Igor de Lima e Silva

É professor de História do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFMT - campus Alta Floresta -, onde atua como professor e desenvolve pesquisas relacionados aos povos indígenas e hidrelétricas no Norte de Mato Grosso. Atualmente, está afastado para o doutorado na linha de Pesquisa "História Social da Cultural, na UFMG. Faz parte do Grupo de Pesquisa História, Arte, Ciência e Poder? (HISARCIPO), vem desenvolvendo estudos sobre Expedições Científicas, Artistas-viajantes e História Indígena e do CENTRO DE ESTUDOS SOBRE A PRESENÇA AFRICANA NO MUNDO MODERNO (CEPAMM/UFMG) .

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em História

2018 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: O Olhar de Rugendas: a representação visual de negros escravos, livres e mestiços do Brasil Oitocentista,
Eduardo França Paiva.

Mestrado em História

2009 - 2011

Universidade Federal de Mato Grosso
Título: Maximiliano de Wied-Neuwied e os indígenas do Brasil,Ano de Obtenção: 2011
Dra. Maria de Fátima Costa.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em HISTÓRIA

2005 - 2009

Universidade Federal de Mato Grosso
Título: As Representações Indígenas legadas por Maximiliano de Wied-Neuwied
Orientador: Maria de Fátima Gomes Costa
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Extensão universitária em Imagens em sala de aula. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2017 - 2017

A África e o tráfico transatlântico de escravos: introdução à história. (Carga horária: 6h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Ensino em História da África. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2011 - 2011

Educação Inclusiva na Escola Regular. (Carga horária: 40h). , Educar - Assessoria Pedagógica, MT, Brasil.

2009 - 2009

Aperfeiçoamento Técnico: Documento, Leitura de Fon. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2006 - 2007

Extensão universitária em Programa Conexões de Saberes. (Carga horária: 360h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SILVA, I. L. . VIII Encontro de Pesquisa em História - História em Tempos Sombrios. 2019. (Congresso).

SILVA, I. L. ; HARTMANN, K. E. L. . : VI Encontro Regional de História da ANPUH-MT "História Natureza e Fronteiras". 2010. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

130 anos depois: escravidão, abolição e exclusão persistente. 2018. (Seminário).

I Fórum de Docentes de História dos Institutos Federais.O Artista-viajante Hercule Florence e a pesquisa acerca dos povos indígenas no âmbito do Ensino Médio profissional. 2017. (Encontro).

I Fórum de Docentes de História dos Institutos Federais. 2017. (Outra).

XXIX Simpósio Nacional de História - Contra os Preconceitos: História e DeDemocracia. 2017. (Simpósio).

15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. 2016. (Seminário).

15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.A contribuição do príncipe Maximiliano de Wied-Neuwied para os viajantes naturalistas e artistas-viajantes de seu tempo. 2016. (Seminário).

3º Simpósio Brasileiro de Cartografia Histórica. 2016. (Simpósio).

3º Simpósio Brasileiro de Cartografia Histórica.Os territórios indígenas na peça cartográfica do príncipe naturalista Maximiliano de Wied-Neuwied. 2016. (Simpósio).

Ciclo de Palestras da 4ª Olimpíada em História do Brasil. 2012. (Olimpíada).

Escola São Paulo de Estudos Avançados sobre a Globalização da Cultura no século XIX.Maximiliano de Wied-Neuwied e os Indígenas do Brasil. 2012. (Outra).

II Seminário das Áreas de Conhecimento da Base Comum do IFMT.Olimpíada Nacional de História: uma competição sem perdedores. 2012. (Seminário).

II Seminário das Áreas de Conhecimento da Base Comum do IFMT. 2012. (Seminário).

III Seminário Interno do Grupo de Pesquisa História, Arte, Ciência e Poder.Viajando com Maximiliano de Wied-Neuwied, Johan blumenbach e Alexander von Humboldt. 2011. (Seminário).

Centro de Educação de Jovens e Adultos. 2010. (Oficina).

III Mostra de Pós-Graduação.As Aquarelas e Gravuras da Obra que Maximiliano de Wied-Neuwied dedicou ao Brasil. 2010. (Seminário).

I Semana Acadêmica da UFMT.As Aquarelas e Gravuras da Obra que Maximiliano de Wied-Neuwied dedicou ao Brasil. 2010. (Seminário).

V Simpósio Nacional de História Cultural Brasília 50 anos: Ler e Ver - Paisagens Subjetivas, Paisagens Sociais.Maximiliano de Wied-Neuwied e a paisagem étnico-social. 2010. (Simpósio).

Curso de Gestão e Documentação de Acervos. 2009. (Oficina).

II Seminário de Integração da Graduação e da Pós-Graduação.AS REPRESENTAÇÕES TEXTUAIS E VISUAIS DE POVOS INDÍGENAS LEGADAS PELO NATURALISTA ALEMÃO MAXIMILIANO. 2009. (Seminário).

I Seminário de Ensino e Pesquisa em História: 30 anos de História.As representações de povos indígenas nas narrativas textuais e visuais do príncipe Maximiliano de Wied-Newied. 2009. (Seminário).

Seminário Arquivos, Fontes e Pesquisa Histórica: a capitania de Mato Grosso. 2009. (Seminário).

XVII Seminário de Inicição Científica.A Representação de Povos Indígenas na Viagem de Maximiliano de Wied-Neuwied. 2009. (Seminário).

XXV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA.As representações de povos indígenas nas narrativas textuais e visuais do príncipe Maximiliano de Wied-Neuwied. 2009. (Simpósio).

XXV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA: HISTÓRIA E ÉTICA.As repressntações de povos indígenas nas narrativas e textuais e visuais do príncipe Maximiliano de Wied-Neuwied. 2009. (Simpósio).

História da Fotografia no México 1840-1950. 2008. (Oficina).

II Seminário Local e I Regional do Projeto Conexões de Saberes da Região Centro-Oeste: na defesa estratégica de ações afirmativas. 2008. (Seminário).

IV Simpósio Nacional de História Cultural - Sensibilidades e Sociabilidades.As representações de povos indígenas nas narrativas textuais e imagéticas de Maximiliano de Wied-Neuwied. 2008. (Simpósio).

Seminário do Jubileu: Os Cem Anos da Arquidiocese de Cuiabá. 2008. (Seminário).

XVI Seminário de Iniciação Científica.Entre texto e imagens: a representação de povos indígenas na viagem de Maximiliano de Wied-Neuwied. 2008. (Seminário).

História da Arte - Museu de Arte e de Cultura Popular e Instituto Cultural Itaú. 2007. (Outra).

I Seminário Interno do Grupo de Pesquisa História, Arte, Ciência e Poder.As representações de indígenas legadas por Maximiliano de Wied-Neuwied. 2007. (Seminário).

XXIV Simpósio Nacional de História História e Multidisciplinariedade: territórios e deslocamentos. 2007. (Simpósio).

1º Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão.Conexão de Saberes:Diálogo entre Comunidades Populares e a Universidade. 2006. (Seminário).

Contracultura e Produção Artística no Brasil Pós 1968. 2006. (Outra).

II Seminário Nacional do Programa Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares.. 2006. (Seminário).

IV Seminário do ICHS,Política, Ambiente e Diversidade Cultural. 2006. (Seminário).

I Seminário de História:Identidades, Territórios e Multiplicidades. 2005. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Sidney da Silva Chaves

SILVA, I. L.. A Companhia Hidrelétrica Teles Pires e o discurso do mito do progresso. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História de Mato Grosso) - Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Alta Floresta.

Aluno: Ataide Martins Pereira Neto

OJEDA, P. M. D.;SILVA, I. L.; GOMES, C. T. A. C.. Os viajantes e a escravidão. A perspectiva de Henry Koster. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HISTÓRIA) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Cláudia Gonçalves Santos

COSTA, M. F. G.;SILVA, I. L.; Luis César Castrillon Mendes. A província de Mato Grosso sob o olhar de Francis Castelnau (1844-1845). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HISTÓRIA) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Magno Silvestri

COSTA, M. F. G.;SILVA, I. L.; Lopes. Natureza e Paisagem de Chapada dos Guimarães através dos registros de Hercules Florence. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HISTÓRIA) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Júnia Paula Naves

COSTA, M. F. G.; SILVA, V. C.;SILVA, I. L.. O povo Guató segundo G. H. von Langsdorff. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HISTÓRIA) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Otávio Canavarros

COSTA, M. F.;CANAVARROS, O.; DIENER, P.. Maximiliano de Wied-Neu-wied e os indígenas do Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado História Territórios e Fronteiras) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Maria de Fátima Gomes Costa

COSTA, Maria de Fátima.DIENER, Pablo; PORTOCARRERO, J. A. B.. As representações de povos indígenas no livro de viagem de princípe Maximiliano de Wied-Neuwied. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado Em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Patricia Silva Osório

COSTA, M. de F.;OSORIO, P. S.; DIENER, P.. Maximiliano de Wied-Neu-wied e os indígenas do Brasil. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Jose Afonso Botura Portocarrero

COSTA, M. F.;PORTOCARRERO, J. A. B.; DIENER, P.. As representações de povos indígenas no livro de viagem do príncipe Maximiliano de Wied-Neuwied. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Pablo Marcelo Diener Ojeda

COSTA, Maria de Fátima; Eduardo França Paiva;DIENER, Pablo. Maximiliano de Wied-Neuwied e os indígenas do Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Pablo Marcelo Diener Ojeda

COSTA, Maria de Fátima.;DIENER, Pablo; PORTOCARRERO, J. A. B.. As representações de povos indígenas no livro de viagem do Príncipe Maximiliano de Wied Neuwied. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Eduardo França Paiva

PAIVA, E. F.; COSTA, M. de F.; DIENER, P.. Maximiliano de Wied-Neuwied e os indígenas do Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Eduardo França Paiva

PAIVA, E. F.; COSTA, M. F. G.; SANTOS, Y. L.. Africanos e Seus Descendentes Nas Representações Iconográficas de Debret e Rugendas (1808-1839). 2021. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Celso Antonio Moreira

A prática pedagógica dos professores de História na Escola Estadual Jayme Veríssimo de Campos Junior e Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Jean Piaget - Alta Floresta/MT; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em História de Mato Grosso) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Orientador: Igor de Lima e Silva;

Fernanda Alves Bilibio

A mulher na colonização de Alta Floresta/MT - 1976 a 1980; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em História de Mato Grosso) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Orientador: Igor de Lima e Silva;

Ricardo Rocha Balani

A PARTICIPAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA NO PROCESSO DE COLONIZAÇÃO DE ALTA FLORESTA ? MT (1976 ? 1979); 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em História de Mato Grosso) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Orientador: Igor de Lima e Silva;

Juliana Barbieri Nossol

A trajetória Kaiabi frente a expansão territorial mato-grossense; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em História de Mato Grosso) - Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Alta Floresta; Orientador: Igor de Lima e Silva;

GISLENE TRINDADE BOABAID BRANDÃO

Um breve histórico do processo migratório para Colniza-MT, a partir de 1990; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em História de Mato Grosso) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Orientador: Igor de Lima e Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria de Fátima Gomes Costa

Maximiliano de Wied-Neuwied e os indígenas do Brasil; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria de Fátima Gomes Costa;

Maria de Fátima Gomes Costa

As Representações de Povos Indígenas no livro de viagem de Maximiliano de Wied-Neuwied; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade Federal do Mato Grosso; Orientador: Maria de Fátima Gomes Costa;

Maria de Fátima Gomes Costa

Representações de Índios - Maximiliano de Wied-Neuwied; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado e Licenciatura em História) - Universidade Federal do Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria de Fátima Gomes Costa;

Maria de Fátima Gomes Costa

Viajantes e a representação de índios no Brasil (1750 - 1850); 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade Federal do Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria de Fátima Gomes Costa;

Eduardo França Paiva

O OLHAR DE RUGENDAS: A REPRESENTAÇÃO VISUAL DE NEGROS ESCRAVOS, LIVRES E MESTIÇOS DO BRASIL OITOCENTISTA; Início: 2018; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, I. L. . Os Botocudo: um estudo de caso da iconografia indígena brasileira do século XIX. Revista Visagem , v. 2, p. 211-230, 2016.

  • SILVA, I. L. . VIAGEM AO BRASIL: produção e circulação entre o público europeu do século XIX. Clio. Série História do Nordeste (UFPE) , v. 32.1, p. 176-195, 2014.

  • SILVA, I. L. ; HARTMANN, K. E. L. ; Et all . Entrevista com a Profª Thais Nívia de Lima e Fonseca. Revista Eletrônica Documento/Monumento , v. 04, p. 92-97, 2011.

  • SILVA, I. L. ; COSTA, M. F. G. . Indígenas na obra de Maximiliano de Wied-Neuwied. Território, Memória e Representações: Ensaios de História. 1ed.Cuiabá: EdUFMT, 2013, v. , p. 169-179.

  • SILVA, I. L. . Cada pedra encontrada e torna mais forte.... In: Ana Inês Souza, Jorge Luiz Barbosa, Jailson de Souza e Silva. (Org.). Caminhadas. 1ed.Rio de Janeiro: Pró-Reitoria de Extensão, 2009, v. , p. 42-43.

  • SILVA, I. L. . A circulação e a recepção da narrativa Viagem ao Brasil de Maximiliano de Wied-Neuwied. In: Escola São Paulo de Estudos Avançados sobre a Globalização da Cultura no Século XIX, 2012, Campinas. Escola São Paulo de Estudos Avançados sobre a Globalização da Cultura no Século XIX, 2012.

  • SILVA, I. L. . Maximiliano de Wied-Neuwied e a paisagem étnico-social. In: V Simpósio Nacional de História Cultural Brasília 50 anos: Ler e Ver - Paisagens Subjetivas, Paisagens Sociais, 2010, Brasília. V Simpósio de História Cultural Brasília 50 anos Ler e Ver: Paisagens subjetivas e paisagens sociais, 2010.

  • SILVA, I. L. . As Aquarelas e Gravuras da Obra que Maximiliano de Wied-Neuwied dedicou ao Brasil. In: I Semana Acadêmica da UFMT, 2010, Cuiabá. I Semana Acadêmica da UFMT, 2010.

  • SILVA, I. L. . As repressntações de povos indígenas nas narrativas e textuais e visuais do príncipe Maximiliano de Wied-Neuwied. In: XXV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2009, Fortaleza. Simpósio Nacional de História. História e Ética: simpósios temáticos e resumos. Fortaleza: Fortaleza: editora, 2009. p. 157-157.

  • SILVA, I. L. ; COSTA, M. F. G. . Entre texto e imagens: a representação de povos indígenas na viagem de Maximiliano de Wied-Neuwied. In: XVI Seminário deIniciação Científica, 2008, Cuiabá. Seminário de Iniciação Científica - Caderno de Resumos. Cuiabá: EdUFMT, 2008. v. 2. p. 343-343.

  • SILVA, I. L. ; COSTA, M. F. G. . As representações de povos indígenas nas narrativas textuais e visuais do princípe Maximiliano de Wied-Neuwied. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVA, I. L. ; COSTA, M. F. G. . Entre texto e imagens: a representação de povos indígenas na viagem de Maximiliano de Wied-Neuwied. 2008. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    O Povo Apiaká do norte de Mato Grosso diante dos projetos desenvolvimentistas governamentais, Descrição: A partir de uma pesquisa bibliográfica e documental a presente pesquisa visa verificar como os Apiaká tem enfrentado os projetos governamentais, especialmente os hidrelétricos, que estão sendo construídos ao longo do rio Juruena, além disso buscamos entender como esses empreendimentos contribuíram para o silenciamento e a violação dos seus direitos. Partindo dessa bibliografia especializada e de documentos institucionais é possível verificar que ao longo do século XX e XXI os Apiaká foram atacados constantemente nos seus direitos e houve uma política de negação da existência da sua cultura na região norte mato-grossense, deste modo há uma lacuna de informações acerca dessa etnia na história e em outras ciências.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Igor de Lima e Silva - Coordenador / Daniela Tavares de Souza - Integrante / Fernanda Oliveira da Silva - Integrante.

  • 2016 - 2017

    O olhar de Hercule Florence sobre os indígenas mato-grossense, Descrição: Nesta pesquisa busca-se estudar pontualmente as descrições verbais e visuais dos povos indígenas legadas pelo artista-viajante Hercule Florence, que fez parte da Expedição Langsdorff. Esta expedição adentrou Mato Grosso em 1827 e fez registros da paisagem, da fauna, da flora e dos tipos humanos que habitavam essas paragens. Foi nas mãos habilidosas de Florence que observa-se descrições pormenorizadas dos hábitos e da cultura de diversas etnias, entre elas os Apiaká e Mundukuru. Pretende-se, portanto, estudar as representações indígenas a partir da leitura conjunta do texto e imagem, adentrando o mundo simbólico dessas representações e, assim, analisar e interpretar seus significados. Ao estudar o acervo de Florence, almeja-se fazer uma pesquisa de caráter documental e bibliográfica, seguindo os recursos teóricos e metodológicos da História da Arte e da História Cultural, as quais possibilitaram compreender os seus significados intrínsecos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Igor de Lima e Silva - Coordenador / Beatriz Lorscheitter - Integrante / Daniela Tavares de Souza - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2007 - 2011

    Viajantes e a representação de índios no Brasil (1750-1850), Descrição: Os acervos iconográficos têm se tornado, no Brasil, um corrente objeto de pesquisas, entretanto, a maioria dos trabalhos tem dado pouca atenção ao estudo intrínseco das imagens. Quase sempre as figuras servem apenas como ilustração ao texto. Por outro lado, as investigações sobre o tema privilegiam as imagens realizadas nos séculos XVI e XVII. Na pesquisa aqui proposta se trabalhará com um corpo iconográfico de caráter etnográfico, que mostra povos e nações indígenas do Brasil, realizado por viajantes dos séculos XVIII e XIX. As imagens se constituirão o objeto principal de análise. O objetivo é estudar as representações a partir da leitura conjunta de textos e imagens, e adentrar no mundo simbólico das representações com o intuito de conhecer sua gramática estética e, a partir daí, saber ler, analisar e interpretar seus significados. Pretende-se, portanto, tomar as representações como um texto visual, passível de leitura: de posse dos recursos teóricos e metodológicos específicos à análise iconográfica, acompanhada da devida interpretação da narrativa contida nos seus traços, nos propomos conseguir uma compreensão do seu significado, de acordo com os ensinamentos da História da Arte e da Historia Cultural. Elegeu-se como corpus de trabalho, imagens originais, cópias de época e representações publicadas por expedicionários como resultado de viagens, selecionando: 1. as folhas de José Joaquim Freire e Joaquim José Codina, os riscadores que acompanharam Alexandre Rodrigues Ferreira na Viagem Filosófica (1782 - 1793), durante a estada nas terras da bacia hidrográfica do Amazonas e do Alto Rio Paraguai, e as realizadas por copistas em Lisboa ainda no final do XVIII ou primeiros anos do XIX que pertencem ao acervo; 2. as gravuras publicadas por J. B. von Spix e C. F. Ph. von Martius no seu Atlas (1831); 3. os desenhos e aquarelas executados por J. M. Rugendas durante as suas duas incursões ao Brasil (1822-1825 e 1845-1846) e as gravuras publicadas no seu livro-álbum.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Igor de Lima e Silva - Integrante / Maria de Fátima Gomes Costa - Coordenador / Jefferson Rodrigues da Silva - Integrante / JÚNIA ALVES - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

50 melhores Planos de Aula do 4º Curso de Formação Continuada, "Imagens em sala de aula", Olimpíada Nacional em História do Brasil, Universidade Estadual de Campinas.

2012

Menção Honrosa na 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, Museu Exploratório de Ciências - UNICAMP.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Alta Floresta. , Rodovia MT-208 ? Lote 143/A, Rodovia, 78580000 - Alta Floresta, MT - Brasil, Telefone: (66) 35127000

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - Atual

Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia de Mato Grosso

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2013

Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia de Mato Grosso

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Substítuto, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2017

    Pesquisa e desenvolvimento , IFMT Campus Alta Floresta, .,Linhas de pesquisa

  • 04/2012

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História

  • 08/2016 - 07/2017

    Pesquisa e desenvolvimento , IFMT Campus Alta Floresta, .,Linhas de pesquisa

  • 02/2016 - 12/2016

    Ensino, Especialização em História de Mato Grosso, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História , Prática de Ensino em História de Mato Grosso

2013 - 2016

Universidade de Cuiabá

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 9

Atividades

  • 02/2013 - 01/2016

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciência Política, Fundamentos Históricos do Direito, Sociologia e Antropologia Jurídica, Trabalho de Curso I, Trabalho de Curso II

2014 - 2015

SESC Casa do Artesão

Vínculo: Analista de Programas Sociasi, Enquadramento Funcional: Historiador, Carga horária: 40

2012 - 2015

SESI - Departamento Regional de Mato Grosso

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2012 - 04/2015

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História

2011 - 2011

Universidade do Estado de Mato Grosso

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

  • 07/2011 - 12/2011

    Ensino, Licenciatura em História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Medieval, História Moderna I, História Moderna II

2011 - 2012

Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso

Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/2011 - 12/2011

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História

2007 - 2008

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista - PIBIC, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsa de iniciação científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), / Departamento de História (UFMT), sob orientação da Prof.ª Dr.ª Maria de Fátima Costa, participando da pesquisa "Viajantes e a representação de índios no Brasil (1750-1850)".

2006 - 2006

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista do projeto: "Conexões de saberes: diálogos entre a Universidade e as comunidades populares", promovida pela Pró-Reitoria de Vivência Acadêmica e Social, com carga horária total de 560 horas,

2018 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Membro Grupo de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Outras informações:
Integrante do Grupo de Pesquisa Escravidão, mestiçagem, trânsito de culturas e globalização - séculos XV a XIX, coordenado pelo professor Eduardo França Paiva.

Atividades

  • 01/2018

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, .,Linhas de pesquisa