Silvia Cristina da Silva Pimentel

Psicóloga graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ. Especialização em Saúde Mental nos moldes de Residência, pela Escola de Saúde Mental do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Saúde (Esam/SMS-RJ). Em formação de Psicanálise no Laço Analítico Escola de Psicanálise/ Sede Rio de Janeiro.

Informações coletadas do Lattes em 05/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Especialização em Saúde Mental nos moldes de Residência Multiprofissional

2014 - 2016

Escola de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde
Título: A porta de entrada de um Centro de Atenção Psicossocial para crianças e adolescentes: impasses e possibilidades para a clínica da recepção.
Orientador: Rosemary Fiães Pinto
Bolsista do(a): Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, SMSDC-RJ, Brasil.

Graduação em psicologia

2007 - 2013

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Obesidade Infantil em foco: descortinando o fenômeno
Orientador: Maria das Graças Vasconcelos Paiva

Formação complementar

2014 - 2016

Residência Multiprofissional em Saúde Mental. (Carga horária: 5760h). , Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, SMSDC, Brasil.

2013 - 2013

Elaboração de Trabalho Científico em Psicologia. (Carga horária: 15h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Psicologia nas Organizações-Práticas em gestão. (Carga horária: 32h). , Centro de Produção da UERJ, CEPUERJ, Brasil.

2012 - 2012

Trabalhando com grupos.. (Carga horária: 3h). , 4º Seminário de Prevenção do Suicídio da UERJ, UERJ, Brasil.

2012 - 2012

Psicodinâmica e Clínica do Trabalho. (Carga horária: 4h). , Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, V CBPOT, Brasil.

2012 - 2012

Clínica da Atividade. (Carga horária: 4h). , Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, V CBPOT, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Orientação Profissional na Atualidade. (Carga horária: 32h). , Centro de Produção da UERJ, CEPUERJ, Brasil.

2010 - 2010

Elaboração de documentos em Psicologia.. (Carga horária: 8h). , Luminare - Estudos e atividades em psicologia e saúde, LUMINARE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: SAÚDE MENTAL.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Participação em eventos

Seminário Memórias da Loucura 2: dos muros e grades à ocupação da cidade..Relato sobre um caso de desinstitucionalização: Impasses éticos no manejo da transferência na psicose. 2019. (Seminário).

IX Semana da Psicologia da UERJ. 2013. (Outra).

4º SEMINÁRIO DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO DA UERJ. 2012. (Seminário).

6ª MOSTRA REGIONAL DE PRÁTICAS EM PSICOLOGIA.O Estagiário de Psicologia e a Instituição de Saúde: Uma Prática em Construção.. 2012. (Outra).

CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO. 2012. (Congresso).

I Congresso Científico da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro e V Jornada de Acadêmicos Bolsistas da SMSDC. (RE) PENSANDO A VISITA MÉDICA COMO PRÁTICA DE ACOLHIMENTO: REFLEXÕES ACERCA DO AFETAMENTO AOS PACIENTES.. 2012. (Congresso).

XVI Seminário de Psicopedagogia.A Relação Transferencial no Processo de Orientação Profissional.. 2012. (Seminário).

3º SEMINÁRIO DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO DA UERJ. 2011. (Seminário).

VII SEMINÁRIO INTERNO- PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL-PRÁTICAS ATUAIS.. 2011. (Seminário).

Hipnose e as Contribuições do Enfoque Erickisoniano no Campo das Psicoterapias. 2009. (Outra).

IX CONGRESSO BRASILEIRO DE HIPNOLOGIA. EFEITOS DA ANOREXIA NERVOSA SOBRE O ORGANISMO. 2008. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Roberta de Oliveira Corrêa

RIBEIRO, M. C. C.; QUEIROZ, R. C. C.;PIMENTEL, S. C. S.. Orientação profissional com adultos: qualidade de vida e insatisfação no trabalho influenciando na busca por reorientação profissional.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Produções bibliográficas

  • CORRÊA, ROBERTA DE OLIVEIRA ; Pimentel, Silvia Cristina da Silva ; CORTEZ, CÉLIA MARTINS . Leptina e anorexia nervosa. Psicologia Clínica (PUCRJ. Impresso) , v. 24, p. 165-180, 2012.

  • PIMENTEL, S. C. S. . Relato sobre um caso de desinstitucionalização:Impasses éticos no manejo da transferência na psicose.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PIMENTEL, S. C. S. ; RIBEIRO, M. V. . O Estagiário de Psicologia e a Instituição de Saúde: Uma Prática em Construção.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PIMENTEL, S. C. S. . (RE) PENSANDO A VISITA MÉDICA COMO PRÁTICA DE ACOLHIMENTO: REFLEXÕES ACERCA DO AFETAMENTO AOS PACIENTES.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PIMENTEL, S. C. S. ; RIBEIRO, M. C. C. . A Relação Transferencial no Processo de Orientação Profissional.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CORREA, R. O. ; PIMENTEL, S. C. S. . Efeitos da anorexia nervosa sobre o organismo.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - 2021

Centro Municipal de Saúde Milton Fontes Magarão

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 30

2016 - 2020

Instituto Municipal Nise da Silveira

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 30

Outras informações:
Funções Exercidas: Psicóloga e Assessora Técnica do Núcleo de Atenção à Crise.

2014 - 2016

Instituto Municipal Nise da Silveira

Vínculo: Bolsista Residente, Enquadramento Funcional: Psicóloga Residente, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Residência Multiprofissional em Saúde Mental pela secretaria municipal de saúde do Rio de Janeiro. Os cenários de prática no período da Residência foram: CAPS Rubens Corrêa, CAPS AD Raul Seixas, CAPSi Heitor Vila Lobos, CAPSi Maria Clara Machado. Núcleo de Ateção à Crise do IMS Nise da Silveira - Enfermaria de curta permanência e feminina. Atenção Básica - NASF A.P. 3.3 ( Clinicas da Família: Ana Maria da Conceição dos Santos Correia, Edma Valadão e Epitácio Soares Reis). Como cenário de prático externo: CAPS Nise da Silveira - Petrópolis- RJ.

2012 - 2013

Secretaria de Estado de Saúde

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Academico Bolsista, Carga horária: 12

Outras informações:
Estagiária de Psicologia, lotada no Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia (IEDE). No período de estágio foram realizados atendimentos sob supervisão, ao público adulto em acompanhamento no Ambulatório de Endocrinologia e infanto-juvenil em acompanhamento no ambulatório de Obesidade Infantil.

2012 - 2012

Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Academico Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiária de Psicologia, lotada no Hospital Municipal Souza Aguiar. Durante o período de estágio foram realizados atendimentos a pacientes hospitalizados e a seus familiares, bem como interconsultas com equipe multidisciplinar, e discussão de casos clínicos em supervisão semanal. As clínicas de atuação foram: Cirurgia Vascular, Cirurgia Geral e Centro de Tratamento de Queimados Infantil.

2010 - 2011

Serviço de Psicologia Aplicada - UERJ

Vínculo: Estágiário, Enquadramento Funcional: Estágio interno curricular, Carga horária: 6

Outras informações:
Orientação Profissional - Supervisora: Mariene Campos Cardoso e Psicologia Clínica Infantil - Supervisora: Maria das Graças Vasconcelos Paiva