Tamara Cardoso André
Formada em Pedagogia pela PUC do Rio Grande do Sul, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Foi professora do Estado do Rio Grande do Sul em Porto Alegre, atuando nos anos iniciais do ensino fundamental. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, na Licenciatura em Pedagogia e no Mestrado em Ensino. Desenvolve Pesquisas e orienta trabalhos sobre ensino e avaliação da leitura e da escrita na educação básica e Teoria Histórico-Cultural.
Informações coletadas do Lattes em 31/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2009 - 2011
Universidade Federal do Paraná
Título: Usos do livro didático de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental em Foz do Iguaçu: Estudo Etnográfico
, Ano de obtenção: 2012. Leilah Santiago Bufrem. Palavras-chave: Escola; Etnografia Educacional; Alfabetização; ensino fundamental.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Mestrado em Educação
2005 - 2007
Universidade Federal do Paraná
Título: O desenvolvimento da escrita para Vigotski: possibilidades e limites de apropriação pelo livro didático
, Ano de Obtenção: 2007.Gilberto de Castro.Palavras-chave: Alfabetização; Histórico-cultural; livro didático.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Setores de atividade: Educação.
Especialização em Psicopedagogia: abordagem institucional e clínica
2002 - 2003
Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais - Libras
2020 - 2024
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Título: Declaração Universal dos Direitos Humanos e Surdez no Brasil: Estado da Arte
Orientador: Laysmara Carnero Edoardo
Graduação em Licenciatura em Pedagogia Séries Iniciais
1997 - 2001
Formação complementar
2018 - 2019
Língua Brasileira de Sinais - Nível Avançado. (Carga horária: 240h). , CENTRO DE ATIVIDADES INTEGRADAS DA APASFI, CAIAP - APASFI, Brasil.
2008 - 2008
Diferentes linguagens nas atividades literárias. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2008 - 2008
Conexão entre linguagens nas atividades literárias. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2006 - 2006
Educação infantil e a construção da escrita. (Carga horária: 3h). , FACULDADES INTEGRADAS DE SANTO ANDRÉ, FEFISA, Brasil.
2006 - 2006
O indivíduo segundo o pós-modernismo e o marxismo. (Carga horária: 3h). , FACULDADES INTEGRADAS DE SANTO ANDRÉ, FEFISA, Brasil.
2006 - 2006
Alfabetização e o enfoque histórico-cultural. (Carga horária: 3h). , FACULDADES INTEGRADAS DE SANTO ANDRÉ, FEFISA, Brasil.
2006 - 2006
A educação infantil em Cuba. (Carga horária: 3h). , FACULDADES INTEGRADAS DE SANTO ANDRÉ, FEFISA, Brasil.
2004 - 2004
Marxismo e produção do conhecimento. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Projetos de Trabalho no Cotidiano Escolar. (Carga horária: 40h). , Faculdades Porto-alegrenses, FAPA, Brasil.
2001 - 2001
Trabalhando a Ortografia. (Carga horária: 10h). , Escola e Editora Projeto, PROJETO, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Russo
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Alfabetização.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Séries iniciais do ensino fundamental.
Participação em eventos
X SEPECELS - Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão do CELS.Grupos de Pesquisa do CELS - Panorama e Atualidades. 2016. (Seminário).
Seminário de Acompanhamento dos Programas de Pós-Graduação da Área de Ensino. 2015. (Seminário).
Seminário Nacional sobre a Base Nacional Comum Curricular. 2015. (Seminário).
3ºColóquio Internacional Manuais Escolares Manuais e novas práticas.Os usos do livro didático na alfabetização: uma abordagem etnográfica. 2011. (Simpósio).
7° Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - Teoria Histórico-cultural: objetivações contemporâneas para o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento humano. 2008. (Outra).
7a Jornada do Núcleo de Ensino de Marília.Laboratório de arte e literatura no curso de Pedagogia: um espaço de ensino=aprendizagem para professores e alunos da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. 2008. (Outra).
III SEPECEL - Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Educação e Letras - A questão do Ensino, Pesquisa e Extensão nas Ciências Humanas e da Saúde.O Laboratório de Pedagogia vai às escolas. 2008. (Seminário).
III - SEPECEL - Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Educação e Letras - A questão do Ensino, Pesquisa e Extensão nas Ciências Humanas e da Saúde.Curso de Extensão: Leituras de Paulo Freire. 2008. (Seminário).
I SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E XX SEMANA DE PEDAGOGIA.Literatura infantil na hora do conto: a importância da leitura silenciosa e oral segundo Vigotski. 2008. (Simpósio).
IV Simpósio Estadual da Educação do Campo.IV Simpósio Estadual da Educação do Campo. 2008. (Simpósio).
VIII SEU - Seminário de Extensão Universitária.O Laboratório de Pedagogia vai à Escola. 2008. (Seminário).
II Jornada de Estudos Pedagógicos.Educação popular e formação de professores. 2007. (Outra).
II SEPECEL - Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Educação e Letras de Foz do Iguaçu.comunicação. 2007. (Encontro).
Conferência Internacional: o enfoque histórico-cultural em questão. 2006. (Outra).
A educação para um outro mundo possível.Forum Mundial de Educação. 2004. (Outra).
I Forum Nacional de Educação.O papel da reflexão conjunta diante dos desafios escolares. 2004. (Outra).
Pedagogia Histórico-Crítica: A atuação do Educador na Escola Pública.II Semana de Pedagogia. 2004. (Outra).
Educação e transformação: a educação pública na construção de um outro mundo possível..Fórum Mundial de Educação. 2003. (Outra).
Educação na América Latina nestes tempos de Império. III Congresso Internacional de Educação. 2003. (Congresso).
Fórum Mundial de Educação.Relato em ensino fundamental.. 2003. (Outra).
III Congresso Internacional de Educação.. Desenvolvimento do gosto pela leitura nas séries iniciais: estratégias e benefícios de uma prática com literatura infantil. 2003. (Congresso).
III Mostra de Experiências pedagógicas.Tomada de consciência através de projetos de trabalho no consultório psicopedagógico. 2003. (Outra).
II Mostra de Experiências Pedagógicas.Desenvolvendo o gosto pela leitura na segunda série do ensino fundamental. 2002. (Outra).
Seminário Internacional de Educação. 2002. (Seminário).
A educação no mundo globalizado.Fórum Mundial de Educação. 2001. (Outra).
Aprender para a mudança - Por uma educação de professores.Seminário Internacional com Andy Hargreaves. 2001. (Seminário).
Participação em bancas
AGUIRRE, L. E. M.; MANGUEIRA, H. A. E.;ANDRÉ, T. C.. Terceirização no ramo hoteleiro de Foz do Iguaçu: flexibilização ou precarização das relações de trabalho. 2022. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
MARTINS, M. L.; SANTOS, M. E. P.; SILVA, I. R.;ANDRÉ, T. C.. Representações sobre ser plurilíngue em escolas monolíngues de fronteira. 2021. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
BONDEZAN, A. N.; MORAES, D. R. S.; SILVA, S. S. C.;ANDRÉ, T. C.. Trabalho interdisciplinar no enfrentamento da intimidação sistemática (Bullying) nas escolas estaduais de Medianeira-PR. 2021. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
MORAES, D. R. S.;ANDRÉ, T. C.; BALTER, L.. Da "Meca do Contrabando" ao "Tigre Guarani". O Novo Paraguai nas páginas de Veja: mudança de enfoque ou defesa da hegemonia?. 2019. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
ANDRÉ, T. C.; BONDEZAN, A. N.; AMATO, L. J. D.. Formação Inicial de Professores(as) Pedagogos(as) no contexto multilingue de Foz do Iguaçu. 2019. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
ANDRÉ, T. C.; CUNHA, M. B.; FRANCISCO, W.. O Discurso Didático das Ciências Naturais na Modalidade de Ensino de Jovens e Adultos: um Estudo de Caso na Cidade de Foz do Iguaçu/PR. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
ANDRÉ, T. C.; MALANCHEN, J.; HAI, A. A.. O Ensino para Crianças de 2 e 3 Anos de Idade na Perspectiva Histórico-Crítica. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
ANDRÉ, T. C.; KLAUK, S.; LUBECK, M.; FERNANDES, S. F.. A Cultura da Escola Inclusiva na Perspectiva dos Alunos Surdos. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
MOURA, C. B.;ANDRÉ, T. C.; LEIITE, A. P. D.. Caracterização da Comunicação entre Professor e Alunos com e sem Transtorno do Espectro Autista. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
CHAVES, M.; CHICARELLE, RJ;ANDRÉ, T. C.. Teoria Histórico-Cultural e Literatura para Crianças: possibilidades de Desenvolvimento Humano na Educação Infantil. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.
FIGUEIRA SOBRINHO, N.; BALTER, L.; SANTOS, J. C.; MORAES, D. R. S.;ANDRÉ, T. C.. Da "Meca do Contrabando" ao "Tigre Guarani" - a função da mídia nas ações hegemônicas do Brasil sobre o Paraguai. 2018. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LINDINO, T. C.; BARICCATTI, K. H. G.;ANDRÉ, T. C.. Mudanças no Ensino Escolar: Estudo de Caso sobre a Implantação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Município de Foz do Iguaçu/PR. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LINDINO, T. C.;ANDRÉ, T. C.; RISTOW, M.. Flexibilização Curricular: A Proposta do Ensino Médio Inovador e a Profissionalização do Ensinar. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LINDINO, T. C.;ANDRÉ, T. C.; AISSA, J. C.; BASSOI, T. S.. A Educação Digital como Prática Pedagógica no Ensino de Língua Inglesa. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
MORAES, D. R. S.; OZELAME, J. K. C.; DITTRICH, I. J.; MULLER, V. R.;ANDRÉ, T. C.. A Influência da Mídia TV na Redução da Maioridade Penal: Diálogos Interdisciplinares. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino) - Univerdade Estadual do Oeste do Paraná.
ANDRÉ, T. C.; LINDINO, T. C.; BASSOI, T. S.; CARVALHO, W. R.; PANKE, L.. Inovação Tecnológica e Práticas Pedagógicas: a Relação Existente entre as Tecnologias de Informação e Comunicação e o Docente de Língua Inglesa da Rede Estadual de Ensino do Município de Foz do iguaçu. 2016.
ANDRÉ, T. C.; OZELAME, J. K. C.; MORAES, D. R. S.; TERUYA, T. K.; WALKER, M. R.. Mídia e Educação: representações culturais de professores e professoras da educação básica. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Univerdade Estadual do Oeste do Paraná.
BONDEZAN, A. N.; MORAES, D. R. S.; NIHEI, O. K.; JURASZEK, B. B.; ALVES, C. J. G.;ANDRÉ, T. C.. Itinerários pedagógicos em contexto pandêmico (2020-2022): diálogos entre professores da tríplice fronteira. 2025. Tese (Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
ALVES, C. J. G.; MORAES, D. R. S.; BONDEZAN, A. N.; JURASZEK, B. B.; NIHEI, O. K.;ANDRÉ, T. C.. Itinerários pedagógicos em conexto pandêmico (2020-2022): diálogos entre professores da tríplice fronteira. 2025. Tese (Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
ANDRÉ, TAMARA CARDOSO; WALKER, M. R.; MORAES, D. R. S.; FORTES, L.; BERGER, I. R.; DULCI, T. M. S.. O Coopbrass como iniciativa de descolonização em rede: desafios ao enfrentamento da violência epistêmica nas cooperações científicas do eixo sul-sul. 2024. Tese (Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SANTOS, M. E. P.;ANDRÉ, T. C.; LEROY, H. R.; KLAUK, S.; SOUSA, C. M. C. L. L.. Por uma (des)formação docente ampliada, transgressiva e indisciplinada; práticas pedagógicas subversivas descolonizando o IFPR de fronteira. 2024. Tese (Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SANTOS, M. E. P.;ANDRÉ, T. C.; CARLOS, V. G.; MACARINGUE, I. E. A.; PAIVA, T. L.; GREGORY, V.. Rolêzicho: um projeto de multiletramentos em contexto de fronteira no Oeste do Paraná e a formação ampliada do professor de Língua Espanhola no período pandêmico. 2022. Tese (Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
ANDRÉ, T. C.; ICHIKAWA, E. Y.; BERTOLINI, G. R. F.; CAVALCANTI NETO, S.; DERROSSO, G. S.. A Formação para Docência em Administração no Brasil: os saberes docentes em uma Universidade de Fronteira. 2019. Tese (Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
MORAES, D. R. S.; NIHEI, O. K.;ANDRÉ, T. C.; SANTOS, J. C.; ALVES, A. F.; BRITO, G. S.. Cada um luta de sua trincheira: as estratégias para criação e compartilhamento de conteúdo de ativismos sociais no Facebook. 2018. Tese (Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
BUFREM, L. S.; GARCIA, T. M. F. B.; BRANDAO, B. G. S. L.; MENDONCA, C. T.;ANDRÉ, T. C.. A Literatura Marginal-Periférica e sua Inserção no Ensino Médio. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.
BUFREM, L. S.; GARCIA, T. M. F. B.; MENDONCA, C. T.; CARTAXO, S. R. M.; DALLABONA, E. M.;ANDRÉ, T. C.. As práticas cotidianas de alfabetização e o Livro Didático: um estudo etnográfico.. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná.
MOIA, MIX DE LEÃO;ANDRÉ, TAMARA CARDOSO; SACRAMENTO, E. D.; ALVES, D. H. R.; LANGARO, C. S.. Nos encantos do rio e da floresta: o poder do mito em comunidades quilombolas da região da Integração do Lago Tucuruí (Breu Branco-PA). 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
ANDRÉ, T. C.; BONDEZAN, A. N.; SILVA, L. C.; ALVES, C. J. G.; NIHEI, O. K.; JURASZEK, B. B.. Itinerários pedagógicos em contexto pandêmico: uma pesqusia colaborativa entre professores da tríplice fronteira BrasiL, Argentina e Paraguai. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
FURLAN, G. C.; CARDIN, E. G.; BONDEZAN, A. N.; LIMA, C. F.;ANDRÉ, T. C.. Relações de ensino-aprendizagem, evasão e retenção escolar entre discentes nos cursos de engenharia civil da UTFPR. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
FAVORETO, A.; ORSO, P. J.; GARCIA, R. A. G.; SCHLESENER, A. H.;ANDRÉ, T. C.. A CONFORMISMO E ESPONTANEÍSMO EM GRAMSCI: DA PEDAGOGIA PARA UMA PRÁXIS POLÍTICO-PEDAGÓGICA. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
ANDRÉ, T. C.BUFREM, L. S.; GARCIA, T. M. B.; CARDOSO, C. J.. As práticas cotidianas de alfabetização: um olhar a partir do manual didático. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná.
BONDEZAN, A. N.; VEIGA, F. A.;ANDRÉ, T. C.; CAMPELLO, A. R. E. S.. As fronteiras do ensino superior: narrativas de surdos sobre acessibilidade na pós-graduação. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
MALANCHEN, J.; SILVA, M.C; SANDRI, S;ANDRÉ, T. C.. Base Nacional Comum Curricular e o novo ensino médio: reflexão a partir da Pedagogia Histórico-Crítica. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LUBECK, M.; ZARA, R. A.;ANDRÉ, T. C.. A aversão à matemática no olhar dos professores licenciados em matemática da rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
MORAES, D. R. S.; BONDEZAN, A. N.; WALKER, M. R.;ANDRÉ, T. C.. As Mídias nos Oceanos da Escola: Diálogos Interdisciplinares. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
MARTINS, M. L.; SANTOS, M. E. P.; MALANCHEN, J.;ANDRÉ, TAMARA CARDOSO. A Base Nacional Comum Curricular - Uma análise à luz da Sociolinguística Educacional. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino) - Univerdade Estadual do Oeste do Paraná.
MOURA, C. B.; LUNARDELLI, M. G.;ANDRÉ, T. C.. Evolução no Ensino Médio no Brasil: Leis, Regulamentos e os Impactos nas Práticas Educacionais. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
ANDRÉ, T. C.; LUBECK, M.; NIHEI, O. K.. Avaliação de Conteúdo das Provas de Matemática do ENEM: um estudo sobre a redução curricular nas avaliações de larga escala. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
ZARA, R. A.; CEZAR, K. P. L.; KLAUK, S.;ANDRÉ, T. C.. Análise de práticas de ensino de Língua Portuguesa na Proposta de Educação de Sujeitos Surdos de Foz do Iguaçu. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
GOMES, M.; MALANCHEN, J.;ANDRÉ, T. C.. A Influência do Neoliberalismo na Educação Pública do Estado do Paraná sob o Governo Beto Richa (2011-2016). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SILVA, D. F.; NIHEI, O. K.; BOSCARIOLI, C.; SANTOS, S. A.;ANDRÉ, T. C.. A Relação entre o Intérprete de Libras e o Ensino. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
MALANCHEN, J.;ANDRÉ, T. C.; HAI, A. A.. O Ensino para Crianças de 2 e 3 anos de Idade na perspectiva histórico-crítica.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
MOURA, C. B.;ANDRÉ, T. C.; ZILLY, A.; LEITE, A. P. D.. Caracterização da Comunicação entre Alunos do Espectro Autista e Professores em Classes Inclusivas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LINDINO, T. C.;ANDRÉ, T. C.; BARICCATTI, K. H. G.. Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e seus Indicativos de Mudanças no Ensino Escolar do Século XXI: Estudo de Caso no Município de Foz do Iguaçu. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
ANDRÉ, T. C.; MORAES, D. R. S.; GOMES, M.. A alienação no capitalismo e seus impactos na Educação e Desvalorização do Homem. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
ANDRÉ, T. C.; BOSCARIOLI, C.; LUNARDELLI, M. G.. A Formação Continuada de Professores em Tecnologias Digitais: Ánálise das Contribuições das Ofertas pela SEED/PR. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
LINDINO, T. C.; AISSA, J. C.; BASSOI, T. S.;ANDRÉ, T. C.. A Educação Digital como Prática Pedagógica no Ensino de Língua Inglesa. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
ANDRÉ, T. C.; CHAVES, M.; MALANCHEN, J.; MORAES, D. R. S.. Perspectiva Vigotskiana dos Sentimentos na Literatura Infantil. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
MORAES, D. R. S.;ANDRÉ, T. C.; MÜLLER, V.R; DITTRICH, I. J.; OZELAME, J. K. C.. A influência da mídia TV na redução da maioridade penal: diálgos interdisciplinares. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Univerdade Estadual do Oeste do Paraná.
ANDRÉ, T. C.; KLAUCK, S.; CORREA, J. J.; SOUZA, S. A.. Efeitos colaterais da meritocracia na educação: a rede municipal de educação de Foz do Iguaçu e o IDEB. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Univerdade Estadual do Oeste do Paraná.
ANDRÉ, T. C.; MARTINS, F. J.; MORAES, D. R. S.; CASTRO, G.. Análise Freireana do Letramento em Leitura do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino) - Univerdade Estadual do Oeste do Paraná.
ANDRÉ, T. C.; BOSCARIOLI, C.; ZARA, R. A.; BASSOI, T. S.. Investigação sobre material manipulativo e jogos e matemática utilizados por professores no ensino de crianças surdas nos anos iniciais. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino) - Univerdade Estadual do Oeste do Paraná.
LINDINO, T. C.; MOURA, C. B.;ANDRÉ, T. C.; BARICCATTI, K. H. G.. Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e seus Indicativos de Mudança no Ensino Escolar do Século XXI. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino) - Univerdade Estadual do Oeste do Paraná.
ANDRÉ, T. C.; LUBECK, M.; IVANOSKI, N. M.. Jogo de tabuleiro como metodologia para aprendeizagem de matemática: um relato da prática. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do campo) - Univerdade Estadual do Oeste do Paraná.
ANDRÉ, T. C.; MARTINS, F. J.. Como as professoras da rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu definem seus métodos de alfabetização e suas concepções de linguagem. 2010 - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
ALMEIDA. J. A. M;ANDRÉ, T. C.; MORAES, D. R. S.. Pedagogia do amor ou pedagogia da manutenção da desigualdade? Formação do professor um debate sermpre necessário. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos filosóficos e políticos da educação) - Univerdade Estadual do Oeste do Paraná.
ALMEIDA. J. A. M;ANDRÉ, T. C.; MORAES, D. R. S.. Quais as possibilidades para uma nova concepção de Educação de Jovens e Adultos?. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos filosóficos e políticos da educação) - Univerdade Estadual do Oeste do Paraná.
ANDRÉ, T. C.; RAZERA, M. G.; FERRARO, C. G.. Dislexia: Talento e/ou distúrbio. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos filosóficos e políticos da educação) - Univerdade Estadual do Oeste do Paraná.
JURASZEK, B. B.; SOUSA, J. F. A.;ANDRÉ, T. C.. Ausência de sentido do trabalho docente na sociedade capitalista: precarização e adoecimento. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
GOMES, M.; BORTOLINI, R. W.;ANDRÉ, T. C.. TEA e inclusãõ escolar: desafios formativos e legais no ambiente escolar. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
ANDRÉ, T. C.; SOUSA, J. F. A.; JURASZEK, B. B.. A desvalorização e a precarização do trabalho do professor na educação infantil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Univerdade Estadual do Oeste do Paraná.
JURASZEK, B. B.; SOUSA, J. F. A.;ANDRÉ, T. C.. A relação do estudante do curso de Pedagogia da Unioeste, Campus Foz do Iguaçu, com o estágio não obrigatório. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
JURASZEK, B. B.; MALANCHEN, J.;ANDRÉ, T. C.. A profissão docente e o adoecimento no trabalho: um estudo de caso em uma escola dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
ANDRÉ, T. C.; SOUSA, J. F. A.; MARINOSKI, L. D.. A percepção dos professores sobre a inclusão escolar de crianças com transtorno do espectro autista. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Univerdade Estadual do Oeste do Paraná.
ANDRÉ, T. C.; SOUSA, J. F. A.; MARINOSKI, L. D.. O estágio supervisionado na formação de professores: reflexões de uma acadêmica de Pedagogia. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SOUZA, S. A.; SOUSA, J. F. A.;ANDRÉ, T. C.. Land Art Brasil - A natureza e o homem. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
GOMES, M.;ANDRÉ, T. C.; ANDRADE, V. B.. A neurociência cognitiva e a educação na sociedade capitalista: reflexões sobre a implementação de abordagens neurocientíficas e reprodução social. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SOUSA, J. F. A.;ANDRÉ, T. C.; ANDRADE, A. M.; MARINOSKI, L. D.. Formação de professores alfabetizadores: algumas reflexões. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
POLICARPO, G.;ANDRÉ, T. C.; SOUSA, J. F. A.; WILC, E. R.. Precarização e desvalorização do trabalho docente na educação infantil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
ANDRÉ, TAMARA CARDOSO; Paula, Flávia Anastácio de; SOLIGO, V. Espaços e Lugares públicos destinados para crianças: adultocentrismo, alternativas e coprotagonismo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SOUSA, J. F. A.;ANDRÉ, T. C.; ALMEIDA. J. A. M; BARRETO, A. R.. A precarização do trabalho docente a partir do projeto de lei escola sem partido. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
ALMEIDA. J. A. M; SOUSA, J. F. A.;ANDRÉ, T. C.. Precarização do trabalho docente: uma breve análise da reforma do ensino médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Univerdade Estadual do Oeste do Paraná.
ANDRÉ, T. C.; ALMEIDA. J. A. M; SOUSA, J. F. A.. Autismo e Educação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Univerdade Estadual do Oeste do Paraná.
BONDEZAN, A. N.; ALMEIDA. J. A. M;ANDRÉ, T. C.. A Importância Educacional da Leitura e seus Agentes Mediadores para sua Promoção. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
ANDRÉ, T. C.; MORAES, D. R. S.; MOURA, C. B.. Aplicação do Alfabeto Móvel na Alfabetização de Crianças em uma Sala de Aula de Foz do Iguaçu. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
KASTELIC, E. S. D.; SOUSA, J. F. A.;ANDRÉ, T. C.. A educação à distância e a reforma do estado. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Univerdade Estadual do Oeste do Paraná.
KASTELIC, E. S. D.; SOUSA, J. F. A.;ANDRÉ, T. C.. A história da formação de professores: formação para Educação Infantil e o currículo da AMOP. 2013.
BONDEZAN, A. N.; ALMEIDA. J. A. M;ANDRÉ, T. C.. Os processos de inclusão educacional de pessoas com deficiência mental no município de Santa Terezinha de Itaipu, Paraná. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Univerdade Estadual do Oeste do Paraná.
BONDEZAN, A. N.;ANDRÉ, T. C.; KASTELIC, E. S. D.. A criança com síndrome de Down: desenvolvimento e educação escolar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Univerdade Estadual do Oeste do Paraná.
KASTELIC, E. S. D.;ANDRÉ, T. C.; BONDEZAN, A. N.. A importância do lúdico como recurso didático no ensino aprendizagem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Univerdade Estadual do Oeste do Paraná.
MARTINS, F. J.; ALMEIDA. J. A. M; Souto Robson;ANDRÉ, T. C.. Arte-educação nos livros didáticos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Univerdade Estadual do Oeste do Paraná.
MARTINS, F. J.;ANDRÉ, T. C.; Souto Robson; ALMEIDA. J. A. M. A música na educação infantil na perspectiva de Georges Snyders: um olhar crítico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Univerdade Estadual do Oeste do Paraná.
MARTINS, F. J.;ANDRÉ, T. C.; KASTELIC, E. S. D.; ALMEIDA. J. A. M. A escolarização da leitura literária pelo livro didático de quarta série do ensino fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Univerdade Estadual do Oeste do Paraná.
ANDRÉ, T. C.; MORAES, D. R. S.; JURASZEK, B. B.; BORTOLINI, R. W.. Comissão de Avaliação de Estágio Probatório da docente Berenice Borssoi Juraszeck. 2016. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
ANDRÉ, T. C.. Banca Técnica para prova de desempenho didático para o cargo de Professor no concurso público prefeitura municipal de Foz do Iguaçu. 2010.
Paula, Flávia Anastácio de;ANDRÉ, T. C.; Oliveira, Cátia Regina Guídio Alves de. 30° Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de cargo de Professor de Ensino Superior na Unioeste. 2009. Univerdade Estadual do Oeste do Paraná.
ANDRÉ, T. C.. Parecerista dos cursos de Pedagogia da avaliação de cursos superiores do Guia do Estudante. 2015.
GOMES, M.; BONDEZAN, A. N.;ANDRÉ, T. C.; KASTELIC, E. S. D.. Comissão avaliação de desempenho. 2017. Univerdade Estadual do Oeste do Paraná.
ANDRÉ, T. C.; BONDEZAN, A. N.; MORAES, D. R. S.. Avaliação docente em estágio probatório da professora Rosane Wandscheer Bortolini. 2015. Univerdade Estadual do Oeste do Paraná.
ANDRÉ, T. C.; BONDEZAN, A. N.; ALMEIDA. J. A. M; MORAES, D. R. S.. Comissão de Avaliação d Processo de Estágio Probatório de Andréia Nakamura Bondezan. 2010. Univerdade Estadual do Oeste do Paraná.
ANDRÉ, T. C.. Banca examinadora do 1º teste seletivo/2005 da Unioeste. 2005. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Orientou
Alfabetização de Falantes de Português e Espanhol: estudo de caso; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; (Orientador);
Diversidade Linguística e padronização avaliativa no ensino inicial de leitura e escrita: crítica Vygotskiana ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB); Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; (Orientador);
CONCRETIZAÇÃO DA LEI 11; 645/2008 NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Fundação Araucária; (Orientador);
As fronteiras do ensino superior: narrativas de surdos sobre acessibilidade na pós-graduação; 2024; Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Tamara Cardoso André;
Colégio Estadual Barão do Rio Branco de Foz do Iguaçu: a resistência contra o fechamento do curso magistério; 2022; Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ; Orientador: Tamara Cardoso André;
Burocracia e controle das escolas estaduais no Paraná: o registro de classe on-line; 2022; Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ; Orientador: Tamara Cardoso André;
A imaginação na BNCC para crianças pequenas: análise crítica na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural; 2022; Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ; Orientador: Tamara Cardoso André;
Formação para a Educação Intercultural Indígena na Rede Municipal de Ensino de Foz do Iguaçu; 2021; Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ; Orientador: Tamara Cardoso André;
A ameaça ao Direito à educação pelas reformas neoliberais e ideologias da desescolarização nos países sul-americanos; 2021; Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ; Orientador: Tamara Cardoso André;
A alfabetização na proposta curricular da Secretaria de Educação de Foz do Iguaçu e suas semelhanças com a Pedagogia de La Salle; 2020; Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ; Orientador: Tamara Cardoso André;
ENSINO DE ORTOGRAFIA DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA UMA ALUNA FALANTE DE PORTUGUÊS E ESPANHOL: ESTUDO DE CASO; 2020; Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ; Orientador: Tamara Cardoso André;
DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E PADRONIZAÇÃO AVALIATIVA NO ENSINO INICIAL DA LEITURA E DA ESCRITA: CRÍTICA VYGOTSKYANA DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SAEB); 2020; Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ; Orientador: Tamara Cardoso André;
As condições de trabalho do intérprete de libras e o reflexo no ensino de surdos; 2019; Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Tamara Cardoso André;
Formação inicial de professores(as) pedagogos no contexto multilíngue de Foz do Iguaçu; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Univerdade Estadual do Oeste do Paraná, ; Orientador: Tamara Cardoso André;
A Cultura da Escola Inclusiva na Perspectiva dos Alunos Surdos; 2018; Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ; Orientador: Tamara Cardoso André;
Saberes Docentes sobre Alfabetização em Contexto de Variedades Linguísticas de Português/Espanhol; 2018; Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ; Orientador: Tamara Cardoso André;
História de vida de uma professora surda e sua prática pedagógica; 2018; Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ; Orientador: Tamara Cardoso André;
Avaliação de Larga Escala na Alfabetização: a Média Mostra a Realidade da Aprendizagem?; 2017; Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ; Orientador: Tamara Cardoso André;
As emoções e sentimentos na literatura infantil: perspectiva vigotskiana; 2017; Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ; Orientador: Tamara Cardoso André;
As emoções e sentimentos na literatura infantil: perspectiva vigotskiana; 2017; Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ; Orientador: Tamara Cardoso André;
Análise Freireana do Letramento em Leitura do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ; Orientador: Tamara Cardoso André;
Nos encantos do rio e da floresta: o poder do mito em comunidades quilombolas da região de integração do lago de Tucurií (Breu Branco PA); 2025; Tese (Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ; Orientador: Tamara Cardoso André;
Contribuições da concepção materialista e dialética na educação infantil para o aprimoramento da Proposta Pedagógica Curricular da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná; 2024; Tese (Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ; Orientador: Tamara Cardoso André;
Vai cair na Prova de Língua Portuguesa? As avaliações em larga escala no Estado do Paraná e suas reverberações no ensino; 2023; Tese (Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ; Orientador: Tamara Cardoso André;
A formação para docência em Administração no Brasil: os saberes docentes em uma universidade de fronteira; 2019; Tese (Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ; Orientador: Tamara Cardoso André;
2015; Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Tamara Cardoso André;
Histórico das Influências dos Estados Unidos nas Avaliações em Larga Escala do Brasil e México: análise do Filme Granito de Arena e das Práticas realizadas em Foz do iguaçu; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Tamara Cardoso André;
Projetos de trabalho no ensino da leitura; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos filosóficos e políticos da educação) - Univerdade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Tamara Cardoso André;
Educar e cuidar na educação infantil: conceitos e história desta prática; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos filosóficos e políticos da educação) - Univerdade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Tamara Cardoso André;
O método de alfabetização do livro didático Positivo; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Tamara Cardoso André;
A importância dos jogos matemáticos para os anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva da Epistemologia Genética; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Tamara Cardoso André;
Categorias necessárias à compreensão da diversidade linguística na educação básica; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Tamara Cardoso André;
A pedagogia como ferramenta de emancipação: contribuições de uma educação libertária; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Tamara Cardoso André;
Políticas públicas de acompanhamento escolar a aluno com Transtorno do espectro autista (TEA) em Foz do Iguaçu; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Univerdade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Tamara Cardoso André;
O trabalho da coordenação pedagógica em unidade escolar do sistema prisional de Foz do Iguaçu; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Tamara Cardoso André;
A Psicologia do Jogo: uma análise da obra de Daniil Elkonin; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Univerdade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Tamara Cardoso André;
A importância da musicalização na educação infantil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Univerdade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Tamara Cardoso André;
Análise do livro tweens da KNN na perspectiva interacionista de linguagem; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Univerdade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Tamara Cardoso André;
Atividades para alfabetizar adultos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Tamara Cardoso André;
Educação Escolas Indígena no Contexto Bilíngue; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Tamara Cardoso André;
A formação inicial dos professores alfabetizadores dos cursos de Pedagogia das Universidades Públicas do Estado do Paraná; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Tamara Cardoso André;
A Literatura Infantil no Processo de Alfabetização Inicial a partir da Teoria Histórico-Cultural; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Tamara Cardoso André;
Existem Pré-requisitos para a Alfabetização de Crianças: Com a palavra, professores e professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Tamara Cardoso André;
A Importância da Formação dos Educadores Sociais no Brasil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Tamara Cardoso André;
Assédio Moral no Trabalho: o que Dizem as Cartilhas dos Sindicatos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Tamara Cardoso André;
A Perspectiva da Escola e da Sociedade diante das Ações do Bullying; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Tamara Cardoso André;
A Exploração e a Precarização do Trabalho Docente; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Tamara Cardoso André;
O Sistema de Numeração Decimal no Ensino Apostilado; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Tamara Cardoso André;
Histórico das Influências dos Estados Unidos nas Avaliações em Larga Escala do Brasil e México: análise do Filme "Granito de Arena" e as Políticas Realizadas em Foz do Iguaçu; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Tamara Cardoso André;
A Construção de Instrumentos Musicais na Educação Infantil e no Ensino Fundamental para o Desenvolvimento da Musicalidade Considerando a Educação do Surdo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Tamara Cardoso André;
A Aplicação do Alfabeto Móvel na Alfabetização de Crianças em uma Sala de Aula em Foz do Iguaçu na Perspectiva da Alfabetização Linguística; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Tamara Cardoso André;
A criatividade e as emoções em Vygotski; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Tamara Cardoso André;
Análise das Concepções de Avaliação da Alfabetização Subjacentes às Políticas Educacionais no Pacto e na Provinha Brasil; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Tamara Cardoso André;
A importância do professor no processo de construção da alfabetização e letramento na educação infantil e no ensino fundamental de nove anos; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Univerdade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Tamara Cardoso André;
Pisa de Ciências (2015): análise de conteúdo das concepções de educação ambiental; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Tamara Cardoso André;
Concepções de alfabetização e letramento no Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD); 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Tamara Cardoso André;
História e concepção de alfabetização e letramento; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Tamara Cardoso André;
A literatura infantil no Programa Nacional do Livro Didático e na Prova e Provinha Brasil de língua portuguesa do segundo e do quinto anos do ensino fundamental; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Tamara Cardoso André;
Paulo Freire é apropriado no guia do livro didático de alfabetização e letramento?; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Tamara Cardoso André;
Análise dos conteúdos da Prova e da Provinha Brasil de Língua Portuguesa; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Tamara Cardoso André;
A teoria do desenvolvimento da escrita, segundo a psicologia histórico-cultural: as possibilidades de uma perspectiva cultural de alfabetização; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Univerdade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Tamara Cardoso André;
Produções bibliográficas
-
ANDRÉ, TAMARA CARDOSO ; BALTRUK, SORAIA CRISTINA WEIDMAN . Entre o documentado e a realidade: a experiência docente de cinco alfabetizadoras de Foz do Iguaçu durante a pandemia. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 22, p. e4230-17, 2024.
-
ANDRÉ, TAMARA CARDOSO ; GANEM FILHO, FREDERICO . The cultural-historical method and its contributions for the research of the development of writing in all-inclusive schools located in contexts of linguistic diversity. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO , v. 16, p. 116-131, 2024.
-
ANDRÉ, T. C. ; COPETTI, C. R. . Fechamento de escolas no Brasil (2010-2020): agenda neoliberal?. REVISTA PEDAGÓGICA (UNOCHAPECÓ. IMPRESSO) , v. 25, p. 01-25, 2023.
-
MOIA, MIX DE LEÃO ; ANDRÉ, TAMARA CARDOSO . O PODER DO MITO EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA NA AMAZÔNIA PARAENSE. FOCO (FACULDADE NOVO MILÊNIO) , v. 16, p. e2356, 2023.
-
LIMA, DARTEL FERRARI ; LIMA, LOHRAN ANGUERA ; SCHULTZ, DIULIANY ; ANDRÉ, TAMARA CARDOSO . COMO VAI, JOVEM PROFESSOR? O RECRUTAMENTO DE FISIOTERAPEUTAS NÃO LICENCIADOS PARA O CARGO DE PROFESSOR. CADERNOS DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E FISIOTERAPIA , v. 9, p. 1-7, 2022.
-
NASCIMENTO, N. ; ANDRÉ, T. C. . A percepção de docentes sobre a presença de indígenas no ensino fundamental em escolas municipais de Foz do Iguaçu. PLEIADE (UNIAMÉRICA) , v. 16, p. 42-54, 2022.
-
ANDRÉ, T. C. ; PRADO, S. M. . Reflexões sobre ensino do gênero 'artigo científico' nos cursos superiores. Brazilian Journal of Development , v. 8, p. 76805-76814, 2022.
-
ANDRÉ, TAMARA CARDOSO ; NASCIMENTO, N. . A importância da educação intercultural na formação de professores. PLEIADE (UNIAMÉRICA) , v. 14, p. 33-40, 2021.
-
SILVA, DOUGLAS FERNANDO DA ; ANDRÉ, TAMARA CARDOSO ; LOPES, ANTONIA APARECIDA . Ergonomia, qualidade e saúde no trabalho do ILS educacional: um caminho em construção no Brasil/ Ergonomics, quality and health in the work of the educational LSI: a path under construction in Brazil. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 103553-103571, 2021.
-
LIMA, D. F. ; LIMA, L. A. ; ANDRÉ, TAMARA CARDOSO . O plágio na produção científica: desonestidade acadêmica reprovável. SOCIEDADE EM DEBATE , v. 27, p. 265-277, 2021.
-
SOBRAL, ROSELY CÂNDIDA ; ANDRÉ, TAMARA CARDOSO . O currículo nos mestrados acadêmicos de Administração na região Sul do Brasil. REVISTA DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR , v. 10, p. 1-21, 2020.
-
ANDRÉ, T. C. ; MARCAL, C. . A teoria das emoções de Vigotski e as obras do Programa Nacional da Biblioteca da Escola (PNBE) para educação infantil. PLEIADE (UNIAMÉRICA) , v. 14, p. 61-70, 2020.
-
PAULA, BRUNA ZORZAN DE ; ANDRÉ, TAMARA CARDOSO ; FERREIRA, PRISCILA ZORZAN . Descrição do planejamento da secretaria municipal de educação de Foz do Iguaçu: uma análise da alfabetização no contexto de fronteira. Psicopedagogia. Associação Brasileira de Psicopedagogia , v. 37, p. 183-193, 2020.
-
ANDRÉ, TAMARA CARDOSO ; MORAS, N. A. B. . Inclusão de alunos surdos no ensino regular. Revista Querubim (Online) , v. 4, p. 91-97, 2019.
-
SALGADO, D. F. S. ; ANDRÉ, T. C. . Alfabetização de Crianças Falantes de Português e Espanhol. PSICOPEDAGOGIA ON LINE , v. 1, p. 1-12, 2018.
-
ANDRÉ, T. C. . Teorias da Pesquisa em Educação e Ensino: Esboço Didático a partir do Método de Marx. REVISTA TRAMA (UNIOESTE. ONLINE) , v. 14, p. 03-14, 2018.
-
MAZACOTTE, A. C. B. ; ANDRE, T. C. ; ANDRÉ, T. C. . A Luta do Movimento Surdo pelo Direito á Língua. REVISTA TRAMA (UNIOESTE. ONLINE) , v. 14, p. 15, 2018.
-
ANDRÉ, TAMARA CARDOSO ; DE ARAÚJO, ENAIDE SEVERO . O MODELO DE LETRAMENTO DO PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES (PISA). Poiésis (Catalão) , v. 15, p. 51-70, 2018.
-
ANDRÉ, TAMARA CARDOSO . REFORMA DO ENSINO ME-DIO: DESOBRIGAC-A-O DO ESTADO?. OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP , v. 6, p. 130-145, 2018.
-
ANDRÉ, T. C. . Alfabetização e Privatização. Psicopedagogia On Line , v. 1, p. 1, 2016.
-
ANDRÉ, T. C. ; BOSCARIOLI, C. ; FERNANDO, O. A. . Jogos e Materiais Manipuláveis no Ensino de Matemática. Psicopedagogia On Line , v. 1, p. 1-14, 2016.
-
ANDRÉ, T. C. ; BELCHIOR, S. . A gramática normativa na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM,BRASIL): análise com base na teoria de Vigotski. Revista Conhecimento Online , v. 2, p. 13-25, 2016.
-
ANDRÉ, T. C. ; BUFREM, L. S. ; FRANCISCO, M. P. . Avaliações em Larga Escala: o que a média não mostra. Psicopedagogia On Line , v. 01, p. 20, 2015.
-
ANDRÉ, T. C. ; BUFREM, L. S. . Avaliação em larga escala e alfabetização: a adoção do método fônico em Foz do Iguaçu. Política e Gestão Educacional (Online) , v. 15, p. 131-149, 2013.
-
ANDRÉ, T. C. ; BUFREM, L. S. . O conceito de escrita segundo a teoria histórico-cultural e a alfabetização de crianças no primeiro ano do ensino fundamental.. ETD : Educação Temática Digital , v. 14, p. 22-42, 2012.
-
ANDRÉ, T. C. ; MORAES, D. R. S. ; TERUYA, T. K. . O estágio no curso de Pedagogia e na formação de professores e professoras: superação da dicotomia entre teoria e prática. Revista CESUMAR , v. 16, p. 103-120, 2011.
-
ANDRÉ, T. C. . O sistema de numeração decimal no ensino inicial de matemática: contribuições do ábaco e do material dourado. Ideação (Unioeste. Impresso) , v. 11, p. 99-110, 2009.
-
DUARTE, L. F. ; DUARTE, L. F. ; ANDRÉ, T. C. . A linguagem escrita na teoria histórico-cultural. Ideação (Unioeste. Impresso) , v. 11, p. 89-71, 2009.
-
ANDRÉ, T. C. . Literatura Infantil: práticas adequadas ajudam a despertar o gosto pela leitura.. Revista do Professor (Rio Pardo) , Rio Pardo, v. 20, n.78, p. 18-21, 2004.
-
ANDRÉ, TAMARA CARDOSO ; YATIM, N. ; MARCAL, C. ; BALTRUK, S. C. W. ; VEIGA, F. A. . Alfabetização: lições da fronteira. 1. ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2023. v. 1. 93p .
-
MORAES, D. R. S. (Org.) ; ANDRÉ, T. C. (Org.) . A Formação de Professores e o Plano Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica (PARFOR) Relatos de Experiências. 1. ed. Cascavel e Porto Alegre: Evangraf e Unioeste, 2014. v. 1. 152p .
-
ANDRÉ, T. C. . Os usos do livro didático de alfabetização em Foz do Iguaçu, 2010. 1. ed. Curitiba: CRV, 2014. v. 1. 262p .
-
MARCAL, C. ; ANDRÉ, TAMARA CARDOSO . A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a questão da identidade. In: Mauro José Ferreira Cury. (Org.). Representações sobre territorialidades transfronteiriças. 1ed.Jundiaí: Paco, 2022, v. 1, p. 211-226.
-
ANDRÉ, TAMARA CARDOSO . Hoje é dia de maldade: vicissitudes deletérias da leitura em tela nos usos de autores em trabalhos acadêmicos na área de ciências humanas. In: Denise Rosana da Silva Moraes; Júlio César Suzuki; Valterlei Borges. (Org.). Análise de uma pandemia: diálogos políticos e pedagógicos. 1ed.São Paulo: FFLCH/USP, 2020, v. 1, p. 130-135.
-
ANDRÉ, TAMARA CARDOSO . Alfabetização e Diversidade Linguística Brasileira: Teoria e Prática Fundamentadas em Vygotski. In: Jean Paulo Pereira de Menezes; Nataly Batista de Jesus. (Org.). Estudo e Militância na Sociedade de Classes. 1ed.Goiânia: Phillos, 2019, v. 1, p. 169-202.
-
ANDRÉ, T. C. . Marx: Fundamento do Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia. In: Denise Rosana da Silva Moraes. (Org.). A Formação Pedagógica no PARFOR: Tecendo diálogos Interdisciplinares entre Universidade e Escola. 1ed.Porto Alegre: Evangraf, 2016, v. 1, p. 129-152.
-
ANDRÉ, T. C. ; ARAUJO, E. S. . O pedagogo e a organização do trabalho pedagógico em tempos de avaliação em larta escala. In: Ricardo Hasper; Carlos Eduardo Pijak Júnior; Maria Helena de Souza Silva. (Org.). Os desafios da escola pública paranaense na persepctiva do professor PDE, 2013. 1ed.Curitiba: Secretaria de Educação do Estado do Paraná, 2016, v. 1, p. 1-21.
-
ANDRÉ, T. C. ; PRADO, S. M. . A Prova de Língua Portuguesa do ENEM: análise crítica. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE, 2013. 1ed.Curitiba: Secretaria Estadual de Educação do Paraná, PR, 2016, v. 1, p. 25-50.
-
MORAES, D. R. S. ; ANDRÉ, T. C. . O Parfor e a Formação de Professores. Diálogos e Práticas Possíveis na Formação Contínua. Um Convite ao Diálogo. In: Denise Rosana da Silva Moraes. (Org.). A Formação de Professores e o Plano Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica (PARFOR) Relatos de Experiências. 1ed.Cascavel e Porto Alegre: Evangraf e Unioeste, 2014, v. 1, p. 7-10.
-
ANDRÉ, T. C. ; GALVAO, I. M. C. . A avaliação da Leitura e da Escrita nos cadernos do Pacto para a alfabetização na idade certa e na Provinha Brasil de Língua Portuguesa. In: Demose Rosana da Silva Moraes; Tamara Cardoso André. (Org.). A Formação de Professores e o Plano Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica (PARFOR) Relatos de Experiências. 1ed.Cascavel e Porto Alegre: Evangraf e Unioeste, 2014, v. 1, p. 85-108.
-
ANDRÉ, T. C. . Pesquisa sobre os usos do livro didático no ensino da leitura e da escrita: importância e possibilidades. In: Garcia, Tânia Maria Figueiredo Braga; PICANÇO, Deise Cristina de Lima; BUFREM, Leilah Santiago; RODRIGUEZ, Jesus Rodriguez; KNUDSEN, Susanne V.. (Org.). Desafios para a superação das desigualdades sociais: o papel dos manuais didáticos e das mídias interativas. 1ed.Curitiba: NPPD; UFPR, 2013, v. 1, p. 403-411.
-
MARTINS, F. J. ; RODRIGUES, E. ; PELISSER, J. B. ; COMILO, M. E. S. ; PEREIRA, M. J. ; KLAUK, S. ; ANDRÉ, T. C. . Os temas geradores como proposta pedagógica: um relato de experiência. In: MARTINS, Fernando José. (Org.). Educação do campo e formação continuada de professores. 1ed.Porto Alegre: Est Edições, 2008, v. 1, p. 77-91.
-
ANDRÉ, T. C. . Reforma do Ensino Médio: privatização e ameaça á escola. Contra-Corrente, Online, p. 1 - 5, 17 ago. 2021.
-
ANDRÉ, T. C. . Reforma do Ensino Médio: a Necessidade de Luta contra a Extinção da Escola Estatal. Opinião Socialista PSTU, São Paulo, p. 13 - 13, 05 out. 2016.
-
ANDRÉ, TAMARA CARDOSO ; SILVA, C. R. G. X. . A ATUAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO COMBATE À VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA FRONTEIRA TRINACIONAL. In: III CIPPGE - Congresso Internacional em Politicas, práticas e gestão da educação, 2023, Pernambuco. III CIPPGE - Congresso Internacional em Politicas, práticas e gestão da educação, 2023. p. 1-21.
-
SCHERER, D. S. ; ANDRÉ, T. C. ; FERRARI, C. D. . Análise do sistema avaliativo e suas implicações na alfabetização em contexto de fronteira. In: IV CONBALF Congresso Brasileiro de Alfabetização, 2019, Belo Horizonte. IV CONBALF CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO, 2019. v. 1. p. 105-118.
-
SCHRODER, M. K. ; ANDRÉ, T. C. . Ensino de ortografia para uma aluna falante de portunhol: abordagem etnográfica. In: IV CONBALF - Congresso Brasileiro de Alfabetização, 2019, Belo Horizonte. Anais do IV Congresso Nacional de Alfabetização. Belo Horizonte, 2019. v. 2. p. 1283-1296.
-
ANDRÉ, T. C. ; SALGADO, D. F. S. . Saberes Docentes sobre Ensino de Leitura e Escrita para Crianças Bilingues (português/espanhol) da Rede Municipal de Foz do Iguaçu/PR. In: Terceiro Congresso Brasileiro de Alfabetização, 2017, Vitória. Anais do Terceiro Congresso Brasileiro de Alfabetização. Vitória: CONBALF, 2017. v. 1.
-
ANDRÉ, T. C. ; SILVA, D. F. ; LOPES, A. A. . Uma reflexão a Respeito da Educação de Surdos: um Olhar Historicista. In: XIV JORNADA DO HISTEDBR, 2017, Foz do Iguaçu. XIV Jornada do HISTEDBR: Pedagogia Histórico-Crítica, Eduacação e Revolução - 100 anos da Revolução Russa, 2017. v. 1. p. 1-15.
-
MARCAL, C. ; ANDRÉ, T. C. . A Revolução Russa de 1917 e a Fundamentação da Teoria Histórico-Cultural: Contribuições no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação infantil. In: XIV Jornada do HISTEDBR: Pedagogia Histórico-Crítica, Eduacação e Revolução - 100 anos da Revolução Russa, 2017, Foz do iguaçu. XIV Jornada do HISTEDBR: Pedagogia Histórico-Crítica, Eduacação e Revolução - 100 anos da Revolução Russa, 2017. v. 1. p. 1-14.
-
MARCAL, C. ; ANDRÉ, T. C. . A escolarização da leitura literária no Programa Nacional do Livro Didático. In: IV Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil, 2015, Presidente Prudente. IV Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil, 2015.
-
ANDRÉ, T. C. ; BELCHIOR, S. . A prova de língua portuguesa do ENEM: análise crítica. In: V Seminário Internacional de Pinhais - A Educação no Século XXI: Caminhos e Descaminhos dos Profissionais da Educação, 2015, Pinhais. V Seminário Internacional de Pinhais - A Educação no Século XXI: Caminhos e Descaminhos dos Profissionais da Educação, 2015.
-
ANDRÉ, T. C. . Prova Brasil de Língua Portuguesa e Educação Mínima: uma Leitura a partir da Psicologia Histórico-Cultural. In: XI Jornada do HISTEDBR A Pedagogia Histórico-Crítica, A Educação Brasileira e os Desafios de sua Institucionalização, 2013, Cascavel - PR. XI Jornada do HISTEDBR A Pedagogia Histórico-Crítica, A Educação Brasileira e os Desafios de sua Institucionalização, 2013.
-
ANDRÉ, T. C. . Pesquisa sobre os usos do livro didático no ensino da leitura e da escrita: importância e possibilidades. In: IARTEM BRASIL 2012- Desafios para a superação das desigualdades sociais: o papel dos manuais e das mídias educativas, 2012, Curitiba. IARTEM BRASIL 2012- Desafios para a superação das desigualdades sociais: o papel dos manuais e das mídias educativas, 2012.
-
ANDRÉ, T. C. ; DUARTE, L. F. . Literatura infantil na hora do conto: a importância da leitura silenciosa e oral segundo Vigotski. In: Literatura infantil na hora do conto: a importância da leitura silenciosa e oral segundo Vigotski, 2008, Cascavel. I Simpósio Nacional de Educação. XX Semana de Pedagogia. O PDE e o atual contexto sócio-educacional, 2008.
-
ANDRÉ, T. C. . Relações entre autonomia moral e resolução de problemas no ensino de matemática: uma leitura de Piaget e Kamii. In: IV Semana Acadêmica: A formação do professor de matemática sob diversos olhares, 2005, Foz do Iguaçu. IV Semana Acadêmica: A formação do professor de matemática sob diversos olhares, 2005.
-
ANDRÉ, T. C. . Desenvolvimento do gosto pela leitura nas séries iniciais: estratégias e benefícios de uma prática com literatura infantil.. In: III Congresso Internacional de Educação., 2003, São Leopoldo. Educação UNISINOS - Número Especial: Anais do III Congresso Internacional de Educação. São Leopoldo: UNISINOS, 2003. v. 7.
-
BALTRUK, S. C. W. ; ANDRÉ, TAMARA CARDOSO . Alfabetização na pandemia: experiências de professoras alfabetizadoras. In: VI CONBALF - Alfabetização e democracia: direito à leitura e à escrita, 2023, Belém. VI CONBALF - Alfabetização e democracia: direito à leitura e à escrita, 2023. p. 01-05.
-
ANDRÉ, T. C. . The Development of Writing in Accordance with Cultural-Historical Theory. In: 8th International ISCAR Summer University for PhD Students, 2019, Moscou. Cultural-Historical Psychology: Interdisciplinary Research Perspectives & Social Practices, 2019. v. 1. p. 38-40.
-
AMARAL, R. A. ; ANDRÉ, T. C. . Análise da Prova e da Provinha Brasil de Língua Portuguesa. In: XXIII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2014, Londrina. Anais do XXIII EAIC. Londrina: UEL, 2014. v. 1. p. 1-4.
-
ANDRÉ, T. C. ; ZORZAN, P. . Concepções de Alfabetização e Letramento no Guia do Programa Nacional do Livro Didático 2013. In: XXIII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2014, Londrina. Anais do XXIII EAIC. Londrina: UEL, 2014. v. 1. p. 1-4.
-
ANDRÉ, T. C. ; SANTOS, J. . A apropriação da teoria de Paulo Freire pelo Guia do Programa Nacional do Livro Didático de Jovens e Adultos. In: XXIII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2014, Londrina. Anais do XXIII EAIC. Londrina: UEL, 2014. v. 1. p. 1-4.
-
MARCAL, C. ; ANDRÉ, T. C. . A escolarização da leitura literária no Programa Nacional do Livro Didático. In: XXIII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2014, Londrina. Anais do XXIII EAIC. Londrina: UEL, 2014. v. 1. p. 1-4.
-
ANDRÉ, T. C. ; ZORZAN, B. . História e concepção de alfabetização e letramento. In: XXIII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2014, Londrina. Anais do XXIII EAIC. Londrina: UEL, 2014. v. 1. p. 1-4.
-
ANDRÉ, T. C. . A pedagogia interdisciplinar em Paulo Freire e Dermeval Saviani: aproximações e rupturas. In: I Encontro Internacional Sociedade, Cultura e Fronteiras: Interdisciplinariedade em foco, 2013, Foz do Iguaçu. I Encontro Internacional Sociedade, Cultura e Fronteiras: Interdisciplinariedade em foco, 2013.
-
ANDRÉ, T. C. ; BUFREM, L. S. . A escola segundo a sociologia da experiência escolar. In: ANPED SUL 2010, 2010, Londrina. Anais do VIII - encontro de pesquisa em educação da região sul - ANPED Sul. Londrina, 2010.
-
ANDRÉ, T. C. ; BUFREM, L. S. . Os usos do livro didático de alfabetização: uma abordagem etnográfica. In: SIHELE - Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e Escrita, 2010, Marília. FUNDEPE EDITORA, 2010.
-
SOUZA, M. C. B. R. ; ANDRÉ, T. C. . Laboratório de arte e literatura do curso de Pedagogia: um espaço de ensino-aprendizagem para professores e alunos da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. In: 7° Jornada do núcleo de ensino de Marília - Teoria Histórico-cultural: objetivações contemporâneas para o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento humano, 2008, Marília. Teoria histórico-cultural: objetivações contemporâneas para o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento humano. Marília: UNESP, 2008.
-
BONDEZAN, A. N. ; ANDRÉ, T. C. . Literatura e teatro na educação: brincando com palavras. In: 7° Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - Teoria Histórico-cultural: objetivações contemporâneas para o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento humano, 2008, Marília. 7° Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - Teoria histórico-cultural: objetivações contemporâneas para o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento humano. Marília: UNESP, 2008.
-
ANDRÉ, T. C. . Desenvolvendo o gosto pela leitura na segunda série do ensino fundamental.. In: II Mostra de Experiências Pedagógicas, 2002, Porto Alegre. Anais da II MEP, 2002.
-
ANDRÉ, T. C. ; NASCIMENTO, N. . A importância da educação intercultural na formação de professores. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NASCIMENTO, N. ; ANDRÉ, T. C. . A importância da educação intercultural na formação de professores. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ANDRÉ, T. C. . A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Reforma do Ensino Médio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRÉ, T. C. . A alfabetização e o plano nacional de educação para o decênio 2011-2020. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRÉ, T. C. ; BUFREM, L. S. . Os usos do livro didático na alfabetização: uma abordagem etnográfica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ANDRÉ, T. C. ; DUARTE, L. F. . Litaratura infantil na hora do conto: a importância da leitura silenciosa e oral segundo Vigotski. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
ANDRÉ, T. C. ; GONCALVES, S. ; SOUZA, S. ; PALUDO, K. I. . Presidente da Comissão para elaboração da minuta do regulamento da monografia do curso de Pedagogia. 2008.
ANDRÉ, T. C. . Membro representante docente do colegiado do curso de Pedagogia. 2008.
ANDRÉ, T. C. . Membro Representante docente do Colegiado do Curso de Pedagogia - Campus Foz do Iguaçu. 2007.
ANDRÉ, T. C. . Representante docente do Campus de Foz do Iguaçu, junto ao Conselho Universitário. 2007.
ANDRÉ, T. C. . Representante docente no Conselho do Centro de Educação e Letras, do Campus de Foz do Iguaçu. 2006.
ANDRÉ, T. C. . Vice-coordenadora da Comissão de Extensão do Centro de Educação e Letras. 2006.
ANDRÉ, T. C. . Docência no Programa de Alfabetização Solidária. 2004.
ANDRÉ, T. C. . Membro do Conselho Municipal de Educação de Foz do Iguaçu, Suplente. 2015.
MARTINS, F. J. ; ANDRÉ, T. C. . Sub-coordenadora da atividade de extensão Fundamentos da Educação e Trabalho Pedagógico. 2004.
ANDRÉ, T. C. . Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em educação do campo. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ANDRÉ, T. C. . O processo de alfabetização segundo Vigoski. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ANDRÉ, T. C. . Fundamentos da Organização Pedagógica. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ANDRÉ, T. C. . Piaget e Paulo Freire: aproximações e rupturas no conceito de tomada de consciência. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ANDRÉ, T. C. . Alfabetização e Educação Infantil. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ANDRÉ, T. C. . Os temas geradores: Concepção e teoria. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ANDRÉ, T. C. . As questões práticas da teoria pedagógica. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ANDRÉ, T. C. . Os temas geradores: proposta de ação escolar. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ANDRÉ, T. C. ; FERRARO, C. G. . Seminário de Educação Infantil para Monitores e Funcionários das Creches Municipais de Foz do Iguaçu. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ANDRÉ, T. C. . A formação social da linguagem para Vigotski, Luria e Leontiev. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ANDRÉ, T. C. . Relações entre autonomia moral e resolução de problemas no ensino de Matemática: uma leitura de Piaget e Kamii. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ANDRÉ, T. C. . Contribuições de Vigotsky para a educação infantil. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ANDRÉ, T. C. ; KRAY, C.M. . A Moranduba de Jurema e Macunaíma. 1996. Teatral.
Projetos de pesquisa
-
2022 - 2023
Estudos das práticas pedagógicas na educação infantil: o lugar do cuidar, educar e brincar, Descrição: Trata-se de uma pesquisa de iniciação científica voluntária, que consiste em revisão bibliográfica a partir do levantamento de artigos científicos, documentos produzidos pelo Ministério da Educação e livros que abordem a temática das práticas pedagógicas tendo como pressuposto o trabalho educativo na perspectiva da indissociabilidade entre o educar e o cuidar na educação infantil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Tamara Cardoso André - Coordenador / Janaina Victoria Bonezi - Integrante.
-
2022 - 2023
Pisa de Ciências (2015): análise de conteúdo das concepções de educação ambiental, Descrição: O objetivo da pesquisa de Iniciação Científica Voluntária foi analisar as questões dos itens liberados da prova de ciências do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) de 2015, para verificar as concepções de educação ambiental a elas subjacentes. Com base no conteúdo disponível, foi possível identificar uma abordagem conteudista e reducionista, de paradigma racionalista e cartesiano. Assim, o PISA de 2015 demonstra estar em descompasso com aquilo que está previsto nos documentos oficiais brasileiros que orientam a Educação Ambiental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Tamara Cardoso André - Coordenador / Priscila Silva de Carvalho - Integrante.
-
2022 - Atual
Análise de conteúdo Materialista Dialética da resistência às opressões em Foz do Iguaçu, Descrição: Aborda as opressões a partir do método materialista e dialético e da metodologia de análise de conteúdo, com o objetivo geral de estudar e analisar as dimensões sociológicas e conceituais das resistências às opressões em espaços educativos formais e não formais em Foz do Iguaçu, cidade situada em fronteira tríplice entre Brasil, Argentina e Paraguai. Analisa cartilhas, panfletos, materiais educativos, propagandas e sites de movimentos sociais, escolas, sindicatos e organizações sociais de Foz do Iguaçu, cujo conteúdo trata de questões relacionadas à luta con-tra a opressão, podendo ser: feminismo, antirracismo, respeito aos direitos de Lés-bicas, Gays, Bissexuais, Transexuais/Travestis/Transgêneros e pessoas intersexo, dentre outras (LGBTI+) e luta contra o preconceito linguístico. Problematiza as di-mensões múltiplas das resistências às opressões vivenciadas em Foz do Iguaçu e suas especificidades, por tratar-se de contexto de fronteira. Tem, como hipótese, que há opressões específicas da fronteira. Busca contribuir para que sejam desve-ladas as opressões vivenciadas na fronteira, bem como as possibilidades e os limi-tes das resistências já existentes em instituições formais e não formais de educa-ção deste contexto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Tamara Cardoso André - Coordenador.
-
2022 - Atual
Estudo das práticas pedagógicas na educação infantil: o lugar do cuidar, educar e brincar, Descrição: Projeto de iniciação científica com o objetivo de Identificar, na literatura pertinente, as concepções embasadas nos princípios que unem o cuidar, o brincar e o educar na educação infantil. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Tamara Cardoso André - Coordenador / Janaina Victoria Bonezi - Integrante.
-
2013 - Atual
Alfabetização e avaliação em larga escala, Descrição: O objetivo geral do projeto é entender se as avaliações em larga escala aplicadas no município de Foz do Iguaçu estão ancoradas nas pesquisas mais recentes sobre alfabetização. Tais pesquisas reivindicam um ensino que torne os alunos aptos para operar com a leitura e a escrita como tecnologias comunicativas e interativas. São objetivos específicos deste projeto: - Estudar as concepções de leitura, escrita, língua e linguagem subjacentes às avaliações em larga escala aplicadas nos segundos anos do ensino fundamental do município de Foz do Iguaçu. - Compreender se estas provas avaliam mais o letramento ou a alfabetização. Ou seja, avaliam mais o domínio do código escrito, ou a apropriação interativa e comunicativa da diversidade de gêneros textuais? - Suscitar novos problemas de pesquisa sobre as relações entre alfabetização e avaliação em larga escala.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Tamara Cardoso André - Coordenador / Ritismery Alves do Amaral - Integrante / Cleonice Marçal - Integrante., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Centro de Educação e Letras. , Av. Tarquínio Joslin Santos, 1300, Jardim Universitário, 85870-400 - Foz do Iguacu, PR - Brasil, Telefone: (45) 35768100, Fax: (45) 35752733
Experiência profissional
2013 - Atual
Univerdade Estadual do Oeste do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenadora da Equipe de Implantação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino, Nível de Mestrado e coordenadora do mesmo curso desde dezembro de 2013.
2019 - 2021
Univerdade Estadual do Oeste do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do curso de Pedagogia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - 2015
Univerdade Estadual do Oeste do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Mestrado em Ensino, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenadora da Comissão de Implantação do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino.
2014 - 2014
Univerdade Estadual do Oeste do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora do Centro de Educação, Letras e Saúd, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
2012 - 2013
Univerdade Estadual do Oeste do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Pedagogia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
04/2013 - 04/2016
Direção e administração, UNIOESTE.,Cargo ou função, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino, Nível Mestrado.
2017 - Atual
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Foz do IguaçuVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora nas Disciplinas de Epistemologia (Mestrado em Ensino), Alfabetização (Graduação em Pedagogia) e Ensino de Matemática (Graduação em Pedagogia).
2013 - Atual
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Foz do IguaçuVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenadora do Programa de Pós-graduação Stricto-sensu em Ensino - Nível Mestrado
2006 - Atual
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Foz do IguaçuVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2006 - Atual
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Foz do IguaçuVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
04/2012
Direção e administração, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Foz do Iguaçu.,Cargo ou função, Coordenadora do curso de Pedagogia.
-
07/2008
Serviços técnicos especializados , Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Foz do Iguaçu.,Serviço realizado, Coordenadora de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia.
-
06/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino, História da Alfabetização, Teoria e Prática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
-
07/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino sob forma de estágio supervisionado ii, Fundamentos Teóricos e Metodológicos do ensino de Língua Portuguesa, Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Arte e Movimento, Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de História e Goegrafia
-
12/2019 - 06/2020
Direção e administração, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Foz do Iguaçu.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Pedagogia Licenciatura.
1999 - 2000
Associação Cristã de MoçosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Recreacionista, Carga horária: 20
Atividades
-
04/1999 - 06/2000
Estágios , Fundação Kazemiro Bruno Kurz.,Estágio realizado, Recreacionista.
2000 - 2000
Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Pessoa de BrumVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora volante, Carga horária: 30
Atividades
-
06/2000 - 12/2000
Estágios , Currículo por atividade.,Estágio realizado, Professora volante.
2002 - 2004
Escola Estadual de Ensino Fundamental Martins Costa JúniorVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor segunda série do ensino fundamental, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2002 - 05/2004
Ensino,,Disciplinas ministradas, Segunda série do ensino fundamental
2004 - 2006
Universidade Estadual do Oeste do ParanáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor
Atividades
-
06/2004 - 06/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Prática da Educação Infantil, Fundamentos e Métodos da Alfabetização, Teoria e Prática das Séries Iniciais
-
06/2004 - 06/2006
Extensão universitária , UNIOESTE.,Atividade de extensão realizada, Projeto de Extensão Programa Alfabetização Solidária.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Tamara Cardoso André e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?