Marcelo Silva Gameiro
possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista (2003) e mestrado em Geociências pela Universidade Guarulhos (2008). Atualmente é professor de Geografia do Colégio Anglo Atibaia e Bragança Paulista. Tem experiência na área de Geografia.
Informações coletadas do Lattes em 04/12/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Análise Geoambiental
2006 - 2008
Universidade de Guarulhos
Título: Problemas geoambientais provocados pela expansão urbana no município de Bragança Paulista, SP, Ano de Obtenção: 2008
Kenitiro Suguio.Palavras-chave: geociência; meio ambiente; urbanização.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia. Setores de atividade: Desenvolvimento Urbano; Captação, Tratamento e Distribuição de Água, Limpeza Urbana, Esgoto e Atividades Conexas; Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Geografia
2000 - 2003
FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE BRAGANÇA PAULISTA
Título: O trabalho de campo no ensino da geociências: uma proposta de atividade no bairro do Tanque em Atibaia, SP
Orientador: Djalma Luiz Sanches
Formação complementar
2012 - 2012
Programa Mente Inovadora. (Carga horária: 20h). , Mind Lab Brasil, ML, Brasil.
2007 - 2007
Educação Financeira e Mercado de Ações. (Carga horária: 8h). , Bolsa de Valores de São Paulo, BOVESPA, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Meio físico e biótico c/ fund p/ anal geoambiental. (Carga horária: 75h). , Universidade de Guarulhos, UNG, Brasil.
2005 - 2005
Ética - um empreendedorismo garantido. , Rede Pitágoras de Educação, PITÁGORAS, Brasil.
2004 - 2004
Implementação da Rede Pitágoras. , Rede Pitágoras de Educação, PITÁGORAS, Brasil.
2004 - 2004
A educação dos sentidos. (Carga horária: 4h). , Rede Pitágoras de Educação, PITÁGORAS, Brasil.
2004 - 2004
Geografia e Empreendedorismo. (Carga horária: 8h). , Rede Pitágoras de Educação, PITÁGORAS, Brasil.
2004 - 2004
O dia-a-dia do professor competente. (Carga horária: 4h). , Rede Pitágoras de Educação, PITÁGORAS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Política.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Econômica.
Participação em eventos
Desafio National Geographic. Viagem do Conhecimento 2012/2013. 2012. (Olimpíada).
XIV SEMACC de Geografia.Impactos Geoambientais no município de Bragança Paulista. 2009. (Seminário).
XIII SEMACC - Semana Cultural e Científica do Curso de Ciências Biológicas.Impactos Geoambientais em Bragança Paulista/SP. 2008. (Seminário).
Oficina Municipal de Meio Ambiente.Ribeirão Lavapés no Centro da Temática Ambiental Bragentina.. 2007. (Oficina).
XII SEMACC - Semana Cultural e Científica do Curso de Geografia. 2007. (Encontro).
Fórum regional de inovação tecnológica e inclusão social - Ung. 2006. (Congresso).
Congresso de Educadores da Rede Pitágoras - Diferenças; E se todos fossem iguais a você?. 2005. (Congresso).
Seminários Gerais de Leitura de Imagens. 2005. (Seminário).
Como controlar situações difíceis em sala de aula. 2004. (Oficina).
VIII Semana cultural e científica do curso de licenciatura plena e bacharelado em geografia - FESB.A práxis profissional - docente e geógrafo.. 2004. (Encontro).
VII Semana cultural e científica do curso de licenciatura plena e bacharelado em geografia - FESB. 2003. (Encontro).
Participação em bancas
GAMEIRO, M. S.. Índice da Qualidade das Águas Consumidas nas Escolas Municipais de Atibaia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.
GAMEIRO, M. S.. Degradação do Solo Através de Atividades Agrícolas Inadequadas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.
GAMEIRO, M. S.; DEPERON. A Geografia na Sala de Aula. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.
GAMEIRO, M. S.; DEPERON. Bragança Paulista e as Relações Comerciais com o Mercosul. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.
GAMEIRO, M. S.; LEONARDI, F. A.. Represa Cachoeira: lazer e recreção. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.
GAMEIRO, M. S.; LEONARDI, F. A.. Mapeamento da Mata Ciliar ao Longo do Ribeirão Lavapés - Bragança Paulista (SP). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.
GAMEIRO, M. S.; DEPERON. O Ensino da Geografia no Brasil Entre 1964 e 1984: análise de conteúdo e didática. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.
GAMEIRO, M. S.; DEPERON. As Edificações Convertidas em Verdadeiras Fortalezas: A geografia da violência no município de Bragança Paulista (SP). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.
GAMEIRO, M. S.; LEONARDI, F. A.. Identificação de áreas de risco nos bairros da zona norte do minicípio de Bragança Paulista, SP. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.
GAMEIRO, M. S.; BRUNHEROTO, Rogério. A importância da extração de rochas ornamentais para a economia da região bragantina e seus impactos ambientais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.
GAMEIRO, M. S.; LEONARDI, F. A.. Estudo das Áreas de Inundação do Município de Bragança Paulista, SP. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.
GAMEIRO, M. S.; LEONARDI, F. A.; Oliveira, F. M.. O uso da realidade virtual para o ensino da Geografia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.
GAMEIRO, M. S.; OLIVEIRA, G. A. P.; Oliveira, F. M.. Meio Ambiente, Saúde e Educação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.
GAMEIRO, M. S.; PATEIS, C. S.; Oliveira, F. M.. A importância da Coleta Seletiva do Lixo Urbano Para o Meio Ambiente no Município de Atibaia - SP. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.
GAMEIRO, M. S.; BERTOLINI, A.. Manha.Reservas em Áreas Particulares. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.
GAMEIRO, M. S.; BARROSO, I. C. E.. Reflorestamento da Mantiqueira Como Medida Mitigadora e Compensatória: Área da Represa Jaguari-Jacarei e APP Kidde, BR. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.
GAMEIRO, M. S.; BERTOLINI, A.. V. Marcondes e Débora Cristina M. Ribeiro.Mata Atlântica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.
GAMEIRO, M. S.; BERTOLINI, A.. As Incertezas do Projeto de Transposição. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.
GAMEIRO, M. S.; BERTOLINI, A.. Áreas de Preservação Ambiental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.
GAMEIRO, M. S.; PATEIS, C. S.; Oliveira, F. M.. Geopolítica Aérea: Por uma reformulação do poder aéreo brasileiro. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.
GAMEIRO, M. S.; OLIVEIRA, G. A. P.. Gravidez Precoce e Exclusão Social em Bragança Paulista - 2000 à 2006. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.
MARINHO, V. L. F.; Oliveira, F. M.;GAMEIRO, M. S.. Atividade das olarias: estudo sobre alguns dos impactos ambientais em área de extração de argila, Vargem/SP. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.
PATEIS, C. S.;GAMEIRO, M. S.; Oliveira, F. M.. O aproveitamento do espaço geográfico pelo turismo na cidade de morungaba / SP. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.
Orientou
Identificação de Possíveis Impactos Ambientais em Nascentes do Bairro Biriça do Campo Novo no Município de Bragança Paulista - SP; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista; Orientador: Marcelo Silva Gameiro;
O Espaço Industrial Brasileiro; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista; Orientador: Marcelo Silva Gameiro;
Os Tipos de Aquíferos da Porção Leste do Estado de São Paulo e as Vulnerabilidades de Contaminação no Território de Bragança Paulista; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista; Orientador: Marcelo Silva Gameiro;
O Saneamento Básico na Região de Abrabgência do Bairro do Toró - Bragança Paulista (SP); 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista; Orientador: Marcelo Silva Gameiro;
Problemas Histórico-Sociais na África e Prováveis Exemplos de Estruturamento Para o Continente; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista; Orientador: Marcelo Silva Gameiro;
Estudo das Áreas de Inundação do Município de Bragança Paulista, SP; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista; Orientador: Marcelo Silva Gameiro;
A Importância da Extração de Rochas Ornamentais para a Economia da Região Bragantina e seus Impactos Ambientais; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista; Orientador: Marcelo Silva Gameiro;
Identificação de áreas de risco nos bairros da zona norte do município de Bragança Paulista, SP; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista; Orientador: Marcelo Silva Gameiro;
Geografia e Turismo Rural no Ensino Fundamental e Médio; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista; Orientador: Marcelo Silva Gameiro;
Entulho: A problemática nas construções e Demolições no Município de Atibaia - SP; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista; Orientador: Marcelo Silva Gameiro;
Resíduos Sólidos Urbanos: Uma análise Sobre a Geração e Destinação dos Resíduos Sólidos Urbanos de Extrema - MG; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista; Orientador: Marcelo Silva Gameiro;
O PAPEL ECONÔMICO E AMBIENTAL DO TURISMO EM EXTREMA, MG; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Geografia) - Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista; Orientador: Marcelo Silva Gameiro;
Produções bibliográficas
-
GAMEIRO, M. S. ; SUGUIO, K. . PROBLEMAS GEOAMBIENTAIS PROVOCADOS PELA EXPANSÃO URBANA NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA PAULISTA, SP.. Revista Geociências , v. 7, p. 48-63, 2008.
-
GAMEIRO, M. S. . Bragança Paulista e a destinação final de resíduos sólidos urbanos. Geo-mania, Bragança Paulista, p. 6 - 7, 22 mar. 2008.
-
GAMEIRO, M. S. . Uma Realidade Escondida. Geo-mania, Bragança Paulista, , v. 1, p. 08 - 08, 30 out. 2007.
-
GAMEIRO, M. S. . Ribeirão Lavapés no Centro da Temática Ambiental Bragantina. In: Oficina Municipal de Meio Ambiente, 2007, Bragança Paulista. Oficina Municipal de Meio Ambiente, 2007.
-
GAMEIRO, M. S. . Extração de Rochas Ornamentais na Região de Bragança Paulista. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GAMEIRO, M. S. . Processos de Dinâmica Superficial no Aterro Controlado de Bragança Paulista. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GAMEIRO, M. S. . O trabalho de campo no ensino da Geociências: uma proposta de atividade no bairro do Tanque em Atibaia, SP. 2003 (Monografia).
Outras produções
GAMEIRO, M. S. . Aqüífero Guarani. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
GAMEIRO, M. S. ; PATEIS, C. S. . Áreas de Risco em Bragança Paulista/SP. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
GAMEIRO, M. S. . Atlas Interativo de Rochas Cristalinas e Sedimentares. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Multi mídia).
GAMEIRO, M. S. . Revisão de Geografia em um semestre. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
Histórico profissional
Experiência profissional
2011 - Atual
Colégio Anglo Bragança PaulistaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 12
2008 - Atual
Colégio Cidade de AtibaiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Atividades
-
02/2008
Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia
2011 - 2013
Instituto Educacional Santa TerezinhaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia Ensino Médio, Carga horária: 6
2004 - 2010
Instituto Educacional Santa TerezinhaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor de Geografia do Ensino Fundamental e Médio
Atividades
-
11/2003
Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia
-
11/2003
Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia
2007 - 2012
FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE BRAGANÇA PAULISTAVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6
Atividades
-
01/2010 - 12/2012
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia e Desenvolvimento, Geologia Geral
-
01/2010 - 12/2010
Ensino, Licenciatura em Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Científica na Área de Geofrafia (TCC)
-
01/2009 - 12/2009
Ensino, Licenciatura em Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia do Brasil, Geografia Econômica, Geografia Política, Geografia Urbana, Geomorfologia
-
01/2009 - 06/2009
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geologia Geral
-
01/2008 - 12/2008
Ensino, Licenciatura e Bacharelado em Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia do Brasil, Geografia Econômica, Geologia Geral e do Brasil, Geomorfologia
-
01/2008 - 06/2008
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geologia Geral
-
01/2007 - 12/2007
Ensino, Licenciatura e Bacharelado em Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia Humana, Geologia Geral e do Brasil, Laboratório de Estudos Meteorológicos
-
01/2007 - 12/2007
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos de Geologia, Elementos de Geologia
2006 - 2010
Secretaria da Educação do Estado de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica II, Carga horária: 23
2006 - 2007
Secretaria da Educação do Estado de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente técnico Pedagógico, Carga horária: 24
Outras informações:
Assistente Técnico Pedagógico da Oficina Pedagógica da Diretoria de Ensino de Bragança Paulista
2005 - 2006
Secretaria da Educação do Estado de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica II, Carga horária: 26
Outras informações:
Professor de Geografia para o Ensino Fundamental - 5ª a 8ª série - na Escola Estadual João Rissardi Jr.
Atividades
-
01/2005
Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia
-
01/2005
Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia
2004 - 2005
Colégio Interativo AtibaiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
05/2004 - 06/2005
Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia
-
05/2004 - 06/2005
Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia
2005 - 2006
Colégio Populus InterativoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
06/2005 - 01/2006
Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia
-
06/2005 - 01/2006
Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia
2009 - 2010
Anglo Pouso Alegre curso pré-vestibularVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia Política, Carga horária: 4
2010 - 2011
Colégio São JoséVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15
2023 - 2023
Curso Pré-Vestibular PH AtibaiaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 4
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcelo Silva Gameiro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?