Dimitri Nascimento Sales

Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus/Bahia. Doutor em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico (CNPq), nos anos de 2005/2007 e 2013/2015. Gestor em Direitos Humanos pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Advogado. Membro Consultor da Comissão Especial da Diversidade Sexual e Gênero do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Membro da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil ? Seccional de São Paulo. É Professor Visitante da Faculdad de Derecho de la Universidad de Buenos Aires (Argentina) e do Curso de Graduação em Direito da Universidade Paulista (UNIP). É Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana de São Paulo (CONDEPE), Gestões 2018/2020 e 2021/2023. É Presidente do Instituto Latino Americano de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos (ILADH). Foi professor da Pós-graduação em Direito Constitucional da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, bem como de diversas Instituições de Ensino Superior do Brasil. Foi professor do Programa de Doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública do Centro de Altos Estudos em Segurança Pública da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Foi professor do Curso de Formação de Oficiais da Academia de Polícia Militar do Barro Branco da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Foi professor da Graduação em Direito da Universidade Ibirapuera (UNIB). Atuou como Assessor Jurídico da Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual e do Centro de Combate à Homofobia, órgãos da Prefeitura Municipal de São Paulo. Foi Presidente do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual da Cidade de São Paulo. Foi Assessor de Defesa da Cidadania da Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo e o primeiro Coordenador de Políticas para a Diversidade Sexual do Estado de São Paulo. Tem experiência na docência do Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Direitos Humanos, Teoria do Estado e Ciência Política.

Informações coletadas do Lattes em 02/04/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Direito

2009 - 2014

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Diversidade Sexual, Proteção Constitucional e Controle de Convencionalidade
Flávia Cristina Piovesan. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Direito Constitucional; Sexualidades; Diversidade Sexual; Controle de Convencionalidade.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito do Estado. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público / Especialidade: Direito Constitucional.

Mestrado em Direito

2005 - 2007

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Avançar no Estado Democrático de Direito: A Participação Política e a Democracia Brasileira,Ano de Obtenção: 2007
Flávia Piovesan.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Constituição; Estado; Democracia; Participação; Efetividade; Legitimidade. Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito / Especialidade: Teoria do Estado.

Graduação em Direito

2000 - 2004

Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduação interrompida em 1999 em História

1998 - Atual

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Ano de interrupção: 1999

Formação complementar

2012 - 2012

Extensão universitária em Inglês Instrumental: Leitura para Fins Acadêmicos. (Carga horária: 30h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Inglês Instrumental: Leitura Fins Acadêmicos II. (Carga horária: 30h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2012 - 2012

Derecho Constitucional y Procesal Constitucional. (Carga horária: 60h). , Universidad de Buenos Aires, UBA, Argentina.

2004 - 2004

GESTOR EM DIREITOS HUMANOS. (Carga horária: 140h). , SECRETARIA ESPECIAL DE DIREITOS HUMANOS - PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, SEDH/PR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Constitucional.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito/Especialidade: Teoria do Estado.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direitos Humanos.

Organização de eventos

SALES, Dimitri. . I Fórum de Direitos Humanos da Associação dos Advogados de São Paulo ? 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. 2018. (Congresso).

SALES, Dimitri. . II Seminário sobre Atualidades e Perspectivas dos Direitos da Diversidade Sexual e de Gênero. 2018. (Congresso).

SALES, Dimitri. . Curso - Atualidades e Perspectivas dos Direitos da Diversidade Sexual e de Gênero. 2016. (Congresso).

SALES, Dimitri. . II Congresso Internacional de Direito Homoafetivo e VI Congresso Nacional de Direito Homoafetivo. 2016. (Congresso).

SALES, Dimitri. . Seminário ? Prática Advocatícia dos Direitos da Diversidade Sexual e de Gênero. 2016. (Congresso).

SALES, Dimitri. . I Encontro Paulista de Pesquisa em Diversidade Sexual. 2010. (Outro).

SALES, Dimitri. . Grupo de Estudos ?Direito Político e o Fenômeno Estado?. 2004. (Congresso).

SALES, Dimitri. . Fórum Nacional de Direitos Humanos ? O Ser Humano como Ponto de Partida (IX Semana Jurídica). 2004. (Congresso).

SALES, Dimitri. . Fórum ?A Reforma Tributária em Debate?. 2003. (Congresso).

SALES, Dimitri. . I Seminário de Direito do Consumidor. 2002. (Congresso).

SALES, Dimitri. . I Ciclo de Estudos do Direito: ?Diálogos com a Sociedade?. 2002. (Congresso).

SALES, Dimitri. . Ética em Manipulações Genéticas ? Fórum Nacional: Grupo de Discussão. 2002. (Congresso).

SALES, Dimitri. . VIII Semana Jurídica ? Direito Público para o Terceiro Milênio. 2002. (Congresso).

SALES, Dimitri. . XIV Encontro Regional dos Estudantes de Direito (ERED). 2001. (Congresso).

SALES, Dimitri. . III Fórum Nacional de Educação. 2001. (Congresso).

SALES, Dimitri. . I Fórum Nacional de Educação Infantil. 2001. (Congresso).

SALES, Dimitri. . X Encontro Regional dos Estudantes de História do Nordeste (EREH). 1998. (Congresso).

Participação em eventos

Conservatorio Internacional ?Avances Legislativos y Desafíos en la Región para las Personas LGBTI+: a 10 aos del fallo Atala.10 aos del Fallo Atala. 2022. (Seminário).

O Combate à Homofobia após a Criminalização.O Combate à Homofobia após a Criminalização. 2021. (Seminário).

Conectando as Ciências Forenses e a Documentação, a Investigação e o Litígio em Casos de Execuções Sumárias e Desaparecimentos Forçados. 2020. (Seminário).

Curso Internacional sobre Matrimonio Civil Igualitario, Derecho a Formar Familia y la Opinión Consultiva OC 24/2017 (atividade virtual).Curso Internacional sobre Matrimonio Civil Igualitario: el Caso Brasil. 2020. (Seminário).

I Conferência Nacional de Promoção da Igualdade da Ordem dos Advogados do Brasil (atividade virtual).Diálogo da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade com outras Comissões do Sistema OAB Considerando a Transversalidade. 2020. (Seminário).

I Congresso de Psicologia, Sexualidade e Diversidade (atividade virtual). 2020. (Congresso).

I Congresso de Psicologia, Sexualidade e Diversidade (atividade virtual). Diversidade na Atualidade. 2020. (Congresso).

I Congresso Digital COVID ? 19: Repercussões Jurídicas e Sociais da Pandemia (atividade virtual). Proteção aos Direitos da Diversidade Sexual e de Gênero em Tempos de Pandemia. 2020. (Congresso).

I Seminário Online da Comissão de Diversidade Sexual e Enfrentamento à Homofobia da OAB/BA (atividade virtual).Criminalização da LGBTfobia: reflexões sobre aumento da violência na pandemia. 2020. (Seminário).

Série Pandemia das Violações (atividade virtual).Caminhos da Esquerda e o Papel da Educação em Direitos Humanos. 2020. (Seminário).

X Congresso Nacional dos Direitos da Diversidade Sexual e de Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil (atividade virtual). LGBTI+ e Mercado de Trabalho. 2020. (Congresso).

3° Seminário Velhices LGBT: Resistência, Superação e um Legado de Esperança.Caminhos para a Esperança do Envelhecer. 2019. (Seminário).

Congresso Internacional LGBTI+. Direitos Conquistados e Perspectivas: Podemos Casar, Podemos Adotar, Podemos Ter Nossa Identidade Reconhecida. E Agora?. 2019. (Congresso).

Congresso Internacional LGBTI+. 2019. (Congresso).

Congresso Internacional LGBTI+. Integrante da Comissão Científica. 2019. (Congresso).

Conjuntura ? Oportunidades e Ameaças à Seguridade Social e aos Direitos Humanos: Perspectivas e Resistências.Conjuntura ? Oportunidades e Ameaças à Seguridade Social e aos Direitos Humanos: Perspectivas e Resistências. 2019. (Seminário).

I Congresso da Advocacia: Dignidade e Direito ? Desafios da Advocacia no Século XXI. Papel da Advocacia na Promoção do Respeito à Diversidade Humana. 2019. (Congresso).

I Encontro Estadual ? Juventude e HIV/Aids.Direitos, Advocacy e Participação Juvenil pelo Fim do Preconceito e Garantia de Direitos. 2019. (Seminário).

I Sessão AMTIGOS sobre LGBTfobia.Diversidade Sexual e de Gênero e Direitos Humanos. 2019. (Seminário).

Mês da Diversidade Sexual de Barretos.Direitos Humanos e Diversidade Sexual: Diferenças e Pluralidades na Sociedade Brasileira. 2019. (Seminário).

1 Encontro de Direitos Humanos ? 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.Democracia e Direitos Humanos: Desafios para o Brasil Contemporâneo. 2018. (Encontro).

2 Seminário Velhices LGBT: Expressões da Violência Contra Pessoas Idosas. 2018. (Seminário).

Curso ? Direito de Família e Arte: Um Diálogo Necessário.Qualquer Maneira de Amor Valerá: A Diversidade Sexual e de Gênero na Arte e no Direito. 2018. (Seminário).

Curso Direito, Gênero e Sexualidade.Minorias Sexuais: Direito ao Reconhecimento. 2018. (Seminário).

Diversidade Sexual, Democracia e Cidadania LGBT.Diversidade Sexual, Democracia e Cidadania LGBT. 2018. (Seminário).

Fórum Estadual das Comissões de Diversidade Sexual e de Gênero: As Perspectivas da Advocacia Feita por Pessoas LGBTI.O Papel da Advocacia na Promoção ao Respeito à Diversidade Humana. 2018. (Seminário).

I Congresso Internacional Multidisciplinar em Sexualidades ? Educação, Inclusão e Transformação. Noções de Direitos Sexuais no Brasil. 2018. (Congresso).

I Fórum de Direitos Humanos da Associação dos Advogados de Sao Paulo ? 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.Democracia e Reconhecimento de Novos Direitos: o Estado de Século XXI. 2018. (Seminário).

II Congresso Internacional da Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas. Perspectivas para a Família LGBTI+ no Brasil. 2018. (Congresso).

II Congresso Internacional da Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas. 2018. (Congresso).

III Encontro do Coletivo Paulo Freire ? Direitos Humanos e Educação: Realidade ou Utopia?.Direitos Humanos e Educação: em Busca da (Re)Existência. 2018. (Encontro).

II Seminário sobre Atualidades e Perspectivas dos Direitos da Diversidade Sexual e de Gênero.Proteção dos Direitos da Diversidade Sexual e de Gênero: Brasil, Argentina e Chile. 2018. (Seminário).

II Simpósio de Direito e Sociedade do Sudoeste da Bahia.Corpos Desobedientes e Estado Pós-Democrático: Gênero, Identidade de Gênero e Proteção Jurídica. 2018. (Simpósio).

I Seminário Diversidade Sexual e de Gênero.Entre Democracia e Barbárie: Direitos LGBT no Brasil Pós-Democrático. 2018. (Seminário).

Semana Jurídica do Centro Universitário das Américas.Entre Democracia e Barbárie: Direitos LGBT e Estado Pós-Democrático Brasileiro. 2018. (Seminário).

Seminário de Direitos LGBTI: A Democracia e os Desafios da Atualidade.Desafios e Conquistas de Direitos da Comunidade LGBTI na Atual Conjuntura (Anti)democrática Brasileira. 2018. (Seminário).

VIII Congresso Nacional de Direito LGBTI. Direitos da Diversidade Sexual e de Gênero no Brasil Pós-Democrático: Cidadania, Luta Moral e Resistência. 2018. (Congresso).

XIII Feira de Negócios e Oportunidades - FENOPO. Democracia, Direitos Humanos, Novos Sujeitos Democráticos e Diversidade Sexual e de Gênero. 2018. (Feira).

2 Circuito de Palestras sobre o Movimento LGBT ? Mercado de Trabalho e os Direitos LGBT. 2017. (Seminário).

2 Circuito de Palestras sobre o Movimento LGBT ? Mercado de Trabalho e os Direitos LGBT.Direitos da Personalidade: Respeito ao Nome Social, Uso de Banheiro e o Rompimento dos Limites de Gênero. 2017. (Seminário).

Direitos Humanos e Diversidade Sexual.Direitos Humanos e Diversidade Sexual. 2017. (Seminário).

I Congresso LGBT ? Eu Existo. A Lei Estadual 10.948/2001 contra LGBTfobia. 2017. (Congresso).

I Seminário de Direitos e Garantias Fundamentais.Diversidade Sexual em um País Laico. 2017. (Seminário).

I Seminário Interdisciplinar de Formação Docente e Práticas Pedagógicas.Docência: Currículo e Direitos Humanos. 2017. (Seminário).

Jornada Jurídica em Comemoração do Mês do Advogado.Proteção Nacional e Internacional dos Direitos da Diversidade Sexual e de Gênero. 2017. (Seminário).

Oficina Participação Juvenil no Sistema Único de Saúde e os Direitos Humanos.Participação Juvenil no Sistema Único de Saúde e os Direitos Humanos. 2017. (Oficina).

Oficina Participação Juvenil no SUS e os Direitos Humanos.Democracia, Participação e Direitos Humanos. 2017. (Oficina).

Semana da Diversidade Sexual do Hospital do Câncer.Diversidade Sexual e Combate à Homofobia. 2017. (Seminário).

Semana da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB - Seção de São Paulo/Subseção de Barretos. Direitos da Diversidade Sexual: Atualidades e Perspectivas. 2017. (Congresso).

Seminário Diversidade e Inclusão.Desafios para LGBT?s no Mercado de Trabalho Brasileiro. 2017. (Seminário).

Seminário Infância e Juventude e Transexualidade.Infância e Juventude e Transexualidade. 2017. (Seminário).

Seminário sobre Direitos LGBT e Conjuntura.Conjuntura Política e a Situação LGBT no Brasil. 2017. (Seminário).

Seminário Travesias ? Diversidade de Orientações Sexuais e Identidades de Gênero.Direitos LGBT. 2017. (Seminário).

Sexta Jurídica ? III Etapa.O Desafio de Ser Trans no Brasil: Omissão Legislativa, Riscos e Consequências. 2017. (Seminário).

VI Semana da Diversidade e XVI Parada do Orgulho LGBTI da Bahia.Celebração de Identidades ? A Tipificação da LGBTfobia à Condição de Crime de Ódio, à Luz do Processo Criminal. 2017. (Seminário).

XVI Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Assistência Domiciliar ? CIAD 2017. Novas Configurações Familiares ? Desdobramentos Legais: Deveres e Responsabilidade. 2017. (Congresso).

XV Semana de Serviço Social do Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro.Identidade de Gênero e Direitos de Travestis e Transexuais: Reconhecimento, Defesa e Proteção Jurídica. 2017. (Seminário).

2 Encontro das Mães pela Diversidade na Bahia/Seminário Diga Sim ao Amor ? A Violência Contra a População LGBT e o Papel do Poder Público.Direito, Sociedade e Responsabilidade Pública: O Lugar do Afeto para a Transformação da Realidade. 2016. (Seminário).

Conferência Livre de Diversidade Sexual ? Um Novo Brilho no Olhar.A Luta pelos Direitos da Diversidade Sexual e de Gênro no Brasil: História, Atualidade e Perspectiva. 2016. (Seminário).

Conferência Livre LGBT da Periferia de São Paulo. 2016. (Outra).

Curso ? Participação Juvenil, Ativismo e Direitos Humanos em HIV e Aids no Estado de São Paulo.Participação Juvenil, Equidade e Direitos Humanos. 2016. (Seminário).

Curso - Atualidades e Perspectivas dos Direitos da Diversidade Sexual e de Gênero.A Proteção Internacional dos Direitos às Diferenças Sexuais e de Gênero. 2016. (Seminário).

Curso Direitos Humanos e HIV ? Adesão à Vida, Prevenção Primária e Positiva.Direitos Humanos e HIV. 2016. (Oficina).

Direito na Mesa.Intolerância Religiosa e a Convenção Americana de Direitos Humanos. 2016. (Seminário).

Encontro ? Suicídio e Diferentes Perspectivas: Luto e Suicídio, Assistência Hospitalar, Suicídio e Mídias, Suicídio na População Infantil e Jovem, Pesquisas na UNIFESP.Suicídio na População Transgênero. 2016. (Encontro).

Encontro de Saúde e Cultura LGBT.A Atuação da OAB na Promoção e Defesa dos Direitos da População LGBT. 2016. (Encontro).

Femininos em Perspectiva: Gênero, Educação e Sociedade.Femininos em Perspectiva: Gênero, Educação e Sociedade. 2016. (Seminário).

II Congresso Internacional de Direito Homoafetivo e VI Congresso Nacional de Direito Homoafetivo. Proteção Constitucional da Diversidade Sexual ? Diálogos Internacionais (Brasil e Argentina). 2016. (Congresso).

II Congresso Internacional de Direito Homoafetivo e VI Congresso Nacional de Direito Homoafetivo. 2016. (Congresso).

III Semana dos Direitos da Diversidade Sexual.Estado Laico e Liberdades Sexuais: Desafios à Democracia Brasileira. 2016. (Seminário).

IX Seminário Direitos Humanos no Século XXI ? Democracia, Direitos Humanos e Educação: 20 anos do NUDHUC e IX Encontro de Direitos Humanos da UNESP.Direitos Humanos: Gênero e Educação. 2016. (Seminário).

IX Seminário Direitos Humanos no Século XXI ? Democracia, Direitos Humanos e Educação: 20 anos do NUDHUC e IX Encontro de Direitos Humanos da UNESP. 2016. (Seminário).

Jornada da Educação ? Educação e Sociedade: Relação Homem e Mundo.Educação em Direitos Humanos: Metodologias e Formação Cidadã. 2016. (Seminário).

Jornada da Educação ? Educação e Sociedade: Relação Homem e Mundo.Educação, Gênero e Sexualidade: Reconhecendo as Diferentes Identidades. 2016. (Seminário).

Jornada Jurídica em Comemoração ao Mês do Advogado.Direitos Humanos e Diversidade Sexual. 2016. (Seminário).

Lançamento do "Programa Tocantins Sem LGBTFobia ? A Lei da Vida e a Diversidade".LGBTFobia: Questão Social. 2016. (Outra).

Mostra de Cinema ?Transgêneros? ? CineCal no Museu.Transgêneros ? debate do filme "A Garota Dinamarquesa". 2016. (Outra).

Projeto Trans em Trânsito.Transexual: A Negação do Direito à Identidade. 2016. (Seminário).

Seminário ? Prática Advocatícia dos Direitos da Diversidade Sexual e de Gênero.Proteção dos Direitos às Diferenças Sexuais e de Gênero: Atualidades e Perspectivas. 2016. (Seminário).

Seminário - Cine Debate sobre Transexualidade.?De Gravata e Unha Vermelha?. 2016. (Seminário).

Seminário de Conscientização sobre o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.Diversidade Sexual e Proteção às Diferenças Sexuais no Âmbito do Tráfico de Pessoas. 2016. (Seminário).

Seminário Direitos LGBT: Dignidade e Trabalho.A Tutela Jurídica de LGBTs ? Conquista e Garantia de Direitos. 2016. (Seminário).

Seminário Questões Bioéticas em Debate.Direitos LGBT: Do Preconceito ao Acolhimento (debate sobre o filme ?Philadelphia?). 2016. (Seminário).

Simpósio de Bioética no Hospital Alemão Oswaldo Cruz ? Diversidades Sexuais: Do Preconceito ao Acolhimento.Preconceitos e Direitos Humanos nas Diversidades Sexuais. 2016. (Simpósio).

VIII Congresso de Direito do Sudoeste da Bahia ? A Inserção do Jurista na Realidade Social Brasileira. Direito da Não Discriminação e Proteção dos Direitos Humanos: Adequação e Necessidade. 2016. (Congresso).

A Redução da Maioridade Penal.A Redução da Maioridade Penal. 2015. (Seminário).

Aula Magna do Curso de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz.O Papel do Estudante de Direito na Construção do Espaço Acadêmico e Social. 2015. (Seminário).

Café Filosófico - Uniões Homoafetivas e Dignidade da Pessoa Humana.Uniões Homoafetivas e Dignidade da Pessoa Humana. 2015. (Seminário).

Ciclo de Palestras ?Dia Internacional da Mulher?.Desconstruindo a Violência Contra a Mulher e a Violência de Gênero. 2015. (Seminário).

Constituição Federal e os Novos Núcleos Familiares.Constituição Federal e os Novos Núcleos Familiares. 2015. (Seminário).

Direitos de Travestis e Transexuais: Desafios e Perspectivas.Direitos de Travestis e Transexuais: Desafios e Perspectivas. 2015. (Seminário).

II Conferência Municipal LGBT da Cidade de Ribeirão Preto.Direito Costitucional LGBT. 2015. (Outra).

II Conferência Municipal LGBT da Cidade de Ribeirão Preto. 2015. (Outra).

III Conferência Municipal LGBT da Cidade de São Carlos. 2015. (Outra).

III Conferência Municipal LGBT da Cidade de São Carlos.A Política Pública de Promoção da Diversidade Sexual (Conferência de Abertura). 2015. (Outra).

III Encontro Brasileiro de Análise do Comportamento e Terapia Cognitivo-Comportamental com Casais e Família: Relacionamentos Amorosos.I Colóquio Casal e Família e Pessoas com Indentidade Transgênero. 2015. (Encontro).

III Jornada de Cuidados Paliativos em Serviço Social.Proteção ao Paciente e Família: a Importância das Orientações sobre Aspectos e Alteraçoes na Legislação. 2015. (Seminário).

IV Sesión de Invierno ? Dialogando desde el Sur: Temas Socio-Jurídicos Existenciales. 2015. (Seminário).

Seminário Cidadania e Direitos para a Comunidade LGBT.Aspectos Jurídicos e Sociais da Criminalização da Homofobia, Bifobia, Lesbofobia e Transfobia. 2015. (Seminário).

Seminário Direito à identidade de Gênero e Despatologização da Identidade Transexual.Despatologização da Identidade de Gênero. 2015. (Seminário).

Seminário Internacional Gênero, Raça e Justiça.Justiça, Gênero, Sexualidades e Raça-Etnia: Construção de uma Agenda de Reformas no Sistema de Justiça Brasileiro a partir das Experiências da Assessoria Jurídico Popular. 2015. (Seminário).

Seminário - Luta contra a Homofobia.Luta contra a Homofobia. 2015. (Seminário).

Seminário Quem Mandou Nascer Mulher?.Quem Mandou Nascer Mulher?. 2015. (Seminário).

VI Congresso de Direito de Família (IBDFam/DF). A Homossexualidade no Século XXI. 2015. (Congresso).

VI Fórum Sociojurídico: Famílias e Direitos na Contemporaneidade/II Encontro Nacional de Pesquisas sobre Famílias.Família e Estado Democrático de Direito. 2015. (Seminário).

XXI Encontro-Assembleia Estadual do Movimento Nacional de Direitos Humanos/São Paulo. 2015. (Encontro).

2ª Mesa Redonda ?Orientação Sexual, Identidade de Gênero e Discriminação por Homofobia.Sexualidade como Direito Humano: Resistências e Perspectiva para o Reconhecimento dos Direitos da Diversidade Sexual. 2014. (Seminário).

Aspectos Práticos e Jurídicos nas Relações Homoafetivas.Aspectos Práticos e Jurídicos nas Relações Homoafetivas. 2014. (Seminário).

Audiência Pública sobre o Estatuto da Diversidade Sexual.Debatedor da Audiência Pública sobre o Estatuto da Diversidade Sexual. 2014. (Outra).

Ciclo de Debates ? Cidadania e Reconhecimento de Direitos.Cidadania e Reconhecimento de Direitos (Conferência de Abertura). 2014. (Seminário).

Congresso Direito e Lutas do Movimento LGBT. Criminalização da Homofobia e Transfobia. 2014. (Congresso).

Curso de Capacitação em Gênero e Violência Doméstica.Discriminação Contra a Mulher. 2014. (Seminário).

Grupo de Estudos de Ciências Criminais e Direitos Humanos do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.Homofobia. 2014. (Seminário).

Homoafetividade e União Estável e a Responsabilidade Civil nos Litígios Familiares.Homoafetividade e União Estável e a Responsabilidade Civil nos Litígios Familiares. 2014. (Seminário).

I Encontro Regional de Direitos das Mulheres.Tráfico Internacional de Pessoas na Perspectiva da Proteção aos Direitos da Mulher. 2014. (Encontro).

I Fórum Nordestino de Direitos Humanos da Polícia Rodoviária Federal.Direitos Humanos e Diversidade Sexual. 2014. (Seminário).

III Encontro Estadual dos Direitos da Diversidade Sexual da OAB/SP.Gênero e Direitos: Desafios ao Arcabouço Jurídico Brasileiro. 2014. (Encontro).

II Semana do Psicanalista - Instituto Nacional de Psicanálise.Corpo, Sexualidade e Direito: A Proteção Jurídica da Diversidade Sexual. 2014. (Seminário).

II Seminário do Centro de Atendimento Especializado ? CAESP ? Direitos Humanos: Diversidade e Inclusão.Educação para a Diversidade Sexual e de Gênero. 2014. (Seminário).

I Jornada Jurídica do Sertão Baiano.Gênero e Direitos: Desafios ao Arcabouço Jurídico Brasileiro. 2014. (Seminário).

I Seminário Gênero, Sexualidade e Direito.Violência de Gênero. 2014. (Seminário).

IV Congresso Brasileiro de Direito Homoafetivo e IV Congresso Baiano de Direito das Famílias e Sucessões. Diversidade Sexual, Proteção Constitucional e Controle de Convencionalidade. 2014. (Congresso).

IV Simpósio de Direitos Humanos ? Desenvolvimento, Desafios e Perspectivas Interdisciplinares.Proteção Jurídica de Travestis e Transexuais. 2014. (Simpósio).

Semana da Consciência Negra da Universidade Presbiteriana Mackenzie.Preconceito e Opressão: Um Diálogo entre as Múltiplas Identidades Silenciadas na Sociedade. 2014. (Seminário).

Semana da Diversidade Sexual e Etnicorracial da Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana.A Luta pela Igualdade LGBT dentro e fora da Universidade. 2014. (Seminário).

Semana Jurídica da Universidade Ibirapuera (2014).Corpo, Sexualidade e Direito: A Proteção Jurídica da Diversidade Sexual. 2014. (Seminário).

Seminário "Tráfico e Exploração Sexual de Mulheres".Tráfico e Exploração Sexual de Mulheres. 2014. (Seminário).

Seminário - Direitos Trans. 2014. (Seminário).

Seminário Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: O que a Universidade tem a ver com isso?.Reflexões da Psicologia, Serviço Social e Direito sobre a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 2014. (Seminário).

Seminário Tráfico e Exploração de Pessoas.Tráfico e Exploração de Pessoas. 2014. (Seminário).

Temas Polêmicos da Diversidade Sexual.Temas Polêmicos da Diversidade Sexual. 2014. (Seminário).

VII Coongresso de Direito do Sudoeste da Bahia ? Direito e Sociedade: Prevenção e Responsabilidade ou Punição e Culpa?. Corpo, Sexualidade e Direito: A Proteção Jurídica da Diversidade Sexual. 2014. (Congresso).

VI Semana do Curso de Serviço Social da Universidade Nove de Julho ? ?O Serviço Social na Luta pelos Direitos Humanos?.Direitos Humanos e População LGBT. 2014. (Seminário).

V Semana Jurídica da União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME) ? Ética, Direito e Justiça.Corpo, Sexualidade e Direito: A Proteção Jurídica da Diversidade Sexual. 2014. (Seminário).

XII Congresso do Ministério Público do Estado da Bahia. Corpo, Sexo e Direito: o Ministério Público e a Defesa dos Direitos da Diversidade Sexual. 2014. (Congresso).

XVII Semana Jurídica da Universidade Estadual de Santa Cruz ? Processo: Multiplos Olhares e V Encontro Nacional em Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos ? Violencias e Direitos Humanos sob o Viés da Memória no Brasil.Entre Moral e Direito: O Que Restou da Ditadura e os Desafios à Proteção aos Direitos Humanos. 2014. (Seminário).

XVI Semana Jurídica do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB).Corpo, Sexualidade e Direito: A Proteção Constitucional da Diversidade Sexual. 2014. (Seminário).

A Constituição Federal e os Novos Núcleos Familiares.A Constituição Federal e os Novos Núcleos Familiares. 2013. (Seminário).

A Proteção Jurídica de Travestis e Transexuais.A Proteção Jurídica de Travestis e Transexuais. 2013. (Seminário).

A Proteção Jurídica de Travestis e Transexuais.A Proteção Jurídica de Travestis e Transexuais. 2013. (Seminário).

Cátedra de la Memoria ? Chile: A 40 anõs del Golpe. 2013. (Seminário).

Cura Gay.Cura Gay. 2013. (Seminário).

Curso de Defesa Popular da Criança e do Adolescente da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.Homossexualidade e Adolescência: Um Debate Impreterível à Luz dos Direitos Fundamentais. 2013. (Seminário).

Direitos Humanos.Direitos Humanos. 2013. (Seminário).

Fórum Pensar Paulista.Diversidade e Pluralidade. 2013. (Outra).

I Congresso Estadual de Conscientização para a Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil do Mato Grosso do Sul. Aspectos Jurídicos da Diversidade Sexual. 2013. (Congresso).

I Encontro dos Conselhos da Comunidade para Assuntos Penais de Vitória da Conquista e Região Sudoeste da Bahia ? Afirmação dos Direitos Humanos na Realidade Local.As Minorias no Sistema Carcerário: Crueldade do Sistema Prisional para com as Mulheres e a População LGBT. 2013. (Encontro).

I Encontro Regional dos Direitos da Diversidade Sexual.Proteção Jurídica de Travestis e Transexuais. 2013. (Encontro).

III Seminário Internacional NETPDH: ?Tráfico de pessoas para exploração sexual ou trabalho sexual em condições análogas à de escravo?.Movimentos sociais, ONG?s e Associações de Defesa de Vítimas de Tráfico de Pessoas para Prostituição. 2013. (Seminário).

II Seminário Classe, Etnia, Gênero e Diversidade Sexual. 2013. (Seminário).

II Seminário Classe, Etnia, Gênero e Diversidade Sexual.Diversidade Sexual, Direito e Sociedade: Conquistas e Limites. 2013. (Seminário).

II Seminário de Direito e Diversidade Sexual da Defensoria Pública do Estado do Tocantins.A Proteção Constitucional da Diversidade Sexual: Estado, Direito, Sociedade. 2013. (Seminário).

II Seminário Internacional ? Vozes e Ações das Mulheres na Política Latino-americana.Resignificando o Feminino ? A Construção de uma Nova Identidade de Gênero. 2013. (Seminário).

I Jornada Mundial de Direitos Humanos ? O Novo Constitucionalismo.Direitos Humanos das Mulheres e Pessoas Homoafetivas. 2013. (Seminário).

I Semana Jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil ? Seção São Paulo/Subseção Franco da Rocha.Homoafetividade, União Estável e Responsabilidade Civil. 2013. (Seminário).

Semana de Psicologia 2013 das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).Transgêneros, Estereótipo e Preconceito. 2013. (Seminário).

Semana Jurídica Dr. Antonio Maron Agle ? Direito, Acesso à Justiça e Cidadania.Quando os discursos não podem mais, a realidade ganha corpo: os possíveis sentidos das manifestações populares no Brasil. 2013. (Seminário).

Seminário: Tráfico de Seres Humanos para Fins de Exploração Sexual. 2013. (Seminário).

Seminário ? Propostas da CID 11 sobre Transtornos Sexuais e Outras Condições Relacionadas à Sexualidade.Cenário Brasileiro com Relação às Políticas Dirigidas à População Transgênero. 2013. (Seminário).

Seminário ? Propostas da CID 11 sobre Transtornos Sexuais e Outras Condições Relacionadas à Sexualidade. 2013. (Seminário).

Seminário Família é Diversidade.Família é Diversidade. 2013. (Seminário).

Seminário Internacional ? Ius Constitucionale Commune Latino-Americano em Direitos Humanos: A Emergência de um Novo Direito Público no Século XXI. 2013. (Seminário).

Seminário Multidisciplinar sobre Orientação Sexual, Identidade de Gênero e Discriminação Homofóbica.Discriminação Homofóbica. 2013. (Seminário).

VI Encontro das Seções Regionais ? Sexualidade(s)?. 2013. (Encontro).

X Colóquio Nacional e III Colóquio Internacional do Museu Pedagógico ? A Produção do Conhecimento no Limiar do Século XXI: Tendências e Conflitos.Os Estudos sobre Gênero, Família, Conjugalidade e Violência em Debate. 2013. (Seminário).

X Seminário LGBT no Congresso Nacional: Liberdades, Abram as Asas sobre Nós ? A Liberdade de Crença em Relação às Outras Liberdades Individuais. 2013. (Seminário).

1 Encontro Regional de Ações Preventivas nas Escolas.Diversidade Sexual. 2012. (Encontro).

5ª Semana Jurídica da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo ? ?Novos Desafios para o Direito: Diálogos Transdisciplinares?.Sessão de Cinema e Debate: Questões Relativas a Gênero. 2012. (Seminário).

Aspectos Relevantes das Uniões Estáveis Homoafetivas.Aspectos Relevantes das Uniões Homoafetivas. 2012. (Seminário).

Aspectos Relevantes sobre a União Homoafetiva.Aspectos Relevantes sobre a União Homoafetiva. 2012. (Seminário).

Ciclo de Debates sobre Diversidade Sexual.Defesa da Diversidade Sexual: Avanços e Desafios. 2012. (Seminário).

Concepções Contemporâneas acerca do Casamento: Abordagem Constitucional à Luz do Direito Brasileiro e Argentino.Concepções Contemporâneas acerca do Casamento: Abordagem Constitucional à Luz do Direito Brasileiro e Argentino. 2012. (Seminário).

Conferência de Abertura da Semana de Serviço Social das Faculdades Unidas Metropolitanas.Toda Violação de Direitos é uma Forma de Violência. 2012. (Seminário).

Constituição Federal e os Novos Núcleos Familiares.Constituição Federal e os Novos Núcleos Familiares. 2012. (Seminário).

Direito e Diversidade Sexual: Aspectos Jurídicos, Psicológicos e Sociais.Proteção Jurídica da Diversidade Sexual: Sexualidade, Direito, Sociedade. 2012. (Seminário).

Direito e Sexualidade: A Defesa da Diversidade Sexual.Direito e Sexualidade: A Defesa da Diversidade Sexual. 2012. (Seminário).

Diversidade Sexual.Diversidade Sexual. 2012. (Seminário).

Ética e Discriminação.Ética e Discriminação. 2012. (Seminário).

I Encontro Estadual dos Direitos da Diversidade Sexual da OAB/SP.Reflexões sobre Identidade de Gênero: Visibilidade e Garantia de Direitos. 2012. (Encontro).

III Seminário Nacional de Direitos e HIV/Aids e I Seminário Nacional de Direitos e Hepatites Virais16.110. III Seminário Nacional de Direitos e HIV/Aids e I Seminário Nacional de Direitos e Hepatites Virais. 2012. (Seminário).

I Seminário de Direito e Diversidade Sexual.Sexualidade e Direitos Humanos: Diversidade Sexual, Criminalização da Homofobia e Defesa da Cidadania LGBT. 2012. (Seminário).

I Seminário Internacional ? Vozes e Ações das Mulheres na Política Latino-americana.Gênero, Violência e Direitos Humanos. 2012. (Seminário).

I Simpósio de Psicanálise e Direito.Diversidade Sexual: Diálogos Possíveis entre Psicanálise e Direito. 2012. (Simpósio).

Mini Curso: Marx Inédito. 2012. (Seminário).

Oficina de Sensibilização Hospitalar.Sensibilização da Diversidade Sexual. 2012. (Seminário).

Projeto Oficina de Ideias.Diversidade Sexual. 2012. (Seminário).

Projeto Oficina de Ideias.Direitos Humanos. 2012. (Seminário).

Roda de Conversa - O Psicólogo e o Profissional de Saúde sabem Trabalhar com a População LGBT?.O Psicólogo e o Profissional de Saúde sabem Trabalhar com a População LGBT?. 2012. (Seminário).

Seminário Diversidade Sexual.Diversidade Sexual. 2012. (Seminário).

Seminário Diversidade Sexual.Diversidade Sexual. 2012. (Seminário).

Seminário Diversidade Sexual e Enfrentamento à Homofobia.Diversidade Sexual e Enfrentamento à Homofobia. 2012. (Seminário).

Seminário dos Direitos da Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo. 2012. (Seminário).

Seminário Gênero e Tráfico de Pessoas.Tráfico de Pessoas e seus Impactos: Diversidade Sexual e Imigrantes. 2012. (Seminário).

Simpósio EJUR ? Relações Homoafetivas e seus Avanços Jurídicos.Diversidade Sexual: Sexualidade, Direitos Humanos e Democracia. 2012. (Seminário).

União Estável entre Pessoas do mesmo Sexo.União Estável entre Pessoas do mesmo Sexo. 2012. (Seminário).

União Homoafetiva.União Homoafetiva. 2012. (Seminário).

VII Encontro Internacional de Migração e Tráfico de Pessoas na América Latina.Migração e Tráfico de Travestis e Transexuais: Enfrentamento à Exploração Sexual e Proteção aos Direitos da Diversidade Sexual. 2012. (Encontro).

V Semana de Diversidade Sexual de Bragança Paulista.Direitos e Políticas Públicas para a População LGBT. 2012. (Seminário).

X Semana Científica e Cultural de Serviço Social.O Direito à Diversidade Sexual. 2012. (Encontro).

10ª Encontro de Relações Humanas em HIV/Aids ? 10 Anos Construindo Histórias (Região Sudeste).Direitos Humanos ? o que você exerce?. 2011. (Oficina).

Aspectos Relevantes sobre as Uniões Homoafetivas.Aspectos Relevantes sobre as Uniões Homoafetivas. 2011. (Seminário).

Capacitação para o Atendimento/Módulo IV ? Combate à Discriminação (Defensoria Pública do Estado de São Paulo).Os Direitos Humanos na Ordem Constitucional Brasileira: Proteção aos Direitos da Diversidade Sexual. 2011. (Seminário).

Congresso de Direitos Sociais do Ministério Público do Estado de São Paulo ? Os Direitos Humanos na Atualidade. Direitos da Diversidade Sexual: A Conquista da Cidadania LGBT. 2011. (Congresso).

Diversidade Sexual na Escola.Diversidade Sexual na Escola. 2011. (Seminário).

I Congresso Nacional de Direito Homoafetivo. 2011. (Congresso).

I Encontro de Jovens Gays e HSH do Sudeste.Homofobia como Fator Estruturante da Vulnerabilidade. 2011. (Encontro).

II Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos da População LGBT de Alagoas.Por uma Alagoas Livre da Pobreza e da Homofobia em Busca da Cidadania e dos Direitos LGBT. 2011. (Outra).

II Conferência Estadual LGBT de São Paulo ? Por um Estado sem Discriminação: Respeito à Cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. 2011. (Outra).

II Conferência Municipal LGBT de Piracicaba.Direitos Humanos e a Inclusão Social LGBT. 2011. (Outra).

II Congresso Nacional de Defensores Públicos da Infância e Juventude ? Defesa da Criança e do Adolescente: Prioridade Absoluta. A Defesa da Identidade de Gênero/Sexual e o Princípio da Não-Discriminação aplicada às Crianças e aos Adolescentes. 2011. (Congresso).

II Encontro Nacional da Rede Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. 2011. (Encontro).

II Seminário Enlaçando Sexualidades ? Direito, Relações Etnorraciais, Educação, Trabalho, Diversidade Sexual, Comunicação e Cultura.Sexualidades e Direito. 2011. (Seminário).

I Mostra Regional dos Projetos Prevenção Também se Ensina/Comunidade Presente e Saúde e Prevenção nas Escolas ? SPE.Falando sobre Diversidade. 2011. (Encontro).

I Seminário de Direitos Humanos.A Constitucionalização da Diversidade Sexual: Direitos Humanos e Conquista da Cidadania. 2011. (Seminário).

IV Curso Preparatório de Defensores Públicos.Diálogos da Diversidade. 2011. (Outra).

IV Semana Jurídica da Faculdade de Tecnologia e Ciências ? Campus de Salvador.A Criminalização da Homofobia. 2011. (Seminário).

Países Árabes: Conjuntura Atual e Perspectiva. 2011. (Seminário).

Semana da Diversidade Sexual da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ? Por um mundo sem racismo, machismo e homofobia!.Direito e Combate à Homofobia. 2011. (Seminário).

Seminário da Adolescência.Diversidade na Escola. 2011. (Seminário).

União Homoafetiva.União Homoafetiva. 2011. (Seminário).

VI Encontro Regional Sudeste de Travestis e Transexuais ? Dignidade e Cidadania: Agora Chegou a Nossa Vez!.Direitos Humanos, Identidade Social e Políticas Afirmativas: Metodologia Paliativa ou Inclusão Social?. 2011. (Encontro).

X Congresso Nacional de Defensores Públicos. A Defesa da Garantia à Identidade de Gênero e Orientação Sexual para Crianças e Adolescentes: Onde Está o Compromisso do Sistema de Justiça. 2011. (Congresso).

X Semana da Mulher ? Educação, gênero e movimentos sociais.Educação e sexualidade: (in) visibilidade lésbica. 2011. (Seminário).

Aspectos Relevantes da Diversidade Sexual: Avanços Sociais e Jurídicos.Aspectos Relevantes da Diversidade Sexual: Avanços Sociais e Jurídicos. 2010. (Seminário).

Curso de Introdução aos Direitos Humanos ? Módulo II.Direitos Humanos e a Diversidade. 2010. (Seminário).

I Congresso Baiano de DST/Aids e Hepatites Virais ? Integralidade da Assistência e Consolidação de Redes: Dos Avanços aos Desafios. 2010. (Congresso).

I Congresso Baiano de DST/Aids e Hepatites Virais ? Integralidade da Assistência e Consolidação de Redes: Dos Avanços aos Desafios. Diversidade Sexual. 2010. (Congresso).

I Encontro Estadual de Inclusão ? Trabalho, Emprego e Renda.Diversidade Sexual e Mercado de Trabalho. 2010. (Encontro).

I Encontro Paulista de Pesquisa em Diversidade Sexual. 2010. (Encontro).

II Capacitação em Direito LGBT.Direitos Humanos, Homossexualidade e Identidade de Gênero. 2010. (Seminário).

II Encontro de Atualização do HIV e Aids da Costa da Mata Atlântica e II Encontro LGBT da Costa da Mata Atlântica.Plano Estadual de Enfrentamento à Homofobia e Promoção da Cidadania LGBT. 2010. (Encontro).

III Curso de Direito Homoafetivo.Aspectos Administrativos do Direito Homoafetivo. 2010. (Seminário).

III Semana Jurídica da Faculdade de Tecnologia e Ciência ? Campus Salvador.Direito à Visibilidade: Direito Humano da População LGBT. 2010. (Seminário).

I Jornada de Direitos Humanos e Diversidade Sexual.Diversidade sexual e Responsabilidade Pública: Entre Estado e Sociedade Civil ? Desafios e Perspectivas. 2010. (Seminário).

I Oficina de Formação de Agentes Multiplicadores no Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Estruturação do Movimento Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas ? Região Nordeste.Diversidade Sexual e o Enfrentamento ao Tráfico de Travestis e Transexuais para Exploração Sexual. 2010. (Oficina).

I Oficina de Formação de Agentes Multiplicadores no Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Estruturação do Movimento Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas ? Região Nordeste.Diversidade Sexual e o Enfrentamento ao Tráfico de Travestis e Transexuais para Exploração Sexual. 2010. (Oficina).

I Oficina de Formação de Agentes Multiplicadores no Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Estruturação do Movimento Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas ? Região Nordeste..Enfrentamento ao Tráfico de Travestis e Transexuais para Exploração Sexual. 2010. (Oficina).

I Reunião de Políticas Públicas, Direitos e Homofobia de Marília ? SP.Políticas Públicas, Direitos e Homofobia: o Enfrentamento das Vulnerabilidades de LGBT no Estado de São Paulo. 2010. (Seminário).

I Seminário Nacional de Gestores e Trabalhadores no Combate à Homofobia. 2010. (Seminário).

I Seminário Nacional de Gestores e Trabalhadores no Combate à Homofobia. 2010. (Encontro).

I Seminário para a Formação de Agentes Multiplicadores no Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.Diversidade Sexual e o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. 2010. (Seminário).

IV Seminário de Prevenção as DST/Aids de Bragança Paulista ? Viver com HIV e Aids é Possível, com o Preconceito Não.Homofobia e Aidsfobia. 2010. (Seminário).

Projeto de Pesquisa Homossexualidades, Homofobia e Suicídio em Adolescentes GLBTTT.Igualdade de Gênero e Minimização da Homofobia na Cultura e na Sociedade. 2010. (Seminário).

Roda de Conversa ? Mulheres Negras Traficadas: A Quem Interessa essa Invisibilidade?. 2010. (Encontro).

Sábados Resistentes.Diversidade Sexual e Resistência LGBT no Brasil. 2010. (Seminário).

Semana Jurídica ? 2010, Faculdade de Direito da Universidade do Vale da Paraíba.Diversidade Sexual: Avanços em Defesa da Cidadania LGBT. 2010. (Seminário).

Seminário ?Direitos Humanos e Diversidade Sexual?. 2010. (Seminário).

Seminário de Apresentação do Projeto de Pesquisa Homossexualidades, Homofobia e Suicídio em Adolescentes GLBTTT.Igualdade de Gênero e Minimização da Homofobia na Cultura e na Sociedade. 2010. (Seminário).

Seminário de Segurança Pública e Direitos Humanos.Diversidade Sexual e Direitos Humanos. 2010. (Seminário).

Seminário Direitos Humanos e HIV/Aids: A Criminalização da Transmissão do HIV.Direitos Humanos, Saúde e Cidadania. 2010. (Seminário).

Seminário Direitos Humanos e Políticas Públicas.Direitos Humanos e Políticas Públicas para População LGBT. 2010. (Seminário).

Seminário Saúde na Escola.Diversidade Sexual. 2010. (Seminário).

Seminários Temáticos ?O Nordeste em São Paulo?. 2010. (Seminário).

Transexualidade e Direitos Humanos.Transexualidade e Direitos Humanos. 2010. (Seminário).

V Conferência Regional da ILGA-LAC (Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, pessoas Trans e Intersex ? América Latina e Caribe). 2010. (Congresso).

VIII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e AIDS e I Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites Virais. 2010. (Congresso).

VIII Seminário do GESSAE ? Grupo de Estudo do Serviço Social em Atendimento Especializado em DST/Aids.Direitos Humanos e Diversidade (Conferência de Abertura). 2010. (Seminário).

VII Seminário de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais no Congresso Nacional ? Direitos Humanos de LGBT: Cenários e Perspectivas. 2010. (Seminário).

XII Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal. Proteção Internacional aos Direitos da Diversidade Sexual. 2010. (Congresso).

39ª Semana dos Estudantes de Psicologia ? ?Psicologia e Direitos Humanos?, da Universidade de Mogi das Cruzes ? UMC.O Direito à Diversidade Sexual e o Combate à Homofobia. 2009. (Seminário).

Ciclo ? Diálogos com a Cidadania.Preconceito. 2009. (Seminário).

Curso de Direito Homoafetivo (Escola Superior de Advocacia ? OAB/SP) - julho de 2009.Advocacia em Diversidade Sexual: Direitos Humanos e Enfrentamento à Homofobia. 2009. (Seminário).

Curso de Direito Homoafetivo (Escola Superior de Advocacia ? OAB/SP) - setembro de 2009.Advocacia em Diversidade Sexual: Direitos Humanos e Enfrentamento à Homofobia. 2009. (Seminário).

Curso Superior de Polícia ? Escola de Pós-Graduação da Polícia Militar do Estado de São Paulo.Políticas para a Diversidade Sexual. 2009. (Seminário).

Encontro ?Diversidade Sexual, Gestão e Atenção na Rede Hospitalar?.Direitos Humanos e Diversidade Sexual. 2009. (Encontro).

Fórum sobre Direito Homoafetivo ? Aspectos Judiciais, Extrajudiciais e Administrativos.O Reconhecimento do Direito Homoafetivo pelo Poder Judiciário (Conferência de Abertura). 2009. (Seminário).

Fórum sobre Direito Homoafetivo ? Aspectos Judiciais, Extrajudiciais e Administrativos.A Diversidade Sexual em Sede Administrativa e no Âmbito do Poder Público. 2009. (Seminário).

I Congresso Internacional de Processo Penal e Direito Penal. Direitos da Diversidade Sexual: A Criminalização da Homofobia e a Defesa da Cidadania LGBT. 2009. (Congresso).

I Curso Regional de Formação para Novas Lideranças Lésbicas.Direitos da Diversidade Sexual: A Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual do Estado de São Paulo. 2009. (Oficina).

I Encontro Paulista de Prevenção e Controle das DST/Aids.Direitos Humanos e Direito à Prevenção. 2009. (Encontro).

II Curso de Direito Homoafetivo (Associação dos Advogados de São Paulo).Advocacia em Direito da Diversidade Sexual: Desafios e Perspectivas da Atuação Jurídica e Administrativa na Defesa da Cidadania LGBT. 2009. (Seminário).

III Curso de Capacitação em Direitos Humanos e Diversidade Sexual para Gestores Públicos do Estado de São Paulo.Direito, Política e Sociedade: Implicações Éticas e Proteção à Dignidade da Pessoa Humana. 2009. (Seminário).

III Curso de Capacitação em Direitos Humanos e Diversidade Sexual para Gestores Públicos do Estado de São Paulo.Os Direitos Humanos na Ordem Constitucional Brasileira: Proteção aos Direitos da Diversidade Sexual. 2009. (Seminário).

III Encontro de Direitos Humanos da UNESP (Universidade Estadual Paulista).Direitos Humanos: Educação, Democracia e Globalização. 2009. (Encontro).

III Seminário de Prevenção as DST/AIDS com Ênfase em Direitos Humanos e Controle Social de Bragança Paulista.Direitos Humanos, Criminalização de Pessoas Vivendo com HIV e AIDS e População LGBT. 2009. (Seminário).

II Seminário Pensando Gêneros: Desterritolaizando as Normatividades ?acáYallá?.Direitos Humanos e Justiça (Mesa Redonda ?Gênero e Políticas Públicas?). 2009. (Seminário).

I Semana da Diversidade de Bauru.Direitos Humanos e Diversidade Sexual. 2009. (Seminário).

I Seminário Construindo Políticas Públicas para a Diversidade Sexual.Diversidade Sexual: Cidadania LGBT e a Responsabilidade do Estado. 2009. (Seminário).

I Seminário de Direitos Humanos para Servidores da Saúde do Rio Grande do Sul.Gênero e Movimentos Sociais. 2009. (Seminário).

I Seminário Desarquivando o Brasil: Uma Discussão sobre a Abertura dos Arquivos da Ditadura Militar.Direito à Verdade: Constituição Cidadã e Compromissos Necessários com a Democracia Brasileira. 2009. (Seminário).

IV Encontro Regional Sudeste de Transexuais e Travestis. 2009. (Encontro).

IV Encontro Regional Sudeste de Transexuais e Travestis.Direitos Humanos: Projetos de Lei e a Garantia a Igualdade de Direitos. 2009. (Encontro).

Mês do Orgulho LGBT de Santo André - 2009.Direitos e Não-Direitos da População LGBT: Quais Conquistas, o que fazer?. 2009. (Seminário).

Oficina sobre Serviços de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.Rede de Atendimento à População LGBT. 2009. (Oficina).

Programa de Humanização ?Diversidade Sexual, Gestão e Atenção na Rede Hospitalar?.Direitos Humanos e Saúde Pública: Um Olhar para a População LGBT. 2009. (Seminário).

Seminário Internacional sobre Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas ? MERCOSUL.Tráfico de Pessoas e Diversidade Sexual: Um Olhar sobre Travestis e Transexuais. 2009. (Seminário).

Seminário sobre Diversidade Sexual - Companhia do Metropolitano do Estado de São Paulo (MÊTRO).Direitos Humanos e Diversidade Sexual. 2009. (Seminário).

VI Encontro Internacional sobre Migração e Tráfico de Pessoas: Desafios e Possibilidades.Tráfico de Pessoas: Legislação e sua Aplicação. 2009. (Encontro).

VII Ciclo de Debates do XIII Mês do Orgulho LGBT de São Paulo.Construindo o Sistema Paulista de Proteção aos Direitos da População LGBT: Desafios e Perspectivas. 2009. (Seminário).

VIII Colóquio Nacional e I Colóquio Internacional do Museu Pedagógico ? As Redes Científicas e o Desenvolvimento da Pesquisa: Perspectivas Multidisciplinares.Perspectivas de Criação de Redes de Pesquisa sobre a Diversidade Sexual. 2009. (Seminário).

VI Seminário Nacional pela Cidadania LGBT. 2009. (Seminário).

XIII EDUCAIDS ? Encontro Nacional de Educadores na Prevenção às DST/AIDS ? Da Violência à Solidariedade.Homofobia: Plano de Enfrentamento. 2009. (Encontro).

20 anos da Constituição. Retrospectivas e Perspectivas ? Universidade Cruzeiro do Sul (Campus Anália Franco).Participação Política: a ?Constituição Cidadã? ou a Democracia em Recesso?. 2008. (Seminário).

Aula Pública de Cidadania: Direitos Humanos e a Sociedade Brasileira ? Um Olhar Sobre a Diversidade Sexual e a Identidade de Gênero. 2008. (Seminário).

Capacitação em Direito GLBT (ONG Sonho Nosso ? Frente de Apoio Comunitário).Garantias e Mecanismos Legais de Defesa do Segmento GLBT. 2008. (Seminário).

Ciclo ?Combate às Opressões ? Debates nas Arcadas?.GLBTT: A União Homoafetiva. 2008. (Seminário).

Colóquio de Direitos Humanos e Cidadania: Ampliando o Debate.Direitos Humanos e Ações Afirmativas: Gênero de Diversidade Sexual. 2008. (Seminário).

Congresso Baiano de Direito Constitucional ? ?A Constituição vinte anos depois: um olhar crítico?. Avançar no Estado Democrático de Direito: A Participação Política e a Democracia Brasileira em 20 anos de Constituição. 2008. (Congresso).

Curso ? Recursos no Processo Civil. 2008. (Seminário).

I Conferência Estadual GLBT da Bahia.Articulação Política de Promoção dos Direitos de GLBT: Legislação e Justiça. 2008. (Outra).

I Conferência Estadual GLBTT ? Direitos Humanos e Políticas Públicas: O Caminho para Garantir a Cidadania GLBTT. 2008. (Outra).

I Conferência Municipal da Juventude. 2008. (Outra).

I Conferência Municipal da Juventude.Juventude: Democracia, Participação e Desenvolvimento da Bahia e do Brasil. 2008. (Outra).

I Conferência Municipal de Políticas Públicas para a População de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros. 2008. (Outra).

I Conferência Municipal GLBTT ? Direitos Humanos e Políticas Públicas: O Caminho para Garantir a Cidadania de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais. 2008. (Outra).

I Conferência Municipal GLBTT ? Direitos Humanos e Políticas Públicas: O Caminho para Garantir a Cidadania de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais.Violência, Segurança e Direitos Humanos. 2008. (Outra).

I Conferência Nacional GLBTT ? Direitos Humanos e Políticas Públicas: O Caminho para Garantir a Cidadania de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais. 2008. (Outra).

I Conferência Regional de Direitos Humanos do Município de São Paulo. 2008. (Outra).

I Congresso Brasileiro de Mediação Judicial. 2008. (Congresso).

II Congresso Internacional de Direitos Humanos. Discriminação e Intolerância: O Avesso dos Direitos Humanos. 2008. (Congresso).

II Encontro de Mulheres Contemporâneas.Responsabilidade Pessoal. 2008. (Encontro).

III Semana da Diversidade Sexual de Mauá.Educação e Cidadania: Novas Concepções Familiares. 2008. (Seminário).

II Seminário de Direitos Humanos e HIV/AIDS. 2008. (Seminário).

II Seminário Multidisciplinar em HIV/AIDS.Poderes Públicos e Sociedade Civil: Combate e Enfrentamento às Discriminações e Estigmas. 2008. (Seminário).

II Seminário Nacional Direitos Humanos e HIV/AIDS (Coordenador de Grupo de Trabalho).Estigma e Discriminação no Ambiente de Trabalho. 2008. (Seminário).

II Seminário Políticas Públicas GLBT: Prevenção em DST/AIDS e Direitos Humanos ? O Município como Ponto de Partida ? o Local e o Global.Políticas Públicas e Direitos Humanos LGBT: Por que e Como Fazer?. 2008. (Seminário).

I Simpósio Estadual de Direitos Humanos e Diversidade Sexual no Mundo Contemporâneo.Direitos Humanos e Sexualidade. 2008. (Seminário).

IV Congresso da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (ABEH): Retratos do Brasil Homossexual. Lei Estadual 10.948/2001: Eficácia e Combate à Homofobia. 2008. (Congresso).

IV Congresso da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (ABEH): Retratos do Brasil Homossexual. Lei Estadual 10.948/2001: Eficácia e Combate à Homofobia. 2008. (Congresso).

IV Jornada Jurídica da Procuradoria Geral do Estado do Maranhão.Direito à Verdade e à Memória: Caminhos da Constituição Democrática (Ou os Passos Inacabados da Anistia). 2008. (Seminário).

IV Semana Jurídica da Faculdade de Tecnologia e Ciências ? Campus Itabuna.Direito à Verdade: A Anistia, a Constituição e o Desejo pela Democracia. 2008. (Seminário).

Palestra: Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental em Face ao Não Reconhecimento das Uniões Homoafetivas. 2008. (Seminário).

Semana Jurídica ? 20 anos da Constituição. Retrospectivas e Perspectivas ? Universidade Cruzeiro do Sul (Campus São Miguel).Participação Política: a ?Constituição Cidadã? ou a Democracia em Recesso?. 2008. (Seminário).

Seminário de Estudos Espaço Mulher 2008.As Leis que Defendem os Direitos Humanos das Mulheres: O que Fazer para que se Tornem Realidade?. 2008. (Seminário).

VI Conferência Estadual de Direitos Humanos do Estado de São Paulo. 2008. (Outra).

VII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e AIDS. Troca de Experiências ? Mesa Redonda ?Violência, Estigma e Discriminação: Como Enfrentar Localmente??. 2008. (Congresso).

VII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e AIDS. 2008. (Congresso).

XI Conferência Nacional de Direitos Humanos. 2008. (Outra).

XIII Encontro Brasileiro de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. 2008. (Encontro).

XIV VIVENDO ? Encontro Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e AIDS ? ?Revivendo eu e Você, Você e Eu?.Direitos Humanos e AIDS. 2008. (Encontro).

XV Encontro Nacional de Travestis e Transexuais que Atuam na Prevenção da AIDS.Justiça e Legislação. 2008. (Seminário).

1 Seminário de Fortalecimento do Fórum GLBT da Bahia ? Prevenção, Direitos Humanos e Políticas Públicas.A Bahia Discutindo Políticas Públicas para GLBTT. 2007. (Seminário).

Aula-inaugural da Faculdade Paulista de Serviço Social de São Caetano do Sul (SP).Democracia e Direitos Humanos. 2007. (Outra).

Curso de Capacitação para os Centros de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate à Homofobia de Assis (SP) e Londrina (PA).Direitos Humanos e Diversidade Sexual. 2007. (Seminário).

Curso Sexualidades como Tema Transversal: pela Promoção da Cultura de Reconhecimento da Diversidade Sexual e da Igualdade de Gênero.Direitos Humanos e Cidadania. 2007. (Seminário).

I Colóquio de Direitos Humanos e Cidadania Homossexual.Direito à Visibilidade: Direito Humano da População GLBTT (mini-curso). 2007. (Seminário).

I Colóquio de Direitos Humanos e Cidadania Homossexual.Violência e Discriminação Homofóbicas. 2007. (Seminário).

I Curso de Capacitação em Direitos Humanos e Diversidade Sexual para Gestores Públicos do Estado de São Paulo.Instrumentos de Ação e Legislações Protetivas da Comunidade GLBTTT: Legislações Ordinárias e PLC 122/2006. 2007. (Seminário).

I Curso de Direito Homoafetivo (Associação dos Advogados de São Paulo).A Defesa da Diversidade Sexual em Sede Administrativa e no Âmbito do Poder Público. 2007. (Seminário).

II Congresso Jurídico de Barreiras ? UnyJur. Direito à Visibilidade, Direito Humano da População GLBTT: Um Enfoque Constitucional. 2007. (Congresso).

II Encontro Municipal de Diversidade Sexual e Direitos Humanos em Mauá.Direitos Humanos: Conceitos e Pré-conceitos. 2007. (Encontro).

III Jornada Jurídica da Procuradoria Geral do Estado do Maranhão.A Constituinte Exclusiva (PEC 157 ? A/2003): A Subversão do Poder Constituinte ou a (In)Conveniência do Poder Legislativo. 2007. (Seminário).

III Seminário Inter-Religiosidade e Diversidade Sexual. 2007. (Seminário).

I Seminário Nacional Direitos Humanos e HIV/AIDS.População GLBTT e HIV/AIDS. 2007. (Seminário).

I Seminário Políticas Públicas para a População GLBTT e Direitos Humanos.Políticas Públicas para a População GLBTT: Desafios e Perspectivas. 2007. (Seminário).

IV Encontro do Programa Municipal de DST/HIV/AIDS.A Importância do Direito e da Informação ao Portador de HIV/AIDS. 2007. (Encontro).

Projeto Café Cultural - (Centro Cultural da Juventude ? Secretaria Municipal de Cultura/Prefeitura Municipal de São Paulo).Direitos Humanos e Diversidade Sexual. 2007. (Seminário).

Semana Cultural Comemorativa aos 59 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.Direito Homoafetivo na Perspectiva dos Direitos Humanos. 2007. (Seminário).

Semana de Estudos do Centro Universitário Padre Anchieta.Política e Gente. 2007. (Seminário).

Seminário ? Patentes Pipelines e Acesso a Medicamentos. 2007. (Seminário).

Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em Matéria de Direitos Humanos ? Centros de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate à Homofobia (Programa Brasil Sem Homofobia). 2007. (Seminário).

Seminário Direito, Ética e Sociedade ? Não à Violência Doméstica contra a Mulher.Lei Maria da Penha: Ciclo da Violência, Direitos Humanos e Identidade de Gênero. 2007. (Seminário).

Seminário Direitos GLBT.Direitos da População GLBTT. 2007. (Seminário).

Seminário Homofobia é Crime ? Diretório Acadêmico FACAMP ? Faculdades Campinas.Lei de Combate à Homofobia: O PLC 122/2006. 2007. (Seminário).

Seminário Municipal de Santo André de Segurança Pública em Combate à Homofobia.Formação Policial das Culturas das Instituições e Diversidade Sexual. 2007. (Seminário).

Seminário Municipal de Santo André de Segurança Pública em Combate à Homofobia.Atendimento, Investigação e Registro de Violência Homofóbica. 2007. (Seminário).

XIV ENTLAIDS ? Encontro Nacional de Travestis e Transexuais que Atuam na Luta e Prevenção à AIDS ? Cidadania, Um Direito de Tod@s!.Oficina de Capacitação em Direitos Humanos. 2007. (Oficina).

XIV ENTLAIDS ? Encontro Nacional de Travestis e Transexuais que Atuam na Luta e Prevenção à AIDS ? Cidadania, Um Direito de Tod@s!.Direitos Humanos e Cidadania. 2007. (Encontro).

1 Congresso Anual de Estudos Constitucionais ? 4 Ciclo de Estudos: 18 anos da Constituição ? Maturidade e Maioridade Constitucional. 2006. (Congresso).

5ª Jornada Pedagógica de Feira de Santana ? ?Formação Continuada do Professor: Uma Responsabilidade Política e Pedagógica?.Redefinindo as Relações Pessoais: Uma Perspectiva em Educação e Direitos Humanos. 2006. (Oficina).

Curso de Capacitação em Direitos Humanos.Direitos Humanos. 2006. (Seminário).

Curso de Capacitação em Direitos Humanos e Diversidade Sexual.Afirmação Histórica dos Direitos Humanos e Lei Estadual n 10.948/01. 2006. (Seminário).

Dia da Visibilidade de Transexuais, Travestis e Transgêneros.5.3. Direitos Humanos e Visibilidade: O Direito de Ser Pessoa! ? Comentários do curta metragem ?Entre Dois Corpos?. 2006. (Seminário).

Direito Constitucional Europeu em Debate: Direitos Humanos e a Eficácia dos Direitos Sociais. 2006. (Seminário).

Fórum Business GLS. 2006. (Simpósio).

II Fórum Municipal de Direito e Diversidade ? Encontros de Participação e Diversidade Sexual.Mesa Redonda "Debate: Legislação Anti-Homofobia". 2006. (Seminário).

II Fórum Municipal de Direito e Diversidade ? Encontros de Participação e Diversidade Sexual.5.5. Considerações acerca da Lei Estadual n. 10.948/01: Direitos Humanos para além do Direito. 2006. (Seminário).

III Semana Jurídica da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia ? ?Ética, Justiça e Sociedade Contemporânea: Desafios e Perspectivas do Direito?.Participação Política: Direito Humano Fundamental. 2006. (Seminário).

III Seminário ALGA de Direitos Humanos e Cidadania para Jovens e População com Risco Acrescido.Art. 5: O Direito a Ter Direitos. 2006. (Seminário).

III Seminário ALGA de Direitos Humanos e Cidadania para Jovens e População com Risco Acrescido.Direitos Humanos e o Direito à Visibilidade da População GLBTT. 2006. (Seminário).

II Jornada Jurídica ? O Direito e as Novas Realidades.Cidadania e Globalização: O Contrário dos Direitos Humanos ou a Afirmação Positiva da Diferença?. 2006. (Seminário).

I Semana Municipal da Diversidade e Direitos Humanos.Direitos Sexuais, Direitos Humanos. 2006. (Seminário).

I Seminário Nordeste de Direitos Humanos, Prevenção e Combate à Homofobia.Brasil Sem Homofobia. 2006. (Seminário).

I Seminário Nordeste de Direitos Humanos, Prevenção e Combate à Homofobia.Direito à Visibilidade: Direito Humano da População GLBTT. 2006. (Seminário).

Lançamento do Fórum Paulista de Travestis, Transexuais e Transgêneros.Mesa de Abertura. 2006. (Outra).

Reforma do Judiciário: Aspectos Relevantes. 2006. (Seminário).

Semana Jurídica ? Vida, Dignidade Humana e Liberdade: Um Desafio do Direito do Direito Penal Contemporâneo.Tribunal Penal Internacional: Direitos Humanos e o Ordenamento Jurídico Brasileiro. 2006. (Seminário).

Seminário ?Inclusão Social: Questão de Cidadania?. 2006. (Seminário).

Seminário Comemorativo aos 18 Anos de Vigência da Constituição Federal.Estado Democrático de Direito e Direitos Fundamentais: Afirmação Recíproca ou Paradoxo da Constituição Cidadã?. 2006. (Seminário).

Simpósio DST/AISD na Diversidade. 2006. (Simpósio).

X Conferência Nacional de Direitos Humanos. 2006. (Outra).

X Semana de Estudos Universitários.Direitos Humanos e Democracia. 2006. (Seminário).

X Semana Jurídica da Universidade Estadual de Santa Cruz ? Congresso Nacional de Direito Público.Direitos Humanos no Brasil e sua Proteção Constitucional. 2006. (Seminário).

?Globalizando a Democracia e Democratizando a Globalização? ? Lançamento do Capítulo Brasileiro do Clube de Roma. 2005. (Outra).

Conferência Internacional sobre Reforma Política: Desafios e Perspectivas do Fortalecimento das Instituições Políticas Brasileiras. 2005. (Outra).

Conferência Nacional ?O PT e os Movimentos Sociais?. 2005. (Outra).

Encontro Jurídico da Faculdade de Tecnologia e Ciência de Itabuna ? ?Mecanismos de Proteção dos Direitos Fundamentais: Uma Questão Relevante no Século XXI?.Reforma Política e Democracia Participativa: Condições para a Efetivação dos Direitos Fundamentais. 2005. (Encontro).

I Congresso Internacional de Direito ? Desenvolvimento Sustentável sob a Ótica Constitucional. 2005. (Congresso).

I Jornada Jurídica da Procuradoria Geral do Estado do Maranhão.Crise Política: Resgate da Ética e Afirmação da Democracia. 2005. (Seminário).

IV Jornada Psicanálise e Direito: Dignidade e o Direito à Personalidade. 2005. (Seminário).

Palestra: Crise Política e Comunicação ? TV?s e Rádios Comunitárias. 2005. (Simpósio).

V Colóquio Internacional de Direitos Humanos: ?Diálogos Sul-Sul para Fortalecer os Direitos Humanos?. 2005. (Seminário).

XIV Encontro Nacional de Direito Constitucional ? As Perspectivas da Democracia no Início do Século XXI. 2005. (Encontro).

Fórum Nacional de Direitos Humanos ? O Ser Humano como Ponto de Partida - IX Semana Jurídica.Mesa Redonda ?Desafios à Proteção dos Direitos Humanos na Conjuntura Brasileira Atual?. 2004. (Seminário).

Fórum Nacional de Direitos Humanos ? O Ser Humano como Ponto de Partida - IX Semana Jurídica (Conferência de Abertura).Direitos Humanos: O Ser Humano como Projeto (Conferência proferida pelo Prof. Dr. Roberto Romano). 2004. (Seminário).

Fórum Nacional de Direitos Humanos ? O Ser Humano como Ponto de Partida - IX Semana Jurídica (Conferência de Encerramento).Direitos Humanos ?Globais (Universais)?: De Todos, em Todos os Lugares! (Conferência proferidas pelo Prof. Dr. Ingo Wolfgang Sarlet e Prof. Dr. José Luis Bolzan de Morais). 2004. (Seminário).

I Conferência Estadual de Direitos Humanos. 2004. (Outra).

I Conferência Regional de Direitos Humanos ? Região Litoral Su da Bahia. 2004. (Outra).

I Seminário ?Educação em Direitos Humanos: Uma Construção Coletiva?. 2004. (Seminário).

IX Conferência Nacional de Direitos Humanos. 2004. (Outra).

Seminário Protagonismo Estudantil.O Grêmio Livre e a Transformação Social. 2004. (Seminário).

X Seminário de Iniciação Científica (Universidade Estadual de Santa Cruz). 2004. (Seminário).

Curso: A Nova Lei do Imposto sobre Serviço (ISS). 2003. (Outra).

Grande Encontro da Juventude ? Por uma Sociedade mais Justa, Sustentável e Igualitária.Hegemonia X Contra-Hegemonia. 2003. (Oficina).

Grande Encontro da Juventude ? Por uma Sociedade mais Justa, Sustentável e Igualitária.Novos Valores para a Prática Militante. 2003. (Encontro).

Grupo de Estudos ?Direito Político e o Fenômeno Estado?.?Direitos Humanos: Paradoxo da Civilização? (Palestra proferida pelo Prof. Dr. Sérgio Resende de Barros). 2003. (Seminário).

Grupo de Estudos Edgar Morin e o Pensamento Complexo.A Agonia Planetária. 2003. (Oficina).

II Congresso Brasileiro de Direito Tributário de Direito Municipal. 2003. (Congresso).

III Semana Pedagógica dos Profissionais da Educação.Relações Humanas no Trabalho. 2003. (Seminário).

III Semana Pedagógica dos Profissionais da Educação.Redefinindo as Relações Pessoais. 2003. (Oficina).

I Semana Social (Semana da Cidadania).Violação dos Direitos Humanos no Brasil. 2003. (Seminário).

I Simpósio Feirense sobre Estudos de Gênero: Mulheres e Diversidade.Relações Pessoais e Direitos Humanos: Diálogos com as Relações de Gênero. 2003. (Oficina).

Oficina sobre Sistemas Internacionais de Proteção dos Direitos Humanos. 2003. (Oficina).

Semana Pedagógica da Sociedade Educacional Valente Ltda. ? Colégio Piaget.Afetividade e Educação. 2003. (Oficina).

Seminário Nacional de Direito de Família. 2003. (Seminário).

Seminário Regional ? Desigualdade Racial na Sociedade Brasileira. 2003. (Seminário).

XII Encontro Nacional de Direito Constitucional ? O Federalismo. 2003. (Encontro).

Aula Inaugural do Ano Letivo.Motivação para a Vida. 2002. (Outra).

Curso: A Pax Americana e a Desordem Mundial ? Unipolaridade Estratégica e Conflitos Regionais no Mundo Pós-Guerra Fria, atividade integrante da programação do I Encontro Regional de História ? História, Cidades e Sertões. 2002. (Encontro).

Curso: Ensino e Pesquisa em História Oral, atividade integrante da programação do I Encontro Regional de História ? História, Cidades e Sertões. 2002. (Encontro).

Encontro Brasil-Portugal de Direito Constitucional e Congresso Brasileiro de Direito Constitucional Aplicado ? 07 de Setembro de 1822, 07 de Setembro de 2002. Sociedade e Constituição em 180 anos de Independência. 2002. (Encontro).

Estudos sobre Direito e Contemporaneidade: A Função Social do Direito. 2002. (Seminário).

Ética em Manipulações Genéticas ? Fórum Nacional. 2002. (Seminário).

I Ciclo de Estudos Jurídicos ? Diálogos com a Sociedade (Conferência de Abertura)."Direito e Sociedade: Uma Introdução à Justiça Social" (Conferência proferida pelo Prof. Ruy Medeiros). 2002. (Seminário).

I Encontro Regional de História ? História, Cidades e Sertões. 2002. (Encontro).

I Encontro sobre Responsabilidade Civil Médica. 2002. (Encontro).

II Congresso Brasileiro de Direito do Estado. 2002. (Congresso).

II Encontro Nacional de Psiquiatria e Saúde Mental. 2002. (Seminário).

II Jornada de Saúde Mental da Bahia. 2002. (Seminário).

I Simpósio Feirense sobre Estudos de Gênero: Mulheres e Diversidade. 2002. (Simpósio).

Mini-Curso: Homossexualidade e Direito, atividade integrante da programação do XXIII Encontro Nacional dos Estudantes de Direito (ENED). 2002. (Encontro).

Oficina: Novos Parâmetros Curriculares para o Curso de Direito e o Novo Perfil do Profissional de Direito, atividade integrante da programação do XXIII Encontro Nacional dos Estudantes de Direito (ENED). 2002. (Encontro).

Semana Pedagógica do Instituto São Tarcísio.O Papel das Relações Humanas no Novo Processo de Educar. 2002. (Oficina).

Seminário ? Cidadania em Questão: Um Enfoque Multidisciplinar. 2002. (Seminário).

VIII Semana Jurídica ? Direito Público para o Terceiro Milênio (Conferência de Encerramento).?Política Externa do Brasil para o Século XXI? (Conferência proferida pelo Prof. Dr. Francisco Carlos Teixeira da Silva). 2002. (Seminário).

VIII Seminário de Iniciação Científica (Universidade Estadual de Santa Cruz). 2002. (Seminário).

XXIII Encontro Nacional dos Estudantes de Direito (ENED). 2002. (Encontro).

4ª Jornada Pedagógica de Feira de Santana ? ?O Tempo Foge: Tudo é Espuma e Areia ? Educação e suas Tecnologias?.Redefinindo as Relações Pessoais: Uma Breve Viagem do Velho ao Novo Paradigma. 2001. (Oficina).

53ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) ? Nação e Diversidade. 2001. (Encontro).

Colóquio ?Globalização e Universidade?. 2001. (Seminário).

Curso Especial de Documentoscopia (Grafoscopia e Datiloscopia). 2001. (Outra).

Encontro Regional da Consulta Popular.Novos Valores da Prática Militante. 2001. (Encontro).

I Encontro de Estudos Jurídicos da UESC ? Aspectos Contemporâneos do Crime. 2001. (Encontro).

I Encontro Nacional de Universitários (ENU) ? A Terra e um Projeto para o Brasil. 2001. (Encontro).

II Fórum Brasil de Direito ? Atualidades, Contradições e Avanços no Direito Brasileiro. 2001. (Seminário).

III Fórum Nacional de Educação.O Papel das Relações Humanas no Novo Processo de Educar. 2001. (Seminário).

III Fórum Nacional de Educação.Os Paradigmas Sociais e a Educação: Vivência de Novos Valores nas Relações Humanas. 2001. (Oficina).

III Fórum Nacional de Educação (Conferência de Encerramento)."A Educação como Instrumento de Soberania Nacional" (Conferência proferida pelo Prof. José Bautista Vidal). 2001. (Seminário).

I Seminário sobre Perspectivas e Possibilidades de Inclusão Social dos Portadores de Necessidades Especiais no Sudoeste do Estado da Bahia.Portadores de Necessidades Especiais: da Sensibilidade à Conquista de Direitos. 2001. (Seminário).

I Seminário sobre Perspectivas e Possibilidades de Inclusão Social dos Portadores de Necessidades Especiais no Sudoeste do Estado da Bahia.Motivação para a Vida. 2001. (Oficina).

Mini-Curso Introdução à Análise Econômica do Direito, atividade integrante da programação da 53ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). 2001. (Encontro).

Simpósio Nacional de Direito. 2001. (Simpósio).

VII Seminário de Iniciação Científica - Universidade Estadual de Santa Cruz. 2001. (Seminário).

VI Semana do SAJU (Serviço de Assistência Jurídica/UFBA): Direito e Sexo. 2001. (Seminário).

XIII Encontro Regional dos Estudantes de História do Norte e Nordeste (EREH).Motivação para a Vida. 2001. (Oficina).

XIII Encontro Regional dos Estudantes de História do Norte e Nordeste (EREH). 2001. (Encontro).

XIV Encontro Regional de Estudantes de Direito (ERED).Ensaio sobre o Profissional do Direito no Terceiro Milênio: Perspectivas de um Novo Paradigma. 2001. (Oficina).

XIV Encontro Regional de Estudantes de Direito (ERED).Ensaio sobre o Profissional do Direito no Terceiro Milênio: Perspectivas de um Novo Paradigma. 2001. (Oficina).

1ª Semana de História ? Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).Redefinindo as Relações Pessoais. 2000. (Oficina).

Curso de Direito do Trabalho ? Questões Globais em Evidência no Cenário Trabalhista. 2000. (Seminário).

I Festival para a Vida ? Paz e Compromisso Social.Redefinindo as Relações Pessoais. 2000. (Oficina).

I Fórum Brasil de Direito ? Novas Tendências para o Direito Processual Brasileiro. 2000. (Seminário).

Mini-Curso de Direito Penal e Processual Penal. 2000. (Seminário).

Projeto Redefinindo as Relações Pessoais ? Idéia Consultoria e Serviços Ltda.Redefinindo as Relações Pessoais: Uma Viagem do Velho ao Novo Paradigma. 2000. (Oficina).

Semana de Integração Graduação/Pós-Graduação: Encontros com o Direito Ambiental. 2000. (Seminário).

Semana de Palestras do Colégio Propedêutico.Assumindo Novas Atitudes. 2000. (Seminário).

Semana Jurídica 2000 ? Questões Polêmicas do Direito Público (Universidade Estadual de Santa Cruz). 2000. (Seminário).

VIII Seminário para Pais e Educadores ? Busca de Caminhos para a Educação do Século XXI. 2000. (Seminário).

X Encontro Intereclesial de Comunidades Eclesiais de Base (CEB?s). 2000. (Encontro).

XII Encontro Regional de Estudantes de História (EREH). 2000. (Encontro).

XIV Encontro Estadual de Estudantes de Pedagogia (ENEESPe).Redefinindo as Relações Pessoais. 2000. (Oficina).

XX Encontro Nacional de Estudantes de História (ENEH).Redefinindo as Relações Pessoais: Uma Viagem do Velho ao Novo Paradigma. 2000. (Oficina).

XX Encontro Nacional de Estudantes de História (ENEH). 2000. (Encontro).

XXIII Congresso Estadual do Comércio Lojista ? Você faz a Diferença. 2000. (Congresso).

Curso ? Realidade Brasileira para Jovens do Meio Rural. 1999. (Outra).

II Encontro Americano pela Humanidade e Contra o Neoliberalismo. 1999. (Encontro).

III Encontro Bahiano dos Estudantes de História (EBEH).Redefinindo as Relações Pessoais. 1999. (Oficina).

Seminário Cinema Brasil ? Uma História Comentada. 1999. (Seminário).

XIX Encontro Nacional de Estudantes de História (ENEH). 1999. (Encontro).

I Ciclo de Estudos e Debates ? Desafios da Contemporaneidade. 1998. (Seminário).

I Festival Universitário da Bahia ? FUBÁ.Redefinido as Relações Pessoais. 1998. (Oficina).

I Festival Universitário da Bahia ? FUBÁ. 1998. (Outra).

III Encontro Bahiano dos Estudantes de História (EBEH). 1998. (Encontro).

Mini-Curso: 30 anos de março de 68, atividade integrante da programação do III Encontro Bahiano dos Estudantes de História (EBEH). 1998. (Encontro).

Mini-Curso: 30 anos de março de 68, atividade integrante da programação do III Encontro Bahiano dos Estudantes de História (EBEH). 1998. (Encontro).

Mini-Curso: Combate da Igreja: A Demonização do Não-Católico (1889-1937), atividade integrante da programação do XVIII Encontro Nacional dos Estudantes de História (ENEH). 1998. (Encontro).

Projeto Redefinindo as Relações Pessoais ? Centro Acadêmico de História (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia ? UESB).Redefinindo as Relações Pessoais. 1998. (Oficina).

Projeto Redefinindo as Relações Pessoais ? Colégio Opção.Redefinindo as Relações Pessoais. 1998. (Oficina).

Projeto Redefinindo as Relações Pessoais ? Colégio Propedêutico.Redefinindo as Relações Pessoais. 1998. (Oficina).

Projeto Redefinindo as Relações Pessoais ? Instituto de Educação Euclides Dantas (IEED).Redefinindo as Relações Pessoais. 1998. (Oficina).

Projeto Redefinindo as Relações Pessoais ? Instituto São Tarcísio.Redefinindo as Relações Pessoais. 1998. (Oficina).

Projeto Redefinindo as Relações Pessoais ? Instituto Social Santa Marta.Redefinindo as Relações Pessoais. 1998. (Oficina).

VIII Semana de História - Universidade Estadual de Feira de Santana.Redefinindo as Relações Pessoais. 1998. (Oficina).

X Conselho Nacional de Entidades de Base da União Nacional dos Estudantes (UNE). 1998. (Congresso).

X Encontro Regional de Estudantes de História (EREH).Redefinindo as Relações Pessoais. 1998. (Oficina).

X Encontro Regional dos Estudantes de História do Nordeste (EREH). 1998. (Encontro).

XVIII Encontro Nacional dos Estudantes de História (ENEH).Redefinindo as Relações Pessoais. 1998. (Oficina).

XVIII Encontro Nacional dos Estudantes de História (ENEH). 1998. (Encontro).

Seminário Marcas da História: Lutas, Utopias e Realidades. 1997. (Seminário).

Seminário Nacional de Ciência e Tecnologia. 1996. (Seminário).

Audiência Pública sobre Mortos e Desaparecidos Políticos na Bahia. 1995. (Outra).

Seminário ?Criança e Adolescente de Rua: Uma Questão Urgente?. 1995. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Larissa Medeiros Rocha

SALES, Dimitri.; FELICIANO, Guilherme Guimarães; SILVA, Otávio Pinto e.; KOURY, Suzy Elizabeth Cavalcante.. Trabalhadores LGBT e a promoção do meio ambiente de trabalho equilibrado. 2019. Dissertação (Mestrado em Direito do Trabalho e da Seguridade Social) - Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Aluno: Renata Alves da Costa

SALES, Dimitri.; MARQUETTI, Fernanda Cristina.; FUKUMITSU, Karina Okajima.; JIMENEZ, Luciene.. O suicídio e as dores de Amélia: a condição de gênero da mulher no desejo de morte de si. 2017. Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS DA SAÚDE) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Adrielly Francine Rocha Tiradentes

SALES, Dimitri.; LUZ, Cícero Krupp da.; OLIVEIRA, Leandro Corrêa de.. Direito, religião e orientação sexual: os paradoxos ao reconhecimento da família homoafetiva. 2016. Dissertação (Mestrado em Direito) - Faculdade de Direito do Sul de Minas.

Aluno: Beatriz Pereira da Silva

PIMENTEL,Silvia Carlos da Silva.;SALES, Dimitri.; PIOVESAN, Flávia Cristina.. A efetividade da proteção da identidade de gênero do nome da pessoa transexual: análise de constitucionalidade e convencionalidade. 2016. Dissertação (Mestrado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Anália Belisa Ribeiro Pinto

ZILLI, Marcos Alexandre Coelho.;SALES, Dimitri.; MEIHY, José Carlos Sebe Bom.. Enfrentamento ao tráfico de pessoas no Brasil: desafios e perspectivas. 2015. Dissertação (Mestrado em Humanidades, Direitos e outras Legitimidades) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Nayana Mota Gusmão da Silva

SALES, Dimitri.; DIAS, M. R. S.; LIMA, Diógenes Cândido.; SILVA, Luciana Santos.. Os discursos em debate na sociedade de transição: a Comissão Nacional da Verdade como espaço de (re)produção da memória da Ditadura Militar no Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em LETRAS: CULTURA, EDUCAÇÃO E LINGUAGENS) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Adriana Galvão Moura Abílio

SALES, Dimitri.; MARQUES, Fabíola.; RIOS, Roger Raupp.; PIOVESAN, Flávia Cristina.; GITELMAN, Suely Ester.. Diversidade Sexual e de Gênero nas Relações de Trabalho: Afirmar Direitos e Promover Inclusão. 2019. Tese (Doutorado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Pablo Antonio Lago

SALES, Dimitri.; MACEDO JUNIOR, Ronaldo Porto.; QUEIROS,Rafael Mafei Rabelo.; DURAN, Camila Villard.; GONCALVES, Camila de Jesus Mello.; KOZICKI, Kátia.. Estado e moralidade sexual: respondendo aos pleitos jurídicos de pessoas transgêneras. 2017. Tese (Doutorado em Direito) - Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Aluno: Anália Belisa Ribeiro Pinto

SALES, Dimitri.; BECHARA, Fábio Ramazini.; SOUZA, Cláudia Moraes.. Tráfico de Pessoas no Brasil: Invisibilidade, Monitoramento e Avaliação da Política Pública. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Humanidades, Direitos e outras Legitimidades) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Anderson William Marzinhowsky Benaglia

SALES, Dimitri.; HELLER, Barbara.; SCABIN, N. L. C.. Das Liberdades Poéticas à Prisão Intelectual: a censura do Estado de São Paulo em livros para remição de pena por leitura. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação) - Universidade Paulista.

Aluno: Larissa Medeiros Rocha

SALES, Dimitri.; FELICIANO, Guilherme Guimarães; SILVA, Otávio Pinto e.. Trabalhadores LGBT e a promoção do meio ambiente de trabalho equilibrado. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Direito do Trabalho e da Seguridade Social) - Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Aluno: Nayana Gusmão Mota da Silva

DIAS, M. R. S.;SALES, Dimitri.; LIMA, Diógenes Cândido.. Justiça de transição: uma análise dos discursos presentes nos depoimentos prestados à Comissão Nacional da Verdade, à luz da linguística de corpus. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em LETRAS: CULTURA, EDUCAÇÃO E LINGUAGENS) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Angelita Gomes de Araújo Silva

SALES, Dimitri.; ESTRELA, Tatyane.; MOREIRA, Andreia.; MACHADO, Rodrigo Corrêa Martins; JACKSON, Angela.. Intolerância religiosa, o Estado Democrático de Direito e os direitos humanos ? a visão da intolerância religiosa em uma tenda umbandista na cidade de São Paulo. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos ? UFABC) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Camile Suelen Rodrigues da Silveira

SALES, Dimitri.; ESTRELA, Tatyane.; MOREIRA, Andreia.; MACHADO, Rodrigo Corrêa Martins; JACKSON, Angela.. Direitos das mulheres: conhecer, refletir e discutir na infância.. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos ? UFABC) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Celia Regina Gaião

SALES, Dimitri.; ESTRELA, Tatyane.; MOREIRA, Andreia.; MACHADO, Rodrigo Corrêa Martins; JACKSON, Angela.. Desmistificando deficiência de doença: um esclarecimento emergencial nos primeiros anos da educação básica.. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos ? UFABC) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Francisco de Castro Matos

SALES, Dimitri.; ESTRELA, Tatyane.; MOREIRA, Andreia.; MACHADO, Rodrigo Corrêa Martins; JACKSON, Angela.. Projeto mediação de conflitos, formação e arbitragem: transformando todos em seres humanos melhores.. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos ? UFABC) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: JULIA GOMES PEREIRA BARBUIO

SALES, Dimitri.; ESTRELA, Tatyane.; MOREIRA, Andreia.; MACHADO, Rodrigo Corrêa Martins; JACKSON, Angela.. Violência doméstica contra a mulher: desafios e perspectivas para o serviço social.. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos ? UFABC) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Luci Aparecida Batistuci

SALES, Dimitri.; ESTRELA, Tatyane.; MOREIRA, Andreia.; MACHADO, Rodrigo Corrêa Martins; JACKSON, Angela.. A participação da família e da escola na educação da criança ? Colcha de Retalhos.. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos ? UFABC) - Universidade Federal do ABC.

Aluno: Adilson Paes de Souza

MALHEIROS, A. C.;SALES, Dimitri.. O policial como agente de transformação da sociedade: o fortalecimento da cidadania e a promoção da dignidade humana. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Polícia) - Centro de Altos Estudos de Segurança Cel. PM Nelson Freire Terra.

Aluno: Renan Nogueira Farah

SALES, Dimitri.; BRAGA JÚNIOR, João Marcos de Araújo.. A inconstitucionalidade da Lei 11.705/2008 perante os princípios e garantias fundamentais. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Const) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Adilson Paes de Souza

MALHEIROS, A. C.;SALES, Dimitri.; CAMARGO, Carlos Alberto de.; PINTO, Wagner César Gomes O. T.; LEME, Jorge Augusto.. O policial como agente de transformação social: o fortalecimento da cidadania e da dignidade da pessoa humana. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Polícia) - Centro de Altos Estudos de Segurança Cel. PM Nelson Freire Terra.

Aluno: Tiago Luiz Amorim Cesaretto

SALES, Dimitri.; BRAGA JÚNIOR, João Marcos de Araújo.. Constitucionalismo, poder constituinte e cláusulas pétreas. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Const) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Dênis Santos Bender

BRAGA JÚNIOR, João Marcos de Araújo.;SALES, Dimitri.. O princípio constitucional da igualdade e o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Const) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Alexandre Francisco da Silva

CARVALHO, Maria Helena Campos de.;SALES, Dimitri.. Violência/Crime Organizado. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Const) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: JOSÉ PAULO DA SILVA

CARVALHO, Maria Helena Campos de.;SALES, Dimitri.. A redução da maioridade penal sob o enfoque constitucional. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Const) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Liliane Socorro de Castro

CARVALHO, Maria Helena Campos de.;SALES, Dimitri.. O papel constitucional do Ministério Público na efetivação dos direitos sociais. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Const) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: JULIANA GRAMA PRADO

CARVALHO, Maria Helena Campos de.;SALES, Dimitri.. A aplicação do princípio da capacidade contributiva no imposto de renda de pessoa física. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Const) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Ana Silvia Marcatto Begalli

CARVALHO, Maria Helena Campos de.;SALES, Dimitri.. Aspectos relevantes do princípio da dignidade da pessoa humana. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Const) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Marcela Franco Camatari

CARVALHO, Maria Helena Campos de.;SALES, Dimitri.. A linguagem jurídica e a democratização do acesso à Justiça. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Const) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Gisele de Carvalho Leitão Perlingeiro

SALES, Dimitri.; PINHEIRO, Flávia de Campos.. Do Abortamento do Feto Anencéfalo. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Const) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Maria Amélia Bastia da Silva

SALES, Dimitri.; PINHEIRO, Flávia de Campos.. União Homoafetiva à Luz do Princípio da Dignidade da Pessoa Humana. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Const) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Alexandre Tortorella Mandl

SALES, Dimitri.; PINHEIRO, Flávia de Campos.. A Constitucionalidade do Direito das Greves de Ocupações de Fábrica: Uma Análise para a Superação do Conflito entre o Direito de Greve e o Direito de Posse. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Const) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Paulo Sérgio Rodrigues

SALES, Dimitri.; SANTANA, Izaias José de.. Normas Constitucionais Programáticas: Eficácia e Aplicabilidade. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Const) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Jonas Amaral Garcia

SALES, Dimitri.; SANTANA, Izaias José de.. Os Direitos Humanos na Constituição Federal de 1988 e o Pacto de San Jose da Costa Rica. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Const) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Sonia Carmem da Mata de Apresentação

SALES, Dimitri.; SANTANA, Izaias José de.. O Aborto e o Direito. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Const) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Fábio Ito Kawahara

SALES, Dimitri.; SANTANA, Izaias José de.. Cotas Raciais em Universidades, Princípio da Igualdade e a Diversidade Racial e Étnica no Brasil. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Const) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Maria Carolina Bissoto

SALES, Dimitri.; SANTANA, Izaias José de.. Direito à Verdade: Por uma Interpretação Democrática e Constitucional da Lei de Anistia (Lei 6683/79). 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Const) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Wilson Pinto Junior

SALES, Dimitri.; PEDRO, Fábio Nadal.. O Direito Administrativo Disciplinar Militar e Seus Paradoxos Constitucionais. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Const) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Fernando Carlos Vitorino

SALES, Dimitri.; LINO, Heleni B. Fernandes de Paiva; PESSOA, Tiago Alves. O controle de constitucionalidade: e seu protagonismo na defesa dos direitos fundamentais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Anhanguera de Santo André.

Aluno: Núbia Silva Dias

SALES, Dimitri.; LINO, Heleni B. Fernandes de Paiva; BATISTA, Ana Claudia de Sousa. Adoção por casais homoafetivos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Anhanguera de Santo André.

Aluno: Darling Ingrid Limeira

SALES, Dimitri.; LINO, Heleni B. Fernandes de Paiva; FRANCO, Clarissa de. Da escravidão do corpo à escravidão da alma: uma análise entre a escravidão, racismo e intolerância nas religiões de matrizes africanas brasileiras. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Anhanguera de Santo André.

Aluno: Marcela Sgavioli Macanham

SALES, Dimitri.; CASTRO, Carlos Roberto Ibanez. Adoção por casais homoafetivos: a ausência de proteção e a necessidade de legitimação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Paulista.

Aluno: Rosileide Bispo dos Santos

SALES, Dimitri.; Gomes, Nájara Cristina Sena.; CARDOSO, Rodrigo Eduardo Rocha.. Princípios constitucionais tributários e segurança jurídica: filosofia e prática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.

Aluno: Bruno Guimarães Nascimento

SALES, Dimitri.; Gomes, Nájara Cristina Sena.; CARDOSO, Rodrigo Eduardo Rocha.. Pecvnia non orat: análise das desonerações constitucionais em face de um Estado laico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.

Aluno: Josefa da silva moura

SALES, Dimitri.; DANTAS, Sandro.; VASCONCELOS, Daliane.. Direito da pessoa portadora de deficiência. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Ibirapuera.

Aluno: Nívea Batista do Nascimento

SALES, Dimitri.; VASCONCELOS, Daliane.. Reforma Política. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Ibirapuera.

Aluno: Cléber Rogério Rodrigues e Miguel Terribas Alonso Neto

SALES, Dimitri.; BUCK, P.. O Mandado de Segurança como instrumento de injustiça social: uma análise sobre a intromissão do Poder Judiciário na implementação de políticas públicas. 2008 - Centro Universitário São Judas Tadeu - Campus UNIMONTE.

Aluno: Marna Efigênia Sousa Rêgo

SALES, Dimitri.; GOUVEA, I.; LIMA, U. P.. Perspectivas de sucessão nas relações homoafetivas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Associação Educacional Unyahna.

Aluno: ANA PAULA S

SALES, Dimitri.; GOUVEA, I.; LOUSADO, E. S.. Mutti de Almeida Mendes.A possibilidade constitucional de adoção por casais homoafetivos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Associação Educacional Unyahna.

Aluno: Glaucia Borges Gouvêa

SALES, Dimitri.; LIMA, U. P.; SILVA, M. E. B. R.. O direito de morrer com dignidade: a ortotanásia e suas implicações jurídicas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Associação Educacional Unyahna.

Orientou

Ricardo Fragoso de Oliveira

Tutela Coletiva, Ministério Público e Pessoas com Deficiência; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Direito Público) - Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo; Orientador: Dimitri Nascimento Sales;

Luciana Zenid Tebecherani

Ações Afirmativas de Direitos da Diversidade Sexual; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Direito Público) - Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo; Orientador: Dimitri Nascimento Sales;

Jamille de Jesus Mattisen

O direito de ser quem se é: acesso ao processo transexualizador às crianças e aos adolescentes pelo Sistema Único de Saúde; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Direitos Difusos e Coletivos) - Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo; Orientador: Dimitri Nascimento Sales;

Wanderley César Policeno Sobrinho

A participação da Polícia Militar em políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes: uma alternativa viável para a redução da criminalidade infantil; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Direitos Difusos e Coletivos) - Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo; Orientador: Dimitri Nascimento Sales;

Maíra Coraci Diniz

Direito fundamental à identidade: travestilidade e transexualidade; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direitos Humanos) - Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo; Orientador: Dimitri Nascimento Sales;

Tiago Luiz Amorim Cesaretto

Constitucionalismo, poder constituinte e cláusulas pétreas; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Orientador: Dimitri Nascimento Sales;

Renan Nogueira Farah

A inconstitucionalidade da Lei 11; 705/2008 perante os princípios e garantias fundamentais; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Orientador: Dimitri Nascimento Sales;

Tália Dantas Carvalho

O Cooperativismo como Instrumento de Efetivação do Princípio da Dignidade da Pessoa Humana: Um Estudo do Direito Brasileiro; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ECONOMIA DAS SOCIEDADES COOPERAT) - Universidade Estadual de Santa Cruz; Orientador: Dimitri Nascimento Sales;

Maria Amélia Bastia da Silva

União Homoafetiva à Luz do Princípio da Dignidade da Pessoa Humana; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Const) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Orientador: Dimitri Nascimento Sales;

Alexandre Tortorella Mandl

A Constitucionalidade do Direito das Greves de Ocupações de Fábrica: Uma Análise para a Superação do Conflito entre o Direito de Greve e o Direito de Posse; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Const) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Orientador: Dimitri Nascimento Sales;

Paulo Sérgio Rodrigues

Normas Constitucionais Programáticas: Eficácia e Aplicabilidade; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Const) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Orientador: Dimitri Nascimento Sales;

Jonas Amaral Garcia

Os Direitos Humanos na Constituição Federal de 1988 e o Pacto de San Jose da Costa Rica; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Const) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Orientador: Dimitri Nascimento Sales;

Sonia Carmem da Mata de Apresentação

O Aborto e o Direito; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Const) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Orientador: Dimitri Nascimento Sales;

Fábio Ito Kawahara

Cotas Raciais em Universidades, Princípio da Igualdade e a Diversidade Racial e Étnica no Brasil; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Const) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Orientador: Dimitri Nascimento Sales;

Maria Carolina Bissoto

Direito à Verdade: Por uma Interpretação Democrática e Constitucional da Lei de Anistia (Lei 6683/79); 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Const) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Orientador: Dimitri Nascimento Sales;

Wilson Pinto Junior

O Direito Administrativo Disciplinar Militar e Seus Paradoxos Constitucionais; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Const) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Orientador: Dimitri Nascimento Sales;

Gisele de Carvalho Leitão Perlingeiro

O abortamento do feto anencéfalo; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Const) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Orientador: Dimitri Nascimento Sales;

Matheus Emílio Pereira da Silva

O Acesso à Justiça e os critérios de atendimento na Defensoria Pública do Estado de São Paulo; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Paulista; Orientador: Dimitri Nascimento Sales;

Gabriela Izabel de Lanna Cristovam

A responsabilidade patrimonial subsidiária de empresas integrantes de grupo econômico e empresas controladas em relações de consumo: aspectos processuais e constitucionais; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Paulista; Orientador: Dimitri Nascimento Sales;

Caroline Campos Ribeiro

Mulheres encarceradas ? garantias, direitos e violações; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Paulista; Orientador: Dimitri Nascimento Sales;

Darling Ingrid Limeira

Da escravidão do corpo à escravidão da alma: uma análise entre a escravidão, racismo e intolerância nas religiões de matrizes africanas brasileiras; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Anhanguera de Santo André; Orientador: Dimitri Nascimento Sales;

Núbia Silva Dias

Adoção por Casais Homoafetivos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Anhanguera de Santo André; Orientador: Dimitri Nascimento Sales;

Fernando Carlos Vitorino

O controle de constitucionalidade: e seu protagonismo na defesa dos direitos fundamentais; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Anhanguera de Santo André; Orientador: Dimitri Nascimento Sales;

Marcela Sgavioli Macanham

Adoção por casais homoafetivos: a ausência de proteção e a necessidade de legitimação; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Paulista; Orientador: Dimitri Nascimento Sales;

Josefa da silva moura

Direito da pessoa portadora de deficiência; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Ibirapuera; Orientador: Dimitri Nascimento Sales;

Nívea Batista do Nascimento

Reforma Política; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Ibirapuera; Orientador: Dimitri Nascimento Sales;

Claudiene Regina Nascentes

As audiências de custódia, a Lei 13; 257/16 e o Habeas Corpus Coletivo 143641: o direito de presas mães e gestante à prisão domiciliar; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Paulista, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dimitri Nascimento Sales;

Produções bibliográficas

  • SALES, Dimitri. . Princípio Republicano e Função Social do Direito Tributário: a Cidadania e o Interesse Público. DIKÉ. Revista Jurídica de Direito da UESC , v. 7, p. 179-213, 2007.

  • SALES, Dimitri. . Referendo do desarmamento: contradições e necessidade de definições. http://www.yulo.com.br, 2005.

  • SALES, Dimitri. . Referendo do desarmamento: contradições e a necessidade de definições. Jus Navigandi, v. -, p. -, 2005.

  • SALES, Dimitri. . Referendo do desarmamento: contradições e necessidade de definições. http://www.nelsonpelegrino.com.br, 2005.

  • SALES, Dimitri. ; ARGOLO, R. E. M. . Direito Ambiental como um Direito Humano: Um Ensaio sobre a Imprescindibilidade da Ótica Antropocêntrica e a Construção da Ética Ambiental. DIKÉ. Revista Jurídica de Direito da UESC , Univ. Estadual de Santa Cruz, v. 6, p. 237-246, 2004.

  • SALES, Dimitri. . Uma analogia possível: substituição de medidas de segurança por penas alternativas. DIKÉ. Revista Jurídica de Direito da UESC , Univ. Estadual de Santa Cruz, v. 5, p. 111-120, 2003.

  • SALES, Dimitri. ; Béo, Cíntia Regina. ; ALMEIDA, Guilherme Assis de. . Declaração Universal dos Direitos Humanos Comentada para o Cidadão. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo; Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo, 2008. 168p .

  • SALES, Dimitri. . Direito à visibilidade: direito humano da população GLBTT. In: PIOVESAN, Flávia, IKAWA, Daniela (coords.). Direitos humanos: fundamento, proteção e implementação ? perspectivas e desafios contemporâneos. Curitiba: Juruá, 2007, v. 2, p. 927-944. Curituba: Juruá, 2007. v. 1. 975p .

  • SALES, Dimitri. ; OLIVEIRA, Ivone Bianchini de. ; SPEDANIERI, Ligia Stungis. . Proteção ao Paciente e à Família: a Importância das Orientações sobre Aspectos e Alterações na Legislação. In: Letícia Andrade. (Org.). Cuidados paliativos e serviço social: um exercício de coragem. 1ed.Holambra - São Paulo: Editora Setembro, 2015, v. 01, p. 99-114.

  • SALES, Dimitri. ; HAILER, Marcelo. . Equipe da CADS Estadual toma posse com a missão de promover a diversidade (Reportagem). Site A Capa, São Paulo - SP, 18 mar. 2099.

  • SALES, Dimitri. ; OLIVEIRA, Marcelo. . Presidente do Condepe: 'democracia fragilizada dificulta caso Paraisópolis' (Entrevista). Uol, São Paulo - São Paulo, 20 dez. 2019.

  • SALES, Dimitri. ; DONATO, Mauro. . ?O que Doria faz, com anuência de parte da imprensa, é justificar a violência?, diz presidente do Conselho de Direitos Humanos (Entrevista). Diário do Centro do Mundo - DCM, São Paulo - São Paulo, 17 maio 2019.

  • SALES, Dimitri. ; PAULUZE, Thaiza. . Deputado do PSL quer pôr policiais em órgão que apura abusos dos agentes: Projeto é manobra para interferir na ouvidoria de polícia de SP, admite parlamentar autor de texto que pede extinção do órgão (Entrevista). Folha de São Paulo, São Paulo - São Paulo, p. Cotidiano B2, 13 maio 2019.

  • SALES, Dimitri. . Fim da democracia participativa e o esvaziamento da democracia brasileira. Revista Fórum, São Paulo - São Paulo, 12 abr. 2019.

  • MARTINS, Lucas. ; SALES, Dimitri. . Bolsonaro destrói conselhos participativos por meio de canetada: O presidente assinou um decreto hoje que extingue conselhos participativos, política de participação social é encerrada (Entrevista). Jornalistas Livres, São Paulo - São Paulo, 12 abr. 2019.

  • SALES, Dimitri. ; ROUSSELET, Felipe. . 31 de março: nada a comemorar!: Data marca os 55 anos de um golpe civil-militar que conduziu o país para uma ditadura brutal que durou mais de 21 anos e não se absteve de censurar, torturar, sequestrar e matar cidadãos brasileiros (Entrevista). Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, São Paulo - São Paulo, 27 mar. 2019.

  • SALES, Dimitri. ; Redação. . Especialistas ouvidos pela Agência Aids falam sobre o que esperam da votação sobre criminalização da homofobia pelo STF (Entrevista). Agência de Notícias da Aids, São Paulo - São Paulo, 18 fev. 2019.

  • SALES, Dimitri. ; DE LUCCA, William . Crenças e ideologias não podem mais justificar violência contra LGBT, diz jurista (Entrevista). Brasil 247, São Paulo - São Paulo, 13 fev. 2019.

  • SALES, Dimitri. ; CRUZ, Maria Teresa. . Depois de dizer que PM vai mandar bandido para cemitério, Doria veta combate à tortura (Entrevista). Jornal Ponte - Direitos Humanos, Justiça, Segurança Pública, São Paulo - São Paulo, 19 jan. 2019.

  • SALES, Dimitri. ; CRUZ, Maria Teresa. . Conselho denuncia mais de dez ilegalidades cometidas pela PM de SP em protesto (Entrevista). Jornal Ponte - Direitos Humanos, Justiça, Segurança Pública, São Paulo - São Paulo, 18 jan. 2019.

  • BECHARA, Victoria. ; SALES, Dimitri. . O amor como ato político: a onda de casamentos LGBT antes da posse de Bolsonaro (Entrevista). Último Segundo, São Paulo - São Paulo, 15 jan. 2019.

  • SALES, Dimitri. ; RODRIGUES, Julian. ; NASCIMENTO, Cláudio. ; PERON, Renata. . Governo Bolsonaro e as Políticas LGBTI: estratégias de resistência e existência. Revista Fórum, São Paulo - São Paulo, 06 jan. 2019.

  • SALES, Dimitri. ; DE LUCCA, William . Bolsonaro elimina Secretaria de Direitos Humanos que incluía LGBTS (Entrevista). Brasil 247, São Paulo - São Paulo, 02 jan. 2019.

  • Redação. ; SALES, Dimitri. . Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 70 anos: Dimitri Sales, atual presidente do Condepe, fala sobre as origens da declaração, perspectivas para o futuro e a distorção do conceito de direitos humanos no Brasil. SP Bancários, São Paulo - São Paulo, 10 dez. 2018.

  • SALES, Dimitri. . Votos a favor da cidadania LGBT. Agência de Notícias da AIDS, São Paulo - São Paulo, 04 out. 2018.

  • SALES, Dimitri. ; GONÇALVES, Juliana. . Falta de investimentos em políticas sociais pode aumentar tráfico humano: 30 de julho é o Dia Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas; no país política de combate ainda é insuficiente. (Entrevista). Brasil de Fato, São Paulo - São Paulo, 30 jul. 2018.

  • SALES, Dimitri. ; NETTO, Paulo Roberto. . Justiça proíbe Prefeitura de cremar 1,6 mil ossadas de cemitério na zona leste: Entidades de direitos humanos questionaram autorização concedida pela Justiça, que agora reviu decisão. Administração diz que medida é necessária para criar espaços para novos sepultamentos. (Entrevista). Portal Terra, São Paulo - São Paulo, 23 jul. 2018.

  • SALES, Dimitri. ; NETTO, Paulo Roberto. . Justiça proíbe SP de cremar 1,6 ossadas. (Entrevista). O Estado de São Paulo, São Paulo - São Paulo, p. A 13 - A 13, 14 jul. 2018.

  • SALES, Dimitri. ; NETTO, Paulo Roberto. . Entidades tentam reverter na Justiça direito da Prefeitura de cremar 1,6 mil ossadas: Instituições de defesa dos direitos humanos afirmam que cremação é atentado à memória dos mortos e seus parentes; Prefeitura nega e diz que cumpriu os requisitos legais. (Entrevista). O Estado de São Paulo, São Paulo - São Paulo, 13 jul. 2018.

  • SALES, Dimitri. ; DIAS, Paulo Eduardo. . Grupos cobram que Justiça revogue autorização para incineração de ossadas: Mais de 1,6 mil restos mortais estão no local, citado na Comissão Nacional da Verdade como ?parte do sistema de desaparecimento da ditadura militar?. (Entrevista). Ponte - Direitos Humanos, Justiça, Segurança Pública, São Paulo - São Paulo, 12 jul. 2018.

  • SALES, Dimitri. ; VASCONCELOS, Paloma. . Por que alteração de nome sem cirurgia é conquista para transgêneros: para especialistas ouvidos pela Ponte, decisão do STF considera que identidade não é determinada unicamente pelo genital e reconhece pessoa trans como cidadã. Jornal Ponte - Direitos humanos, justiça, segurança pública, São Paulo - São Paulo, 05 mar. 2018.

  • SALES, Dimitri. ; CRUZ, Eliane Patrícia. . Coronel Camilo é escolhido relator da CPI da Assembleia paulista sobre o Condepe (Entrevista). Agência Brasil, São Paulo - São Paulo, 06 dez. 2017.

  • SALES, Dimitri. ; SAMPAIO, Critiane. . O Estado deve tratar adolescentes como sujeitos em formação, diz jurista: Em entrevista ao Brasil de Fato, Dimitri Sales afirma que o Direito precisa dialogar com outras áreas (Entrevista). Brasil de Fato, Brasília - Distrito Federal, 30 set. 2017.

  • SALES, Dimitri. ; GARBELOTTO, Filipe de Campos. . ?Cura Gay?: Violação de Direitos e Desrespeito ao Estado Democrático de Direito. Correio da Bahia, Salvador - Bahia, 28 set. 2017.

  • SALES, Dimitri. ; ROLIM, Marcio. . ILADH promove ato pela vida LGBT contra a cura gay (Entrevista). Hornet App, São Paulo - São Paulo, 27 set. 2017.

  • SALES, Dimitri. . Entidades de direitos humanos articulam campanha contra promoção de Juiz que autorizou 'cura gay' (Entrevista). Yahoo Notícias, São Paulo - São Paulo, 20 set. 2017.

  • SALES, Dimitri. ; NASCIMENTO, Caio. . Como o baixo treinamento de direitos humanos reflete no número de violações causadas pela PM. Ópera - Revista Independente, São Paulo - São Paulo, 14 set. 2017.

  • SALES, Dimitri. . A importância das paradas do orgulho LGBT. Agência de Notícias da AIDS, São Paulo - São Paulo, 18 jun. 2017.

  • SENA, F. ; SALES, Dimitri. . Brasil tem primeira advogada travesti autorizada a usar nome social. Diário Conquistense, Vitória da Conquista - Bahia, 09 jan. 2017.

  • FELITTI, C. ; SALES, Dimitri. . Mulher trans pode mudar gênero sem avaliação médica: decisão inédita no país é da Justiça de São Bernardo (SP); cabe recurso (Entrevista). Folha de São Paulo, São Paulo - São Paulo, p. B4 - B4, 31 out. 2016.

  • Redação. ; SALES, Dimitri. . Congresso de Direito Homoafetivo, organizado pela OAB SP, lança campanha para divulgar lei anti-homofobia (Entrevista). Agência de Notícias da Aids, São Paulo - São Paulo, 05 set. 2016.

  • SALES, Dimitri. ; DEAN, Jock. . Juristas debatem criminalização da homofobia proposta por Jean Wyllys. Só Mais Um - Construindo a Diversidade (Política, Cultura e Comportamento LGBT), São Paulo - São Paulo, 08 jul. 2016.

  • SALES, Dimitri. . Orgulho LGBT e Direitos. Só Mais Um - Construindo a Diversidade (Política, Cultura e Comportamento LGBT), São Paulo - São Paulo, 28 jun. 2016.

  • SALES, Dimitri. ; JUNQUEIRA, Diego. . Estudante transexual é agredida e tem a perna quebrada durante Virada Cultural no interior de SP: Caso aconteceu em Presidente Prudente; polícia dificilmente irá identificar os agressores. R& Notícias, São Paulo - São Paulo, 06 jun. 2016.

  • SALES, Dimitri. ; LAZZERI, Thais. . Cirurgião é cassado por imperícia: Processado por uma paciente, Jalma Jurado, expoente em operações de redesignação sexual, pode recorrer da sentença. Revista Época, São Paulo - São Paulo, 26 maio 2016.

  • SALES, Dimitri. ; FURHMANN, L. . Transexual é espancada por grupo de 20 pessoas na Rua Augusta, em São Paulo (Entrevista). Portal Fórum, São Paulo - São Paulo, 16 fev. 2016.

  • FERES, Elisa. ; SALES, Dimitri. . Casamento gay: EUA e Brasil trilham caminhos similares. Portal Terra - Site de Notícias, São Paulo - São Paulo, 26 jun. 2015.

  • FERES, Elisa. ; SALES, Dimitri. . Jovem trans cria ?vaquinha? online para cirurgia nos seios: Rapaz de 19 anos precisa de R$ 7,5 mil para realizar uma mamoplastia masculinizadora. Em dois meses, ele conseguiu R$ 2,4 mil (Entrevista). Portal Terra - Site de Notícias, São Paulo - São Paulo, 11 jun. 2015.

  • SALES, Dimitri. . Somos Todos Verônica?. Blog Direitos iGuais - Portal iGay/iG, São Paulo - São Paulo, 15 abr. 2015.

  • SALES, Dimitri. . O Confronto Moral. Blog Direitos iGuais - Portal iGay/iG, São Paulo - São Paulo, 26 mar. 2015.

  • GONCALVES, Maria Carolina ; SALES, Dimitri. . Petição tenta barrar resolução sobre uso de banheiro por trans e travestis (Entrevista). iGay - Notícias, estilo de vida, comportamento e guia LGBT, São Paulo - São Paulo, 24 mar. 2015.

  • VIEIRA, João Luiz. ; SALES, Dimitri. . Luz no fim do arco-íris: surgem os primeiros casos de divórcio gay no Brasil ao mesmo tempo que o Superior Tribunal de Justiça concede a primeira pensão alimentícia a um homossexual (Entrevista). Revista Época, São Paulo - São Paulo, p. 60 - 65, 09 mar. 2015.

  • LUCON, Neto ; SALES, Dimitri. . Em debate sobre feminismo, homens trans denunciam sofrer violência sexual (Entrevista). NLucon, São Paulo - São Paulo, 04 mar. 2015.

  • RIBEIRO, Ana. ; SALES, Dimitri. . Advogado sobre direito à pensão de casal homoafetivo: 'Supera discriminações' (Entrevista). iGay - Notícias, estilo de vida, comportamento e guia LGBT, São Paulo - São Paulo, 03 mar. 2015.

  • TRINDADE, Eliane. ; SALES, Dimitri. . Estudando com o inimigo: aluna de medicina G. denunciou por estupro seu ex-namorado, colega de turma na USP de Ribeirão Preto (SP); o processo está em andamento. Caso será apurado, afirma diretor da faculdade. Folha de São Paulo, São Paulo - São Paulo, p. C11 - C11, 22 fev. 2015.

  • SALES, Dimitri. ; ZANELLI, Maria Lúcia. . 'Dar visibilidade aos invisíveis? (Entrevista). Diário Oficial do Estado de São Paulo ? Poder Executivo, São Paulo - São Paulo, p. II - II, 28 jan. 2015.

  • HAILER, Marcelo. ; SALES, Dimitri. . ?A decisão é mais política do que jurídica?, diz especialista sobre cassação de Bolsonaro. Revista Fórum, São Paulo - São Paulo, 10 dez. 2014.

  • SALES, Dimitri. . Aids, a Doença Moral. Blog Direitos iGuais - Portal iGay/iG, São Paulo - São Paulo, 01 dez. 2014.

  • RIBEIRO, Ana. ; SALES, Dimitri. . Ser enterrada como homem é história que se repete entre as transexuais (Entrevista). iGay - Notícias, estilo de vida, comportamento e guia LGBT, São Paulo - São Paulo, 27 nov. 2014.

  • RIBEIRO, Ana. ; SALES, Dimitri. . Casamento faz gays aprenderem na prática sabores e dissabores de direitos iguais. iGay - Notícias, estilo de vida, comportamento e guia LGBT, São Paulo - São Paulo, 02 out. 2014.

  • SPAGNUOLO, S. ; SALES, Dimitri. . Ataques à parte, movimento LGBT vive um bom momento no Brasil. Yahoo Notícias Brasil, São Paulo - São Paulo, 01 out. 2014.

  • FERES, Elisa. ; SALES, Dimitri. . Comissão da OAB pede cassação da candidatura de Levy Fidelix (Entrevista). Terra - Portal de Notícias, São Paulo - São Paulo, 30 set. 2014.

  • SALES, Dimitri. . Porque criminalizar a homofobia. Blog Direitos iGuais - Portal iGay/iG, São Paulo - São Paulo, 15 set. 2014.

  • RIBEIRO, Ana. ; SALES, Dimitri. . Para advogado, morte de jovem gay deveria mobilizar população: Caso de João Antônio Donati, assassinado em Goiás, lembra a morte de chileno gay, que acarretou na criminalização da homofobia no país devido à pressão da população (Entrevista). iGay - Notícias, estilo de vida, comportamento e guia LGBT, São Paulo - São Paulo, 12 set. 2014.

  • SALES, Dimitri. . Democracia e Direitos LGBT: o Fator Marina Silva. Blog Direitos iGuais - Portal iGay/iG, São Paulo - São Paulo, 01 set. 2014.

  • SALES, Dimitri. . Criminalizar é garantir direitos. Revista Sociologia, São Paulo - São Paulo, p. 17 - 20, 01 set. 2014.

  • Redação. ; SALES, Dimitri. . Traficar pessoas é crime! (Entrevista). Revista da União Geral dos Trabalhadores, São Paulo - São Paulo, p. 28 - 31, 01 set. 2014.

  • FELITTI, C. ; SALES, Dimitri. . Advogados atendem primeiros divórcios gays de SP (Entrevista). Folha de São Paulo, São Paulo - São Paulo, p. 16 - 16, 03 ago. 2014.

  • SALES, Dimitri. . O lugar da conquista de direitos LGBT. Blog Direitos iGuais - Portal iGay/iG, São Paulo - São Paulo, 09 jun. 2014.

  • Redação. ; SALES, Dimitri. . Nova lei torna crime discriminar pessoas com HIV e doentes de Aids no Brasil (Entrevista). iGay - Notícias, estilo de vida, comportamento e guia LGBT, São Paulo - São Paulo, 04 jun. 2014.

  • SALES, Dimitri. . Direito à Visibilidade. Blog Direitos iGuais - Portal iGay/iG, São Paulo - São Paulo, 12 maio 2014.

  • RIBEIRO, Ana. ; SALES, Dimitri. . Dimitri Sales: 'A última fronteira dos direitos humanos são os direitos sexuais' (Reportagem). iGay - Notícias, estilo de vida, comportamento e guia LGBT, São Paulo - São Paulo, 30 abr. 2014.

  • SALES, Dimitri. . Ditadura Militar e Direitos LGBT: Legado do Passado e Desafio do Presente. Blog Direitos iGuais - Portal iGay/iG, 26 mar. 2014.

  • GIUSTI, Iran. ; SALES, Dimitri. . Produtora vence processo de homofobia: ?ele vai saber que precisa respeitar? (Entrevista). iGay - Notícias, estilo de vida, comportamento e guia LGBT, São Paulo - São Paulo, 13 mar. 2014.

  • SALES, Dimitri. . Direitos de travestis e transexuais na prisão. Blog Direitos iGuais - Portal iGay/iG, São Paulo - São Paulo, 10 mar. 2014.

  • SALES, Dimitri. . Um ano sob novo olhar. Blog Direitos iGuais - Portal iGay/iG, São Paulo - São Paulo, 06 mar. 2014.

  • MANSO, Bruno ; SALES, Dimitri. . Ex-professor de direitos humanos da PM é atacado por oficiais em rede social (Reportagem). O Estado de São Paulo, São Paulo - São Paulo, 28 fev. 2014.

  • SALES, Dimitri. . O Dilema do PT: Comissão de Direitos Humanos. Blog Direitos iGuais - Portal iGay/iG, São Paulo - São Paulo, 18 fev. 2014.

  • SALES, Dimitri. . Permanente onda de violência contra LGBT. Blog Direitos iGuais - Portal iGay/iG, 17 fev. 2014.

  • SALES, Dimitri. ; GIUSTI, Iran. . Indenização é melhor maneira de combater homofobia no trabalho (Entrevista). iGay - Notícias, estilo de vida, comportamento e guia LGBT, São Paulo - São Paulo, 15 fev. 2014.

  • SALES, Dimitri. . Quando a Luta Enfraquece. Blog Direitos iGuais - Portal iGay/iG, São Paulo - São Paulo, 10 fev. 2014.

  • SALES, Dimitri. . Direitos de Travestis e Transexuais. Blog Direitos iGuais - Portal iGay/iG, São Paulo - São Paulo, 30 jan. 2014.

  • SALES, Dimitri. . Caso Kaique: Não foi suicídio. Blog Direitos iGuais - Portal iGay/iG, São Paulo - São Paulo, 22 jan. 2014.

  • GIUSTI, Iran. ; SALES, Dimitri. . Feliciano, Aguinaldo Silva, Dilma e Mara Maravilha entre os inimigos dos LGBTs (Entrevista). iGay - Notícias, estilo de vida, comportamento e guia LGBT, São Paulo - São Paulo, 21 dez. 2013.

  • RIBEIRO, Ana. ; SALES, Dimitri. . Homens gays que tiveram filhos juntos são casais que menos se separam. iGay - Notícias, estilo de vida, comportamento e guia LGBT, São Paulo - São Paulo, 02 dez. 2013.

  • SALES, Dimitri. . Há muito que a luta por direitos não é a luta pelos meus direitos. Blog do Fábio Sena, Vitória da Conquista - Bahia, 14 jun. 2013.

  • SALES, Dimitri. ; Redação. . Veto à campanha para prostitutas provoca protestos em todo o país (Reportagem). Agência de Notícias da AIDS, São Paulo - São Paulo, 05 jun. 2013.

  • SALES, Dimitri. . A batalha perdida. Gay.com.br, São Paulo - São Paulo, 05 jun. 2013.

  • MANSO, Bruno ; SALES, Dimitri. . PMs aprendem a lidar com gays e travestis: advogado explica a 90 oficiais que transexuais, por exemplo, preferem seu nome feminino (Entrevista). O Estado de São Paulo, São Paulo, p. A18, 29 maio 2013.

  • SALES, Dimitri. . População LGBT busca uma maior visibilidade e o fim do preconceito (Entrevista). Jornal da Cidade, Bauru - São Paulo, p. 9 - 9, 17 maio 2013.

  • Redação. ; SALES, Dimitri. . Orientação sexual ainda gera violência (Entrevista). FUNCEF - Fundação dos Economiários Federais, Brasília - Distrito Federal, 16 maio 2013.

  • SALES, Dimitri. ; Redação. . Democracia plena só será alcançada com mais respeito aos direitos humanos (Entrevista). Ministério Público do Estado da Bahia, Salvador - Bahia, 09 nov. 2012.

  • SALES, Dimitri. ; FORTE, Bárbara. . Tráfico de pessoas: cresce pressão sobre país. Band.com.br, 26 out. 2012.

  • SALES, Dimitri. ; GABRIEL, J. S. ; SOUZA, V. A. . Mortes recentes aquecem debate sobre a PM: Comandante-geral reafirma papel protetor da corporação, mas, segundo especialistas, Estado continua violando os direitos humanos. Jornal do Campus, São Paulo - São Paulo, p. Em pauta, p. 6 - Em pauta, p. 6, 15 ago. 2012.

  • SALES, D. N. . Dilma e a homofobia. Gay.com.br, São Paulo - São Paulo, 27 maio 2011.

  • SALES, Dimitri. . Enfrentamento da homofobia: uma responsabilidade que deve ser compartilhada. Agência de Notícias da Aids, São Paulo - São Paulo, 21 fev. 2011.

  • SALES, Dimitri. ; NOGUEIRA, M. . Confusão no Mackenzie: alunos se mobilizam contra o chanceler que criticou a Lei da Homofobia (Entrevista). Veja São Paulo, São Paulo - São Paulo, p. 30 - 30, 01 dez. 2010.

  • SALES, Dimitri. . Gênero e direito: desafio ao arcabouço jurídico. Revista Luz, São Paulo - São Paulo, 15 set. 2010.

  • SALES, Dimitri. ; COISSI, Juliana . Lei contra homofobia só rendeu 7 multas em 8 anos: criada em 2001, lei motivou 144 denúncias; 22 resultaram em advertência. (Entrevista). Folha de São Paulo, São Paulo - São Paulo, p. C7 - C7, 16 jul. 2010.

  • SALES, Dimitri. ; Redação. . Lei contra homofobia só rendeu 7 multas em 8 anos: Em dez anos, governo recebeu 144 denúncias; 46 estão em andamento; outras 22 queixas resultaram em condenação sem aplicação de sanção. (Entrevista). Jornal Agora, São Paulo - São Paulo, 16 jul. 2010.

  • BRANDALISE, Vitor Hugo. ; SALES, Dimitri. . Novo nome no crachá e uma vida modificada: servidores municipais transexuais ganham o direito de usar nome social no trabalho (Entrevista). O Estado de São Paulo, São Paulo - São Paulo, p. C5, 06 jun. 2010.

  • Redação. ; SALES, Dimitri. . Jornal de alunos de farmácia prega homofobia (Entrevista). O Estado de São Paulo, São Paulo - São Paulo, p. A31, 24 abr. 2010.

  • SALES, Dimitri. ; ZANELLI, Maria Lúcia. . Decradi é ferramenta importante no combate ao preconceito racial: discriminação contra gays, lésbicas, judeus, religião, cor e raça é contestada com rigor pela delegacia que age em defesa das minorias desde 2006 (Entrevista). Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo - São Paulo, p. II - III, 05 nov. 2009.

  • SALES, Dimitri. ; Redação. . Estado de SP ruma aos direitos humanos (Entrevista). Jornal A Gaxéta, São Paulo - São Paulo, p. 10 - 10, 01 out. 2009.

  • SALES, Dimitri. ; FERRERO, Monica. . Lançada a Frente Parlamentar Pró-Diversidade (Reportagem). Diário Oficial do Estado de São Paulo ? Poder Legislativo, São Paulo - São Paulo, p. 01 - 03, 29 set. 2009.

  • SALES, Dimitri. . Todos os caminhos levam à diversidade. Revista Via G ? Turismo e lazer ao seu estilo, São Paulo - São Paulo, p. 61 - 61, 01 jul. 2009.

  • SALES, Dimitri. ; KIKUTTI, Mônica. . Pesquisa: 29% dos brasileiros são homofóbicos (Entrevista). Metrô News, São Paulo - São Paulo, p. 2 - 2, 03 jun. 2009.

  • SALES, Dimitri. ; VASCONCELLOS, Rodrigo. . Especial: Aprovação de projeto de lei contra homofobia é urgente, avalia Dimitri Sales. Agência de Notícias da AIDS, São Paulo - São Paulo, 23 maio 2009.

  • SALES, Dimitri. ; VASCONCELLOS, Rodrigo. . Coordenador da CADS Estadual visita a Agência Aids (Reportagem). Agência de Notícias da AIDS, São Paulo - São Paulo, 17 abr. 2009.

  • SALES, Dimitri. ; Redação. . Justiça exibe documentários sobre diversidade sexual (Entrevista). Site da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, São Paulo - SP, 07 abr. 2009.

  • SALES, Dimitri. ; MARCO, Simone de. . Direitos da população LGBT serão defendidos pelo Estado (Entrevista). Diário Oficial do Estado de São Paulo ? Poder Executivo, São Paulo - SP, 02 abr. 2009.

  • SALES, Dimitri. ; FILHO, Hélio . Na cadeira: Coordenação paulista de diversidade sexual empossa membros e já anuncia desafios (Reportagem). Site Mix Brasil, São Paulo - SP, 18 mar. 2009.

  • SALES, Dimitri. . Do desejo à possibilidade. Da possibilidade à ação!. Agência de Notícias da AIDS, São Paulo - SP, 17 mar. 2009.

  • SALES, Dimitri. ; HAILER, Marcelo. . ?Nosso foco é a identidade social das trans na saúde?, diz Dimitri Sales, da CADS estadual (Entrevista). Site A Capa, São Paulo - SP, 17 mar. 2009.

  • SALES, Dimitri. ; VASCONCELLOS, Rodrigo. . SP cria a Coordenação de Políticas para Diversidade Sexual do Estado: Dimitri Sales faz discurso de posse como coordenador da CADS Estadual (Entrevista). Agência de Notícias da AIDS, São Paulo - São Paulo, 17 mar. 2009.

  • SALES, Dimitri. ; FILHO, Hélio . Start: Coordenação paulista de diversidade sexual começa a funcionar nesta terça (Reportagem). Site Mix Brasil, São Paulo - SP, 17 mar. 2009.

  • SALES, Dimitri. ; FILHO, Hélio . Dimitri Sales conta como será os primeiros passos da coordenação estadual de diversidade sexual (Entrevista). Site Mix Brasil, São Paulo - SP, 16 mar. 2009.

  • SALES, Dimitri. ; HAILER, Marcelo. . Disputa entre gays e lésbicas marca eleição do Conselho da Diversidade (Entrevista). Site A Capa, São Paulo - SP, 11 mar. 2009.

  • SALES, Dimitri. ; HAILER, Marcelo. . Tensão marca eleição do Conselho da Diversidade Sexual da Cidade de São Paulo (Entrevista). Site A Capa, São Paulo - SP, 09 mar. 2009.

  • SALES, Dimitri. . Avanços em favor de todas as famílias. Diário do Grande ABC, Santo André, São Paulo, p. 7 - 7, 08 fev. 2009.

  • ARAÚJO, Patrícia. ; SALES, Dimitri. . Justiça permite transexual não operado a trocar nome no interior de SP (Entrevista). G 1, São Paulo - São Paulo, 12 dez. 2008.

  • Vieira, Sérgio. ; SALES, Dimitri. . Lei Estadual 10.948/2001: Mesa-redonda discute diversidade sexual e cidadania (Entrevista). Jornal Voz da Terra, Assis - São Paulo, p. 16 - 16, 08 nov. 2008.

  • Redação. ; SALES, Dimitri. . SP: Secretaria de Justiça divulga lei contra homofobia (Entrevista). Site G On Line, São Paulo - São Paulo, 04 nov. 2008.

  • GLAUBER, W. ; SALES, Dimitri. . Casal gay faz queixa após expulsão de festa da USP: guarda universitária disse que não podia fazer nada; lei prevê punição (Entrevista). O Estado de S. Paulo, São Paulo - São Paulo, p. A19 - A19, 29 out. 2008.

  • HAILER, Marcelo. ; SALES, Dimitri. . Após beijo gay, alunos são expulsos de festa da USP (Entevista). Site A Capa, São Paulo - São Paulo, 23 out. 2008.

  • HAILER, Marcelo. ; SALES, Dimitri. . Desentendimento e confusão marcam Parada gay de Santo André (Entrevista). Site A Capa, São Paulo - São Paulo, 30 set. 2008.

  • VIEIRA, Amélia. ; SALES, Dimitri. . Dia de festa e ação política: manifestação é meio de dar visibilidade à comunidade GLBTTT e obrigar o poder público a adotar ações afirmativas. Lei contra a homofobia é ignorada. (Entrevista). Jornal A Tarde, Salvador - Bahia, p. 12 - 12, 13 set. 2008.

  • HAILER, Marcelo. ; SALES, Dimitri. . Governo estadual de São Paulo cria espaço LGBT (Entrevista). Site A Capa, São Paulo - São Paulo, 04 ago. 2008.

  • SALES, Dimitri. . PLC 122/2006 e Direitos da Diversidade Sexual: O que está em jogo?. Revista Interação Social, São Paulo - São Paulo, 01 ago. 2008.

  • HAILER, Marcelo. ; SALES, Dimitri. . Skinheads agridem jovens gays em Sto André; Polícia Civil se recusa a fazer B.O (Entrevista). Site A Capa, São Paulo - São Paulo, 30 jul. 2008.

  • HAILER, Marcelo. ; MAGALHAES, W. ; SALES, Dimitri. . Discussões marcam segundo dia de Conferência GLBT (Entrevista). Site A Capa, São Paulo - São Paulo, 08 jun. 2008.

  • HAILER, Marcelo. ; SALES, Dimitri. . Igreja promove primeiro casamento gay coletivo do Brasil (Entrevista). Site A Capa, São Paulo - São Paulo, 28 maio 2008.

  • SALES, Dimitri. . Direito Constitucional do Sertão: Pela Plena Integralidade e Eficácia da Constituição Federal de 1988. Periódico É Direito: pra quem pensa e lê direito, Itabuna - Bahia, 01 abr. 2008.

  • SALES, Dimitri. ; MASSARI, Solange A. ; CARVALHO, C. R. . Diversidade Humana e Direito da Igualdade Social. ILGA - Portugal, Portugal, 01 mar. 2008.

  • Redação. ; SALES, Dimitri. . Conselho da CADS toma posse e escolhe novo presidente (Entrevista). Site MIx Brasil, São Paulo - São Paulo, 29 fev. 2008.

  • Redação. ; SALES, Dimitri. . SP: Transexuais são discriminadas no Carrefour ? Justiça condena supermercado (Entrevista). Site Mix Brasil, São Paulo - São Paulo, 21 fev. 2008.

  • FOLHA ON LINE. ; SALES, Dimitri. . Criminosos invadem associação GLBT de SP e espancam presidente (Entrevista). Folha On Line, São Paulo - São Paulo, 11 fev. 2008.

  • SALES, Dimitri. . Policiais (A Opinião do Leitor). Veja São Paulo, São Paulo - São Paulo, p. 16 - 16, 19 dez. 2007.

  • BRISOLLA, Fábio. ; SALES, Dimitri. . Operação Arco-Íris (Entrevista). Veja São Paulo, São Paulo - São Paulo, p. 86 - 86, 28 nov. 2007.

  • DAMASCENO, Sandrama. ; SALES, Dimitri. . SP sediará curso de direito homoafetivo (Entrevista). O Tempo, Belo Horizonte - Minas Gerais, p. GLS, C - 4 - GLS, C - 4, 17 nov. 2007.

  • SALES, Dimitri. . Direitos Humanos e AIDS. Agência AIDS, São Paulo - São Paulo, 16 nov. 2007.

  • GALDINO, Erick. ; SALES, Dimitri. . Casais gays no ringue: Pesquisa revela que há violência doméstica em 32% dos casais; no Brasil CADS dá acompanhamento (Entrevista). Site Mix Brasil, São Paulo - São Paulo, 31 out. 2007.

  • MIRANDA, Gustavo. ; FRANÇA, Valéria. ; SALES, Dimitri. . Defensoria cria serviço para gays (Entrevista). O Estado de São Paulo, São Paulo - São Paulo, p. C 16 - C 16, 25 out. 2007.

  • BASTOS, Mariana. ; FERRARRI, Luís. ; SALES, Dimitri. . Organizações gays querem processar juiz (Entrevista). Folha de São Paulo, São Paulo - São Paulo, p. D1 - D1, 04 ago. 2007.

  • SALES, Dimitri. . Sobre memória (ou o acerto da experiência). Jornal IST ? COC, Vitória da Conquista - Bahia, 01 jul. 2007.

  • Redação. ; SALES, Dimitri. . Sexo a céu aberto no ?Autorama? da Água Branca (Entrevista). Jornal Agora, São Paulo - São Paulo, p. A - 4 - A - 4, 03 jun. 2007.

  • Redação. ; SALES, Dimitri. . Sem Alvará: comércio ambulante do Autorama é fechado e apreendido pela Prefeitura (Entrevista). Site A Capa, São Paulo - São Paulo, 27 maio 2007.

  • ANGELI, Fábio. ; SALES, Dimitri. . Autorama na CPI (Entrevista). Site Mix Brasil, São Paulo - São Paulo, 17 maio 2007.

  • GERCHMANN, L. ; FURHMANN, L. ; MARCOLIN, N. ; SALES, Dimitri. . Movidos a ódio (Entrevista). Ciência Criminal, São Paulo - São Paulo, p. 26 - 37, 01 abr. 2007.

  • PARRA, Ricardo. ; SALES, Dimitri. . Por que incomodamos tanto? (Entrevista). G Magazine, São Paulo - São Paulo, p. 74 - 76, 01 abr. 2007.

  • SATO, Beto. ; SALES, Dimitri. . Agressores de homossexuais são presos em São Paulo (Entrevista). Site G On Line, São Paulo - São Paulo, 26 mar. 2007.

  • CALIXTO, Leandro. ; SALES, Dimitri. . Polícia procura outras três pessoas de grupo antigay (Entrevista). Diário de São Paulo, São Paulo - São Paulo, p. A19 - A19, 25 mar. 2007.

  • SAMPAIO, Paulo. ; SALES, Dimitri. . Polícia prende 5 suspeitos de atacar homossexuais em SP (Entrevista). Folha de São Paulo, São Paulo- São Paulo, p. C2 - C2, 24 mar. 2007.

  • GUIMARAES, A. ; SALES, Dimitri. . Grupos antigay são detidos (Entrevista). Folha da Tarde, São Paulo - São Paulo, p. 7A - 7A, 24 mar. 2007.

  • SALES, Dimitri. . Lei Maria da Penha dá nova visão à família (Entrevista). Site Oficial da Prefeitura Municipal de São Paulo, São Paulo - São Paulo, 07 mar. 2007.

  • BERGAMO, Mônica. ; SALES, Dimitri. . Rosa choque: militantes do movimento gay fazem uma tarde de ?sensibilização? para oficiais da PM (Entrevista). Folha de São Paulo, São Paulo - São Paulo, p. E2 - E2, 04 mar. 2007.

  • SALES, Dimitri. . Lula e a Constituição. Vértice Jurídico, 06 dez. 2006.

  • SALES, Dimitri. . A Simplificação da Participação Política. Periódico É Direito, Itabuna - Bahia, 01 nov. 2006.

  • SALES, Dimitri. . Qual Reforma Política Necessita o Brasil?. Periódico É Direito: pra quem pensa e lê direito, Itabuna - Bahia, 01 nov. 2006.

  • SALES, Dimitri. . Medida Provisória e a PEC n 72/2005: Análise Crítica. Vértice Jurídico, p. - - -, 22 out. 2006.

  • Flosi, Carina. ; SALES, Dimitri. . Crianças viram travestis (Entrevista). Jornal da Tarde, São Paulo - São Paulo, p. 6A - 6A, 18 ago. 2006.

  • ASCOM - UESB. ; SALES, Dimitri. . Brasileiro poderá propor projeto de lei (Entrevista). Blog do Herzem Gusmão, Vitória da Conquista - Bahia, 10 jun. 2006.

  • SALES, Dimitri. . Brasileiro poderá propor projeto de lei (Entrevista). ASCOM ? Assessoria de Comunicação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista - Bahia, 09 jun. 2006.

  • SALES, Dimitri. ; Redação. . Transexuais ganham causa contra Carrefour (Entrevista). Agência de Notícias da AIDS, São Paulo - SP, 24 fev. 1900.

  • SALES, Dimitri. . Quando elas ascendem ao poder. Revista Arco Íris, São Paulo - São Paulo, p. 6 - 7.

  • SALES, Dimitri. ; SABATINE, Thiago Teixeira . Entrevista com Dimitri Sales: Dimitri Sales, Coordenador de Políticas para a Diversidade Sexual da Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo. Observatório de Segurança Pública.

  • SALES, Dimitri. ; RASCOV, E. . Denúncia: Tráfico de pessoas. Nossa América, São Paulo - São Paulo, p. 11 - 15.

  • SALES, Dimitri. ; RASCOV, E. . Denúncia: Tráfico de pessoas. Nossa América, São Paulo - São Paulo, p. 11 - 15.

  • SALES, Dimitri. ; MENDONCA, A. C. ; ABILIO, Adriana Galvão Moura. . Cartilha dos direitos da diversidade sexual. São Paulo - São Paulo: OAB/SP ? Ordem dos Advogados do Brasil/Seção São Paulo; Comissão de Diversidade Sexual, 2016 (Cartilha).

  • SILVA JUNIOR, Assis Moreira. ; SALES, Dimitri. . Diversidade sexual e inclusão social: uma tarefa a ser completada. Franca - São Paulo, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SALES, Dimitri. ; MENDONCA, A. C. ; ROCHA, M. . Direitos da Diversidade Sexual. São Paulo - São Paulo: Editora da Ordem dos Advogados do Brasil/Seção São Paulo, 2013 (Cartilha).

  • SALES, Dimitri. ; AMARAL, Maria Sylvia Mendonça do. . Histórias de amor num país sem leis: a homoafetividade vista pelos tribunais ? casos reais. São Paulo - São Paulo, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • VELO, B. ; SALES, Dimitri. ; ERLICHMAN, Patrícia. . Cartilha I Seminário Nordeste de Direitos Humanos, Prevenção e Combate à Homofobia. Lagarto - Sergipe: Associação Largatense de Gays, Lésbicas e Transgêneros, 2006 (Revisão de Texto).

Outras produções

SALES, Dimitri. ; CERIBELLI, Renata. . A cada 28 horas, um homossexual morre de forma violenta no Brasil. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SALES, Dimitri. ; WALDVOGEL, Mônica. . Como combater o preconceito e a violência contra homossexuais?. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SALES, Dimitri. ; PERON, R. . Crise política e direitos LGBT. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SALES, Dimitri. ; GOMES, Michelle. . Mulher trans consegue vitória inédita na Justiça. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SALES, Dimitri. ; OHNO, F. . Marcas do Preconceito. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SALES, Dimitri. ; SAMPAIO, M. . Diversidade Sexual. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SALES, Dimitri. ; ZANARDO, M. . Homofobia. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SALES, Dimitri. ; FLANDOLI, M. L. . Homofobia no Brasil. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SALES, Dimitri. ; RIZZI, C. ; RIBEIRO, C. ; FERNANDES, D. . Todos contra a homofobia. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SALES, Dimitri. . Educação em/para os Direitos Humanos: Cultura da Paz, Educação para a Cidadania, Valores e Direitos - Curso de Especialização em Direitos Humanos e Cidadania (PROCEDH - Programa de Capacitação e Educação em Direitos Humanos para Profissionais do Sistema de Justiça e Segurança e Docentes Universitários do Estado da Bahia). 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SALES, Dimitri. . Sistemas de Controle de Constitucionalidade - Curso de Pós-Graduação em Direito Administrativo. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SALES, Dimitri. . Direitos Humanos e Diversidade Sexual - Curso de Especialização em Direitos Humanos e Cidadania (PROCEDH ? Programa de Capacitação e Educação em Direitos Humanos para Profissionais do Sistema de Justiça e Segurança e Docentes Universitários do Estado da Bahia). 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SALES, Dimitri. . Direito Administrativo Aplicado - Curso de Especialização em Direito Notarial e Registral. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SALES, Dimitri. . Direito Administrativo Aplicado - Curso de Especialização em Direito Notarial e Registral. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SALES, Dimitri. . Curso de Especialização em Direito Civil e Direito Processual Civil. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Prêmios

2019

Troféu Mulheres Empoderadas da Banda do Fuxico: Somos a Voz da Folia!, Associação Carnavalesca Banda do Fuxico.

2018

Honra ao Mérito às Personalidades e aos Edificadores Nordestinos, Conselho de Participação da Comunidade Nordestina ? COPANE e Associação dos Nordestinos do Estado de.

2016

Paraninfo ? Promotoras Legais Populares/Turma Irmã Maria de Lourdes Peruche, Geledés - Instituto da Mulher Negra (São Paulo).

2015

Troféu Banda do Fuxico 2015, Associação Carnavalesca Banda do Fuxico.

2015

Medalha Cid Vieira de Souza, Ordem dos Advogados do Brasil ? Seção de São Paulo.

2014

Medalha Noé Azevedo, Ordem dos Advogados do Brasil ? Seção de São Paulo.

2013

Homenagem ? Comissão LGBT do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC do Estado de São Paulo, Consórcio Intermunicipal do Grande ABC do Estado de São Paulo.

2013

Medalha Plínio Barreto, Ordem dos Advogados do Brasil ? Seção de São Paulo.

2012

Homenagem ? Categoria Políticas Públicas 2012, Grupo de Apoio à Diversidade (GAD) e Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ribeirão Pires.

2011

Troféu Banda do Fuxico 2011, Associação Carnavalesca Banda do Fuxico.

2011

Homenagem ? Categoria Políticas Públicas 2011, Grupo de Apoio à Diversidade (GAD) e Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ribeirão Pires.

2011

Troféu Cidadania LGBT ? 2ª edição, ONG Primavera (Sertãozinho - São Paulo).

2010

Troféu Banda do Fuxico 2010, Associação Carnavalesca Banda do Fuxico.

2010

Prêmio Responsabilidade Social 2009, Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids da Região Bragantina.

2010

Homenagem - Categoria Políticas Públicas 2010, Grupo de Apoio à Diversidade (GAD) e Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ribeirão Pires.

2009

Certificado ? Dia do Orgulho Gay, Ação Brotar pela Cidadania e Diversidade Sexual - ABCDS.

2008

Troféu Cidadania Luiz Mott, Grupo Liberdade, Igualdade e Cidadania Homossexual ? GLICH (Feira de Santana/BA).

2008

Troféu Cidadania José Inácio Damasceno, Grupo Humanus (Itabuna/BA).

2007

Prêmio Cidadania, Prevenção e Ação Dr. Eduardo Barbosa, Grupo Gay de Camaçari (BA).

1997

Prêmio Destaque Liderança, Instituto São Tarcísio (Vitória da Conquista/BA).

1996

Prêmio Destaque Liderança, Instituto São Tarcísio (Vitória da Conquista/BA).

1995

Prêmio Destaque Liderança, Instituto São Tarcísio (Vitória da Conquista/BA).

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - Atual

Universidade Paulista

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular

Outras informações:
Campus Anchieta - Disciplinas: Ciência Política, Direito Constitucional/Controle de Constitucionalidade, História do Direito e os Direitos Humanos, Direitos Humanos, Tópicos Constitucionais, Direito e Globalização, Instituições Judiciárias e Ética, Organização do Estado. Campus Pinheiros - Disciplinas: Direito Internacional Público, Instituições Judiciárias e Ética, Filosofia. Campus Chácara Santo Antônio - Disciplinas: História do Direito e os Direitos Humanos, Direitos Humanos, Instituições Judiciárias e Ética, Organização do Estado. Campus Marquês - Disciplina: Filosofia e Direitos Humanos.

2013 - 2013

Universidade de São Paulo

Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Curso de Extensão ? Diversidade de Orientações Sexuais e Identidades de Gênero: Uma Abordagem Multidisciplinar Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Disciplina: Direitos da Diversidade Sexual. Local e Período: São Paulo/São Paulo, abril e maio de 2013. Carga Horária: 24 horas.

2013 - Atual

ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
V Curso de Especialização em Direito Público Disciplina: LGBT: Temas, Propostas e Litigância Estratégica. Carga Horária: 4 horas. X Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos Disciplina: Os Conflitos Metaindividuais e a Afirmação dos Direitos Humanos no Brasil. Carga Horária: 4 horas. XII Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos Instituição: Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo. Disciplina: Direitos da Diversidade Sexual e de Gênero. Local e Período: São Paulo/São Paulo, 21 de março de 2019. Carga Horária: 4 horas. 2 Curso de Extensão Universitária em Direitos Humanos. Instituição: Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional da Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo. Disciplina: Direitos da Diversidade Sexual e de Gênero. Local e Período: São Paulo/São Paulo, em 2 de outubro de 2019. Carga Horária: 4 horas. XIII Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos Instituição: Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional da Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo. Disciplina: Direitos da Diversidade Sexual e de Gênero. Local e Período: São Paulo/São Paulo, 2 de junho de 2020. Carga Horária: 4 horas. XIV Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos Instituição: Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo. Disciplina: Direitos da Diversidade Sexual e de Gênero. Local e Período: São Paulo/São Paulo, 22 de fevereiro de 2022. Carga Horária: 4 horas.

2010 - 2011

Centro de Altos Estudos de Segurança Cel. PM Nelson Freire Terra

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Mestre

2010 - 2011

Academia de Polícia Militar do Barro Branco

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Mestre

Outras informações:
Professor do Curso de Formação de Oficiais. Disciplina: Direitos Humanos.

2010 - 2010

American College of Brazilian Studies

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor

2014 - 2018

Universidade Ibirapuera

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Disciplinas - Teoria Geral do Estado, Ciência Política. Direito Constitucional, Direitos Fundamentais.

2009 - 2010

Universidade Ibirapuera

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor

2009 - Atual

Programa de Capacitação e Educação em Direitos Humanos - Ministério Público

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor

2008 - 2011

Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor Técnico de Direção

2003 - 2003

Conselho Municipal de Proteção aos Direitos da Mulher - Ilhéus

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 4

Atividades

  • 01/2003 - 12/2003

    Estágios , Conselho Municipal de Proteção aos Direitos da Mulher - Ilhéus.,Estágio realizado, Assistência Jurídica.

2005 - 2007

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 06/2005

    Pesquisa e desenvolvimento.,Linhas de pesquisa

2006 - 2008

Prefeitura Municipal de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Técnico Administrativo

Outras informações:
Assessoria Jurídica da Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual

2006 - 2008

Prefeitura Municipal de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor Jurídico

Outras informações:
Centro de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate à Homofobia ? Prefeitura Municipal de São Paulo

Atividades

  • 06/2006

    Serviços técnicos especializados , Centro de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate à Homofobia.,Serviço realizado, Advocacia.

  • 06/2006

    Serviços técnicos especializados , Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual - CADS.,Serviço realizado, Assessoria Jurídica.

2008 - 2010

Pontifícia Universidade de Campinas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Mestre

Atividades

  • 06/2007

    Ensino, Curso de Especialização em Direito Constitucional, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Teoria do Estado, Teoria da Constituição, Direito Constitucional, Ciência Política

2017 - Atual

Universidad de Buenos Aires

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante

Outras informações:
XVIII Curso Intensivo de Posgrado ? Derecho Constitucional, Derechos Humanos y Derecho Procesal Constitucional. Instituição: Faculdad de Derecho de la Universidad de Buenos Aires. Disciplina: Derecho a la No Discriminación y Diversidad Sexual y de Género. Local e Período: Buenos Aires/Argentina, 25 de julho de 2017. Carga Horária: 4 horas.

2016 - Atual

Universidad de Buenos Aires

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante

Outras informações:
XVII Curso Intensivo de Posgrado ? Derecho Constitucional, Derecho Convencional y Derecho Procesal Constitucional. Instituição: Faculdad de Derecho de la Universidad de Buenos Aires. Disciplina: Derecho a la No Discriminación y Diversidad Sexual. Local e Período: Buenos Aires/Argentina, 26 de julho de 2016. Carga Horária: 4 horas.

2015 - Atual

Universidad de Buenos Aires

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante

Outras informações:
XVI Curso Intensivo de Posgrado ? Derecho Constitucional, Derecho Convencional y Derecho Procesal Constitucional. Instituição: Faculdad de Derecho de la Universidad de Buenos Aires. Disciplina: Derecho a la no Discriminación y Diversidad Sexual. Local e Período: Buenos Aires/Argentina, 27 de julho de 2015. Carga Horária: 4 horas.

2018 - Atual

Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana de São Paulo

Vínculo: Conselheiro Titular, Enquadramento Funcional: Conselheiro Titular

2018 - Atual

Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana de São Paulo

Vínculo: Presidente, Enquadramento Funcional: Presidente

2016 - 2018

Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana de São Paulo

Vínculo: Conselheiro Suplente, Enquadramento Funcional: Conselheiro Suplente

2016 - Atual

Escola Superior de Advocacia/Ordem dos Advogados do Brasil-Seção São Paulo

Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado

Outras informações:
Curso de Extensão ? Curso de Direito Homoafetivo e da Diversidade Sexual: Teoria e Prática. Instituição: Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil ? Seção São Paulo. Disciplina: Conceito do Direito Homoafetivo e dos Direitos da Diversidade Sexual e de Gênero. A Constitucionalização do Direito Homoafetivo e dos Direitos da Diversidade Sexual. Panorama internacional, a defesa dos direitos da diversidade sexual e de gênero nas Cortes Internacionais. Local e Período: São Paulo/São Paulo, em 7 de outubro de 2016. Carga Horária: 3 horas. Curso de Extensão ? Curso de Direito Homoafetivo e da Diversidade Sexual: Prática. Instituição: Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil ? Seção São Paulo. Disciplina: A Defesa dos Direitos da Diversidade Sexual e de Gênero nas Cortes Internacionais: Ações, requerimentos e precedentes. Análise da legislação internacional de proteção dos direitos humanos de pessoas LGBT. Local e Período: São Paulo/São Paulo, em 9 de junho de 2017. Carga Horária: 3 horas. Curso de Extensão ? Curso de Direito Homoafetivo e da Diversidade Sexual e de Gênero. Instituição: Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil ? Seção São Paulo. Disciplina: Uma Introdução à Defesa dos Direitos da Diversidade Sexual e de Gênero na Legislação Brasileira, Definições, Conceitos e Nomenclaturas. Local e Período: São Paulo/São Paulo, em 3 de maio de 2018. Carga Horária: 3 horas.

2007 - 2015

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 4

Outras informações:
Função: Professor Assistente do Programa de Graduação em Direito. Disciplinas: Direito Constitucional e Direitos Humanos. Responsável: Profª. Drª. Flávia Piovesan.

2016 - Atual

Instituto Paulista de Sexualidade, InPaSex

Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado

Outras informações:
IX Curso de Especialização em Psicoterapia com Enfoque na Sexualidade ? CEPES. Instituição: Instituto Paulista de Sexualidade. Disciplina: Direito ao Nome: Situação Jurídica e Direitos à Identidade. Local e Período: São Paulo/São Paulo, em 5 de novembro de 2016. Carga Horária: 2 horas. Curso de Especialização em Sexologia Aplicada. Instituição: Instituto Paulista de Sexualidade. Disciplina: Direitos Humanos e Sexualidade. Local e Período: São Paulo/São Paulo, em 21 de julho de 2018. Carga Horária: 2 horas. Curso de Especialização em Sexologia Aplicada. Instituição: Instituto Paulista de Sexualidade. Disciplina: Direitos Humanos e Sexualidade. Local e Período: São Paulo/São Paulo, em 17 de maio de 2019. Carga Horária: 2 horas.

2019 - 2019

Centro de Referência da Mulher do Hospital Pérola Byington

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Curso de Pós-Graduação em Educação, Saúde e Terapia Sexual. Instituição: Centro de Referência da Mulher do Hospital Pérola Byington. Disciplina: Transexualidade e o Direito Brasileiro. Local e Período: São Paulo/São Paulo, em 5 de outubro de 2019. Carga Horária: 4 horas.

2021 - Atual

Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Curso de Pós-Graduação em Suicidologia: prevenção e posvenção, processos autodestrutivos e luto. Instituição: Universidade Municipal de São Caetano do Sul ? USCS. Disciplina: Grupos de vulnerabilidade (Violência, estupro e prisioneiros). Local e Período: São Caetano do Sul/São Paulo, em 26 de junho de 2021. Carga Horária: 4 horas. Curso de Pós-Graduação em Suicidologia: prevenção e posvenção, processos autodestrutivos e luto. Instituição: Universidade Municipal de São Caetano do Sul ? USCS. Disciplina: Grupos de vulnerabilidade (Violência, estupro e prisioneiros). Local e Período: São Caetano do Sul/São Paulo, em 5 de fevereiro de 2022. Carga Horária: 4 horas.