Raimundo Nonato da Rocha Filho
Graduado em Engenharia Elétrica ênfase em Eletrônica pela UNESP, mestre em Visão Computacional pela USP, lato senso incompleto (90) em Automação e Controle de Processos Industriais e Agroindustriais pela UNICAMP. Na área de docência, tenho 25 anos de experiência em universidades, 25 anos de experiência em ensino médio e fundamental. Na área industrial, fui consultor, desenvolvedor e engenheiro responsável da MEDMEGA (Indústria de equipamentos médicos). Fui colaborador como consultor e desenvolvedor de equipamentos mecatrônicos e automação da DAVITEC.Atualmente, como docente universitário, leciono diversas disciplinas básicas e específicas nas engenharias elétrica, e mecânica. A nível universitário, sou pesquisador e desenvolvedor de projetos em visão computacional, eletrônica microcontrolada, eletrônica de potência, sistemas mecatrônicos, internet das coisas, sistemas embarcados e áreas correlatadas. Como docente a nível médio, atuo nas áreas de matemática, física e robótica educacional. Como docente a nível fundamental, atuo nas áreas de matemática e física.Atualmente, tenho dedicado esforços em pesquisa e desenvolvimento de recursos pedagógicos e equipamentos mecatrônicos como auxílio educacional / pedagógico.A partir de agosto de 2018, assumi a Coordenação dos Cursos de Engenharia Elétrica, Mecatrônica e Tecnologia Mecatrônica Industrial da Universidade de Franca.A partir de 2020 tornei-me pesquisador, estudante e investidor no Mercado Financeiro, mais especificamente, operações estratégicas com opções do mercado de derivativos.
Informações coletadas do Lattes em 13/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Visão Computacional
1996 - 1997
Universidade de São Paulo
Título: Aplicações de Técnicas de Processamento de Imagens e Visão Computacional em Inspeção Visual
, Ano de Obtenção: 2000.Dr. Luciano da Fontoura Costa.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Processamento de Imagens; Visão Computacional; Inspeção Visual.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos / Especialidade: Circuitos Eletrônicos.
Especialização interrompida em 2010 em Automação e Controle de Processos Ind e Agroin.
2009 - Atual
Universidade Estadual de Campinas
Título: A definir
Orientador: Cláudio Kiyoshi Umezu
Ano de interrupção: 2010
Aperfeiçoamento em Introdução à Arquiteturas Não Convencionais
1998 - 1998
Universidade de São Paulo
Título: Introdução à Arquiteturas Não Convencionais. Ano de finalização: 1998
Orientador: Dr. Luciano da Fontoura Costa
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Graduação em Engenharia Elétrica Ênfase Eletrônica
1990 - 1995
Formação complementar
2017 - 2017
Curso de Linux Embarcado com RaspBerry PI. (Carga horária: 12h). , Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Da realidade virtual à Fabricação digital: desafios e oportunidades em sala. (Carga horária: 2h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2015 - 2015
Estética e dinâmica para elaboração de aulas eletrônicas. (Carga horária: 2h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação de docentes - Orientação Metodológicas. (Carga horária: 2h). , Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.
2008 - 2008
Controlador Lógico Progr SLC500 Allen Bradley. (Carga horária: 40h). , SENAI - Departamento Regional de São Paulo, SENAI/DR/SP, Brasil.
2008 - 2008
Formação Complementar de Robótica Educacional NXT. (Carga horária: 8h). , EDACOM, EDACOM, Brasil.
2003 - 2003
Oficina de Atualização. (Carga horária: 6h). , ETAPA, ETAPA, Brasil.
2003 - 2003
Oficina de Atualização. (Carga horária: 6h). , ETAPA, ETAPA, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Tópicos de Computação Gráfica I. (Carga horária: 48h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1997 - 1997
Fundamentos de Digitalização de Imagens. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1997 - 1997
Tópicos de Computação Gráfica I. (Carga horária: 48h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1996 - 1996
Práticas de Ensino. (Carga horária: 48h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1996 - 1996
Transformadas e Suas Aplicações em Visão. (Carga horária: 48h). , Instituto de Estudos Avançados - USP, IEA-USP, Brasil.
1996 - 1996
Processamento de Imagens. (Carga horária: 48h). , Instituto de Estudos Avançados - USP, IEA-USP, Brasil.
1995 - 1995
Visão Natural e Artificial. (Carga horária: 48h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1990 - 1990
Extensão universitária em Arte-Final para Projeto de Construção Civil. (Carga horária: 32h). , Fundação para o Desenvolvimento da UNESP, FUNDUNESP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Visão Computacional.
Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação / Subárea: Robótica Educacional.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Projetos Mecatrônicos em Geral e Embarcados.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Internet da coisas.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Microcontrolada.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas de Automação e Controle.
Organização de eventos
ROCHA FILHO, R. N. ; DAVID, Ricardo ; SILVA, H. J. . Exposição de Trabalhos Eletro/Mecatrônicos. 2017. .
ROCHA FILHO, R. N. ; DAVID, Ricardo ; SILVA, H. J. . Exposição de Trabalhos Eletro/Mecatrônicos. 2016. (Exposição).
ROCHA FILHO, R. N. ; DAVID, Ricardo ; SILVA, H. J. . Exposição de Trabalhos Eletro/Mecatrônicos. 2015. (Exposição).
ROCHA FILHO, R. N. . Feira de apresentação de Projetos Técnicos. 2013. .
ROCHA FILHO, R. N. . Semana da Engenharia Elétrica. 2013. .
ROCHA FILHO, R. N. . Semana da Engenharia Mecatrônica. 2013. .
ROCHA FILHO, R. N. . Feira de exposição de projetos técnicos. 2012. .
ROCHA FILHO, R. N. . Semana da Engenharia Elétrica. 2012. .
ROCHA FILHO, R. N. . Semana da Engenharia Mecatrônica. 2012. .
ROCHA FILHO, R. N. . Feira de exposição de projetos técnicos. 2011. .
ROCHA FILHO, R. N. . Semana da Engenharia Elétrica. 2011. .
ROCHA FILHO, R. N. . Semana da Engenharia Elétrica. 2010. .
ROCHA FILHO, R. N. . Semana da Engenharia de Produção. 2009. .
ROCHA FILHO, R. N. . Semana da Engenharia de Produção. 2008. .
ROCHA FILHO, R. N. . Semana da Engenharia de Produção. 2007. .
ROCHA FILHO, R. N. . Semana da Engenharia de Produção. 2006. .
ROCHA FILHO, R. N. . Semana da Engenharia de Produção. 2005. .
ROCHA FILHO, R. N. . Semana da Engenharia de Produção. 2004. .
ROCHA FILHO, R. N. . Semana da Engenharia de Produção. 2003. .
ROCHA FILHO, R. N. . Semana da Engenharia de Produção. 2002. .
ROCHA FILHO, R. N. . Semana da Ciência da Computação. 2002. .
ROCHA FILHO, R. N. . Semana da Ciência da Computação. 2000. .
ROCHA FILHO, R. N. . II Workshop on Cybernetic Vision. 1996. (Congresso).
Participação em eventos
CONIC-SEMESP - Congresso de Iniciação Científica. SISTEMA DE REAPROVEITAMENTO AUTOMÁTICO DE ÁGUA. 2018. (Congresso).
CONIC-SEMESP - Congresso de Iniciação Científica. DESENVOLVIMENTO E APRIMORAMENTO DE MONTAGENS EQUATORIAIS GERMÂNICAS PARA ASTROFOTOGRAFIA. 2018. (Congresso).
CONIC-SEMESP - Congresso de Iniciação Científica. REABILITAÇÃO ROBÓTICA - ACOMPANHAMENTO DA AMPLITUDE ANGULAR DO JOELHO ATRAVÉS DE UMA ÓRTESE MECATRÔNICA. 2018. (Congresso).
CONIC-SEMESP - Congresso de Iniciação Científica. PROJETO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE EFICIÊNCIA PARA PAINÉIS FOTOVOLTAICOS HÍBRIDOS. 2018. (Congresso).
CONIC-SEMESP - Congresso de Iniciação Científica. UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE RECONHECIMENTO DE PADRÕES, VISÃO COMPUTACIONAL E REDES NEURAIS APLICADOS EM MANIPULADORES ROBÓTICOS. 2018. (Congresso).
CONIC-SEMESP - Congresso de Iniciação Científica. SISTEMA DE RASTREAMENTO PARA BICICLETAS COM SENSOR DE PRESENÇA. 2018. (Congresso).
CONIC-SEMESP - Congresso de Iniciação Científica. GERADOR HELIO TÉRMICO ASSISTIDO POR MOTOR STIRLING: PROTÓTIPO DIDÁTICO.. 2018. (Congresso).
CONIC-SEMESP - Congresso de Iniciação Científica. AUTOMATIZAÇÃO DO PROCESSO DE SECAGEM DO CAFÉ. 2018. (Congresso).
CONIC-SEMESP - Congresso de Iniciação Científica. APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE BENDING ENERGY COMO DESCRITORES PARA RECONHECIMENTO DE FACES PELAS CARACTERÍSTICAS GEOMÉTRICAS. 2017. (Congresso).
CONIC-SEMESP - Congresso de Iniciação Científica. CONTROLE AUTOMÁTICO DE QUALIDADE DA ÁGUA: AUTOMATIZAÇÃO DE UM PROCESSO APLICADO EM PISCINAS. 2017. (Congresso).
CONIC-SEMESP - Congresso de Iniciação Científica. SISTEMA INTELIGENTE HÍBRIDO EM REDES NEURAIS ARTIFICIAIS E ALGORITMOS GENÉTICOS: UMA ABORDAGEM BIOINSPIRADA NA NEUROPLASTICIDADE HUMANA. 2017. (Congresso).
Palestra.Estética e dinâmica para a elaboração de aulas eletrônicas. 2015. (Seminário).
Palestra.Da realidade virtual à fabricação digital: desafios e oportunidades em sala de aula. 2015. (Seminário).
O desenvolvimento do juízo moral na criança e no adolescente.O desenvolvimento do juízo moral na criança e no adolescente. 2012. (Encontro).
Semana da Engenharia.Semana da Engenharia. 2012. (Oficina).
Exposição Tecnológica.Fui Juri avaliativo dos projetos mecatrônicos expostos. 2011. (Oficina).
Semana da Engenharia.Semana da Engenharia. 2011. (Oficina).
Capacitação de Docentes - Orientação Metodológica. 2010. (Encontro).
Semana da Engenharia.Semana da Engenharia. 2010. (Oficina).
Semana da Engenharia.Semana da Engenharia. 2009. (Oficina).
CURSO.Controle de Processos Utilizando PID em CLP da FEC-FESTO. 2008. (Oficina).
Semana da Engenharia.Semana da Engenharia. 2008. (Oficina).
Semana da Engenharia.Semana da Engenharia. 2007. (Oficina).
Semana da Engenharia.Semana da Engenharia. 2006. (Oficina).
Semana da Engenharia.Semana da Engenharia. 2005. (Oficina).
Semana da Engenharia.Semana da Engenharia. 2004. (Oficina).
Palestra.Violência na Mídia - Educadores: é conversando que a gente vence a violência. 2003. (Outra).
Semana da Engenharia.Semana da Engenharia. 2003. (Oficina).
Treinamento RH.Energizando a Equipe Escolar para 2003. 2003. (Oficina).
Oficina.Oficina de Educação Tecnológica com LEGO DACTA. 2002. (Oficina).
Semana da Engenharia.Semana da Engenharia. 2002. (Oficina).
Semana da Engenharia.Semana da Engenharia. 2001. (Encontro).
Fórum Tecnológico.Fórum Tecnológico da Ciência da Computação. 2000. (Oficina).
Semana da Engenharia.Semana da Engenharia. 2000. (Oficina).
Fórum Tecnológico.Fórum Tecnológico da Ciência da Computação. 1999. (Oficina).
Semana da Engenharia.Semana da Engenharia. 1999. (Oficina).
Simpósio.Processamento de Imagens e Visão Computacional em Sistemas de Inspeção Visual. 1997. (Simpósio).
Congresso Internacional. I School of Cybernetic Vision. 1996. (Congresso).
Palestra.Ciclo de Palestras de Realidade Virtual. 1996. (Encontro).
Simpósio.II Simpósio Brasileiro de Redes Neurais. 1995. (Simpósio).
Semana da Engenharia.XI semana da engenharia elétrica. 1990. (Encontro).
Participação em bancas
ROCHA FILHO, R. N.. Método POF de alimentação de sistemas elétricos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. Desenvolvimento de um sistema de segurança em um torno conforme NR12 utilizando reconhecimento com RFID. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. Aplicação de inversores de frequência em compressores de parafuso: um estudo de caso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. Sistema de controle de um pêndulo invertido. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. Protótipo para implementações práticas entre as diversastopologias de filtros passivos e ativos: uma abordagem didática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. Aplicação de técnicas de bending energy como descritores para reconhecimento de faces usando as características geométricas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. PROJETO DE KIT DIDÁTICO PARA ENSAIOS DE MODELAGENS FLUÍDICAS: Elaboração de recursos físicos e teóricos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. Análise de distorções harmônicas em sinais de corrente e tensão. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. Estudo de viabilidade para implantação de uma central geradora de energia fotovoltaica na fazenda Coqueiros, no município de Patrocínio Paulista - SP. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. Viabilidade da aplicação de iluminação LED em uma indústria alimentícia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. Reetruturação dos processos do PCM - Planejamento e Controle da Manutenção. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. Sistema de reconhecimento de cor: aplicação para repintura de veículos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. Análises das respostas dinâmicas de uma planta térmica didática influenciadas pelos tipos de controle do atuador térmico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. Estudo de caso aplicado à eficiência energética de um ginásio poliesportivo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. Nakaoka.Repotenciação e modernização de usinas hidrlétricas: estudo de viabilidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. Nakaoka; Guilherme Henrique de M. Batis.Repotenciação e modernização de usinas hidrlétricas: estudo de viabilidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. Simulação e análise de desempenho de um gerador eólico de pequeno porte para ser utilizado na cidade de Franca - SP. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. Aplicação de painéis solares fotovoltaicos como fonte geradora complementar de energia elétrica em residências. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. Potencial energético dos oceanos: uma análise de implantação no litoral brasileiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. Pimenta; Tiago Le.Eficiência energética aplicada a um hospital: estudo de caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. Barichello; Tânia Mara.Sapato baseado em internet das coisas para auxílio de deficientes visuais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. ANÁLISE E COMPARAÇÃO DOS MODELOS MATEMÁTICOS, RESPOSTA DINÂMICA, CONTROLE E SINTONIA ENTRE DOIS PROCESSOS: FLUÍDICO E TEMPERATURA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. Cairo Cesar Souza Silva. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. Implantação do Projeto da Central de Operação Automática:estudo de caso em uma indústria sucroalcooleira. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. Rodrigues, Gleison S. Amaral e José Moises Garcia.Gestão da Iluminação Pública: Vsap x Led. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. Técnicas de Análises Vibracional em Manutenção Preditiva. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. A superioridade do padrão IEEE 802.16 sobre o IEEE 802.11. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. Simulador de processador de efeitos para guitarra. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. Estudo de classificadores de imagem de íris. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. Ambiente interativo de jogo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. Implantação da metodologia Six Sigma: o caso de um fabricante de produtos odontológicos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. Modelagem e simulação do escoamento em ciclones pelo uso da mecânica dos fluídos computacional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. Processamento de Imagens Radiográficas Bucais para Auxílio à Análise Cefalométrica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. Protótipo de Sistema Especialista para Auxílio ao Acompanhamento Médico: Ênfase em Pesquisa e Levantamento dos Fatores de Risco de Doença. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. BUSHOT: um conjunto de serviços Web para procura de hotéis pela internet. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. Reconhecimento de Placas de Veículos Brasileiros. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. Obtenção de Mapas de Disparidade com a Utilização de Apenas uma Câmera. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. Utilização das Fontes Alternativas de Energia. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. Clubsystem-Gerenciamento de Clube. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Processos Gerenciais) - Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. Ferramenta de Apoio `a Alfabetização. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. Processamento Auditivo. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. Liberdade para Representação da Indústria Calçadista. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. Gerenciamento de de Mercadorias. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. Gerenciamento de Clínica Odontológica. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. Professor avaliador e trabalhos técnicos científicos. 2016. Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. Professor avaliador de trabalhos técnicos científicos. 2015. Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. Professor avaliador de trabalhos técnicos científicos. 2014. Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. Professor avaliador de trabalhos técnicos científicos. 2013. Universidade de Franca.
ROCHA FILHO, R. N.. Professor avaliador de trabalhos técnicos científicos. 2012. Universidade de Franca.
Orientou
CONTROLE AUTOMÁTICO DE QUALIDADE DA ÁGUA; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade de Franca; (Orientador);
GERADOR DE ENERGIA EÓLICA COM EIXO VERTICAL COM PÁS ROTATIVAS PARA MELHOR APROVEITAMNETO DO VENTO; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade de Franca; (Orientador);
PROJETO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE AQUISIÇÃO DE DADOS DE VEÍCULOS ATRAVÉS DA REDE CAN; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade de Franca; (Orientador);
ESTEIRA AUTOMATIZADA E SENSORIADA INTEGRADA COM UM MANIPULADOR ROBÓTICO; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade de Franca; (Orientador);
AUTOMATIZAÇÃO DO PROCESSO DE SECAGEM DO CAFÉ; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade de Franca; (Orientador);
IMPLEMENTAÇÃO DE CONTROLE VETORIAL EM MOTORES BLDC; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade de Franca; (Orientador);
PROTÓTIPO PARA IMPLEMENTAÇÕES PRÁTICAS ENTRE AS DIVERSAS TOPOLOGIAS DE FILTROS PASSIVOS E ATIVOS: Uma abordagem didática; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Franca; (Orientador);
SISTEMA DE VISÃO PARA RECONHECER PADRÕES GEOMÉTRICOS E CORES DE PEÇAS, USANDO VISÃO COMPUTACIONAL E ROBÔ MANIPULADOR; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Mecatrônica) - Universidade de Franca; (Orientador);
UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE RECONHECIMENTO DE PADRÕES, VISÃO COMPUTACIONAL E REDES NEURAIS APLICADOS EM MANIPULADORES ROBÓTICOS; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Mecatrônica) - Universidade de Franca; (Orientador);
Protótipo microcontrolado de monitoramento e correção do fator de potência; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Elétrica) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
GERADOR HÉLIO TÉRMICO ASSISTIDO POR MOTOR STIRLING: PROTÓTIPO DIDÁTICO; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Mecatrônica) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
DETECÇÃO DE CORES POR PROCESSAMENTO DE VÍDEO EM SISTEMAS EMBARCADOS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
PROJETO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE EFICIÊNCIA PARA PAINÉIS FOTOVOLTAICOS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE RECONHECIMENTO DE PADRÕES, VISÃO COMPUTACIONAL E REDES NEURAIS APLICADOS EM MANIPULADORES ROBÓTICOS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
Bueno; AUTOMATIZAÇÃO DO PROCESSO DE SECAGEM DO CAFÉ GOURMET; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
SISTEMA DE REAPROVEITAMENTO AUTOMATIZADO DE ÁGUA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
SISTEMA DE RASTREAMENTO PARA BICICLETAS COM SENSOR DE PRESENÇA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
IMPRESSORA 3D COM NIVELAMENTO AUTOMÁTICO E CONEXÃO WIRELESS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
REABILITAÇÃO ROBÓTICA - ACOMPANHAMENTO DA AMPLITUDE ANGULAR DO JOELHO ATRAVÉS DE UMA ÓRTESE MECATRÔNICA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA HIDROPÔNICO PORTÁTIL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
DESENVOLVIMENTO E APRIMORAMENTO DE MONTAGENS EQUATORIAIS GERMÂNICOS PARA ASTROFOTOGRAFIA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
MENDONÇA; PROJETO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM MANIPULADOR ROBÓTICO PARA AUXÍLIO NA EDUCAÇÃO: Aplicação no ensino fundamental; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
PROJETO DE KIT DIDÁTICO PARA ENSAIOS DE MODELAGENS FLUÍDICAS: Elaboração de recursos físicos e teóricos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
APLICAÇÕES E COMPARAÇÕES DE TÉCNICAS PARA IDENTIFICAÇÃO DE FACES E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS GEOMÉTRICAS PARA SEREM UTILIZADAS NO RECONHECIMENTO DE PESSOAS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
PROTÓTIPO DE UM ROBÔ PÊNDULO INVERTIDO UTILIZANDO FILTROS DE KALMAN E PID PARA CONTROLE DE SUA ESTABILIDADE: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
ANÁLISE COMPARATIVA DE DESEMPENHO DE CONTROLE POR PID E LÓGICA FUZZY EM PROCESSOS FLUÍDICOS: aplicação didática em um protótipo desenvolvido e dedicado para este propósito; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
OTIMIZAÇÃO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS E ANÁLISES DE DESEMPENHO ENTRE ARQUITETURAS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
ESTUDO COMPARATIVO DE ARQUITETURAS DO CONTROLADOR PROPORCIONAL, INTEGRAL E DERIVATIVO (P; I; D; ) PARA CONTROLE DE MOTORES DE CORRENTE CONTÍNUA (C; C; ); ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
APRIMORAMENTO DE UM SISTEMA MECATRÔNICO PARA REABILITAÇÃO ROBÓTICA DO JOELHO ? ÓRTESE COLETORA DE ÂNGULOS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
MODELAGEM MATEMÁTICA TEÓRICA E EXPERIMENTAL, DETERMINAÇÃO E SINTONIA DOS COMPENSADORES PID DE UM SISTEMA ELETROMECÂNICO; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
SIMULAÇÃO, CONTROLE, OTIMIZAÇÃO, SINTONIA E ANÁLISE DE TRÊS PROCESSOS FLUÍDICOS; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
MODELAGEM MATEMÁTICA EXPERIMENTAL, SIMULAÇÃO, ANÁLISE E SINTONIA DE UM PROCESSO CONTÍNUO ENVOLVENDO CONTROLE NÍVEL FLUÍDICO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
Potencial Energético dos Oceanos: uma análise de implantação no litoral brasileiro; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
EFICIÊNCIA ENEGÉRTICA APLICADA A UM HOSPITAL: estudo de caso; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
MODELAGEM MATEMÁTICA DO SISTEMA MASSA-MOLA-AMORTECIDO DA HONDA BIZ: Análise comparativa entre o inadequado uso do sistema e as vibrações do veículo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
ANÁLISE E COMPARAÇÃO DOS MODELOS MATEMÁTICOS, RESPOSTA DINÂMICA, CONTROLE E SINTONIA ENTRE DOIS PROCESSOS CONTÍNUOS: FLUÍDICO E TEMPERATURA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
ESTUDO DOS PRINCIPAIS SOFTWARES SIMULADORES DE FUTEBOL DE ROBÔS PARA A CATEGORIA: Robocup SSL E Robocup Simulator 2d; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
SIMULAÇÃO, ANÁLISE, CONTROLE E ESTABILIZAÇÃO DE VELOCIDADE DE MOTOR DE CORRENTE CONTÍNUA UTILIZANDO PID; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
Conformação do Modelo Matemático, Simulação e Estudo da Sintonia de Um Processo de Pressão; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
Construção de Um Protótipo Microcontrolado e Supervisório em ?Labview? para Controle de Processos de Temperatura; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
Eficiencia Energetica: Estudo de Caso da Viabilidade Econômica na Substituição de Motores Convencionais W21 para Motores Auto Rendimento Plusw22 em Uma Mineração na Região de Pratapolis; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
Modelagem Matemática Experimental, Simulação, Análise e Sintonia de Um Processo Contínuo Envolvendo Controle Nível Fluídico; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
Estudo de Caso : Sistema de Controle de Pré Tratamento de Uma Estação Fornecedora de Água da Cidade de Franca; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
Desenvolvimento de Recursos Didáticos para Realizar Modelagem, Análises e Estratégias de Um Controle de Motor; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM UMA INDÚSTRIA DE CALÇADOS: estudo de caso; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL, UTILIZANDO MATLAB, PARA CÁLCULO DE VARIAÇÃO DE ENTALPIA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE PROCESSOS QUÍMICOS UTILIZANDO MATLAB E SIMULINK; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
Análise de critérios de estabilização e sintonia de processos de controles fluídicos: controle do nível de um tanque; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
Modelagem, simulação , critérios de estabilização e sintonia de um processo de controle de temperatura de fluídos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO DE IMAGENS E VISÃO COMPUTACIONAL APLICADAS NA ANÁLISE DA FORMAÇÃO DE NANO-TUBOS DE CAULINITA FUNCIONALIZADO PARA APLICAÇÃO INDUSTRIAL; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
Processamento Digital de Imagens: como ferramenta para análise de vegetações; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
Proposta de reduzir custos com energia elétrica analisando o melhor enquadramento tarifário em uma mini usina de beneficiamento de leite; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
Aplicações de técnicas clássicas para sintonização de controladores com realimentação em processos de controle de nível de enchimento de tranque: modelagem, simulação e implementação prática; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
PROTÓTIPO DE UMA ESTEIRA SELETORA DE MILHO AUTOMATIZADA UTILIZANDO RECURSOS DE VISÃO COMPUTACIONAL; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
Estudo de caso: Custo ? Benefício da instalação de uma planta de cogeração de energia elétrica utilizando o bagaço de cana ? de ? açúcar como matéria - prima; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
O Potencial das Redes de Petri em modelagem e análise dos processos produtivo da indústria sucroacooleira; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
Recursos de Processamento de Imagens para se Obter Descritores Facilitadores na Escolha das Cores Específicas para elaboração de Próteses Dentárias; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
Eficiência Energética: Otimização de Energia na Industria; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
Diagnóstico Auxiliado por Computador: Processamento de Imagens em Mamografias de Mamas Densas; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
Detecção de Isquemia Através de Análise da Imagem Cintilográfica de Perfusão do Miocárdio; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
ENERGIA ELÉTRICA: A importância de sua otimização, conservação e suas influências nos custos e processos operacionais em uma indústria; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
Sistema de Inspeção Visual em Imagens de Açucares; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
Sistema de Inspeção Visual em imagens de Grãos de Café; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
Sistema de Reconhecimento de Voz; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
ESTUDO DOS PRINCIPAIS SOFTWARES SIMULADORES DE FUTEBOL DE ROBÔS PARA A CATEGORIA: ROBOCUP SSL; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade de Franca; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
Desenvolvimento dos modelos matemáticos dos sensores e atuadores da PLANTA DE PROCESSOS DA FESTO; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade de Franca, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Raimundo Nonato da Rocha Filho;
Produções bibliográficas
-
Matsushima, J.T. ; ROCHA FILHO, R. N. . Desenvolvimento da Eletroforese em Gel, para a determinação da massa molar em polímeros condutores. Revista Brasileira de Engenharia Química , v. 000, p. 000, 1998.
-
Matsushima, J.T. ; ROCHA FILHO, R. N. . DETECÇÃO QUANTITATIVA DA SEPARAÇÃO DE MASSAS MOLARES DO POLIÁCIDO-3-TIOFENOACÉTICO(pACtH) POR ELETROFORESE EM GEL. Revista Brasileira de Engenharia Química , v. 000, p. 000, 1998.
-
ROCHA FILHO, R. N. . DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA ANÁLISE DE IMAGENS MICROSCÓPICAS. Revista USP , v. 000, p. 000, 1998.
-
G. Cintra ; ROCHA FILHO, R. N. . DETERMINAÇÃO DOS MODELOS MATEMÁTICOS DOS SENSORES E ATUADORES DE UMA PLANTA DIDÁTICA DE PROCESSOS FLUÍDICOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROCHA FILHO, R. N. . Sistema Termométrico Utilizando Microcomputador e Resistência de Platina como Sensor. 1993. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
ROCHA FILHO, R. N. . VINSPEC - Técnicas de Inspeção Visual. 1997.
ROCHA FILHO, R. N. . Kit Didático para aprendizado sobre filtros passivos e ativos. 2017.
ROCHA FILHO, R. N. . Robô Pêndulo Invertido. 2017.
ROCHA FILHO, R. N. . Projeto Pedagógico de Curso Engenharia Mecatrônica. 2018.
ROCHA FILHO, R. N. . Elaboração do Regulamento dos Trabalhos de TCCs do Curso Eng. Elétrica. 2018.
DAVID, Ricardo ; ROCHA FILHO, R. N. ; ROJAS, James ; PUGLIESI, Omar . Automação e controle de uma máquina de pré impregnação de mantas de fibra de carbono, fibra de vidro e afins, denominada a partir de agora de Pré-Preg. 2011.
ROCHA FILHO, R. N. . Eficiência Energética na utilização de sistemas de aquecimento solar para aquecimento de água. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ROCHA FILHO, R. N. . Entrevista ao vivo em na TV Clube de Ribeirão Preto. 2001. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ROCHA FILHO, R. N. . Processamento Digital de Sinais. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ApostilaseAulas).
ROCHA FILHO, R. N. . Materiais sobre Aquisição de Sinais. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ApostilaseAulas).
ROCHA FILHO, R. N. . Eletrônica e Potência. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ApostilaseAulas).
ROCHA FILHO, R. N. . Processamento de Sinais e Imagens. 2016. .
ROCHA FILHO, R. N. . Teoria e Práticas em Eletrônica de Potência. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ApostilaseAulas).
ROCHA FILHO, R. N. . Teoria e Práticas em Processamento de sinais e Imagens. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ApostilaseAulas).
ROCHA FILHO, R. N. . Práticas utilizando amplificadores operacionais. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ApostilaseAulas).
ROCHA FILHO, R. N. . Sistema de Reconhecimento de Voz. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - KitsEletrônicos).
ROCHA FILHO, R. N. . Teoria e prática sistemas pneumáticos e hidráulicos. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ApostilaseAulas).
ROCHA FILHO, R. N. . Sistema de aquisição de sinais analógicos digitais usando arduíno e matlab. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - KitsEletrônicos).
ROCHA FILHO, R. N. . Práticas de modelagens experimentais de processos contínuos. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ApostilaseAulas).
ROCHA FILHO, R. N. . Sistema de reconhecimentos de cores usando MSP 430. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - KitsEletrônicos).
ROCHA FILHO, R. N. . simulações circuitos eletrônicos utiliziando o simulink. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ApostilaseAulas).
ROCHA FILHO, R. N. . Simulação de filtros utilizando o MATLAB. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ApostilaseAulas).
ROCHA FILHO, R. N. . Práticas em Automação e Controle. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ApostilaseAulas).
ROCHA FILHO, R. N. . Teoria e práticas em modelagens dinâmicas. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ApostilaseAulas).
ROCHA FILHO, R. N. . Teoria e práticas sobre controladores lógico programáveis. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ApostilaseAulas).
ROCHA FILHO, R. N. . Programação de CLPs Industriais (FESTO, MOELLER E SCHNEIDER). 2014. .
ROCHA FILHO, R. N. . Programação de CLPs Industriais. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ROCHA FILHO, R. N. . Técnicas de Processamento de Imagens. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
ROCHA FILHO, R. N. . Análises técnicas sobre Conservação de Energia Elétrica. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ApostilaseAulas).
ROCHA FILHO, R. N. . Análise, Simulação e controle de processos contínuos. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostilas e Aulas).
ROCHA FILHO, R. N. . Programação microcontroladores FRESCALE. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
ROCHA FILHO, R. N. . Controle de Processos Utilizando PID em CLP da FESTO -FEC. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ROCHA FILHO, R. N. . Teoria e práticas em controle de processos contínuos. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ApostilaseAulas).
ROCHA FILHO, R. N. . Eletrônica e Sistemas Digitais. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ApostilaseAulas).
ROCHA FILHO, R. N. . Roteiros e Práticas em Eletrônica e Sistemas Digitais. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
ROCHA FILHO, R. N. . Eletrônica Analógica. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila Didática).
ROCHA FILHO, R. N. . Eletrônica de Potência. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
ROCHA FILHO, R. N. . Introdução à Computação usando MATLAB. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
ROCHA FILHO, R. N. . Roteiros de Aulas Práticas - Eletrônica Analógica. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
ROCHA FILHO, R. N. . Teoria e Prática : Controladores lógicos. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
ROCHA FILHO, R. N. . Eletrônica Básica. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
ROCHA FILHO, R. N. . Princípios Básicos do Simulador de Circuitos Eletrônicos MicroCap8. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
ROCHA FILHO, R. N. . Medidas e Instrumentos de Medidas. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
ROCHA FILHO, R. N. . Métodos Numéricos com MatLab. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
ROCHA FILHO, R. N. . Instalações Elétricas Prediais. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
ROCHA FILHO, R. N. . Eletricidade Básica. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
ROCHA FILHO, R. N. . Robótica Aplicada em Educação. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
ROCHA FILHO, R. N. . Kits Eletrônico para Práticas Educacionais. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Kits Eletrônicos).
ROCHA FILHO, R. N. . Matemática para Olimpíadas. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
ROCHA FILHO, R. N. . Princípios de Mecatrônica e Robótica aplicados em Educação. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
ROCHA FILHO, R. N. . Projeto de Robótica Educacional. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Robótica Educacional).
ROCHA FILHO, R. N. . Programação OOP em JAVA e DELPHI. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
ROCHA FILHO, R. N. . Programação no ambiente DELPHI. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
ROCHA FILHO, R. N. . Cálculo Diferencial e Integral. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
ROCHA FILHO, R. N. . Geometria Analítica. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
ROCHA FILHO, R. N. . Programação Orientada a Objetos. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2017 - Atual
Elaboração de um robô pênulo invertido, Descrição: Usando tecnologia eletrônica avançada e microcontrolada, este robô, fisicamente construído na impressora 3D, deverá se manter em uma posição calibrada pelo usuário (mais comum na posição vertical) sendo monitorado e controlado em tempo real pelos controladores PID. Através dessa construção, abre um leque de pesquisar aplicadas: utilização do filtro da média, Kalman, FUZZY, arquiteturas alternativas do PID, etc. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Raimundo Nonato da Rocha Filho - Coordenador.
-
2017 - Atual
Construção de um kit didático para utilização em filtros passivos e ativos, Descrição: Trata-se de um kit com fontes próprias, gerador e sinais próprio, osciloscópio próprio e diversos acessórios agregados, que são os diversos filtros passivos e ativos a serem utilizados, e forma didática. Todos os resultados serão documentados, auxiliando o docente e o aluno. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Raimundo Nonato da Rocha Filho - Coordenador.
-
2012 - Atual
Módulo didático para controles de processos fluídicos, Descrição: A planta de controle de nível será composta basicamente de dois reservatórios em desnível, uma eletroválvula, uma válvula manual, uma moto-bomba com ajuste eletrônico de vazão e um sensor de pressão. Sua principal aplicação é facilitar o estudo de técnicas experimentais de modelagem e controle de sistemas dinâmicos em cursos de Engenharia que ministram disciplinas da área de Sistemas de Controle e/ou Controle de Processos Industriais. Visando atividades educacionais em Modelagem da Planta de Nível, Simulação Computacional em Matlab/Simulink, Projeto de Sistemas de Controle de Nível P, PI e PID. A implementação do controle poderá ser analógica e/ou digital utilizando-se hardwares dedicados opcionais (CLP, módulos de controle) além de softwares (LabView, etc.). Permite ainda a implementação de controle ON-OFF através de válvula solenóide. Quando projeta, nada impede em agregar outros acessórios para elaborar outros tipos de processos configuráveis. Apenas para servir como exemplo, a figura ao lado mostra uma construção de uma planta didática da FESTO, contendo diversos processos de controle. A proposta da construção deste módulo visa, entre outros objetivos, a construção de um módulo pequeno e de fácil transporte e manuseio, diferentemente da planta da FESTO.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Raimundo Nonato da Rocha Filho - Coordenador.
-
2012 - Atual
Construção de Robôs Jogadores de Futebol, Descrição: Desde 1997, pesquisadores de diferentes países têm disputado a copa do mundo de futebol de robôs (RoboCup). O princípio de funcionamento do futebol de robôs é simples, conforme ilustrado na Figura abaixo. ? Existe uma câmera posicionada acima do campo que coleta imagens do jogo. Essas imagens são enviadas a um computador que identifica a posição dos robôs (inclusive a dos robôs adversários) e da bolinha (que deve ser uma bola de golfe laranja); ? as posições dos robôs e da bola são enviadas a um programa de estratégia que decide sozinho qual a atitude que cada um dos robôs deve tomar; ? a estratégia é transmitida aos robôs por um sistema de transmissão de radiofreqüência similar ao dos utilizados em aeromodelos; ? os robôs são formados por um sistema receptor que converte as ondas de rádio em impulsos elétricos para os motores que impulsionam os robôs. Os robôs ainda podem ter um sistema de chute.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raimundo Nonato da Rocha Filho - Coordenador.
-
2011 - Atual
CÉLULA DE MANUFATURA, Descrição: VER O DESENHO COM O PROF ORIENTADOR A coluna (Parte A) fornecerá dois tipos de peças. Uma das peças, dita como secundária se encaixará na primária baseado nos critérios de semelhanças morfológicas e cores. Tais critérios são relacionados com a peça principal. O desafio será reconhecer os padrões de cores e formas (Parte B). A tarefa do braço robótico (Parte D) será buscar as peças fornecidas pela coluna, passar pelo setor de reconhecimento e armazenar cada tipo de peça em seu devido reservatório no setor de armazenagem (Parte C). Quando, no reservatório, tiver uma peça primária e uma secundária de mesmo conjunto, o mesmo braço robótico deverá buscar estas peças, a primária e a secundária, nessa ordem, e montar o conjunto sobre uma esteira transportadora (Parte E). A distribuição do tempo em buscar as peças na coluna fornecedora e buscar as peças na armazenagem para montagem dos conjuntos na esteira poderá ser configurada de várias formas, simulando variantes e problemas na linha de montagem. A esteira deverá ser acionada somente se o conjunto das duas peças forem montadas. Dessa forma, um sensor adequado ?sentirá? o peso do conjunto, sendo essa grandeza, o critério para acionar a esteira. Durante a rolagem na esteira os conjuntos serão inspecionados por um CCD para controle de qualidade. Caso o conjunto for rejeitado, outro braço robótico (Parte F) irá retirar este conjunto e depositar em um compartimento de rejeição (Parte H). Por outro lado, caso o conjunto for aprovado pela inspeção, o braço robótico irá depositá-lo nas embalagens que estarão sobre um módulo circular giratório (Parte G). Desta forma, o ciclo do processo será completado. Durante a construção desta célula, bem como suas opções de configurações, criar-se-ão diversas situações problemas, alterando as grandezas tempo, quantidade, velocidades e algumas células.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raimundo Nonato da Rocha Filho - Coordenador.
Prêmios
2018
Escolhido como Professor Patrono da Engenharia Elétrica, UNIFRAN - Universidade de Franca.
2018
Escolhido como Professor Patrono da Tecnologia de Mecatrônica Industrial, UNIFRAN - Universidade de Franca.
2017
Escolhido como Professor paraninfo da Mecatrônica Industrial, UNIFRAN - Universidade de Franca.
2017
DENTRE OS 2099 TRABALHOS INSCRITOS NO CONIC, 2 TRABALHOS QUE ORIENTEI FORAM CLASSIFICADOS ENTRE OS 15 MELHORES, CONIC-SESMET - 17o Congresso de Iniciação Científica.
2016
Escolhido como Patrono e Turma da Engenharia Química, UNIFRAN - Universidade de Franca.
2016
Escolhido como Patrono de Turma da Engenharia Elétrica, UNIFRAN - Universidade de Franca.
2016
Escolhido como Prof. Homenageado da Tecnologia Mecatrônica Industrial, UNIFRAN - Universidade de Franca.
2015
Escolhido como Prof. homenageado da Engenharia Química, UNIFRAN - Universidade de Franca.
2014
Escolhido como Professor homenageado da Turma de Engenharia Elétrica, UNIFRAN - Universidade de Franca.
2013
Escolhido como Prof. Nome de Turma da Tecn. Mecatrônica Industrial, UNIFRAN - Universidade de Franca.
2013
Escolhido como Patrono de Turma do 9 Ano Ensino de Física no Fundamental II, Instituto Samaritano de Ensino.
2013
Escolhido como Prof. Homenageado da Turma de Engenharia Elétrica, UNIFRAN - Universidade de Franca.
2013
Orientador do melhor TCC da Engenharia Elétrica, UNIFRAN - Universidade de Franca.
2012
Escolhido como Patrono da Turma de Tecnologia de Mecatrônica Industrial, UNIFRAN - Universidade de Franca.
2012
Escolhido como Paraninfo da Turma de Tecnologia Manutenção Industrial, UNIFRAN - Universidade de Franca.
2012
Escolhido como Prof. Homenageado da Turma de Engenharia Química, UNIFRAN - Universidade de Franca.
2012
Paraninfo da Turma de 3o Ano Ensino Médio, SISTEMA ANGLO DE ENSINO.
2012
Orientador do melhor trabalho de INICIAÇÃO CIENTÍFICA do ano - BOLSA PIBIC-EM, UNIFRAN - Universidade de Franca.
2011
Prof. Patrono de Turma : Tecnologia de Manutenção Industrial, UNIFRAN - Universidade de Franca.
2011
Prof. Homenageado : Turma Engenharia Química, UNIFRAN - Universidade de Franca.
2010
Prof. Paraninfo da Turma de Tecnologia de Manutenção Industrial, UNIFRAN - Universidade de Franca.
2010
Prof. Homenageado da Turma Tecnologia de Produção Sucroaalcoleira, UNIFRAN - Universidade de Franca.
2009
Paraninfo de Turma: Tecnologia de Manutenção Industrial, UNIFRAN - Universidade de Franca.
2008
Orientador de um dos melhores Trabalhos Escolhidos de Conlcusão de Curso, UNIFRAN - Universidade de Franca.
2007
Orientador do melhor Trabalho de Conclusão de Curso, UNIFRAN - Universidade de Franca.
2006
Orientador do Melhor Trabalho de Conclusão de Curso, UNIFRAN - Universidade de Franca.
2001
Professor Destaque do Ano de 2001, Colégio Jesus Maria José.
1997
Escolhido como Prof. Patrono de Turma da Engenharia de Produção, UNIFRAN - Universidade de Franca.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de Franca, Departamento de Engenharia Elétrica. , Avenida Doutor Armando de Salles Oliveira, Parque Universitário, 14404600 - Franca, SP - Brasil, Telefone: (16) 37118820
Experiência profissional
2013 - 2015
Centro Universitário da Fundação Educacional de BarretosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8
Outras informações:
Docente da disciplina: ANÁLISE, SIMULAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS - ENG. DE ALIMENTOS E ENG. QUÍMICA
Atividades
-
02/2013 - 07/2016
Ensino, Engenharia Química, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Análise, Simulação e Controle de Processos
-
02/2013 - 02/2016
Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Análise, Simulação e Controle de Processos
2011 - 2015
Instituto Samaritano de EnsinoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 18
Atividades
-
02/2011 - 12/2015
Ensino,Disciplinas ministradas, Matemática ensino Médio, Matemática Ensino Fundamental, Física Ensino Médio, Física Ensino Fundamental
2010 - 2015
DAVITEC - PROJETOS EM AUTOMAÇÃO E CONTROLEVínculo: Consultor e colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor e colaborador voluntário, Carga horária: 20
Outras informações:
Apenas colaboro como consultor, desenvolvedor e gerador de tecnologia como trabalho voluntário para trocas de experiências profissionais, sem qualquer vínculo empregatício.
Atividades
-
02/2010 - 12/2015
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento e Pesquisa e Projeto.Linhas de pesquisa
1998 - 2007
COLÉGIO JESUS MARIA JOSÉ DE FRANCAVínculo: , Enquadramento Funcional: Docente e Subcoordenador do ensino médio, Carga horária: 40
Outras informações:
Criador do Projeto de Robótica Educacional
Criador do Clube e Matemática
Atividades
-
08/1997 - 12/2007
Ensino,Disciplinas ministradas, Matemática Ensino Médio, Matemática Ensino Fundamental, Matemática Extensivo, Robótica Educacional
-
08/1997 - 12/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Exatas.Cargo ou função, Sub-Coordenador do ensino médio.
1997 - 1997
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente Gradução, Carga horária: 4
Outras informações:
Fui docente temporário da disciplina: INTRODUÇÃO À ARQUITETURAS NÃO CONVENCIONAIS - CURSO ENGENHARIA ELÉTRICA
2018 - Atual
UNIVERSIDADE DE FRANCAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: coordenador do curso Engenharia Elétrica, Carga horária: 40
Outras informações:
Assumi a coordenação interina do curso, por um período de 8 meses
2018 - Atual
UNIVERSIDADE DE FRANCAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: coordenador do curso Engenharia Mecatrônica, Carga horária: 40
Outras informações:
Assumi a coordenação interina do curso, por um período de 8 meses
2018 - Atual
UNIVERSIDADE DE FRANCAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: coordenador do curso CST Mecatrônica Ind., Carga horária: 40
Outras informações:
Assumi a coordenação interina do curso, por um período de 8 meses
1997 - Atual
UNIVERSIDADE DE FRANCAVínculo: , Enquadramento Funcional: Docente Universtário, Carga horária: 40
Outras informações:
Ministrei aulas no curso EAD de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Civil no ano de 2017. disciplinas: Matemática Básica e Física Básica
Atividades
-
02/2018
Ensino, Engenharia Mecatrônica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sistemas Embarcados, Controle Numérico por Computador (CNC)
-
10/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Engenharia Mecatrônica.Cargo ou função, Comissão avaliadora de trabalhos científicas e tecnológicos da Engenharia Mecatrônica.
-
02/2014
Ensino, Engenharia Mecatrônica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Controladores Lógico Programáveis, Cálculo Numérico, Automação Predial e Industrial, Controle de Sistemas, Fundamentos de Eletrônica, Controle e Automação, Eletrônica de Aquisição e Processamento
-
02/2014
Ensino, Engenharia Mecatrônica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Processamento Digital de Sinais
-
02/2014
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Engenharia Mecatrônica, Departamento de Engenharia Mecatrônica.Atividade realizada, Membro do conselho Editorial da Revista Científica Design & Tecnologia.
-
02/2013
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Engenharia Mecatrônica.Linhas de pesquisa
-
02/2013
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Modelos Dinâmicos e Sistemas de Controle, Modelos Dinâmicos, Sistemas e Controle, Eletricidade Aplicada
-
02/2010
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Engenharia Elétrica.Linhas de pesquisa
-
02/2010
Ensino, Tecnologia Mecatrônica Industrial, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sistemas Digitais, Programação e CLPs, Processamento e Imagens, Processos de controle através do PID, Eletrônica Aplicada usando AmpOp, Automação Industrial e Residencial
-
02/2010
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Circuitos Elétricos, Eletrônica de Potência, Introdução à Computação, Cálculo Numérico, Automação e Controle Linear, Qualidade de Energia Elétrica, Conservação de Energia Elétrica
-
02/2010
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Tópico de Engenharia Elétrica, Sistemas de Energia Elétrica
-
02/2010
Ensino, Engenharia Química, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Simulação e Controle e Processos Químicos, Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear, Geometria Analítica, Introdução à Computação, Modelagem e Simulação de Processos, Controle e Processos Químicos
-
02/2010
Ensino, Tecnologia Mecatrônica Industrial, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Eletricidade, Eletrônica Digital, Eletrônica Analógica, Eletrônica de Potência, Automação e Controle, Manutenção Eletrônica
-
02/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Colegiado Didático de Cursos.Cargo ou função, Membro do NDE (Núcleo Docente Estruturante) - Engs Mecatrônica, Elétrica e Mecânica.
-
02/2011 - 12/2015
Ensino, Produção Sucroalcooleira, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Manutenção Industrial, Automação e Controle, Controle de Processos Contínuos
-
08/1997 - 12/2012
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Álgebra Linear, Cálculo Diferencial e Integral, Cálculo Numérico, Eletricidade Aplicada, Geometria Analítica, Instalações Elétricas, Introdução à Computação
-
08/1997 - 12/2012
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Álgebra Linear, Cálculo Diferencial e Integral, Cálculo Numérico, Eletricidade Aplicada, Geometria Analítica, Introdução a Computação
2005 - 2010
MEDMEGA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS MÉDICOS LTDAVínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Engenheiro Responsável/Consultor, Carga horária: 16
Outras informações:
Empresa projetista e fabricante de Equipamentos Médicos
2005 - 2011
COC FrancaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: DOCENTE, Carga horária: 18
Outras informações:
Atuação no Ensino Fundamental (Matemática , Física e Robótica Educacional)
Atuação no Ensino Médio Extensivo (Matemática)
Atividades
-
02/2005 - 12/2011
Ensino,Disciplinas ministradas, Matemática Ensino Médio e Fundamental, Física para Ensino Fundamental, Robótica Educacional
2015 - Atual
Colégio Status de PassosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 12
Outras informações:
Atuo como DOCENTE das disciplinas de Física e Matemática do sistema POLIEDRO
Atividades
-
02/2015 - 12/2017
Ensino,Disciplinas ministradas, Matemática e Física
-
02/2015 - 12/2017
Ensino,Disciplinas ministradas, Matemática e Física
2018 - Atual
Colégio AguilarVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 6
Outras informações:
Docente das disciplinas de Física do ensino médio
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Raimundo Nonato da Rocha Filho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?