Samara da Costa Sousa

Possui graduação em Geografia pela Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada (2006). Atualmente é professora - CERE-Centro Educacional de Referência Almirante Ernani Vitorino Aboim Silva (Juazeiro do Norte), Professora da EEF José Marrocos (Juazeiro do Norte), Professora da EEF Antonio Bezerra Monteiro (Juazeiro do Norte), Professora na EEF Melvin Jones (Crato), Professora do Instituto Superior de Teologia Aplicada-INTA, Supervisora do Projeto PIBID (URCA - Universidade Regional do Cariri), Autora de Projetos - CREDE 19, Professora Formadora - CREDE 19, Professora Formadora do Instituto Aprender e Professora Formadora da Universidade Patativa do Assaré-UPA.

Informações coletadas do Lattes em 06/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Geopolítica e História

2012 - 2013

Faculdades Integradas de Patos
Título: A análise dos impactos ambientais na encosta da Chapada do Araripe sob o olhar dos alunos da Escola CERE- Almirante Ernani Vitorino Aboim Silva
Orientador: Luciana Silveira Lacerda

Ensino Médio (2º grau)

1999 - 2001

Colégio Nossa Senhora de Fátima

Formação complementar

2013 - 0000

Educação Ambiental. (Carga horária: 120h). , CREDE 19.

2013 - 2013

Educação viária. (Carga horária: 120h). , Fundacion MAPFRE.

2013 - 2013

Formação de tutores. (Carga horária: 120h). , Escola de Gestão Pública do Ceará.

2009 - 2009

Gestão Hídrica Básica. (Carga horária: 80h). , Centro Científico Conhecer.

2009 - 2009

Educação Ambiental. (Carga horária: 120h). , Centro Científico Conhecer.

2006 - 2007

Formação Continuada para Professor. (Carga horária: 120h). , Universidade Regional do Cariri.

2005 - 2006

Formação Continuada para Professor. (Carga horária: 120h). , Universidade Regional do Cariri.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Participação em eventos

VII Feira Regional de Ciências e Cultura. Os desafios da logística reversa em uma sociedade capitalista.. 2013. (Feira).

II Mostra Regional de Educação Ambiental.Horta orgânica e sustentabilidade na escola.. 2013. (Encontro).

V Colóquio- Abrindo Trilhas para os Saberes.Horta orgânica e sustentabilidade na escola.. 2013. (Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Horta orgânica e sustentabilidade na escola., Descrição: Cultivo de hortaliças orgânicas usadas na merenda escolar dos alunos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Samara da Costa Sousa - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    Os desafios da logística reversa em uma sociedade capitalista., Descrição: Recolhimento de material reciclável e implantação de um ponto de coleta fixo e permanente na escola para beneficiar toda a comunidade escolar e o bairro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Samara da Costa Sousa - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    Multidisciplinaridade e contextualização na atualização dos temas transversais para os profissionais da educação., Descrição: Projeto de formação continuada de professores na área de atualidades em contextualização com as práticas docentes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Samara da Costa Sousa - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - Atual

Instituto Superior de Teologia Aplicada

Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10

Outras informações:
As aulas ministradas ocorrem aos domingos.

2013 - Atual

CREDE 19

Vínculo: Professora Formadora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10

Outras informações:
Atuação na tutoria de Projeto encaminhado a II Mostra Regional de Educação Ambiental.

2013 - Atual

CREDE 19

Vínculo: Professora Formadora, Enquadramento Funcional: Professora Formadora, Carga horária: 10

Outras informações:
Atuou como Professora Tutora em Projeto enviado a VII Feeira Regional de Ciências e Culturas

2013 - Atual

CREDE 19

Vínculo: Professora Formadora, Enquadramento Funcional: Autora de Projeto, Carga horária: 10

Outras informações:
V Colóquio- Abrindo Trilhas para os Saberes

2007 - Atual

CERE-Centro Educacional de Referência-Almirante Ernani Vitorino Aboim Silva

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuo também como PCA- Professora Coordenadora de Área.