Maria Lucimar da Silva
Geógrafa com especialização em Gestão Escolar e mais de 14 anos de experiência na área da Supervisão Pedagógica, atuando em instituição de referência reconhecida pelos excelentes resultados em vestibulares de universidades públicas. Sólida trajetória na coordenação de equipes docentes, acompanhamento de práticas pedagógicas e implementação de projetos voltados à melhoria da aprendizagem. Possuo ampla vivência em gestão educacional, planejamento e formação de professores, e produção de itens de avaliação em larga escala reunindo competências que me qualificam plenamente para o exercício da função de Supervisora Pedagógica.
Informações coletadas do Lattes em 04/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Geografia
2007 - 2010
Universidade Federal do Amazonas
Título: AGRICULTURA FAMILIAR CAMPONESA E COOPERATIVISMO NA COMNIDADE SAGRADO CORACAO DE JESUS DO PARANA DA EVA-ITACOATIARA/AM, Ano de Obtenção: 2010
MANUEL DE JESUS MASULO DA CRUZ.
Especialização em Gestão Escolar
2016 - 2017
Centro Universitário Leonardo da Vinci
Título: Gestão Escolar Empresarial: Entre as metas do fordismo e a flexibilidade do just-in-time
Orientador: Joyce Bonet
Especialização em DES SUST NA AMAZONIA COM ENFASE EM GESTAO AMBIENTA
2004 - 2004
[Nome removido após solicitação do usuários]
Título: AGRICULTURA FAMILIAR NO AMAZONAS SUSTENTABILIADE E PRODUCAO RURAL: REDES DE PRODUCAO E COMERCIALIZACAO
Orientador: JESSE RODRIGUES DOS SANTOS
Formação complementar
2023 -
Learning Analytics: Ciência de Dados na Educação. (Carga horária: 10h). , Consultoria em Educação, Produtos e Tecnologia, EDUGITAL, Brasil.
2022 - 2022
Elaboração de itens. (Carga horária: 80h). , Comunidade Professor Autor, CPA, Brasil.
2022 - 2022
Formação de Conteudista. (Carga horária: 80h). , Comunidade Professor Autor, CPA, Brasil.
2016 - 2017
GESTÃO ESCOLAR. (Carga horária: 400h). , Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
1986 - 1988
LICENCIATURA EM ESTUDOS SOCIAIS. , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: MEIO AMBIENTE.
Participação em eventos
9º Olimpíada Brasileira de Geografia. 9º Olimpíada Brasileira de Geografia. 2024. (Olimpíada).
V CONINTERS. IMPÍADA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA E O FOMENTO A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO BÁSICO ? O USO DA JUTA COMO PROPOSTA DE RECUPERAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NO ENTORNO DOS IGARAPÉS DE MANAUS-AM À LUZ DOS ODSS OITO, ONZE E QUINZE. 2024. (Congresso).
OBG - ESTADUAL. 8º Olimpíada Brasileira de Geografia. 2023. (Olimpíada).
III COLÓQIOS GEOGRÁFICOS DO PPGEO UNIFAL-MG ?Riscos socioambientais e o Planejamento dos Territórios?.Geografia Escolar e as mudanças na educação básica. 2022. (Simpósio).
VII Olimpíada Brasileira de Geografia e V Olimpíada Brasileira de Ciências da terra. Orientadora da VII OBG e V OBCTE - Fase presencial. 2022. (Olimpíada).
III JOIA.RESPONSABILIDADE SOCIAL E EMPRESARIAL. 2013. (Simpósio).
CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES-TUTORES EXTERNOS. 2012. (Encontro).
AS NOVAS TECNOLOGIAS E O ENSINO DE GEOGRAFIA. 2011. (Encontro).
VIII CONGRESSO ALASRU. A AGROINDÚSTRIA NA PRODUÇÃO FAMILIAR DA COMUNIDADE SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS: UM CAMINHO PARA A AUTO-GESTÃO. 2010. (Congresso).
I SEMINARIO DO PROGRAMA DE POS-GRADUACAO E XIII SEMANA DE GEOGRAFIA.A PRODUCAO DE RESIDUO OLIDOS NA CIADE DE MANAUS. 2009. (Seminário).
IV SIMPOSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRARIA;V SIMPOSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRARIA.COOPERATIVISMO E PRODUCAO FAMILIAR: UM CAMINHO NA BUSCA PELA COMPETITVIDADE. 2009. (Simpósio).
X ENCONTRO NACIONAL DE PRATICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA.OS PROJETOS SOCIAIS COMO FERRAMENTA DO EDUCADOR PARA A CONSTRUCAO DO PENAMENTO GEOGRAFICO NO ENSINO MEDIO. 2009. (Encontro).
MIGRACOES NA AMAZONIA: DESAFIO E PERSPECTIVAS. 2008. (Seminário).
III FEIRA INTERNACIONAL DA AMAZONIA.TURISMO NA AMAZONIA: AS MODALIDADES ECONOMICAS VIAVEIS E CONSOLIDADAS. 2006. (Outra).
I SIMPOSIO DA SBPC NO AMAZONAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA REALIADE AMAZONICA: PEQUISA E USTENTABILIDADE. 2006. (Simpósio).
CONGRESSO INTERNACIONAL SORE COMPETENCIAS NA EDUCACAO. 2005. (Congresso).
REUNIAO REGIONAL DA SBPC.MODELAGEM DA DINAMICA DE USO E MUDANCA DA COBERTURA DA TERRA NA AMAZONIA. 2005. (Encontro).
III AMBIENTAL - FORUM AMAZONICO DE MEIO AMBIENTE EDESENVOLVIMENTO HUMANO (AMAZONIA: MEIO AMBIENTEE DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL). 2004. (Outra).
III FORUM AMAZONICO SOBRE AGUAS.EDUCACAO AMBIENTAL DIRECIONADA PARA USO DOS RECURSOS HIDRICOS; GESTAO DE RECURSOS HIDRICOS. 2004. (Outra).
XI SEMANA DE GEOGRAFIA.EROSAO DO SOLO. 2004. (Outra).
Orientou
OS PCNEM E A METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia de Ensino de L Portuguesa e Literatura) - Centro Universitário Leonardo da Vinci; Orientador: Maria Lucimar da Silva;
A FILOSOFIA - DO ILUMINISMO À IDADE MODERNA; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia de Ensino de Filosofia e Sociologia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci; Orientador: Maria Lucimar da Silva;
A GESTÃO DO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ? CRAS/REDENÇÃO EM MANAUS; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Plíticas e Gestão em Serviço Social) - Centro Universitário Leonardo da Vinci; Orientador: Maria Lucimar da Silva;
MOTIVAÇÃO PARA O TRABALHO: A ADMINISTRAÇÃO NAS EMPRESAS PÚBLICAS; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração de Pessoas) - Centro Universitário Leonardo da Vinci; Orientador: Maria Lucimar da Silva;
A CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA DE KARL MARX NA ORGANIZAÇÃO OPERÁRIA NO BRASIL; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci; Orientador: Maria Lucimar da Silva;
¬¬¬A AVALIAÇÃO COMO UM INSTRUMENTO DE CONTRIBUIÇÃO AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Ensino Superior) - Centro Universitário Leonardo da Vinci; Orientador: Maria Lucimar da Silva;
IMPÍADA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA E O FOMENTO A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO BÁSICO ? O USO DA JUTA COMO PROPOSTA DE RECUPERAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NO ENTORNO DOS IGARAPÉS DE MANAUS-AM À LUZ DOS ODSS OITO, ONZE E QUINZE; 2024; Iniciação Científica - Escolas Idaam; Orientador: Maria Lucimar da Silva;
ARTE NA ESCOLA: A ARTE-EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICO-TERAPÊUTICA À LIBERTAÇÃO DO POTENCIAL; 2011; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci; Orientador: Maria Lucimar da Silva;
Produções bibliográficas
-
SILVA, MARIA LUCIMAR DA . 9º ano - Transitando. 663. ed. , 2024.
-
SILVA, MARIA LUCIMAR DA . 7º ano - Transitando. 649. ed. , 2024.
-
SILVA, MARIA LUCIMAR DA . 6º ano - Transitando. 632. ed. Recife: Sinapse, 2024.
-
SILVA, MARIA LUCIMAR DA . 1º ano do Ensino Médio - EJA - Educação de Jovens e Adultos. 374. ed. FORTALEZA: Seja +, 2023. 217p .
-
SILVA, MARIA LUCIMAR DA . 2º ano do Ensino Médio - EJA - Educação de Jovens e Adultos. 374. ed. FORTALEZA: Seja +, 2023. 204p .
-
SILVA, MARIA LUCIMAR DA . 3º ano do Ensino Médio - EJA - Educação de Jovens e Adultos. 374. ed. FORTALEZA: Seja +, 2023. 217p .
-
SILVA, MARIA LUCIMAR DA . AGRICULTURA FAMILIAR E COOPERATIVISMO NA COMUNIDADE SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS DO PARANÁ DA EVA-ITACOATIARA/AM. 1. ed. CURITIBA: CRV, 2021. v. 1000. 111p .
-
SILVA, MARIA LUCIMAR DA ; CÂMARA, EDUARDO ; MELO, ERIK ; SOUZA, THAINE MAIA DE . OLIMPÍADA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA E O FOMENTO A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO BÁSICO - O USO DA JUTA COMO PROPOSTA DE RECUPERAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NO ENTORNO DOS IGARAPÉS DE MANAUS-AM À LUZ DOS ODSS OITO, ONZE E QUINZE. In: V Congresso Internacional de Sustentabilidade, 2024, FORTALEZA. Anais do V Congresso Internacional de Sustentabilidade. FORTALEZA: Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2024.
-
ABREU, G. C. ; SILVA, MARIA LUCIMAR DA . RESPONSABILIDADE SOCIAL GOVERNAMENTAL EM ÁREA RURURBANA: O ASSENTAMENTO TARUMÃ-MIRIM, ZONA RURAL DE MANAUS-AM.. In: IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA/V SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA., 2009, RIO DE JANEIRO. A QUESTÃO (DA REFORMA) AGRÁRIA NA AMÉRICA LATINA - BALANÇO E PERSPECTIVAS, 2009.
-
SILVA, MARIA LUCIMAR DA . AGRICULTURA FAMILIAR NO AMAZONAS - SUSTENTABILIDADE E PRODUÇÃO RURAL: REDES DE PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO.. In: REUNIÃO REGIONAL DA SBPC, 2005, MANAUS. MEU AMBIENTE AMAZÔNICO - EDUCAÇÃO PARA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO., 2005.
-
SILVA, MARIA LUCIMAR DA . A AGROINDUSTRIA NA PRODUÇÃO FAMILIAR DA COMUNIDADE SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS: UM CAMINHO PARA A AUTOGESTÃO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, MARIA LUCIMAR DA . OS PROJETOS SOCIAIS COMO FERRAMENTA DO EDUCADOR PARA A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO NO ENSINO MÉDIO.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, MARIA LUCIMAR DA ; CRUZ, M. J. M. . COOPERATIVISMO E PRODUÇÃO FAMILIAR: UM CAMINHO NA BUSCA PELA COMPETITIVIDADE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, MARIA LUCIMAR DA . Elaboração de Itens para Avaliação em Larga Escala. São Paulo: Poliedro, 2023 (Elaboração de Itens - Área de Ciências Humanas - Matriz ENEM).
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - 2025
Escolas IDAAMVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisora Pedagógica, Carga horária: 44
2014 - 2025
Escolas IDAAMVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora pedagógica, Carga horária: 44
2011 - 2014
Escolas IDAAMVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2025
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade Líbano, Faculdade Líbano.Atividade realizada, Conteudista pós-graduação.
2023 - 2024
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio TeixeiraVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Avaliador do ENADE 2023, Carga horária: 40
2023 - 2024
Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, CebraspeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Avaliador do ENADE 2023, Carga horária: 40
Outras informações:
Participou como Avaliadora no curso de Formação Geral da banca examinadora do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), período 2023.
2022 - 2022
Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, CebraspeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Elaborador de Avaliação em Larga Escala, Carga horária: 10
Outras informações:
O Projeto teve por objetivo a produção de itens fechados para o banco de itens do Estado de São Paulo.
2013 - 2014
Sociedade Educacional Leonardo da VinciVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora-Tutora da Pós-Graduação, Carga horária: 4
2011 - 2014
Sociedade Educacional Leonardo da VinciVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora-tutora da Graduação, Carga horária: 4
2011 - 2013
Sociedade Educacional Leonardo da VinciVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Supervisora de Disciplina: NEAD-UNIASSELVI, Carga horária: 20
2012 - 2013
Colégio Martha FalcãoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 8
2012 - 2013
Colégio Martha FalcãoVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora de área, Carga horária: 12
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maria Lucimar da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?