Sander Cruz Castelo
Licenciado, bacharel , mestre em História e doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Pós-doutor em Comunicação pela Universidade Anhembi-Morumbi. Atualmente é professor adjunto do curso de História da FECLESC-Universidade Estadual do Ceará.
Informações coletadas do Lattes em 13/08/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Sociologia
2006 - 2010
Universidade Federal do Ceará
Título: A ética revolucionária: utopia e desgraça em Terra em transe (1967)
Orientador: Eduardo Diatahy Bezerra de Menezes
, Ano de obtenção: 2010. Palavras-chave: revolução brasileira; Cinema novo; ética revolucionária.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Mestrado em História
2002 - 2004
Universidade Federal do Ceará
Título: "O dragão da maldade contra o santo guerreiro" e o terceiro cine: entre o cinema de autor europeu e o cinema clássico hollywoodiano, Ano de Obtenção: 2004
Franck Pierre Gilbert Ribard.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: cinema-história.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Superior.
Graduação em Licenciatura e Bacharelado em História
1995 - 2002
Universidade Federal do Ceará
Título: Sertão convulsionado, sertão dilacerado: "O dragão da maldade contra o santo guerreiro" no contexto sóciopolítico e cultural dos anos 60
Orientador: Franck Pierrre Gilbert Ribard
Pós-doutorado
2017 - 2018
Pós-Doutorado. , Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Formação complementar
2020 - 2021
O sagrado e a política na modernidade ocidental. (Carga horária: 48h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2020 - 2020
Introdução a Jung. (Carga horária: 6h). , Casa do Saber, CASA DO SABER, Brasil.
2020 - 2020
Filosofia e pensamento. (Carga horária: 4h). , Casa do Saber, CASA DO SABER, Brasil.
2020 - 2020
Uma psicanálise da existência. (Carga horária: 4h). , Casa do Saber, CASA DO SABER, Brasil.
2020 - 2020
Felicidade, uma preocupação desnecessária. (Carga horária: 2h). , Casa do Saber, CASA DO SABER, Brasil.
2020 - 2020
Nietzsche e Freud: consciência, culpa e moral. (Carga horária: 6h). , Casa do Saber, CASA DO SABER, Brasil.
2020 - 2020
Cinema: os grandes clássicos. (Carga horária: 4h). , Casa do Saber, CASA DO SABER, Brasil.
2020 - 2020
Neurociência: razão e emoção. (Carga horária: 3h). , Casa do Saber, CASA DO SABER, Brasil.
2020 - 2020
Grandes temas atuais da psicanálise. (Carga horária: 6h). , Casa do Saber, CASA DO SABER, Brasil.
2020 - 2020
Afetos, sentimentos e emoções. (Carga horária: 6h). , Casa do Saber, CASA DO SABER, Brasil.
2020 - 2020
O inconsciente. (Carga horária: 6h). , Casa do Saber, CASA DO SABER, Brasil.
2020 - 2020
Nietzsche. (Carga horária: 4h). , Casa do Saber, CASA DO SABER, Brasil.
2015 - 2015
História. (Carga horária: 3h). , Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, FECLESC/UECE, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Francês instrumental. (Carga horária: 60h). , Casa de cultura francesa-UFC, CCF-UFC, Brasil.
1996 - 1999
Extensão universitária em Curso Básico de Língua Inglesa. (Carga horária: 420h). , Casa de cultura britânica-UFC, CCB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Lê Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Organização de eventos
CASTELO, Sander Cruz . XIII Semana de História do FECLESC. 2018. (Outro).
SANTOS, L. N. S. ; CASTELO, Sander Cruz . VI História em prática. 2017. (Outro).
SANTOS, L. N. S. ; CASTELO, Sander Cruz . V História em Prática. 2016. (Outro).
CASTELO, Sander Cruz . III História em Prática. 2015. (Outro).
SANTOS, L. N. S. ; CASTELO, Sander Cruz . IV História em Prática. 2015. (Outro).
SANTOS, L. N. S. ; CASTELO, Sander Cruz . II História em Prática. 2015. (Outro).
CASTELO, Sander Cruz . XI Semana de História da FECLESC. 2013. (Congresso).
Participação em eventos
Integrando conhecimentos, diálogos interdisciplinares.Peter Gay e a psico-história. 2021. (Outra).
Semana de Integração 2021.1.Aula inaugural "Um varal de histórias: incertezas, estranhamentos e fascínio", do prof. Dr. José Olivenor Souza Chaves (FAFIDAM/UECE). 2021. (Outra).
I Encontros Virtuais da História - Mesa: História, ciência e meio-ambiente. 2020. (Encontro).
II Encontros Virtuais da História - Mesa: História, religião e política. 2020. (Encontro).
III Encontros Virtuais da História - Mesa: Vida letrada e História intelectual. 2020. (Encontro).
IV Encontros Virtuais da História - Mesa: O que é História social do trabalho?. 2020. (Encontro).
IX Encontros virtuais da HIstória - Mesa: Literatura, História e engajamento social - E. P. Thompson e Alejo Carpentier. 2020. (Encontro).
Semana de integração 2020.1.Mesa-redonda "Patrimônio cultural do sertão cearense", com os profs. Dr. Altemar da Costa Muniz, Dr. Edilberto Cavalcante Reis, Ms. Hildebrando Maciel e Dra. Marcélia Marques. 2020. (Outra).
Semana de integração 2020.1.Aula inaugural "Memórias do fascismo na contemporaneidade", do Prof. Dr. Manuel Loff (Universidade do Porto). 2020. (Outra).
V Encontros Virtuais da História - Mesa: História social do futebol e das torcidas organizadassa. 2020. (Encontro).
VI Encontros virtuais da História- Mesa: Patrimônio cultural e atuação dos profissionais de História. 2020. (Encontro).
VII Encontros virtuais da História- Mesa: História, religião e religiosidades:.Mesa. 2020. (Encontro).
VIII Encontros virtuais da História - Mesa: O que é história global? Como se pesquisa, como se ensina, como se aprende,. 2020. (Encontro).
VI Seminário Internacional História e Historiografia.A 'educação dos sentidos' burguesa na psico-história de Peter Gay. 2020. (Seminário).
X Encontros virtuais da História - Mesa: Cultura histórica e política: temas para a formação de professores de História. 2020. (Encontro).
I Encontro da Residência Pedagógica. 2019. (Encontro).
III Jornada Interdisciplinar de História e Letras. 2018. (Outra).
IV Encontro de História e Guerra Fria do Sertão Central.A insustentável leveza do ser. 2018. (Encontro).
IV Encontro de História e Guerra Fria do Sertão Central.Guerra Fria e cinema: alguns apontamentos. 2018. (Encontro).
XIII Semana de História da FECLESC.Coordenação de sessão temática Gênero, Cotidiano, Imaginário e Identidade. 2018. (Outra).
XIII Semana de História da FECLESC. 2018. (Outra).
XXIII Semana Universitária da UECE. 2018. (Outra).
XXIII Semana Universitária da UECE.Coordenação de sessão oral. 2018. (Outra).
XXIII Semana Universitária da UECE.Monitoria da disciplina de Introdução à Sociologia. 2018. (Outra).
II Colóquio Internacional de Cinema e História. 2017. (Outra).
IV Simpósio Pesquisa e Ensino de HIstória da FAfidam.Mesa-redonda "Ensino de História: teorias, linguagens e afeto". 2017. (Simpósio).
Mostra de filmes "Imagens do Nordeste no cinema brasileiro".Boi Neón. 2017. (Outra).
Oficina: Processos de midiatização religiosa: sentidos, apropriação e convergência (XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste). 2017. (Oficina).
VI História em Prática: palestra "História do livro, escrita da história e escrita literária lria. 2017. (Encontro).
VI História em Prática - minicurso "História cultural: livro, leitura e literatura ". 2017. (Outra).
XI Encontro Regional Nordeste de História Oral - Ficção e poder: oralidade, imagem e escrita.Voz over, imagem e sagrado no filme "O cavaleiro de copas" (EUA, 2015), de Terrence Malick.. 2017. (Encontro).
XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. 2017. (Congresso).
XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. O sagrado e o profano na cinematografia de Terrence Malick. 2017. (Congresso).
XXI Encontro Anual da SOCINE.O sagrado e o profano no filme ?Cavaleiro de copas? (2015). 2017. (Encontro).
XXII Semana Universitária da UECE.O cinema de Terrence Malick: forma e estilo. 2017. (Outra).
XXII Semana Universitária da UECE.Sessão de apresentação de trabalhos. 2017. (Outra).
I Colóquio de História Social dos Sertões.O filme "Área Q" (BRA/EUA, 2012): produção,conteúdo e recepção. 2016. (Outra).
I Jornada de Língua Inglesa e suas literaturas.Literatura e cinema: representações socioculturais. 2016. (Simpósio).
V História em Prática: oficina "Representações de escravidão e liberdade na históriarda. 2016. (Oficina).
V História em Prática: palestra "A questão negra no séc. XXI". 2016. (Encontro).
XII Semana de História.Mesa-redonda "Cinema, História e Trabalhadores". 2016. (Outra).
XXI Semana Universitária da UECE."Matar ou morrer" (BRA, 1954): paródia brasileira de um superwestern estadunidense. 2016. (Outra).
II História em Prática: minicurso Cultura popular, fontes de oralidade e pesquisa histórica e. 2015. (Outra).
III História em Prática - minicurso A história e suas fontes: reflexões sobre a constituição da documentação histórica. 2015. (Outra).
IV História em Prática : conferência "Trabalhadores, Sindicatos e Política nos EUA". 2015. (Outra).
IV História em Prática : minicurso "O campo da História, da saúde e das doenças". 2015. (Encontro).
XX Semana Universitária da UECE.Mini-curso Cinema e virtude. 2015. (Outra).
XX Semana Universitária da UECE. 2015. (Outra).
I História em Prática: Minicurso Documentos de arquivo e pesquisa histórica. 2014. (Outra).
XIX Semana Universitária da UECE.Comédia cerebral e drama de guerra em "Bastardos inglórios" (EUA/2009): reescrita do holocausto. 2014. (Outra).
XIX Semana Universitária da UECE.Os ?heróis? cinematográficos no contexto do sesquicentenário da Independência do Brasil.. 2014. (Outra).
XIX Semana Universitária da UECE. 2014. (Outra).
XIX Semana Universitária da UECE.O subgênero cinematográfico "Nordestern" em "A morte comanda o cangaço"(BRA/1961). 2014. (Outra).
XIX Semana Universitária da UECE.Monitoria da disciplina de Introdução à Sociologia: relato de experiência. 2014. (Outra).
XIX Semana Universitária da UECE.É diferente, sim!A reinvenção do forró eletrônico pelas bandas de forró eletrônico(2005-2014). 2014. (Outra).
XIX Semana Universitária da UECE.Cinema na escola: uso do filme em prol da consciência histórica. 2014. (Outra).
XIX Semana Universitária da UECE.Cinema e virtude. 2014. (Outra).
XIX Semana Universitária da UECE.O subgênero ?drama histórico/épico sobre a escravidão estadunidense? e o filme ?12 Anos de Escravidão? (EUA, 2013).. 2014. (Outra).
XIX Semana Universitária da UECE.Imaginação moral, idílica e diabólica no cinema. 2014. (Outra).
XIX Semana Universitária da UECE.O impacto do SOR (Serviço de Orientação Religiosa) no Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Quixadá. 2014. (Outra).
XIX Semana Universitária da UECE.Crime, castigo e exclusão: o degredo como forma de harmonização social. 2014. (Outra).
XIX Semana Universitária da UECE.Consciência histórica e moral no filme "Anna Karenina (2013)". 2014. (Outra).
XIX Semana Universitária da UECE.A renovação do discurso mercadológico da banda Mastruz com Leite (2008-2014). 2014. (Outra).
XIX Semana Universitária da UECE.A fabricação da noção de originalidade da banda Aviões do Forró (2002-2014). 2014. (Outra).
XIX Semana Universitária da UECE.A consciência moral no filme "A condenação" (EUA, 2010). 2014. (Outra).
XIX Semana Universitária da UECE.Cinema na escola: uso do filme em prol da consciência histórica. 2014. (Outra).
XIX Semana Universitária da UECE.As manifestações de junho de 2013 aos olhos da imprensa. 2014. (Outra).
I Encontro Interdisciplinar Diálogos sobre arte.Mesa-redonda "Diálogos interdisciplinares entre cinema e fotografia". 2013. (Encontro).
I Encontro Interdisciplinar Diálogos sobre arte.Coordenação da sessão "Diálogos interdisciplinares entre cinema e fotografia". 2013. (Encontro).
III Simpósio de pesquisa e ensino de História da FAFIDAM.A história local e o ensino de História. 2013. (Simpósio).
XI Semana de História da FECLESC.Oficina sobre o livro didático. 2013. (Oficina).
XI Semana de História da FECLESC. 2013. (Outra).
XI Semana de História da FECLESC.O filme "Àrea Q": uma análise histórica. 2013. (Outra).
XI Semana de História da FECLESC.Cinema e consciência moral. 2013. (Outra).
XI Semana de História da FECLESC.Mesa-redonda "Cinema, História e sertão: uma conversa com Halder Gomes. 2013. (Outra).
XI Semana de História da FECLESC.Simpósio temático História, cinema e representação. 2013. (Outra).
XVIII Semana Universitária da UECE. 2013. (Outra).
XVIII Semana Universitária da UECE.Cinema e consciência moral. 2013. (Outra).
XVIII Semana Universitária da UECE.Espiritualidade e ufologia entram em cena: Análise do conteúdo fílmico de Área Q [2011]. 2013. (Outra).
XVIII Semana Universitária da UECE.Consciência moral no filme Fora de Controle (EUA, 2002). 2013. (Outra).
XVIII Semana Universitária da UECE.Açude Cedro: limitações e potencialidades patrimonial e ambiental. 2013. (Outra).
XVIII Semana Universitária da UECE.Os gêneros cinematográficos: variantes clássica, moderna e pós-moderna. 2013. (Outra).
XVIII Semana Universitária da UECE.Recepção do filme Area Q: entre a crítica cinematográfica e o grande público. 2013. (Outra).
XVIII Semana Universitária da UECE.Banir o culpado e limpar as ruas do reino: os degredados para o Brasil colônia. 2013. (Outra).
XVIII Semana Universitária da UECE.Moderador de sessões de trabalho. 2013. (Outra).
XVIII Semana Universitária da UECE.Estudo dos gêneros cinematográficos no filme Bastados Inglórios (EUA, 2009). 2013. (Outra).
XVIII Semana Universitária da UECE.Monitoria acadêmica: um relato de experiência na disciplina de Teoria da História. 2013. (Outra).
XVIII Semana Universitária da UECE.A consciência moral no filme O menino do pijama listrado (EUA, 2008). 2013. (Outra).
2ª Feira Cultural Independente de Quixadá.Roda de conversa sobre patrimônio em Quixadá. 2012. (Outra).
Entrevista Aberta (com Halder Gomes).O cinema em foco no sertão cearense. 2012. (Outra).
IX Semana de Letras da FECLESC.A Estética do Absurdo: Teatro, Cinema e Literatura (O absurdo no cinema). 2012. (Outra).
XVII Semana |Universitária da UECE.Historiofotia: a escrita cinematográfica da História. 2012. (Outra).
XVII Semana Universitária da UECE. 2012. (Outra).
XVII Semana Universitária da UECE.O filme "Àrea Q": uma análise histórica. 2012. (Outra).
I Encontro Estadual de História Cultural: História e culturas - espaço, tempo e narrativas.A História Cultural (mesa redonda: Cultura e política: possibilidades de pesquisa). 2011. (Encontro).
VIII Semana de História da FAFIDAM.Mesa-redonda - Nos Entremeios da História e da Cultura: o Material e o Visual. 2011. (Outra).
XI Seminário de Pesquisa do Departamento de. História.O cinema e a didática da História. 2011. (Seminário).
XVI Semana Universitária da UECE.O cinema e a didática da História. 2011. (Outra).
XVI Semana Universitária da UECE. 2011. (Outra).
XXVI Simpósio Nacional de História.O cinema e a didática da História. 2011. (Simpósio).
XXVI Simpósio Nacional de História.O cinema e a didática da História. 2011. (Simpósio).
XII Encontro Estadual de HIstória do Ceará. 2010. (Encontro).
XII Encontro Estadual de HIstória do Ceará.Coordenador do simpósio temático 10: O cinema e a História. 2010. (Encontro).
XV Semana Universitária da UECE. 2010. (Outra).
Ciclo de documentários: o cinema de Eduardo Coutinho.Santo Forte (1999). 2009. (Outra).
Encontro Internacional de Imagem Contemporânea. 2009. (Encontro).
Encontros Universitários da UFC.Acompanhamento da disciplina História Econômica, Social e Política do Brasil. 2009. (Encontro).
I Ciclo de cinema - Cinecaos: O cinema novo e o novo cinema na Bahia (UFRB).A ética revolucionária: utopia e desgraça em Terra em transe (1967). 2009. (Outra).
IV Seminário de Graduação sobre História da América Latina -" Ditaduras: o presente do pretérito - memória e esquecimento na América Latina. 2009. (Seminário).
IV Seminário de Graduação sobre História da América Latina -" Ditaduras: o presente do pretérito - memória e esquecimento na América Latina.Histórias de luta, memórias de militantes na América Latina. 2009. (Seminário).
VI Semana de Humanidades da UFC: "Memória e devir".Nas entranhas de uma Terra em transe: o tempo da revolução brasileira. 2009. (Outra).
XXV Simpósio Nacional de História. 2009. (Simpósio).
XXV Simpósio Nacional de História:.Nas entranhas de uma Terra em Transe: o tempo da revolução brasileira. 2009. (Simpósio).
III Seminário da Graduação em História da América Latina. 2008. (Seminário).
II Mostra de Cinema Africano: "Áfricas em trânsito".Pouco a pouco (1972), de Jean Rouch. 2008. (Outra).
VIII Jornada Internacional de Educação Histórica. 2008. (Outra).
VI Seminário de Pesquisa do Departamento de História.Nas entranhas de uma terra em transe: o tempo da revolução brasileira. 2008. (Seminário).
VI Seminário de Pesquisa do Departamento de História.Comentário sobre o filme "Vidas Secas". 2008. (Seminário).
V Semana de Humanidades.O tempo da revolução brasileira. 2008. (Outra).
V Seminário RUPAL: poder e políticas públicas na América Latina.O tempo da revolução brasileira: nas entranhas de uma Terra em Transe. 2008. (Seminário).
II Encontro de Ciências Sociais do Estado do Ceará: Democracia e novas utopias.Imagens da revolução: cinema novo e política. 2007. (Encontro).
II Seminário da Graduação sobre História da América Latina: "América Latina no bicentenário da Independência". 2007. (Seminário).
I Seminário de produção audiovisual. 2007. (Seminário).
IV Semana de Humanidades: Arte, cultura e educação na contemporaneidade.Cinema novo: campo e cidade. 2007. (Outra).
Minicurso: "O Programa Nacional do Livro Didático e os diferentes usos do livro didático de História". 2007. (Outra).
Semana de História da IVA: "História e Cinema: Teorias, Metodologias e Aplicações".História e cinema. 2007. (Outra).
Seminário: "Caio Prado Júnior. História e historiografia e o legado de um saber-fazer histórico". 2007. (Seminário).
VI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. 2007. (Encontro).
X Semana de História.Mesa-redonda- Cinema e interdisciplinaridade:os múltiplos usos do cinema pelas Ciências Humanas. 2007. (Encontro).
Cineclube da Vila: "A queda da casa de Usher" (1926) e "A tempestade" (1947).Jean Epstein. 2006. (Outra).
III Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários: "A poética do sertão e da cidade".Cinema novo: campo e cidade. 2006. (Encontro).
Worshop Etnografia e imagem: "Jean Rouch e a construção da imagem". 2006. (Oficina).
X Encontro Estadual de História: "Experiências e saberes".Cinema novo: campo e cidade. 2006. (Encontro).
I Fórum de profissionais de História:"A formação do historiador"."O dragão da maldade contra o santo guerreiro" e a terceira via. 2004. (Outra).
Projeto Cena em cine: "O dragão da maldade contra o santo guerreiro" (1969).O dragão da maldade contra o santo guerreiro (1969). 2004. (Outra).
Projeto Cena em cine: "Terra em transe" (1967).Terra em transe (1967). 2004. (Outra).
Seminário "Histórias e memórias de 64".O cinema de Glauber Rocha. 2004. (Seminário).
Seminário "Revisando 1964: memórias e reflexões".Estética da desconstrução, estética da fabulação: "O dragão da maldade contra o santo guerreiro" (1969) e o cinema terceiro-mundista. 2004. (Seminário).
VIII Semana de História: "1964: militância, criação cultural e resistência".Glauber Lê Faulkner: modernismo e decadência do patriarcalismo. 2004. (Outra).
Curso: "Arte, autonomia e sociabilidade". 2003. (Outra).
III Encontro de pós-graduação e pesquisa da UNIFOR.III Encontro de pós-graduação e pesquisa da UNIFOR. 2003. (Encontro).
I Seminário de pesquisa da pós-graduação em História da FAFIDAM.I Seminário de pesquisa da pós-graduação em História da FAFIDAM. 2003. (Seminário).
I Seminário de pesquisa do Dep. de História- "Desafios da pesquisa: documentos".Glauber Rocha, estética, antropofagia: "O dragão da maldade contra o santo guerreiro" e o terceiro cine. 2003. (Seminário).
Mini-curso: "Biografia e correspondência na obra de Capistrano de Abreu". 2003. (Outra).
Mini-curso: "História e narrativa". 2003. (Outra).
Mini-curso: "O be-a-bá de Gilles: introdução ao pensamento de Guiles Deleuze". 2003. (Outra).
XXII Simpósio nacional de História: "História, acontecimento e narrativa".Mini-curso :. 2003. (Outra).
Colóquio Procad/UFC: "Paternalismo/Consensos e dissensos entre trabalhadores". 2002. (Outra).
I Encontro regional de História: 'História, cidades e sertões".Cinema novo: campo e cidade. 2002. (Encontro).
Seminário "Literatura no cinema". 2002. (Seminário).
VIII Encontro estadual de História: "Currículo e formação do historiador".Glauber Rocha e o faroeste terceiro-mundista. 2002. (Encontro).
VI Semana de História da FECLESC: "História oral e memória".Glauber Rocha e Ruy Guerra: a experiência do cineasta militante no Brasil do pré-64. 2002. (Outra).
Participação em bancas
ANDRADE, Joel Carlos de Souza; ALENCAR, Manoel Alves Fonseca de.;CASTELO, Sander Cruz. Histórias de assombração: narrativas de um imaginário do sertão. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Interdisciplinar em História e Letras) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
Pereira da Silva, Jailson; MAIA Jr, Edmilson Alves;CASTELO, Sander Cruz. Visões da natureza: a paisagem ambiental de Quixadá na década de 1920. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Interdisciplinar em História e Letras) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
MAIA Jr, Edmilson Alves; Pereira da Silva, Jailson;CASTELO, Sander Cruz. Bacurau (BRA, 2019) e suas repercussões midiáticas: 'crise' e 'resistência' no cinema brasileiro atual/do tempo presente. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Interdisciplinar em História e Letras) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
Marques, Rodrigo de Albuquerque; PASINI, Leandro;CASTELO, SANDER CRUZ. O romance 'Capitães da areia' (1937) e o menor abandonado: a pluralidade de discursos na ficção e na história. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Interdisciplinar em História e Letras) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
MAIA Jr, Edmilson Alves;CASTELO, Sander Cruz; RIOS, Kênia Souza.. Caminhos pela água em Itapiúna: memórias sobre a barragem do açude Castro e os impactos ambientais (1980-2019). 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Interdisciplinar em História e Letras) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CASTELO, Sander Cruz; MAIA Jr, Edmilson Alves; Camurça, Rodrigo Capistrano. Memória, identidade e exílio dos migrantes cabo-verdianos na cinematografia de Pedro Costa. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Interdisciplinar em História e Letras) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
MAIA Jr, Edmilson Alves;CASTELO, Sander Cruz; PEREIRA, Adelaide Maria Gonçalves. "Quando eu cheguei aqui eu era bravo?: oralidade e memória dos trabalhadores de algodão em Quixadá na década de 1970. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Interdisciplinar em História e Letras) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
Duarte, Ana Rita Fonteles; MAIA Jr, Edmilson Alves;CASTELO, Sander Cruz. "Eu vou à luta com essa juventude": o movimento estudantil secundarista em Fortaleza e a Comissão Pró-CESC em fins da década de 1970. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Interdisciplinar de História e Letras) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
SOUSA, Noélia Alves de.; Xavier, Antônio Roberto;CASTELO, Sander Cruz. Da senzala para a docência: vida, luta e resistência das mulheres negras no magistério no município de Banabuiú-CE. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Interdisciplinar de História e Letras) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
Lima, Ana Maria Pereira; Freitas, Maria Leidiane Tavares;CASTELO, Sander Cruz. Redes sociais e eleições 2018: análise da misoginia nas representações discursivas das candidatas Manuela D'Ávila e Marina Silva. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Interdisciplinar de História e Letras) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
Marques, Rodrigo de Albuquerque; Lins, Lindercy Francisco Tomé de Souza;CASTELO, Sander Cruz. Telas da memória: o cinema em Fortaleza nos tempos da segunda guerra nas reminiscências de Marciano Lopes e Blanchard Girão. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Interdisciplinar em História e Letras) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
LIMA, A. M. P.; Irineu, Lucineudo Machado; Haiashida, Keila Andrade;CASTELO, Sander Cruz. Configuração verbo-visual e estratégias de recontextualização em propostas de redação do Enem. 2019. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar em História e Letras - Mihl) - Universidade Estadual do Ceará.
REIS, E. C.; REGIS, J. R.;CASTELO, Sander Cruz. Ação pastoral da Diocese de Limoeiro do Norte no contexto da Igreja Renovada (1968-1986). 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Interdisciplinar de História e Letras) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CHAVES, J. O. S.; STAMATTO, M. I. S.; RIBEIRO, L. T. F.;CASTELO, Sander Cruz. Vida que forma: autobiografia e formação de professores. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino (Maie)) - Universidade Estadual do Ceará.
LIMA, Z. M. M.; MELLO, W. J.;CASTELO, Sander Cruz. O protagonista é a Aids: representações e estigmas da nova síndrome nos filmes. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em História) - Universidade Estadual do Ceará.
LUCAS, Meize Regina de Lucena; Pereira da Silva, Jailson;CASTELO, Sander Cruz. Clube de cinema de Fortaleza: sociabilidade intelectual e cultura cinematográfica na cidade de Fortaleza (1948-1963). 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará.
Araújo, Erick Assis de; Freitas, Antônio de Pádua Santiago de;CASTELO, Sander Cruz. Entre o chapéu emplumado e a cartola do Tio Sam surgiu a amálgama: cotidiano plural e hibridismo cultural nas classes abastadas fortalezenses (1942-1945). 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em História) - Universidade Estadual do Ceará.
Araújo, Erick Assis de; Freitas, Antônio de Pádua Santiago de;CASTELO, Sander Cruz. Traços de uma nação: Aldemir Martins do Ceará ao Brasil (1951-1982). 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em História) - Universidade Estadual do Ceará.
Menezes, Eduardo Diatahy Bezerra de; Germano, Idilva Maria Pires;CASTELO, Sander Cruz. Belo Monte: religiosidade e luta no sertão semi-árido. 2014. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.
Magalhães, Antonio Germano; Sales, José Albio Moreira de;CASTELO, Sander Cruz. O ensino do uso de imagens na formação de professores de História. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Ceará.
LUCAS, Meize Regina de Lucena; Silva Filho, Antonio Luiz Macedo e; Ramos, Francisco Régis Lopes; Vieira, João Luiz;CASTELO, Sander Cruz. Vivendo a utopia do presente: a cidade de Fortaleza na produção audiovisual do Coletivo Alumbramento (2006-2011). 2018. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Ceará.
CASTELO, Sander Cruz; MAIA FILHO, O. N.; Magalhães, Antonio Germano; MELO, F. E.; Rodrigues, Rui Martinho; RIBEIRO, L. T. F.. Forjados nas estrelas: educação e doutrina espírita através de vidas em (trans)formação. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Ceará.
Rodrigues, Rui Martinho; Magalhães, Antonio Germano; Andrade, Francisco Ari de; Vascoincelos Júnior, Raimundo Elmo de Paula;CASTELO, Sander Cruz. Escolas militares do exército: a fomação, seus mitos e ritos (1889-1931). 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.
Rodrigues, Rui Martinho; Vasconcelos, José Gerardo; Ramos, Francisco Régis Lopes; Magalhães, Antonio Germano;CASTELO, Sander Cruz. Práticas de clientelismo, educação planejada e o sonho da redenção humana em torno do PLAMEG-Plano de Metas do Governo Virgílio Távora (Ceará, 1963-66). 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.
Rodrigues, Rui Martinho; Magalhães, Antonio Germano; Vasconcelos, José Gerardo; Andrade, Francisco Ari de;CASTELO, Sander Cruz. Entre dois agostos: o Conselho de Educação do Ceará na década de 1970-1979. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.
SANT ANNA, Denise Bernuzzi de; PINTO, Maria Inês Machado Borges; BRITES, Olga; MARINS, Paulo Cesar Garcez; CAVALHO, Yone de.; Fraga;CASTELO, Sander Cruz. Da capital bandeirante às imagens do cinema institucional de São Paulo (1930-1940). 2011. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica.
LUCAS, Meize Regina de Lucena; Pereira da Silva, Jailson;CASTELO, Sander Cruz. O cinema e a cidade: representações de Fortaleza na produção audiovisual do coletivo Alumbramento (2006-2011). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós- Gradução em História) - Universidade Federal do Ceará.
Rodrigues, Rui Martinho; SILVA, E. M. R.; Vasconcelos, José Gerardo;CASTELO, Sander Cruz. Juvenal Galeno e suas canções populares: reflexos de um propósito educacional romântico sob os auspícios da filosofia do espiritualismo eclético. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.
Rodrigues, Rui Martinho; Vasconcelos, José Gerardo; Magalhães, Antonio Germano; MELO, F. E.; MAIA FILHO, O. N.;CASTELO, Sander Cruz. Educação e doutrina espírita: caminhos de (trans)formação na biografia de Carlos Roberto Campetti. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.
Rodrigues, Rui Martinho; Vascoincelos Júnior, Raimundo Elmo de Paula; Magalhães, Antonio Germano;CASTELO, Sander Cruz. Juvenal Galeno e suas canções: um escritor de missão no projeto educacional/pedagógico do romantismo brasileiro. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.
Rodrigues, Rui Martinho; Vascoincelos Júnior, Raimundo Elmo de Paula; Andrade, Francisco Ari de; Magalhães, Antonio Germano;CASTELO, Sander Cruz. O legado educacional de Gustavo Barroso e a preservação da memória nacional. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.
Rodrigues, Rui Martinho; Vascoincelos Júnior, Raimundo Elmo de Paula; Magalhães, Antonio Germano; Andrade, Francisco Ari de;CASTELO, Sander Cruz. Escolas militares do exército. A fomação, seus mitos e ritos (1889-1931). 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Ceará.
Rodrigues, Rui Martinho; Vascoincelos Júnior, Raimundo Elmo de Paula; Andrade, Francisco Ari de;CASTELO, Sander Cruz. Vou pra rua! Narrativas de estudantes do centro da cidade de Fortaleza. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Ceará.
Magalhães, Antonio Germano; Andrade, Francisco Ari de; Vascoincelos Júnior, Raimundo Elmo de Paula; Rodrigues, Rui Martinho;CASTELO, Sander Cruz. Formação de oficiais nas escolas militares do exército (1889-1905). 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.
CASTELO, Sander Cruz; Rodrigues, Rui Martinho; Andrade, Francisco Ari de; Vasconcelos, José Gerardo; Magalhães, Antonio Germano. Entre dois agostos: o Conselho de Educação do Ceará durante o período ditatorial (1970-1979). 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.
CANDIDO, T. A. P.; MAIA Jr, Edmilson Alves;CASTELO, Sander Cruz. Bacurau (BRA, 2019) e a Folha de São Paulo: ?crise? e ?resistência? no cinema brasileiro atual/do tempo presente. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Interdisciplinar em História e Letras) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
ALENCAR, Manoel Alves Fonseca de.; ANDRADE, Joel Carlos de Souza;CASTELO, SANDER CRUZ. Um ?espetáculo? de assombrações: histórias de Limoeiro do Norte ? CE (1939-1996). 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Interdisciplinar em História e Letras) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
RIOS, Kênia Souza.; CANDIDO, T. A. P.;CASTELO, Sander Cruz. Visões da natureza: a paisagem ambiental de Quixadá na década de 1920. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Interdisciplinar em História e Letras) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
Camurça, Rodrigo Capistrano; MAIA Jr, Edmilson Alves;CASTELO, SANDER CRUZ. Memória, identidade e exílio dos migrantes cabo-verdianos na cinematografia de Pedro Costa. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Interdisciplinar de História e Letras) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
Araújo, Fátima Maria Leitão; Silva, Isaíde Bandeira da;CASTELO, SANDER CRUZ. Cinema no livro didático de História: uma análise dos dispositivos cinematográficos no Ensino Médio e seus usos no cotidiano escolar. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Interdisciplinar em História e Letras) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
Silva, Isaíde Bandeira da; MAIA Jr, Edmilson Alves;CASTELO, Sander Cruz. O ensino técnico no colégio Cel. Virgílio Távora em Quixadá nos anos 1970: "fazer política dentro do ensino". 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Interdisciplinar em História e Letras) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
Marques, Rodrigo de Albuquerque; Lins, Lindercy Francisco Tomé de Souza;CASTELO, Sander Cruz. Entre cinemeiros ambulantes e as telas da memória: um panorama sobre o cinema em Fortaleza aos tempos da segunda guerra. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Interdisciplinar em História e Letras - Mihl) - Universidade Estadual do Ceará.
Haiashida, Keila Andrade; LIMA, A. M. P.; Irineu, Lucineudo Machado;CASTELO, Sander Cruz. O livro didático de inglês para o desenvolvimento do letramento visual/multimodal crítico. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Interdisciplinar em História e Letras) - Universidade Estadual do Ceará.
MAIA Jr, Edmilson Alves; Duarte, Ana Rita Fonteles;CASTELO, Sander Cruz. O movimento estudantil secundarista em Fortaleza entre 1979 e 1982: memórias de sonhos e lutas juvenis. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Interdisciplinar em História e Letras - Mihl) - Universidade Estadual do Ceará.
CHAVES, J. O. S.; CANDIDO, T. A. P.;CASTELO, Sander Cruz. Ação pastoral da Diocese de Limoeiro do Norte no contexto da igreja renovada (1968-1986). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Interdisciplinar em História e Letras) - Universidade Estadual do Ceará.
MELLO, W. J.; GADELHA, Georgina da Silva; LIMA, Z. M. M.;CASTELO, Sander Cruz. AIDS e a obra fílmica: An Early Frost/Aconteceu comigo - representação e estigma. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em História) - Universidade Estadual do Ceará.
RODRIGUES, J. A.; LIMA, M. S. L.; CHAVES, J. O. S.;CASTELO, Sander Cruz. Vida que forma: autobiografia e formação de professores. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação e Ensino (Maie)) - Universidade Estadual do Ceará.
Pereira da Silva, Jailson; NOGUEIRA, A. G. R.;CASTELO, Sander Cruz. História de uma paixão pelo cinema. Clube de Cinema de Fortaleza: sociabilidade e cultura cinematográfica em Fortaleza (1948 a 1968). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Ceará.
Freitas, Antônio de Pádua Santiago de; Araújo, Erick Assis de;CASTELO, Sander Cruz. Da "terra da luz" a "cartola do tio Sam": a influência francesa e a inspiração norte-americana no cotidiano fortalezense. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em História) - Universidade Estadual do Ceará.
MUNIZ, A. C.; SANTOS JUNIOR, J. J. G.;CASTELO, Sander Cruz. Escrita de si e memória: a construção (auto) biográfica do "Papa da educação do maciço de Baturité" (Aracoiaba-CE /1990 -2012). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em História) - Universidade Estadual do Ceará.
Menezes, Eduardo Diatahy Bezerra de; Germano, Idilva Maria Pires;CASTELO, Sander Cruz. Belo Monte: religiosidade e luta no sertão semi-árido. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.
Magalhães, Antonio Germano; ALBUQUERQUE, L. M. B.;CASTELO, Sander Cruz. A ONG Encine e a formação de professores para a utilização do vídeo documentário como instrumento do ensino- aprendizagem da História. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Ceará.
CASTELO, Sander Cruz; SANTOS, L. N. S.; PINTO, J. A. M.. Entre a guerra e o humor - representação do final da segunda guerra nas charges do jornal O Povo (1944-1945). 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas e abordagens em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
SANTOS, L. N. S.; PINTO, J. A. M.;CASTELO, Sander Cruz. A imagem do feminino e do masculino na publicidade das revistas O Cruzeiro e Manchete na década de 1950. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas e abordagens em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
MAIA Jr, Edmilson Alves; SANTOS, L. N. S.;CASTELO, Sander Cruz. Narrativas do agora: intrigas sobre violência, jovens infratores e dramas maternos em Quixadá de 2009 a 2018. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas e abordagens em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CANDIDO, T. A. P.; Lima, Janilson Rodrigues;CASTELO, Sander Cruz. Cotidiano e trabalho: memórias dos operários das usinas de beneficiamento de algodão em Quixadá-CE (1960-1970). 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas e abordagens em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CASTELO, Sander Cruz; SILVA, M. J. D.; Barros, Vilarin Barbosa. ?Fé e cidade: a Igreja Católica em Quixadá(CE) ? de paróquia a diocese (1950-2007). 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas e abordagens em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
Marques, Janote Pires; Lima, Jeimes Mazza Correia;CASTELO, Sander Cruz. Onde melhor se gravam as noções: abordagens sobre o consumo de álcool e outras drogas associadas ao ensino de História. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologias do ensino de História) - Universidade Estadual do Ceará.
MAIA Jr, Edmilson Alves; Barros, Vilarin Barbosa;CASTELO, Sander Cruz. Ocupação e povoamento de Quixadá (séculos XVII-XIX). 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas e abordagens em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
MAIA Jr, Edmilson Alves; Barros, Vilarin Barbosa;CASTELO, Sander Cruz. Jogo e sociabilidade: as rifas no cotidiano de Quixeramobim. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas e abordagens em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
MAIA Jr, Edmilson Alves; Barros, Vilarin Barbosa;CASTELO, Sander Cruz. Casas de farinha e cultura material: a casa de farinha, mandioca e as farinhadas em Itapiúna nas décadas de 1960 e 1970. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas e abordagens em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
Barros, Vilarin Barbosa; MAIA Jr, Edmilson Alves;CASTELO, Sander Cruz. A ditadura civil-militar nas páginas dos livros didáticos de História (1996-2005). 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas e abordagens em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
Lima, Jeimes Mazza Correia; Marques, Janote Pires;CASTELO, Sander Cruz. A seca de 1932 através do jornal como fonte de pesquisa para alunos do ensino fundamental II. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologias do ensino de História) - Universidade Estadual do Ceará.
MAIA Jr, Edmilson Alves; SILVA, M. J. D.;CASTELO, Sander Cruz. Assentamento Antonio Conselheiro: uma história de lutas e resistências pela terra e sua organização (1995-2005). 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas e abordagens em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CASTELO, Sander Cruz; SILVA, I. B.; SANTOS, José Deribaldo Gomes dos. A narrativa histórica em sala de aula: um estudo de caso (Itapiúna-CE, 2010). 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas e abordagens em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CASTELO, Sander Cruz; MAIA JR, Edmilson Alves.; ALENCAR, Manoel Alves Fonseca de.. A questão indígena na cultura escolar:o caso da E. E..F. Pedro Aexandre Valentim (2010). 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas e abordagens em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CASTELO, Sander Cruz; ALENCAR, Manoel Alves Fonseca de.; MAIA Jr, Edmilson Alves. A música de Luiz Gonzaga: Estado Novo, política cultural e nacionalidade (1937-1945). 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas e Abordagens em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
GOMES, Assis Daniel; FERREIRA, Lara Vanessa de Castro;CASTELO, Sander Cruz. Trabalho e pobreza: memórias dos trabalhadores ambulantes de Senador Pompeu (Ceará) no período da pandemia da covid-19. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
Bezerra, Francisca Eudésia Nobre;CASTELO, Sander Cruz; SANTOS, L. N. S.. Livro didático de História: o processo de escolha na cidade de Banabuiú/CE no ano de 2019/2020. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
SANTOS, L. N. S.; Bezerra, Francisca Eudésia Nobre;CASTELO, Sander Cruz. O ensino remoto e as aulas de História das turmas de 8° e 9° anos na Escola de Ensino Fundamental Deputado Flávio Portela Marcílio, na cidade de QuixadáCE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
Bezerra, Francisca Eudésia Nobre;CASTELO, Sander Cruz; SANTOS, L. N. S.. Tal mãe, tal a filha? Trajetórias de mulheres do sítio Monte Belo (Milhã/CE ? 1960-2022). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
SANTOS, L. N. S.; MAIA Jr, Edmilson Alves;CASTELO, Sander Cruz. Entre proibições e resistências: a mulher e o futebol no Brasil (1940 a 1979). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CANDIDO, T. A. P.; MAIA Jr, Edmilson Alves;CASTELO, Sander Cruz. Operários do Banabuiú: a construção e os construtores do açude Arrojado Lisboa (1952-1966). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
MAIA Jr, Edmilson Alves; Pereira da Silva, Jailson;CASTELO, Sander Cruz. ?Os aventureiros rebeldes?: análise da produção de um filme amador em Quixadá na virada do século XX. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
MAIA Jr, Edmilson Alves; Bezerra, Francisca Eudésia Nobre;CASTELO, Sander Cruz. História e cultura afro-brasileira no livro didático de História: a Lei 10639/03 e a coleção "História, sociedade e cidadania" (2018).. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
SANTOS, L. N. S.; Bezerra, Francisca Eudésia Nobre;CASTELO, Sander Cruz. FECLESC: desafios, conflitos e mudanças na gestão dos três primeiros diretores (1983-1996). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
Alves, Hildebrando Maciel; ALENCAR, Manoel Carlos Fonseca;CASTELO, Sander Cruz. A cearensidade nas obras fílmicas "Cine Hollywood" (2013) e "O Shaolin do Sertão" (2016), de Halder Gomes. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
ALENCAR, Manoel Carlos Fonseca; OLIVEIRA, Gilberto Gilvan Souza;CASTELO, Sander Cruz. A distopia pós-modernista: as representações do capitalismo tardio na obra ?Androides sonham com ovelhas elétricas?? (1968), de Philip K. Dick. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
Bezerra, Francisca Eudésia Nobre; SANTOS, L. N. S.;CASTELO, Sander Cruz. Memórias de mulheres no front da segunda guerra mundial (1939-1945) na pespectiva de Svetlana Aleksiévitch. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
Bezerra, Francisca Eudésia Nobre; SANTOS, L. N. S.;CASTELO, Sander Cruz. ?Maus? a história do holocausto contada através de um HQ. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
SANTOS, L. N. S.; GOMES, Assis Daniel;CASTELO, Sander Cruz. Ascensão e queda de Fernando Collor de Mello: uma análise da fortuna crítica sobre o papel da imprensa (1990-1992). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
MAIA Jr, Edmilson Alves; SANTOS, L. N. S.;CASTELO, Sander Cruz. A subjetividade como [ato de] resistência: o nazismo nos diários de Anne Frank e Mary Berg. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
ROLIM, Tácito Thadeu Leite; Lima, Janilson Rodrigues;CASTELO, Sander Cruz. O filme "Lutero" (EUA/ALE, 2003): produção, conteúdo e recepção.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
Bezerra, Francisca Eudésia Nobre; Barros, Vilarin Barbosa;CASTELO, Sander Cruz. A capela Nossa Senhora da Conceição em Itans-CE e a educação patrimonial. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
Pereira da Silva, Jailson; MAIA Jr, Edmilson Alves;CASTELO, Sander Cruz. O professor de História no imaginário anticomunista da série ?E aí, seu professor de História te ensinou ou te doutrinou??. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
SANTOS, L. N. S.; Guedes, Mardônio e Silva;CASTELO, Sander Cruz. O livro didático "Um olhar sobre Capistrano" em análise (2005 2008). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
GOMES, Assis Daniel; Bezerra, Francisca Eudésia Nobre;CASTELO, Sander Cruz. As imagens plurais: as representações do cotidiano e dos espaços urbanos de Quixadá (1900-1930). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
ALENCAR, Manoel Alves Fonseca de.; CANDIDO, T. A. P.;CASTELO, Sander Cruz. A distopia como problema histórico em "Admirável mundo novo" e "1984?. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
MAIA Jr, Edmilson Alves; Lima, Janilson Rodrigues;CASTELO, Sander Cruz. "Por meio dos álbuns": memória, cotidiano e sociabilidade nas fotografias familiares de Capistrano (1970-2000). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
SANTOS, L. N. S.; LIMA, C. I. S.;CASTELO, Sander Cruz. Padrões de beleza feminina nos concursos de miss no Brasil da década de 1950. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
Bezerra, Francisca Eudésia Nobre;CASTELO, Sander Cruz; SANTOS, L. N. S.. Recursos audiovisuais no ensino de história: videoaulas sobre idade média no canal "Se liga nessa história", do Youtube (Capistrano-CE ? 2020). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CASTELO, Sander Cruz; SANTOS, L. N. S.; Lima, Janilson Rodrigues. O Projeto de Ajuda Familiar (PAF)- ação frente à pobreza no distrito de Caio Prado, Itapiúna- CE (1986-2020). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
PINHEIRO, Caio Lucas Morais; SANTOS, L. N. S.;CASTELO, Sander Cruz. A vida em torno da bola: trajetórias de vida de ex-jogadores do Quixadá Futebol Clube (Décadas de 1970- 1990). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
ALENCAR, Manoel Alves Fonseca de.;CASTELO, Sander Cruz; MELO, Ana Amélia de Moura Cavalcante de. Fantasia e transgressão nas duas versões da telenovela "Saramandaia" (1976 e 2013).. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
SANTOS, L. N. S.; LIMA, C. I. S.;CASTELO, Sander Cruz. A lei Maria da Penha na pauta do jornal cearense O POVO (2006-2016). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
SANTOS, L. N. S.; PINTO, J. A. M.;CASTELO, Sander Cruz. Os sem religião em Itapiúna-CE (2010-2019). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
MAIA Jr, Edmilson Alves; SANTOS, L. N. S.;CASTELO, SANDER CRUZ. Memórias sobre o rádio e a TV nos anos de 1960 a 1990 na comunidade do Bico da Arara. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
PINTO, J. A. M.; SANTOS, L. N. S.;CASTELO, SANDER CRUZ. Águas, plantas e animais: a relação homem e natureza em Quixadá na década de 20. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
SANTOS, L. N. S.; PINTO, J. A. M.;CASTELO, SANDER CRUZ. A união camponesa na tomada da terra na fazenda Massapê - Itapiúna/CE (1989-1991). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CASTELO, Sander Cruz; SANTOS, L. N. S.; PINTO, J. A. M.. Assistência ao parto cirúrgico: experiências de mulheres de Ibicuitinga que vivenciaram a cesariana eletiva (2010-2016). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CASTELO, Sander Cruz; SANTOS, L. N. S.; PINTO, J. A. M.. Reforma e restauração da capela Nossa Senhora da Assunção: patrimônio histórico e memória em Itapiúna (1994-2017). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CASTELO, Sander Cruz; SANTOS, L. N. S.; PINTO, J. A. M.. Extensão, cinema e ensino: o uso do filme em prol da consciência histórica na E. E. M. Vereadora Edimar Martins da Cunha (Itapiúna, 2014-2017). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CASTELO, Sander Cruz; SANTOS, L. N. S.; PINTO, J. A. M.. Oficinas de artesanato e jogos didáticos: propostas para o ensino e a aprendizagem de História no Fundamental II (2017). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CASTELO, Sander Cruz; SANTOS, L. N. S.; PINTO, J. A. M.. Se a morte chegar? Rituais fúnebres em Itapiúna-CE (1970-2001). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
SANTOS, L. N. S.; Alves, Hildebrando Maciel;CASTELO, Sander Cruz. "Pula fogueira": transformações socioculturais nas festividades juninas de Quixadá (1993-2016). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CASTELO, Sander Cruz; ALENCAR, Manoel Alves Fonseca de.; PINTO, J. A. M.. Ciência e moralidade em Rodolfo Teófilo: uma análise do romance "A fome". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CASTELO, Sander Cruz; Barros, Vilarin Barbosa; MAIA Jr, Edmilson Alves; Camurça, Rodrigo Capistrano. "A morte comanda o cangaço" (BRA/1961): o nordestern (re)visitando o western na "Hollywood do sertão". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CASTELO, Sander Cruz; SANTOS, L. N. S.; Alves, Francisco Artur Pinheiro. O malandro e o palhaço: imaginário sobre o anti (herói) popular brasileiro nas chanchadas "Tristezas não pagam dívidas" (1944) e "A dupla do barulho" (1953). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.
SANTOS, L. N. S.; Machado, Jana Rafaella Maia;CASTELO, Sander Cruz. O holocausto no livro didático de História (1964-2011). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
SANTOS, L. N. S.; MAIA Jr, Edmilson Alves;CASTELO, Sander Cruz. O reverso da política: uma reflexão sobre o processo de municipalização da cidade de Ibaretama (1988-2004). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
MAIA Jr, Edmilson Alves; Machado, Jana Rafaella Maia;CASTELO, Sander Cruz. Águas e memórias: barramento e impactos socioespaciais em Itapiúna (1995-2015). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
MAIA Jr, Edmilson Alves; Machado, Jana Rafaella Maia;CASTELO, Sander Cruz. Capistrano-CE e ferrovia nas décadas de 1970 e 1980: uma trajetória através do trem na memória. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CASTELO, Sander Cruz; SANTOS, L. N. S.; MAIA Jr, Edmilson Alves. Prelúdio: memórias sobre a entrada de mulheres na banda de música de Quixadá (1974-1987). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CASTELO, Sander Cruz; MAIA Jr, Edmilson Alves; SANTOS, L. N. S.. Comédia cerebral e drama de guerra em "Bastardos inglórios" (EUA, 2009): reescrita do holocausto. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
SANTOS, L. N. S.;CASTELO, Sander Cruz; MAIA Jr, Edmilson Alves. "Seduzidas, defloradas e desonradas": um retrato dos crimes de sedução e defloramento em Fortaleza de 1910 a 1920. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CASTELO, Sander Cruz; MAIA Jr, Edmilson Alves; CONCEIÇÃO, Flávio da. Os ?heróis? cinematográficos no contexto do sesquicentenário da Independência do Brasil (1972). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CASTELO, Sander Cruz; SANTOS, L. N. S.; PINTO, J. A. M.. Consciência histórica/moral e virtude nos filmes ?Fora de controle? (2002), ?A condenação? (2010) e ?Nebraska? (2014). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CASTELO, Sander Cruz; SANTOS, L. N. S.; PINTO, J. A. M.. José de Araújo: a construção de um santo popular (Quixadá, 1956-2016). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CASTELO, Sander Cruz; PINTO, J. A. M.; SANTOS, L. N. S.. A gula no filme 'Estômago" (2007). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
SANTOS, L. N. S.; Machado, Jana Rafaella Maia;CASTELO, Sander Cruz. A construção do imaginário turístico de Quixadá (1986-2015). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
SANTOS, L. N. S.;CASTELO, Sander Cruz; PINTO, J. A. M.. Medicina e política: a trajetória de Everaldo Silveira (1961-2011). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
SANTOS, L. N. S.; PINTO, J. A. M.;CASTELO, Sander Cruz. Fiel às origens: o amor no repertório da banda de forró Lagosta Bronzeada (2000-2016). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
SANTOS, L. N. S.; PINTO, J. A. M.;CASTELO, Sander Cruz. Mulher, professora, escritora e política: memórias de vida no documentário "Francisca Clotilde, uma história de amor e de lutas" (2012). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CASTELO, Sander Cruz; SANTOS, L. N. S.; PINTO, J. A. M.. O impacto da construção do açude Pesqueiro na vida dos remanejados (Capistrano-CE, 2003-2016). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CASTELO, Sander Cruz; SANTOS, L. N. S.; PINTO, J. A. M.. Impactos de um acidente ferroviário em Capistrano-CE (1982-2016). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CASTELO, Sander Cruz; SANTOS, L. N. S.; MAIA Jr, Edmilson Alves. A imaterialidade do bem material: Antônio Conselheiro e seu memorial (Quixeramobim, 1997-2016). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
MAIA Jr, Edmilson Alves; Camurça, Rodrigo Capistrano;CASTELO, Sander Cruz. "Memória em alta": uma análise da patrimonialização do Chalé da Pedra em Quixadá (1993-2010). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
SANTOS, L. N. S.; PINTO, J. A. M.;CASTELO, Sander Cruz. Saberes docentes e ensino de História, Banaibuiú/CE - 2014. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
SOUSA, Noélia Alves de.; SANTOS, L. N. S.;CASTELO, Sander Cruz. Mulher e política: a participação feminina na política no município de Choró (1992-2012). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
MUNIZ, A. C.; Barros, Vilarin Barbosa;CASTELO, Sander Cruz. Memórias das famílias pioneiras de Custódio sobre a formação e o desenvolvimento da sede do Distrito. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CASTELO, Sander Cruz; SANTOS, L. N. S.; MAIA Jr, Edmilson Alves. Consciência e imaginação moral nos filmes ?Anna Karenina? (2013), ?O menino de pijama listrado? (2008) e ?Inverno da alma? (2011). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
SANTOS, L. N. S.; PINTO, J. A. M.;CASTELO, Sander Cruz. Pirangi futebol clube (1972-1993). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
MAIA Jr, Edmilson Alves; SANTOS, L. N. S.;CASTELO, Sander Cruz. A informática na aprendizagem escolar: um estudo de caso na E.E.E.P Maria Cavalcante Costa (Quixadá-CE). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CASTELO, Sander Cruz; REGIS, I. M.; Barros, Vilarin Barbosa. Migração Ocara- São Paulo: memórias, identidades e saudades (1980-1990). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CASTELO, Sander Cruz; SANTOS, L. N. S.; MAIA Jr, Edmilson Alves. Escola Euclides Pinheiro de Andrade - Milhã-CE (1958-2013). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CASTELO, Sander Cruz; MAIA Jr, Edmilson Alves; SANTOS, L. N. S.. Uso das imagens dos livros didáticos de História na Escola de Ensino Fundamental José Jucá - Quixadá-CE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
SILVA, M. J. D.; MAIA Jr, Edmilson Alves;CASTELO, Sander Cruz. Espiritismo e práticas espíritas em Quixadá numa história do tempo presente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
SILVA, M. J. D.; MAIA Jr, Edmilson Alves;CASTELO, Sander Cruz. Representações do Círculo Operário de Baturité no jornal "A verdade" na década de 1950. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CASTELO, Sander Cruz; SANTOS, L. N. S.; PINTO, J. A. M.. Associação comunitária de Agricultores do Córrego do Facó-Ocara: Organização, cotidiano e lutas (1991 ? 2011).. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CASTELO, Sander Cruz; MUNIZ, A. C.; GOMES,V. S. Urbanização em Quixadá: transformações na paisagem da Lagoa Chico Bezerra (1970-2010). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CASTELO, Sander Cruz; Camurça, Rodrigo Capistrano; MAIA Jr, Edmilson Alves. A arte imita e faz história: o filme "Auto da compadecida" (2001) como fonte histórica, imaginário e representação do Nordeste. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CASTELO, Sander Cruz; SANTOS, L. N. S.; Camurça, Rodrigo Capistrano. A emancipação política de Choró (1988-1992). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
SANTOS, L. N. S.;CASTELO, Sander Cruz; PINTO, J. A. M.. A igreja Católica e o desenvolvimento sócio-urbano de Quixadá (1931-2007). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
MAIA Jr, Edmilson Alves; SANTOS, L. N. S.;CASTELO, Sander Cruz. Educação atrás das grades?O processo de ressocialização dos presos na Cadeia Pública de Quixadá-CE através do CEJA (2006-2014). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
Paula da Silva, Diocleciana; FERNANDES, Ana Carla Sabino;CASTELO, Sander Cruz. Subversão do desejo: ser mulher no comércio sexual. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
Santos, Cleide Maria Amorim dos; Camurça, Rodrigo Capistrano;CASTELO, Sander Cruz. Headbangers na igreja: o nascimento da cena do metal cristão na cidade de Fortaleza com a chegada do CMF-1999/2001. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CASTELO, Sander Cruz; SILVA, M. J. D.; MAIA Jr, Edmilson Alves. O filme "Nosso lar"(2010) e o espiritismo: psicografia, umbral e reencarnação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CASTELO, Sander Cruz; Camurça, Rodrigo Capistrano; MAIA Jr, Edmilson Alves. Banda de Música Municipal de Quixadá: mudanças e permanências (1968 ? 2013). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CASTELO, Sander Cruz; Camurça, Rodrigo Capistrano; MAIA Jr, Edmilson Alves. Afinal, onde estava a ?diferença?? A reestruturação do forró eletrônico pela banda Aviões do Forró (2002-2013). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
MAIA Jr, Edmilson Alves; SILVA, M. J. D.;CASTELO, Sander Cruz. Ser irmão estava para além do rezar: a irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Quixaramobim-CE e a romanização (1854-1923). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
SILVA, I. B.; SILVA, M. J. D.;CASTELO, Sander Cruz. Sítio da ïndia: cultura e representação na obra do poeta Alberto Porfírio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CASTELO, Sander Cruz; SILVA, I. B.; MAIA Jr, Edmilson Alves. O ensino médio e o uso do livro didático na escola Maria de Fátima Verçosa Damasceno (2010-11 Choró/CE). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CASTELO, Sander Cruz; SILVA, M. J. D.; SOUSA, Noélia Alves de.. Lampião na literatura de cordel: para além de bandido ou herói. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CASTELO, Sander Cruz; SILVA, M. J. D.; SOUSA, Noélia Alves de.. Paróquia de São José: espaço de sociabilidade e cultura no distrito de Caio Prado, Itapiúna-CE (1997-2011). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CASTELO, Sander Cruz; SILVA, M. J. D.; MUNIZ, A. C.. Memória e escrita da HIstória de Quixadá: reflexões sobre a obra "Retalhos da Históra de Quixadá", do memorialista João Eudes Costa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CASTELO, Sander Cruz; SILVA, M. J. D.; MAIA Jr, Edmilson Alves. RPG: jogando na história - uma investigação de práticas culturais dos jovens no Brasil nos anos 1990-2000. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CASTELO, Sander Cruz; MAIA Jr, Edmilson Alves; REGIS, I. M.. Renato Russo e a década de 1980: a construção de um mito. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CASTELO, Sander Cruz; MAIA Jr, Edmilson Alves; SILVA, M. J. D.. Religiosidade popular: o fenômeno das romarias a São Francisco em Canindé, sua atuação no imaginário dos devotos e a vivência na festa (1985-2010). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
MAIA Jr, Edmilson Alves; SILVA, M. J. D.;CASTELO, Sander Cruz. 'Anos de chumbo" na escola: construção de memórias sobre a ditadura civil-militar (de 1964-1985) nos livros didáticos de História. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
MAIA Jr, Edmilson Alves;CASTELO, Sander Cruz; SILVA, M. J. D.. A educação em Ocara mediante uma história oral de vida (1943-1974). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
MAIA Jr, Edmilson Alves;CASTELO, Sander Cruz; SILVA, M. J. D.; MUNIZ, A. C.. Memórias de Salomão Alves de Moura Brasil: reflexões sobre uma escrita de si (1990-2012). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CASTELO, Sander Cruz; ALENCAR, Manoel Alves Fonseca de.; SILVA, M. J. D.. Cine São José: a saga "cinematográfica" do último cinema de Quixadá nos anos 1980. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CASTELO, Sander Cruz; MUNIZ, A. C.; MAIA Jr, Edmilson Alves. Devotos: memórias históricas da festa da padroeira de Capistrano (1941-1970). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
MAIA Jr, Edmilson Alves; CARDOSO, Gleudson Passos.;CASTELO, Sander Cruz. Comunidades quilombolas de Lagoa dos Ramos e Goiabeiras no município cearense de Aquiraz: a memória e a relação com o meio legitimando o direito de posse da terra (1988-2011). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.
MAIA Jr, Edmilson Alves; ALENCAR, Manoel Alves Fonseca de.;CASTELO, Sander Cruz. Fé, cinema e História: um estudo sobre "O Caldeirão de Santa Cruz do Deserto", de Rosemberg Cariry. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
MAIA Jr, Edmilson Alves; SILVA, I. B.;CASTELO, Sander Cruz. Cinema nas vivências escolares: historicizando experiências e debatendo recursos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
MUNIZ, A. C.; SANTOS, D. D.;CASTELO, Sander Cruz. Violência doméstica contra a mulher em Quixadá:da agressão à denúncia e desistência. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
SOUSA, Manoel Alves de.; SOUSA, Noélia Alves de.;CASTELO, Sander Cruz. História e cinema: a trajetória do cinema na terra dos monólitos - 1910-1992. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CANDIDO, T. A. P.; SILVA, I. B.;CASTELO, Sander Cruz. O uso do computador no ensino de História: escolas públicas de Quixadá. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CASTELO, Sander Cruz; CANDIDO, T. A. P.; SILVA, I. B.. Meteorologia popular: Os profetas da chuva no Ceará, Quixadá em foco (1996-2010). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
SILVA, I. B.; SOUSA, Manoel Alves de.;CASTELO, Sander Cruz. O livo didático de História na educação de jovens e adutos no Centro Educacional Municipal Celestino de Sousa em Banabuiú, em 2009. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
ALENCAR, Manoel Alves Fonseca de.; MUNIZ, A. C.;CASTELO, Sander Cruz. "Quando eu ia ela voltava, Quando eu voltava ela ia": memórias sobre a cantoria de viola em Quixadá (1991-2004).. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
SANTOS, D. D.;CASTELO, Sander Cruz. Compreendendo o ensino de História no ensino fundamental I no distrito educacional Campo Velho ? um estudo de caso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
NEVES, Berenice Abreu de Castro; OLIVEIRA, Gledson Ribeiro de;CASTELO, Sander Cruz. Memória, montagem e monumentalização no cinema documental: o caso de "Abry" (2003). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.
Sandes, José Anderson Freire.;CASTELO, Sander Cruz; Lins Junior, José Raymundo Figueiredo. O filme na memória: motivos e motivações do documentário cearense. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Devry Brasil.
CASTRO, W.; MAIA Jr, Edmilson Alves;CASTELO, Sander Cruz. "Foi massa. Foi feira. Foi livre. Foi Massafeira Livre": a grande imprensa e a massafeira livre. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.
REGIS, J. R.; CARDOSO, Gleudson Passos.;CASTELO, SANDER CRUZ. Professor substituto de História da FAFIDAM, FECLESC e FAEC (UECE). 2021. Universidade Estadual do Ceará.
JUCÁ, Gisafran; PINHO, Silvana de Sousa;CASTELO, Sander Cruz. Professor substituto de História da FAFIDAM-UECE (setor Teoria e Metodologia da História). 2016. Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos- UECE.
CASTELO, Sander Cruz; LINS, L. F. T. S.; Araújo, Erick Assis de. Professor substituto de História da FECLESC-UECE (setor Teoria da História). 2012. Universidade Estadual do Ceará.
SANTOS, L. N. S.; Bezerra, Francisca Eudésia Nobre;CASTELO, Sander Cruz. Banca de qualificação de regência do subprojeto de História do Programa de Residência Pedagógica da FECLESC-UECE. 2019. Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE.
CASTELO, Sander Cruz. Banca de correção da prova de História do vestibular. 2008. Comissão Coordenadora do Vestibular (UFC).
CASTELO, Sander Cruz. Banca de correção da prova de História do vestibular. 2007. Comissão Coordenadora do Vestibular (UFC).
CASTELO, Sander Cruz. Banca de correção da prova de História do vestibular. 2006. Comissão Coordenadora do Vestibular (UFC).
CASTELO, Sander Cruz. Banca de correção da prova de História do vestibular. 2005. Comissão Coordenadora do Vestibular (UFC).
CASTELO, Sander Cruz. Banca de correção da prova de História do vestibular. 2004. Comissão Coordenadora do Vestibular (UFC).
CASTELO, Sander Cruz. Banca de correção da prova de História do vestibular. 2003. Comissão Coordenadora do Vestibular (UFC).
CASTELO, Sander Cruz. Banca de correção da prova de História do vestibular. 2002. Comissão Coordenadora do Vestibular (UFC).
CASTELO, Sander Cruz. Banca de correção da prova de História do vestibular. 2001. Comissão Coordenadora do Vestibular (UFC).
Orientou
Cristal azul do rio Nilo: os lugares de memória da cidade de Quixeramobim nas canções do compositor /letrista Fausto Nilo; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE; (Orientador);
impactos econômicos e culturais de gravações cinematográficas no distrito de Juatama, em Quixadá-CE; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);
Artistas de Quixadá: contribuições, conquista e desafios (2000 a 2020); Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE; (Orientador);
Os estereótipos sobre os nordestinos no filme ?Bem- vinda a Quixeramobim" (2022); Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE; (Orientador);
A filosofia ou o ethos do poeta e escritor Mark Lanegan; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE; (Orientador);
Assassin?s creed ii e Age of empires II: as potencialidades dos jogos eletrônicos para a pesquisa e o ensino de história medieval; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE; (Orientador);
A infância e o holocausto no filme "A vida é bela" (ITA, 1997); Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE; (Orientador);
Festas das almas em Ocara-CE: Mudanças e permanências de 2005 A 2012; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE; (Orientador);
Fundação Kardecista em Quixadá: medicina alternativa em questão; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE; (Orientador);
A filosofia ou o ethos do poeta e escritor Mark Lanegan; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Estadual do Ceará, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; (Orientador);
A filosofia ou o ethos do poeta e escritor Mark Lanegan; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);
Monitoria da disciplina de Introdução à Sociologia; Início: 2024; Orientação de outra natureza; Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; (Orientador);
Visões da natureza: a paisagem ambiental de Quixadá na década de 1920; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado Interdisciplinar em História e Letras) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Bacurau (BRA, 2019) e suas repercussões midiáticas: 'crise' e 'resistência' no cinema brasileiro do tempo presente; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado Interdisciplinar em História e Letras) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Memória, identidade e exílio dos migrantes cabo-verdianos na cinematografia de Pedro Costa; 2021; Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar em História e Letras - Mihl) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Ação pastoral da Diocese de Limoeiro do Norte no contexto da Igreja Renovada (1968-1986); 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Interdisciplinar de História e Letras) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE,; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Vida que forma: autobiografia e formação de professores; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino (Maie)) - Universidade Estadual do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Sander Cruz Castelo;
Entre a Guerra e o Humor ? Representação do final da Segunda Guerra nas charges do jornal O Povo (1944 ? 1945); 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas e abordagens em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Jogo e sociabilidade: as rifas no cotidiano de Quixeramobim; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas e abordagens em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Ocupação e povoamento de Quixadá (séculos XVII-XIX); 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas e abordagens em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE; Orientador: Sander Cruz Castelo;
A narrativa histórica na sala de aula: um estudo de caso (Itapiúna - CE, 2010); 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas e abordagens em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE; Orientador: Sander Cruz Castelo;
A questão indígena na cultura escolar: o caso da E; E; F; Pedro Alexandre Valentim (2010); 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas e abordagens em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE; Orientador: Sander Cruz Castelo;
História e cultura afro-brasileira no livro didático de História: a Lei 10639/03 e a coleção "História, sociedade e cidadania" (2018); 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE; Orientador: Sander Cruz Castelo;
A cearensidade nas obras fílmicas "Cine Hollywood" (2013) e "O Shaolin do Sertão" (2016), de Halder Gomes; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE; Orientador: Sander Cruz Castelo;
O filme "Lutero" (EUA/ALE, 2003): produção, conteúdo e recepção; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE; Orientador: Sander Cruz Castelo;
A subjetividade como [ato de] resistência: o nazismo nos diários de Anne Frank e Mary Berg; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE; Orientador: Sander Cruz Castelo;
O Projeto de Ajuda Familiar (PAF)- ação frente à pobreza no distrito de Caio Prado, Itapiúna- CE (1986-2020); 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Os sem religião em Itapiúna-CE (2010-2019); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Extensão, cinema e ensino: o uso do filme em prol da consciência histórica na E; E; M; Vereadora Maria Edimar Martins da Cunha (Itapiúna, 2014-2017); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE; Orientador: Sander Cruz Castelo;
O malandro e o palhaço: imaginário sobre o (anti)herói popular brasileiro nas chanchadas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Sander Cruz Castelo;
?A morte comanda o cangaço; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Os ?heróis? cinematográficos no contexto do sesquicentenário da Independência do Brasil (1972); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Consciência histórica/moral e virtude nos filmes ?Fora de controle? (2002), ?A condenação? (2010) e ?Nebraska? (2014); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE; Orientador: Sander Cruz Castelo;
A gula no filme 'Estômago" (2007); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Comédia cerebral e drama de guerra em "Bastardos inglórios" (EUA, 2009): reescrita do holocausto; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Consciência e imaginação moral nos filmes ?Anna Karenina? (2013), ?O menino de pijama listrado? (2008) e ?Inverno da alma? (2011); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Urbanização em Quixadá: transformações na paisagem da Lagoa Chico Bezerra (1970-2010); 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Associação comunitária de Agricultores do Córrego do Facó-Ocara: Organização, cotidiano e lutas (1991 ? 2011); ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE; Orientador: Sander Cruz Castelo;
O filme "Nosso lar" e o espiritismo: psicografia, umbral e reencarnação; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Impactos de um acidente ferroviário em Capistrano-CE (1982-2016); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE; Orientador: Sander Cruz Castelo;
O impacto da construção do açude Pesqueiro na vida dos remanejados (Capistrano-CE, 2003-2016); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Escola Euclides Pinheiro de Andrade - Milhã-CE (1958-2013); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Uso das imagens dos livros didáticos de História na Escola de Ensino Fundamental José Jucá-Quixadá-CE; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE; Orientador: Sander Cruz Castelo;
A informática na aprendizagem escolar: um estudo de caso na E; E; E; P Maria Cavalcante Costa (Quixadá-CE); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Afinal, onde estava a ?diferença?? A reestruturação do forró eletrônico pela banda Aviões do Forró (2002-2013); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Banda de Música Municipal de Quixadá: mudanças e permanências (1968 ? 2013); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Lampião na llteratura de cordel: para além de bandido ou herói; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Cinema nas vivências escolares: historicizando experiências e debatendo recursos (MiIlhã-CE, 2010-11); 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Cine São José: último capítulo de uma saga "cinematográfica" em Quixadá nos anos 1980; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Violência doméstica contra a mulher em Quixadá: da agressão à denuncia e desistência; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central; Orientador: Sander Cruz Castelo;
A educação em Ocara mediante uma história oral de vida (1943-1974); 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Memória, montagem e monumentalização no cinema documental:o caso de "Abry" (2003); 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Sander Cruz Castelo;
"Foi massa; Foi feira; Foi livre; Foi Massafeira Livre": a grande imprensa e a Massafeira Livre; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Sander Cruz Castelo;
A Psico-história de Peter Gay: narrativas sobre a sociedade burguesa; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Imaginação moral, idílica e diabólica no filme "Inverno da Alma? (EUA, 2011); 2015; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Imaginação moral, idílica e diabólica no filme "Bastados inglórios" (EUA/ALE, 2009); 2015; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sander Cruz Castelo;
As virtudes no filme "Nebraska" (EUA, 2014); 2015; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Orientador: Sander Cruz Castelo;
As virtudes no filme "Homens e Deuses" (FRA, 2010); 2015; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Os gêneros cinematográficos: variantes clássica, moderna e pós-moderna; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Cinema e consciência moral; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Cinema e consciência moral; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Os gêneros cinematográficos: variantes clássica, moderna e pós-moderna; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sander Cruz Castelo;
História real e história alternativa no filme "Watchmen" (2009); 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Sander Cruz Castelo;
A gula no filme "Estômago? [2007]; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Espiritualidade e ufologia entram em cena: Análise do conteúdo fílmico de "Área Q" [2011]; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Análise da produção do filme "Área Q"; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Recepção do filme "Área Q": entre a crítica especializada e o público consumidor; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Sander Cruz Castelo;
As representações do Brasil no filme Mauá - O imperador e o rei (1999); 2011; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Representações do Brasil no filme Rio (2011); 2011; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Monitoria de Introdução à Sociologia; 2023; Orientação de outra natureza; (História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Monitoria de Teoria da História I e II; 2023; Orientação de outra natureza; (História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Monitoria de Introdução à Sociologia; 2022; Orientação de outra natureza; (História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Monitoria de Introdução à Sociologia; 2021; Orientação de outra natureza; (História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Monitoria de Introdução à Sociologia; 2020; Orientação de outra natureza; (História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Monitoria de Introdução à Sociologia; 2019; Orientação de outra natureza; (História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Monitoria - Introdução à Sociologia; 2016; Orientação de outra natureza; (História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Monitoria - Introdução à Sociologia; 2016; Orientação de outra natureza; (História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Monitoria da disciplina Introdução à Sociologia; 2015; Orientação de outra natureza; (História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Monitoria da disciplina Introdução à Sociologia; 2014; Orientação de outra natureza; (História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Projeto de extensão: Cinema na escola: em prol da consciência histórica; 2014; Orientação de outra natureza; (História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Projeto de extensão: Cinema na escola: em prol da consciência histórica; 2014; Orientação de outra natureza; (História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Projeto de extensão: Cinema na escola: em prol da consciência histórica; 2014; Orientação de outra natureza; (História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Projeto de extensão: Cinema na escola: em prol da consciência histórica; 2014; Orientação de outra natureza; (História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Orientador: Sander Cruz Castelo;
O subgênero ?drama histórico sobre a escravidão estadunidense? e o filme ?12 Anos de Escravidão? (STEVE McQUEEN, EUA, 2013); ; 2014; Orientação de outra natureza; (História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Ficção científica sobre viagem espacial; 2014; Orientação de outra natureza; (História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Monitoria da disciplina de Introdução à Sociologia; 2014; Orientação de outra natureza; (História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Monitoria da disciplinas Teoria da HIstória I e II; 2013; Orientação de outra natureza; (História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Projeto de extensão: Cinema na escola: em prol da consciência histórica; 2013; Orientação de outra natureza; (História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Monitoria das disciplinas Teoria da HIstória I e II; 2012; Orientação de outra natureza; (História) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - UECE, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Sander Cruz Castelo;
Produções bibliográficas
-
CASTELO, Sander Cruz . Do divã para o arquivo - Psicanálise aplicada à História: o caso de Peter Gay. HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA , v. 17, p. 1/1-24, 2024.
-
Nunes, Olívia Bruna de Lima ; CASTELO, Sander Cruz . Concílio Vaticano II e Diocese de Limoeiro do Norte-CE.. MACABÉA- REVISTA ELETRONICA DO NETLLI , v. 10, p. 165-177, 2021.
-
CASTELO, Sander Cruz . 'A glória ao nosso redor': o cinema autoral de Terrence Malick. REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA , v. 6, p. 529-540, 2021.
-
CASTELO, Sander Cruz . 'Um estranho numa terra estranha': transcendência e imanência em Cavaleiros de Copas (2015), de Terrence Malick. GUAVIRA LETRAS , v. 26, p. 365-372, 2018.
-
CASTELO, Sander Cruz . Descobrindo-se que se tem uma alma ou de como não se revoltar com a bondade: montagem e sagrado em De canção em canção (EUA, 2017), de Terrence Malick. NUMEN: REVISTA DE ESTUDOS E PESQUISA DA RELIGIÃO , v. 21, p. 144-163, 2018.
-
CASTELO, SANDER CRUZ . Impasses do cinema surrealista contemporâneo: Império dos sonhos (EUA/FRA/POL, 2006) e Os limites do controle (EUA, 2009). A REVISTA CRONOS , v. 19, p. 46-55, 2018.
-
CASTELO, SANDER CRUZ . -Uma pérola no fundo do oceano-: voz over e sagrado no filme Cavaleiro de Copas (EUA, 2015). Correlatio (Online) , v. 16, p. 317-344, 2017.
-
CASTELO, Sander Cruz . País em Transe. Revista de História da Biblioteca Nacional , v. 115, p. 49-53, 2015.
-
DAMASCENO, F. J. G. ; SANTOS, L. N. S. ; CASTELO, Sander Cruz . O estudo das representações como trilha da história cultural. Embornal: revista eletrônica da ANPUH-CE , v. 5, p. 1, 2014.
-
CASTELO, Sander Cruz . Magia e cura: o cinema pânico de Alejandro Jodorowsky. Revista Historiar - Revista Eletrônica do Curso de História Universidade Estadual Vale do Acaraú , v. 5, p. 24-41, 2013.
-
CASTELO, Sander Cruz . O sublime, a narrativa e a história. História da Historiografia , v. 6, p. 213-217, 2011.
-
CASTELO, Sander Cruz . Michel de Certeau e a implosão do edifício historiográfico. Ameríndia (Fortaleza. Online) , v. 7, p. 1, 2010.
-
CASTELO, Sander Cruz . Da maldição do mestiço: relações raciais em Luz em agosto, de William Faulkner. Cadernos do CEOM (UNOESC) , v. 32, p. 371-394, 2010.
-
CASTELO, Sander Cruz . Anatomia do ódio. Tensões Mundiais (Impresso) , v. 5, p. 287-290, 2009.
-
CASTELO, Sander Cruz . A revolução brasileira e seus revisores no pós-64: quatro narrativas marxistas. Ameríndia (Fortaleza. Online) , v. 4, p. 2, 2008.
-
CASTELO, Sander Cruz . Euclides da Cunha e "Os sertões": vislumbres de uma paisagem interior. Ameríndia (Fortaleza. Online) , v. 5, p. 3, 2008.
-
CASTELO, Sander Cruz . Artes e astúcias do renitente positivismo, ou como uma teoria por demais condenada pode estar ainda tão entranhada em nós. Ameríndia (Fortaleza. Online) , v. 5, p. 2, 2008.
-
CASTELO, Sander Cruz . Narrativas e narradores das agruras da nacionalidade: a revolução brasileira nas epopéias de Euclydes da Cunha, Capistrano de Abreu e Sérgio Buarque de Holanda. Ameríndia (Fortaleza. Online) , v. 3, p. 3, 2007.
-
CASTELO, Sander Cruz . Desenvolvimento como liberdade. Ameríndia (Fortaleza. Online) , v. 3, p. 2, 2007.
-
CASTELO, Sander Cruz . Uma invenção do falo. Trajetos (UFC) , Fortaleza, v. 2, n.4, p. 233-236, 2003.
-
Lima, Ana Maria Pereira (Org.) ; Soares, José Wellington Dias (Org.) ; Pinheiro, Regina Cláudia (Org.) ; CASTELO, Sander Cruz (Org.) . História e Letras: Cultura, memória, ensino e linguagens. 1. ed. Fortaleza: EdUECE, 2018. v. 1. 381p .
-
CASTELO, Sander Cruz ; SANTOS, L. N. S. ; Vieira, M. E. S. . Construindo Quixadá. 1. ed. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 2011. v. 1. 156p .
-
CASTELO, Sander Cruz ; SANTOS, L. N. S. ; Vieira, M. E. S. . Construindo Quixadá (manual do professor). 1. ed. Fortaleza: Demócito Rocha, 2011. v. 1. 16p .
-
CASTELO, Sander Cruz . A (psico) historiografia de Peter Gay uma 'história informada pela psicanálise'. In: Sabrina Costa Braga; Murilo Gonçalves. (Org.). História e psicanálise. 1ed.Porto Alegre: Fi, 2021, v. , p. 70-93.
-
CASTELO, Sander Cruz . Abel Ferrara ou a disposição de morrer por um filme. In: Nelson Marques; Gianfranco Marchi; Tatiana Lima. (Org.). Filmes B: ensaios, perfis e críticas. 1ed.Natal: Fortunella, 2020, v. , p. 79-90.
-
CASTELO, Sander Cruz . O funeral dos homens sob o olhar de Deus: uma análise de "Os chefões". In: Nelson Marques; Gianfranco Marchi; Tatiana Lima. (Org.). Filmes B: ensaios, perfis e críticas. 1ed.Natal: Fortunella, 2020, v. , p. 371-382.
-
CASTELO, Sander Cruz . Satirizando a psicologia: Uma análise de "Síndrome de Caim". In: Nelson Marques; Gianfranco Marchi; Tatiana Lima. (Org.). Filmes B: ensaios, perfis e críticas. 446ed.Natal: Fortunella, 2020, v. , p. 435-446.
-
CASTELO, Sander Cruz . A 'educação dos sentidos' burguesa na psico-história de Peter Gay. In: Francisco Régis Lopes Ramos. (Org.). História, memória e historiografia. 1ed.Sobral: Sertão Cult, 2020, v. 3, p. 205-221.
-
Amorim, G. F. ; CHAVES, J. O. S. ; CASTELO, Sander Cruz . Histórias de ensino nos memoriais de formação de professores de Itapiúna-CE (1999-2002). In: Maria Inês Sucupira Stamatto; Olivia Morais de Medeiros Neta. (Org.). Histórias de ensino no Brasil. 1ed.João Pessoa: Ideia, 2018, v. 3, p. 09-36.
-
NUNES, O ; CASTELO, Sander Cruz . Práticas sociais e práticas de ensino por meio de fontes históricas. In: Antônio Lailton Moraes Duarte; Ana Maria Pereira Lima; Francisco Jeimes de Oliveira Paiva. (Org.). Diálogos interdisciplinares: fundamentos em cultura, memória, ensino e linguagens na educação. 1ed.São Carlos: Pedro & João, 2018, v. , p. 116-126.
-
CASTELO, Sander Cruz . Uma viagem ao centro da alma: "Lições de abismo" (1950), de Gustavo Corção. In: Nádia Maria Weber Santos; Zilda Maria Menezes Lima. (Org.). Saúde e Doenças no Brasil: perspectivas entre a História e a Literatura. 1ed.Porto Alegre: Fi, 2018, v. , p. 201-220.
-
Nunes, Olívia Bruna de Lima ; CHAVES, J. O. S. ; CASTELO, Sander Cruz . ?Vitamina C da igreja?: Concílio Vaticano II e a reforma litúrgica na diocese de Limoeiro do Norte (1962- 1967). In: Ana Maria Pereira Lima; José Wellington Dias Soares; Regina Cláudia Pinheiro; Sander Cruz Castelo. (Org.). História e Letras: cultura, memória, ensino e linguagens. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2018, v. 1, p. 59-76.
-
CASTELO, Sander Cruz ; PEREIRA, A. O. G. . Virtudes e vícios no filme "Homens e Deuses" (2010). In: Ana Maria Pereira Lima; José Wellington Dias Soares; Regina Cláudia Pinheiro; Sander Cruz Castelo. (Org.). História e Letras: cultura, memória, ensino e linguagens. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2018, v. 1, p. 99-118.
-
CASTELO, Sander Cruz . O filme "Área Q" (EUA/BRA, 2012): produção, conteúdo e recepção. In: Tyrone Apollo Pontes Cândido; Frederico de Castro Neves. (Org.). Capítulos de história social dos sertões. 1ed.Fortaleza: Plebeu Gabinete de Leitura, 2017, v. , p. 227-247.
-
CASTELO, Sander Cruz . De liberdades, galinhas e prisioneiros. In: Nelson Marques; Gianfranco Marchi. (Org.). Sessão Dupla : o original e a cópia (o remake, a sátira, a paródia). 1ed.Natal: EDUFRN, 2016, v. 1, p. 303-315.
-
CASTELO, Sander Cruz . Um superwestern e um faroeste chanchadesco. In: Nelson Marques, Gianfranco Marchi. (Org.). Sessão Dupla: o original e a cópia, o remake, a sátira, a paródia. 1ed.Natal: EDUFRN, 2016, v. 1, p. 637-647.
-
CASTELO, Sander Cruz . Historiofotia: a escrita cinematográfica da história.. In: Rui Martinho Rodrigues; Jeimes Mazza Correia Lima; Janote Pires Marques. (Org.). Teorias da História e pesquisa em educação. 1ed.Fortaleza: Eduece, 2015, v. 1, p. 133-150.
-
BARRETO, K. S. R. ; CASTELO, Sander Cruz . Consciência histórica e moral no filme "O menino do pijama listrado" (2009). In: Adriano Ferreira de Paulo; Augusto Ridson de Araújo Miranda; Janote Pires Marques; Jeimes Mazza Correia Lima; Luiz Maciel Mourão Vieira. (Org.). Ensino de História na educação básica: reflexões, fontes e linguagens. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2015, v. 1, p. 231-252.
-
CASTELO, Sander Cruz ; CECATTO, Adriano ; FERNANDES, Márcio Régis . Imagem e ensino de História. In: Antonio Germano Magalhães Jr.; Fátima Maria Leitão Araújo. (Org.). Ensino & linguagens da História. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2015, v. , p. 235-266.
-
CASTELO, Sander Cruz . A historiografia de Barbara Tuchman. In: Rui Martinho Rodrigues; Jeimes Mazza Correia Lima; Janote Pires Marques.. (Org.). História, memória e educação. 1ed.Fortaleza: Eduece, 2013, v. , p. 157-180.
-
CASTELO, Sander Cruz ; SANTOS, L. N. S. . O cineasta como historiador: o "filme histórico" e o século XX. In: Rui Martinho Rodrigues; Jeimes Mazza Correia Lima; Janote Pires Marques. (Org.). A história e a capilaridade da educação. 1ed.Fortaleza: Eduece, 2013, v. , p. 203-228.
-
CASTELO, Sander Cruz . O cinema e a didática da HIstória. In: Rodrigues, Rui Martinho;Magalhães Jr, Antônio Germano; Lima, Jeimes Mazza Correia; Marques, Janote Pires.. (Org.). Hstória da educação: teorias, métodos e fontes. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2012, v. 1, p. 211-230.
-
CASTELO, Sander Cruz . O intolerável, o cinema e a História. In: MEDEIROS, Aline da Silva Medeiros; RIOS, Kênia Sousa Rios;LUCAS, Meize Regina Lucena. (Org.). Imaginário e cultura. 1ed.Fortaleza: Nudoc - UFC / Instituto Frei Tito de Alencar, 2011, v. 1, p. 382-393.
-
CASTELO, Sander Cruz . Cinema novo: campo e cidade. In: DUBIELA, Ana Karla; MOURA, Fabiana; ARAÚJO NETO, Miguel Leocádio.. (Org.). O sertão, a cidade e outros temas: estudos literários e interdisciplinares. Fortaleza: Programa de Pós-Graduação em Letras- UFC, 2006, v. , p. -.
-
CASTELO, Sander Cruz . Desrazão e revolução. O POVO, Fortaleza-CE, p. 08 - 08, 15 mar. 2009.
-
PONTE, S. R. ; SOUZA, S. ; RIBEIRO, F. M. ; CASTELO, Sander Cruz . A origem da origem da cidade de Fortaleza. O POVO, Fortaleza-CE, p. 07 - 07, 10 nov. 2008.
-
CASTELO, Sander Cruz . Da incômoda impassibilidade. O Povo, Fortaleza-Ce, p. 07 - 07, 30 set. 2006.
-
CASTELO, Sander Cruz . Sexo como dimensão do afeto. O Povo, Fortaleza-Ce, p. 07 - 07, 12 set. 2006.
-
CASTELO, Sander Cruz . A ética dos mais espertos. O Povo, Fortaleza-CE, p. 05 - 05, 07 set. 2006.
-
CASTELO, Sander Cruz . Inofensivas imprecações anticapitalistas. O Povo, Fortaleza-Ce, p. 05 - 05, 06 set. 2006.
-
CASTELO, Sander Cruz . Que mundo é esse. O Povo, Fortaleza-CE, p. 06 - 06, 25 ago. 2006.
-
CASTELO, Sander Cruz . Vá, viva e transforme-se. O Povo, Fortaleza-CE, p. 06 - 06, 03 ago. 2006.
-
CASTELO, Sander Cruz . Da condenação ao vazio. O Povo, Fortaleza-CE, p. 06 - 06, 20 jul. 2006.
-
CASTELO, Sander Cruz . Sonhos de Quixote. O Povo, Fortaleza-CE, p. 05 - 05, 29 jun. 2006.
-
CASTELO, Sander Cruz . A angústia das horas. O Povo, Fortaleza-Ce, p. 06 - 06, 12 jun. 2006.
-
CASTELO, Sander Cruz . De fronteiras e fissuras. O Povo, Fortaleza-Ce, p. 05 - 05, 06 jun. 2006.
-
CASTELO, Sander Cruz . Fantástico moderno. O Povo, Fortaleza-CE, p. 08 - 08, 03 fev. 2006.
-
CASTELO, Sander Cruz . Lenda em agonia. O Povo, Fortaleza-Ce, p. 08 - 08, 27 jan. 2006.
-
CASTELO, Sander Cruz . A civilização como dor. O Povo, Fortaleza-CE, p. 06 - 06, 23 nov. 2005.
-
CASTELO, Sander Cruz . A armadilha da violência. O Povo, Fortaleza-Ce, p. 05 - 05, 18 nov. 2005.
-
CASTELO, Sander Cruz . A carne se faz memória. O Povo, Fortaleza-CE, p. 7 - 7, 01 nov. 2005.
-
CASTELO, Sander Cruz . Sobre amor e morte. O Povo, Fortaleza-CE, p. 7 - 7, 26 out. 2005.
-
CASTELO, Sander Cruz . Os dissabores da reinvenção. O Povo, Fortaleza-Ce, p. 6 - 6, 21 out. 2005.
-
CASTELO, Sander Cruz . As feridas do pós-colonialismo. O Povo, Fortaleza-Ce, p. 7 - 7, 18 out. 2005.
-
CASTELO, Sander Cruz . Elogio da irreflexão. O Povo, Fortaleza-Ce, p. 6 - 6, 11 out. 2005.
-
CASTELO, Sander Cruz . Freud apaziguado. O Povo, Fortaleza-Ce, p. 7 - 7, 04 out. 2005.
-
CASTELO, Sander Cruz . Sobre a incompletude. O Povo, Fortaleza-CE, p. 07 - 07, 05 jul. 2005.
-
CASTELO, Sander Cruz . O mundo como representação. O Povo, Fortaleza-CE, p. 05 - 05, 30 jun. 2005.
-
CASTELO, Sander Cruz . A invenção do populismo. O Povo, Fortaleza-CE, p. 12 - 12, 26 jun. 2005.
-
CASTELO, Sander Cruz . Da sobriedade de Rejtman. O Povo, Fortaleza-CE, p. 01 - 01, 08 jun. 2005.
-
CASTELO, Sander Cruz . A mentira e a verdade. O Povo, Fortaleza-CE, p. 06 - 06, 14 maio 2005.
-
CASTELO, Sander Cruz . A cozinha como espaço da política. O Povo, Fortaleza-CE, p. 05 - 05, 12 maio 2005.
-
CASTELO, Sander Cruz . Uma volta pelo quarteirão. O Povo, Fortaleza-CE, p. 05 - 05, 06 maio 2005.
-
CASTELO, Sander Cruz . Da imanência do mal. O Povo, Fortaleza-CE, p. 06 - 06, 03 maio 2005.
-
CASTELO, Sander Cruz . Viagem por um mundo sem Deus. O Povo, Fortaleza-CE, p. 05 - 05, 26 abr. 2005.
-
CASTELO, Sander Cruz . Pastiche de outro jogo. O Povo, Fortaleza-CE, p. 05 - 05, 21 abr. 2005.
-
CASTELO, Sander Cruz . Cartografia de desejos. O Povo, Fortaleza-CE, p. 05 - 05, 19 abr. 2005.
-
CASTELO, Sander Cruz . Vidas editadas. O Povo, Fortaleza-CE, p. 04 - 04, 15 abr. 2005.
-
CASTELO, Sander Cruz . Como se inventam os heróis. O Povo, Fortaleza-CE, p. 05 - 05, 08 abr. 2005.
-
CASTELO, Sander Cruz . A moralidade do crime. O Povo, Fortaleza, p. 5 - 5, 24 mar. 2005.
-
CASTELO, Sander Cruz . As dores e delícias da misoginia. O Povo, Fortaleza-CE, p. 06 - 06, 23 mar. 2005.
-
CASTELO, Sander Cruz . A estética do terceiro mundo. O Povo, Fortaleza, p. 1 - 1, 14 mar. 2005.
-
CASTELO, Sander Cruz . Lang, corrupção e Estado legal. O Povo, Fortaleza-CE, p. 08 - 08, 18 dez. 2004.
-
CASTELO, Sander Cruz . Excesso de didatismo é má educação. O Povo, Fortaleza-CE, p. 09 - 09, 27 nov. 2004.
-
CASTELO, Sander Cruz . O cinema como revolução. O Povo, Fortaleza-CE, 08 nov. 2004.
-
CASTELO, Sander Cruz . A teleologia da revolução tricontinental. O Povo, Fortaleza, 14 mar. 2003.
-
CASTELO, Sander Cruz . Um Império em crise. O Povo, Fortaleza-CE, p. 06 - 06.
-
CASTELO, Sander Cruz . O sagrado e o profano na cinematografia de Terrence Malick. In: XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2017, Fortaleza. Anais do XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. São Paulo: Intercom, 2017.
-
BARRETO, K. S. R. ; CASTELO, Sander Cruz . Imaginação moral, idílica e diabólica no filme 'Inverno da Alma' (Debra Granik, EUA, 2011). In: XX Semana Universitária da UECE, 2015, Fortaleza. Anais da Semana Universitária. Fortaleza: UECE, 2015. v. 11. p. 1-20.
-
FREITAS, N. M. M. ; CASTELO, Sander Cruz . Imaginação moral, idílica e diabólica no filme 'Bastardos Inglórios' (EUA, 2009). In: XX Semana Universitária da UECE, 2015, Fortaleza. Anais da Semana Universitária. Fortaleza: UECE, 2015. v. 1. p. 1-19.
-
CASTELO, Sander Cruz . O cinema e a didática da História. In: XXVI Simpósio Nacional de HIstória, 2011, São Paulo. Anais do XXVI simpósio nacional da ANPUH. São Paulo: ANPUH-SP, 2011.
-
CASTELO, Sander Cruz . Nas entranhas de uma Terra em transe: o tempo da revolução brasileira. In: XXV Simpósio Nacional de História:, 2009, Fortaleza. Anais do ... Simpósio Nacional de História. Fortaleza: ANPUH, 2009. v. 1.
-
CASTELO, Sander Cruz . Nas entranhas de uma Terra em transe: o tempo da revolução brasileira. In: VI Semana de Humanidades d UFC, 2009, Fortaleza. Memória e devir, 2009.
-
CASTELO, Sander Cruz . O tempo da revolução brasileira: nas entranhas de uma Terra em Transe. In: V Seminário RUPAL: Poder e políticas públicas na América Latina, 2008, Fortaleza. V Seminário RUPAL: Poder e políticas públicas na América Latina, 2008.
-
CASTELO, Sander Cruz . Cinema novo: campo e cidade. In: IV Semana de Humanidades: Arte, cultura e educação na contemporaneidade, 2007, Fortaleza. IV Semana de Humanidade: arte, cultura e educação na contemporaneidade. Fortaleza: UFC, 2007. p. 1566-1575.
-
CASTELO, Sander Cruz . Glauber Rocha e a questão do mal em "O dragão da maldade contra o santo guerreiro". In: XXII Simpósio Nacional de História, 2003, João Pessoa. Guia JP: João Pessoa em CD-Rom, 2003.
-
CASTELO, Sander Cruz ; HOLANDA, Maria Eugeane de Freitas . Uma análise da experiência de monitoria na disciplina de Introdução à Sociologia. In: XXVIII Semana Universitária da UECE, 2023, Quixadá. Anais da Semana Universitária da UECE. Fortaleza: UECE, 2023.
-
CASTELO, Sander Cruz ; SOUSA, Valeria Batista de . Relato de experiência de monitoria na disciplina de Teoria da História I: contribuições para a formação docente no ensino superior. In: XXVIII Semana Universitária da UECE, 2023, Quixadá. Anais da Semana Universitária. Fortaleza: UECE, 2023.
-
CASTELO, Sander Cruz ; Pedrosa, Klinsmann Maia de Souza . Banda Fuzaka. In: XXVIII Semana Universitária da UECE, 2023, Quixadá. Anais da Semana Universitária. Fortaleza: UECE, 2023.
-
Mota, Gabriel Mendes ; CASTELO, Sander Cruz . Monitoria da disciplina de Introdução à Sociologia no curso de História da FECLESC-UECE. In: XXVII Semana universitária da UECE, 2022, Quixadá. Anais da XXVII Semana universitária da UECE. Fortaleza: UECE, 2022.
-
RODRIGUES, Ythallo Demys Bezerra ; CASTELO, Sander Cruz . Memória, identidade e exílio nos filmes Casa de lava (1994) e Cavalo dinheiro (2014), de Pedro Costa. In: XXIV Semana universitária da UECE, 2019, Quixadá. Anais da XXIV Semana universitária da UECE. Fortaleza: UECE, 2019.
-
CASTELO, Sander Cruz . O sagrado e o profano no filme 'Cavaleiro de Copas' (2015). In: XXI Encontro da SOCINE, 2018, João Pessoa. Anais Digitais do XXI Encontro SOCINE. São Paulo: SOCINE, 2017.
-
CASTELO, Sander Cruz ; SILVA, M. M. . Monitoria da disciplina de Introdução à Sociologia. In: XVIII Semana Universitária da UECE, 2018, Quixadá. Anais da XXIII Semana Universitária da UECE. Fortaleza: UECE, 2018.
-
CASTELO, Sander Cruz . A filosofia de Mark Lanegan: variações em torno do ethos de um roqueiro alternativo.. In: VII Seminário Internacional de História e Historiografia, 2024, Fortaleza. Caderno de resumos. Fortaleza: UFC, 2024. v. 1. p. 89-89.
-
CASTELO, Sander Cruz . Psicanálise aplicada à História: o caso Peter Gay. In: XIV Semana de História da FECLESC, 2021, Quixadá. Caderno de resumos. Fortaleza/Quixadá: UECE, 2021. p. 17-17.
-
CASTELO, Sander Cruz . A 'educação dos sentidos'? burguesa na psico-história de Peter Gay. In: VI Seminário Internacional História e Historiografia, 2020, Fortaleza. VI Seminário Internacional História e Historiografia, 2020.
-
CASTELO, Sander Cruz . Voz over, imagem e sagrado no filme 'Cavaleiro de Copas' (EUA, 2015), de Terrence Malick. In: XI Encontro Regional Nordeste de História Oral - Ficção e poder: oralidade, imagem e escrita, 2017, Fortaleza. Caderno de Resumos. Fortaleza: UFC, 2017. p. 57-57.
-
CASTELO, Sander Cruz . O sagrado e o profano no filme ?Cavaleiro de copas? (2015). In: XXI Encontro Anual da SOCINE, 2017, João Pessoa. Caderno de resumos: XXI SOCINE - o estado da crítica. João Pessoa: Ideia, 2017. p. 209-209.
-
CASTELO, Sander Cruz . O cinema de Terrence Malick: forma e estilo. In: XXII Semana Universitária da UECE, 2017, Fortaleza. XXII Semana Universitária. Fortaleza: UECE, 2017.
-
NUNES, O ; CASTELO, Sander Cruz . ?Promoção Humana? nos escritos diocesanos: planejamento pastoral nos bispados de Dom Falcão e Dom Pompeu. In: XXII Semana Universitária da UECE, 2017, Fortaleza. XXII Semana Universitária. Fortaleza: UECE, 2017.
-
Santos, Francisco Wilton Moreira dos ; CASTELO, Sander Cruz . 'O cangaceirismo é o maior mal que pesa sobre os sertões': o cangaço na imprensa cearense dos anos de 1920. In: XXI Semana Universitária da UECE, 2016, Quixadá. XXI Semana Universitária da UECE. Fortaleza: UECE, 2016.
-
SILVA, M. M. ; CASTELO, Sander Cruz . Monitoria da disciplina de Introdução à Sociologia. In: XXI Semana Universitária da UECE, 2016, Quixadá. XXI Semana Universitária da UECE. Fortaleza: UECE, 2016.
-
NUNES, O ; CASTELO, Sander Cruz . Ação Pastoral da Diocese de Limoeiro do Norte no contexto da Igreja renovada (1968-1979). In: XXI Semana Universitária da UECE, 2016, Quixadá. XXI Semana Universitária da UECE. Fortaleza: UECE, 2016.
-
CASTELO, Sander Cruz . 'Matar ou correr' (BRA, 1954); paródia brasileira de um superwestern estadunidense. In: XXI Semana de História da UECE, 2016, Fortaleza. XXI Semana de História da UECE. Fortaleza: UECE, 2016.
-
CASTELO, Sander Cruz . 'A fuga das galinhas' (EUA, 2000): uma paródia cinematográfica. In: XXI Semana Universitária da UECE, 2016, Fortaleza. XXI Semana Universitária da UECE. Fortaleza: UECE, 2016.
-
BARRETO, K. S. R. ; CASTELO, Sander Cruz . Imaginação moral, idílica e diabólica no filme 'Inverno da Alma? (EUA, 2011). In: XX Semana Universitária da UECE, 2015, Fortaleza. XX Semana Universitária da UECE. Fortaleza: UECE, 2015.
-
FREITAS, N. M. M. ; CASTELO, Sander Cruz . Imaginação moral, idílica e diabólica no filme 'Bastados inglórios' (EUA/ALE, 2009). In: XX Semana Universitária da UECE, 2015, Fortaleza. XX Semana Universitária da UECE. Fortaleza: UECE, 2015.
-
Santos, Francisco Wilton Moreira dos ; CASTELO, Sander Cruz . Monitoria de Introdução à Sociologia: relato de experiência. In: XX Semana de História da UECE, 2015, Fortaleza. XX Semana de História da UECE, 2015.
-
CASTELO, Sander Cruz . Cinema e virtude. In: XIX Semana Universitária da UECE, 2014, Fortaleza. Anais 2014- Universidade Estadual do Ceará, 2014.
-
CASTELO, Sander Cruz . Imaginação moral, idílica e diabólica no cinema. In: XIX Semana Universitária da UECE, 2014, Fortaleza. Anais 2014- Universidade Estadual do Ceará, 2014.
-
CASTELO, Sander Cruz . Cinema e consciência moral. In: XVIII Semana Universitária da UECE, 2013, Fortaleza. Anais 2013- Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza: Sander, 2013. v. 1.
-
CASTELO, Sander Cruz . Os gêneros cinematográficos: variantes clássica, moderna e pós-moderna. In: XVIII Semana Universitária da UECE, 2013, Fortaleza. Anais 2013- Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza: Sander, 2013. v. 1.
-
CASTELO, Sander Cruz . Cinema e consciência moral. In: XI Semana de História da FECLESC, 2013, Quixadá. XI Semana de História da FECLESC. Fortaleza: UECE, 2013. p. 26-26.
-
CASTELO, Sander Cruz . O filme 'Área Q': uma análise histórica. In: XI Semana de História da FECLESC, 2013, Quixadá. XI Semana de História da FECLESC. Fortaleza: UECE, 2013. p. 67-67.
-
CASTELO, Sander Cruz . Historiofotia: a escrita cinematográfica da História. In: XVII Semana Universitária da UECE, 2012, Fortaleza. XVII Semana Universitária da UECE, 2012.
-
CASTELO, Sander Cruz . O filme 'Área Q': uma análise histórica. In: XVII Semana Universitária da UECE, 2012, Fortaleza. XVII Semana Universitária da UECE, 2012.
-
CASTELO, Sander Cruz . O cinema e a didática da História. In: XVI Semana Universitária da UECE, 2011, Fortaleza. Anais 2011. Fortaleza, 2011.
-
CASTELO, Sander Cruz . Na entranhas de uma Terra em transe: O tempo da revolução brasileira. In: VI Semana de Humanidades da UFC:, 2009, Fortaleza. Memória e devir: programa e resumos, 2009. p. 249-249.
-
CASTELO, Sander Cruz . Nas entranhas de uma Terra em transe: o tempo da revolução brasileira. In: XXV Simpósio Nacional de História:, 2009, Fortaleza. XXV Simpósio Nacional de História: "História e Ética". Fortaleza: Editora, 2009. p. 460-460.
-
CASTELO, Sander Cruz . A ética revolucionária: utopia e desgraça em Terra em transe (1967). In: I Ciclo de cienma- Cineaos, 2009, Cachoeira. Zine caos especial - informativo, 2009. v. 1.
-
CASTELO, Sander Cruz . O tempo da revolução brasileira: nas entranhas de uma Terra em Transe. In: V Seminário RUPAL: Poder e políticas públicas na América Latina, 2008, Fortaleza. V Seminário RUPAL: Poder e políticas públicas na América Latina, 2008.
-
CASTELO, Sander Cruz . Nas entranhas de uma terra em transe: o tempo da revolução brasileira. In: VI Seminário de Pesquisa do Departamento de História, 2008, Fortaleza. Caderno de resumos. Fortaleza: Imprensa Universítária, 2008. p. 07-166.
-
CASTELO, Sander Cruz . Imagens da revolução: cinema novo e política. In: II Encontro de Ciências Sociais do Estado do Ceará, 2007, Sobral. II Encontro de Ciências Sociais: Democracia e novas utopias, 2007. v. 1. p. 67-68.
-
CASTELO, Sander Cruz . Cinema novo: campo e cidade. In: X Encontro estadual de História, 2006, Fortaleza. X Encontro Estadual de História: Experiências e saberes, 2006. p. 37-37.
-
CASTELO, Sander Cruz . X Encontro Estadual de História:. In: X Encontro Estadual de História:, 2006, Fortaleza. X Encontro Estadual de História:, 2006. p. 37-37.
-
CASTELO, Sander Cruz . Cinema novo: campo e cidade. In: III Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários:, 2006, Fortaleza. III Encontro interdisciplinar de Estudos Literários: "A poética do sertão e da cidade", 2006. p. 03-74.
-
CASTELO, Sander Cruz . "O dragão da maldade contra o santo guerreiro" e a terceira via. In: I Fórum de profissionais de História:, 2004. I Fórum de profissionais de História, 2004.
-
CASTELO, Sander Cruz . Estética da desconstrução, estética da fabulação: "O dragão da maldade contra o santo guerreiro" (1969) e o cinema terceiro-mundista. In: Seminário, 2004. Seminário "Revisando 1964: memórias e reflexões!, 2004.
-
CASTELO, Sander Cruz . Glauber Rocha e a geração de 30 : O Brasil reinventado. In: III Encontro de pós-graduação e pesquisa da UNIFOR, 2003, Fortaleza. RESUMOS - III Encontro de pós-graduação e pesquisa da UNIFOR. Fortaleza: Gráfica Unifor, 2003. v. I. p. 09-424.
-
CASTELO, Sander Cruz . Glauber Rocha e a questão do mal em "O dragão da maldade contra o santo guerreiro". In: XXII Simpósio Nacional de História :História, acontecimento e narrativa", 2003, João Pessoa. Caderno de programação e resumos. João Pessoa: Sal da terra, 2003. v. I. p. 05-320.
-
CASTELO, Sander Cruz . Glauber Rocha e a problemática da violência. In: I Seminário de pesquisa da pós-graduação em História da FAFIDAM, 2003. Caderno de resumos, 2003. p. 00-09.
-
CASTELO, Sander Cruz . Glauber Rocha, estética, antropofagia: "O dragão da maldade contra o santo guerreiro" e o terceiro cine. In: I Seminário de pesquisa do Dep. de História, 2003. Cadernode programação e resumos, 2003. p. 00-42.
-
CASTELO, Sander Cruz . Glauber Rocha, estética, antropofagia: "O dragão da maldade contra o santo guerreiro" e o terceiro cine. In: I Seminário de pesquisa do Dep. de História-, 2003. Caderno de programação e resumos, 2003. p. 00-42.
-
CASTELO, Sander Cruz . Glauber Rocha e Ruy Guerra : a experiência do cineasta militante no Brasil do pré-64. In: VI Semana de história da FECLESC: "História oral e memória", 2002, Quixadá. História oral e memória. Quixadá: ART'COPY, 2002. v. I. p. 0-22.
-
CASTELO, Sander Cruz . Cinema novo : campo e cidade. In: I Encontro Regional de História: "História, cidades e sertões", 2002, Ilhéus. I Encontro regional de História. Ilhéus: Imprensa Universitária - UESC, 2002. v. 1. p. 0-238.
-
CASTELO, Sander Cruz . Glauber Rocha e o faroeste terceiro-mundista. In: VIII Encontro estadual de História: "Currículo e formação do historiador", 2002, Limoeiro do Norte. Caderno de resumos. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2002. v. 1. p. 07-57.
-
CASTELO, Sander Cruz . ?Matar ou correr' (BRA, 1954): paródia brasileira de um superwestern estadunidense. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CASTELO, Sander Cruz . 'A fuga das galinhas' (EUA, 2000): uma paródia cinematográfica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NUNES, O ; CASTELO, Sander Cruz . Ação pastoral da diocese de Limoeiro do Norte no contexto da Igreja renovada (1968-1979). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, M. M. ; CASTELO, Sander Cruz . Monitoria da disciplina de Introdução à Sociologia: relato de experiência de ensino/aprendizagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Santos, Francisco Wilton Moreira dos ; CASTELO, Sander Cruz . 'O cangaceirismo é o maior mal que pesa sobre os sertões': o cangaço na imprensa cearense dois anos de 1920. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CASTELO, Sander Cruz . A ética revolucionária: utopia e desgraça em Terra em transe (1967). 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CASTELO, Sander Cruz . Cinema e consciência moral. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NOGUEIRA, R. W. P. ; CASTELO, Sander Cruz . Uma iniciação à História: esperiência de monitoria em Introdução aos Estudos Históricos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEZERRA, N. C. S. ; CASTELO, Sander Cruz . Recepção do filme 'Área Q': entre a crítica especializada e o público consumidor. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOREIRA, J. G. S. ; CASTELO, Sander Cruz . História 'real' e história alternativa no filme Watchmen. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FREITAS, N. M. M. ; CASTELO, Sander Cruz . Análise do filme 'Bastardos Inglórios' através do livro 'Como ver um filme'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PAULINO, R. F. ; CASTELO, Sander Cruz . Análise da produção do filme 'Área Q'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SARAIVA, C. L. Q. ; CASTELO, Sander Cruz . A gula no filme 'Estômago? [2007]. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, E. M. R. ; CASTELO, Sander Cruz . Afinal, onde estava a diferença?A transformação no forró eletrônico através da banda Aviões do Forró (2002-2009). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUZA, B. R. P. ; CASTELO, Sander Cruz . Espiritualidade extraterrestre no cinema: um estudo sobre os elementos de temática religiosa encontrados no filme 'Área Q'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CASTELO, Sander Cruz . Os intelectuais. Fortaleza, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
CASTELO, Sander Cruz . O novo cinema latino-americano. In: GONÇALVES, Adelaide (org). America Nuestra: o cinema na América Latina. Fortaleza: Tecnograf, 2007 (Brochura).
-
CASTELO, Sander Cruz . Encontos e desencontos. Fortaleza: EDIBAR, 2007 (Orelha).
Outras produções
CASTELO, SANDER CRUZ . Parecerista ad hoc de resumos da XXII Semana Universitária da UECE. 2017.
Rodrigues, Rui Martinho ; CASTELO, Sander Cruz . Mediação do lançamento do livro 'Os intelectuais', de Rui Martinho Rodrigues. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CASTELO, Sander Cruz . VIva Fortaleza. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CASTELO, Sander Cruz . Da hora. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CASTELO, Sander Cruz . O sagrado e o profano no filme Cavaleiro de copas (2015), de Terrence Malick. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
DAMASCENO, F. J. G. ; SANTOS, L. N. S. ; CASTELO, Sander Cruz ; Farias, C. M. . Embornal, Revista eletrônica da ANPUH-CE Ano V, vol.5, N 9, jan/jun de 2014, Ceará. 2014. (Editoração/Periódico).
CASTELO, Sander Cruz ; BARRETO, K. S. R. ; SOUZA, B. R. P. ; SARAIVA, C. L. Q. . Cinema na escola: uso do filme em prol da consciência fistórica. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CASTELO, Sander Cruz . O cinema como objeto da História. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CASTELO, Sander Cruz . Historiofotia: a escrita cinematográfica da História. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CASTELO, Sander Cruz . O cinema como objeto da História. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CASTELO, Sander Cruz . O cinema na História. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CASTELO, Sander Cruz . Mini-curso: "O sertão no cinema de Glauber Rocha" (I Semana Acadêmica da FECLESC). 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CASTELO, Sander Cruz . Mini-curso: O cinema e o ensino de história. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CASTELO, Sander Cruz . MIni-curso:O tempo da revolução brasileira: nas entranhas de uma Terra em transe. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CASTELO, Sander Cruz . Ofiicina: O cinema e o ensino de História. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
Uma "estranha reliigião"- a filosofia de Mark Lanegan: ethos de um roqueiro alternativo, Descrição: Analisa-se a filosofia, entendida como "ethos" (maneira de ser), do roqueiro alternativo norte-americano Mark Lanegan (1964-2022), com base em suas manifestações artísticas (músicas, shows e livros), suas declarações públicas e no que se disse e se escreveu sobre ele (por parte de estudiosos, parceiros musicais, imprensa etc.).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Sander Cruz Castelo - Coordenador / José Antonio de Queiroz Tavares - Integrante / Klinsmann Maia de Souza Pedrosa - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual do Ceará - Bolsa.
-
2019 - 2022
A psico-história de Peter Gay: projeto de um campo historiográfico, Descrição: Investigam-se as potencialidades da psico-história, campo historiográfico relativamente antigo, mas pouco desenvolvido, com base na obra do historiador alemão-americano Peter Gay (1923-2015), seu principal expoente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Sander Cruz Castelo - Coordenador / Luana Clícia Almeida da Silva - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2017 - 2018
"Ao maravilhoso": o sagrado e o profano na cinematografia de Terrence Malick, Descrição: Projeto de pesquisa de pós-doutorado, supervisionado pelo prof. Luiz Antonio Vadico, no qual se examina como o sagrado e o profano são expressos na filmografia de Terrence Malick.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sander Cruz Castelo - Coordenador.
-
2014 - 2015
Imaginação moral, idílica e diabólica no cinema, Descrição: A imaginação moral é o "poder de percepção ética que atravessa as barreiras da experiência individual e de eventos momentâneos". Informando-nos sobre a "dignidade da natureza humana", ela procura apreender a "ordem correta" na "alma" e na "comunidade política", interligadas (RUSSEL KIRK, 2009: 104). Ela se antepõe, pois, à imaginação idílica, utópica, e à diabólica, relativista, demolidoras, ambas, do costume e da moral. Tendo em vista que a imaginação moral é expressa, em seu mais alto grau, na poesia e na arte (RUSSEL KIRK, 2009: 104), visa-se, nesta investigação, analisar como o cinema a promove.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Sander Cruz Castelo - Coordenador / Karla Suyanne Rabelo Barreto - Integrante / Natália Maria Mendes Freitas - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2
-
2014 - 2015
Cinema e virtude, Descrição: A virtude é nossa "capacidade de agir bem" (COMTE-SPONVILLE, 1999: 5). Marcada pelo equilíbrio, ela se situa entre dois vícios, um, caracterizado pela carência, outro, pelo excesso (COMTE-SPONVILLE, 1999). Quatro são as virtudes cardeais: prudência, temperança, coragem e justiça. Considerando a centralidade delas na formação e orientação humana, pretende-se investigar como o cinema as expressa, além de seus vícios correlatos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Sander Cruz Castelo - Coordenador / Roberta Felix Paulino - Integrante / Antônia Osmarina Gomes Pereira - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual do Ceará - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2
-
2013 - 2014
Cinema e consciência moral, Descrição: O filme destaca-se como uma das instâncias formativas mais importantes. Dispondo de gêneros variados e atendendo a todas as gerações (público infantil, jovem, adulto e idoso), o cinema é auxiliar permanente do homem na sua orientação prática e moral. Com base nessas premissas, analisa-se como o filme estimula o desenvolvimento da consciência moral.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Sander Cruz Castelo - Coordenador / Karla Suyanne Rabelo Barreto - Integrante / Roberta Felix Paulino - Integrante., Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Estadual do Ceará - Bolsa.
-
2013 - 2014
Os gêneros cinematográficos: variantes clássica, moderna e pós-moderna, Descrição: À medida que o cinema, no início do século XX, aumentava a sua produção, ele se diferenciava em gêneros, destacando-se o drama, a aventura, a comédia, o fantástico e o terror. Foi, contudo, com a invenção do cinema falado, nos final dos anos 20, que o cinema de gênero se impôs, constituindo o que será definido, posteriormente, de cinema clássico, marcado pela conformidade com o ethos capitalista. As mudanças advindas com a segunda guerra mundial provocaram, entretanto, uma inflexão no cinema. Crítico e militante, ele recebeu a denominação de moderno. A crise das utopias, no final do século XX, incitou, por sua vez, nova reformulação da sétima arte. Irônico, cético e auto-reflexivo, o cinema foi intitulado pós-moderno. Pretende-se, pois, analisar essas três variações históricas dos gêneros cinematográficos, atinando para seus elementos textuais (narrativa fílmica) e extratextuais (contexto de produção e recepção).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Sander Cruz Castelo - Coordenador / Natália Maria Mendes Freitas - Integrante / Geiciane Maciel de Araujo - Integrante.
-
2012 - 2013
Historiofotia: a escrita cinematográfica da História, Descrição: Tendo em vista a potência do cinema, arte total, de narrar o passado, dada a multiplicidade de recursos (fotografia, montagem, musica, enquadramento etc) que ele oferece para tratar o tempo, matéria-prima da História, visa-se analisar como o filme "escreve" a história.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Sander Cruz Castelo - Coordenador / Carla Lorena Queiroz Saraiva - Integrante / José Gledson da Silva Moreira - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual do Ceará - Bolsa / Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2012 - 2013
O filme "Área Q": uma análise histórica, Descrição: Esta pesquisa se debruça sobre o filme "Área Q" (2012), um filme de ficção científica sobre fenômenos sobrenaturais ocorridos em Quixadá, cidade localizada no sertão central cearense. Busca-se analisá-lo em todas as suas dimensões: produção, mensagem e recepção.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Sander Cruz Castelo - Coordenador / Roberta Felix Paulino - Integrante / Bianca Raquel Pinheiro de Souza - Integrante / Naiany Cristina da Silva Bezerra - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Estadual do Ceará - Bolsa.
-
2011 - 2012
O ensino de História do Ceará na Educação Básica através do livro didático e outros recursos: memórias de experiências vividas por professores de escolas públicas municipais de Quixadá, Descrição: Investiga-se o ensino de História do Ceará nas primeiras séries da Educação Básica em Quixadá, com base no livro didático de História Regional adotado (disponibilizado pelo PNLD) e em outros recursos didáticos utilizados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Sander Cruz Castelo - Integrante / Isaíde Bandeira da Silva - Coordenador / José Deribaldo Gomes dos Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2012
O cinema e a didática da História, Descrição: Intenta-se investigar as potencialidades do cinema na Didática da História, ou seja, na aprendizagem histórica, entendida num sentido lato, tal como o faz a historiografia alemã contemporânea.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Sander Cruz Castelo - Coordenador / Liberalino Saldanha Lima Junior - Integrante / Kacio Sayd Ribeiro Fernandes - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual do Ceará - Bolsa / Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2006 - 2010
A ética revolucionária: utopia e desgraça em "Terra em Transe" (1967), Descrição: Os cinemanovistas produziram narrativas audiovisuais sobre a teoria e a ação revolucionária, em concomitância com as narrativas escritas no seio da militância e da intelectualidade, consagrando-se, assim, como alguns dos principais formuladores da ideologia da revolução brasileira. Com base nessa premissa, analisa-se como o filme Terra em transe (1967) problematiza o ideário revolucionário hegemônico em três contextos distintos, separados pelo golpe civil-militar de 1964 e o AI-5: o primeiro marcado pela defesa de uma ?revolução democrático-burguesa de conteúdo antifeudal e anti-imperialista?, levada a efeito pela aliança entre burguesia nacional, PCB, operários e camponeses contra os latifundiários e as multinacionais, inspirada nos postulados da III Internacional (1919), difundidos no Brasil pelo PCB; o segundo celebrado pela relativa superação do etapismo revolucionário e a ação armada de grupos guerrilheiros influenciados pelo foquismo cubano e o maoísmo, e cujos princípios remontam às recomendações da IV Internacional (1938) acerca do caráter desigual e combinado do capitalismo e da ?revolução permanente?; o terceiro fundado na modernização conservadora engendrada pelos militares, sob as diretrizes da doutrina de segurança nacional, com ressonâncias sebastianistas e contrarreformistas. Outrossim, crê-se que, transpondo os fundamentos e estratégias revolucionárias no contexto brasileiro, a película de Glauber Rocha enseja a problematização da própria mentalidade revolucionária, entendida por Leszek Kolakowski como a crença na redenção integral do homem, mediante a negação absoluta do mundo existente, no fim do qual se subordinariam todos os outros valores, transmutados, por conseguinte, em meios.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sander Cruz Castelo - Coordenador.
-
2002 - 2004
O dragão da maldade contra o santo guerreiro (1969) e o terceiro cine: entre o cinema de autor europeu e o cinema clássico hollywoodiano, Descrição: Procura-se delimitar, na pesquisa, a constituição, no fim da década de 60 do século passado, do chamado terceiro cine, solução estética terceiro-mundista dos problemas colocados pelo cinema clássico hollywoodiano e pelo cinema de autor europeu. Assim, estuda-se a desconstrução, operada pelo diretor Glauber Rocha, dos gêneros clássicos do faroeste e do fantástico, via cinema político moderno, em O dragão da maldade contra o santo guerreiro (1969). Dando proeminência à fonte fílmica, busca-se o distanciamento das leituras contextualistas da sétima arte, demasiado presas ao conceito de representação, valorizando-se, ao contrário, os aspectos positivadores do fazer artístico. A estética assume papel preponderante na dissertação, permitindo que se visualize o trabalho de um artista em encontrar linhas de fuga e desvios na construção de cinema que se pretende fomentador da soberania nacional e de frente tricontinental (América Latina, Ásia e África) contra o imperialismo. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sander Cruz Castelo - Coordenador.
-
2000 - 2002
Sertão convulsionado, sertão dilacerado: O dragão da maldade contra o santo guerreiro no contexto sociopolítico e cultural dos anos 60, Descrição: Esta monografia de conclusão do bacharelado objetiva perceber qual a representação de sertão construída pelo cineasta Glauber Rocha no seu filme O Dragão da maldade contra o santo guerreiro, produção de 1969.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sander Cruz Castelo - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual do Ceará, Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central. , José Queiroz Pessoa, 2554, Planalto Universitário, 63900-000 - Quixada, CE - Brasil, Telefone: (88) 34451036, URL da Homepage:
Experiência profissional
2017 - 2018
Universidade Anhembi MorumbiVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio
Outras informações:
Estágio de pós-doutorado, supervisionado pelo prof. Luiz Antonio Vadico, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação.
Atividades
-
03/2017 - 02/2018
Estágios , Programa de Pós-Graduação em Comunicação.,Estágio realizado, Estágio de pós-doutorado, supervisionado pelo prof. Luiz Antonio Vadico.
2010 - 2014
ANPUHVínculo: pres. GT de História Cultural, Enquadramento Funcional: presidente do GT de História Cultural
2009 - Atual
Universidade Estadual do CearáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2005 - 2006
Universidade Estadual do CearáVínculo: contrato temporário, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central.,Cargo ou função, Coordenador de Estágio Curricular do curso de História.
-
10/2009
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Curricular Supervisionado I, Estágio Curricular Supervisionado III, História da América II, Historiografia brasileira, Introdução aos Estudos Históricos, Metodologia do Ensino de História, Oficina de Instrumentos Didáticos, Prática da Pesquisa Histórica I, Prática da Pesquisa Histórica II, Prática Docente I, Prática Docente II, Teoria da História I, Teoria da História II, Introdução à Sociologia
-
03/2020 - 05/2020
Ensino, Interdisciplinar em História e Letras - Mihl, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Letras e História: diálogos interdisciplinares
-
03/2019 - 04/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, FECLESC.,Cargo ou função, Membro de comissão de avaliação de solicitação de afastamento docente para cursar prós-doutorado.
-
02/2019 - 04/2019
Ensino, Interdisciplinar em História e Letras - Mihl, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Letras e História: diálogos interdisciplinares
-
11/2018 - 12/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central.,Cargo ou função, Presidente de comissão formada para emitir parecer técnico sobre solicitação de afastamento de docente para pós-doutorado.
-
11/2018 - 12/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central.,Cargo ou função, Membro de comissão de avaliação de desempenho acadêmico para fins de desenvolvimento funcional de docente..
-
08/2018 - 09/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central.,Cargo ou função, Membro de comissão formada para apresentar parecer técnico sobre solicitação de afastamento de docente para pós-doutorado.
-
04/2018 - 04/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central.,Cargo ou função, Membro de comissão de avaliação de desempenho acadêmico para fins de desenvolvimento funcional de docente.
-
11/2016 - 01/2017
Ensino, Perspectivas e Abordagens em História, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Teorias da História
-
04/2016 - 05/2016
Ensino, Mestrado Interdisciplinar em História e Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos da Cultura Brasileira
-
05/2010 - 01/2015
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central.,Atividade realizada, Coordenador do grupo de estudos de Cinema e História.
-
02/2011 - 08/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, PROEX.,Cargo ou função, Membro (representante da FECLESC).
-
05/2011 - 06/2013
Direção e administração, Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central.,Cargo ou função, Vice-coordenador de Curso de Especialização em Perspectivas e Abordagens em História.
-
05/2012 - 05/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, FECLESC.,Cargo ou função, membro da comissão de análise de relatórios de Atividades Acadêmico-Científico-Culturais.
-
08/2011 - 05/2012
Ensino, Metodologias do ensino de História, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Seminário temático: Cinema e o ensino de História
-
12/2011 - 12/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, FECLESC.,Cargo ou função, Membro da comissão de seleção de monitores das disciplinas História do Brasil I e Teoria da História II.
-
08/2011 - 10/2011
Ensino, Perspectivas e Abordagens em História, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Teorias da História
-
07/2011 - 07/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central.,Cargo ou função, Membro da comissão de seleção da turma 2011 do Curso de Especialização em Perspectivas e Abordagens em História.
-
07/2011 - 07/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central.,Cargo ou função, membro da comissão de análise de relatórios de Atividades Acadêmico-Científico-Culturais.
-
02/2011 - 02/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, FECLESC.,Cargo ou função, Membro da comissão de seleção de monitores para as disciplinas Metodologia da Pesquisa Histórica I e Teoria da História II.
-
02/2011 - 02/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, FECLESC.,Cargo ou função, membro da comissão de análise de relatórios de Atividades Acadêmico-Científico-Culturais.
-
08/2010 - 08/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, FECLESC.,Cargo ou função, membro da comissão de análise de relatórios de Atividades Acadêmico-Científico-Culturais.
-
06/2010 - 06/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, ANPUH.,Cargo ou função, representante do curso de História da FECLESC na comissão organizadora da eleição da nova diretoria da ANPUH-CE- biênio 2010-12.
-
03/2010 - 03/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central.,Cargo ou função, Membro da comissão de seleção de monitores das disciplinas Estágio Curricular Supervisionado II e Teoria da História.
-
10/2009 - 12/2009
Ensino, Perspectivas e Abordagens em História, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ensino de História
-
05/2005 - 02/2006
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História das idéias políticas e sociais, História do Ceará I, História do Ceará II, Historiografia brasileira
-
08/2005 - 09/2005
Extensão universitária , PRAE.,Atividade de extensão realizada, coordenador de área de História do Uecevest.
2004 - 2005
Universidade Federal do CearáVínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
05/2004 - 05/2005
Ensino, Departamento de História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História contemporânea I, História do Brasil IV, História econômica, social e política do Brasil, Historiografia brasileira, Introdução aos estudos históricos, Seminário de leitura
-
09/2004 - 09/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Humanidades, Departamento de História.,Cargo ou função, membro da comissão de avaliação do projeto do XVI EREH (Encontro regional dos estudantes de História).
-
07/2004 - 08/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Humanidades, Departamento de História.,Cargo ou função, membro da comissão eleitoral para a eleição de novo coordenador do curso de História.
-
07/2004 - 07/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Humanidades, Departamento de História.,Cargo ou função, membro da comissão eleitoral que organizou o processo de escolha do novo coordenador e vice-coordenador do departamento de História.
2004 - 2006
JORNAL O POVOVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador
Outras informações:
Crítica de filmes
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Sander Cruz Castelo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?