Rosane Hein de Campos

Possui graduação em Habilitação -Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pelotas (1993), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Católica de Pelotas (1995), mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). De 2008 a abril de 2010 atuou como bolsista recém-doutora na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), na área de saneamento em tecnologia nos seguintes temas: Tratamento avançado de águas residuárias, com reatores de biomassa fixa e suspensa na remoção de carbono, nitrogênio e fósforo; Reúso urbano e Produção de biogás. Atuou como Professora e Coordenadora dos Cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental no Centro Universitário São Camilo-ES. Atuou como professora substituta 20h na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua hoje como professora do Centro Universitário do Espírito Santo- UNESC; Professora Colaboradora do Mestrado Profissional em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Professora no Curso de Pós Graduação no Curso de Segurança do Trabalho (UFES). Trabalha como Perita da Justiça do trabalho no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 17ª Região - Vitória-ES.

Informações coletadas do Lattes em 09/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Ambiental

2001 - 2006

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Estudo da Remoção de Carbono e Nitrogênio de Efluentes Urbanos em um Reator de Leito Fluidizado operado por Bateladas Seqüenciais
Rejane Helena Ribeiro da Costa. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Biofilme; Desnitrificação; Esgoto Urbano; Leito Fluidizado por Bateladas Seqüenciais; Nitrificação; Remoção de Carbono. Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Captação, Tratamento e Distribuição de Água, Limpeza Urbana, Esgoto e Atividades Conexas.

Mestrado em Engenharia Ambiental

1999 - 2001

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Utilização de Reator de Leito Fluidizado Trifásico Aeróbio em Sistema de Tratamento Combinado em Águas Residuárias,Ano de Obtenção: 2001
Rejane Helena Ribeiro da Costa.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Sistema combinado; Tanque séptico; Leito fluidizado trifásico aeróbio; Esgoto doméstico.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Construção Civil; Captação, Tratamento e Distribuição de Água, Limpeza Urbana, Esgoto e Atividades Conexas.

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

1993 - 1994

Universidade Católica de Pelotas

Graduação em Habilitação -Engenharia Civil

1987 - 1993

Universidade Católica de Pelotas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Capacitação para os elaboradores de itens do Banco Nacional de Itens (BNI). (Carga horária: 24h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2017 - 2017

Capacitação Docente- Exemplos de ativ. em espaço escolar diversificado. (Carga horária: 2h). , Centro Universitário do Espírito Santo, UNESC, Brasil.

2017 - 2017

Capacitação Docnte. (Carga horária: 1h). , Centro Universitário do Espírito Santo, UNESC, Brasil.

2016 - 2016

Como Elaborar e Gerenciar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. (Carga horária: 30h). , Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho, FUNDACENTRO, Brasil.

2016 - 2016

Curso de Higiene Ocupacional Operação Prática de Instrumentos. (Carga horária: 50h). , Proteção Eventos, PROTEÇÃO EVENTOS, Brasil.

2016 - 2016

Capacitação Pedagógica "Novas Práticas Pedagógicas". (Carga horária: 20h). , Centro Universitário do Espírito Santo, UNESC, Brasil.

2016 - 2016

Curso de Perícia de Insalubridade e Periculosidade. (Carga horária: 32h). , Proteção Eventos, PROTEÇÃO EVENTOS, Brasil.

2009 - 2009

Formação e Capacitação em Coaching. (Carga horária: 90h). , Instituto de Desenvolvimento Pessoal, INDESP, Brasil.

2009 - 2009

A Essência da Liderança. (Carga horária: 36h). , BERETA & SEGRINI - Representação, Consultoria e Treinamento, B&S, Brasil.

2006 - 2006

Auditor Interno ISO 14001:2004 e OHSHAS 18001. (Carga horária: 20h). , BRTÜV Avaliações de Qualidade Ltda., BRTÜV, Brasil.

2006 - 2006

Higiene Ocupacional Operação de Instrumentos. (Carga horária: 32h). , PACIN EVENTOS S/C LTDA, PACIN EVENTOS, Brasil.

2000 - 2000

Practitioner de Programação Neurolinguística. (Carga horária: 130h). , Metaprocessos Avançados, META, Brasil.

2000 - 2000

Trainers Training. (Carga horária: 64h). , Metaprocessos Avançados, META, Brasil.

1997 - 1997

Especialização Em Perícias Judiciais de Periculosi. (Carga horária: 140h). , Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança, SOBES, Brasil.

1992 - 1992

Patologia das Construções. (Carga horária: 32h). , Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil/Especialidade: Processos Construtivos.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias/Especialidade: Técnicas Avançadas de Tratamento de Águas Residuárias.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Hidráulica/Especialidade: Hidráulica.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia de Segurança do Trabalho/Especialidade: Perícias Em Insalubridade e Ou Periculosidade.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil/Especialidade: Avaliação de Imóveis.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia de Segurança do Trabalho/Especialidade: Perícia Em Acidentes do Trabalho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CAMPOS, R. H. . I Simpósio Sul Capixaba de Engenharia - A Engenharia omo meio de promover a sustentabilidade. 2015. (Outro).

SILVA FILHO, G. ; CAMPOS, R. H. . 1º Congresso Estadual de Pós-Graduação - Saúde, Educação e Gestão: Desafios e Perspectivas. 2013. (Congresso).

CAMPOS, R. H. ; SILVA FILHO, G. ; DELLATORRE, C. . IV Expociência Universitária Sul Capixaba. 2013. (Exposição).

RIBEIRO NETO, N. C. ; CAMPOS, R. H. ; SILVA FILHO, G. ; DELLATORE, C. . IV Expociência Universitária Sul Capixaba. 2012. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

5ª Mostra Científica do UNESC.Estudo da Concepção de uma Estação de Tratamento de Esgoto Compacta ETE - UNESC. 2017. (Outra).

I Simpósio Sul Capixaba de Engenharia.Mini Usina Hidroelétrica Sustentável - Estudo de Caso: Geração de Energia com Água de Chuva. 2015. (Simpósio).

1º Congresso de Pós-Graduação - Saúde, Educação e Gestão: Desafios e perspectivas. Eco Saneamento. 2013. (Congresso).

1º Congresso de Pós-Graduação - Saúde, Educação e Gestão: Desafios e perspectivas. Eco Saneamento. 2013. (Congresso).

1º Congresso de Pós-Graduação - Saúde, Educação e Gestão: Desafios e perspectivas. Trabalhos em Pôsters. 2013. (Congresso).

1º Congresso Estadual de Pós Graduação. Eco-Saneamento. 2013. (Congresso).

Congresso Regional Cachoeiro de Itapemirim. 2013. (Congresso).

I Seminário de Gestão Pública da Região Sul Capixaba. 2013. (Seminário).

IV Expociência Universitária Sul Capixaba. III Mostra Técnico- Científica. 2012. (Exposição).

25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Potencial do Tratamento Anaeróbio de Esgoto sanitário na Redução da Emissão de Gases do Efeito Estufa. 2009. (Congresso).

24° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Desempenho de um Reator de Leito Fluidizado por Bateladas Seqüenciais (RLFBS) no processo de nitrificação e desnitrificação de efluente urbano. 2007. (Congresso).

ECO POWER CONFERENCE. 2007. (Outra).

23º Congresso de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES. Nitrificação e remoção de DQO de esgoto urbano em reator de leito fluidizado em batelada. 2005. (Congresso).

22° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 22° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2003. (Congresso).

SINAFERM 2003. 2003. (Simpósio).

III Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental.III Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental. 2002. (Simpósio).

SEPEX.IV Seminário Interno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. 2002. (Seminário).

XII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. 2002. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Lorena Favero Uliana

Siman, R.R; PRADO, G. S.;CAMPOS, R. H.; LIMA, M. R. P.; MENDONCA, N. M.. Avaliação dos fatores que interferem na sedimentabilidade de sistema lodo ativado UNITANK: Estudo da estação de tratamento de esgoto sanitário de Mulembá II em Vitória/ES. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia e Desenvolvimento Sustentáv) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Germano Kuster Valentim

OLIVEIRA, M. D.; BUARQUE, D.; RAMOS, E.;Gonçalves, R.FCAMPOS, R. H.. CONSERVAÇÃO E APROVEITAMENTO DE FONTES ALTERNATIVAS DE ÁGUA PARA FINS NÃO POTÁVEIS EM UM RESTAURANTE INDUSTRIAL DE GRANDE PORTE. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engneharia e Desenvolvimento Sustentáv) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Thiago Keller Franci

COSTA, A. N.;CAMPOS, R. H.; FELIPE, E. S.. Análise das Condições para Desenvolvimento do Mercado de Estruvita Recuperada a partir de Águas Residuárias no Brasil. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engneharia e Desenvolvimento Sustentáv) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Ana Beatriz Lobo Moreira

BORGES, R. M.;CAMPOS, R. H.; Cassini, S.T. Influência de Coagulantes na Geração de Metano através da Digestão Anaeróbia de Biomassa Microalgácea. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Heleno Mariani Gonzales

BRAGANCA, L.; PACHECO, E. T.; FELIPE, E. S.;Gonçalves, R.FCAMPOS, R. H.. Viabilidade Econômica para Estratégias de Conservação e Reúso de Água em Edificações de Grande Porte. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Miraya Dutra Degli Esposti Caetano

SILVA FILHO, G.; PACHECO, E. T.;CAMPOS, R. H.. Análise do Gerenciamento de Resíduos em Micro e Pequenas Empresas do Setor de Móveis da Grande Vitória-ES. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Paulo Vitor Reis Kaminice

SILVA FILHO, G.; PACHECO, E. T.;CAMPOS, R. H.. Gerenciamento de Resíduos Sólidos de uma Indústria Gráfica com enfoque em Produção Mais Limpa (P+L): estudo de Caso no Espírito Santo. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Fernanda Ribeiro Guzzo

Gonçalves, R.FCAMPOS, R. H.; BRAGANCA, L.. Estratégia para conservação de água potável através do aproveitamento de fontes não potáveis em uma edificação comercial d grande porte. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Tatiana Izato Assis

Gonçalves, R.F; BORGES, R. M.;CAMPOS, R. H.; MENDONCA, N. M.. Codigestão Anaeróbia de Esgoto Sanitário e Lodo Algáceo em um Reator UASB. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Gabriel Dalberto Belotti Junior

CAMPOS, R. H.Gonçalves, R.F; Cassini, S.T; BORGES, R. M.. Desempenho de um Reator Anaeróbio com Leito Móvel de Biofilme e Membrana de Microfiltração no Tratamento de Água Cinza Clara. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Thiago Nelo de Moraes

CAMPOS, R. H.Gonçalves, R.F; SILVA FILHO, G.; Kato, M. T. Avaliação da transferência de metano no sentido gás-líquido e da capacidade de suprimento da desnitrificação biológica de esgoto sanitário com doadores endógenos de elétrons (metano e sulfeto de hidrogênio). 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Romena Galvani Sobreira

Gonçalves, R.F; BORGES, R. M.;CAMPOS, R. H.; PERTEL, M.. Impacto do Reuso de Água no Balanço Hídrico de uma Edificação Corporativa de Grande Porte. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia e Desenvolvimento Sustentáv) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Jefferson Guidolini

Siman, R.R; Puget, F.P;CAMPOS, R. H.. Tratamento de lixiviado de aterro sanitário empregando processo anaeróbio e aeróbio conjugados. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental) - Faculdade Integradas de Aracruz.

Aluno: Márcio Roberto Alves da Silva

CAMPOS, R. H.; Siman, R.R; Ohnuma Jr. A.A. Avaliação de indicadores de saneamento básico para os municípios de Preseidente Kennedy, Itapemirim e Aracruz. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental) - Faculdade Integradas de Aracruz.

Aluno: Karolina Costa Aguiar

Gonçalves, R.F; ALVAREZ, C.E; Paulo, P.L;CAMPOS, R. H.. Comparação dos potenciais de conservação de água da prática do reuso de águas cinza e da coleta segregada da urina humana em uma edificação residencial multifamiliar. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Adriana Barcelos Soneghet

Gaviorno, G.V.S.C; Siman, R.R;CAMPOS, R. H.. Fundos socioambientais como ferramenta de gestão ambiental municipal. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental) - Faculdade de Aracruz.

Aluno: Jose Carlos Tosato Junior

Halasz, M. R. T; Siman, R.R; Puget, F.P;CAMPOS, R. H.. Avaliação das eficiências dos tratamentos de efluentes têxteis utilizando o processo físico-químico coagulação e sedimentação e processos oxidativos avançados, Fenton e Ozonização. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental) - Faculdade de Aracruz.

Aluno: Thays Martins Rodrigues

Ohnuma Jr. A.A; Halasz, M. R. T;CAMPOS, R. H.. Estudo do aproveitamento de águas pluviais na Faculdade de Aracruz, no Município de Aracruz-ES. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental) - Faculdade de Aracruz.

Aluno: Glyvani Rubim Soares

Gonçalves, R.F; ALVAREZ, C.E;CAMPOS, R. H.; KIPERSTOK, A.. Desenvolvimento de soluções alternativas para conservação da água na Estação Antártica Comandante Ferraz. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Demerson Elias dos Santos

CAMPOS, R. H.; Puget, F.P; Siman, R.R. A Logística Reversa como instrumento para a gestão ambiental dos produtos de pós-venda da indústria moveleira. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental) - Faculdade Integradas de Aracruz.

Aluno: Samara Freire Abud Cuzzuol

CAMPOS, R. H.; Gaviorno, G.V.S.C; Ohnuma Jr. A.A; Siman, R.R. Fundo de Meio Ambiente do Município de Aracruz/ES. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental) - Faculdade Integradas de Aracruz.

Aluno: Mônica Pertel

Oliveira, L.H;CAMPOS, R. H.Gonçalves, R.F. Caracterização do uso da água e da energia associada à água em uma edificação residencial convencional e uma dotada de um sistema de reuso de águas cinza. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Camila Vidal Alves da Silva

Gonçalves, R.FCAMPOS, R. H.; Cassini, S.T; Zdradek, P.C. Remoção de fósforo em estação compacta de tratamento de esgotos sanitários através de precipitação química. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Lorena Favero Uliana

Siman, R.R;CAMPOS, R. H.; LIMA, M. R. P.; PRADO, G. S.. Avaliação da sustentabilidade de lodo em estação de tratamento de esgoto sanitário do tipo lodo ativado. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: RODRIGO SENA GOMES

SILVA FILHO, G.; Siman, R.R;CAMPOS, R. H.. Estabilização por solidificação da borra de alcatrão com escória granulada de alto forno. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Gabriel Dalberto Belotti Junior

CAMPOS, R. H.; SILVA FILHO, G.;Gonçalves, R.F. Caracterização, Tratamento e Reuso do Efluenta da Lavagem de Veículos: Estudo de Caso. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Priscila Pereira Fardin

Gonçalves, R.F; Reis, J.A.T;CAMPOS, R. H.. Hierarquização de ações de engenharia para o gerenciamento de excretas ou de esgoto doméstico em áreas rurais. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Betina Lorena Tolosa e Dail Lougon Garschagen

CAMPOS, R. H.; BRANDOLT, P.R.M; R, D. Análise Ergonômica do Trabalho Aplicada aos Coletores de Lixo nos Locais de Difícil Acesso na Cidade de Vitória - Estudo de Caso. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Engenharia de Seg do Trabalho) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Schubert Brunner Teles Conrado

CAMPOS, R. H.; BRANDOLT, P.R.M; R, D. Análise comparativa de laudos periciais de insalubridade e periculosidade> casos práticos x modelos. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Engenharia de Seg do Trabalho) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Carolina Guedes Lima e Fernanda Caliman Passamani

Gonçalves, R.FCAMPOS, R. H.. Avaliação do potencial energético do biogás produzido no reator UASB da ETE-UFES. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Ludimila Zotele Araújo, Marília Miranda Chesquini e Natélia

CAMPOS, R. H.; Halasz, M. R. T; Siman, R.R. Avaliação da adição de material carbonáceo proveniente da indústria no tratamento de lixiviado de aterro sanitário por meio da técnica respirométrica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Faculdade Integradas de Aracruz.

Aluno: Julius César Zamprogno Mergulhão e Rafael Depes Bruzzi Emery

Gonçalves, R.FCAMPOS, R. H.. Avaliação de desempenho de uma estação de tratamento de águas cinzas visando o reuso não potável. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Daniela Araújo dos Santos

CAMPOS, R. H.Gonçalves, R.F; ZANCHETA, P. G.. Análise de hábitos de consumo de água em uma edificação residencial dotada de um sistema hidrosanitário convencional e uma com sistema de reuso de águas cinza. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Eliezer Sperandio Tavares

CAMPOS, R. H.Gonçalves, R.F. Reabastecimento da reserva técnica de incêndio utilizando água cinza. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Daniela Araújo dos Santos

Gonçalves, R.FCAMPOS, R. H.. Análise de hábitos de consumo de água em uma edificação residencial dotada de um sistema hidrosanitário convencional e de uma com sistema de reuso de águas cinza. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Júlia Pandolfi Moisés e Lorena Santos Pereira

Simões, G.M.S;CAMPOS, R. H.Gonçalves, R.F. Avaliação do potencial energético de uma ETE operando com Reator anaeróbio de manta de lodo e filtro biológico aerado submerso. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Andrielly Moutinho Knupp e Lívia Vieira Machado

CAMPOS, R. H.; Zdradek, P.C. Avaliação do Desempenho do Processo Físico-Químico de Coagulação no Tratamento de Lixiviado de um Aterro Sanitário. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Aluno: Ricardo Dutra

Gonçalves, R.FCAMPOS, R. H.. Análise de risco e viabilidade de implantação de sistemas de saneamento seco aplicado ao zumbi dos Palmares- Vila Velha-ES. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Jamile Wagner

LAPOLLI, F. R.; LAVINA, C.;CAMPOS, R. H.. Monitoramento de Reator Híbrido em Bateladas Sequenciais (RHBS) utilizando métodos respirométricos. 2008.

Aluno: Izabela Zotelle Stefani

CAMPOS, R. H.; ZANCHETA, P. G.;Gonçalves, R.F. Diagnóstico sanitário e análise de oportunidades para Implantação de Práticas de Saneamento Ecológico na região da área de proteção ambiental do Goiapaba-Açu - Fundão. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Karoline Alves da Siva

CAMPOS, R. H.; ZADREK, C.; CALIARI, P.. Eficiência da utilização de macrófitas como alternativa de pós-tratamento simplificado em ETEs de pequena vazão.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Centro Federal de Educação Tecnológica.

Aluno: Felipe Castellani Thans

CAMPOS, R. H.; SCHMIDELL, W.N.;COSTA, R. H. R.. Avaliação da transferência e velocidade de consumo de oxigênio em reator de leito fluidizado seqüencial em bateladas. 2005.

Aluno: Luiz Lamego Netto

CAMPOS, R. H.; LAVINA, C.;COSTA, R. H. R.. Estratégias Operacionais em Reator de Leito Fluidizado Seqüecial em Batelada (RLFSB). 2004.

Aluno: Thaís de Faria Ferreira

CAMPOS, R. H.; PHILIPPI, L.S; LAPOLLI, F. R.. Estudo da Biodegradabilidade e da Atividade Enzimática de um Processo Biológico Submetido a um Stress Termofílico. 2004.

Aluno: Patrícia Lopes Medeiros

CAMPOS, R. H.COSTA, R. H. R.; SCHMIDELL NETO, W.. Avaliação respirométrica da biomassa fixa em reator de leito fluidizado em bateladas sequenciais (RLFBS). 2004.

Aluno: Kellen Souza de Oliveira Larrosa

CAMPOS, R. H.; WOLFF, D.;BELLI FILHO, P.; CASTILHO JÚNIOR, A. B.. Pós-Tratamento de efluente anaeróbio em reator de leito fluidizado trifásico aeróbio. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

CAMPOS, R. H.; Zdradek, P.C; Brunoro, J.A.. Prova de conhecimentos específicos para a área de Processos Industriais e Equipamentos de Engenharia Química. 2010. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

CAMPOS, R. H.; Zdradek, P.C; VAREJAO, J. M.. Prova de desempenho didático para a área de Processos Industriais e Equipamentos de Engenharia Química. 2010. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Willibaldo Schmidell Netto

Costa, R. H. R.;SCHMIDELL, W.; Belli, P.; Corseuil, H. X.; Bergamasco, R.; Daniel, L. A.. Estudo da remoção de carbono e nitrogênio de efluentes urbanos em um reator de leito fluidizado operado em bateladas sequenciais. 2006. Tese (Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Henry Xavier Corseuil

CORSEUIL, H. X.. Estudo da Remoção de Carbono e Nitrogênio de Efluentes Urbanos em um Reator de Leito Fluidizado Operado em Bateladas Seqüenciais. 2006. Tese (Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Henry Xavier Corseuil

CORSEUIL, H. X.. Tratamento Biológico do Esgoto Urbano em Reator de Biofilme em Bateladas Sequenciais. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Luiz Antonio Daniel

RIBEIRO, R. H. C.; SCHEMIDELL NETTO, Willibaldo; BELLI FILHO, Paulo; CORSEUIL, Henry Xavier; BERGAMASCO, Rosângela;DANIEL, L. A.. Estudo da remoção de carbono e nitrogênio de efluentes urbanos em um reator de leito fluidizado operado em bateladas seqüenciais. 2006. Tese (Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

REJANE HELENA RIBEIRO DA COSTA

COSTA, R. H. R.; TAVARES, C. R. G.;BELLI FILHO, PauloLAPOLLI, Flávio Rubens. Utilização de Reator de Leito Fluidizado Trifásico Aeróbio em Sistema de Tratamento Combinado de Águas Residuárias. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

REJANE HELENA RIBEIRO DA COSTA

COSTA, R. H. R.; SCHMIDELL NETTO, Willibaldo;BELLI FILHO, PauloCORSEUIL, Henry Xavier; BERGAMASCO, R.; DANIEL, L. A.. Estudo da remoção de carbono e nitrogênio de efluentes urbanos em um reator de leito fluidizado operado em bateladas seqüenciais. 2006. Tese (Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

REJANE HELENA RIBEIRO DA COSTA

COSTA, R. H. R.; SCHMIDELL NETTO, Willibaldo;CORSEUIL, Henry XavierHOFFMANN, Heike; SPILLER, Valéria Reginatto. Tratamento Biológico de Esgoto Urbano em Reator de Biofilme em Bateladas Seqüenciais. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Flávio Rubens Lapolli

COSTA, Rejane Helena Ribeiro daTAVARES, Célia Regina GranhenBELLI FILHO, PauloLAPOLLI, F. R.. Utilização de Reator de leito Fluidizado Trifásico Aeróbio em Sistema de Tratamento Combinado de Águas Residuárias. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Flávia Vitoi Rosa de Souza

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE UM REATOR BIOLÓGICO COM LEITO MÓVEL NO PÓS-TRATAMENTO DE REATOR ANAERÓBIO; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Espírito Santo; (Orientador);

Claudilene Milene Batista Nóbrega

ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS PARA CONSERVAÇÃO DE ÁGUA POTÁVEL COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Espírito Santo; (Orientador);

Carolina Garcia Melo Nóbrega

À definir; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Espírito Santo; (Orientador);

Ivan Bráulio Freire Bastos

Título à definir; Início: 2016; Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo; (Orientador);

Heleno Mariani Gonzales

Viabilidade Econômica para Estratégias de Conservação e Reúso de Água em Edificação Comercial de Grande Porte; 2018; Dissertação (Mestrado em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Espírito Santo,; Orientador: Rosane Hein de Campos;

Germano Kuster Valentim

CONSERVAÇÃO E APROVEITAMENTO DE FONTES ALTERNATIVAS DE ÁGUA PARA FINS NÃO POTÁVEIS EM UM RESTAURANTE INDUSTRIAL DE GRANDE PORTE; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engneharia e Desenvolvimento Sustentáv) - Universidade Federal do Espírito Santo,; Orientador: Rosane Hein de Campos;

Gabriel Dalberto Belotti Jr

DESEMPENHO DE UM REATOR ANAERÓBIO COM LEITO MÓVEL DE BIOFILME E MEMBRANA DE MICROFILTRAÇÃO NO TRATAMENTO DE ÁGUA CINZA CLARA; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia e Desenvolvimento Sustentáv) - Universidade Federal do Espírito Santo,; Orientador: Rosane Hein de Campos;

Thiago Nelo Morais

Avaliação da Transferência de metano no sentido gás-líquido e da capacidade de suprimento da desnitrificação biológica de esgoto sanitário com doadores endógenos de elétrons (metano e sulfeto de hidrogênio); 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia e Desenvolvimento Sustentáv) - Universidade Federal do Espírito Santo,; Orientador: Rosane Hein de Campos;

Camila Vidal Alves Silva

Remoção de fósforo em estação compacta de tratamento de esgotos sanitários através de precipitação química; 2009; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Rosane Hein de Campos;

Leandro Faria da Cruz

Os principais desafios encontrados em perícias judiciais trabalhistas de insalubridade e periculosidade; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Engenharia de Seg do Trabalho) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Rosane Hein de Campos;

Guilherme Valentim Gonçalves

Medidas Preventivas de Segurança do Trabalho em Estação de Tratamento de Água - Estudo de Caso; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Engenharia de Seg do Trabalho) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Rosane Hein de Campos;

Lilian Vieira Valadares

Riscos Potenciais e Medidas de Proteção na Operação de Máquinas e Equipamentos em uma Aciaria - Estudo de Caso; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Engenharia de Seg do Trabalho) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Rosane Hein de Campos;

Schubert Brunner Teles Conrado

Análise comparativa de laudos periciais de insalubridade e periculosidade: casos práticosxmodelos; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Engenharia de Seg do Trabalho) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Rosane Hein de Campos;

Ricardo Modeneze Petri

DIMENSIONAMENTO DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS EM WETLANDS CONSTRUÍDOS MODELO FRANCÊS NO CAMPUS I ⁄ UNESC; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Espírito Santo; Orientador: Rosane Hein de Campos;

Uyne Fiorotti Cordeiro

ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE EPI NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES EM EMPRESAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NA CIDADE DE ITARANA-ES; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Espírito Santo; Orientador: Rosane Hein de Campos;

Igor Binda Castiglioni

A IMPORTÂNCIA DO INVESTIMENTO EM SEGURANÇA DO TRABALHO, EM DUAS OBRAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL ? ESTUDO DE CASO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Espírito Santo; Orientador: Rosane Hein de Campos;

Tobias Schmidt

COMPARAÇÃO ENTRE O MÉTODO DE MEDIÇÃO E ESTIMATIVAS DE CONSUMO DE ÁGUA VISANDO O DIMENSIONAMENTO DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO NO CAMPUS UNESC; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Espírito Santo; Orientador: Rosane Hein de Campos;

Rafaela Corola Sirtoli

Comparação da utilização de práticas de gestão de segurança e saúde do trabalho em duas microempresas da indústria da construção civil - estudo de caso; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Espírito Santo; Orientador: Rosane Hein de Campos;

Gregor Morosine Gatti

Avaliação das características físico-químicas da água recirculante tratada por biofiltração aerada em tanques de cultivo de tilápia do Nilo; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosane Hein de Campos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Willibaldo Schmidell Netto

Estudo da Remoção de Carbono e Nitrogênio de Efluentes Urbanos em um Reator de Leito Fluidizado operado em Bateladas Sequenciais; 2006; Tese (Doutorado em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Willibaldo Schmidell Netto;

REJANE HELENA RIBEIRO DA COSTA

Utilização de Reator de Leito Fluidizado Trifásico Aeróbio em Sistema de Tratamento Combinado de Águas Residuárias; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Rejane Helena Ribeiro da Costa;

REJANE HELENA RIBEIRO DA COSTA

Estudo da Remoção de carbono e Nitrogênio de Efluentes Urbanos em um Reator de Leito Fluidizado Operado em Bateladas Seqüenciais; 2006; Tese (Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rejane Helena Ribeiro da Costa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • COSTA, R. H. R. ; CAMPOS, R. H. ; BARBOSA, S. R. ; BORTOLOTTO, A. F. . Reatores de leito fluidizado: Potencialidades para o tratamento de efluentes. Revista DAE , v. 188, p. 42-51, 2012.

  • LAMEGO NETO, L. G. ; Wager, J. ; Holtz, A.M ; CAMPOS, R. H. ; COSTA, R. H. R. . Monitoramento de Reator Híbrido em Bateladas Seqüenciais (RHBS) utilizando Testes Respirométricos. Revista AIDIS de Ingeniería y Ciencias Ambientales , v. 3, p. 62-73, 2010.

  • COSTA, R. H. R. ; CAMPOS, R. H. ; WOLFF, D. ; HOFFMANN, H. ; MARTINS, C. L. ; BELLI FILHO, P. . Pós-Tratamento de Efluentes Anaeróbios utilizando Leito Fluidizado Trifásico Aeróbio. In: Carlos Augusto Lemos Chernicharo; Adrianus Van Haandel; Bruno Coraucci Filho. (Org.). Pós-Tratamento de Efluentes de Reatores Anaeróbios. 1ed.Belo Horizonte: Segrac Editora e Gráfica, 2001, v. 2, p. 153-164.

  • Vidal, C. ; CAMPOS, R. H. ; Gonçalves, R.F . Estimativa da remoção de fósforo e produção de lodo através de precipitação química em ETE's anaero/aero. In: XXXIICongreso Interamericano de Ingenieria Sanitaria Y Ambiental AIDIS, 2010, República Dominicana. XXXII Cogreso Interamericano de Ingenieria Sanitaria Y Ambiental, 2010.

  • Caldeira, R.L.A ; Vidal, C. ; CAMPOS, R. H. ; Gonçalves, R.F . Potencial do tratamento anaeróbio de esgoto sanitário na redução da emissão de gases do efeito estufa. In: 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES, 2009, Recife. 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2009.

  • COSTA, R. H. R. ; HOFFMANN, H. ; THANS, F. C. ; RAE, M. J. ; CAMPOS, R. H. ; PLATZER, C. . Nitrification control and simultaneous denitrification via dissolved oxygen concentration in sequencing batch reactors (SBR) in a small community. In: 8th IWA Specialized Conference on Small Water and Wastewater Systems (SWWS) and 2nd IWA Specialized Conference Decentralised Water and Wastewater International Network (DEWSIN), 2008, Coimbatore. 8th IWA Specialized Conference on Small Water and Wastewater Systems (SWWS) and 2nd IWA Specialized Conference Decentralised Water and Wastewater International Network (DEWSIN), 2008. p. 22-29.

  • CAMPOS, R. H. ; SANTANNA, H. C. ; SCHMIDELL, W.N. ; COSTA, R. H. R. . Uso da Respirometria para estimativa da concentração celular ativa em Reator de Leito Fluidizado em Bateladas Sequenciais (RLFBS). In: VI Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental, 2008, Porto Alegre- RS: PUC-RS. VI Simpósio Internacionalde Qaulidade Ambiental, 2008.

  • LAMEGO NETO, L. G. ; Wager, J. ; CAMPOS, R. H. ; COSTA, R. H. R. . Monitoramento de Reator Híbrido em Bateladas Seqüenciais (RHBS) utilizando testes respirométricos. In: Congresso Interamericano AIDIS, 2008, Santiago, Chile. XXXI Congreso Interamericano AIDIS, 2008.

  • CAMPOS, R. H. ; SANTANNA, H. C. ; SCHMIDELL, W.N. ; COSTA, R. H. R. . Desempenho de reator de leito fluidizado por bateladas sequënciais submetidos a ciclos de 12 e 24 horas. In: XXXI Congreso Interamericano AIDIS, 2008, Santiago, Chile. XXXI Congreso Interamericano AIDIS, 2008.

  • CAMPOS, R. H. ; SILVA, B.S. ; SCHMIDELL, W.N. ; COSTA, R. H. R. . Desempenho de Reator de Leito Fluidizado por Bateladas Seqüenciais (RLFBS) no processo de nitrificação e desnitrificação de efluentes urbanos. In: 24° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2007. 24ºCongresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Belo Horizonte, 2007.

  • HOFFMANN, H. ; CAMPOS, R. H. ; PLATZER, C. ; COSTA, R. H. R. . Microscopia ótica como instrumento de controle da estabilidade de operação de filtro percolador para nitrificação. In: 24° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2007. 24° Congresso ABES. RJ: ABES, 2007.

  • CAMPOS, R. H. ; VELHO, V.F. ; SCHMIDELL, W.N. ; COSTA, R. H. R. . Nitrificação, desnitrificação e respiração microbiana em reator de biofilme em bateladas seqüenciais. In: XXX Congreso de la Asociación Interamericana de Ingeniería Sanitaria y Ambiental (AIDIS), 2006, Punta del Este. Anais XXX Congreso AIDIS, 2006. v. 1.

  • CAMPOS, R. H. ; SILVA, B.S. ; SCHMIDELL, W.N. ; COSTA, R. H. R. . Remoção de nitrogênio e carbono em reator de biofilme em bateladas seqüenciais (RBBS). In: VIII Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2006, Fortaleza. Anais VIII SIBESA, 2006. v. 1.

  • CAMPOS, R. H. ; THANS, F. C. ; SCHMIDELL, W.N. ; COSTA, R. H. R. . Étude de la nitrification et de la dénitrification d'effluents urbains dans un réacteur séquentiel à biomasse fixe (SBBR). In: 6éme Congrès International du GRUTTEE, 2005, Aix les Bains. Proceedings of the 6th Congres GRUTTEE. Aix les Bains: GRUTTEE, 2005. v. 1.

  • BORTOLOTTO, A. F. ; CAMPOS, R. H. ; MEDEIROS, P. ; COSTA, R. H. R. . Nitrificação e remoção de DQO de efluente urbano em reator de leito fluidizado em batelada. In: 23º Congresso de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2005, Campo Grande. Anais 23º Congresso ABES. Campo Grande: ABES, 2005. v. 1.

  • BORTOLOTTO, A. F. ; CAMPOS, R. H. ; MEDEIROS, P. ; COSTA, R. H. R. . Nitrificação e remoção biológica de efluente urbano em reator de leito fluidizado em batelada. In: 23º Congresso de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES, 2005. ANAIS 23° Congresso de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2005. v. 1.

  • BORTOLOTTO, A. F. ; CAMPOS, R. H. ; BEHAR, B. ; COSTA, R. H. R. . Reator de leito Fluidizado Seqüencial em Batelada (RLFSB) no Tratamento de Efluentes Urbanos. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Química - XV COBEQ, 2004, Curitiba. Anais XV COBEQ. Curitiba: ABEQ/UFPR/UEM, 2004. v. 1.

  • BORTOLOTTO, A. F. ; CAMPOS, R. H. ; THANS, F. C. ; COSTA, R. H. R. . Nitrificação e Remoção Carbonácea em RLFSB no Trataento de Esgoto Urbano ao Longo de uma Batelada. In: XXIX Congreso Interamericano de Ingenieria Sanitaria y Ambiental, 2004, San Juan de Porto Rico. Anais do XXIX Cngresso AIDIS, 2004. v. 1.

  • BORTOLOTTO, A. F. ; CAMPOS, R. H. ; MEDEIROS, P. ; COSTA, R. H. R. . Nitrificação de efluentes urbanos em reator de leito fluidizado seqüencial em batelada (RLFSB). In: IV Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental, 2004, Porto Alegre. Anais do IV Simpósio de Qualidade Ambiental. Porto Alegre: ABES e PUCRS, 2004. v. 1.

  • CAMPOS, R. H. ; LAVINA, C. ; WOLFF, D. B. ; COSTA, R. H. R. . Estudo de reator de leito fluidizado no tratamento de restaurante universitário utilizando dois tipos de materiais suporte poliméricos. In: XV Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2004, Curitiba. XV COBEQ. Curitiba: ABEQ/UFPR/UEM, 2004. v. 1.

  • MARTINS, C. L. ; CAMPOS, R. H. ; HOFFMANN, D. M. ; SILVEIRA, R. A. ; COSTA, R. H. R. . Desempenho de reatores de leito fluidizado trifásico aeróbio utilizando diferentes materiais suportes. In: 22° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2003, Joinville. Anais do 22° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro, RJ: ABES, 2003. v. 01. p. 84-84.

  • BARBOSA, S. R. ; CAMPOS, R. H. ; LAMEGO NETO, L. G. ; COSTA, R. H. R. . Estratégias operacionais para nitrificação/desnitrificação em reator de leito fluidizado seqüencial em batelada. In: 22° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2003, Joinville. Anais do 22° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental - Saneamento Ambiental: Ética e Responsabilidade Social. Rio de Janeiro- Rio de Janeiro: ABES, 2003. v. 01. p. 66-66.

  • CAMPOS, R. H. ; MARTINS, C. L. ; HOFFMANN, D. M. ; BELLI FILHO, P. ; COSTA, R. H. R. . Pós-Tratamento de efluente anaeróbio utilizando leito fluidizado trifásico aeróbio. In: III Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental, 2002, Porto Alegre. Anais do III Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental. Porto Alegre, RS: PUCRS, 2002.

  • CAMPOS, R. H. ; SILVEIRA, R. A. ; HOFFMANN, H. ; MARTINS, C. L. ; BELLI FILHO, P. ; COSTA, R. H. R. . Pós-tratamento de efluentes anaeróbios utilizando reator de leito fluidizado trifásico aeróbio. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Química - COBEQ, 2002, Natal, 2002.

  • MARTINS, C. L. ; CAMPOS, R. H. ; SILVEIRA, R. A. ; HOFFMANN, H. ; BELLI FILHO, P. ; COSTA, R. H. R. . Comportamento de reator de leito fluidizado trifásico aeróbio utilizando diferentes materiais suporte. In: XXVIIII Congreso Interamericano de Ingenieria Sanitaria y Ambiental, 2002, Cancun, México. Anais do XXVIII Congreso AIDIS, 2002.

  • CAMPOS, R. H. ; COSTA, R. H. R. . Utilização de reator de leito fluidizado trifásico aeróbio em sistemas de tratamento de águas residuárias. In: IV SEPEX, 2002, Florianópolis -SC. Seminário do Programa de Pós Graduação Em Engenharia Ambiental, 2002. v. 1. p. 22-29.

  • CAMPOS, R. H. ; COSTA, R. H. R. . Utilização de Reator de Leito Fluidizado Trifásico Aeróbio em Sistemas de Tratamento de Águas Residuárias. In: SEPEX, 2002, Florianópolis. IV Seminário Interno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. Florianópolis, 2002. v. 1. p. 22-29.

  • WOLFF, D. B. ; CAMPOS, R. H. ; BELLI FILHO, P. ; HOFFMANN, H. ; COSTA, R. H. R. . Avaliação de Biofilme em Reator de Leito Fluidizado Trifásico Aeróbio. In: XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 2001, João Pessoa. Anais XXI Congresso Brasileiro da ABES. Rio de Janeiro, RJ: ABES, 2001. v. 1. p. 1-8.

  • COSTA, R. H. R. ; WOLFF, D. B. ; CAMPOS, R. H. ; BELLI FILHO, P. ; ROSA, D. N. . Pós-Tratamento de efluente de um reator anaeróbio através de leito fluidizado trifásico aeróbio. In: SIBESA, 2000, Veneza. International Symposium on Sanitary and Environmental Engineering, 2000. v. 2. p. 329-332.

  • CARMO, A. C. ; LOUZADA, G. A. ; BETINI, G. H. Z. ; CAMPOS, R. H. . Mini Usina Hidroelétrica Sustentável - Estudo de Caso: Geração de Energia com Água de Chuva. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CAMPOS, R. H. . Capacitação e atualização de conhecimentos profissionais e pessoais e a difusão do desenvolvimentos científico na comunidade capixaba. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Eller, L.F.S ; Gonçalves, R.F ; CAMPOS, R. H. . Método Respirométrico e Análise de Imagem para Monitoramento de Filtro Biológico Aerado Submerso (FBAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Vidal, C. ; CAMPOS, R. H. ; Gonçalves, R.F . Remoção de Nutrientes e Produção de Água para Reuso Urbano em ETE compacta do tipo UASB-FBAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Caldeira, R.L.A ; CAMPOS, R. H. ; Vidal, C. ; Gonçalves, R.F . Potencial do Tratamento Anaeróbio de Esgoto Sanitário na Redução da Emissão de Gases do Efeito Estufa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • HOFFMANN, H. ; CAMPOS, R. H. ; PLATZER, C. ; COSTA, R. H. R. . Microscopia ótica como instrumento de controle da estabilidade de operação de filtro percolador para nitrificação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMPOS, R. H. ; SILVA, B.S. ; SCHMIDELL, W.N. ; COSTA, R. H. R. . Desempenho de um reator de leito fluidizado por bateladas seqüenciais (RLFBS) no processo de nitrificação e desnitrificação de efluentes urbanos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BORTOLOTTO, A. F. ; CAMPOS, R. H. ; MEDEIROS, P. ; COSTA, R. H. R. . Nitrificação e remoção de DQO de efluente urbano em reator de leito fluidizado em batelada. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BORTOLOTTO, A. F. ; CAMPOS, R. H. ; BEHAR, B. ; COSTA, R. H. R. . Reator de leito fluidizado seqüencial em batelada (RLFSB) no tratamento de efluente urbano. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMPOS, R. H. ; MARTINS, C. L. ; WOLFF, D. B. ; COSTA, R. H. R. . Estudo de reator de leito fluidizado no tratamento de efluente de restaurante utilizando dois tipos de materiais poliméricos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMPOS, R. H. ; BORTOLOTTO, A. F. ; MEDEIROS, P. ; COSTA, R. H. R. . Nitrificação de efluente urbano em reator de leito fluidizado em batelada (RLFB). 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BARBOSA, S. R. ; CAMPOS, R. H. ; LAMEGO NETO, L. G. ; COSTA, R. H. R. . Estratégias operacionais de nitrificação -desnitrificação em reator de leito fluidizado seqüencial em bateladas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINS, C. L. ; CAMPOS, R. H. ; HOFFMANN, D. M. ; SILVEIRA, R. A. ; COSTA, R. H. R. . Desempenho de reator de leito fluidizado utilizando diferentes materiais suporte. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMPOS, R. H. ; MARTINS, C. L. ; HOFFMANN, D. M. ; BELLI FILHO, P. ; COSTA, R. H. R. . Pós-tratamento de efluente anaeróbio utilizando reator de leito fluidizado trifásico aeróbio. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CAMPOS, R. H. ; COSTA, R. H. R. . Utilização de Reator de Leito Fluidizado Trifásico Aeróbio em Sistemas de Tratamento de Águas Residuárias. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CAMPOS, R. H. ; PLATZ, C. ; HOFFMANN, H. . 1º Congresso Estadual de Pós Graduação. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VAZ FILHO, F. A. ; SILVA FILHO, G. ; LIMA, I. P. ; GERALDI, J. W. ; ACCACIO, L. O. ; TEIXEIRA, M. L. C. ; PORTO, M. ; CAMPOS, R. H. ; BARRILE, S. R. . Cadernos Camilliani. 2012. (Editoração/Periódico).

VAZ FILHO, F. A. ; SILVA FILHO, G. ; LIMA, I. P. ; GERALDI, J. W. ; ACCACIO, L. O. ; TEIXEIRA, M. L. C. ; PORTO, M. ; CAMPOS, R. H. ; BARRILE, S. R. . Cadernos Camilliani. 2012. (Editoração/Periódico).

CAMPOS, R. H. . Otimização da Remoção de Fósforo e Nitrogênio em Reator em Batelada Seqüencial. 2008. (Relatório de pesquisa).

CAMPOS, R. H. ; SEZERINO, P.H ; PHILIPPI, L.S . Sistemas Descentralizados de Tratamento de Esgotos. 2007. .

LAPOLLI, F. R. ; MAESTRI, R.S. ; RIBEIRO, L.F. ; LAPA, K.R. ; HOFFMANN, H. ; CAMPOS, R. H. ; Hassemer, M.E.N ; BELLI FILHO, P. . Processos de Tratamento de Esgotos. 2007. .

COSTA, R. H. R. ; CAMPOS, R. H. ; Hassemer, M.E.N . Qualidade da Água e Controle da Poluição. 2007. .

COSTA, R. H. R. ; CAMPOS, R. H. ; Hassemer, M.E.N . Qualidade da Água e Controle da Poluição. 2007. .

LAPOLLI, F. R. ; MAESTRI, R.S. ; RIBEIRO, L.F. ; LAPA, K.R. ; HOFFMANN, H. ; CAMPOS, R. H. ; Hassemer, M.E.N ; BELLI FILHO, P. . Processo de Tratamento de Esgotos. 2007. .

PHILIPPI, L.S ; SEZERINO, P.H ; CAMPOS, R. H. . Sistemas Descentralizados de Tratamento de Esgotos. 2007. .

COSTA, R. H. R. ; CAMPOS, R. H. ; Hassemer, M.E.N . Qualidade da Água e Controle da Poluição. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para curso de capacitação).

LAPOLLI, F. R. ; MAESTRI, R.S. ; RIBEIRO, L.F. ; LAPA, K.R. ; HOFFMANN, H. ; CAMPOS, R. H. ; Hassemer, M.E.N ; BELLI FILHO, P. . Processos de Tratamento de Esgotos. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - O material foi desenvolvido para ser utilizado em curso de capacitação em saneamento).

PHILIPPI, L.S ; SEZERINO, P.H ; CAMPOS, R. H. . Sistemas Decentralizados de Tratamento de Esgotos. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - O material didático).

CAMPOS, R. H. . Pós-Tratamento de Efluentes Anaeróbios utilizando Técnicas Avançadas. 2001. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Conservação de Água na EMEF Zilda Andrade., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ricardo Franci Goncalves em 12/04/2018., Descrição: O objetivo principal deste projeto de ICJ é pesquisar novas técnicas de conservação de água em edificações urbanas com a participação de estudantes do ensino fundamental de uma escola municipal no Município de Vitória (ES). O projeto prevê a implantação de um sistema de conservação de água potável e o desenvolvimento de uma metodologia para controle quase que em tempo real de perdas e do desperdício deste recurso em uma escola municipal no Bairro da Penha. As ações serão realizadas em quatro etapas: - Levantamento de informações sobre o sistema hidráulico predial; - Levantamento de dados do consumo de água na escola, através da instalação de hidrômetros e utilização do sistema Aguapura Via Net (Nakagawa et al, 2009). Esse sistema prevê a participação de estudantes monitores voluntários, cuja função é realizar a leitura dos hidrômetros e alimentar o sistema informatizado de controle. - Detecção de possíveis perdas; - Instalação de equipamentos economizadores; - Realização de um Programa de Educação Ambiental na escola.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Rosane Hein de Campos - Integrante / Ricardo Franci Gonçalves - Coordenador / Fernanda Ribeiro Guzzo - Integrante / Marina Santos Memelli - Integrante / Hemily Karini Angeli - Integrante / Claudilene Milene Batista Nóbrega - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Conservação de Água em Ambientes Industriais., Descrição: Este projeto visa estudar estratégias para conservação de água potável em uma empresa de grande porte através do aproveitamento de fontes de água não potáveis. Para tanto será realizado os seguintes objetivos específicos: ? Estudar o consumo de água e a produção de diferentes correntes líquidas de águas não potáveis no complexo industrial; ? Realizar o balanço hídrico da edificação, considerando as entradas e saídas dos fluxos de água; ? Calcular os indicadores de consumo de água potável e água não potável, bem como da produção das diferentes correntes líquidas de águas residuárias; ? Desenvolver estratégias de diferentes fontes de água não potável na edificação, buscando compatibilizar os aspectos quantitativos e qualitativos das fontes geradoras e dos pontos de demanda.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosane Hein de Campos - Coordenador / Ricardo Franci Gonçalves - Integrante / Germano Kuster Valentim - Integrante / Ivan Bráulio Freire Bastos - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Estratégias para conservação de água potável através do aproveitamento de fontes não potáveis em um Shopping Center de grande porte, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ricardo Franci Goncalves em 12/04/2018., Descrição: O objetivo geral desta pesquisa é estudar estratégias para conservação de água potável em uma edificação comercial de grande porte através do aproveitamento de fontes de água não potáveis. Seus objetivos específicos são: 1. Estudar o consumo de água e a produção de diferentes correntes líquidas de águas residuárias na edificação; 2. Realizar o balanço hídrico da edificação, considerando os diferentes tipos de demanda e as várias fontes (potáveis e não potáveis) disponíveis na edificação 3. Calcular os indicadores de consumo de água potável e água não potável, bem como da produção das diferentes correntes líquidas de águas residuárias; 4. Desenvolver um plano de utilização de diferentes fontes de água não potável para fins menos nobres na edificação, buscando compatibilizar os aspectos quantitativos e qualitativos das fontes geradoras e dos pontos de demanda.... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Rosane Hein de Campos - Integrante / Ricardo Franci Gonçalves - Coordenador / Fernanda Ribeiro Guzzo - Integrante / Celso Silva Bastos - Integrante / Graciele Zavarizi Belisário - Integrante / Maria Carolina Borges Martins - Integrante / Heleno Mariani Gonzales - Integrante., Financiador(es): AFFINITY REALY SHOPPING CENTERS S.A - Cooperação.

  • 2014 - Atual

    Soluções tecnológicas integradas para potencializar a geração de biocombustíveis em estações de tratamento de esgotos que utilizam processos à base de microalgas, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ricardo Franci Goncalves em 13/04/2018., Descrição: Projeto de P,D&I financiado pela FINEP, através da Seleção Pública MCTI FINEP FNDCT 02-2013, visando o desenvolvimento de soluções tecnológicas integradas para potencializar a geração de biocombustíveis em estações de tratamento de esgotos que utilizam processos à base de microalgas... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Rosane Hein de Campos - Integrante / Ricardo Franci Gonçalves - Coordenador / Carolina Garcia Melo Nóbrega - Integrante / Juciane Silva da Motta - Integrante / Renate Wanke - Integrante.

  • 2011 - 2013

    Das águas Residuárias à Energia Sustentável e Reuso, Descrição: O objetivo da pesquisa é de desenvolver uma nova configuração de reator com biofilme (biomassa aderida sobre suporte) e com membranas submersas (RBBM) para tratamento de esgoto sanitário e de águas cinza, objetivando a produção de água de reuso em sistemas descentralizados de saneamneto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosane Hein de Campos - Integrante / Sérvio Túlio Cassini - Coordenador / Laila Vaz - Integrante / Renato Ribeiro Siman - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2013

    Saneamento Ambiental e Habitação, Descrição: Desenvolvimento de sistemas locais e descentralizados de esgotamento sanitário, com vistas ao tratamento de esgotos domésticos próximo das fontes geradoras, em especial de empreendimentos habitacionais de interesse social.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Rosane Hein de Campos - Integrante / Ricardo Franci Gonçalves - Coordenador / Jair Casagrande - Integrante / Karolyna Aguiar - Integrante / Carla Martins - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    Estudo da remoção biológica simultânea de nutrientes (fósforo e nitrogênio) de esgoto urbano através de reatores UASB e FBAS, Descrição: O objetivo principal deste projeto de pesquisa é o desenvolvimento de tecnologia apropriada para a remoção biológica de nutrientes (nitrogênio e fósforo) de esgotos urbanos, buscando soluções para o problema da eutrofização de corpos d?água de superfície no ES. Serão pesquisados configurações e procedimentos operacionais que permitam a remoção de matéria orgânica, a nitrificação e a defosfatação biológica através de biofiltros aerados submersos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rosane Hein de Campos - Integrante / Ricardo Franci Gonçalves - Coordenador / Rosilene Leroy Alves Caldeira - Integrante / Luiz Felipe Schimidt Eller - Integrante / Renato Siman - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2011

    Remoção de nutrientes e produção de água para reúso urbano em ETE compacta do tipo UASB+FBAS, Descrição: O presente projeto de pesquisa tem por objetivo estudar e adaptar a tecnologia de reatores associados, UASB seguido de Filtro Biológico Aerado Submerso (FBAS), no tratamento de esgoto sanitário através da remoção conjunta de carbono, nitrogênio e fósforo, visando o desenvolvimento de uma estação de tratamento de esgoto compacta com novas alternativas para o reúso urbano, reduzindo o potencial poluidor das águas residuárias, protegendo os mananciais de abastecimento e balneários.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rosane Hein de Campos - Coordenador / Ricardo Franci Gonçalves - Integrante / Luiz Felipe Schimidt Eller - Integrante / Gabriel Hector Fontana - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Município de Vitória - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2012

    Desenvolvimento de subsídios técnicos para a consolidação da prática do reúso de águas cinzas nas edificações brasileiras, Descrição: O presente projeto de pesquisa tem por objetivo fornecer subsídios técnicos para a consolidação da prática de reúso de águas cinza nas edificações brasileiras, de acordo com critérios e parâmetros que ssegurem o desempenho sanitário e ambiental dos sistemas de reúso, baseando-se no levantamento de informações sobre as principais normas vigentes no exterior, no levantamento de índices específicos de desempenho em casos reais no Brasil, no aperfeiçoamento de tecnologias de tratamento e na proposição de um texto base para futuras legislações específicas do país.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Rosane Hein de Campos - Integrante / Armando - Integrante / Ricardo Franci Gonçalves - Coordenador / Sérvio Túlio Cassini - Integrante / Priscilla Garozi Zancheta - Integrante / cristina Engel de Alvarez - Integrante / Asher Kiperstok - Integrante / Carla César Martins Cunha - Integrante / Renato Siman - Integrante / Jair Casagrande - Integrante / Karolyna Aguiar - Integrante / Laila Vaz - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    Redução de volume e recuparação de nutrientes da urina humana através de evaporadores solares, Descrição: O projeto tem por objetivo estudar a redução do volume e a recuperação de nutrientes na urina através de técnicas alternativas com vistas à economia de água e a redução do impacto gerado pelo lançamento dos efluentes, objetivando seu reaproveitamento como fertilizante natural e agrícola.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Rosane Hein de Campos - Integrante / Ricardo Franci Gonçalves - Coordenador / Priscilla Garozi Zancheta - Integrante / Julia Magalhães Brum Campos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Remoção de nutrientes e produção de água para reúso urbano em ETE compacta do tipo UASB+FBAS, Descrição: Este projeto de pesquisa visa estudar um sistema compacto de tratamento de esgoto sanitário, adaptando as tecnologias existentes de reator UASB seguido de Filtro Biológico Aerado Submerso (FBAS), para promover a remoção de nitrogênio através dos processos de nitrificação e desnitrificação, a remoção de fósforo pelo processo de desfosfatação físico-química e, priorizar a remoção de coliformes termotolerantes pelo processo de desinfecção (UV). Propõe-se discutir alternativas viáveis para a reutilização do efluente produzido, com o objetivo de reduzir o potencial poluidor das águas residuárias urbanas, atingindo padrões de qualidade sustentável para o ambiente aquático, e, assim, proteger os recursos hídricos beneficiando a qualidade de vida da população. Como resultado propõe um modelo de estação de tratamento de esgotos passível de inserção em ambiente urbano, de baixo impacto associados há benefícios de ordem econômica, como a mitigação de impacto ambiental e reúso urbano, contribuindo para o avanço técnico-científico da região.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rosane Hein de Campos - Integrante / Ricardo Franci Gonçalves - Coordenador / Sérvio Túlio Cassini - Integrante / Camila Vidal - Integrante.

  • 2008 - 2009

    Desenvolvimento de sistema de tratamento e recirculação de efluentes de psicultura, Descrição: A piscicultura tradicional tem como características a grande necessidade por recursos hídricos e a geração de efluente potencialmente poluidor. Há possibilidades da redução da demanda por água e da produção de efluentes. Entretanto é imperativo o desenvolvimento de tecnologias. O presente projeto busca o desenvolvimento destas tecnologias, pois apresenta características que podem propiciar avanços neste sentido. Há de se destacar que os piscicultores, além de órgãos gerenciadores de recursos hídricos, empresas de captação e tratamento de água, comunidade científica indústrias de equipamentos de controle de poluição hídrica, entre outros, apresentam-se como beneficiários diretos dos avanços a serem alcançados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosane Hein de Campos - Coordenador / Ricardo Franci Gonçalves - Integrante / Paulo Caliari - Integrante / GregorMorosine Gatti - Integrante.

  • 2005 - 2008

    Tratamento inovativo e descentralizado de esgoto sanitário, Descrição: Este projeto pesquisa a otimização da remoção de carbono, nitrogênio e fósforo de esgoto doméstico através de um reator em batelada seqüencial , no modo convencional ou híbrido (RBS ou RHSB), funcionando como sistema descentralizado de tratamento de esgoto, com o objetivo de proteção dos mananciais de abastecimento de água e balneários. O reator-piloto, do tipo lodo ativado, tem um volume de 1,4 m3 e é preenchido com material suporte para o crescimento da biomassa fixa, com funcionamento seqüencial por batelada. A pesquisa determinará os parâmetros cinéticos e de dimensionamento do sistema de tratamento, visando sua aplicação no Brasil, como sistema de tratamento descentralizado. Está em estudo também a otimização de reatores em escala real situados em um condomínio residencial localizado no município de Palhoça, SC (Sistema Madri). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Hein de Campos - Integrante / Delmira Beatriz Wolff - Integrante / Heike Hoffmann - Integrante / Rejane Helena Ribeiro da Costa - Coordenador / Bruno Sidnei Silva - Integrante / Vanessa dos Santos Souto - Integrante / Henrique da Cunha Sant'Anna - Integrante / Jairson Jorge Silva Varela - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2004 - 2005

    Desenvolvimento de Pesquisas para o Tratamento, Valorização e Monitoramento de Efluentes Líquidos e Gasosos, Descrição: Este projeto tem por objetivo apoiar a infraestrutura no desenvolvimento de pesquisas integradas no Laboratório de Efluentes Líquidos e Gasosos (LABEFLU). Estudar a tratabilidade de efluentes urbanos através de reator de leito fluidizado seqüencial em bateladas; monitorar e avaliar metodologias para redução de gases odorantes e validar metodologias e tecnologias direcionadas às pequenas e médias propriedades produtoras de suínos de SC, reduzindo a poluição ambiental proveniente nos despejos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Rosane Hein de Campos - Integrante / Paulo Belli Filho - Coordenador., Financiador(es): FUNCITEC - FAPESC - Auxílio financeiro.

  • 2002 - 2003

    Projeto de Nitrificação e Desnitrificação de Efluentes Urbanos através de Reator de Leito Fluidizado Seqüencial em Bateladas (RLFSB), Descrição: O presente projeto visa desenvolver uma nova tecnologia, inédita no Brasil, através de um sistema de tratamento de efluentes por reator de leito fluidizado trifásico seqüencial em batelada (RLFSB), aplicado aos processos de remoção da matéria orgânica e nitrogenada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rosane Hein de Campos - Integrante / Rejane Helena Ribeiro da Costa - Coordenador / Álvis Fabiula Bortolotto - Integrante / Suzele da Silva Rosa - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 1999 - 2001

    Pós-tratamento de efluentes de reatores anaeróbios - Edital 2- PROSAB, Descrição: A pesquisa realizada teve como objetivo o desenvolvimento de técnicas em tratamento de efluentes anaeróbios, fase líquida e gasosa através de reator de leito fluidizado trifásico aeróbio e biofiltro. Foram realizadas as seguintes etapas: 1. Operação e manutenção do sistema de biodezodorização de biofiltros com composto orgânico: - Amostragem composta dos gases por absorção química; - Análises laboratoriais de gravimetria, nitrogênio e COTD; - Amostragem instantânea dos gases por sacolas de coleta. 2. Operação e manutenção do reator de leito fluidizado: - Ensaios hidrodinâmicos com materiais suportes diferentes; - Análises laboratoriais DQO, COT, ST, STF,STV,SST, pH, OD, T, NTK, Nitrito, Nitrato, PT, PN, PS e coliformes; - Observações e fotos ao microscópio ótico. 3. Análises de resultados: - Tabelas, gráficos, tratamento estatístico. 4. Elaboração de relatórios sínteses e relatório final. 5. Participação em eventos.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Rosane Hein de Campos - Integrante / Delmira Beatriz Wolff - Integrante / Rejane Helena Ribeiro da Costa - Coordenador / Cláudia Lavina - Integrante / Luiz Gonzaga Lamego Neto - Integrante., Financiador(es): Caixa Econômica Federal de Tocantins - Cooperação / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 12

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2009 - 2010

    Soluções Tecnológicas apropriadas para tratamento de águas residuárias e gerenciamento de excretas no Brasil e em Angola, Descrição: O presente projeto visa a visita exploratória de pesquisadore brasileiros da Universidade Federal do Espírito Santos (UFES) à Angola e pesquisadores da Universidade Agostinho Neto (UAN) ao Brasil com o objetivo de encontrar alternativas viáveis no desenvolvimento técnico e científico para o tratamento de elfuentes, buscando reduzir o potencial poluidor das águas residuárias urbanas, atingindo padrões de qualidade sustentável para o ambiente aquático e, assim, proteger os recursos hídricos beneficiando a qualidade de vida da população. Como resultado, espera-se a elaboração de futuras propostas de atividade de cooperação em ciência e tecnologia, que venham a beneficiar, os países envolvidos, de ordem econômica, como a mitigação de impacto ambiental, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, em termos econômico-social e humanos-ambiental.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosane Hein de Campos - Integrante / Ricardo Franci Gonçalves - Coordenador / Anabela Alexandre Leitão - Integrante / Rosalina Tavares Pereira de Souza Serrão - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2004

    Remoção de Nutrientes de efluente urbano através do processo de nitrificação e desnitrificação em reator de leito fluidizado seqüencial em batelada., Descrição: Este projeto de pesquisa visa desenvolver estudos da tratabilidade de efluentes urbanos, através de RLFSB, para remoção da matéria orgânica e nitrogenda, através do processo de nitrificação e desnitrificação, afim de enquadrá-los a níveis toleráveis requeridos para despejos em corpos d'água receptores. Serão utilizados dois reatores pilotos de leito fluidizado seqüencial em batelada, preenchidos com diferentes materiais suporte, o PVC e o PET, alimentados com esgoto urbano, proveniente do bairro pantanal- Florianópolis. Será apresentado um estudo de estratégias operacionais dos ciclos, visando menor consumo de energia e melhor eficiência de remoções carbonácea e nitrogenada. Será avaliada a capacidade de degradabilidade do efluente do reator, através da análise da fase líquida. O desenvolvimento do biofilme fixado no suporte será avaliado para cada ciclo. Pretende-se assim, determinar os parâmetros de projeto e de controle operacional dos RLFSB, assim como efetuar uma análise de custos energéticos para o funcionamento do reator em escala real, visando sua utilização para nitrificação e desnitrificação de efluentes urbanos para pequenas comunidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rosane Hein de Campos - Integrante / Rejane Helena Ribeiro da Costa - Coordenador / Álvis Fabiula Bortolotto - Integrante / Felipe Castellani Thans - Integrante., Financiador(es): FUNCITEC - FAPESC - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Soluções Tecnológicas apropriadas para tratamento de águas residuárias e gerenciamento de excretas no Brasil e em Angola, Descrição: O presente projeto visa a visita exploratória de pesquisadore brasileiros da Universidade Federal do Espírito Santos (UFES) à Angola e pesquisadores da Universidade Agostinho Neto (UAN) ao Brasil com o objetivo de encontrar alternativas viáveis no desenvolvimento técnico e científico para o tratamento de elfuentes, buscando reduzir o potencial poluidor das águas residuárias urbanas, atingindo padrões de qualidade sustentável para o ambiente aquático e, assim, proteger os recursos hídricos beneficiando a qualidade de vida da população. Como resultado, espera-se a elaboração de futuras propostas de atividade de cooperação em ciência e tecnologia, que venham a beneficiar, os países envolvidos, de ordem econômica, como a mitigação de impacto ambiental, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, em termos econômico-social e humanos-ambiental.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosane Hein de Campos - Integrante / Ricardo Franci Gonçalves - Coordenador / Anabela Alexandre Leitão - Integrante / Rosalina Tavares Pereira de Souza Serrão - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2004

    Remoção de Nutrientes de efluente urbano através do processo de nitrificação e desnitrificação em reator de leito fluidizado seqüencial em batelada., Descrição: Este projeto de pesquisa visa desenvolver estudos da tratabilidade de efluentes urbanos, através de RLFSB, para remoção da matéria orgânica e nitrogenda, através do processo de nitrificação e desnitrificação, afim de enquadrá-los a níveis toleráveis requeridos para despejos em corpos d'água receptores. Serão utilizados dois reatores pilotos de leito fluidizado seqüencial em batelada, preenchidos com diferentes materiais suporte, o PVC e o PET, alimentados com esgoto urbano, proveniente do bairro pantanal- Florianópolis. Será apresentado um estudo de estratégias operacionais dos ciclos, visando menor consumo de energia e melhor eficiência de remoções carbonácea e nitrogenada. Será avaliada a capacidade de degradabilidade do efluente do reator, através da análise da fase líquida. O desenvolvimento do biofilme fixado no suporte será avaliado para cada ciclo. Pretende-se assim, determinar os parâmetros de projeto e de controle operacional dos RLFSB, assim como efetuar uma análise de custos energéticos para o funcionamento do reator em escala real, visando sua utilização para nitrificação e desnitrificação de efluentes urbanos para pequenas comunidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rosane Hein de Campos - Integrante / Rejane Helena Ribeiro da Costa - Coordenador / Álvis Fabiula Bortolotto - Integrante / Felipe Castellani Thans - Integrante., Financiador(es): FUNCITEC - FAPESC - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Soluções Tecnológicas apropriadas para tratamento de águas residuárias e gerenciamento de excretas no Brasil e em Angola, Descrição: O presente projeto visa a visita exploratória de pesquisadore brasileiros da Universidade Federal do Espírito Santos (UFES) à Angola e pesquisadores da Universidade Agostinho Neto (UAN) ao Brasil com o objetivo de encontrar alternativas viáveis no desenvolvimento técnico e científico para o tratamento de elfuentes, buscando reduzir o potencial poluidor das águas residuárias urbanas, atingindo padrões de qualidade sustentável para o ambiente aquático e, assim, proteger os recursos hídricos beneficiando a qualidade de vida da população. Como resultado, espera-se a elaboração de futuras propostas de atividade de cooperação em ciência e tecnologia, que venham a beneficiar, os países envolvidos, de ordem econômica, como a mitigação de impacto ambiental, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, em termos econômico-social e humanos-ambiental.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosane Hein de Campos - Integrante / Ricardo Franci Gonçalves - Coordenador / Anabela Alexandre Leitão - Integrante / Rosalina Tavares Pereira de Souza Serrão - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2004

    Remoção de Nutrientes de efluente urbano através do processo de nitrificação e desnitrificação em reator de leito fluidizado seqüencial em batelada., Descrição: Este projeto de pesquisa visa desenvolver estudos da tratabilidade de efluentes urbanos, através de RLFSB, para remoção da matéria orgânica e nitrogenda, através do processo de nitrificação e desnitrificação, afim de enquadrá-los a níveis toleráveis requeridos para despejos em corpos d'água receptores. Serão utilizados dois reatores pilotos de leito fluidizado seqüencial em batelada, preenchidos com diferentes materiais suporte, o PVC e o PET, alimentados com esgoto urbano, proveniente do bairro pantanal- Florianópolis. Será apresentado um estudo de estratégias operacionais dos ciclos, visando menor consumo de energia e melhor eficiência de remoções carbonácea e nitrogenada. Será avaliada a capacidade de degradabilidade do efluente do reator, através da análise da fase líquida. O desenvolvimento do biofilme fixado no suporte será avaliado para cada ciclo. Pretende-se assim, determinar os parâmetros de projeto e de controle operacional dos RLFSB, assim como efetuar uma análise de custos energéticos para o funcionamento do reator em escala real, visando sua utilização para nitrificação e desnitrificação de efluentes urbanos para pequenas comunidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rosane Hein de Campos - Integrante / Rejane Helena Ribeiro da Costa - Coordenador / Álvis Fabiula Bortolotto - Integrante / Felipe Castellani Thans - Integrante., Financiador(es): FUNCITEC - FAPESC - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Soluções Tecnológicas apropriadas para tratamento de águas residuárias e gerenciamento de excretas no Brasil e em Angola, Descrição: O presente projeto visa a visita exploratória de pesquisadore brasileiros da Universidade Federal do Espírito Santos (UFES) à Angola e pesquisadores da Universidade Agostinho Neto (UAN) ao Brasil com o objetivo de encontrar alternativas viáveis no desenvolvimento técnico e científico para o tratamento de elfuentes, buscando reduzir o potencial poluidor das águas residuárias urbanas, atingindo padrões de qualidade sustentável para o ambiente aquático e, assim, proteger os recursos hídricos beneficiando a qualidade de vida da população. Como resultado, espera-se a elaboração de futuras propostas de atividade de cooperação em ciência e tecnologia, que venham a beneficiar, os países envolvidos, de ordem econômica, como a mitigação de impacto ambiental, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, em termos econômico-social e humanos-ambiental.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosane Hein de Campos - Integrante / Ricardo Franci Gonçalves - Coordenador / Anabela Alexandre Leitão - Integrante / Rosalina Tavares Pereira de Souza Serrão - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2004

    Remoção de Nutrientes de efluente urbano através do processo de nitrificação e desnitrificação em reator de leito fluidizado seqüencial em batelada., Descrição: Este projeto de pesquisa visa desenvolver estudos da tratabilidade de efluentes urbanos, através de RLFSB, para remoção da matéria orgânica e nitrogenda, através do processo de nitrificação e desnitrificação, afim de enquadrá-los a níveis toleráveis requeridos para despejos em corpos d'água receptores. Serão utilizados dois reatores pilotos de leito fluidizado seqüencial em batelada, preenchidos com diferentes materiais suporte, o PVC e o PET, alimentados com esgoto urbano, proveniente do bairro pantanal- Florianópolis. Será apresentado um estudo de estratégias operacionais dos ciclos, visando menor consumo de energia e melhor eficiência de remoções carbonácea e nitrogenada. Será avaliada a capacidade de degradabilidade do efluente do reator, através da análise da fase líquida. O desenvolvimento do biofilme fixado no suporte será avaliado para cada ciclo. Pretende-se assim, determinar os parâmetros de projeto e de controle operacional dos RLFSB, assim como efetuar uma análise de custos energéticos para o funcionamento do reator em escala real, visando sua utilização para nitrificação e desnitrificação de efluentes urbanos para pequenas comunidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rosane Hein de Campos - Integrante / Rejane Helena Ribeiro da Costa - Coordenador / Álvis Fabiula Bortolotto - Integrante / Felipe Castellani Thans - Integrante., Financiador(es): FUNCITEC - FAPESC - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Soluções Tecnológicas apropriadas para tratamento de águas residuárias e gerenciamento de excretas no Brasil e em Angola, Descrição: O presente projeto visa a visita exploratória de pesquisadore brasileiros da Universidade Federal do Espírito Santos (UFES) à Angola e pesquisadores da Universidade Agostinho Neto (UAN) ao Brasil com o objetivo de encontrar alternativas viáveis no desenvolvimento técnico e científico para o tratamento de elfuentes, buscando reduzir o potencial poluidor das águas residuárias urbanas, atingindo padrões de qualidade sustentável para o ambiente aquático e, assim, proteger os recursos hídricos beneficiando a qualidade de vida da população. Como resultado, espera-se a elaboração de futuras propostas de atividade de cooperação em ciência e tecnologia, que venham a beneficiar, os países envolvidos, de ordem econômica, como a mitigação de impacto ambiental, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, em termos econômico-social e humanos-ambiental.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosane Hein de Campos - Integrante / Ricardo Franci Gonçalves - Coordenador / Anabela Alexandre Leitão - Integrante / Rosalina Tavares Pereira de Souza Serrão - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2004

    Remoção de Nutrientes de efluente urbano através do processo de nitrificação e desnitrificação em reator de leito fluidizado seqüencial em batelada., Descrição: Este projeto de pesquisa visa desenvolver estudos da tratabilidade de efluentes urbanos, através de RLFSB, para remoção da matéria orgânica e nitrogenda, através do processo de nitrificação e desnitrificação, afim de enquadrá-los a níveis toleráveis requeridos para despejos em corpos d'água receptores. Serão utilizados dois reatores pilotos de leito fluidizado seqüencial em batelada, preenchidos com diferentes materiais suporte, o PVC e o PET, alimentados com esgoto urbano, proveniente do bairro pantanal- Florianópolis. Será apresentado um estudo de estratégias operacionais dos ciclos, visando menor consumo de energia e melhor eficiência de remoções carbonácea e nitrogenada. Será avaliada a capacidade de degradabilidade do efluente do reator, através da análise da fase líquida. O desenvolvimento do biofilme fixado no suporte será avaliado para cada ciclo. Pretende-se assim, determinar os parâmetros de projeto e de controle operacional dos RLFSB, assim como efetuar uma análise de custos energéticos para o funcionamento do reator em escala real, visando sua utilização para nitrificação e desnitrificação de efluentes urbanos para pequenas comunidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rosane Hein de Campos - Integrante / Rejane Helena Ribeiro da Costa - Coordenador / Álvis Fabiula Bortolotto - Integrante / Felipe Castellani Thans - Integrante., Financiador(es): FUNCITEC - FAPESC - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Soluções Tecnológicas apropriadas para tratamento de águas residuárias e gerenciamento de excretas no Brasil e em Angola, Descrição: O presente projeto visa a visita exploratória de pesquisadore brasileiros da Universidade Federal do Espírito Santos (UFES) à Angola e pesquisadores da Universidade Agostinho Neto (UAN) ao Brasil com o objetivo de encontrar alternativas viáveis no desenvolvimento técnico e científico para o tratamento de elfuentes, buscando reduzir o potencial poluidor das águas residuárias urbanas, atingindo padrões de qualidade sustentável para o ambiente aquático e, assim, proteger os recursos hídricos beneficiando a qualidade de vida da população. Como resultado, espera-se a elaboração de futuras propostas de atividade de cooperação em ciência e tecnologia, que venham a beneficiar, os países envolvidos, de ordem econômica, como a mitigação de impacto ambiental, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, em termos econômico-social e humanos-ambiental.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosane Hein de Campos - Integrante / Ricardo Franci Gonçalves - Coordenador / Anabela Alexandre Leitão - Integrante / Rosalina Tavares Pereira de Souza Serrão - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2004

    Remoção de Nutrientes de efluente urbano através do processo de nitrificação e desnitrificação em reator de leito fluidizado seqüencial em batelada., Descrição: Este projeto de pesquisa visa desenvolver estudos da tratabilidade de efluentes urbanos, através de RLFSB, para remoção da matéria orgânica e nitrogenda, através do processo de nitrificação e desnitrificação, afim de enquadrá-los a níveis toleráveis requeridos para despejos em corpos d'água receptores. Serão utilizados dois reatores pilotos de leito fluidizado seqüencial em batelada, preenchidos com diferentes materiais suporte, o PVC e o PET, alimentados com esgoto urbano, proveniente do bairro pantanal- Florianópolis. Será apresentado um estudo de estratégias operacionais dos ciclos, visando menor consumo de energia e melhor eficiência de remoções carbonácea e nitrogenada. Será avaliada a capacidade de degradabilidade do efluente do reator, através da análise da fase líquida. O desenvolvimento do biofilme fixado no suporte será avaliado para cada ciclo. Pretende-se assim, determinar os parâmetros de projeto e de controle operacional dos RLFSB, assim como efetuar uma análise de custos energéticos para o funcionamento do reator em escala real, visando sua utilização para nitrificação e desnitrificação de efluentes urbanos para pequenas comunidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rosane Hein de Campos - Integrante / Rejane Helena Ribeiro da Costa - Coordenador / Álvis Fabiula Bortolotto - Integrante / Felipe Castellani Thans - Integrante., Financiador(es): FUNCITEC - FAPESC - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Soluções Tecnológicas apropriadas para tratamento de águas residuárias e gerenciamento de excretas no Brasil e em Angola, Descrição: O presente projeto visa a visita exploratória de pesquisadore brasileiros da Universidade Federal do Espírito Santos (UFES) à Angola e pesquisadores da Universidade Agostinho Neto (UAN) ao Brasil com o objetivo de encontrar alternativas viáveis no desenvolvimento técnico e científico para o tratamento de elfuentes, buscando reduzir o potencial poluidor das águas residuárias urbanas, atingindo padrões de qualidade sustentável para o ambiente aquático e, assim, proteger os recursos hídricos beneficiando a qualidade de vida da população. Como resultado, espera-se a elaboração de futuras propostas de atividade de cooperação em ciência e tecnologia, que venham a beneficiar, os países envolvidos, de ordem econômica, como a mitigação de impacto ambiental, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, em termos econômico-social e humanos-ambiental.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosane Hein de Campos - Integrante / Ricardo Franci Gonçalves - Coordenador / Anabela Alexandre Leitão - Integrante / Rosalina Tavares Pereira de Souza Serrão - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2004

    Remoção de Nutrientes de efluente urbano através do processo de nitrificação e desnitrificação em reator de leito fluidizado seqüencial em batelada., Descrição: Este projeto de pesquisa visa desenvolver estudos da tratabilidade de efluentes urbanos, através de RLFSB, para remoção da matéria orgânica e nitrogenda, através do processo de nitrificação e desnitrificação, afim de enquadrá-los a níveis toleráveis requeridos para despejos em corpos d'água receptores. Serão utilizados dois reatores pilotos de leito fluidizado seqüencial em batelada, preenchidos com diferentes materiais suporte, o PVC e o PET, alimentados com esgoto urbano, proveniente do bairro pantanal- Florianópolis. Será apresentado um estudo de estratégias operacionais dos ciclos, visando menor consumo de energia e melhor eficiência de remoções carbonácea e nitrogenada. Será avaliada a capacidade de degradabilidade do efluente do reator, através da análise da fase líquida. O desenvolvimento do biofilme fixado no suporte será avaliado para cada ciclo. Pretende-se assim, determinar os parâmetros de projeto e de controle operacional dos RLFSB, assim como efetuar uma análise de custos energéticos para o funcionamento do reator em escala real, visando sua utilização para nitrificação e desnitrificação de efluentes urbanos para pequenas comunidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rosane Hein de Campos - Integrante / Rejane Helena Ribeiro da Costa - Coordenador / Álvis Fabiula Bortolotto - Integrante / Felipe Castellani Thans - Integrante., Financiador(es): FUNCITEC - FAPESC - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Soluções Tecnológicas apropriadas para tratamento de águas residuárias e gerenciamento de excretas no Brasil e em Angola, Descrição: O presente projeto visa a visita exploratória de pesquisadore brasileiros da Universidade Federal do Espírito Santos (UFES) à Angola e pesquisadores da Universidade Agostinho Neto (UAN) ao Brasil com o objetivo de encontrar alternativas viáveis no desenvolvimento técnico e científico para o tratamento de elfuentes, buscando reduzir o potencial poluidor das águas residuárias urbanas, atingindo padrões de qualidade sustentável para o ambiente aquático e, assim, proteger os recursos hídricos beneficiando a qualidade de vida da população. Como resultado, espera-se a elaboração de futuras propostas de atividade de cooperação em ciência e tecnologia, que venham a beneficiar, os países envolvidos, de ordem econômica, como a mitigação de impacto ambiental, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, em termos econômico-social e humanos-ambiental.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosane Hein de Campos - Integrante / Ricardo Franci Gonçalves - Coordenador / Anabela Alexandre Leitão - Integrante / Rosalina Tavares Pereira de Souza Serrão - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2004

    Remoção de Nutrientes de efluente urbano através do processo de nitrificação e desnitrificação em reator de leito fluidizado seqüencial em batelada., Descrição: Este projeto de pesquisa visa desenvolver estudos da tratabilidade de efluentes urbanos, através de RLFSB, para remoção da matéria orgânica e nitrogenda, através do processo de nitrificação e desnitrificação, afim de enquadrá-los a níveis toleráveis requeridos para despejos em corpos d'água receptores. Serão utilizados dois reatores pilotos de leito fluidizado seqüencial em batelada, preenchidos com diferentes materiais suporte, o PVC e o PET, alimentados com esgoto urbano, proveniente do bairro pantanal- Florianópolis. Será apresentado um estudo de estratégias operacionais dos ciclos, visando menor consumo de energia e melhor eficiência de remoções carbonácea e nitrogenada. Será avaliada a capacidade de degradabilidade do efluente do reator, através da análise da fase líquida. O desenvolvimento do biofilme fixado no suporte será avaliado para cada ciclo. Pretende-se assim, determinar os parâmetros de projeto e de controle operacional dos RLFSB, assim como efetuar uma análise de custos energéticos para o funcionamento do reator em escala real, visando sua utilização para nitrificação e desnitrificação de efluentes urbanos para pequenas comunidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rosane Hein de Campos - Integrante / Rejane Helena Ribeiro da Costa - Coordenador / Álvis Fabiula Bortolotto - Integrante / Felipe Castellani Thans - Integrante., Financiador(es): FUNCITEC - FAPESC - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Soluções Tecnológicas apropriadas para tratamento de águas residuárias e gerenciamento de excretas no Brasil e em Angola, Descrição: O presente projeto visa a visita exploratória de pesquisadore brasileiros da Universidade Federal do Espírito Santos (UFES) à Angola e pesquisadores da Universidade Agostinho Neto (UAN) ao Brasil com o objetivo de encontrar alternativas viáveis no desenvolvimento técnico e científico para o tratamento de elfuentes, buscando reduzir o potencial poluidor das águas residuárias urbanas, atingindo padrões de qualidade sustentável para o ambiente aquático e, assim, proteger os recursos hídricos beneficiando a qualidade de vida da população. Como resultado, espera-se a elaboração de futuras propostas de atividade de cooperação em ciência e tecnologia, que venham a beneficiar, os países envolvidos, de ordem econômica, como a mitigação de impacto ambiental, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, em termos econômico-social e humanos-ambiental.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2003 - 2004

    Remoção de Nutrientes de efluente urbano através do processo de nitrificação e desnitrificação em reator de leito fluidizado seqüencial em batelada., Descrição: Este projeto de pesquisa visa desenvolver estudos da tratabilidade de efluentes urbanos, através de RLFSB, para remoção da matéria orgânica e nitrogenda, através do processo de nitrificação e desnitrificação, afim de enquadrá-los a níveis toleráveis requeridos para despejos em corpos d'água receptores. Serão utilizados dois reatores pilotos de leito fluidizado seqüencial em batelada, preenchidos com diferentes materiais suporte, o PVC e o PET, alimentados com esgoto urbano, proveniente do bairro pantanal- Florianópolis. Será apresentado um estudo de estratégias operacionais dos ciclos, visando menor consumo de energia e melhor eficiência de remoções carbonácea e nitrogenada. Será avaliada a capacidade de degradabilidade do efluente do reator, através da análise da fase líquida. O desenvolvimento do biofilme fixado no suporte será avaliado para cada ciclo. Pretende-se assim, determinar os parâmetros de projeto e de controle operacional dos RLFSB, assim como efetuar uma análise de custos energéticos para o funcionamento do reator em escala real, visando sua utilização para nitrificação e desnitrificação de efluentes urbanos para pequenas comunidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rosane Hein de Campos - Integrante / Rejane Helena Ribeiro da Costa - Coordenador / Álvis Fabiula Bortolotto - Integrante / Felipe Castellani Thans - Integrante.Financiador(es): FUNCITEC - FAPESC - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Soluções Tecnológicas apropriadas para tratamento de águas residuárias e gerenciamento de excretas no Brasil e em Angola, Descrição: O presente projeto visa a visita exploratória de pesquisadore brasileiros da Universidade Federal do Espírito Santos (UFES) à Angola e pesquisadores da Universidade Agostinho Neto (UAN) ao Brasil com o objetivo de encontrar alternativas viáveis no desenvolvimento técnico e científico para o tratamento de elfuentes, buscando reduzir o potencial poluidor das águas residuárias urbanas, atingindo padrões de qualidade sustentável para o ambiente aquático e, assim, proteger os recursos hídricos beneficiando a qualidade de vida da população. Como resultado, espera-se a elaboração de futuras propostas de atividade de cooperação em ciência e tecnologia, que venham a beneficiar, os países envolvidos, de ordem econômica, como a mitigação de impacto ambiental, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, em termos econômico-social e humanos-ambiental.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosane Hein de Campos - Integrante / Ricardo Franci Gonçalves - Coordenador / Anabela Alexandre Leitão - Integrante / Rosalina Tavares Pereira de Souza Serrão - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2004

    Remoção de Nutrientes de efluente urbano através do processo de nitrificação e desnitrificação em reator de leito fluidizado seqüencial em batelada., Descrição: Este projeto de pesquisa visa desenvolver estudos da tratabilidade de efluentes urbanos, através de RLFSB, para remoção da matéria orgânica e nitrogenda, através do processo de nitrificação e desnitrificação, afim de enquadrá-los a níveis toleráveis requeridos para despejos em corpos d'água receptores. Serão utilizados dois reatores pilotos de leito fluidizado seqüencial em batelada, preenchidos com diferentes materiais suporte, o PVC e o PET, alimentados com esgoto urbano, proveniente do bairro pantanal- Florianópolis. Será apresentado um estudo de estratégias operacionais dos ciclos, visando menor consumo de energia e melhor eficiência de remoções carbonácea e nitrogenada. Será avaliada a capacidade de degradabilidade do efluente do reator, através da análise da fase líquida. O desenvolvimento do biofilme fixado no suporte será avaliado para cada ciclo. Pretende-se assim, determinar os parâmetros de projeto e de controle operacional dos RLFSB, assim como efetuar uma análise de custos energéticos para o funcionamento do reator em escala real, visando sua utilização para nitrificação e desnitrificação de efluentes urbanos para pequenas comunidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rosane Hein de Campos - Integrante / Rejane Helena Ribeiro da Costa - Coordenador / Álvis Fabiula Bortolotto - Integrante / Felipe Castellani Thans - Integrante., Financiador(es): FUNCITEC - FAPESC - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - Atual

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora e Orientadora, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Atua como professora e Orientadora de alunos no Mestrado Profissional em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável -UFES.

  • 2017 - 2017

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Convidada, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Ministrei a disciplina de ?Metodologia da Pesquisa? na 18ª turma do Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho da Universidade Federal do Espírito Santo- UFES, oferecido pelo Departamento de Engenharia Ambiental, com carga horária de 16h/a.

  • 2017 - 2017

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Convidada, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Disciplina:Laudos e Perícias na 18ª turma do Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho da Universidade Federal do Espírito Santo -UFES, oferecido pelo Departamento de Engenharia Ambiental, com carga horária de 20h/a.

  • 2017 - 2017

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Disciplina " Seminários 2" do Mestrado profissional em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável-UFES.

  • 2016 - 2016

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Disciplina de Conservação e Reuso de Água.

  • 2015 - 2015

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Disciplina de Sistema de Coleta , Transporte e Tratamento de Esgoto Sanitário.

  • 2014 - 2014

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Disciplina de Sistema de Coleta e Transporte de Esgoto Sanitário de em conjunto com o prof. Ricardo Franci Gonçalves.

  • 2012 - 2012

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Convidada

    Outras informações:
    Professora convidada para ministrar a disciplina de Laudos Periciais com carga horária de 20h, no curso de Pós-Graduação "Lato Senso" - Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho.

  • 2011 - 2011

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Voluntária, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Ministrar aula de Higiene e Segurança do Trabalho para o Curso de Engenharia de Produção

  • 2010 - 2011

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Voluntária, Carga horária: 20

    Outras informações:
    COORDENADORA DE PROJETO DE PESQUISA aprovado pela FACITEC. Desenvolve atividades de apoio e liderança da equipe técnica nas pesquisas relacionadas aos processos de tratamento de esgoto (remoção carbonácea e de nutrientes, biogás, reuso, entre outros), reuso de águas cinza, higiene e segurança do trabalho e demais pesquisas condizentes com a titulação.

  • 2008 - 2010

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Bolsista RECÉM-DOUTOR - PRODOC, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    A pesquisa foidesenvolvida na produção de água para reúso urbano e produção de biogás a partir de estações compactas de tratamento de esgoto. Visando a remoção de nutrientes como nitrogênio e fósforo na ETE compacta.

  • 2009 - 2009

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora Convidada

    Outras informações:
    Ministrar a disciplina de Laudos Periciais (20 h/a) no Curso de Pós-Graduação "Lato Senso" - Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho.

  • 2008 - 2009

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Bolsista RECÉM- DOUTOR -PRODOC, Enquadramento Funcional: Professora voluntária, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Ensino. Engenharia Civil: Graduação. Disciplina ministrada: Higiene e Segurança do Trabalho

    Atividades

    • 06/2009 - 09/2009

      Ensino, Pós-Graduação em Engenharia de Seg do Trabalho, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Laudos Periciais

    • 08/2008 - 07/2009

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Higiene e Segurança do Trabalho

  • 2016 - Atual

    Centro Universitário do Espírito Santo

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Professora das disciplinas: - Formação do Engenheiro para o curso de Engenharia Civil (60 h/a); - AEED Integradora: Tecnologias da Construção Limpa e Sustentável (60 h/a); - Fundamentos de Segurança do Trabalho para os cursos de Engenharia Civil (48 h/a) e Engenharia Mecânica (48 h/a).

  • 2017 - 2017

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Ministrar aulas de Fundamentos da Engenharia de Segurança no Curso de Engenharia Civil.

  • 2005 - 2008

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Bolsista DTI-CNPq, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Esta bolsa está vinculada ao Edital 14/2004- DTI CNPq- Projetos de Desenvolvimento Tecnológico e de Inovação. Este projeto pesquisa a otimização da remoção de carbono, nitrogênio e fósforo de esgoto doméstico através de um reator em batelada seqüencial , no modo convencional ou híbrido (RBS ou RHSB), funcionando como sistema descentralizado de tratamento de esgoto, com o objetivo de proteção dos mananciais de abastecimento de água e balneários. O reator-piloto, do tipo lodo ativado, tem um volume de 1,4 m3 e é preenchido com material suporte para o crescimento da biomassa fixa, com funcionamento seqüencial por batelada. A pesquisa determinará os parâmetros cinéticos e de dimensionamento do sistema de tratamento, visando sua aplicação no Brasil, como sistema de tratamento descentralizado. Está em estudo também a otimização de reatores em escala real situados em um condomínio residencial localizado no município de Palhoça, SC (Sistema Madri)

  • 2001 - 2001

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Bolsista DTI-RHAE, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Esta bolsa estava vinculada ao Edital 2 - PROSAB. A pesquisa realizada teve como objetivo o desenvolvimento de técnicas em tratamento de efluentes anaeróbios, fase líquida e gasosa através de reator de leito fluidizado trifásico aeróbio e biofiltro. Foram realizadas as seguintes etapas: 1. Operação e manutenção do sistema de biodezodorização de biofiltros com composto orgânico: - Amostragem composta dos gases por absorção química; - Análises laboratoriais de gravimetria, nitrogênio e COTD; - Amostragem instantânea dos gases por sacolas de coleta. 2. Operação e manutenção do reator de leito fluidizado: - Ensaios hidrodinâmicos com materiais suportes diferentes; - Análises laboratoriais DQO, COT, ST, STF,STV,SST, pH, OD, T, NTK, Nitrito, Nitrato, PT, PN, PS e coliformes; - Observações e fotos ao microscópio ótico. 3. Análises de resultados: - Tabelas, gráficos, tratamento estatístico. 4. Elaboração de relatórios sínteses e relatório final. 5. Participação em eventos.

    Atividades

    • 08/2007 - 08/2007

      Treinamentos ministrados , RECESA, .,Treinamentos ministrados, Foi ministrado 32h do Curso de Qualidade da Água e Controle da Poluição, sendo 16h ministrado em Araranguá-SC e 16h ministrado em Florianópolis-SC

    • 08/2007 - 08/2007

      Treinamentos ministrados , RECESA, .,Treinamentos ministrados, Foi ministrado 4h/aula do Curso de Processos Biológicos de Tratamento de Efluentes (Reatores de Biomassa Fixa) na cidade de Joaçaba/SC

    • 06/2007 - 08/2007

      Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Atuou junto com os professores titulares na disciplina de Processos Biológicos em Engenharia Ambiental, ministrando sobre Lodos Ativados e Remoção de Nutrientes

    • 06/2001 - 09/2001

      Direção e administração, Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Sanitária.,Cargo ou função, Gerenciamento do Projeto de Pesquisa.

  • 2016 - Atual

    Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Autônoma

    Outras informações:
    Perícias de Insalubridade e Periculosidade.

  • 2015 - 2015

    Centro Universitário São Camilo (ES)

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental, Carga horária: 40

  • 2014 - 2015

    Centro Universitário São Camilo (ES)

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Ministra a disciplina de Engenharia do Meio Ambiente e Introdução à Engenharia Civil

  • 2011 - 2015

    Centro Universitário São Camilo (ES)

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do curso de Engenharia Civil, Carga horária: 40

    Atividades

    • 08/2014 - 12/2015

      Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia do Meio Ambiente, Introdução à Engenharia Civil

    • 10/2011 - 12/2015

      Direção e administração, Campus I, .,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Engenharia Civil.

  • 1995 - 1998

    Justiça do Trabalho

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Autônomo, Carga horária: 0

    Outras informações:
    Elaboração de laudos técnicos de insalubridade e/ou periculosidade para as JCJs das cidades de Cruz Alta, Carazinho, Passo Fundo, Ijuí, Santo Ângelo e Santa Rosa.

    Atividades

    • 11/1995 - 05/1998

      Serviços técnicos especializados , Tribunal Regional do Tratalho, Cruz Alta Carazinho Santo Ângelo Santa Rosa Ijuí Passo Fundo.,Serviço realizado, Perícia de insalubridade e/ou periculosidade.

  • 1997 - 1998

    Poder Judiciário

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Autônoma, Carga horária: 0

    Outras informações:
    Atuação como perita, em processos de insalubridade e/ou periculosidade e em acidente do trabalho, nas cidades de Espumoso e Palmeira das Missões.

  • 1995 - 1996

    Poder Judiciário

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Autônoma, Carga horária: 0

    Outras informações:
    Atuação como perita em avaliações de imóveis, na cidade de Ibirubá.

    Atividades

    • 01/1997

      Serviços técnicos especializados , Vara Civil, Espumoso e Palmeira das Missões.,Serviço realizado, Elaboração de laudos de insalubridade e/ou periculosidade.

    • 07/1995 - 06/1996

      Serviços técnicos especializados , Poder Judiciário, Ibirubá.,Serviço realizado, Avaliação de imóveis.

  • 1995 - 1996

    Escritório de Engenharia

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Autônoma, Carga horária: 0

    Outras informações:
    Atuação como engenheira civil em projetos (arquitetônico, hidro-sanitário e elétrico), execução de obras (industrial, comercial e residencial), na cidade de Ibirubá-RS

  • 1993 - 1994

    Escritório de Engenharia

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Autônoma, Carga horária: 0

    Outras informações:
    Atuação em projetos arquitetônicos, hidro-sanitários, elétrico, e estrutural, desmembramentos e regularizações de obras (comerciais e residenciais), atuando na cidade de Pelotas -RS.

    Atividades

    • 03/1993 - 12/1994

      Outras atividades técnico-científicas , Escritório de Engenharia, Escritório de Engenharia.,Atividade realizada, Atuação como engenheira civil em projetos e execução de obras.

  • 1986 - 1993

    Prefeitura Municipal de Pelotas

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Desenhista, Carga horária: 36

    Outras informações:
    Atuação como desenhista do Serviço de Patrimônio Imobiliário, realizando atividades de projetos e croquis referentes as áreas existentes no município; informações a comunidade de áreas pertencentes ou não do município por meio de requerimentos e por atendimento ao público; outras atividades afins.