Karine Beatriz Ziegler

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (2012), com bolsa integral do ProUni. Foi bolsista e voluntária de pesquisa na área saúde do idoso, geriatria e gerontologia durante 4 anos da graduação e participante do Grupo de Estudo e Pesquisa do Cuidado de Enfermagem e Promoção de Saúde da URI. Foi Secretária do Comitê de Ética em pesquisa da URI (2015 a 2016); Instrutora de cursos de atendimento pré-hospitalar do Instituto Catarinense de Educação - ICEU; Enfermeira da Clínica de enfermagem Vida Por Vida (2017 - atual). Enfermeira da Estratégia de saúde da família de Dois Irmãos das Missões (2017 - atual); Enfermeira da Associação Hospitalar da Caridade de Erval Seco (agosto 2018 - atual). Emergencista, Resgatista, Bombeira civil e Paramédica. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem pré-hospitalar, devido estágios extracurriculares, cursos e especializações realizadas na área de atendimento pré-hospitalar emergencial.

Informações coletadas do Lattes em 02/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Enfermagem

2012 - 2016

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Título: A segurança do paciente no saber-fazer das práticas do cuidado extra-hospitalar emergencial
Orientador: Marines Aires
Bolsista do(a): Programa Universidade para todos, PROUNI, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

Escola Estadual de Ensino Médio Bento Gonçalves

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 -

Extensão universitária em Paramédico. (Carga horária: 420h). , Instituto Catarinense de Educação, ICEU, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Assistência de Enfermagem em Exames Laboratoriais, Diagnósticos e Endoscópi. (Carga horária: 80h). , Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Enfermagem em Home Care. (Carga horária: 80h). , Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.

2015 - 2015

Curativo e fixação de cateteres vasculares. (Carga horária: 1h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2015 - 2015

Tromboembolismo Venoso. (Carga horária: 2h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2015 - 2015

Metas Internacionais de segurança do Paciente. (Carga horária: 1h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2015 - 2015

Terminalidade em UTI / Cuidados Paliativos e UTI. (Carga horária: 1h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2015 - 2015

Cardioversor Zoll. (Carga horária: 1h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2014 - 2015

Extensão universitária em Resgate e Socorro. (Carga horária: 420h). , Instituto Catarinense de Educação, ICEU, Brasil.

2013 - 2013

First Responder Tactical. (Carga horária: 40h). , Instituto Catarinense de Educação, ICEU, Brasil.

2013 - 2013

APH-BLS. (Carga horária: 20h). , Instituto Catarinense de Educação, ICEU, Brasil.

2012 - 2013

Extensão universitária em Brigadista Particular. (Carga horária: 200h). , Instituto Catarinense de Educação, ICEU, Brasil.

2012 - 2013

Extensão universitária em Resgate e Socorro. (Carga horária: 210h). , Instituto Catarinense de Educação, ICEU, Brasil.

2012 - 2012

First Responder. (Carga horária: 60h). , Instituto Catarinense de Educação, ICEU, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ZIEGLER, K. B. . II Coleta externa de doação de Sangue. 2015. (Outro).

ZIEGLER, K. B. . Urgência e Emergência na Enfermagem. 2014. (Congresso).

ZIEGLER, K. B. . Simulações APH, URI - Profissões. 2014. .

ZIEGLER, K. B. . Monitora no VIII Simpósio Nacional de Educação e II Colóquio Internacional de Politicas Educacionais e Formação de Professores. 2014. (Congresso).

ZIEGLER, K. B. . Sobrevivência na Selva do Curso de paramédico - Meios de fortuna. 2014. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Seminário de reabilitação A integralidade do SUS e a gestão do cotidiano. 2017. (Seminário).

Curso de atualização em curativos e ostomias. 2016. (Oficina).

Interdisciplinaridade nos serviços de saúde. 2016. (Seminário).

Bioética. 2015. (Seminário).

Capacitação de Diluição de Medicamentos e Interações Medicamentosas. 2015. (Oficina).

I Jornada do Luto. 2015. (Seminário).

I Jornada interdisciplinar em saúde: Envelhecimento e saúde do idoso. 2015. (Congresso).

Situações de Luto, cuidados paliativos e a importância da humanização no hospital. 2015. (Seminário).

VI Conferência Municipal de Saúde de Federico Westphalen/RS.Eixo temático: III - Valorização do trabalho e da educação em saúde.. 2015. (Outra).

VIII INTERCEPs e IV INTERCEUAs. 2015. (Encontro).

VIII INTERCEPs - ENCONTRO DOS COMITÊS DE ÉTICA DA URI IV INTERCEUAs. 2015. (Encontro).

Conferência internacional de Conhecimento de enfermagem.DEPRESSÃO GERIÁTRICA EM IDOSOS BRASILEIROS HOPITALIZADOS: UMA NOTA PRÉVIA.. 2014. (Seminário).

Lançamento da Força Estadual de Saúde na Região do Caminho da águas - 15ª CRS e 19ª CRS. 2014. (Seminário).

Toxicologia Forense. 2014. (Seminário).

Urgência e Emergência na Enfermagem. 2014. (Seminário).

XVIII Seminário de integração de pesquisa e pós-graduação e XII seminário de extensão - II Colóquio Tecnológico da URI-COLTURIS.Prevalência de Depressão geriátrica em, idosos hospitalizados. 2014. (Seminário).

A enfermagem no cuidado à saúde da criança.A Enfermagem no cuidado à Saúde da criança. 2013. (Simpósio).

Seminário de Formação continuada.A Importância da Pesquisa na Universidade. 2013. (Seminário).

Conhecer o adolescente e o jovem. 2012. (Congresso).

X Semana Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem e IX Mostra de Trabalho Cientifico Curso de Graduação em Enfermagem.Desafiando o Tabagismo. 2012. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Adriana Rotoli

ROTOLI, Adriana. A segurança do paciente no saber fazer das práticas do cuidado extra-hospitalar emergencial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Jaqueline Marafon Pinheiro

AIRES, M.;PINHEIRO, JM. A segurança do paciente no saber fazer das práticas do cuidado extra-hospitalar emergencial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marinês Aires

A segurança do paciente no saber-fazer das práticas do cuidado extra-hospitalar emergencial; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missoes URI-Campus de; Orientador: Marinês Aires;

Marinês Aires

IDENTIFICAÇÃO DE IDOSOS VULNERÁVEIS RESIDENTES NA COMUNIDADE: Contribuição para o trabalho na Estratégia de Saúde da Família; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões; Orientador: Marinês Aires;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ZIEGLER, K. B. ; OTTONELLI, C. E. ; RAGAGNIN, E. ; LOCATELLI, G. ; BARBIERI, J. ; BALZAN, T. ; FRANCISCATTO, L. H. G. ; OTTOBELLI, C. . VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: UMA EPIDEMIA QUE ULTRAPASSA FRONTEIRAS. In: XIII Semana Acadêmica do Curso de Enfermagem XII Mostra de Trabalhos Científicos, 2015, Frederico Westphalen. A Saúde da Mulher na Contemporaneidade. Frederico Westphalen: URI, 2015.

  • ZIEGLER, K. B. ; HERMEL, V. . A comunicação alternativa no atendimento clínico: o profissional da enfermagem. In: XII Semana Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem e XI Amostra de Trabalhos Científicos: Urgência e Emergência na Enfermagem, 2014, Frederico Westphalen. A comunicação alternativa no atendimento clínico: o profissional da enfermagem, 2014. v. 11.

  • ZIEGLER, K. B. . Nutrição da Gestante Uma análise literária. In: Semana Acad~emica do curso de Graduação em Enfermagem e XI Mostra de Trabalhos Científicos - Urgência e Emergência na Enfermagem, 2014, Frederico Westphalen. Nutrição da Gestante: Uma análise literária, 2014.

  • ZIEGLER, K. B. . A enfermagem utilizando-se da inovação para reinventar a Arte de Cuidar. In: XII Semana Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem e XI Amostra de Trabalhos Científicos: Urgência e Emergência na Enfermagem, 2014, Frederico Westphalen. A enfermagem utilizando-se da inovação para reinventar a Arte de Cuidar, 2014.

  • ZIEGLER, K. B. . Prevalência de Depressão Geriátrica em Idosos Hospitalizados. In: XII Semana Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem e XI Amostra de Trabalhos Científicos: Urgência e Emergência na Enfermagem, 2014, Frederico Westphalen. Prevalência de Depressão Geriátrica em Idosos Hospitalizados, 2014.

  • ZIEGLER, K. B. . Depressão Geriátrica: Um desafio para a Enfermagem na Sociedade Moderna. In: XII Semana Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem e XI Amostra de Trabalhos Científicos: Urgência e Emergência na Enfermagem, 2013, Frederico Westphalen. Depressão Geriátrica: Um desafio para a Enfermagem na Sociedade Moderna, 2013.

  • AIRES, M. ; ZIEGLER, K. B. ; ROSSETTO, C. . Identificação de Idosos Vulneráveis residentes na Comunidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ZIEGLER, K. B. ; BARBIERI, J. ; BALZAN, T. ; Cargnin, M. C. S . Atendimento pré-hospitalar, visando a segurança e evitando Burnout relacionado à morte. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ZIEGLER, K. B. ; BARBIERI, J. ; BALZAN, T. ; Cargnin, M. C. S . Atendimento pré-hospitalar, visando a segurança e evitando Burnout relacionado à morte. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ZIEGLER, K. B. ; AIRES, M. . Idosos Vulneráveis residentes na comunidade: Uma nota prévia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ZIEGLER, K. B. ; AIRES, M. . Identificação de idosos vulneráveis residentes na comunidade Contribuição para o Trabalho na estratégia de saúde da Família. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ZIEGLER, K. B. ; AIRES, M. . IDENTIFICAÇÃO DE IDOSOS VULNERÁVEIS RESIDENTES NA COMUNIDADE: CONTRIBUIÇÃO PARA O TRABALHO NA ESTRATÉGIA DE SAUDE DA FAMÍLIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • AIRES, M. ; ZIEGLER, K. B. . Identificação de idosos vulneráveis residentes na comunidade: contribuição para o trabalho na estratégia de saúde da família. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ZIEGLER, K. B. . Cuidando de mim e do outro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ZIEGLER, K. B. . O Trabalho do visitador do PIM. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ZIEGLER, K. B. ; ARGENTA, C. . Prevalência de Depressão geriátrica em idosos hospitalizados. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ZIEGLER, K. B. ; DAVILLA, F. C. ; HERMEL, V. . A comunicação alternativa no atendimento clínico: o profissional da enfermagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ZIEGLER, K. B. . Gerenciamento de estress. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ZIEGLER, K. B. ; SANTOS, V. A. ; KINS, G. C. . Medical First Responder Course. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ZIEGLER, K. B. . Cuidando de mim e do outro. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ZIEGLER, K. B. ; BARBIERI, J. ; AIRES, M. . Noções básicas de Primeiros Socorros. 2014. .

ZIEGLER, K. B. . Primeiros socorros pediatricos. 2014. .

AIRES, M. ; ZIEGLER, K. B. ; ROSSETTO, C. ; PINHEIRO, J. M. . O TRABALHO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE. 2014. .

ZIEGLER, K. B. ; ZIEGLER, K. G. . Gerenciamento de Stress. 2013. .

ZIEGLER, K. B. . Primeiros socorros na CIPA/URI. 2013. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    IDENTIFICAÇÃO DE IDOSOS VULNERÁVEIS RE¬SIDENTES NA COMUNIDADE: Contribuição para o trabalho na Estratégia de Saúde da Família, Descrição: Descrição: O envelhecimento da população associa-se a importantes transformações sociais e econômicas, bem como à mudança no perfil epidemiológico e, consequentemente, nas demandas dos serviços de saúde. A terminologia ?vulnerabilidade? tem sido utilizada para se referir aos idosos com susceptibilidade para desenvolver incapacidades, ou para indicar os idosos com condições sociais desfavoráveis e que possuiriam menos acesso a oportunidades de atingir níveis satisfatórios de saúde e independência. Esta sendo utilizado como instrumento de pesquisa o Vulnerable Elders Survey-13 (VES-13). Objetivo: identificar os idosos vulneráveis residentes na comunidade da Estratégia de saúde da Família (ESF) IV do município de Frederico Westphalen, e descrever as características sociodemográficas e situação de saúde das mesmas. Metodologia: Estudo de base populacional, observacional, transversal, do tipo inquérito ou surveys. Os sujeitos da pesquisa serão todos os residentes da área territorial de abrangência da ESF IV com idade igual ou superior a sessenta e cinco anos, conforme o critério adotado pelos autores (SALIBA et.al 2001) para definir os critério de vulnerabilidade. Espera-se contribuir para o avanço do conhecimento nessa área com publicações e divulgações em eventos dos resultados desse estudo, bem como, os resultados do referido estudo subsidiará a implantação de um Projeto de Extensão na comunidade, com o proposito de desenvolver ações de educação em saúde para a promoção de um envelhecimento ativo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Karine Beatriz Ziegler - Integrante / Marines Aires - Coordenador / Caroline Rossetto - Integrante., Financiador(es): Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Bolsa.

  • 2013 - 2014

    Prevalência de Depressão geriátrica em idosos hospitalizados, Descrição: Descrição: Com o passar dos anos o mundo sofreu grandes transformações e a expectativa de vida está aumentando consideravelmente. O processo de envelhecimento populacional ocasionou importantes alterações no estilo de vida da população e paralelamente a isso, ocorreu o aumento da fragilidade, da invalidez, da diminuição da velocidade dos processos mentais e pelo isolamento, aumentam as chances do aparecimento de doenças crônicas. Dentre as doenças crônicas, destaca-se a depressão geriátrica (DG), que é um importante problema de saúde pública em virtude de sua alta prevalência, frequente associação com comorbidades, impacto negativo na qualidade de vida e risco de suicídio. Destaca-se que aproximadamente 15% a 20% dos idosos não institucionalizados apresentam sintomas depressivos. (DUARTE et al., 2007). Sendo assim, esta pesquisa visará a identificação da DG, e os resultados ajudarão os profissionais envolvidos prestar um cuidado mais humanizado, no sentido de conhecer e analisar o perfil do idoso internado e promover uma aproximação entre a equipe de saúde, o idoso e seus familiares. Com base no exposto apresenta-se a questão norteadora desta pesquisa: Qual a prevalência da depressão geriátrica em idosos hospitalizados? Objetivos: Identificar a prevalência de depressão em idosos hospitalizados com base na aplicação da Escala de Depressão Geriátrica (GDS-15); caracterizar o perfil socioeconômico, demográfico e de morbidades crônicas dos idosos internados; realizar associações entre a presença ou não de Depressão Geriátrica e os dados do perfil socioeconômico, demográfico e de morbidades crônicas dos idosos. Metodologia: Trata-se de um projeto de pesquisa do tipo transversal e descritivo com abordagem quantitativa. A pesquisa será desenvolvida junto a idosos internados na Sociedade Beneficente do Hospital de Caridade de Frederico Westphalen. Os participantes do estudo serão idosos (pessoas com idade igual ou superior a 60 anos) internados no HDP, residentes em Frederico Westphalen.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Karine Beatriz Ziegler - Integrante / Carla Argenta - Coordenador / Sinara Rapachi - Integrante., Financiador(es): Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Segunda melhor média nas disciplinas do curso de graduação de Enfermagem, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

2015

Honra aos Bombeiros Civis da Região, Prefeitura Municipal de Erval Seco - RS.

2013

1ª Colocada no Curso de Bombeiro Profissional Civil, Instituto Catarinense da Educação - ICEU.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - 2016

    Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Secretária do Comitê de Ética em Pesquisa, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Secretária do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da URI-FW.

  • 2014 - 2016

    Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pesquisa, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Bolsista da pesquisa: IDENTIFICAÇÃO DE IDOSOS VULNERÁVEIS RESIDENTES NA COMUNIDADE: Contribuição para o trabalho na Estratégia de Saúde da Família

  • 2013 - 2014

    Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pesquisa de Iniciação Científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Bolsista do projeto de pesquisa Prevalência de Depressão Geriátrica em idosos hospitalizados.

  • 2013 - Atual

    Instituto Catarinense de Educação

    Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Instrutora auxiliar, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Instrutora auxiliar dos cursos de Sobrevivência na Selva, Resgate e socorro, bombeiro Civil, BLS, entre outros.

  • 2012 - 2013

    Atendimento Residencial

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Cuidadora Domiciliar, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Cuidadora domiciliar de pessoa com deficiência física, tetraplegia.

  • 2015 - 2015

    Hospital Divina Providência

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagio extracurricular clínica cirúrgica, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Estágio extracurricular, não remunerado, no setor de enfermagem, compreendendo Clinica Cirúrgica - Bloco Cirúrgico, de 12 a 23 de janeiro de 2015, perfazendo um total de 60 horas.

  • 2013 - 2013

    Guarnição de Bombeiro Militar de Palma Sola

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 72, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estágio extracurricular integral intensivo dos dias 08 a 13 de julho de 2013 na Guarnição de Bombeiro Militar de Palma Sola - Santa Catarina, pertencente ao Corpo de Bombeiros Militares de Santa catarina, com Circunscrição para Palma Sola, Romelândia e Anchieta. Perfazendo um total de 140 horas.

  • 2016 - 2016

    Estratégia de Saúde da Família

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Voluntário em campanha de vacinação, Carga horária: 9, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    perfazendo o total de nove horas

  • 2016 - 2016

    Estratégia de Saúde da Família

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Voluntário de enfermagem, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Estágio extracurricular, não remunerado, no setor de enfermagem, compreendendo saúde da família, de 14 de março a 25 de julho de 2016, perfazendo um total de 128 horas de estágio extra curricular.

  • 2016 - 2018

    Programa de Saúde da Família

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 20

  • 2018 - Atual

    Ass. Hospital de Caridade

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 30

  • 2018 - Atual

    Segurança - Vida por Vida

    Vínculo: coordenadora, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Clínica de enfermagem; Home care;