Angela Bucciano do Rosario
Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Santos - SP. Especialista em Plantão Psicológico e Rede de Apoio em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo - USP - SP. Pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra / Portugal - CES-UC. Tem experiência na área clínica e em docência, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, violência, racismo, adolescência, trauma e memória.
Informações coletadas do Lattes em 09/06/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Psicologia
2010 - 2014
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: Ética e subjetividade: juventude e violência no Ethos capitalista
Orientador: Jacqueline de Oliveira Moreira
, Ano de obtenção: 2014. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil. Palavras-chave: violência; Juventude; Psicanálise; narcisismo; reconhecimento.Grande área: Ciências Humanas
Mestrado em Psicologia
2006 - 2008
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: Ato Infracional e Reconhecimento: vicissitudes do adolescente no contato com o outro., Ano de Obtenção: 2008
Jacqueline de Oliveira Moreira.Palavras-chave: adolescência; reconhecimento; violência; Psicanálise; modos de subjetivação.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.
Especialização em Plantão Psicológico e Rede de Apoio Em Saúde Menta
2000 - 2000
Universidade de São Paulo
Título: Plantão Psicológico: A Clínica enquanto possibilidade de instabilidade na subjetividade institucional
Orientador: Marina Halpern Chalon
Especialização em Saúde Mental
1998 - 2000
Universidade Católica de Santos
Título: Posição Social e Sofrimento: estudo crítico e comparativo sobre a inserção de usuários no NAPS III
Orientador: Fátima Aparecida B de Oliveira Micheletti.
Bolsista do(a): Fundação Para o Desenvolvimento Administrativo de São Paulo, FUNDAP*, Brasil.
Pós-doutorado
2022 - 2023
Pós-Doutorado. , Centro de Estudos Sociais - Universidade de Coimbra, CES - UC, Portugal. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas.
Formação complementar
2003 - 2003
Orientação Técnica do Projeto Educação e Cidadania. (Carga horária: 40h). , Secretaria do Estado da Educação de São Paulo, SEE, Brasil.
2003 - 2003
Orientação Técnica do Projeto Educação e Cidadania. (Carga horária: 40h). , Secretaria do Estado da Educação de São Paulo, SEE, Brasil.
2000 - 2000
Formação de Agentes Multiplicadores de Informação. (Carga horária: 40h). , Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente Em Situação de Rua, ASPPE, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Estudos da Complexidade Em Práticas Sociais. (Carga horária: 24h). , Coodenadoria Geral de Especialização Aperfeiçoamento e Extensão da Puc Sp, COGEAE, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Psicopatologia Para Não Médicos. (Carga horária: 48h). , Universidade Católica de Santos, UNISANTOS, Brasil.
1998 - 1998
Instrumentalização para atuação em Projeto.... (Carga horária: 8h). , Fundo de Amparo Ao Trabalhador, FAT*, Brasil.
1996 - 1996
Extensão universitária em Freud e os fundamentos da Psicanálise. (Carga horária: 30h). , Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista, FATEC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Ética.
Organização de eventos
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . VIII Semana de Psicologia: Demandas emergentes da Psicologia: possibilidades de atuação do psicólogo. 2010. (Outro).
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . Evento Comemorativo ao Dia do Psicólogo. 2009. (Outro).
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . VII Semana de Psicologia - Formação e Condições de Trabalho do Psicólogo. 2008. (Outro).
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . II Evento comemorativo ao dia da luta antimanicomial. 2006. (Outro).
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . Trajetória da Luta Antimanicomial. 2005. (Exposição).
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . Comemoração do dia da luta antimanicomial. 2005. (Outro).
Participação em eventos
10 years of the June 2013 protests in Brazil. 2023. (Seminário).
Aula Magistral dos programas de doutoramentos CES-UC a cargo de Ruth Wilson Gilmore: "Change Erverything! Racial Capitalism, Abolition and the Case for Militant Scholarship". 2023. (Outra).
Curso de formação avançada:. 2023. (Outra).
Racismo e subjetividade: a pós-memória como possibilidade de elaboração do trauma.Racismo e subjetividade: a pós-memória como possibilidade de elaboração do trauma. 2023. (Seminário).
?O Trauma ao Espelho: Psicotraumatologia, media e estudos da memória?. 2022. (Simpósio).
As eleições e a política externa do Brasil. 2022. (Seminário).
Aula aberta: "Memory and Change in times of crisis". 2022. (Outra).
Aula Magistral a cargo de Boaventura de Sousa Santos: "Descolonizar a história". 2022. (Outra).
Aula Magistral a cargo de Boaventura de Sousa Santos: "O lugar da ciência nas epistemologias do Sul". 2022. (Outra).
Aula Magistral a cargo de Boaventura de Sousa Santos: "O marxismo e as epistemologias do Sul". 2022. (Outra).
Aula Magistral a cargo de Boaventura de Sousa Santos: "Pós-colonialismo, descolonialidade e epistemologias do Sul". 2022. (Outra).
Aula Magistral a cargo de Boaventura de Sousa Santos: "Sofrimentos e solidão num mundo multipandémico". 2022. (Outra).
Ciclo cinema e masculinidades "Viva el vino y las mujeres". Reescrituras de la masculinidad y la nación en el cine español del tardofranquismo.. 2022. (Seminário).
Colóquio Internacional A Justiça nas respostas à Violência Doméstica: desafios à efetivação dos direitos. 2022. (Outra).
Crises, trabalho e desproteção social: Brasil e Portugal diante da armadilha neoliberal. 2022. (Seminário).
II Encontro da Rede Portuguesa de Humanidades Médicas. 2022. (Simpósio).
O integralismo luso-brasileiro e as estratégias de negros em busca da inclusão econômica e social: primeiras décadas do século XX. 2022. (Seminário).
II Jornada dos Estagiários do Serviço de Psicologia Aplicada - S.Saúde Mental e Instituições. 2019. (Outra).
II Colóquio Internacional Adolescências e Leis e X Seminário Clínico Adolescências em Tempos de Guerra.CONSUMO E VIOLÊNCIA ENTRE ADOLESCENTES: DIÁLOGO ENTRE A PSICANÁLISE E A EDUCAÇÃO. 2018. (Seminário).
Evento preparatório para o 9o. Congresso Nacional de Psicologia. 2016. (Congresso).
XI Colóquio Internacional do LEPSI - Os sintomas na educação de hoje: o que fazemos com isso?. Adolescência e socioeducação: escuta e reconhecimento como possibilidades de enlaçamento no social. 2016. (Congresso).
Impasses nas medidas socioeducativas III.Enquadre, reconhecimento, desafios e aposta: posição dos profissionais frente ao adolescente nos seus primeiros dias de medida de semiliberdade. 2015. (Simpósio).
VI Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental. 2014. (Congresso).
VI Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental. Violência e juventude: uma discussão pelo viés do narcisismo. 2014. (Congresso).
2a. Mostra Nacional de Práticas em Psicologia. O plantão psicológico como dispositivo de acolhimento e formação em Psicologia. 2012. (Congresso).
Etapa Brasileira do Movimento STOP DSM. 2012. (Outra).
I Congresso Internacional de Psicologia, V Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes e o IX Encontro Juizforano de Psicologia. Psicanálise e contemporaneidade: novas demandas e sintomas observados na clínica. 2012. (Congresso).
V Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental. O apelo contemporâneo por laços narcísicos. 2012. (Congresso).
V Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental. Ethos e violência: uma leitura do mandamento cristão em Kant e Freud. 2012. (Congresso).
7o Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Violência em tempos sombrios e Análise Crítica da abordagem da violência no sistema classificatório DSM. 2011. (Congresso).
PSICOSALUD 2011. CONSIDERACIONES SOBRE EL PROBLEMA DE LA VIOLENCIA EN ETHOS CONTEMPORÁNEO. 2011. (Congresso).
Evento Preparatório do VII Congresso Regional de Psicologia. 2010. (Outra).
II Congresso Nacional de Psicanálise, Direito & Literatura. Do eu ao outro: reflexões sobre o lugar do outro para sujeitos enlaçados com a criminalidade. 2010. (Congresso).
I Seminário Violar.Adolescência e violeência: via possível para o reconhecimento. 2010. (Seminário).
Seminário Álcool e Drogas "Desafios da Modernidade". 2010. (Seminário).
VII Congresso Regional de Psicologia - COREP. 2010. (Congresso).
I Congresso de Psicologia Jurídica - uma interface com o Direito. Controle disciplinar e os modos de subjetivação do adolescente em privação de liberdade. 2009. (Congresso).
XIII Colóquio Internacional de Psicossociologia e Sociologia Clínica.Sofrimento Psíquico na atualidade: algumas considerações sobre o fenômeno TDA/H e o modo de subjetivação contemporâneo. 2009. (Outra).
XIII Colóquio Internacional de Psicossociologia e Sociologia Clínica.Violência e Reconhecimento: considerações acerca da adolescência e contemporaneidade. 2009. (Outra).
1º Colóquio Internacional Atividades e Afetos.Mesa: "Afeto e Violência: uma leitura interdisciplinar sobre as vicissitudes da violência em uma sociedade globalizada". 2008. (Outra).
III Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia e Psicanálise.Adolescência e Violência: articulações entre Hegel e a Psicanálise. 2008. (Outra).
VII Fórum Mineiro de Psicanálise.Mesa. 2008. (Outra).
VII Semana de Psicologia UNIPAC - Barbacena.Condições de trabalho do psicólogo: a experiência dos alunos egressos do curso de Psicologia da UNIPAC - Barbacena. 2008. (Outra).
XXVI Jornada do Fórum de Psicanálise do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais.Adolescência e Violência: manejo da angústia na contemporaneidade.. 2008. (Outra).
IV Encontro Juizforano de Psicologia.Solenidade de Abertura. 2007. (Encontro).
A ética da psicanálise: do particular ao coletivo. 2006. (Simpósio).
Evento Preparatório para o I Fórum Regional de Psicologia e Saúde Pública. 2006. (Outra).
I Encontro de Formação e Práticas em Psicologia. 2006. (Encontro).
III Colóquio franco-brasileiro de filosofia da educação - Foucault 80 anos. Adolescentes em conflito com a lei e glorificação do crime: o que podem as medidas sócio educativas. 2006. (Congresso).
Violência e Exclusão: Fatores Sociais.Violência e Exclusão: fatores sociais. 2006. (Outra).
III Comemoração do Dia do Psicólogo. 2005. (Outra).
II Jornada Científica da UNIPAC - Ubá.Aspectos Psicológicos da Velhice. 2005. (Outra).
Psicologia e Ética. 2005. (Encontro).
XIII Encontro da Associação Brasileira de Psicologia Social.XIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social: Os múltiplos lugares de produção e ação da Psicologia Social.. 2005. (Encontro).
Políticas Públicas: saberes e práticas psicossociais.O fenômeno adolescência e a cultura pós-moderna. 2004. (Encontro).
Ecologia Mental: pensando a grande saúde em nossa eterna loucura.Posição Social e Sofrimento Psíquico:estudo crítico e comparativo sobre a inserção de usuários no NAPS III. 2002. (Simpósio).
O adolescente institucionalizado e a AIDS. 2002. (Seminário).
Esquizofrenia: múltiplas abordagens em uma só direção. 2000. (Seminário).
Atualização Terapêutica em Alcoolismo. 1999. (Seminário).
Estudos da Complexidade em Práticas Sociais. 1999. (Seminário).
I Encontro Municipal de Psicologia da Saúde. 1999. (Encontro).
I Congresso Inter-Latino do Pensamento Complexo. 1998. (Congresso).
Existência e Pessoa. 1997. (Simpósio).
Participação em bancas
KYRILLOS NETO, F.; CALZAVARA, M. G. P.;ROSÁRIO, Angela Buciano do; CHAVES, W. C.. Pressupostos conceituais para uma escuta psicanalítica em instituição de abrigamento para crianças e adolescentes. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
KYRILLOS NETO, F.;ROSÁRIO, Angela Bucciano do; CHAVES, W. C.. Implantação e implementação do CAPS de Campanha: um estudo crítico na perspectiva psicanalítica. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
CASTRO, J. E.;ROSÁRIO, Angela Bucciano do; KYRILLOS NETO, F.. A questão da angústia e o discurso capitalista: uma leitura psicanalítica. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
ARAUJO, J. N. G.;MOREIRA, J. O.; FONSECA, M. N. S.;ROSARIO, ANGELA BUCCIANO; DRAWIN, C. R.. Quando a escrita traz a marca do sofrimento: privação de reconhecimento na vida e na obra de autores negros brasileiros. 2021. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
KYRILLOS NETO, F.; CALZAVARA, M. G. P.;ROSÁRIO, Angela Bucciano do; CHAVES, W. C.. Transferência: atravessamentos e possibilidades em uma instituição de acolhimento para crianças e adolescentes. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
KYRILLOS NETO, F.;ROSÁRIO, Angela Bucciano do; CHAVES, W. C.. Implantação e implementação do CAPS de Campanha: um estudo crítico na perspectiva psicanalítica. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
CASTRO, J. E.;ROSÁRIO, A. B.; KYRILLOS NETO, F.. O discurso e suas modalidades. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de São João Del-Rei.
LAGUARDIA, R. B.;ROSÁRIO, Ângela Buciano do; PEREIRA, H. R.. O mundo está hiperativo?. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicomotricidade e Educação) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
LAGUARDIA, R. B.;ROSÁRIO, Ângela Buciano do; PEREIRA, H. R.. Psicomotricidade e Educação Inclusiva. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicomotricidade e Educação) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
LAGUARDIA, R. B.;ROSÁRIO, Ângela Buciano do; KYRILLOS NETO, F.. Desnutrição e dificuldade no desenvolvimento e aprendizagem. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicomotricidade e Educação) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
LAGUARDIA, R. B.;ROSÁRIO, Ângela Buciano do; KYRILLOS NETO, F.. A questão do desejo nas dificuldades de aprendizagem sob a ótica da psicomotricidade relacional. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicomotricidade e Educação) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
RODRIGUES, H.; LAGUARDIA, R. B.;ROSÁRIO, Ângela Buciano do. Conceitos de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicomotricidade e Educação) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
ROSÁRIO, Ângela Buciano do; LAGUARDIA, R. B.; PEREIRA, H. R.. A convivência escolar com portador de TDA-H. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicomotricidade e Educação) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
ROSÁRIO, Ângela Buciano do; PEREIRA, H. R.; LAGUARDIA, R. B.. Bullying escolar - um olhar para a vítima. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicomotricidade e Educação) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
ROSÁRIO, Ângela Buciano do; LAGUARDIA, R. B.. Transtorno de atenção e hiperatividade. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicomotricidade e Educação) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
BERNARDES, S. M. C.;ROSARIO, ANGELA BUCCIANO. A formação acadêmica do psicólogo pra atuação na saúde pública. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Souza, Silvia Regina Eulálio;ROSÁRIO, Angela Bucciano do. Atuação clínica do psicólogo hospitalar: um estudo orientado pela psicanálise. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Moreira, Maria Ignez Costa;ROSÁRIO, Angela Bucciano do. Os atravessamentos das tecnologias digitais no processo de subjetivação dos adolescentes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
ROSÁRIO, Angela Bucciano doMOREIRA, J. O.. Entre diagnósticos e sintomas contemporâneos: um estudo sobre o pânico a partir da Psicanálise. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
ROSÁRIO, Angela Bucciano do; VILAS BOAS, C. C.. O lugar da criança frente ao litígio dos pais: de objeto a sintoma. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
ROSÁRIO, Angela Bucciano do; VILAS BOAS, C. C.. Ambivalência e maternidade: aspectos psicológicos do puerpério em contraste a idealização materna. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
OLIVEIRA, R. T.; KYRILLOS NETO, F.;ROSÁRIO, Angela Bucciano do. O louco infrator e suas relações com a sociedade: ato e responsabilidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
PEREIRA, H. R.;ROSÁRIO, A. B.; VALE, C.. Um olhar psicanalítico para as políticas públicas de saúde no Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
PEREIRA, H. R.;ROSÁRIO, A. B.; CHAVES, M. M. P.. O desenvolvimento pulsional e sua relação com o objeto. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
VALE, C.;ROSÁRIO, A. B.; CHAVES, M. M. P.. G. Oliveira.A construção do vínculo afetivo mãe e bebê e sua importância para o desenvolvimento infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
ROSÁRIO, A. B.; CHAVES, M. M. P.; OLIVEIRA, R. T.. A relação mãe-bebê na atualidade: considerações na perspectiva winnicottiana. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
OLIVEIRA, R. T.; KYRILLOS NETO, F.;ROSÁRIO, Angela Bucciano do. Pulsão de morte e contemporaneidade: as violências e as toxicomanias como formas de atuação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
CHAVES, M. M. P.;ROSÁRIO, Ângela Buciano do; CASTILHO, S. S.. Batista Ferreira e Fernanda M. Clemente de Araújo.A influência da mídia televisiva na subjetivação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
OLIVEIRA, R. T.;ROSÁRIO, Ângela Buciano do; PEREIRA, H. R.. Trabalho, sofrimento psíquico e contemporaneidade: uma leitura sócio-histórica e psicanalítica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
MARQUES, E. M. I.;ROSÁRIO, Ângela Buciano do; PEREIRA, H. R.. Suicídio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
OLIVEIRA, R. T.;ROSÁRIO, Ângela Buciano do; PEREIRA, H. R.. Do rompimento com o pacto social ao ato infracional: o adolescer na contemporaneidade à luz da teoria psicanalítica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
TEIXEIRA, V. L. R.;ROSÁRIO, Ângela Buciano do; CAMARGOS, A. L.. Considerações psicológicas sobre a influência das tecnologias nos indivíduos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
CASTRO, P.;ROSÁRIO, Ângela Buciano do; CHAVES, M. M. P.. O posicionamento teórico-prático do psicólogo fenomenológico existencial diante da internação compulsória. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
CASTRO, P.; CHAVES, M. M. P.;ROSÁRIO, Ângela Buciano do. Suicídio, gênero e classe social. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
PEREIRA, H. R.; CHAVES, M. M. P.;ROSÁRIO, Ângela Buciano do. Análise do discurso do poder nas políticas públicas de saúde. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
ROSÁRIO, Ângela Buciano do; PEREIRA, H. R.; COSTA, R. A. A.. Considerações sobre a ideação suicida de jovens no município de Barbacena: uma análise psicanallítica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
ROSÁRIO, Ângela Buciano do; OLIVEIRA, R. T.; CASTRO, P.. Monteiro.Estudo sobre o processo de luto referente a perda do cônjuge na contemporaneidade: considerações preliminares. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
Marques, Esther de Matos Ireno;ROSÁRIO, Ângela Buciano do; CAMARGOS, A. L.. Seleção de docente para a disciplina Psicologia Social II. 2013. Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
Marques, Esther de Matos Ireno;ROSÁRIO, Ângela Buciano do; CAMARGOS, A. L.. Seleção de docente para a disciplina Psicologia Comunitária. 2013. Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
Marques, Esther de Matos Ireno;ROSÁRIO, Ângela Buciano do; CAMARGOS, A. L.. Seleção de docente para a disciplina Psicologia das Organizações. 2013. Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
Marques, Esther de Matos Ireno;ROSÁRIO, Ângela Buciano do; CAMARGOS, A. L.. Seleção de docente para a disciplina Entrevista Psicológica. 2013. Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
Marques, Esther de Matos Ireno;ROSÁRIO, Ângela Buciano do; CAMARGOS, A. L.. Seleção de docente para a disciplina Psicologia das Organizações. 2012. Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
Marques, Esther de Matos Ireno;ROSÁRIO, Ângela Buciano do; CAMARGOS, A. L.. Seleção de docente para a disciplina Psicologia Hospitalar. 2012. Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
Marques, Esther de Matos Ireno;ROSÁRIO, Ângela Buciano do; CAMARGOS, A. L.. Seleção de docente para a disciplina Psicologia das Necessidades Educacionais Especiais. 2012. Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
ROSÁRIO, Ângela Buciano do; FERRARI, I. F.. Parecer para o Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior - CAPES. 2012. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
ROSÁRIO, Ângela Buciano do. Avaliadora Ad Hoc do Concurso de Artigos da III Semana de Ciência, Arte e Política da PUC-Minas São Gabriel. 2011. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
BARROS, V. A.; FERRARI, I. F.;ROSÁRIO, Ângela Buciano do. Parecer para o Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior - CAPES. 2011. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
ROSÁRIO, Ângela Buciano do; FERRARI, I. F.. Parecer para o Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior - CAPES. 2011. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Orientou
O mundo está hiperativo; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicomotricidade e Educação) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Angela Bucciano do Rosario;
Psicomotricidade e Educação Inclusiva; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicomotricidade e Educação) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Angela Bucciano do Rosario;
Hiperatividade ou Falta de Limites?; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicomotricidade e Educação) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Angela Bucciano do Rosario;
Um enfoque ao agresor do bullying escolar: refletindo sobre o comportamento agressivo; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicomotricidade e Educação) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Angela Bucciano do Rosario;
A relação entre aprendizagem escolar e fatores motivacionais; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicomotricidade e Educação) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Angela Bucciano do Rosario;
de Souza; Autismo infantil: possibilidade de inserção no ambiente escolar; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicomotricidade e Educação) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Angela Bucciano do Rosario;
Dificuldades de aprendizagem e auto-estima; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicomotricidade e Educação) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Angela Bucciano do Rosario;
O lúdico na prática educativa; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicomotricidade e Educação) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Angela Bucciano do Rosario;
Entre diagnósticos e sintomas contemporâneos: um estudo sobre o pânico a partir da Psicanálise; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Angela Bucciano do Rosario;
O lugar da criança frente ao litígio dos pais: de objeto a sintoma; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Angela Bucciano do Rosario;
Ambivalência e maternidade: aspectos psicológicos do puerpério em contraste a idealização materna; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Angela Bucciano do Rosario;
A relação mãe-bebê na atualidade: considerações na perspectiva winnicottiana; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Angela Bucciano do Rosario;
Os destinos da libido na histeria contemporânea; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Angela Bucciano do Rosario;
Terapia dialítica: os impasses do sujeito diante da castração; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Angela Bucciano do Rosario;
Costa e Vandeliana C; Carlos de Souza; O processo de envelhecimento e a sublimação como possibilidade de destino pulsional; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Angela Bucciano do Rosario;
Infertilidade e adoção: o lugar da criança no desejo dos pais e os possíveis atravessamentos para as partes; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Angela Bucciano do Rosario;
Considerações sobre a ideação suicida de jovens no município de Barbacena: uma análise psicanallítica; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Angela Bucciano do Rosario;
Monteiro; Estudo sobre o processo de luto referente a perda do cônjuge na contemporaneidade: considerações preliminares; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Presidente Antônio Carlos; Orientador: Angela Bucciano do Rosario;
Produções bibliográficas
-
ROSARIO, ANGELA BUCCIANO . Racismo e subjetividade: a pós-memória como possibilidade de elaboração do trauma. TEORÍA Y CRÍTICA DE LA PSICOLOGÍA , v. 20, p. 20-41, 2024.
-
MOREIRA, J. O. ; ROSÁRIO, Angela Bucciano do ; KYRILLOS NETO, F. . The objectification of mankind in consumerist societies: A post-Lacanian perspective. INTERNATIONAL FORUM OF PSYCHOANALYSIS , p. 1-11, 2023.
-
SANTOS, D. R. ; REIS, J. K. N. ; ROSARIO, ANGELA BUCCIANO ; KYRILLOS NETO, F. . O paradoxo da inclusão: a relevância da escuta do sujeito nos CAPS. Vínculo (São Paulo) , v. 16, p. 68-87, 2020.
-
RODRIGUES, B. F. ; KYRILLOS NETO, F. ; ROSARIO, ANGELA BUCCIANO . Método APAC: emergência do sujeito no discurso sobre a mulher. REVISTA DA SPAGESP , v. 20, p. 126-139, 2019.
-
ROSARIO, ANGELA BUCCIANO . Individualismo contemporâneo e novos arranjos subjetivos na perspectiva da Psicanálise. ANALYTICA: REVISTA DE PSICANÁLISE , v. 8, p. 1-15, 2019.
-
ROSÁRIO, Angela Buciano do ; SOUZA, J. M. P. ; KYRILLOS NETO, F. . Considerações sobre o fazer do psicólogo nos processos jurídicos: o lugar da subjetividade nas varas da infância e juventude. INTERAÇÃO EM PSICOLOGIA (ONLINE) , v. 21, p. 213-21, 2017.
-
MELO, J. P. S. ; NETO, FUAD KYRILLOS ; CALAZANS, R. ; ROSÁRIO, Angela Bucciano do . A relação da agressividade e do crime nas constituições subjetiva e social. Revista da SPAGESP , v. 17, p. 53-66, 2016.
-
MOREIRA, JACQUELINE DE OLIVEIRA ; GUERRA, ANDRÉA MARIS CAMPOS ; MARTINS, ALINE SOUZA ; CADAR, ANA CAROLINA BARBOSA ; ROSÁRIO, Angela Bucciano do . Recognition and Indeterminacy: A Psychoanalytic Reading of Illegals Acts in Adolescence. Psychology , v. 06, p. 1570-1579, 2015.
-
ROSÁRIO, Angela Bucciano do ; KYRILLOS NETO, F. . Plantão Psicológico em uma clínica-escola de Psicologia: saúde pública e psicanálise. A Peste: Revista de Psicanálise e Sociedade , v. 7, p. 37-48, 2015.
-
ROSÁRIO, ÂNGELA BUCIANO DO ; NETO, FUAD KYRILLOS . Abordagem da violência no sistema classificatório DSM na perspectiva psicanalítica. Fractal: Revista de Psicologia , v. 26, p. 401-414, 2014.
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do ; MOREIRA, J. O. . Culpa e narcisismo na tragédia moderna. Analytica: Revista de Psicanálise , v. 1, p. 73-89, 2012.
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . Grupo com adolescentes em privação de liberdade: circulação da palavra como possibilidade de ressignificação do ato infracional. Revista da SPAGESP , v. 11, p. 66-76, 2011.
-
MOREIRA, J. O. ; ROSÁRIO, Ângela Buciano do ; Santos, Alessandro Pereira dos . Juventude e adolescência: considerações preliminares. Psico (PUCRS. Online) , v. 42, p. 457-464, 2011.
-
MOREIRA, J. O. ; ROSÁRIO, Ângela Buciano do ; COSTA, Domingos Barroso da . Criminalidade juvenil no Brasil pós-moderno: algumas reflexões psicossociológicas sobre o fenômeno da violência. Revista Mal-Estar e Subjetividade , v. VIII, p. 1021-1046, 2009.
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . Adolescência e Violência: o problema do reconhecimento. Mal-Estar e Sociedade , v. I, p. 27-39, 2008.
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . O mundo do crime: possibilidade de intervenção a adolescentes em conflito com a lei. Mental (Barbacena) , v. 2, n.2, p. 101-113, 2004.
-
MOREIRA, J. O. (Org.) ; KYRILLOS NETO, F. (Org.) ; ROSÁRIO, Angela Bucciano do (Org.) . Violência(s): diálogos com a psicanálise. 1. ed. Curitiba: CRV, 2016. v. 1. 160p .
-
MOREIRA, J. O. (Org.) ; KYRILLOS NETO, F. (Org.) ; ROSÁRIO, A. B. (Org.) ; SOUZA, J. M. P. (Org.) ; DRAWIN, C. R. (Org.) . Análise do Discurso de Adolescentes em Privação de Liberdade: reflexões sobre a luta pelo reconhecimento. 1. ed. Curitiba: CRV, 2015. v. 1. 130p .
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do ; MOREIRA, J. O. (Org.) . Culpa e laço social: possibilidades e limites. 1. ed. Barbacena: EdUEMG, 2013. v. 1. 223p .
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do ; KYRILLOS NETO, F. (Org.) ; MOREIRA, J. O. (Org.) . Faces da violência na contemporâneidade:. Barbacena: Eduemg, 2011.
-
ROSARIO, ANGELA BUCCIANO ; KYRILLOS NETO, F. . O conceito de sujeito para Lacan: constituição e subversão.. In: Jacqueline de Oliveira Moreira; Mônica Eulália da Silva Januzzi. (Org.). Processos de subjetivação: fundamentos e movimentos.. 1ed.Belo Horizonte: Editora da PUC/Minas, 2023, v. 1, p. 65-81.
-
ROSÁRIO, Angela Bucciano do ; KYRILLOS NETO, F. ; FONSECA, Thales . A Psicologia das massas e o recrudescimento autoritário brasileiro: um diálogo em duas cenas. In: Jacqueline de Oliveira Moreira, Ana Carolina Dias Silva. (Org.). 100 anos Psicologia das Massas: atualizações e reflexões. 1ed.Curitiba: CRV, 2021, v. 1, p. 49-62.
-
ROSARIO, ANGELA BUCCIANO . O real da pandemia e o surreal do desgoverno: notas sobre o trauma brasileiro. In: Jacqueline de Oliveira Moreira. (Org.). Luto e morte em tempos de pandemia: reflexões a partir da psicologia. 1ed.Belo Horizonte: Editora da UEMG, 2021, v. 1, p. 151-164.
-
ROSÁRIO, Angela Buciano do ; MOREIRA, J. O. . Violência, Narcisismo e Juventude: o outro lado do espelho.. In: Cristiane de Freitas Cunha; Andréa Máris Campos Guerra; Bruna Simões de Albuquerque; Lisley Braun Toniolo; Elza Machado de Melo. (Org.). Juventude e Cidade: A potência do um e do em comum. 1ed.Belo Horizonte: Folium, 2017, v. 1, p. 9-20.
-
ROSÁRIO, Angela Bucciano do ; MOREIRA, J. O. . Violência e reconhecimento: conjugação possível?. In: Jacqueline de Oliveira Moreira; Fuad Kyrillos Neto; Angela Bucciano do Rosário. (Org.). Violência(s): diálogos com a psicanálise. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 67-77.
-
KYRILLOS NETO, F. ; ROSÁRIO, Angela Bucciano do . O paradoxo religião e violência: reflexões psicanalíticas. In: Jacqueline de Oliveira Moreira; Fuad Kyrillos Neto; Angela Bucciano do Rosário. (Org.). Violência(s): diálogos com a psicanálise. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 117-127.
-
KYRILLOS NETO, F. ; ROSÁRIO, Ângela Buciano do ; MOREIRA, J. O. . Análise de discurso: considerações metodológicas. In: MOREIRA, J. O.; KYRILLOS NETO, F. ; ROSÁRIO, A. B.; SOUZA, J. M.P.; DRAWIN, C.R.. (Org.). Análise do discurso de adolescentes em privação de liberdade: reflexões sobre a luta por reconhecimento. 1ed.Curitiba: CRV, 2015, v. 1, p. 65-81.
-
KYRILLOS NETO, F. ; ROSÁRIO, A. B. ; MOREIRA, J. O. . Amor só de mãe: os filhos e seus pais na luta pelo reconhecimento em uma sociedade de consumo. In: MOREIRA, J. O.; KYRILLOS NETO, F.; ROSÁRIO, A. B.; SOUZA, J. M.P.; DRAWIN, C.R.. (Org.). Análise do discurso de adolescentes em privação de liberdade: reflexões sobre a luta pelo reconhecimento. 1ed.Curitiba: CRV, 2015, v. 1, p. 101-111.
-
MOREIRA, J. O. ; ROSÁRIO, A. B. . Enquadre, reconhecimento, desafios e aposta: posição dos profissionais frente ao adolescente nos seus primeiros dias de medida de semiliberdade. In: MOREIRA, Jacqueline de Oliveira; SOUZA, Juliana Marcondes Pedroza ; ROCHA, Paula Melgaço. (Org.). Diálogos com o campo das medidas socioeducativas: conversando sobre acolhida, os eixos e o desligamento. 1ed.Curitiba: CRV, 2015, v. 1, p. 22-27.
-
MOREIRA, J. O. ; KYRILLOS NETO, F. ; ROSÁRIO, A. B. . Saúde Mental e Psicanálise: recortes epistemológicos. In: Leônia Cavalcante Teixeira; Sônia Wan Der Maas Rodrigues. (Org.). Psicanálise, Saberes e Práticas em Saúde. 1ed.Curitiba: CRV, 2015, v. 1, p. 23-38.
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do ; KYRILLOS NETO, F. . Vicissitudes de um adolescente: a criminalidade como resposta ao desamparo. In: MOREIRA, J. O; GUERRA, A. M.C.; SOUZA, J.M.P.. (Org.). Diálogos com o campo das medidas socioeducativas: conversando com a semiliberdade e a internação. 1ed.Curitiba: CRV, 2014, v. , p. 23-30.
-
KYRILLOS NETO, F. ; ROSÁRIO, Ângela Buciano do . A criação do hospital colônia em Barbacena: breves notas sobre os usos da teoria psicanalítica como dispositivo de controle. In: Mauro Rocha Baptista. (Org.). Arte, loucura e educação: diálogos. 1ed.Barbacena: EdUEMG, 2014, v. , p. 85-99.
-
MOREIRA, J. O. ; ROSÁRIO, Ângela Buciano do ; Santos, Alessandro Pereira dos . Do eu ao outro: reflexões sobre o lugar do outro para sujeitos enlaçados com a criminalidade.. In: FERRARRI, Ilka Franco ; MOREIRA, Jacqueline de Oliveira. (Org.). Psicanalise e violência: sociedade, juventude e literatura.. 1ed.Curitiba: CRV, 2013, v. 1, p. 65-77.
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . Reconhecimento e culpa: considerações sobre o problema da violência no ethos contemporâneo. In: Ângela Buciano do Rosário; Jacqueline de Oliveira Moreira. (Org.). Culpa e laço social: possibilidades e limites. 1ed.Barbacena: EdUEMG, 2013, v. 1, p. 95-110.
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . Considerações acerca do problema da violência no ethos contemporâneo. In: Angela Buciano do Rosário; Fuad Kyrillos Neto; Jacqueline de Oliveira Moreira. (Org.). Faces da violência na contemporâneidade:sociedade e clínica. Barbacena: Eduemg, 2011, v. , p. 43-52.
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . Controle disciplinar e os modos de subjetivação. In: Janaína de Assis Rufino; Mauro Rocha Baptista; Fuad Kyrillos Neto. (Org.). Espaços, sujeitos e sociedade: diálogos. 1ed.Barbacena: Eduemg, 2009, v. , p. 115-126.
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do ; KYRILLOS NETO, F. . Adolescência e Violência: estratégias de subjetivação contemporânea. In: Patrícia Gouveia; Bruno Simões Coelho; Karla Damiano Teixeira. (Org.). Uma Favela Cordial. Viçosa: Editora da UFV, 2007, v. , p. -.
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . O estatuto da criança e do adolescente: uma questão de direitos humanos. Tablado Acadêmico, Barbacena, , v. 9, p. 1 - 1.
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do ; MOREIRA, J. O. . CONSIDERACIONES SOBRE EL PROBLEMA DE LA VIOLENCIA EN ETHOS CONTEMPORÁNEO. In: PSICOSALUD 2011, 2011, Havana. Psicosalud 2011 - Por una ciencia y profesión en la construcción de la salud. Havana: Sociedad Cubana de Psicología de la Salud, 2011. p. 3608-3613.
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do ; Santos, Alessandro Pereira dos ; MOREIRA, J. O. . Do eu ao outro: reflexões sobre o lugar do outro para sujeitos enlaçados com a criminalidade. In: II Congresso Nacional de Psicanálise, Direito & Literatura, 2010, Nova Lima. Anais do Congresso Nacional de Psicanálise, Direito e Literatura. Nova Lima: CEFOS - Faculdade de Direito Milton Campos, 2010. p. 406-421.
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . Modo de subjetivação do adolescente autor de ato infracional: os limites das medidas socioeducativas. In: I Congresso Nacional de Psicanálise, Direito & Literatura, 2009, Nova Lima - MG. Anais do Congresso Nacional de Psicanálise, Direito e Literatura, 2009. p. 170-194.
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . Sofrimento psíquico na atualidade: algumas considerações sobre o fenômeno TDA/H e o modo de subjetivação contemporâneo. In: XIII Colóquio Internacional de Psicossociologia e Sociologia Clínica, 2009, Belo Horizonte. XIII Colóquio Internacional de Psicossociologia e Sociologia Clínica. Das Solidões às Solidariedades: vínculos sociais contemporâneos em análise. Belo Horizonte: UFMG, 2009.
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . Controle disciplinar e os modos de subjetivação do adolescente em privação de liberdade. In: I Congresso de Psicologia Jurídica: uma interface com o Direito, 2009, Belo Horizonte. I Congresso de Psicologia Jurídica: uma interface com o Direito. Belo Horizonte: Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais, 2009. v. I. p. 370-376.
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . O adolescente em conflito com a lei: entre a lei do direito e a lei do desejo. In: 1º Colóquio Internacional Atividades e Afetos, 2008, Belo Horizonte. 1º Colóquio Internacional Atividades e Afetos - UFMG, 2008. p. 1-10.
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . Adolescência e Violência: manejo da angústia na contemporaneidade. In: XXVI Jornada do Fórum de Psicanálise do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais, 2008, Belo Horizonte. Cadernos do Fórum de Psicanálise do CPMG. Belo Horizonte, 2008. v. 36. p. 24-27.
-
KYRILLOS NETO, F. ; ROSÁRIO, Ângela Buciano do ; MOREIRA, L. E. V. . Mesa redonda: O exercício da psicanálise na contemporaneidade: formação e ética. In: V Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental, 2012, Fortaleza. Dietética corpo pathos, 2012.
-
MOREIRA, J. O. ; ROSÁRIO, Ângela Buciano do ; FRANCA NETO, O. ; GUERRA, A. M. C. ; BISPO, F. S. . Mesa redonda: Lei, norma e ética: uma leitura psicanalítica. In: V Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental, 2012, Fortaleza. Dietética corpo pathos, 2012.
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do ; MOREIRA, J. O. ; Santos, Alessandro Pereira dos . Mesa redonda: Violência em tempos sombrios. In: 7o Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2011, Salvador. Anais do 7o congresso Norte e Nordeste de Psicologia, 2011.
-
KYRILLOS NETO, F. ; ROSÁRIO, Ângela Buciano do ; OLIVEIRA, R. T. . Mesa redonda: Análise crítica da abordagem da violência no sistema classificatório DSM. In: 7o Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2011, Salvador. Anais do 7o congresso Norte e Nordeste de Psicologia, 2011.
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . Sofrimento psíquico na atualidade: algumas considerações sobre o fenômeno do TDA/H e o modo de subjetivação contemporâneo. In: XIII Colóquio Internacional de Psicossociologia e Sociologia Clínica, 2009, Belo Horizonte. XIII Colóquio Internacional de Psicossociologia e Sociologia Clinica, 2009. p. 206-207.
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . Violência e reconhecimento: considerações acerca da adolescência e contemporaneidade. In: XIII Colóquio Internacional de Psicossociologia e Sociologia Clínica, 2009, Belo Horizonte. XIII Colóquio Internacional de Psicossociologia e Sociologia Clinica, 2009. p. 244-245.
-
ROSÁRIO, Angela Bucciano do . Adolescência e socioeducação: escuta e reconhecimento como possibilidade de enlaçamento no social. In: XI Colóquio internacional do LEPSI, VI Congresso da RUEPSY; II Congresso brasileiro da Rede INFEIES; II Simpósio de Psicanálise e Educação de Minas, 2016, Belo Horizonte. Os sintomas na educação de hoje: o que fazemos com isso?. Belo Horizonte, 2016. v. 1. p. 43-44.
-
ROSÁRIO, Angela Bucciano do . Adolescência e socioeducação: escuta e reconhecimento como possibilidade de enlaçamento no social. In: XI Colóquio Internacional do LEPSI - Os sintomas na educação de hoje: o que fazemos com isso?, 2016, Belo Horizonte. Os sintomas na educação de hoje: o que fazemos com isso?. Belo Horizonte, 2016. v. 1. p. 43-44.
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . Violência e juventude: uma discussão pelo viés do narcisismo. In: VI Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental, 2014, Belo Horizonte. VI Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental - Pathos & Saúde. São Paulo: Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental, 2014. v. 1. p. 142-142.
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . O apelo contemporâneo por laços narcísicos. In: V Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental, 2012, Fortaleza. V Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental, 2012. p. 78-78.
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do ; MOREIRA, J. O. . Ethos e violência: uma leitura do mandamento cristão em Kant e Freud. In: V Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental, 2012, Fortaleza. V Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental, 2012. p. 85-86.
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . CONSIDERACIONES SOBRE EL PROBLEMA DE LA VIOLENCIA EN ETHOS CONTEMPORÁNEO. In: PSICOSALUD 2011, 2011, Havana. Psicosalud 2011 - Por una ciencia y profesión en la construcción de la salud. Havana: Sociedad Cubana de Psicología de la Salud, 2011. p. 710-711.
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . Considerações acerca do problema da violência no ethos contemporâneo. In: 7o Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2011, Salvador. Anais do 7o congresso Norte e Nordeste de Psicologia, 2011.
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . As relações entre violência e cultura na perspectiva psicanalítica. In: 7o Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2011, Salvador. Anais do 7o congresso Norte e Nordeste de Psicologia, 2011.
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . Adolesência e violência: via possível para o reconhecimento. In: I Seminário Violar, 2010, Campinas. I Seminário Violar: Problematizando as juventudes na contemporaneidade. Campinas: FE/UNICAMP, 2010. v. I. p. 42-43.
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . Adolescência e Violência: articulações entre Hegel e a Psicanálise. In: III Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia e Psicanálise, 2008, Rio de Janeiro e Niterói. Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia e Psicanálise. Rio de Janeiro: Arquimesdes Edições, 2008. p. 52-53.
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . O adolescente em conflito com a lei: entre a lei do direito e a lei do desejo. In: 1º Colóquio Internacional - Atividades e Afetos, 2008, Belo Horizonte. 1º Colóquo Internacional Atividades e Afetos. Belo Horizonte: UFMG, 2008. p. 56-57.
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . Adolescente em conflito com a lei e glorificação do crime: o que podem as medidas sócio-educativas?. In: III Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação - Foucault 80 anos, 2006, Rio de Janeiro. Anais do III Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação - Foucault 80 anos. Rio de Janeiro: UERJ, 2006.
-
ROSÁRIO, Angela Bucciano do . CONSUMO E VIOLÊNCIA ENTRE ADOLESCENTES: DIÁLOGO ENTRE A PSICANÁLISE E A EDUCAÇÃO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ROSÁRIO, Angela Bucciano do . Adolescência e socioeducação: escuta e reconhecimento como possibilidade de enlaçamento no social. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROSÁRIO, Angela Bucciano do . ECA - Maioridade Penal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ROSÁRIO, Angela Bucciano do . Enquadre, reconhecimento, desafios e aposta: posição dos profissionais frente ao adolescente nos seus primeiros dias de medida de semiliberdade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
RODRIGUES, A. O. ; COSTA, L. G. ; ROSÁRIO, Ângela Buciano do . Psicanálise e contemporaneidade: novas demandas e sintomas observados na clínica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, R. M. ; ROSÁRIO, Ângela Buciano do ; CARMO, M. L. . O plantão psicológico como dispositivo de acolhimento e formação em Psicologia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . Considerações acerca do problema da violência no ethos contemporâneo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . As relações entre violência e cultura na perspectiva psicanalítica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . VI Conferencia Internacional de Psicología de la Salud. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do ; Santos, Alessandro Pereira dos ; MOREIRA, J. O. . Do eu ao outro: reflexões sobre o lugar do outro para sujeitos enlaçados com a criminalidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . Adolescência e violência: via possível para o reconhecimento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . Modo de subjetivação do adolescente autor de ato infracional: os limites das medidas socioeducativas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . Controle disciplinar e os modos de subjetivação do adolescente em privação de liberdade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . Afeto e violência: uma leitura interdisciplinar sobre as vicissitudes da violência em uma sociedade globalizada. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . Reconhecimento e violência: possibilidades do sujeito adolescente. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . Adolescência e Violência: articulações entre Hegel e a Psicanálise. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . Adolescencia e Violência: manejo da angústia na contemporaneidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . Adolescentes em conflito com a lei e glorificação do crime: o que podem as medidas sócioeducativas.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . Aspectos psicológicos da velhice. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . Adolescência e Violência: estudo sobre a subjetividade do adolescente em conflito com a lei. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . O fenômeno adolescência e a cultura pós-moderna. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . A prática do psicólogo nas instituições de acolhimento a adolescentes infratores. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . Sofrimento Mental e Posição Social. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . Relato do Experiência: Saúde Mental em Trieste. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MOREIRA, J. O. ; ROSÁRIO, Angela Buciano do . Apresentação de livro. Curitiba: CRV, 2016 (Apresentação).
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do ; MOREIRA, J. O. . Apresentação do livro: Culpa e laço social: possibilidades e limites. Barbacena, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do ; KYRILLOS NETO, F. ; MOREIRA, J. O. . Apresentaçao do livro Faces da Violência na contemporaneidade: sociedade e clínica. Barbacena, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . A insegurança social: o que é ser protegido?. Barbacena: UNIPAC, 2005 (Resenha).
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . A avaliação e seus destinos: outras considerações. Barbacena: UNIPAC, 2005 (Revisão de tradução).
-
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . A avaliação e seus destinos. Barbacena: UNIPAC, 2005 (Revisão de tradução).
Outras produções
Bucciano do Rosario, Angela . Parecer de mérito de artigo para: Revista Crítica de Ciências Sociais - RCCS - CES - UC. 2025.
ROSARIO, ANGELA BUCCIANO . Parecer de mérito de artigo para o periódico: Revista Psicologia em Pesquisa - UFJF. 2025.
Bucciano do Rosario, Angela . Parecer de mérito de artigo para o periódico: Psicologia Revista - PUC-SP. 2024.
ROSARIO, ANGELA BUCCIANO . Parecer de mérito de artigo para revista Analytica: Revista de Psicanálise. 2023.
ROSARIO, ANGELA BUCCIANO . Parecer de mérito de artigo para o periódico: Psicologia Revista - PUC-SP. 2023.
ROSÁRIO, Angela Buciano do . Parecer de mérito de artigo para revista Analytica: Revista de Psicanálise. 2022.
ROSÁRIO, Angela Buciano do . Parecerista de um capítulo do livro: Juventudes e contemporaneidade: reflexões e intervenções. 2020.
ROSÁRIO, Angela Buciano do . Parecer de mérito de artigo para o periódico: Psicologia em Revista - PUC - MG. 2020.
ROSÁRIO, Angela Bucciano do . Parecer de mérito de artigo para o periódico: Psicologia Revista - PUC - SP. 2020.
ROSÁRIO, Angela Bucciano do . Parecer de mérito de artigo para o periódico: Psicologia Revista - PUC - SP. 2019.
ROSARIO, ANGELA BUCCIANO . Parecer de mérito de artigo para a Revista Estudos Interdisciplinares em Psicologia. 2018.
ROSÁRIO, Angela Bucciano do . Parecer de mérito de artigo para o periódico científico Psicologia Revista. 2018.
ROSARIO, ANGELA BUCCIANO . Parecer de mérito de artigo para o periódico Psicologia Revista - PUC-SP. 2017.
ROSÁRIO, A. B. . Parecer de mérito de artigo para o periódico Psicologia, Ciência & Profissão. 2015.
ROSÁRIO, A. B. . Parecer de mérito de artigo para o periódico Psicologia em Revista. 2015.
ROSÁRIO, A. B. . Parecer de mérito de artigo para o periódico Psicologia & Sociedade - Revista da Associação Brasileira de Psicologia Social. 2015.
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . Parecer de mérito de artigo para o periódico Interthesis, vol. 1, n. 2, 2014. 2014.
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . Parecer de mérito de artigo para revista Analytica. 2014.
ROSÁRIO, A. B. . Parecer de mérito de artigo para o periódico Psicologia & Sociedade - Revista da Associação Brasileira de Psicologia Social. 2014.
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . Parecer de mérito de artigo para o periódico Psicologia em Revista. 2012.
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . Parecer de mérito de artigo para a revista Mal estar e Sociedade. 2012.
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . Parecer de mérito de artigo para o periódico Psicologia em Revista. 2012.
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . Parecer de mérito de artigo para a Revista Mosaico - estudos em Psicologia. 2011.
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . Parecer de mérito de artigo para a revista Mal estar e Sociedade n. 3. 2010.
ROSÁRIO, Angela Bucciano do . ECA - Maioridade Penal. 2015. (Palestra).
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . Conselho Municipal Anti-Drogas - COMAD. 2010. (Conselheira - COMAD).
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . Ato Infracional e Reconhecimento: vicissitudes do adolescente no contato com o outro. 2008. (Palestra).
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . Como cuidar dos adolescentes. 2004. (Palestra).
ROSÁRIO, Ângela Buciano do . Exposição da Prática do Aprimoramento Profissional em Saúde Mental. 1998. (Palestra).
Projetos de pesquisa
-
2013 - 2015
Análise de Discurso e Adolescente em cumprimento de Internação, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jacqueline de Oliveira Moreira em 28/07/2013., Descrição: Estudos sobre análise do discurso de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de privação de liberdade. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Angela Bucciano do Rosario - Integrante / Fuad Kyrillos Neto - Integrante / Jacqueline de Oliveira Moreira - Coordenador / Juliana Marcondes Pedrosa de Souza - Integrante., Número de produções C, T & A: 9
-
2012 - 2014
Adolescente e as medidas socioeducativas: revisão de literatura de 2000 a 2012, Descrição: Projeto efetiva a parceria entre o grupo de pesquisa sobre violência, criminalidade e juventude da Pós-Graduação em Psicologia da PUC Minas coordenado pela professora Jacqueline de Oliveira Moreira e o Diretório de pesquisa PSILACS Psicanálise e Laço Social no Contemporâneo da Pós-Graduação em Psicologia da UFMG coordenado pela professora Andréa Maris Campos Guerra. A equipe busca artigos, dissertações e teses nos indexadores Scielo, Pepsic e Portal Capes usando seguintes os descritores: Adolescência, medidas socioeducativas, adolescente em conflito com a lei, ECA, adolescente infrator, adolescente autor de ato infracional, infração, psicanálise. Produção de 2000 a 2012. A equipe deve ler todo o material e mapear o perfil da produção sobre o tema... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Angela Bucciano do Rosario - Integrante / Jacqueline de Oliveira Moreira - Coordenador / Andrea Máris Campos Guerra - Integrante / Juliana Marcondes Pedrosa de Souza - Integrante / Luiz Gustavo Gonçalves Canuto - Integrante / Ana Carolina Barbosa Cada - Integrante / Nathiéle Araújo Oliveira - Integrante / Gabriela Costa Freitas Bouzada - Integrante / Allana Fernanda Gonçalves Dias - Integrante / Maria Luiza de Vilhena Lana Peixoto - Integrante.
-
2004 - Atual
Laboratório de Estudos e Pesquisa em Psicanálise e Crítica Social - Lapcris, Descrição: Laboratório de Estudos e Pesquisa em Psicanálise e Crítica Social (Lapcris) tem o objetivo de solidificar o trabalho de pesquisa em psicanálise desenvolvido por professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC Minas em parceria com outras instituições de Pós-Graduação stricto sensu (UFMG, UFSJ, UFMT, UFPA, FAJE, UCC Cali) e, ainda, com alunos da graduação das diferentes IES. Visa a criação de um espaço de formação em pesquisa e de produção de conhecimentos concernentes ao entrelaçamento da psicanálise com a vida cotidiana pensando no tema da clínica, da política, das instituições no enlaçamento com a subjetividade. Atividades: Pesquisa e estudo de literatura sobre psicanálise e sociedade; Elaboração de propostas de projetos de pesquisa que articulam a psicanálise com temas e problemas socais; Desenvolvimento de modelos teóricos/Metodológicos para pesquisa psicanalíticas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (7) . , Integrantes: Angela Bucciano do Rosario - Integrante / Fuad Kyrillos Neto - Integrante / Jacqueline de Oliveira Moreira - Coordenador / Andrea Máris Campos Guerra - Integrante / Carlos Roberto Drawin - Integrante / Breno Ferreira Pena - Integrante / Henrique de Oliveira Lee - Integrante / Mônica Eulália da Silva Januzzi - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
1996 - 1996
Servizio Sanitario RegionaleVínculo: Voluntariado, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 30
Outras informações:
Trabalho voluntário no Serviço de Saúde Mental de Trieste - Itália: contato prático e teórico com os modelos de desinstitucionalização e antimanicomial voltados a protadores de sofrimento psíquico e dependentes químicos do Serviço Sanitário Regional
Atividades
-
06/1996 - 07/1996
Estágios , Sevizio Abilitazione Psicosociale, Trieste.Estágio realizado, Contato prático e teórico com modelos de desinstitucionalização e antimanicomial voltados a portadores de sofrimento mental e dependentes químicos.
1998 - 1998
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: contrato, Carga horária: 20
Outras informações:
Instrutora do Curso: "Orientações Básicas para Colocação no Mercado de Trabalho". Curso promovido pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho e realizado por meio da Fundação para o Desenvolvimento da UNESP.
Atividades
-
01/1998 - 01/1998
Treinamentos ministrados , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.Treinamentos ministrados, Orientações Básicas para a Colocação no Mercado de Trabalho
2001 - 2003
Fundação Estadual do Bem Estar do Menor de São PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analísta Técnico / Psicólogo, Carga horária: 40
Atividades
-
05/2001 - 12/2003
Outras atividades técnico-científicas , Ui Uip Guarujá, Ui Uip Guarujá.Atividade realizada, recepção e acompanhamento de adolescentes que cumprem medida sócio educativa de privação de liberdade.
-
04/2001 - 06/2003
Serviços técnicos especializados , Ui Guarujá, Unidade de Internação do Guarujá.Serviço realizado, Grupo temático com adolescentes internos intitulado: Pensamento e Linguagem.
-
08/2001 - 11/2001
Serviços técnicos especializados , Ui Guarujá, Unidade de Internação do Guarujá.Serviço realizado, Grupo de Família.
2008 - Atual
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 4
2021 - 2021
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor adjunto I, Carga horária: 12
2020 - 2020
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor adjunto I, Carga horária: 8
2018 - 2018
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor adjunto I, Carga horária: 16
Atividades
-
03/2008
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Psicologia da PUC Minas.Linhas de pesquisa
-
02/2021 - 07/2021
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia da vida adulta e velhice, Psicologia: história, epistemologia e profissão, Teoria Psicanalítica: a constituição do sujeito
-
08/2020 - 12/2020
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia da Aprendizagem, Psicologia: História, Epistemologia e Profissão
-
02/2018 - 12/2018
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Orientação de monografia, Supervisão de estágio - Psicologia Clínica - atendimento clínico em Psicanálise, Supervisão de estágio - Psicologia Hospitalar, Supervisão de estágio - Saúde Mental
2016 - 2016
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular I-A, Carga horária: 2
Outras informações:
Ministrou aulas de Psicologia para o curso de Nutrição
2013 - 2016
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular I-A, Carga horária: 4
Outras informações:
Ministra aulas de Teorias da Personalidade I (Psicanálise)
2012 - 2016
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Supervisora de Estágio, Carga horária: 10
Outras informações:
Supervisora de atendimentos clínicos em psicanálise na Clínica Escola - Universidade Presidente Antônio Carlos - Barbacena
2011 - 2016
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenação de estágios, Carga horária: 10
Outras informações:
Coordenadora dos estágios supervisionados do curso de Psicologia da Universidade Presidente Antônio Carlos - Barbacena
2009 - 2016
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Supervisora de Estágio, Carga horária: 4
Outras informações:
Supervisão de estágio em Plantão Psicológico realizado na clínica escola da Universidade Presidente Antonio Carlos - UNIPAC - Barbacena aos acadêmicos do curso de Psicologia dessa instituição.
2008 - 2016
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular I-A, Carga horária: 8
Outras informações:
Ministra as disciplinas: Teorias do Desenvolvimento II (adolescência)
2014 - 2015
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular I-A, Carga horária: 8
Outras informações:
Ministra a disciplina Teorias do Desenvolvimento I
2012 - 2015
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular I-A, Carga horária: 4
Outras informações:
Ministra a disciplina Teorias e Técnicas Psicoterápicas I (abordagem psicanalítica)
2014 - 2014
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular I-A, Carga horária: 4
Outras informações:
Ministra aulas de Psicoterapia Breve Emergencial
2013 - 2013
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular I-A, Carga horária: 8
Outras informações:
Ministra a disciplina Tópicos Contemporâneos em Psicologia I - Adolescência e contemporaneidade
2009 - 2013
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular I-A, Carga horária: 8
Outras informações:
Ministra as disciplinas Teoria Psicanalítica
2008 - 2012
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 4
Outras informações:
Ministra a disciplina Ética Profissional
2011 - 2011
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 2
Outras informações:
Leciona a disciplina Bases epistemológicas da Psicologia
2008 - 2011
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 4
Outras informações:
Ministra da disciplina Teorias do desenvolvimento III (adulto / idoso)
2007 - 2011
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora de Curso, Carga horária: 20
Outras informações:
Coordenadora do Curso de Psicologia da Unipac - Barbacena
2008 - 2008
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 2
Outras informações:
Ministra a disciplina Entrevista Psicológica
2006 - 2008
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Professor RPA, Enquadramento Funcional: Professor - RPA, Carga horária: 4
Outras informações:
Professora do Curso de Pós-Graduação em Psicomotricidade e Educação com ênfase em Educação Inclusiva
2007 - 2007
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisora de estágio, Carga horária: 10
Outras informações:
Supervisora da Clínica Escola do Curso de Psicologia da Unipac - Ubá
2005 - 2007
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: , Enquadramento Funcional: Supervisora de estágios, Carga horária: 8
Outras informações:
Supervisão de estágios na área institucional do curso de Psicologia da Unipac - Ubá
2004 - 2007
CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 8
Outras informações:
Ministra as disciplinas: Teorias do Desenvolvimento Humano I, II e III.
Atividades
-
02/2016 - 07/2016
Ensino, Nutrição, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia
-
08/2013 - 07/2016
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teorias da Personalidade I (Psicanálise)
-
02/2012 - 07/2016
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Supervisão de estágio de atendimentos clínicos na abordagem psicanalítica
-
02/2009 - 07/2016
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Supervisão de Estágio em Plantão Psicológico na Clínica Escola da Unipac - Barbacena
-
02/2008 - 07/2016
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teorias do desenvolvimento II (adolescência)
-
08/2012 - 12/2015
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teorias e Técnicas Psicoterápicas I (Psicanálise)
-
08/2009 - 12/2013
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teoria Psicanalítica
-
02/2013 - 07/2013
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Tópicos contemporâneos em Psicologia I - Adolescência e Contemporaneidade
-
02/2008 - 12/2012
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ética Profissional
-
08/2008 - 12/2011
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teorias do Desenvolvimento III
-
02/2011 - 07/2011
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Bases Epistemológicas da Psicologia
-
10/2007 - 02/2011
Serviços técnicos especializados , Faculdade Regional de Ciências Exatas e Sociais de Barbacena.Serviço realizado, Coordenação do Curso de Psicologia.
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Entrevista Psicológica
-
02/2006 - 12/2008
Ensino, Psicomotricidade e Educação, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia do Desenvolvimento
-
02/2007 - 10/2007
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ética Profissional
-
02/2007 - 10/2007
Serviços técnicos especializados , Faculdade da Saúde de Ubá Fasau.Serviço realizado, Supervisão de estágio em Clínica Escola.
-
08/2005 - 10/2007
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Supervisão de Estágio Institucional
-
02/2004 - 10/2007
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Psicologia Comunitária, Teorias do Desenvolvimento Humano I, Teorias do Desenvolvimento Humano III, Teorias do Desenvolvimeto Humano II
1999 - Atual
Consultório ParticularVínculo: Psicanalista, Enquadramento Funcional: Profissional liberal, Carga horária: 20
2024 - Atual
Universidade Santa CeciliaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
2024 - Atual
Universidade Santa CeciliaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor, Carga horária: 6
Outras informações:
Supervisão de estágio de atendimento clínico (clínica psicanalítica) do Serviço-escola de Psicologia da Universidade Santa CecíliaSupervisão institucional de estágio no Centro de Reabilitação e Estimulação do Neurodesenvolvimento (CREN)
Atividades
-
08/2024
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Processos Psicológicos Básicos - cognição, Teoria Psicanalítica II
2023 - Atual
Universidade Federal de São João Del-ReiVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaboradora
Outras informações:
Grupo interinstitucional de historiografia e política da psicanáliseLinha de pesquisa: "Considerações psicanalíticas sobre eventos sociais e seus impactos subjetivos".
Atividades
-
07/2023
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Psicologia.Linhas de pesquisa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Angela Bucciano do Rosario e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?