Felipe Sales de Oliveira

Professor adjunto do setor de ensino de Biologia, do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Licenciado em Ciências Biológicas (UFRJ), fez Mestrado e Doutorado pelo Programa de Educação, Gestão e Difusão em Biociências - Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis/UFRJ (CAPES 7). Foi orientador do curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia da Fundação Cecierj/UFRJ e Mediador Pedagógico a Distância do Consórcio CEDERJ. Atualmente é orientador do curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 do Centro Pedagógico da UFMG. Apresenta um trabalho de pesquisa voltado especialmente para o desenvolvimento de metodologias ativas no ensino de Ciências e Biologia (como foco também na Educação Inclusiva). No âmbito da Psicologia Social, utiliza a Teoria das Representações Sociais para estudar os cursos de graduação a distância. É membro da REMOSCO (Rede Mundial Serge Moscovici) desde 2016.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Química Biológica

2013 - 2017

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRJ oferecido pelo Consórcio CEDERJ: uma análise sob a ótica das Representações Sociais
Maria Lucia Bianconi. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Química Biológica

2011 - 2013

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Os Fenômenos Físicos e Químicos no Processo Digestivo: Uma Abordagem Avaliativa no Ensino Médio,Ano de Obtenção: 2013
Maria Lucia Bianconi.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas

2006 - 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Percepção de alunos do ensino médio em relação às aulas de Ciências da Natureza: Importância da diversificação dos recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem
Orientador: Maria Lucia Bianconi
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2020 - 2020

Treinamento Embase para Fiocruz. (Carga horária: 1h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2020 - 2020

Mendeley para a Fiocruz. (Carga horária: 1h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2015 - 2015

Curso de formação em EAD com ênfase na tutoria CEDERJ. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2015 - 2015

Tutoria na plataforma Moodle/CEDERJ. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2014 - 2014

Construção da Sala de Aula na Plataforma Moodle/CEDERJ. (Carga horária: 30h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Formação de Tutores Interlocução entre Sujeitos no Ensino a Distância. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2011 - 2011

Diferentes Problemas...Soluções Distintas. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Inclusiva.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Química de Macromoléculas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V Semana da Física do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Registro. 2020. (Encontro).

2 Encontro Anual da Rede Nacional de Ciência para Educação.Ludicidade e Psicomotricidade: um modelo alternativo para o ensino da parasitologia. 2019. (Encontro).

I Simpósio de Pesquisa do Centro Pedagógico da EBAP/UFMG:Balanços e Perspectivas. 2019. (Simpósio).

II Simpósio de Ciências Biológicas. 2018. (Simpósio).

13 Congresso de extensão. Minicurso ?A Ciência do Leite? como tema integrador para alunos do Ensino Médio. 2016. (Congresso).

12 Congresso de extensão UFRJ. Divulgação Científica: Ciência para Todos. 2015. (Congresso).

10 Congresso de Extensão da UFRJ. O Método Científico e a Contextualização do Ensino n Curso de Férias "Enzimas? Não vivo sem elas...". 2013. (Congresso).

10 Congresso de Extensão da UFRJ. OS FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS NO PROCESSO DIGESTIVO: DESENVOLVIMENTO DE UMA MÍDIA EDUCACIONAL. 2013. (Congresso).

10 Congresso de Extensão da UFRJ. "As enzimas na tríade ensino, pesquisa e extensão: da pesquisa na bancada para os cursos de extensão e a sala de aula". 2013. (Congresso).

III Simpósio em Ensino deCiências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro.OS FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS NO PROCESSO DIGESTIVO:DESENVOLVIMENTO DE UMA MÍDIA EDUCACIONAL. 2013. (Simpósio).

Sábado da Ciência - A Química da Vida.Enzimas. 2013. (Oficina).

VIII Econtro Saúde e Educação para Cidadania. 2013. (Encontro).

Semana Nacional de Ciências e Tecnologia da UFRJ.A tensão superficial e a poluição dos recursos hídricos por detergentes. 2012. (Outra).

VI Semana de Pós Graduação de Bioquímica Médica.OS FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS NO PROCESSO DIGESTIVO: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS E APRESENTAÇÃO DE UMA MÍDIA EDUCACIONAL. 2012. (Outra).

Aplicações da Biotecnologia no combate a Dengue. 2011. (Outra).

7 Congresso de Extensão da UFRJ. Desenvolvimento de Diferentes Recursos Paradidáticos para a Otimização do Ensino em Ciências. 2010. (Congresso).

V Encontro Saúde e Educação para a Cidadania. 2010. (Encontro).

6 Congresso de Extensão da UFRJ. Desenvolvimento de Experimentos para o Ensino Médio sobre Digestão Utilizando Material de Baixo Custo. 2009. (Congresso).

Do DNA a proteína. 2009. (Outra).

Enzimas para o diagnóstico e tratamento de Doenças. 2009. (Outra).

IV Encontro Saúde e Educação para a Cidadania. 2009. (Encontro).

IV Encontro Saúde e Educação para a Cidadania.Atividades de divulgação científica desenvolvidas pela oficina ?Extração do DNA de Morango?. 2009. (Encontro).

VII IBEROAMERICAN CONGRESS OF BIOPHYSICS 2009. 2009. (Congresso).

XXXI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ.SUPERATIVAÇÃO DA TRIPSINA BOVINA POR CHAPS. 2009. (Outra).

5 Congresso de Extensão da UFRJ. Desenvolvimento de DVD Interativo: "Os Fenômenos Físicos e Químicos nos Processos Vitais: a Digestão". 2008. (Congresso).

Encontro Saúde e Educação para a Cidadania.DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES ALTERNATIVAS DE ENSINO SOBRE FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS. 2008. (Encontro).

Encontro Saúde e Educação para a Cidadania. 2008. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: VALERIA DE SOUZA IGLÉSIAS FERNANDES

OLIVEIRA, F. S.; SÁ, E. F.. MARCAS DO PROMESTRE NA PRÁTICA DOCENTE. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Mônica dos Santos Cruz

Fonseca, M. A.; FRANCO, L. G. S.;OLIVEIRA, F. S.. O ENSINO DOS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS E NOSSA RELAÇÃO COM O MUNDO: Sequência Didática Investigativa em uma Abordagem Multimodal. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: VALERIA DE SOUZA IGLÉSIAS FERNANDES

SÁ, E. F.;OLIVEIRA, F. S.. MARCAS DO PROMESTRE NA PRÁTICA DOCENTE: O Mestrado Profissional promovendo uma reflexão na prática dos Professores Mestres, egressos do PROMESTRE. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Gilmar Leonardo Tito

OLIVEIRA, F. S.; Pimentel, L. C.. Percepção da poluição ambiental na APA de Guapi-Mirim: utilizando mapas conceituais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DINIZ-PEREIRA, J. E.; Carvalho-Tavares, Juliana;OLIVEIRA, F. S.. Membro Titular da Banca Examinadora do Concurso Público para Professor Substituto na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para a Área de Ensino de Biologia. 2020. Universidade Federal de Minas Gerais.

OLIVEIRA, F. S.. Avaliador da 7ª Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (FEBRAT). 2019. Universidade Federal de Minas Gerais.

OLIVEIRA, F. S.. Avaliador da XXVIII Semana de Iniciação Científica (Semana do Conhecimento UFMG 2019). 2019. Universidade Federal de Minas Gerais.

OLIVEIRA, F. S.. Avaliador da sessão de Educação durante a 7ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

OLIVEIRA, F. S.. Avaliador da XXI Jornada de Especialização para apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

OLIVEIRA, F. S.. Avaliador do "Simpósio Caminhos da Inclusão: Saberes Científicos e Tecnológicos e sua importância para o desenvolvimento do indivíduo surdo". 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

OLIVEIRA, F. S.. Avaliador da XX Jornada de Especialização para apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

MAURICIO ROBERTO MOTTA PINTO DA LUZ

LUZ, M. R. M. P.; KUNTERBACH, E.. Os fenômenos físicos e químicos no processo digestivo: uma abordagem avaliativa no ensino médio. 2013. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Flavio Eduardo Pinto da Silva

TEIXEIRA, W.; JUBERG, C.;PINTO-SILVA, F. E.. Comunicação Pública da Ciência: do modelo de déficit ao modelo de participação pública. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Claudia Jurberg

SILVA, W. S.; EIZEMBERG, R.;JURBERG, Claudia. Comunicação pública da ciência: do modelo de déficit ao modelo de participação pública. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação, Gestão e Difusão em Biociências) - Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ.

FRANCISCO CARUSO NETO

BIANCONI, M. L.F. CARUSO. Os fenômenos físicos e químicos no processo digestivo: uma abordagem avaliativa no Ensino Médio. 2013. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FRANCISCO CARUSO NETO

F. CARUSO; et al.. Percepção de alunos do ensino médio em relação às Ciências da Natureza: Importância da diversificação dos recursos didáticos no processo ensino-aprendizagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Vivian Mary Barral Dodd Rumjanek

Rumjanek, V. M.. Os fenômenos físicos e químicos no processo gigestivo: uma abordagem avaliativa no ensino médio.. 2013. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Instituto de Bioquímica Médica.

ELEONORA KURTENBACH

Kurtenbach, E. "Os fenômenos Físicos e Químicos no Processo Digestivo: Uma Abordagem Avaliativa no Ensino Médio ". 2013. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Wagner Seixas da Silva

DA-SILVA, W. S.. Comunicação pública da Ciência: do modelo de déficit ao modelo de participação pública. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Wagner Seixas da Silva

DA-SILVA, W. S.. Percepção de alunos do ensino médio em relação às Ciências da Natureza: Importância da diversificação dos recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lic. em Ciências Biológicas- Modalidade EAD-UFRJ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Margarete de Macedo Monteiro

MACEDO, M. V.; KURTENBACH, E.; LUZ, M.. Os fenômenos físicos e químicos no processo digestivo: uma abordagem avaliativa no ensino médio. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação, difusão e Gestão em Biociências) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Thayna Marques Silva

A produção artesanal de sabão em Icaraí de Minas/MG; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Andréia Batista Silva

Restauração de nascentes da comunidade de Curralinho; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Ricardo Oliveira Santos

Percepção dos pescadores do Porto Seguro sobre o derramamento de óleo na costa brasileira em 2019; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Aderlany Costa de Souza

A regulamentação das tendas e a produção de mandioca em Rio Pardo de Minas/MG; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Viviane Almeida André

Saneamento básico e sua relação com o meio ambiente na comunidade São José da Prata - Almenara/MG; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Asthari Mota Piancastelli

Ludicidade e Psicomotricidade: um modelo alternativo para o ensino da parasitologia; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Bruna Garzedim de Araújo

Ludicidade e Psicomotricidade: um modelo alternativo para o ensino da parasitologia; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Julia Quintaneiro Mota

Ludicidade e Psicomotricidade: um modelo alternativo para o ensino da parasitologia; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Wasley Wagner Gonçalves

Sequências didáticas como material pedagógico para formação docente no uso de tecnologias digitais; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3; 0) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

ROSINALVA ALMEIDA SANTOS DE JESUS

As tecnologias digitais em sala de aula: contribuições para a aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3; 0) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Marcelle Santos de Araújo

A ACEITAÇÃO DA MERENDA ESCOLAR PELOS ALUNOS: UM ESTUDO DE CASO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Marília de Oliveira Lopes

Implicações da obesidade e sobrepeso sobre escolares; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Amanda Soares Francisconi

Estudo comparativo entre a alimentação escolar e a alimentação residencial de adolescentes de uma escola estadual da baixada fluminense; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Fabiana Gomes Ferreira

CONSUMO DE ALIMENTOS COM ADIÇÃO DE AÇÚCAR NA ADOLESCÊNCIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Renato Lima de Sousa

A PREDILEÇÃO NA ALIMENTAÇÃO DE JOVENS: UM ESTUDO DE CASO COM ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DA BAIXADA FLUMINENSE; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Rute Farias Nunes

EFICIÊNCIA DA TERAPIA NUTRICIONAL ASSOCIADA AO EXERCÍCIO DE FORÇA NO EMAGRECIMENTO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Sílvia Regina de Moraes Valle

Hábitos alimentares e necessidades nutricionais na adolescência; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Thais Barbosa da Silva

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS: A SENSIBILIZAÇÃO DE ADOLESCENTES POR MEIO DE PROJETO ESCOLAR; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Verônica Siqueira de Lima

ALIMENTAÇÃO DE PESSOAS QUE PRATICAM ATIVIDADES FÍSICAS REGULARMENTE; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Michele Monteiro Silva

DIETA: OPÇÃO OU PRESSÃO? UM ESTUDO DE CASO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Gláucio Rangel da Silva

O uso de imagens como facilitadoras do aprendizado; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Felipe Silva de Oliveira

Fermentação no Ensino Médio: A importância da aula prática como ferramenta auxiliadora no processo de ensino-aprendizagem; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Andréa Bettcher Pereira

Comunicação visual na sala de Aula: Visualizações como forma de auxílio para o aprendizado; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Júlia Aparecida Carneiro

A ótica do adolescente sobre o processo de ensino-aprendizagem contemporâneo; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

SERGIO DA SILVA

Relações na Escola: Pedagogia Libertadora x Pedagogia Conservadora; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Tatiana Neves da Costa

Sexo como recompensa à lacuna do tédio no cérebro adolescente; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Agatha Santos do Nascimento

Análise bibliométrica das publicações da Revista de Ensino de Bioquímica; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Tiago Sales de Oliveira

OS FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS NO PROCESSO DIGESTIVO:DESENVOLVIMENTO DE UMA MÍDIA EDUCACIONAL; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Luiz Antônio Almeida dos Santos

Desenvolvimento de DVD interativo; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Pedro Mercadante

Fenômenos físicos e químicos na digestão; 2010; Iniciação Científica - Colégio Estadual Central do Brasil, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Humberto Pimenta

Fenômenos físicos e químicos na digestão; 2010; Iniciação Científica - Colégio Estadual Central do Brasil, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Débora Archanjo da Silva

Fenômenos físicos e químicos na digestão; 2010; Iniciação Científica - Colégio Estadual Central do Brasil, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Leonardo Domingos

Fenômenos físicos e químicos na digestão; 2010; Iniciação Científica - Colégio Estadual Central do Brasil, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Felipe Sales de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Lucia Bianconi

Os fenômenos físicos e químicos no processo digestivo: uma abordagem avaliativa no ensino médio; 2013; Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Lucia Bianconi;

Maria Lucia Bianconi

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRJ oferecido pelo consórcio CEDERJ: uma análise sob a ótica das representações sociais; 2017; Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Lucia Bianconi;

Maria Lucia Bianconi

As representações Sociais no Ensino Superior à Distância: Percepção de alunos do ensino médio, graduação e docentes universitários; 2013; Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Lucia Bianconi;

Maria Lucia Bianconi

Ativação da tripsina bovina por detergentes zwiteriônicos; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Rio de Janei, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Lucia Bianconi;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DO NASCIMENTO, AGATHA SANTOS ; DE OLIVEIRA, FELIPE SALES ; BIANCONI, M. LUCIA . Bibliometric analysis of the brazilian periodical -journal of biochemistry education-. BIOCHEMISTRY AND MOLECULAR BIOLOGY EDUCATION , v. 00, p. 1-8, 2019.

  • OLIVEIRA, F. S. ; BIANCONI, MARIA LUCIA . Um olhar sobre o compartilhamento e a apreensão dos conhecimentos sob a luz da Psicologia Social: a contribuição da Teoria das Representações Sociais. CIÊNCIAS & COGNIÇÃO (UFRJ) , v. 23, p. 307-314, 2018.

  • OLIVEIRA, F. S. ; Nascimento A.S. ; BIANCONI, M. L. . Teaching Enzyme Activity to the Visual Impaired and Blind Students. Technologies , v. 5, p. 52, 2017.

  • SANTOS DE OLIVEIRA, PATRÍCIA ; SALES DE OLIVEIRA, FELIPE ; DUTRA LACERDA, CAROLINE ; COELHO, ANA AMÁLIA ; BIANCONI, MARIA LUCIA . Vídeos educacionais de curta duração para o ensino de Bioquímica. REVISTA DE ENSINO DE BIOQUÍMICA , v. 15, p. 212-221, 2017.

  • SALES DE OLIVEIRA, FELIPE ; DUTRA LACEDA, CAROLINE ; SANTOS DE OLIVEIRA, PATRÍCIA ; COELHO, ANA AMÁLIA ; BIANCONI, MARIA LUCIA . Um jogo de construção para o aprendizado colaborativo de Glicólise e Gliconeogênese. REVISTA DE ENSINO DE BIOQUÍMICA , v. 13, p. 45-57, 2015.

  • OLIVEIRA, F. S. ; BIANCONI, M. L. . Collaborative activities applied for teaching Biochemistry to undergraduate students. Praxis , v. 1, p. 278-285, 2015.

  • DIAS, G. ; OLIVEIRA, F. S. ; PASCUTTI, P. G. ; BIANCONI, M. L. . Desenvolvimento de ferramentas multimidiáticas para o ensino de bioquímica. Praxis , v. 5, p. 25-30, 2013.

  • OLIVEIRA, F. S. ; BIANCONI, M. L. . Os fenômenos físicos e químicos no processo digestivo: análise de livros didáticos, percepção de alunos do Ensino Médio e avaliação de uma mídia educacional. Praxis , v. 5, p. 77-82, 2013.

  • VELLOSO, A. ; LANNES, D. ; BARROS, S. ; CARVALHO, C. A. M. ; ESPINDOLA, C. S. O. ; CASTRO, F. S. ; OLIVEIRA, F. S. ; CANELAS, F. M. A. M. ; COELHO, F. J. F. ; SOARES, J. M. ; SANTOS, J. M. ; MUNIZ, L. ; SOARES, M. B. O. ; OLIVEIRA, M. S. ; GUIMARAES, M. N. ; DECCACHE, P. M. S. ; VICENTE, R. T. ; NASCIMENTO, R. S. ; BARROSO, S. P. C. ; MEDEIROS, S. C. S. . O papel do tutor na EaD... Tutoria a distância: diferentes funções, diferentes competências. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO) , v. I, p. 1-11, 2013.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

OLIVEIRA, F. S. ; BROTTO, D. S. ; SANTOS, A. L. B. . II Simpósio de Ciências Biológicas. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

OLIVEIRA, F. S. ; BIANCONI, M. L. . Agua1: Introdução e Estrutura da Água. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Mídia Educacional).

OLIVEIRA, F. S. ; BIANCONI, MARIA LUCIA . Enzimas? Não vivo sem ela.. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, F. S. ; BIANCONI, MARIA LUCIA . Fermentando Ideias: Desvendando os Mistérios da Fermentação. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, F. S. ; BIANCONI, MARIA LUCIA . Ciência do Jardineiro: germinando sementes. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, F. S. ; BIANCONI, M. L. . Enzimas? Não vivo sem elas.... 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, F. S. ; BIANCONI, MARIA LUCIA . Fundamentos de Enzimologia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, F. S. . Digestão dos Alimentos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, F. S. . Digestão dos Alimentos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, F. S. ; OLIVEIRA, T. S. ; BIANCONI, M. L. . Proteases de Frutas. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Mídia Educacional).

OLIVEIRA, F. S. ; OLIVEIRA, T. S. ; BIANCONI, M. L. . Importância das Vilosidades Intestinais. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Mídia Educacional).

OLIVEIRA, F. S. ; BIANCONI, M. L. . Enzimas? Não vivo sem elas.... 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, F. S. ; SILVA, F. H. ; LIMA, D. M. ; LIMA, I. M. ; PEREIRA, V. A. C. ; SILVA, M. G. M. M. ; SANTOS, L. A. A. ; D'ANDREA, M. G. ; CARVALHO, P. S. F. ; BIANCONI, M. L. . Enzimas? Não vivo sem elas.... 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, F. S. ; SANTOS DE OLIVEIRA, PATRÍCIA ; BIANCONI, M. L. ; MACIEL, D. ; D'ANDREA, M. G. ; SANTOS, L. A. A. ; PEREIRA, V. A. C. ; LIMA, I. M. ; SILVA, F. H. ; SILVA, M. G. M. M. . Enzima, para que te quero? Não vivo sem elas..... 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Mídia Educacional).

OLIVEIRA, F. S. ; CARVALHO, P. S. F. ; BIANCONI, MARIA LUCIA . Você já comeu DNA?. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Ludicidade e Psicomotricidade: um modelo alternativo para o ensino da parasitologia, Descrição: Através dos jogos é possível vivenciar o conhecimento de forma lúdica e romper com o aprendizado mecânico. O jogo deve ultrapassar o caráter recreativo, servindo de ancoragem para alcançar níveis mais complexos no domínio socioemocional e psicomotor. Em geral, a parasitologia é abordada de maneira tradicional, tanto no ensino básico quanto na graduação, porém, sabemos da pouca efetividade da pedagogia da transmissão. Neste projeto apresentamos uma proposta de jogo para que a parasitologia seja trabalhada de maneira mais atrativa e eficiente, retirando o aluno da sua zona de conforto e recrutando habilidades que não poderiam ser trabalhadas com o aluno sentado na cadeira. O primeiro jogo proposto, intitulado Barbeiragem, tem como foco a doença de Chagas. Essa tripanossomíase foi escolhida por ser classificada como negligenciada pela OMS, e, pelo fato de Minas Gerais ser o segundo estado do Brasil com maior número de casos. Nosso objetivo é entender como atividades lúdicas, realizadas fora da sala de aula e que exercitam a psicomotricidade podem despertar a atenção dos alunos, desenvolver novas habilidades e contribuir para o aprendizado da parasitologia. Nos espaços subutilizados das escolas é estabelecido um percurso dinâmico cujo objetivo é chegar até o final. Para conscientizar os alunos dos diferentes papéis sociais, a turma é divida em quatro times: triatomíneo, cidadão, agente de saúde e cientista. O jogo foi pensado para que o professor tenha uma postura de mediador, sendo um elo de motivação, aguçando a curiosidade dos alunos, mas sem que haja centralização da aprendizagem no docente. Dos nove trabalhos encontrados com propostas de jogos sobre parasitoses, nenhum trata da doença de chagas e somente um incorpora a psicomotricidade. Pretendemos desenvolver uma pesquisa aliada a uma práxis pedagógica questionadora das lógicas dominantes e que exerça um empoderamento de grupos subalternizados, como é o caso da população campesina. Através de um trabalho dialógico com os alunos da UFMG, do curso de Licenciatura em Educação do Campo (Lecampo), com ênfase em Ciências da Vida e da Natureza, objetivamos alcançar as populações rurais. Dessa forma, os alunos do Lecampo se inserem no presente trabalho sob três perspectivas: (i) ao realizar uma avaliação diagnóstica de seus saberes e práticas com relação à doença de Chagas, de forma que estes possam ser incorporados no jogo, a fim de realizar uma contextualização com a realidade local; (ii) introduzindo o jogo como uma forma de treinamento e sensibilização quanto à necessidade de diversificar as estratégias pedagógicas, de modo que eles possam reproduzi-lo nas escolas de suas comunidades e (iii) salientar a importância da divulgação científica e do investimento em ciência, mesmo em comunidades rurais, distantes dos grandes centros urbanos que concentram as instituições de pesquisa. Esperamos que o jogo Barbeiragem possa despertar um maior interesse dos alunos e desenvolver habilidades diferentes daquelas trabalhadas na sala de aula. Somado a isso, envolver diretamente os futuros professores, não só de áreas urbanas, mas, também, de zonas rurais, em todas as etapas da construção e validação do jogo, significa responder às demandas mais valiosas da formação pela qual estão passando. É por meio de uma formação voltada para a pesquisa e com autonomia criativa que conseguiremos modificar o status quo perpetuado pela educação baseada na transmissão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Felipe Sales de Oliveira - Coordenador / Asthari Mota Piancastelli - Integrante / Bruna Garzedim de Araújo - Integrante / Julia Quintaneiro Mota - Integrante.

  • 2018 - 2019

    Avaliação do sistema de cotas no Instituto de Química da USP sob a ótica das Representações Sociais, Descrição: Neste período de transição para a adoção do sistema de cotas na USP, buscamos identificar as Representações Sociais de professores e alunos com relação ao futuro corpo discente e aos rumos da Universidade. Por meio de grupos focais, entrevistas semiestruturadas e uma avaliação sociométrica de atração-repulsão, procuramos identificar se estas representações sociais serão transformadas ao longo do tempo, além de fazer uma avaliação diagnóstica dos conhecimentos prévios de Química dos alunos ingressantes em 2018 (dos cursos de Química e Farmácia) e ao longo dos dois anos após a implantação das cotas. Esperamos que, além da disseminação em periódicos científicos da área, os resultados sirvam de subsídio para que professores e gestores possam garantir que estes novos alunos sejam bem assistidos e que o padrão de excelência de ensino seja mantido.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Felipe Sales de Oliveira - Coordenador / Bayardo Baptista Torres - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Análise Bibliométrica das publicações da área de Bioquímica, Descrição: Por meio de diferentes técnicas da bibliometria, foi traçado o perfil de todos os artigos publicados na Revista de Ensino de Bioquímica/REB (única da área no Brasil). Agora pretende-se expandir o escopo para a Biochemistry and Molecular Biology Education/BAMBED (principal revista internacional da área), caracterizando os artigos da mesma e estabelecendo homologias e discrepâncias com o perfil brasileiro. Este trabalho pode servir como uma importante fonte de dados para pesquisadores e demais interessados, pois pretendemos estabelecer um novo critério de classificação e mecanismo de busca desses artigos, contribuindo para uma melhor gestão da informação na área de Ensino de Bioquímica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Felipe Sales de Oliveira - Coordenador / DUTRA LACEDA, CAROLINE - Integrante / BIANCONI, MARIA LUCIA - Integrante / Ana Amália Coelho - Integrante / Agatha Santos do Nascimento - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2016 - 2019

    Desenvolvimento de novas metodologias para o ensino de Bioquímica e adequação do material para alunos cegos, Descrição: O ensino de Bioquímica carece de novas metodologias que possam oportunizar uma aprendizagem mais efetiva. Somado a isso, os recursos existentes, não são elaborados com foco em uma utilização por uma pessoa com deficiência. Assim, além de desenvolver novas metodologias para o ensino de Bioquímica, como experimentos, jogos, dinâmicas e vídeos, tentamos adequar essas metodologias para a utilização junto ao público cego.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Felipe Sales de Oliveira - Integrante / BIANCONI, MARIA LUCIA - Coordenador / Ana Amália Coelho - Integrante / Agatha Santos do Nascimento - Integrante / Caroline Dutra Lacerda - Integrante.

  • 2013 - 2019

    Representações Sociais do ensino superior na modalidade semipresencial, Descrição: O ensino superior à distância já é uma realidade no Brasil e, principalmente, no nosso estado, com o CEDERJ. Este oferece cursos na modalidade semipresencial (onde as interações aluno/instrutor são feitas tanto a distância como de maneira presencial). Considerando que esta é uma forma de ensino relativamente nova no que se refere à graduação no Brasil, com sua abrangência cada maior, fica nítida a importância dos trabalhos que tenham, como objetivo todo tipo de análise com relação a essa modalidade de ensino. Desta forma, objetivamos identificar as Representações Sociais de professores universitários (que atuam no CEDERJ), tutores presenciais e a distância e alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, paralelamente à identificação das Representações Sociais de alunos do mesmo curso na modalidade presencial. Nossa pretensão é revelar como o CEDERJ é entendido em termos do seu corpo discente e grau de dificuldade, além de verificar se o reconhecimento do seu diploma é similar ao da instituição certificante na modalidade presencial ou se existe algum preconceito com relação à modalidade semipresencial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Felipe Sales de Oliveira - Integrante / BIANCONI, MARIA LUCIA - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

Relevância Acadêmica na XXVIII Semana de Iniciação Científica, PRPq-UFMG.

2018

Aprovado em concurso público - Educação, Gestão e Difusão em Biociências (4 colocado), UFRJ.

2015

Aprovado na seleção para atuar como Mediador Pedagógico a distância (1 colocado), Consórcio CEDERJ.

2013

1 Lugar na Mostra de Produtos do III Simpósio em Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA.

2013

2 Lugar na Sessão Oral Produtos Dissemináveis em Ensino do III Simpósio em Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA.

2013

Menção Honrosa na área temática Educação no 10 Congresso de Extensão da UFRJ pelo trabalho " O método Científico e a Contextualização do Ensino no Curso de Férias 'Enzimas? Eu não vivo sem elas...'", Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2013

Menção Honrosa na área temática Educação no 10 Congresso de Extensão da UFRJ pelo trabalho "Os Fenômenos Físicos e Químicos no processo digestivo: Desenvolvimento de uma mídia educacional", Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação. , Universidade Federal de Minas Gerais, Pampulha, 31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 34096365, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - 2019

    Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância (TD), Carga horária: 20

    Outras informações:
    Tutor a distância do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do CEDERJ/UFRJ

  • 2013 - 2016

    Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância (TD), Carga horária: 20

    Outras informações:
    Orientador do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia - parceria UFRJ/CEDERJ/SEEDUC.

  • 2014 - 2014

    Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância (TD), Carga horária: 10

    Outras informações:
    Tutor a distância do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do CEDERJ/UENF

  • 2013 - 2017

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2011 - 2013

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2008 - 2011

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Iniciação Científica, Carga horária: 20

  • 2019 - Atual

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor Adjunto da área de Biologia do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino - DMTE/UFMG

    Atividades

    • 04/2020

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Representante (suplente) da Faculdade de Educação junto ao Conselho Diretor da EBAP - Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG.

    • 11/2019

      Direção e administração, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Coordenador de Centro de Extensão (CENEX).

    • 10/2019

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Representante titular no Colegiado Especial da Escola de Educação Básica e profissional da UFMG.

    • 07/2019

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise da prática e estágio curricular em ciências biológicas III, Didática do ensino de ciências da natureza e biologia I

    • 07/2019

      Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Herança e tecnologias genéticas, Análise da prática pedagógica V

    • 05/2019 - 07/2019

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática do Ensino de Ciências da Natureza e Biologia I, Análise da prática e estágio curricular em ciências biológicas II, Análise da prática e estágio curricular em ciências biológicas III