Rondelly Soares Cavulla

Mestre em Museologia e Patrimônio pelo PPG-PMUS - Unirio / Mast, 2015. Bacharel em Comunicação Social pela - ESPM, 2008. Pós-graduada em "Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde" pelo Museu da Vida\Fiocruz, 2010. Experiência na área de Museologia ( Curadoria, Gestão de Acervos, Educação Museal e Comunicação), Museologia Social (Princípios, Articulação em rede e direito à Memória), Patrimônio Cultural, Divulgação da Ciência, planejamento e projetos de Comunicação integrada.

Informações coletadas do Lattes em 09/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Museologia e Patrimönio

2013 - 2015

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Centro Cultural Cartola ? Da Imaginação Museal ao Museu do Samba Carioca,Ano de Obtenção: 2015
Mario de Souza Chagas.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: museologia; Patrimônio Cultural; Centro Cultural Cartola; Imaginação Museal.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Especialização em Divulgação da ciência, tecnologia e saúde.

2009 - 2010

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Parque Paleontológico de São José de Itaboraí: Uma proposta participativa.
Orientador: Isabel Alencar

Aperfeiçoamento em Gestão e Marketing na Cultura

2007 - 2007

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Projeto de Artes Integradas. Ano de finalização: 2007

Graduação interrompida em 2010 em Artes Visuais

2009 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Ano de interrupção: 2010

Graduação em Comunicação. Habilitação em Propaganda e Marketing

2005 - 2008

Escola Superior de Propaganda e Marketing

Formação complementar

2020 - 2020

Curso de Plano Museológico. (Carga horária: 40h). , Instituto Brasileiro de Museus, IBRAM, Brasil.

2020 - 2020

Inbound Marketing. (Carga horária: 6h). , Hubspot, HUBSPOT, Estados Unidos.

2019 - 2019

SQL. (Carga horária: 9h). , Udemy, UDEMY, Brasil.

2019 - 2019

Power BI. (Carga horária: 9h). , Udemy, UDEMY, Brasil.

2015 - 2015

V Curso de Preservação de Acervos Científicos e Culturais. (Carga horária: 40h). , Museu de Astronomia e Ciências Afins, MAST, Brasil.

2007 - 2012

Francês. (Carga horária: 500h). , Aliança Francesa, AF, Brasil.

2006 - 2007

General English Course with Options. (Carga horária: 253h). , Torquay International Schools, TIS, Inglaterra.

2006 - 2006

Leitura Dinâmica, Técnicas Modernas de Estudo e. (Carga horária: 20h). , ------, ----, Brasil.

2003 - 2004

Espanhol para jovens e adultos. (Carga horária: 200h). , CNA, CNA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Organização de eventos

NOGUEIRA, N. ; DRUMOND, A. ; REIS, D. ; CAVULLA, R. S. . Para não perder a Memória - Dona Zica 100 anos. 2014. (Exposição).

CAVULLA, R. S. ; Diogo Jorge de Melo . I Primavera nos Museus do Curso de Museologia da UFPA. 2011. (Outro).

CAVULLA, R. S. ; MASSOTO, R. ; RODRIGUES, B. . cep 24.000. 2006. (Outro).

CAVULLA, R. S. ; MASSOTO, R. ; RODRIGUES, B. . CEP20.000. 2006. (Outro).

Participação em eventos

IV Encontro Internacional de Ecomuseus e Museus Comunitários IV EIEMC. 2012. (Encontro).

"Museu e Memória: diálogos entre linguagens contemporâneas em museus", Museu Goeldi.. 2011. (Seminário).

Seminário Narrativas Discentes - Narrativa Plug -. 2011. (Seminário).

XV IFNOPAP e V Campus Flutuante..O DISCURSO DOS ADOLESCENTES SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL E SEUS INDICADORES. 2011. (Encontro).

1 Seminário de Comunicação e Marketing. 2010. (Seminário).

Programa Sebrae para Empresas Avançadas. 2010. (Outra).

V Fórum Bienal de Pesquisa em Artes.A ciência como uma inspiração para a arte contemporânea. Estudo de caso: as obras de Antonio José de Barros, o Tunga.. 2010. (Outra).

V Fórum Bienal de Pesquisa em Artes.Ciência, arte e religião: uma análise de obras de Lygia Pape. 2010. (Outra).

4 Encontro CECC - Consórcio de Entretenimento e Cultura Contemporânea. 2009. (Encontro).

III Fórum de práticas e tendências do patrimônio e do marketing cultural.. 2009. (Outra).

IV Encontro Ministério Público em Defesa do Patrimônio Cultural. 2009. (Encontro).

Fórum de Responsabilidade Social, ABA. 2008. (Outra).

I Encontro Ibero-Americano de Observatório de Museus e Centros Culturais.. 2008. (Encontro).

Seminário de Políticas Públicas de Cultura na Casa de Cultura Rui Barbosa. 2007. (Seminário).

Fórum de Comunicação Integrada, ABA. 2005. (Outra).

Produções bibliográficas

  • CHAGAS, M. S. ; CAVULLA, R. S. . Museu do samba carioca: samba, ginga e movimento. Revista do Centro de Pesquisa e Formação. SESC SP , v. 5, p. file:///C:/User, 2017.

  • CAVULLA, R. S. ; REIS, D. ; GUTMAN, L. . Samba em Revista. Para não Perder a Memória Dona Zica 100 anos.. Samba em Revista , v. N.5, p. https://issuu.c, 2014.

  • CHAGAS, M. S. ; CAVULLA, R. S. ; VEIGA, J. . Rede de Museologia Social do Estado do Rio de Janeiro: um balanço em movimento. Intervenções Dialógica: Debates sobre educação, ciência e museus. In: Maria Cristina Ferreira dos Santos; Monica Ferreira de Farias; Jorge Antonio Rangel; Sônia Camara. (Org.). Rede de Museologia Social do Estado do Rio de Janeiro: um balanço em movimento. Intervenções Dialógica: Debates sobre educação, ciência e museus. 1ed.Curitiba: Appris, 2020, v. 1, p. 257-273.

  • CAVULLA, R. S. ; CHAGAS, M. S. . Museu do samba carioca: samba, ginga e movimento. Revista do Centro de Pesquisa e Formação. CPF, SESC SP, p. 89 - 107, 01 nov. 2017.

  • GUTMAN, L. ; REIS, D. ; CAVULLA, R. S. . Atividades Pedagógicas. Para não perder a Memória - Dona Zica 100 anos. Samba em Revista. Revista do Centro Cultural Cartola, Rio de Janeiro, p. 50 - 62, 30 ago. 2014.

  • CAVULLA, R. S. ; Diogo Jorge de Melo . Resenha: Cultura material e patrimônio da ciência e tecnologia. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, Belém - PA, p. 453 - 455, 01 set. 2011.

  • CAVULLA, R. S. ; Diogo Jorge de Melo ; Andrea Maia Monteiro Gonçalves . A ciência como uma inspiração para a arte contemporânea. Estudo de caso: as obras de Antonio José de Barros, o Tunga. In: V Fórum Bienal de Pesquisa em Artes, 2010, Belém. Provocações - Trnsformações e revoltas. Belém: PPGARTES/ICA/UFPA,2010, 2010. v. 5. p. 369-509.

  • Diogo Jorge de Melo ; Silvilene de Barros Ribeiro Morais ; CAVULLA, R. S. . Ciência, arte e religião: uma análise de obras de Lygia Pape. In: V FORUM BIENAL DE PESQUISA EM ARTES, 2010, Belém. Anais: Provocações - Transformações e Revoltas. Org.: Edison da Silva Farias e Lia Braga Vieira. Belém, 2010. v. 5. p. 360-368.

  • CAVULLA, R. S. ; Diogo Jorge de Melo ; Andrea Maia Monteiro Gonçalves . A ciência como uma inspiração para a arte contemporânea. Estudo de caso: as obras de Antonio José de Barros, o Tunga.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Diogo Jorge de Melo ; Silvilene de Barros Ribeiro Morais ; CAVULLA, R. S. . Ciência, arte e religião: uma análise de obras de Lygia Pape. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - 2020

Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultoria, Carga horária: 40

Outras informações:
Consultoria Unesco, via Makará Serviços Educativos e Culturais Ltda. Realização do plano institucional museológico para Museu Histórico e Artístico de Planaltina, com anuência e parceria da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Governo do Distrito Federal.

2018 - 2019

Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura

Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 40

Outras informações:
A consultoria para UNESCO consistiu na coleta, análise, tratamento da base de dados, pesquisa e upload dos acervos do Memorial dos Povos Indígenas, Museu Nacional de Brasília e Museu de Arte de Brasília visando sua disponibilização online e em rede através do software-livre Tainacan. A Consultoria foi realizada em parceria com a Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal e os museus relacionados. Incluía a produção regular de relatórios.

2018 - 2019

Laboratório de Políticas Públicas Participativas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora associada, Carga horária: 30

Outras informações:
Integrei a Coordenação de Suporte do Software-livre para acervos culturais digitais Tainacan. Realizando desde formações pontuais a acompanhamento da documentação, instalação e uso da plataforma. Além de consultoria na Curadoria e Gestão de Acervos Digitais (tratamento e normalização de dados; catalogação e inventário). Concentrava esforços em unir e potencializar o conhecimento técnico dos acervos culturais digitais, a Ciência da Informação e a Tecnologia visando a preservação, organização, difusão e integração dos acervos em rede. Incluía a produção de relatórios para prestação de contas.

2018 - 2019

Laboratório de Preservação e Gestão de Acervos Digitais

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 1

Outras informações:
Docente no curso EAD de Curadoria de Acervos Digitais-Repositório Tainacan, do Laboratório de Preservação e Gestão de Acervos Digitais vinculado à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio. Via Ambiente Virtual de Aprendizagem na plataforma Moodle: http://criar.art.br/ava/

2017 - 2018

Rede de Museologia Social do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Coordenadora Executiva de Comunicação, Carga horária: 30

Outras informações:
Como coordenadora executiva de comunicação executei o projeto Redes de Memória e Resistência, desenvolvido pela AACRPH-DC, Rede de Museologia Social do Rio de Janeiro, parceiros e conveniado ao Instituto Brasileiro de Museus autarquia do Ministério da Cultura, executando ações de pesquisa, comunicação e qualificação e promoção de museus comunitários. Desenvolvendo também licitações, relatórios e prestação de contas via Sistema de Convênios (Siconv) do Ministério do Planejamento. O plano de trabalho envolveu levantamento e uso de indicadores sociais e culturais, criação e análise de dados de 25 iniciativas culturais que fazem parte da Remus no estado do Rio de Janeiro; Desenvolvimento de materiais audiovisuais e conteúdos digitais visando fortalecer e divulgar o trabalho da Rede e dos grupos que atuam na luta pela preservação da memória; Difusão e democratização das informações geradas por meio de diferentes linguagens, ambientes, plataformas e mídias sociais. O referido projeto foi desenvolvido a nível estadual com articulação em toda região sudeste e com cerca de 30 contratados, fazendo-se necessário trabalho presencial e à distância, com uso de ferramentas de pesquisa, mensagem, vídeo, compartilhamento e armazenamento de dados.

2013 - 2014

Centro Cultural Cartola / Museu do Samba Carioca

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de pesquisa, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuação na pesquisa, curadoria e realização de exposição itinerante; Participação no planejamento e desenvolvimento de ações de Educação para públicos diversos e organização de eventos; Elaboração de cadernos de atividades pedagógicas voltadas para o patrimônio cultural.

2016 - 2016

Clyps Infraestrutura de Eventos

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Museóloga, Carga horária: 30

Outras informações:
Período: 02/2016 a 04/2016; 15/08/2016 a 29/08/2016, 06/03/2017 a 04/04/2017 - Cobertura de licença médica e férias Caixa Cultural. Guarda das obras de arte e demais bens culturais do acervo da Caixa Econômica nas reservas técnicas, assim como orientação e acompanhamento do translado do acervo para galerias de arte/Museus e locais indicados pela Caixa Cultural. Classificação e identificação dos bens do acervo. Laudos técnicos de conservação e registro de ocorrências

2015 - 2015

Serviço Social do Comércio

Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Assistente técnica, Carga horária: 32

Outras informações:
Atuação na montagem, organização e mediação da exposição sensorial ?Histórias que Ninguém Vê?, sobre o dia-a-dia do deficiente visual. Equipe multidisciplinar e inclusiva.

2011 - 2012

Scientia Consultoria Científica

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente técnica, Carga horária: 40

Outras informações:
Assistente Técnica em Educação Patrimonial.Atuação em projetos de licenciamento ambiental no que se refere à Educação Patrimonial; Desenvolvimento e realização de programas de apresentação do patrimônio arqueológico e valorização dos patrimônios culturais locais; Realização de palestras, mini-cursos e oficinas para diferentes públicos com temas relativos ao patrimônio cultural.

2010 - 2011

TECMASTER Gráfica e Comunicação Visual

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Departamento de comunicação., Carga horária: 44

Outras informações:
Auxílio na criação do departamento de comunicação e marketing da empresa; Atuação na área comercial, atendimento ao cliente e às agências de publicidade; Implementação da política empresarial de incentivo a educação continuada da equipe e desenvolvimento do plano estratégico de marketing.

2008 - 2008

Museu Nacional - UFRJ

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Educação Patrimonial, pesquisa de público, organização de eventos, criação de layout para folders e convites, além de ministrar oficina de comunicação para bolsistas do projeto Jovens Talentos para a Ciência da FAPERJ.

2008 - 2008

Motrix Marketing

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de atendimento e mídia, Carga horária: 30

2007 - 2007

Dial Brasil

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Promoção-Marketing, Carga horária: 30