Gustavo Luis Gutierrez

Gustavo Luis Gutierrez é graduado em administração de empresas, mestre em ciências sociais (política) pela PUC de São Paulo, doutor em administração (Organizações e Recursos Humanos) pela FGV de São Paulo, livre docente em sociologia (UNESP) e professor titular do departamento de Atividade Física Adaptada da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Tem produzido principalmente nas áreas de gestão, metodologia de pesquisa, qualidade de vida e inclusão de grupos com necessidades especiais.

Informações coletadas do Lattes em 22/02/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Administração de Empresas

1985 - 1989

Fundação Getúlio Vargas - SP
Título: Autogestão particpação e estrutura organizacional
FERNANDO CLAUDIO PRESTES MOTTA. Palavras-chave: Autogestao; Economia Social; Gestao Participativa.

Mestrado em Ciências Sociais

1981 - 1983

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: AUTOGESTAO E CONDICOES MODERNAS DE PRODUCAO, Ano de Obtenção: 1983
Orientador: MAURICIO TRAGTEMBERG
Palavras-chave: Autogestao; Burocracia; Estrutura Matricial.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em administração de emprsas

1976 - 1980

Fundação Armando Álvares Penteado

Pós-doutorado

1990 - 1994

Pós-Doutorado. , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas.

Participação em bancas

Aluno: Carlos Enrique Tupiño Salinas

GUTIERREZ, G. L.CATANI, A. M.. Membro Titular da Banca Examinadora de Defesa de Mestrado do Acadêmico: Carlos Enrique Tupio Salinas, Intitulada: Programas de Microcrédito e Seus Efeitos no Desenvolvimento Local no Brasil e no Peru: um Estudo Comparativo Sobre o Banco do Povo de Santo André/São Paulo e Mibanco da Vila El Salvador/Lima, 1998-2001, no dia 22 de Agosto de 2003 22/08/2003. 2003. Dissertação (Mestrado em Integração da América Latina) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Maria Belavenuto e Freitas

GUTIERREZ, G. L.CATANI, A. M.. Membro Titular da Banca Examinadora de Mestrado da Academica: Ana Maria Belavenuto e Freitas, Intitulada: A Descentralização da Negociação Coletiva de Trabalho como Instrumento de Legitimação de Reforma Trabalhista: Análise Comparada dos Acordos e Convênios Coletivos, no Brasil e Argentina na Década de 90. em 18/08/2003. 2003. Dissertação (Mestrado em Integração da América Latina) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Edilson da Costa

GUTIERREZ, G. L.. Membro Titular da Banca Examinadora de Defesa de Dissertação de Mestrado do Acadêmico: Edilson da Costa, Intitulada: A Praxis da Ação Comunicativa numa Escola Técnica: Contribuição de Jürgen Habermas, em 19/06/2002. 2002. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Claudia Pereira de Pádua Sabia

GUTIERREZ, G. L.. Membro Titular da Banca Examinadora de Defesa de Mestrado da Acadêmica: Claudia Pereira de Pádua Sabia, Intitulada: "Mudanças na Gestão das Instituições Privadas de Ensino Superior do Estado de São Paulo na Década de 90: da Gestão Tradicional á Gestão Profissionalizadas 29/06/2001. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Roberto Torres Tangoa

GUTIERREZ, G. L.. Membro Titular da banca Examinadora da Dissertação de Mestrado do Acadêmico: Roberto Torres Tango, Intitulada: Educação a Distância- EAD: Contribuição para o Ensiono Médio Profissional e Superior ao Brasil e ao Perú, em 21/12/2000. 2000. Dissertação (Mestrado em Integração da América Latina) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Larissa Rafaela Galatti

Paes; Mezzadri; Balbino;GUTIERREZ, G. L.; Montagner. Esporte e clube sócio-esportivo: percurso, contextos e perspectivas a partir de um estudo de caso em clube esportivo espanhol. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física - UNICAMP.

Aluno: Fernando Pretel Pereira

GUTIERREZ, G. L.. Membro Titular da Banca Examinadora da Tese de Doutorado do Acadêmico: Fernando Pretel Pereira Job, Intitulada: Os Sentidos do Trabalho e a Importância da Resiliência nas Organizações em 30/06/2003. 2003. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - Fundação Getulio Vargas.

GUTIERREZ, G. L.. Membro Titular da Comissão Julgadora do Processo de Seleção Pública para Admissão de 01 Docente, em Caráter Temporário, nível MS-2 Mestre em RTC, na Disciplina MH115 -Teorias da Educação Física e Esportes em 01/04/2002. 2003. Faculdade de Educação Física - UNICAMP.

GUTIERREZ, G. L.. Membro Titular da Comissão Julgadora do Processo de Seleção Pública para Admissão de 01 Docente, em Caráter temporário, nível MS-2 Mestre em RTC, na Disciplina MH103 - História da Educação Física e Esportes do Brasil em 21/03/2003. 2003. Faculdade de Educação Física - UNICAMP.

GUTIERREZ, G. L.. Membro Titular da Banca Examinadora de Exame de Qualificação de Mestrado do Acadêmico: Carlos Enrique Tupio Salinas, Intitulada: Os Efeitos dos Programas de Microcrédito no Desenvolvimento Local: Um Estudo Comparativo Sobre o Banco do Povo em Santo André e MIBANCO na Vila El Salvador, 1998-2001, em 04/02/2003, em nìvel. 2003. Universidade de São Paulo.

GUTIERREZ, G. L.. Membro Titular da Banca Examinadora de Exame de Qualificação de Mestrado da Acadêmica: Ana Maria belavenuto e Freitas, Intitulada: Introdução à Análise dos Resultados da Flexibilização das Normas e das Relações de Trabalho no Brasil e Argetina, na Década de 90 em 04/04/2003. 2003. Universidade de São Paulo.

GUTIERREZ, G. L.. Membro Titular da Banca de Exame de Qualificação de Doutorado do Acadêmico: Marcus Vinicius Soares Siqueira, Intitulada: O Discurso Organizacional Em Recursos Humanos e o Indivíduo - Uma Análise Crítica nas Grandes Empresas, em 05/12/2002. 2002. Fundação Getulio Vargas.

GUTIERREZ, G. L.. Membro Titular da Banca Examinadora de Exame de Qualificação de Doutorado da Acadêmica: Josiane Magalhães, Intitulada: Autogestão e Educação: O Papel da Educação na Formação da Consciência Crítica dos Trabalhadores de Empresas Autogeridas, em 17/09/2002o. 2002. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Orientou

Ricardo Aurélio Carvalho Sampaio

Influência de proghrama de terinamento de força e potencia na reversão da fragilidade em idosos; Início: 2015; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física - UNICAMP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Maiza Cláudia Vilela Hipólito

Sentidos atribuídos às pessoas com deficiência em relação à qualidade de vida no trabalhgo; 2016; Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Gustavo Luis Gutierrez;

Luciana Vaz

Qualidade de Vida na Empresa: tendências e perspectivas (no segmento do comércio de bens e serviços na cidade de São Paulo); 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física - UNICAMP,; Orientador: Gustavo Luis Gutierrez;

Renato Francisco Rodrigues Marques

Esporte e qualidade de vida: reflexão sociológica; 2007; Dissertação (Mestrado em educação física) - Faculdade de Educação Física - UNICAMP,; Orientador: Gustavo Luis Gutierrez;

Marco Antônio Bettine de Almeida

Lazer e reclusão: a contribuição da Teoria da Ação Comunicativa; 2003; Dissertação (Mestrado em educação física) - Faculdade de Educação Física - UNICAMP,; Orientador: Gustavo Luis Gutierrez;

Gonçalo Cassins Moreira do Carmo

Do ócio de Veblen ao controle das emoções em Elias: possíveis enfoques para uma interpretação do lazer; 2001; Dissertação (Mestrado em educação física) - Faculdade de Educação Física - UNICAMP,; Orientador: Gustavo Luis Gutierrez;

Zaira Fátima de Rezende Gonzales Leal

A Dificuldade no Interior da Escola: Um Estudo Exploratório sobre o Processo de Encaminhamento de Crianças para Classes Especiais de Deficientes Mentais; 1997; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Gustavo Luis Gutierrez;

Claudio Edward dos Reis

A Contribuição da Psicologia Organizacional para a Administração Escolar?; 1997; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Gustavo Luis Gutierrez;

Walkíria Martinez Heinrich Ferrer

O Forum Nacional Em Defesa da Escola Pública e A Nova Ldb; ; 1996; Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gustavo Luis Gutierrez;

Daniel Garcia Flores

Conselho de Escola: Possibilidades e Limitações (Um Estudo de Caso); 1996; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gustavo Luis Gutierrez;

DORIVAL FERREIRA

As Acoes Administrativas Nas Organizacoes Escolares - Fundamentos e Influencias; 1992; Dissertação - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Gustavo Luis Gutierrez;

Sandra Suely Soares Bergonsi

Conselho de Classe: Um Desafio Para O Professor; 1991; Dissertação - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Gustavo Luis Gutierrez;

Otávio Luis Piva da Cunha Furtado

O perfil demográfico, educacional, esportivo e os níveis de aptidão física relacionada à saúde do atleta de Goalball participante das Paraolimpíadas Escolares Brasileiras,; 2011; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física - UNICAMP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gustavo Luis Gutierrez;

Bruno Pedroso

Possibilidade e limites da avaliação da qualidade de vida: análise dos instrumentos WHOQOL e modelos clássicos de QVT; 2010; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Gustavo Luis Gutierrez;

José Roiberto Herrera Cantorani

Atividade de aventura e qualidade de vida para pessoas deficientes; 2010; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Gustavo Luis Gutierrez;

Marco Antonio Bettine de Almeida

Análise do desenvolvimento das práticas urbanas de lazer; 2008; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gustavo Luis Gutierrez;

Josiane Magalhães

Autogestão e Educação: O Papel da Educação na Formação da Consciência Crítica dos Trabalhadores Envolvidos em Processos Autogestionários; 2003; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Gustavo Luis Gutierrez;

Constantino Ribeiro de Oliveira

Meninos de rua: ou o beco sem saída (um novo resgate); 2003; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Gustavo Luis Gutierrez;

Cristiane Vercesi Cruciol

Chefes de Divisão; ; ; O transitório Transformado em Permanente: Um Estudo Sobre a Subjetividade no Trabalho em uma Universidade Pública; 2002; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Gustavo Luis Gutierrez;

Encarnação Manzano

Avaliação Institucional: Uma Concepção de Espirilidadde; 2001; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Gustavo Luis Gutierrez;

Jacob Puterman

Pós-Graduação Latu Sensu nas Instituições de Ensino Superior Isoladas da São Paulo: Análise das Experiências Implantadas na Associação de Ensino Itapetininga e na Sociedade Hebraico Brasileira Renascença; 2000; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Gustavo Luis Gutierrez;

Yara Lúcia Mazziotti Bulgacov

Uma Crítica às Ideologias Idílicas e Antropomórficas nas Formulações Organizacionais; 1999; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Gustavo Luis Gutierrez;

JOSE LUIZ GUIMARAES

A municipalização do ensino fundamental e o impacto da emenda 14 sobre os municípios paulistas; 1998; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Gustavo Luis Gutierrez;

DORIVAL FERREIRA

O Ensino de Engenharia e Os Avanços Tecnológicos; ; 1997; Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília,; Orientador: Gustavo Luis Gutierrez;

Produções bibliográficas

  • GUTIERREZ, DIEGO ; GUTIERREZ, GUSTAVO LUIS ; GUTIERREZ, G. L. . La Copa Mundial de la FIFA en los BRICS: retratos de los medios internacionales de Sudáfrica, Brasil y Rusia. STAPS. Sciences et Techniques des Activités Physiques et Sportives , v. Pub. anticipées, p. I82-XVII, 2023.

  • GUTIERREZ, GUSTAVO L. ; Bettine, Marco Antônio ; GUTIERREZ, D. M. . As fronteiras da pesquisa em lazer no Brasil. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DO LAZER , v. 8, p. 175-189, 2021.

  • PEDROSO, Bruno ; PILATTI, Luiz Alberto ; PICININ, CLAUDIA TANIA . Development and Psychometric Properties of TQWL-42 to Measure the Quality of Work Life. BRAZILIAN ARCHIVES OF BIOLOGY AND TECHNOLOGY (ONLINE) , v. 62, p. e19180372,, 2019.

  • CANTORANI, José Roberto Herrera ; PEDROSO, Bruno ; VARGAS, LEANDRO MARTINEZ ; PICININ, CLAUDIA TANIA ; PILATTI, Luiz Alberto . International and Brazilian Versions of WHOQOL-DIS: (in)adequacy to its Underpinnings. BRAZILIAN ARCHIVES OF BIOLOGY AND TECHNOLOGY (ONLINE) , v. 62, p. e19180691, 2019.

  • FURTADO, O. L. P. C. ; MORATO, MÁRCIO PEREIRA ; ALVES, MARIA LUÍZA TANURE . A participação de jovens com deficiência visual em aulas de Educação Física: experiências na rede regular e em instituições especializadas. PENSAR A PRÁTICA (ONLINE) , v. 22, p. 1-13, 2019.

  • FURTADO, OTÁVIO L.P.C. ; LIEBERMAN, LAUREN J. ; GUTIERREZ, GUSTAVO L. ; GUTIERREZ, G. L. . The outcomes of running a sport camp for children and youth with visual impairments on faculty members? teaching, research, and service activities: a case study. SPORT IN SOCIETY (PRINT) , v. 21, p. 76-90, 2018.

  • VARGAS, L. M. ; CANTORANI, José Roberto Herrera ; PILATTI, Luiz Alberto ; GORLA, J. I. . Desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais em crianças com deficiência intelectual: diferença entre os sexos. CADERNOS DE PÓS GRADUAÇÃO EM DISTÚRBIOS DO DESENVOLVIMENTO (ONLINE) , v. 18, p. 83-103, 2018.

  • HIPÓLITO, MAIZA CLAUDIA VILELA ; MASSON, VALÉRIA APARECIDA ; MONTEIRO, MARIA INÊS ; GUTIERREZ, GUSTAVO LUIS ; GUTIERREZ, G. L. . Qualidade de vida no trabalho: avaliação de estudos de intervenção. Revista Brasileira de Enfermagem , v. 70, p. 189-197, 2017.

  • SAMPAIO, RICARDO AURÉLIO CARVALHO ; SAMPAIO, PRISCILA YUKARI SEWO ; CASTAO, LUZ ALBANY ARCILA ; BARBIERI, JOÃO FRANCISCO ; COELHO JÚNIOR, HÉLIO JOSÉ ; ARAI, HIDENORI ; UCHIDA, MARCO CARLOS ; GUTIERREZ, GUSTAVO LUIS ; GUTIERREZ, G. L. . Cutoff values for appendicular skeletal muscle mass and strength in relation to fear of falling among Brazilian older adults: cross-sectional study. Sao Paulo Medical Journal , v. 3, p. 1-8, 2017.

  • SANTOS, RENATA FERREIRA DOS ; SAMPAIO, PRISCILA YUKARI SEWO ; SAMPAIO, RICARDO AURÉLIO CARVALHO ; GUTIERREZ, GUSTAVO LUIS ; GUTIERREZ, G. L. ; ALMEIDA, MARCO ANTONIO BETTINE DE . Tecnologia assistiva e suas relações com a qualidade de vida de pessoas com deficiência. REVISTA DE TERAPIA OCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO , v. 28, p. 54-62, 2017.

  • Pedroso, Bruno ; PINTO, G. M. C. ; Picinin, Claudia T ; GUTIERREZ, G. L. ; GUTIERREZ, G. L. . ANÁLISE DA PRODUÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA DOS BOLSISTAS DE PRODUTIVIDADE DO CNPQ DA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO TRIÊNIO 2010-2012. PENSAR A PRÁTICA (ONLINE) , v. 20, p. 719-733, 2017.

  • FURTADO, OTÁVIO LPC ; LIEBERMAN, LAUREN J ; GUTIERREZ, GUSTAVO L ; GUTIERREZ, G. L. . Sport summer camp for children and youth with visual impairment: Descriptive case study of Camp Abilities. British Journal of Visual Impairment , v. 35, p. 154-164, 2017.

  • VARGAS, L. M. ; VARGAS, T. M. ; CANTORANI, J. R. H. ; PILATTI, L. A. . Deficiência intelectual: origens e tendências em conceitos sob a ótica do constructo social. Revista Stricto Sensu , v. 1, p. 12-21, 2016.

  • ALMEIDA, MARCO BETTINE ; GUTIERREZ, GUSTAVO LUIS ; GUTIERREZ, G. L. ; GUTIERREZ, D. M. . O doping e os jogos olímpicos: diferentes dimensões do fenômeno. Revista USP , v. 1, p. 77-86, 2016.

  • FURTADO, OTÁVIO LUIS ; MORATO, M. P. ; POTENZA, M. ; GUTIERREZ, G. L. ; GUTIERREZ, G. L. . . Health-Related Physical Fitness among Young Goalball Players with Visual Impairments. Journal of Visual Impairment & Blindness. Journal of Visual Impairment & Blindness (Print) , v. 110, p. 257-270, 2016.

  • GUTIERREZ, GUSTAVO LUIS ; ALMEIDA, MARCO ANTONIO BETTINE DE ; MARQUES, Renato Francisco Rodrigues . Apropriação das ciências humanas pela Educação Física: análise dos processos de classificação no Brasil entre os anos de 2007 e 2012. Revista Brasileira de Educacao Fisica e Esporte , v. 30, p. 937-949, 2016.

  • FURTADO, OTÁVIO LUIS ; ALLUMS-FEATHERSTON, KELLY ; LIEBERMAN, LAUREN JOY ; GUTIERREZ, GUSTAVO LUIS ; GUTIERREZ, G. L. . Physical Activity Interventions for Children and Youth With Visual Impairments. Adapted Physical Activity Quarterly , v. 32, p. 156-176, 2015.

  • CANTORANI, JOSÉ ROBERTO HERRERA ; VARGAS, Leandro Martinez ; REDKVA, PAULO EDUARDO ; PILATTI, LUIZ ALBERTO ; GUTIERREZ, GUSTAVO LUIS ; GUTIERREZ, G. L. . A Dimensão da Deficiência e o Olhar a Respeito das Pessoas com Deficiência a Partir dos Recenseamentos no Brasil. Revista Brasileira de Educação Especial , v. 21, p. 159-176, 2015.

  • VARGAS, L. M. ; CANTORANI, J. R. H. ; REDKVA, P. E. ; HAUSER, M. W. ; GUTIERREZ, G. L. ; GUTIERREZ, G. L. . nivel de atividade física de acadêmicos de educação física à distância de uma universidade pública. Revista Brasileira de Ciência e Movimento , v. 23, p. 40-50, 2015.

  • SANTOS, R. F. ; FERRAZ, S. C. ; ALMEIDA, Marco Antonio Bettine ; GUTIERREZ, G. L. ; GUTIERREZ, G. L. . A DANÇA COMO PRÁTICA DE LAZER: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE HOMENS, GÊNERO E O BALÉ CLÁSSICO. Pensar a Prática (Online) , v. 18, p. 1-11, 2015.

  • Pedroso, Bruno ; GUTIERREZ, G. L. ; GUTIERREZ, G. L. ; FREITAS, M. A. ; Picinin, Claudia T . WHOQOL-SRPB, WHOQOL -OLD-BREF e WHOQOL-AGE: Análise das novas versões abrevidas dos instrumentos WHOQOL. Espacios (Caracas) , v. 36, p. 15-27, 2015.

  • CANTORANI, José Roberto Herrera ; PILATTI, Luiz Alberto . ANÁLISE DAS VERSÕES DO INSTRUMENTO WHOQOL-DIS FRENTE AOS ASPECTOS QUE MOTIVARAM SUA CRIAÇÃO: PARTICIPAÇÃO E AUTONOMIA. Revista Brasileira de Educacao Especial , v. 21, p. 407-426, 2015.

  • SAMPAIO, RICARDO AURÉLIO CARVALHO ; SEWO SAMPAIO, PRISCILA YUKARI ; UCHIDA, MARCO CARLOS ; FERNANDES, PAULA TEIXEIRA ; SANTOS, ANDRÉ LUIS RODRIGUES ; MONTE, AURINICE SAMPAIO IRENE ; LAGES, SOLANGE MARIA RIBEIRO NUNES ; GUTIERREZ, GUSTAVO LUIS ; GUTIERREZ, G. L. ; ARAI, HIDENORI . Walking speed and balance performance are associated with Short-Form 8 bodily pain domain in Brazilian older female. JOURNAL OF CLINICAL GERONTOLOGY AND GERIATRICS , v. 6, p. 89-94, 2015.

  • MARQUES, Renato Francisco Rodrigues ; MARIVOET, SALOMÉ ; ALMEIDA, MARCO ANTONIO BETTINE DE ; GUTIERREZ, GUSTAVO LUIS ; GUTIERREZ, G. L. ; MENEZES, RAFAEL POMBO ; NUNOMURA, MYRIAN . A abordagem mediática sobre o desporto paralímpico: perspetivas de atletas portugueses. Motricidade , v. 11, p. 123-147, 2015.

  • MARQUES, Renato Francisco Rodrigues ; GUTIERREZ, G. L. ; GUTIERREZ, G. L. ; Almeida ; NUNOMURA, M. ; MENEZES, R. P. . A abordagem midiática sobre o esporte paralímíco: o ponto de vista dos atletas brasileiros. Movimento (UFRGS. Impresso) , v. 20, p. 989-1015, 2014.

  • Almeida ; GUTIERREZ, GUSTAVO LUIS ; GUTIERREZ, G. L. . a preguiça, a culpa e o tempo: reflexões sobre o lazer contemporâneo. revista brasileira de estudos do lazer , v. 1, p. 165-174, 2014.

  • VARGAS, L. M. ; GUTIERREZ, G. L. ; GUTIERREZ, G. L. ; GORLA, J. I. . DESEMPENHO DAS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Caderno de Educação Física e Esporte , v. 12, p. 55-65, 2014.

  • PEDROSO, B. ; PILATTI, L. A. ; PICININ, C. T. . Construção e validação do TQWL-42: um instrumento de avaliação da qualidade de vida no trabalho. Revista de Salud Publica , v. 16, p. 885-896, 2014.

  • PEDROSO, Bruno ; KOVALESKI, Aurélio ; FERREIRA, Camila Lopes ; PILATTI, Luiz Alberto ; PICININ, CLAUDIA TANIA . Desenvolvimento e validação da versão brasileira do Diagnóstico do Trabalho (Job Diagnostic Survey) de Hackman e Oldham. Gestão & Produção (UFSCAR. Impresso) , v. 21, p. 285-301, 2014.

  • Almeida ; Marques . Leisure in Brazil: the transformations during the militay period (1964-1984). Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Impresso) , v. 27, p. 99, 2013.

  • 2013 almeida, marco antonio bettine . teoria da ação comunicativa (habermas): estrutura, funcionamento e implicações do modelo. Veritas (Porto Alegre. Impresso) , v. 58, p. 151-173, 2013.

  • ALMEIDA, MARCO BETTINE ; GUTIERREZ, GUSTAVO ; GUTIERREZ, G. L. . A interface da esfera civil nas políticas públicas esportivas: uma análise habermasiana. Motrivivência (Florianópolis) , v. 1, p. 57-70, 2013.

  • Marques ; almeida, marco antonio bettine ; Di Mauro, E. S. . el árbitro de fútbol sala como agente pedagógico en las clases infantiles: fiscal o educador. Des-encuentros , v. 10, p. 18-29, 2013.

  • MARQUES, Renato Francisco Rodrigues ; GUTIERREZ, G. L. ; GUTIERREZ, G. L. ; Almeida ; MENEZES, R. P. . midia e o movimento paralímpico no Brasil: relações sob o ponto de vista de dirigentes do Comitê Paralímpico Brasileiro. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Impresso) , v. 27, p. 583-596, 2013.

  • ALMEIDA, D. F. ; CANTORANI, J. R. H. ; PEDROSO, B. ; VARGAS, L. M. ; REDKVA, P. E. . A importância da atividade física para pessoas com deficiência: a contribuição da escola. Revista Eletrônica Fafit/Facic , v. 4, p. 42-48, 2013.

  • VARGAS, L. M. ; REDKVA, P. E. ; CANTORANI, J. R. H. ; SZESZ JUNIOR, A. ; PILATTI, L. A. . Validação dos questionários eletrônicos IPAQ e EVF em estudantes universitários de Educação Física na modalidade à distância. Revista Brasileira de Qualidade de Vida , v. 5, p. 10-18, 2013.

  • Pedroso, Bruno ; Duarte ; Alberto Pilatti, Luiz ; Pinicin, Claudia Tania . avaliação de qualidade de vida de portadores de HIV/AIDS uma visão geral dos instrumentos WHOQOL-HIV eWHOQOL HIV bref. Conexões (Campinas. Online) , v. 10, p. 50-69, 2012.

  • MICHELINI, M. C. ; MARQUES, Renato Francisco Rodrigues ; SANTANA, W. C. . Futsal: tática defensiva contemporânea e a teoria de ensino dos jogos esportivos coletivos de Claude Bayer. Conexões (Campinas. Online) , v. 10, p. 20-37, 2012.

  • Pedroso, Bruno ; Picinin, Claudia T . Qualidade de vida, espiritualidade, religião e crenças pessoais: análise do instrumento WHOQOL-SRPB. Revista Eletrônica Fafit/Facic , v. 3, p. 1-12, 2012.

  • 2011 Almeida ; MARQUES, Renato Francisco Rodrigues . A influência de condições especiais de corporeidade na construção comunicativa de consensos. Pro-Posições (UNICAMP. Impresso) , v. 22, p. 165-176, 2011.

  • Almeida . Análise do desenvolvimento de práticas urbanas de lazer relacionadas à produção cultural no período nacional desenvolvimentista. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Impresso) , v. 25, p. 139-154, 2011.

  • Pedroso, Bruno ; Pilatti, Luiz A ; Santos, Celso Bilynkievycz dos ; Picinin, Claudia T . Reportação de um erro na sintaxe do instrumento WHOQOL-HIV: proposta de uma sintaxe corrigida. Revista de Salud Publica , v. 13, p. 308-313, 2011.

  • PEDROSO, B. ; Pillati, Luiz Alberto ; SANTOS, C. B. ; Pinicin, Claudia Tania . Validação da sintaxe unificada para o cálculo dos escores dos instrumentos WHOQOL. Conexões (Campinas. Online) , v. 9, p. 130-156, 2011.

  • PEDROSO, B. ; Pillati, Luiz Alberto . Cálculo dos escores e estatística descritiva do WHOQQL-OLD pelo Microsoft Excell. Geriatria & gerontologia , v. 4, p. 214-219, 2010.

  • Almeida . Análise do desenvolvimento das práticas urbanas de lazer relacionadas a produção cultural no período nacional-desenvolvimentista à globalização. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Impresso) , v. 25, p. 139-154, 2010.

  • Almeida . Estado, Mercado e Cultura: A Produção Cultural no Tempo Livre. Licere (Belo Horizonte. Impresso) , v. 13, p. 1-29, 2010.

  • Alberto Pilatti, Luiz ; Pedroso, Bruno . Propriedades Psicométricas de Instrumentos de Avaliação: Um debate necessário. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia , v. 3, p. 81-91, 2010.

  • Pedroso, Bruno ; Pillati, Luiz Alberto ; Pinicin, Claudia Tania . Cálculo dos escores e estatística descritiva do WHOQOL-bref através do Microsoft Excel. Revista Brasileira de Qualidade de Vida , v. 2, p. 31-36, 2010.

  • PEDROSO, B. ; Pillati, Luiz Alberto ; SANTOS, C. B. ; Pinicin, Claudia Tania . Calculation of scores and descriptive statistics for WHOQOL instruments using Microsoft Excel. Actividad Fisica y Ciencias , v. 2, p. 1-23, 2010.

  • ALMEIDA, Marco Antonio Bettine ; CORBERTT, C. A. . O Processo Civilizatório da Marcialidade e a Figura Feminina. Movimento & Percepção (Online) , v. 10, p. 164-179, 2009.

  • CATANI, A. M. . Alberto J. Pla Visto Por Dois Brasileiros. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico , v. 96, p. 1-6, 2009.

  • Almeida ; MARQUES, Renato Francisco Rodrigues . Qualidade de Vida como objeto de estudo polissêmico: contribuições da Educação Física e do Esporte.. Revista Brasileira de Qualidade de Vida , v. 1, p. 15-22, 2009.

  • Almeida ; Montagner . A inserção da regulamentação da profissão na área de educação física, dez anos depois: embates, debates e perspectivas.. Movimento (UFRGS. Impresso) , v. 15, p. 275-292, 2009.

  • Marques ; Duarte ; Almeida ; Miranda . Esporte olímpico e paraolímpico: coincidências, divergências e especificidades numa perspectiva contemporânea. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Impresso) , v. 23, p. 365-377, 2009.

  • ALMEIDA, Marco Antonio Bettine ; PUCCINELLI, F. M. ; MARQUES, Renato Francisco Rodrigues . A construção de consensos em esportes competitivos. Movimento & Percepção (Online) , v. 9, p. 29-42, 2008.

  • ALMEIDA, Marco Antonio Bettine . Cultura e lazer: uma aproximação habermasiana. Lua Nova (Impresso) , v. 74, p. 93-138, 2008.

  • ALMEIDA, Marco Antonio Bettine ; MARQUES, Renato Francisco Rodrigues . O Lazer Como Objeto das Ciências Humanas. Licere (Belo Horizonte) , v. 11, p. 1-15, 2008.

  • MARQUES, Renato Francisco Rodrigues ; ALMEIDA, Marco Antonio Bettine . Esporte como fenômeno heterogêneo. Movimento (Porto Alegre) , v. 13, p. 225-242, 2007.

  • MARQUES, Renato Francisco Rodrigues ; ALMEIDA, Marco Antonio Bettine . Esporte na empresa: a complexidade da integração interpessoal. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte , v. 20, p. 27-36, 2006.

  • 1998 Da Auto Gestao A Economia Social: A Concepcao de Uma Nova Empresa. REVISTA DE ADMINISTRACAO, SAO PAULO, v. 33, n.1, p. 68-74, 1998.

  • 1996 CATANI, M. . La Universidad Argentina Hoy: Apuntes Para Una Discusion. CUADERNOS AMERICANOS NUEVA EPOCA, v. 60, n.6, p. 65-77, 1996.

  • 1995 CATANI, A. M. . Universidades Publicas do Estado de Sao Paulo (Brasil): A Autonomia Financeira e A Greve de 1994. REVISTA PORTUGUESA DE EDUCACAO, PORTUGAL, v. 8, n.2, p. 211-227, 1995.

  • 1995 DALRI, N. . A Greve de 1994 Nas Universidades Estaduais Paulistas. REVISTA UNIVERSIDADE E SOCIEDADE, SAO PAULO, v. 5, n.9, p. 87-91, 1995.

  • 1995 Analise de Custos e Ocupacao do Espaco Fisico Numa Unidade da Unesp. REVISTA DIDATICA, MARILIA, SP, v. 30, n.1, p. 189-197, 1995.

  • 1994 CATANI, A. M. . Estado e Ensino Superior Na Republica Argentina: Algumas Tendencias Atuais. CADERNOS CEDES, v. 34, n.1, p. 57-68, 1994.

  • 1993 Gestao Participativa Nas Universidades Paulistas. REVISTA DE ADMINISTRACAO, v. 28, n.2, p. 92-102, 1993.

  • 1992 Racionalizacao e Democracia Na Administracao das Universidades Publicas. REVISTA UNIVERSIDADE E SOCIEDADE, v. 2, n.4, p. 43-46, 1992.

  • 1992 Tecnoburocracia e Classe Social. REVISTA DE ADMINISTRACAO DA FUNDACAO GETULIO VARGAS, v. 32, n.1, p. 60-66, 1992.

  • 1991 Autogestao, Participacao, Propriedade e Salario. REVISTA DE ADMINISTRACAO, v. 26, n.4, p. 14-23, 1991.

  • 1988 Autogestao de Empresas: A Respeito de Um Modelo Possivel. REVISTA DE ADMINISTRACAO DE EMPRESAS, v. 28, n.3, p. 7-19, 1988.

  • 1986 Autogestao e Condicoes Modernas de Producao. REVISTA DE ADMINISTRACAO, v. 21, n.3, p. 9-17, 1986.

  • 1986 Avaliacao e Incremento de Produtividade Em Orgaos Burocraticos. REVISTA DE ADMINISTRACAO DE EMPRESAS, v. 26, n.3, p. 53-59, 1986.

  • 1986 A Metodologia Cientifica e O Estudo das Organizacoes. REVISTA DE ADMINISTRACAO DE EMPRESAS, v. 26, n.1, p. 91-96, 1986.

  • GUTIERREZ, G. L. ; Bettine, Marco . Por que os sociológos erram sempre?. 1. ed. São Paulo: EACH USP, 2017. v. 1. 108p .

  • MARQUES, Renato Francisco Rodrigues ; GUTIERREZ, GUSTAVO ; GUTIERREZ, G. L. . O Esporte Paralímpico no Brasil. 1. ed. São Paulo: Ed. Phorte, 2014. 302p .

  • Almeida ; MARQUES, Renato Francisco Rodrigues . Qualidade de vida. 1. ed. São Paulo: EACH USP, 2012. v. 1. 142p .

  • Almeida . O lazer no Brasil: de Getúlio Vargas à globalização. 1. ed. São Paulo: , 2011. v. 1. 134p .

  • Aliançsa e grupos de referência na produção do conhecimento. 1. ed. Campinas: Autores Associados, 2005. v. 1. 177p .

  • Por que é tão difícil participar?. 1. ed. Sâo Paulo: Paulus, 2004. v. 1. 62p .

  • Lazer e prazer. 1. ed. Campinas: autores associados, 2001. v. 1. 125p .

  • Gestão Comunicativa: Maximizando Criatividade e Racionalidade. 01. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999. 103p .

  • GUTIERREZ, GUSTAVO L ; João Havelange e o homem cordial. In: Marco Bettine; Gustavo Luis Gutierrez. (Org.). Esporte e sociedade: um olhra a partir da globalização. 1ed.Sao Paulo: IEA USP, 2019, v. 1, p. 71-92.

  • MONTEIRO, MARIA INÊS ; HIPÓLITO, MAIZA CLAUDIA VILELA ; GUTIERREZ, GUSTAVO L. ; GUTIERREZ, G. L. . Qualidade de vida no trabalho de pessoas com deficiência. In: Inês Monteiro, Aparecida Mari Iguti. (Org.). Qualidade de vida no trabalho de pessoas com deficiência. 1ed.Campinas: UnicampBFCM, 2017, v. 1, p. 143-147.

  • GUTIERREZ, G. L. ; MARQUES, Renato Francisco Rodrigues ; SAMPAIO, RICARDO AURÉLIO CARVALHO . A apropriação das técnicas de gestão pelo campo esportivo - A contrução do campo da gestão esportiva e os novos desafios. In: Bettine, Marco Antônio,. (Org.). Estudos Interdisciplinares do Esporte: Aspectos Filosóficos, Sociais, Políticos e Econômicos.. 1ed.São Paulo: USP, 2016, v. 1, p. 183-204.

  • VILARTA, R. . salud, calidad de vida y actividad física en el trabajo. In: Rossana Gómez Campos, Miguel de Arruda, Ciria Margarita Salazar C.. (Org.). tendencias de la actividad física para la promoción de la salud. 1ed.Colima: Universidad de Colima, 2013, v. 1, p. 167-180.

  • VILARTA, R. . modeçlos fundados en el estilo de vida activo de intervención para promover la calidad de vida en comunidades. In: Rosana Gómez. Campos, Migule de Arruda, Círia Margarita Salazar C.. (Org.). tendencias de la actividad fíísica para la promoción de la salud. 1ed.Colima: Universidad de Colima, 2013, v. 1, p. 153-166.

  • Almeida . O lazer e o esporte visto a partir da teoria da ação comunicativa de Habermas. In: Jussara Ayres Bourguignon, Constatino Ribeira de Oliveira Junior. (Org.). Pesquisa em ciências sociais. 1ed.Ponta Grossa: TODAPALAVRA, 2012, v. 1, p. 79-98.

  • PEDROSO, B. ; Pillati, Luiz Alberto ; SANTOS, C. B. ; Pinicin, Claudia Tania . Tradução e Adaptação Cultural do Instrumento de Avaliação do Potencial Motivador do trabalho de Hackman e Oldham. In: Luiz Alberto Pilati; Antonio Augusto de Paula Xavier; João Luiz Lovaleski; Antonio Carlos Frasson; Claudia Picinin. (Org.). Engenharia de Produção: discussões contemporâneas. 1ªed.Curitiba: Editora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), 2011, v. 01, p. 69-81.

  • MARQUES, Renato Francisco Rodrigues ; ALMEIDA, Marco Antonio Bettine . Participação em políticas públicas de esporte e lazer np Brasil: o exemplo das conferências nacionais de esporte. In: Vilarta, Roberto; Gutierrez, Gustavo Luis; Mendes, Roberto Teixeira. (Org.). Políticas públicas, qualidade de vida e educação física. campinas: Ipes, 2011, v. 1, p. 19-28.

  • PEDROSO, B. ; Duarte ; Pillati, Luiz Alberto ; Pinicin, Claudia Tania . Qualioty of lafe assessment in people living with HIV/AIDS: clarifyng the WHOQOL-HIV nad WHOQOL-HIV bref instruments. In: Venketaraman, Vishwanath. (Org.). Global view of HIV infection. 1ed.Rijeka: In Tech, 2011, v. 1, p. 163-174.

  • Maurício Tragtenberg como um autor complexo. In: Valverde, Antônio J. Roemra. (Org.). Maurício Tragtenberg: 10 anos de encantamento. São Paulo: EDUC FAPESP, 2011, v. 1, p. 189-196.

  • Almeida . Qualidade de Vida Hoje: Promessas e ameaças. In: José Luis Simoões. (Org.). Educação Física, Esporte e Qualidade de Vida. 02ed.Recife: Editora Universitária - UFPE, 2010, v. 01, p. 07-166.

  • Desenvolvimento e apropriação social das novas tecnologias para qualidade de vida, vida. In: VILARTA, R. , GUTIERREZ, G. L.. (Org.). Qualidade de vida e novas tecnologias. 1ed.Campinas: Ipes ed., 2007, v. 1, p. 11-19.

  • ALMEIDA, Marco Antonio Bettine . Conflito e gestão da qualidade de vida nas organizações. In: VILARTA, R.. (Org.). Qualidade de vida e fadiga institucional. Campinas: Ipes Editorial, 2006, v. , p. 85-95.

  • MARQUES, Renato Francisco Rodrigues . Ações cooperativas e competitivas e as relações interpessoais no mercado de trabalho. In: VILARTA, R.. (Org.). Qualidade de vida e fadiga institucional. Campinas: Ipês Editorial, 2006, v. , p. 31-46.

  • As Empresas de Economia Social Na Cee. DESAFIOS DA GLOBALIZACAO. RIO DE JANEIRO: VOZES, 1997, v. , p. 135-139.

  • Autogestao de Empresas: Novas Experiencias e Velhos Problemas. A EMPRESA SEM PATRAO. MARILIA, SP: UNESP, 1997, v. , p. 27-32.

  • Universidades Argentina Hoje: Notas Para Uma Discussao In Sguissardi. POLITICAS PUBLICAS PARA A EDUCACAO SUPERIOR. PIRACICABA, SP: UNIMEP, 1997, v. , p. -.

  • CATANI, A. M. . Participacao, Conflito e Autonomia Financeira: A Greve de 1994 Nas Universidades Publicas Paulistas. UNIVERSIDADE NA AMERICA LATINA: TENDENCIAS E PERSPECTIVAS. SAO PAULO: CORTEZ, 1996, v. 01, p. 90-114.

  • PEDROSO, B. ; Pillati, Luiz Alberto ; Pinicin, Claudia Tania . Espiritualidade e qualidade de vida: uma visão geral do instrumento WHOQOL-SRPB. In: 3a Jornada Acadêmica Sul Paulista de Educação Física, 2010, Itararé. Anais da 3a Jornada Acadêmica Sul Paulista de Educação Física, 2010.

  • Economia Solidária: de Movimento Político a Polpitica de Estado. In: VIII Econtro Nacional de Estudos do Trabalho (ABET), 2003, São Paulo. Anais do VIII Encontro nacional de Estudos do Trabalho - ABET. São Paulo: USP, 2003. v. 01. p. 49-50.

  • Conferencia Tema: Reformas Trabalhistas e Previdênciaria, Crescimento Econômico e Distribuição de Renda. VIII Encontro Nacional de Estudos do Trabalho - de 13 a 16/10/2003. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Expositor na VIII Jornadas Interescuelas/Departamentos de História - Universidad Nacional de Salta 19 a 22/09/2001. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física. , Caixa Postal 6134, Cidade Universitária Zeferino, 13083-970 - Campinas, SP - Brasil, Telefone: (019) 35216622

Experiência profissional

1996 - Atual

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2003

    Direção e administração, Faculdade de Educação Física.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 03/2001 - 03/2003

    Direção e administração, Faculdade de Educação Física.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 08/2002 - 12/2002

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MH713 2/2002

  • 03/2002 - 06/2002

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MH711 1/2002, MH702 1/2002

  • 08/2001 - 12/2001

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MH713 2/2001, MH709 2/2001

  • 08/2001 - 12/2001

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MH709 2/2001

  • 03/2001 - 06/2001

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MH711 1 2001, MH702 1/2001

  • 03/1999 - 03/2001

    Direção e administração, Faculdade de Educação Física.,Cargo ou função, Representante dos MS5 na Congregação.

  • 08/2000 - 12/2000

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MH713 2 /2000

  • 03/2000 - 06/2000

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MH711 1 2000, MH702 1 2000

  • 08/1999 - 12/1999

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MH713 2/1999

  • 08/1999 - 12/1999

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MH703 2/1999

  • 03/1999 - 08/1999

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MH702 1/1999

  • 03/1999 - 06/1999

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MH711 1/1999

  • 03/1999 - 03/1999

    Direção e administração, Faculdade de Educação Física.,Cargo ou função, Representante da àrea de Estudos do Lazer Junto a CPG.

  • 08/1998 - 12/1998

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MH713 2/1998

  • 08/1997 - 12/1997

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MH713 2/1997

  • 03/1997 - 07/1997

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MH702 1 /1997