Michel Platini Fernandes da Silva

Michel Platini é historiador e PhD em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV (Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, da Fundação Getulio Vargas). Atua como Professor Adjunto no Departamento de Museologia da Faculdade de Ciências Sociais, Universidade Federal de Goiás.

Informações coletadas do Lattes em 05/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em História, Política e Bens Culturais

2018 - 2023

Fundação Getúlio Vargas
Título: Políticas culturais e museus no Brasil (2003-2014): articulações globais e gestão da diferença cultural
João Marcelo Ehlert Maia. Palavras-chave: políticas culturais; Desenvolvimento; Museus; Política Nacional de Museus; Ibram.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Museologia e Patrimönio

2008 - 2010

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Coleção, Colecionador, Museu: entre o visível e o invisível. Um estudo acerca da Casa de Cultura Christiano Câmara em Fortaleza, Ceará, Ano de Obtenção: 2010
Ivan Coelho de Sá.Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: Christiano Câmara; discos; processos de seleção; coleção privada; museu; colecionador. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Graduação em História

2002 - 2007

Universidade Estadual do Ceará
Título: Memorabilia: os processos de seleção do acervo fonográfico da Casa de Cultura Christiano Câmara (1952-1981)
Orientador: Francisco José Gomes Damasceno

Formação complementar

2022 - 2022

Criação de Exposição Virtual. (Carga horária: 12h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2022 - 2022

Digital Storytelling nas Humanidades. (Carga horária: 12h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2022 - 2022

Pesquisas avançadas em fontes múltiplas de informação com o EBSCO Discovery. (Carga horária: 1h). , EBSCO - Information Services, EBSCO, Brasil.

2022 - 2022

Treinamento Web of Science e Endnote. (Carga horária: 2h). , Clarivate Analytics, CA, Brasil.

2014 - 2014

Luminotécnica Básica e a Nova Norma de Iluminação. (Carga horária: 8h). , Centro de Treinnamento em Iluminação, CTI, Brasil.

2014 - 2014

LED's na Iluminação - Onde, quando, como e porque?. (Carga horária: 8h). , Centro de Treinnamento em Iluminação_, CTI_, Brasil.

2012 - 2013

Docência no Ensino Superior/Estágio Probatório. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2012 - 2012

Iluminação de Museus. (Carga horária: 20h). , Museu Histórico Nacional, MHN, Brasil.

2011 - 2011

Curso Experimental de Exposições Museológicas. (Carga horária: 24h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2011 - 2011

IV Seminário de Avaliação dos Cursos. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2010 - 2010

III Oficina "Avaliação dos Cursos e suas repercuss. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2009 - 2009

Introdução à Conservação PReventiva de Fotografias. (Carga horária: 20h). , Sobrado Dr. José Lourenço, SJL, Brasil.

2007 - 2007

Museu, memória e comunidade: parcerias para inclusão sócio-cultural. (Carga horária: 8h). , Museu de Arqueologia de Xingó, MAX, Brasil.

2006 - 2006

Introdução à História da Arte Moderna. (Carga horária: 20h). , Instituto de Arte e Cultura do Ceará - Centro Dragão do Mar de Arte e Cultu, IACC/CDMAC, Brasil.

2006 - 2006

Gestão e Documentação de Acervo. (Carga horária: 21h). , Museu do Ceará, MUSCE, Brasil.

2006 - 2006

Gestão e Documentação de Acervo. (Carga horária: 21h). , Museu do Ceará, MUSCE, Brasil.

2005 - 2005

Formação de Brigada de Incêndio. (Carga horária: 24h). , Instituto de Arte e Cultura do Ceará - Centro Dragão do Mar de Arte e Cultu, IACC/CDMAC, Brasil.

2005 - 2005

Conservação de Acervos Museológicos. (Carga horária: 40h). , Museu do Ceará, MUSCE, Brasil.

2005 - 2005

Catalogação e Conservação de Acervos de Arte. (Carga horária: 20h). , Instituto de Arte e Cultura do Ceará - Centro Dragão do Mar de Arte e Cultu, IACC/CDMAC, Brasil.

2005 - 2005

Tão sério como o prazer. (Carga horária: 20h). , Instituto de Arte e Cultura do Ceará - Centro Dragão do Mar de Arte e Cultu, IACC/CDMAC, Brasil.

2004 - 2004

História Social e Trabalho. (Carga horária: 9h). , Associação Nacional de História - Regional Ceará, ANPUH/CE, Brasil.

2004 - 2004

Historicismo Alemão. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2004 - 2004

Usos e abusos da autoridade no Brasil. (Carga horária: 8h). , Associação Nacional de História, ANPUH, Brasil.

2003 - 2003

Porque Canudos?. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil.

2003 - 2003

O uso das imagens na construção da narrativa.... (Carga horária: 8h). , Associação Nacional de História, ANPUH, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia / Subárea: Comunicação Museológica.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia / Subárea: Comunicação Museológica/Especialidade: Expografia.

Organização de eventos

WILHELM, Vera Regina Barbuy ; JUNQUEIRA, Ivanilda A. A. ; DUARTE CÂNDIDO, Manuelina Maria ; PLATINI, Michel ; OLIVEIRA, Vânia de . I Seminário de Museologia da FCS/UFG - Políticas Públicas Culturais: os desafios da gestão em longo prazo. 2012. (Congresso).

OLIVEIRA, Vânia de ; OLIVEIRA, A. K. R. ; JUNQUEIRA, Ivanilda A. A. ; DUARTE CÂNDIDO, Manuelina Maria ; PLATINI, Michel ; WILHELM, Vera Regina Barbuy . I Jornada de Museologia da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás. 2011. (Congresso).

PLATINI, Michel ; OLIVEIRA, A. K. R. ; REIS, H. E. ; SILVA, R. B. . UFG - 50 Anos de História. 2011. (Exposição).

PLATINI, Michel . X Semana Acadêmica de História. 2003. (Congresso).

PLATINI, Michel ; OLIVEIRA, A. K. R. ; REIS, H. E. ; SILVA, R. B. . UFG - 50 Anos de História. 2011. (Exposição).

Participação em eventos

21º Conpeex - Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão/ CONPEEX 2024, modalidade Trabalho de Conclusão de Curso/Estágio. Avaliador de apresentação de trabalhos (mesa científica) modalidade Trabalho de Conclusão de Curso/Estágio. 2024. (Congresso).

7o Simpósio Internacional da Faculdade de Ciências Sociais da UFG.A invenção do desenvolvimento cultural: as estratégias de linguagem da Unesco para a orientação das políticas culturais globais. 2024. (Simpósio).

Encontro Internacional de Preservação e Memória - Preserva.Me 2020: "Memórias digitais: ações de preservação e difusão de acervos". 2020. (Encontro).

V Congresso Sergipano de História / V Encontro Estadual de História da ANPUH-SE. 2016. (Congresso).

II Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Museologia da UFBA / XV Seminário de integração do Curso de Museologia / Museus da cidade de Salvador. 2014. (Seminário).

IV Congresso Sergipano de História / IV Encontro Estadual de História da ANPUH-SE. 2014. (Congresso).

II Viagem de Estudos de Museologia. 2012. (Outra).

I Seminário de Museologia da FCS/UFG - Políticas Públicas Culturais: os desafios da gestão em longo prazo. 2012. (Seminário).

I Seminário de Museologia da FCS/UFG - Políticas Públicas Culturais: os desafios da gestão em longo prazo.Políticas Públicas Culturais: os desafios da gestão em longo prazo. 2012. (Seminário).

II Simpósio de Ciências Sociais. 2011. (Simpósio).

IV Seminário Avaliação dos Cursos e suas repercussões no Ensino de Graduação da UFG. 2011. (Seminário).

I Seminário de Pesquisa da Faculdade de Ciências Sociais da UFG.Grupo de Trabalho "Narrativas, Memórias e Discursos". 2010. (Seminário).

Pré-Conferência de Museus e Memórias do IBRAM.Propostas para o Eixo Temático Produção Simbólica. 2010. (Outra).

Seminário Internacional "Os Museus Nacionais e os Desafios do Contemporâneo". 2010. (Seminário).

Seminário Internacional "Os Museus Nacionais e os desafios do contemporporâneo". 2010. (Seminário).

I Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som.A digitalização como ?cereja do bolo?: uma análise sobre as políticas de preservação do Museu da Imagem e do Som do Ceará. 2009. (Outra).

III Fórum Estadual de Museus do Ceará.Grupo de Trabalho "Financiamento para Museus". 2009. (Outra).

III Seminário Nacional de Culturas Populares / IV Encontro Mestres do Mundo. 2009. (Seminário).

MIsturas Culturais.As festas populares, tradição de um povo. 2009. (Outra).

Museu, Patrimônio e Cidade.Histórias e memórias do Festival Massafeira Livre. 2009. (Outra).

XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética.A harmonia e o descompasso do moderno e do antigo na coleção de música da Casa de Cultura Christiano Câmara. 2009. (Simpósio).

MIsturas Culturais.A Nave Memorabilia de Christiano Câmara. 2008. (Outra).

Workshop ICOFOM LAM 2008 - Museologia como campo disciplinar. 2008. (Outra).

III Encontro Nordestino de Museus. 2007. (Encontro).

IV Seminário de Pesquisa do Departamento de História - UFC.A trajetória da casa-acervo de Christiano Câmara (1952 a 2006). 2006. (Seminário).

I Feira de Ciência, Cultura, Tecnologia e Inovação do Estado do Ceará / IX Semana Universitária.O marcador de significados: acerca da destruição do relógio da Globo em Fortaleza. Abril de 2000. 2004. (Outra).

I Feira de Ciência, Cultura, Tecnologia e Inovação do Estado do Ceará / IX Semana Universitária.O marcador de significados: acerca da destruição do relógio da Globo em Fortaleza. Abril de 2000. 2004. (Outra).

IX Encontro Estadual de História. 2004. (Encontro).

IX Encontro Estadual de História.O Marcador de Significados: acerca da destruição do Relógio da Globo em Fortaleza, Abril de 2000. 2004. (Encontro).

V Encontro Nordestino de História. 2004. (Encontro).

3a Bienal da UNE. 2003. (Encontro).

X Semana Acadêmica de História. 2003. (Encontro).

XXII Simpósio Nacional de História. 2003. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: DIEGO RAFAEL SILVA BRITO

PLATINI, Michel; JOTTA, C. A. R.. A Romaria do Divino Pai Eterno e a pandemia de Covid-19: tradições e impermanências em Trindade de Goiás (2019-2021). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Débora Ramos da Silva

Souza, M.;PLATINI, Michel; Santos, K. K. P.. Entre Fios da Memória: O Esquecimento e Resgate da Estética Crespa e Tranças Afros no Estado de Goiás. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Júllia Teixeira de Carvalho

LIMA, G. G. F.;PLATINI, Michel; Ramos, R. B. T.. Museus, Consumo Cultural e Público Otaku: O Caso do Museu da Imigração Japonesa. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Jaber Caetano da Silva Filho

LISBOA, P. F.PLATINI, Michel; LIMA, G. G. F.. Reimaginando o potencial dos museus: inovações e desafios no Metaverso. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Ana Cristina Ferreira de Lima

PLATINI, Michel; LIMA, G. G. F.;LISBOA, P. F.. CAPACITISMO E MUSEUS: Reflexões acerca da relação dos museus com as pessoas com deficiência. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Bruno Antônio Morais de Almeida

PLATINI, Michel; LIMA, G. G. F.;LISBOA, P. F.. A formação da identidade da Força Expedicionária Brasileira pela análise do patrimônio e memória (1943-2023): reconhecimento e/ou esquecimento?. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Roberto Fernandes dos Santos Júnior

BRITTO, C. C.; ALBUQUERQUE, S. B. M.;PLATINI, Michel. "Por uma Museologia da Libertação": patrimônio e desenvolvimento local em Hugues de Varine. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Jean Costa Souza

OLIVEIRA, A. K. R.; LIMA, R. C. A.;PLATINI, Michel. Cultura Popular Brasileira em Questão: a construção da identidade nacional por meio da gestão de artefatos em Museus. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Marina de Castro Novena Corrêa

MACIEL, N. D. G.;PLATINI, Michel; BRITTO, C. C.. Museologia e Arte Urbana: conflitos entre teoria e prática no MAAU-SP e MUF-RJ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Janaína Couvo Teixeira Maia de Aguiar

OLIVEIRA, A. K. R.PLATINI, Michel; BRITTO, C. C.. O Axé e o Lugar da Memória: a contribuição de um Museu Comunitário. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal de Sergipe.

BRITTO, C. C.; ALBUQUERQUE, S. B. M.; MACIEL, N. D. G.;PLATINI, Michel. Membro Suplente na Banca do Concurso Público para Professor Substituto de Museologia (Ações Educativas e Cultura de Museus) da UFS - Edital 003/2014. 2014. Universidade Federal de Sergipe.

OLIVEIRA, A. K. R.PLATINI, MichelBARROS, R. T.. Concurso Público para Professor Efetivo da UFS - Edital 12/2013. 2013. Universidade Federal de Sergipe.

Valença, C. A.NUNES, V. M. M.PLATINI, Michel. Concurso Público para Professor Efetivo da UFS - Edital UFS 15/2012. 2012. Universidade Federal de Sergipe.

WILHELM, Vera Regina BarbuyLIMA, N. C.PLATINI, Michel. Concurso Público para Restaurador do Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás - Edital UFG 68/2010. 2010. Universidade Federal de Goiás.

PLATINI, MichelOLIVEIRA, A. K. R.. Membro de banca de seleção para Monitoria do Curso de Museologia, nomeado pela Portaria FCS/UFG N. 13/2013.. 2013. Universidade Federal de Goiás.

Orientou

Francil Paulo

A memória dos moradores da Vila Itatiaia, em Goiânia; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal de Goiás; (Orientador);

Vinícius Rocha Leão

As escolhas na formação do Museu-Casa de Bernardo Élis; Como a curadoria afeta a narrativa apresentada da memória pública e privada?; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal de Goiás; (Orientador);

Andressa Thaís Garcia Campos

Entre a devolução e as réplicas, como o poder simbólico presente nos objetos impacta nas constantes negativas de repatriação pelo museu britânico? Quais são as alternativas possíveis para resolver esse impasse diplomático?; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal de Goiás; (Orientador);

Eduardo Keller Garcia Campos

O que dita o streaming? Quais são os impactos sociais, culturais e como eles afetam a preservação, a comunicação, o esquecimento de obras audiovisuais no catálogo da Netflix?; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal de Goiás; (Orientador);

Oséias da Silva Carvalho

Arroz e feijão como bem cultural; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal de Goiás; (Orientador);

Adelmar Santos de Araujo

Ações de preservação, pesquisa e comunicação: um estudo da formação da Coleção Ewald Janssen no Museu Antropológico da UFG; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Museologia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Michel Platini Fernandes da Silva;

DIEGO RAFAEL SILVA BRITO

A Romaria do Divino Pai Eterno e a pandemia de Covid-19: tradições e impermanências em Trindade de Goiás (2019-2021); 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Museologia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Michel Platini Fernandes da Silva;

Ana Cristina Ferreira de Lima

CAPACITISMO E MUSEUS: Reflexões acerca da relação dos museus com as pessoas com deficiência; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Museologia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Michel Platini Fernandes da Silva;

Bruno Antônio Morais de Almeida

A formação da identidade da Força Expedicionária Brasileira pela análise do patrimônio e memória (1943-2023): reconhecimento e/ou esquecimento?; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Museologia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Michel Platini Fernandes da Silva;

ANDRESSA RODRIGUES JARDIM

Estágio Curricular Supervisionado no Museu Antropológico da UFG; 2024; Orientação de outra natureza; (Museologia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Michel Platini Fernandes da Silva;

Amanda Cristina Rodrigues de Cayres

Estágio Curricular Supervisionado no Museu Antropológico da UFG; 2024; Orientação de outra natureza; (Museologia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Michel Platini Fernandes da Silva;

MATHEUS CÂNDIDO BARCELOS

Estágio Curricular Supervisionado no Museu Pedro Ludovico; 2024; Orientação de outra natureza; (Museologia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Michel Platini Fernandes da Silva;

Débora Ramos da Silva

Estágio Curricular Supervisionado no Museu Pedro Ludovico; 2024; Orientação de outra natureza; (Museologia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Michel Platini Fernandes da Silva;

Bruna de Oliveira Santos

Estágio Curricular Supervisionado no Museu Pedro Ludovico; 2024; Orientação de outra natureza; (Museologia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Michel Platini Fernandes da Silva;

VANESSA FARIAS DA SILVA

Estágio Curricular Supervisionado no Estado de Goiás - Secretaria de Estado de Cultura - Núcleo de Conservação e Preservação de Acervo (NUCPA); 2024; Orientação de outra natureza; (Museologia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Michel Platini Fernandes da Silva;

MARIA HELENA GOMES BARROS

Estágio Curricular Supervisionado no Estado de Goiás - Secretaria de Estado de Cultura - Núcleo de Conservação e Preservação de Acervo (NUCPA); 2024; Orientação de outra natureza; (Museologia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Michel Platini Fernandes da Silva;

Vinícius Rocha Leão

Estágio Curricular Supervisionado no Município de Goiânia - Secretaria Municipal de Cultura - Museu de Arte de Goiânia; 2024; Orientação de outra natureza; (Museologia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Michel Platini Fernandes da Silva;

Davi Paiva Danesi

Estágio Curricular Supervisionado no Herbário da UFG; 2024; Orientação de outra natureza; (Museologia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Michel Platini Fernandes da Silva;

ADEMAR PALHANO DE OLIVEIRA JUNIOR

Estágio Curricular Supervisionado no Herbário da UFG; 2024; Orientação de outra natureza; (Museologia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Michel Platini Fernandes da Silva;

MARIANNA MAIDANO DANESI

Estágio Curricular Supervisionado no Museu Antropológico da UFG; 2024; Orientação de outra natureza; (Museologia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Michel Platini Fernandes da Silva;

Eduardo Keller Garcia Campos

Estágio Curricular Supervisionado na Universidade Federal de Goiás / Biblioteca Central Prof; Alpheu da Veiga Jardim; 2024; Orientação de outra natureza; (Museologia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Michel Platini Fernandes da Silva;

Andressa Thaís Garcia Campos

Estágio Curricular Supervisionado no Museu Antropológico da UFG; 2024; Orientação de outra natureza; (Museologia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Michel Platini Fernandes da Silva;

MEIRE RUTE DOS SANTOS NERI

Estágio Curricular Supervisionado no Museu Antropológico da UFG; 2024; Orientação de outra natureza; (Museologia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Michel Platini Fernandes da Silva;

Adelmar Santos de Araujo

Estágio Curricular Supervisionado no Estado de Goiás - Secretaria de Estado de Educação - Colégio Estadual Horácia Lobo; 2024; Orientação de outra natureza; (Museologia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Michel Platini Fernandes da Silva;

Jaqueline da Silva Abreu

Estágio Curricular Supervisionado no Museu Pedro Ludovico; 2024; Orientação de outra natureza; (Museologia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Michel Platini Fernandes da Silva;

Produções bibliográficas

  • PLATINI, Michel . A harmonia e o descompassodo moderno e do antigo em um museu-casa de música popular brasileira. Baleia na Rede (UNESP. Marília) , v. 1, p. 264-280, 2014.

  • NAPP, L. ; PLATINI, Michel ; TELLES, Mário F. de Pragmácio . Ilarilariê (ô, ô, ô): Um disco da Xuxa e a análise de valor. História, Imagem e Narrativas , v. 7, p. 1-12, 2008.

  • PLATINI, Michel . A memória e seus lugares: docilização, sedução, mobilização. In: AGUIAR, Marcus Pinto; CUNHA FILHO, Francisco Humberto; COSTA, Rodrigo Vieira. (Org.). Direitos Culturais: múltiplas perspectivas. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2016, v. 1, p. 178-198.

  • PLATINI, Michel . Casa de Cultura Christiano Câmara: uma viagem nas aventuras da cultura. In: SILVA, Ítala Byanca Morais da; SOARES, Igor de Menezes. (Org.). Cultura, política e identidades: Ceará em perspectiva. Ied.Fortaleza: IPHAN, 2014, v. I, p. 501-512.

  • PLATINI, Michel ; CAMARA, Christiano . Entrevista com Christiano Câmara. In: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. (Org.). Histórias MIS. 1ed.Fortaleza: Gráfica LCR, 2011, v. 1, p. 42-71.

  • PLATINI, Michel . O mormaço das memórias. In: SOUSA, Ednardo Costa Soares. (Org.). Massafeira: 30 anos - Som, Imagem, Movimento, gente. 1ed.Fortaleza: Aura Edições Musicais, 2010, v. 1, p. 206-209.

  • PLATINI, Michel . Políticas culturais e museus (2003-2014): articulações globais e diferença cultural. In: 6º Seminário Brasileiro de Museologia, 2025, Teresina. 6º Seminário Brasileiro de Museologia - Anais. Teresina, 2025.

  • PLATINI, Michel . A invenção do desenvolvimento cultural: as estratégias de linguagem da Unesco para a orientação das políticas culturais globais. In: 7º Simpósio Internacional da Faculdade de Ciências Sociais da UFG, 2024, Goiânia. 7o Simpósio Internacional da Faculdade de Ciências Sociais - "Não se seca a raiz de quem têm sementes": desafios contemporâneos e saberes do sul global - Anais 2024. Goiânia: Ed. dos Autores, 2024.

  • PLATINI, Michel . Histórias sobre coisas e pessoas: Coleção e colecionismo em Krzysztof Pomian e Jean Baudrillard. In: IV Congresso Sergipano de História / IV Encontro Estadual de História da ANPUH-SE, 2014, Aracaju-SE. IV Congresso Sergipano de História / IV Encontro Estadual de História da ANPUH-SE - Anais. Aracaju-SE: Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, 2014. v. 1.

  • LISBOA, P. F. ; PLATINI, Michel . Interação, novas mídias e tecnologias da informação e comunicação em exposições museológicas. In: VII Seminário: Convenção do Patrimônio Imaterial: 10 anos depois, 2013, Pelotas-RS. Anais do VII Seminário: Convenção do Patrimônio Imaterial: 10 anos depois. Pelotas-RS: Ed. da UFPel, 2013. v. 1. p. 268-281.

  • PLATINI, Michel . A harmonia e o descompasso do moderno e do antigo na coleção de música da Casa de Cultura Christiano Câmara. In: XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética, 2009, Fortaleza. História e Ética: Simpósios Temáticos e Resumos do XXV Simpósio Nacional de História. Fortaleza: ANPUH, 2009.

  • LISBOA, P. F. ; PLATINI, Michel . Interação, novas mídias e tecnologias da informação e comunicação em exposições museológicas. In: VII Seminário Internacional em Memória e Patrimônio: Convenção do Patrimônio Imaterial: 10 anos depois, 2013, Pelotas-RS. Caderno de Resumos do VII Seminário Internacional em Memória e Patrimônio: Convenção do Patrimônio Imaterial: 10 anos depois. Pelotas-RS: Ed. da UFPel, 2013. v. 1. p. 298-299.

  • MUSMANNO, C. P. ; JUNQUEIRA, Ivanilda A. A. ; SILVA, L. A. P. ; ROSA, M. M. ; PLATINI, Michel ; BOITA, T. W. . Viagem de Estudos a Museus e Centros de Ciências de São Paulo. In: II Seminário da Rede de Educadores em Museus de Goiás - Educação, Museus e Ciências, 2011, Goiânia-GO. Anais do II Seminário da Rede de Educadores em Museus de Goiás - Educação, Museus e Ciências. Goiânia: Secretaria da Educação do Estado de Goiás, 2011. v. 1. p. 1-5.

  • PLATINI, Michel . Políticas culturais e museus (2003-2014): articulações globais e diferença cultural. In: 6º Seminário Brasileiro de Museologia, 2025, Teresina. Livro de resumos do 6º Seminário Brasileiro de Museologia. Teresina: Educar Artes e Ofícios, 2025.

  • PLATINI, Michel . Memória, Patrimônio e Literatura Fantástica: em busca de diálogos. In: V Congresso Sergipano de História / V Encontro Estadual de História da ANPUH-SE, 2016, Aracaju-SE. V Congresso Sergipano de História / V Encontro Estadual de História da ANPUH-SE - PROGRAMAÇÃO E CADERNO DE RESUMOS. Aracaju-SE: Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, 2016. v. 1. p. 75-76.

  • PLATINI, Michel . Histórias sobre coisas e pessoas: Coleção e colecionismo em Krzysztof Pomian e Jean Baudrillard. In: IV Congresso Sergipano de História / IV Encontro Estadual de História da ANPUH-SE, 2014, Aracaju-SE. IV Congresso Sergipano de História / IV Encontro Estadual de História da ANPUH-SE - Caderno de Resumos. Aracaju-SE: Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, 2014. v. 1. p. 129-129.

  • PLATINI, Michel . Memorabilia: a trajetória da casa-acervo de Christiano Câmara (1952-2003). In: X Semana de História, 2007, Quixadá-CE. CADERNO DE RESUMOS, 2007.

  • PLATINI, Michel . A trajetória da casa-acervo de Christiano Câmara (1952-2005). In: IV Seminário de Pesquisa do Departamento de História-UFC, 2006, Fortaleza-CE. CADERNO DE RESUMOS - IV Seminário de Pesquisa do Departamento de História-UFC, 2006.

  • PLATINI, Michel . O Marcador de Significados: acerca da destruição do Relógio da Globo em Fortaleza, Abril de 2000.. In: IX Encontro Estadual de História, 2004, Sobral-CE. CADERNO DE RESUMOS - IX Encontro Estadual de História, 2004.

  • PLATINI, Michel . O Marcador de Significados: acerca da destruição do Relógio da Globo em Fortaleza, Abril de 2000.. In: VIII Semana de História da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, 2004, Quixadá-CE. CADERNO DE RESUMOS - VIII Semana de História da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, 2004.

  • PLATINI, Michel . Coleção, Colecionador, Museu: entre o visível e o invisível. Um estudo acerca da Casa de Cultura Christiano Câmara em Fortaleza, Ceará. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PLATINI, Michel . Memória, Patrimônio e Literatura Fantástica: em busca de diálogos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PLATINI, Michel . Wikiseum: portal colaborativo de estudos e pesquisas sobre Museologia e Patrimônio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PLATINI, Michel . Conferência: 'A Memória e seus lugares: docilização, sedução, mobilização'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PLATINI, Michel . Wikiseum - portal colaborativo de estudos e pesquisas sobre Museologia e Patrimônio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PLATINI, Michel . Histórias sobre coisas e pessoas: Coleção e colecionismo em Krzysztof Pomian e Jean Baudrillard. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PLATINI, Michel ; LISBOA, P. F. . Interação, Novas Mídias e Tecnologias da Informação e Comunicação em Exposições Museológicas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PLATINI, Michel . O mormaço das memórias: a musealização do festival Massafeira Livre. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PLATINI, Michel . Coleção, Colecionador, Museu: entre o visível e o invisível. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MUSMANNO, C. P. ; JUNQUEIRA, Ivanilda A. A. ; SILVA, L. A. P. ; ROSA, M. M. ; PLATINI, Michel ; BOITA, T. W. . Viagem de Estudos a Museus e Centros de Ciências de São Paulo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PLATINI, Michel . Projeto Recomeço. Aracaju-SE: S.N., 2016 (Livro de Ficção).

  • PLATINI, Michel . Coleção, Colecionador, Museu: entre o visível e o invisível. Um estudo acerca da Casa de Cultura Christiano Câmara em Fortaleza, Ceará. Rio de Janeiro: UNIRIO/MAST, 2010 (Resumo / Abstract).

  • PLATINI, Michel . Collection, Collector, Museum: between the visible and the invisible. A study of Casa de Cultura Christiano Câmara in Fortaleza, Ceará. Rio de Janeiro: UNIRIO/MAST, 2010 (Resumo / Abstract).

Outras produções

PLATINI, Michel . Consultor ad hoc na Avaliação de Mérito da Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT/Identidade Brasil - Recuperação e Preservação de Acervos 2024. 2024.

PLATINI, Michel ; MEDRADO, J. C. R. ; SHUVARTZ, M. ; BARRIO, J. B. M. ; CHAVES, J. R. O. Q. ; CARVALHO, M. A. ; DEUS JUNIOR, G. A. ; SOARES, M. H. F. B. ; BASTOS, R. P. . Comissão de Criação do Espaço das Ciências da Universidade Federal de Goiás. 2011.

PLATINI, Michel . Projeto de Intervenção da exposição 'Lavras e Louvores' no Museu Antropológico da UFG. 2010.

PLATINI, Michel . ISSN 2238-5436 Parecer para a revista Museologia & Interdisciplinaridade. 2022.

PLATINI, Michel ; BRITTO, C. C. . Coordenação do Simpósio Temático Museus, Histórias e Patrimônios no V Congresso Sergipano de História & V Encontro Estadual de História da Anpuh/SE. 2016.

PLATINI, Michel . Avaliador dos Cursos de Museologia para a publicação Guia do Estudante da Editora Abril. 2016.

PLATINI, Michel . Parecerista da 'Musas: Revista Brasileira de Museus e Museologia' N. 7 do Instituto Brasileiro de Museus. 2016.

PLATINI, Michel ; BRITTO, C. C. . Coordenação do Simpósio Temático Museus, Histórias e Patrimônios no IV Congresso Sergipano de História & IV Encontro Estadual de História da Anpuh/SE. 2014.

PLATINI, Michel . Avaliador dos Cursos de Museologia para a publicação Guia do Estudante da Editora Abril. 2014.

PLATINI, Michel . Parecerista da 'Musas: Revista Brasileira de Museus e Museologia' N. 6 do Instituto Brasileiro de Museus. 2014.

PLATINI, Michel ; OLIVEIRA, A. K. R. ; JUNQUEIRA, Ivanilda A. A. ; DUARTE CÂNDIDO, Manuelina Maria ; OLIVEIRA, Vânia de ; WILHELM, Vera Regina Barbuy . Comissão Científica do IV Encontro Nacional dos Estudantes de Museologia. 2011.

PLATINI, Michel ; JUNQUEIRA, Ivanilda A. A. ; FREITAS, H. . Museologia em um mundo em transformação. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

PLATINI, Michel . II Seminário de Pesquisa da Faculdade de Ciências Sociais da UFG. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

PLATINI, Michel . Oficina 'A linguagem das exposições - algumas ferramentas'. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PLATINI, Michel . Wikiseum: portal colaborativo de estudos e pesquisas sobre Museologia e Patrimônio. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PLATINI, Michel . Museus e Coleções Particulares: memórias, deleite, pesquisa. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PLATINI, Michel . Museus, coleções e patrimônios: lugares de diversão, lugares de conhecimento. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PLATINI, Michel . Museus: Patrimônio de Todos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PLATINI, Michel . Museu, Patrimônio e Cidade. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PLATINI, Michel . Museu, Patriônio e Cidade. 2009. (Curso).

PLATINI, Michel . Massafeira Livre - 30 Anos. 2009. (Exposição).

Ricardo Resende ; Eduardo Eloy ; PLATINI, Michel . Eduardo Eloy - Na Margem dos 30. 2007. (Exposição).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Ciências Sociais, Departamento de Museologia. , Universidade Federal de Goiás - UFG - Campus II, Campus Samambaia - UFG, 74690900 - Goiânia, GO - Brasil, Telefone: (62) 35211128, URL da Homepage:

Experiência profissional

2013 - 2022

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Superior - Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Lotado no Núcleo de Museologia do Campus de Laranjeiras (NMS/CAMPUSLAR), conforme Portaria da Reitoria N. 3166 de 12 de setembro de 2013.

Atividades

  • 09/2016 - 02/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Laranjeiras.Cargo ou função, Representante titular do Corpo Docente no órgão colegiado Coordenação de Cursos do Campus de Laranjeiras.

  • 06/2017 - 10/2017

    Ensino, Museologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução à Museologia, Museologia e Pesquisa na Contemporaneidade, Patrimônio Natural

  • 11/2016 - 05/2017

    Ensino, Museologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ética em Museologia, Museologia e Pesquisa na Contemporaneidade, Teorias da Museologia

  • 02/2014 - 05/2017

    Outras atividades técnico-científicas , Campus de Laranjeiras, Campus de Laranjeiras.Atividade realizada, Participante do Grupo de Pesquisa CNPq Sócio-Antropologia dos Patrimônios, Museus e Acervos - GPMUSAS.

  • 07/2016 - 11/2016

    Ensino, Museologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Expologia II, Introdução à Museologia, Museologia e Pesquisa na Contemporaneidade, Patrimônio Natural

  • 01/2016 - 05/2016

    Ensino, Museologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ética em Museologia, Museologia e Pesquisa na Contemporaneidade, Teorias da Museologia

  • 05/2015 - 05/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Laranjeiras, Departamento de Museologia.Cargo ou função, Membro da Comissão para Revisão do Projeto Pedagógico do Curso de Museologia do DMS/UFS.

  • 08/2014 - 02/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Laranjeiras, Núcleo de Museologia.Cargo ou função, Membro da Comissão de Reestruturação do Projeto Pedagógico do Curso de Museologia da UFS.

  • 02/2014 - 02/2016

    Direção e administração, Campus de Laranjeiras, Núcleo de Museologia.Cargo ou função, Coordenador do Laboratório de Expografia (LabExpo/DMS/UFS).

  • 04/2015 - 12/2015

    Ensino, Museologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução à Museologia, Museologia e Pesquisa na Contemporaneidade, Patrimônio Natural

  • 10/2014 - 02/2015

    Ensino, Museologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ética em Museologia, Teorias da Museologia

  • 04/2014 - 09/2014

    Ensino, Museologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução à Museologia, Museologia e Pesquisa na Contemporaneidade, Patrimônio Natural

  • 11/2013 - 02/2014

    Ensino, Museologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ética em Museologia, Teorias da Museologia

  • 09/2013 - 10/2013

    Ensino, Museologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Museologia e Pesquisa na Contemporaneidade, Patrimônio Natural, Museologia, Patrimônio e Memória

2022 - Atual

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Superior - Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2013

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2013 - 09/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Sociais.Cargo ou função, Membro da Comissão de Divulgação dos Cursos de Graduação da Faculdade de Ciências Sociais da UFG, designado através da Portaria N. 19/2013..

  • 12/2011 - 09/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.Cargo ou função, Membro da Comissão de Criação do Espaço das Ciências da UFG - Portaria da Reitoria UFG N. 4310 de 5/12/2011.

  • 03/2013 - 06/2013

    Ensino, Museologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Comunicação Patrimonial IV - Projeto e Montagem de Exposição

  • 03/2013 - 06/2013

    Ensino, Museologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Comunicação Patrimonial II - Expografia

  • 01/2011 - 01/2013

    Direção e administração, Faculdade de Ciências Sociais.Cargo ou função, Coordenador do Bacharelado em Museologia - Publicado no Diário Oficial da União de 20/01/2011 - Portaria PROGRAD UFG N. 140.

  • 01/2011 - 01/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Graduação.Cargo ou função, Conselheiro da Câmara de Graduação da UFG.

  • 11/2010 - 01/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Sociais.Cargo ou função, Presidente do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Museologia - Nomeado pela Portaria FCS/UFG N. 26/2010.

  • 03/2012 - 09/2012

    Ensino, Museologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Comunicação Patrimonial II - Expografia

  • 03/2012 - 09/2012

    Ensino, Museologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Comunicação Patrimonial IV - Projeto e Montagem de Exposição

  • 08/2010 - 08/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Sociais.Cargo ou função, Presidente da Comissão de Eventos da Faculdade de Ciências Sociais da UFG.

  • 03/2011 - 03/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Graduação.Cargo ou função, Representante da Câmara de Graduação da UFG no Comitê Local de Acompanhamento do Programa Especial de Treinamento (PET), designado através da Ata da Cãmara de Graduação da UFG de 14/03/2011..

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Museologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Patrimonio Natural, Científico e Tecnológico

  • 03/2011 - 07/2011

    Ensino, Museologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Comunicação Patrimonial II - Expografia

  • 11/2010 - 07/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.Cargo ou função, Membro da Comissão de Organização da Exposição Comemorativa dos 50 Anos da UFG, designado através da Portaria da Reitoria N. 4535 de 29/11/2010..

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Museologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Tópicos de Museologia II - Memória e Colecionismo

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Museologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Museologia e Arte Brasileira

2009 - 2010

Museu da Imagem e do Som do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Diretor Técnico, Carga horária: 20

2005 - 2007

Instituto de Arte e Cultura do Ceará

Vínculo: Assistente de Diretoria, Enquadramento Funcional: Assistente de Gerência, Carga horária: 44

2005 - 2007

Casa de Cultura Christiano Câmara

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 4

2010 - 2010

Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador

2009 - 2009

Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador

2009 - 2010

Governo do Estado do Ceará - Secretaria da Cultura

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Membro de Comissão

Outras informações:
Membro da Comissão do Inventário do Acervo de Artes da SECULT-CE, nomeado através da Portaria SECULT-CE 189/2009, publicada no Diário Oficial do Estado do Ceará de 28/08/2009.

2010 - 2010

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Colaborador -, Carga horária: 2

Outras informações:
Estágio de Docência do Mestrado em Museologia (PPG-PMUS) na disciplina "Museologia, Patrimônio e Memória" ministrada pela Profa. Alejandra Saladino.