Teresa Cristina Calegari Silva
Possui graduação em Ciências Biológicas Bacharelado Genética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofisica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Tem experiência na área de Protozoologia, Biologia Celular e Molecular e Imunologia. Atua principalmente nos temas: mecanismos de ativação fator transcricional NF-kappaB, transdução de sinal, controle da expressão gênica envolvendo mecanismos epigenéticos durante processos infecciosos. Realizou pos-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Laboratorio de Parasitologia Molecular (2012-2015). No período de 2015-2017 realizou um pos-doutorado na Université Paris Diderot (França), na unidade de Epigenetic and cell fate, laboratorio de Plasticity of Cellular Phenotype e desenvolveu um projeto de interação parasito-hospedeiro com enfoque no estudo de modificações pós-traducionais de histonas. Entre 2017-2018 realizou um pós-doutorado no Laboratório de Biologia Celular, INCA/CPQ, Rio de Janeiro atuando no modelo de vias de estresse de retículo endoplasmático e ativação de NFAT em linfócitos. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Duque de Caxias. Possui como linha de pesquisa o estudo de mecanismos transcricionais e epigenéticos em modelos de interação patógeno-hospedeiro.
Informações coletadas do Lattes em 11/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)
2008 - 2012
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Estudo dos mecanismos da repressão transcricional durante a infecção por Leishmania amazonensis: papel do fator transcricional NF-kB e da proteína histona deacetilase 1
, Ano de obtenção: 2012. Ulisses Gazos Lopes. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)
2005 - 2007
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Interação Leishmania - macrófago: regulação da atividade de NF-kB e sua consequencia na modulação da expressão gênica, Ano de Obtenção: 2007
Ulisses Gazos Lopes.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: NF-kB; macrófago; Leishmania amazonensis; Leishmania major.Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biofísica.
Graduação em Ciências Biológicas Bacharelado Genética
2001 - 2005
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Ativação do fator transcricional NF-kB em cultura primária de macrófagos murinos infectados com Leishmania amazonensis
Orientador: Ulisses Gazos Lopes
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Pós-doutorado
2017 - 2018
Pós-Doutorado. , Instituto Nacional de Câncer, INCA, Brasil. , Bolsista do(a): INCA/ Ministério da Saúde, INCA-MS, Brasil.
2015 - 2017
Pós-Doutorado. , Université Paris Diderot, CNRS, França. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2012 - 2015
Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Formação complementar
2025 - 2025
Capacitação de Professores em EaD/E-Learning. (Carga horária: 40h). , Unieducar Inteligência Educacional, UNIEDUCAR, Brasil.
2025 - 2025
Capacitação de Professores em EaD/E-Learning. (Carga horária: 40h). , Unieducar Inteligência Educacional, UNIEDUCAR, Brasil.
2025 - 2025
Capacitação de Professores em EaD/E-Learning. (Carga horária: 40h). , Unieducar Inteligência Educacional, UNIEDUCAR, Brasil.
2025 - 2025
Capacitação de Professores em EaD/E-Learning. (Carga horária: 40h). , Unieducar Inteligência Educacional, UNIEDUCAR, Brasil.
2019 - 2019
ERC: Writing a competitive proposal. (Carga horária: 8h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2014 - 2014
Complex Systems Biology in Development and Disease. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2011 - 2011
II Workshop INPeTAM. , Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, INCT, Brasil.
2009 - 2009
Aplicações da PCR Quantitativa em Tempo Real. (Carga horária: 30h). , Applied Biosystems, AB, Brasil.
2008 - 2008
Bases Moleculares e Celulares das Doenças sec. XXI. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2005 - 2005
Inflamation, Immune Response and Cancer. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2002 - 2002
Tópicos e Técnicas em Biologia Molecular. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2002 - 2002
Ciclo de Palestras ( Microbiologia e Imunologia). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1999 - 1999
Biotecnologia e Biosegurança. (Carga horária: 9h). , Escola Técnica Federal de Química, ETFQ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia celular e Molecular.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Interação patógeno - hospedeiro.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Parasitologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Imunologia.
Organização de eventos
Calegari-Silva TC . Simpósio de Biotecnologia 2021?. 2021. (Outro).
Calegari-Silva TC . Simpósio de Biotecnologia. 2020. (Outro).
Calegari-Silva TC . 10° SIAC. 2019. (Outro).
Calegari-Silva TC . Simpósio de Biotecnologia. 2020. (Outro).
Participação em eventos
Ciclo de palestras do Programa de Biologia Molecular e Estrutural do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFR.Aspectos epigenéticos na interação Leishmania - macrófago. 2021. (Seminário).
Caxias é Live..LIVE ?Extensão: Somos todos alunos e a sala de aula é em todo lugar. 2020. (Outra).
Festival do Conhecimento: Universidade Viva.FESTIVAL DO CONHECIMENTO: UNIVERSIDADE VIVA. 2020. (Outra).
Áreas da Fronteira: Seminários de Bioquímica e Biologia molecular.Modificações epigenética no hospedeiro durante a infecção por Leishmania. 2019. (Seminário).
Chicago Science 2019: Epigenetics and Genome Editing. GENE EXPRESSION REPROGRAMMING IN HDAC1 KNOCKDOWN MACROPHAGES: CONSEQUENCES FOR MACROPHAGE KILLING OF INTRACELLULAR PATHOGENS. 2019. (Congresso).
Forum de Desenvolvimento da Baixada Fluminense.A sociedade dentro da Universidade: Os projetos de Extensão da UFRJ Caxias. 2019. (Outra).
III Simpósio de Biotecnologia.Mini-curso sobre Epigenética. 2019. (Simpósio).
III Simpósio de Biotecnologia.O papel da histona deacetilase 1 (HDAC1) na regulação da expressão gênica de macrófagos humanos: relevância para o controle de patógenos intracelulares. 2019. (Simpósio).
Seminário do Programa de Pós-graduação em Imunologia e Inflamação do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes.Modificações Epigenéticas no hospedeiro durante a infecção por Leishmania. 2019. (Seminário).
International Meeting in Oncology Research in Celebration of 80 Years of the Brazilian National Cancer Institute. 2018. (Encontro).
Hijacking host signalling and epigenetic mimicry during infection. 2017. (Congresso).
EpiGeneSys Meeting in Paris. 2016. (Congresso).
YOUNG RESEARCHERS IN LIFE SIENCES. Leishmania amazonensis induces epigenetics modifications in the host cell; the role of NF-kappaB_HDAC1 complexes. 2016. (Congresso).
Participação em bancas
Calegari-Silva, T. C.; Dantas FJS; Manfro WFP. Efeito de ExoU na ativação do fator transcricional Nrf2 e na modulação da expressão de genes citoprotetores da resposta antioxidante durante a infecção por Pseudomonas aeruginosas. 2018. Dissertação (Mestrado em Microbiologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
CALEGARI-SILVA, TERESA CRISTINA. SINALIZAÇÃO REDOX E PROTEÇÃO CELULAR EM DIABETOLOGIA: POSSÍVEL EFEITO PARADOXAL E PROTETOR DA GLICIRRIZINA FRENTE A COMPOSTOS OXIDATIVOS. 2024. Tese (Doutorado em Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Calegari-Silva, Teresa C.. VIAS DE SINALIZAÇÃO ENVOLVIDAS NA LIBERAÇÃO DE REDES EXTRACELULARES DE NEUTRÓFILOS (NETs) INDUZIDAS POR AMASTIGOTAS AXÊNICAS DE Leishmania infantum E EFEITO DAS NETs NO PROTOZOÁRIO E NA INFECÇÃO DE MACRÓFAGOS. 2022. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CALEGARI-SILVA, TERESA CRISTINA. Investigação de moduladores pró e anti-apoptóticos no decorrer da infecção por protozoários patogênicos como Trypanossoma cruzi e L. amazonensis. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Pós graduação Stricto Senso em Bioquímica e Biologia Molecular) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
CALEGARI-SILVA, TERESA CRISTINA. Prática escolar para o Ensino Médio sobre o combate ao Aedes. 2024.
Calegari-Silva TC. O PAPEL DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA NA EVASÃO ESCOLAR. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Formação em Ciências para Professores) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CALEGARI-SILVA, TERESA CRISTINA. ANÁLISE DO EFEITO DA SUPEREXPRESSÃO DA CO-CHAPERONA E3 LIGASE CHIP EM ANIMAIS SUBMETIDOS A MODELO EXPERIMENTAL DE GLAUCOMA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CALEGARI-SILVA, TERESA CRISTINA. PRODUÇÃO DE LENTIVÍRUS PARA EXPRESSÃO DA PROTEINA NS1 DO VÍRUS DA ZIKA EM LINHAGEM CELULAR HEK-293T. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CALEGARI-SILVA, TERESA CRISTINA. IDENTIFICAÇÃO DE BACTÉRIAS INTESTINAIS DE LUTZOMYIA LONGIPALPIS E PEPTÍDEOS ANTIMICROBIANOS COM ATIVIDADE ANTI-LEISHMANIA PARA CONTROLE DA TRANSMISSÃO DA LEISHMANIA INFANTUM CHAGASI ATRAVÉS DA PARATRANSGÊNESE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CALEGARI-SILVA, TERESA CRISTINA. Síntese, caracterização e avaliação citotóxica da nanopartículas de prata utilizando linhagens de carcinoma de pulmão, glioblastoma e queratinócitos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Calegari-Silva, Teresa C.. Validação molecular do vetor p322 para transformação genética de microalgas Chlamydomonas reinhardtii. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Calegari-Silva TC. ANÁLISE COMPARATIVA IN VITRO E IN SILICO DOS EFEITOS DO INIBIDOR DE SIRTUÍNAS, KHTFMDI, EM LEISHMANIA SPP?. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Calegari-Silva TC. Quantificação da carga parasitária em amostras coletadas de borda interna e externa de lesão ulcerada de pacientes com Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Calegari-Silva TC. Quantificação da carga parasitária em amostras coletadas de borda interna e externa de lesão ulcerada de pacientes com Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Calegari-Silva TC. ?Mecanismos moleculares da ação de óleos essenciais sobre tumores resistentes a múltiplas drogas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Calegari-Silva TC. ?Avaliação da atividade biológica de diaminas coordenadas ao Cobre (II) e Zinco (II) em Leishmania amazonensis. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Calegari-Silva TC. ?Desenvolvimento de modelo de infecção para estudo de vacinas utilizando Leishmania Braziliensis?. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Calegari-Silva TC. ?Toxicologia in vitro de células beta pancreáticas frente a exposição a defensivos e efeitos de compostos bioativos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Calegari-Silva, T. C.. Avaliação da atividade cicatrizante de tripernos encapsulados em Carreadores Lipídicos Nanoestruturados. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nanotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CALEGARI-SILVA, TERESA CRISTINA. Mecanismos moleculares envolvidos na imunomodulação de monócitos primários humanos por hidroxi-propil-beta-ciclodextrina (HP-BCD). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Calegari-Silva, T. C.. Avaliação de sequências de DNA específicas do cromossomo Y em indivíduos com distúrbios da diferenciação sexual (DSD). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Calegari-Silva TC. Caracterização de insumos farmacêuticos Ativos através da técnica de 1espectroscopia Raman o ativo Tibolona. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nanotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Calegari-Silva TC. Avaliação Toxológica de nanopartículas de ferrita de cobalto revestidas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nanotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Calegari-Silva TC. Avaliação da citotoxicidade de nanocápsulas funcionalizadas para fins terapêuticos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nanotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Calegari-Silva, T. C.. Bioatividade, efeito antibacteriano e citotoxidade do silicato de cálcio incorporado com prata para aplicações na área de engenharia óssea. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nanotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Calegari-Silva TC. Detecção de sequencias específicas de DNA do cromossomo Y em pacientes com Síndrme de Turner. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Calegari-Silva TC. Frequência das mutações em JAK2 e JAK3 e seu papel prognóstico na leucemia linfoblástica aguda. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Calegari-Silva TC. Análise do potencial alelopático de extratos foliares de Setaria viridis em erva daninha. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Calegari-Silva, Teresa. Formação de caudas de actina durante a infecção pelo vírus Cotia e Vaccinia cepa WR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Modalidade Médica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CALEGARI-SILVA, TERESA CRISTINA. Investigação da participação de galectina-3 no processo de apoptose de células infectadas por Trypanosoma cruzi. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
Calegari-Silva TC. Investigaçõ das vias de sinalização para indução de armadilhas extracelulares de neutrófilos (NETs) por Leishmania amazonensis, PMA e fMLP. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Calegari-Silva, T. C.. Investigação dos efeitos da ativação e da modulação da proteína cinase R (PKR) na infecção por Leishmania. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Bacharelado Genética) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Calegari-Silva, T. C.. Concurso Público regido pelo Edital UFRJ nº 54/2024 - vaga MC-004 (Professor da Carreira do Magistério Superior na área de Genética e Evolução. 2025. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Calegari-Silva, T. C.. Banca de Seleção para Professor substituto de genética e evolução, CAmpus Duque de Caxias, UFRJ. 2020. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Calegari-Silva TC. Avaliadora da Prova A, prova escrita, Edital n 1 de 2019 do programa multicêntrico de pós-graduação em bioquímica e biologia molecular. 2019. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CALEGARI-SILVA, TERESA CRISTINA. VIII Jornada Científica e Tecnológica. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
Calegari-Silva, T. C.. XXXV Jornada de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Orientou
Elaboração de uma sequencia didática sobre doenças virais; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Formação em Ciências para Professores) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);
Estudo do papel de vesículas extracelulares de Leishmania amazonensis na modulação de vias antioxidativas; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);
Papel de Vesículas Extracelulares de Leishmania na Modulação Epigenética de Macrófagos; Início: 2022; Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Coorientador);
Histonas Desacetilases: papel na expressão gênica; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, PIBIC CNPq; (Orientador);
O; Bouzomet; Estudo do papel da histona deacetilase 1 (HDAC1) na reprogramação da expressão de genes antivirais; 2024; Dissertação (Mestrado em Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Teresa Cristina Calegari Silva;
Elaboração de uma Sequência Didática sobre Doença de Chagas para Alunos com Deficiência Visual da Educação Básica do Estado do Rio de Janeiro; ; 2024; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Formação em Ciências para Professores) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Teresa Cristina Calegari Silva;
Estudo do papel de vesículas extracelulares de Leishmania amazonensis na modulação de moléculas pró-inflamatórias; 2024; Dissertação (Mestrado em Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Teresa Cristina Calegari Silva;
Capacitação sobre os vetores da doença de Chagas para professores de Teresina, Piauí; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Formação em Ciências para Professores) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Orientador: Teresa Cristina Calegari Silva;
Papel da indução do estresse de retículo no favorecimento da infecção por Leishmania amazonensis no modelo de coinfecção por Phlebovírus; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Teresa Cristina Calegari Silva;
Estudo da regulação da expressão gênica em células Hela induzidos pelo tratamento com inibidores de histonas deacetilases; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Teresa Cristina Calegari Silva;
ESTABELECIMENTO DE UMA LINHAGEM DE CÉLULAS ENDOTELIAIS KNOCKOUT PARA A EXPRESSÃO DA HISTONA DEACETILASE 1(HDAC1; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Teresa Cristina Calegari Silva;
Estudo do efeito dos inibidores de histonas deacetilaes na regulação da expressão de genes antivirais; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Teresa Cristina Calegari Silva;
Estudo da indução de um fenótipo de mimetismo viral relacionado à acetilação de histonas; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Teresa Cristina Calegari Silva;
Papel das vesiculas extracelulares de leishmania amazonensis na imodulação do inaflamossoma em macrófagos; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Teresa Cristina Calegari Silva;
Estudo do papel das Vesículas extracelulares de Leishmania na acetilação de histonas de macrófagos; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense, PIBIC CNPq; Orientador: Teresa Cristina Calegari Silva;
Estudo do papel do exossomos de Leishmania amazonensis; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Teresa Cristina Calegari Silva;
Estudo do papel da Histona Deacetilase I (HDAC1) na infecção por Leishmania amazonensis; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Teresa Cristina Calegari Silva;
Estudo da modulação do fator transcricional NF-kappaB mediado pela lipofosfoglicana (LPG) de L; amazonensis; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas: Modalidade Médica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Teresa Cristina Calegari Silva;
Estudo dos análogos da talidomida na modulação do fator transcricional NF-kB; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Teresa Cristina Calegari Silva;
Estudo da modulação do fator transcricional NF-kB durante a infecção de macrófagos por Leishmania amazonensis; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Teresa Cristina Calegari Silva;
Produções bibliográficas
-
GRELLE, G. M. ; CALEGARI-SILVA, TERESA CRISTINA ; Pedro Pompeu ; GARRETT, R. ; VALVERDE, R. H. ; Marcelo Einicker-Lamas . SPHINGOSINE-1-PHOSPHATE AS A POTENTIAL REGULATOR OF RHO GTPASES IN KIDNEY PROXIMAL TUBULE CELLS DURING ISCHEMIA. World Journal of Pharmaceutical Science and Research , v. 4, p. 23, 2025.
-
PEREIRA-SILVA, GEAN C ; MEDINA, JORGE MANSUR ; PASCHOALETTO, LETÍCIA ; MANGETH, LUANA ; COELHO, FELIPE SOARES ; ATTIAS, MÁRCIA ; DOMONT, GILBERTO B ; NOGUEIRA, FÁBIO C S ; SOSA-ACOSTA, PATRÍCIA ; DE OLIVEIRA SANTOS, EIDY ; FERREIRA, CARLOS VINICIUS ; DE MIRANDA, BEATRIZ TOJA ; MIGNACO, JULIO ALBERTO ; Calegari-Silva, Teresa ; LOPES, Ulisses Gazos ; SARAIVA, ELVIRA MARIA . Leishmania amazonensis-derived extracellular vesicles (EVs) induce neutrophil extracellular traps (NETs). Journal Of Leukocyte Biology , v. 6, p. qiae196, 2024.
-
DIAS, LETÍCIA PASCHOALETTO ; MONTOYA, CAROLINA REIGADA ; MENDONÇA, VAGNER JOSÉ ; FRONTIN, JANE MARGARET COSTA DE ; Silva, Teresa Cristina Calegari . FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE OS VETORES DA DOENÇA DE CHAGAS PARA PROFESSORES DE TERESINA, PIAUÍ. FOCO (FACULDADE NOVO MILÊNIO) , v. 17, p. e6149, 2024.
-
RATH, CAROLINA T. ; VIVARINI, ÁISLAN C. ; DOS SANTOS, JOSÉ VITORINO ; MEDINA, JORGE M. ; SALIBA, ALESSANDRA M. ; MOTTRAM, JEREMY C. ; LIMA, ANA PAULA C. A. ; CALEGARI-SILVA, TERESA CRISTINA ; PEREIRA, RENATA M. ; Lopes, Ulisses G. . Toll-Like Receptor 3 (TLR3) Is Engaged in the Intracellular Survival of the Protozoan Parasite Leishmania (Leishmania) amazonensis. INFECTION AND IMMUNITY , v. 22, p. e0032422, 2022.
-
DOS SANTOS, JOSÉ V. ; FREIXO, PATRICIA F. ; VIVARINI, ÁISLAN DE C. ; MEDINA, JORGE M. ; CALDAS, LUCIO A. ; ATTIAS, MARCIA ; TEIXEIRA, KARINA L. DIAS ; SILVA, TERESA CRISTINA C. ; Lopes, Ulisses G. . Endoplasmic Stress Affects the Coinfection of Leishmania Amazonensis and the Phlebovirus (Bunyaviridae) Icoaraci. Viruses-Basel , v. 14, p. 1948, 2022.
-
CHEESEMAN, KEVIN ; JANNOT, GUILLAUME ; LOURENÇO, NELLY ; VILLARES, MARIE ; BERTHELET, JÉRÉMY ; Calegari-Silva, Teresa ; HAMROUNE, JULIETTE ; LETOURNEUR, FRANCK ; RODRIGUES-LIMA, FERNANDO ; WEITZMAN, JONATHAN B. . Dynamic methylation of histone H3K18 in differentiating Theileria parasites. Nature Communications , v. 12, p. 3221, 2021.
-
RATH, CAROLINA TORTURELLA ; SCHNELLRATH, LAILA CASTRO ; DAMASO, CLARISSA R. ; DE ARRUDA, LUCIANA BARROS ; VASCONCELOS, PEDRO FERNANDO DA COSTA ; GOMES, CLAUDIA ; LAURENTI, MARCIA DALASTRA ; CALEGARI SILVA, TERESA CRISTINA ; VIVARINI, ÁISLAN DE CARVALHO ; FASEL, NICOLAS ; PEREIRA, RENATA MEIRELLES SANTOS ; LOPES, Ulisses Gazos . Amazonian Phlebovirus (Bunyaviridae) potentiates the infection of Leishmania (Leishmania) amazonensis: Role of the PKR/IFN1/IL-10 axis. PLoS Neglected Tropical Diseases , v. 13, p. e0007500, 2019.
-
DIAS, BRUNA T. ; DIAS-TEIXEIRA, KARINA LUISA ; GODINHO, JOSEANE P. ; FARIA, MARILIA S. ; Calegari-Silva, Teresa ; MUKHTAR, MAOWIA M. ; LOPES, ULISSES ; MOTTRAM, JEREMY C. ; LIMA, ANA PAULA C. A. . Neutrophil elastase promotes Leishmania donovani infection via interferon-β. FASEB JOURNAL , v. 1, p. fj.201900524R, 2019.
-
Calegari-Silva, Teresa C. ; VIVARINI, ÁISLAN C. ; PEREIRA, RENATA DE M. S. ; DIAS-TEIXEIRA, KARINA L. ; RATH, CAROLINA T. ; PACHECO, AMANDA S. S. ; SILVA, GABRIELLE B. L. ; PINTO, CHARLENE A. S. ; DOS SANTOS, JOSÉ V. ; SALIBA, ALESSANDRA M . ; CORBETT, CARLOS E. P. ; DE CASTRO GOMES, CLAUDIA M. ; FASEL, NICOLAS ; Lopes, Ulisses G. . Leishmania amazonensis downregulates macrophage iNOS expression via Histone. EUROPEAN JOURNAL OF IMMUNOLOGY , v. 12, p. 1, 2018.
-
VIVARINI, ÁISLAN DE CARVALHO ; CALEGARI-SILVA, TERESA CRISTINA ; SALIBA, ALESSANDRA MATTOS ; BOAVENTURA, VIVIANE SAMPAIO ; FRANÇA-COSTA, JAQUELINE ; KHOURI, RICARDO ; DIERCKX, TIM ; DIAS-TEIXEIRA, KARINA LUIZA ; FASEL, NICOLAS ; BARRAL, ALDINA MARIA PRADO ; BORGES, VALÉRIA MATOS ; VAN WEYENBERGH, JOHAN ; LOPES, Ulisses Gazos . Systems Approach Reveals Nuclear Factor Erythroid 2-Related Factor 2/Protein Kinase R Crosstalk in Human Cutaneous Leishmaniasis. Frontiers in Immunology , v. 8, p. 1127, 2017.
-
DIAS-TEIXEIRA, KARINA LUIZA ; Calegari-Silva, Teresa C. ; MEDINA, JORGE M. ; VIVARINI, ÁISLAN C. ; CAVALCANTI, ÁTILA ; TETEO, NATALY ; SANTANA, ALYNNE KAREN M. ; REAL, FERNANDO ; GOMES, CIRO M. ; PEREIRA, RENATA MEIRELLES SANTOS ; FASEL, NICOLAS ; SILVA, JOÃO S. ; AKTAS, BERTAL H. ; Lopes, Ulisses G. . Emerging Role for the PERK/eIF2α/ATF4 in Human Cutaneous Leishmaniasis. Scientific Reports , v. 7, p. 17014, 2017.
-
DIAS-TEIXEIRA, K. L. ; Calegari-Silva TC ; DOS SANTOS, G. R. R. M. ; VITORINO DOS SANTOS, J. ; LIMA, C. ; MEDINA, J. M. ; AKTAS, B. H. ; LOPES, U. G. . The integrated endoplasmic reticulum stress response in Leishmania amazonensis macrophage infection: the role of X-box binding protein 1 transcription factor. FASEB JOURNAL , v. 00, p. 19-18, 2016.
-
Calegari-Silva, Teresa C. ; VIVARINI, ÁISLAN C. ; MIQUELINE, MARINA ; DOS SANTOS, GUILHERME R. R. M. ; TEIXEIRA, KARINA LUIZA ; SALIBA, ALESSANDRA MATTOS ; NUNES DE CARVALHO, SIMONE ; DE CARVALHO, LAÍS ; Lopes, Ulisses G. . The human parasite Leishmania amazonensis downregulates iNOS expression via NF-κB p50/p50 homodimer: role of the PI3K/Akt pathway. OPEN BIOL , v. 5, p. 150118, 2015.
-
FARIA, M. S. ; Calegari-Silva, T. C. ; de Carvalho Vivarini, A. ; MOTTRAM, J. C. ; Lopes, U. G. ; LIMA, A. P. C. A. . Role of protein kinase R in the killing of Leishmania major by macrophages in response to neutrophil elastase and TLR4 via TNF and IFN . The FASEB Journal , v. 28, p. 3050, 2014.
-
BARRETO-DE-SOUZA, VICTOR ; FERREIRA, PEDRO L.C. ; DE CARVALHO VIVARINI, AISLAN ; Calegari-Silva, Teresa ; SOARES, DEIVID COSTA ; REGIS, EDUARDO G. ; Pereira, Renata M.S. ; SILVA, ARISTÓBOLO M. ; Saraiva, Elvira M. ; Lopes, Ulisses G. ; BOU-HABIB, DUMITH CHEQUER . IL-27 enhances Leishmania amazonensis infection via ds-RNA dependent kinase (PKR) and IL-10 signaling. Immunobiology (Jena. 1979) , v. 14, p. 231-239, 2014.
-
DE LIMA, CAROLINA DIETTRICH MALLET ; CALEGARI-SILVA, TERESA CRISTINA ; PEREIRA, RENATA MEIRELLES SANTOS ; SANTOS, SABRINA ALVES DE OLIVEIRA LIMA ; LOPES, Ulisses Gazos ; PLOTKOWSKI, MARIA-CRISTINA MACIEL ; SALIBA, ALESSANDRA MATTOS . ExoU Activates NF-κB and Increases IL-8/KC Secretion during Pseudomonas aeruginosa Infection. Plos One , v. 7, p. e41772, 2012.
-
SOARES, DEIVID COSTA ; Calegari-Silva, Teresa C. ; Lopes, Ulisses G. ; TEIXEIRA, VALÉRIA L. ; DE PALMER PAIXÃO, IZABEL C. N. ; CIRNE-SANTOS, CLAUDIO ; BOU-HABIB, DUMITH CHEQUER ; Saraiva, Elvira M. . Dolabelladienetriol, a Compound from Dictyota pfaffii Algae, Inhibits the Infection by Leishmania amazonensis. PLoS Neglected Tropical Diseases (Online) , v. 6, p. e1787, 2012.
-
de Carvalho Vivarini, A. ; Pereira, R. d. M. S. ; Dias Teixeira, K. L. ; Calegari-Silva, T. C. ; Bellio, M. ; Laurenti, M. D. ; Corbett, C. E. P. ; de Castro Gomes, C. M. ; Soares, R. P. ; Mendes Silva, A. ; Silveira, F. T. ; Lopes, U. G. . Human cutaneous leishmaniasis: interferon-dependent expression of double-stranded RNA-dependent protein kinase (PKR) via TLR2. The FASEB Journal , v. 25, p. 4162-4173, 2011.
-
CARNEIRO, ALAN B. ; GAZOS-LOPES, FELIPE ; Calegari-Silva, Teresa ; TEIXEIRA, KARINA D. ; GAZOS-LOPES, ULISSES ; ATELLA, GEORGIA C. ; SILVA-NETO, MÁRIO A.C. . Lysophosphatidylcholine as a modulator of TLR4-p38-NFκB pathway-implications for Chagas disease transmission and pathogenesis. CHEMISTRY AND PHYSICS OF LIPIDS , v. 163, p. S39, 2010.
-
Pereira, R. M. S. ; Teixeira, K. L. D. ; Barreto-de-Souza, V. ; Calegari-Silva TC ; De-Melo, L. D. B. ; Soares, D. C. ; Bou-Habib, D. C. ; Silva, A. M. ; Saraiva, E. M. ; Lopes, U. G. . Novel role for the double-stranded RNA-activated protein kinase PKR: modulation of macrophage infection by the protozoan parasite Leishmania. The FASEB Journal , p. 1-10, 2009.
-
Calegari-Silva, Teresa C. ; Pereira, Renata M.S. ; De-Melo, Luiz Dione Barbosa ; Saraiva, Elvira M. ; Soares, Deivid C. ; Bellio, Maria ; Lopes, Ulisses G. . NF-?B-mediated repression of iNOS expression in Leishmania amazonensis macrophage infection. Immunology Letters , v. 127, p. 19-26, 2009.
-
PEREIRA, Renata de Meirelles Santos ; Calegari-Silva TC ; LOPES, Ulisses Gazos . Mycobacterium leprae induces NF-κB-dependent transcription repression in human Schwann cells. BIOCHEMICAL AND BIOPHYSICAL RESEARCH COMMUNICATIONS , v. 335, p. 20-26, 2005.
-
SILVA, ME ; Gullermo LV ; Ribeiro-Gomes FL ; De Meis J ; PEREIRA, Renata de Meireles Santos ; Wu Z ; Calegari-Silva TC ; Seabra SH ; LOPES, Uliises Gazos ; Siegel RM ; Dosreis GA ; Lopes MF . Caspase-8 Activity Prevents Type 2 Cytokine Responses and Is Required for Protective T Cell-Mediated Immunity against Trypanosoma cruzi Infection. JOURNAL OF IMMUNOLOGY , v. 174, n.174, p. 6314-6321, 2005.
-
Calegari-Silva, T. C. . Papel das vesiculas extracelulares de leishmania amazonensis na infecção de macrófagos de células THP1. In: IV Curso de verão do programa de pós graduação em biofísica, 2023, Rio de Janeiro. IV Curso de verão do programa de pós graduação em biofísica, 2023.
-
Calegari-Silva TC . Endoplasmic reticulum stress affects the coinfection of Leishmania amazonensis and the phlebovirus (Pheniviridae) Icoaraci.. In: XXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Parasitologia, 2023, Aracaju. XXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Parasitologia, 2023.
-
Calegari-Silva TC . ESTUDO DO PAPEL DA PROTEÍNA NSS DO PHLEBOVIRUS ICOARACI NA INFECÇÃO POR LEISHMANIA,. In: 12ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ,, 2023, Rio de Janeiro. 12ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2023.
-
Calegari-Silva TC . o O PAPEL DAS VESÍCULAS EXTRACELULARES DE LEISHMANIA AMAZONENSIS NA MODULAÇÃO DA EXPRESSÃO DE HISTONAS DESACETILASES DE MACRÓFAGOS. In: 12ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2023, Rio de Janeiro. 12ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2023.
-
Calegari-Silva TC . CAXIAS É LIVE: A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO FORMA DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA. In: 12ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2023, Rio de Janeiro. 12ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2023.
-
CALEGARI SILVA, TERESA CRISTINA . GENE EXPRESSION REPROGRAMMING IN HDAC1 KNOCKDOWN MACROPHAGES: CONSEQUENCES FOR MACROPHAGE KILLING OF INTRACELLULAR PATHOGENS. In: Chicago Science 2019: Epigenetics and Genome Editing, 2019, Chicago. Chicago Science 2019: Epigenetics and Genome Editing, 2019.
-
Calegari-Silva, T. C. . Leishmania amazonensis induces epigenetics modifications in the host cell: the role of NF-kappaB_HDAC1 complexes. In: Young Researches in Life Science, 2015, Paris. Leishmania amazonensis induces epigenetics modifications in the host cell: the role of NF-kappaB_HDAC1 complexes, 2015.
-
Calegari-Silva, Teresa ; LOPES, Ulisses Gazos . NF-kappaB-mediated transcription repression in Leishmania amazonensis infection: role of the chromatin remodeling enzyme HDAC1. In: Gordon Research Conferences, 2014, Newport. Host-Parasite Interactions, 2014.
-
Marina Miqueline dos santos ; Calegari-Silva, Teresa ; LOPES, Ulisses Gazos . Modulação da histona deacetilase 1 em macrófagos infectados por Leishmania amazonensis. In: XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica , Tecnológica, Artística e Cultura, 2014, Rio de Janeiro. XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica , Tecnológica, Artística e Cultura, 2014.
-
Calegari-Silva, Teresa ; VIVARINI, A. C. ; SILVA, G. M. C. ; SANTOS, G. R. R. M. ; LOPES, Ulisses Gazos . Increased expression of HDAC1 during Leishmania infection contributes for the parasite survival. In: Epigenetics & Chromatin: Interactions and processes, 2013, Boston. Epigenetics & Chromatin: Interactions and processes, 2013.
-
Calegari-Silva, Teresa ; VIVARINI, A. C. ; SILVA, G. M. C. ; SANTOS, G. R. R. M. ; LOPES, Ulisses Gazos . HDAC1:p50/p50 NF-kappaB complex induces inos transcription repression during Leishmania infection and contributes for the parasite survival. In: Fifth World Congress of Leishmaniasis, 2013, Porto de Galinhas. Fifth World Congress of Leishmaniasis, 2013.
-
FARIA, M. S. ; VIVARINI, A. C. ; Calegari-Silva, Teresa ; Bruna torres ; Tatiana Costa ; Jeremy Mottram ; LOPES, Uliises Gazos ; LIMA, A. P. C. A. . The killing of Leishmania major by macrophages in response to neutrophil elastase and TLR4 depend on protein kinase R. In: Fifth World Congress of Leishmaniasis, 2013, Porto de Galinhas. Fifth World Congress of Leishmaniasis, 2013.
-
DE LIMA, CAROLINA DIETTRICH MALLET ; Calegari-Silva TC ; Lopes, U. G. ; PLOTKOWSKI, MARIA-CRISTINA MACIEL ; SALIBA, ALESSANDRA MATTOS . EXOU INCREASES IL-8/KC SECRETION DURING PSEUDOMONAS AERUGINOSA INFECTION. In: XXI ALAM Congresso Latino Americano de Microbiologia, 2012, Santos, Brasil. XXI ALAM Congresso Latino Americano de Microbiologia, 2012.
-
DE LIMA, CAROLINA DIETTRICH MALLET ; Calegari-Silva, T. C. ; Lopes, U. G. ; PLOTKOWSKI, MARIA-CRISTINA MACIEL ; SALIBA, ALESSANDRA MATTOS . EXOU ACTIVATES NF-KB IN P. AERUGINOSA-INFECTED HUMAN CELLS. In: XXI Congresso Latinoamericano de Microbiologia (XXI ALAM)., 2012, Santos, Brasil. XXI Congresso Latinoamericano de Microbiologia (XXI ALAM)., 2012.
-
FARIA, M. S. ; CALEGARI-SILVA, TERESA CRISTINA ; DIAS, B. T. ; LOPES, Ulisses Gazos ; MOTRAM, J. C. ; LIMA, A. P. C. A. . Role of protein kinase R in the killing of Leishmania major by macrophages in response to neutrophil elastase and TLR4. In: XXVIII Annual Meeting of Barzilian Society of Protozoology/ XXXIX Annual Meeting on Basic Research in Chagas disease, 2012, Caxambu, Minas Gerais. XXVIII Annual Meeting of Barzilian Society of Protozoology/ XXXIX Annual Meeting on Basic Research in Chagas disease, 2012.
-
CALEGARI-SILVA, TERESA CRISTINA ; VIVARINI, A. C. ; SILVA, G. M. C. ; LOPES, Ulisses Gazos . Role of the Chromatin Remodeling Enzyme HDAC1 in L. amazonensis Infection: Implications for Host Transcription Repression. In: XXVIII Annual Meeting of Barzilian Society of Protozoology/ XXXIX Annual Meeting on Basic Research in Chagas disease, 2012, Caxambu, Minas Gerais. XXVIII Annual Meeting of Barzilian Society of Protozoology/ XXXIX Annual Meeting on Basic Research in Chagas disease, 2012.
-
Calegari-Silva, Teresa ; LOPES, Uliises Gazos . Role of the Chromatin Remodeling Enzyme HDAC1 in L. amazonensis Infection: Implications for Host Transcription Repression. In: American Society of Tropical Medicine and Hygiene 61st Annual Meeting, 2012, Atlanta. American Society of Tropical Medicine and Hygiene 61st Annual Meeting, 2012.
-
SILVA, G. M. C. ; CALEGARI-SILVA, TERESA CRISTINA ; LOPES, Ulisses Gazos . Estudo do papel da histona deacetilase 1 na infecção por Leishmania amazonensis. In: XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artistíca e Cultural, 2012, Rio de Janeiro. XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artistíca e Cultural, 2012.
-
VASCONCELLOS, IS ; Calegari-Silva, T. C. ; Lopes, U. G. . Análise da modulação de NF-kB durante o tratamento de macrófagos com lipofosfoglicana (LPG) purificado de Leishmania amazonensis. In: XXXIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Arttística e Cultural., 2011, Rio de Janeiro. II Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2011.
-
PEREIRA, Renata de Meireles Santos ; Calegari-Silva, T. C. ; Silva, GMC ; Lopes, U. G. . Estudo dos mecanismos de ativação da proteína kinase R (PKR) e do papel do interferon do tipo I durante a infecção por Leishmania amazonesnis. In: XXXIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Arttística e Cultural., 2011, Rio de Janeiro. II Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2011.
-
FARIA, M. S. ; Calegari-Silva, Teresa ; Lopes, U. G. ; LIMA, A. P. C. A. . Leishmania major inhibitor of serine peptidases, ISP2, prevents the activation of mammalian PKR, promoting parasite survival in the macrophages. In: XXVII Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology, 2011, Foz do Iguaçu. XXXVIII Annual Meeting on Basic Research in Chagas Disease, 2011.
-
Pereira, R. M. S. ; Dias-Teixeira, KL ; Vivarini, A. ; Calegari-Silva TC ; Soares, D. C. ; Silva, A. M. ; Saraiva, E. M. ; Lopes, U. G. . A Novel Signalling Player in Leishmania-Host Cell Interaction: dsRNA-Activated Protein Kinase R. In: Signalling in cell death, ancer and the immune system, 2010, Angra dos Reis, RJ. Signalling in cell death, ancer and the immune system, 2010.
-
Dias-Teixeira, KL ; Pereira, R. M. S. ; De Melo, NB ; Calegari-Silva, T. C. ; Silva, A. M. ; Soares, D. C. ; Saraiva, E. M. ; Lopes, U. G. . The role of Toll like receptors and the protein PACT in PKR activation during Leishmania amazonensis infection. In: XXXVII Annual Meeting on Basic Research in Chaga's Disease, 2010, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. XXXVII Annual Meeting on Basic Research in Chaga's Disease, 2010.
-
Calegari-Silva, T. C. ; Pereira, R. M. S. ; Dias-Teixeira, KL ; Lopes, U. G. . Mechanisnms of activation of p50/p50 NF-kB complex and the modulation of HDACs during Leishmania amazonensis infection. In: XXXVII Annual Meeting on Basic Research in Chaga's Disease, 2010, Foz do Iguaçu, Paraná, Brazil. XXXVII Annual Meeting on Basic Research in Chaga's Disease, 2010.
-
Calegari-Silva, T. C. ; Pereira, R. M. S. ; Saraiva, E. M. ; Soares, D. C. ; Lopes, U. G. . Leishmania amazonensis infection activates the transcriptional repressor p50/p50 NF-kB complex and modulates histone deacetylase 1 levels. In: Signaling un Cell death, cancer and the immune system, 2010, Angra dos Reis, RJ. Signaling un Cell death, cancer and the immune system, 2010.
-
Benicá, IOC ; Calegari-Silva, T. C. ; Barreiro, EJL ; Lima, LM ; Lopes, U. G. . Derivado ftamilídico LasBio 596 reduz a ligação de NF-kappaB ao DNA. In: XXXI Jornada Giulio Massarani de iniciação científica, artística e cultural da UFRJ, 2009. rnada Giulio Massarani de iniciação científica, artística e cultural da UFRJ, 2009.
-
Calegari-Silva, T. C. ; Pereira, R. M. S. ; Soares, D. C. ; Saraiva, E. M. ; Beliio, M. ; Lopes, U. G. . Activation of distinct nuclear NF-kappaB dimers and the control of iNOS expression in cutaneous leishmaniasis. In: XXXIII Congress of the Brazilian society for immunology, 2008. XXXIII Congress of the Brazilian society for immunology, 2008.
-
Pereira, R. M. S. ; Barreto-de-Souza, V. ; Dias-Teixeira, KL ; Calegari-Silva TC ; Soares, D. C. ; Bou-Habib, D. C. ; Saraiva, E. M. ; Seabra, SH ; Lopes, U. G. . Increased susceptibility of human macrophages to Leishmania amazonensis infection conferred by HIV-Tat protein: possible role of NF-kB activation. In: XXXI Meeting of the Brazilian Society of Immunology- Signaling in the Immune System, 2006, Búzios, RJ, Brazil. XXXI Meeting of the Brazilian Society of Immunology- Signaling in the Immune System, 2006.
-
Calegari-Silva, T. C. ; Pereira, R. M. S. ; Moura, ACMR ; Soares, D. C. ; Saraiva, E. M. ; Lopes, U. G. . The Effect of Macrophage Infection by Different Leishmania Species on NF-kB Activation: evidence of Specie-Specific Immune- Regulatory Mechanisms. In: XXXI Meeting of the Brazilian Society of Immunology, 2006, Búzios. XXXI Meeting of the Brazilian Society of Immunology- Signalling in the Immune System, 2006.
-
Calegari-Silva, T. C. ; Pereira, R. M. S. ; Moura, ACMR ; Saraiva, E. M. ; Lima, LM ; Lopes, U. G. . Differential activation of NF-kB by different Leishamania species suggests specific immunomodulatory eventes. In: XXXIII Reunião anual sobre pesquisa básica em doença de Chagas, 2006. XXXIII Reunião anual sobre pesquisa básica em doença de Chagas, 2006.
-
Pereira, R. M. S. ; Barreto-de-Souza, V. ; Dias-Teixeira, KL ; Calegari-Silva, T. C. ; Soares, D. C. ; Bou-Habib, D. C. ; Saraiva, E. M. ; Lopes, U. G. . NF-kB activation in human macrophages infected by Leishmania amazonensis and treated with HIV-1 Tat protein. In: XXXIII Reunião anual sobre pesquisa básica em doença de Chagas, 2006. XXXIII Reunião anual sobre pesquisa básica em doença de Chagas, 2006.
-
Pereira, R. M. S. ; Calegari-Silva, T. C. ; Soares, D. C. ; Saraiva, E. M. ; Bou-Habib, D. C. ; Lopes, U. G. . NF-kB activation in human and murine macrophages infected with Leishmania amazonenesis. In: XXI Anual Meeting of Brazilian Society of Protozoology, 2005, Caxambu. XXI Anual Meeting of Brazilian Society of Protozoology, 2005.
-
Pereira, R. M. S. ; Calegari-Silva, T. C. ; Soares, D. C. ; Beliio, M. ; Saraiva, E. M. ; Bou-Habib, D. C. ; Lopes, U. G. . NF-kB Activation In Human And Murine Macrophages Infected With Leishmania amazonensis. In: VII Jornada Científica do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, 2005, Rio de Janeiro. VII Jornada Científica do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, 2005.
-
CALEGARI-SILVA, TERESA CRISTINA ; PEREIRA, RENATA MEIRELLES SANTOS ; LOPES, Ulisses Gazos . Ativação do fator transcricional NF-kB em macrófagos murinos e humanos infectados com Leishmania amazonensis. In: XXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação científica, Artistíca e Cultural da UFRJ, 2005, Rio de Janeiro. XXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação científica, Artistíca e Cultural da UFRJ, 2005.
-
Pereira, R. M. S. ; Calegari-Silva, T. C. ; Hernandez, MO ; Saliba, AM ; Redner, P ; Pessolani, MCV ; Sarno, EN ; Sampaio, EP ; LOPES, Ulisses Gazos . Mycobacterium leprae Induces Nuclear Translocation Of NF-kB And Transcription Repression In Human Schwann Cells. In: XXIX Meeting of the Brazilian Society of Immunology, 2004, Ouro Preto. XXIX Meeting of the Brazilian Society of Immunology, 2004.
-
Calegari-Silva, T. C. ; Pereira, R. M. S. ; Lopes, U. G. . Obtenção de uma Linhagem de Células de Schwann humana Expressando um Dominante Negativo de Ikbalfa: Um Modelo para o Estudo do papel do NF-kB na Infecção pelo Mycobacterium leprae. In: XXVI Jornada de Iniciação Científica Artística e Cultural da UFRJ, 2004, Rio de Janeiro. Jornada de Iniciação Científica Artística e Cultural, 2004.
-
Pereira, R. M. S. ; Calegari-Silva, T. C. ; Hernandez, MO ; Saliba, AM ; Redner, P ; Pessolani, MCV ; Sarno, EN ; Sampaio, EP ; Lopes, U. G. . Mycobacterium leprae Induces Nuclear Translocation Of NF-kappaB and Transcription Repression In Human Schwan Cells. In: II São Paulo Research Conference, 2004, São Paulo. Mechanisms of Infection and Vacines, 2004.
-
Cheeseman, K ; Calegari-Silva TC ; Jannot, G ; Weitzman, JB . Dynamic methylation of histone H3K18 in differentiating Theileria parasites. Nature Communications , 2021.
-
CALEGARI-SILVA, TERESA CRISTINA . Modificações epigenéticas no hospedeiro durante a infecção por Leishmania. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CALEGARI-SILVA, TERESA CRISTINA . NF-kappaB-mediated transcription repression in Leishmania amazonensis infection: role of the chromatin remodeling enzyme HDAC1. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Calegari-Silva, Teresa ; VIVARINI, A. C. ; SILVA, G. M. C. ; SANTOS, G. R. R. M. ; LOPES, Ulisses Gazos . HDAC1:p50/p50 NF-kappaB complex induces inos transcription repression during Leishmania infection and contributes for the parasite survival. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CALEGARI-SILVA, TERESA CRISTINA ; VIVARINI, A. C. ; SILVA, G. M. C. ; Lopes, U. G. . Role of the Chromatin Remodeling Enzyme HDAC1 in Leishmania amazonensis Infection: Implications for Host Transcription Repression. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CALEGARI-SILVA, TERESA CRISTINA ; VIVARINI, A. C. ; SILVA, G. M. C. ; SANTOS, G. R. R. M. ; Lopes, U. G. . Role of the Chromatin Remodeling Enzyme HDAC1 in L. amazonensis Infection: Implications for Host Transcription Repression. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Calegari-Silva, T. C. . Interação Leishmania-macrófago: regulação da atividade de NF-kappaB e sua consequência na modulação da expresão gênica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
CALEGARI-SILVA, TERESA CRISTINA ; COSTA, J. ; PASCHOALETO, L. . Cartilha sobre metodologias de ensino relacionadas aos vetores da Doença de Chagas. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
Calegari-Silva, Teresa C. . Os Vetores da Doença de Chagas: Da Teoria à Prática Docente. 2022. (Cartilha).
CALEGARI-SILVA, TERESA CRISTINA ; PASCHOALETO, L. ; COSTA, J. . Capacitação sobre vetores da Doença de Chagas. 2021. .
Projetos de pesquisa
-
2021 - 2023
SUPORTE ÀS AÇÕES DE ENSINO E PESQUISA DO PROGRAMA MULTICÊNTRICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR DO CAMPUS DUQUE DE CAXIAS DA UFRJ, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Teresa Cristina Calegari Silva - Coordenador / Janaína Fernandes - Integrante.
-
2021 - Atual
Fatores extracelulares derivados de patógenos, vetores e células hospedeiras na modulação da resposta imune: impacto em infecções relevantes para a Saúde Pública, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ulisses Gazos Lopes em 13/08/2024., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Teresa Cristina Calegari Silva - Integrante / Lopes, U. G. - Coordenador.
-
2020 - 2022
Apoio às atividades de ensino e pesquisa do Programa de Pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular do Campus Duque de Caxias da Universidade Federal do Rio de Janeiro., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Teresa Cristina Calegari Silva - Coordenador / Luisa Ketzer - Integrante.
-
2020 - 2022
Apoio às atividades de ensino e pesquisa do Programa de Pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular do Campus Duque de Caxias da Universidade Federal do Rio de Janeiro., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Teresa Cristina Calegari Silva - Coordenador / Luisa Ketzer - Integrante.
-
2019 - Atual
Edital FAPERJ Nº 11/2018 Regulação Epigenética por acetilação de histonas no controle de patógenos intracelulares, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ulisses Gazos Lopes em 23/01/2019., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Teresa Cristina Calegari Silva - Integrante / Ulisses Gazos Lopes - Coordenador / Saraiva, Elvira M. - Integrante / BOU-HABIB, DUMITH CHEQUER - Integrante.
-
2019 - Atual
Estudo da regulação dos mecanismos epigenéticos por acetilação de histonas: relevância para o controle de infecções virais, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Teresa Cristina Calegari Silva - Coordenador / Lopes, U. G. - Integrante / VITORINO DOS SANTOS, J. - Integrante.
-
2019 - Atual
Imunidade inata e quimioterapia experimental em doenças infecciosas por protozoário PARASITA E HIV-1., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Elvira Maria Saraiva em 12/09/2021., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Teresa Cristina Calegari Silva - Integrante / Pereira, Renata M.S. - Integrante / Saraiva, Elvira M. - Coordenador / BOU-HABIB, DUMITH CHEQUER - Integrante / GAZOS-LOPES, ULISSES - Integrante.
-
2019 - Atual
Edital FAPERJ Nº 12/2019 Apoio às atividades de ensino e pesquisa do Programa de Pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular do Campus Duque de Caxias da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Descrição: Apoio aos programas e cursos de pós-graduação stricto sensu do Estado do Rio de Janeiro ? 2019 (Processo No E-26/010.001307/2019. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Teresa Cristina Calegari Silva - Coordenador / Luisa Andrea Ketzer - Integrante.
-
2013 - 2015
Edital MCTI/CNPq N 14/2013 - Universal. Interface entre a resposta antiviral e a infecção por Leishmania: estudo dos sensores de RNA, TLR3 e PKR, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ulisses Gazos Lopes em 18/04/2018., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Teresa Cristina Calegari Silva - Integrante / Ulisses Gazos Lopes - Coordenador.
-
2013 - Atual
Edital FAPERJ Nº 03/2013 - "Apoio a Projetos Temáticos no Estado do Rio de Janeiro": Interface Entre Resposta Celular antiviral e a infecção por Leishmania: estudos dos sensores de RNA, TLR3 e PKR, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Teresa Cristina Calegari Silva - Integrante / Uliises Gazos Lopes - Coordenador.
-
2012 - 2014
APQ1- Auxilio à Pesquisa Básica- 2012/2. Investigação de Mecanismos Moleculares na Interação Leishmania-Célula Hospedeira: papel da via da cinase dependente de deRNA (PKR), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ulisses Gazos Lopes em 18/04/2018., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . , Integrantes: Teresa Cristina Calegari Silva - Integrante / Ulisses Gazos Lopes - Coordenador.
-
2008 - 2010
E_04/2008 - Apoio às Instituições de Ensino e Pesquisa. Investigação de Mecanismos Moleculares na Interação Leishmania- Célula Hospedeiira: modulação do fator NF-kB e investigação de PKR no favorecimento da infecção, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ulisses Gazos Lopes em 18/04/2018., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Teresa Cristina Calegari Silva - Integrante / Ulisses Gazos Lopes - Coordenador.
-
2008 - 2010
Edital MCT/CNPq 14/2008 - Universal. Interação Leishmania-célula hospedeira: modulação do fator NF-kB e investigação de PKR no favorecimento da infecção, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Teresa Cristina Calegari Silva - Integrante / Uliises Gazos Lopes - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Duque de Caxias. , CDD Santa Cruz da Serra, Santa Cruz da Serra, 25265970 - Duque de Caxias, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25606053
Experiência profissional
2018 - Atual
Universidade Federal do Rio de Janeiro - Xerém, UFRJVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - 2015
Universidade Federal do Rio de Janeiro - Xerém, UFRJVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Atividades
-
04/2021
Direção e administração, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Xerém.Cargo ou função, Coordenadora do Programa Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular, do Campus UFRJ ? Duque de Caxias..
-
08/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Xerém.Cargo ou função, Membro da comissão de Seleção Discente do Proficiências.
-
07/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Xerém.Cargo ou função, Membro do GT COVID-19 do Campus da UFRJ - Duque de Caxias.
-
05/2020
Ensino, Formação em Ciências para Professores, Mestrado Profissional ? ProfiCiência, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Projeto de dissertação VI
-
09/2019
Ensino, Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Produção de proteínas recombinantes em sistemas heterólogos, Fundamentos da Biologia Molecular
-
09/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Xerém.Cargo ou função, Membro titular do Conselho de Extensão Universitária.
-
09/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Xerém.Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Nanotecnologia.
-
05/2019
Pesquisa e desenvolvimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Xerém.Linhas de pesquisa
-
04/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Xerém.Cargo ou função, Membro da Comissão de Pontuação de Estágio Probatório e Progressão e Promoção Docente.
-
03/2019
Ensino, Biotecnologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Atividade Curricular de Extensão, Biologia Molecular, Introdução à Extensão, Regulação Gênica e Epigênica
-
03/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Xerém.Cargo ou função, Integrante da comissão organizadora da Semana de Integração Acadêmica da UFRJ (SIAC).
-
09/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Xerém.Cargo ou função, Membro do Conselho Deliberativo Provisório (CDP).
-
04/2013
Ensino, Biotecnologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Biologia Molecular
-
09/2018 - 03/2021
Direção e administração, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Xerém.Cargo ou função, Coordenador de Extensão.
-
11/2020 - 12/2020
Ensino, Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Princípios da Biologia Molecular
-
10/2019 - 10/2019
Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal do Rio de Janeiro - Xerém, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Xerém.Atividade realizada, Avaliador de poster da 10 SIAC.
-
04/2019 - 07/2019
Ensino, Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Produção de proteínas recombinantes em sistemas heterólogos
-
06/2019 - 06/2019
Extensão universitária , Universidade Federal do Rio de Janeiro.Atividade de extensão realizada, Coloração de células de mamíferos e de protozoários.
-
03/2019 - 03/2019
Extensão universitária , Universidade Federal do Rio de Janeiro.Atividade de extensão realizada, Coloração de células de mamíferos e de protozoários.
-
03/2019 - 03/2019
Extensão universitária , Universidade Federal do Rio de Janeiro.Atividade de extensão realizada, Importância das Doenças Endêmicas por Protozoários Parasitos no Brasil.
-
11/2018 - 12/2018
Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro.Atividade realizada, Avaliadora do Edital de Registro Único de Ações de Extensão 2019.
-
09/2018 - 12/2018
Ensino, Biotecnologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Biologia Molecular, Introdução à Extensão Universitária, Regulação Gênica e epigênica
-
10/2018 - 10/2018
Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro.Atividade realizada, Avaliador de Sessão durante a 9a Semana de Integração Acadêmica.
-
10/2014 - 10/2014
Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal do Rio de Janeiro - Xerém, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Xerém.Atividade realizada, Avaliadora de Sessão do Pólo Xerém na XXXV Jornada de Iniciação Científica, Arttística e Cultural da UFRJ.
-
05/2014 - 05/2014
Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal do Rio de Janeiro - Xerém, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Xerém.Atividade realizada, Avaliadora dos seminários da disciplina de Iniciação Biotecnológica 2 do Curso de Ciências Biológicas - Biotecnologia.
-
04/2013 - 08/2013
Ensino, Biofísica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Métodos em Biologia Molecular
2012 - 2015
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-doutorado, Carga horária: 40
Outras informações:
Bolsista PNPD
2008 - 2012
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorado, Carga horária: 40
2005 - 2007
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Participação na discilplina de Parasitologia N- BMP 213 do curso de nutrição da UFRJ
Atividades
-
01/2020
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho.Linhas de pesquisa
-
09/2018
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho.Linhas de pesquisa
-
05/2012
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Laboratório de Parasitologia Molecular.Linhas de pesquisa
-
01/2015 - 01/2015
Ensino, II Curso de Verão do IBCCF, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Expressão Gênica em Eucariotos
-
12/2014 - 12/2014
Outras atividades técnico-científicas , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.Atividade realizada, Avaliadora da VIII Jornada Científica e Tecnológica - XXXIV Semana de Química.
-
08/2014 - 08/2014
Outras atividades técnico-científicas , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.Atividade realizada, Avaliadora de projeto submetido ao Edital N 03/2014 PIBICT e Edital N 04/2014 PROCIÊNCIA.
-
04/2014 - 04/2014
Ensino, Escola de Altos Estudos, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Tutora do curso Advanced School in Molecular and Cellular Biology
-
01/2014 - 01/2014
Ensino, I Curso de Verão do IBCCF, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução à sinalização celular e controle transcricional da expressão gênica
-
06/2013 - 06/2013
Ensino, Ciências Biológicas (Biofísica), Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Tópicos em controle da expressão gênica
-
06/2013 - 06/2013
Ensino, Fundamentos da Biotecnologia, UEZO, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Aula de Epigenética
-
03/2007 - 06/2007
Ensino, Nutrição, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Parasitologia
2016 - 2017
Université Paris DiderotVínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pos-doutorado, Carga horária: 40
2015 - 2016
Université Paris DiderotVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pos-doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
09/2015
Pesquisa e desenvolvimento, Plasticité des Phénotypes Cellulaires.Linhas de pesquisa
2017 - 2018
INCA/ Ministério da SaúdeVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-doutorado
Atividades
-
09/2017
Pesquisa e desenvolvimento, INCA.Linhas de pesquisa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Teresa Cristina Calegari Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?