Luciana Monteiro Santos Lima

Doutora em Ciências da Educação, pela Universidade Autônoma de Assunção, UAA; Mestra em Ciências da Educação, pela Universidade Internacional Tres Fronteiras, UNINTER; graduada em Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual de Alagoas, UNEAL; especialista em Psicopedagogia, UFAL, Especialista em Psicologia da Educação e Aprendizagem; Especialista m Gestão Socioemocional; Formação e Certificação em Coaching, IBC, Instituto Brasileiro de Coaching. Secretária e Professora de Rede Estadual de Alagoas, Arapiraca, AL. Professora formadora com experiência na formação de profissionais da educação básica, nas áreas de: Letras, Pedagogia, Secretaria Escolar, Agentes administrativos, Cuidadores Escolares e outras áreas afins. Experiência na área da Educação Básica, Ensino Superior e Pós- Graduação.

Informações coletadas do Lattes em 07/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em dOUTORADO EM CIENCIAS DA EDUCAÇÃO

2014 - 2017

UNIVERSIDAD AUTONOMA DE ASSUNÇÃO
Título: A IMPORTÂNCIA DAS ?ARAPIRAQUINHAS?, BIBLIOTECAS PÚBLICAS, PARA FORMAÇÃO SOCIAL DO CIDADÃO ARAPIRAQUENSE
Orientador: Luis Ortiz Jimenez

Mestrado em CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

2012 - 2014

Universidad Internacional Tres Fronteras
Título: A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, NA REDE PÚBLICA DE ENSINO, COMO MECANISMO EDUCACIONAL REPRODUTOR DAS DESGUALDADES SOCIOEDUCATIVAS, Ano de Obtenção: 2014
MARCOS ANTONIO DA SILVA.Coorientador: MARCOS ANTONIO DA SILVA.

Especialização em PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM

2024 - 2024

Faculdade Iguaçu
Título: COMO AS MÍDIAS SOCIAIS PODEM INFLUENCIAR NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO SUJEITO
Orientador: TARCISIO CLAUDIO TELES PASSOS

Especialização em GESTÃO SOCIOEMOCIONAL

2024 - 2024

Faculdade Iguaçu
Título: GESTÃO SOCIOEMOCIONAL
Orientador: TARCISIO CLAUDIO TELES PASSOS

Especialização em PSICOPEDAGOGIA

1999 - 2000

Universidade Federal de Alagoas
Título: Desfazendo o mito "aborrecente" através de um olhar psicopedagógico
Orientador: Ana Rita Firmino Costa

Aperfeiçoamento em FORMAÇÃO E CERTIFICAÇÃO COACHING

2019 - 2019

Instituto Brasileiro de Coaching
Título: CERTIFICAÇÃO EM COACHING. Ano de finalização: 2019
Orientador: BRUNO

Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS

1988 - 1993

Universidade Estadual de Alagoas
Título: ...
Orientador: ...

Ensino Médio (2º grau)

1986 - 1988

Colégio Cenecista Nossa Senhora do Bom Conselho

Formação complementar

2011 -

MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO. (Carga horária: 1210h). , UNIVERSIDADE INTERNACIONAL TRES FRONTEIRA, UNINTER, Paraguai.

2009 -

Aluna especial do Mestrado em Educação. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2009 -

Aluna especial do Mestrado em Educação. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2002 - 2002

qUALIDADE NO ATENDIMENTO- UM DIFERENCIAL NO MERCAD. (Carga horária: 15h). , SEBRAE, SEBRAE, Brasil.

2002 - 2002

Uma promessa de futuro em Educação. (Carga horária: 12h). , Editora Mediação Distribuidora e Livraria Ltda, ED. MEDIAÇÃO, Brasil.

2000 - 2000

A EDUCAÇÃO PÓS LDB. (Carga horária: 40h). , NUCLEO DE CULTURA AVANÇADA, NCA, Brasil.

1999 - 1999

A PRATICA PEDAGÓGICA EM CONSTRUÇÃO. (Carga horária: 20h). , ESCOLA CASTELIHO MONTESSORIANO, ECM, Brasil.

1989 - 1989

PROFILAXIA DOS DISTURBIO S DE APRENDIZAGEM. (Carga horária: 30h). , CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA, CDC, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.

Participação em eventos

FORMAÇÃO CONTINUADA.SAEB PARA PROFESSORES DO 9º ANO. 2023. (Oficina).

FORMÇÃO CONTINUADA.FORMAÇÃO PARA PSICOLOGOS E ASSISTENTES SOCIAIS. 2023. (Seminário).

FORMÇÃO CONTINUADA.COMPETENCIA SOCIO EMOCIONAL. 2023. (Seminário).

FORMÇÃO CONTINUADA.SAEB PARA PROFESSORES DO 5º AO 9º ANO. 2023. (Oficina).

FORMÇÃO CONTINUADA.COMPETENCIA SOCIO EMOCIONAL. 2023. (Oficina).

FORMÇÃO CONTINUADA.FORMAÇÃO PARA PSICOLOGOS E ASSISTENTES SOCIAIS. 2023. (Oficina).

FORMÇÃO CONTINUADA.SAEB PARA PROFESSORES DO 9º ANO. 2023. (Oficina).

FORMÇÃO CONTINUADA.FORMAÇÃO PARA SECRETÁRIOS E AGENTES ADMINISTRATIVOS. 2022. (Oficina).

XI COLÓQUIO INTERNACIONAL ?EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE?. A IMPORTÂNCIA DAS ?ARAPIRAQUINHAS?, BIBLIOTECAS PÚBLICAS, PARA FORMAÇÃO SOCIAL DO CIDADÃO ARAPIRAQUENSE.. 2017. (Congresso).

Seminário do curso de Letras.Os desafios do Ens. de Língua Port. Literatura e Redação numa perspectiva de união.. 2010. (Seminário).

Iª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO PGP.RESENHA CRÍTICA. 2009. (Simpósio).

IV SEMINARIO AUTORES E OBRAS. 2002. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Raquel Gomes dos Santos

Lima. Monteiro Santos. INCLUSÃO ESCOLAR: O DESAFIO DE UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE ENSINO REGIONAL ALTERNATIVA.

Aluno: EDILZA MARQUES DE LIMA

Lima. Monteiro Santos. O PERFIL DO PROFESSOR DO SÉCULO XXI: DESAFIOS E COMPETÊNCIAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE ENSINO REGIONAL ALTERNATIVA.

Lima. Monteiro Santos. Seleção Pública Simplificada de Prova. 2009. Universidade Estadual de Alagoas.

Orientou

Lany Caroline

O reflexo da violência no desenvolvimento da criança de 0 a 5 anos; Início: 2015; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE ALTERNATIVA DE ARAPIRAPIRACA; (Orientador);

LANY CAROLINE DE SOUZA SILVA

O REFLEXO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADE DE ENSINO REGIONAL ALTERNATIVA; Orientador: Luciana Monteiro Santos Lima;

Luciana Monteiro Santos

Proposta de trabalho com leitura e produção para alunos do 6º ano; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Luciana Monteiro Santos Lima;

Luciana Monteiro Santos

O gênero fábula como estratégia motivadora para aquisição do hábito de leitura e produção de textos com alunos do 9º ano da rede pública municipal; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Luciana Monteiro Santos Lima;

Luciana Monteiro Santos

compreensão textual: uma necessidade dos alunos do 9º ano da escola de ensino fundamental Rui Palmeira em Ouro Branco/ AL; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Luciana Monteiro Santos Lima;

Luciana Monteiro Santos

A leitura de mundo como motivação para o ato de ler dos alunos da 4ª etapa do 2º segmento da EJA da Escola Municipal Augusto Alves da Graça; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Luciana Monteiro Santos Lima;

Luciana Monteiro Santos

Dificuldades de compreensão da linguagem escrita; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Luciana Monteiro Santos Lima;

Luciana Monteiro Santos

Uma proposta sobre o trabalho com o gênero crônica em aulas de produção textual do 8º ano; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Luciana Monteiro Santos Lima;

Luciana Monteiro Santos

As dificuldades de compreesão de textos referentes a função apelativa ou conativa apresentada pelos alunos do 7º ano; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Luciana Monteiro Santos Lima;

Luciana Monteiro Santos

Dificuldade de leitura e escrita com o gênero textual discursivo conto em alunos do 6º ano do ensino fundamental; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Luciana Monteiro Santos Lima;

Luciana Monteiro Santos

Estratégias de leitura como elemento motivador com alunos do 9º ano do ensino fundamental; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS) - Universidade Estadual de Alagoas; Orientador: Luciana Monteiro Santos Lima;

Produções bibliográficas

  • LIMA, L. M. S. ; Lima. Monteiro Santos . POR UM ARAPIRACA LEITORA: A FORMAÇÃO DO LEITOR DAS ARAPIRAQUINHAS. Biblioteca Escolar em Revista , 2015.

  • LIMA, L. M. S. ; Lima. Monteiro Santos . Uma Reflexão sobre a Implatação do Ensino Fundamental em nove anos.. Biblioteca Escolar em Revista , 2015.

  • LIMA, L. M. S. ; Lima. Monteiro Santos . A EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR DA SOCIEDADE. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LUCIANA MONTEIRO SANTOS LIMA ; LIMA, L. M. S. ; Lima. Monteiro Santos . A EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR DA SOCIEDADE. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, L. M. S. ; LUCIANA MONTEIRO SANTOS LIMA ; Lima. Monteiro Santos . A IMPORTÂNCIA DAS ?ARAPIRAQUINHAS?, BIBLIOTECAS PÚBLICAS, PARA FORMAÇÃO SOCIAL DO CIDADÃO ARAPIRAQUENSE.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LUCIANA MONTEIRO ; Lima. Monteiro Santos . IMPASSES ATUAIS DA INCLUSÃO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, L. M. S. ; Lima. Monteiro Santos . COMO O MEDO E O ESTRESSE ATRAPALHAM A APRENDIZAGEM. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Lima. Monteiro Santos ; LIMA, L. M. S. . POLITICAS EDUCACIONAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Lima. Monteiro Santos . AVALIAÇÃO EDUCACIONAL. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

  • Lima. Monteiro Santos . GESTÃO EDUCACIONAL. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

  • Lima. Monteiro Santos . CONDUTAS TÍPICAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

  • Lima. Monteiro Santos . METODOLOGIA DA LITERATURA. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

  • Lima. Monteiro Santos . OFICINA LITERÁRIA. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

  • Lima. Monteiro Santos . ORIENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

  • Lima. Monteiro Santos . DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E SUAS PATOLOGIAS. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

  • Lima. Monteiro Santos . PSICOPEDAGOGIA DA LINGUAGEM. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

  • Lima. Monteiro Santos . ETICA CIDADANIA E EDUCAÇÃO. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

  • Lima. Monteiro Santos . PSICOMOTRICIDADE. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

  • Lima. Monteiro Santos . PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

  • Lima. Monteiro Santos . FORMAÇÃO EM NOVAS PRATICAS E METODOLOGIAS DE ENSINO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I E II. 2014. .

  • Lima. Monteiro Santos . PSICOMOTRICIDADE, JOGOS E RECREAÇÃO. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

  • Lima. Monteiro Santos . APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

  • Lima. Monteiro Santos . POLITICAS EDUCACIONAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2012. .

  • Lima. Monteiro Santos . POLITICAS EDUCACIONAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS II. 2012. .

  • Lima. Monteiro Santos . TIPOLOGIA E PRODUÇÃO DE TEXTO. 2011. .

  • Lima. Monteiro Santos . OS DESAFIOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATURA E REDAÇÃO NUMA PERSPECTIVA DE UNIDADE. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • Lima. Monteiro Santos . A ARTE DE ESCREVER E CONTAR HISTÓRIAS. 2010. .

  • Lima. Monteiro Santos . OFICINA PEDAGÓGICA: A ARTE DE CONTAR E ESCREVER HISTÓRIAS. 2010. .

  • Lima. Monteiro Santos . A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS. 2009. .

  • Lima. Monteiro Santos . ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • Lima. Monteiro Santos . O TEXTO LITERARIO DA PRODUÇAO A LEITURA. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • Lima. Monteiro Santos . ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. 2003. .

  • Lima. Monteiro Santos . O TEXTO LITERÁRIO: DA PRODUÇÃO À LEITURA. 2003. .

  • Lima. Monteiro Santos . ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. 2003. .

  • Lima. Monteiro Santos . CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DE 2ª A 7ª SERIE. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • Lima. Monteiro Santos . KITS PEDAGÓGICOS. 2009 (PRODUÇÃO TÉCNICA DE KITS PEDAGÓGICOS) .

Prêmios

2011

Aprovação em concurso público, Universidade Estadual de Alagoas.

2006

Aprovação em concurso público, Secretária do Estado de Alagoas.

2001

Aprovação em concurso público, Secretária do Estado de Alagoas.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE ALAGOAS, ESCOLA ESTADUAL SENADOR RUI PALMEIRA. , Rua Manoel Nunes Neto, Capiatã, 57310130 - Arapiraca, AL - Brasil, Telefone: (82) 999515940

Experiência profissional

2014 - Atual

FACULDADE DE ENSINO REGIONAL ALTERNATIVA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR

2013 - 2013

Centro de Ensino Superior Arcanjo Mikael de Arapiraca

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 10

2012 - 2014

Universidade Norte do Parana

Vínculo: , Enquadramento Funcional: TUTOR ON LINE, Carga horária: 10

2012 - 2012

Colegio Exito

Vínculo: PROFESSOR CONTRATADO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 4

Outras informações:
Disciplina semestral, por período

2012 - Atual

CEAP

Vínculo: PROFESSOR CONTRATADO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR

Atividades

  • 09/2012

    Ensino, PÓS- GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, ATENDIMENTO PSICOPEDAGOGICO, PSICOLOGIA SOCIAL

2012 - Atual

FACULDADE ALTERNATIVA DE ARAPIRAPIRACA

Vínculo: PARTICULAR, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 4

Atividades

  • 02/2012 - 08/2012

    Ensino, PEDAGOGIA, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PRATICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

2011 - Atual

Instituto de Educação Superior do Brasil

Vínculo: PROFESSOR, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 8

Atividades

  • 02/2012

    Ensino, PEDAGOGIA, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PSICOPEDAGOGIA DA LINGUAGEM, SEMINÁRIO, ÉTICA, ALFABETIZAÇÃO

2009 - 2010

Faculdade São Vicente

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 12

2009 - 2011

Universidade Estadual de Alagoas

Vínculo: PROFESSOR HORISTA, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 15

2003 - 2011

Universidade Estadual de Alagoas

Vínculo: SELECIONADO, Enquadramento Funcional: PROFESSORA HORISTA, Carga horária: 10

Outras informações:
PROFESSORA SELECIONADA PARA O PROGRAMA ESPECIAL DE GRADUA;'AO DE PROFESSORES DA UNEAL - PGP

Atividades

  • 03/2009

    Ensino, LICENCIATURA EM LETRAS, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, TEORIA DA LITERATURA I, METODOLOGIA DA LITERATURA, PROSA III, PROSA II, PROSA I, POESIA III, POESIA II, POESIA I

  • 07/2003 - 02/2008

    Ensino, LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, LITERATURA INFANTO JUVENIL, LITERATURA NA EDUCAÇÃO, AVALIAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS, METODOLOGIA DO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA, PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, LITERATURA INFANTIL, FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

2002 - Atual

Secretaria de Educação do Estado de Alagoas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20

2003 - 2008

Secretaria de Educação do Estado de Alagoas

Vínculo: SELECIONADO, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 10

Outras informações:
PROFESSORA DO PROGRAM ESPECIAL PARA GRADUAÇÃO DA UNEAL - PGP

Atividades

  • 03/2005

    Direção e administração, ESCOLA ESTADUAL SENADOR RUI PALMEIRA.Cargo ou função, SECRETARIA.

  • 02/2002

    Ensino,Disciplinas ministradas, LINGUA PORTUGUESA

1992 - 2005

Colégio Nossa Senhora da Rosa Mística

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 10

2022 - 2022

Centro Universitário Maurício de Nassau - Recife

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: COORDENAÇÃO DO NAE, Carga horária: 40

Outras informações:
COORDENAÇÃO DO NAE, NÚCLEO DE APOIO AO ALUNO, UNINASSAU ARAPIRACA, ALAGOAS

2022 - Atual

INSTITUTO IBRACEL

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR FORMADOR

Outras informações:
PROFESSORA FORMADORA

2023 - Atual

Learning Set

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR FORMADOR

Outras informações:
PROFESSOR FORMADOR

2024 - Atual

Instituto João de Barro

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR FORMADOR

Outras informações:
PROFESSOR FORMADOR