Joana Emiliana Arruda Lopes

Graduação em licenciatura em química. Atuou como professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química. Possui especialização em química pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Mestrado em Tecnologia Química na Universidade Federal do ABC com ênfase em catálise. Professora universitária em físico-química e demais áreas. Atualmente leciona como professora de química nomeada pelo estado de Minas Gerais.

Informações coletadas do Lattes em 08/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química

2011 - 2013

Universidade Federal do ABC
Título: Oxidação de Hidrocarbonetos e de Produtos Naturais Catalisada por Sistemas à Base de Nb2O5/Al2O3, Ano de Obtenção: 2013
Dalmo mandelli.Bolsista do(a): Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.

Especialização em Especialização em Química

2009 - 2010

Universidade Federal de Lavras
Título: Análise de Solos e Métodos para a Correção de Acidez
Orientador: Ruy

Graduação em licenciatura em quimica

2005 - 2007

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ouro Fino
Título: Estudo do custo e benefício da gasolina
Orientador: Maria Regina Pires

Formação complementar

2022 - 2022

Ciências da Natureza e suas Tecnologias - EJA Novos Rumos. (Carga horária: 20h). , Secretaria do Estado e Educação de MG, SEEMG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

Organização de eventos

Mandelli, D. ; Carvalho, W. ; ARRUDA, J. E. . 16o Congresso Brasileiro de Catálise. 2011. (Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2013

    Oxidação catalítica do cicloexanol utilizando peróxido de hidrogênio como oxidante em presença de cloreto de ferro, Descrição: Realizar síntese de catalisadores homogêneos e heterogêneos, com a finalidade de aplicá-los na oxidação de alcoóis e obter produtos de grande utilidade para indústria química e seus diversos segmentos. sempre seguindo os princípios da química verde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Joana Emiliana Arruda Lopes - Coordenador / Dalmo Mandelli - Integrante.

Prêmios

2013

Mestrado em Ciência e Tecnologia Química, Universidade Federal do ABC (UFABC).

2010

pós graduação em química, Universidade Federal de Lavras.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ouro Fino, CESEC Professora Paulita de Queiroz Miranda. , Avenida Barão do Rio Branco, Centro, 37572000 - Ouro Fino, MG - Brasil, Telefone: (35) 34412775

Experiência profissional

2013 - 2014

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ouro Fino

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 30

Outras informações:
Leciona no curso de licenciatura em química.

2013 - 2013

Escola Rochel COC

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 25

2011 - 2013

Universidade Federal do ABC

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2011

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Vínculo: Emprego público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 04/2010

    Pesquisa e desenvolvimento, NIPE - Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão.,Linhas de pesquisa

  • 05/2009

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Química

2016 - Atual

CESEC Professora Paulita de Queiroz Miranda

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20