

    Universidade Federal de Roraima

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Programa de Educação Tutorial Letras - Estudos da Linguagem em uma Perspectiva Transdisciplinar

  • 2006 - 2011

    Museu Integrado de Roraima

    Vínculo: Técnico Administrativo, Enquadramento Funcional: Agente Pedagógico, Carga horária: 40

  • 2005 - 2006

    Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente administrativo, Carga horária: 40