Felipe Sales de Oliveira

Professor Adjunto do setor de Ensino de Biologia, do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE), da Faculdade de Educação (FaE), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Licenciado em Ciências Biológicas (UFRJ), fez Mestrado e Doutorado pelo Programa de Educação, Gestão e Difusão em Biociências - Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis/UFRJ (CAPES 7). Foi orientador do curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia da Fundação Cecierj/UFRJ e do curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 do Centro Pedagógico (CP/UFMG), além de Mediador Pedagógico a Distância do Consórcio CEDERJ. Coordenador da Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza (CVN), do curso de Licenciatura em Educação do Campo (UFMG). Atualmente é Professor Formador do Curso de Especialização em Educação em Ciências (CECi) e orientador da linha de Ensino de Ciências do Mestrado Profissional Educação e Docência (Promestre), da FaE/UFMG. Apresenta um trabalho de pesquisa voltado especialmente para a formação inicial e continuada de professores de Ciências e Biologia, assim como para o ensino de Ciências articulado com a Educação do Campo. Membro da REMOSCO (Rede Mundial Serge Moscovici) desde 2016. Atual Coordenador do Núcleo de Ciências Biológicas, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Membro da Câmara de Assessoramento e Avaliação da área de Ciências Humanas e Educação da FAPESB/BA.

Informações coletadas do Lattes em 12/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Química Biológica

2013 - 2017

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRJ oferecido pelo Consórcio CEDERJ: uma análise sob a ótica das Representações Sociais
, Ano de obtenção: 2017. Maria Lucia Bianconi. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Química Biológica

2011 - 2013

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Os Fenômenos Físicos e Químicos no Processo Digestivo: Uma Abordagem Avaliativa no Ensino Médio, Ano de Obtenção: 2013
Maria Lucia Bianconi.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas

2006 - 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Percepção de alunos do ensino médio em relação às aulas de Ciências da Natureza: Importância da diversificação dos recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem
Orientador: Maria Lucia Bianconi
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Formação complementar

2024 - 2024

IA na Educação: Como lidar com ChatGPT na Prática Pedagógica. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2022 - 2022

Extensão Acadêmica na Prática. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Atualização em Extensão Universitária. (Carga horária: 35h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2020 - 2020

XI Percursos Formativos em Docência do Ensino Superior. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2020 - 2020

Mendeley para a Fiocruz. (Carga horária: 1h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2020 - 2020

Treinamento Embase para Fiocruz. (Carga horária: 1h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2015 - 2015

Tutoria na plataforma Moodle/CEDERJ. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2015 - 2015

Curso de formação em EAD com ênfase na tutoria CEDERJ. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2014 - 2014

Construção da Sala de Aula na Plataforma Moodle/CEDERJ. (Carga horária: 30h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Formação de Tutores Interlocução entre Sujeitos no Ensino a Distância. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2011 - 2011

Diferentes Problemas...Soluções Distintas. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Rural.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Química de Macromoléculas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Inclusiva.

Organização de eventos

OLIVEIRA, F. S. ; SA, M. A. . 1° Encontro de Pesquisa, Extensão e Ensino da FaE. 2023. (Congresso).

Participação em eventos

II Conferência Nacional da Pedagogia de Alternância do Brasil (Conpab). 2025. (Congresso).

II SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DOS FORMADORES(AS) DAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL. 2025. (Seminário).

III Encontro de Ensino de Ciências por Investigação. 2024. (Encontro).

II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO.IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DA MONOCULTURA DO EUCALIPTO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA AS ESCOLAS DO CAMPO. 2024. (Seminário).

VII Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico. DESINFORMAÇÃO E NEGACIONISMO: NOVOS PARADIGMAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. 2024. (Congresso).

II Simpósio de Divulgação Científica e Educação. 2022. (Simpósio).

VI Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: O QUE A PANDEMIA NOS ENSINOU?. 2022. (Congresso).

XV SEMINÁRIO NACIONAL O UNO E O DIVERSO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR. 2021. (Seminário).

2° Encontro de Ensino de Ciências por Investigação.ABORDAGEM INVESTIGATIVA DO ENSINO DE BIOLOGIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO. 2020. (Encontro).

Festival do Conhecimento da UFRJ. Vídeos educacionais no combate às fake news sobre a COVID-19. 2020. (Exposição).

III ENCONTRO ANUAL DA REDE NACIONAL DE CIÊNCIA PARA EDUCAÇÃO. 2020. (Encontro).

VisualizaUFMG2020. Divulgação Científica do jogo didático intitulado "Barbeiragem". 2020. (Exposição).

V Semana da Física do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Registro. 2020. (Encontro).

XX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.DIÁLOGO ENTRE OS SABERES TRADICIONAIS E CIENTÍFICOS: UMA PROPOSTA DE JOGO PARA O ENSINO DA PARASITOLOGIA. 2020. (Encontro).

XXIX Semana de Iniciação Científica.Articulação entre os conhecimentos tradicionais e científicos na formação de professores do campo: uma proposta de jogo para o ensino da parasitologia. 2020. (Seminário).

2º Encontro Anual da Rede Nacional de Ciência para Educação.Ludicidade e Psicomotricidade: um modelo alternativo para o ensino da parasitologia. 2019. (Encontro).

I Simpósio de Pesquisa do Centro Pedagógico da EBAP/UFMG:Balanços e Perspectivas. 2019. (Simpósio).

XXVIII Semana de Iniciação Científica.LUDICIDADE E PSICOMOTRICIDADE: UM MODELO ALTERNATIVO PARA O ENSINO DA PARASITOLOGIA. 2019. (Seminário).

II Simpósio de Ciências Biológicas. 2018. (Simpósio).

13º Congresso de extensão. Minicurso ?A Ciência do Leite? como tema integrador para alunos do Ensino Médio. 2016. (Congresso).

12⁰ Congresso de extensão UFRJ. Divulgação Científica: Ciência para Todos. 2015. (Congresso).

10º Congresso de Extensão da UFRJ. O Método Científico e a Contextualização do Ensino n Curso de Férias "Enzimas? Não vivo sem elas...". 2013. (Congresso).

10º Congresso de Extensão da UFRJ. "As enzimas na tríade ensino, pesquisa e extensão: da pesquisa na bancada para os cursos de extensão e a sala de aula". 2013. (Congresso).

10º Congresso de Extensão da UFRJ. OS FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS NO PROCESSO DIGESTIVO: DESENVOLVIMENTO DE UMA MÍDIA EDUCACIONAL. 2013. (Congresso).

III Simpósio em Ensino deCiências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro.OS FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS NO PROCESSO DIGESTIVO:DESENVOLVIMENTO DE UMA MÍDIA EDUCACIONAL. 2013. (Simpósio).

Sábado da Ciência - A Química da Vida.Enzimas. 2013. (Oficina).

VIII Econtro Saúde e Educação para Cidadania. 2013. (Encontro).

Semana Nacional de Ciências e Tecnologia da UFRJ.A tensão superficial e a poluição dos recursos hídricos por detergentes. 2012. (Outra).

VI Semana de Pós Graduação de Bioquímica Médica.OS FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS NO PROCESSO DIGESTIVO: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS E APRESENTAÇÃO DE UMA MÍDIA EDUCACIONAL. 2012. (Outra).

Aplicações da Biotecnologia no combate a Dengue. 2011. (Outra).

7º Congresso de Extensão da UFRJ. Desenvolvimento de Diferentes Recursos Paradidáticos para a Otimização do Ensino em Ciências. 2010. (Congresso).

V Encontro Saúde e Educação para a Cidadania. 2010. (Encontro).

6º Congresso de Extensão da UFRJ. Desenvolvimento de Experimentos para o Ensino Médio sobre Digestão Utilizando Material de Baixo Custo. 2009. (Congresso).

Do DNA a proteína. 2009. (Outra).

Enzimas para o diagnóstico e tratamento de Doenças. 2009. (Outra).

IV Encontro Saúde e Educação para a Cidadania.Atividades de divulgação científica desenvolvidas pela oficina ?Extração do DNA de Morango?. 2009. (Encontro).

IV Encontro Saúde e Educação para a Cidadania. 2009. (Encontro).

VII IBEROAMERICAN CONGRESS OF BIOPHYSICS 2009. 2009. (Congresso).

XXXI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ.SUPERATIVAÇÃO DA TRIPSINA BOVINA POR CHAPS. 2009. (Outra).

5º Congresso de Extensão da UFRJ. Desenvolvimento de DVD Interativo: "Os Fenômenos Físicos e Químicos nos Processos Vitais: a Digestão". 2008. (Congresso).

Encontro Saúde e Educação para a Cidadania.DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES ALTERNATIVAS DE ENSINO SOBRE FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS. 2008. (Encontro).

Encontro Saúde e Educação para a Cidadania. 2008. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: JANAÍNA BRUMER REIS SILVA

OLIVEIRA, F. S.; IBRAIM, S. S.. FUNÇÕES E USOS DOS LABORATÓRIOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS: UM LEVANTAMENTO REALIZADO COM DOCENTES QUE ATUAM EM ESCOLAS PARTICULARES DE BELO HORIZONTE E REGIÃO. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Felipe Silva de Oliveira

OLIVEIRA, F. S.; SUAREZ, M. C.. USO DA HISTÓRIA DA PANIFICAÇÃO COMO MÉTODO INVESTIGATIVO PARA O ENSINO DA BIOQUÍMICA DA FERMENTAÇÃO. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Isabela Maria Silva Leão

OLIVEIRA, F. S.; SILVA, H. M.; VIANA, G. M.. UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA TEORIA DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: WILLER DO CARMO CAMPOS JUNIOR

OLIVEIRA, F. S.; MAUES, E. R. C.. EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA NO ENSINO DE BIOLOGIA: ESTUDO DAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS EM UMA TURMA DO ENSINO MÉDIO. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: VALERIA DE SOUZA IGLÉSIAS FERNANDES

OLIVEIRA, F. S.; SÁ, E. F.. MARCAS DO PROMESTRE NA PRÁTICA DOCENTE. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Thais Kalile Zschaber Nogueira

OLIVEIRA, F. S.; POSSAMAI, Z. R.. O CENTRO DE PESQUISA, MEMÓRIA E DOCUMENTAÇÃO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG -CEDOC-FAE/UFMG: UM GUIA PARA FORMAÇÃO EM EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA (FEU). 2024. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E DOCÊNCIA/MP) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Isabela Maria Silva Leão

OLIVEIRA, F. S.; SILVA, H. M.. UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA TEORIA DA SELEÇÃO NATURAL. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: WILLER DO CARMO CAMPOS JUNIOR

OLIVEIRA, F. S.; MAUES, E. R. C.. EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA NO ENSINO DE BIOLOGIA: ESTUDO DAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS EM UMA TURMA DO ENSINO MÉDIO. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E DOCÊNCIA/MP) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: BRUNA FERNANDA COSTA MONTEIRO

OLIVEIRA, F. S.; SILVEIRA JUNIOR, C.. APRENDIZAGEM BASEADA EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS (ABRP): UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Tânia Cássia Ferreira de Sousa

OLIVEIRA, F. S.; MARTINS, M. F. A.. As águas dos Gerais: a BNCC, conceitos científicos e tema gerador no contexto da Educação do Campo nos anos finais do ensino fundamental. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: JANAÍNA BRUMER REIS SILVA

OLIVEIRA, F. S.; IBRAIM, S. S.. LABORATÓRIOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS: FUNÇÕES E USOS. UM LEVANTAMENTO REALIZADO COM DOCENTES QUE ATUAM EM ESCOLAS PARTICULARES DE BELO HORIZONTE E REGIÃO. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Igor Henrique Vitor Silveira

OLIVEIRA, F. S.. ELABORAÇÃO DE UM GUIA PARA CONSTRUÇÃO DE JOGOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Mônica dos Santos Cruz

Fonseca, M. A.; FRANCO, L. G. S.;OLIVEIRA, F. S.. O ENSINO DOS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS E NOSSA RELAÇÃO COM O MUNDO: Sequência Didática Investigativa em uma Abordagem Multimodal. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: VALERIA DE SOUZA IGLÉSIAS FERNANDES

SÁ, E. F.;OLIVEIRA, F. S.. MARCAS DO PROMESTRE NA PRÁTICA DOCENTE: O Mestrado Profissional promovendo uma reflexão na prática dos Professores Mestres, egressos do PROMESTRE. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Fábio Lúcio Braga Soares

OLIVEIRA, F. S.; BARBOSA, L. G. D.. APRENDER FÍSICA A PARTIR DO ENFOQUECIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA): A COMPREENSÃO DA BÚSSOLA E A PERCEPÇÃO DO GEORREFERENCIAMENTO ATUAL. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Anicely Debora Rodrigues Fonseca

OLIVEIRA, F. S.; LEITE, R. R.. DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE ÁGUA VIRTUAL. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Jussara Cristina de Castro Santos Gonçalves

OLIVEIRA, F. S.; LEITE, R. R.. A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DA ÁREA DE CIENCIAS DA NATUREZA. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Kelyane de Sousa Teles

OLIVEIRA, F. S.; BRAGANCA, G. P. P.. Utilização das plantas medicinais na comunidade de Baixa Grande ? Rio Pardo de Minas, Minas Gerais. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: ROSIANE ALVES DE OLIVEIRA

OLIVEIRA, F. S.; VERISSIMO, L. G.. Uso de plantas medicinais: valorização do saber tradicional, da comunidade Córrego Queixada II, município de Ouro Verde de Minas- MG. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Flavia Ribeiro Dias

VERISSIMO, L. G.;OLIVEIRA, F. S.. ARTESANATO DE ARGILA DA COMUNIDADE DE ÁGUA BOA II - RIO PARDO DE MINAS-MG: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Meiriane Barbosa Dias Rodrigues

OLIVEIRA, F. S.; RODRIGUES, V. G.. PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE ENSINO PARA DISCUSSÃO DE ASPECTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Simone de Sá Neves

OLIVEIRA, F. S.; RODRIGUES, V. G.. A PRODUÇÃO DE RAPADURA: APROXIMAÇÕES ENTRE O ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA PROPOSIÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Adriana Moreira Leão

SILVA, P. S.; BORGES, J. F. H.;OLIVEIRA, F. S.. A PRODUÇÃO DO POLVILHO NA COMUNIDADE SANTA MARIA?MG: IMPACTOS CAUSADOS PELA ÁGUA DA MANIPUEIRA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Lucas Silva Santos

MUNIZ JUNIOR, F. H. M.;OLIVEIRA, F. S.. IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS POR PRÁTICAS AGRÍCOLAS UTILIZADAS POR AGRICULTORES DO MUNICÍPIO DE ITAIPÉ ? MG. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Gilmar Leonardo Tito

OLIVEIRA, F. S.; Pimentel, L. C.. Percepção da poluição ambiental na APA de Guapi-Mirim: utilizando mapas conceituais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DINIZ-PEREIRA, J. E.; Carvalho-Tavares, Juliana;OLIVEIRA, F. S.. Membro Titular da Banca Examinadora do Concurso Público para Professor Substituto na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para a Área de Ensino de Biologia. 2020. Universidade Federal de Minas Gerais.

OLIVEIRA, F. S.; CAMPOS, I. S.; SILVA, F. C.. Banca do Processo de Seleção, no âmbito do Sistema UAB, vinculado ao Edital CAPES 09/2022, para Tutor no Curso de Especialização em Educação em Ciências (CECI). 2023. Universidade Federal de Minas Gerais.

OLIVEIRA, F. S.. Avaliador de trabalhos na 10ª Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (10ª Febrat). 2022. Universidade Federal de Minas Gerais.

OLIVEIRA, F. S.. Avaliador de trabalhos na 9ª Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (9ª Febrat). 2021. Universidade Federal de Minas Gerais.

FERNANDES, Novais, C. A.;OLIVEIRA, F. S.. Comissão de Seleção referente ao Programa de Incentivo à Formação Docente - Mestrado, junto a Colegiado do curso Licenciatura em Educação do Campo. 2021. Universidade Federal de Minas Gerais.

SERVILHA, Mateus de Moraes; LEAL, A. A. A.;OLIVEIRA, F. S.. Comissão de Seleção referente ao Programa de Incentivo à Formação Docente - Mestrado, junto a Colegiado do curso Licenciatura em Educação do Campo. 2020. Universidade Federal de Minas Gerais.

OLIVEIRA, F. S.. Avaliador de trabalhos na 8ª Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (8ª Febrat). 2020. Universidade Federal de Minas Gerais.

OLIVEIRA, F. S.. Avaliador da sessão de Educação durante a 7ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

OLIVEIRA, F. S.. Avaliador da XXI Jornada de Especialização para apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

OLIVEIRA, F. S.. Avaliador do "Simpósio Caminhos da Inclusão: Saberes Científicos e Tecnológicos e sua importância para o desenvolvimento do indivíduo surdo". 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

OLIVEIRA, F. S.. Avaliador da XX Jornada de Especialização para apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Orientou

Paloma Caroline Ferreira Augusto

Análise de uma atividade investigativa sobre a história das vacinas para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental; Início: 2025; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Mariana Gonçalves Dias

PRODUÇÃO ECOLÓGICA DE ALIMENTOS: CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ABORDAGEM SOCIOCIENTÍFICA PARA ARGUMENTAÇÃO EM AULAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E DOCÊNCIA/MP) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Ana Carolina Nunes Borges

A promoção da educação a partir das Hortas Escolares: articulando saúde, educação inclusiva, arte e agroecologia; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pró-Reitoria de Extensão; (Orientador);

Ângela Carolina Bustamante de Souza

A promoção da educação a partir das Hortas Escolares: articulando saúde, educação inclusiva, arte e agroecologia; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pró-Reitoria de Extensão/Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Livia Santos Soares Chaves

A promoção da educação a partir das Hortas Escolares: articulando saúde, educação inclusiva, arte e agroecologia; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pró-Reitoria de Extensão; (Orientador);

Daniel Alves de Almeida

A promoção da educação a partir das Hortas Escolares: articulando saúde, educação inclusiva, arte e agroecologia; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pró-Reitoria de Extensão; (Orientador);

ELAINE LIMA DE CARVALHO

A promoção da educação a partir das Hortas Escolares: articulando saúde, educação inclusiva, arte e agroecologia; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Desenvolvimento do Estágio para Estudantes; (Orientador);

Samira Carvalho Saturno

Organização do Acervo e Divulgação da Extensão do CENEX na FaE; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pró-Reitoria de Extensão/Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Luana Cordeiro da Fonseca

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DA MONOCULTURA DO EUCALIPTO: uma proposta de sequência didática para as escolas do campo, na perspectiva da Educação CTSA; 2023; Dissertação (Mestrado em Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais, ; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Wasley Wagner Gonçalves

Sequências didáticas como material pedagógico para formação docente no uso de tecnologias digitais; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3; 0) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Rosinalva Almeida Santos de Jesus

As tecnologias digitais em sala de aula: contribuições para a aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3; 0) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Marcelle Santos de Araújo

A ACEITAÇÃO DA MERENDA ESCOLAR PELOS ALUNOS: UM ESTUDO DE CASO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Marília de Oliveira Lopes

Implicações da obesidade e sobrepeso sobre escolares; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Amanda Soares Francisconi

Estudo comparativo entre a alimentação escolar e a alimentação residencial de adolescentes de uma escola estadual da baixada fluminense; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Fabiana Gomes Ferreira

CONSUMO DE ALIMENTOS COM ADIÇÃO DE AÇÚCAR NA ADOLESCÊNCIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Michele Monteiro Silva

DIETA: OPÇÃO OU PRESSÃO? UM ESTUDO DE CASO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Renato Lima de Sousa

A PREDILEÇÃO NA ALIMENTAÇÃO DE JOVENS: UM ESTUDO DE CASO COM ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DA BAIXADA FLUMINENSE; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Rute Farias Nunes

EFICIÊNCIA DA TERAPIA NUTRICIONAL ASSOCIADA AO EXERCÍCIO DE FORÇA NO EMAGRECIMENTO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Sílvia Regina de Moraes Valle

Hábitos alimentares e necessidades nutricionais na adolescência; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Veronica Siqueira de Lima

ALIMENTAÇÃO DE PESSOAS QUE PRATICAM ATIVIDADES FÍSICAS REGULARMENTE; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Thaís Barbosa da Silva

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS: A SENSIBILIZAÇÃO DE ADOLESCENTES POR MEIO DE PROJETO ESCOLAR; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Gláucio Rangel da Silva

O uso de imagens como facilitadoras do aprendizado; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Felipe Silva de Oliveira

Fermentação no Ensino Médio: A importância da aula prática como ferramenta auxiliadora no processo de ensino-aprendizagem; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Andréa Bettcher Pereira

Comunicação visual na sala de Aula: Visualizações como forma de auxílio para o aprendizado; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Júlia Aparecida Carneiro

A ótica do adolescente sobre o processo de ensino-aprendizagem contemporâneo; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Sergio da Silva

Relações na Escola: Pedagogia Libertadora x Pedagogia Conservadora; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Tatiana Neves da Costa

Sexo como recompensa à lacuna do tédio no cérebro adolescente; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Ricardo Oliveira Santos

O PROCESSO EDUCATIVO NO ENSINO REMOTO: UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA SEGUNDO PROFESSORES DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Genilza Chaves Lemes

DIÁLOGO ENTRE OS SABERES TRADICIONAIS E CIÊNTIFICOS NA PRODUÇÃO DE CAFÉ NO DISTRITO DE CHAPADINHA, CAPELINHA- MG; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Geliane Chaves Lemes

PRÁTICAS ECOLÓGICAS E SUSTENTÁVEIS: UM ESTUDO SOBRE OS MÉTODOS DE PLANTIO E CULTIVO DOS FEIRANTES DE CAPELINHA-MINAS GERAIS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Andréia Batista Silva

PERCEPÇÃO DE PRODUTORES RURAIS SOBRE O TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DE UMA NASCENTE EM UMA COMUNIDADE DE RIO PARDO DE MINAS-MG; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Agatha Santos do Nascimento

Análise bibliométrica das publicações da Revista de Ensino de Bioquímica; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Asthari Mota Piancastelli

Ludicidade e Psicomotricidade: um modelo alternativo para o ensino da parasitologia; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Bruna GArzedim de Araujo

Ludicidade e Psicomotricidade: um modelo alternativo para o ensino da parasitologia; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Júlia Quintaneiro Mota

Ludicidade e Psicomotricidade: um modelo alternativo para o ensino da parasitologia; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Tiago Sales de Oliveira

OS FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS NO PROCESSO DIGESTIVO:DESENVOLVIMENTO DE UMA MÍDIA EDUCACIONAL; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Luiz Antônio Almeida dos Santos

Desenvolvimento de DVD interativo; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Pedro Mercadante

Fenômenos físicos e químicos na digestão; 2010; Iniciação Científica - Colégio Estadual Central do Brasil, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Humberto Pimenta

Fenômenos físicos e químicos na digestão; 2010; Iniciação Científica - Colégio Estadual Central do Brasil, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Débora Archanjo da Silva

Fenômenos físicos e químicos na digestão; 2010; Iniciação Científica - Colégio Estadual Central do Brasil, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Leonardo Domingos

Fenômenos físicos e químicos na digestão; 2010; Iniciação Científica - Colégio Estadual Central do Brasil, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Produções bibliográficas

  • FONSECA, L. C. ; OLIVEIRA, F. S. . Impactos socioambientais da monocultura do eucalipto: perspectiva da educação do campo e da educação CTSA. Letramento SocioAmbiental , v. 3, p. 129, 2025.

  • FONSECA, L. C. ; OLIVEIRA, F. S. . FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: O QUE A PANDEMIA NOS ENSINOU?. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática , v. 8, p. 157-175, 2025.

  • PIANCASTELLI, ASHTARI MOTA ; ARAUJO, BRUNA GARZEDIM DE ; MOTA, JULIA QUINTANEIRO ; VIANEY, JOSINEY PEDRO ; OLIVEIRA, FELIPE SALES DE . Initial teacher education and rural education: a game for teaching parasitology. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO , v. 6, p. 1-26, 2021.

  • DO NASCIMENTO, AGATHA SANTOS ; DE OLIVEIRA, FELIPE SALES ; BIANCONI, M. LUCIA . Bibliometric analysis of the brazilian periodical -journal of biochemistry education-. BIOCHEMISTRY AND MOLECULAR BIOLOGY EDUCATION , v. 00, p. 1-8, 2019.

  • OLIVEIRA, F. S. ; BIANCONI, MARIA LUCIA . Um olhar sobre o compartilhamento e a apreensão dos conhecimentos sob a luz da Psicologia Social: a contribuição da Teoria das Representações Sociais. CIÊNCIAS & COGNIÇÃO (UFRJ) , v. 23, p. 307-314, 2018.

  • OLIVEIRA, F. S. ; Nascimento A.S. ; BIANCONI, M. L. . Teaching Enzyme Activity to the Visual Impaired and Blind Students. Technologies , v. 5, p. 52, 2017.

  • SANTOS DE OLIVEIRA, PATRÍCIA ; SALES DE OLIVEIRA, FELIPE ; DUTRA LACERDA, CAROLINE ; COELHO, ANA AMÁLIA ; BIANCONI, MARIA LUCIA . Vídeos educacionais de curta duração para o ensino de Bioquímica. REVISTA DE ENSINO DE BIOQUÍMICA , v. 15, p. 212-221, 2017.

  • SALES DE OLIVEIRA, FELIPE ; DUTRA LACEDA, CAROLINE ; SANTOS DE OLIVEIRA, PATRÍCIA ; COELHO, ANA AMÁLIA ; BIANCONI, MARIA LUCIA . Um jogo de construção para o aprendizado colaborativo de Glicólise e Gliconeogênese. REVISTA DE ENSINO DE BIOQUÍMICA , v. 13, p. 45-57, 2015.

  • OLIVEIRA, F. S. ; BIANCONI, M. L. . Collaborative activities applied for teaching Biochemistry to undergraduate students. Praxis , v. 1, p. 278-285, 2015.

  • DIAS, G. ; OLIVEIRA, F. S. ; PASCUTTI, P. G. ; BIANCONI, M. L. . Desenvolvimento de ferramentas multimidiáticas para o ensino de bioquímica. Praxis , v. 5, p. 25-30, 2013.

  • OLIVEIRA, F. S. ; BIANCONI, M. L. . Os fenômenos físicos e químicos no processo digestivo: análise de livros didáticos, percepção de alunos do Ensino Médio e avaliação de uma mídia educacional. Praxis , v. 5, p. 77-82, 2013.

  • VELLOSO, A. ; LANNES, D. ; BARROS, S. ; CARVALHO, C. A. M. ; ESPINDOLA, C. S. O. ; CASTRO, F. S. ; OLIVEIRA, F. S. ; CANELAS, F. M. A. M. ; COELHO, F. J. F. ; SOARES, J. M. ; SANTOS, J. M. ; MUNIZ, L. ; SOARES, M. B. O. ; OLIVEIRA, M. S. ; GUIMARAES, M. N. ; DECCACHE, P. M. S. ; VICENTE, R. T. ; NASCIMENTO, R. S. ; BARROSO, S. P. C. ; MEDEIROS, S. C. S. ; et.al . O papel do tutor na EaD... Tutoria a distância: diferentes funções, diferentes competências. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO) , v. I, p. 1-11, 2013.

  • COUTINHO, F. A. (Org.) ; SILVA, F. A. R. E. (Org.) ; OLIVEIRA, F. S. (Org.) . Ciências na escola - um novo olhar sobre o ensino da evolução biológica: reflexões e propostas. 1. ed. São Paulo: Na Raiz, 2022. 200p .

  • COUTINHO, F. A. (Org.) ; OLIVEIRA, F. S. (Org.) . Ciências na Escola: o novo coronavírus como tema gerador de sequências didáticas. 1. ed. São Paulo: Na Raiz, 2021. 258p .

  • SILVA, F. A. R. E. ; OLIVEIRA, F. S. ; COUTINHO, F. A. . Primeiros apontamentos sobre o ensino de evolução e abordagem CTS. In: Coutinho, F. A.; SILVA, F. A.; OLIVEIRA, F. S.. (Org.). Ciência na escola. Um novo olhar sobre o ensino da evolução biológica: reflexões e propostas. 1ed.São Paulo: Na Raiz, 2022, v. , p. 5-13.

  • FONSECA, L. C. ; OLIVEIRA, F. S. ; COUTINHO, F. A. . Seleção artificial: o paradoxo do ganho e da perda de biodiversidade. In: COUTINHO, F. A.; SILVA, F. A.; OLIVEIRA, F. S.. (Org.). Ciência na escola. Um novo olhar sobre o ensino da evolução biológica: reflexões e propostas. 1ed.São Paulo: Na Raiz, 2022, v. , p. 14-58.

  • OLIVEIRA, F. S. . AÇÃO DO CAMPO: UMA METANÁLISESOBRE AS ABORDAGENS E TENDÊNCIAS DAPESQUISA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. In: Francisco Ângelo Coutinho; Fábio Augusto Rodrigues e Silva; Luiz Gustavo Franco; Gabriel Menezes Viana. (Org.). Tendências de pesquisas para a Educação em Ciências. 1ed.São Paulo: Editora Na Raiz, 2022, v. , p. 252-272.

  • OLIVEIRA, F. S. . A emergência de propostas pedagógicas em um contexto de Ensino Remoto Emergencial (ERE) e retomada das atividades presenciais. In: Francisco Ângelo Coutinho; Felipe Sales de Oliveira. (Org.). Ciências na Escola: o novo coronavírus como tema gerador de sequências didáticas. 1ed.São Paulo: Na Raiz, 2021, v. , p. 5-30.

  • OLIVEIRA, F. S. . Somos todos iguais perante a lei? Uma sequência didática baseada em controvérsias sociocientíficas sobre os ensaios pré-clínicos e clínicos para produção de uma vacina. In: Francisco Ângelo Coutinho; Felipe Sales de Oliveira. (Org.). Ciências na Escola: o novo coronavírus como tema gerador de sequências didáticas. 1ed.São Paulo: Na Raiz, 2021, v. , p. 90-128.

  • PIANCASTELLI, A. M. ; ARAUJO, B. G. ; MOTA, J. Q. ; OLIVEIRA, F. S. . DIÁLOGO ENTRE OS SABERES TRADICIONAIS E CIENTÍFICOS: UMA PROPOSTA DE JOGO PARA O ENSINO DA PARASITOLOGIA. In: Vera Maria F. Candau; Andrea Rosana Fetzner; Ana Ivenicki.. (Org.). Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação em direitos humanos, interculturalidade e religiões. 1ed.Rio de Janeiro: Petrópolis, 2020, v. , p. 461-468.

  • OLIVEIRA, F. S. . EaD e formação docente: possibilidade de crescimento pessoal, intelectual e individual. In: Coelho, F; Velloso. (Org.). Educação a Distância: História, personagens e contextos. 1ed.Curitiba: CRV, 2014, v. , p. 99-106.

  • OLIVEIRA, F. S. . A abordagem investigativa do ensino de biologia na formação de professores do campo. In: II Encontro de Ensino de Ciências por Investigação, 2020, Belo Horizonte. Anais do II Encontro de Ensino de Ciências por Investigação, 2020.

  • OLIVEIRA, F. S. ; FONSECA, L. C. . DESINFORMAÇÃO E NEGACIONISMO: NOVOS PARADIGMAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. In: VII Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico (CIM), 2024, Ouro Preto. Anais do VII Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico, 2024. p. 1-6.

  • OLIVEIRA, F. S. . FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: O QUE A PANDEMIA NOS ENSINOU?. In: VI Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico, 2022, Diamantina. Anais do VI CIM: O que a pandemia nos ensinou? Dos desafios do ensino remoto à problematização do ensinar-aprender na educação superior e tecnológica, 2022. p. 1-7.

  • OLIVEIRA, A. S. ; SOARES, J. F. ; LISBOA, B. F. O. ; BIANCONI, M. L. ; OLIVEIRA, F. S. ; LIMA, I. M. . Efeito dos Estabilizadores na Alfa-Quimotripsina e a Relação Ensino-Pesquisa-Extensão. In: XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJI, 2012, Rio de Janeiro. Livro de Resumos da XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2012. p. 56-56.

  • PEREIRA, V. A. C. ; OLIVEIRA, F. S. ; SANTOS, L. A. A. ; CARVALHO, P. S. F. ; OLIVEIRA, P. S. ; BIANCONI, M. L. . Práticas com Bromelina do Suco de Abacaxi: Experimentos Simples e de Baixo Custo para Estudantes de Graduação. In: 8º Congresso de Extensão da UFRJ, 2011, Rio de Janeiro. ANAIS 8ºCongresso de Extensão da UFRJ. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2011.

  • OLIVEIRA, T. S. ; OLIVEIRA, F. S. ; SANTOS, L. A. A. ; LIMA, I. M. ; OLIVEIRA, P. S. ; BIANCONI, M. L. . A Animação e os Vídeos no Desenvolvimento de Mídia Digital sobre Digestão para o Ensino Médio. In: 8º Congresso de Extensão da UFRJ, 2011, Rio de Janeiro. ANAIS 8ºCongresso de Extensão da UFRJ. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2011.

  • LIMA, I. M. ; OLIVEIRA, F. S. ; CARVALHO, P. S. F. ; OLIVEIRA, P. S. ; SANTOS, L. A. A. ; UTAGAWA, C. Y. ; BIANCONI, M. L. . Multimídia Educacional e de Divulgação Científica: ?Apresentamos: as Enzimas?. In: 8º Congresso de Extensão da UFRJ, 2011, Rio de Janeiro. ANAIS 8ºCongresso de Extensão da UFRJ. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2011.

  • SILVA, M. G. M. M. ; LIMA, I. M. ; OLIVEIRA, F. S. ; CARVALHO, P. S. F. ; SANTOS, L. A. A. ; PEREIRA, V. A. C. ; BIANCONI, M. L. . A Aplicação do Método Científico Num Curso de Férias sobre Enzimas. In: 8º Congresso de Extensão da UFRJ, 2011, Rio de Janeiro. ANAIS 8ºCongresso de Extensão da UFRJ. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2011.

  • MACIEL, D. ; OLIVEIRA, F. S. ; BIANCONI, M. L. ; ALMEIDA, F. C. L. ; CARVALHO, P. S. F. . Superativação da Quimotripsina por Álcoois de Cadeia Curta: Estudos Estruturais e Cinéticos. In: XXXIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJI, 2011, Rio de Janeiro. Livro de Resumos. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2011. p. 253-253.

  • OLIVEIRA, F. S. ; MONTEIRO, C. B. ; KEVORKIAN, Y. B. ; SILVEIRA, R. P. A. ; BIANCONI, M. L. . Desenvolvimento de Diferentes Recursos Paradidáticos para a Otimização do Ensino em Ciências. In: 7º Congresso de Extensão da UFRJ, 2010, Rio de Janeiro. 7º Congresso de Extensão da UFRJ - ANAIS 2010, 2010.

  • SILVA, F. H. ; OLIVEIRA, F. S. ; OLIVEIRA, P. S. ; CUNHA, D.S ; BIANCONI, M. L. . Divulgação Científica na Escola: os Processos Físicos e Químicos de Interesse dos Alunos de Escolas Públicas e Particulares do Rio de Janeiro. In: 7º Congresso de Extensão da UFRJ, 2010, Rio de Janeiro. 7º Congresso de Extensão da UFRJ - ANAIS 2010, 2010.

  • OLIVEIRA, F. S. ; LIMA, D. M. ; BIANCONI, M. L. . Desenvolvimento de Experimentos para o Ensino Médio sobre Digestão Utilizando Material de Baixo Custo. In: 6º Congresso de Extensão da UFRJ, 2009, Rio de Janeiro. 6º Congresso de Extensão da UFRJ - ANAIS 2009, 2009.

  • OLIVEIRA, F. S. ; FERREIRA, C. R. M. ; SANTOS, K. L. ; BIANCONI, M. L. . SUPERATIVAÇÃO DA TRIPSINA BOVINA POR CHAPS. In: XXXI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJI, 2009, Rio de Janeiro. XXXI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2009.

  • OLIVEIRA, F. S. ; MOREIRA, C. H. ; PEREIRA, R. A. M. ; CUNHA, D.S ; CAMPANA, P. T. ; BIANCONI, M. L. ; SANTOS, L. A. A. . Desenvolvimento de DVD Interativo: ?os Fenômenos Físicos e Químicos nos Processos Vitais: a Digestão?. In: 5º Congresso de Extensão da UFRJ, 2008, Rio de Janeiro. 5º Congresso de Extensão da UFRJ - ANAIS 2008, 2008.

  • MOREIRA, C. H. ; OLIVEIRA, F. S. ; ROCHA, T. S. M. ; CUNHA, D.S ; OLIVEIRA, P. S. ; FERNANDEZ, A. M. L. ; BIANCONI, M. L. . Desenvolvimento de Atividades Alternativas de Ensino sobre Fenômenos Físicos e Químicos. In: 5º Congresso de Extensão da UFRJ, 2008, Rio de Janeiro. 5º Congresso de Extensão da UFRJ - ANAIS 2008, 2008.

  • OLIVEIRA, F. S. . Trajetória acadêmica: pesquisa e atividades de extensão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, F. S. ; BIANCONI, M. L. . The Social Representations of undergraduate students of distance education system in Brazil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Coelho A.A. ; Nascimento A.S. ; Juvenal G. ; Martinez, M.O. ; Lacerda, C.D. ; OLIVEIRA, F. S. ; BIANCONI, M. L. . Minicurso ?A Ciência do Leite? como tema integrador para alunos do Ensino Médio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, F. S. ; BIANCONI, M. L. . The Social Representations of Professors and Tutors of a Brazilian Distance Education Program in Biological Sciences. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, F. S. . Trajetória acadêmica: pesquisa na pós e trabalhos de extensão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, F. S. ; BIANCONI, MARIA LUCIA . Aplicação de Atividades Colaborativas no Ensino de Bioquímica para Graduação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA, F. S. . Digestão dos Alimentos: desenvolvimento de uma mídia educacional e aplicação em cursos experimentais para surdos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, F. S. ; BIANCONI, M. L. . OS FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS NO PROCESSO DIGESTIVO:DESENVOLVIMENTO DE UMA MÍDIA EDUCACIONAL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA, F. S. ; BIANCONI, M. L. . OS FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS NO PROCESSO DIGESTIVO: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS, PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E AVALIAÇÃO DE UMA MÍDIA EDUCACIONAL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA, F. S. ; BIANCONI, M. L. . OS FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS NO PROCESSO DIGESTIVO: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS E APRESENTAÇÃO DE UMA MÍDIA EDUCACIONAL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, P. S. ; OLIVEIRA, F. S. ; BIANCONI, M. L. . Desenvolvimento e Avaliação de um Curso de Extensão na Modalidade Semipresencial para Professores de Biologia e Química.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MACIEL, D. ; OLIVEIRA, F. S. ; CARVALHO, P. S. F. ; ALMEIDA, F. C. L. ; BIANCONI, M. L. . Superativação da Quimotripsina por Álcoois de Cadeia Curta: Estudos Estruturais e Cinéticos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, F. S. ; MONTEIRO, C. B. ; KEVORKIAN, Y. B. ; SILVEIRA, R. P. A. ; BIANCONI, M. L. . Desenvolvimento de Diferentes Recursos Paradidáticos para a Otimização do Ensino em Ciências. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, F. S. ; CARVALHO, P. S. F. ; BIANCONI, M. L. . 'Você já comeu DNA'. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, F. S. ; FERREIRA, C. R. M. ; SANTOS, K. L. ; BIANCONI, M. L. . SUPERATIVAÇÃO DA TRIPSINA BOVINA POR CHAPS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, F. S. ; LIMA, D. M. ; BIANCONI, M. L. . Desenvolvimento de Experimentos para o Ensino Médio sobre Digestão Utilizando Material de Baixo Custo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, F. S. ; MOREIRA, C. H. ; PEREIRA, R. A. M. ; CUNHA, D.S ; CAMPANA, P. T. ; BIANCONI, M. L. . Desenvolvimento de DVD Interativo: ?os Fenômenos Físicos e Químicos nos Processos Vitais: a Digestão?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

OLIVEIRA, F. S. . Avaliador da XXVIII Semana de Iniciação Científica (Semana do Conhecimento UFMG 2019). 2019.

OLIVEIRA, F. S. . Avaliador da 7ª Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (FEBRAT). 2019.

OLIVEIRA, F. S. ; BROTTO, D. S. ; SANTOS, A. L. B. . II Simpósio de Ciências Biológicas. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

OLIVEIRA, F. S. . O pH dos alimentos ajuda a prevenir a infecção pelo novo coronavírus?. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo educacional).

OLIVEIRA, F. S. ; BIANCONI, M. L. . Agua1: Introdução e Estrutura da Água. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Mídia Educacional).

OLIVEIRA, F. S. ; BIANCONI, MARIA LUCIA . Enzimas? Não vivo sem ela.. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, F. S. ; BIANCONI, MARIA LUCIA . Fermentando Ideias: Desvendando os Mistérios da Fermentação. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, F. S. ; BIANCONI, MARIA LUCIA . Ciência do Jardineiro: germinando sementes. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, F. S. ; BIANCONI, M. L. . Enzimas? Não vivo sem elas.... 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, F. S. ; BIANCONI, MARIA LUCIA . Fundamentos de Enzimologia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, F. S. . Digestão dos Alimentos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, F. S. . Digestão dos Alimentos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, F. S. ; OLIVEIRA, T. S. ; BIANCONI, M. L. . Importância das Vilosidades Intestinais. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Mídia Educacional).

OLIVEIRA, F. S. ; OLIVEIRA, T. S. ; BIANCONI, M. L. . Proteases de Frutas. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Mídia Educacional).

OLIVEIRA, F. S. ; BIANCONI, M. L. . Enzimas? Não vivo sem elas.... 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, F. S. ; SILVA, F. H. ; LIMA, D. M. ; LIMA, I. M. ; PEREIRA, V. A. C. ; SILVA, M. G. M. M. ; SANTOS, L. A. A. ; D'ANDREA, M. G. ; CARVALHO, P. S. F. ; BIANCONI, M. L. . Enzimas? Não vivo sem elas.... 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, F. S. ; SANTOS DE OLIVEIRA, PATRÍCIA ; BIANCONI, M. L. ; MACIEL, D. ; D'ANDREA, M. G. ; SANTOS, L. A. A. ; PEREIRA, V. A. C. ; LIMA, I. M. ; SILVA, F. H. ; SILVA, M. G. M. M. . Enzima, para que te quero? Não vivo sem elas..... 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Mídia Educacional).

OLIVEIRA, F. S. ; CARVALHO, P. S. F. ; BIANCONI, MARIA LUCIA . Você já comeu DNA?. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    PRODUÇÃO ECOLÓGICA DE ALIMENTOS: CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ABORDAGEM SOCIOCIENTÍFICA PARA ARGUMENTAÇÃO EM AULAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO, Descrição: Este projeto busca compreender qual a percepção de professores de educação básica e de estudantes de ensino médio acerca da produção agroecológica de alimentos. Para isso, questionários e entrevistas serão realizados, visando o desenvolvimento de uma sequência didática que auxilie o trabalho dos professores. Após o desenvolvimento da sequência didática, buscaremos compreender se a visão de professores e estudantes sobre o tema é ampliada quando existe o estímulo à argumentação científica dentro de salas de aula.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Felipe Sales de Oliveira - Coordenador / Mariana Gonçalves Dias - Integrante / ELAINE LIMA DE CARVALHO - Integrante.

  • 2023 - Atual

    IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DA MONOCULTURA DO EUCALIPTO, Descrição: Qual o lugar da Educação Escolar no processo de re-construção das formas de produção e reprodução da existência, nas áreas campesinas encurraladas pelo monocultivo de eucalipto? Tal atividade está se expandindo na região do Vale do Jequitinhonha, atingindo diversas comunidades rurais, fato esse que gera intensa preocupação em relação ao futuro das comunidades camponesas, da produção de alimentos sustentáveis e da preservação dos recursos hídricos. Neste sentido, compreendemos que a Educação do Campo tem muito a contribuir com a discussão deste tema nas comunidades. Assim, a escola precisa ser compreendida e reafirmada como um espaço emancipatório e contrário à hegemonia, sendo entendida como espaço fundamental para sensibilizar os estudantes sobre a importância da luta pela terra, libertação no que se refere a qualquer modo de opressão ou dominação e re-conhecimento dos impactos socioambientais da monocultura de eucalipto gerados nas comunidades.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Felipe Sales de Oliveira - Coordenador / Luana Cordeiro da Fonseca - Integrante.

  • 2020 - Atual

    Representações sociais de alunos de graduação e da educação básica sobre o ensino de Ciências e Biologia, Descrição: Segundo dados do Ministério da Educação, o número de alunos matriculados na educação a distância (ead) chegou a 1,6 milhão em 2019, somente em cursos de nível superior. Esses dados reforçam a relevância que a ead assume para o ensino superior brasileiro, salientando a importância dos trabalhos que fazem todo tipo de análise dessa modalidade de ensino. Existem diversas concepções sobre a ead, entretanto, não foram encontrados, na literatura específica, trabalhos que apresentem uma investigação acerca dessas concepções pelos diferentes sujeitos envolvidos e/ou interessados nessa modalidade de ensino. Assim, nosso objetivo consiste em caracterizar a ead e o conhecimento acerca de determinados conceitos biológicos de diferentes grupos de alunos por meio da teoria das representações sociais. Sendo assim, a presente proposta limita a amostra aos alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas (presencial e UAB) e Licenciatura em Educação do Campo (com ênfase em Ciências da Vida e da Natureza). Todos os participantes seriam da UFMG. Para tal, pretendemos realizar uma pesquisa quali-quantitativa, por meio de entrevistas semi-estruturadas e questionários. Os dados serão tratados por meio da análise de conteúdo de Bardin a da abordagem processual da teoria das representações sociais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Felipe Sales de Oliveira - Coordenador / BIANCONI, M. LUCIA - Integrante / Luana Cordeiro da Fonseca - Integrante / RICARDO OLIVEIRA SANTOS - Integrante.

  • 2019 - 2021

    Ludicidade e Psicomotricidade: um modelo alternativo para o ensino da parasitologia, Descrição: Através dos jogos é possível vivenciar o conhecimento de forma lúdica e romper com o aprendizado mecânico. O jogo deve ultrapassar o caráter recreativo, servindo de ancoragem para alcançar níveis mais complexos no domínio socioemocional e psicomotor. Em geral, a parasitologia é abordada de maneira tradicional, tanto no ensino básico quanto na graduação, porém, sabemos da pouca efetividade da pedagogia da transmissão. Neste projeto apresentamos uma proposta de jogo para que a parasitologia seja trabalhada de maneira mais atrativa e eficiente, retirando o aluno da sua zona de conforto e recrutando habilidades que não poderiam ser trabalhadas com o aluno sentado na cadeira. O primeiro jogo proposto, intitulado Barbeiragem, tem como foco a doença de Chagas. Essa tripanossomíase foi escolhida por ser classificada como negligenciada pela OMS, e, pelo fato de Minas Gerais ser o segundo estado do Brasil com maior número de casos. Nosso objetivo é entender como atividades lúdicas, realizadas fora da sala de aula e que exercitam a psicomotricidade podem despertar a atenção dos alunos, desenvolver novas habilidades e contribuir para o aprendizado da parasitologia. Nos espaços subutilizados das escolas é estabelecido um percurso dinâmico cujo objetivo é chegar até o final. Para conscientizar os alunos dos diferentes papéis sociais, a turma é divida em quatro times: triatomíneo, cidadão, agente de saúde e cientista. O jogo foi pensado para que o professor tenha uma postura de mediador, sendo um elo de motivação, aguçando a curiosidade dos alunos, mas sem que haja centralização da aprendizagem no docente. Dos nove trabalhos encontrados com propostas de jogos sobre parasitoses, nenhum trata da doença de chagas e somente um incorpora a psicomotricidade. Pretendemos desenvolver uma pesquisa aliada a uma práxis pedagógica questionadora das lógicas dominantes e que exerça um empoderamento de grupos subalternizados, como é o caso da população campesina. Através de um trabalho dialógico com os alunos da UFMG, do curso de Licenciatura em Educação do Campo (Lecampo), com ênfase em Ciências da Vida e da Natureza, objetivamos alcançar as populações rurais. Dessa forma, os alunos do Lecampo se inserem no presente trabalho sob três perspectivas: (i) ao realizar uma avaliação diagnóstica de seus saberes e práticas com relação à doença de Chagas, de forma que estes possam ser incorporados no jogo, a fim de realizar uma contextualização com a realidade local; (ii) introduzindo o jogo como uma forma de treinamento e sensibilização quanto à necessidade de diversificar as estratégias pedagógicas, de modo que eles possam reproduzi-lo nas escolas de suas comunidades e (iii) salientar a importância da divulgação científica e do investimento em ciência, mesmo em comunidades rurais, distantes dos grandes centros urbanos que concentram as instituições de pesquisa. Esperamos que o jogo Barbeiragem possa despertar um maior interesse dos alunos e desenvolver habilidades diferentes daquelas trabalhadas na sala de aula. Somado a isso, envolver diretamente os futuros professores, não só de áreas urbanas, mas, também, de zonas rurais, em todas as etapas da construção e validação do jogo, significa responder às demandas mais valiosas da formação pela qual estão passando. É por meio de uma formação voltada para a pesquisa e com autonomia criativa que conseguiremos modificar o status quo perpetuado pela educação baseada na transmissão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Felipe Sales de Oliveira - Coordenador / Asthari Mota Piancastelli - Integrante / Bruna Garzedim de Araújo - Integrante / Julia Quintaneiro Mota - Integrante / Josiney Pedro Vianey - Integrante.

  • 2018 - 2019

    Avaliação do sistema de cotas no Instituto de Química da USP sob a ótica das Representações Sociais, Descrição: Neste período de transição para a adoção do sistema de cotas na USP, buscamos identificar as Representações Sociais de professores e alunos com relação ao futuro corpo discente e aos rumos da Universidade. Por meio de grupos focais, entrevistas semiestruturadas e uma avaliação sociométrica de atração-repulsão, procuramos identificar se estas representações sociais serão transformadas ao longo do tempo, além de fazer uma avaliação diagnóstica dos conhecimentos prévios de Química dos alunos ingressantes em 2018 (dos cursos de Química e Farmácia) e ao longo dos dois anos após a implantação das cotas. Esperamos que, além da disseminação em periódicos científicos da área, os resultados sirvam de subsídio para que professores e gestores possam garantir que estes novos alunos sejam bem assistidos e que o padrão de excelência de ensino seja mantido.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Felipe Sales de Oliveira - Coordenador / Bayardo Baptista Torres - Integrante.

  • 2017 - 2019

    Análise Bibliométrica das publicações da área de Bioquímica, Descrição: Por meio de diferentes técnicas da bibliometria, foi traçado o perfil de todos os artigos publicados na Revista de Ensino de Bioquímica/REB (única da área no Brasil). Agora pretende-se expandir o escopo para a Biochemistry and Molecular Biology Education/BAMBED (principal revista internacional da área), caracterizando os artigos da mesma e estabelecendo homologias e discrepâncias com o perfil brasileiro. Este trabalho pode servir como uma importante fonte de dados para pesquisadores e demais interessados, pois pretendemos estabelecer um novo critério de classificação e mecanismo de busca desses artigos, contribuindo para uma melhor gestão da informação na área de Ensino de Bioquímica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Felipe Sales de Oliveira - Coordenador / DUTRA LACEDA, CAROLINE - Integrante / BIANCONI, MARIA LUCIA - Integrante / Ana Amália Coelho - Integrante / Agatha Santos do Nascimento - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2016 - 2019

    Desenvolvimento de novas metodologias para o ensino de Bioquímica e adequação do material para alunos cegos, Descrição: O ensino de Bioquímica carece de novas metodologias que possam oportunizar uma aprendizagem mais efetiva. Somado a isso, os recursos existentes, não são elaborados com foco em uma utilização por uma pessoa com deficiência. Assim, além de desenvolver novas metodologias para o ensino de Bioquímica, como experimentos, jogos, dinâmicas e vídeos, tentamos adequar essas metodologias para a utilização junto ao público cego.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Felipe Sales de Oliveira - Integrante / BIANCONI, MARIA LUCIA - Coordenador / Ana Amália Coelho - Integrante / Agatha Santos do Nascimento - Integrante / Caroline Dutra Lacerda - Integrante.

  • 2013 - 2019

    Representações Sociais do ensino superior na modalidade semipresencial, Descrição: O ensino superior à distância já é uma realidade no Brasil e, principalmente, no nosso estado, com o CEDERJ. Este oferece cursos na modalidade semipresencial (onde as interações aluno/instrutor são feitas tanto a distância como de maneira presencial). Considerando que esta é uma forma de ensino relativamente nova no que se refere à graduação no Brasil, com sua abrangência cada maior, fica nítida a importância dos trabalhos que tenham, como objetivo todo tipo de análise com relação a essa modalidade de ensino. Desta forma, objetivamos identificar as Representações Sociais de professores universitários (que atuam no CEDERJ), tutores presenciais e a distância e alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, paralelamente à identificação das Representações Sociais de alunos do mesmo curso na modalidade presencial. Nossa pretensão é revelar como o CEDERJ é entendido em termos do seu corpo discente e grau de dificuldade, além de verificar se o reconhecimento do seu diploma é similar ao da instituição certificante na modalidade presencial ou se existe algum preconceito com relação à modalidade semipresencial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Felipe Sales de Oliveira - Integrante / BIANCONI, MARIA LUCIA - Coordenador.

Prêmios

2025

Patrono dos Licenciandos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Turma de Ciências da Vida e da Natureza (CVN), Curso de Licenciatura em Educação do Campo. FaE/UFMG..

2024

Relevância Acadêmica no 27º Encontro de Extensão, PROEX-UFMG.

2023

Relevância Acadêmica no 26º Encontro de Extensão, PROEX - UFMG.

2021

Patrono dos Licenciandos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Turma de Ciências da Vida e da Natureza (CVN), Curso de Licenciatura em Educação do Campo. FaE/UFMG..

2019

Relevância Acadêmica na XXVIII Semana de Iniciação Científica, PRPq-UFMG.

2018

Aprovado em concurso público - Educação, Gestão e Difusão em Biociências (4º colocado), UFRJ.

2015

Aprovado na seleção para atuar como Mediador Pedagógico a distância (1º colocado), Consórcio CEDERJ.

2013

1º Lugar na Mostra de Produtos do III Simpósio em Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA.

2013

2º Lugar na Sessão Oral Produtos Dissemináveis em Ensino do III Simpósio em Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA.

2013

Menção Honrosa na área temática Educação no 10º Congresso de Extensão da UFRJ pelo trabalho " O método Científico e a Contextualização do Ensino no Curso de Férias 'Enzimas? Eu não vivo sem elas...'", Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2013

Menção Honrosa na área temática Educação no 10º Congresso de Extensão da UFRJ pelo trabalho "Os Fenômenos Físicos e Químicos no processo digestivo: Desenvolvimento de uma mídia educacional", Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação. , Universidade Federal de Minas Gerais, Pampulha, 31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 34096365, URL da Homepage:

Experiência profissional

2015 - 2019

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância (TD), Carga horária: 20

Outras informações:
Tutor a distância do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do CEDERJ/UFRJ

2013 - 2016

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância (TD), Carga horária: 20

Outras informações:
Orientador do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia - parceria UFRJ/CEDERJ/SEEDUC.

2014 - 2014

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância (TD), Carga horária: 10

Outras informações:
Tutor a distância do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do CEDERJ/UENF

2013 - 2017

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2013

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Iniciação Científica, Carga horária: 20

2019 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor Adjunto da área de Biologia do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino - DMTE/UFMG

Atividades

  • 01/2022

    Ensino, Especialização em Educação em Ciências, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Reflexões sobre os sentidos de ensinar Ciências Naturais

  • 10/2021

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Análise Crítica da Prática Pedagógica e Estágio I, Análise Crítica da Prática Pedagógica e Estágio II

  • 10/2021

    Ensino, Educação do Campo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Corpo Humano e Saúde

  • 09/2021

    Direção e administração, Faculdade de Educação.Cargo ou função, Representante titular do Comitê Assessor da Câmara de Extensão, da Área Temática Educação.

  • 11/2020

    Direção e administração, Faculdade de Educação.Cargo ou função, Coordenador da ênfase em Ciências da Vida e da Natureza (CVN), do curso de Licenciatura em Educação do Campo (Lecampo).

  • 04/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação.Cargo ou função, Representante (suplente) da Faculdade de Educação junto ao Conselho Diretor da EBAP - Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG.

  • 11/2019

    Direção e administração, Faculdade de Educação.Cargo ou função, Coordenador de Centro de Extensão (CENEX).

  • 10/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação.Cargo ou função, Representante titular no Colegiado Especial da Escola de Educação Básica e profissional da UFMG.

  • 05/2021 - 09/2021

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos e Metodologias do Ensino de Ciências Biológicas

  • 05/2021 - 08/2021

    Ensino, Educação do Campo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Diversidade de Saberes e os cuidados com a saúde dos seres e do planeta, Tópicos específicos Ciências da Vida e da Natureza VI

  • 12/2020 - 03/2021

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos e Metodologias do Ensino de Ciências Biológicas

  • 12/2020 - 03/2021

    Ensino, Educação do Campo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Tópicos específicos Ciências da Vida e da Natureza III

  • 03/2020 - 11/2020

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Análise da prática e estágio curricular em ciências biológicas III, Análise da prática e estágio curricular em ciências biológicas I

  • 03/2020 - 11/2020

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos e Metodologias do Ensino de Ciências Biológicas

  • 03/2020 - 11/2020

    Ensino, Educação do Campo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, O Cultivo de Alimentos e a Persistência da Fome

  • 07/2019 - 12/2019

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Análise da prática e estágio curricular em ciências biológicas III, Didática do ensino de ciências da natureza e biologia I

  • 07/2019 - 12/2019

    Ensino, Educação do Campo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Análise da prática pedagógica V, Herança e tecnologias genéticas

  • 05/2019 - 07/2019

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Didática do Ensino de Ciências da Natureza e Biologia I, Análise da prática e estágio curricular em ciências biológicas II, Análise da prática e estágio curricular em ciências biológicas III