Cristiane Machado de Vargas

Mestra em Tecnologias da Informação e Comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na linha de Pesquisa Tecnologia, Gestão e Inovação. Especialista em Engenharia de Software. Bacharel em Ciência da Computação com habilitação em Informática. Concluiu licenciatura em Inglês. Professora no SENAI,SENAC e Secretaria de Educação de Santa Rosa do Sul. Foi professora do curso Técnico em Informática na SATC, tem experiência no ensino superior no curso de Redes de Computadores no IFC (Instituto Federal Catarinense Campus Sombrio) e lecionou Informática na FVA. Tem experiência de ensino na área de Ciência da Computação, Engenharia de Software, Informática na Educação e Administração. Lecionou as disciplinas: Engenharia de Software, Empreendedorismo, Redes de Computadores, Tecnologias da Informação, Sistemas Operacionais, Sistemas Distribuídos, Programação, Lógica de Programação, Manutenção de Hardware, Fundamentos da Computação, Arquitetura de Computadores, Projetos de Software e Administração para informática.

Informações coletadas do Lattes em 29/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação

2014 - 2016

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: ANÁLISE DA CAPACIDADE TECNOLÓGICA INOVADORA EM EMPRESAS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE DO SUL DE SANTA CATARINA
, Ano de Obtenção: 2016.Simone Meister Sommer Bilessimo.Coorientador: Paulo Cesar Leite Esteves. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Gestão da Inovação; Indústria de Desenvolvimento de Software; Capacidade Tecnológica.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Atividades dos serviços de tecnologia da informação.

Especialização em andamento em Educação na Cultura Digital

2021 - Atual

Instituições Federais de Ensino Superior

Especialização em Engenharia de Software

2010 - 2011

Escola Superior de Criciuma
Título: Aplicação de Boas Práticas de Qualidade de Software no Desenvolvimento de um Protótipo de Sistema de Registro Eletrônico em Saúde Assistencial
Orientador: Ana Marcia Debiasi Duarte
Bolsista do(a): Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superio, FUMDES, Brasil.

Aperfeiçoamento em andamento em Educação e Tecnologia

2021 - Atual

Secretaria de Educação Básica MEC

Graduação em Letras- Inglês

2019 - 2021

Faculdade Estácio de Sá Santa Catarina (SC)

Graduação em PROFORM - Formação Pedagógica em Informática

2011 - 2012

Universidade Católica de Brasília
Título: A Utilização do Ambiente Virtual a favor da Aprendizagem
Orientador: Dra. Mercia Helena Sacramento

Graduação interrompida em 2010 em Informática - Licenciatura

2010 - Atual

Universidade do Oeste de Santa Catarina
Ano de interrupção: 2010

Graduação em Ciência da Computação

2003 - 2010

Universidade do Extremo Sul Catarinense
Título: Modelagem de um Aplicativo para Gerenciamento de Dados Assistenciais a partir do Processo de Certificação de Sistemas Informatizados em Saúde Brasileiro
Orientador: Priscyla WalesKa T. A. Simões

Formação complementar

2021 - 2021

Cultura Digital. (Carga horária: 6h). , Fundação Bradesco - Instituto Singularidades, FUNDAÇÃO BRADESC, Brasil.

2021 - 2021

Metodologias Ativas: caminhos para a prática. (Carga horária: 20h). , Fundação Bradesco - Instituto Singularidades, FUNDAÇÃO BRADESC, Brasil.

2011 - 2011

Redes de Informática: Redes de Câmeras IP. (Carga horária: 50h). , TECNSYS Sistemas Inteligentes de Segurança, TECNSYS, Brasil.

2010 - 2010

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: TIC. (Carga horária: 100h). , Secretaria de Desenvolvimento Regional de Araranguá, SDR, Brasil.

2010 - 2010

A Utilização da Informática na Prática Pedagógica. (Carga horária: 300h). , Agência de Capacitação Educacional -, ACAPED, Brasil.

2010 - 2010

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Desenvolvimento Regional de Araranguá, SDR, Brasil.

2002 - 2002

Programação em Delphi 5. (Carga horária: 360h). , Help Informática, HELP, Brasil.

2000 - 2000

TREINAMENTO EM INFORMÁTICA. (Carga horária: 108h). , Record Informática., RI, Brasil.

Organização de eventos

VARGAS, C. M. . I Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. 2015. (Congresso).

Participação em eventos

Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. 2015. (Seminário).

Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.GESTÃO DA INOVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE: Metodologias, Métricas e Indicadores. 2015. (Seminário).

13º Fórum Internacional Software Livre. 2012. (Congresso).

III Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc.Jornal Escolar: Conectados no IFC. 2012. (Seminário).

VI SULCOMP - Congresso Sul Brasileiro de Computação. 2012. (Congresso).

V SULCOMP - Congresso Sul Brasileiro de Computação. Informática em Saúde - Considerações sobre a Utilização dos Requisitos Mandatórios de Funcionalidades do Processo de Certificação de Software em Saúde Brasileiro para Gerenciamento de Dados Assistenciais. 2010. (Congresso).

IX Seminário de Iniciação Científica.Sistema Especialista para Diagnóstico e Auxílio à Detecção de Falhas em Microcomputadores. 2009. (Seminário).

IV SULCOMP- Congresso Sul Brasileiro de Computação. 2008. (Congresso).

III SULCOMP - Congresso Sul Brasileiro de Computação. 2007. (Congresso).

II SULCOMP - Congresso Sul Brasileiro de Computação. 2006. (Congresso).

I SULCOMP - Congresso Sul Brasileiro de Computação. 2005. (Congresso).

SEMANA ACADÊMICA DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. 2004. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • AVILA, J. C. D. ; BILESSIMO, S. M. S. ; ESTEVES, P. C. L. ; VARGAS, C. M. . A Tríplice Hélice como fator de desenvolvimento regional: Um estudo de casos no Brasil.. Espacios (Caracas) , v. 1, p. 17, 2015.

  • VARGAS, C. M. ; GRUBER, V. ; ESTEVES, P. C. L. ; SILVA, S. M. ; BILESSIMO, S. M. S. . Gestão da Inovação Empresarial: Indicadores, Métricas e Metodologias de Mensuração para Empresas de Desenvolvimento de Software .. In: Juarez Bento da Silva; Simone Meister Sommer Bilessimo; Giovani Lunardi Mendonça.. (Org.). Tecnologias da Informação e Comunicação Pesquisa e Inovação. 1ed.Araranguá: , 2016, v. , p. 163-179.

  • VARGAS, C. M. . Jornal Escolar Conectados no IFC um Projeto de Extensão do Instituto Federal Catarinense. JE Conectados no IFC:, Jornal Amorim, p. 7 - 7, 04 jul. 2012.

  • VARGAS, C. M. ; GRUBER, V. . O Compromisso da Escola e dos Professores com o Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. In: 3º SICT-SUL, Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense, 2014, Sombrio. O Compromisso da Escola e dos Professores com o Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação.. Criciúma SC: IFSC, 2014. v. 3.

  • VARGAS, C. M. ; GARCIA, D. ; ANGELICA, J. M. ; PANDINI, J. C. ; SIMOES, P. W. T. A. ; SCHWALM, M. T. ; MACHADO, I. M. S. ; ROSA, M. I. ; CERETTA, L. . Informática em Saúde - Considerações sobre a Utilização dos Requisitos Mandatórios de Funcionalidades do Processo de Certificação de Software em Saúde Brasileiro para Gerenciamento de Dados Assistenciais. In: V SULCOMP - Congresso Sul Brasileiro de Computação, 2010, Criciúma. Anais SULCOMP, 2010, 2010.

  • VARGAS, C. M. . GESTÃO DA INOVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE: Metodologias, Métricas e Indicadores. In: I Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, 2015, Araranguá. Anais do SPPI 2015, 2015.

  • VARGAS, C. M. . Jornal Escolar: Conectados no IFC. In: Jogada de Mestre, 2012, Criciúma SC. Jogada de Mestre, 2012.

  • VARGAS, C. M. ; SIMOES, P. W. T. A. ; MATTOS, M. C. . Sistema Especialista para Diagnóstico e Auxílio à Detecção de Falhas em Microcomputadores. In: IX Seminário de Iniciação Científica da Unesc, 2009, Criciúma SC. IX Seminário de Iniciação Científica e I Salão de Extensão. Criciúma SC: Periódicos Unesc, 2009. v. 9.

  • VARGAS, C. M. ; BILESSIMO, S. M. S. ; ESTEVES, P. C. L. . Inovação na Indústria de Software: Caracterização e Análise das Empresas Brasileiras. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VARGAS, C. M. . Gestão da Inovação na Indústria de Sotware. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VARGAS, C. M. . Informática na Educação: O Uso do Ambiente Virtual a Favor da Aprendizagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VARGAS, C. M. ; GRUBER, V. . O Compromisso da Escola e dos Professores com o Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • VARGAS, C. M. . Projeto de Extensão: Jornal Escolar 'Conectados no IFC'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

VARGAS, C. M. . A Utilização do Ambiente Virtual a favor da Aprendizagem. 2012.

VARGAS, C. M. . Avaliação de Softwares para apoio a Educação Matemática. 2009.

VARGAS, C. M. ; VARGAS, F. M. ; SILVA, R. ; SILVA, L. T. ; CARDOSO, G. ; SARTORI, A. . Blog Jornal Escolar: Conectados no IFC. 2012; Tema: A utilização de blog a favor da aprendizagem. (Blog).

VARGAS, C. M. . Blog Informática na Educação Professora Cris. 2010; Tema: Informática na Educação. (Blog).

VARGAS, C. M. . Informática Básica: Ferramentas do Windows e internet. 2011. .

VARGAS, C. M. . Informática Básica: Sistema Operacional Linux BrOffice.org. 2011. .

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Gestão da Inovação no Desenvolvimento de Softwares: Um estudo em empresas do extremo sul catarinense., Descrição: Este projeto de pesquisa visa identificar o uso de práticas de gestão da inovação nas empresas atuantes no desenvolvimento de software do extremo sul catarinense, a fim de analisar e caracterizar sua possível influência na eficácia empresarial. Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo o investimento em inovação se torna indispensável, principalmente para a fábrica de software que trabalha com as novas tecnologias. Essa pesquisa se faz necessária para identificar o grau de importância da gestão da inovação para empresas de desenvolvimento de software, essas empresas são mais influenciadas pelos avanços tecnológicos, por isso necessitam buscar novos modelos de gestão e estratégias de negócio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Cristiane Machado de Vargas - Integrante / Vilson Gruber - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Aplicação de Boas Práticas de Qualidade de Software no Desenvolvimento de um Protótipo de Sistema de Registro Eletrônico em Saúde Assistencial, Descrição: Aplicação das melhores práticas de desenvolvimento de sistemas na modelagem de um aplicativo para gerenciamento de dados assistenciais a partir dos requisitos mandatórios de funcionalidade do processo de certificação de software da Sociedade Brasileira de Informática e Saúde e Conselho Federal de Medicina, a fim de desenvolver um protótipo de Sistema de Registro Eletrônico em Saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cristiane Machado de Vargas - Coordenador., Financiador(es): Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superio - Bolsa.

Prêmios

2012

Jogada de Mestre - 1º Lugar em Projeto de Extensão com o Projeto Jornal Escolar: Conectados no IFC., UNESC- Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Histórico profissional

Experiência profissional

2023 - Atual

SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Informática

2021 - Atual

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora

2023 - Atual

Secretaria Municipal de Educação de Santa Rosa do Sul (SC)

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Informática, Carga horária: 20

2021 - 2022

Instituto Federal Catarinense Campus Avançado Sombrio

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professora de Informática, Carga horária: 20

2016 - 2018

Instituto Federal Catarinense Campus Avançado Sombrio

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professora de Informática, Carga horária: 40

Outras informações:
Lecionou as disciplinas: Empreendedorismo, Engenharia de Software, Projetos de Software, Lógica de Programação e Hardware.Disciplinas do Curso Superior: Sistemas Operacionais para Redes, Sistemas Operacionais, Gerência de Redes, Protocolos de Redes, Informática para o Turismo, Informática para Matemática e Administração para Informática.

2011 - 2013

Instituto Federal Catarinense Campus Avançado Sombrio

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professora de Informática, Carga horária: 40

Outras informações:
Disciplinas Ministradas: Projeto de Software; Metodologia e Orientação de Projetos I; Redes de Computadores; Sistemas Operacionais I; Fundamentos da Computação; Programação; Lógica de Programação.Orientações de Relatório de Estágio em Manutenção de Computadores.Com experiência de trabalho com o PRONATEC.

2018 - 2020

Faculdade SATC

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Informática, Carga horária: 40

Outras informações:
Lecionou as disciplinas: Estrutura de Dados, Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Arquitetura de Computadores, Projetos de Sistemas e Gamificação..

2014 - 2016

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisadora da Linha de Pesquisa Tecnologia, Gestão e Inovação, integrante do Laboratório NITA Núcleo de Inovação Tecnológica.

2010 - 2011

Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior em SC

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

2012 - 2013

Faculdade de Tecnologia Senac Criciúma

Vínculo: Professor Orientador, Enquadramento Funcional: horista, Carga horária: 10

Outras informações:
Professora Orientadora nos cursos de Informática e Administração de Empresas. Disciplinas ministradas: Administração, Processo Organizacional e Administrativo, Segurança da Informação, Informática Básica.

2017 - 2017

Faculdade do Vale do Araranguá

Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professora de Informática

2017 - 2017

Colégio Futurão

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Empreendedorismo, Carga horária: 5

2016 - 2016

Instituto Educacional Madre Elisa Savoldi

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de informática, Carga horária: 10

Outras informações:
Lecionou Informática, Empreendedorismo e Educação Financeira.

2011 - 2011

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Sombrio

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professora de Informática, Carga horária: 10

2011 - 2011

EEB Alcides de Souza Pereira

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor de Informática, Carga horária: 20

2010 - 2010

EEB João dos Santos Areão

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor de Informática, Carga horária: 20

2010 - 2010

EEB Normélio Cunha

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora de Informática, Carga horária: 40

2009 - 2009

EEB Protasio Joaquim da Cunha

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professora de Informática, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2011

EEF Mun. Fioravante Minatto

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor de Informática, Carga horária: 10