Nelson Yoshio Uesu

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Estadual de Maringá (1993), mestrado em Química pela Universidade Estadual de Maringá (1999) e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Maringá (2007). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Análise e Controle de Medicamentos, Farmacotécnica e Tecnologia Farmacêutica atuando principalmente nos seguintes temas: captopril, aas, nanopartículas, análise térmica e MCC.

Informações coletadas do Lattes em 21/02/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Química

2002 - 2007

Universidade Estadual de Maringá
Título: ESTUDO DE ESTABILIDADE E LIBERAÇÃO DE CAPTOPRIL EM COMPRIMIDOS COM DIFERENTES EXCIPIENTES
Ana Adelina Winkler Hechenleitner. Palavras-chave: Análises Térmicas; Captopril.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos Vinculados À Saúde Humana Ou dos Animais.

Mestrado em Química

1996 - 1999

Universidade Estadual de Maringá
Título: Modificação de celulose microcristalina obtida de casca de soja por tratamento com solventes e estudo de liberação de ácido acetil salicílico de comprimidos de celulose microcristalina com ácido acetil salicílico,Ano de Obtenção: 1999
Orientador: Ana Adelina Winkler Hechenleitner
Palavras-chave: celulose microcristalina; ácido acetilsalicílico; Análises Térmicas.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Fabricação de Produtos Farmacêuticos.

Graduação em Farmácia

1988 - 1993

Universidade Estadual de Maringá

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Garantia e controle de qualidade farmacêuticos.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Farmacotécnica e tecnologia farmacêutica.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Tecnologia Farmacêutica.

Organização de eventos

UESU, N. Y. . Curso de Extensão - Primeiros Socorros. 2010. (Outro).

Participação em eventos

10º Forum de Extensão e Cultura da UEM.Desenvolvimento de Medicamentos em Escala Industrial. 2012. (Outra).

10º Forum de Extensão e Cultura da UEM.Produção de medicamentos em escala industrial visando a elaboração de uma nova forma farmacêuitca. 2012. (Outra).

8º forum de Extensão e Cultura da UEM.Revalidação de sistema para tratamento de água purificada da UPM-LEPEMC-UEM. 2010. (Outra).

8º Forum de Extensão e Cultura da UEM "Saberes transversais: o papel da cultura na formação acadêmico-científica.Tratamento de água purificada da UPM-LEPEMC-UEM. 2010. (Outra).

Curso de extensão: Primeiros Socorros.Primeiros socorros. 2010. (Encontro).

I Congresso Sul Americano de Farmácia. Qualificação e revalidação de sistema para tratamento de água purificada da UPM-LEPEMC-UEM. 2010. (Congresso).

I Congresso Sul Americano de Farmácia. Qualificação de envelopora empregada na produção de comprimidos da UPM-LEPEMC-UEM. 2010. (Congresso).

III Congresso Internacional de Saúde e IIICISDEM. Estudo de caso: Qualificação de desempoeirador de comprimidos da UPM-LEPEMC-UEM. 2009. (Congresso).

14º Congresso Internacional de Análises Térmicas e Calorimetria e VI Congresso Brasileiro de Análises Térmicas e Calorimetria. Preparation and Characterization of Captopril-Eudragit containing Tablets. 2008. (Congresso).

6º Congresso Internacional de Ciências Farmacêuticas. Studies on Captopril-excipients Interactions and on a Controled Delivery Medicine Development. 2007. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Análise Térmica e Calorimetria e II Congresso Pan-americano de Análise Térmica e Calorimetria. Estudo Comparativo das propriedades Térmicas dos Sistemas Captopril/lactose e captopril/estearato de magnésio. 2006. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Análise Térmica e Calorimetria e III Congresso Pan=Americano de Análise Térmica e Calorimetria. IV Congresso Brasileiro de Análise Térmica e Calorimetria e III Congresso Pan-Americano de Análise Térmica e Calorimetria. 2004. (Congresso).

CIFARP 2003 - 4 th Congress of Pharmaceutical Scieces. 4 th Congress of Pharmaceutical Sciences. 2003. (Congresso).

XIV Semana de Integração de Farmácia.Partipação em Evento de Extensão: XIV Semana de Integração de Farmácia. 2001. (Outra).

1o Congresso Pan-Americano e 2o Congresso Brasileiro deAnálise Térmica e Calorimetria. Participação no 1o Congresso Pan-Americano e 2o Congresso Brasileiro de Análise Térmica e Calorimetria. 2000. (Congresso).

IV Jornada de Farmácia e Análises Clínicas de Londrina e III Fórum Paranaense de Medicamentos.Partipação da IV Jornada de Farmácia e Análises Clínicas de Londrina e III Fórum Paranaense de Medicamentos. 2000. (Outra).

X Jornada Farmacêutica de Umuarama - V Jornada Internacional de Farmácia de Umuarama - IV Mostra Científica de Farmácia - Painéis - VI Concurso: Farmácia In-formação.Apresentação de Painel intitulado: Elaboração de comprimidos anti-hipertensivos Captopril: da formulação à submissão de registro. 2000. (Outra).

X Jornada Farmacêutica de Umuarama - V Jornada Internacional de Farmácia de Umuarama - IV Mostra Científica de Farmácia - Painéis - VI Concurso: Farmácia In-formação.Apresentação de Painel intitulado: Elaboração de comprimidos anti-hipertensivos Captopril: da formulação à submissão de registro. 2000. (Outra).

2nd Congress of Pharamceutical Science. Participação no 2nd Congress of Pharmaceutical Science. 1999. (Congresso).

III Congresso de Farmácia e Análises Clínicas de Maringá. Participação no III Congresso de Farmácia e Análises Clínicas de Maringá. 1999. (Congresso).

Evento de Extensão: I Seminário Científico do Centro de Ciências da Saúde.Apresentação de Painel intitulado - Uma alternativa Frente a Problemática do Acesso ao Medicamento: Farmácia Co-participativa. 1998. (Outra).

Evento de Extensão - II Fórum de Extensão e Cultura da UEM - I Seminário de Extensão e Cultura do Paraná - I SEUP ( A parceria e a Ação na Extensão Universitária.Apresentação de Painel intitulado - Farmácia Co-participativa. 1997. (Outra).

IV Congresso Brasileiro de Vigilância de Medicamentos. Participação do IV Congresso Brasileiro de Vigilância de Medicamentos. 1997. (Congresso).

I Mostra Científica e Cultural da UEM: UEM ao Vivo.Apresentação de Painel intitulado Farmácia Co-participativa. 1996. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Jaqueline Kiyoko Azuma

UESU, N. Y.; ALBIERO, Adriana Lenita Meyer. Desenvolvimento de Fomulações de bebidas para nutrição esportiva. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Ptrícia Miyuki Sato

UESU, N. Y.; PORTILHO, Márcia. O pior caso em validação de limpeza no setor de sólidos em um Indústria Farmacêutica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Suzane Faé Grieger

UESU, N. Y.; COSTA, M. A.. Desenvolvimento de método de perfil de dissolução em medicamento com forma farmacêutica suspensão oral. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Fabiana Brusco Lorenzetti

UESU, N. Y.; WANCZINSKI, B. J.. Avaliação fotoacústica e desenvolvimento de formulações com extrato de folhas de Calophyllum brasiliense. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual de Maringá.

UESU, N. Y.; KIMURA, Elza; VALENTINI, Sóstenes Rosa; ESTEVES, Aparecida Campaneruti. Concurso Público para provimento do Cargo de Agente Universitário, na função de Farmacêutico. 2002. Universidade Estadual de Maringá.

UESU, N. Y.; PORTILHO, Márcia; BELTRAME, Flávio Luís; ESTEVES, Aparecida Campaneruti. Concurso Público para o cargo de Agente Universitário na Função de Técnico em Laboratório (Área de Controle de Qualidade). 2000. Universidade Estadual de Maringá.

Orientou

Maria Angélica Dias Machareth

Faramcotécnica e Tecnologia Farmacêutica; 2012; Orientação de outra natureza; (Farmácia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Nelson Yoshio Uesu;

Maria Angélica Dias Machareth

Faramcotécnica e Tecnologia Farmacêutica; 2011; Orientação de outra natureza; (Farmácia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Nelson Yoshio Uesu;

Katielli Raquel Maculan

Redução da avaria de cartuchos no processode embalagem final; 2010; Orientação de outra natureza; (Farmácia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Nelson Yoshio Uesu;

Maria Paula del Masso

Validação de metodologia analítica: Análise de gestodeno micronizado; 2010; Orientação de outra natureza; (Farmácia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Nelson Yoshio Uesu;

Thaíse Gruchowski Vieira

Controle de qualidade de stevia e derivados; 2010; Orientação de outra natureza; (Farmácia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Nelson Yoshio Uesu;

Thiago Bortolluzi Mantovani

Identificação, avaliação e eliminação de perdas de processo durante a produção de semissólidos visando aumento da eficiência com consequente aumento no rendimento final do processo de preparo; 2010; Orientação de outra natureza; (Farmácia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Nelson Yoshio Uesu;

Tiago Lanaro da Conceição

Qualificação de área setor de líquidos: colírios; 2010; Orientação de outra natureza; (Farmácia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Nelson Yoshio Uesu;

Daiane Martello

Aplicação do sistema Lean Manufacturing no setor produtivo de líquidos do Laboratório Neoquímica; 2009; Orientação de outra natureza; (Farmácia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Nelson Yoshio Uesu;

Geleys Braido Avanço

Monitoramento microbiológico ambiental; 2009; Orientação de outra natureza; (Farmácia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Nelson Yoshio Uesu;

Lilian Chiarello de Mello

Aplicação do controle de qualidade físico-químico no Laboratório Teuto Brasileiro; 2009; Orientação de outra natureza; (Farmácia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Nelson Yoshio Uesu;

Tássia Andrea Durães Prioste

Oxygen radical absorbance capacity - orac; 2009; Orientação de outra natureza; (Farmácia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Nelson Yoshio Uesu;

Eduardo Rimundini Morais

Desenvolvimento, Controle e Produção de Medicamentos em Escala Industtrial; 2009; Orientação de outra natureza; (Farmácia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Nelson Yoshio Uesu;

Tiago Lanaro da Conceição

Desenvolvimento, Controle e Produção de Medicamentos em Escala Industtrial; 2009; Orientação de outra natureza; (Farmácia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Nelson Yoshio Uesu;

Produções bibliográficas

  • UESU, N. Y. ; WANCZINSKI, B. J. ; MORIWAKI, C. ; BRESCANSIN, Edeilza Gomes ; HONDA, E. N. ; YAMASHITA, M. C. . Revalidação de sistema para tratamento de água purificada na indústria farmacêutica. Revista Brasileira de Farmácia , v. 92, p. 213-218, 2011.

  • UESU, N. Y. ; HECHENLEITNER, Ana Adelina Winkler ; PINEDA, Edgardo Alfonso Gómez . Microcrystalline Cellulose from Soybean Husk: Effects of Solvent Treatments on its Properties as Acetylsalicylic Acid Carrier. International Journal of Pharmaceutics , United State, v. 206, p. 85-96, 2000.

  • RIBEIRO, A. C. ; WANCZINSKI, B. J. ; BRESCANSIN, Edeilza Gomes ; HONDA, E. N. ; BRUSCHI, F. ; CHIARI, G. H. F. ; YAMASHITA, M. C. ; UESU, N. Y. . Qualificação e revalidação de sistema de tratamento de água purificada da UPM-LEPEMC-UEM. In: I Congresso Sul Americano de Farmácia, 2010, Maringá. I Congresso Sul Americano de Farmácia, 2010.

  • UESU, N. Y. ; PINEDA, Edgardo Alfonso Goméz ; HECHENLEITNER, Ana Adelina Winkler . Estudo comparativo das propriedades térmicas dos sistemas captopril-lactose e captopril/estearato de magnésio. In: IV Congresso Brasileiro de Análise Térmica e Calorimetria e II Congresso Pan-americano de Análise Térmica e Calorimetria, 2004, Poços de Caldas. Livro de Resumos, 2004. p. 74-74.

  • UESU, N. Y. ; HECHENLEITNER, Ana Adelina Winkler ; PINEDA, Edgardo Alfonso Gómez . Análise Térmica de Celulose Microcristalina Obtida da Casca de Soja, Modificada com Solventes para Utilização como Excipientes na Formulação de Comprimidos MCC-AAS. In: 1st Pan-American and 2nd Brazilian Congress on Thermal Analysis and Calorimetry, 2000, Poços de Caldas. 1st Pan-American and 2nd Brazilian Congress on Thermal Analysis and Calorimetry - Livro de Resumos. Poços de Caldas: Abratec, 2000.

  • UESU, N. Y. ; CAVALCANTI, Osvaldo Albuquerque ; ALBIERO, Adriana Lenita Meyer ; BRESCANSIN, Edeílza Gomes ; VALENTINI, Sóstenes Rosa ; BELTRAME, Flávio Luís ; LONARDONI, Mário . Produção de Medicamentos Básico e Essenciais em Escala Industrial na Universidade Estadual de Maringá (UEM). In: IV Jornada de Farmácia e Análises Clínicas de londrina - III Forúm Paranaense de Medicamentos, 2000, Londrina - PR. Anais - IV Jornada de Farmácia e Análises Clínicas de londrina - III Forúm Paranaense de Medicamentos. Londrina - PR: Gráfica da UEL, 2000. p. 18-18.

  • UESU, N. Y. ; LONARDONI, Márcia Terezinha Crozatti ; HUBNER, Dirce Vendrameto ; BARBOSA, e P ; BARBOSA, e C ; CAPUCHO, F B N . Tratamento farmacológico: Um desafio para a terceira idade. In: IV Congresso Brasileiro de Vigilância de Medicamentos, 1997, Curitiba. Programação, resumo dos currículos dos palestrantes e dos trabalhos apresentados. Curitiba: Sociedade Brasileira de Vigilância de Medicamentos, 1997.

  • UESU, N. Y. ; CROZATTI, Márcia Terezinha Lonardoni ; HUBNER, Dirce Vendrametto ; TASCA, Raquel Soares ; CAMARGO, Lenir ; GONÇALVES, Simone ; BARBOSA, Elisângela ; MARCOTI, Elaine ; MYATA, Daniela . Uma Alternativa Frente à Problemática do Acesso ao Medicamento: Farmácia Co-Participativa. In: Saúde da Família - I Seminário Científico, 1997, Maringá. Saúde da Família - I Seminário Científico, 1997. p. 40-40.

  • UESU, N. Y. ; HENCHENLEITNER, Ana Adelina Winkler ; PINEDA, Edgardo Alfonso Gómez . Dynamic Isoconversional Method Applied to Captopril Pyrolisis. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas , São Paulo, v. 39, n.2, p. 121-121, 2003.

  • UESU, N. Y. ; FRANÇOZO, Haroldo Braz ; LEITE FILHO, Pedro Antonio . Elaboração de Comprimidos Anti-hipertensivos Captopril: da Formulação a Submissão de Registro. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR , Umuarama-PR-BR, v. 4, n.1, p. 74-74, 2000.

  • UESU, N. Y. ; HENCHENLEITNER, Ana Adelina Winkler ; PINEDA, Edgardo Alfonso Gómez . MCC Treated with Different Solvents Characterization and AAS Liberation from MCC-AAS Tablets. Bollettino Chimico Farmaceutico , Milano, v. 138, n.2, p. 94-94, 1999.

  • RIBEIRO, A. C. ; WANCZINSKI, B. J. ; MORIWAKI, C. ; YAMASHITA, M. C. ; UESU, N. Y. . Revalidação de sistema para tratamento de água purificada da UPM-LEPEMC-UEM. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RIBEIRO, A. C. ; WANCZINSKI, B. J. ; BRESCANSIN, Edeilza Gomes ; HONDA, E. N. ; BRUSCHI, F. ; CHIARI, G. H. F. ; YAMASHITA, M. C. ; UESU, N. Y. . Qualificação e revalidação de sistema de tratamento de água purificada da UPM-LEPEMC-UEM. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, A. C. ; WANCZINSKI, B. J. ; MORIWAKI, C. ; BRESCANSIN, Edeilza Gomes ; HONDA, E. N. ; CHIARI, G. H. F. ; YAMASHITA, M. C. ; UESU, N. Y. . Qualificação de envelopadeira empregada na produção de comprimidos na UPM-LEPEMC-UEM. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • UESU, N. Y. ; MANTOVANI, T. B. ; WANCZINSKI, B. J. ; MORIWAKI, C. ; CONCEIÇÃO, T.L. ; HONDA, E. N. ; BRESCANSIN, Edeilza Gomes . Estudo de caso: Qualificação de desempoeirador de comprimidos da UPM-LEPEMC-UEM. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • UESU, N. Y. ; HENCHENLEITNER, Ana Adelina Winkler ; PINEDA, Edgardo Alfonso Gómez . Preparation and Characterization of Captopril-Eudragit containing Tablets. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • UESU, N. Y. ; HENCHENLEITNER, Ana Adelina Winkler ; PINEDA, Edgardo Alfonso Gómez . Studies on Captopril-excipients Interactions and on a Controled Delivery Medicine Development. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • HECHENLEITNER, Ana Adelina Winkler ; PINEDA, Edgardo Alfonso Goméz ; UESU, N. Y. . Estudo Comparativo das propriedades Térmicas dos Sistemas Captopril/lactose e captopril/estearato de magnésio. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • UESU, N. Y. ; HECHENLEITNER, Ana Adelina Winkler ; PINEDA, Edgardo Alfonso Gómez . Celulose Microcristalina de Casca de Soja: Efeito de Tratamento com Solventes na Liberação de Ácido Acetilsalicílico de Comprimidos de Celulose Microcristalina/Ácido Acetilsalicílico. Maringá - PR: Editora EDUEM, 2000 (Catálago de Teses e Dissertações).

Projetos de pesquisa

  • 1999 - 2000

    Projeto de pesquisa, Descrição: Este projeto visava a obtenção de um complexo da Beta ciclodextrina com o Albendazol, a qual necessita um maior aumento da sua solubilidade frente a água. Foram realizados vários testes físico-químicos e por Análises Térmicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Nelson Yoshio Uesu - Integrante / Graciette Matiolli - Coordenador / Sóstenes Rosa Valentini - Integrante / Edeilza Gomes Brescansin - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Maringá - Cooperação.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Farmácia e Farmacologia. , Av. Colombo, 5790, Câmpus Universitário, 87020900 - Maringá, PR - Brasil, Telefone: (44) 30115151, Fax: (44) 30114840, URL da Homepage:

Experiência profissional

1996 - Atual

Universidade Estadual de Maringá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 06/2002

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Biológicas, Centro de Ciências Biológicas.,Atividade realizada, Afastamento integral para pós graduação a nível de doutorado.

  • 01/2001 - 08/2002

    Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado para Farmacêutico Industrial, Controle de Qualidade

  • 07/1997 - 06/2002

    Direção e administração, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Farmácia e Farmacologia.,Cargo ou função, Executor responsável pelo termo aditivo II entre a Universidade Estadual de Maringá e Universidade do Porto.

  • 05/1996 - 06/2002

    Direção e administração, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Farmácia e Farmacologia.,Cargo ou função, Executor responsável pelo Convênio de Cooperação e Termo Aditivo I entre Universidade Estadual de Maringá e Universidade do Porto.

  • 09/2001 - 03/2002

    Direção e administração, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Farmácia e Farmacologia.,Cargo ou função, Coordenador do projeto de extensão "Desenvolvimento, Controle e Produção de Medicamentos em Escala Industrial" na UEM.

  • 03/1997 - 03/2002

    Direção e administração, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Farmácia e Farmacologia.,Cargo ou função, Membro titular da Câmara departamental.

  • 01/1996 - 03/2002

    Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Farmácia e Farmacologia.,Atividade de extensão realizada, Projeto de extensão "Desenvolvimento, Controle e Produção de Medicamentos em Escala Industrial" 496/95.

  • 09/1999 - 08/2001

    Direção e administração, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Farmácia e Farmacologia.,Cargo ou função, Vice coordenador do projeto de Extensão "Desenvolvimento, Controle e Produção de Medicamentos em Escala Industrial" na UEM.

  • 01/1999 - 12/2000

    Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado para Farmacêutico Industrial

  • 08/1999 - 08/2000

    Direção e administração, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Farmácia e Farmacologia.,Cargo ou função, Coordenador da área de Farmácia Industrial.

  • 02/1996 - 12/1998

    Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado para Farmacêutico Industrial, Estágio Supervisionado para Farmacêutico

  • 01/1996 - 05/1998

    Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Farmácia e Farmacologia.,Atividade de extensão realizada, Projeto de Extensão "Farmácia Co-participativa" 990/95.