Clifford Hill Korman

Clifford Hill Korman (Cliff Korman). Pianista, compositor, e pesquisador. Possui doutorado em Música-Jazz Arts Advancement (Manhattan School of Music, 2012; Tese: Improviso na Jazz Sinfônica, acompanhada da composição própria Interventions) e mestrado em Musica: Especialização na Jazz Performance (The City College of New York,1996). É Professor Adjunto na Universidade Federal de Estado de Rio de Janeiro (UNIRIO) e atua nas disciplinas Harmonia de Teclado, Harmonia em Música Popular, e Técnicas de Improvisacão, Coordenador do grupo de pesquisa Improvisa (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0794335057715945) e do projeto para digitalizar o acervo do ícone da música brasileira Paulo Moura (http://www.jobim.org/paulomoura/). Outros focos de pesquisa incluem O piano popular brasileiro: história e prática; Pedagogia e estudos de música popular; e As circulações globais do jazz. Atua na Programa de Pós- Graduação em Música e o PROEMUS do Centro de Letras e Artes da UNIRIO, e na PPGM da Escola de Música-UFMG como colaborador externo, onde orienta dissertações na linha de Performance. Entre artigos publicados constam Pushing at Boundaries The Path of a Brazilian Instrumentalist (http://www.criticalimprov.com/article/view/1363) e Paulo Moura?s Hepteto and Quarteto: Sambajazz as Brazilogical popular instrumental improvised music (https://journals.equinoxpub.com/index.php/JAZZ/article/view/28347). Estudou em Nova Iorque, seu cidade natal, com os mestres do jazz Roland Hanna, Barry Harris, Ron Carter, Kenny Barron e David Liebman. Na carreira constam apresentações com os artistas brasileiros Paulo Moura, Toninho Horta, Milton Nascimento, Leny Andrade, Astrud Gilberto, Nelson Faria, e Henrique Cazes, além de performances a quatro mãos com os pianistas Wagner Tiso, Gilson Peranzzetta, e Cristovão Bastos. Dentre as gravações autorais constam Migrations (Planet Arts 2005); Mood Ingênuo: Pixinguinha Meets Duke Ellington (Jazzheads, 1999) e Gafiera Dance Brasil (Almonds and Roses Music, 2000) com o parceiro Paulo Moura; e Trains of Thought (Almonds and Roses Music, 2014) uma série de improvisações para piano solo. Registro ORCID https://orcid.org/0000-0001-9097-7488

Informações coletadas do Lattes em 21/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Jazz Arts Advancement

2003 - 2012

Manhattan School Of Music
Título: Improvisation in the Jazz Symphonic Orchestra
Orientador: Dr. Jeffrey Langford
Palavras-chave: Jazz; Improviso.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Jazz. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Improviso. Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.

Mestrado em MA Music: Specialization in Jazz Performance

1993 - 1996

The City College of New York
Título: Criss Cross: Motivic Construction in Compostiion and Improvisation,Ano de Obtenção: 1996
Orientador: John Graziano
Palavras-chave: Jazz; Improviso; Piano.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Improviso. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Jazz. Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.

Graduação em Bachelerado em Artes

1983 - 1986

Universidade do Estado de NY

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Uso das Normas da ABNT. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

2017 - 2017

Treinamento no uso do Portal de Periódicos da CAPES. (Carga horária: 3h). , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

2010 - 2010

Jazz Composers Orchestral Institute. (Carga horária: 40h). , Columbia University, COLUMBIA, Estados Unidos.

2001 - 2002

Jazz Composers Workshop. (Carga horária: 80h). , Broadcast Music, Inc., BMI, Estados Unidos.

1987 - 1989

Jazz Piano-Curso de Aperfeiçoamento Profissional. (Carga horária: 80h). , Mike Longo, ML, Estados Unidos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Improviso.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Jazz.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Performance.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Musical.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

KORMAN, CLIFFORD HILL ; STUDART, J. ; MUNK, L. ; COUTINHO, M. H. . Pré-Jornada de Iniciação Científica do CLA: Intervenções artísticas nos intervalos. 2018. (Outro).

KORMAN, CLIFFORD HILL ; ULHOA, M. ; SOBREIRA, S. G. . Membro Comitê Científico do V SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA. 2018. (Outro).

KORMAN, CLIFFORD HILL ; ASHBY, J. ; HADDAD, J. . Winter Term-Oberlin College and Conservatory. 2018. (Outro).

KORMAN, CLIFFORD HILL ; VERONESI, D. ; CASTRO, G. P. . Organização no dia 31/07/2017 da palestra e oficina Theory, practice and performance of conducted improvisation in ensemble music making: an introduction to ?Butch? Morris?s Conduction between language, gestures and music. 2017. (Outro).

KORMAN, CLIFFORD HILL ; ARAUJO, F. ; CUGNY, L. ; CORTES, A. . Organização do 1º Ciclo de Seminários e Mesas Redondas do CRIJMA: O Paradigma Musicólogo Audiotátil no dia 14/08/2017. 2017. (Outro).

KORMAN, CLIFFORD HILL ; RODRIGUES, M. ; ARAUJO, F. ; CUGNY, L. . 1º Ciclo de Seminários e Mesas Redondas do CRIJMA na UFMG: O Paradigma Musicólogo Audiotátil. 2017. (Outro).

KORMAN, CLIFFORD HILL ; HAYS, K. ; KRAKOWSKI, S. . Coordenação da Oficina do pianista americana Kevin Hays e pandeirista brazileiro Sergio Krakowski. 2016. (Outro).

KORMAN, C. H. ; SHULL, T. ; ZWARG, I. ; ZUBIETA, S. . Brazilian Popular Music on Jazz Studies Online. 2010. (Outro).

KORMAN, C. H. . Brazilian Big Band Festival-Arturo O'Farrill and the Afro-Latin Jazz Orchestra. 2010. (Concerto).

KORMAN, C. H. ; HORTA, A. ; DICIOCCIO, J. . From Ton to Tom: A 50th Anniversary Tribute to Bossa Nova. 2008. (Concerto).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

28º Congresso da ANPPOM. O arranjo como atualização da obra an performance de música popular: análise de duas versões da música Gaucho (Corta-jaca_ da Chiquinha Gonzaga. 2018. (Congresso).

III Encontro internacional de Piano Contemporâneo.Free improvisation in piano solo: Creative processes in the course of preparation and performance. 2018. (Encontro).

XIV Congresso Internacional da Associação de Estudos Brasileiros (BRASA). Acervos de música popular no Rio de Janeiro: desafios e questões a partir de dois estudos de caso. 2018. (Congresso).

Festival Conexões Musicais.Escutando Paulo Moura. 2017. (Outra).

XXVII Congresso da ANPPOM. A Inquietação de Laurindo Almeida e Bud Shank: notas sobre práticas musicais híbridas. 2017. (Congresso).

XXVII Congresso da ANPPOM. Grupo de Trabalho:?Pedagogia da Performance Musical na Educação Superior?. 2017. (Congresso).

XXVI Congresso da ANPPOM. Grupo de Trabalho:?Pedagogia da Performance Musical na Educação Superior?. 2016. (Congresso).

XXVI Congresso da ANPPOM. "Elementos idiomáticos do cavaquinho acompanhador aplicados ao piano no choro". 2016. (Congresso).

Encontro com Gabriel Prokofiev e Joan-Marti Fraquier. 2015. (Encontro).

Ciclo Sonoro.Células Rítmicas Básicas- Música Popular Brasileira e Jazz. 2014. (Oficina).

XXIV Congresso da ANPPOM. O choro pernambucano de Moacir Santos, Luperce Miranda e Dominguinhos. 2014. (Congresso).

?A Universidade do Futuro ? Interdisciplinaridade na Graduação: possibilidades?,. 2013. (Seminário).

Global Circulations of Jazz. Paulo Moura's Quartet and Heptet: A Consideration of Two Seminal Brazilian Jazz (Música Instrumental Brasileira) Recordings. 2013. (Congresso).

XVII Semana de Graduação. Apresentação do Trabalho PMG-031 Monitoria do Departamento de Instrumentos e Canto, do Programa de Monitoria de Graduação. 2013. (Exposição).

Leeds International Jazz Education Conference. Paulo Moura's Quartet and Hepteto: A consideration of two seminal Brazilian Jazz recordings. 2012. (Congresso).

21º Encontro de IASJ.Ongoing Dialogues. 2011. (Encontro).

International Exchanges on Music Theory and Performance: Second Study Day.Improviso na orchestra Jazz Sinfónica: prática e teoria. 2011. (Seminário).

VI Mostra de Atividades Pedagógicas e Artísticas do Instituto Villa Lobos.Mexendo com Harmonia na Música Popular: Caminhos Alternativos. 2010. (Outra).

Música Popular na América Latina-V Congresso Latinoamericano sa Associacão Internacional do Estudo da Música Popular IASPM. A Importância de Improvisação na História do Choro. 2004. (Congresso).

Conference-International Association of Jazz Educators. Choro: Brazilian Popular Instrumental Improvised Music. 2003. (Congresso).

First Graduate Student Conference on Twentieth-Century Latin America at Columbia University.The Waxing and Waning of the Importance of Improvisation in the History of Brazilian Choro. 2003. (Seminário).

Jazz Research Roundtable.Jazz & Brazilian Instrumental Music: Common Roots, Divergent Paths. 2000. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Luciano Soares Virgílio

RODRIGUES, M.;KORMAN, CLIFFORD HILL; FABRIS, B. V.. A discografia solo de Victor Biglione na década de 1980: transcrição, edição de performsnce e análise de oito temas. 2018. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Caio Márcio Ferreira Chaves dos Santos

BRAGA, L. O. R. C.; OLIVEIRA, L. J. P.;KORMAN, CLIFFORD HILL. Scripts Para a Improvisação Jazzística. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Mitre, Luisa

KORMAN, CLIFFORD HILL; ASSIS, A. C.; ARAGAO, P.. Uma Roda de Choro no piano: Práticas idiomáticas de performance a partir de gravações dos pianistas Cristovão Bastos e Laércio de Freitas. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Leandro Alves Do Carmo

KORMAN, CLIFFORD HILL; RODRIGUES, M.; HORTA, A.. A linguagem idiomática da guitarra de Toninho Horta: concepções harmônicas na música instrumental. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marcelo das Dores Pereira

ASSIS, A. C.; GARCIA, M. F.; CARRASQUEIRA, A. C. M. D.;KORMAN, CLIFFORD HILL. Procedimentos rítmico-melódicos na performance de Altamiro Carrilho: um estudo de caso aplicado ao ensino do choro. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Bruno Repsold Torós

REQUIAO, L. P. S.; PINTO, M. T. P.; LEITE, L. C.;KORMAN, CLIFFORD HILL. A ARTE DA CONVERSAÇÃO: UMA ANÁLISE DO FRASEADO DO CONTRABAIXISTA SCOTT LAFARO E DA INTERAÇÃO NO BILL EVANS TRIO ENTRE 1959 E 1961. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Guilherme Peluci de Castro

OLIVEIRA, J. P.; SCARASSATTI, M.;KORMAN, C. H.. Problemas de performance em improvisacão dirigida: um estudo comparativo dos sistemas de Soundpainting e Conduction. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Felipe Guerzoni

LANNA, O. J.;KORMAN, C. H.. A arte de improvisação de Nelson Faria: influência na pedagogia da música popular brasileira. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Júlio César Vieira Merlino

KORMAN, CLIFFORD HILL; NOGUEIRA, M.; MAESHIRO, M.; SA, P.; LOPES, M.. Processos de Formação de Sentido Musical na Improvisação Jazzística. 2019. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Everson Ribeeiro Bastos

SANTOS, A. R. C.;KORMAN, CLIFFORD HILL; NICODEMO, T. L.; ROSA, R. L.; NASCIMENTO, H. G.. Um Estudo Sobre a Elaboração de arranjos para piano solo a partir dos procedimentos composicionais de Gilson Peranzzetta. 2018. Tese (Doutorado em POS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Everson Ribeiro Bastos

SANTOS, A. R. C.;KORMAN, CLIFFORD HILL; NICODEMO, T. L.; ROSA, R. L.; NASCIMENTO, H. G.. Um Estudo Sobre a Elaboração de arranjos para piano solo a partir dos procedimentos composicionais de Gilson Peranzzetta. 2018. Tese (Doutorado em POS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Josimar m

GUBERNIKOFF, C.;KORMAN, C. H.; DOMINGUES, L. E.; SANTOS, J. W.; FIGUEIREDO, A. C. S.. Gomes Carneiro. O Design Musical em Canções de Antônio Carlos Jobim. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cleber Jose Bernardes Alves

GARCIA, M. F.; RODRIGUES, M.;KORMAN, CLIFFORD HILL; FABRIS, B. V.. Paulo Moura Etc. e tal?. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Júlio César Vieira Merlino

NOGUEIRA, M.; ALMADA, C.;KORMAN, CLIFFORD HILL. Processes de formação de sentido musical na improvisação jazzística. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Sabrina Dinola Gama Silva

KORMAN, CLIFFORD HILL; ABREU, R. M. R.; GEIGER, A.; SALZTRAGER, R.; SARDO, S. B. S.; BACAL, T. B.. Música, Memória e Patrimônio: Na Trilha da Tradição com os Ruidos de Ruptura. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Josimar Carneiro

GUBERNIKOFF, C.; DOMINGUES, L. E.;KORMAN, C. H.. O Design Musical em Canções de Antônio Carlos Jobim. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Natália Camargo Mitre de Oliveira

KORMAN, CLIFFORD HILL; ROCHA, F. O.. MÚSICA POPULAR BRASILEIRA NO VIBRAFONE ESTUDOS E PRÁTICAS DE PERFORMANCE. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marcos Bueno de Gosdoy

KORMAN, CLIFFORD HILL; REQUIAO, L. P. S.; FIGUEIREDO, A. C. S.. Improvisação: uma proposta metodológica sobre construção e desenvolvimento de um discurso melódico. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PROEMUS) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Vinícus Mendes Rodrigues

KORMAN, CLIFFORD HILL; RODRIGUES, M.; SCARASSATI, M. A. F.. A porta de sem nexo: estratégias colaborativas na performance da improvisação livre do Grupo Um. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Guilherme Braga Veroneze Gomes

KORMAN, CLIFFORD HILL; RODRIGUES, M.; SANTIAGO, P. F.. O arranjo como atualização da obra an performance de música popular: análise de duas versões do Corta-jaca, de Chiquinha Gonzaga. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Oscar Henrique Cordeiro

SOBREIRA, S. G.; GANDELMAN, S.;KORMAN, CLIFFORD HILL. O uso de Novas Tecnologias da Informação Pelos Professores de Música da Educação Básica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Caio Márcio Ferreira Chaves dos Santos

BRAGA, L. O. R. C.; OLIVEIRA, L. J. P.;KORMAN, CLIFFORD HILL. Scripts para a Improvisação Jazzística. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcelo das Dores Pereira

ASSIS, A. C.; GARCIA, M. F.;KORMAN, C. H.. Procedimentos rítmico-melódicos na performance de Altamiro Carrilho: por um estudo aplicado ao ensino do choro. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Hevelyn Costa da Silva

COSTA, L. M.; DINIZ, T. F. N.;KORMAN, CLIFFORD HILL. HIPERTEXTUALIDADE, TRADUÇÃO, RELEITURA MUSICAL: UM MERGULHO NOS MARES DE FERNANDO RIBEIRO. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Luísa Camargo Mitre de Oliveira

KORMAN, CLIFFORD HILL; ASSIS, A. C.; FABRIS, B. V.. O PIANO DO GRUPO DE CHORO: UMA LINGUAGEM EM CONSTRUÇÃO. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Bernardo Ramos Pinto

KORMAN, CLIFFORD HILL; GENTIL-NUNES, P.; CAMERA, F. A.. A Composicão para violão a partir de mediações entre textura e técnica. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruno Repsold Torós

REQUIAO, L. P. S.; PINTO, M. T. P.; LEITE, L. C.;KORMAN, C. H.. A arte da conversação: um olhar sobre a interação no Bill Evans Trio a partir da performance de Scott LaFaro. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Guilherme Peluci de Castro

OLIVEIRA, J. P.;KORMAN, C. H.. Problemas de performance em improvisacão dirigida: um estudo comparativo dos sistemas de Soundpainting e Conduction. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Guilherme Souza Riberio

KORMAN, C. H.; RODRIGUES, M.; LUCAS, G.. Toque o fole sanfoneiro. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Renata Vanucci Carvalho

RODRIGUES, M.;KORMAN, C. H.. Gênesis, O Ronco da Cuica, Tiro de misericórdia e Nas Escadas da Penha: análise das canções e da performance de João Bosco. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Guilherme Peluci de Castro

OLIVEIRA, J. P.;KORMAN, C. H.. Problemas de Performance na Improvisação Dirigida. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

RODRIGUES, M.;KORMAN, C. H.; SANTIAGO, P. F.. Professor Substituto-Área Piano na Música Popular/Harmonia ao Teclado. 2016. Universidade Federal de Minas Gerais.

BRAGA, L. O. R. C.; CARNEIRO, J. G.;KORMAN, C. H.. Professor Substituto Violão Popular/Prática de Conjunto. 2016. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

MAURO JR., H.; FIGUEIREDO, A. C. S.;KORMAN, C. H.. Analise de Música Popular/Arranjo/Prática de Conjunto. 2015. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

KORMAN, C. H.; RODRIGUES, M.; SANTOS, M. C. C.; ROCHA, M. A.; FERNANDINO, J. R.. CONCURSO PÚBLICO DE PROFESSOR DO MAGISTÉRIO SUPERIOR ?, ÁREA DE CONHECIMENTO CANTO/MÚSICA POPULAR. 2014. Universidade Federal de Minas Gerais.

KORMAN, C. H.; LEITE, L. C.; RODRIGUES, M.; CAMERA, F. A.; ANDRADE, A. L.. Professor Auxiliar na Área de Conhecimento Violão/Música Popular. 2013. Universidade Federal de Minas Gerais.

KORMAN, CLIFFORD HILL. Participação na Prova Escrita e Correção de Prova Discursiva no Teste de Habilidade Específica. 2018. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

KORMAN, C. H.; DOMINGUES, L. E.; BARRENECHEA, L. S.. Revalidação de diploma de doutorado. 2016. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

KORMAN, C. H.; ROCHA, E.. 1º nas nuvens. 2015. Universidade do Estado de Minas Gerais.

KORMAN, C. H.; BARROS, P.. Minas Mundi. 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.

KORMAN, C. H.. 1º Encontro Brasileiro de Música Popular na Universidade. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

KORMAN, C. H.. Avaliador de Projetos na Semana de Graduacão. 2014. Universidade Federal de Minas Gerais.

KORMAN, C. H.; SOUZA, P.. SELEÇÃO DE INTERCAMBISTAS PARA THE NEW SCHOOL FOR JAZZ AND CONTEMPORARY MUSIC. 2014.

KORMAN, C. H.; SILVA, W. M.. XXIII SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA / PRPQ. 2014. Universidade Federal de Minas Gerais.

KORMAN, C. H.; SOUZA, P.. SELEÇÃO DE INTERCAMBISTAS PARA THE NEW SCHOOL FOR JAZZ AND CONTEMPORARY MUSIC. 2013. Universidade Federal de Minas Gerais.

KORMAN, C. H.; RODRIGUES, M.; QUEIROZ, A.. SELEÇÃO DE INTERCAMBISTAS PARA THE NEW SCHOOL FOR JAZZ AND CONTEMPORARY MUSIC. 2012. Universidade Federal de Minas Gerais.

KORMAN, C. H.; LOPES, W.; URGEL, C.. Professor Substituto-Área de Conhecimento Contrabaixo Elétrico/Acústico/Teoria/Música Popular. 2011.

KORMAN, C. H.; LOPES, W.. Exame de Reopção de Curso. 2010. Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Pablo Malta

Bandolim; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Vanessa Rodrigues

Arranjos-versões e adaptações; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em PROEMUS) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Diego Alex de Freitas Terra

A Improvisação do Juarez Araújo; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Vinícius Mendes Rodrigues

A PORTA DO "SEM NEXO": estratégias de colaboração criativa na livre improvisação do Grupo Um; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Guilherme Braga Veroneze Gomes

O arranjo como atualização da obra na performance de música popular: análise das versões de Antonio Adolfo e Leandro Braga para a música Gaúcho (Corta-jaca), de Chiquinha Gonzaga; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Diogo Monzo

OS SOLOS IMPROVISADOS DE LUIZ EÇA: UMA NOVA ABORDAGEM NO USO DO ACORDE DOMINANTE; Início: 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Rafael Gonçalves

Storytelling como parte de pesquisa em improvisação musical; Início: 2017; Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Douglas Adelino

O Acervo Paulo Moura: Elaboração e Pesquisa; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

de Oliveira, Luísa Camargo Mitre

Uma Roda de Choro no piano: Práticas idiomáticas de performance a partir de gravações dos pianistas Cristovão Bastos e Laércio de Freitas; 2017; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Clifford Hill Korman;

Marcos Bueno de Godoy

Tudo o que você precisa saber para melhorar sua improvisação: analisando e desenvolvendo um discurso melódico?,; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Clifford Hill Korman;

Felipe César Ferreira Moreira

Tríades e Tétrades: um caminho para o desenvolvimento da harmonia no piano popular; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: Clifford Hill Korman;

Luciano Soares Virgílio

A guitarra e a música popular: a produção musical de Victor Biglione na década de 80; ; 2016; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Clifford Hill Korman;

Guilherme Souza Ribeiro

Puxe o fole sanfoneiro: uma proposta para a construção de acordes complexos no acordeon de 120 baixos; 2014; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Clifford Hill Korman;

Gabriel da Fonseca Santiago

Improvisação musical: técnicas de composição aplicadas à performance instrumental; 2007; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: Clifford Hill Korman;

Bernardo Vescovi Fabris

2017; Universidade Federal de Minas Gerais,; Clifford Hill Korman;

Magno Silva De Souza

Os Sons do Pensamento: Reflexão e Prática Musical; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Clifford Hill Korman;

Robson Sousa Mendes

Pesquisando Paulo Moura; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Música) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Clifford Hill Korman;

Samuel Ekel

Apoio das Disciplinas de Prática na Área de Música Popular-Harmonia ao TecladoHarmonia no Teclado; 2015; Orientação de outra natureza; (Abi - Música) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Clifford Hill Korman;

Igor Neves da Hora

Apoio das Disciplinas de Prática na Área de Música Popular-Harmonia ao Teclado; 2014; Orientação de outra natureza; (Abi - Música) - Universidade Federal de Minas Gerais, PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO; Orientador: Clifford Hill Korman;

Igor Neves da Hora

Apoio das Disciplinas de Prática na Área de Música Popular-Harmonia ao Teclado; 2013; Orientação de outra natureza; (Abi - Música) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Clifford Hill Korman;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2017 TRAJANO, T. ; KORMAN, CLIFFORD HILL . Big Band UNIRIO: potencializando resultados. RAÍZES E RUMOS , v. 5, p. 205-211, 2017.

  • 2017 TRAJANO, T. ; KORMAN, C. H. . Big Band UNIRIO: Potencializando resultados. RAÍZES E RUMOS , v. 5, p. 205-211, 2017.

  • 2016 KORMAN, CLIFFORD HILL . Paulo Moura?s Hepteto and Quarteto: -Sambajazz? as -Brazilogical popular instrumental improvised music?. Jazz Research Journal , v. 10, p. 153-187, 2016.

  • 2011 KORMAN, C. H. . Pushing at Boundaries: The Path of a Brazilian Instrumentalist. Critical Studies in Improvisation - Etudes Critiques en Improvisation , v. 7, p. 1712-0624, 2011.

  • FARIA, N. ; KORMAN, C. H. . Inside the Brazilian Rhythm Section. 2. ed. Petaluma, CA, USA: Sher Music Co., 2001. v. 1. 120p .

  • CHUEKE, Z. ; KORMAN, CLIFFORD HILL . Sketches, studies and scenarios. Piano interfaces. In: JOURNEAU, V.A.; CHUEKE, Z.; VASSILEVA B. (Org.). Du signe à la performance. La notation: une pensée en mouvement. 1ed.Paris: L'Harmattan, 2019, v. , p. 395-403.

  • GOMES, G. B. V. ; KORMAN, CLIFFORD HILL . Acordes em bloco na versão de Antonio Adolfo para a música Gaúcho (Corta -jaca) , de Chiquinha Gonzaga in Diálogos Musicais na Pós -Graduação: Práticas de Performance. BH: Selo Minas de Som. In: Fausto Borém; Luciana Monteiro de Costa. (Org.). Diálogos Musicais na Pós -Graduação: Práticas de Performance. 3ed.Belo Horizonte: Selo Minas de Som, 2018, v. 3, p. 259-272.

  • KORMAN, CLIFFORD HILL . Hepteto e Quarteto do Paulo Moursa: Sambajazz como música popular instrumental improvisada e Brazilogical. In: Debora Pazetto; Giorgia Cecchinato;Rachel Costa. (Org.). Os fIns da arte. 1ed.Belo Horizonte: Relicário, 2018, v. I, p. 103-131.

  • Virgílio, Luciano S. ; KORMAN, CLIFFORD HILL . Quebra-pedra de Tom Jobim: Análise comparativa de duas versões. In: Borem, Fausto; Dutra, Luciana Monteiro de Castro Silva. (Org.). Diálogos Musicais da Pós‐Graduação: Práticas de Performance Musical n.2.. 2ed.Belo Horizonte: UFMG, 2017, v. 2, p. 286-314.

  • MITRE, L. ; KORMAN, C. H. . Evidências do violão de 7 cordas no piano de Cristóvão Bastos em sua gravação de Mistura e Manda (1996). In: Borem, Fausto; Monteiro, Luciana de Castro. (Org.). Diálogos Musicais na Pós: Práticas de Performance. 1ed.Belo Horizonte: Minas de Som, 2016, v. 1, p. 53-67.

  • KORMAN, C. H. . Criss Cross: Melodic Construction in Composition and Improvisation. In: Edward Berger, David Cayer, Henry Martin, Dan Morgenstern. (Org.). Annual Review of Jazz Studies. 10ed.Lanham, Maryland: Scarecrow Press, Inc, 1999, v. 10, p. 103-126.

  • KORMAN, C. H. . Jazz Education Guide: Tales from the Practice Room. Jazz Times Jazz Education Guide 2005-2006, Silver Springs, Maryland, p. 64 - 65, 05 set. 2005.

  • GOMES, G. B. V. ; KORMAN, CLIFFORD HILL . O arranjo como atualização da obra an performance de música popular: análise de duas versões da música Gaucho (Corta-jaca_ da Chiquinha Gonzaga. In: 28º Congresso da ANPPOM, 2018, Manaus. Caderno de Resumos e Anais, 2018.

  • FABRIS, B. V. ; KORMAN, CLIFFORD HILL . A Inquietação de Laurindo Almeida e Bud Shank: notas sobre práticas musicais híbridas. In: XXVII Congresso da ANPPOM, 2017, Campinas. Caderno de Resumos e Anais, 2017. p. 1-10.

  • MITRE, L. ; KORMAN, CLIFFORD HILL . Elementos idiomáticos do cavaquinho acompanhador aplicados ao piano no choro. In: XXVI Congresso da ANPPOM, 2016, Belo Horizonte. Caderno de Resumos e Anais, 2016.

  • RIBEIRO, G. S. ; KORMAN, C. H. . Soluções para o uso de ciclos de terças no arcordeão de 120 baixos:um estudo sobre o standard de jazz Giant Steps. In: XXV Congresso da ANPPOM, 2015, Vitoria. XXV Congresso da ANPPOM-Caderno de Resumos e Anais, 2015.

  • KORMAN, C. H. . A Importância de Improvisação na História do Choro. In: Música Popular na América Latina-V Congresso Latinoamericano sa Associacão Internacional do Estudo da Música Popular IASPM, 2004, Rio de Janeiro. Anais Rio de Janeiro (2004), 2004.

  • KORMAN, C. H. . Choro: Brazilian Popular Instrumental Improvised Music. In: Conference-International Association of Jazz Educators, 2003, Toronto. Jazz Research Proceedings Yearbook. Manhattan, Kansas: IAJE Publications, 2003. p. 185-199.

  • KORMAN, C. H. . Paulo Moura?s Hepteto: Mensagem and Quarteto Transforming the language of Brazilian Jazz. Jazz Research Journal , 2015.

  • ARAGAO, P. ; KORMAN, CLIFFORD HILL . Acervos de música popular no Rio de Janeiro: desafios e questões a partir de dois estudos de caso. BRASA 2018. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KORMAN, CLIFFORD HILL . Palestra/recital 'Improvisação livre no piano solo: Processos criativos no decorrer de preparação e performance' apresentada no III Encontro Internacional de Piano Contemporâneo na Universidade da Evora. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KORMAN, CLIFFORD HILL . ?O Quarteto Paulo Moura 1968-69: Sambajazz como música ?Brasilogical? .. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KORMAN, C. H. . Improviso e espontaneidade na música. Palestra no evento Seminários Avançados de Pesquisa em Música: temas, métodos, interseções. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • KORMAN, C. H. . Ornette Coleman-Conversas e improvisos musicais sem estrutura pré-definida. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KORMAN, C. H. . Paulo Moura's Quarteto and Hepteto: A consideration of two seminal Brazilian Jazz (música instrumental brasileira) Recordings. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KORMAN, C. H. . The Role of Paulo Moura in the Development of Brazilian Instrumental Music. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KORMAN, C. H. . Paulo Moura's Quartet and Hepteto: a consideration of two seminal Brazilian Jazz recordings. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KORMAN, C. H. . Improviso na orchestra Jazz Sinfónica: prática e teoria. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KORMAN, C. H. ; MITRE, L. ; OLIVERIA, C. ; NEVES, I. ; QUINTINO, T. . O Piano na Música Popular Brasileira: História e Prática de Performance. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KORMAN, C. H. . The Waxing and Waning of the Importance of Improvisation in the History of Brazilian Choro. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KORMAN, C. H. . Jazz & Brazilian Instrumental Music: Common Roots, Divergent Paths. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KORMAN, CLIFFORD HILL ; COHEN, S. ; GANDELMAN, S. . Cartilha Rítmica para Piano de Almeida Prado. Rio de Janeiro: Musica Brasilis, 2018. (Tradução/Livro).

  • KORMAN, C. H. . Trains of Thought. New York: Almonds and Roses Music, 2014 (Gravação Monográfica).

  • FARIA, N. ; TAVARES, G. ; KORMAN, C. H. . Na Esquina do Erudito com o Popular. Rio de Janeiro, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • KORMAN, C. H. . Interventions: improvisation in the jazz symphonic orchestra 2012 (Tese).

  • KORMAN, C. H. . Interventions, 2012. (Partitura Musical/Orquestra).

  • KORMAN, C. H. ; QUEIROZ, A. ; XAVIES, E. . Palestra/Performance 'Jazz: uma prática de criação e improvisação' 2010 (Gravação Vídeo).

  • KORMAN, C. H. . Palestra 'Jazz: uma prática de criação e improvisação' 2010 (Gravação áudio).

  • KORMAN, C. H. ; MASCARENHAS, P. . Cliff Korman Quartet-Bossa Jazz Vol. II. Belo Horizonte 2006 (Gravação Monográfica).

  • KORMAN, C. H. . Migrations. Catskill, New York: Planet Arts, 2004 (Gravação Monográfica).

  • MOURA, P. ; KORMAN, C. H. . Gafieira Dance Brasil. New York-Rome: Almonds and Roses Music-La Centrale Dell'Arte, 2001 (Gravação Monográfica).

  • KORMAN, C. H. ; MASCARENHAS, P. . Cliff Korman Quartet-Bossa Jazz 2001 (Gravação Monográfica).

  • MOURA, P. ; KORMAN, C. H. . Mood Ingênuo: Pixinguinha meets Duke Ellington. New York: Jazzheads, 1999 (Gravação Monográfica).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

KORMAN, CLIFFORD HILL . Parecerista do Prêmio ANPPOM de Produção Bibliográfica. 2019.

KORMAN, CLIFFORD HILL . The Corner Club. 2018.

KORMAN, C. H. . Brazilian Jive: From Samba to Bossa and Rap. 2013.

KORMAN, CLIFFORD HILL . Parecerista para 2 artigos da revista eletrônica Música Popular em Revista. 2019.

KORMAN, CLIFFORD HILL . Atuação como parecerista ad hoc para a Revista OPUS, volume 23/1, de junho de 2017-1 artigo. 2016.

KORMAN, CLIFFORD HILL . Atuação como parecerista ad hoc para a II Congresso Nas Nuvens.... 2016.

KORMAN, CLIFFORD HILL . Atuação como parecerista ad hoc para a Revista ORFEU-1 artigo. 2016.

KORMAN, CLIFFORD HILL . Atuação como parecerista ad hoc para a I Congresso Nas Nuvens.... 2015.

KORMAN, CLIFFORD HILL . I ENCONTRO BRASILEIRO DE MÚSICA POPULAR NA UNIVERSIDADE. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

KORMAN, C. H. ; LIMA, L. F. M. . Canal39-Piano Popular. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

KORMAN, C. H. . Entrevista com o pianista americano Cliff Korman. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

KORMAN, C. H. . I Encontro da Diretoria de Relações Internacionais: intercâmbios, interações e parcerias em pauta. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

KORMAN, C. H. ; LEITE, L. ; FLAVIO JR., J. . Será que dá Jazz?. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

KORMAN, C. H. ; MAGIOLI, A. . A base é uma só. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

KORMAN, C. H. ; RAFFAELLI, J. D. . Alma brasileira em talento americano. 2001. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

KORMAN, C. H. ; GRYNBERG, H. ; JOBIM, P. . Coordenador Musical do Acervo Paulo Moura. 2013; Tema: Digitalização do acervo completo do músico Paulo Moura. (Site).

KORMAN, C. H. ; SHULL, T. . Brazilian Jazz Teaching and Research Materials. 2010; Tema: Research in Brazilian Popular Music Studies. (Site).

KORMAN, CLIFFORD HILL . Jazz and Popular Music Ensembles. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

KORMAN, CLIFFORD HILL ; ASHBY, J. ; HADDAD, J. . Jazz and Popular Music Ensembles. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

KORMAN, CLIFFORD HILL . Parecerista de 27 ações como Membro da Câmara de Pesquisa/CLA. 2018. (Pareceres).

KORMAN, CLIFFORD HILL . Revisão de inglês do livro Diálogos Musicais na Pós: Práticas de Performance N.2. 2017. (Revisão de inglês).

KORMAN, CLIFFORD HILL . CARTA DO GT Pedagogia da Performance Musical na Educação Superior. 2017. (Carta do Grupo de Trabalho no XXVII Congresso ANPPOM).

PRASS, L. ; KORMAN, CLIFFORD HILL . CARTA do GT ?Pedagogia da Performance Musical na Educação Superior?. 2016. (Cartas, mapas ou similares/Carta).

KORMAN, CLIFF . Revisão de inglês do livro Diálogos Musicais na Pós: Práticas de Performance N.1. 2016. (Revisão de inglês).

PRASS, L. ; KORMAN, CLIFFORD HILL . CARTA do GT ?Pedagogia da Performance Musical na Educação Superior?. 2016. (Carta do Grupo de Trabalho no XXVI Congresso ANPPOM).

KORMAN, C. H. ; PERANZZETTA, G. . Orchestrating Brazilian Popular Repertoire. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

KORMAN, C. H. . Tocar na Banda. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

KORMAN, C. H. . HARMONIA AO TECLADO: Apostila para uma disciplina de dois semestres. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

KORMAN, C. H. ; CAZES, H. . Conversaciones musicales:, swing, virtuosismo e improvisacion. 2012. .

KORMAN, C. H. . Música Instrumental Brasileira e Jazz americano-raises em comun, caminhos divergentes. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

KORMAN, C. H. . Piano Popular. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

KORMAN, C. H. . Prática de Conjunto-36º Festival de Inverno da UFMG. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

KORMAN, C. H. . Teclados-23º Curso Internacional de Verão da EMB. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

KORMAN, C. H. . Teclados-22º Curso Internacional de Verão da EMB. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

KORMAN, CLIFFORD HILL . Cliff Korman: Recital piano solo no Conservatório UFMG em 29 agosto 2018 in Série Vertentes. 2018. Diversas.

KORMAN, CLIFFORD HILL ; ABREU, Z. . Tico Tico no Fuba. 2018. Arranjo.

KORMAN, CLIFFORD HILL ; SPIELMANN, D. . Apresentação do projeto O Legado do Paulo Moura: Gafieira Jazz na Série XIII Penedo Winter Jazz. 2018. Interpretação.

KORMAN, CLIFFORD HILL . Apresentação da Big Band UNIRIO na Mostra de Atividades Pedagógicas e Artísticas do IVL. 2018. Diversas.

KORMAN, CLIFFORD HILL ; BARATA, R. ; MATTOSO, A. ; SIQUEIRA, A. ; LENNON, J. ; MCCARTNEY, P. . Apresentação do projeto Cliff Korman Ensemble: Beatles para os pequenos no Savassi Festival no dia 20/08/2017 em Belo Horizonte, MG. Arranjos e interpretacão do Cliff Korman. 2017. Diversas.

KORMAN, CLIFFORD HILL ; PERANZZETTA, G. . Apresentação do Gilson Peranzzetta-Cliff Korman Duo para 60 minutos na Sala Cecilia Meirelles no Savassi Festival. Atuaao como pianista, arranjador e compositor. 2017. Diversas.

KORMAN, CLIFFORD HILL ; RODRIGUES, M. ; DUCHOWNEY, J. ; VELLOSO, B. . Performance de 60 minutos do Cliff Korman Quartet na TV Rede Minas no 06/05/2017. Atuação como pianista, arranjador e compositor. 2017. Diversas.

KORMAN, CLIFFORD HILL ; CAZES, H. . Apresentação do Projeto Empatia-Cliff Korman convida Henique Cazes no dia 21/04/2017. 2017. Diversas.

KORMAN, CLIFFORD HILL ; CAZES, H. ; DAU, B. . Apresentações do Projeto de duos 'Empatia' na Casa Cultural Triboz, no Rio de Janeiro nos dias 03/03 e 12/05 2017Duração de 120 minutos. 2017. Diversas.

CAZES, H. ; KORMAN, CLIFFORD HILL . Apresentação do Duo Cazes e Korman na Sala da Congregação da Escola de Música da UFRJ. Duração de 60 minutos. Atuação como pianista e compositor. 2016. Diversas.

KORMAN, C. H. ; PERANZZETTA, G. . Apresentação do Gilson Peranzzetta-Cliff Korman Duo. 2015. Diversas.

KORMAN, C. H. . Migrations. 2015. Apresentação de Obra (para compositores).

KORMAN, C. H. ; ORNELAS, N. . Isso é Jazz-Thelonious Monk para os pequenos. 2015. Diversas.

KORMAN, C. H. ; PERANZZETTA, G. . Apresentação do Gilson Peranzzetta -Cliff Korman Duo. 2015. Diversas.

KORMAN, C. H. . Migrations. 2015. Apresentação de Obra (para compositores).

KORMAN, C. H. . Apresentação da obra 'Interventions' para Jazz Sinfônica na Manhattan School of Music, NYC, no dia 25 setembro 2015. 2015. Apresentação de Obra (para compositores).

ROSA, N. M. ; KORMAN, C. H. ; LOBAO, V. . Positivismo. 2014. Registro Fonográfico.

CALANDRELLI, J. ; DANIELS, E. ; KORMAN, C. H. . Concerto para clarinete de jazz. 2014. Diversas.

KORMAN, C. H. ; PILTZECKER, T. ; SOUZA, P. ; QUEIROZ, A. . II FEstival Internacional de Música Percussão Contemporânea-Encerramento. 2014. Diversas.

KORMAN, C. H. ; LAKSO, T. . Duo Tommy Lakso-Cliff Korman. 2014. Diversas.

KORMAN, C. H. ; RODRIGUES, M. ; CASTRO, G. P. ; WASHBURNE, C. . Entre a Preparação e o Imprevisivel: Obras Abertas-Improviso. 2014. Diversas.

KORMAN, C. H. ; MARTINI, R. . Duo Cliff Korman-Rafael Martini. 2014. Diversas.

KORMAN, C. H. . Música no Pátio do Capanema. 2014. Diversas.

KORMAN, C. H. . Ao Velho Pedro. 2014. Arranjo.

KORMAN, C. H. . Carimbó. 2014. Arranjo.

KORMAN, C. H. . Guadaloupe. 2014. Arranjo.

KORMAN, C. H. . Grupo TRes. 2014. Interpretação.

KORMAN, C. H. . Escute a sua voz interna. 2014. Apresentação de Obra (para compositores).

KORMAN, C. H. . O Santuário de Eros e Aphrodite. 2014. Apresentação de Obra (para compositores).

KORMAN, C. H. . Cliff Korman Trio divide o palco com Afrikakanitha. 2013. Diversas.

KORMAN, C. H. ; HERINGER, R. . Um a Zero. 2013. Diversas.

KORMAN, C. H. ; HERINGER, R. . Somewhere Over the Rainbow. 2013. Diversas.

KORMAN, C. H. . Guadeloupe. 2013. Interpretação.

KORMAN, C. H. ; MOURA, P. . Mulatas, etc. e tal. 2013. Interpretação.

KORMAN, C. H. . Tarde de Chuva. 2013. Interpretação.

KORMAN, C. H. ; MOURA, P. . Domingo no Orfeão Portugal. 2013. Interpretação.

KORMAN, C. H. ; MOURA, P. . Tempos Felizes. 2013. Arranjo.

KORMAN, C. H. ; MOURA, P. . Fibra. 2013. Interpretação.

KORMAN, C. H. ; NASCIMENTO, M. . Das Tardes Mais Sós. 2013. Interpretação.

KORMAN, C. H. ; JOBIM, A. C. . Luiza. 2013. Arranjo.

KORMAN, C. H. . Saudade do Paulo. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

KORMAN, C. H. ; MOURA, P. . Ao Velho Pedro. 2013. Interpretação.

George Lewis ; KORMAN, C. H. . Trio for Trombone, Piano, and Laptop. 2012. Interpretação.

KORMAN, C. H. . Corta Jaca. 2012. Arranjo.

KORMAN, C. H. . Corta Jaca. 2012. Arranjo.

KORMAN, C. H. . Mulatas, etc. e tal. 2012. Arranjo.

KORMAN, C. H. . Tarde de Chuva. 2012. Arranjo.

KORMAN, C. H. . Fibra. 2012. Arranjo.

KORMAN, C. H. . Alma Brasileira. 2012. Arranjo.

KORMAN, C. H. . Sambop. 2012. Arranjo.

KORMAN, C. H. . Luiza. 2012. Arranjo.

KORMAN, C. H. . Crazy Ball. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

ABREU, J. G. ; KORMAN, C. H. . Tico Tico no Fubá. 2011. Arranjo.

KORMAN, C. H. ; RAMOS, M. J. B. . Jacinta em duo com Cliff Korman. 2011. Interpretação.

KORMAN, C. H. ; MITRE, L. ; NEVES, I. ; SILVA, D. . Piano Popular e Jazzístico-Apresentação deProfessor Cliff Korman e seus alunos. 2011. Diversas.

KORMAN, C. H. . Cliff Korman Ensemble Convida Billy Drewes. 2011. Diversas.

KORMAN, C. H. ; BRAGANCA, M. . Out of the Cool. 2011. Interpretação.

KORMAN, C. H. ; BRAGANCA, M. . Sonata para Saxofone e Piano. 2011. Interpretação.

KORMAN, C. H. ; BRAGANCA, M. . Segura Ele. 2011. Interpretação.

KORMAN, C. H. . Tico Tico no Fubá. 2011. Arranjo.

MOURA, P. ; KORMAN, C. H. ; GRYNBERG, H. . Suite Paulo Moura, Uma Lenda Musical. 2010. Diversas.

KORMAN, C. H. . Dona Geralda. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

MOURA, P. ; KORMAN, C. H. . Bossa Batuta: Paulo Moura. 2010. Diversas.

KORMAN, C. H. . Cleber Alves convida Cliff Korman. 2010. Diversas.

KORMAN, C. H. . Crazy Ball: Mini-Concerto for Soprano Sax. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

KORMAN, C. H. . The Pan American Canon. 2007. Diversas.

KORMAN, C. H. . Cliff Korman's Gafieira Jazz. 2007. Diversas.

KORMAN, C. H. . Olha Maria. 2006. Arranjo.

KORMAN, C. H. . Radamés e Pele. 2006. Arranjo.

KORMAN, C. H. . Cliff Korman's Gafieira Dance Club. 2003. Diversas.

KORMAN, C. H. . Halsey Street. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

KORMAN, C. H. . Triple Threat. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

KORMAN, C. H. . Migrations. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

KORMAN, C. H. . Domingo, a noite, com Café. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

KORMAN, C. H. . I Dropped Two. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

KORMAN, C. H. . I Dropped Two Twice. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

KORMAN, C. H. . The Resolution is Killing Me. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

KORMAN, C. H. . Now That You Mention It.... 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

KORMAN, C. H. . You and the Night and the Music. 2003. Arranjo.

KORMAN, C. H. . Cliff Korman and the Brazilian Tinge. 2002. Diversas.

MOURA, P. ; KORMAN, C. H. . Manhã de Carnaval. 2001. Registro Fonográfico.

KORMAN, C. H. . Desafinado. 2001. Arranjo.

KORMAN, C. H. . Blue Bossa. 2001. Arranjo.

KORMAN, C. H. . Triste. 2001. Arranjo.

KORMAN, C. H. . Corcovado. 2001. Arranjo.

KORMAN, C. H. . Só Tinha De Ser Com Você. 2001. Arranjo.

KORMAN, C. H. . Fly Me To The Moon. 2001. Arranjo.

KORMAN, C. H. . Inútil Paisagem. 2001. Arranjo.

KORMAN, C. H. . Anjo de Mim. 2001. Arranjo.

KORMAN, C. H. . The Telephone Song. 2001. Arranjo.

KORMAN, C. H. . O Vento. 2001. Arranjo.

KORMAN, C. H. . Só Por Amor. 2001. Arranjo.

KORMAN, C. H. . Pura Luz. 2001. Arranjo.

KORMAN, C. H. . The Cliff Korman Trio-P Piano está na rua. 2001. Diversas.

KORMAN, C. H. ; MOURA, P. . Paulo Moura and Cliff Korman Quintet-Gafieira: The other sound of Rio. 2000. Diversas.

MOURA, P. ; KORMAN, C. H. . The Paulo Moura and Cliff Korman Project: Gafieira, Tango del Brasile. 1998. Diversas.

KORMAN, C. H. . Mountain Flight. 1998. Arranjo.

KORMAN, C. H. . Consuelo's Love Theme. 1998. Arranjo.

KORMAN, C. H. . Leonardo's Lady. 1998. Arranjo.

KORMAN, C. H. . Fotografia. 1998. Arranjo.

KORMAN, C. H. ; ADNET, M. . Quase. 1998. Arranjo.

KORMAN, C. H. . Aldovio. 1998. Arranjo.

KORMAN, C. H. . Once Upon A Love Time. 1998. Arranjo.

KORMAN, C. H. . Manhã de Carnaval. 1998. Arranjo.

KORMAN, C. H. ; ADNET, M. . Maracangalha. 1998. Arranjo.

KORMAN, C. H. . Lady be Good. 1998. Diversas.

KORMAN, C. H. . Got to Get You into My Life. 1997. Registro Fonográfico.

KORMAN, C. H. . Round Midnight. 1997. Registro Fonográfico.

KORMAN, C. H. . Knocks Me Off My Feet. 1997. Registro Fonográfico.

KORMAN, C. H. ; GERSHWIN, G. . Rhapsody in Blue. 1997. Interpretação.

KORMAN, C. H. . I Thought About You. 1997. Registro Fonográfico.

KORMAN, C. H. . Misty. 1997. Registro Fonográfico.

KORMAN, C. H. . Body and Soul. 1997. Registro Fonográfico.

KORMAN, C. H. . Encanto-For Jerry and Mira. 1993. Composição (estréia).

MOURA, P. ; KORMAN, C. H. . Domingo no Orfeão Portugal. 2014 (Gravação áudio).

KORMAN, C. H. . Interventions: Composição em Cinco Movimentos para Orquestra Jazz Sinfôncia. 2013 (Composição).

KORMAN, C. H. . Crazy Ball: Concerto for Soprano Saxophone, Jazz Quartet, and String Orchestra. 2011 (Composição).

MOURA, P. ; KORMAN, C. H. . Depoimento para Posteridade:Paulo Moura. 2010 (Depoimento).

KORMAN, C. H. . Bahia com H. 2003 (Produção de gravação).

KORMAN, C. H. . Insensatez. 2003 (Produção de gravação).

KORMAN, C. H. . Desafinado. 2003 (Produção de gravação).

KORMAN, C. H. . Sorriu Para Mim. 2003 (Produção de gravação).

KORMAN, C. H. . Garota de Ipanema. 2003 (Produção de gravação).

KORMAN, C. H. . A Primeira Vez. 2003 (Produção de gravação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    O Acervo Paulo Moura: Elaboração e Pesquisa, Descrição: Clarinetista e saxofonista, arranjador e compositor, Paulo Moura fez uma carreira que extendeu de 1950 a 2010. Participou na criação e definição de vários géneros de música instrumental brasileira. Seus projetos com o maestro Rádames Gnattali, baterista de samba-jazz Edson Machado, pianista e arranjador Wagner Tiso, Artur Moreira Lima, e João Donato, entre outros, são considerados exemplares em termos de composição, arranjo, criatividade, e virtuosismo. Criou um perfil de artista e maestro que abrangeu a música sinfônica, o choro, o jazz, a gafieira, e a música contemporânea. Esse projeto tem a finalidade de organizar, digitalizar e pesquisar as obras de Acervo Paulo Moura, colocando-as num contexto histórico, e abrindo assuntos e linhas de pesquisa que poderiam servir como prismas de considerar o desenvolvimento de música instrumental brasileira.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Clifford Hill Korman - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    Improvisa, Descrição: Objetivo Geral ? Investigar a improvisação como ação musical criativa e os seus desdobramentos na produção de conhecimento, nos estados de consciência e na qualidade da atenção. ? Investigar se e como a cultura de um local ou território, definindo suas fronteiras pela sua constituição social e política, poderia contribuir para o surgimento de uma identidade na forma de improvisar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Clifford Hill Korman - Coordenador / Mauro Rodrigues - Integrante / Guilherme Peluci de Castro - Integrante.

  • 2012 - 2016

    Pesquisando Paulo Moura, Descrição: Clarinetista e saxofonista, arranjador e compositor, Paulo Moura fez uma carreira que extendeu de 1950 a 2010. Participou na criação e definição de vários géneros de música instrumental brasileira. Seus projetos com o maestro Rádames Gnattali, baterista de samba-jazz Edson Machado, pianista e arranjador Wagner Tiso, Artur Moreira Lima, e João Donato, entre outros, são considerados exemplares em termos de composição, arranjo, criatividade, e virtuosismo. Criou um perfil de artista e maestro que abrangeu a música sinfônica, o choro, o jazz, a gafieira, e a música contemporânea. Esse projeto tem a finalidade de organizar, digitalizar e pesquisar as obras de Acervo Paulo Moura, colocando-as num contexto histórico, e abrindo assuntos e linhas de pesquisa que poderiam servir como prismas de considerar o desenvolvimento de música instrumental brasileira.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Clifford Hill Korman - Coordenador., Número de orientações: 1

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, DEM. , Avenida Pasteur - até 213/214, Botafogo, 22290240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25423312, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - Atual

    Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 10/2018

      Direção e administração, PPGM, .,Cargo ou função, Coordenador pro tempore do Curso de Mestrado Acadêmico em Música.

    • 03/2017

      Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Avançados em Práticas Musicais 1 (24P8F02 ), Seminário de Práticas Interpretativas

    • 03/2017

      Ensino, PROEMUS, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Educação Musical

    • 03/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, PPGM, .,Cargo ou função, Membro Comissão da Verba PROAP..

    • 01/2017

      Extensão universitária , DEM, .,Atividade de extensão realizada, Coordenador Projeto de Extensão "Big Band na UNIRIO: interfaces com as diversas comunidades cariocas".

    • 01/2017

      Extensão universitária , DEM, .,Atividade de extensão realizada, Coordenador Programa de Extensão "Música Popular na UNIRIO: criatividade e cultura além das paredes".

    • 12/2016

      Outras atividades técnico-científicas , DEM, DEM.,Atividade realizada, Vice coordenador-NDE do curso de Música Popular Brasileira.

    • 12/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Membro da Câmara de Pesquisa.

    • 08/2016

      Ensino, Programa de Pós-Graduação em Música, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Práticas Interpretativas I

    • 05/2016

      Outras atividades técnico-científicas , DEM, DEM.,Atividade realizada, Professor responsavel :Harmonia Popular (HARP).

    • 03/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2016

      Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Harmonia no Teclado , Harmonia Popular, Prática de Conjunto, Transcrição de Canção Brasileira,, Técnicas de Improvisação

    • 02/2017 - 03/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Villa Lobos, .,Cargo ou função, Membro Comissão para elaboração da Resolucão do THE Música.

  • 2014 - Atual

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto PPGM, Carga horária: 5, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2012 - 2016

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Sub-Chefe Departamento Instrumentos e Canto 12/2014-03/2016 Membro titular congregação 2012-2014 Membro titular cámara departamental 12/2014-03/2016

  • 2010 - 2012

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Escola de Música, DINC Estudos na Música Popular Membro de Congregação 2011-2012

    Atividades

    • 11/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Música, .,Linhas de pesquisa

    • 11/2014 - 03/2016

      Direção e administração, Escola de Música, .,Cargo ou função, Sub-chefe DINC.

    • 03/2014 - 03/2016

      Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Considerando Improviso; Prática de Performance

    • 08/2012 - 03/2016

      Ensino, Música - Música Popular, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisando Paulo Moura

    • 03/2012 - 03/2016

      Ensino, Música - Música Popular, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Piano Popular -Pesquisa e Prática

    • 03/2010 - 03/2016

      Ensino, Música - Música Popular, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Harmonia I e II, Harmonia no Teclado I e II, Performance em Instrumento e Canto-Piano Popular A, B, C, D

    • 10/2011 - 10/2014

      Direção e administração, Escola de Música, .,Cargo ou função, Membro Congregação.

    • 06/2011 - 06/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música, .,Cargo ou função, Membro de Comissão -Proposta para "Série Música Editada".

    • 11/2013 - 02/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música, .,Cargo ou função, Comissão de Sindicância.

    • 03/2012 - 03/2013

      Ensino, Música - Música Popular, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Grandes Grupos Instrumentais-Big Band

    • 03/2011 - 12/2012

      Ensino, Música - Música Popular, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arranjo I e II

    • 03/2010 - 12/2011

      Ensino, Música - Música Popular, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Instrumento Complementar-Teclado para Musicoterapia

  • 2003 - 2011

    Manhattan School Of Music

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Adjunct Professor, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Disciplínas: Piano; Prática de Conjunto; Música Popular Brasileira: História e Prática, Teoria Jazzística, Improviso

    Atividades

    • 09/2004 - 12/2009

      Ensino, Bachelerado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História de Música Popular Brasileira

    • 09/2003 - 06/2005

      Ensino, Preparatory Division, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Jazz Piano

    • 09/2003 - 12/2003

      Ensino, Preparatory Division, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Prática de Conjunto

    • 09/2003 - 12/2003

      Ensino, Preparatory Division, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Music Theory I

  • 1996 - 2003

    The City College of New York

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Adjunct Professor, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Disiplinas: Piano, Introdução de Música, Prática de Conjunto

    Atividades

    • 09/2000 - 06/2003

      Ensino, Bachelor of Arts, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Music 101-Panorama de Música, Jazz Piano

  • 2006 - 2009

    Long Island University

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Adjunct Professor, Carga horária: 8

    Atividades

    • 09/2008 - 12/2009

      Ensino, Bachelor of Arts, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Percepção I

    • 09/2008 - 12/2009

      Ensino, Bachelor of Arts, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introduction to Music-Panorama

    • 09/2007 - 12/2009

      Ensino, Bachelor of Arts, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Música

    • 09/2006 - 12/2009

      Ensino, Bachelor of Arts, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Jazz Piano

  • 2002 - 2004

    The New School

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Substitúto, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Atuação: Prática de Conjunto, Música Popular e Cultura

    Atividades

    • 01/2004

      Ensino, Bachelerado-Jazz and Contemporary Music, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Popular Music in Culture, Prática de Conjunto-Música Brasileira

  • 1993 - 2003

    Drummers Collecive

    Vínculo: Corpo Docente, Enquadramento Funcional: Faculty, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Áreas de atuação: Piano, Prática de Conjunto, Música Instrumental Brasileira, jazz

    Atividades

    • 01/1993

      Ensino, Prática de Performance em Música Popular, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Prática de Conjunto