Rodrigo Paste Ferreira

Doutorado em Educação pela Universidade Americana com Revalidação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Mestrado em História Social das Relações Políticas pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Especialização em História Moderna e Contemporânea pelo Centro Universitário São Camilo - ES. Graduação em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Atualmente professor de História do Instituto Federal do Espírito Santo - IFES e Coordenador do Curso Técnico em Administração do Ensino Médio. Atuou como membro do NEABI - Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas. Foi membro Titular por dois mandatos da Comissão de Ética dos Servidores do Instituto Federal do Espírito Santo. Autor do livro A mulher imigrante italiana na formação do núcleo São Pedro de Venda Nova e Pesquisador sobre o tema Imigração Italiana no Espírito Santo. Com 30 anos de experiência lecionando Disciplinas da Área de Ciências Humanas.

Informações coletadas do Lattes em 14/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências da Educação

2012 - 2015

Universidad Americana del Paraguay
Título: A influência da imigração italiana e das escolas no desenvolvimento do município de Venda Nova do Imigrante-ES no período de 1940 a 1990.
Maria Aparecida Monteiro da Silva. Palavras-chave: Imigrante / Educação / Desenvolvimento.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Mestrado em História

2005 - 2008

Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Imigração e Gênero Feminino: Relações de poder no Espírito Santo do Século XIX, Ano de Obtenção: 2008
Sebastião Pimentel Franco.Palavras-chave: imigração Italiana.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea / Especialidade: pós-Graduação nível Mestrado em História das Relações Políticas e Sociais.. Setores de atividade: Educação; Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.

Especialização em Especialização

2002 - 2003

Centro Universitário são Camilo - Campus Espírito Santo
Título: A Mulher Escrava do Brasil Colonial

Graduação em história

1998 - 2001

Universidade do Estado de Minas Gerais

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Lê Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Relações Políticas e Sociais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ciências da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História Moderna e Contemporânea.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História do Brasil.

Organização de eventos

FERREIRA, R. P. . Consciência Negra: Construindo Diversidades. 2018. (Outro).

FERREIRA, R. P. . Índios e Mulheres na História. 2018. (Outro).

FERREIRA, R. P. . EcoIfes 2016: Água e Energia, até quando?. 2016. (Outro).

Participação em eventos

XIX Seminário Ética na Gestão. 2018. (Seminário).

Passado Presente: Povos Indígenas do Sul do Brasil. 2017. (Seminário).

Participação em bancas

FERREIRA, R. P.; PALMEIRAS, J.. Concurso para Professor de História do Instituto Federal do Espírito Santo. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Orientou

Rodrigo Paste Ferreira

Estresse e aito-estima - Estima do Professor; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE; Orientador: Rodrigo Paste Ferreira;

Rodrigo Paste Ferreira

A Influência da afetividade no processo de ensino aprendizagem; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE; Orientador: Rodrigo Paste Ferreira;

Rodrigo Paste Ferreira

EcoIfes 2016: Água e Energia, até quando?; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Administração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Rodrigo Paste Ferreira;

Produções bibliográficas

  • FERREIRA, R. P. . A Mulher Imigrante Italiana na formação do Núcleo Colonial São Pedro de Venda Nova.. 1. ed. Curitiba: CRV, 2018. v. 1. 90p .

  • FERREIRA, R. P. . Mulher nas transformações sociais. In: Eliane Stédile. (Org.). Mulher nas transformações sociais. 1ed.Foz do Iguaçú: Epígrafe, 2015, v. 1, p. 354-362.

  • FERREIRA, R. P. . A influência da Imigração Italiana e da Educação dos filhos dos imigrantes para o desenvolvimento do Município de Venda Nova do Imigrante/ES. In: Ana Paula Korndorfer, Cláudio de Sá M. Júnior, José Carlos da S. Cardozo, Paulo S. Moreira. (Org.). XII Encontro da ANPUH - História, Verdade e Ética. 12ed.B. Scharlau: Oikos LTDA., 2014, v. 12, p. 291-293.

  • FERREIRA, R. P. . A importância da Mulher imigrante italiana na formação do núcleo São Pedro de Venda Nova.. In: Maria José Correa de Souza e Olivaldo da Silva Marques. (Org.). A importância da Mulher imigrante italiana na formação do núcleo São Pedro de Venda Nova.. 1ed.Venda Nova do Imigrante: IFES, 2013, v. 1, p. 119-130.

  • FERREIRA, R. P. . A Influência da Imigração Italiana e dos Filhos dos Imigrantes para o Desenvolvimento do Município de Venda Nova do Imigrante. In: XII Encontro Estadual de História - História, Verdade e Ética, 2014, São Leopoldo - RS. História, Verdade e Ética, 2014.

  • FERREIRA, R. P. . Mulher, luta e labuta em uma sociedade masculinizada. In: VI Simpósio Nacional de História Cultural Escritas da História: Ver ? Sentir ? Narrar Universidade Federal do Piauí ? UFPI Teresina ? PI, 2012, Piauí. VI Simpósio Nacional de História Cultural Escritas da História: Ver ? Sentir ? Narrar Universidade Federal do Piauí ? UFPI Teresina ? PI, 2012.

  • FERREIRA, R. P. . A Mulher Imigrante Italiana na formação do Núcleo São Pedro de Venda Nova. In: I Congresso Internacional UFES/Universitéde Paris-Est, 2007, Vitória. Mulher, luta e labuta em uma sociedade masculinizada, 2007.

  • FERREIRA, R. P. . A Importância da Mulher Imigrante Italiana na formação do Núcleo São Pedro de Venda Nova. In: História do Plural - Da revolução dos Annales aos (Des)caminhos da História do Presente, 2007, Alegre/ES. A Importância da Mulher Imigrante Italiana na formação do Núcleo São Pedro de Venda Nova, 2007.

  • FERREIRA, R. P. . Índios e Mulheres na História brasileira. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERREIRA, R. P. . I Colóquio sobre Metodologias de Ensino do IFES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERREIRA, R. P. . I colóquio Sul Capixaba sobre Educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

FERREIRA, R. P. . Mulher, luta e labuta na sociedade de Venda Nova do Imigrante. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FERREIRA, R. P. . Interpretação Pedagógica das Escalas de Proficiência. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2016

    Influência da tecnologia de fabricação nas características microbiológicas, físico-químicas e sensoriais de embutido cárneo artesanal socol produzido em Venda Nova do Imigrante, Espírito Santo., Descrição: Trabalho em andamento entre disciplinas e áreas de conhecimento diversos. Avaliar a influência da tecnologia de fabricação nas características microbiológicas, físico-químicas, e sensoriais do embutido cárneo suíno artesanal ?socol? fabricado em Venda Nova do Imigrante, Espírito Santo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo Paste Ferreira - Coordenador / Danieli Cordeiro - Integrante.

  • 2014 - 2015

    A INFLUÊNCIA DAS ESCOLAS E DO ENSINO NO DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE, Descrição: A formação do Núcleo São Pedro de Venda Nova está, diretamente, ligada à expansão e ocupação dos imigrantes europeus na região sul do Espírito Santo. Os motivos para o processo migratório para São Pedro de Venda Nova foram além da pouca fertilidade do solo e a consequente miséria, o isolamento e o descaso do governo provincial do Espírito Santo com os imigrantes italianos que viviam no núcleo colonial Castello, situada em áreas bastante acidentadas da província capixaba. Esta realidade acabou por dar o impulso necessário ao deslocamento para as áreas mais interioranas e mais férteis do território capixaba, transformando o que antes era um conjunto de quatro grandes fazendas escravistas e produtoras de café, na hoje conhecida Venda Nova do Imigrante. Decadentes, em parte, devido ao fim da escravidão ou pela localização que as tornavam em uma região bastante isolada em relação às demais áreas do território capixaba, essas fazendas foram pulverizadas em pequenas glebas e vendidas, a partir do final do século XIX e início do século XX, a algumas dezenas de famílias italianas. Tais famílias acabaram dando origem à base do que, no futuro, se tornaria o município de Venda Nova do Imigrante , local que hoje tem grande destaque dentro do Estado do Espírito Santo, devido a sua estrutura econômica baseada, em grande parte, no agroturismo. Grande parte da população vendanovense, quando indagada sobre suas origens orgulha-se em dizer que é descendente de imigrantes italianos. A descendência pode ser percebida: nos costumes da cidade; na culinária, onde o prato principal é a boa e velha ?polenta?; nos grupos de danças; nas reuniões entre amigos, onde se faz questão de cantar melodias entoadas pelos antigos imigrantes; e nas festas da cidade, entre elas a mais tradicional, a Festa da Polenta. Junto com essa ocupação iniciava também a história de lutas, sofrimentos e alegrias de muitos dos antepassados dos atuais habitantes do município. Ao longo dos anos, a população cresceu em ritmo acelerado, a fertilidade do solo, aliados à garra e vontade de crescer dos imigrantes foram suficientes para superar o isolamento em que estavam submetidos. Todo o crescimento populacional verificado, acabou por levar ao longo do século XX à uma busca de meios necessários para o desenvolvimento da comunidade que se formava, fosse para o desenvolvimento econômico (principal foco), fosse para o desenvolvimento comunitário e também para o desenvolvimento pessoal dos filhos da terra. E neste ponto focaremos a busca pelo desenvolvimento pessoal dos moradores de Venda Nova do Imigrante com base na educação formal. Durante leituras realizadas sobre imigração e desenvolvimento do município, uma das falas constantes entre os moradores e descendentes era a preocupação que algumas famílias deram a educação de seus filhos. Comumente as famílias de imigrantes e descendentes de imigrantes mandavam seus filhos estudarem fora devido ao fato da ausência de escolas regulares na comunidade. As poucas escolas que existiam na primeira metade do século XX eram escolas de ensino primário, o equivalente ao Fundamental 1 nos dias de hoje, e as famílias que quisessem ver seus filhos avançando para as séries seguintes muitas vezes faziam uso das escolas religiosas que ficavam em outras localidades. Aqui encontramos um dos valores fundamentais para muitos dos descendentes de imigrantes italianos e moradores do município de Venda Nova do Imigrante. A educação para muitos era o caminho para o progresso, para o desenvolvimento e para a ?fuga da roça?.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo Paste Ferreira - Coordenador.

  • 2013 - 2014

    A INFLUÊNCIA DAS ESCOLAS RELIGIOSAS NO DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE. 1950 a 1988, Descrição: A formação do Núcleo São Pedro de Venda Nova está, diretamente, ligada à expansão e ocupação dos imigrantes europeus na região sul do Espírito Santo. Os motivos para o processo migratório para São Pedro de Venda Nova foram além da pouca fertilidade do solo e a consequente miséria, o isolamento e o descaso do governo provincial do Espírito Santo com os imigrantes italianos que viviam no núcleo colonial Castello, situada em áreas bastante acidentadas da província capixaba. Esta realidade acabou por dar o impulso necessário ao deslocamento para as áreas mais interioranas e mais férteis do território capixaba, transformando o que antes era um conjunto de quatro grandes fazendas escravistas e produtoras de café, na hoje conhecida Venda Nova do Imigrante. Decadentes, em parte, devido ao fim da escravidão ou pela localização que as tornavam em uma região bastante isolada em relação às demais áreas do território capixaba, essas fazendas foram pulverizadas em pequenas glebas e vendidas, a partir do final do século XIX e início do século XX, a algumas dezenas de famílias italianas. Tais famílias acabaram dando origem à base do que, no futuro, se tornaria o município de Venda Nova do Imigrante , local que hoje tem grande destaque dentro do Estado do Espírito Santo, devido a sua estrutura econômica baseada, em grande parte, no agroturismo. Grande parte da população vendanovense, quando indagada sobre suas origens orgulha-se em dizer que é descendente de imigrantes italianos. A descendência pode ser percebida: nos costumes da cidade; na culinária, onde o prato principal é a boa e velha ?polenta?; nos grupos de danças; nas reuniões entre amigos, onde se faz questão de cantar melodias entoadas pelos antigos imigrantes; e nas festas da cidade, entre elas a mais tradicional, a Festa da Polenta. Junto com essa ocupação iniciava também a história de lutas, sofrimentos e alegrias de muitos dos antepassados dos atuais habitantes do município. Ao longo dos anos, a população cresceu em ritmo acelerado, a fertilidade do solo, aliados à garra e vontade de crescer dos imigrantes foram suficientes para superar o isolamento em que estavam submetidos. Todo o crescimento populacional verificado, acabou por levar ao longo do século XX à uma busca de meios necessários para o desenvolvimento da comunidade que se formava, fosse para o desenvolvimento econômico (principal foco), fosse para o desenvolvimento comunitário e também para o desenvolvimento pessoal dos filhos da terra. E neste ponto focaremos a busca pelo desenvolvimento pessoal dos moradores de Venda Nova do Imigrante com base na educação formal. Durante leituras realizadas sobre imigração e desenvolvimento do município, uma das falas constantes entre os moradores e descendentes era a preocupação que algumas famílias deram a educação de seus filhos. Comumente as famílias de imigrantes e descendentes de imigrantes mandavam seus filhos estudarem fora devido ao fato da ausência de escolas regulares na comunidade. As poucas escolas que existiam na primeira metade do século XX eram escolas de ensino primário, o equivalente ao Fundamental 1 nos dias de hoje, e as famílias que quisessem ver seus filhos avançando para as séries seguintes muitas vezes faziam uso das escolas religiosas que ficavam em outras localidades. Aqui encontramos um dos valores fundamentais para muitos dos descendentes de imigrantes italianos e moradores do município de Venda Nova do Imigrante. A educação para muitos era o caminho para o progresso, para o desenvolvimento e para a ?fuga da roça?.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo Paste Ferreira - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    A Educação dos Imigrantes Italianos e sua influência no desenvolvimento de Venda Nova do Imigrante, Descrição: Analisar a influência da educação destinada aos filhos de imigrantes italianos e como esta educação contribuiu para o desenvolvimento econômico, cultural, social do Município de Venda Nova do Imigrante/ES. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo Paste Ferreira - Coordenador / Laudineri de Fátima Salve - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Outra.

  • 2006 - 2007

    Imigração e Gênero Feminino: Relações de poder no Espírito Santo do século XIX., Descrição: Trabalhar a Função da Mulher Imigrante italiana na sociedade do Espírito Santo ao longo da segunda metade do século XIX. Como as mulheres imigrantes contribuiram na acumulação de capital da famílias imigradas da comunidade de Venda Nova do Imigrante e Conceição do Castelo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rodrigo Paste Ferreira - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Instituto Federal do Espírito Santo - unidade Venda Nova do Imigrante. , Vemda Nova do Imigrante, Centro, 29375-000 - Venda Nova do Imigrante, ES - Brasil, Telefone: (028) 35461818

Experiência profissional

2011 - 2012

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Revisor de Itens para o ENEM

Outras informações:
Revisor de Itens para elaboração de exames do ENEM no Espírito Santo na área de Ciências Humanas.

2010 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor de História Geral e do Brasil, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 07/2014

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Federal do Espírito Santo - unidade Venda Nova do Imigrante.Linhas de pesquisa

  • 02/2013 - 06/2014

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Federal do Espírito Santo - unidade Venda Nova do Imigrante.Linhas de pesquisa

2011 - 2013

Centro de Educação a Distância

Vínculo: Tutor Distância, Enquadramento Funcional: Tutor de Especialização, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuei no curso durante aproximadamente 2 anos.

2006 - 2010

Faculdade Venda Nova do Imigrante

Vínculo: Regente de Classe, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 9

Atividades

  • 02/2006

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Educação e Trabalho, Antropologia da Educação, Escola Cultura e Sociedade, Sociologia da Educação, História da Educação, Metodologia do Ensino de História e Geografia

2006 - 2010

Instituto de Pesquisas Educacionais

Vínculo: Escola Particular, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 6

Outras informações:
Professor do Ensino Médio

Atividades

  • 02/2006

    Ensino,Disciplinas ministradas, Professor de História Geral e do Brasil

2005 - 2010

Curso Pré-Vestibular Sinal Verde.

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: professor de História Geral e do Brasil, Carga horária: 3

Atividades

  • 01/2005

    Ensino,Disciplinas ministradas, Professor de História do Curso Pré-Vestibular.

2006 - 2010

Pré-Vestibular Pentâgono

Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de História do Brasil, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor de História do Brasil do curso Pré-Vestibular.

Atividades

  • 01/2006

    Ensino,Disciplinas ministradas, Professor de História do Brasil

2002 - 2010

Escola de 1º e 2º Graus Fundação Deolindo Perim

Vínculo: Professor de História, Enquadramento Funcional: professor de História Geral e do Brasil, Carga horária: 10

Outras informações:
Professor de Ensino Médio da Escola. Trabalhanco com 1º, 2º e 3º da Escola.

Atividades

  • 02/2002

    Ensino,Disciplinas ministradas, professor de História do 1º, 2º ano e do 3º ano Pré-Vestibular desde 2002.