Wenis Caetano de Abreu

É mestre em Fisioterapia pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo ? UNICID ? São Paulo/SP, com a seguinte linha de pesquisa: ?Avaliação Funcional das Doenças Musculoesqueléticas?. É pesquisador de dor lombar e pélvica gestacional. Bacharel em Fisioterapia pelo Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC, Campus I, Colatina/ES, bolsista através do Programa NOSSABOLSA do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - FAPES. Foi monitor em "Anatomia Humana" e "Semiologia aplicada à Fisioterapia" no Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC, Campus I, Colatina/ES. É instrutor do Método Pilates pelo Instituto Brasileiro de Pilates - IBRAPILATES, de Vitória/ES. É membro da organização do Curso de formação completa no Método Pilates pelo Instituto Brasileiro de Pilates - IBRAPILATES, do pólo de São Paulo/SP e região metropolitana. Possui experiência profissional como Instrutor de Pilates (solo e studio) e com atendimentos em Fisioterapia Domiciliar nas áreas ortopédica e neurológica.

Informações coletadas do Lattes em 04/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Fisioterapia

2013 - 2015

Universidade Cidade de São Paulo
Título: Utilização da terapia por exercício no tratamento da dor lombar e pélvica gestacional: uma revisão sistemática,Ano de Obtenção: 2015
Dra. Cristina Maria Nunes Cabral.Coorientador: Dra. Lucíola da Cunha Menezes Costa.

Graduação em Fisioterapia

2008 - 2011

Centro Universitário do Espírito Santo
Título: Estudo estatístico da prevalência de lesões musculoesqueléticas de membros inferiores de uma equipe de futsal profissional de Colatina - ES
Orientador: Diogo Zortéa
Bolsista do(a): Secretaria de Ciência e Tecnologia, SECT, Brasil.

Graduação interrompida em 2008 em Educação Física

2007 - interrompida

Centro Universitário do Espírito Santo
Bolsista do(a): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP, Brasil. Ano de interrupção: 2008

Ensino Fundamental (1º grau)

2000 - 2003

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio "Job Pimentel"

Formação complementar

2011 - 2011

Extensão universitária em Projeto Rondon, Operação Zabelê - Piauí. (Carga horária: 160h). , Centro Universitário do Espírito Santo, UNESC, Brasil.

2011 - 2011

Método Pilates. (Carga horária: 200h). , Instituto Brasileiro de Pilates, IBRAPILATES, Brasil.

2011 - 2011

PLI - Para Ler em Inglês. (Carga horária: 50h). , Number One Idiomas, NOI, Brasil.

2010 - 2010

Programa Cozinha Brasil. (Carga horária: 4h). , SESI - Departamento Regional do Espírito Santo, SESI, Brasil.

2005 - 2005

Windows, Word, Power Point, Excel e Internet. (Carga horária: 78h). , Speedy Informática, SI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Lê Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende PoucoLê Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

III CIRNE - Congresso Internacional de Reabilitação Neuromusculoesquelética e Esportiva. Prevalência de lesões musculotendíneas e articulares no membro efetor e no membro de suporte na prática esportiva do futsal. 2011. (Congresso).

III CIRNE - Congresso Internacional de Reabilitação Neuromusculoesquelética e Esportiva. Avaliação do nível de atividade física dos acadêmicos do curso noturno de Fisioterapia do Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC, de Colatina, ES, com base em resumo do Questionário Internacional de Atividade Física. 2011. (Congresso).

III CIRNE - Congresso Internacional de Reabilitação Neuromusculoesquelética e Esportiva. Análise do perfil epidemiológico de pacientes atendidos no setor de Fisioterapia em Hidrocinesioterapia da Clínica UNESC Saúde do Centro Universitário do Espírito Santo UNESC ? Colatina, ES. 2011. (Congresso).

III CIRNE - Congresso Internacional de Reabilitação Neuromusculoesquelética e Esportiva. Estudo da tendinopatia patelar ocorrida em atletas de um time de futsal profissional de Colatina - ES, com enfoque em sua prevalência e tratamento. 2011. (Congresso).

III CIRNE - Congresso Internacional de Reabilitação Neuromusculoesquelética e Esportiva. Intervenção Fisioterapêutica da fratura de Bennett (base proximal de primeiro metacarpo) de um atleta profissional de boxe, de Colatina - ES. 2011. (Congresso).

III CIRNE - Congresso Internacional de Reabilitação Neuromusculoesquelética e Esportiva. 2011. (Congresso).

III CIRNE - Congresso Internacional de Reabilitação Neuromusculoesquelética e Esportiva. Diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) com base em resumo do Questionário SNAP-IV. 2011. (Congresso).

III CIRNE - Congresso Internacional de Reabilitação Neuromusculoesquelética e Esportiva. Estudo estatístico das lesões musculoesqueléticas de uma equipe de futsal profissional de Colatina - ES. 2011. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. Análise do perfil epidemiológico de pacientes atendidos no setor de Fisioterapia em Geriatria e Neurologia da Clínica UNESC Saúde do Centro Universitário do Espírito Santo UNESC ? Colatina, ES. 2010. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. 2010. (Congresso).

VIII Semana Acadêmica de Fisioterapia - UNESC.Análise do perfil epidemiológico de pacientes atendidos no setor de Fisioterapia em Hidrocinesioterapia da Clínica UNESC Saúde do Centro Universitário do Espírito Santo ? UNESC. 2010. (Simpósio).

VIII Semana Acadêmica de Fisioterapia - UNESC. 2010. (Simpósio).

XVIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia. 2009. (Congresso).

Ação de Combate à Pedofilia. 2009. (Simpósio).

VII Semana da Fisioterapia UNESC.Processo de Aprendizagem - Alunos do 2°, 4º, 6º e 8º períodos de Fisioterapia do UNESC. 2009. (Simpósio).

VII Semana da Fisioterapia UNESC. 2009. (Simpósio).

Jornada de Ortopedia e Traumatologia. 2009. (Outra).

II Jornada de Anatomia Humana do Espírito Santo. 2009. (Outra).

VI Semana da Fisioterapia UNESC.Momento Científico UNESC: Apresentação de trabalhos dos alunos do 2º, 4º, 6º e 8º períodos de Fisioterapia. 2008. (Simpósio).

VI Semana da Fisioterapia UNESC.O que é a Fisioterapia?. 2008. (Simpósio).

VI Semana da Fisioterapia UNESC. 2008. (Simpósio).

I Jornada de Anatomia Humana do Espírito Santo. 2008. (Outra).

Produções bibliográficas

  • ABREU, W. C. ; Acadêmicos de fisioterapia do UNESC apresentam trabalhos em Congresso Internacional de Reabilitação. Folha do Norte, Colatina - ES, p. 6 - 6, 12 maio 2011.

  • MARTINELLI, L. C. ; ABREU, W. C. ; COUTO, Gabriel D. . Avaliação do nível de atividade física dos acadêmicos do curso noturno de Fisioterapia do Centro Universitário do Espírito Santo ? UNESC, de Colatina, ES, com base em resumo do Questionário Internacional de Atividade Física. In: III CIRNE - Congresso Internacional de Reabilitação Neuromusculoesquelética e Esportiva, 2011, Vitória, ES. CIRNE - Congresso Internacional de Reabilitação Neuromusculoesquelética e Esportiva, 2011.

  • ABREU, W. C. ; Estudo da tendinopatia patelar ocorrida em atletas de um time de futsal profissional de Colatina ? ES, com enfoque em sua prevalência e tratamento. In: III CIRNE - Congresso Internacional de Reabilitação Neuromusculoesquelética e Esportiva, 2011, Vitória, ES. CIRNE - Congresso Internacional de Reabilitação Neuromusculoesquelética e Esportiva, 2011.

  • ABREU, W. C. ; NASCIMENTO JUNIOR, G. V. ; SOUZA, C. F. ; ZORTEA, D. . Estudo estatístico das lesões musculoesqueléticas de uma equipe de futsal profissional de Colatina - ES. In: III CIRNE - Congresso Internacional de Reabilitação Neuromusculoesquelética e Esportiva, 2011, Vitória, ES. CIRNE - Congresso Internacional de Reabilitação Neuromusculoesquelética e Esportiva, 2011.

  • ABREU, W. C. ; Prevalência de lesões musculotendíneas e articulares no membro efetor e no membro de suporte na prática esportiva do futsal. In: III CIRNE - Congresso Internacional de Reabilitação Neuromusculoesquelética e Esportiva, 2011, Vitória, ES. CIRNE - Congresso Internacional de Reabilitação Neuromusculoesquelética e Esportiva, 2011.

  • REIS, Breno da Silva ; ABREU, W. C. ; CARPES, Édiron de Pinho ; ABREU, Glaúcia Rodrigues de ; GONÇALVES, Washington Luiz SIlva . Análise do nível de conhecimentos de acadêmicos de Medicina sobre as práticas de Terapias Alternativas, Complementares e Integrativas (TAC) no Sistema Único de Saúde (SUS). In: 11º Congresso Brasileiro de Clínica Médica, 2011, Curitiba, PR. 11º Congresso Brasileiro de Clínica Médica, 2011.

  • MARTINELLI, L. C. ; ABREU, W. C. ; COUTO, Gabriel D. ; SILVA, S. S. ; COELHO, K. P. . Intervenção fisioterapêutica da fratura de Bennett (base proximal do primeiro metacarpo) de um atleta profissional de boxe, de Colatina - ES. In: III CIRNE - Congresso Internacional de Reabilitação Neuromusculoesquelética e Esportiva, 2011, Vitória, ES. CIRNE - Congresso Internacional de Reabilitação Neuromusculoesquelética e Esportiva, 2011.

  • ABREU, W. C. ; Baptista, E. R. M. . Análise do perfil epidemiológico de pacientes atendidos no setor de Fisioterapia em Geriatria e Neurologia da Clínica UNESC Saúde do Centro Universitário do Espírito Santo UNESC ? Colatina, ES. In: XVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2010, Belo Horizonte (MG). Geriatria e Gerontologia. Fortaleza (CE): Base Editorial, 2010. v. 4. p. 98-98.

  • ABREU, W. C. ; GAVA, Jakeline Barbosa ; CORREA, Brunna Vitorino ; MARTINELLI, L. C. . Análise do perfil epidemiológico de pacientes atendidos no setor de Fisioterapia em Hidrocinesioterapia da Clínica UNESC Saúde do Centro Universitário do Espírito Santo UNESC ? Colatina, ES. In: III CIRNE - Congresso Internacional de Reabilitação Neuromusculoesquelética e Esportiva, 2010, Vitória, ES. CIRNE - Congresso Internacional de Reabilitação Neuromusculoesquelética e Esportiva, 2010.

  • ABREU, W. C. ; GAVA, Jakeline Barbosa ; CORREA, Brunna Vitorino ; ABREU, L. C. ; CAETANO, Roberta de Carvalho . Diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) com base em resumo do Questionário SNAP-IV. In: III CIRNE - Congresso Internacional de Reabilitação Neuromusculoesquelética e Esportiva, 2010, Vitória, ES. CIRNE - Congresso Internacional de Reabilitação Neuromusculoesquelética e Esportiva, 2010.

  • MARTINELLI, L. C. ; ABREU, W. C. ; COUTO, Gabriel D. . Avaliação do nível de atividade física dos acadêmicos do curso noturno de Fisioterapia do Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC, de Colatina, ES, com base em resumo do Questionário Internacional de Atividade Física. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ABREU, W. C. ; Diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) com base em resumo do Questionário SNAP-IV. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ABREU, W. C. ; GAVA, Jakeline Barbosa ; CORREA, Brunna Vitorino ; MARTINELLI, L. C. . Análise do perfil epidemiológico de pacientes atendidos no setor de Fisioterapia em Hidrocinesioterapia da Clínica UNESC Saúde do Centro Universitário do Espírito Santo UNESC ? Colatina, ES. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ABREU, W. C. ; Estudo da tendinopatia patelar ocorrida em atletas de um time de futsal profissional de Colatina - ES, com enfoque em sua prevalência e tratamento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINELLI, L. C. ; ABREU, W. C. ; COUTO, Gabriel D. ; SILVA, S. S. ; COELHO, K. P. . Intervenção Fisioterapêutica da fratura de Bennett (base proximal de primeiro metacarpo) de um atleta profissional de boxe, de Colatina - ES. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ABREU, W. C. ; Prevalência de lesões musculotendíneas e articulares no membro efetor e no membro de suporte na prática esportiva do futsal. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ABREU, W. C. ; Estudo estatístico das lesões musculoesqueléticas de uma equipe de futsal profissional de Colatina - ES. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ABREU, W. C. ; Araújo, L. V. ; Baptista, E. R. M. . Análise do perfil epidemiológico de pacientes atendidos no setor de Fisioterapia em Geriatria e Neurologia da Clínica UNESC Saúde do Centro Universitário do Espírito Santo UNESC ? Colatina, ES. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ABREU, W. C. ; GAVA, Jakeline Barbosa ; CORREA, Brunna Vitorino ; MARTINELLI, L. C. . Análise do perfil epidemiológico de pacientes atendidos no setor de Fisioterapia em Hidrocinesioterapia da Clínica UNESC Saúde do Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ABREU, W. C. ; Processo de Aprendizagem - Alunos do 2°, 4º, 6º e 8º períodos de Fisioterapia do UNESC. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ABREU, W. C. ; MARTINELLI, L. C. ; GAVA, Jakeline Barbosa ; CORREA, Brunna Vitorino . O que é a Fisioterapia?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ABREU, W. C. ; CORREA, Brunna Vitorino ; MARTINELLI, L. C. ; GAVA, Jakeline Barbosa . Momento Científico UNESC: Apresentação de trabalhos dos alunos do 2º, 4º, 6º e 8º períodos de Fisioterapia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2010

    Diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) com base em resumo do Questionário SNAP-IV, Descrição: Projeto de Pesquisa realizado em escolas do Espírito Santo acerca da possível prevalência do Transtorno de Défitt de Atenção e Hiperatividade (TDAH), com base em resumo do Questionário SNAP-IV, relatando a atuação fisioterapêutica em tal síndrome.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) . , Integrantes: Wenis Caetano de Abreu - Coordenador / Jakeline Barbosa Gava - Integrante / Brunna Vitorino Corrêa - Integrante / Luzia Caetano de Abreu - Integrante.

  • 2010 - 2010

    Análise do perfil epidemiológico de pacientes atendidos no setor de Fisioterapia em Geriatria e Neurologia da Clínica UNESC Saúde do Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC, Colatina, ES, Descrição: Trata-se de um levantamento epidemiológico do paciente atendido pelos estudantes do 7º e 8º períodos do curso de Fisioterapia na Clínica UNESC Saúde do Centro Universitáriodo Espírito Santo - UNESC, de Colatina (ES). O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição já mencionada e apresentado na forma de pôster no XXVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, ocorrido na Expominas, Belo Horizonte (MG) entre 28 e 31 de agosto de 2010.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Wenis Caetano de Abreu - Integrante / Elaine R. M. Baptista - Coordenador / Lorenzzo Vasconcellos Araújo - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2015

Academia Usti Arone

Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Instrutor de Pilates, Carga horária: 3

2012 - Atual

Associação Desportiva Santo André

Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Instrutor de Pilates, Carga horária: 4

2012 - Atual

Body Fit Academia

Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Instrutor de Pilates, Carga horária: 26

2009 - 2009

Centro Universitário do Espírito Santo

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor em Anatomia Humana, Carga horária: 6

Outras informações:
UNESC - Centro Universitário do Espírito Santo CEPEG - Coordenadoria de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação Certificado pela participação no Programa de Monitoria de Ensino, vinculado à disciplina de Anatomia Humana, da qualidade de monitor bolsista, orientada pelo professor Cleverson Baltar Vieira, realizada no período de 02/03/2009 a 30/06/2009, no Campus I do UNESC - Centro Universitário do Espírito Santo. Registro no UNESC - Centro Universitário do Espírito Santo, sob o nº 0038; livro: 01; Pág.: 06 em 19/07/2010.

2009 - 2009

Clínica de Reabilitação Motora, Psic. e Fono. Municipal de Mantenópolis

Vínculo: Estegiário, Enquadramento Funcional: Estagiário voluntário - setor de Fisioterapia, Carga horária: 40

Outras informações:
Estágio observacional nas áreas ortopédica e neurológica.

2015 - 2015

Fisiosenior

Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta Instrutor de Pilates, Carga horária: 18

2015 - Atual

Instituto Brasileiro de Pilates

Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Organizador de cursos, Carga horária: 4