Jacimara Vieira dos Santos
Possui graduação em História, pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998); Graduação em Letras-Português, pela Uniasselvi (2023); Especialização em Estudos Literários, pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2003); Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural, pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2006) e Doutorado em Letras, pela Universidade Federal da Bahia (2012). Tem experiência na área de Letras e de História, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura brasileira contemporânea, Construção da Nacionalidade, Ensino de História (Estágio e Laboratórios), Artes e Estudos culturais.
Informações coletadas do Lattes em 17/09/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Letras e Lingüística
2009 - 2012
Universidade Federal da Bahia
Título: As naus e Terra papagalli: derrisão e ironia na dessacralização da verossimilhança
, Ano de obtenção: 2012. Igor Rossoni. Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural
2004 - 2006
Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: De só a sós:imagens de solidão na poesia de Iderval Miranda
, Ano de Obtenção: 2006.Roberval Pereira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: poesia, solidão.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação Superior.
Especialização em Estudos Literários
2003 - 2004
Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: Flexões de um gênero: sexualidade e identidade feminina em Tenda dos Milagres
Orientador: Jorge de Souza Araújo
Graduação em Segunda Licenciatura Letras-Português
2022 - 2023
Formação complementar
2009 - 2010
Extensão universitária em Programa de Formação Inicial nos Estudos Africanos. (Carga horária: 250h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Curso de Formação em Estudos Africanos. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Extensão Em Arqueologia. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Organização de eventos
SANTOS, Jacimara Vieira dos . Noites Culturais do II Xirê das Letras - Giros de Resistência. 2011. (Outro).
SANTOS, Jacimara Vieira dos . Nas Margens das Letras VI - Sertões em Correnteza: espaços e imaginários. 2010. (Outro).
Participação em eventos
II Xirê das Letras - Giros de Resistência. Mediador da Mesa redonda Literaturas Africanas. 2011. (Congresso).
II Xirê das Letras - Giros de Resistência. 2011. (Congresso).
II Xirê das Letras - Giros de Resistência. O compadre de Ogum: Leituras de uma dupla inscrição. 2011. (Congresso).
II Xirê das Letras - Giros de Resistência. Coordenação de sessão de comunicação. 2011. (Congresso).
I Fórum Multidisciplinar de Extensão da UNEB. 2010. (Outra).
JALLA: IX Congresso Jornadas Andinas de Literatura Latino Americana. Fronteiras e periferias: rasuras da memória colonial ibero-americana em terra Papagalli. 2010. (Congresso).
Nas Mragens das Letras VI - Sertões em Correnteza: espaços e imaginários.Mesa-redonda: múltiplas Linguagens - caminhos do sertão. 2010. (Outra).
Nas Mragens das Letras VI - Sertões em Correnteza: espaços e imaginários.A persistência da memória: ecos da escravidão em Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo. 2010. (Outra).
VIII Seminário de Francofonia: poéticas da alteridade.O misantropo, de Molière: a tragicomédia das relações sociais. 2010. (Seminário).
XVI SETA - Seminário de Teses em Andamento.As naus e Terra Papagalli: rotas e confluências da literatura e da história. 2010. (Seminário).
III Mostra de Cinema da UNEB Campus XXIV: Sob os holofotes, africanidades."Quanto vale ou é por aquilo?". 2009. (Outra).
Mesa-Redonda: A Bênção, Ojuobá! Uma homenagem aos 40 anos de Tenda dos Milagres.A bênção Ojuobá! Uma homenagem aos 40 anos de Tenda dos Milagres. 2009. (Encontro).
10ª ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE LETRAS - EREL.Perspectivas para a educação inclusiva. 2008. (Encontro).
Encontro Regional de Estaudantes de letras.Perspectivas para a educação inclusiva. 2008. (Encontro).
Encontro Regional de Estudantes de Letras.Mini-curso: Para não passar em branco. 2008. (Encontro).
I Congresso de Comunicação Social e Políticas Culturais (PoliCom) Faculdade 2 de Julho. Palestra. 2008. (Congresso).
II Mostra de Cinema da UNEB, campus XXIV.Discutindo o fimle Boys don't cry. 2008. (Outra).
II Mostra de Cinema da UNEB campus XXIV: em cartaz, a diversidade sexual.Discutindo O segredo de Brokeback Mountain. 2008. (Outra).
I MOSTRA DE CINEMA DA UNEB, CAMPUS XXIV.Imagens do sertão no filme "Baile perfumado". 2008. (Outra).
IV Semana de Letras da UNEB campus XXIV: Gêneros Livres, Multi (Bi) Transitivos - GLBTT.Mini-curso: Entre pudores e poderes: penetrando na História da Sexualidade de Foucault. 2008. (Outra).
Mesa-redonda: Fim da violência contra a mulher.UNEB: pelos16 dias pelo Fim da violência contra a mulher. 2008. (Outra).
VII SEMANA DE LETRAS DA UFS.Letras e Educação: formação e realidade profissional. 2007. (Outra).
VII SEMANA DE LETRAS DA UFS.Modernidade, poesia e solidão: interfaces de uma tríade. 2007. (Outra).
II semana de Letras: nas margens das Letras.Estudo de gênero feminino em literatura. 2006. (Seminário).
II Semana de Letras: nas margens das Letras.Fotografia 3 X 4: uma retrato do nordeste na música de Belchior. 2006. (Seminário).
II SETHIL.Transa:uma narrativa da bahia na música de Caetano Veloso. 2006. (Seminário).
IX Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.OBA - Olimíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2006. (Outra).
Congresso internacional sobre escravatura, orfandade e pobreza femininas no império colonial português (séculos XVI ao XX). 2005. (Congresso).
Congresso internacional sobre escravatura, orfandade e pobreza femininas no império colonial português (séculos XVI a XX). 2005. (Oficina).
I Semana de Letras. Coordenadora da mesa: Arte e educação. 2005. (Congresso).
I SETHIL.I Seminário de Teoria e História Literária - SETHIL. 2005. (Seminário).
VII Congresso Nacional de Estudos Linguísticos e Literários. VII Congresso Nacional de Estudos Linguísticos e Literários - demandas da representação. 2004. (Congresso).
I Simpósio Feirense sobre estudos de Gênero. 2003. (Simpósio).
I Simpósio feirense sobre estudos de gênero:mulheres e diversidade. 2003. (Simpósio).
I Simpósio Feirense Sobre Estudos de Gênero:Mulheres e Diversidade. 2003. (Simpósio).
Curso O Educador Social.O Educador Social. 2000. (Seminário).
Curso de educação biocêntrica.Curso de educação biocêntrica. 1999. (Outra).
Curso sobre metodologia dos estudos de gênero. 1998. (Seminário).
Extensão em arqueologia.Curso de introdução à arqueologia. 1998. (Outra).
Semana de Sociologia. 1996. (Seminário).
Curso Cinema e Psicanálise:Em cartaz a neurose, a perversão e a histeria. 1995. (Seminário).
Semana de Canudos. 1995. (Seminário).
Participação em bancas
ROSSONI, Igor.; HERRERA, A. T.;SANTOS, Jacimara Vieira dos. As Pessoas de Clarice: Vidas que se encenam. 2014. Dissertação (Mestrado em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.
SANTOS, Jacimara Vieira dos; Jacy Bandeira Almeida Nunes. PRÁTICAS EDUCATIVAS NOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: UMA TEORIA SUBSTANTIVA SOBRE A FORMAÇÃO CIDADÃ E VULNERABILIDADE SOCIAL. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, Jacimara Vieira dos; João Evangelista do Nascimento Neto. Os percursos para uma identidade negro-mestiça em Tenda dos Milagres. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos Linguísticos e Literário) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, JACIMARA VIEIRA DOS. AFROBRASILIDADE: Mestiçagem e tradições populares em Tenda dos Milagres, de Jorge Amado. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIO) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - CAMPUS XXIV.
SANTOS, Jacimara Vieira dos. Ensino de Ásia a partir das matrizes curriculares de cursos de História da Universidade do Estado da Bahia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, JACIMARA VIEIRA. Rua do Fogo: práticas, vivências e crenças religiosas das prostitutas em Riachão do Jacuípe, nos anos 1950 a 1990. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, Jacimara Vieira dos; REZENDE., Rodrigo Castro. "Ser ou não ser": a impossibilidade de ser negro na Revista Raça Brasil do século XX.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal Fluminense.
SANTOS, JACIMARA VIEIRA; CAMPOS, JUSCILÂNDIA; MORENO, Luciana. Trajetória erótica de CLB: Uma análise do livro A casa dos budas ditosos, de João Ubaldo Ribeiro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, Jacimara Vieira dos; João Evangelista do Nascimento Neto. Barbos.O Colégio Santa Eufrásia na História da Educação em Barra. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - CAMPUS XXIV.
SANTOS, Jacimara Vieira dos. Nascimento, Jamira de O. Cavalcanti.PRÓ-Paróquia de Ibiraba: os caminhos de sua formação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - CAMPUS XXIV.
SANTOS, Jacimara Vieira dos. A história do conhecimento como centro do poder em Nietzsche:. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - CAMPUS XXIV.
Araújo, José Alfredo, Arapiraca, Adriana Rebouças, Santos, J;SANTOS, Jacimara Vieira dos. Breve Reflexão sobre o Ensino de História a partir das Classes Multisseriadas da Ilha do Mendonça, Município de Xique-Xique. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, Jacimara Vieira dos; ARAUJO, J. A.; ARAPIRACA, A. R.. ...Rememorando e Visualizando: A Feira Livre de Xique-Xique através da Fotografia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, Jacimara Vieira dos; ARAUJO, J. A.; ARAPIRACA, A. R.. ...Inquisição Medieval: Breves Considerações e sua Importância para o Ensino de História. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, Jacimara Vieira dos; ARAUJO, J. A.; ARAPIRACA, A. R.. ...As representações da Mulher na Sociedade Xiquexiquense - um recorte da Festa da rapariga - 2003-2012. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, Jacimara Vieira dos. ...Das Margens ao Porto do Reconhecimento: o Samba de Roda de Ponta da Ilha e Suas Identidades. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, Jacimara Vieira dos. Literatura Infanto-Juvenil: (Re) Dimensionando o olhar a respeito da etnia negra, a partir da obra um sinal de Esperança, de Giselda Laporta. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, Jacimara Vieira dos. Oliveira, Iane Diniz, Suellen U. Cavalcanti.A construção do imaginário indígena: dos textos fundacionais aos versos do samba-enredo Tupinicópolis. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - CAMPUS XXIV.
SANTOS, Jacimara Vieira dos. Sob o signo do pecado: a formação do povo brasileiro através da leitura dos sete pecados capitais em Terra papagalli. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, Jacimara Vieira dos. Identidade em trânsito: a escrita feminina afro-descendente em Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, Jacimara Vieira dos. Marcas da escravidão: a permanência da memória colonial em Ponciá Vicêncio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, Jacimara Vieira dos. Repensando a identidade étnica negra: cabelo afro, símbolo de linguagem, poder e resitência cultural. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, Jacimara Vieira dos. Musicalidade afro-baiana: a estética negra presente nas canções do bloco Ilê Ayê. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, JACIMARA VIEIRA DOS; João Evangelista do Nascimento Neto. TERRA PAPAGALLI, homenagem aos 500 anos de 'descobrimento' ou tentativa de desconstrução da 'história oficial' através da ironia?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Letras) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - CAMPUS XXIV.
SANTOS, Jacimara Vieira dos. dos Santos e Marinalva R S.A literatura afro-brasileira no currículo de Ensino Médio no Município de Xique-Xique. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, Jacimara Vieira dos. A arte do fazer literário em Terra Papagalli: uma viagem às nuances do índio brasileiro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, Jacimara Vieira dos. A leitura como instrumento de contestação feminina. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, Jacimara Vieira dos. Imagens do sertão: a presença de um olhar dialógico nos poemas O dizido das horas no sertão e Maria Pano de Chão, de Jessier Quirino. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, Jacimara Vieira dos. Ironia e humor em Caramuru: a invenção do Brasil de Guel Arraes. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, Jacimara Vieira dos. A construção do herói no filme Tropa de Elite. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, Jacimara Vieira dos. Campos de Carvalho: literatura da angústia - arte da existência. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, Jacimara Vieira dos. Seleção Pública para Admissão de Professor Substituto edital 021/2009. 2009. Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, Jacimara Vieira dos. Seleção do Curso de Pós-graduação em Estudos Linguísticos e Literários. 2008. Universidade do Estado da Bahia.
Orientou
A importância da parceria família/escola para a construção de novos caminhos para o processo de aprendizagem dos alunos; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Política do Planejamento Pedagógico: currículo, didática) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Vieira dos Santos;
Vidas secas: do romance à reflexão da atual realidade sócio-cultural de "convivência" com o semi-árido; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em estudos Linguísticos e Literário) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Vieira dos Santos;
Afrobrasilidade: mestiçagem e tradições populares em tenda dos Milagres; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estudos Linguísticos e Literário) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Vieira dos Santos;
A Lei 10; 639/03 como ferramenta contra o racismo religioso: estudo de caso em uma unidade escolar no distrito de João Amaro; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Vieira dos Santos;
Escolas rurais em tempos de pandemia: desafios para os estudantes do 5º ano da Escola Santo Antônio, na cidade de Marcionílio Souza; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Vieira dos Santos;
Rua do Fogo: práticas, vivências e crenças religiosas das prostitutas em Riachão do Jacuípe, nos anos 1950 a 1990; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Vieira dos Santos;
MOVIDA MADRILENA: A contracultura na Espanha, através do filme Laberinto de pasiones (1982), de Pedro Almodóvar; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Vieira dos Santos;
As representações e Conteúdos sobre História da África nos Livros Didáticos de História, do Nível Fundamental II, da Escola Prof ª Alzira Bela Brandão, em Ipirá - Bahia (2017-2022); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Vieira dos Santos;
Os impactos da pandemia na educação inclusiva - enfoque na aulas de História no IFBA - campus Seabra; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Vieira dos Santos;
Júnior e Magda Simone de S; Lima; Por um lugar na memória: a Ditadura militar no Brasil e seus reflexos em Barra; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - CAMPUS XXIV; Orientador: Jacimara Vieira dos Santos;
da Silva e Hérliton Cèzar N; Piauí; Correnteza da cultura: Os mitos do Rio São Francisco no imaginário do barrense; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - CAMPUS XXIV; Orientador: Jacimara Vieira dos Santos;
Ressignificando o ensino de História; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Vieira dos Santos;
; ; ; Samba de Roda no Ensino de História; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Vieira dos Santos;
Nun; "Glória a ti entre Cactos e Flores, Glória a Ti Xique-Xique (; ; ; ) - Memórias Orais de Uma Festa Popular em Décadas (1980-2012); 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Vieira dos Santos;
Rocha, Rogério M; Carvalho, Tânia M; Machado; Discutindo Literatura: Perspectivas e desafios no processo de popularização da poesia; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Vieira dos Santos;
Descortinando a ocultação e a invisibilidade impostas pela Ditadura Militar representados em O Sumiço da Santa: Uma História de Feitiçaria, de Jorge Amado; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Vieira dos Santos;
P; Machado,Laíse P; Barre; Outras cenas: Estudo do Cinema enquanto elemento formador de opinião; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Vieira dos Santos;
Musicalidade afro-baiana: a estética negra presente nas canções do bloco Ilê Ayê; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Vieira dos Santos;
Marcas da escravidão: a permanência da memória colonial em Ponciá Vicêncio; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Vieira dos Santos;
repensando a identidade étnica negra: cabelo afro, símbolo de linguagem, poder e resitência cultural; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Vieira dos Santos;
A leitura como instrumento de contestação feminina; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Vieira dos Santos;
Campos de Carvalho: literatura da angústia - arte da existência; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Vieira dos Santos;
Em busca do elo perdido: o que os professores e professoras fazem para enfrentar as adversidades do cotidiano escolar; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Vieira dos Santos;
A influência dos pais na formação intelectual dos filhos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Vieira dos Santos;
Imagens da representação feminina em ponciá Vicêncio; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Vieira dos Santos;
O papel da mulher na visão do cinema nacional em "Lisbela e o prisioneiro"; 2010; Orientação de outra natureza - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Vieira dos Santos;
A permanência de políticas escravistas no período pós-abolicionista a partir da obra "Ponciá Vicêncio"; 2010; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Vieira dos Santos;
Afoxé: a cultura dos terreiros no carnaval baiano; 2010; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Vieira dos Santos;
A estética negra presente nas canções do bloco Ilê-Ayê; 2010; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Vieira dos Santos;
A mLiteratura como valorização afro-descendente em Conceição Evaristo; 2010; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Vieira dos Santos;
Laços da colonialidade: a persistência da memória colonial em Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo; 2010; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Vieira dos Santos;
Teixeira; A imposição do silêncio como instrumento de repressão: uma análise da censura em O sumiço da santa; 2010; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Vieira dos Santos;
Rocha, Tânia M; Carvalho, Rogério M; Carvalho; Discutindo literatura: o espaço da poesia na sala de aula; 2010; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Vieira dos Santos;
Da cor do preconceito: aspectos sociológicos na construção ideológica da imagem da mulata brasileira na música e na literatura; 2010; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Vieira dos Santos;
Cabelo para afirmar: Penteados como símbolos da identidade negra feminina no contexto escolar; 2010; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Vieira dos Santos;
Da ficção ao romance: o uso da metalinguagem cinematográfica; 2010; Orientação de outra natureza - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Vieira dos Santos;
Teixeira; As 'sutilezas' da ditadura, em O sumiço da santa; 2010; Orientação de outra natureza; (LETRAS) - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - CAMPUS XXIV; Orientador: Jacimara Vieira dos Santos;
Colonização de mentes: um estudo da internalização, sob a influência da opressão colonizadora em "Bom dia camaradas", do escritor angolano Ondjaki; 2009; Orientação de outra natureza - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Vieira dos Santos;
Sob o signo do pecado: uma leitura dos pecados capitais em "Terra Papagalli"; 2009; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Vieira dos Santos;
A representação da identidade nordestina através das memórias do "Menino de engenho"; 2009; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Vieira dos Santos;
O apelo mercadológico do grupo Afoxé Filhos de Gandhy; 2009; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Vieira dos Santos;
A representação do nordeste através das telas do cinema nacional; 2009; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Vieira dos Santos;
Identidade afro na percussão baiana: uma análise das músicas-símbolo do movimento afro nas décadas de 1980 e 1990; 2009; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Vieira dos Santos;
O contexto antropofágico na popularização da poesia; 2009; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Vieira dos Santos;
Produções bibliográficas
-
SANTOS, Jacimara Vieira dos . O GATO MALHADO E A ANDORINHA SINHÁ: PERCURSOS HÍBRIDOS NA ESCRITA. ENTHEORIA: CADERNOS DE LETRAS E HUMANAS , v. 7, p. 87-96, 2020.
-
SANTOS, JACIMARA VIEIRA DOS . Os corpos da pátria: recomposições da nacionalidade em O último voo do flamingo, de Mia Couto. Revista Áfricas , v. 6, p. 68-87, 2019.
-
SANTOS, JACIMARA VIEIRA . INENIGMÁTICA: O DESLOCAMENTO DO LEITOR NO CORPO DA POESIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA. VIA ATLÂNTICA , v. 1, p. 223-240, 2017.
-
SANTOS, Jacimara Vieira dos . Desleituras literárias reescritas da História em 'As naus', de António Lobo Antunes. ENTHEORIA: CADERNOS DE LETRAS E HUMANAS , v. 3, p. 109-128, 2016.
-
SANTOS, JACIMARA VIEIRA DOS . As vozes da mímica pós-colonial em. ESTUDOS DE LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA , v. 01, p. 239-259, 2015.
-
SANTOS, Jacimara Vieira dos . De perto ninguém é normal: a eficácia do discurso científico em O alienista. Seara (Salvador. Online) , v. 4, p. 1-8, 2010.
-
SANTOS, Jacimara Vieira dos . Terra Papagalli e Meu querido canibal: percorrendo os caminhos da Literatura e da História. Anais do SETA (UNICAMP) , v. 4, p. 500-509, 2010.
-
SANTOS, Jacimara Vieira dos . A persistência da memória: ecos da escravidão em Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo. Interdisciplinar , v. 1, p. 89-100, 2010.
-
SANTOS, Jacimara Vieira dos . Desleituras literárias, reescritas da história em As naus, de António Lobo Antunes. In: Jean Paul D?Antony; José Antonio Feitosa Apolinário; Nefatalin Gonçalves Neto. (Org.). Interseções: literaturas e humanidades. 1ed.São Paulo: Todas as Musas, 2018, v. 01, p. 127-152.
-
SANTOS, Jacimara Vieira dos . Fronteiras e periferias: rasuras da memória colonial ibero-americana em terra Papagalli. In: JALLA: IX Congresso Jornadas Andinas de Literatura Latino Americana, 2010, Niterói - RJ. América Latina: integração e interlocução. Niterói - Rio de Janeiro: UFF, 2010. v. 1. p. 881-884.
-
SANTOS, Jacimara Vieira dos . Entre a Literatura e a História: Leituras do Brasil Colônia em Terra Papagalli e Meu Querido Canibal. In: COLE Congresso de Leitura do Brasil, 2009, Campinas _ SP. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil. Campinas - SP: Unicamp/FE, 2009. v. 2. p. 281-282.
-
SANTOS, Jacimara Vieira dos . Terra Papagalli e Meu querido canibal: percorrendo os caminhos da literatura e da história. In: SETA - Seminário de Teses e Dissertação em Andamento, 2009, Campinas - SP. Anais do XV SETA. Campinas - SP, 2009. v. 4. p. 500-509.
-
SANTOS, Jacimara Vieira dos . Tenda dos Milagres, tenda das muheres: uma análise da crítica literária sobre o feminino em Jorge Amado. In: I Seminário de Teoria e História Literária, 2005, Vitória da Conquista - BA. Anais do I SETHIL, 2005.
-
SANTOS, JACIMARA VIEIRA DOS . Águas passadas por navegações contemporâneas: representações da nacionalidade em Lobo Antunes e Torero e Pimenta. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, Jacimara Vieira dos . Relações, diálogos e trânsitos entre a História e a Literatura. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, JACIMARA VIEIRA . Letras em câmbio: interfaces da Literatura e da História nos contos contemporâneos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, Jacimara Vieira dos . 'O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá': faces oblíquas de um romance híbrido. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, Jacimara Vieira dos . As naus e Terra Papagalli: derrisão e ironia na dessacralização da verossimilhança. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, Jacimara Vieira dos . Desleituras literárias, reescritas da história em 'As naus', de António Lobo Antunes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, Jacimara Vieira dos . O Ser Urbano em Tempos Líquidos: A Literatura Contemporânea e os Estranhos na Cidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, Jacimara Vieira dos . O compadre de Ogum:leituras de uma dupla inscrição. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, Jacimara Vieira dos . "Adeus, Lênin" em debate. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, Jacimara Vieira dos . O misantropo, de Molière: a tragicomédia das relações sociais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, Jacimara Vieira dos . Terra papagalli e Meu Querido canibla: percorrendo os caminhos da Literatura e da História. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, Jacimara Vieira dos . Entre a Literatura e a História: Leituras do Brasil Colônia em Terra Papagalli e Meu Querido Canibal. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, Jacimara Vieira dos . Mostra sobre o filme 'O Baile Perfumado'. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, Jacimara Vieira dos . Tenda dos milagres, tenda das mulheres: uma análise da crítica literária sobre o feminino em Jorge Amado. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, Jacimara Vieira dos . De perto ninguém é normal: uma análise da eficácia do discurso científico em O alienista. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, Jacimara Vieira dos . De só a sós:imagens de solidão na poesia de Iderval Miranda. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, Jacimara Vieira dos . Flexões de um gênero: identidade e sexualidade femininas em tenda dos Milagres. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, Jacimara Vieira dos . O SER URBANO EM TEMPOS LÍQUIDOS: A LITERATURA CONTEMPORÂNEA E OS ESTRANHOS NA CIDADE 2013 (Resumo).
-
SANTOS, Jacimara Vieira dos . O compadre de Ogum: leituras de uma dupla inscrição. Xique-Xique -BA: UNEB, 2011 (Resumo).
-
SANTOS, Jacimara Vieira dos . O misantropo, de Molière: a tragicomédia das relações sociais. Feira de Santana - BA: Editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, 2010 (Resumo).
-
SANTOS, Jacimara Vieira dos . Entre a literatura e a HIstória: Leituras do Brasil Colônia em Terra papagalli e Meu querido canibal. Campinas - SP: UNICAMP/FE, 2009 (Resumo).
-
SANTOS, Jacimara Vieira dos . Festa e Funeral: a solidão e a cidade na poesia de Iderval Miranda 2004 (Resumo).
-
SANTOS, Jacimara Vieira dos . Flexões de um gênero: identidade feminina e sexualidade em Tenda dos MIlagres 2004 (Resumo).
Outras produções
SANTOS, JACIMARA VIEIRA DOS . E-BOOK XIII SEPESQ - UFBA. 2021. (REVISÃO E PARECER).
SANTOS, Jacimara Vieira dos . ô abre alas, que eu quero passar: afro-ritmos de Chiquinha Gonzaga a Margareth Menezes. 2009 (Tenda Cultural).
SANTOS, Jacimara Vieira dos . Tenda Cult Ney Matogrosso: "A dança, a roda, a festa". 2008 (Tenda Cultural).
Prêmios
2014
Comenda Gedival Sousa Andrade, Universidade do Estado da Bahia.
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - 2024
Universidade do Estado da Bahia - Campus XIIIVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: 40 HORAS, Carga horária: 40
Atividades
-
06/2018
Ensino, Licenciatura em História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em História (I, II e III); Laboratório de Ensino de História
2007 - 2011
Universidade do Estado da BahiaVínculo: professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Atividades
-
02/2008
Ensino, Especialização em estudos Linguísticos e Literário, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estudos Culturais
-
06/2007
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudo da Ficção Brasileira Contemporânea, Estudo da Produção Literária Baiana, Estudos Sócio-antropológicos, Literatura e Outras Artes, Tradição e Ruptura em Literatura de Língua Portuguesa
2018 - 2018
Instituto de Humanidades. Artes e CiênciasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: 20 horas, Carga horária: 20
Atividades
-
04/2018 - 08/2018
Ensino, Bacharelado Interdisciplinar em Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas Culturais, Estudos da Contemporaneidade
2013 - 2015
Universidade Federal da BahiaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Atividades
-
06/2013
Ensino, Letras Vernáculas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira Contemporânea, Literatura e Construção da Nacionalidade, Leitura de Produções Artísticas, Oficina de Leitura e Produção de Texto
2007 - 2008
Universidade Federal de SergipeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Atividades
-
03/2007
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino de Português
2006 - 2007
FUNDAÇÃO JOSE AUGUSTO VIEIRAVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Atividades
-
04/2006
Ensino, Licenciatura Em Letras Com Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Letras, Teoria da Literatura, Didática aplicada ao ensino da Língua Portuguesa e da Literatura
2005 - 2005
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Bolsista mestrado, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2005 - 09/2005
Ensino, Licenciatura Em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Literatura I
-
03/2005 - 09/2005
Estágios , Departamento de Letras e Artes.,Estágio realizado, Estágio docência mestrado.
2008 - 2008
Faculdade 2 de JulhoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador, Carga horária: 20
2004 - 2006
Escola Municipal Ramiro Júlio da PaixãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental II, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Jacimara Vieira dos Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?