Wagner Pagliato Junior

Especialista em Fisioterapia Ortopédica e Desportiva Pela Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Especialista em Acupuntura e Eletroacupuntura pelo Colégio Brasileiro de Acupuntura (ABACO CBA). Pós graduado em fisioterapia do trabalho pela Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) em 2013. Formado em Reeducação Postural Global pelo Centro Paulista de Reeducação Postural e Fisioterapia em 2012. Formado em Mat Pilates Clínico Internacional pelo Valéria Figueiredo cursos reconhecido pelo The australian Phsyotherapy & Pilates Institute (2012) Registrado na Therapy Tapping Association em 2011. Graduado em fisioterapia na Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) em 2011.

Informações coletadas do Lattes em 14/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Acupuntura e Eletroacupuntura

2013 - Atual

Colégio Brasileiro de Acupuntura

Especialização em Fisioterapia do Trabalho

2012 - 2013

Universidade Cidade de São Paulo
Título: The work ability index and functional capacity among older workers
Orientador: Mônica Rodrigues Perracini

Graduação em Fisioterapia

2008 - 2011

Universidade Cidade de São Paulo
Título: Utilização da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) como modelo teórico para investigar a correlação entre capacidade funcional e participação em atividades sociais em idosos da comunidade.
Orientador: Mônica Rodrigues Perracini

Formação complementar

2012 - 2013

Reeducação Postural Global (RPG). , Centro Paulista de Reeducação Postural e Fisioterapia, CPRPF, Brasil.

2012 - 2012

Mat Pilates Clínico Internacional. , Valéria Figueiredo Cursos, VFC, Brasil.

2011 - 2011

Método Básico Therapy Taping (Bandagem Funcional). , Therapy Taping Association, THERAPY TAPING, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Quero caminhar pelas ruas. (Carga horária: 12h). , Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Organização de eventos

AMBROSIO, R. ; PAGLIATO JUNIOR, W. ; HAMADA, AA . do Simpósio sobre Integração do Deficiente ? Acessibilidade. 2010. (Outro).

AMBROSIO, R. ; PAGLIATO JUNIOR, W. ; HAMADA, AA . do Simpósio sobre Integração do Deficiente ? Acessibilidade. 2010. (Outro).

Participação em eventos

Avaliação Postural.Avaliação Postural. 2012. (Oficina).

Tendências em Fisioterapia.Tendências em Fisioterapia. 2011. (Seminário).

Curso abordagem de tratamento com o uso da facilitação neuromuscular proprioceptiva.. 2010. (Seminário).

I Fórum de Medicina do Esporte do Sport Club Corinthians Paulista. 2010. (Congresso).

Liga de doenças músculo-esqueléticas. 2010. (Encontro).

Workshop de Empregabilidade.Workshop de Empregabilidade. 2010. (Seminário).

XIII Enfil - Encontro de fisioterapia leste. 2010. (Simpósio).

Atualização em protetização. 2009. (Outra).

Feira da cidadania.Orientação à população sobre saúde da mulher.. 2009. (Outra).

Ginástica laboral. 2009. (Oficina).

Feira da cidadania.Prevenção e tratamento de incontinência urinária. 2008. (Outra).

Simpósio de fisioterapia desportiva. 2008. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • PADULA, ROSIMEIRE ; COMPER, MARIA ; MORAES, SUZANA ; SABBAGH, CATHERINE ; PAGLIATO JUNIOR, WAGNER ; PERRACINI, MONICA . he work ability index and functional capacity among older workers. Revista Brasileira de Fisioterapia (Impresso) , v. 17, p. 382-391, 2013.

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2012

    Utilização da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) como modelo teórico para investigar a correlação entre capacidade funcional e participação em atividades sociais em idosos da comunidade., Descrição: Contextualização: O aumento na expectativa de vida e o envelhecimento da população é uma acontecimento mundial, que vem aumentando a preocupação com a funcionalidade e independência dos idosos, desta forma, a melhora da qualidade dos anos a serem vividos é necessária. A Organização Mundial da Saúde criou a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) para unificar e padronizar a visão da funcionalidade e incapacidade da população, tendo como base a perspectiva do corpo, do indivíduo e da sociedade. Objetivo: identificar positivas correlações entre a capacidade de mobilidade e o desempenho em atividades avançadas e instrumentais de vida diária em idosos da comunidade. Métodos: Estudo transversal exploratório de base populacional constituída de 385 idosos com 65 anos ou mais com média de idade de 71,4 (DP=5,7). Foram utilizados o Timed up and go test, questionário de atividade instrumental de vida diária e o questionário de atividade avançada de vida diária. Resultados: A correlação entre Timed up and go test e atividade instrumental de vida diária foi r=0,43 e Timed up and go test e atividade avançada de vida diária foi r=0,26 (p<0,001) sendo positivas e baixas e estatisticamente significantes. Conclusão: O Timed up and go test que avalia a mobilidade, não reflete a funcionalidade do idoso em atividades da vida diária. Tais aspectos deverão, portanto, serem considerados na avaliação do indivíduo idoso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: Wagner Pagliato Junior - Coordenador / Sandra Regina Alouche - Integrante / Luciola da Costa - Integrante / Mônica Rodrigues Perracini - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - Atual

Óbios Vita

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta do trabalho, Carga horária: 30

Outras informações:
Orientações posturais no posto de trabalho e palestras sobre ergonomia em empresas.

2013 - 2013

Micelli Soluções em Saúde Empresarial.

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta (Cobertura de férias)., Carga horária: 30

Outras informações:
Realizando atendimentos pré agendados e emergenciais dos funcionários das empresas Dana Nakata, Afinia e Melling no ambulatório realizando avaliação e em seguida fazendo uso de recursos como Eletrotermofototerapia, Cinesioterapia, Pilates, RPG e documentando a evolução dos funcionários nas terapias.

2012 - 2014

PSC ergonomia

Vínculo: Autonomo, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta do Trabalho, Carga horária: 30

Outras informações:
Principais atividades: Atuando juntamente com a equipe da PSC Ergonomia fazendo check-up postural usando check list, indicando irregularidades no mobiliário, indicações de equipamentos para a utilização dos colaboradores e palestras. São feitos ajuste dos postos de trabalho caso tenha irregularidades e seja possível o ajuste para o colaborador. São feitas orientações posturais e tirando dúvidas nas agências e todos os funcionários do banco do Bradesco do estado de Rondônia e nos prédios do Bradesco situados na Avenida Paulista, Rua Itapeva, no Prédio do Bradesco da República, Cidade de Deus em Osasco e palestras nos prédios do banco Itaú situados na cidade de São Paulo.

2012 - 2012

Universidade Cidade de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2011 - 2012

Alpha Prime Jornalismo

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta do Trabalho, Carga horária: 12

Outras informações:
Principais atividades: Prestando serviço para o instituto Fibra sendo um dos responsáveis pela implantação da ginástica laboral para os colaboradores de duas unidades de saúde situadas no município de Arujá. Realização de pesquisa em campo, para conhecer as queixas dos colaboradores, e se ter um dado de saúde geral da população, sendo um estudo epidemiológico transversal, para identificar a prevalência e incidência de queixas músculo esqueléticas. Ministrar grupos de ginástica laboral nas duas unidades, realizando alongamentos, aquecimentos, dinâmicas em grupo, todos tendo em vista a função do colaborador e resultados da pesquisa de saúde geral que foi realizada. Eram feitas orientações quanto à proteção articular, conservação de energia e sobre a organização do trabalho com objetivo de melhorar as condições de trabalho e saúde global do colaborador. Atendimentos individuais para os funcionários que apresentavam queixas músculo esqueléticas utilizando cinesioterapia. Elaboração mensal de relatórios com dados sobre a ginástica laboral, frequência dos colaboradores, aplicação dos questionários de saúde geral e atendimentos individuais.