Luís César Castrillon Mendes

Luís César Castrillon Mendes possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2006), mestrado em História (2011) e doutorado em História (2016) pela Universidade Federal de Mato Grosso. Pós-doutorado em Estudos de Linguagem pela mesma instituição (2017). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil Império, IHGB, Periódicos, Manuais escolares, Livros didáticos, Ensino de História e Estágio Supervisionado. Atualmente, é professor adjunto do curso de graduação da Universidade Federal da Grande Dourados e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em História - PPGH/UFGD e do Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória/UFMT. Entre 2016 e 2020, foi professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso - PPGEL/UFMT. Editor adjunto do periódico Fronteiras: Revista de História (UFGD); membro do Grupo de Pesquisa Estudos de Gênero, História e Interculturalidade e do Grupo de Pesquisa Etrúria - Laboratório de Estudos da Memória, Historiografia e Ensino de História; coordenador do Projeto de Pesquisa Atores invisíveis da História nos livros didáticos para o ensino médio (PNLD 2015 e PNLD 2018); coordenador do PIBID História UFGD nas edições 2018-2020 e 2020-2022, coordenador do Laboratório de Ensino de História gestão 2019-2021 e 2021-2023 e colaborador do Projeto de Extensão Aproximando Universidade e Escola, Teoria e Prática: oficinas de história e cultura indígena nos campos de estágio.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em História

2013 - 2016

Universidade Federal de Mato Grosso
Título: Logo que o seu cofre proporcione esta despesa: a construção da narrativa nacional nos manuais de História do Brasil utilizados no Colégio Pedro II (1838-1898).
Prof. Dr. Renilson Rosa Ribeiro. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, FAPEMAT/CAPES, Brasil. Palavras-chave: Manuais de História do Brasil; Narrativa; nação; Colégio Pedro II.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino de História.

Mestrado em História

2010 - 2011

Universidade Federal de Mato Grosso
Título: Publicar ou Arquivar ? A Revista do IHGB e a escrita da História Geral do Brasil (1839-1889), Ano de Obtenção: 2011
Orientador: Profª. Drª. Maria de Fátima Costa
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: IHGB; Periódicos; Escrita da História; Segundo Reinado.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em História

2003 - 2006

Universidade do Estado de Mato Grosso
Título: Fragmentos da Guerra: Ideias políticas do Visconde de Taunay n'A Retirada da Laguna
Orientador: Prof. Ms. João Ivo Puhl

Curso técnico/profissionalizante

1984 - 1986

ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE MATO GROSSO

Pós-doutorado

2016 - 2017

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Formação complementar

2015 - 2015

Tópico especial em História do ensino de História. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2013 - 2013

Estágio Docência História da Educação. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2010 - 2010

Estágio Docência - História da América. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2007 - 2007

Seminário Reforma Tributária e Simples Nacional. (Carga horária: 8h). , Prefeitura de Cuiabá - Secretaria de Finanças, SEFIN, Brasil.

2006 - 2006

Literatura, Arte e História. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.

2006 - 2006

Legislação e procedimentos para as unidades.... (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado de Fazenda, SEFAZ, Brasil.

2004 - 2004

História, Memória e Cultura Política. (Carga horária: 48h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.

2004 - 2004

História, Memória e Cultura Política. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.

2003 - 2003

História, Memória e Poderes. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino de História.

Organização de eventos

MENDES, Luís César Castrillon . XIV Encontro de História da ANPUH - MS - História: O que é, quanto vale, para que serve?. 2018. (Outro).

MENDES, Luís César Castrillon ; JESUS, D. M. . II Seminário Vamos falar de gênero: Transgeneridades, feminismos e direitos civis. 2017. (Outro).

MENDES, Luís César Castrillon ; CEREZER, O. M. ; ALMEIDA, M. A. . IX Seminário de Ensino de História: Ensino de História da África e Cultura Afro-brasileira nas escolas e II Encontro estadual de Ensino de História. 2015. (Outro).

MENDES, Luís César Castrillon ; ALMEIDA, M. A. ; OLIVEIRA, C. E. ; FERREIRA, N. V. C. . Ensino de História e historiografia da educação. 2014. (Outro).

ALMEIDA, M. A. ; MENDES, Luís César Castrillon ; PUHL, João Ivo . VIII Seminário de Ensino de História e I Encontro Estadual de Ensino de História. 2014. (Outro).

MENDES, Luís César Castrillon . VI Seminário de Ensino de História: cidades, ensino de História, culturas e subjetividades. 2012. (Outro).

MENDES, Luís César Castrillon . III Seminário Interno do Grupo de Pesquisa História, Arte, Ciência e Poder. 2011. (Outro).

Cerezer, O. M ; RIBEIRO, R. R. ; MENDES, Luís César Castrillon . II Seminário de Estágio: História e cultura em Mato Grosso. 2008. (Congresso).

MENDES, Luís César Castrillon ; RIBEIRO, R. R. ; AMEDI, N. C. ; MENDES, T. J. G. K. C. ; ZAINA, Pedro . I Seminário sobre Violência na Fronteira Oeste de Mato Grosso: diversificação, entendimento e ação.. 2008. (Outro).

Participação em eventos

II Jornada internacional sobre educação e ensino em momentos de transformações sociais: passado e presente ? a história da educação face às novas tecnologias. O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA: ARTICULANDO TEORIA E PRÁTICA E APROXIMANDO UNIVERSIDADE E ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA.. 2022. (Congresso).

15 Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFGD ? ENEPE 2021."Atores Invisíveis da História nos Guias e Livros Didáticos do Ensino Médio (PNLD 2018).. 2021. (Encontro).

31° Simpósio Nacional de História: História, verdade e tecnologia.História do Brasil para não indígenas: Aportes teórico-historiográficos e memórias em disputa na Ação docente. 2021. (Simpósio).

XV Encontro de História da ANPUH MS - História em Combate: Ciência e Ensino, Ética e Engajamento.História do Brasil para não indígenas: Inquietações teórico-historiográficas e conflitos identitários na ação docente. 2021. (Seminário).

XII Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História - Territórios disputados: A produção de conhecimento no Ensino de História em tempos de crise.Identidade de gênero nos livros didáticos de História e Língua Portuguesa em tempo de Escola Sem Partido. 2019. (Encontro).

X Seminário de Extensão Universitária do Centro-Oeste - X SEREX: Extensão Universitária, uma ação que transforma a sociedade.Aproximando universidade/escola e teoria/prática: Oficinas de História e cultura indígena nos campos de Estágio. 2019. (Seminário).

IX Simpósio Nacional de História Cultural: Culturas, Artes - Políticas: Utopias e distopias do mundo contemporâneo 1968 - 50 anos depois.As batalhas na/da História e no/do Ensino: Representações, apropriações, plágios e citações em duas obras plásticas do Oitocentos brasileiro. 2018. (Simpósio).

XIV Encontro de História da ANPUH/MS.A presença indígena na história (didática) do Brasil de João Ribeiro: Tramas e embaraços da civilização na narrativa republicana da nação.. 2018. (Encontro).

III Encontro Estadual de Ensino de História: Ensino de História Relações de Gênero e Arranjos familiares e II Encontro Centro-Oeste de História e Estudos de Gênero. 2016. (Encontro).

VIII Mostra da Pós-Graduação. A construção da narrativa didática nacional nos primeiros manuais de História do Brasil adotados no Colégio Pedro II (1838-1898). 2016. (Exposição).

IV Seminário Internacional de História e Historiografia: os 40 anos de Faire de L'Histoire e a Historiografia Brasileira. 2015. (Seminário).

IX Seminário de Ensino de História e II Encontro Estadual de Ensino de História. 2015. (Seminário).

VII Mostra da Pós-Graduação.?Logo que seu cofre proporcione esta despesa?: Os manuais escolares de História do Brasil do Colégio Pedro II e a construção da narrativa didática nacional (1838-1898). 2015. (Outra).

A Expedição Langsdorff (1824-1828) um Simpósio Interdisciplinar e transregional. 2014. (Simpósio).

Humanidades em contexto: saberes e interpretações. 2014. (Encontro).

VIII Seminário de Ensino de História e I Encontro Estadual de Ensino de História. 2014. (Seminário).

Seminário Educação - Educação e (Des) Colonialidades dos saberes, práticas e poderes. 2013. (Seminário).

V Mostra de Pós-Graduação. Os manuais escolares de História do Brasil do Colégio Pedro II e a construção do território nacional (1837-1931). 2013. (Exposição).

III Mostra da Pós-Graduação.A Revista do IHGB e a escrita da História Geral do Brasil. 2011. (Outra).

III Seminário Interno do Grupo de Pesquisa História, Arte, Ciência e Poder.Perspectivas do discurso viageiro. 2011. (Seminário).

II Seminário Fronteira Oeste: poder, economia e sociedade. 2011. (Seminário).

V Seminário de Ensino de História: paisagens, imagens e subjetividades.. 2011. (Seminário).

Colóquio internacional: O Império colonial português: fronteiras, narrativas e identidades. 2010. (Outra).

II Colóquio Internacional Territórios e Fronteiras: territórios e identidades no Mundo Medieval. 2010. (Outra).

Palestra: Teoria da História e historiografia: debates e tendências - Prof. Dr. Arno Wehling. 2010. (Outra).

VI Encontro Regional de História da ANPUH - MT "História, Natureza e Fronteiras" e do I Simpósio Internacional de História "Territórios e Fronteiras". 2010. (Encontro).

V Simpósio Nacional de História Cultural - Brasília 50 anos: Ler e ver - Paisagens Subjetivas, Paisagens Sociais. 2010. (Simpósio).

III Seminário de Estágio: Ensino de História e Realidade escolar. 2009. (Seminário).

Seminário Internacional: Arquivos, Fontes e Pesquisa Histórica: a Capitania de Mato Grosso.. 2009. (Seminário).

XIV Semana de HIstória: as tramas do fazer histórico e suas artes.. 2009. (Encontro).

III Encontro de educação, tecnologia e economia solidária no século XXI. XVII Mostra científica e I Feira do livro. 2008. (Encontro).

II Seminário de Estágio: história e cultura em Mato Grosso. 2008. (Seminário).

I Seminário sobre violência na Fronteira Oeste de Mato Grosso: Diversificação, entendimento e ação.. 2008. (Seminário).

V Encontro regional de História: escrita da História - ANPUH. 2008. (Encontro).

VI Encontro de História Oral do Centro-Oeste. 2007. (Encontro).

Primeira Semana de Debates sobre a cidade de Cáceres: Diálogos Pertinentes e Impertinentes. 2006. (Outra).

Seminário multiplicidade de vozes nas teias narrativas. 2006. (Seminário).

Semana de História - Fronteira, Cultura e Poder. 2005. (Outra).

Colóquio Internacional Corpo, Sexualidade e Gênero: um novo olhar para a História. 2004. (Outra).

IX Seminário de ensino da História: ver, ouvir e contar - para gostar de História. 2003. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Alécio Gonçalves da Silva

LEITE, E. F.;MENDES, Luís César Castrillon; SILVA, F. M.. O Cururu e o Siriri entre a margem e o palco: projetos, narrativas e interesses na construção de uma identidade cultural em Mato Grosso no decorrer do século XX. 2024. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: André Filipe Gonçalves Lopes

RODRIGUES JUNIOR, O.;MENDES, Luís César Castrillon; RODRIGUES, B. P.; SANTOS, S. R.. A historiografia da escravidão nos materiais didáticos de História do Ensino Médio do Sistema Estruturado de Ensino do Estado de Mato Grosso. 2023. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Ana Paula Alves Sartori

NOVAK, E. S.;MENDES, Luís César Castrillon; MELO, P. M. A.. A formação continuada de professores e suas implicações no ensino de História e Cultura indígena nas escolas do município de Glória de Dourados - MS (2006-2021).). 2023. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Welligton Fernandes da Silva

GARCIA, Domingos Sávio da Cunha;MENDES, Luís César Castrillon; CHAVES, Otavio Ribeiro. Os chiquitano e a construção de Cáceres - MT: história, memória e valorização.. 2022. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Adriana Germana Luzia

RODRIGUES JUNIOR, O.;MENDES, Luís César Castrillon; RODRIGUES, B. P.. Descolonizar o currículo de História da África e da Cultura Afro-Brasileira: por um currículo negro afrorreferenciado e pluriversal.. 2022. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Michelle Aparecida da Silva Gomes

ARAUJO, M. S. S.;MENDES, Luís César Castrillon; OLIVEIRA, C. E.. Ditadura civil-militar brasileira e o ensino de história pela dimensão das matérias jornalísticas do jornal ?correio cacerense? (1968-1978). 2021. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Gunnar Gabriel Zabala Melgar

PUHL, João Ivo;MENDES, Luís César Castrillon; FRANCO, Gilmara Yoshihara. O Ensino de História em Cacoal-RO: Memórias e relatos de professores nos tempos da colonização (1972-2010). 2021. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Caio Marcelo Cabral Vilanova

MENDES, Luís César Castrillon; TEDESCHI, L. A.; SILVA, F. M.. O feminino nos filmes de Pedro Almodóvar: um estudo de caso do filme Carne Trêmula.. 2021. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Amanda Gomide de Sousa Cândido

MENDES, Luís César Castrillon; SANTANA, A. C.; ALMEIDA, M. A.; RIBEIRO, R. R.. Identidades e línguas de sujeitos diversificados em discursos da educação escolar indígena. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Silvia Jacinta Ritter Pimenta

RODRIGUES JUNIOR, O.;MENDES, Luís César Castrillon; RIBEIRO, R. R.; MARQUES, A. M.. "Há brasileiro querendo pelo menos um pedaço de terra para trabalhar": Percepções sobre a questão agrária entre alunos do Ensino Médio de uma Escola Técnica Federal do Estado de Mato Grosso.. 2019. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Edenilson José de Morais

RIBEIRO, R. R.;MENDES, Luís César Castrillon; RODRIGUES JUNIOR, O.; MARQUES, A. M.. Aprendizagem histórica através das pinturas de Moacyr Freitas: Os usos e apropriações de imagens no Ensino de História regional.. 2019. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Guilherme Nogueira Magalhães Muzulon

PERLI, F.;MENDES, Luís César Castrillon; ROCHA, H. A. B.. Representações de Movimentos Sociais contemporâneos em Livros didáticos de História do ensino médio: Um estudo dos Programas do Livro em escolas públicas de Dourados - MS (PNLEM 2008 e PNLD 2012). 2019. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Evandro Rodrigues

CEREZER, O. M.;MENDES, Luís César Castrillon; ALMEIDA, M. A.; SILVA, F. M.. A representação do africano e afro-brasileiro nos livros didáticos de História após a Lei 10.639/03.. 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Ana Lucia Duarte Vidal

ARAUJO, M. S. S.;MENDES, Luís César Castrillon; OLIVEIRA, C. E.; SILVA, F. M.. Memórias em disputas: História local no ensino básico em Pontes e Lacerda - MT.. 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Rômulo Menegas

VALERIO, M. E.;MENDES, Luís César Castrillon; GRITTI, I. R.; SILVA, E. N.. Programa Escola Sem Partido: Tentativa de controle da ação de professores. 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Aluno: Túlio César de Arruda Ferreira Diogo

RIBEIRO, R. R.; MARQUES, A. M.; CARBONIERI, D.;MENDES, Luís César Castrillon. O Palácio Paiaguás em Cuiabá: Política e estética em tempos da Ditadura (1971-1975). 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Jackson James Debona

PERLI, F.;MENDES, Luís César Castrillon; LEITE, E. F.; ARAKAKI, S.. O ensino de História de Mato Grosso do Sul em debate: abordagens e reflexões a partir de práticas docentes em escolas públicas de Dourados.. 2024. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Leia de Souza Oliveira

MARQUES, A. M.; LIMA, C. A. O. S.;MENDES, Luís César Castrillon; VALERIO, M. E.; RIBEIRO, R. R.. Nem um direito a menos! É pela vida das mulheres: Análise das ações impetradas na 23a Região do TRT/MT pelas mulheres trabalhadoras mato-grossenses (anos 1940-1960 ). 2023. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: JOSELAINE DIAS DE LIMA SILVA

CAVALCANTE, T. L. V.;MENDES, Luís César Castrillon; NOVAK, E. S.; RODRIGUES, I. C.; MACIEL, J. M. B. M.. Educação e descolonização dos currículos: o ensino de história e cultura indígena nos livros didáticos e as relações étnico-raciais nas escolas estaduais do município de Sete Quedas - Mato Grosso do Sul. 2023. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Mariana Sakaizawa Soares

CARBONIERI, D.;MENDES, Luís César Castrillon; BOLFARINE, M.; SOUZA, M. L. F.; OLIVEIRA, V. B.. Segregação e Reconciliação em Spilt Milk de Kopano Matlwa.. 2022. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Larissa Klosowski de Paula

PINTO, A. A.;MENDES, Luís César Castrillon; FRONZA, M.; ZARBATO, J. A.; PERLI, F.. Cultura histórica, visões do ensino: das obras fundacionais aos primeiros escritos para o ensino de História do Brasil (1817-1863).. 2022. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Ana Paula Hilgert de Souza

PERLI, F.;MENDES, Luís César Castrillon; FRONZA, M.; PINTO, A. A.; CHAVES, G. M.. O Ensino de História no Currículo Integrado: Um lugar de fronteiras no Curso Técnico em Informática do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul?. 2021. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Ariel Elias do Nascimento

RIBEIRO, R. R.; CARBONIERI, D.; JESUS, N. M.; VALERIO, M. E.;MENDES, Luís César Castrillon; JESUS, D. M.. Entre o Nomos e o Nome: O discurso identitário na comunidade quilombola de Malhadinha (Tocantins - Brasil). 2020. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Ana Paola de Souza Lima

JESUS, D. M.;MENDES, Luís César Castrillon; RIBEIRO, R. R.; RODOVALHO, A. M.; ARAUJO, R. P.. "Nossos corpos não são mais os mesmos": Narrativas de mulheres trans e travestis sobre o processo de envelhecimento. 2019. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Edevamilton de Lima Oliveira

RIBEIRO, R. R.;MENDES, Luís César Castrillon; RODRIGUES JUNIOR, O.; ZARBATO, J. A.; RAMOS, M. E. T.. A invenção da escola no Araguaia-Xingu mato-grossense: memórias, narrativas e lutas pela educação popular e democrática (anos 1960-2018). 2018. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Tiago de Jesus Vieira

RIBEIRO, R. R.;MENDES, Luís César Castrillon; CARBONIERI, D.; RODRIGUES JUNIOR, O.; COELHO, F.; MARQUES, A. M.; FRONZA, M.. "O futuro do sem futuro":Uma análise da escrita punk no Brasil e suas construções identitárias (1982-2010).. 2017. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Jackson James Debona

PERLI, F.;MENDES, Luís César Castrillon; LEITE, E. F.. O ensino de História de Mato Grosso do Sul em questão: usos e apropriações de materiais didáticos por professores do ensino fundamental em escolas públicas de Dourados - MS.. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Joaquim Carlos Klein de Alencar

MENDES, Luís César Castrillon; PERLI, F.; BARUFFI, H.; LEITE, E. F.. Atravessar ruas, transpor abismos, descolonizar indivíduos, saberes e poderes: direitos em perspectiva no curso de Direito da UEM - Dourados - MS (1997-2019).. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Leia de Souza Oliveira

RIBEIRO, R. R.;MENDES, Luís César Castrillon; LIMA, C. A. O. S.; VALERIO, M. E.; SIQUEIRA, E. M.. "Nem um direito a menos! é pelas mulheres": análise discursiva das ações impetradas na 23ª Região do TRT/MT pelas mulheres trabalhadoras mato-grossenses (1940-1960).. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Mariana Sakaizawa Soares

CARBONIERI, D.;MENDES, Luís César Castrillon; SOUZA, M. L. F.; BOLFARINE, M.; OLIVEIRA, V. B.. Segregação e reconciliação em Spilt milk de Kopano Matlwa. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Ariel Elias do Nascimento

RIBEIRO, R. R.; VALERIO, M. E.; JESUS, D. M.; JESUS, N. M.;MENDES, Luís César Castrillon; LIMA, C. A. O. S.. Entre o Nomos e o Nome: A construção da identidade quilombola. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Moisés Carlos de Amorim

RIBEIRO, R. R.; CARBONIERI, D.; SILVA, A. L. E.; DOURADO, N. S.;MENDES, Luís César Castrillon; LIMA, C. A. O. S.. A construção do espaço mítico, histórico e cultural em D. Aquino Correa, Silva Freire e Manoel de Barros. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Larissa Klosowski de Paula

PINTO, A. A.;MENDES, Luís César Castrillon; PERLI, F.; FRONZA, M.. Projetos de ensino, visões de história: um estudo dos manuais do Império à luz da cultura histórica escolar (1817-1899). 2020. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Izaias Euzébio Amâncio

RIBEIRO, R. R.;MENDES, Luís César Castrillon; MARQUES, A. M.; BRITO, F. L.; VESZ, F.. Uma Virada Linguística na História: A Historiografia de Mato Grosso diante do debate entre História e Literatura, presente nas últimas três décadas. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Ana Paula Hilgert de Souza

PERLI, F.;MENDES, Luís César Castrillon; PINTO, A. A.. O ensino de História no currículo integrado: Um estudo do curso técnico em informática do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul.. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Ana Paola de Souza Lima

JESUS, D. M.;MENDES, Luís César Castrillon; RIBEIRO, R. R.; ARAUJO, R. P.; MOREIRA, O. R. F.. Mulheres transgêneras e travestis e o processo de envelhecimento: Uma análise de de narrativas de seus trajetos de vida.. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Matheus Fabrício de Oliveira Pereira

MENDES, Luís César Castrillon; GONCALVES, C. B.; MARQUES, A. M.. Representações de matrizes religiosas nos livros didáticos de história do PNLD 2018.. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: LÚCIA MARESTONE FENERICH

MENDES, Luís César Castrillon; ALMEIDA, M. A.; MARQUES, A. M.. As histórias que não te contaram ? o protagonismo feminino nos livros didáticos de história do Ensino Médio.. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Neriane Rios Souza

RODRIGUES JUNIOR, O.;MENDES, Luís César Castrillon; DOURADO, N. S.. O Ensino de História e a Rusga em Mato Grosso: o conflito, suas tramas e personagens. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Jessé Paulus Schulz

MENDES, Luís César Castrillon; PERLI, F.; PINTO, A. A.. Rafael Bordalo Pinheiro, as "autoridades" e o "povo": a atuação político intelectual no jornal O Besouro (1878-1879).. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Túlio Moreira Botelho de Castro

MENDES, Luís César Castrillon; PERLI, F.; LANGER, P. P.. O índio por vários tipos: representações indígenas a partir dos periódicos Jornal do Comércio e Diário do RIo de Janeiro (1850-1859).. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Marcos de Almeida Santos Júnior

JESUS, N. M.;MENDES, Luís César Castrillon; COELHO, F.. ?O processo de requisição de terras no município de Santa Ana de Paranaíba (1893-1894)?. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Adriana Germana Luzia

RODRIGUES JUNIOR, O.;MENDES, Luís César Castrillon; RODRIGUES, B. P.; RIBEIRO, R. R.. Descolonizar o currículo de História da África e da Cultura AfroBrasileira: por um currículo negro afrorreferenciado e pluriversal. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Ana Paula Alves Sartori

NOVAK, E. S.;MENDES, Luís César Castrillon; KNAPP, C.. A historicidade da formação de professores e suas implicações o ensino de História e cultura indígena nas escolas de Glória de Dourados - MS (2008-2021).. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: André Filipe Gonçalves Lopes

RODRIGUES JUNIOR, O.;MENDES, Luís César Castrillon; RIBEIRO, R. R.. A historiografia da escravidão nos materiais estruturados de História do Estado de Mato Grosso.. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Alécio Gonçalves da Silva

LEITE, E. F.;MENDES, Luís César Castrillon; SILVA, F. M.. As nossas tradições não podem e nem devem ser esquecidas: o Cururu, o Siriri e a cultura popular na constituição de uma identidade cultural matogrossense. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Caio Marcelo Cabral Vilanova

MENDES, Luís César Castrillon; TEDESCHI, L. A.; PERLI, F.. O Cinema como fonte para o ensino de História. O filme ?Carne Trêmula? de Pedro Almodóvar. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Gunnar Gabriel Zabala Melgar

PUHL, João Ivo;MENDES, Luís César Castrillon; ALMEIDA, M. A.. A construção de uma Identidade Municipal no Ensino da História de Cacoal-RO a escrita da História para ser Ensinada (1972 - 2010). 2021. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Michelle Aparecida da Silva Gomes

ARAUJO, M. S. S.;MENDES, Luís César Castrillon; OLIVEIRA, C. E.. Ditadura civil-militar brasileira e o ensino de história pela dimensão das matérias jornalísticas do jornal ?correio cacerense? (1968-1978). 2020. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Marco José dos Santos Mato

ALMEIDA, M. A.;MENDES, Luís César Castrillon; CEREZER, O. M.. Os Guató pelo olhar de Florence: Escrita paradidática para o Ensino de História Indígena. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Amanda Gomide de Sousa Cândido

MENDES, Luís César Castrillon; ALMEIDA, M. A.; SANTANA, A. C.. Discursos da Educação Escolar Indígena Diferenciada - Línguas e identidades contemporâneas de sujeitos diversificados. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Evandro Rodrigues

CEREZER, O. M.;MENDES, Luís César Castrillon; ALMEIDA, M. A.. A representação do africano e afro-brasileiro nos livros didáticos de História após a Lei 10.639/03. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Ana Lucia Duarte Vidal

ARAUJO, M. S. S.;MENDES, Luís César Castrillon; OLIVEIRA, C. E.. Memórias em disputa: o pertencimento à cidade de Pontes e Lacerda - MT e a perspectiva de inclusão da história local na educação básica. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Guilherme Nogueira Magalhães Muzulon

PERLI, F.;MENDES, Luís César Castrillon; ROCHA, H. A. B.. Movimentos sociais contemporâneos em livros didáticos de História: PNLD, representações e cultura escolar no tempo presente a partir de escolas estaduais de Dourados - MS (2008-2017). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Rômulo Menegas

VALERIO, M. E.;MENDES, Luís César Castrillon; GRITTI, I. R.; SILVA, E. N.. Escola sem partido: Tentativa de controle da ação do professor.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

Aluno: Fernando Santos Maciel

COELHO, F.;MENDES, Luís César Castrillon; NOVAK, E. S.. Jornal Voz de Palmares: Instrumento político de denúncias conta práticas discriminatórias (1986-1993). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Andreison Vieira Vianna

RIBEIRO, R. R.; FRONZA, M.; SANTOS, A. J. S.;MENDES, Luís César Castrillon. Contribuição da iniciação à docência para as praticas de ensino-aprendizagem em história.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Leôncio Alencar Mateus de Freitas

ALMEIDA, M. A.;MENDES, Luís César Castrillon; CEREZER, O. M.. Ensino de História no Regime militar brasileirona escrita de Borges Hermida (1968-1972). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Ana Maria da Silva Duarte

PINHEIRO, F. A. D.;MENDES, Luís César Castrillon; PUHL, João Ivo. Os índios na Vila do Bom Jesus do Cuiabá: "estratégias" de sobrevivência em terras de recente ocupação colonial (1719-1780). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Nilda da Cruz Gomes Mendonça

CASTRILLON-MENDES, O. M.;MENDES, Luís César Castrillon; SILVA, A. R.. A Fazenda Jacobina no relato de viagem de Hércules Florence. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Geyse Aires

ARAUJO, M. S. S.;MENDES, Luís César Castrillon; PUHL, João Ivo. Populações transfronteiriças e Identidades multiculturais na fronteira Brasil-Bolívia no tempo presente. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Maria Aparecida Silva Assis

ARRUDA, A.;MENDES, Luís César Castrillon; PUHL, João Ivo. Processo de formação da Gleba Japuranã do município de Nova Bandeirantes - MT. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Simone Moreno Rubio Vendrame

ALMEIDA, M. A.;MENDES, Luís César Castrillon; OLIVEIRA, C. E.. A Escola Rural Produtiva Alta Floresta: um espaço de formação em tempo de colonização (1988-1999). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Luis Carlos Alves Teixeira

ALMEIDA, M. A.;MENDES, Luís César Castrillon; OLIVEIRA, C. E.. A prática pedagógica dos professores de História do município de Nova Monte Verde - MT (2014).. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Renato Fabris

ALMEIDA, M. A.;MENDES, Luís César Castrillon; PUHL, João Ivo. Memória de um indígena Kaiabi: a migração do povo Kaiabi do Teles Pires para Alta Floresta. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Jucirlei Terezinha Dal Puppo

ALMEIDA, M. A.;MENDES, Luís César Castrillon; PUHL, João Ivo. A cestaria Kaiabi: uma abordagem de Etnoarte em Alta Floresta - MT. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Ana Lígia Burin Arnaut Candido

PUHL, João Ivo;MENDES, Luís César Castrillon; ARRUDA, A.. Sonhos e pesadelos de pioneiros: memórias e histórias de Nova Monte Verde - MT (1984-1986).. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Túlio César de Arruda Ferreira Diogo

COSTA, M. F.;MENDES, Luís César Castrillon; MORAES, B. S. L.. Reflexões sobre as representações entre índios e bois do Palácio Paiaguás.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Sandoval Vieira da Silva Juior

RIBEIRO, R. R.; ALMEIDA, R. D.; AMEDI, N. C.;MENDES, Luís César Castrillon. O projeto de reforma universitária de 1968: os desafios na expansão do ensino superior pelos militares no Brasil.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Maria de Fátima Silva Vernucci

ARAUJO, M. S. S.;MENDES, Luís César Castrillon; PUHL, João Ivo. Os múltiplos sentidos dos saberes (popular e científico) pelas práticas sócio-culturais nas percepções sobre os cuidados com a saúde.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Mizael da Silva Reis

ARAUJO, M. S. S.;MENDES, Luís César Castrillon; GARCIA, Domingos Sávio da Cunha. Regime militar: O comportamento dos deputados federais matogrossenses no governo Médici. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Leidamar Vieira de Freitas

ARAUJO, M. S. S.;MENDES, Luís César Castrillon; SOUZA, E. A.. Experiências cafeeiras em Nova Bandeirante - MT, perspectivas e atualidades. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Alessandra Ribeiro

ALMEIDA, M. A.;MENDES, Luís César Castrillon; PUHL, João Ivo. A participação das mulheres indígenas no funeral Bororo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Antônia Angélica Mendes Bezerra

PUHL, João Ivo;MENDES, Luís César Castrillon; ARRUDA, A.. Diário íntimo feminino: uma revisão bibliográfica sobre a Escrita de Si. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Alessandro da Silva Poquiviqui

ALMEIDA, M. A.;MENDES, Luís César Castrillon; PUHL, João Ivo. A História indígena nos livros didáticos: história, consciência de mundo e vontade de saber. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Silneia Lima da Silva

ALMEIDA, M. A.;MENDES, Luís César Castrillon; PUHL, João Ivo. A experiência do Estágio Supervisionado entre os Nambiquara. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Ana Claudia Bispo dos Santos Neves

PUHL, João Ivo;MENDES, Luís César Castrillon; ARRUDA, A.. A educação republicana e a perspectiva feminina no cotidiano do Colégio Imaculada Conceição em Cáceres - MT (1904 - 1945). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Arthur Santos da Silva

COSTA, M. F.;MENDES, Luís César Castrillon; SILVA, Igor de Lima e. Francis Castelnau e os negros, no interior do Brasil.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Giuslane Francisca da Silva

ARAUJO, M. S. S.;MENDES, Luís César Castrillon; MAQUEA, V. L.. Comportamentos socioculturais em São Luiz de Cáceres, com ressonância na Belle Èpoque francesa.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Juliana Pinho Domingues

CASTRILLON-MENDES, O. M.;MENDES, Luís César Castrillon; RABECCHI, A. L. G. S.. .O narrador de viagem no relato de Hércules Florence. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Cesar Alves de Matos Silva

LIMA, Marisa F. S.;MENDES, Luís César Castrillon; SILVA, Odair José da. O passado e o presente: empreender ou constituir um patrimônio em Cáceres - MT. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Djanira Maura da Silva

ALMEIDA, M. A.;MENDES, Luís César Castrillon; LIMA, Marisa F. S.. cultura e religiosidade: uma concepção sobre a festa de São Bento em Cáceres - MT. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Poliana Aparecida Ribeiro Silva

LIMA, Marisa F. S.;MENDES, Luís César Castrillon; ALMEIDA, M. A.. A materialidade do ritual funerário bororo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Eliane Santos de Abreu

LIMA, Marisa F. S.;MENDES, Luís César Castrillon; ALMEIDA, M. A.. A temática indígena no livro didático. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Ana Maria Pereira Cardozo Cebalho

LIMA, Marisa F. S.;MENDES, Luís César Castrillon; ALMEIDA, M. A.. A representação do índio nos relatórios contidos no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Sebastiana Aparecida de Souza Nunes

CASTRILLON-MENDES, O. M.;MENDES, Luís César Castrillon; RABECCHI, A. L. G. S.. Os olhares de Hercules Florense sobre Vila Maria: imagem e região cultural na fronteira oeste brasileira.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Estrangeira) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Robson Adriano de Oliveira

COSTA, M. F.; HARTMANN, K. E. L.;MENDES, Luís César Castrillon; MARQUES-PAIVA, I. A.. As cidades brasileiras através dos relatos de Francis Castelnau. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Cláudia Gonçalves Santos

COSTA, M. F.;MENDES, Luís César Castrillon; SILVA, Igor de Lima e. A província de Mato Grosso sob o olhar de Francis Castelnau. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Daniele Rodrigues Reis Nichols

GARCIA, Domingos Sávio da Cunha;MENDES, Luís César Castrillon; CHAVES, Otavio Ribeiro. A construção da identificação de Mato Grosso com a barbárie durante os séculos XIX e XX. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Érica da Silva Magalhães Evangelista

GARCIA, Domingos Sávio da Cunha;MENDES, Luís César Castrillon; GONCALVES, L. F.. A retomada de Corumbá: entre o fato e o mito. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Gleiciane de Lima

GARCIA, Domingos Sávio da Cunha;MENDES, Luís César Castrillon; GONCALVES, L. F.. A formação ilustrada de José Bonifácio e os seus projetos para o Brasil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Lucélia Sampaio Dourado

CEREZER, O. M.;MENDES, Luís César Castrillon; LIMA, Marisa F. S.. Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Vanusa A

CEREZER, O. M.;MENDES, Luís César Castrillon; LIMA, Marisa F. S.. da Silva Crisóstomo.A prática docente e o ensino de História da África segundo futuros professores do Campus Jane Vanini. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Robson da Silva Torres

CEREZER, O. M.;MENDES, Luís César Castrillon; SILVA, Luciano P.. O Ensino de História regulamentado nas Leis de Ações Afirmativas e as práticas pedagógicas de professores em Cáceres - MT. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Aline Danieli da Silva Gomes

CEREZER, O. M.;MENDES, Luís César Castrillon; SILVA, Luciano P.. O negro representado através de estereótipos: buscando caminhos para uma educação sem privilégios de cor. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Andréia Cristina Alcântara Conceição

LEITE, Ivonete G.;MENDES, Luís César Castrillon; CASTILHO PEREIRA, Ione A. M.. Contemplando as competências e habilidades do professor de História.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Girlane dos Santos Silva Antoniassi

ALMEIDA, M. A.;MENDES, Luís César Castrillon; CEREZER, O. M.. Livro Didático e Ensino de História em Cáceres - 2009.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Sílvia Regina Pereira de Souza

ALMEIDA, M. A.; ARRUDA, A.;MENDES, Luís César Castrillon. A construção do Hospital "O Bom Samaritano": um instrumento de ordem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Magali Menezes Beltrão

CEREZER, O. M.;MENDES, Luís César Castrillon; ALMEIDA, M. A.. Incivilidade no ambiente escolar. 2009 - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Aelson de Miranda

ARRUDA, A.;MENDES, Luís César Castrillon; ALMEIDA, M. A.. O discurso sobre a terceira idade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Mário César Nascimento de Oliveira

ALMEIDA, M. A.;MENDES, Luís César Castrillon; ARRUDA, A.. .Imagens do índio no livro didático dos irmãos Pilleti.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Waldir Rocha Sales

CUNHA, P. C. F.;MENDES, Luís César Castrillon; GONCALVES, L. F.. Registro e trajetória da Igreja Batista em Cáceres (1960-2008).. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Emília Pereira da Silva Meira

CEREZER, O. M.;MENDES, Luís César Castrillon; Oliveira. Trajetórias de vida e formação da identidade docente.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Michele Priscila da Silva

CEREZER, O. M.;MENDES, Luís César Castrillon; Oliveira. Vivendo, refletindo e aprendendo: as histórias de vida e sua contribuição na formação da identidade profissional do professor de História.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

MENDES, Luís César Castrillon; CAVALCANTE, T. L. V.; ALONSO, L. S.. Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior - EDITAL PPGH/UFGD n° 21, de 03 de março de 2022.. 2022. Universidade Federal da Grande Dourados.

JESUS, G. J.;MENDES, Luís César Castrillon; KNAPP, J. S. F.; FIORET, T.; OLIVEIRA, M. A. M.; GOMES FILHO, M.; NASCIMENTO, G. V. S.. Comissão de Análise de mérito, relevância e seleção de Projetos e candidatos ao Programa de Projetos de Pesquisa na Licenciatura (PROLICEN/UFGD 2022).. 2022. Universidade Federal da Grande Dourados.

MENDES, Luís César Castrillon; PERLI, F.; NOVAK, E. S.. Seletivo para contratação de professor substituto. Edital de Abertura CCS N. 90,de 10 de novembro DE 2021. 2021. Universidade Federal da Grande Dourados.

PINTO, A. A.;MENDES, Luís César Castrillon; ASSIS, R. R.. Seletivo para contratação de professor substituto - Edital CCS 06/2017. 2017. Universidade Federal da Grande Dourados.

CEREZER, O. M.;MENDES, Luís César Castrillon; ALMEIDA, M. A.. Seletivo para contratação de professor substituto - Edital 2016. 2016. Universidade do Estado de Mato Grosso.

Comissão julgadora das bancas

Oswaldo Machado Filho

COSTA, M. F.; LOPES, Ântônio Herculano; DIENER, P.;MACHADO FILHO, O.. Publicar ou Arquivar? A Revista do IHGB e a escrita da História Geral do Brasil (1839-1889).. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Oswaldo Machado Filho

COSTA, M. F.; DIENER, P.;MACHADO FILHO, O.. Publicar ou Arquivar? A Revista do IHGB e a escrita da História Geral do Brasil (1839-1889).. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Nileide Souza Dourado

MARQUES, A. M.; LOPES, K. M. A.; RIBEIRO, R. R.;DOURADO, N. S.; CEREZER, O. M.; Valério. M. E.; FRONZA, M.; AP.M.ZARBATO, J.. Logo que o seu cofre proporcione esta despesa: A construção da narrativa didática nacional nos manuais de História do Brasil adotados no Colégio Pedro II(1838-1898). 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Kátia Maria Abud

CEREZER, O. M.; VALERIO, M. E.; FRONZA, M.;ABUD, K. M.; RIBEIRO, R. R.. "Logo que seu cofre proporcione esta despesa: a construção da narrativa didática nacional nos manuais de História do Brasil adotados no Colégio D. Pedro II (1838-1898". 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Marcelo Fronza

MARQUES, A. M.; RIBEIRO, R. R.; VALERIO, M. E.; CEREZER, O. M.; ABUD, K. M.;FRONZA, Marcelo; ZARBARTO, J. A. M.; DOURADO, N. S.. Logo que o seu cofre proporcione essa despesa: a construção da narrativa didática nacional nos manuais de História do Brasil adotados no Colégio Pedro II (1838-1898). 2016. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Marcelo Fronza

RIBEIRO, R. R.; VALERIO, M. E.; CEREZER, O. M.; MARQUES, A. M.;FRONZA, Marcelo. Logo que o seu cofre proporcione esta despesa: a construção da narrativa didática nacional nos manuais de História do Brasil do Colégio Pedro II. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

ANA MARIA MARQUES

Ribeiro, Renilson Rosa;MARQUES, A. M.; FRONZA, Marcelo; VALERIO, M. E.; CEREZER, O. M.. ?Logo que o seu cofre proporcione esta despesa?: a construção da narrativa didática nacional nos manuais de História do Brasil adotados no Colégio Pedro II (1838 ? 1898). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em História) - Univerdidade Federal de Mato Grosso.

Osvaldo Mariotto Cerezer

RIBEIRO;CEREZER, O. M.; FRONZA, Marcelo; MARQUES, A. M.. Logo que seu cofre proporcione esta despesa: A construção da narrativa didática nacional nos manuais de História do Brasil do Colégio Pedro II. 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Osvaldo Mariotto Cerezer

CEREZER, O. M.; ABUD, K. M.; RIBEIRO; MARQUES, A. M.; FRONZA, Marcelo; VALERIO, M. E.; ZARBATO, J.; DOURADO, N. S.. Logo que seu cofre proporcione esta despesa: A construção da narrativa didática nacional nos manuais de História do Brasil adotados no Colégio Pedro II (1838-1898). 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Olga Maria Castrillon Mendes

PUHL, João Ivo;CASTRILLON-MENDES, Olga Maria; RIBEIRO, Renilson Rosa. Fragmentos de guerra: as idéias políticas do Visconde de Taunay em. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HIstória) - Universidade do Estado de MT.

Maria de Fátima Gomes Costa

COSTA, Maria de Fátima.DIENER, Pablo; PERARO, Maria Adenir. Publicar ou Arquivar? A Revista do IHGB e a escrita da História Geral do Brasil (1839-1889). 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Pablo Marcelo Diener Ojeda

COSTA, Maria de Fátima; Antonio Herculano Lopes;DIENER, Pablo. Publicar ou arquivar? A Revista do IHGB e a escrita da História Geral do Brasil (1839-1889). 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Renilson Rosa Ribeiro

PUHL, J. I.;RIBEIRO, R. R.; MENDES, O. M. C.. Fragmentos da Guerra: as idéias políticas do Visconde de Taunay em. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Mairon Escorsi Valério

RIBEIRO, R. R.VALÉRIO, M. E.; ABUD, K.; FRONZA, M.; CEREZER, O. M.. Logo que seu cofre proporcione esta despesa: a construção da narrativa didática nacional nos manuais de História do Brasil adotados no Colégio Pedro II (1838-1898). 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Jaqueline Aparecida Martins Zarbato

ZARBATO, Jaqueline Aparecida Martins. "logo que seu cofre proporcione a despesa: livros didáticos. 2016.

Orientou

José Antonio de Souza Filho

Diários de viagem: Florence e a expedição Langsdorff no Ensino de História; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em História) - Universidade Federal de Mato Grosso; (Orientador);

Paulo Roberto Ferreira

Expedição Langsdorff em Diamantino - MT no ano de 1827: Relatos e imagens no Ensino de História; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em História) - Universidade Federal de Mato Grosso; (Orientador);

Jessé Paulus Schulz

Rafael Bordalo Pinheiro no Brasil: A atuação político-intelectual no Jornal Psit! (1878); Início: 2022; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal da Grande Dourados; (Orientador);

LÚCIA MARESTONE FENERICH

As históriasque não te contaram: o protagonismo feminino nos livros didáticos de História para o ensino médio; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em História) - Universidade Federal de Mato Grosso; (Orientador);

Matheus Fabrício de Oliveira Pereira

Religiões e religiosidades representadas nos livros didáticos de História - PNLD 2018; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em História) - Universidade Federal de Mato Grosso; (Orientador);

Túlio Botelho Moreira de Castro

O Índio por vários tipos: as representações indígenas nos periódicos Jornal do Commercio e Diário do Rio de Janeiro e no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (1850-1859); Início: 2022; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal da Grande Dourados; (Orientador);

Joaquim Carlos Klein de Alencar

A compreensão histórica do curso de direito da UEMS de Dourados: Reflexões na perspectiva dos diretos humanos (1997-2019); Início: 2020; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal da Grande Dourados; (Orientador);

Caio Marcelo Cabral Vilanova

O feminino nos filmes de Pedro Almodóvar: Um estudo de caso no filme Carne trêmula (1997); 2021; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal da Grande Dourados,; Orientador: Luís César Castrillon Mendes;

Amanda Gomide de Sousa Cândido

Discursos da Educação Escolar Indígena Diferenciada - Línguas e identidades contemporâneas de sujeitos diversificados; 2020; Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso,; Orientador: Luís César Castrillon Mendes;

Maria Luíza da Silva Poyer

Representação das mulheres na guerra da Tríplice Aliança; ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Luís César Castrillon Mendes;

Ariane Melgarejo Arena

Revista de História da Biblioteca Nacional: possibilidades de pesquisa; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Luís César Castrillon Mendes;

Brenda Rafael da Silva

Ensino de História e protagonismo indígena: romper preconceitos e estereótipos na Iniciação à Docência; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Luís César Castrillon Mendes;

Rodrigo dos Reis

Construindo o amanhã: o CEU enquanto patrimônio de Dourados ? MS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Luís César Castrillon Mendes;

Hillary Eduarda Santos Melo

O livro didático e o ensino de História do Brasil sob a ótica indígena; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Luís César Castrillon Mendes;

Maira Suélly da Silva Lima

Uma reflexão sobre o Ensino de História: em estudo a Lei Federal n 10; 639/03 nos livros didáticos; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Luís César Castrillon Mendes;

Elismaiquy de Menezes Trindade

Terra vermelha: O uso do cinema no ensino de História indígena - Pensando a educação para além do livro didático; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Luís César Castrillon Mendes;

Fernando Alves Vicente

Representações do escravizado nos livros didáticos nas escolas estaduais de Dourados - MS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Luís César Castrillon Mendes;

Joziane de Azevedo Cruz

?Os índios querem todas as terras??: desafios e possibilidades do ensino de história indígena em uma escola pública de Dourados/MS; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Luís César Castrillon Mendes;

Fábio Batista Torezan

Reflexões sobre os caminhos da inclusão: O ensino de História para alunos com necessidades específicas em algumas escolas da educação básica da cidade de Dourados - MS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Luís César Castrillon Mendes;

Luís Fernando Rissato de Souza

A arte imita a vida: O teatro no ensino de História; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Luís César Castrillon Mendes;

Ana Carla de Oliveira

Vertentes historiográficas no livro didático: Articulando teorias e metodologias; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Luís César Castrillon Mendes;

Grendy Camila Rodrigues Pereira Leite

Relações de gênero no Ensino Médio: Uma análise da coleção História, Sociedade e Cidadania, de Alfredo Boulos Jr; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Luís César Castrillon Mendes;

Fernanda dos Reis Narciso

A formação inicial do professor de História: Desafios e possibilidades da atuação docente contemporânea; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Luís César Castrillon Mendes;

Letícia Souza Nascimento

Estágio como experiência para a reflexão da Base Nacional Comum Curricular; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Luís César Castrillon Mendes;

Jackson Santos Cochev

Ciclos de Formação Humana entre desafios, complexidades e possibilidades; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Luís César Castrillon Mendes;

Giseli Fabiane Pereira

Os indígenas nas Lições de História do Brasil de Joaquim Manuel de Macedo; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Luís César Castrillon Mendes;

Rejane Beatriz Wissman Citadin

Relatos de vida: a Escola Machado de Assis na formação da comunidade de São José do Apuí (1987-2014); ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Luís César Castrillon Mendes;

Elizabeth Dias

Contribuições do Ensino de História para o processo de humanização da Escola Pública de Mato Grosso; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Luís César Castrillon Mendes;

Denise Greiciane da Silva

O ensino e a pesquisa em Ensino de História no curso de Formação de Professores da UNEMAT - Campus Cáceres; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Luís César Castrillon Mendes;

Thiago de Assunção

Aprendizagem Cooperativa: Uma ferramenta metodológica para o Ensino de História na UNEMAT Pólo Cáceres; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Luís César Castrillon Mendes;

Cleidilene Garcia de Almeida

Desafios e Possibilidades: O Ensino de História na Educação Especial; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Luís César Castrillon Mendes;

Patrícia Lopes dos Santos

Bullying em uma comunidade escolar de Glória D'Oeste - MT: entre ignorância, direitos e deveres; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Luís César Castrillon Mendes;

Anderson Medeiros Xavier de Mendonça

Preferências musicais e ensino: articulando conteúdos históricos junto aos alunos do ensino médio da Escola Estadual Francisco Eduardo Rangel Torres; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Luís César Castrillon Mendes;

Fagner Silva de Oliveira

Carros, carroças e velocidade: um olhar sobre o processo de reconfiguração espacial da cidade de Cáceres - MT nas décadas de 1970-80; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Luís César Castrillon Mendes;

Monica Lins Siqueira Alcantara

A utilização das novas tecnologias no Ensino de História em escolas públicas do município de Pontes e Lacerda - MT; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Luís César Castrillon Mendes;

Mayara Laura Silva de Arruda

Entre tombamentos e ruínas: educação patrimonial em terra fronteiriça; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Luís César Castrillon Mendes;

Jocimara Lene Miranda

Ensino de história e Cultura africana, afro-brasileira e indígena nas escolas públicas de Cáceres - MT; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Luís César Castrillon Mendes;

Juscelina de Arruda Fialho

Ensino de História: reflexões sobre estratégias utiizadas em algumas escolas de Cáceres - MT; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Luís César Castrillon Mendes;

Josiane da Cruz Barros

Recursos Didáticos: ferramentas importantes para o professor de História nas escolas de Cáceres; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Luís César Castrillon Mendes;

Luiz Carlos Blanco Gauto

Novos agentes para uma velha História: Protagonismos de indígenas, afro-brasileiros e mulheres nas narrativas didáticas para o Ensino Médio (PNLD-2018); 2020; Iniciação Científica - Universidade Federal da Grande Dourados, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luís César Castrillon Mendes;

Foi orientado por

Joâo Ivo Puhl

Fragmentos da Guerra: as idéais políticas do Visconde de Taunay em; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Joâo Ivo Puhl;

Maria de Fátima Gomes Costa

Publicar ou Arquivar? A Revista do IHGB e a escrita da História Geral do Brasil (1839 - 1889); 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria de Fátima Gomes Costa;

Renilson Rosa Ribeiro

?Logo que o seu cofre proporcione esta despesa: A construção da narrativa didática nacional nos manuais de História do Brasil do Colégio Pedro II (1838-1898)?; 2016; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Renilson Rosa Ribeiro;

Produções bibliográficas

  • MENDES, Luís César Castrillon ; RIBEIRO, R. R. . História e Literatura, silenciar ou anunciar? Os dilemas da escravidão africana na escrita de Joaquim Manuel de Macedo no Brasil oitocentista.. SAECULUM , v. 27, p. 66-83, 2022.

  • MENDES, Luís César Castrillon ; NOVAK, E. S. . Ensino de História e Cultura indígena e o papel do professor historiador.. HISTÓRIA E CULTURAS , v. VIII, p. 38-57, 2020.

  • MENDES, Luís César Castrillon ; CASTRILLON-MENDES, O. M. . Natalino Ferreira Mendes e a Poesia da História: Cáceres e Cuiabá nos Caminhos da produção intelectual. REVISTA ELETRÔNICA DOCUMENTO/MONUMENTO , v. 25, p. 111-124, 2019.

  • MENDES, Luís César Castrillon ; JESUS, D. M. . Identidades e relações de gênero nos guias do Programa Nacional dos Livros Didáticos de História e Português para o ensino médio. Revista de Educação Pública , v. 27, p. 693-712, 2018.

  • MENDES, Luís César Castrillon ; RIBEIRO, R. R. ; AMEDI, N. C. . Institutos Históricos, Geográficos, Arqueológicos e Literários: Seleção de Memórias, Construção Histórica e Conflitos Identitários. EXPEDIÇÕES: TEORIA DA HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA , v. 08, p. 06-30, 2017.

  • MENDES, Luís César Castrillon ; GARCIA, Domingos Sávio da Cunha . Do Restrito ao Irrestrito: Os objetivos para a publicação do Diário de reconhecimento do RIo Paraguai por Ricardo Franco de Almeida Serra na Revista do IHGB. Memoria Americana cuadernos de Etnohistoria , v. 25, p. 135-147-147, 2017.

  • MENDES, Luís César Castrillon . Publicar ou arquivar? A Revista do IHGB: Um periódico a serviço do Império no Oitocentos brasileiro.. Revista Latino-Americana de História , v. 06, p. 139-159, 2017.

  • MENDES, Luís César Castrillon ; RIBEIRO, R. R. . Fronteira e integração territorial na escrita da História 'didática' oitocentista. Clio. Série História do Nordeste (UFPE) , v. 01, p. 96-119, 2016.

  • MENDES, Luís César Castrillon ; VALERIO, M. E. ; RIBEIRO, R. R. . História dos africanos e afrodescendentes nos Livros didáticos, Guias e Programas nacionais. Fronteiras: Revista de História , v. 18, p. 143-168, 2016.

  • MENDES, Luís César Castrillon . Inaugurando a narrativa didática da futura nação: A História do Brasil no Colégio Pedro II (1840-1850). Labirinto (UNIR) , v. 24, p. 134-153, 2016.

  • MENDES, Luís César Castrillon . Martius e o IHGB: disputas acerca da narrativa histórica oitocentista.. Boletim Historiar , v. 16, p. 03-15, 2016.

  • MENDES, Luís César Castrillon ; RIBEIRO, R. R. . Aprender a ensinar História na contemporaneidade:Desafios necessários para uma disciplina na berlinda. FATO & VERSÕES , v. 09, p. 129-144, 2016.

  • MENDES, Luís César Castrillon ; CASTRILLON-MENDES, O. M. . Memórias e representações simbólicas nos discursos de fronteira. Revista de Estudos Acadêmicos de Letras , v. 1, p. 151-162, 2015.

  • MENDES, Luís César Castrillon ; RIBEIRO, R. R. ; SANTOS, A. J. S. . História da África no Ensino Superior: Imagens e representações dos estudantes do curso de Licenciatura em História da UFMT, Campus Cuiabá. História e Diversidade , v. 06, p. 107-124-124, 2015.

  • MENDES, Luís César Castrillon . Historiografia e nação no Brasil: 1838-1857. (Resenha).. Revista História Histórias - UNB , v. 1, p. 223-226, 2015.

  • MENDES, Luís César Castrillon ; CASTRILLON-MENDES, O. M. . Memórias e representações simbólicas nos discursos de fronteira. Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso , v. 76, p. 33-50, 2015.

  • MENDES, Luís César Castrillon ; RIBEIRO, R. R. . 'América' e Ensino de História no Brasil: invenções e redescobertas. Labirinto (UNIR) , v. 22, p. 24-50, 2015.

  • MENDES, Luís César Castrillon . Joaquim Manuel de Macedo e suas Lições de História Geral para o Brasil Império. História e Diversidade , v. 4, p. 127-138, 2014.

  • MENDES, Luís César Castrillon . Sertão, Fronteira, Brasil: imagens de Mato Grosso no mapa da civilização. (Resenha). Revista Eletrônica Documento/Monumento , v. 9, p. 233-236, 2013.

  • MENDES, Luís César Castrillon . A Retirada da Laguna - Memória, Política e Identidade.. Revista Eletrônica Documento/Monumento , v. 7, p. 81-92, 2012.

  • MENDES, Luís César Castrillon . Ensino de História: trajetórias em movimento (Resenha). História e-História , v. 1, p. 02-05, 2008.

  • MENDES, Luís César Castrillon . Ilegalismos e Jogos de Poder (Resenha). Revista Aulas (UNICAMP) , v. 3, p. 1-7, 2007.

  • MENDES, Luís César Castrillon . História a arte de inventar o passado (Resenha). Revista Aulas (UNICAMP) , v. 04, p. 01-07, 2007.

  • MENDES, Luís César Castrillon ; VALERIO, M. E. (Org.) ; RIBEIRO, R. R. (Org.) . O ofício das palavras: encontros entre a literatura e a história.. 1. ed. São Paulo: Paruna Editora, 2023. v. 1. 370p .

  • MENDES, Luís César Castrillon . Logo que o seu cofre proporcione esta despesa: A construção da nação nos primeiros manuais de História do Brasil (1838-1898).. 1. ed. Curitiba: Appris, 2022. v. 1. 245p .

  • MENDES, Luís César Castrillon ; Cerezer, O. M (Org.) ; RODRIGUES JUNIOR, O. (Org.) ; RIBEIRO, R. R. (Org.) . Diversidade étnico-racial e as tramas da escrita: historiografia, memória e ensino de história indígena na contemporaneidade [e-book].. 1. ed. São Paulo: Paruna Editorial, 2022. v. 1. 602p .

  • MENDES, Luís César Castrillon ; CEREZER, O. M. (Org.) ; RIBEIRO, R. R. (Org.) ; RODRIGUES JUNIOR, O. (Org.) . Diversidade étnico-racial e as tramas da escrita: historiografia, memória e ensino de história indígena na contemporaneidade [Impresso].. 1. ed. São Paulo: Paruna Editorial, 2022. v. 1. 618p .

  • MENDES, Luís César Castrillon ; NOVAK, E. S. (Org.) . Aproximando Universidade e Escola: Ensino de histórias e culturas indígenas. 01. ed. Jundiaí - SP: Paco Editorial, 2021. 232p .

  • MENDES, Luís César Castrillon ; RIBEIRO, R. R. (Org.) ; CEREZER, O. M. (Org.) . Diversidade étnico-racial e as tramas da escrita: historiografia, memória e ensino de história afro-brasileira na contemporaneidade.. 1. ed. Curitiba - PR: Appris, 2020. v. 1. 327p .

  • MENDES, Luís César Castrillon ; NOVAK, E. S. . O PIBID História na UFGD: articulação entre ensino e pesquisa na formação inicial docente.. In: ROYER, Márcia Regina. (Org.). Formação de professores: práticas e reflexões.. 1ed.São Paulo: pimenta cultural, 2023, v. 1, p. 203-223.

  • MENDES, Luís César Castrillon . História e literatura: interações e possibilidades nas fronteiras narrativas do conhecimento.. In: MENDES, Luís César Castrillon; VALÉRIO, Mairon Escorsi; RIBEIRO, Renilson Rosa.. (Org.). O ofício das palavras: encontros entre a literatura e a história.. 1ed.São Paulo: Paruna Editora, 2023, v. 1, p. 45-57.

  • MENDES, Luís César Castrillon ; SARTORI, A. P. A. ; NOVAK, E. S. . ?História do Brasil? para não indígenas: Prática extensionista em contexto de pandemias e reformas educacionais.. In: CEREZER, Osvaldo Mariotto; RODRIGUES JR, Osvaldo; RIBEIRO, Renilson Rosa.. (Org.). Os saberes para a vida: a formação e os afazeres dos professores de História no Brasil contemporâneo.. 1ed.Cuiabá - MT: Paruna, 2023, v. 1, p. 43-64.

  • MENDES, Luís César Castrillon ; RIBEIRO, R. R. . A presença indígena na História (didática) do Brasil de João Ribeiro: tramas e embaraços da civilização na narrativa republicana da nação. In: MENDES, Luís César Castrillon; CEREZER, Osvaldo Mariotto; RODRIGUES JÚNIOR, Osvaldo; RIBEIRO, Renilson Rosa (Orgs).. (Org.). Diversidade étnico-racial e as tramas da escrita: historiografia, memória e ensino de história indígena na contemporaneidade [Impresso].. 1ed.São Paulo: Paruna Editorial, 2022, v. 1, p. 307-328.

  • MENDES, Luís César Castrillon ; RIBEIRO, R. R. . A presença indígena na História (didática) do Brasil de João Ribeiro: tramas e embaraços da civilização na narrativa republicana da nação [e-book].. In: MENDES, Luís César Castrillon; CEREZER, Osvaldo Mariotto; RODRIGUES JÚNIOR, Osvaldo; RIBEIRO, Renilson Rosa (Orgs).. (Org.). Diversidade étnico-racial e as tramas da escrita: historiografia, memória e ensino de história indígena na contemporaneidade [e-book].. 1ed.São Paulo: Paruna Editorial, 2022, v. 1, p. 294-314.

  • MENDES, Luís César Castrillon . Narrativas didatizadas da nação: memórias em disputa, identidades em conflito.. In: COELHO, Fabiano; LEITE, Eudes e PERLI, Fernando. (Org.). História: O que é, quanto vale, para que serve?. 01ed.São Paulo: Letra e Voz, 2021, v. 01, p. 141-158.

  • MENDES, Luís César Castrillon . Um Instituto Histórico na Corte brasileira: de herdeiro da Ilustração a um dos veículos de consolidação do regime monárquico de governo (1838-1848). In: FANAIA, João Edson de Arruda; PEREIRA, Ione Aparecida M. Castilho.. (Org.). O estado de Mato Grosso e a Fronteira Oeste no debate historiográfico. 01ed.Cáceres - MT: EdUnemat, 2021, v. 01, p. 70-93.

  • MENDES, Luís César Castrillon ; RODRIGUES JUNIOR, O. . A constituição do saber histórico escolar: livros e narrativas didáticas.. In: CERRI, Luís Fernando; CEREZER, Osvaldo Mariotto; RIBEIRO, Renilson Rosa. (Org.). Territórios disputados: produção de conhecimento no ensino de história em tempos de crise.. 01ed.Cáceres - MT: EdUnemat, 2021, v. 01, p. 90-106.

  • MENDES, Luís César Castrillon ; NOVAK, E. S. . Interfaces entre ensino/pesquisa/extensão: a função do historiador, o ensino de história e a temática indígena. In: MENDES, Luís César Castrillon; NOVAK, Éder da Silva. (Org.). Aproximando Universidade e Escola: Ensino de histórias e culturas indígenas. 01ed.Jundiaí - SP: Paco Editorial, 2021, v. 01, p. 08-20.

  • MENDES, Luís César Castrillon . Um lugar chamado Mato Grosso nas páginas da Revista do IHGB (1839-1889). In: JESUS, Nauk Maria de. (Org.). Cenários da Fronteira Oeste: História e historiografia de Mato Grosso (séculos XVIII e XIX). 01ed.Cuiabá - MT: EdUFMT, 2020, v. 01, p. 311-330.

  • MENDES, Luís César Castrillon ; JESUS, D. M. . A Presença da Discussão de Gênero nos Livros Didáticos de História e Língua Portuguesa. In: ZACCHI, Vanderlei J. ; ROCHA, Cláudia Hilsdorf. (Org.). Diversidade e Tecnologias no Ensino de Línguas. 01ed.São Paulo: Blucher Open Access, 2020, v. 01, p. 117-135.

  • MENDES, Luís César Castrillon ; RIBEIRO, R. R. . Verbete: Acontecimento. In: Marieta de Moraes Ferreira e Margarida Dias de Oliveira. (Org.). Dicionário de Ensino de História. 1ed.Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019, v. 1, p. 13-18.

  • MENDES, Luís César Castrillon ; RIBEIRO, R. R. . Os embaraços da civilização: Indígenas nos manuais de História do Brasil adotados no Colégio Pedro II (1838-1898) e a persistência da tra(d)ição didática no tempo presente. In: Giovani José da SIlva; Marinelma Costa Meireles. (Org.). A lei 11.645/2008: Uma década de avanços, impasses, limites e possibilidades. 1ed.Curitiba: Appris, 2019, v. 1, p. 79-109.

  • MENDES, Luís César Castrillon ; RODRIGUES JUNIOR, O. ; RIBEIRO, R. R. . Pensar e viver a História nas fronteiras:Os jovens, a História (ensinada) e as imagens sobre o continente americano no contexto mato-grossense. In: Luís Fernando Cerri. (Org.). Os jovens e a História: Brasil e América do Sul. 1ed.Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2018, v. 1, p. 259-275.

  • MENDES, Luís César Castrillon . Os estudos decoloniais e a desconstrução do mito da democracia racial brasileira. In: MORAES, Eulália Maria Aparecida de, CHAVES, Otávio Ribeiro, SILVA, Ricardo Caires Tadeu. (Org.). O ensino de história da África e da cultura afro-brasileira e indígena: Múltiplos olhares. 1ed.Cáceres - MT: EdUNEMAT, 2018, v. 1, p. 111-131.

  • MENDES, Luís César Castrillon ; RIBEIRO, R. R. . Um médico professor/historiador na corte oitocentista brasileira e os embaraços da ?civilização?: identidade nacional, discursos raciais e as populações indígenas e negras. In: Cristina Navarrete Tolomel; Flávia Andrea Rodrigues Benfatti.. (Org.). Gênero, raça e sexualidade na literatura.. 1ed.São Luís: Edufma, 2018, v. 1, p. 188-204.

  • RIBEIRO JUNIOR, H. C. ; MENDES, Luís César Castrillon ; VALERIO, M. E. ; RIBEIRO, R. R. . Ensino de História e História Cultural no Brasil: algumas interfaces. In: Maria Aparecida Leopoldino e Maria Lima (Orgs). Didática do ensino de História: teorias, conceitos, práticas (No prelo - 2017). (Org.). Ensino de História e História Cultural no Brasil: Algumas interfaces. 01ed.Curitiba: Prismas, 2017, v. 01, p. 71-103.

  • MENDES, Luís César Castrillon . Entre memórias e esquecimentos: o Marco do Jauru e seus translados pela Fronteira Oeste.. In: Paulo Celso Miceli; Domingos Sávio da Cunha Garcia. (Org.). História e Fronteira. 1ed.Cáceres: Editora da Unemat, 2014, v. 1, p. 97-113.

  • MENDES, Luís César Castrillon . Arte, livro didático e Ensino de História. In: Osvaldo Mariotto Cerezer; João Edson de Arruda Fanaia; Renilson Rosa Ribeiro. (Org.). Escrita da História. 01ed.Cáceres: Editora UNEMAT, 2010, v. 01, p. 298-304.

  • MENDES, Luís César Castrillon ; RIBEIRO, R. R. . A Revista do IHGB e a História do Segundo Reinado: memória, História política e identidade. Escrita da História. 01ed.Cáceres: Editora UNEMAT, 2010, v. 01, p. 404-415.

  • MENDES, Luís César Castrillon . O Marco do Jauru. Jornal Expressão, Cáceres - MT, p. 2 - 2, 01 nov. 2015.

  • MENDES, Luís César Castrillon ; SARTORI, A. P. A. ; NOVAK, E. S. . O ensino de História e cultura indígena: articulando teoria e prática e aproximando universidade e escola em tempos de pandemia - Texto Completo. In: II Jornada Internacional sobre Educação e Ensino em Momentos de Transformações Sociais: Passado e Presente? A História da educação Face às Novas Tecnologias, 2022, Paranavaí - PR. II JORNADA INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO E ENSINO EM MOMENTOS DE TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS: PASSADO E PRESENTE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FACE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS. Paranavaí - PR: EdUnespar, 2022. v. 2. p. 400-415.

  • MENDES, Luís César Castrillon . Os embaraços da civilização: indígenas e negros nas Lições de História do Brasil de Mattoso Maia. In: IV Seminário Internacional de História e Historiografia: os 40 anos de Faire de l'histoire e a historiografia brasileira, 2015. Anais do IV Seminário Internacional de História e Historiografia: os 40 anos de Faire de l'histoire e a historiografia brasileira. Cuiabá, 2015. v. 1. p. 284-295.

  • MENDES, Luís César Castrillon . Os 'Índios bravos', o 'senhor' Varnhagen e o 'doutor' Macedo. In: Seminário Educação - Educação e (Des) Colonialidades dos saberes, práticas e poderes, 2013, Cuiabá. Anais do SEMIEDU - 2013, 2013. v. 01. p. 01-15.

  • MENDES, Luís César Castrillon . O historiador viajante em Como se deve escrever a História do Brasil, de von Martius. In: V Simpósio Nacional de História Cultural - Brasília 50 anos, 2011, Brasília - DF. V Simpósio Nacional de História Cultural - Brasília 50 anos, 2011. p. 01-15.

  • MENDES, Luís César Castrillon . Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro: um periódico a seviço do Império.. In: XXVI Simpósio Nacional da ANPUH - Associação Nacional de História, 2011, São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional da ANPUH - Associação Nacional de História. São Paulo: ANPUH - SP, 2011. v. 1. p. 1-15.

  • MENDES, Luís César Castrillon ; RIBEIRO, R. R. . A Revista do IHGB e a história do Segundo Reinado: memória, história política e identidade.. In: V Encontro Regional de História: Escrita da História, 2010, Cáceres - MT. V Encontro Regional de História: Escrita da História. Cáceres - MT: Editora da UNEMAT, 2010. v. 1. p. 404-415.

  • MENDES, Luís César Castrillon . Arte, Livro Didático e Ensino de História. In: V Encontro Regional de História: Escrita da História, 2010, Cáceres - MT. V Encontro Regional de História: Escrita da História. Cáceres - MT: Editora da UNEMAT, 2010. v. 1. p. 298-304.

  • MENDES, Luís César Castrillon . Arte, livro didático, ensino e algumas histórias da nação.. In: III Encontro de educação, tecnologia e economia solidária no século XXI, 2008, Cáceres - MT. Caderno de programação e resumos do III Encontro de educação, tecnologia e economia solidária no século XXI.. Cáceres: Unemat Editora, 2008.

  • MENDES, Luís César Castrillon . Identidade de gênero nos livros didáticos de História e Língua Portuguesa em tempo de escola sem partido.. In: XII Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História., 2021, Cuiabá - MT. Ensino de história entre fios e lavrados: relatos, resumos e esperanças de um evento.. Cáceres - MT: EdUnemat, 2019. v. 1. p. 312-314.

  • MENDES, Luís César Castrillon ; GARCIA, F. D. ; NOVAK, E. S. . Aproximando universidade/escola e teoria e prática: Oficinas de História e Cultura indígena nos campos de Estágio. In: X Seminário de Extensão Universitária do Centro-Oeste - X SEREX: Extensão Universitária, uma ação que transforma a sociedade, 2019, Cáceres - MT. Anais X SEREX - Extensão Universitária, uma ação que transforma a sociedade. Cáceres - MT: Unemat Editora, 2019. v. 1. p. 1-5.

  • MENDES, Luís César Castrillon ; RIBEIRO, R. R. . Literatura e história, silenciar ou anunciar? Os dilemas da escravidão africana na escrita de Joaquim Manuel de Macedo no Brasil imperial. In: XII Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História., 2019, Cuiabá - MT. Ensino de História entre fios e lavrados: relatos, resumos e esperanças de um evento.. Cáceres - MT: EdUnemat, 2019. v. 1. p. 415-417.

  • MENDES, Luís César Castrillon ; SARTORI, A. P. A. ; NOVAK, E. S. . O ensino de história e cultura indígena: articulando teoria e prática e aproximando universidade e escola em tempos de pandemia - Resumo.. In: II Jorpemec - II Jornada internacional sobre educação e ensino em momentos de transformações sociais: passado e presente ? a história da educação face às novas tecnologias., 2022, Paranavaí - PR. Cadernos de resumo da II Jornada internacional sobre educação e ensino em momentos de transformações sociais: passado e presente ? a história da educação face às novas tecnologias, Paranavaí, 02 a 04 de maio de 2022.. Paranavaí - PR: Unespar - PR, 2022. v. 1. p. 76-76.

  • MENDES, Luís César Castrillon . História do Brasil para não indígenas: Inquietações teórico-historiográficas e conflitos identitários na ação docente. In: XV Encontro de História da ANPUH/MS - História em Combate: ciência e ensino, ética e engajamento, 2021, Três Lagoas. Caderno de resumos do XV Encontro de História da ANPUH/MS - História em Combate: ciência e ensino, ética e engajamento. Três Lagoas: Anpuh MS, 2021. v. 1. p. 29-30.

  • MENDES, Luís César Castrillon . ?História do Brasil? para não indígenas: aportes teórico historiográficos e memórias em disputa na Ação docente.. In: 31° Simpósio Nacional de História: história, verdade e tecnologia., 2021, Rio de Janeiro. Caderno de resumos do 31° Simpósio Nacional de História [livro eletrônico] : história, verdade e tecnologia. São Paulo: ANPUH-Brasil, 2021.. Rio de Janeiro: ANPUH - Livro eletrônico em PDF, 2021. v. 1. p. 768-769.

  • MENDES, Luís César Castrillon ; RIBEIRO, R. R. . A presença indígena na história (didática) do Brasil de João Ribeiro: Tramas e embaraços da civilização na narrativa republicana da nação.. In: XIV Encontro de História da ANPUH/MS - História: O que é, quanto vale, para que serve?, 2018, Dourados- MS. Caderno de Resumos do XIV Encontro de História da ANPUH/MS. Dourados- MS: Ed. UFGD, 2018. v. 1. p. 81-81.

  • MENDES, Luís César Castrillon . As batalhas na/da História e no/do Ensino: Representações, apropriações, plágios e citações em duas obras plásticas do Oitocentos brasileiro. In: IX Simpósio Nacional de História Cultural: Culturas - Artes - Políticas: Utopias e distopias do mundo contemporâneo 1968 50 anos depois, 2018, Cuiabá - MT. Caderno de Programação e resumos do IX Simpósio Nacional de História Cultural. Cuiabá - MT: EdUFMT, 2018. v. 01. p. 142-143.

  • MENDES, Luís César Castrillon . Os primeiros manuais de História do Brasil do Colégio Pedro II e a inauguração da narrativa didática da nação. In: VIII Encontro Estadual de História da ANPUH-MT, 2014, Cáceres. Caderno de Resumos do VIII Encontro Estadual de História da ANPUH-MT. Cáceres: Editora UNEMAT, 2014. v. 01. p. 14-15.

  • MENDES, Luís César Castrillon . Logo que seu cofre proporcione esta despesa: os manuais escolares de História do Brasil do Colégio Pedro II e a construção do território nacional (1837-1931).. In: I Seminário Interno do Etrúria: memória, patrimônio e ensino de História, 2014, Cuiabá. Caderno de Resumos do I Seminário Interno do Etrúria: memória, patrimônio e ensino de História. Cuiabá, 2014. v. 01. p. 24-24.

  • MENDES, Luís César Castrillon . Os manuais escolares de História do Brasil do Colégio Pedro II e a construção do território nacional (1837-1931). In: IV Semana Acadêmica/V Mostra da Pós-Graduação, 2013, Cuiabá. Anais V Mostra da Pó-Graduação, 2013. v. 1. p. 679-679.

  • MENDES, Luís César Castrillon . O historiador viajante em Como se deve escrever a História do Brasil, de von Martius. In: V Simpósio de História Cultural Brasília 50 anos, 2011, Brasília. Caderno de resumos do V Simpósio de História Cultural Brasília 50 anos, 2011. v. 1. p. 12-12.

  • MENDES, Luís César Castrillon . A Revista do IHGB e a escrita da História Geral do Brasil (1839-1889).. In: II Semana Acadêmica, 2011, Cuiabá. Resumos da II Semana Acadêmica, 2011. v. 1.

  • MENDES, Luís César Castrillon . Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro: um periódico a serviço do Império. In: III Seminário Interno HISARCIPO: Arte e Ciência: reflexões em torno da América meridional, 2011, Cuiabá. Caderno de Resumos do III Seminário Interno HISARCIPO: Arte e Ciência: reflexões em torno da América meridional, 2011. v. 1. p. 14-15.

  • MENDES, Luís César Castrillon ; RIBEIRO, R. R. . A Revista do IHGB e a História do Segundo Reinado: memória, história política e identidade. In: V Encontro Regional de História, 2010, Cáceres - MT. Cadernos de Resumo e programação do V Encontro Regional de História. Cuiabá - MT: Editora UFMT, 2010. v. 1. p. 50-51.

  • MENDES, Luís César Castrillon . Restrito - irrestrito: reflexões em torno de um Diário publicado na Revista do IHGB. In: II Seminário do Centro de Pesquisas em Literatura - CEPLIT, 2010, Cáceres - MT. Anais do Seminário de Pesquisas do Centro de Pesquisas em Literatura, 2010.

  • MENDES, Luís César Castrillon . O IHGB e C. F. Ph. von Martius: como se deve escrever a História do Brasil?. In: VI Encontro Regional de História da ANPUH-MT, 2010, Cuiabá. Caderno de Resumos do VI Encontro Regional de História da ANPUH-MT. Cuiabá - MT, 2010.

  • MENDES, Luís César Castrillon . Arte, livro didático e ensino de História. In: V Encontro Regional de História, 2008, Cáceres - MT. Caderno de programação e resumos do V Encontro Regional de História. Cuiabá - MT: Editora UFMT, 2008. v. 1. p. 44-45.

  • MENDES, Luís César Castrillon . Ideias Políticas do Visconde de Taunay n'A Retirada da Laguna. In: VI Encontro de História Oral do Centro-Oeste, 2007, Cáceres. Caderno de Programação e Resumos do VI Encontro de História Oral do Centro-Oeste. Cáceres/MT: UNEMAT/UFMT, 2007. v. 1. p. 110-110.

  • MENDES, Luís César Castrillon ; SARTORI, A. P. A. ; NOVAK, E. S. . O ensino de história e cultura indígena: articulando teoria e prática e aproximando universidade e escola em tempos de pandemia.. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, Luís César Castrillon . História do Brasil para não indígenas: Inquietações teórico-historiográficas e conflitos identitários na ação docente. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, Luís César Castrillon ; RIBEIRO, R. R. . ?História do Brasil? para não indígenas: Aportes teórico-historiográficos e memórias em disputa na Ação docente. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, Luís César Castrillon . Brasil e suas histórias: da invenção científica a práxis na atualidade. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, Luís César Castrillon . O nascimento da História no 'longo' século XIX e no tempo presente. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENDES, Luís César Castrillon . A BNCC e o desafio de se selecionar conteúdos históricos na sala de aula. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MENDES, Luís César Castrillon . Aproximando universidade/escola e teoria/prática: Oficinas de História e Cultura indígena nos campos de Estágio. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, Luís César Castrillon . Identidade de gênero nos Livros Didáticos de História e Língua Portuguesa em tempo de Escola Sem Partido.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, Luís César Castrillon ; RODRIGUES JUNIOR, O. . Coordenação de Grupo de Pesquisa em Diálogo A constituição do saber histórico escolar: livros e narrativas didáticas.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MENDES, Luís César Castrillon ; RIBEIRO, R. R. . Literatura e história, silenciar ou anunciar? Os dilemas da escravidão africana na escrita de Joaquim Manuel de Macedo no Brasil imperial.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, Luís César Castrillon . Atores invisibilizados nas narrativas didatizadas da nação: Memórias em disputa, identidades em conflito.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENDES, Luís César Castrillon ; RIBEIRO, R. R. . A presença indígena na história (didática) do Brasil de João Ribeiro: Tramas e embaraços da civilização na narrativa republicana da nação.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, Luís César Castrillon . Os epistemicídios de memórias e identidades nas narrativas dos livros didáticos de História. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MENDES, Luís César Castrillon . As batalhas na/da História e no/do Ensino:Representações, apropriações, plágios e citações em duas obras plásticas do Oitocentos brasileiro.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, Luís César Castrillon . Ensino de História: Memórias e patrimônios. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MENDES, Luís César Castrillon ; RIBEIRO, R. R. . Coordenação do simpósio temático Ensinar História na contemporaneidade: Propostas teóricas, apostas metodológicas e desafios políticos para uma disciplina na berlinda.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MENDES, Luís César Castrillon ; RODRIGUES JUNIOR, O. ; RIBEIRO, R. R. . Os jovens, a história (ensinada) e as imagens sobre o continente americano no contexto mato-grossense.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, Luís César Castrillon . Ensino de História: desafios da contemporaneidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, Luís César Castrillon . Um lugar chamado Mato Grosso nas páginas da Revista do IHGB (1839-1889). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, Luís César Castrillon . O passado colonial revisitado: o mito de fundação da nação nos manuais de História do Brasil do Pedro II (1838-1898). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, Luís César Castrillon ; RIBEIRO, R. R. . 'Logo que o seu cofre proporcione esta despesa': a construção da narrativa didática nacional nos manuais de História do Brasil adotados no Colégio Pedro II.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MENDES, Luís César Castrillon . Os embaraços da civilização: os indígenas nas Lições de História do Brasil de Macedo e Mattoso Maia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENDES, Luís César Castrillon . Viagens, viajantes e a construção da nação no Oitocentos brasileiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, Luís César Castrillon . O Marco do Jauru: lugar de memória e esquecimentos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, Luís César Castrillon ; RIBEIRO, R. R. . Os jovens, a história (ensinada) e as imagens sobre o continente americano no contexto mato-grossense.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, Luís César Castrillon . Os embaraços da civilização: indígenas e negros nas Lições de História do Brasil de Mattoso Maia.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, Luís César Castrillon ; RIBEIRO, R. R. . Os manuais escolares de História do Brasil do Colégio Pedro II e a construção do território nacional (1838-1898).. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MENDES, Luís César Castrillon . Logo que seu cofre proporcione esta despesa: manuais de História do Brasil do Colégio Pedro II e a construção do território nacional.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, Luís César Castrillon . Os primeiros manuais de História do Brasil do Colégio Pedro II e a inauguração da narrativa didática da nação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, F. S. ; MENDES, Luís César Castrillon . Carros, carroças e velocidade: um olhar sobre o processo de reconfiguração espacial da cidade de Cáceres - MT nas décadas de 1970-80. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, Luís César Castrillon ; RIBEIRO, R. R. . Logo que seu cofre proporcione esta despesa: os manuais escolares de História do Brasil do Colégio Pedro II e a construção do território nacional (1837-1931).. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MENDES, Luís César Castrillon . Diversidade cultural e construção de identidades no Ensino de História: entre a formação inicial e a ação docente.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, Luís César Castrillon . Fronteira e integração territorial na escrita da história oitocentista.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, Luís César Castrillon . Os 'Índios bravos', o 'senhor' Varnhagen e o 'doutor' Macedo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, Luís César Castrillon ; RIBEIRO, R. R. . Os manuais escolares de História do Brasil do Colégio Pedro II e a construção do território nacional (1837-1931).. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MENDES, Luís César Castrillon . 'América': teoria, historiografia e prática de ensino. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, Luís César Castrillon . Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro: um peródico a serviço do Império.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, Luís César Castrillon . Revista do IHGB: um periódico a serviço do Império.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, Luís César Castrillon . Representações de uma fronteira nas páginas da Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, Luís César Castrillon ; COSTA, M. F. . A Revista do IHGB e a escrita da História Geral do Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MENDES, Luís César Castrillon . Restrito - irrestrito: reflexões em torno de um Diário publicado na Revista do IHGB. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MENDES, Luís César Castrillon . O IHGB e C. F. Ph. von Martius: "como se deve escrever a História do Brasil"?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, Luís César Castrillon . O historiador viajante em como se deve escrever a História do Brasil, de von Martius. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, Luís César Castrillon . Descortinando caminhos: o Marco do Jauru e seus translados pela fronteira oeste.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MENDES, Luís César Castrillon . Arte, livro didático, ensino e algumas histórias da nação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MENDES, Luís César Castrillon . Arte, livro didático e ensino de História. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, Luís César Castrillon ; RIBEIRO, R. R. . A Revista do IHGB e a História do Segundo Reinado: memória, história política e identidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, Luís César Castrillon . História e Literatura, Arte e Ensino: um olhar sobre o Renascimento e o Barroco. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, Luís César Castrillon . Idéias Políticas do Visconde de Taunay n'A Retirada da Laguna. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, Luís César Castrillon . David Thoreau, a desobediência civil. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDES, Luís César Castrillon ; VALERIO, M. E. ; RIBEIRO, R. R. . O ofício das palavras: encontros entre a literatura e a história.. São Paulo, 2023. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MENDES, Luís César Castrillon ; NOVAK, E. S. . Aproximando Universidade e Escola: Ensino de histórias e culturas indígenas. Jundiaí-SP, 2021. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • MENDES, Luís César Castrillon ; VALERIO, M. E. ; RIBEIRO, R. R. . Duelos na cidade letrada: história e literatura em tempos de crise. Cuiabá 2020 (Organização de Dossiê - Revista Polifonia).

  • MENDES, Luís César Castrillon ; RIBEIRO, R. R. . Seminário A invenção da nação: a emergência do Brasil como evento na narrativa histórica e literária oitocentista.. Cuiabá - MT 2018 (Seminário UFMT/PPGEL).

Outras produções

MENDES, Luís César Castrillon . Avaliação ad hoc do artigo 'Ensino de história no Brasil: retrospectiva e complexidades' - Fronteiras - Revista de História. 2023.

MENDES, Luís César Castrillon . Avaliação ad hoc de projetos submetidos à chamada interna da Pró-reitoria de ensino de pós-graduação da UFMT - Edital Capes n 16/2022 - PDPG - Pós doutorado estratégico. 2022.

MENDES, Luís César Castrillon . Avaliação ad hoc do artigo ?História da Escola SEI- Serviço de Educação Integral em Dourados ? MS: A a voz da comunidade escolar.? - Revista Realização. 2021.

MENDES, Luís César Castrillon . Assessor do processo de avaliação do Qualis Periódicos da Área de História na CAPES.. 2020.

MENDES, Luís César Castrillon . Avaliação ad hoc do artigo: Cultura escolar, fronteiras simbólicas: um estudo sobre a presença da comunidade paraguaia no cenário educacional sul-mato-grossense - Fronteiras - Revista de História. 2020.

MENDES, Luís César Castrillon . Avaliação ad hoc do artigo: Presença e/ou ausência da História Quilombola no currículo: análise dos livros didáticos utilizados no Ensino Médio Integrado. Fronteiras - Revista de História. 2020.

MENDES, Luís César Castrillon . Avaliação ad hoc do artigo: História do Ensino de História: Desafios para uma nova escrita de síntese. Revista História Hoje. 2020.

MENDES, Luís César Castrillon . Avaliação ad hoc do artigo: A História local e sua importância no currículo escolar do Ensino Fundamental. Revista História Hoje. 2020.

MENDES, Luís César Castrillon . Avaliação ad hoc do artigo: Constituição e as primeiras décadas do ensino de história no Brasil: Projeto para a construção da identidade nacional. Revista História Hoje. 2020.

MENDES, Luís César Castrillon . Avaliação ad hoc do artigo: Ensino de História, Direitos Humanos e Narrativas: potencialidades da pesquisa e formação. Revista História Hoje. 2020.

MENDES, Luís César Castrillon . Congresso Internacional Olhares de Narciso: Egotismo e alienação. 2019.

MENDES, Luís César Castrillon . Leitura crítica: Currículo de referência de Mato Grosso do Sul: educação infantil e ensino fundamental.. 2019.

MENDES, Luís César Castrillon . Conselho consultivo para cinco volumes da coleção Saberes e Práticas, organizados pelo PIBID/UFMT. 2016.

MENDES, Luís César Castrillon . Avaliação ad hoc do artigo 'Uma interpretação da teoria da história de Jörn Rüsen: a teoria que vem fundamentando a mudança paradigmática da Didática da História' Antíteses. 2016.

MENDES, Luís César Castrillon . Avaliação ad hoc da submissão 'História e Ensino de História das Ditaduras no Brasil e na Argentina'. 2016.

MENDES, Luís César Castrillon . Avaliação ad hoc do artigo 'Denotações de índios e bois no Palácio Paiaguás. Reflexões sobre o cenário cenário nacional e seu impacto sobre Cuiabá (1971-1975)' Revista Outras Fronteiras. 2016.

MENDES, Luís César Castrillon ; RIBEIRO, R. R. . Avaliador ad hoc do XXIII Seminário de Iniciação Científica da UFMT - Bloco Didático. 2015.

MENDES, Luís César Castrillon . Avaliação ad hoc do artigo 'Reflexões possíveis: questões educacionais como tema de debate dentro do IHGB (1920-1930)'. 2014.

MENDES, Luís César Castrillon . Membro do Comitê Avaliador do V Seminário Integrador do PIBID e III Seminário de Tutoria da UFMT. 2013.

MENDES, Luís César Castrillon . Logo que o seu cofre proporcionar esta despesa: Manuais de História utilizados no Colégio Pedro II.. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MENDES, Luís César Castrillon . Memória e Ensino de História: (Re) Pensando a noção de sujeito histórico em sala de aula. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MENDES, Luís César Castrillon . Taunay viajante construção imagética de Mato Grosso. 2012. (Confecção de capa de obra bibliográfica).

MENDES, Luís César Castrillon . Pássaro Vim Vim - poesia da terra. 2010. (Reprodução / acervo de fotos).

MENDES, Luís César Castrillon . Historiografia e Ensino de História. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MENDES, Luís César Castrillon . História de Cáceres - administração municipal. 2009. (Reprodução / acervo de fotos).

MENDES, Luís César Castrillon . Arte, Livro Didático, Ensino e algumas Histórias da Nação. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MENDES, Luís César Castrillon . I Seminário sobre violência na Fronteira Oeste de Mato Grosso: Diversificação, entendimento e ação.. 2008 (Monitor de Evento).

MENDES, Luís César Castrillon . I EXPOCONT - Exposição de Livros Contábeis e Documentos Comerciais do início do século XX. 2003 (Monitos de Evento).

MENDES, Luís César Castrillon . II Exposição Iconográfica e Documental: Imagens da Cidade. 2003 (Monitor de Evento).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Atores invisíveis da História nos Guias e livros didáticos para o Ensino Médio (PNLD - 2018), Descrição: De acordo com Circe Bittencourt (2008, p. 69-73), o livro didático é uma mercadoria, um produto sujeito às técnicas de fabricação e comercialização inerentes à lógica do mercado, sofrendo interferências de vários indivíduos. É um instrumento pedagógico inscrito em uma longa tradição, produzindo uma série de técnicas de aprendizagem; ele apresenta não apenas o conteúdo da disciplina, mas como esse conteúdo deve ser ensinado, tornando-se um importante veículo de um sistema de valores, de uma ideologia, de uma cultura, permanecendo como o principal instrumento de trabalho de professores e alunos. Isso torna-se significativo na medida em que nunca tivemos uma Base Nacional Curricular Comum, pois somente nos últimos anos começou-se essa discussão. Porém, sempre houve o Livro didático de História enquanto seleção cultural, estabelecendo-se enquanto uma espécie de currículo, ou seja, um currículo editado, nos termos de Benito (2006). O livro didático, dessa forma, seleciona memórias, consagra identidades e hegemoniza uma história, normalmente a hegemônica. Perscrutar quais grupos estão sendo privilegiados nessas narrativas torna-se essencial para se incluir atores históricos marginalizados e/ou silenciados nas narrativas, propiciando uma interpretação pluralizada dos eventos históricos. Assim, nos termos de Scott (1992, p. 95), a História das mulheres ? eu acrescentaria a dos africanos e indígenas - deve ser um campo inevitavelmente político, como política deve ser a postura do intelectual, voltado à pesquisa necessária, como propõe Benjamin Abdala Júnior (2002) ao defender o mundo plural das representações humanas. Desta forma, esta proposta de pesquisa pretende analisar a presença das mulheres, dos africanos e indígenas nas narrativas expressas nas coleções de livros didáticos de História para o Ensino Médio, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018 e adotadas em algumas escolas de Dourados/MS. Pretende-se também relacioná-los com a questão patrimonial. Portanto, tendo como objeto de estudo esse complexo objeto cultural, denominado Livro didático, partir-se-á de identidades concebidas de forma histórica, contingente e relacional. O livro didático, dessa forma, levando em consideração as análises de Silva (2013, p. 97) sobre currículo, é entre outras possibilidades, um artefato de gênero e de raça, na medida em que corporifica e (re)produz essas relações.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Luís César Castrillon Mendes - Coordenador / Renilson Rosa Ribeiro - Integrante / losandro antonio tedeschi - Integrante / Éder da Silva Novak - Integrante / Carlos Barros Gonçalves - Integrante / Luiz Carlos Blanco Gauto - Integrante / Jessé Paulus Schuls - Integrante / Túlio Botelho Moreira de Castro - Integrante / Joaquim Carlos Klein de Alencar - Integrante / Lúcia Marestone Fenerich - Integrante / Matheus Fabrício de Oliveira Pereira - Integrante / Maria Luiza da Silva Poyer - Integrante.

  • 2017 - 2022

    Fronteiras do espaço central da América do Sul: diversidades, tensões e representações, Descrição: O projeto busca efetivar uma rede de pesquisadores que trabalham com diferentes questões historiográficas e antropológicas relacionadas ao espaço central da América do Sul, em particular no eixo que vai do rio Madeira, ao norte, até o rio da Prata ao Sul. É um trabalho que possui atividades de pesquisa e de extensão, na forma de cursos, seminários e reuniões de trabalho, além de publicações dos resultados dos diferentes trabalhos efetuados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Luís César Castrillon Mendes - Integrante / Renilson Rosa Ribeiro - Integrante / Ione A. M. Castilho Pereira - Integrante / Marli Auxiliadora de Almeida - Integrante / Domingos Sávio da Cunha Garcia - Coordenador / João Edson de Arruda Fanaia - Integrante / Otavio Ribeiro Chaves - Integrante / Maria do Socorro de Sousa Araújo - Integrante / Osvaldo Mariotto Cerezer - Integrante / João Ivo Puhl - Integrante / Paulo Celso Miceli - Integrante / Ana María Esperanza Lema Garret - Integrante / Arno Alvarez Kern - Integrante.

  • 2016 - 2020

    A narrativa da nação no ensino de História: Enredos cronológicos e temáticos do Brasil Colonial no discurso republicano (Colégio Pedro II, Rio de Janeiro: 1889-1931), Descrição: As tramas deste projeto de pesquisa procuram atrelar os enredos cronológicos e temáticos, forjados pelo discurso dos livros didáticos da disciplina, à lógica da cultura e da identidade essencializadas e fixas, que buscam delimitar a nação como uma entidade unívoca e hegemônica e, mais ainda, como uma necessidade para o futuro da humanidade. Entender os mecanismos como os germens e alicerces da nação foram buscados no passado colonial brasileiro constitui o norte da bússola da navegação pelas seções/capítulos dessas obras adotadas nas aulas de História durante o período republicano, entre 1889 e 1931. Tentar decifrar este discurso, da fabricação da nação como verdade, passa pela procura das relações de poder e saber que a instituiu por meio dos enredos e tramas que pautaram a composição de uma narrativa didática do Brasil. Esta pesquisa vincula-se a proposta de trabalho do estágio pós-doutoral em Educação em andamento na Faculdade de Educação da Universidade de Sao Paulo (USP), sob a supervisão da professora doutora Kátia Maria Abud. Número de registro na PROPeq/UFMT: CAP/250/2016.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luís César Castrillon Mendes - Integrante / Renilson Rosa Ribeiro - Coordenador / Nileide Souza Dourado - Integrante / Amauri Junior da Silva Santos - Integrante / katia maria abud lopes - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Identidade de gênero nos livros didáticos de História e Português para o ensino médio (PNLD 2015), Descrição: Esta proposta de pesquisa pretende analisar a presença do feminino nas narrativas expressas nas coleções de livros didáticos de História e Português para o Ensino Médio, adotados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2015, no Estado de Mato Grosso. Para tal objetivo será utilizado o conceito de gênero enquanto categoria de análise, bem como analisar, na construção da identidade, se há evidências de aspectos homogeneizadores, uniformizaores e/ou hierarquizadores; ou se apresenta especificidades de grupos tais como classe social, etnia e sexualidade, entre outros. Portanto, parte-se de uma identidade concebida de forma histórica, contingente e relacional. O livro didático, dessa forma, levando em consideração as análises de Silva (2013, p. 97) sobre currículo, é entre outras possibilidades, um artefato de gênero, na medida em que corporifica e (re)produz relações de gênero.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luís César Castrillon Mendes - Coordenador / Renilson Rosa Ribeiro - Integrante / dánie marcelo de jesus - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Instituições educativas centenárias de Cuiabá: lugares de memórias, patrimônio e ensino de história (1858-2014), Descrição: Considerando que também a escola é um lugar de memória e de pesquisa e ressaltando a importância da preservação do patrimônio histórico e educativo, o presente projeto de pesquisa procura compreender os significados das diferentes instituições educativas centenárias de Cuiabá, no período compreendido entre 1858-2013. Deste modo, do processo de delimitação acima exposto, surgiram alguns questões centrais que nortearão o processo de pesquisa: quais são as instituições educativas centenárias de Cuiabá? Por que estudá-las? Quais os significados dos nomes de tais instituições? Qual a relação entre escola, memória e cidade? Onde se encontra a documentação destas instituições na atualidade?Além dos objetos da cultura material, como podemos pesquisar as práticas educativas de tais espaços? Que sujeitos fizeram as escolas de outros tempos? O que permaneceu nestas escolas hoje? O que mudou? Por quê? Quais os usos de tais espaços na atualidade?.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Luís César Castrillon Mendes - Integrante / Renilson Rosa Ribeiro - Integrante / Natália da Costa Amedi - Integrante / Alexandra de Lima e Silva - Coordenador / Nileide Souza Dourado - Integrante / Marcelo Fronza - Integrante / Rodrigo Davi Almeida - Integrante / Cristiane Thais do Amaral Cerzósimo Gomes - Integrante / Márcia Gomes Freire - Integrante / Giuslane Francisca da Silva - Integrante / / Vanessa Aparecida de Oliveira - Integrante / Maria da Conceição Pereira - Integrante.

  • 2010 - 2013

    Expedição Castelnau na América Meridional, Descrição: O objeto da pesquisa é a expedição de Francis de Castelnau à América Meridional (1843-1847); uma empresa naturalista projetada e financiada pelo governo francês. Pretende-se estudá-la com base nos seus acervos escritos, iconográfico e cartográfico, buscando perceber as relações entre Castelnau e os lugares que visitou e, também como a sua empresa respondeu aos projetos de colonização que a França pretendeu levar as ex-colônias ibéricas sul-americanas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Luís César Castrillon Mendes - Integrante / Maria de Fátima Costa - Coordenador / Benone da Silva Lopes Moraes - Integrante / Kathelline Souza Santos - Integrante / Claudia Gonçalves Santos - Integrante / Robson Adriano de Oliveira - Integrante / Arthur Santos da Silva - Integrante.

  • 2009 - 2012

    As escritas de Francisco Adolfo de Varnhagen e a História da História do Brasil nas páginas da Revista do IHGB (1840-1878) - Registro N. 050/2009/CAP/PROPeq/UFMT, Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo desenvolver uma análise das representações do oficio de historiador e da escrita da história do Brasil produzidas por Francisco Adolfo de Varnhagen, o visconde de Porto Seguro (1816-1878), a partir de seus escritos publicados na Revista do IHGB, entre os anos de 1840 e 1878, destacando as tensões e disputas presentes no contexto de produção de sua obra dentro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). Para além de perceber suas afiliações com o projeto de história nacional do grêmio, criado em 1838, no contexto das revoltas regenciais, procurar-se-á enfatizar as especificidades da proposta de Varnhagen em relação à construção de uma história geral do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Luís César Castrillon Mendes - Integrante / Renilson Rosa Ribeiro - Coordenador / Marcela Irian Angélica Machado Marinho - Integrante.

  • 2009 - 2011

    Diversidade etnicorracial no ensino de História em Mato Grosso: estudo de caso nas escolas públicas dos municípios de Cáceres e Rondonópolis., Descrição: A pesquisa analisa as representações criadas sobre a história e cultura africana e afro-brasileira e indígena nas práticas e saberes produzidos por professores e alunos nas aulas de História no ensino fundamental (5ª a 8ª séries) das escolas públicas dos municípios de Cáceres e Rondonópolis. A pesquisa justifica-se pela importância e pelo significado que a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana e indígena (Lei 10.639/03 e Lei N 11.645/08) representa para a produção das narrativas e interpretações da história do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luís César Castrillon Mendes - Integrante / Renilson Rosa Ribeiro - Integrante / Osvaldo Mariotto Cerezer - Coordenador / Marli Auxiliadora de Almeida - Integrante / Luciano Pereira da Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.

Prêmios

2016

Aprovado em Concurso Público de Provas e Títulos para provimento do cargo de Professor do Magistério Superior - Área Estágio Supervisionado em Ensino de História. Colocação: 1 Lugar, UFGD., Centro de Seleção da Universidade Federal da Grande Dourados.

2016

Bolsa de Pós-Doutorado, CAPES.

2013

Bolsa de Doutorado, FAPEMAT/CAPES.

2010

Bolsa de Mestrado, CAPES.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Ciências Humanas - FCH. , Rodovia Dourados - Itahum, Km 12 - Cidade Universitária, Itahum, 79804970 - Dourados, MS - Brasil, Telefone: (67) 34102268

Experiência profissional

2017 - Atual

Universidade Federal da Grande Dourados

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Nomeado pela Portaria de 22 de fevereiro de 2017, publicada no D.O.U n 39, em 23 de março de 2017. Professor Adjunto - A, Nível 1 do Departamento de História/FCH/Dourados/UFGD. Aprovado em Concurso Público, homologado através dos Editais n 2 e n 3, de 16/12/2016, publicado no D.O.U. n 244, de 21/12/20016.

2017 - Atual

Universidade Federal da Grande Dourados

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 4

Outras informações:
Membro do grupo de pesquisa História, gênero e interculturalidade, coordenado pelo Prof. Dr. Losandro Antônio Tedeschi FCH/UFGD.

Atividades

  • 03/2024

    Ensino, Abi - História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de História I, Estágio Supervisionado em História I, Trabalho de Graduação - Formação docente

  • 03/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Humanas - FCH.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Extensão.

  • 03/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Humanas - FCH.,Cargo ou função, Núcleo Docente Estruturante do Curso de História.

  • 04/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Humanas - FCH.,Cargo ou função, Comissão de Creditação de Extensão.

  • 09/2019

    Direção e administração, Faculdade de Ciências Humanas - FCH.,Cargo ou função, Coordenador do Laboratório de Ensino de História - FCH.

  • 04/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Ciências Humanas - FCH.,Linhas de pesquisa

  • 04/2018

    Extensão universitária , Faculdade de Ciências Humanas - FCH.,Atividade de extensão realizada, Aproximando universidade e escola, teoria e prática: oficinas de história e cultura indígena nos campos de estágio.

  • 09/2023 - 03/2024

    Ensino, Abi - História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado II - Prática de ensino fundamental, História e Literatura, Trabalho de Graduação I

  • 05/2023 - 09/2023

    Ensino, Abi - História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de História I, Estágio Supervisionado em História I, Trabalho de Graduação II

  • 11/2022 - 05/2023

    Ensino, Abi - História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de História I, Estágio Supervisionado em ensino de História III - Prática de ensino médio, Trabalho de Graduação I

  • 08/2022 - 11/2022

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais III: Brasil, fundação do Estado e construção da nação

  • 07/2022 - 10/2022

    Ensino, Abi - História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História e Literatura, Trabalho de Graduação II

  • 06/2022 - 06/2022

    Direção e administração, Faculdade de Ciências Humanas - FCH.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 02/2022 - 06/2022

    Ensino, Abi - História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de História I, Estágio Supervisionado em Ensino de Historia III - Prática de Ensino Médio, Trabalho de Graduação I

  • 01/2022 - 01/2022

    Direção e administração, Faculdade de Ciências Humanas - FCH.,Cargo ou função, Coordenação de Curso.

  • 07/2021 - 12/2021

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Ensino de História II - Prática de Ensino Fundamental, Patrimônio Cultural: Material e Imaterial

  • 05/2021 - 08/2021

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais I - A construção da nação: surgimento do Brasil na narrativa oitocentista

  • 03/2021 - 07/2021

    Ensino, Abi - História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de História I, Estágio Supervisionado para o ensino de História III

  • 10/2020 - 12/2020

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais I: A invenção da nação - surgimento do Brasil na narrativa histórica oitocentista

  • 10/2020 - 11/2020

    Ensino, Abi - História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Graduação II, Projetos de ensino e pesquisa em História

  • 08/2020 - 09/2020

    Ensino, Abi - História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Formação Docente I, Projetos de ensino e pesquisa em História

  • 07/2019 - 12/2019

    Ensino, Abi - História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte, Estágio Supervisionado em Ensino de História II, Trabalho de Graduação II

  • 02/2019 - 07/2019

    Ensino, Abi - História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de História I, Estágio Supervisionado em História III, Trabalho de Graduação I

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de História II, Estágio Supervisionado em História II, Monografia, Trabalho de Graduação II

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, Abi - História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de História I, Estágio Supervisionado III, Monografia I, Trabalho de Graduação I

  • 09/2017 - 02/2018

    Ensino, Abi - História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de História II, Estágio Supervisionado II, Trabalho de Graduação II

  • 05/2017 - 09/2017

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de História I, Estágio Supervisionado em História III, Trabalho de Graduação I

2023 - Atual

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador ProfHistória, Carga horária: 10

Outras informações:
Disciplina: Narrativa, imagem e construção do fato histórico.

2010 - Atual

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisador

Outras informações:
Membro do grupo de pesquisa ETRÚRIA - Laboratório de Estudos de Memória, Patrimônio e Ensino de História, coordenados pelos professores Renilson Rosa Ribeiro e Alexandra Lima da Silva.

2013 - 2016

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista FAPEMAT/CAPES, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2013

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 40

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Didática para o ensino de História, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado I

2010 - 2011

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista / CAPES, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsa de Mestrado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) / Programa de Pós-Graduação em História (UFMT), sob orientação da Profª. Drª. Maria de Fátima Costa. Desenvolvimento de trabalho na área de História Cultural.

2010 - 2011

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisador

Outras informações:
Integrante do Grupo de Pesquisa História, Arte, Ciência e Poder, coordenados pelos professores Doutores Maria de Fátima Costa e Pablo Marcelo Diener Ojeda.

Atividades

  • 01/2016

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Geografia, História e Documentação.,Linhas de pesquisa

  • 03/2023 - 07/2023

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Narrativa, Imagem e Construção do Fato Histórico

  • 08/2018 - 10/2018

    Ensino, Estudos de Linguagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos em Estudos Literários II - A invenção da nação: A emergência do Brasil como evento na narrativa histórica e literária oitocentista

  • 10/2017 - 10/2017

    Ensino, Estudos de Linguagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos em Estudos Literários I - Estado-nação, memórias e identidades: A formação do sujeito histórico-literário

  • 11/2012 - 05/2013

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática para o Ensino de História, Prática de Ensino

  • 09/2012 - 11/2012

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado do ensino de História I, Prática de Ensino

2008 - Atual

Universidade do Estado de Mato Grosso

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Outras informações:
Membro do Grupo de Pesquisa Fronteira Oeste - Poder, Economia e Sociedade, coordenado pelo professor Dr. Domingos Sávio da Cunha Garcia - Departamento de História/UNEMAT/Campus Cáceres.

2016 - 2017

Universidade do Estado de Mato Grosso

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 20

2014 - 2015

Universidade do Estado de Mato Grosso

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Laboratório de Ensino de História e Estágio Supervisionado III - Prática de Ensino Fundamental.

2012 - 2012

Universidade do Estado de Mato Grosso

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Didática para o Ensino de História I, Didática para o Ensino de História II e Estágio Supervisionado para o Ensino de História I.

2008 - 2009

Universidade do Estado de Mato Grosso

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas - Didática para o Ensino de História I, Didática para o Ensino de História II e Estágio Supervisionado para o Ensino de História I.

Atividades

  • 03/2008

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Linhas de pesquisa

  • 10/2016 - 02/2017

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado do Ensino de História III, Laboratório de Ensino de História

  • 02/2016 - 08/2016

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado do Ensino de História III e Laboratório de Ensino de História

  • 03/2014 - 12/2015

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado do Ensino de História III - Prática de Ensino Fundamental, Laboratório do Ensino de História

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática para o Ensino de História I, Didática para o Ensino de História II, Estágio Supervisionado para o Ensino de História I

  • 03/2012 - 07/2012

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática para o Ensino de História I, Didática para o Ensino de História II, Estágio Supervisionado para o Ensino de História I

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado para o Ensino de História I, Didática para o Ensino de História II, Didática para o Ensino de História I

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado para o Ensino de História I, Didática para o Ensino de História II, Didática para o Ensino de História I

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado para o Ensino de História I, Didática para o Ensino de História II, Didática para o Ensino de História I

  • 03/2008 - 07/2008

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado para o Ensino de História I, Didática para o Ensino de História I, Didática para o Ensino de História II

2012 - 2012

Centro de Educação Anália Franco

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 10

Outras informações:
Professor de História e Empreendedorismo e Ética do Ensino Fundamental II.

Atividades

  • 04/2012 - 12/2012

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História, Empreendedorismo e Ética

2012 - 2013

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador

2004 - 2012

Prefeitura Municipal de Cáceres

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Fiscal de Tributos, Carga horária: 40

Atividades

  • 09/2004 - 02/2012

    Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Finanças.,Serviço realizado, Fiscalização de Tributos.