Juliana da Silva Nóbrega
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2002), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é docente da Universidade Federal de Rondônia, no Departamento de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: autogestão, economia solidária, ruralidades, educação e trabalho. É membro do Grupo Amazônico de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação (GAEPPE). Vice-coordenadora da Incubadora de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Rondônia (ITCP/UNIR).
Informações coletadas do Lattes em 13/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Psicologia Social
2009 - 2013
Universidade de São Paulo
Título: A produção da vida como política no cotidiano: a união de terras, trabalho e panelas no Coletivo 14 de Agosto, em Rondônia
Leny Sato. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: autogestão; trabalho; cotidiano; MST.
Mestrado em Psicologia (Psicologia Social)
2004 - 2006
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: As possibilidades de uma ecologia de saberes: a negociação de sentidos no processo de incubação
, Ano de Obtenção: 2006.Peter Kevin Spink.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: autogestão; cotidiano; incubadoras de cooperativas populares; economia solidaria; educação popular.
Graduação em Psicologia
1998 - 2002
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas
Título: Cooperativas populares em Campinas
Orientador: Ana Luiza
Formação complementar
2008 - 2010
Extensão universitária em Curso de Formação de Monitores da ITCP UNICAMP. (Carga horária: 360h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Capacitação de Monitores da ITCP-UNICAMP. (Carga horária: 180h). , Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UNICAMP, ITCP UNICAMP, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Economia Solidária e Desenvolvimento Local. (Carga horária: 128h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Capacitação para Alfabetizadores. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2002 - 2002
Educação Popular: Fundamentos Teóricos e Metodológ. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2001 - 2002
Extensão universitária em Capacitação Técnica em Cooperativismo do Trabalho. , Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Bem.
Francês
Compreende Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional/Especialidade: Fatores Humanos no Trabalho.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Processos Grupais e de Comunicação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do campo.
Organização de eventos
NOBREGA, R. S. ; NÓBREGA, JULIANA DA SILVA ; GILSON, R. ; CIOFFI, L. . III Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária - UNIR. 2021. (Outro).
NÓBREGA, Juliana da Silva ; TAMBORIL, M. I. . I Encontro da Regional Norte da Associação Brasileira de Psicologia Social. 2018. (Congresso).
NÓBREGA, Juliana da Silva ; URNAU, L.C . A Psicologia e a Luta pela terra em Rondônia. 2017. (Outro).
NÓBREGA, Juliana da Silva ; CIOFFI, L.C ; LEANDRO, E.L. ; FOTOPOULOS, H.A . I Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária UNIR/ IFRO/ MST. 2015. (Outro).
NÓBREGA, Juliana da Silva . 3º Encontro de Cooperativas Populares de Campinas e Região. 2008. (Outro).
Comissao Executiva de Economia Solidária ; Forum Estadual de Economia Solidária ; NÓBREGA, Juliana da Silva . III Feira Estadual de Economia Solidária de Sao Paulo. 2006. (Outro).
NÓBREGA, Juliana da Silva . 2ª Feira de Economia Solidária Campinas. 2004. (Outro).
NÓBREGA, Juliana da Silva . 1ª Feira de Economia Solidária de Campinas. 2003. (Outro).
Participação em eventos
23º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social,.Trabalhadores atingidos por barragens na região de Porto Velho e os impactos do agronegócio da soja: desafios para o campo da Saúde do Trabalhador". 2025. (Encontro).
23º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social,."Campesinato, Trabalho e Tecnodiversidade: encruzilhadas possíveis". 2025. (Encontro).
VIII Encontro da Regional Norte da ABRAPSO.Mulheres camponesas na Amazônia: relatos da luta pela permanência na terra e na universidade. 2024. (Encontro).
VIII Encontro da Regional Norte da ABRAPSO.Saúde, trabalho e meio ambiente: trajetórias de trabalhadores/as atingidos por barragens em Porto Velho/RO. 2024. (Encontro).
VIII Encontro da Regional Norte da ABRAPSO.A saúde do trabalhador rural: O que os trabalhadores têm a dizer sobre os desafios e estratégias de enfrentamento?. 2024. (Encontro).
VIII Encontro da Regional Norte da ABRAPSO.Agroecologia e Economia Solidária: um relato de experiência na Região Amazônica. 2024. (Encontro).
Curso Livre de Psicologia Social do Trabalho ? Desafios contemporâneos:.O horizonte do desenvolvimento da PST na Amazônia. 2021. (Outra).
I Encontro da Rede de Articulação: Psicologia, Povos Indígenas, Quilombolas, Tradicionais, de Terreiro e em luta por território..Estágio Básico em Psicologia: o reconhecimento dos diferentes modos de vida e luta da população camponesa em Rondônia. 2018. (Encontro).
II Congresso Latino-Americano de Psicologia Rural. A coletivização do trabalho e a reprodução da vida em um grupo de assentados, em Rondônia. 2016. (Congresso).
VI Jornada de Estudos em Assentamentos Rurais.O cotidiano do processo organizativo do ?COLETIVO 14 DE AGOSTO?, em Rondônia. 2013. (Encontro).
XVII Encontro Nacional da ABRAPSO.Terras, Trabalho e Panelas Coletivas: a produção da vida como política no cotidiano de um assentamento rural do MST em Rondônia. 2013. (Encontro).
16º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social. A autogestão entre famílias de um assentamento do MST, em Rondônia: produzindo resistências nas relações de saúde, gênero e trabalho?.. 2011. (Congresso).
1º Simpósio Regional de Agricultura Alternativa para Amazônia. 2011. (Simpósio).
3º Congresso Brasileiro de Homeopatia Popular. 2011. (Congresso).
II Encontro Local de Psicologia Social. 2011. (Encontro).
Jornada de Assentamentos Rurais. 2011. (Congresso).
12º Seminário Brasileiro sobre Homeopatia na Agricultura Organica. 2010. (Seminário).
Juventude e Trabalho na Contemporaneidade. 2009. (Seminário).
Aula dada no curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera Campinas.A Psicologia e as transformações no mundo do trabalho. 2008. (Outra).
Semana de Estudos da Faculdade de Psicologia.Economia Solidária e Psicologia Social do Trabalho. 2008. (Simpósio).
Sistema Único de Assistência Social: Monitoramento, Território e Familia". 2007. (Seminário).
Hacia una psicologia sin fronteras. a possibilidade de construção de espaços emancipatórios no cotidiano de uma cooperativa de triagem de materiais recicláveis. 2005. (Congresso).
Mundo do trabalho e os novos paradigmas econômicos e solidários.Cultura Solidária. 2005. (Encontro).
Fórum Mundial de Educação.Autogestão e Psicologia Social. 2004. (Outra).
II Encontro da Rede Construcionista: Pesquisa de Campo em Psicologia Social: questões práticas e teóricas. 2004. (Encontro).
Encontro Nacional da Abrapso.Construindo bases para uma cultura solidária. 2003. (Encontro).
I Oficina Impasses cotidianos na vivência da autogestão. 2003. (Oficina).
Encontro Regional da Abrapso. 2000. (Encontro).
Participação em bancas
NÓBREGA, JULIANA DA SILVA; LEITE, J. F.; URNAU, L.C. ENTRE RAÍZES E ASAS: NARRATIVAS DE MULHERES QUILOMBOLAS NO ESTADO DE RONDÔNIA. 2026 - Fundação Universidade Federal de Rondônia.
URNAU, L.C; SILVA, I. R.;NÓBREGA, Juliana da Silva. Diálogos sobre o Racismo na Escola: Analisando uma Proposta de Oficinas com Adolescentes Amazônicos?.. 2024 - Universidade Federal de Rondônia.
NÓBREGA, Juliana da Silva; LEITE, J. F.; CINELLI, C.. A Produção de Sentidos das Escolas do Campo Instaladas em Assentamentos e Acampamento do MST na Perspectiva de Educadores/as no Oeste da Bahia?. 2023. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia.
SCHLINDWEIN, V. L. D. C.; GHIZONI, L. D.;NÓBREGA, Juliana da Silva. ESTUDO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DE VENDEDORES (AS) AMBULANTES DA REGIÃO AMAZÔNICA: UMA SOCIABILIDADE POSSÍVEL. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia.
GHIZONI, L. D.;NÓBREGA, Juliana da Silva; SCHLINDWEIN, V. L. D. C.. TRAJETÓRIAS DE VIDA E TRABALHO NAS FEIRAS LIVRES DE UMA CIDADE AMAZÔNICA: DA INFÂNCIA À ADULTEZ. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia.
URNAU, L.C; GONCALVES, M. G. M.;NÓBREGA, Juliana da Silva. Processos Formativos na Preparação para Adoção. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia.
NÓBREGA, JULIANA DA SILVA; GUIMARAES, N. A.; LAGOS, N. M. L.. REFLETIU A LUZ DIVINA COM TODO SEU ESPLENDOR...?SABERES E SENTIDOS DO TRABALHO DE CUIDADO EM UM TERREIROUMBANDISTA. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia.
URNAU, L.C; SILVA, I. R.;NÓBREGA, JULIANA DA SILVA. RIOS, MARGENS E TRAJETÓRIAS: ESTUDANTES RIBEIRINHAS NA UNIVERSIDADE. 2021 - Fundação Universidade Federal de Rondônia.
TAMBORIL, M. I.;NÓBREGA, JULIANA DA SILVA. Punir, coibir, prevenir: Narrativas de participantes do Projeto Abraço. 2020.
URNAU, L.C;NÓBREGA, Juliana da Silva; SCANDOLA, E. M. R.. Exploração sexual de crianças e adolescentes:como a escola atua no enfrentamento dessa violência. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia.
TAMBORIL, M. I.;NÓBREGA, Juliana da Silva; DAMASCENO, E. A.. Estado da Arte:mulheres na produção científica da Universidade Federal de Rondônia. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia.
TAMBORIL, M. I.;NÓBREGA, Juliana da Silva. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NO CONTEXTO ESCOLAR. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia.
NÓBREGA, Juliana da Silva; SOUZA FILHO, C. F. M.; FERREIRA, H. S.; SILVA, L. A. L.; ROSSITO, F. D.. "Até que todas sejamos livres!": mulheres, capitalismo-patriarcal e direitos. 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Direito Econômico e Socioambiental) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
LEITE, J. F.;NÓBREGA, Juliana da Silva; SILVA, R. A.; FERNANDES, S. L.; FONSECA, J. L. C. L.. ?DISPUTAS DISCURSIVAS EM TORNO DA NOMEAÇÃO QUILOMBOLA?.. 2023. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
NÓBREGA, Juliana da Silva; Silva, Patrícia; JHONSON, L. AS DIMENSÕES DO RACISMO NO COTIDIANO DE ESTUDANTES INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC). 2026. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia.
URNAU, L.C; SILVA, L. M.;NÓBREGA, Juliana da Silva. ?TRABALHO E GÊNERO: VIVÊNCIAS DE MULHERES TRANS NA CIDADE DE PORTO VELHO-RO?. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia.
NÓBREGA, Juliana da Silva; JIMENEZ, M. L. J.; FACHIM, F. L.. Processos de subjetivação de pessoas gordas no cotidiano de Porto Velho/RO. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia.
NÓBREGA, Juliana da Silva; SCHLINDWEIN, V. L. D. C.; MONTEIRO, J. K.. RELAÇÕES DE TRABALHO E REPERCUSSÕES À SAÚDE MENTAL DE DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO DA AMAZÔNIA. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia.
NÓBREGA, Juliana da Silva; STRUWKA, S.; LEITE, J. F.. PRODUÇÃO DE SENTIDOS NO COTIDIANO DOS PSICÓLOGOS DOS CRAS NO ESTADO DE RONDÔNIA. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia.
NÓBREGA, Juliana da Silva; LEITE, J. F.; PESSOA, E. R. A.. A PRODUÇÃO DE SENTIDOS DAS ESCOLAS DO CAMPO DE ASSENTAMENTOS E ACAMPAMENTO DO MST DO OESTE DA BAHIA NA PERSPECTIVA DE EDUCADORES/AS. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia.
SCHLINDWEIN, V. L. D. C.; FIGUEIREDO, V. C. N.;NÓBREGA, Juliana da Silva. O cotidiano do trabalho das famílias feirantes com filhos (as) menores de idade numa cidade Amazônica. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia.
SCHLINDWEIN, V. L. D. C.; GHIZONI, L. D.;NÓBREGA, Juliana da Silva. Trabalho informal e cooperação: estudo das relações de trabalho dos vendedores ambulantes da região Amazônica. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia.
URNAU, L.C; SILVA, I. R.;NÓBREGA, JULIANA DA SILVA. ?Narrativas de ribeirinhas na universidade: identidades em curso e olhares da psicologia?,. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia.
URNAU, L.C; GONCALVES, M. G. M.;NÓBREGA, Juliana da Silva. Processos Formativos na Preparação para Adoção. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia.
NÓBREGA, Juliana da Silva; CIOFFI, L.C; ARAUJO, M. E.. O olhar docente sobre a formação de professores para a inclusão de deficientes numa escola municipal de Ariquemes-RO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
NÓBREGA, Juliana da Silva; Silva, M.N.L.S.. O processo de inclusão de alunos surdos em uma escola pública do município de Ariquemes-RO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
CIOFFI, L.C; Silva, M.N.L.S.;NÓBREGA, Juliana da Silva. A participação social no Colegiado do Território da Cidadania Vale do Jamari. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
CIOFFI, L.C;NÓBREGA, Juliana da Silva; Silva, M.N.L.S.. Educação Infantil:a escola do campo frente a Lei nº12.796/2013. 2016 - Universidade Federal de Rondônia.
Oliveira, M.M.; BATISTA, E. C.;NÓBREGA, Juliana da Silva. Ensaio sobre a medicalização na educação e os impactos dos diagnósticos de Transtornos do Déficit de Atenção e Hiperatividade no ambiente escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
NÓBREGA, Juliana da Silva; CIOFFI, L.C; PATRICIA, M.A.. Educação Sexual na Escola: a importância da orientação sobre a sexualidade na adolescência. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
CIOFFI, L.C;NÓBREGA, Juliana da Silva; LEANDRO, E.L.. O voo das borboletas: dança e metamorfose na formação humana. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
CIOFFI, L.C;NÓBREGA, Juliana da Silva; PATRICIO, M. A.. A participação do magistério na política de valorização docente no município de Ariquemes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia.
NÓBREGA, Juliana da Silva; AIMI, D. R. S.; CHEDIAK, S.. Banca Examinadora do Concurso para Professor do Magistério Superior. 2024. Universidade Federal de Rondônia.
ZIBETTI, M. L. T.; CHRISTOFOLETTI, R.;NÓBREGA, JULIANA DA SILVA. Concurso para Professor do Magistério Superior, EDITAL Nº 01/GR/UNIR/2019. 2019. Fundação Universidade Federal de Rondônia.
Orientou
Alamãam yakadogãye: violencia contra mulheres de uma comunidade Paiter; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Educação do Campo: um resgate histórico-social da Escola Pérola, no município de Ji-Paraná/RO; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia; (Orientador);
Identidade e Cultura: As dimensões do sofrimento ético-político em estudantes indígenas na Universidade Federal do Acre (UFAC); Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia; (Orientador);
PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DE PESSOAS GORDAS NO COTIDIANO DE PORTO VELHO/RO; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Entre raízes e asas: narrativas de mulheres quilombolas no estado de Rondônia; 2026; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Juliana da Silva Nóbrega;
OS SENTIDOS DAS ESCOLAS DO CAMPO DE ASSENTAMENTOS E ACAMPAMENTO DO MST DO OESTE DA BAHIA NA PERSPECTIVA DE EDUCADORES/AS; 2023; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, FUNDAÇÃO DE APOIO A PESQUISA DE RONDÔNIA; Orientador: Juliana da Silva Nóbrega;
??Um ato de luta estar aqui dentro?: sentidos e perspectivas na formação em Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Rondônia; 2022; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, ; Orientador: Juliana da Silva Nóbrega;
?REFLETIU A LUZ DIVINA COM TODO SEU ESPLENDOR; ; ; ? SABERES E SENTIDOS DO TRABALHO DE CUIDADO EM UM TERREIRO UMBANDISTA Vincent Abiorana do Nascimento PORTO VELHO ? RO 2020; 2021; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Juliana da Silva Nóbrega;
OS SENTIDOS DE ESCOLA E TRABALHO NA PERSPECTIVA DOS ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE INTERNÇAÕ EM RONDÔNIA; 2020; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia, ; Orientador: Juliana da Silva Nóbrega;
2019; Universidade Federal de Rondônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Juliana da Silva Nóbrega;
2019; Fundação Universidade Federal de Rondônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Juliana da Silva Nóbrega;
2018; Universidade Federal de Rondônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Juliana da Silva Nóbrega;
?ME CONHECENDO?: grupo com adolescentes cumprindo medida socioeducativa em meio aberto; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Juliana da Silva Nóbrega;
Violência contra a mulher na mídia digital em Rondônia; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Juliana da Silva Nóbrega;
?O papel da psicóloga como orientador social em uma instituição acolhedora - relato de experiencia"; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Juliana da Silva Nóbrega;
Trajetórias de exclusão/inclusão de pessoas em situação de rua: a Psicologia no enfrentamento das desigualdades"; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Juliana da Silva Nóbrega;
Juventude do campo e o protagonismo das lutas sociais: o caso do Coletivo 14 de Agosto; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Juliana da Silva Nóbrega;
O olhar docente sobre a formação de professores para a inclusão de deficientes numa escola municipal de Ariquemes-RO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Juliana da Silva Nóbrega;
Educação Sexual na escola: a importância da orientação sobre a sexualidade na adolescência; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Juliana da Silva Nóbrega;
Conselho de Classe: o discurso de atores de diferentes segmentos de uma escola pública municipal de Ariquemes; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Juliana da Silva Nóbrega;
Afetividade na Relação Professor e Aluno: em contextos de aprendizagem na Educação Infantil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Juliana da Silva Nóbrega;
A vivencia das crianças no transporte escolar das escolas rurais de Buritis; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Juliana da Silva Nóbrega;
Atingidos por Barragens e pelo uso dos agrotóxicos: a relação entre saúde e trabalho para agricultores/as da região de Porto Velho; 2025; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia, Fundação Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Juliana da Silva Nóbrega;
Rodas de conversa entre trabalhadores expostos aos agrotóxicos na região de Porto Velho: diálogos sobre saúde e trabalho; 2025; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Juliana da Silva Nóbrega;
A saúde do trabalhador rural na roda de conversa: o que os trabalhadores têm a dizer sobre os desafios e estratégias de enfrentamento no cotidiano?; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Juliana da Silva Nóbrega;
Saúde, trabalho e meio ambiente: trajetórias de vida e de trabalho de trabalhadores/as atingidos/as por barragens em Porto Velho/RO; 2023; Iniciação Científica - Universidade Federal de Rondônia, Fundação Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Juliana da Silva Nóbrega;
Diversidade sexual no campo: outras formas de (r)existir; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Juliana da Silva Nóbrega;
Sentidos da diversidade sexual em Rondônia: o Coletivo LGBT do Movimento dos Atingidos por Barragens; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Juliana da Silva Nóbrega;
Diversidade sexual no campo: outras formas de (r)existir?; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em PSICOLOGIA) - Universidade Federal de Rondônia, Fundação Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Juliana da Silva Nóbrega;
Psicologia e Ruralidades: sentidos da Extensão Rural para agricultores familiares em Rondônia; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Juliana da Silva Nóbrega;
Juventude e resistência na luta pela terra em Rondônia: diversidade sexual e suas repercussões; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Juliana da Silva Nóbrega;
Movimentos sociais do campo em Rondônia: Sentidos da produção artística-cultural da juventude na luta pela terra em Rondônia; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Juliana da Silva Nóbrega;
A MULHER CAMPONESA EM RONDÔNIA: A ORGANIZAÇÃO E OS SENTIDOS DO COTIDIANO NA LUTA; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Juliana da Silva Nóbrega;
Produções bibliográficas
-
SATO, LENY ; ANDRADA, CRIS FERNÁNDEZ ; ESTEVES, EGEU GÓMEZ ; NÓBREGA, JULIANA DA SILVA . Trabalhar para quê ? Trabalhar como ? Relações Solidárias para o enfrentamento da precariedade do trabalho e da vida. LABOREAL (PORTO. ONLINE) , v. 20, p. 01/-14, 2024.
-
NASCIMENTO, V. A. ; NÓBREGA, Juliana da Silva . De vermelho e negro: vestindo à noite, o mistério traz: encruzilhadas de gênero e o entre-lugar de exus e pombogiras. REVISTA FEMINISMOS , v. 11, p. 1-17-17, 2023.
-
SATO, LENY ; GÓMEZ ESTEVES, EGEU ; ANDRADA, CRIS FERNÁNDEZ ; NÓBREGA, JULIANA DA SILVA . Resistências ao trabalho precário por meio de relações solidárias: quatro casos do Brasil. QUADERNS DE PSICOLOGIA. INTERNATIONAL JOURNAL OF PSYCHOLOGY , v. 23, p. e1597, 2021.
-
NÓBREGA, Juliana da Silva . SUBJETIVIDADES CAPITALIZADAS E OS DESAFIOS PARA A EFETIVAÇÃO DA DEMOCRACIA NO COTIDIANO: UMA EXPERIÊNCIA DE COLETIVIZAÇÃO NUM ASSENTAMENTO DO MST EM RONDÔNIA. TEXTOS E DEBATES (UFRR) , v. 01, p. 131, 2017.
-
DIMOV, TATIANA ; NÓBREGA, JULIANA DA SILVA . A questão da Saúde do Trabalhador em empreendimentos autogestionários. CADERNOS DE PSICOLOGIA SOCIAL DO TRABALHO (USP) , v. 17, p. 129, 2014.
-
NÓBREGA, Juliana da Silva ; LIMA, A. S. ; LOPES, W. . Os sentidos das trajetórias universitárias de camponeses LGBTQIA+ em Rondônia. In: FAUSTON NEGREIROS; RONALDO ALEXANDRINO. (Org.). Psicologia Escolar e Educacional & População LGBTQIA+. 1ed.CAMPINAS: ALÍNEA, 2023, v. 1, p. 1-.
-
NÓBREGA, Juliana da Silva ; LIMA, A. S. ; ALMEIDA, W. R. . Educação do Campo, decolonialidades e perspectivas da Psicologia. In: Flavia Lemos; Dolores Galindo; Pedro Paulo Gastalho de Bicalho; Aluísio Ferreira de Lima. (Org.). Educação artifício: tecer o diferir no cuidado em saúde como agência de conexões plurais. 1ed.: CRV, 2022, v. 20, p. 157-173.
-
NASCIMENTO, V. A. ; NÓBREGA, Juliana da Silva . No terreiro o Adijá é tocado... A Psicologia escutará o chamado?. In: Flavia Cristina Lemos; Dolores Galindo, Pedro Paulo de Bicalho; Aluísivo Ferreira de Lima; João Paulo Pereira Barros; Silvio José Benelli; Felipe Sampaio de Freitas; Igor do Carmo Santos; Daiane Gasparetto da Silva; André Benassuly Arruda; Daniele Santos. (Org.). Brutalismos, necropolíticas e biopolíticas: governamentalidade em quadros de guerra que tornam vidas precárias. 1ed.: CRV, 2022, v. 19, p. 1-746.
-
NÓBREGA, Juliana da Silva ; AGUIAR, R. C. ; MARTINS, A. C. C. . Memórias da terra: narrativas de mulheres camponesas militantes do MST e do MPA em Rondônia. In: CALEGARE, Marcelo; MEZZALIRA, Adinete Sousa da Costa. (Org.). Processos psicossociais vol.1: prática e reflexões sobre educação, saúde, ruralidades e política.. 1ed.Manaus: Edua, 2020, v. 1, p. 197-220.
-
NÓBREGA, Juliana da Silva ; CARVALHO, L. I. N. ; VASCONCELOS, M. M. . Para onde corro, não vejo saídas, só vejo barragens: a formação em psicologia e o olhar para os impactos invisíveis em atingidos por barragens na cidade de Porto Velho. In: Tamboril, Maria Ivonete Barbosa; Zibetti, Marli Lúcia Tonatto; Urnau, Lílian Caroline. (Org.). Diálogos Amazônicos em Psicologia. 1ed.Porto Velho: Temática Editora, 2019, v. 1, p. 22-309.
-
GARZON, L.F.N ; PELLEGRINO, E.F.C ; NÓBREGA, Juliana da Silva . UHEs Santo Antônio e Jirau (RO) e Belo Monte (PA): desastre continuado e sofrimento psíquico. In: Tamboril, M.I.; Lima, M.L.C; Neves, A.L.M. (Org.). Psicologia Social na Amazônia: reticulando potencialidades e desafios. 1ed.Porto Alegre: ABRAPSO, 2019, v. 1, p. 5-252.
-
NÓBREGA, Juliana da Silva . Terras, trabalho e panelas coleivas: a produção da vida como políica no coidiano de um assentamento rural do MST em Rondônia. In: Maria Chalfin Coutinho, Odair Furtado, Tânia Regina Raitz. (Org.). Psicologia Social e Trabalho: perspectivas críticas. 1ªed.Santa Catarina: Edições do Bosque/ ABRAPSO, 2015, v. , p. 2-.
-
NÓBREGA, Juliana da Silva . O cotidiano do processo organizativo do ?COLETIVO 14 DE AGOSTO?, em Rondônia. In: VI JORNADA DE ESTUDOS EM ASSENTAMENTOS RURAIS, 2013, CAMPINAS. VI JORNADA DE ESTUDOS EM ASSENTAMENTOS RURAIS. Campinas: FEAGRI-UNICAMP, 2013.
-
NÓBREGA, Juliana da Silva . A construção de uma prática organizativa autogestionária no cotidiano da ITCP-UNICAMP: um processo diário de aprender a fazer política. In: Seminário Extensão e Economia Solidária na ITCP: Sistematização de Experiencias, 2009, Campinas. SeSeminário Extensão e Economia Solidária na ITCP: Sistematização de Experiencias, 2009.
-
NÓBREGA, Juliana da Silva . A negociação dos sentidos de incubação no cotidiano de uma incubadora de emprendimentos solidários de Campinas. In: IV Encontro Internacional de Economia Solidária: Educação, Política e Integração da América Latina, 2006, São Paulo. Anais do Encontro Internacional de Economia Solidária. São Paulo: NESOL, 2006.
-
NÓBREGA, Juliana da Silva . Terras, Trabalho e Panelas Coletivas: a produção da vida como política no cotidiano de um assentamento rural do MST em Rondônia. In: XVII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2013, Florianópolis. Anais do XII Encontro Nacional da Abrapso. Florianópolis, 2013.
-
NÓBREGA, Juliana da Silva . Os conhecimentos tradicionais nos cuidados com a saúde num assentamento do MST, em Rondonia: ervas medicinais, bioenergia e homeopatia como práticas de resistencia ao capitalismo. In: 16º Encontro Nacional de Psicologia Social da ABRAPSO, 2011, RECIFE. Anais do 16º Encontro Nacional de Psicologia Social da ABRAPSO, 2011.
-
NÓBREGA, Juliana da Silva . A autogestão entre famílias de um assentamento do MST, em Rondônia: produzindo resistências nas relações de saúde, gênero e trabalho. In: 16º Encontro Nacional de Psicologia Social da ABRAPSO, 2011, RECIFE. Anais do 16º Encontro Nacional de Psicologia Social da ABRAPSO, 2011.
-
NÓBREGA, Juliana da Silva ; SOUZA, Luciana Silva Martins de ; ASSEF, Ellen Carolina dos Santos . Construindo Bases para uma Cultura Solidária. In: XII Encontro Nacional da Abrapso, 2003, Porto Alegre. Anais do XII Encontro Nacional da Abrapso. Porto Alegre: abrapso, 2003. v. 0000. p. 0000-0000.
-
DIMOV, T. ; NÓBREGA, Juliana da Silva . A questão da saúde do trabalhador em empreendimentos autogestionários. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho (USP) , 2014.
-
NÓBREGA, Juliana da Silva . Estágio Básico em Psicologia: o reconhecimento dos diferentes modos de vida e luta da população camponesa de Rondônia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NÓBREGA, Juliana da Silva . A coletivização do trabalho e a reprodução da vida em um grupo de assentados, em Rondônia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NÓBREGA, Juliana da Silva . A produção da vida como política no cotidiano: a união de terras, trabalho e panelas no Grupo Coletivo 14 de Agosto, em Ariquemes, Rondônia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NÓBREGA, Juliana da Silva ; URNAU, L.C ; CIOFFI, L.C . Participação Social de Políticas Educacionais na Amazônia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NÓBREGA, Juliana da Silva . O cotidiano do processo organizativo do ?COLETIVO 14 DE AGOSTO?, em Rondônia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NÓBREGA, Juliana da Silva . A produção da vida como política no cotidiano: a união de terras, trabalho e panelas no Coletivo 14 de Agosto, em Rondônia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NÓBREGA, Juliana da Silva . Os conhecimentos tradicionais nos cuidados com a saúde num assentamento do MST, em Rondônia: ervas medicinais, bioenergia e homeopatia como práticas de resistência ao capitalismo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NÓBREGA, Juliana da Silva . A autogestão entre famílias de um assentamento do MST, em Rondônia: produzindo resistências nas relações de saúde, gênero e trabalho?.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NÓBREGA, Juliana da Silva . La economia desde la base. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NÓBREGA, Juliana da Silva . Problemas entorno el trabajo y los trabajadores: el capitalismo globalizado. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NÓBREGA, Juliana da Silva . A Psicologia e as Transformações no Mundo do Trabalho. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NÓBREGA, Juliana da Silva . A Psicologia Social do Trabalho e a Economia Solidária. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NÓBREGA, Juliana da Silva . A possibilidade de construção de espaços emancipatórios no cotidiano de uma cooperativa de triagem de materiais recicláveis. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NÓBREGA, Juliana da Silva ; SOUZA, Luciana Silva Martins de . Economia Solidária e Conhecimentos Locais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NÓBREGA, Juliana da Silva . Os lugares ocupados na economia solidária e as socialidades produzidads a partir dos mesmos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
NÓBREGA, Juliana da Silva ; SANTOS, C. . Juventude, escola e saúde mental em assentamento de reforma agrária. 2020.
CIOFFI, L.C ; NÓBREGA, Juliana da Silva ; URNAU, L.C . Participação Social e Políticas Educacionais na Amazônia. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CHRISTOFOLETTI, R. ; NÓBREGA, JULIANA DA SILVA . Economia Solidária e as Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
NÓBREGA, JULIANA DA SILVA ; BANDEIRA, F. C. ; COSTA, F. A. . Formação Continuada em Agroecologia. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
NÓBREGA, Juliana da Silva ; GOMES, W. L. . Diversidade sexual no campo: outras formas de (r)existir. 2021. (Relatório de pesquisa).
STRUWKA, S. ; NÓBREGA, Juliana da Silva . Psicologia e o problema da terra: nossas tarefas históricas. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
NÓBREGA, Juliana da Silva ; GOMES, W. L. . Psicologia e Ruralidades: sentidos da Extensão Rural para agricultores familiares em Rondônia. 2020. (Relatório de pesquisa).
MARTINS, A. C. C. ; NÓBREGA, Juliana da Silva ; GOMES, W. L. ; CARVALHO, L. I. N. . Sentidos da participação das mulheres e dos jovens na luta pela terra em Rondônia: contribuições da Psicologia Rural.. 2019. (Relatório de pesquisa).
NÓBREGA, Juliana da Silva ; PEREIRA, M. . Patrimônio Cultural, Memória e Narrativas Esquecidas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
NÓBREGA, Juliana da Silva . Psicologia e as transformações no mundo do trabalho. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2025 - Atual
Núcleo Rondoniense de Estudos em Agroecologia e Produção Organica Mãe Reis - NEA MÃE REIS, Descrição: O NEA Mãe Reis é um projeto de pesquisa e extensão da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), com financiamento do CNPq, que tem por objetivo construir uma rede estudos e produção de conhecimentos e práticas em Agroecologia. O projeto é composto por docentes, estudantes, pesquisadores e extensionistas colaboradores dos Campis de Porto Velho, Ji-Paraná e Presidente Médice. O NEA está organizado em 4 eixos de atuação: diagnóstico e mapeamento de impactos das mudanças climáticas e dos agrotóxicos no campo; formação em agroecologia e economia soldiária, gênero e juventude; produção agroecológica e por fim, a comercialização. Todos esses temas sendo trabalhados também na Comunicação Popular.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Juliana da Silva Nóbrega - Coordenador / Lilian Caroline Urnau - Integrante / Angelica de Souza Lima - Integrante / rafael christofoletti - Integrante / RENATA DA SILVA NOBREGA - Integrante / Letícia Regiane Marciel Neves - Integrante / MORALES, EVELYN - Integrante / REIS, NARA LUÍSA - Integrante / Cairã Reis - Integrante., Financiador(es): CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO-CNPQ - Auxílio financeiro.
-
2024 - 2025
Trabalhadores rurais atingidos por barragens na região de Porto Velho e o agronegócio: desafios para o campo da saúde do trabalhador, Descrição: Em Rondônia não é diferente. Território amazônico historicamente produzido num violento processo de colonização, sempre foi compreendido como celeiro da pecuária e agricultura intensiva e extensiva e da mineração. Com uma política de reforma agrária que pouco se efetiva na prática, muitos trabalhadores e trabalhadoras do campo têm sido expulsos compulsoriamente de suas terras para abrir latifúndios de gado e de soja, mais recentemente. Este projeto de pesquisa tem como objetivo conhecer as condições de saúde de trabalhadores e trabalhadoras rurais, vinculados ao Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e residentes de áreas de assentamento e reassentamento de Reforma Agrária na região de Porto Velho. A pesquisa partiu de uma urgência concreta percebida ao nos depararmos com as dificuldades de produção de algumas comunidades assistidas pelo projeto de extensão Agroecologia: geração de renda, saúde e meio ambiente integrado às práticas da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UNIR (programa de extensão). Um dos elementos que chamou nossa atenção foi a escuta de relatos de trabalhadores sentindo-se bastante adoecidos nos assentamentos, tanto do ponto de vista físico quanto do ponto de vista psicológico e relacionando isso ao processo de degradação ambiental efetivado pelo uso dos agrotóxicos no entorno de seus territórios. Neste sentido, buscaremos compreender os processos que atravessam e produzem os sentidos saúde e doença nos territórios destes assentamentos, no cotidiano vivido por estas pessoas. Tomaremos como referenciais teóricos guias dessa discussão a Psicologia Social do Trabalho voltada às ruralidades e os estudos no campo da saúde do trabalhador.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Juliana da Silva Nóbrega - Coordenador / Greicielle Kassila Alves de Alencar - Integrante / Ana Letícia Prestes Souza - Integrante.
-
2023 - 2024
Trabalhadores rurais atingidos por barragens na região de Porto Velho e o agronegócio: desafios para o campo da saúde do trabalhador, Descrição: As condições de vida e trabalho no meio rural brasileiro sempre foram precárias. Depois das décadas de 1970 e 1980, com o processo de modernização da agricultura a partir do modelo da Revolução Verde, estas condições se agravaram de forma alarmante. Garantir a saúde em meio a processos de precarização das parcas políticas públicas voltadas para a população do campo tem sido um desafio vivenciado por muitos trabalhadores e trabalhadoras rurais nas últimas décadas. Em Rondônia não é diferente. Território amazônico historicamente produzido num violento processo de colonização, sempre foi compreendido como celeiro da pecuária e agricultura intensiva e extensiva e da mineração. Com uma política de reforma agrária que pouco se efetiva na prática, muitos trabalhadores e trabalhadoras do campo têm sido expulsos compulsoriamente de suas terras para abrir latifúndios de gado e de soja, mais recentemente. Este projeto de pesquisa tem como objetivo conhecer as condições de saúde de trabalhadores e trabalhadoras rurais, vinculados ao Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e residentes de áreas de assentamento e reassentamento de Reforma Agrária na região de Porto Velho. A pesquisa partiu de uma urgência concreta percebida ao nos depararmos com as dificuldades de produção de algumas comunidades assistidas pelo projeto de extensão Agroecologia: geração de renda, saúde e meio ambiente integrado às práticas da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UNIR (programa de extensão). Um dos elementos que chamou nossa atenção foi a escuta de relatos de trabalhadores sentindo-se bastante adoecidos nos assentamentos, tanto do ponto de vista físico quanto do ponto de vista psicológico e relacionando isso ao processo de degradação ambiental efetivado pelo uso dos agrotóxicos no entorno de seus territórios. Neste sentido, buscaremos compreender os processos que atravessam e produzem os sentidos saúde e doença nos territórios destes assentamentos, no cotidiano vivido por estas pessoas. Tomaremos como referenciais teóricos guias dessa discussão a Psicologia Social do Trabalho voltada às ruralidades e os estudos no campo da saúde do trabalhador. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, voltada a conhecer a percepção dos participantes acerca de questões vivenciadas em seu cotidiano. Para atingir os objetivos apresentados, faremos uso de entrevistas narrativas abertas e realização de grupos de conversa sobre a temática da saúde do trabalhador, em que buscaremos a construção coletiva dos entendimentos acerca do acesso à saúde, via políticas públicas. As análises serão realizadas a partir da construção de categorias a posteriori e terão como os sentidos produzidos] em torno da relação saúde, trabalho e meio ambiente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Juliana da Silva Nóbrega - Coordenador.
-
2021 - 2022
Sentidos da diversidade sexual em Rondônia: o Coletivo LGBT do Movimento dos Atingidos por Barragens, Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa que dá continuidade às discussões realizadas em dois outros projetos de iniciação científica, a saber, 2018/2019 e 2020/2021. Nestas ocasiões, nosso interesse esteve voltado para as trajetórias de vida de jovens LGBTs participantes de movimentos sociais do campo em Rondônia e para a produção discursiva da luta LGBT no campo a partir de documentos de domínio público (SPINK et al., 2014) e em textos de Psicologia. Nestas duas pesquisas relatamos, através dos relatos da juventude, como o surgimento de coletivos organizados dentro do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) possibilitou que jovens LGBTs sem terra e atingidas/os encontraram importante espaço de acolhimento e de reconhecimento social que fortaleceu seu pertencimento e participação nestas organizações, favorecendo tanto a luta por reforma agrária e por água e energia quanto a luta pelos direitos da população LGBTT no campo e na cidade. É neste sentido que este projeto se apresenta para poder aprofundar no entendimento de como o MAB ? Rondônia, ao longo de sua luta, acompanhando um movimento que se dá em âmbito nacional, forja o Coletivo LGBT no estado. Buscaremos aqui traçar a linha histórica que permite que este grupo se organize e mobilize participantes dentro do movimento, as estratégias criadas para alcançá-los e a repercussão do espaço em suas vidas e também nas comunidades onde o MAB atua. A pesquisa contará com etapas de entrevistas semi dirigidas (SPINK, 2010) com participantes do Coletivo e com a participação direta da/o pesquisador nas ações deste grupo (BRANDÃO, 2007). Tomamos como referencial teórico-metodológico a perspectiva das práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano (SPINK, 2010) da postura construcionista em Psicologia Social e nos conduziremos a partir daí para compreender os sentidos da diversidade sexual para os/as atingidos/as por barragens que participam do Coletivo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Juliana da Silva Nóbrega - Coordenador / WOLEMBERGUE LOPES GOMES - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2020 - 2021
Sentidos da diversidade sexual em contextos rurais: entre a Psicologia e os movimentos sociais do campo, Descrição: No ciclo do PIBIC de 2018 a 2019, durante a realização do Projeto intitulado "Sentidos da participação das mulheres e dos jovens na luta pela terra em Rondônia: contribuições da Psicologia Rural" nos deparamos com a necessidade de aprofundar a discussão sobre a questão da diversidade sexual no meio rural. Na ocasião da pesquisa, que tinha por objetivo compreender os sentidos da participação nos movimentos sociais do campo para jovens e mulheres, um dos elementos que mais se destacou foi a importância que essas organizações sociais - a saber, MST e MAB - tem dado ao debate da diversidade sexual entre os camponeses. O MST criou nacionalmente o Setor LGBTT e a partir daí, as regionais em cada estado, começaram a fomentar esse mesmo espaço em suas localidades. Já o MAB criou, por sua vez, o Coletivo LGBTT, também em nivel nacional e que se dissipa para os estados da mesma maneira. Durante a pesquisa realizada, tivemos a oportunidade de conversar com jovens rondonienses que perceberam nesta abertura uma possibilidade de, em primeiro lugar, ser acolhido e se proteger da violência da homofobia e transfobia, mas também de participar mais ativamente como militantes desses movimentos. Essa questão, aliada a necessidade de produzir uma Psicologia que consiga se articular mais com as diferentes ruralidades, conhecendo os processos vivenciados cotidianamente pela população camponesa, nos levou a necessidade de buscar compreender se e como está estruturado o campo de estudos dessa área e outras áreas afins em relação a esta temática, mas também ao interesse em como esses movimento produzem publicamente uma narrativa que permite que esses jovens sintam-se acolhidos e respeitados em suas identidades sexuais e de gênero. Assim, este é um projeto que pretende realizar uma revisão bibliográfica dos estudos da Psicologia e de áreas afins, no período de 10 anos, a respeito da diversidade sexual e também, uma pesquisa documental nas principais plataformas desses dois movimentos sociais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Juliana da Silva Nóbrega - Coordenador / WOLEMBERGUE LOPES GOMES - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Rondônia - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
-
2019 - 2020
Psicologia e Ruralidades: Sentidos da Extensão Rural para agricultores familiares em Rondônia, Descrição: Os escassos diálogos entre a Psicologia e a extensão rural no país tem levantado a importância da participação nos processos de apoio aos agricultores familiares. A extensão rural está relacionada aos processos de assistência técnica aos agricultores familiares oferecidos por empresas públicas ou privadas.Tem o objetivo de compreender os sentidos da Extensão Rural entre os agricultores familiares da cidade de Porto Velho e conhecer as possíveis contribuições da Psicologia nesses serviços, através das seguintes etapas: levantamento bibliográfico, observação participante e entrevistas semiestruturadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Juliana da Silva Nóbrega - Coordenador / WOLEMBERGUE LOPES GOMES - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2018 - 2024
Os significados das trajetórias de escolarização de jovens estudantes amazônidas, Descrição: O Projeto de Cooperação Acadêmica entre UFAM-UnB-UNIR tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento dos programas de pós-graduação na região amazônica, PPGPSI/UFAM e MAPSI/UNIR e a consolidação da colaboração científica entre as equipes, tendo por referência os estudos voltados aos processos de desenvolvimento humano e educação em contextos socioculturais específicos, na região amazônica brasileira. O objetivo geral deste projeto é analisar como as/os estudantes amazônidas significam a sua trajetória de escolarização e vivências no ensino superior, sua participação e protagonismo e o quanto a universidade responde as suas demandas, em narrativas e argumentações, a partir de sua inscrição sócio institucional. Os objetivos específicos são: identificar espaços de participação das/dos estudantes levantando elementos que promovem ou impedem a permanência na universidade; entender de que forma os estudantes significam sua trajetória de escolarização; identificar nas narrativas das/os estudantes se e como as/os professoras/es contribuíram para a promoção da inclusão escolar; analisar as mudanças (lineares) e transformações (descontínuas) nas vivências escolares dos estudantes a partir de estudo longitudinal desenvolvido em duas etapas com intervalo de um ano.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (18) . , Integrantes: Juliana da Silva Nóbrega - Integrante / Lilian Caroline Urnau - Integrante / Maria Ivonete Tamboril - Integrante / Marli Lucia Tonatto Zibetti - Integrante / Iracema Neno Cecília Tada - Integrante / Ana Maria Lima e Souza - Integrante / Marcelo Gustavo A. Calegare - Integrante / Iolete Ribeiro da Silva - Coordenador / Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas - Integrante / Denise Machado Duran Gutierrez - Integrante / Adinete Sousa da Costa Mezzalira - Integrante / Regina Lucia Sucupira Pedroza - Integrante / Claudia Regina Brandão Sampaio - Integrante / Lucia Helena Zabotto Pulino - Integrante / Asdrubal Borges Formiga Sobrinho - Integrante / Neffretier C. R. A. dos Santos Clasta - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
-
2018 - 2019
Sentidos da participação das mulheres e dos jovens na luta pela terra em Rondônia: contribuições da Psicologia Rural., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Juliana da Silva Nóbrega - Coordenador / Laura Izabelle Nobre Carvalho - Integrante / Wolembergue Lopes - Integrante / Ana Clara Costa Martins - Integrante., Número de produções C, T & A: 3
-
2017 - 2020
MEMÓRIA E PROCESSOS DE EDUCAÇÃO NO COTIDIANO: TRAJETÓRIAS DE VIDA DE MULHERES MILITANTES DA LUTA PELA TERRA EM RONDÔNIA., Descrição: luta pela terra em Rondônia está intimamente ligada ao seu processo histórico de colonização, quando incluído no mapa dos lugares a serem desbravados pelos trabalhadores migrantes que vinham sendo expulsos de suas terras pelo processo de modernização da agricultura durante a ditadura civil-militar no Brasil. A Amazônia brasileira era, de acordo com a propaganda, o novo eldorado, promessa de vida melhor, progresso e desenvolvimento. À medida que a ocupação das terras rondonienses se efetivava, intensificavam-se as contradições sociais concretizadas na luta pela terra. Em meados de 1980, assim como em outros lugares do país, os camponeses começam a se organizar em grupos, em geral vinculados aos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STRs) e às Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Igreja Católica e também da Igreja Luterana. A organização do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em âmbito nacional, em 1986, é o marco do enfrentamento político ao latifúndio e em favor de uma Reforma Agrária. Esse movimento alcança também as lideranças dos camponeses em Rondônia, fortalecendo ainda mais as lutas dos sindicatos e constituindo-se também estadualmente, algum tempo depois. Neste período de intensas atividades de mobilização no interior de Rondônia, as principais lideranças dos movimentos sociais vão sendo formadas, dentre elas muitas mulheres. Contrapondo-se a lógica patriarcal fortemente vigente no mundo rural, essas mulheres embrenhamse na luta por terra e trabalho realizando ocupações, atividades de massa, protestos, formações para outros camponeses, entre outras coisas. Ao longo do tempo, outras gerações de militantes são formadas e novas mulheres passam a ocupar esse espaço em conjunto com essas que iniciaram a luta. Este projeto de pesquisa tem por objetivo conhecer a trajetória de vida dessas mulheres, tanto as mais antigas quanto as novas com intuito de realizar um registro documental da memória da luta feminina pela terra em Rondônia e compreender o processo de educação não formal do cotidiano. Como metodologia será adotada a perspectiva construcionista (SPINK,M.J. 2004), por meio da análise das práticas discursivas das mulheres e os sentidos que atribuem a seus percursos de vida. Parte-se da ideia de que esses sentidos produzido nas lutas pela terra envolvem também diferentes posições além do gênero, também geracionais e étnico-raciais e dessa forma, será adotado o referencial da interseccionalidade. Além disso, pretende-se também realizar um registro documental audiovisual das entrevistas realizadas com essas mulheres, com intuito de devolver aos movimentos sociais um produto de pesquisa que possa ser utilizado em seus processos de formação e de luta.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana da Silva Nóbrega - Coordenador / Ana Clara Costa Martins - Integrante / Regina Clara Aguiar - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Rondônia, Departamento de Psicologia- Campus de Porto Velho. , Avenida Presidente Dutra - até 2965 - lado ímpar, Centro, 76801059 - Porto Velho, RO - Brasil, Telefone: (069) 21822000
Experiência profissional
2014 - Atual
Universidade Federal de RondôniaVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Docente, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
02/2023
Ensino, Psicologia, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia Social do Trabalho na compreensão das desigualdades na Amazônia
-
02/2023
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia e Trabalho - 80hs
-
04/2020
Extensão universitária , Departamento de Psicologia- Campus de Porto Velho.Atividade de extensão realizada, Vice Coordenação do Programa de Extensão: Incubadora de Cooperativas Populares (INCOOP-UNIR).
-
02/2019
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia Comunitária, Psicologia e Trabalho, Psicologia Institucional, Psicologia Social
-
01/2019
Ensino, Psicologia, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PESQUISA NO/DO COTIDIANO A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA SOCIAL, DESENVOLVIMENTO HUMANO, EDUCAÇÃO E ATIVISMOS - 40 h, Estudos Orientados II, TÓPICOS ESPECIAIS EM PESQUISA I: ELABORAÇÃO DE PROJETO - 30 h, TÓPICOS ESPECIAIS EM PESQUISA III: TRABALHO DE CAMPO - 30 h, TÓPICOS ESPECIAIS EM PESQUISA II: APROFUNDAMENTO TEÓRICO - 30 h
-
05/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Psicologia- Campus de Porto Velho.Cargo ou função, MEMBRO DO NUCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE DO CURSO DE PSICOLOGIA.
-
08/2022 - 12/2022
Ensino, Psicologia, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, TÓPICOS ESPECIAIS EM PESQUISA I: ELABORAÇÃO DE PROJETO - 30 h, TÓPICOS ESPECIAIS EM PESQUISA IV: ANÁLISE E CONCLUSÃO - 30 h
-
02/2022 - 06/2022
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia Social - 80hs, Pesquisa em Psicologia - 60 hs, Estágio Básico II - 80hs
-
08/2021 - 12/2021
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia e Trabalho, Psicologia Institucional
-
08/2021 - 12/2021
Ensino, Psicologia, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PESQUISA NO/DO COTIDIANO A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA SOCIAL - 80 h, TÓPICOS ESPECIAIS EM PESQUISA II: APROFUNDAMENTO TEÓRICO - 30 h
-
02/2021 - 06/2021
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia Social - 80hs
-
02/2021 - 06/2021
Ensino, Psicologia, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, TÓPICOS ESPECIAIS EM PESQUISA I: ELABORAÇÃO DE PROJETO - 30 h, TÓPICOS ESPECIAIS EM PESQUISA IV: ANÁLISE E CONCLUSÃO - 30 h
-
09/2020 - 12/2020
Ensino, Psicologia, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PESQUISA NO/DO COTIDIANO A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA SOCIAL - 80 h, TÓPICOS ESPECIAIS EM PESQUISA III: TRABALHO DE CAMPO - 30 h
-
08/2020 - 12/2020
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia e Trabalho - 80hs, Psicologia Institucional - 80hs
-
02/2020 - 06/2020
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia Social
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, PSICOLOGIA, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia Comunitária - 80hs
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Psicologia, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, TÓPICOS ESPECIAIS EM PESQUISA I: ELABORAÇÃO DE PROJETO - 30 h
-
02/2019 - 12/2019
Estágios , Departamento de Psicologia- Campus de Porto Velho.Estágio realizado, Estágio Supervisionado I - Psicologia Social - 160hs.
-
02/2019 - 06/2019
Ensino, Psicologia, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PESQUISA NO/DO COTIDIANO A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA SOCIAL - 80 h, DESENVOLVIMENTO HUMANO, EDUCAÇÃO E ATIVISMOS - 40 h, TÓPICOS ESPECIAIS EM PESQUISA I: ELABORAÇÃO DE PROJETO - 30 h
-
02/2019 - 06/2019
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia Social - 80hs
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Básico I - 80hs, Psicologia Institucional - 80hs
-
02/2018 - 12/2018
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Básico I, Psicologia Social, Estágio Básico II, Psicologia Institucional
-
02/2018 - 12/2018
Estágios , Departamento de Psicologia- Campus de Porto Velho.Estágio realizado, ESTÁGIO BÁSICO I.
-
02/2018 - 06/2018
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Básico II - 80hs, Psicologia Social - 80hs
-
07/2017 - 12/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estudos Orientados I
-
04/2017 - 06/2017
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Básico I e II, Psicologia Comunitária, Psicologia Institucional
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia da Aprendizagem, Diagnóstico Psicológico e Problemas de Aprendizagem
-
01/2015 - 12/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Diagnóstico Psicológico e Problemas de Aprendizagem - 80 hs, Educação Infantil - 80 hs, Psicologia da Aprendizagem - 80hs, Educação Especial
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Diagnóstico Psicológico e Problemas de Aprendizagem, Educação Especial
2014 - 2014
Faculdade Panamericana de Ji-ParanáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora; Ensino Psicologia, Carga horária: 30
2014 - 2014
Faculdade Panamericana de Ji-ParanáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Ensino; Psicologia. Nível: Graduação, Carga horária: 4
Outras informações:
Disciplina de Metodologia Científica aplicada à Psicologia.
Curso de Psicologia.
2014 - 2014
Faculdade Panamericana de Ji-ParanáVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Ensino; Psicologia; Nível: Pós-Graduação, Carga horária: 24
Outras informações:
Disciplina de Psicologia Social
Pós-Graduação/ Lato Sensu: "MBA em Políticas de Assistência Social, Gestão e Planejamento de Projetos".
2009 - 2009
Faculdade Santa Lúcia de Mogi MirimVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Ensino; Psicologia. Nível: Graduação, Carga horária: 4
Outras informações:
docente da disciplina de Psicologia Social I
2009 - 2009
Faculdade Santa Lúcia de Mogi MirimVínculo: , Enquadramento Funcional: Ensino; Psicologia. Nível: Graduação, Carga horária: 4
Outras informações:
Docente da disciplina de Psicologia Social II
2008 - 2010
Incubadora Tecnologica de Cooperativas Populares da UNICAMPVínculo: monitora, Enquadramento Funcional: Formadora; Educação Popular; Psicologia, Carga horária: 30
Outras informações:
Monitora de incubação na área das relações de gênero junto a cooperativas populares de catadores de materiais recicláveis.
PRONINC: PROGRAMA NACIONAL DE INCUBADORA DE COOPERATIVAS POPULARES
2008 - 2010
Incubadora Tecnologica de Cooperativas Populares da UNICAMPVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formadora; Educação Popular; Psicologia, Carga horária: 20
Outras informações:
Monitora de Dinâmica das Relações Humanas junto a cooperativas populares de catadores de materiais recicláveis.
PRONINC: PROGRAMA NACIONAL DE INCUBADORAS DE COOPERATIVAS POPULARES
2007 - 2007
CRASS ÁREA CURA - PREFEITURA MUNICIPAL DE SUMARÉVínculo: cooperada da UNICOOP, Enquadramento Funcional: Psicóloga Social, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2007 - 2007
Projeto Recaminhos CREASVínculo: cooperada, Enquadramento Funcional: psicóloga social, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Projeto de atendimento psicossocial à vítimas de violência sexual - crianças e adolescentes.
2003 - 2004
Centro de Referência em Cooperativismo e AssociativismoVínculo: prestadora de serviço, Enquadramento Funcional: psicóloga social, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Juliana da Silva Nóbrega e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?