Verônica Copque Silva

Enfermeira mestre em saúde coletiva, especialista em saúde pública, com ênfase em saúde da família. Atuação nas áreas assistencial, ensino de graduação e pós-graduação. Pesquisadora nas áreas de planejamento e gestão em saúde. Atualmente atuando na área de auditoria do SUS e educação.

Informações coletadas do Lattes em 07/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Saúde Comunitária

2012 - 2014

Instituto de Saúde Coletiva
Título: Avaliação da implantação da atenção à hipertensão arterial sistêmica em equipes de saúde da família: estudo de caso, Ano de Obtenção: 2015
Dra. Ana Luíza Queirós Vilasbôas.Palavras-chave: Atenção primária; Hipertensão arterial sistêmica; Avaliação em saúde.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.

Especialização em Educação na saúde para preceptores do SUS

2013 - 2014

HOSPITAL SÍRIO-LIBANÊS (SP)
Título: A educação permanente em saúde e o processo de mediação da integração ensino e serviço: relato de experiência
Orientador: Luciana Chaves

Especialização em RESIDÊNCIA EM MEDICINA SOCIAL

2005 - 2007

Instituto de Saúde Coletiva
Título: CONSELHOS LOCAIS DE SAÚDE:REPRESENTAÇÃO DE PROFISSIONAIS E USUÁRIOS
Orientador: SÍLVIO MEDINA
Bolsista do(a): SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA, SESAB, Brasil.

Graduação em ENFERMAGEM

2000 - 2004

Escola de Enfermagem UFBa
Título: A QUESTÃO RACIAL NA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UFBA
Orientador: CLIMENE LAURA DE CAMARGO

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Química

1995 - 1998

Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia

Formação complementar

2016 - 2016

formação de educadores para curso de aperfeiçoamento em Educação Popular em. (Carga horária: 40h). , SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA, SESAB, Brasil.

2016 - 2016

sobre educação em saúde. (Carga horária: 100h). , SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA, SESAB, Brasil.

2013 - 2013

saúde mental, novos modelos de gestão e atenção à saúde mental. (Carga horária: 3h). , CENTRO ESTADUAL DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR, CESAT, Brasil.

2011 - 2012

Prevenção e controle de violências contra grupos vulneráveis. (Carga horária: 76h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2011 - 2011

como tratar as feridas e necrose óssea na anemia falciforme. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2011 - 2011

Introdutório das Equipes de Saúde da Família. (Carga horária: 40h). , SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA, SESAB, Brasil.

2011 - 2011

integração dos Enfermeiros que atuam na atenção às gestantes. (Carga horária: 8h). , SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA, SESAB, Brasil.

2011 - 2011

Formação de tutores da rede Amameta Brasil. (Carga horária: 40h). , Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde, UNASUS, Brasil.

2010 - 2010

formação para profissionais do Projeto Consultório de Rua. (Carga horária: 24h). , CENTRO DE ESTUDOS E TERAPIA DO ABUSO DE DROGAS, CETAD/UFBA, Brasil.

2009 - 2009

sistema de tratamento de feridas. (Carga horária: 2h). , SECRETARIA DE SAÚDE DE CAMAÇARI, SESAU, Brasil.

2008 - 2009

Controle e Assistência da TuberculoSe. (Carga horária: 90h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2008 - 2008

Oficina de manejo clínico das infecções sexualmente transmissíveis. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Saúde de Lauro de Freitas, SMS L. FREITAS, Brasil.

2007 - 2007

Curso de Capacitação em saúde Integral do Adolescente. (Carga horária: 24h). , SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA, SESAB, Brasil.

2007 - 2007

Capacitação em Doença Falciforme. (Carga horária: 16h). , Secretaria de Saúde de Lauro de Freitas, SMS L. FREITAS, Brasil.

2007 - 2007

sobre tratamento de feridas. (Carga horária: 8h). , Secretaria de Saúde de Lauro de Freitas, SMS L. FREITAS, Brasil.

2007 - 2007

capacitação técnico pedagógica para docentes- Formação profissional do ACS. (Carga horária: 40h). , SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA, SESAB, Brasil.

2005 - 2005

treinamento introdutório das equipes de saúde da família. (Carga horária: 40h). , SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA, SESAB, Brasil.

2001 - 2004

PROGRAMA ESPECIAL DE TREINAMENTO PET ENFERMAGEM. (Carga horária: 1920h). , ESCOLA DE ENFERMAGEM UFBA, EEUFBA, Brasil.

2002 - 2002

EPI INFO. (Carga horária: 40h). , ESCOLA DE ENFERMAGEM UFBA, EEUFBA, Brasil.

2001 - 2001

Metodologia da pesquisa. (Carga horária: 24h). , ESCOLA DE ENFERMAGEM UFBA, EEUFBA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Organização de eventos

Silva,V.C. ; GUIMARAES, L. A. S. . I FÓRUM DE ENFERMAGEM EM SAÚDE COLTIVA DE CAMÇARI-BA. 2011. (Outro).

Silva,V.C. . Chamada Neonatal. 2010. (Outro).

Silva,V.C. . I Seminário Internacional Educação e saúde no marco de cooperação internacional Brasil Espanha Colômbia. 2003. (Outro).

Silva,V.C. . Feira de Saúde em comemoração a 63ª Semana Brasileira de Enfermagem. 2002. .

Participação em eventos

Encontro Estadual de Gestão e Humanização do Trabalho na saúde do do SUS Bahia.Programa de atenção integral à saúde da trabalhadora e do trabalhador da SESAB: da concepção ao vôo. 2016. (Encontro).

I Seminário CIES-BA. 2013. (Seminário).

Seminário Prevenção das violências na Esfera pública e privada:debates es pespectivas de açãoe. 2013. (Seminário).

VI Aula publica do SUS- Constituição dos sujeitos. 2013. (Outra).

10 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. AVALIAÇÃO DA GESTÃO DA ATENÇÃO À HIPERTENSÃO ARTERIAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM UM MUNICÍPIO DO ESTADO DA BAHIA. 2012. (Congresso).

10 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. PERCEPÇÃO DE PORTADORES DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA E DIABETES MELLITUS SOBRE ACESSIBILIDADE GEOGRÁFICA EM SERVIÇOS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA, SALVADOR- BA. 2012. (Congresso).

10 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Percepção de portadores de HAS e DM sobre acessibilidade geográfica em serviços da APS em Salvador -Ba. 2012. (Congresso).

V Aula Pública do SUS. 2012. (Outra).

Acolhimento Pedagógico das Equipes de Saúde da Família do Estado da Bahia.Acolhimento Pedagógico das Equipes de Saúde da Família. 2011. (Outra).

I Congresso Saúde do Idoso Aparelho Locomotor. 2011. (Congresso).

I FÓRUM DE ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA. 2011. (Encontro).

Oficina de Intergração dos Enfermeiros que atuam nos níveis de atenção à gestante, parturiente, recém nascido e crianças menores de 1 ano. 2011. (Oficina).

Oficina Pacto pela redução da mortalidade mterna infantil e a qualificação do trabalhador de nível médio que atua na Atenção à Saúde da Mulher e da Criança. 2011. (Oficina).

Sessão Técnica sobre Bullying. 2011. (Outra).

I Mostra Integrada Saúde da Família e Vigilância da Saúde. 2010. (Outra).

I SEMINÁRIO MULHER NEGRA E SAÚDE:UMA ATENÇÃO ESPECIAL. 2010. (Seminário).

OFICINA DE FORMAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DO PROJETO CONSULTÓRIO DE RUA E REDE DE ATENÇÃO AO USUÁRIO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS. 2010. (Oficina).

CURSO DE CAPACITAÇÃO TÉCNICO PEDAGÓGICA PARA DOCENTES DA FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM ACS. 2007. (Outra).

III Encontro/II Mostra de Saúde da Família. 2007. (Encontro).

I Seminário de Capacitação do Programa Medicamento em casa na área de planejamento familiar.As açõs de planejamento Familiar no município de Camaçari-Ba. 2007. (Seminário).

I Seminário Internacional de saúde da população Negra. 2007. (Seminário).

PREFEITURA NO BAIRRO.SAÚDE DA CRIANÇA. 2007. (Oficina).

8 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva/11 Congresso Mundial de Saúde Pública. A análise da situação de saúde como instrumento para o planejamento local: a experiência de uma equipes do PSF de Salvador-Bahia. 2006. (Congresso).

I Encontro de Saúde Mental. 2006. (Encontro).

TREINAMENTO INTRODUTÓRIO DAS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA. 2006. (Oficina).

Seminário Estadual de Saúde- Doenças da pobreza. 2005. (Seminário).

Seminário sobre experiências de enfermagem em saúde coletiva:integração ensino serviço no PSF. 2004. (Seminário).

IV Congresso Paulista de Enfermagem Pediátrica/III Encontro de Enfermagem Neonatológica. A experiência vivenciada por mães de prematuros inseridas no Programa Mãe Canguru em Salvador-Bahia. 2003. (Congresso).

3 Congresso Brasileiro de Obstetrícia e Neonatologia. A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR MÃES DE PREMATUROS INSERIDOS NO PROGRAMA MÃE CANGURU EM SSA-BA. 2002. (Congresso).

I Encontro Político, Científico e Cultural de Enfermagem. 2002. (Encontro).

III Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal. A experiência vivenciada por mães de recém nacidos prematuros no programa Mãe Canguru em Salvador-Bahia. 2002. (Congresso).

SEMOC SEmana de mobilização científica da Universidade Católica de Salvador.Compreensão da experiência vivenciada por enfermeiras diante do paciente com morte encefálica:uma abordagem ética. 2002. (Seminário).

XXI Seminário Estudantil de Pesquisa.A experiência vivenciada por mães de prematuros inseridas no programa Mãe Canguru em Salvador-Bahia. 2002. (Seminário).

VI ENAPET/IV Encontro de Jovens Cientistas. 2001. (Encontro).

Participação em bancas

Silva,V.C.; TIARA, J. A.. Seleção de mediadores de aprendizagem, educadores populares e educandos do Curso de Educação \popular em saúde. 2013. SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA.

Produções bibliográficas

  • CRUZ, A. F. B. ; CONCEICAO, C. S. ; Silva,V.C. ; AZEVEDO, C. M. C. ; TIARA, J. A. ; ELOY, L. V. M. S. ; COPQUE, V. S. . Estratégias da política de gestão do trabalho e educação na saúde : experiências da Bahia. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2014. v. 01. 308p .

  • Silva,V.C. ; COSTA, J. R. O. . A análise da situção de saúde como instrumento para o planejamento local: a experiência de uma equipe do PSF do municipio de Salvador-Ba. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMARGO, C. L. ; MACEDO, S. J. ; Silva,V.C. . A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR MÃES DE PREMATUROS INSERIDAS NO PROGRAMA MÃE CANGURU EM SALVADOR-BA. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Silva,V.C. ; MACEDO, S. J. . Compreensão da experiência vivenciada por enfermeiras diante do paciente com diagnóstico de morte encefálica: uma abordage ética. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Silva,V.C. ; MACEDO, S. J. ; CAMARGO, C. L. . A QUESTÃO RACIAL NA ESCOLA DE ENFERMAGEM UFBA:PROJETO DE PESQUISA. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Silva,V.C. ; MACEDO, S. J. ; CAMARGO, C. L. . A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR MÃES DE PREMATUROS INSERIDAS NO PROGRAMA MÃE CANGURU EM SSA-BA. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

Silva,V.C. ; PORTO, C. . Projeto Saúde nas Escolas de Camaçari Ba. 2011.

Silva,V.C. . Programa de Atenção materno infantil Nascer Camaçari-Ba. 2011.

Silva,V.C. . Educação Popular em saúde para ACS/ACE/Movimentos sociais. 2017. .

CRUZ, A. F. B. ; CONCEICAO, C. S. ; Silva,V.C. . Manual de Implantação e Funcionamento do Programa de Atenção Integral à Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador da SESAB. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

Silva,V.C. . Atualização para agentes comunitários de saúde - Prevenção da mortalidade materna e infantil. 2012. .

Silva,V.C. . Atualização para agentes comunitários de saúde - Prevenção da mortalidade materna e infantil. 2011. .

Silva,V.C. . I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E SAÚDE NO MARCO DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL BRASIL - ESPANHA. 2003. (APOIO TÉCNICO).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2014

    ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES DE CONTROLE DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA EM UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA: ESTUDO DE CASO DE UM MUNICÍPIO DO ESTADO DA BAHIA, Descrição: PROJETO DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO, ÁREA POLÍTICA,PLANEJAMENTO E GESTÃO.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Verônica Copque Silva - Coordenador / ANA LUIZA QUEIROZ VILASBOAS - Integrante.

  • 2009 - 2010

    ?Acessibilidade às ações de atenção primária e adoção de hábitos saudáveis em populações cobertas pelo Programa Saúde da Família?., Descrição: Pesquisa realizada no município de Salvador-Ba de 2009 a 2010 no Distrito Sanitário da Liberdade, com recorte para população portadora de HSA/DM onde foram investigados aspectos referentes ao acesso aos serviços, hábitos saudáveis, qualidade da atenção.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Verônica Copque Silva - Integrante / LÚCIO ADRIANO SIVEIRA GUIMARÃES - Integrante / ANA LUIZA QUEIROZ VILASBOAS - Integrante / MARIA GUADALUPE MEDINA - Coordenador / ROSANA AQUINO GUIMARÃES PEREIRA - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • SECRETARIA DE SAÚDE DE CAMAÇARI. , CENTRO ADMINISTRATIVO, CENTRO, 42000000 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 36216680

Experiência profissional

2020 - Atual

Secretaria de Saúde do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeiro Maternidade Albert Sabin, Carga horária: 30

2019 - 2020

Secretaria de Saúde do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeiro da EESP, Carga horária: 30

2019 - 2019

Secretaria de Saúde do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeiro do CIAVE, Carga horária: 30

2012 - 2019

Secretaria de Saúde do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeiro da DGTES-SESAB, Carga horária: 30

Outras informações:
DGETS SESAB

2016 - 2017

Instituto de Saúde Coletiva

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL, Carga horária: 30

2014 - 2016

Instituto de Saúde Coletiva

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL, Carga horária: 30

2009 - 2011

Instituto de Saúde Coletiva

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: COORDENADOR DE ENFERMAGEM CLÍNICA DA FAMÍLIA, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/2012

    Pesquisa e desenvolvimento, ISC UFBA.,Linhas de pesquisa

2017 - Atual

SECRETARIA DE SAÚDE DE CAMAÇARI-BA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRA DA AUDITORIA SUS, Carga horária: 30

2017 - 2017

SECRETARIA DE SAÚDE DE CAMAÇARI-BA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRA TÉCNICA EM PLANEJAMENTO EM SAÚDE, Carga horária: 30

2017 - 2017

SECRETARIA DE SAÚDE DE CAMAÇARI-BA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRA DA UPA DE MONTE GORDO, Carga horária: 24

2013 - 2016

SECRETARIA DE SAÚDE DE CAMAÇARI-BA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: TÉCNICA DA COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE, Carga horária: 30

2013 - 2013

SECRETARIA DE SAÚDE DE CAMAÇARI-BA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRA DA UPA GLEBA B, Carga horária: 30

2010 - 2012

SECRETARIA DE SAÚDE DE CAMAÇARI-BA

Vínculo: , Enquadramento Funcional: COORDENADORA ÁREA TÉCNICA DA CRIANÇA, Carga horária: 30

2009 - 2010

SECRETARIA DE SAÚDE DE CAMAÇARI-BA

Vínculo: , Enquadramento Funcional: ENFERMEIRA COORDENADORA PACS/PSF SEDE, Carga horária: 40

Outras informações:
ATUANDO NO DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA, SUPERVISORA DAS ÁREAS TÉCNICAS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE

2009 - 2009

SECRETARIA DE SAÚDE DE CAMAÇARI-BA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRA PACS, Carga horária: 40

2007 - 2008

Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: GERENTE DE DISTRITO SANITÁRIO CENTRO/CAJI, Carga horária: 40

2007 - 2008

Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRA PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA, Carga horária: 40

2005 - 2005

Prefeitura Municipal de Salvador

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Enfermeira residente, Carga horária: 40

2006 - 2006

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE DE ALAGOINHAS

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Enfermeira residente, Carga horária: 40