Augusto Poletto Cutulli
Graduando em Engenharia Eletrônica na Universidade de Caxias do Sul. Trabalhou em projetos de pesquisa na área de Engenharia Biomédica relacionados à analise de bio sinais via eletroencefalografia (EEG). Também possui experiência na área de robótica, com ênfase
em métodos de marcha para robôs bípedes. Trabalhou na Stefani Sistemas Eletrônicos e atualmente no departamento técnico da Ludfor Energia.
Informações coletadas do Lattes em 06/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em andamento em Engenharia Eletrônica
2010 - Atual
Universidade de Caxias do Sul
Orientador: em Colorado State University ( Courtney Beardmore)
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Formação complementar
2014 - 2015
Electrical and Computer Engineering. , Colorado State University, CSU, Estados Unidos.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Engenharia Eletrônica.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Robótica.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Processamento de Sinais Biológicos.
Projetos de pesquisa
-
2011 - 2013
EEGCOR IDENTIFICAÇÃO DE RITMOS ESPECTRAIS CEREBRAIS EVOCADOS PELOS ESTÍMULOS DE COR RGB, Descrição: Uma abordagem investigativa para identificação de ritmos espectrais cerebrais estimulados pela cor passa pelo incremento da compreensão das bases biológicas do conhecimento humano e do funcionamento cerebral. Para tanto, é necessário um domínio de técnicas de construção de instrumentos fidedignos e uma adequada leitura dos dados, com base nas recentes descobertas e nos modernos instrumentos das neurociências (BONINI-ROCHA et al, 2008). Grande parte do conhecimento sobre o funcionamento cerebral foi obtida através de pesquisas clássicas realizadas com animais experimentais, utilizando-se técnicas invasivas que incluem o sacrifício para análise do tecido cerebral (AOKI e SIEKEVITZ, 1988; KALIL, 1989; NIETO-SAMPEDRO, 1988). Estas pesquisas contribuíram muito para compreensão cerebral, mas para o entendimento do processo de construção de conhecimento ou para o desenvolvimento de atividades criativas, há ainda muito a ser investigado sobre o cérebro humano, sendo fundamental a utilização de técnicas não invasivas, as quais permitam o mapeamento do funcionamento cerebral em indivíduos saudáveis e em atividade. Uma variável que pode ser observada em experimentos não invasivos de medição da atividade cerebral é a alteração da magnitude de frequência de onda eletroencefalográfica - EEG. Nesta pesquisa serão investigados padrões de frequência e magnitude de sinais cerebrais evocados por estímulos de cor dentro do padrão RGB (red, green e blue) e comparados aos padrões identificados como preto e branco em estudantes de diferentes áreas de conhecimento, gênero e faixa etária, com o objetivo maior de formar uma base de conhecimento que auxilie na fundamentação teórica e compreensão dos resultados já obtidos nas demais pesquisas em andamento e concluídas no Núcleo de Pesquisas NP_EngBio da Universidade de Caxias do Sul, assim como fomente dados a comunidade neurocientífica internacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Augusto Poletto Cutulli - Integrante / Marilda Machado Spindola - Coordenador / Alexandre Mesquita - Integrante / Gladis Frank da Cunha - Integrante.
-
2009 - 2012
Map_Graf, Descrição: O avanço tecnológico no seu conjunto proporcionou um grande incremento à velocidade das ações humanas e está demandando alternativas pedagógicas, que possibilitem a socialização e o correto uso fruto das tecnologias disponíveis. Tal socialização inclui a compreensão do conhecimento embargado nessas tecnologias, possibilitando que ele seja gerenciado por um maior número de pessoas. A esta compreensão podemos chamar de pensamento científico e a pedagogia requerida pode ser incluída como educação para a ciência ou científica. Uma abordagem investigativa nesse sentido passa pelo incremento da compreensão das bases biológicas do conhecimento humano e do funcionamento cerebral. Para tanto, é necessário um domínio de técnicas de construção de instrumentos fidedignos e uma adequada leitura do que informam as análises estatísticas, com base, por exemplo, nas recentes descobertas e nos modernos instrumentos das neurociências (BONINI-ROCHA et al, 2008). Grande parte do conhecimento sobre o funcionamento cerebral foi obtida através de pesquisas clássicas realizadas com cobaias de laboratório, utilizando-se técnicas invasivas que incluem o sacrifício para análise do tecido cerebral (YUSTE, 1994; AOKI e SIEKEVITZ, 1988; KALIL, 1989; NIETO-SAMPEDRO, 1988). Estas pesquisas contribuíram muito para compreensão cerebral, mas para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que explorem da melhor maneira as possibilidades cerebrais, há ainda muito a ser investigado sobre o cérebro humano, sendo fundamental a utilização de técnicas não invasivas, as quais permitam o mapeamento do funcionamento cerebral em indivíduos saudáveis e em atividade. Uma variável que pode ser observada em experimentos não invasivos de medição da atividade cerebral é a alteração da magnitude de frequência de onda eletroencefalográfica - EEG.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Augusto Poletto Cutulli - Integrante / Marilda Machado Spindola - Coordenador / Alexandre Mesquita - Integrante / Gladis Frank da Cunha - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2011 - 2012
Universidade de Caxias do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista responsável pelos projetos relacionados ao EEG na Universidade de Caxias do Sul - BG
2010 - 2011
Universidade de Caxias do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Voluntário, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista Voluntário nos projetos de Engenharia Biomédica.
2012 - 2013
Stefani Sistemas EletrônicosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Departamento Técnico, Carga horária: 40
2015 - Atual
Ludfor EnergiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Departamento Técnico, Carga horária: 40
2015 - 2015
Colorado State UniversityVínculo: Academic Training, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 30
Outras informações:
Colaboração em projeto de simulação robótica (software ABB Robotics) - CSU - Ciência sem Fronteiras - CAPES
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Augusto Poletto Cutulli e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?