Roberto de Freitas Junior

Graduado em Português/Inglês pela UFRJ, com especialização em Língua Inglesa pela PUC-Rio e mestrado e doutorado em Linguística pela UFRJ. Diretor Adjunto de Cultura e Extensão da FL/UFRJ; Membro do Colegiado de Extensão da FL/UFRJ; Professor Adjunto de Estudos Linguísticos do Dpto de Letras-Libras/UFRJ. Professor colaborador do Programa de Pós Graduação em Linguística da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UERJ/FPP. Interessado em estudos sobre a representação cognitiva, como L1 e L2, do PB, da LIBRAS e do Inglês, com ênfase na interface estrutura argumental/informacional e à luz da Gramática das Construções Baseada no Uso (GCBU). Coordenador do Núcleo de Estudos Sobre Interlíngua e Surdez (NEIS/UFRJ) e professor pesquisador do grupo Discurso & Gramática (D&G/UFRJ).

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Lingüística

2007 - 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A constituição discursivo-gramatical da ordem (X)VS em inglês como L2: um estudo sobre a interlíngua
Orientador: Maria Maura da Conceição Cezário
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: aquisição de L2; funcionalismo; ordem VS; planos discursivos; gêneros discursivos.

Mestrado em Lingüística

2005 - 2006

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Reflexos pragmático-discursivos da L1 na aquisição de inglês como L2: um estudo sobre o uso da cláusula VS,Ano de Obtenção: 2006
Maria Maura da Conceição Cezário.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: aquisição de L2; ensino de idiomas; funcionalismo; ordem VS; planos discursivos; transitividade. Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Especialização em Língua Inglesa

2001 - 2001

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Are students really afraid of speaking?
Orientador: Maria Isabel Ramos

Graduação em andamento em Licenciatura em Letras - Português-Inglês

2008 - Atual

Centro Universitário Augusto Motta
Título: A codificação do Sujeito na Aquisição de Inglês como L2: um estudo funcioanal

Graduação em Português/Inglês

1994 - 1999

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Análise de material didático segundo os princípio dos PCN's de língua estrangeira
Orientador: Alice Freire

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2002 - 2004

Espanhol. , Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.

1999 - 1999

Curso de Aperfeiçoamento dé prnúncia inglesa. , Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.

1996 - 1997

Curso de Formação de Professores (Teacher's Course. , Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.

1987 - 1996

Inglês. , Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Lê Pouco.

Libras

Compreende Pouco, Fala Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística/Especialidade: Lingüística Funcional e Aquisição de L2.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FREITAS JUNIOR, R. . IV Semana do Letras Libras. 2019. (Outro).

FREITAS JUNIOR, R. . XL Encontro Nacional dos Estudantes de Letras - ENEL. 2019. (Outro).

FREITAS JUNIOR, R. . Encontro Nacional dos Estudantes de Letras. 2019. (Outro).

FREITAS JUNIOR, R. . XXIV Seminário Nacional e XI Seminário Internacional do Grupo de Estudos Discurso & Gramática. 2019. (Outro).

FREITAS JUNIOR, R. . V Semana Cultural de Letras. 2019. (Outro).

FREITAS JUNIOR, R. . III Semana do Letras-Libras. 2018. (Congresso).

FREITAS JUNIOR, R. . IV Semana Cultural de Letras da UFRJ. 2018. .

FREITAS JUNIOR, R. . II Semana do Letras-Libras. 2017. (Congresso).

FREITAS JUNIOR, R. . XXI Seminário do grupo de estudos Discurso e Gramática / VIII Seminário internacional do grupo de estudos Discurso e Gramática. 2016. (Outro).

FREITAS JUNIOR, R. . III Simpósio Internacional da Linguística Funcional. 2015. (Outro).

FREITAS JUNIOR, R. . I Semana do Letras-Libras. 2015. (Outro).

FREITAS JUNIOR, R. . I Semana do ISE/FGS. 2013. (Congresso).

FREITAS JUNIOR, R. . Semana Acadêmica de Letras da FGS/2012. 2012. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

ABRALIN ao vivo.What Grammaticalization is and what it is not: some observations (Dr Brian D Joseph). 2020. (Outra).

I Fórum Internacional em Sociolinguística.(Fórum Sociolinguística/Geolinguística, Contato e Políticas Linguísticas). 2019. (Outra).

III D-LING - Debates em Linguística.Contribuições da Linguística para materiais didáticos em L2 para Surdos. 2019. (Seminário).

II Seminário de Tras do INES - SETILSPadutores, Intérpretes e Guia-intérpretes de Libr.Análise de traduções da LIBRAS para o Português escrito: interfaces entre estudos da tradução e Gramática das Construções Baseada no Uso. 2019. (Seminário).

Passo a passo para o uso do RBRUL. 2019. (Oficina).

VI ABERLING - Abertura das Atividades do Programa de Pós-Graduação em Linguístca da UFRJ: Respeito e Solidariedade.Alunos surdos no Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ. 2019. (Encontro).

XIII Colóquio Os Estudos Lexicais em diferentes perspectivas.A unidade de tradução (UT) da Libras para o português escrito: sinal-léxico ou sinal-construção?. 2019. (Outra).

XI Seminário Internacional e XXIV Seminário Nacional do Grupo de Estudos Discurso & Gramática.Introdução ao R para o estudo da língua em uso (minicurso com a Profa Livia Oushiro). 2019. (Seminário).

XI Seminário Internacional e XXIV Seminário Nacional do Grupo de Estudos Discurso & Gramática.A rede construcional monoargumental [(X) VSN]: uma análise à luz da GCBU. 2019. (Seminário).

XI Seminário Internacional e XXIV Seminário Nacional do Grupo de Estudos Discurso & Gramática.Experimental Methods in Construction Grammar (minicurso com o Prof Florent Perek). 2019. (Seminário).

XI Seminário Internacional e XXIV Seminário Nacional do Grupo de Estudos Discurso & Gramática (conferência: Productivity of contructions in diachorny). 2019. (Seminário).

X Seminário dos alunos dos programas de pós-graduação do Instituto de Letras.Participação como debatedor de simpósio temático. 2019. (Seminário).

XVII Congresso Internacional do INES e XXIV Seminário Nacional do INES. A Construção como unidade de tradução: contribuições da Gramática das Construções Baseada no Uso. 2019. (Congresso).

III Seminário de Estudos sobre o Português em Uso.Coordenação do Simpósio Língua em Uso e Cognição. 2018. (Seminário).

III Seminário de Estudos sobre o Português em Uso.Uma visão construcional da ordem verbo-sujeito no PB. 2018. (Seminário).

I Seminário PROFLETRAS/UFRJ.Aspectos Linguísticos e Textuais da produção escrita em L2 do Surdo. 2018. (Seminário).

Seminário Variação, Mudança e Gêneros Textuais-Discursivos em Foco. 2018. (Seminário).

X Seminário Internacional e XXIII Seminário Nacional do Grupo de Estudos Discurso & Gramática. 2018. (Seminário).

X Seminário Internacional e XXIII Seminário Nacional do Grupo de Estudos Discurso & Gramática.Mini-Curso An Introduction to Construction Grammar. 2018. (Seminário).

Fórum Bilíngue do Instituto Nacional de Educação de Surdos ? INES, / I Simpósio da Língua Portuguesa para Surdos.?Aspectos linguísticogramaticais do uso do português brasileiro como L2: uma abordagem descritiva da produção escrita de surdos universitários no gênero e-mail. 2017. (Simpósio).

I Congresso interno da FL/UFRJ (GT Curso de Letras-Libras: avanços e desafios ). 2017. (Congresso).

III Jornada de Professores de Idiomas do Ex[ercito.Níveis da língua, visões de linguagem e avaliação: uma reflexão. 2017. (Seminário).

II Semana do Letras-Libras. 2017. (Seminário).

IV Simpósio Internacional de Linguística Funcional.Grammaticalization and Construction Grammar (mini-curso). 2017. (Seminário).

IV Simpósio Internacional de Linguística Funcional.Investigando [(X)[VSN]]FOC no PB: uma construção focal em rede?. 2017. (Simpósio).

IV Simpósio Internacional de Linguística Funcional. 2017. (Simpósio).

Seminário de Pesquisas Linguísticas em Andamento.Trabalhos de Pesquisa dos pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ. 2017. (Seminário).

X Congresso Internacional da ABRALIN. 2017. (Congresso).

X Congresso Internacional da ABRALIN. Pesquisando a produção escrita de surdos brasileiros: um estudo de caso. 2017. (Congresso).

X Congresso Internacional da ABRALIN. Coordenador de Simpósio Abordagens construcionistas à aquisição de segundas línguas/línguas estrangeiras. 2017. (Congresso).

X Congresso Internacional da ABRALIN. A emergência da construção [(X)[VAUX VPP SN]]foc em gênero abstracts no EFL: choque de construções na interlíngua. 2017. (Congresso).

XXII Seminário Nacional e IX Seminário Internacional do Grupo de Estudos Discurso & Gramática.Networks and Constructional Change (mini curso ministrado pelo Prof Grame Trousdale). 2017. (Seminário).

XXII Seminário Nacional e IX Seminário Internacional do Grupo de Estudos Discurso & Gramática.Herança Construcional: um olhar sobre a interrelação entre as construções Núcleo - Complemento, Transitiva Básica e Monoargumental Inacuativa. 2017. (Seminário).

7a Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.Um olhar construcional sobre as estruturas arguementais ativas do PB: um estudo de casos. 2016. (Seminário).

7a Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.Transferências e Hipercorreções: um estudo sobre a produção escrita de surdos brasileiros. 2016. (Seminário).

7a Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.Descrição e aceitabilidade da construção [[X][VAUX VPP SN]]foc em Abstracts do inglês: choque de construções na interlíngua. 2016. (Seminário).

7a Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.A construção [[X][VAUX PP SN]]FOC em sequências textuais do jornal O Globo: uma abordagem centrada no uso. 2016. (Seminário).

A construção [[X][VAUX PP SN]]FOC em sequências textuais do jornal O Globo: uma abordagem centrada no uso.Sociolinguística em Línguas de Sinais: uma revisão bibliográfica. 2016. (Seminário).

III Forum Letras 2.0.Videos no ensino superior - lições e desafios para o curso de Letras. 2016. (Seminário).

International Conference on Construction Grammar. Binominal Constructions in Portuguese. 2016. (Congresso).

XXI Seminário Nacional e VIII Seminário Internacional do Grupo Discurso & Gramática. 2016. (Seminário).

XXI Seminário Nacional e VIII Seminário Internacional do Grupo Discurso & Gramática.A Constructionist approach to language (mini-curso ministrado pela Profa Adele Goldberg. 2016. (Seminário).

III Simpósio Internacional de Linguística Funcional.Ordenação de constituintes oracionais em Português (minicurso ministrado pela ProfaDra Erotilde Goreti Pezatti (UNESP). 2015. (Simpósio).

I Semana do Letras-Libras.Mesa-redonda: Discutindo aquisição de línguas/ Palestra: Aquisição de L2: visões teóricas. 2015. (Outra).

IX Congresso Internacional da ABRALIN. A influência do fator "extensão de S! nas construções (X)VS do inglês acadêmico de brasileiros: interlíngua, transferência e função. 2015. (Congresso).

Forum CHILDES Brasil (UFSC). 2014. (Outra).

Introdução ao Moodle 2.6 (Projeto Letras2.0/UFRJ). 2014. (Outra).

Mundo das Letras, Mundo das Libras: diálogo e transformação (palestra). 2014. (Outra).

XIX Seminário nacional e VI Seminário Internacional do Grupo Discu.Language is a cognitive network (mini-curso ministrado pelo Prof. Nikolas Gisborne (University of Edinburgh). 2014. (Seminário).

XIX Seminário nacional e VI Seminário Internacional do Grupo Discurso o & Gramática : Discurso e Gramática em perspectiva construcional.[(X) V Y] em foco: um caso de construcionalização?. 2014. (Seminário).

II CIFALE - Congresso Internacional da Faculdade de Letras da da UFRJ. Ensino de inglês e ordenação vocabular: o caso da ordem VS. 2013. (Congresso).

II CIFALE - Congresso Internacional da Faculdade de Letras da UFRJ. Descrição e ensino: aspectos funcionais e formais presentes na gramática em L1, L2 e LE, variabilidade, contato, preconceito e seu impacto no ensino (Coordenação de Simpósio). 2013. (Congresso).

IX Semana Interativa de Administração (IX SIA).Linguagens e organizações: a questão do mercado de trabalho. 2013. (Simpósio).

Sábado Letivo.Linguagens e mercado de trabalho. 2013. (Encontro).

Treinamento de Revitalização Integrado - Treinamento em Metodologia e Técnicas para o Ensino de Inglês como Língua Estrangeira para o Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II. 2013. (Encontro).

I ENCOORD - 1o Encontro de Coordenadores e Diretores das Faculdades e Colégios de Aplicação da Gama e Souza. 2012. (Encontro).

II Congresso Internacional de Linguística Histórica (USP). The development of language (mini-curso ministrado pelo Prof. David Lightfoot). 2012. (Congresso).

II Congresso Internacional de Linguística Histórica (USP). A constituição discursivo-gramatical da contrução (X)VS em inglês como L2: indícios de formação da interlíngua. 2012. (Congresso).

I Workshop CCAA em Equipe - Juntos Somos Mais. 2012. (Outra).

Semana de Letras da FGS.Construindo o texto dissertativo: da redação simples à monografia. 2012. (Seminário).

Semana Pedagógica da Faculdade Gama e Souza.A interação verbal e a sala de aula: questões práticas. 2012. (Seminário).

Treinamento em Metodologia e Técnicas para o Ensino de Inglês como Língua Estrangeira para o Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II - LF/SME-RJ. 2012. (Encontro).

Treinamento em Metodologia e Técnicas para o Ensino de Inglês como Língua estrangeira para o Ensino Fundamental I - LF/SME-RJ. 2012. (Encontro).

Curso de Extensão Linguística Funcional: Teoria e análise de dados.Iconicidade e ordenação de palavras: Análise de textos. 2011. (Encontro).

Semana Acadêmica de Letras, Matemática e Pedagogia (FGS).Léxico, expressões idiomáticas e comunidades linguísticas: realidades e atualidades. 2011. (Seminário).

Treinamento em metodologia e técnicas para o ensino de inglês como língua estrangeira para o Ensino Fundamental I - LF/SME-RJ. 2011. (Encontro).

Treinamento em metodologia e técnicas para o ensino de inglês como língua estrangeira para o Ensino Fundamental I - LF/SME-RJ. 2011. (Encontro).

XV Seminário Nacional do Grupo Discurso & Gramática.mini-curso Transitividade e Estrutura Argumental (ministrado pela Prof Ma Angélica Furtado da Cunha). 2010. (Seminário).

II Seminário Internacional do Grupo de Estudos Discurso & Gramática.Estado da Arte da Gramaticalização (Mini Curso ministrado pelo Prof Christian Lehmann). 2009. (Seminário).

II Seminário Internacional do Grupo de Estudos Discurso & Gramática e XIV Seminário Nacional do Grupo de Estudos Discurso Gramática. 2009. (Seminário).

XV Congresso da Assel-Rio. Sessão de Comunicação Individual. 2009. (Congresso).

XV Congresso da Assel-Rio / III Semana de Língua Portuguese - SELP. O uso do 'sujeito posposto' em inglês como L2: associações gramaticais e discursivas. 2009. (Congresso).

Sintaxe e Estrutura da Informação (Tópico/Foco) - ministrado pelo Prof Dr Daniel Jacob (Universidade de Freiburg). 2008. (Oficina).

The challenges of technological era (VI Enplirj - Encontro de Professores de língua inglesa do Rio de Janeiro.Discoursive-Pragmatic Reflections of Brazilian Portuguese L1 in the acquisition of L2 English: a functional approach on the VS word order. 2008. (Encontro).

VII Seminário de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Lingüística.A estrutura argumental da ordem VS e a gramática de EL2: questões sintático-discursivas. 2008. (Seminário).

VI Semana Acadêmica das Licenciaturas: Humanas, Letra e Matemáticas da UNISUAM.Língua Inglesa e suas Literaturas: (Re)visões. 2008. (Outra).

XIII Seminário do Grupo de Estudos Discurso e Gramática - Pesquisa em lingüística funcional - convergência e divergência.Estrutura argumental e informacional do verbo inacusativo em PB e no inglês - condicionamentos. 2008. (Seminário).

XXII Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos. Estrutura Informacional e a inversão do sujeito no discurso acadêmico em inglês como L2: evidências sobre a interlíngua. 2008. (Congresso).

II Congresso Internacional da Associação Internacional de Lingüística do Português-AILP. 2007. (Congresso).

XII Seminário Nacional do Grupo Discurso e Gramática - I Workshop on Grammaticalization of the Discourse and Grammar Research Group.Discourse-Pragmatic Reflections of Brazilian Portuguese L1 in the acquisition of L2 English: a functional appraoch on the use of VS wor order. 2007. (Seminário).

XII Seminário Nacional do Grupo Discurso e Gramática - I Workshop on Grammaticalization of the Discourse and Grammar Research Group.Mini-Curso: New Trends in the studies of grammaticalization (ministrado pela Profa Elizabeth Traugott e pelo Prof Bern Heine). 2007. (Seminário).

Keeping up with new trends (3 ENPLIRJ - Encontro de Professores de Língua Inglesa do Rio de Janeiro.Keeping up with new trends (3 ENPLIRJ - Encontro de Professores de língua inglesa do Rio de Janeiro). 2002. (Encontro).

Towards the new millenium: rethinking ELT in Brazil (1 ENPLIRJ - Encontro dos professores de língua inglesa do Rio de |Janeiro.Towards the new millenium: rethinking ELT in Brazil (1 ENPLIRJ - Encontro de Professores de língua inglesa do Rio de Janeiro). 1998. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Gabrielle de Figueira do Nascimento

FREITAS JUNIOR, R.. Construções Binominais quantificadoras da língua russa: uma abordagem baseada no uso. 2020. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Anna Lyssa do Nascimento Donato Machado

FREITAS JUNIOR, R.. A diacronia da ordem VS no PB: estatuto informacional e outro fatores condicionadores. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Laíza Teixeira Delatorre

FREITAS JUNIOR, R.. Relativas Reduzidas de Gerúndio - uma análise funcional centrada no uso. 2019. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Thais Lima Lopes

FREITAS JUNIOR, R.. A realização morfológica do aspecto Perfect no Português do Brasil e no Inglês da Inglaterra - uma análise comparativa. 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Dennis da Silva Castanheira

FREITAS JUNIOR, R.. Anáforas encapsuladoras e construção do gênero entrevista: uma análise textual-funcional. 2020. Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Manuela Correa de Oliveira

FREITAS JUNIOR, R.. Throw out the trash e throw the trash out/; um estudo diacrônico de phrasal verbs coma partícula out. 2019. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Natalia Ilse Paulino Machado

FREITAS JUNIOR, R.. Evidencialidade no português brasileiro com verbo ver: estratégias construcionais com base no uso. 2017. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Priscilla Mouta Marques

FREITAS JUNIOR, R.. Estudo diacrônico da ordenação do sujeito em relação ao verbo no português. 2012 - UFRJ.

Aluno: Manuela Correa de Oliveira

FREITAS JUNIOR, R.. Posição variável da partícula out em phrasal verbs. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernanda de Souza Faria

FREITAS JUNIOR, R.. O efeito da pré-ativação (priming) na compreensão de sintagmas preposicionais ambíguos no português brasileiro. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Letras e Linguística) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Monah Vieira Penkuhn

FREITAS JUNIOR, R.. Bilinguismo: um estudo de caso de aquisição do português e do holandês. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Letras e Linguística) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Sandra Ferreira dos Santos Ribeiro

FREITAS JUNIOR, R.. A atuação do aspecto lexical na aquisição do Present Perfect: em que contexto ocorre maior compreensão do significado intrínseco dessa forma verbal por aprendizes brasileiros de inglês?. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em ESTUDOS DE LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Laíza Teixiera Delatorre

FREITAS JUNIOR, R.. Relativas Reduzidas de Gerúndio - uma análise funcional centrada no uso. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Leandro Sant'anna da Silva

FREITAS JUNIOR, R.. Musica e ensino de gramática. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Elisângela Horst de Souza

FREITAS JUNIOR, R.. Tudo isso nem que é ouro: um estudo de caso sobre o texto escrito de um surdo universitário. 2017.

Aluno: Palloma Beatriz Maia Botelho Aguiar

FREITAS JUNIOR, R.. Fatos ou Generalizações?: Percepções do Surdo em relação ao uso da Libras. 2017 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Vanessa Miro Pinheiro

FREITAS JUNIOR, R.. Variação (Sócio)Linguística em numerais d Libras. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Libras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: DAFNY SALDANHA HESPANHOL

FREITAS JUNIOR, R.; COSTA, M. U. C. L. M.. Identidade e língua: discutindo a relação surdo-ouvinte. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em libras: ensino, tradução e inter) - UFRJ.

Aluno: Thiago dos Santos Silva

FREITAS JUNIOR, R.. As construções EMBORA e [XQUE]conect na fala e na escrita/; uma abordagem cognitivo-funcional. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Raquel Cardoso Bezerra Brito

FREITAS JUNIOR, R.. Usos da Construção [Só que] na fala e na escrita. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Kleveland Cristian Barbosa

FREITAS JUNIOR, R.. NECESSE EST TE OPERAM MIHI DARE: uma análise linguístico-literária das construções impessoais do latim clássico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Neliane da Cruz Galo

FREITAS JUNIOR, R.. As construções de tópico marcado em cartas de leitor dos jornais O GLOBO e EXTRA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Isabella Helena Borges Caetano

FREITAS JUNIOR, R.. O Sujeito definido de 1a pessoa na fala culta de Nova Iguaçu: uma análise dos fatores sociais faixa etária e gênero. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mara Dutra Rodrigues

FREITAS JUNIOR, R.. A autopercepção do rotacismo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: ELCIO DOS SANTOS SUZANO

FREITAS JUNIOR, R.. História do conjunto dos números inteiros e suas operações e aplicações no cotidiano. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdade Gama e Souza.

Aluno: TATIANA CAMPOS FLORÊNCIO SILVA

FREITAS JUNIOR, R.. O brincar na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Gama e Souza.

Aluno: GERSON REIS CERQUEIRA JUNIOR

FREITAS JUNIOR, R.. Ensino de áreas planas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdade Gama e Souza.

Aluno: Fernanda Lima Zuzarte

FREITAS JUNIOR, R.. O lúdico na alfabetização. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Gama e Souza.

Aluno: Mirian Fernandes Muniz da Silveira

FREITAS JUNIOR, R.. Educação de Jovens e Adultos: uma releitura da realidade educacional. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Gama e Souza.

Aluno: Carlos Henrique Custodio Pinho

FREITAS JUNIOR, R.. A geometria da natureza no cotidiano do aluno. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Gama e Souza.

Aluno: Edilson de Souza Vicente

FREITAS JUNIOR, R.. A descoberta dos números naturais e sua evolução histórica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Gama e Souza.

Aluno: Ilainne Salete Moraes Martins

FREITAS JUNIOR, R.. Práticas Pedagógicas desenvolvidas em uma escola de Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Gama e Souza.

Aluno: José Luis Gonçalves Sabarís

FREITAS JUNIOR, R.. Aspectos da Interlingua de brasileiros falantes de espanhol como L2: o caso do futuro do subjuntivo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade CCAA.

Aluno: DIRCE GOMES DOS SANTOS

FREITAS JUNIOR, R.. Problemas ou dificuldades de aprendizagem na escola?. 2012 - Faculdade Gama e Souza.

Aluno: Dayse Lucid de Jesus Teixiera

FREITAS JUNIOR, R.. A importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. 2012 - Faculdade Gama e Souza.

Aluno: Priscila Santos Rodrigues

FREITAS JUNIOR, R.. A criação do hábito de leitura e ao interface com os livros paradidáticos: um estudo de caso. 2012 - Faculdade Gama e Souza.

Aluno: Paula Martins da Silva

FREITAS JUNIOR, R.. O teorema de Pitágoras: da criação ã aplicação. 2012 - Faculdade Gama e Souza.

Aluno: Érika Campos Sanches

FREITAS JUNIOR, R.. O lúdico como fator de aprendizagem no ensino de matemática. 2012 - Faculdade Gama e Souza.

Aluno: Jorge Fernando dos Santos

FREITAS JUNIOR, R.. Análise Combonatória: uma proposta pedagógica. 2012 - Faculdade Gama e Souza.

Aluno: Ricardo Conceição Cunha

FREITAS JUNIOR, R.. Matemática através dos jogos. 2012 - Faculdade Gama e Souza.

Aluno: Adriana Cavalcante de Paula

FREITAS JUNIOR, R.. A história dos números e os conjuntos numéricos. 2012 - Faculdade Gama e Souza.

Aluno: Eraldo Machado de Lima

FREITAS JUNIOR, R.. Números Inteiros. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdade Gama e Souza.

Aluno: Lucélia Ferreira Rosa

FREITAS JUNIOR, R.. A importância do brincar na Educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdade Gama e Souza.

Aluno: Glauco Mesquita Magalhaes

FREITAS JUNIOR, R.. As operações matemáticas e suas ideias na resolução de problemas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdade Gama e Souza.

Aluno: Anna Maria Vianna Bastos

FREITAS JUNIOR, R.. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH): um desafio para o docente no Ensino Fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Gama e Souza.

Aluno: Márcia Cristina Costa Boar

FREITAS JUNIOR, R.. A vida e obra da Álvares de Azevedo: convergências em "Noite na taverna", "Macário" e "Lira dos vinte anos". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Gama e Souza.

Aluno: Valéria do Vale Bindone

FREITAS JUNIOR, R.. Ensinando a gostar de Matemática. 2012 - Faculdade Gama e Souza.

Aluno: Bruna Helena Sodré de Oliveira

FREITAS JUNIOR, R.. A importância da fala e da escrita. 2011 - Faculdade Gama e Souza.

Aluno: Fernanda Michel Mattos

FREITAS JUNIOR, R.. Dislexia: algumas consisderações. 2011 - Faculdade Gama e Souza.

Aluno: Fernanda de Jesus Coelho

FREITAS JUNIOR, R.. A adequação da linguagem jornalística ao seu público-alvo: uma análise das capas dos jornais Extra, Meia-Hora e O Globo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Gama e Souza.

FREITAS JUNIOR, R.. Banca Examinadora de Língua Instrumental - PORTUGUÊS do Exame de Seleção aos cursos de Mestrado e Doutorado dos Programas de Pós-Graduação da FL/UFRJ. 2019.

FREITAS JUNIOR, R.. Comissão do Acesso ao curso Letras-Libras/UFRJ. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FREITAS JUNIOR, R.. Banca Examinadora de Seleção Pública de Professor Substituto de Estudos Linguísticos do Departamento de Letras-Libras da UFRJ. 2015. UFRJ.

FREITAS JUNIOR, R.. Banca de seleção de Estrangeiro para o Mestrado do PPG Linguística UFRJ. 2020. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FREITAS JUNIOR, R.. Comissão Avaliadora do Processo Seletivo Público de bolsistas (Program de monitoria de Apoio Pedagógico). 2020. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FREITAS JUNIOR, R.. I Fórum Internacional de Sociolinguística (avaliação de pôsteres). 2019. UFRJ.

FREITAS JUNIOR, R.. XXIV SEPLA _ Seminário de Pesquisas Linguísticas em andamento (trabalho: Hipossegmentação sob a perspectiva da Gramática das Construções Baseada no uso. 2019. UFRJ.

FREITAS JUNIOR, R.. XXIV SEPLA - Seminário de Pesquisas Linguísticas em Andamento (trabalho: Processos figurativos e mesclagem de ponto de vista em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)). 2019. UFRJ.

FREITAS JUNIOR, R.. 9a Semana da Integração Acadêmica da UFRJ. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FREITAS JUNIOR, R.. 8a Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. 2017. UFRJ.

FREITAS JUNIOR, R.. VII Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FREITAS JUNIOR, R.. XXXVII Jornada de Iniciação Científica (JICTAC/2015). 2015. UFRJ.

FREITAS JUNIOR, R.. Vestibular para acesso ao curso Letras-Libras/UFRJ. 2015.

FREITAS JUNIOR, R.. Vestibular. 2014. Faculdade Gama e Souza.

FREITAS JUNIOR, R.. Vestibular. 2013. Faculdade Gama e Souza.

FREITAS JUNIOR, R.. Vestibular 2012/1. 2012. Faculdade Gama e Souza.

FREITAS JUNIOR, R.. Vestibular 2012/2. 2012. Faculdade Gama e Souza.

FREITAS JUNIOR, R.. Vestibular. 2011. Faculdade Gama e Souza.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Angélica Furtado da Cunha

FURTADO DA CUNHA, M. A.. A constituição discursivo-gramatical da construção (X)VS em inglês como L2: indícios de formação da interlíngua. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em LIngüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Christina Abreu Gomes

CEZÁRIO, Maria Maura;GOMES, C. A.; DUARTE, Maria Eugênia Lamoglia; Votre, Sebastião J.; Cunha, Maria Angélica F. da. A constituiçào discursivo-gramatical da construção (X) VS em inglês como L2: indícios de formação da interlíngua. 2011. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Christina Abreu Gomes

CEZÁRIO, Maria Maura;GOMES, C. A.; Cavalcante, S. R. de O.. A constituição discursivo-gramatical da construção (X)VS em inglês como L2: indícios de formação de interlingua. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SILVIA REGINA DE OLIVEIRA CAVALCANTE

Cezario, M. M. da C.; Gomes, C. A.;CAVALCANTE, S. R. O.. A constituição discursivo-gramatical da construção (X)VS em inglês como L2: indícios da formação da interlíngua. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Maria Jussara Abraçado de Almeida

CEZARIO, M. M. C.;ABRAÇADO, Jussara; Gomes, C.A.. REFLEXOS PRAGMÁTICO-DISCURSIVOS DA L1 NA AQUISIÇÃO DE INGLÊS COMO L2: UM ESTUDO SOBRE O USO DA CLÁUSULA VS. 2006. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Maria Eugenia Lammoglia Duarte

CEZÁRIO, M. M. da C.;DUARTE, M. E. L.; GOMES, C. A.; VOTRE, S. J.; CUNHA, M. A. F.. A constituição discursivo-gramatical na construção (X)VS em inglês como L2: indícios de formação de interlíngua. 2011. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Maria Maura da Conceição Cezario

CEZARIO, M. M. C.. A ordem VS em textos em inglês como L2. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Rodrigo Pereira Leal de Souza

COMPREENSÃO LEITORA E DOMÍNIO DO GÊNERO ACADÊMICO A PARTIR DE VÍDEOS EM LIBRAS; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Elisangela Ferreira Rodrigues Alves

Idiomatismos e compreensão leitora em PBL2 de surdos; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Jocelene Ferreira Bottino

O impacto da atuação fonoaudiológica no desenvolvimento linguístico- discursivo da criança surda; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Ruan Sousa Diniz

Análise de traduções da LIBRAS para o Português escrito: interfaces entre estudos da tradução e Gramática das Construções Baseada no Uso; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

INGRID NOBRE DA SILVA

Aquisição da Linguagem na perspectiva da Linguística Funcional Centrada no Uso; "; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Vitor Luiz Vieira da Silveira

Gramática das Construções e aquisição de L2: um estudo sobre a produção em EL2 de brasileiros; Início: 2019 - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

João Paulo da Silva Nascimento

INVESTIGANDO A CONSTRUÇÃO [(X) V SN] COM O VERBO CHEGAR NO PB SINCRÔNICO; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Julia Souza Agnese da Rocha

O comportamento formal e funcional da subesquema [(X)correrSN] FOC no português brasileiro (PB),; Início: 2018 - UFRJ; (Orientador);

Ana Carolina Henriques

Pensando a Escrita do Surdo:descrição, demandas e propostas pedagógicas; Início: 2020; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Gabriela Cristina Almeida Lamim

Ordens SV e VS nas vozes ativa e passiva em livro didático de história: análise de estruturas de baixa(íssima) transitividade; 2013; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Roberto de Freitas Junior;

Palloma Beatriz Maia Botelho Aguiar

Fatos ou Generalizações?: Percepções do Surdo em relação ao uso da Libras; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em libras: ensino, tradução e inter) - UFRJ; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

Elisângela Horst de Souza

Tudo isso nem que é ouro: um estudo de caso sobre o texto escrito de um surdo universitário; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Libras: ens, trad e interpret) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

Dafny Hespanhol

Identidades e línguas: discutindo a relação surdo-ouvinte; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Libras: ens, trad e interpret) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

João Paulo da Silva Nascimento

A ESCRITA INFANTIL DE SURDOS DE PRIMEIRA GERAÇÃO: UM ESTUDO COGNITIVO-FUNCIONAL SOBRE O RECRUTAMENTO DE PROCESSOS MENTAIS DE DOMÍNIO GERAL NA AQUISIÇÃO DE PBL2; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

Matheus Costa da Silva

A ordem verbo-sujeito em construções passivas como estratégia de focalização no português brasileiro: uma análise centrada no uso; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

Lais Lopes Neo

A interface escrita X fonologia no contexto de ensino de português para surdos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

Chrislene Hyppólito Góes

Vida e obra de Vinícius de Moraes; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Faculdade Gama e Souza; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

MÁRCIA DA ROCHA SILVA

Machado de Assis: retrato das mulheres machadianas; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Faculdade Gama e Souza; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

Adriana de Souza Lopes

Ensino de Língua Portuguesa: discutindo questões práticas sobre gramática normativa e popular; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Faculdade Gama e Souza; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

Monyk Vellaskez dos Santos

A visão docente sobre o ensino da Literatura Brasileira; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Gama e Souza; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

Estela Silva das Dores

Construções e aspectos de um herói nacional: múltiplas visões existentes em Macunaíma; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Faculdade Gama e Souza; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

Rosana Perpétua de Miranda

A importância da pesquisa discente para o Ensino Fundamental: estudo de casos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Gama e Souza; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

Juliana Souza Barbosa

A ?ausência? de concordância nominal de número plural no Português brasileiro falado por indivíduos da comunidade de Manguinhos/RJ: um estudo de caso; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Faculdade Gama e Souza; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

Nicole Dione Cruz Roque Moreira

Contação de histórias e desenvolvimento de leitura: uma prática narrativa no Ensino Infantil e Fundamental; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Gama e Souza; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

Viviane Santos de Souza

O ensino da língua portuguesa e a inclusão de crianças com necessidades educacionais no ensino regular; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Faculdade Gama e Souza; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

Daniella Mariana da Silva Costa

Etimologia dos Homônimos Perfeitos: Um Estudo de Casos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade Gama e Souza; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

Carla Bittencourt Torres

Aspectos Morfofonêmicos Representados na ortografia de alunos de séries iniciais: um estudo sobre a apócope do /R/ final dos infinitivos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade Gama e Souza; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

Ana Paula Matias da Silva Santos

Adoniran Barbosa e linguagem popular: quando a música realmente fala a língua do povo; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade Gama e Souza; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

Camila Braga Godoy

Aspectos Linguísticos da escrita em L2 do Surdo; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Libras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

João Paulo da Silva Nascimento & Camila Braga Godoy

Pensando a escrita do Surdo: descrição, demandas e propostas pedagógicas (Módulo I); 2019; Iniciação Científica - UFRJ; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

Patrícia Melão, João Silva, Wagner Silva, Taina Miranda

Iconicidade, Ensino e Categorias: uma investigação sobre a percepção de sentidos de signos da Libras; 2019; Iniciação Científica - UFRJ; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

João Paulo da Silva Nascimento

A escrita de crianças surdas em PBL2: uma investigação baseada no uso e o desenvolvimento de L2 escrita; 2019; Iniciação Científica - UFRJ; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

João Paulo da Silva Nascimento

Investigando a construção [(X)[VSN] com o verbo 'chegar' no PB sincrônico; 2019; Iniciação Científica - UFRJ; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

Vitor Silveira

Gramática das Construções e aquisição de L2: um estudo sobre a produção em EL2 de brasileiros; 2019; Iniciação Científica - UFRJ; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

Julia Souza Agnese da Rocha

Um mapeamento construcional para o esquema [(X) CORRER SN]; 2019; Iniciação Científica - UFRJ; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

João Paulo da Silva Nascimento

ANÁLISE DESCRITIVA DOS ASPECTOS LINGUÍSTICOS DA ESCRITA DE SURDOS EM PBL2 ? INTERFACES ENTRE TEXTUALIDADE, USO E COGNIÇÃO NO ESTADO DE INTERLÍNGUA; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

João Miguel Henriques de Lacerda

A Construção [(X) [VAUX VPP SN]] em inglês como L2 (Hipótese do Choque Construcional na Interlígua; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

João Paulo da Silva Nascimento

Aspectos Cognitivos, Semânticos e Textuais da aquisição de L2 escrita: uma análise da interlíngua escrita de surdos em narrativas e fake posts do Facebook; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

Leonardo Ribeiro de Barros

Aspectos Coesivos da Produção Escrita em PBL2 do Surdo Universitário; 2018; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

Hosana Sheila da Silva Xavier

; Projeto NEIS - Núcleo de Estudos sobre Interlíngua e Surdez; 2017; Iniciação Científica - UFRJ; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

Isabella Lassery Simi

Construções monoargumentais ativas do PB: estudos de casos; 2017; Iniciação Científica - UFRJ, UFRJ; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

Matheus Costa da Silva

Focalização e voz passiva: a construção [(X)Vaux Vpp SN]foc no português brasileiro; 2017; Iniciação Científica - UFRJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

Hosana Sheila da Silva Rosa Xavier

A produção escrita em PB L2 no gênero e-mail de surdos universitários: um estudo descritivo; 2017; Iniciação Científica - UFRJ; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

João Miguel Henriques de Lacerda

A construção [(X) Vaux Vpp SN]foc em abstracts em inglês como L2 e a hipótese de choques de construções na interlíngua; 2017; Iniciação Científica - UFRJ; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

Isabella Lassery Simi

Um olhar construcional sobre estruturas monoargumentais ativas do PB: estudo de casos; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

João Miguel Henriques de Lacerda

Descrição e aceitabilidade da construção [[X][VAUX VPP SN]]foc em Abstracts do inglês: choque de construções na interlíngua; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

Matheus Costa da Silva

A construção [[X] [VAUX VPP SN]]foc em sequências textuais do jornal OGlobo: uma abordagem centrada no uso; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

Eberson dos Santos Sarmento

Sociolinguística em Línguas de Sinais: uma revisão bibliográfica; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

Ana Paula Dias Tostis

DESCRIÇÃO E ANÁLISE DA ESCRITA DE ALUNOS SURDOS EM TEXTOS NARRATIVOS, DESCRITIVOS E ARGUMENTATIVOS; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Libras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

Daniel Lima Nascimento

PROJETO PRODUÇÃO DE GLOSSÁRIO LETRAS-LIBRAS/LINGUÍSITCA: PROCESSOS DE TRADUÇÃO E PRODUÇÃO DE MANUÁRIOS (PMD-GLO/PMD-MAN); 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Libras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

Rodrigo Pereira Leal de Souza

DISCURSO DIRETO E INDIRETO NO PB COMO L2 DO SURDO: MARCAS DE INTERLÍNGUA?; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Libras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

Tiago André de Souza Virmont (CP2)

Projeto Produção de Glossário Letras-Libras/Linguística; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ensino Médio) - Colégio Pedro II, UFRJ; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

Gabriela Cristina de Alemida Lamim

As ordens SV e VS em livros de História do PB; 2010; Iniciação Científica - UFRJ; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

Gabriela Cristina de Almeida Lamim

Ordens SV e VS na escrita acadêmica produzidas por alunos brasileiros aprendizes de inglês como L2; 2009; Iniciação Científica - UFRJ; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

Gabriela C

A; Lamin; Status Informacional do Sujeito em Trabalhos Acadêmicos em Inglês como L2; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Português/Inglês) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

Gabriela Cristina Almeida Lamim

Status Informacional do Sujeito em Trabalhos Acadêmicos em Inglês como L2; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

João Paulo da Silva Nascimento

Aspectos da produção textual em língua portuguesa (monitoria); 2018; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

Elizia de Jesus Oliveira Curti

Leitura e Produção de Texto em LP por alunos Surdos (monitoria); 2016; Orientação de outra natureza - UFRJ; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

Hosana Sheila da Silva Xavier

Leitura e Produção de Texto em LP por alunos Surdos (monitoria); 2016; Orientação de outra natureza - UFRJ; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

Rodrigo Pereira Leal de Souza

Fundamentos Linguísticos (monitoria); 2016; Orientação de outra natureza - UFRJ; Orientador: Roberto de Freitas Junior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luciana Ribeiro Marques

Diferença Sexual e Virilidade na História e na Psicanálise; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Teoria Psicanalítica e Prática Clinico Institucion) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Luciana Ribeiro Marques;

Christina Abreu Gomes

Reflexos pragmático-discursivos da L1 na aquisição de inglês como L2: um estudo sobre o uso da cláusula VS; 2006; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Christina Abreu Gomes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FREITAS JUNIOR, R. ; MOUTA MARQUES, P . 'Sobre links e herança construcional: uma revisão à luz da interrelação entre as construções núcleo-complemento, transitiva básica e monoargumental inacusativa. REVISTA SOLETRAS , v. 37, p. 204-223, 2019.

  • FREITAS JUNIOR, R. ; SOARES, L. A. A. ; NASCIMENTO, J. P. S. . Os bastidores da escrita: uma análise cognitivo-funcional de processos cognitivos operantes na aquisição de PBL2 por surdos bilíngues. REVISTA DIÁLOGOS (REVDIA) , v. 7, p. 143, 2019.

  • FREITAS JUNIOR, R. ; SOARES, L. A. A. ; XAVIER, H. S. S. ; NASCIMENTO, J. P. S. . ?Será um grande de aprendizado': uma análise descritiva dos aspectos linguísticos da escrita de surdos em PBL2 ? interfaces entre textualidade, uso, e cognição no estado de interlíngua. PENSARES EM REVISTA , v. 12, p. 7-29, 2018.

  • FREITAS JUNIOR, R. ; MOUTA MARQUES, P ; CASTANHEIRA, D. ; LACERDA, J. M. H. . A CONSTRUÇÃO [(X)[VAUX VPP SN]]FOC NO GÊNERO ABSTRACT: CHOQUE DE CONSTRUÇÕES NA INTERLÍNGUA?. Revista UNIABEU , v. 11, p. 113/-125, 2018.

  • FREITAS JUNIOR, R. ; ALONSO, K. S. B. . Representação de Redes Construcionais: o caso de [(X)VSN]foc no PB. REVISTA LINGUÍSTICA , v. Especial, p. I, 2016.

  • FREITAS JUNIOR, R. . A constitução discursivo-gramatical da construção (X)VS em inglês como L2: indícios de formação da interlíngua. Gragoatá (UFF) , v. 1, p. 30, 2014.

  • FREITAS JUNIOR, R. . Revisitando conceitos de aquisição de L2: defendendo propostas teóricas abrangentes. PENSARES EM REVISTA , v. 4, p. 135-156, 2014.

  • FREITAS JUNIOR, R. ; MOUTA MARQUES, P . A ordem XVS no inglês: descrições sincrônicas e comparações com seu uso no EL2. REVISTA SOLETRAS , v. 1, p. 146-163, 2014.

  • FREITAS JUNIOR, R. ; TORRES, C. B. . Aspectos morfofonêmicos representados na ortografia de alunos de séries iniciais: um estudo sobre a apócope do /R/ final dos infinitivos. Revista da Gama e Souza , v. 1, p. 37-50, 2012.

  • MOUTA MARQUES, P ; FREITAS JUNIOR, R. . O Sujeito posposto no PB: Inacusatividade e Estrutura Informacional. Revista da Gama e Souza , v. I, p. 37-43, 2011.

  • FREITAS JUNIOR, R. ; MOUTA MARQUES, P . Análise do estatuto informacional do sujeito sob a ótica da teoria dos protótipos. Revista da Gama e Souza , v. 13, p. 1-308, 2010.

  • FREITAS JUNIOR, R. . Associações sintático-discursivas da ordem VS no discurso acadêmico em inglês como L2. REVISTA ODISSÉIA , v. 3, p. 7, 2009.

  • FREITAS JUNIOR, R. ; CEZARIO, M. M. C. . Modo de Comunicação Gramaticalizado e Aquisição de L2: associações. TRANSFORMAR (ITAPERUNA) , v. 5, p. 39, 2008.

  • FREITAS JUNIOR, R. . Reflexos pragmáticos-discursivos da L1 na aquisição de inglês como L2: um estudo sobre o uso da cláusula VS. Cadernos de Letras (UFRJ) , v. 23, p. 97-112, 2007.

  • FREITAS JUNIOR, R. . O Funcionalismo lingüístico e a questão da aquisição de L2: um estudo sobre a ordem verbo-sujeito (VS). Transformar (Itaperuna) , v. 4, p. 87-96, 2006.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FREITAS JUNIOR, R. . Avaliador Edital RUA 2018-1. 2018.

FREITAS JUNIOR, R. . Avaliador PROFAEX (2018). 2018.

FREITAS JUNIOR, R. . Avaliador Edital RUA 2019-1. 2018.

FREITAS JUNIOR, R. . Avaliador Edital RUA 2017-2. 2017.

FREITAS JUNIOR, R. . Pensando a escrita do Surdo: demandas e propostas pedagógicas. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FREITAS JUNIOR, R. . Revista Gragoatá UFF. 2020. (Parecer de artigo).

FREITAS JUNIOR, R. . Revista Linguística UFRJ. 2020. (Parecer de artigo).

FREITAS JUNIOR, R. . Parecer Revista Diadorim. 2020. (Parecer de artigo).

FREITAS JUNIOR, R. . Revista Estudos Linguísticos. 2020. (Parecer de artigo).

FREITAS JUNIOR, R. . Parecer capítulo do Pesquisas funcionalistas: da versão clássica à perspectiva centrada no uso - uma homenagem a Maria Angélica Furtado da Cunha. 2020. (Parecer de artigo).

FREITAS JUNIOR, R. . Revista e-scrita. 2020. (Parecer de artigo).

FREITAS JUNIOR, R. . Revista E-scrita. 2020. (Parecer de artigo).

FREITAS JUNIOR, R. . Parecer Revista Scripta. 2020. (Parecer de artigo).

FREITAS JUNIOR, R. . Parecer Revista Linguística UFRJ. 2020. (Parecer de artigo).

FREITAS JUNIOR, R. . Pensando a escrita do Surdo: descrição, demandas e propostas pedagógicas (Módulo I). 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FREITAS JUNIOR, R. . Pensando a escrita do Surdo: descrição, demandas e propostas pedagógicas (Módulo II). 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FREITAS JUNIOR, R. . Pensando a escrita do Surdo: descrição, demandas e propostas pedagógicas (Módulo I). 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FREITAS JUNIOR, R. . Pensando a escrita do Surdo: descrição, demandas e propostas pedagógicas. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FREITAS JUNIOR, R. . Revista Trabalhos em Linguística Aplicada. 2018. (Parecer de artigo).

FREITAS JUNIOR, R. . Revista Labor Histórico. 2018. (Parecer de artigo).

FREITAS JUNIOR, R. . Revista Linguística V13, Número 3. 2018. (Parecer de artigo).

FREITAS JUNIOR, R. . Revista Estudos Linguísticos, volume 46. 2017. (Parecer de artigo).

FREITAS JUNIOR, R. . Revista Linguística Ed. 45. 2016. (Parecer de artigo).

FREITAS JUNIOR, R. . Anais do III Simpósio de Ling Funcional. 2016. (Parecer de artigo).

FREITAS JUNIOR, R. . Revista Estudos Linguísticos. 2016. (Parecer de artigo).

FREITAS JUNIOR, R. . Parecer de Livro submetido ao PPG/EDUFRN/SEDIS. 2016. (Parecer de artigo).

FREITAS JUNIOR, R. ; COSTA, M. U. C. L. M. . Pontes Linguísticas: um caminho possível. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FREITAS JUNIOR, R. ; COSTA, M. U. C. L. M. . Pontes Linguísticas: um caminho possível. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FREITAS JUNIOR, R. . Revista Gragoatá - UFF. 2015. (Parecer de artigo).

FREITAS JUNIOR, R. . Revista Estudos Linguísticos Ed. 22. 2015. (Parecer de artigo).

FREITAS JUNIOR, R. . Revista Gragoatá. 2015. (Parecer de artigo).

FREITAS JUNIOR, R. . Revista Ciência e Luta de Classes. 2015. (Parecer de artigo).

FREITAS JUNIOR, R. ; NUNES, J. C. . Discourse Analysis. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FREITAS JUNIOR, R. ; NUNES, J. C. . Language learning and teaching. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FREITAS JUNIOR, R. ; NUNES, J. C. . Semantics and Pragmatics. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FREITAS JUNIOR, R. . Revista Linguística - UFRJ, V9, n2. 2013. (Parecer de artigo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Variação e mudança numa perspectiva construcional, Descrição: Descrição: Este projeto inclui diferentes subprojetos que coordeno sob o ponto de vista da Linguística Funcional Centrada no Uso. Um dos subprojetos é o que incluem pesquisas sobre a formação de construções conectivas na forma [X que]CONECT e os usos de construções oracionais hipotáticas introduzidas por conectivos [X que]. Também estudamos usos de adjetivos adverbiais em contraste com advérbios canônicos em -mente, como Falar rápido X falar rapidamente. Esse projeto é desenvolvido em parceria com a Profa. Priscilla Mouta Marques (UFRJ) e o Prof. Martin Hummel da Karl-Franzens - Universität, Áustria. A LFCU trabalha com o estudo das motivações pragmático-discursivas que motivam os usos das construções e a formação das mesmas. Inclui pressupostos teóricos do funcionalismo americano e da Gramática de Construções, além de outras áreas como a sociolinguística e a linguística de corpus.. Projeto ligado ao Programa de Pos Graduação em Linguística da UFRJ, linha: Modelos Funcionais Baseados no Uso.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Roberto de Freitas Junior - Integrante / maria maura a conceição cezario - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    Projeto Investigando [(X) VSN] no PB: uma construção focal em rede?, Descrição: A presente pesquisa, sobre a construção [(X) [VSN] no PB, ligada ao Grupo de Pesquisa Discurso & Gramática (UFRJ), se desenvolve segundo os pressupostos da Gramática das Construções Baseada no Uso (Perek, 2015; Goldberg, 1995 & 2006; Traugott & Trousdale, 2013; Bybee, 2015). A pesquisa pretende apresentar um mapeamento sincrônico de construções monoargumentais de SN posposto, visando identificar diferentes construções gramaticas (pareamentos forma-sentido) que compõem o constructicon do PB.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Roberto de Freitas Junior - Coordenador / Priscilla Mouta Marques - Integrante / Matheus Costa da Silva - Integrante / João Paulo da Silva Nascimento - Integrante / Julia Souza Agnese da Rocha - Integrante / Vitor Luiz Vieira da Silveira - Integrante / Dennis Castanheiras - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Análise descritiva dos aspectos linguísticos da escrita de surdos em PBL2 ? interfaces entre textualidade, uso e cognição no estado de interlíngua., Descrição: A presente pesquisa, ligada ao Núcleo de Estudos sobre Interlíngua e Surdez (NEIS/UFRJ) tem por objetivo a construção de um banco de dados (Corpus NEIS) com textos escritos em diferentes gêneros discursivos produzidos por surdos, para levantamento e análise de fenômenos linguísticos de escrita relacionados à aquisição de português escrito como L2. Ainda, é objetivo do grupo, a partir das pesquisas desenvolvidas, a futura elaboração de propostas de materiais didáticos para ensino de português para surdos. Projeto vinculado ao Programa de Pós Graduação em Leras e Linguística da UERJ/FFP (PPLIN) CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4481596787655919. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Roberto de Freitas Junior - Coordenador / Hosana Sheila da Silva Xavier - Integrante / Lia Abrantes Antunes Soares - Integrante / João Paulo da Silva Nascimento - Integrante / Camila Braga Godoy - Integrante.

  • 2013 - 2019

    Construcionalização e mudanças construcionais no português do Brasil, Descrição: Construcionalização e mudanças construcionais no português do Brasil Este projeto volta-se para o estudo da formação de construções da língua portuguesa, a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos a Linguística Centrada no Uso (também denominada Linguística Funcional Centrada n Uso) . O projeto é separado em dois subprojetos, um voltado para a formação de construções provindas de construções com verbos (como eu acho que) e outro voltado para a formação de contruções derivadas de construções com nomes (como a gente). A Linguística Centrada no Uso é uma corrente que concentra linguistas provenientes principalmente de duas linhas da linguística ? a linguística funcionalista norte-americana e a linguística cognitivista ? mas que, embora tendo certas diferenças teórico-metodológicas, concordam com o pressuposto de que a língua serve aos fins comunicativos dos falantes nas experiências sócio-comunicativas. Os pesquisadores de modelos centrados no uso compartilham o pressuposto de que a sintaxe não é um domínio autônomo e que sintaxe, semântica e pragmática são inter-relacionados e interdependentes. As categorias são variáveis e, portanto, devem ser vistas em termos de protótipos. Isso significa que as entidades estão num contínuo categorial. A unidade básica da língua é a construção ? definida como sendo o pareamento simbólico de forma e função? nos termos de Goldberg (1995; 2006). A construção possui estrutura sequencial e pode incluir posições fixas e/ou abertas. Instâncias particulares de construções afetam as representações cognitivas. Mais recentemente ? sobretudo a partir das publicações dos trabalhos de Traugott (2010 ), Traugott e Trousdale ( 2010 ), com a contribuição da linguística cognitiva, sobretudo o modelo da Gramática de construções (cf. Golberg, 1995) ? os estudos têm se voltado para a construcionalização (nome dado por Traugott, 2008; Traugott e Trousdale, inédito) e as mudanças construcionais. A construcionalização refere-se a um conjunto de processos responsáveis pela criação de uma construção, enquanto as mudanças construcionais referem-se às mudanças na forma e no conteúdo que podem ocorrer com uma construção (cf. Traugott & Trousdale, 2010; Traugott, inédito). Incluem-se, nessa nova perspectiva da linguística histórica, os fenômenos tradicionalmente considerados como casos de gramaticalização e a visão construcionista, em que também estão incluídas mudanças que antes ficavam de fora como a mudança de ordenação de palavras e esquematizações gerais. Assim procuramos estudar construcionalizações ocorridas na história do português, como a formação do pronome ? a gente? a partir do sintagma nominal a mais o substantivo gente, observando as mudanças na forma e na função que levaram a criação da nova construção. Também observamos que mudanças semântico-pragmáticas ocorreram com construções como essa ao longo da história, ou seja, procuramos detectas as mudanças construcionais. Trabalhamos com português escrito desde o século XIII até o português contemporâneo, a partir da coleta e análise de dados de textos obtidos de diferentes fontes, sobretudo o que há disponibilizado em www.ime.usp.br/~tycho e www.letras.ufrj.br/phpb-rj/ . Também trabalhamos com peça teatrais de autores brasileiros e portugueses. Projeto vinculado ao Programa de Pós Graduação em Linguística da UFRJ. Linha Modelos Funcionais Baseados no Uso.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Roberto de Freitas Junior - Integrante / maria maura a conceição cezario - Coordenador.

  • 2013 - 2017

    Usos de adverbiais temporais na história do português, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Roberto de Freitas Junior - Integrante / MOUTA MARQUES, P - Integrante / maria maura a conceição cezario - Coordenador.

  • 2005 - 2012

    Transitividade e Codificação Linguística, Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Roberto de Freitas Junior - Integrante / maria maura a conceição cezario - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

Menção Honrosa referente ao trabalho de IC intitulado Pensando a escrita do surno: descrição, demandas e propostas pedagógicas (alunos: João Paulo Nascimento e Camila Braga), UFRJ.

2019

Menção Honrosa: A escrita de crianças surdas em PBL2: uma investigação baseada no uso sobre a aquisição e o desenvolvimento de L2 escrita (aluno: João Paulo Nascimento ), UFRJ.

2019

Menção Honrosa referente ao trabalho de IC intitulado Um mapeamento construcional para o esquema [(X) Correr SN] (aluna: Julia Souza Agnese da Rocha), UFRJ.

2019

Menção Honros: Iconicidade, Ensino e categorias: uma investigação sobre a percepção de sentidos de signos em Libras (João Silva, Patricia Melão, Wagner Silva, Tainá Miranda), UFRJ.

2018

Menção Honrosa: Aspectos cognitivos, semânticos e textuais da aquisição de L2 escrita: uma análise da interlíngua escrita de surdos em narrativas e fake posts do Facebook (aluno João Paulo Nascimento), UFRJ.

2018

Menção Honrosa: A construção [(X) [VAUX VPP SN]]foc em inglês como L2 (Hipótese de Choque Construcional na Interlíngua) (aluno: João Miguel Henriques de Lacerda), UFRJ.

2017

Menção Honrosa referente ao trabalho de IC intitulado Construções Monoargumentais Ativas do PB: Estudos de Casos (aluna: Isabella Lassery Simi, UFRJ.

2017

Menção Honrosa referente ao trabalho de IC intitulado Focalização e Voz Passiva: A Construção [(X)VAUXVpp SN]foc no Português Brasileiro (aluno: Matheus Costa da Silva, UFRJ.

2016

Menção Honrosa referente ao trabalho de IC intitulado A construção [[X] [VAUX VPP SN]foc em sequências textuais do O Globo: uma abordagem centrada no uso do aluno Matheus Costa da Silva, UFRJ.

2016

Menção Honrosa referente ao trabalho de IC intitulado Sociolinguística em línguas de sinais:uma revisão bilbiográfica do aluno Eberson dos Santos Sarmento, UFRJ.

2015

Menção Honrosa referente ao trabalho de IC intitulado Investigando [(X) [VSn]] passiva no PB sincrônico: uma construção focal em rede? do aluno Matheus Costa da Silva, UFRJ.

2007

Bolsa Doutorado, CNPq.

2006

Bolsa Mestrado, CNPq.

2000

Certificate of Proficiency in English, University of Michigan.

1997

TOEFL Institucional, Educational Testing Service.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - 2014

ABEU Centro Universitário

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor do curso de especialização em Língua Inglesa.

2013 - 2013

Faculdade Mercurio

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor

2013 - 2014

Faculdade Gama e Souza

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador Superior de Ensino (ISE)

2012 - 2014

Faculdade Gama e Souza

Vínculo: Coordenador, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2014

Faculdade Gama e Souza

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

2010 - 2014

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

2015 - Atual

UFRJ

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretor Adjunto de Cultura e Extensão

2014 - Atual

UFRJ

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I - Depto Letras-Libras, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2009

UFRJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência, Carga horária: 4

2006 - 2006

Faculdade CCAA, Faculdade CCAA

Vínculo: Professor- contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3

Outras informações:
Colaborador Docente do Curso de Extensão de Redação em Português da Faculdade CCAA

2002 - 2014

Centro de Cultura Anglo Americana

Vínculo: sócio (cotista), Enquadramento Funcional: sociedade de cotas

1997 - 2004

Centro de Cultura Anglo Americana Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

2000 - 2001

Centro de Cultura Anglo Americana Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisor de Ensino

Outras informações:
Exercício de Funções pedagógio-administrativas específicas da instituição