Heloisa Juncklaus Preis Moraes
Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1999), mestrado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Atua como docente de graduação do Curso de Comunicação Social (Habilitações Jornalismo e Publicidade e Propaganda) e docente-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem - Linha de Pesquisa "Linguagem e Cultura", ambos na Universidade do Sul de Santa Catarina, Bolsista de Pesquisa do Instituto Ânima. Autora do livro "A descoberta e a vivência do virtual: expeirências infantis" e organizadora dos livros "Mídia, Cotidiano e Imaginário" e "Trilhas do Imaginário: (re)visitando espaços e memórias", ambos editados pela UFPB e em parceria com a Prof. Dra. Eunice Simões Lins e, ainda, "Pandemia e (des)informação: mídia, imaginário e memória (Editora Sulina), finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024. Ainda, coorganizadora do Dicionário Michel Maffesoli (Editora Sulina). Editora da revista Memorare. Membro da Red IberoamericanaRrepresentaciones e Imaginarios Sociales. Também, integrante do Comitê Interno do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PUIC, PIBIC, PIBITI. Líder do Grupo de Pesquisas do Imaginário e Cotidiano.
Informações coletadas do Lattes em 31/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Comunicação Social
2002 - 2004
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: A descoberta e a vivência do virtual por crianças de baixa renda: a esperança da comunicação
Orientador: Juremir Machado da Silva
, Ano de obtenção: 2005. Palavras-chave: Internet; Educação; Inteligência Coletiva; Sociologia da Comunicação; Transformações sociais.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Sociologia da Comunicação.
Mestrado em Comunicação Social
2000 - 2001
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: A relação do jornal on-line com o impresso: o feedback possível - as sugestões dos leitores, Ano de Obtenção: 2002
Orientador: Juremir Machado da Silva
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Jornalismo on-line; Jornalismo impresso; Interatividade; Feedback; Novas Tecnologias da Comunicação.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação. Setores de atividade: Edição, Impressão, Reprodução e Gravação Industriais de Jornais, Revistas, Livros, Discos, Fitas, Vídeos e Filmes; Educação.
Graduação em Comunicação Social
1996 - 1999
Universidade do Sul de Santa Catarina
Título: Comunicação Comunitária e Novas Tecnologias: uma proposta de integração
Orientador: Márcia Volpato Meurer Nunes
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Imaginário Social.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Sociologia da Comunicação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Pesquisa Em Comunicação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teorias do Jornalismo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teorias da Publicidade e Propaganda.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teoria da Comunicação.
Organização de eventos
MORAES, H. J. P. . XI SIMPÓSIO NACIONAL E II SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ? SIMFOP. 2024. (Outro).
MORAES, H. J. P. . 2º Seminário Imaginário e Memória: Conexões e Presença. 2021. (Outro).
MORAES, H. J. P. ; BRESSAN JUNIOR, M. A. . V Encontro da Rede JIM - Jornalismo, Imaginário e Memória. 2021. (Outro).
MORAES, H. J. P. . Seminário Imaginário e Memória. 2020. (Outro).
MORAES, HELOISA JUNCKLAUS PREIS ; LINS, E. S. . Programação Especial Imaginário e Cotidiano. 2017. (Outro).
MORAES, H. J. P. . 4º Encontro Rede Sul Letras. 2016. (Outro).
MORAES, H. J. P. . Comissão Científica VIII Simpósio de Formação dos Professores. 2016. (Outro).
MORAES, H. J. P. . Comissão Científica Do VII Simpósio de Formação de Professores. 2015. (Outro).
MORAES, H. J. P. . Comissão Científica do I Seminário Internacional de Arqueologia Subaquática. 2014. (Outro).
MORAES, H. J. P. . Comissão Científica do VI Sinfop - Simpósio de Formação de Professores. 2014. (Outro).
MORAES, H. J. P. . Comissão Científica do III Encontro Internacional sobre Patrimônio Cultural, Marítimo e Costeiro. 2014. (Outro).
MORAES, H. J. P. . Comissão Científica do V SIMFOP. 2013. (Outro).
Participação em eventos
Seminário Internacional de Comunicação.Para ?tirar o lodo da alma?: a pesquisa de imaginário(s) para a ressignificação de vínculos pós-catástrofe em Colinas/RS. 2024. (Seminário).
Seminário Internacional de Comunicação.Arte, imaginário regional, formas simbólicas e tropeiros: mapeamento das obras de Willy Zumblick. 2024. (Seminário).
Seminário Internacional de Comunicação.Dicionário Michel Maffesoli - lançamento com autores. 2024. (Seminário).
VII Seminário Criança na Mídia.Infâncias e Linguagens Comunicacionais. 2024. (Seminário).
XI SIMPÓSIO NACIONAL E II SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ? SIMFOP.Comunicação educadora no presente: caminhos possíveis. 2024. (Simpósio).
XI SIMPÓSIO NACIONAL E II SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ? SIMFOP.Curto-circuito do tempo linear ou a vida reeditada: mobilizações imaginais na propaganda da nova Kombi. 2024. (Simpósio).
XI SIMPÓSIO NACIONAL E II SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ? SIMFOP.GT 10 - Imaginário, Memória e relações de afeto. 2024. (Simpósio).
XI SIMPÓSIO NACIONAL E II SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ? SIMFOP.IMAGINÁRIO, MELANCOLIA E DESASSOSSEGO EM FLORBELA ESPANCA: ?LÁGRIMAS OCULTAS? E ?A MINHA DOR?. 2024. (Simpósio).
Encontro com Grupo COMCIME - UFJF.Em busca da Razão Sensível: noções para uma sociologia compreensiva de Michel Maffesoli. 2023. (Encontro).
V Seminário de Iniciação Científica em Turismo e Hospitalidade: Turismo e Imaginários.A nova marca turística de Santa Catarina: por um conceito de imaginário. 2023. (Seminário).
X Simpósio de Formação Docente e I Simpósio Internacional de Formação Docente.RIO TUBARÃO, CHEIAS DE MAIO DE 2022: UMA ANÁLISE DO IMAGINÁRIO EM (RE) TORNO DA ENCHENTE DE 1974 POR MEIO DE PRÁTICAS DE ENSINO. 2022. (Simpósio).
X Simpósio de Formação Docente e I Simpósio Internacional de Formação Docente.Memória, Imaginários e Tecnologias na Educação. 2022. (Simpósio).
X Simpósio de Formação Docente e I Simpósio Internacional de Formação Docente.Memória e Imaginário nos espaços pedagógicos. 2022. (Simpósio).
2º Seminário Imaginário e Memória.Mesa-Redonda Imagens da/na infância. 2021. (Seminário).
2º Seminário Imaginário e Memória.CONEXÕES ENTRE LITERATURA, VIDA E MEMÓRIA: UMA TECISSUTURA ATRAVÉS DO IMAGINÁRIO. 2021. (Seminário).
2º Seminário Imaginário e Memória.CARVOEIROS, SIM SENHOR!: A POÉTICA DA ORIGEM QUE MOBILIZA O IMAGINÁRIO CRICIUMENSE. 2021. (Seminário).
2º Seminário Imaginário e Memória.O FEMININO E AS MARCAS DE ITALIANIDADE: IMAGINÁRIO E MEMÓRIA NA CRÔNICA ?O SAPATO VERDE? DE SUELI MAZZUCO MAZZURANA. 2021. (Seminário).
2º Seminário Imaginário e Memória.MORTE X VIDA ETERNA: O ESQUECIMENTO E A FAMA NO IMAGINÁRIO PÓS-MODERNO, OBSERVANDO O FILME VIVA-A VIDA É UMA FESTA. 2021. (Seminário).
2º Seminário Imaginário e Memória.CULTURA, TURISMO E IMAGINÁRIO: OS SÍMBOLOS DA CULINÁRIA TALIAN COMO ATRATIVO TURÍSTICO. 2021. (Seminário).
3º Workshop Internacional Investigación en Imaginarios y Representaciones.O IMAGINÁRIO DA MORTE EM TEMPOS DE PANDEMIA:ENTRE INVISÍVEIS EO ESPETÁCULO NAS REDES SOCIAIS. 2021. (Outra).
V Encontro da Rede JIM - Jornalismo, Imaginário e Memória.?O imaginário das covas? Pandemia, desinformação e a saturação do cotidiano midiático. 2021. (Encontro).
VI Colóquio Internacional do Imaginário e da Educação.Durand: os paradoxos da alma. 2021. (Outra).
Comunicação, Infâncias e Imaginários.IMAGENS DE PRONTIDÃO AO SENTIDO NO IMAGINÁRIO INFANTOJUVENIL. 2020. (Encontro).
(re)Encontros Imaginários.Imaginário e Cotidiano. 2019. (Encontro).
Ciclu - Colóquio de Integração em Ciências da Linguagem.O IMAGINÁRIO E A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA MULHER: ANÁLISE MITOCRÍICA DA SÉRIE TELEVISIVA THE HANDMAID?S TALE. 2019. (Outra).
Ciclu - Colóquio de Integração em Ciências da Linguagem.História e Memória do PPGCL. 2019. (Outra).
I SIMPOSIO INTERNACIONAL SOBRE QUOTIDIANO, IMAGINARIO E A PROMOQAO DA SAUDE DE FAMILIAS.ENTRELAÇANDO QUOTIDIANO E IMAGINARIO: TECENDO REDES INTERNACIONAIS,MULTIPROFISSIONAIS EINTERDISCIPLINARES EM PESQUISA. 2019. (Simpósio).
I Colóquio Informação e Imaginário.Imaginário infanto-juvenil contemporâneo: a mitologização dos youtubers. 2018. (Outra).
IX Simpósio sobre formação de professores.Pesquisas em Linguagem e Cultura. 2018. (Simpósio).
IX Simpósio sobre Formação de Professores.Coordenadora do GT Imaginário, Memória e Relações de Afeto. 2018. (Simpósio).
IX Simpósio sobre Formação de Professores.FOTO-GRAFIA: REGISTROS DE UM AMBIENTE COMO IMAGEM DE PERTENCIMENTO E MEMÓRIA AFETIVA ? O PÁTIO INTERNO DA UNISUL, TUBARÃO/SC. 2018. (Simpósio).
IX Simpósio sobre Formação de Professores.Entre ternuras, afetos e solidão: um estudo sobre idosos a partir do imaginário. 2018. (Simpósio).
Mesa redonda A produção de artigos científicos: etapas, metodologias e relatos de experiência.A produção de artigos científicos: etapas, metodologias e relatos de experiência. 2018. (Outra).
5º Encontro da Rede Sul Letras.EM BUSCA DA TERRA PROMETIDA: UM ESTUDO DO MITO A PARTIR DA NARRATIVA ?OPERÁRIOS DE PRIMEIRA HORA? DE VALDEMAR MAZZURANA SOBRE A IMIGRAÇÃO ITALIANA NO SUL DE SANTA CATARINA- BRASIL.. 2017. (Encontro).
Aula Magna Imaginário, Mídia e História. 2017. (Outra).
Conferência O Imaginário do Sagrado. 2017. (Outra).
O Imaginário do Brincar. 2017. (Oficina).
Seminário Internacional de Comunicação.O (não) pertencimento simbólico: um rio, identidade local e preservação. 2017. (Seminário).
4o. Encontro da Rede Sul Letras.As andorinhas da Torre: um voo por meio do imaginário, do ar e dos sonhos. 2016. (Encontro).
4o. Encontro da Rede Sul Letras.Estudos de Literatura e Ensino II. 2016. (Encontro).
4o. Encontro da Rede Sul Letras.Tubarão, 1974: Imaginário de um rio presente, sereno e voraz. 2016. (Encontro).
4o. Encontro da Rede Sul Letras.Estudos de Literatura, Memória e História VI. 2016. (Encontro).
4o. Encontro da Rede Sul Letras.Imaginário e Cultura: Pesquisas do cotidiano. 2016. (Encontro).
II Congresso Ibero-americano de Humanidades, Ciências e Educação. Imaginário virtualizado: espetáculo e visibilidade da morte em rede social. 2016. (Congresso).
II Congresso Ibero-americano de Humanidades, Ciências e Educação. GT Imaginário e Cotidiano. 2016. (Congresso).
II Congresso Ibero-americano de Humanidades, Ciências e Educação. Os dispositivos simbólicos utilizados para a reafirmação da condição indígena: uma análise sob a ótica do Regime Noturno da Imagem. 2016. (Congresso).
II Congresso Ibero-americano de Humanidades, Ciências e Educação. O imaginário religioso na obra "Operários de Primeira Hora" de Valdemar Mazzurana sob a perspectiva do Regime Noturno das imagens. 2016. (Congresso).
II Congresso Ibero-americano de Humanidades, Ciências e Educação. O dilúvio mítico e o mito da grande enchente de Tubarão (1974): recorrências e convergências no imaginário. 2016. (Congresso).
III Seminário Internacional Língua, Literatura e Processos Culturais.Entre a intimidade e a luta pela sobrevivência: um estudo sobre o feminino em uma narrativa sobre imigrantes italianos a partir do Regime Noturno das Imagens". 2016. (Seminário).
VIII Simpósio de Formação de Professores.Mesa-redonda Cultura, Identidades, Imaginário e Migrações. 2016. (Simpósio).
VIII Simpósio de Formação de Professores.GT Reflexões sobre o imaginário: educação, mídia e cultura. 2016. (Simpósio).
VIII Simpósio de Formação de Professores.Minicurso "A imagem da descontração: os canais infanto-juvenis do YouTube como ferramenta de inovação na educação. 2016. (Simpósio).
VIII Simpósio de Formação de Professores.OS CANAIS INFANTO-JUVENIS NO YOUTUBE COMO ?ESPÍRITO DO TEMPO?: POSSIBILIDADE DE INOVAR NA EDUCAÇÃO. 2016. (Simpósio).
II Congresso Internacional do CRI2i (Centre de Recherches Internationales sur l'Imaginaire). O lugar místico da intimidade no imaginário contemporâneo: o parto como espetáculo. 2015. (Congresso).
II Seminário Discurso, Cultura e Mídia.Discurso, Imagem e Mídia. 2015. (Seminário).
VII Simpósio sobre Formação de Professores.Imaginário e identidades docentes: relações com as artes e as mídias. 2015. (Simpósio).
VII Simpósio sobre Formação de Professores.Mobilidade tecnológica e prevalência de imagens: imaginário virtualizado em jovens e crianças. 2015. (Simpósio).
Congresso Ibero-americano de Humanidades, Ciências e Educação: perspectivas contemporâneas. TUBARÃO E A GRANDE ENCHENTE. 2014. (Congresso).
Congresso Ibero-americano de Humanidades, Ciências e Educação: perspectivas contemporâneas. OPERÁRIOS DA PRIMEIRA HORA: UM ESTUDO SOBRE O IMAGINÁRIO NA CORRENTE MIGRATÓRIA ITALIANA DO SUL DE SANTA CATARINA. 2014. (Congresso).
Congresso Ibero-americano de Humanidades, Ciências e Educação: perspectivas contemporâneas. GT Cultura e Mídia: perspectivas do Imaginário Social. 2014. (Congresso).
Congresso Ibero-americano de Humanidades, Ciências e Educação: perspectivas contemporâneas. RACISMO NO FUTEBOL: A ÉTICA DA ESTÉTICA DA COMUNICAÇÃO PRESENTE EM TRÊS NOTÍCIAS SOBRE O ASSUNTO. 2014. (Congresso).
Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Perspectivas Contemporâneas. GT Mídia e cultura: perspectivas sobre o imaginário social. 2014. (Congresso).
Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Perspectivas Contemporâneas. Mídia e cultura: perspectivas sobre o imaginário social. 2014. (Congresso).
III Encontro Internacional sobre Patrimônio Cultural, Marítimo e Costeiro e I Seminário Internacional de de arqueologia subaquática.A comunicação social como ferramenta para a divulgação de pesquisas no âmbito da arqueologia marinha e costeira. 2014. (Encontro).
III Encontro Sul Brasileiro de Educação Patrimonial e I Seminário Nacional de Educação Escolar Indígena.A forma(ta)ção do imaginário de uma grande catástrofe: a Rádio Tubá e a enchente de 1974. 2014. (Encontro).
III Encontro Sul Brasileiro de Educação Patrimonial e I Seminário Nacional de Educação Escolar Indígena.A identidade do indígena no imaginário jornalístico brasileiro contemporâneo: o caso Globo News. 2014. (Encontro).
intercom sul. DT Interfaces Comunicacionais. 2014. (Congresso).
Intercom Sul. DT Interfaces Comunicacionais. 2014. (Congresso).
VI SIMFOP - Simpósio de Formação de Professores.Estudos Literários e Midiáticos. 2014. (Simpósio).
VI SIMFOP - Simpósio de Formação de Professores.Atualização da narrativa em Meu pedacinho de chão (Rede Globo): considerações sobre o imaginário social. 2014. (Simpósio).
VI SIMFOP - Simpósio de Formação de Professores.Estudos Midiáticos. 2014. (Simpósio).
VI SIMFOP - Simpósio de Formação de Professores.Somos um só: vínculo e pertencimento como estratégia de sedução para o imaginário social. 2014. (Simpósio).
VI SIMFOP - Simpósio de Formação de Professores.Perspectivas sobre o imaginário coletivo na campanha Somos um só (Rede Globo): a construção social da noção de tempo. 2014. (Simpósio).
VI SIMFOP - Simpósio de Formação de Professores.A ética da estética da comunicação: diálogo em torno da socialidade nos meios de comunicação contemporâneos. 2014. (Simpósio).
Conferência Jornalismo, Deontologia e Tecnologia. 2013. (Outra).
Conferência Teoria da Relevância, inferências, interfaces e racionalidade. 2013. (Outra).
V SIMFOP.V SIMFOP - GT. 2013. (Simpósio).
V SIMFOP.Memória, arte e mídia: o imaginário em traços e compassos. 2013. (Simpósio).
V SIMFOP.História oral: imagens e narrativas. 2013. (Oficina).
XII Seminário Internacional da Comunicação - Imaginário em rede, comunicação, memória e tecnologia.Narrativa atualizada no Mundo do Sítio: sedução ao imaginário infantil. 2013. (Seminário).
XII Seminário Internacional da Comunicação - Imaginário em rede, comunicação, memória e tecnologia.RE(DISCUTINDO) CRITÉRIOS DE NOTICIABILIDADE NO JORNALISMO CIENTIFICO. 2013. (Seminário).
1o. Seminário Nacional Discurso, Cultura e Mídia e 1a. Jornada de Pesquisas em Curso.GT 'Nov(i)dademedia' da Cultura Digital: linguagem, imaginário e migrações. 2012. (Seminário).
1o. Seminário Nacional Discurso, Cultura e Mídia e 1a. Jornada de Pesquisas em Curso.Imaginário e Tecnologias da sedução: perspectiva teórica em investigações de linguagem e cultura. 2012. (Seminário).
Conferência "Leitura no ensino fundamental: obervatório da educação e PIBID de Letras na UFS Letr. 2012. (Outra).
Conferência "O discurso ordinário: um estudo (do) trivial". 2012. (Outra).
IV Simpósio sobre formação de Professores.Mídia e Conhecimento: perspectivas sobre a formação do Imaginário Social. 2012. (Simpósio).
V Simpósio Internacional e VIII Fórum Nacional de Educação.TECNOLOGIAS DO IMAGINÁRIO COMO DISPOSITIVOS DE SEDUÇÃO: UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO NA PÓS-MODERNIDADE. 2012. (Simpósio).
"Análise do discurso: pesquisa e ensino". 2011. (Oficina).
Conferência "A falta, o excesso e o estranhamento na constituição/interpretação do corpus discursivo". 2011. (Outra).
Conferência "A leitura crítica e o aporte da análise crítica de gêneros". 2011. (Outra).
Conferência "Em busca do corpo ideal: consumo, prazer e controle através da mídia de massa". 2011. (Outra).
Conferência "Em busca do corpo ideal: consumo, prazer e controle através da mídia de massa". 2011. (Outra).
Conferência "Literatura e cinema: a prática da adaptação". 2011. (Outra).
Conferência "Literatura e cinema: a prática da adaptação". 2011. (Outra).
III SIMFOP - Simpósio de Formação de Professores da Educação Básica.Mídia e Educação: reflexões, relatos e experiências. 2011. (Simpósio).
III SIMFOP - Simpósio sobre a Formação de Professores: tecnologias e inovação na educação básica.Mesa-Redonda. 2011. (Simpósio).
IV Seminário Educação, Cultura e Sociedade e I seminário Internacional : Equidade e Coesão Social no Ensino Superior.O desenho animado Doki e os efeitos de sentido sobre cidadania: uma análise a partir das categorias de Gillermo Orozco. 2011. (Seminário).
Jornada de Criatividade e Inovação em Educação e Cultura: experiências internacionais em debate.Observação Participante como técnica: contribuições metodológicas para a pesquisa social em educação. 2011. (Outra).
Oficina de Pesquisa: "Análise do discurso: pesquisa e ensino". 2011. (Oficina).
Oficina de Pesquisa: "Estética e Política: modos de pensar a cultura". 2011. (Oficina).
Oficinas de Pesquisa: Linguagem e cultura: os matizes da teoria e a pesquisa nas formas da ciência.Linguagem e cultura: os matizes da teoria e a pesquisa nas formas da ciência. 2011. (Oficina).
V Congresso Internacional de Educação Unibave. OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE COMO TÉCNICA: CONTRIBUIÇÕES METODOLÓGICAS PARA A PESQUISA SOCIAL EM EDUCAÇÃO. 2011. (Congresso).
VI Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Comunicação, linguagem e representações sociais: análise do gênero jornalístico televisivo. 2011. (Simpósio).
XI Seminário Internacional de Comunicação.A teoria do medalhão, de Machado de Assis, revisitada pelo espetáculo de Debord: ?personalidade da mídia? enquanto status de profissão. 2011. (Seminário).
Conferência "Cartografias dos territórios discursivos". 2010. (Outra).
Conferência "De despropósitos e peraltagens: a leitura e a escrita literária e os (des)arranjos com as palavras". 2010. (Encontro).
Conferência "Leitura: predição e ensino". 2010. (Encontro).
Conferência "Leitura e formação do Leitor". 2010. (Encontro).
Conferência "O autor-jornalista e o autor-marca a partir de três dimensões (singular, particular e universal) do jornalismo". 2010. (Encontro).
Conferência "Teoria da Relevância, inferências, interfaces e racionalidade". 2010. (Encontro).
III Congresso Internacional Cotidiano - Diálogos sobre Diálogos. A descoberta e a vivência do virtual por crianças de baixa renda: a esperança da comunicação. 2010. (Congresso).
Semana de Qualificação de Projetos do PPGCL - Unisul.Qualificaçào de Projetos. 2010. (Encontro).
Seminário Avançado "A condição do leitor enquanto poeta: um estudo do lugar da construção de poeta leitor através da poesia de Paulo Leminski enquanto objeto estético".Seminário Avançado "A condição do leitor enquanto poeta: um estudo do lugar da construção de poeta leitor através da poesia de Paulo Leminski enquanto objeto estético. 2010. (Seminário).
Seminário Avançado "A utilização do jornal escolar como metodologia de ensino aprendizagem do gênero notícia". 2010. (Seminário).
I Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação.I Conferência de Ciência ,Tecnologia e Inovação. 2003. (Outra).
VII Seminário Internacional da Comunicação.VII Seminário Internacional de Comunicação - Da aldeia global ao ciberespaço: as tecnologias do imaginário como extensões do homem. 2003. (Seminário).
5º Fórum Nacional de professores de Jornalismo.5º Fórum Nacional de professores de Jornalismo. 2002. (Outra).
Seminário.Seminário Comunicação e Política. 2002. (Seminário).
Seminário.Seminário Metodologia da Pesquisa em Telenovela na América Latina. 2002. (Seminário).
II Seminário Interprogramas de Pós-Graduação em Comunicação.Seminário Inter-programas de pós-graduação. 2001. (Seminário).
Seminário.Seminário Uma abordagem sociológica da comunicação persuasiva. 2001. (Seminário).
VII Seminário Catarinense de TRabalhadores sobre Qualidade na Educação.VII Seminário Catarinense de TRabalhadores sobre Qualidade na Educação. 2001. (Seminário).
V Seminário Internacional de Comunicação - Intrenet, e depois? Imagens do novo milênio.V Seminário Internacional de Comunicação - Intrenet, e depois? Imagens do novo milênio. 2001. (Seminário).
9º Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação.9º Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. 2000. (Encontro).
IV Seminário Internacional de Comunicação - Esfera Pública e Conversação Política.IV Seminário Internacional de Comunicação - Esfera Pública e Conversação Política. 2000. (Seminário).
Seminário de Arte e Educação.Seminário de Arte e Educação. 2000. (Seminário).
Seminário do Programa de Pós-Graduação em Comunicação.Seminário Eventos Midiáticos e a História Corrente. 2000. (Seminário).
Seminário Jornalismo e Novas Linguagens.Seminário Jornalismo e Novas Linguagens. 2000. (Seminário).
5º Seminário Internacional de Telejornalismo.Seminário Internacional de Telejornalismo. 1998. (Seminário).
Seminário Internacional da Informação, Comunicação e Tecnologia.Seminário Internacional da Informação, Comunicação e Tecnologia. 1998. (Seminário).
XXIII Congresso Mundial dos Jornalistas. XXIII Congreso Mundial dos Jornalistas. 1998. (Congresso).
I Semana de Novas Tecnologias da Comunicação.I Semana de Novas Tecnologias da Comunicação. 1996. (Outra).
IV Semana de Jornalismo.IV Semana de Jornalismo. 1996. (Outra).
Participação em bancas
Ceccagno, D.;MORAES, H. J. P.; KNAPP, C.L.; LIA, C.F.. O IMAGINÁRIO SOBRE A CRIANÇA NOS CONTOS MARAVILHOSOS DOS IRMÃOS GRIMM. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras e Cultura) - Universidade de Caxias do Sul.
SCHUHMACHER, V. R. N.;MORAES, H. J. P.; WAGNER, F.. A COMUNICAÇÃO DIGITAL NA SALA DE AULA PRESENCIAL. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
GOMES, G. K.; DAMAZIO, L. P.;MORAES, H. J. P.; CHAGAS, S. N.. A TESSITURA DO LETRAMENTO CRÍTICO PELO VIÉS DA PEDAGOGIA DO IMAGINÁRIO E DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA: LEITURA DE PEÇAS PUBLICITÁRIAS EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade de Pernambuco.
DOMINGUES, C.; LINCK, A.;MORAES, H. J. P.. REPRESENTAÇÕES DOS MEIOS DE VIOLÊNCIA NO MANGÁ NARUTO, DE MASASHI KISHIMOTO. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
SILVA, J.M.;MORAES, H. J. P.; PASE, A. F.. CAMPUS PARTY BRASIL: O EVENTO COMO MEIO DE CONSTRUÇÃO DE UM IMAGINÁRIO TRIBALISTA. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
TONIN, J.; SILVA, J.M.;MORAES, H. J. P.; PASE, A. F.. A PARTICIPAÇÃO DA IMAGEM MIDIÁTICA NOS DISTÚRBIOS DE IMAGEM CORPORAL DERIVADOS DOS TRANSTORNOS ALIMENTARES NA INFÂNCIA. 2022. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
TONIN, J.;MORAES, H. J. P.; SILVA, J.M.. AS NARRATIVAS DE VIAGEM NO YOUTUBE: O OLHAR DA COMUNICAÇÃO NA TRANSMISSÃO DAS EXPERIÊNCIAS TURÍSTICAS PARA A DINAMIZAÇÃO DOS IMAGINÁRIOS DAS CIDADES. 2020. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
SA, J. B.;MORAES, H. J. P.; FORMENTIN, C.N; BRESSAN JUNIOR, M. A.. Representações identitárias da mulher no casamento brasileiro do século XIX: o teatro de José de Alencar e Martins Pena. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; LINS, E. S.; SA, J. B.; BRESSAN JUNIOR, M. A.. Símbolos de Imbituba/SC: análise comparativa entre o Brasão do município e o imaginário das crianças das escolas municipais. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; Koenig, M.; BRESSAN JUNIOR, M. A.. Estruturas mítico-simbólicas inerentes ao imaginário infantojuvenil de adolescentes em situação de risco atendidos pelo Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente - CEACA. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
CARVALHO, M. F.;MORAES, H. J. P.; LAGE, A. C.; SILVA, E. F.. A pedagogia mítica de Cida Pedrosa: leituras a partir da teoria do imaginário de Gilbert Durand. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco.
LINCK, A.;MORAES, H. J. P.; SOARES, N.M.. A sobrevivência do dispositivo representativo na contemporaneidade: a phathosformel bizantina nas imagens da EMEB Faustina da Luz Patrício. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; LINCK, A.; Koenig, M.. Análise do fortalecimento da imagem do vilão mediante o medo expresso nas tecnologias do imaginário. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
GIORGI, A. V.; TONON, E. H.; SA, J. B.; LINCK, A.;MORAES, H. J. P.. A dignidade suprema de um navio perdendo a rota: figurações de um Leminski acéfalo. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
FARIAS, D. S. E.;MORAES, H. J. P.; CAMPOS, J.B.. A lembrança como linguagem: intercruzando sonhos, memórias e histórias na narrativa dos velhos. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
FARIAS, D. S. E.;MORAES, H. J. P.; NEU, M.F.R. Cultura, identidade e patrimônio material e imaterial e sua inserção na cultura escolar do Ensino Médio Inovador da rede Pública de Laguna - SC. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
SA, J. B.;MORAES, H. J. P.; FORMENTIN, C.N. Identidades entremeadas: análise de Nação Crioula - A correspondência secreta de Fradique Mendes, de José Eduardo Agualusa, com base na literatura comparada. 2016. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS DA SAÚDE) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
FARIAS, D. S. E.;MORAES, H. J. P.; NEU, M.F.R. Cultura, identidade, memória e patrimônio, representações nas comunidades escolares: João XXIII e Dite Freitas, no município de Tubarão no Estado de Santa Catarina ? SC. 2015. Dissertação (Mestrado em PPG em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
FARIAS, D. S. E.; NEU, M.F.R; SA, J. B.;MORAES, H. J. P.. Cultura escolar e identidades: pesquisa com alunos e professores do ensino médio inovador da Escola de Ensino Médio Annes Gualberto, Imbituba, SC. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
SA, J. B.; GERALDES JR, G.A.;MORAES, H. J. P.; Koenig, M.. Os diálogos do silêncio: análise do romance "Noturno, 1984" ou Paixõe e guerra em desterro, e a Primeira aventura de Sherlock Holmes no Brasil, de Pedro Caruso. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; FARIAS, D. S. E.; FIALHO, F.A.P.. Sambaqui Cabeçuda 01: um território resiliente. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
RAUEN, F.;MORAES, H. J. P.. Processos de conversão de registros em língua natural para linguagem matemática: análise com base na Teoria da Relevância. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
SOUSA, R.L.; BRANDAO, A. S.; FONTES, L.C.S;MORAES, H. J. P.. Clara Averbuck: a escrita entre o diário e o confessionário. 2013. Dissertação (Mestrado em PPG em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
SOUSA, R.L.; BRANDAO, A. S.; MESQUITA, C. C.;MORAES, H. J. P.. Rostos severinos: figuras do homem ordinário na ficção audiovisual brasileira. 2013. Dissertação (Mestrado em PPG em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; SA, J. B.; REIS, M.S.. Anita Garibaldi, persona/personagem, mulher-heroína: estudo sobre a sua representação nas obras de Rau, Zumblick, Markun e Annita Garibaldi. 2012. Dissertação (Mestrado em PPG em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
CABRAL, G. S.;MORAES, H. J. P.; CECHINEL, A.; BACK, Angela D.P.. A Leitura sem fim: análise das práticas pedagógicas de uma escola estadual do município de Içara (SC). 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.
MORAES, H. J. P.; SA, J. B.; CABRAL, G. S.. Arte e linguagem: leitura das narrativas em imagens de pinturas de Chachá (Richard Calil Bulos). 2011. Dissertação (Mestrado em PPG em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
SA, J. B.;MORAES, H. J. P.; REIS, C.. Exame de processos de representação da identidade cultural de Tubarão em reportagens do telejornal Câmera Aberta 2a. edição, veiculadas pela Unisul TV. 2011. Dissertação (Mestrado em PPG em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
Rauen, Fábio; FIGUEIREDO, D. C.;MORAES, H. J. P.; MALISKA, M.. Influência de intervenção didática sobre estímulos ostensivos de um filme publicitário em textos escritos por alunos do 9º ano do ensino fundamental: estudo de caso com base na Teoria da relevância. 2011. Dissertação (Mestrado em PPG em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
BRANDAO, A. S.; TEIXEIRA, A. J.; SOUSA, R.L.;MORAES, H. J. P.. A personagem Miguilim no diálogo entre texto literário e adaptação cinematográfica. 2011. Dissertação (Mestrado em PPG em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.. Considerações sobre alucinação no jogo eletrônico "Silent Hill 2" da plataforma PC num viés semiótico-psicanalítico. 2010. Dissertação (Mestrado em PPG em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
SA, J. B.; FURLANETTO, M. M.; LAURINDO, R.;MORAES, H. J. P.. A migração poética: as metáforas do mito de Lilith em composições de Rita Lee. 2010. Dissertação (Mestrado em PPG em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
SILVA, J.M.; JORON, P.; GUTFREIND, C. F.;MORAES, H. J. P.; SANMARTIN, C. F.; LA ROCCA, F.; MALINI, F.; RIBEIRO, Renata R.. SOCIALIDADE E DESINFORMAÇÃO: ANÁLISE DE IMAGINÁRIOS SOBRE AS VACINAS CONTRA A COVID-19 NO X (ANTIGO TWITTER). 2024. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
CATTELAN, J. C.;MORAES, H. J. P.; TARINI, A. M. F. L.; MOREIRA, R.R.; SCHRODER, L. T.. O Imaginário e o Real na Discursivização sobre o Estupro no Seriado "Inacreditável?. 2024. Tese (Doutorado em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
GOMES, G. K.;MORAES, H. J. P.. AS DIMENSÕES MÍTICAS E SIMBÓLICAS DA TRANSPOSIÇÃO DAS ÁGUAS DO RIO SÃO FRANCISCO E SEUS ASPECTOS ECOLÓGICOS E SOCIOCULTURAIS. 2024. Tese (Doutorado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, J.M.;MORAES, H. J. P.; SCROFERNEKER, C. M. A.; RIBEIRO, F. B.; TOMAZ, R. C. O.. Imagens simbólicas de bebês no Instagram. 2023. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
BRESSAN JUNIOR, M. A.;MORAES, H. J. P.; CAMARGO, H.W. de; Koenig, M.; DAMAZIO, L. P.; SIEBERT, S.. Arquétipos vendem: A jornada virtual do herói impulsionada por conexões narrativas que ativam o mentor no digital. 2022. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
DE PAULA, C.P.A.; ARAÚJO, E.P.O.;MORAES, H. J. P.. Comportamento informacional em tempos de autoinfoeducação. 2022. Tese (Doutorado em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ALMEIDA, R. de;MORAES, H. J. P.; RUBIO, K.; WILLMS, E.E.; RUBIRA, F.P.. ?Acordes de anima para uma polifonia do feminino: leituras mitopoéticas e travessias formativas. 2022. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade de São Paulo.
SILVA, J.M.;MORAES, H. J. P.; TONIN, J.; MUSSE, C. F.; JORON, P.. O IMAGINÁRIO SOBRE OS ESTADOS UNIDOS NO TELEJORNALISMO: O PODER PELAS ARMAS E O RACISMO NOS GOVERNOS BARACK OBAMA E DONALD TRUMP NO JORNAL DA GLOBO. 2021. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
TONIN, J.; SILVA, J.M.;MORAES, H. J. P.. A CRIANÇA DOENTE E A EXPERIÊNCIA COM A MÁ NOTÍCIA. 2021. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Comunicação Social - PUCRS) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
SIEBERT, S.; Rauen, Fábio;MORAES, H. J. P.; MARTINS, M.F.; CATTELAN, J. C.. ?O que a história (não) conta: entre silêncio e memória na obra primeira missa no Brasil. 2021. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; GOMES, G. K.; CARVALHO, M. F.; FARIAS, D. S. E.; SA, J. B.. O imaginário e as recorrências simbólicas narradas pelos descendentes dos colonizadores europeus sobre os índios Laklãnõ Xokleng: memória e associação semântica na construção histórica de José Boiteux ? SC. 2018. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
FARIAS, D. S. E.;MORAES, H. J. P.. Cultura escolar e políticas curriculares: Interfaces na aplicação do programa Ensino Médio Inovador em Escolas do sul de Santa Catarina. 2017. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
FARIAS, D. S. E.;MORAES, H. J. P.; DALTOÉ, A. S.; LINCK, A.; CAMPOS, J.B.; FIALHO, F.A.P.. A cibercultura da intolerância política, ou como a linguagem do ódio desconstrói a cidadania. 2017. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
FARIAS, D. S. E.;MORAES, H. J. P.; SA, J. B.; FIALHO, F.A.P.. Identidade, memória e cultura no trato com plantas medicinais: um possível diálogo entre saberes. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
SA, J. B.;MORAES, H. J. P.; GERALDES JR, G.A.; SIEBERT, S.. Literatura africana em língua portuguesa: a construção das identidades nas representações das mulheres na prosa de Mia Couto. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
JULIANO, D. B. R.; NECKEL, N.R.M.; MICK, J.;MORAES, H. J. P.; LAMAS, N. C.. O papel dos pontos de cultura na articulação do mosaico multicultural de Santa Catarina. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
JULIANO, D. B. R.; SA, J. B.; OROFINO, M. I. R.; NETO, A.S.G.; SAYAO, M. L. M. R.;MORAES, H. J. P.. Caminhos da Copa: um olhar sobre o roteiro eurocêntrico da FIFA e o Brasil do futebol. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; SA, J. B.; MESSA, F.; LAURINDO, R.; FARIAS, D. S. E.. UMA LITERATURA TRANSMODERNA: A ÉTICA DA ESTÉTICA EM LIMA. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
SA, J. B.;MORAES, H. J. P.; FARIAS, D. S. E.; RIBEIRO, M.J.; GERALDES JR, G.A.. ?Imagem amadora no telejornalismo em tempos de cultura digital: implicações sobre o valor-notícia visualidade, na perspectiva de editores-chefes de telejornais de abrangência estadual de Santa Catarina?. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
SA, J. B.;MORAES, H. J. P.; BARBOSA, M. L.; ALLAIN, O.; CRUZ, T.M.. Questões de gênero no videogame Mass Effect 3: análise das representações das feminilidades e das masculidades sob a ótica das teorias feministas. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
JULIANO, D. B. R.; FARIAS, D. S. E.;MORAES, H. J. P.. Vida Cigana: aspectos que configuram as atuais dinâmicas de mudanças dos ciganos brasileiros. 2014. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
SA, J. B.;MORAES, H. J. P.; BRAGA, S.. Flamengo: cultura e linguagem de uma nação rubro-negra. 2014. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
SA, J. B.;MORAES, H. J. P.; FELISBINO, A.; SÀ, R. S. de. A porta que esqueceram de fechar: o lugar do poeta na poesia de Paulo Leminski. 2014. Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, HELOISA; GOMES, G. K.; SANTOS, J.M.; CARVALHO, M. F.; SILVA, E.R.S.; OLIVEIRA, G.F.. AS DIMENSÕES MÍTICAS E SIMBÓLICAS DA TRANSPOSIÇÃO DAS ÁGUAS DO RIO SÃO FRANCISCO E SEUS ASPECTOS ECOLÓGICOS E SOCIOCULTURAIS. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.
CARVALHO, M. F.;MORAES, H. J. P.. DO CHÃO ONDE O RIO DERRAMA BROTA VERVE FEMININA: PROCESSOS EDUCATIVOS E POIÉSIS PRESENTES NAS EXPERIÊNCIAS DE POETISAS DO SERTÃO DO PAJEÚ. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.
CATTELAN, J. C.; LUNKES, F.L.;MORAES, H. J. P.; SCHRÖDER, L.T.; MOREIRA, R.R.. INACREDITÁVEL?: DESCREDIBILIZAÇÃO E CULPABILIZAÇÃO DA MULHER EM CASOS DE VIOLÊNCIA SEXUAL. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Letras -Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
SA, J. B.;MORAES, H. J. P.; BARBOSA, M. L.. Problemas de gênero em Mass Effect 3: análise de conteúdo das feminilidades e das masculinidades sob a ótica da teoria feminista. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
SA, J. B.;MORAES, H. J. P.; CABRAL, G. S.. A porta que esqueceram de fechar: o lugar do poeta na poesia de Paulo Leminski. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
SA, J. B.;MORAES, H. J. P.; BRAGA, S.. FlamengoÇ cultura e linguagem de uma nação rubro-negra. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
GOMES, G. K.;MORAES, H. J. P.; CHAGAS, S. N.. As tecnologias do imaginário e a tessitura do letramento crítico: leitura de peças publicitárias em aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade de Pernambuco.
TONIN, J.; SILVA, J.M.;MORAES, H. J. P.. A PARTICIPAÇÃO DA IMAGEM MIDIÁTICA NOS DISTÚRBIOS DE IMAGEM CORPORAL DERIVADOS DOS TRANSTORNOS ALIMENTARES NA INFÂNCIA. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
TONIN, J.;MORAES, H. J. P.; SILVA, J.M.. AS NARRATIVAS DE VIAGEM NO YOUTUBE: O OLHAR DA COMUNICAÇÃO NA TRANSMISSÃO DAS EXPERIÊNCIAS TURÍSTICAS PARA A DINAMIZAÇÃO DOS IMAGINÁRIOS DAS CIDADES. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
SILVA, J.M.;MORAES, H. J. P.; TONIN, J.. Sob o símbolo do poder: o imaginário dos Estados Unidos no telejornalismo ? os governos Barack Obama e Donald Trump no Jornal da Globo. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
CARVALHO, M. F.;MORAES, H. J. P.. A PEDAGOGIA MÍTICA DE CIDA PEDROSA: LEITURAS A PARTIR DA TEORIA DO IMAGINÁRIO DE GILBERT DURAND. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco.
SA, J. B.;MORAES, H. J. P.; FORMENTIN, C.N. Identidades entremeadas: análise de Nação Crioula - A correspondência secreta de Fradique Mendes, de José Eduardo Agualusa, com base na literatura comparada. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIAS DA SAÚDE) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
SA, J. B.;MORAES, H. J. P.; Koenig, M.. Os diálogos no silêncio: análise do romance "Noturno, 1984" ou paixões e guerra em Desterro, e a primeira aventura de Sherlock Holmes no Brasil, de Raimundo Caruso. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; BRESSAN JUNIOR, M. A.; OSNILDO, R.. ANÁLISE DA JORNADA DO HERÓI NO ENREDO DA SÉRIE THE LAST OF US. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
BRESSAN, L. L.;MORAES, H. J. P.; MORAIS, A.Z. de. EDUCAÇÃO INFANTIL E DOCÊNCIA: UM ESTUDO A PARTIR DA TEORIA DO IMAGINÁRIO SOBRE A ATUAÇÃO DO PROFESSOR HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Barriga Verde.
MORAES, H. J. P.; RAUEN, F.; BRESSAN, L. L.. A SUBVERSÃO DA IMAGEM DA BRUXA NO IMAGINÁRIO COLETIVO PELA INQUISIÇÃO: CASO URSULA KEMPE. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
OSNILDO, R.;MORAES, H. J. P.. Juventude e religiosidade: o discurso do papa Francisco. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
BRESSAN JUNIOR, M. A.;MORAES, H. J. P.. A construção narrativa familiar nos quadrinhos Pato Donald. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
OSNILDO, R.; DAMAZIO, L. P.;MORAES, H. J. P.. O imaginário em Jack Kerouac: uma análise da narrativa.... 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
SILVEIRA, T.R.;MORAES, H. J. P.. A importância da temática da beleza estética para a representatividade. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; DAMAZIO, L. P.. Imaginário religioso e imagens de adesão: A cultura gospel entre jovens evangélicos na cidade de Tubarão/SC. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; CARDOSO, D.. JORNALISMO MUSICAL: UM PANORAMA, AS NOVAS PRÁTICAS E A BUSCA POR ESPAÇO NA ERA DOS PODCASTS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; DAMAZIO, L. P.. Imaginário social e consumo sustentável de canudos descartáveis: apelo midiático e comportamento do consumidor - um estudo de caso da marca Beegreen. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; AVIZ, E.Q.A.; MAURÍCIO, D. A.. Webber; Amanda P. Elibio, Ana Flávia F. Batista.OS ARQUÉTIPOS PRESENTES NA IMAGEM DE EMMA BOVARY NO FILME MADAME BOVARY (1991). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MAURÍCIO, D. A.;MORAES, H. J. P.; BALLMANN, F.. LITERATURA DE AUTOAJUDA: A MATERIALIZAÇÃO DO IMAGINÁRIO POR MEIO DAS OBRAS ?SEJA FODA!?? E ?A SUTIL ARTE DE LIGAR O FODA-SE??. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
BALLMANN, F.;MORAES, H. J. P.; DOMINGUES, C.. ELEMENTOS DE VALOR ÉTICO PARA ADULTOS ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DE ALEGORIAS NA OBRA O PEQUENO PRÍNCIPE DE SAINT-EXUPÉRY. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
DALTOÉ, A. S.;MORAES, H. J. P.; CARDOSO, D.. EMPODERAMENTO FEMININO NA CAMPANHA AVON: BELEZA QUE FAZ SENTIDO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
SILVEIRA, T.R.;MORAES, H. J. P.; BRESSAN JUNIOR, M. A.. O PAPEL DO INFLUENCIER DIGITAL NA DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR: ANÁLISE SOBRE A INFLUENCIADORES KAROL PINHEIRO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
BRESSAN JUNIOR, M. A.;MORAES, H. J. P.; DAMAZIO, L. P.. A ARTE TRANSMÍDIA: UMA ANÁLISE SOBRE O ARTISTA SAMUEL DE SABOIA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
OSNILDO, R.;MORAES, H. J. P.; DAMAZIO, L. P.. A JORNADA DE KOBE BRYANT SOB A PERSPECTIVA DO HERÓI GLORIFICADO PELO STORYTELLING. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
CARDOSO, D.;MORAES, H. J. P.; BRESSAN JUNIOR, M. A.. AS TELEFONISTAS: ANÁLISE DO FEMINISMO ABORDADO NA SÉRIE SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; CARDOSO, D.; BRESSAN JUNIOR, M. A.. SENSACIONALISMO NA COBERTURA DO MASSACRE DE REALENGO: ÁNALISE COMPARATIVA DOS CRITÉRIOS DE NOTICIALIBIDADE. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; OSNILDO, R.; CARDOSO, D.. RECONFIGURAÇÃO NA IMPRENSA: O JORNALISMO PARTICIPATIVO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO TUBARONENSES. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; CARDOSO, D.; OSNILDO, R.. O ESPORTE EM PLATAFORMAS MULTIMÍDIAS EM TUBARÃO, SANTA CATARINA: DO RÁDIO AO PODCAST. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
CARDOSO, D.;MORAES, H. J. P.; PEDRO, V.. POR TRÁS DO PÓDIO: O JORNALISMO LITERÁRIO EM REPORTAGENS ESPORTIVAS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
VIEIRA, S.;MORAES, H. J. P.; SVOLENSKI, R. L.. OBSESSÃO DA CULTURA POP POR SERIAL KILLERS ? ANÁLISE DO FILME A IRRESISTÍVEL FACE DO MAL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; DAMAZIO, L. P.; CARDOSO, D.. REVOLUCIONÁRIAS, SÁBIAS E FEITICEIRAS: MULHERES REAIS RETRATADAS NA MÍDIA CATARINENSE. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
LENZI, A.;MORAES, H. J. P.; CARDOSO, D.. Checagem contra fakenews na campanha presidencial de 2018: o jornalismo do O Globo e a verificação da agência Lupa. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
LENZI, A.;MORAES, H. J. P.; CARDOSO, D.. Produção audiovisual na grande reportagem multimídia: uma análise do UOL Tab. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
CARDOSO, D.;MORAES, H. J. P.; LENZI, A.. Análise do discurso religioso cristão: um estudo de caso do livro Cristianismo Puro e Simples. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
LENZI, A.;MORAES, H. J. P.; BRESSAN JUNIOR, M. A.. CROSSMIDIA E TRANSMÍDIA: UMA VIAGEM EM BUSCA DA COMPREENSÃO DA HISTÓRIA DO UNIVERSO CINEMATOGRÁFICO DA MARVEL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
LENZI, A.;MORAES, H. J. P.; CARDOSO, D.. A PROCURA DO JORNALISMO NOS YOUTUBERS: UMA ANÁLISE DE TRÊS CANAIS QUE ABORDAM QUESTÔES DE GÊNERO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
DAMAZIO, L. P.;MORAES, H. J. P.; GAMBIN, A.. UMA ANÁLISE ARQUETÍPICA DOS PERSONAGES DO JOGO OVERWATCH.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
DAMAZIO, L. P.;MORAES, H. J. P.; BRESSAN JUNIOR, M. A.. GAGA: FIVE FOOT TWO. UMA ANÁLISE MITOCRÍTICA DO DOCUMENTÁRIO SOBRE A VIDA DE LADY GAGA.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
DALTOÉ, A. S.;MORAES, H. J. P.. O pronunciamento de Frances McDormand no Oscar 2018 e o Guerrilha Girls: análise da representatividade feminina no campo das artes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ZAPELINI, C.S.M.;MORAES, H. J. P.. Era uma vez (re)vestida de outra vez: as reinvenções dos contos de fada presentes nos brinquedos, materiais escolares e objetos de crianças. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
CARDOSO, D.;MORAES, H. J. P.. Mobilização e enagjamento: estudo de caso da hashtag #metoo na rede social twitter. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
BRESSAN JUNIOR, M. A.;MORAES, H. J. P.. Old is cool: nostalgia "oitentista" e a memória do público jovem sobre a série Stranger Things da Netflix. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
BALLMANN, F.; LUCIANO, S.F.M.;MORAES, H. J. P.. Hic Sunt Dracones: a construção de antagonista em The Walking Dead. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
SILVEIRA, T.R.;MORAES, H. J. P.; CARDOSO, D.. Propaganda ideológica e padrões de beleza: estudo de caso da marca Lupo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
DAMAZIO, L. P.;MORAES, H. J. P.; FUCILINI, M.. As personagens de Rouge One: análise sob a perspectiva dos tipos psicológicos Junguianos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; CARDOSO, D.; BRESSAN JUNIOR, M. A.. As mudanças na rádio com a chegada no aplicativo Whatsapp: estudo de caso da Rádio Difusora de Laguna. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; BRESSAN JUNIOR, M. A.. A paixão pelo futebol do torcedor de Tubarão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
BRESSAN, L. L.;MORAES, H. J. P.. A bruxa na literatura infantil: trabalhando o fascínio e o medo a partir da teoria do imaginário. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional Barriga Verde.
BRESSAN, L. L.;MORAES, H. J. P.. Literatura infantil e as relações de gênero: um estudo sobre a expressão do feminino nos contos de fada. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional Barriga Verde.
BRESSAN, L. L.;MORAES, H. J. P.. A imagem do super-heroi na intervenção com crianças hospitalizadas com câncer: um estudo a partir da teoria do imaginário. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Fundação Educacional Barriga Verde.
MORAES, H. J. P.; JORGE, L.C.; CARDOSO, D.. MÚSICA E IMAGINÁRIO: ESTUDO DE CASO DAS CANÇÕES DE VITOR CHAVES. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; FUCILINI, M.; LINCK, A.. DO FILME O SHOW DE TRUMAN AO REALITY SHOW BIG BROTHER BRASIL: ESPETÁCULO MIDIÁTICO DE MANIPULAÇÃO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
LINCK, A.;MORAES, H. J. P.; FUCILINI, M.. A narrativa sonora do trailer da série Jessica Jones. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
LUCA JR., J.P.;MORAES, H. J. P.; CARDOSO, D.. A INTERATIVIDADE NO MODO JOGADOR VERSUS JOGADOR DO JOGO LEAGUE OF LEGENDS, SOB A PERSPECTIVA TEÓRICA DA CIBERCULTURA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MAXIMO, W. C.;MORAES, H. J. P.; LUCA JR., J.P.. A (des)construção do estereótipo do cidadão-presidiário no jornalismo impresso de Santa Catarina sob a ótica de Bakhtin: um estudo de caso da série de reportagens A máfia das cadeias, veiculada pelo jornal Diário Catarinense.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; BRESSAN JUNIOR, M. A.; CARDOSO, D.. A recepção do rádio regional no município de Grão Pará: informações que determinam a pauta dos assuntos diários da população. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; CARDOSO, D.; BRESSAN JUNIOR, M. A.. Redes sociais e espetáculo: estudo de caso da fan page da prefeitura de Curitiba, sob a perspectiva da sociedade do espetáculo.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; CARDOSO, D.; SANTANNA, R.. O jornalismo no rádio FM de Tubarão: estudo de caso sobre o item 12 ?C? do decreto lei 88.067. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; CARDOSO, D.; SANTANNA, R.. A ideologia e discurso: análise das reportagens dos candidatos a presidência da República nas revistas Veja e Carta Capital. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; CARDOSO, D.; SILVA, I.. Semiótica peirceana: análise das capas dos álbuns de estúdio da cantora Britney Spears. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; CARDOSO, D.; SILVA, I.. Interatividade como fenômeno midiático no webjornalismo: estudo de caso do Diário Catarinense on-line e facebook. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; CARDOSO, D.; SILVA, I.. Goularte.Atentados em Tubarão: análise das notícias nos jornais Diário do Sul e Notisul, sob o enfoque da teoria do imaginário. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; SANTANNA, R.; CARDOSO, D.. Jornalismo e indústria cultural: a escolha das capas da Rolling Stone no Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; SANTANNA, R.; CARDOSO, D.. Padronização da linguagem no telejornalismo do Jornal Nacional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; SANTANNA, R.; SILVA, I.. Aqui se vê, aqui se crê: a recepção dos telespectadores do Jornal Nacional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; SANTANNA, R.; CARDOSO, D.. Twitter e interatividade: análise dos jornais Folha de São Paulo e Diário Catarinense no microblog. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
CARDOSO, D.;MORAES, H. J. P.; SANTANNA, R.. Violência e imprensa: telejornalismo e sociedade do espetáculo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; CARDOSO, D.; SANTANNA, R.. Brasil fora de pauta: estudo de caso da contextualização das notícias e dos estereótipos nas histórias do povo na imprensa de Tubarão/SC. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; CARDOSO, D.; SANTANNA, R.. A ideologia e a produção de sentidos na série A vida alheia, da Rede Globo de Televisão, sob a perspectiva da Análise do Discurso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; CARDOSO, D.; SANTANNA, R.. A imagem e a atuação do jornalista na sociedade, com base na personagem do lobo mau na animação infantil Deu a louca na Chapeuzinho, sob a perspectiva da Teoria do Imaginário. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; CARDOSO, D.; SANTANNA, R.. Análise da cobertura do esporte amador e profissional na cidade de Criciúma pelos impressos JM e AT. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; CARDOSO, D.. Efeitos de sentido do discurso jornalístico: análise dos editoriais e reportagens sobre a gripe A publicados nos jornais Diário Catarinense e A Notícia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; CARDOSO, D.. Sensacionalismo na cobertura do desastre do Vôo Air France. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; CARDOSO, D.; SANTANNA, R.. Jornalismo cidadão: como os portais Terra e G1 utilizam esse recurso na produção de conteúdo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; CARDOSO, D.; SANTANNA, R.. As mudanças nas mensagens difundidas pelos desenhos animados das décadas de 1980 e 1990: uma análise comparativa entre He-Man e o Laboratório de Dexter. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; CARDOSO, D.; SANTANNA, R.. Grandi.O sensacional e o espetáculo: uma análise da cobertura do "Caso Isabella" pela Revista Veja e pelo Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; CARDOSO, D.; SANTANNA, R.. Assessoria de imprensa e sensacionalismo: estudo de caso da cobertura dos incêndios no Hospital Infantil Santa Catarina de Criciúma'. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; CARDOSO, D.; SANTANNA, R.. A inclusão digital no meio impresso: comparação entre o conteúdo de jornais impressos e on-line. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; CARDOSO, D.; SANTANNA, R.. Amorim e Jabson Roberto C. Muller.O desenvolvimento da comunicação em Sombrio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; CARDOSO, D.; SILVA, I.. de Alcântara.Análise do discurso: o editorial da Revista Gloss. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; CARDOSO, D.; SANTANNA, R.. de Souza.O poder nas mãos: a construção de significado durante a produção da reportagem televisiva. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; CARDOSO, D.. A influência das telenovelas na sociedade analisada sob a óptica da Sociedade do Espetáculo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; CARDOSO, D.. Superstições: análise da influência da mídia à luz da teoria Culturológica na novela Caminho das Índias. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; CARDOSO, D.; SILVA, I.. A cobertura do Furacão Catarina sob a ótica da responsabilidade social da imprensa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; CARDOSO, D.; PEREIRA, V.. O jornalista do Extremo Sul Catarinense e o componente ideológico durante a campanha eleitoral para o poder executivo no ano 2004. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; CARDOSO, D.; SANTOS, R. J.. Jornalismo comunitário como alternativa de circulação de informações locais: um estudo de caso. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; NUNES, M. V. M.; SOUZA, J. H.. A importância do domínio da linguagem oral para o futuro jornalista. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; CARDOSO, D.; MEURER, M.. As conseqüências como sétimo elemento do lead tradicional, suas apresentações e características. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; CARDOSO, D.; SANTANNA, R.. Análise da história em quadrinhos Tipo Assim..., sob a perspectiva do comportamento do jovem atual. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; SANTANNA, R.; CARDOSO, D.. Entre a realidade e o mito: o gaúcho na teledramaturgia. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; CARDOSO, D.; PAZ, C. D.. A arte do descritível e do interpretável no texto jornalístico: o caso exemplar do caderno Mais! da Folha de São Paulo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.. O conteúdo jornalístico nas rádios on-line de Joinville(SC). 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.. Análise da influência da televisão na cultura das pessoas da comunidade do bairro Magalhães em Laguna (SC). 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.. Jornalismo comunitário. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.. A comunicação interna como fator de mudança na empresa Cecrisa Revestimentos Cerâmico SA: um estudo de caso. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.. A influencia da mídia televisiva nas crianças. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.. O jornalismo alternativo em Tubarão. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.. A cobertura do tema sexualidade pela imprensa criciumense. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.. O tratamento dispensado à educação na mídia impressa em Santa Catarina: análise dos jornais AN e DC. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.. Uma comparação gráfica entre os jornais da Manhã e TRibuna do Dia. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.. O destaque do colunismo social. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.. O jornal (ismo) como empresa: análise da fusão entre a Tribuna e o Jornal do Dia. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.. A moda como representação social para os futuros profissionais de comunicação social. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.. A atenção dada pelo jornalismo impresso catarinense à questão da reforma psiquiátrica em setembro/2000. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.. O jornalismo e a construção da cidadania. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.. Qualidade de vida através da comunicação social. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; RUBIO, K.; BECCARI, M.; OLIVEIRA, R. de; JANUÁRIO, E.. Concurso Público de Títulos e Provas visando o provimento de 01 (um) Cargo de Professor Doutor no Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação ? EDA, na área de Antropologia Educacional. 2024. Universidade de São Paulo.
MORAES, H. J. P.; SILVA, M. S.. Avaliação de Renovação de Credenciamento de Curso. 2017. Fundação Universidade Regional de Blumenau.
MORAES, H. J. P.; Christolofoletti, Rogério. Avaliação de Reconhecimento do Curso de Comunicação Social - Habilitação Jornalismo da UNOESC, Campus de São Miguel do Oeste. 2011. Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; Christolofoletti, Rogério. Avaliação de Reconhecimento do Curso de Comunicação Social - Habilitação Jornalismo da UNOESC, Campus Joaçaba. 2011. Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.; SILVA, M. S.. Avaliação de Reconhecimento do Curso de Tecnologia de Produção Audivisual da UNOCHAPECÓ. 2011. Universidade Comunitária da Região de Chapecó.
MORAES, H. J. P.; SILVA, M. S.. Avaliação do Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da FURB. 2011. Fundação Universidade Regional de Blumenau.
MORAES, H. J. P.. Comissão de Pesquisa PIBIC, PIBIT, Uniedu, Pró-Ciência. 2023. Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.. Parecerista do GT Processos Comunicacionais, Infâncias e Juventudes. 2023. Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação.
MORAES, H. J. P.. Parecerista do GT Processos Comunciacionais, Infâncias e Juventudes da Compós. 2023. Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação.
MORAES, H. J. P.. Comissão julgadora do 24º PRÊMIO ADJORI/SC DE JORNALISMO - na categoria Editorial. 2023. Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.. Comissão de Pesquisa PIBIC, PIBIT, Uniedu, Pró-Ciência. 2022. Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.. Comissão Julgadora 23ª edição do Prêmio Adjor de Jornalismo - SCi. 2022. Associação de Jornais de Interior de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.. Comissão Julgadora da 22ª edição do Prêmio Adjori/SC de Jornalismo. 2021. Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.. Parecerista do GP Comunicação, Imagem e Imaginários da INTERCOM. 2021. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.
MORAES, H. J. P.. Comissão de Pesquisa PIBIC, PIBIT, Uniedu. 2021. Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.. Parecerista do GP Comunicação, Imagem e Imaginários da INTERCOM. 2020. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.
MORAES, H. J. P.. Comissão de Pesquisa PIBIC, PIBIT, Uniedu. 2020. Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.. Parecerista do GP Comunicação, Imagem e Imaginários da INTERCOM. 2019. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.
MORAES, H. J. P.. Avaliação de Textos Intercom Nacional (GP Comunicação, Imagem e Imaginários). 2018. Universidade da Região de Joinville.
MORAES, HELOISA JUNCKLAUS PREIS. Avaliação de Textos Intercom Nacional (GP Comunicação, Imagem e Imaginários. 2017. Universidade Positivo.
MORAES, H. J. P.. Comissão Científica do V Simpósio sobre formação de professores. 2013. Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.. Comitê Interno de Avaliação Bolsas PIBIT/CNPq. 2013. Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.. Comitê Interno de Avaliaçãso Bolsas PIBIC/CNPq. 2013. Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.. Comissão Científica do IV Simpósio sobre formação de professores. 2012. Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.. Comitê Interno de Avaliação Bolsas PIBIT/CNPq. 2012. Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.. Comitê Interno de Avaliaçãso Bolsas PIBIC/CNPq. 2012. Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.. Comissão Científica do III Simfop - Simpósio de Formação de Professores. 2011. Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.. Comitê Interno Avaliador da Unisul para Bolsas PIBIC/CNPq. 2011. Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.. Comitê Interno Avaliador da Unisul para Bolsas PIBIT/CNPq. 2011. Universidade do Sul de Santa Catarina.
MORAES, H. J. P.. Comitê Interno Avalidor da Unisul para bolsas PIBIC/CNPq. 2010. Universidade do Sul de Santa Catarina.
Orientou
Memórias dos hábitos e costumes de Treze de Maio,SC: as narrativas sobre o início da colonização e a cultura contemporânea local; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina; (Orientador);
A relação entre Moda, Cultura e Linguagem: um estudo sobre a construção simbólica pela vestimenta; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina; (Orientador);
O imaginário como instrumento mobilizador de educação patrimonial e ambiental na Ilha do Campeche; Início: 2025; Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina; (Orientador);
Análise mitocrítica de narrativas pós-evento traumático em Colinas, RS: imaginário coletivo local após a enchente de 2024; Início: 2024; Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina; (Orientador);
O imaginário sobre o professor de Literatura: imagens e narrativas de alunos do ensino médio de Santa Catarina; Início: 2023; Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina; (Coorientador);
Imaginário infantojuvenil; Início: 2023; Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina; (Orientador);
Reflexões sobre o imaginário na arte de willy zumblick: um estudo a partir da visão regionalista do sul de santa catarina; Início: 2022; Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina; (Orientador);
IMAGINÁRIO, MACROTENDÊNCIAS E PANDEMIA: ANÁLISE MITOCRÍTICA E CONSTELAÇÕES DE IMAGENS DO FENÔMENO SOCIAL DA MODA EM TEMPOS DE COVID-19; ; Início: 2020; Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina; (Orientador);
Imaginário social e saúde pública: um estudo de caso sobre a noção de bem-estar em crianças e adolescentes com Diabetes Mellitus tipo 1 em Tubarão, Santa Catarina; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade do Sul de Santa Catarina; (Orientador);
Imaginário social e saúde pública: um estudo de caso sobre a noção de bem-estar em crianças e adolescentes com Diabetes Mellitus tipo 1 em Tubarão, Santa Catarina; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade do Sul de Santa Catarina; (Orientador);
Imaginário social e saúde pública: um estudo de caso sobre a noção de bem-estar em crianças e adolescentes com Diabetes Mellitus tipo 1 em Tubarão, Santa Catarina; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina; (Orientador);
Memória e identidade: imagens e narrativas de pescadores artesanais de Garopaba-SC; 2023; Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, ; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
A contação de histórias na infância, símbolos e significados na construção do imaginário; 2023; Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, ; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
Da troca de pele à troca de roupa: o Trickle-Down Effect como um pequeno movimento da noção de Bacia Semântica; 2022; Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, ; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
O IMAGINÁRIO E A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA MULHER: ANÁLISE MITOCRÍICA DA SÉRIE TELEVISIVA THE HANDMAID?S TALE; 2021; Dissertação (Mestrado em PPG em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
Análise do fortalecimento da imagem do vilão mediante o medo expresso nas tecnologias do imaginário; 2018; Dissertação (Mestrado em PPG em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
Moda, artesanato e imaginário social: o Slow Fashion como potência simbólica na sociedade pós-moderna; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, ; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
?O imaginário social de alunos migrantes da rede pública municipal de Florianópolis; 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, ; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
Símbolos de Imbituba/SC: análise comparativa entre o Brasão do município e o imaginário das crianças das escolas municipais; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
Estruturas mítico-simbólicas inerentes ao imaginário infantojuvenil de adolescentes em situação de risco atendidos pelo Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente - CEACA; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
Imaginário e identidade nacional: análise mitocrítica na série de TV Família Imperial; 2016; Dissertação (Mestrado em PPG em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, ; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
O imaginário dos imigrantes italianos na narrativa da obra Operários da Primeira Hora, de Valdemar Mazzurana; 2015; Dissertação (Mestrado em PPG em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, ; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
Uso social e mediações do desenho animado Doki: estudo comparativo de Recepção; 2012; Dissertação (Mestrado em PPG em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, ; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
Música colorida: uma viagem cultural e estética pelo movimento psicodélico de São Francisco e seus reflexos na linguagem gráfica dos pôsteres de shows entre 1965 e 1969; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, ; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
Identidade e moda: uma questão de linguagem; 2011; Dissertação (Mestrado em PPG em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, ; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
As estruturas de sentido no horário nobre: análise das personagens Flora e Donatela na telenovela A Favorita sob as perspectivas da classificação das personagens e da semiótica da narrativa; 2010; Dissertação (Mestrado em PPG em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, ; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
A recepção de leitora de Dom Quixote das crianças: da prosa 'as histórias em quadrinhos; 2010; Dissertação (Mestrado em PPG em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, ; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
Fundamentos para um modelo analítico das relações entre meios de comunicação, democracia e sociedade: a construção social da realidade pela linguagem; 2010; Dissertação (Mestrado em PPG em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, ; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
MAPEAMENTO DOS ELEMENTOS SIMBÓLICOS DA CIDADE DE IMBITUBA: INVESTIGAÇÃO DO IMAGINÁRIO LOCAL PARA A ATUALIZAÇÃO DO BRASÃO DE ARMAS MUNICIPAL; 2023; Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
ALTERAÇÃO DE PALAVRAS-ESTÍMULOS DO TESTE AT; 9, DE YVES DURAND: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA SENSÍVEL ÀS ESPECIFICIDADES DE GÊNERO; 2023; Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
NAS ÁGUAS DO IMAGINÁRIO CATARINENSE: DA MITANÁLISE ÀS CAMADAS DE (RE)SIGNIFICAÇÃO SIMBÓLICA; 2022; Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, ; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
RACIONALIDADE E IMAGINÁRIO: REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS ENTRE DOCENTES DE FÍSICA DO VALE DE BRAÇO DO NORTE; 2021; Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, ; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
O imaginário a cerca dos cerimoniais de formatura: entre ritos, símbolos e afetos; 2020; Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, ; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
O imaginário e as recorrências simbólicas narradas pelos descendentes dos colonizadores europeus sobre os índios Laklãnõ Xokleng: memória e associação semântica na construção histórica de José Boiteux ? SC; 2018; Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, ; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
AS REDES SOCIAIS COMO DISPOSITIVOS DO IMAGINÁRIO E POTENCIALIZADORAS SIMBÓLICAS DE NOVAS FORMAS DE CRIAÇÃO DE MODA; 2017; Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, ; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
Tubarão e o imaginário de 1974: marcas simbólicas de um rio, vestígios de mitologias hídricas, a mitologização de uma catástrofe e os traços e os que identificam uma comunidade imaginada; 2017; Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, ; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
Narrativas sobre a diáspora italiana no sul do Brasil: o mito da cocanha pela perspectiva do imaginário; 2016; Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, ; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
O IMAGINÁRIO SIMBÓLICO DAS MARCAS: UMA INVESTIGAÇÃO HERMENÊUTICA SOBRE EMPRESAS DO SEGMENTO DE BEBIDA ESTIMULANTES; 2016; Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, ; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
O lugar místico da intimidade no imaginário contemporâneo: o parto como espetáculo; 2015; Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, ; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
UMA LITERATURA TRANSMODERNA: A ÉTICA DA ESTÉTICA EM LIMA; 2015; Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, ; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
A ética da estética de Lima Barreto; 2011; Tese (Doutorado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, ; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
2020; Universidade do Sul de Santa Catarina, ; Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
ANÁLISE DA JORNADA DO HERÓI NO ENREDO DA SÉRIE THE LAST OF US; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
DA CULTURA ALEMÃ À ÉTICA DA ESTÉTICA MAFFESOLIANA: CONSTRUÇÃO E IDENTIDADE DE MARCA DA CERVEJARIA EISENBAHN; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO: ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DA MÍDIA EM UM CASO DE SENSACIONALISMO NA SÉRIE YOUNG ROYALS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
BLACK FRIDAY NO BRASIL: IMPACTO E CONSEQUÊNCIAS DA CULTURA DO CONSUMO NA PÓS-MODERNIDADE; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
A SUBVERSÃO DA IMAGEM DA BRUXA NO IMAGINÁRIO COLETIVO PELA INQUISIÇÃO: CASO URSULA KEMPE; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
Imaginário religioso e imagens de adesão: A cultura gospel entre jovens evangélicos na cidade de Tubarão/SC; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
JORNALISMO MUSICAL: UM PANORAMA, AS NOVAS PRÁTICAS E A BUSCA POR ESPAÇO NA ERA DOS PODCASTS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
Imaginário social e consumo sustentável de canudos descartáveis: apelo midiático e comportamento do consumidor - um estudo de caso da marca Beegreen; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
OS ARQUÉTIPOS PRESENTES NA IMAGEM DE EMMA BOVARY NO FILME MADAME BOVARY (1991); 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
OS ARQUÉTIPOS PRESENTES NA IMAGEM DE EMMA BOVARY NO FILME MADAME BOVARY (1991); 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
OS ARQUÉTIPOS PRESENTES NA IMAGEM DE EMMA BOVARY NO FILME MADAME BOVARY (1991); 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
RECONFIGURAÇÃO NA IMPRENSA: DO JORNALISMO PARTICIPATIVO ÀS NOVAS TECNOLOGIAS EM VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO EM TUBARÃO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
IMAGINÁRIO SOCIAL E CONSUMO SUSTENTÁVEL: APELO MIDIÁTICO E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NO CASO DE CANUDOS DESCARTÁVEIS; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
SENSACIONALISMO NO MASSACRE DE REALENGO: ÁNALISE COMPARATIVA DOS CRITÉRIOS DE NOTICIALIBIDADE; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
REVOLUCIONÁRIAS, SÁBIAS E FEITICEIRAS: MULHERES REAIS RETRATADAS NA MÍDIA CATARINENSE; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
O ESPORTE EM PLATAFORMAS MULTIMÍDIAS: DO RÁDIO AO PODCAST; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
ANNE DE GREEN GABLES (2018), DE LUCY MAUD MONTGOMERY: FUNÇÃO SIMBÓLICA DA IMAGINAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM ANNE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
O ARQUÉTIPO DA BRUXA: UMA ANÁLISE DE A BRUXA (2016), DE ROBERT EGGERS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
ENTRE O TÓXICO E O SAUDÁVEL: O IMAGINÁRIO DA MASCULINIDADE PRESENTE NOS PERSONAGENS DA SÉRIE BROOKLYN NINE-NINE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
O tribalismo na rede social Instagram: o humorista Léo Lins une milhares de internautas que ficam contra o cancelamento de seu show local; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
A representação das personagens vítimas: análise comparativa da cobertura dos casos das mortes da vereadora Marielle Franco e da Professora Heley de Abre da Silva Batista, sob a perspctiva da jornada do herói; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
A rivalidade e seus simbolismos: Hercílio Luz Futebol Clube x Clube Atlético Tubarão; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
A PUBLICIDADE COMO DISPOSITIVO POTENCIALIZADOR DE UM CONSUMO SUSTENTÁVEL, SOB O OLHAR DA ÉTICA DA ESTÉTICA MAFFESOLIANA; ESTUDO DE CASO DO SITE DA EMPRESA AHLMA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
O ENTRETENIMENTO NO YOUTUBE:ANÁLISE DA PRODUÇÃO DO CONTEÚDO PARA O PROGRAMA NERD OFFICE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
O USO DE ARQUÉTIPOS NA CONSTRUÇÃO DE GRANDES MARCAS: ESTUDO DE CASO DA MARCA ADIDAS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
PADRÃO DE BELEZA NA PUBLICIDADE: ESTUDO DE CASO DA MARCA VICTORIA?S SECRET, SOB A ÓTICA DA TEORIA DA HIPERMODERNIDADE DE LIPOVETSKY; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
MÚSICA E IMAGINÁRIO: ESTUDO DE CASO DAS CANÇÕES DE VITOR CHAVES; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
O imaginário sobre o Era uma vez: estudo de caso do seriado Once Upon a Time; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
DO FILME O SHOW DE TRUMAN AO REALITY SHOW BIG BROTHER BRASIL: ESPETÁCULO MIDIÁTICO DE MANIPULAÇÃO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
A RECEPÇÃO DO RÁDIO REGIONAL NO MUNICÍPIO DE GRÃO PARÁ: INFORMAÇÕES QUE DETERMINAM A PAUTA DOS ASSUNTOS DIÁRIOS DA POPULAÇÃO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
REDES SOCIAIS E ESPETÁCULO: ESTUDO DE CASO DA FAN PAGE DA PREFEITURA DE CURITIBA, SOB A PERSPECTIVA DA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
O jornalismo como formador de identidade: um estudo sobre a ausência de veículos de comunicação na cidade de Gravatal-SC; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
A evolução política em Garopaba/SC: da emancipação à chegada e atuação da imprensa sob o ponto de vista da teoria da construção social da realidade; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
A (des)construção do herói na narrativa Shrek sob a perspectiva do imaginário social; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
; Sociedades Utópicas na Literatura: desvendando um Admirável Mundo Novo através da socialidade (pós)moderna (Maffesoli) e da sociedade do espetáculo (Debord); ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
Telejornalismo e construção da realidade: análise de reportagens sobre a morte de Osama Bin Laden, sob a perspectiva da Teoria do Imaginário; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
Jornalismo Diferenciado: Análise de matérias que registram a memória da comunidade, veiculadas pelo Grande Jornal Impresso de Imbituba-SC; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
Análise da opinião do jornalista dentro da notícia: estudo de caso do Diário Catarinense; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
Diagnóstico do hábito de leitura dos alunos do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Tubarão, Santa Catarina, em função das indicações das obras pelos professores; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
A imagem e a atuação do jornalista na sociedade, com base no personagem do Lobo Mau na animação infantil Deu a Louca na Chapeuzinho, sob a perspectiva da Teoria do Imaginário; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
de Souza; O poder nas mãos: a construção de significação durante a produção da reportagem televisiva; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
A influência das telenovelas na sociedade analisada sob a óptica da sociedade do espetáculo; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
Superstições: análise da influência da mídia à luz da teoria culturológica na novela Caminho das Índias; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
de Alcântara; Análise do Discurso: o editorial da Revista Gloss; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
A enfoque da Síndrome de Down pela mídia impressa do sul de Santa Catarina; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
A recepção de conteúdos teledramáticos por portadores de Síndrome de Down; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
As formas de comunicação no município de Forquilhinhas (SC); 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
Espiral do Silêncio através de pseudo-eventos oficiais na imprensa escrita de Tubarão-SC; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
O radiojornalismo AM para jovens: estudo de caso do Programa Superfreqüência da Rádio Tubá, Tubarão/SC; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
A humanização no jornalismo impresso em Tubarão/SC: uma análise da editoria economia; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
Análise semiótica da campanha; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
A cobertura da imprensa catacrinense sobre a colônia japonesa no Estado; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
O Programa Hora da Verdade segundo as categorias do Fait-Divers; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
O padrão de beleza estabelecido pelas revistas femininas; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
Revista MTV: uma análise semiótica dos elementos gráficos; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
O jornalista como selecionador de notícias; 2001; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
A cultura do cancelamento nas redes sociais e a atuação de haters: uma discussão da ética da estética contemporânea no imaginário social e jornalístico; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior de SC; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
Estratégias na formação da imagem de candidatos ao Governo do Estado de Santa Catarina no pleito de 2022 em rede social: imaginário, marketing digital e política; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Ecossistema Ânima; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
Imaginário local e a cobertura radiofônica de uma enchente: desafios e potencialidades do jornalismo multimídia em um município no sul de Santa Catarina; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Ecossistema Ânima; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
Imaginário local e a cobertura radiofônica de uma enchente: desafios e potencialidades do jornalismo multimídia em um município no sul de Santa Catarina; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Ecossistema Ânima; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
A cultura do cancelamento nas redes sociais e a atuação de haters: uma discussão da ética da estética contemporânea no imaginário social e jornalístico; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior de SC; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
A cultura do cancelamento nas redes sociais e a atuação de haters: uma discussão da ética da estética contemporânea no imaginário social e jornalístico; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior de SC; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
Estruturas simbólicas da/na prática esportiva: imaginário de atletas de base e rendimento de Tubarão, Santa Catarina; ; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior de SC; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
Estruturas simbólicas da/na prática esportiva: imaginário de atletas de base e rendimento de Tubarão, Santa Catarina; ; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior de SC; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
Estruturas simbólicas da/na prática esportiva: imaginário de atletas de base e rendimento de Tubarão, Santa Catarina; ; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior de SC; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
Domingo na Rua: uma etnografia sobre a experiência estética e o imaginário urbano em Tubarão, Santa Catarina; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
O símbolo da origem: identidade e imaginário nas narrativas de crianças tubaronenses sobre o topônimo Tubarão a partir da imagem de Tuba-Nharô; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Programa Unisul de Iniciação Científica; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
A imagem da descontração: proposição de um canal infanto-juvenil no youTube como prática de motivação pedagógica; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Programa Unisul de Iniciação Científica; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
Imaginário virtual e teoria do Jornalismo: rediscutindo a teoria da espiral do silêncio em função do posicionamento sobre política nas redes sociais; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
Divulgação Científica para Arqueologia - Grupep; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Agência de Tecnológica Unisul; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
Divulgação científica em pesquisas arqueológicas; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Agência de Tecnológica Unisul; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
Jornalismo e Memória: perspectivas da atuação da Unisul TV no Imaginário coletivo e na noção de realidade dos tubaronenses; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
Estilo musical: da identidade à identificação na construção imaginal de jovens protestantes cristãos de Tubarão/SC; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Programa Unisul de Iniciação Científica; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
Transparência x Visibilidade: o espetáculo do jornalismo dominical em uma análise comparativa entre Fantástico da Rede Globo e Domingo Espetacular da Rede Record; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
Imaginário Social pós-moderno: a audiência e a popularidade dos YouTubers como experts em mídia social; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
Geração Curtir-Compartilhar: análise de posicionamento em uma rede social sob a ótica da Sociedade do Espetáculo; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Programa Unisul de Iniciação Científica; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
Uma questão de fé: imaginário religioso protestante cristão sob a perspectiva de pós-modernidade de Michel Maffesoli; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Programa Unisul de Iniciação Científica; Orientador: Heloisa Juncklaus Preis Moraes;
Produções bibliográficas
-
DA COSTA, LUIZA LIENE BRESSAN ; MORAES, HELOISA JUNCKLAUS PREIS ; VOLTOLINI FERNANDES, ANA CAROLINE . Lugares imaginados (e vividos). REVISTA DE LITERATURA, HISTÓRIA E MEMÓRIA , v. 20, p. 1-18, 2025.
-
MORAES, H. J. P. ; TONIN, J. . ADOLESCENTES: EXISTEM? IMAGINÁRIOS DE UMA VIDA EM SUSPENSO(E). LINGUAGEM EM (DIS)CURSO (ONLINE) , v. 25, p. 1-14, 2025.
-
GONÇALVES, ELTON LUIZ ; VIEIRA, SUELLEN CRISTINA ; MORAES, HELOISA JUNCKLAUS PREIS ; BRESSAN JÚNIOR, M´´ÁRIO ABEL . Intimidade e nostalgia na produção de moda íntima. REVISTA FAMECOS (ONLINE) , v. 31, p. e44659-17, 2024.
-
JUNCKLAUS PREIS MORAES, HELOISA ; GONÇALVES, ELTON LUIZ ; BRESSAN DA COSTA, LUIZA LIENE ; ZANELLA, KÊNIA . CURTO-CIRCUITO DO TEMPO LINEAR OU A VIDA REEDITADA: MOBILIZAÇÕES IMAGINAIS NA PROPAGANDA DA NOVA KOMBI. CONTEMPORANEA (UFBA. ONLINE) , v. 22, p. 1-17, 2024.
-
CRISTINA VIEIRA, SUELLEN ; JUNCKLAUS PREIS MORAES, HELOÍSA . Imaginário do contágio. REVISTA D'OBRAS (ONLINE) , v. 38, p. 198-223, 2023.
-
BRESSAN, L. L. ; Koenig, M. ; MORAES, H. J. P. . A interdição do feminino, a presença do mostro e a morte em A Asa esquerda do anjo. DESENREDO , v. 19, p. 305-320, 2023.
-
MORAES, HELOISA JUNCKLAUS PREIS ; AMORIM, PATRÍCIA . Os Símbolos de uma Rivalidade no Futebol: Jornalismo Digital e os Espaços de Identificação e Disputa. REVISTA FSA (FACULDADE SANTO AGOSTINHO) , v. 20, p. 92-112, 2023.
-
MORAES, H. J. P. ; WEISHEIMER, F. . O imaginário como mobilizador da ética da estética da/na infância: o papel do brincar e do faz de conta no desenvolvimento da criatividade e da autonomia. REVISTA MEMORARE , v. 10, p. 61-71, 2023.
-
MORAES, H. J. P. ; BRESSAN, L. L. ; FERNANDES, A.C.V. . LUGAR IMAGINADO: O ?DESLIMITE? DA NOÇÃO DE ESPAÇO EM O MENINO DO CÓRREGO, DE MANOEL DE BARROS. Revista Ecos , v. 35, p. 59-76, 2023.
-
LOURENÇO, MARIA JULIA MUNIZ ; MORAES, HELOISA JUNCKLAUS PREIS . A Ressignificação da Figura do Brechó como Lugar de Memórias. REVISTA FSA (FACULDADE SANTO AGOSTINHO) , v. 19, p. 281-393, 2022.
-
ZANELLA, K. ; MORAES, H. J. P. . A ESTRUTURAÇÃO SIMBÓLICA DAS COLAÇÕES DE GRAU: O IMAGINÁRIO DE CONCLUINTES DE UM INSTITUTO FEDERAL EM CONTEXTO PANDÊMICO. VERBO DE MINAS , v. 23, p. 5-33, 2022.
-
GONÇALVES, E.L. ; MORAES, H. J. P. . Carvoeiros, sim senhor!: A poética da origem que mobiliza o imaginário criciumense. ESFERAS , p. 233-253, 2022.
-
MORAES, H. J. P. ; BRESSAN, L. L. ; DAMAZIO, L. P. . Unicórnios são (sur)reais: imaginação simbolizante e realidade suprassensível disseminadas pelas tecnologias do imaginário. IMAGONAUTAS: Revista Interdisciplinaria Sobre Imaginarios Sociales. , v. 11, p. 23-35, 2022.
-
FERNANDES, ANA CAROLINE ; MORAES, H. J. P. ; BRESSAN, L. L. . A natureza no imaginário ro-mântico através da obra Os sofrimentos do jovem Werther, de Johann Wolfgang von Goethe.. CERRADOS , v. 31, p. 47-58, 2022.
-
BRESSAN JUNIOR, MARIO ABEL ; JUNCKLAUS PREIS MORAES, HELOISA . Arquivo Televisivo: Imaginário, Memória e Laço Social Revisitado. LUMINA (JUIZ DE FORA) , v. 15, p. 31-46, 2021.
-
PREIS MORAES, HELOISA JUNCKLAUS ; BRESSAN, LUIZA LIENE ; FERNANDES, ANA CAROLINE VOLTOLINI . Ficção científica e imagens de eufemização: uma relação entre Arte e Imaginário através do filme Solaris, de Andrei Tarkovski. REVISTA MEMORARE , v. 8, p. 127, 2021.
-
MORAES, H. J. P. ; BRESSAN, L. L. ; FERNANDES, A.C.V. . Espaço reconfigurado: a casa como sala de aula e um novo imaginário emergencial pela pandemia. Educação e Cultura Contemporânea , v. 18, p. 638-653, 2021.
-
MORAES, H. J. P. ; BRESSAN, L. L. ; FERNANDES, A.C.V. . MEMÓRIA E IMAGINAÇÃO NA PRODUÇÃO DE ARTE: RELATOS E OBRAS DO ARTISTA PEDRO CORRÊA, DE TUBARÃO, SANTA CATARINA. CRÍTICA CULTURAL , v. 16, p. 101-109, 2021.
-
DAMAZIO, LUCAS PEREIRA ; MORAES, HELOISA JUNCKLAUS PREIS ; FERNANDES, ANA CAROLINE VOLTOLINI . O Fim da era da Privacidade: Vertentes de uma Sociedade da Vigilância. Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) , v. 18, p. 188-201, 2021.
-
FERNANDES, A.C.V. ; MORAES, H. J. P. ; BRESSAN, L. L. . NO BALANÇO DAS BRUXAS, DE FRANKLIN CASCAES: UM ESTUDO ACERCA DO MAL A PARTIR DE PRESSUPOSTOS DOS ESTUDOS DO IMAGINÁRIO E DA MEMÓRIA. Conexão Letras , v. 16, p. 205-222, 2021.
-
MORAES, H. J. P. ; JORGE, L.C. ; BRESSAN, L. L. ; FERNANDES, A.C.V. . SIMBOLISMO, SEMBLANTES DO TEMPO E TRAJETO ANTROPOLÓGICO EM A INCRÍVEL HISTÓRIA DE ADALINE. CRÍTICA CULTURAL , v. 16, p. 213-223, 2021.
-
MORAES, HELOISA JUNCKLAUS PREIS ; BRESSAN, LUIZA LIENE ; FERNANDES, ANA CAROLINE VOLTOLINI . A Imagem como Sombra do Desejo: Estrutura Mítico-Simbólica em Idosos Asilados. REVISTA FSA (FACULDADE SANTO AGOSTINHO) , v. 17, p. 56-73, 2020.
-
BRESSAN, L. L. ; MORAES, H. J. P. ; BORGHEZAN, P. . A imagem da bruxa em contos infantis: a inveja como elemento mobilizador do imaginário do medo na literatura. REVISTA GARRAFA (PPGL/UFRJ) , v. 18, p. 31-50, 2020.
-
MORAES, H. J. P. ; FERNANDES, A.C.V. . O local e as emoções suscitadas: experiência estética no imaginário urbano de Tubarão, Santa Catarina. ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (ONLINE) , v. 53, p. e16708, 2020.
-
MORAES, H. J. P. ; BRESSAN JUNIOR, M. A. . Imagens (em) reminiscências: diálogos no Dossiê Imaginário e Memória. REVISTA MEMORARE , v. 7, p. 3-7, 2020.
-
MORAES, H. J. P. ; BRESSAN, L. L. ; FERNANDES, A.C.V. . O dinamismo das imagens na obra O Matrimônio do Céu e do Inferno, de William Blake: entre a antítese e a conciliação. CERRADOS , v. 29, p. 234-255, 2020.
-
FERNANDES, A.C.V. ; MORAES, H. J. P. . Educação, artes plásticas e Imaginário ? o AT-9 como proposta metodológica para a compreensão do sensível. Revista Portuguesa de Educação Artística , v. 10, p. 71-82, 2020.
-
MORAES, H. J. P. ; GONÇALVES, E.L. . O HERÓI QUE CRUZOU O CREPÚSCULO DAS ESTRUTURAS ANTROPOLÓGICAS DO IMAGINÁRIO: A RESSIGNIFICAÇÃO SIMBÓLICA DE GUSTAVO KUERTEN. Revlet- Revista Virtual de Letras , v. 12, p. 919-939, 2020.
-
MORAES, H. J. P. ; FERNANDES, A.C.V. ; BRESSAN, L. L. . IMAGEM-PALAVRA/PALAVRA-IMAGEM NO POEMA MENINO DO MATO DE MANOEL DE BARROS: UM ESTUDO SOB O ENFOQUE DO IMAGINÁRIO. Revlet- Revista Virtual de Letras , v. 12, p. 940-956, 2020.
-
MORAES, H. J. P. ; BRESSAN, L. L. ; FURLAN, F. B. . A imagem do Super-Herói na intervenção com crianças hospitalizadas com câncer: Entre a encenação, a imaginação e o imaginário. Revista Iluminuras , v. 20, p. 162-182, 2019.
-
BRESSAN, LUIZA LIENE ; FERNANDES, ANA CAROLINE VOLTOLINI ; MORAES, HELOISA JUNCKLAUS PREIS . Simbologias religiosas e imaginário: reflexões acerca do bestiário dos quatro evangelistas. LETRAS ESCREVE , v. 8, p. 165-178, 2019.
-
MORAES, H. J. P. ; BRESSAN, L. L. ; FERNANDES, A.C.V. . O Diaolim entre os imigrantes italianos: as expressões do mal em uma narrativa literária. GUAVIRA LETRAS , v. 15, p. 293-307, 2019.
-
MORAES, H. J. P. ; BRESSAN JUNIOR, M. A. ; BRESSAN, L. L. . Crônicas de um rio: a paisagem de um imaginário coletivo e imagens de memória. IMAGONAUTAS: Revista Interdisciplinaria Sobre Imaginarios Sociales. , v. 14, p. 128-145, 2019.
-
MORAES, H. J. P. ; AVIZ, E.Q.A. . CIDADE LABIRINTO E ARTICULAÇÕES SIMBÓLICAS DE UM IMAGINÁRIO URBANO: REPRESENTAÇÕES INFANTIS SOBRE IMBITUBA, SANTA CATARINA. Téssera , v. 2, p. 137-155, 2019.
-
BRESSAN, MÁRIO ; MORAES, HELOISA . Televisual Archive: Imaginary, memory and re-visited social bond. International Journal of Film and Media Arts , v. 4, p. 36-47, 2019.
-
MORAES, HELOISA JUNCKLAUS PREIS ; BRESSAN, LUIZA LIENE . Tradição e Ancestralidade à Mesa: Símbolos da Imigração Italiana em uma Narrativa Literária. Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) , v. 15, p. 65-82, 2018.
-
MORAES, H. J. P. ; Koenig, M. . Ética da estética em Lima Barreto: imaginário, espetáculo e carnavalização na crônica 'O morcego'. Revlet- Revista Virtual de Letras , v. 10, p. 411-427, 2018.
-
BRESSAN, L. L. ; MORAES, H. J. P. ; FURLAN, E. ; MORAIS, A.Z. de . Literatura infantil, relações de gênero e imaginário: um estudo sobre a expressão do feminino nos contos de fada. REVISTA MEMORARE , v. 5, p. 3, 2018.
-
MORAES, H. J. P. ; BRESSAN, L. L. ; JORGE, L.C. . Sobre trilhos: a memória revisitada pelo apito do trem - um estudo com as lentes do Imaginário. DESENREDO (PPGL/UPF) , v. 14, p. 160-176, 2018.
-
MORAES, HELOISA JUNCKLAUS PREIS ; DAMAZIO, LUCAS PEREIRA . A estrutura simbólica da marca Red Bull:voando no universo lúdico do energético austríaco. REVISTA UNINTER DE COMUNICAÇÃO , v. 6, p. 3-19, 2018.
-
MORAES, H. J. P. ; DAMAZIO, L. P. ; OSNILDO, R. . As ÁGUAS TURVAS, UMA NARRATIVA SOMBRIA E AS IMAGENS DO PECADO: O PÂNTANO DO JOGO MAGIC: THE GATHERING. Fólio - Revista de Letras , v. 10, p. 1, 2018.
-
MORAES, H. J. P. ; BRESSAN, L. L. ; GONÇALVES, E.L. . O samba que ressignificou o mito: da estética política à contemplação cultural. POLIFONIA: ESTUDOS DA LINGUAGEM , v. 25, p. 253-269, 2018.
-
MORAES, H. J. P. ; DAMAZIO, L. P. ; BRESSAN, L. L. . Entre o profano e o sagrado: ritos, símbolos e mitos na campanha de um time de futebol brasileiro. Estudos em Comunicação , v. 1, p. 1, 2018.
-
MORAES, HELOISA ; BRESSAN, LUIZA ; FERNANDES, ANA CAROLINE ; RODRIGUES, EDUARDO . O IMAGINÁRIO DO SAGRADO A PARTIR DAS ESCULTURAS DO PAREDÃO EM ORLEANS-SC: A ARTE DO SAGRADO E O SAGRADO NA ARTE DE ZÉ DIABO. Entremeios , v. 17, p. 199-217, 2018.
-
MORAES, H. J. P. ; CASTELAN, I. . Cantando a vida no campo: elementos simbólicos de composições musicais. REVISTA MEMORARE , v. 4, p. 120, 2017.
-
MORAES, H. J. P. ; BRESSAN, L. L. ; OSNILDO, R. . O medo no imaginário e o imaginário do medo. REVISTA MEMORARE , v. 4, p. 209, 2017.
-
MORAES, H. J. P. ; BRESSAN, L. L. . A IMAGEM DA SEDUÇÃO: A APPLE COMO SÍMBOLO DO DESEJO INFANTO-JUVENIL CONTEMPORÂNEO. TABULEIRO DE LETRAS , v. 11, p. 54-68, 2017.
-
MORAES, H. J. P. ; BRESSAN, L. L. . APOTEOSE SIMBÓLICA ÀS MARGENS DE UM RIO: O ENREDO DA PORTELA EM 2017 PELA PERSPECTIVA DO IMAGINÁRIO. RIBANCEIRA , v. 10, p. 5-16, 2017.
-
MORAES, H. J. P. . Os youtubers e as relações de identificação e projeção no imaginário infanto-juvenil contemporâneo: discussões a partir da ética da estética. Revista Iluminuras , v. 18, p. 182, 2017.
-
MORAES, HELOISA JUNCKLAUS PREIS ; BRESSAN, LUIZA LIENE . O sistema de fidelidade poética em Clara Nunes: a água como elemento de materialização. SESSÕES DO IMAGINÁRIO (ONLINE) , v. 22, p. 102, 2017.
-
MORAES, H. J. P. ; BRESSAN, LUIZA LIENE . BACIA SEMÂNTICA E O TRAJETO ANTROPOLÓGICO EM UMA NARRATIVA HISTÓRICO-LITERÁRIA SOBRE IMIGRAÇÃO ITALIANA: MARCAS DE ANCESTRALIDADE. REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LITERÁRIOS , v. 15, p. 135-158, 2017.
-
MORAES, H. J. P. ; LUZ, E.M.S. . O LUGAR MÍSTICO DA INTIMIDADE NO IMAGINÁRIO CONTEMPORÂNEO: O PARTO COMO ESPETÁCULO. LINGUAGENS : REVISTA DE LETRAS, ARTES E COMUNICAÇÃO (FURB) , v. 11, p. 452-466, 2017.
-
MORAES, H. J. P. ; JORGE, L.C. . A (im)posição do indígena Xokleng após contato com colonizadores: a potência poética como cena histórica. SCRIPTA UNIANDRADE , v. 15, p. 152-166, 2017.
-
MORAES, H. J. P. ; BRESSAN, L. L. . UM OLHAR À TORRE, À IMENSIDADE DO ESPAÇO E À REVOADA DE ANDORINHAS: um estudo do poema As Andorinhas na Torre sob o enfoque do imaginário. REVISTA INTERDISCIPLINAR EM CULTURA E SOCIEDADE , v. 3, p. 119-130, 2017.
-
MORAES, H. J. P. ; Koenig, M. . A ética da estética na crônica ?não as matem? de Lima Barreto: uma análise da condição da mulher no início do século XX via sociologia compreensiva. Estética , v. n.12, p. 1, 2016.
-
MORAES, H. J. P. ; BRESSAN, L. L. . ENTRE A CONQUISTA E O REPOUSO: O ELEMENTO TERRA COMO IMAGINAÇÃO POÉTICA. Folio (Online): revista de letras , v. 8, p. 477-495, 2016.
-
MORAES, H. J. P. ; BRESSAN, L. L. . IMAGINÁRIO E RELIGIOSIDADE NA OBRA ?OPERÁRIOS DE PRIMEIRA HORA? DE. REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS , v. 2, p. 42-58, 2016.
-
MORAES, H. J. P. ; JORGE, L.C. . O s dispositivos simbólicos utilizados para a reafirmação da condição indígena: uma análise sob a ótica do Regime Noturno da Imagem. Identidade! , v. 21, p. 110-121, 2016.
-
MORAES, H. J. P. . O REGIME DIURNO DA IMAGEM: REDE SOCIAL E A ANTÍTESE VIDA E MORTE. Artefactum (Rio de Janeiro) , v. 13, p. 2, 2016.
-
MORAES, H. J. P. ; Koenig, M. ; KAULING, G. ; BITTENCOURT, D. ; CADORIN, F. . MEU PEDACINHO DE CHÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE IMAGINÁRIO SOCIAL NA CHAMADA DE ABERTURA DA NOVELA DA REDE GLOBO. Sessões do Imaginário (Online) , v. 35, p. 54, 2016.
-
MORAES, H. J. P. ; MAXIMO, W. C. . Recorrências e convergências do imaginário: o dilúvio mítico como matriz imaginal de identidade local após uma enchente. Cadernos de Comunicação da UFSM , v. 20, p. 180, 2016.
-
MORAES, H. J. P. ; LUZ, E.M.S. . ESPETACULARIZAÇÃO E MORTE NAS REDES SOCIAIS. CRIAR EDUCAÇÃO ¿ Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação ¿ UNESC , v. 1, p. 1, 2016.
-
MORAES, H. J. P. ; JORGE, L.C. . O MITO XOKLENG E O IMAGINÁRIO DO MEDO COMO MEMÓRIA E LINGUAGEM DOS DESCENTES DE COLONIZADORES DO ALTO VALE DO ITAJAÍ - SC. BOITATÁ , v. 22, p. 118-131, 2016.
-
MORAES, H. J. P. ; BRESSAN JUNIOR, M. A. . Revelação: classificação das personagens e imaginário no suspense da trama A favorita. Crítica Cultural , v. 10, p. 71-86, 2015.
-
MORAES, H. J. P. ; MAXIMO, W. C. ; BRESSAN, L. L. ; JORGE, L.C. ; KAULING, G. . ENTRE OS FIOS QUE TECEM A PENEIRA D?ÁGUA: UMA LEITURA DO POEMA DE MANUEL DE BARROS POR MEIO DO ENFOQUE DO IMAGINÁRIO, SOB A PERSPECTIVA DO REGIME DIURNO DA IMAGEM. RevLet: Revista Virtual de Letras , v. 2015, p. 202-218, 2015.
-
MORAES, H. J. P. ; JORGE, L.C. . A PREGNÂNCIA SIMBÓLICA DE UM ESTEREÓTIPO: AS NARRATIVAS TECIDAS PELOS DESCENDENTES DOS COLONIZADORES ACERCA DOS XOKLENG NO MUNICÍPIO DE POUSO REDONDO ? SC. Sociopoética (Online) , v. 1, p. 3-26, 2015.
-
MORAES, H. J. P. ; KAULING, G. . Identidade, identificação e imaginário: O exemplo de Du E-Holic-O Chapeleiro. Revista Memorare , v. 2, p. 3-17, 2015.
-
MORAES, H. J. P. . Informação e espetáculo: análise dos gêneros jornalísticos exibidosno programa Fantástico. Vozes e Diálogo , v. 11, p. 42-54, 2012.
-
MORAES, H. J. P. ; LUCA JR., J.P. . Comunicação, linguagem e representações sociais: análise do gênero jornalístico televisivo. Estudos em Jornalismo e Mídia (UFSC) , v. 10, p. 36, 2012.
-
MORAES, H. J. P. . Inteligência Coletiva: o ciberespaço como retrato da sociedade ou uma discussão da ética da estética. Revista FAMECOS (Online) , v. 18, p. 542-556, 2011.
-
MORAES, H. J. P. ; SA, J. B. . Mídia e Educação: reflexões, relatos e atuações. Revista Querubim , v. 14, p. 19, 2011.
-
MORAES, H. J. P. . Sociedade do Espetáculo de Guy Debord e Teoria do Medalhão de Machado de Assis: um ensaio sobre aproximações possíveis. REVISTA PLURAL , v. 004, p. 02, 2010.
-
MORAES, H. J. P. . Ética e Moral da Técnica: uma análise teórica da venda de trabalhos acadêmicos na Internet. Cadernos da Escola de Comunicação (Unibrasil) , v. 1, p. 44-50, 2010.
-
MORAES, H. J. P. ; ALVES, E. Q. . O jornalista Lobo Mau em Deu a Louca na Chapeuzinho: um olhar sob a perspectiva do Imaginário. SESSÕES DO IMAGINÁRIO (ONLINE) , v. n.24, p. 28-39, 2010.
-
MORAES, H. J. P. . Processos de significação e produção de sentido na pós-modernidade: um olhar para o ciberespaço. Plural: revista do programa de pos-graduacao em sociologia , v. 003, p. 01-11, 2009.
-
MORAES, H. J. P. . Meios de comunicação e persuasão: a cobertura da doença de Ana Maria Braga. Ecos Revista , Pelotas, v. 6, p. 31-42, 2002.
-
MORAES, H. J. P. . Quem sou eu? A constituição da identidade diante da fragmentação do mundo virtual. Palavra (Tubarão) , Tubarão, v. 1, p. 103-113, 2002.
-
MORAES, H. J. P. . O feedback possível: a relação do jornal impresso com o on-line - as sugestões dos leitores. REVISTA FAMECOS (IMPRESSO) , Porto Alegre, v. 01, n.n. 18, p. 0001, 2002.
-
MORAES, H. J. P. . O comunicar pós-moderno. Episteme (Tubarão) , Tubarão, v. 8, p. 0001, 2000.
-
MORAES, H. J. P. . A influência da televisão na sustentação e criação de valores e padrões comportamentais em alunos de 2º grau. Episteme (Tubarão) , Tubarão, v. 4/5, p. 121-143, 1998.
-
MORAES, H. J. P. . Dicionário Michel Maffesoli. 1. ed. Porto Alegre: Sulina, 2024. v. 1. 280p .
-
SILVA, J.M. (Org.) ; MORAES, H. J. P. (Org.) ; Larangeira, A.N. (Org.) ; MUSSE, C. F. (Org.) ; BRESSAN JUNIOR, M. A. (Org.) ; GOMES, D.C.A. (Org.) ; RIBEIRO, Renata R. (Org.) ; JORON, P. (Org.) . Dicionário Michel Maffesoli. 1. ed. Porto Alegre: Sulina, 2024. v. 1. 280p .
-
Larangeira, A.N. (Org.) ; SILVA, J.M. (Org.) ; MARTINS, M.L. (Org.) ; JORON, P. (Org.) ; MORAES, HELOISA (Org.) ; BRESSAN JUNIOR, M. A. (Org.) . Pandemia e (des)informação: mídia, imaginário e memória. 1. ed. Porto Alegre: Sulina, 2023. v. 1. 312p .
-
LINS, E. S. (Org.) ; MORAES, H. J. P. (Org.) . Trilhas do imaginário: (re)visitando espaços e memórias. 1. ed. João Pessoa: Editora da UFPB, 2020. 436p .
-
LINS, E. S. (Org.) ; MORAES, H. J. P. (Org.) . Mídia, Cotidiano e Imaginário. 1. ed. João Pessoa: Editora da UFPB, 2019. v. 1. 177p .
-
MORAES, H. J. P. . A descoberta e a vivência do virtual: experiências infantis. 1. ed. Florianópolis: DIOESC, 2012. v. 1. 196p .
-
GOMES, D.C.A. ; MORAES, HELOISA ; RIBEIRO, Renata R. . O imaginário das covas: pandemia, desinformação e a saturação do cotidiano midiático. In: Álvaro Nunes Larangeira; Juremir Machado da Silva; Moisés de Lemos Martins; Philippe Joron; Heloisa Juncklaus Preis Moraes; Mário Abel Bressan Júnior. (Org.). Imaginário e (des)informação: mídia, imaginário e memória. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2023, v. 1, p. 187-203.
-
LINS, E. S. ; MORAES, H. J. P. ; SILVA, L.V.L. . MÍDIAS DIGITAIS, PESQUISA E FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO. In: Cristiane Borges Angelo; Francisca Alexandre de Lima; Gislaine de Nóbrega Chaves; Maria do Socorro Xavier Batista. (Org.). Educação do Campo e formação docente : desafios e Perspectivas. 1ed.João Pessoa: Deck, 2023, v. 1, p. 166-183.
-
MORAES, H. J. P. ; BRESSAN, L. L. ; FERNANDES, A.C.V. . O Imaginário da morte em tempos de pandemia: entre invisíveis e o espetáculo nas redes sociais. In: Daniel H. Cabrera; María Laura Lesta. (Org.). Imaginarios Tecnológicos. 1ed.Puebla-México; Cali-Colômbia: UNIVERSIDAD POPULAR AUTÓNOMA DEL ESTADO DE PUEBLA E UNIVERSIDAD SANTIAGO DE CALI EDITORIAL, 2023, v. , p. 62-73.
-
MORAES, H. J. P. . A forma (conectada) de estar no mundo: ética da estética da/na pandemia e a (re)equilibração do imaginário. In: Mário de Faria Carvalho; Daniela Nery Bracchi; André Luiz dos S. Paiva. (Org.). Estéticas dissidentes e educação. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2022, v. 1, p. 135-150.
-
GONÇALVES, E.L. ; MORAES, H. J. P. . Memória e Identidade Cultural na Historiografia Catarinense: Cadê o Barriga Verde?. In: A N D R E A A R A V E N A R E Y E S; J O S A F A T M O R A L E S R U B I O; C R I S T I N A O E H M I C H E N B A Z Á N. (Org.). Imaginarios Sociales e Identidades. 1ed.Veracruz: Red Iberoamericana de Academias de Investigación, A.C, 2021, v. , p. 266-304.
-
MORAES, H. J. P. ; BRESSAN, L. L. ; FERNANDES, A.C.V. . Foto-grafia: registros de um ambiente como imagem de pertencimento e memória afetiva ? o pátio interno da Unisul, Tubarão/SC. In: Eunice Simões Lins; Heloisa Juncklaus Preis Moraes. (Org.). Trilhas do imaginário: (re)visitando espaços e memórias. 1ed.João Pessoa: Editora da UFPB, 2020, v. , p. 9-38.
-
DAMAZIO, L. P. ; BRESSAN, L. L. ; MORAES, H. J. P. . A casa do Bilbo Bolseiro: um olhar à intimidade do espaço, outras conquistas e o retorno na obra O Hobbit. In: Eunice Simões Lins; Heloisa Juncklaus Preis Moraes. (Org.). Trilhas do imaginário: (re)visitando espaços e memórias. 1ed.João Pessoa: Editora da UFPB, 2020, v. , p. 165-180.
-
MORAES, H. J. P. ; BRESSAN, L. L. ; FERNANDES, A.C.V. . RITUAIS DE PARTIDA: a morte como símbolo de passagem e os campos santos no contexto da imigração italiana no sul de Santa Catarina. In: Amanda Basilio Santos; José Paulo Siefert Brahm. (Org.). Morte e simbolismo na cultura ocidental. 1ed.Pelotas: BasiBooks, 2019, v. , p. 111-129.
-
MORAES, H. J. P. . O imaginário no cotidiano: a imagem como potência do laço social. In: Eunice Simões Lins; Heloisa Juncklaus Preis Moraes. (Org.). Mídia, Cotidiano e Imaginário. 1ed.João Pessoa: UFPB, 2019, v. 1, p. 97-102.
-
MORAES, H. J. P. ; BRESSAN, L. L. . Conversa fiada: tecendo a ambiência social e informativa pelas redes sociais. In: Eunice Simões Lins; Heloisa Juncklaus Preis Moraes. (Org.). Mídia, Cotidiano e Imaginário. 1ed.João Pessoa: UFPB, 2019, v. 1, p. 103-114.
-
MORAES, H. J. P. ; BRESSAN, L. L. . A terra prometida: do núcleo mitêmico à estesia. In: Denize Araujo; Ana Taís M. P. Barros; Malena Contrera; Rose de Melo Rocha. (Org.). IMAG(EM)INÁRIO Imagens e imaginário na Comunicação. 1ed.Porto Alegre: Imaginalis, 2018, v. 1, p. 364-383.
-
MORAES, H. J. P. . Wilbur Scharamm (1907-1987). In: Leonel Aguiar; Adriana Barsotti. (Org.). Clássicos da Comunicação - Os téoricos: de Peirce a Canclini. 1ed.Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2017, v. , p. 148-161.
-
MORAES, H. J. P. . Sob a perspectiva do Imaginário: os mitos como categoria de estudos da cultura e da mídia. In: Giovanna G. Benedetto; Nádia Régia Maffi Neckel; Solange Maria Leda Gallo. (Org.). Análise do Discursoem Rede: cultura e mídia. 1ed.Campinas: Pontes, 2016, v. 2, p. 137-152.
-
FARIAS, D. S. E. ; MORAES, H. J. P. ; SA, J. B. . A simbologia cultural material dos grupos Xokleng na encosta de Santa Catarina. In: DEISI S. ELOY DE FARIAS; GIOVANNA B. FLORES; NÁDIA R. MAFFI NECKEL. (Org.). Discurso, Cultura e Mídia: registros e discussões. 1ed.Palhoça: editora da Unisul, 2012, v. , p. 235-256.
-
MORAES, H. J. P. ; Koenig, M. . Um pré-pós-moderno? A ética da estética em Lima Barreto. In: DEISI S. ELOY DE FARIAS; GIOVANNA B. FLORES; NÁDIA R. MAFFI NECKEL. (Org.). Discurso, cultura e mídia: registros e discussões. 1ed.Palhoça: Editora da Unisul, 2012, v. 1, p. 257-275.
-
MORAES, H. J. P. ; JORGE, L.C. . Os dispositivos simbólicos utilizados para a reafirmação da condição indígena: uma análise sob a ótica do Regime Noturno da Imagem. In: II Congresso Ibero-americano de Humanidades, Ciências e Educação, 2016, Criciúma. Revista Criar Educação. Criciúma: Ediunesc, 2016. v. 2.
-
MORAES, H. J. P. ; LUZ, E.M.S. . Imaginário virtualizado: espetáculo e visibilidade da morte em rede social. In: II Congresso Ibero-americano de Humanidades, Ciências e Educação, 2016, Criciúma. Revista Criar Educação. Criciúma: Ediunesc, 2016. v. 2.
-
MORAES, H. J. P. ; BRESSAN, L. L. . O imaginário religioso na obra 'Operários de Primeira Hora' de Valdemar Mazzurana sob a perspectiva do Regime Noturno das imagens. In: II Congresso Ibero-americano de Humanidades, Ciências e Educação, 2016, Criciúma. Revista Criar Educação. Criciúma: Ediunesc, 2016. v. 2.
-
MORAES, H. J. P. ; MAXIMO, W. C. . O dilúvio mítico e o mito da grande enchente de Tubarão (1974): recorrências e convergências no imaginário. In: II Congresso Ibero-americano de Humanidades, Ciências e Educação, 2016, Criciúma. Revista Criar Educação. Criciúma: Ediunesc, 2016. v. 2.
-
MORAES, H. J. P. ; DAMAZIO, L. P. . AS APROXIMAÇÕES ENTRE O JOGO MAGIC: THE GATHERING E A HERMENÊUTICA POÉTICA DO IMAGINÁRIO DE GASTON BACHELARD:ESTUDO SOBRE O ELEMENTO ÁGUA E A IMAGINAÇÃO MATERIAL.. In: III Seminário Internacional Língua, Literatura e Processos Culturais, 2016, Caxias do Sul. ANAIS DO III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LÍNGUA, LITERATURA E PROCESOS CULTURAIS. Caxias do Sul, 2016. v. 2. p. 828.
-
MORAES, H. J. P. ; BRESSAN, L. L. . ENTRE A INTIMIDADE E A LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA: UM ESTUDO SOBRE O FEMININO EM UMA NARRATIVA SOBRE IMIGRANTES ITALIANOS A PARTIR DO REGIME NOTURNO DAS IMAGENS. In: III Seminário Internacional Língua, Literatura e Processos Culturais, 2016, Caxias do Sul. ANAIS DO III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LÍNGUA, LITERATURA E PROCESOS CULTURAIS. Caxias do Sul: UCS, 2016. v. 3. p. 1188.
-
MORAES, H. J. P. ; LUZ, E.M.S. . O lugar místico da intimidade no imaginário contemporâneo: o parto como espetáculo. In: II Congresso Internacional do CRI2i (Centre de Recherches Internationales sur l'Imaginaire), 2015, Porto Alegre. A teoria geral do imaginário 50 anos depois: conceitos, noções, metáforas. Porto Alegre: Imaginalis, 2015.
-
MORAES, H. J. P. ; MAXIMO, W. C. ; BRESSAN, L. L. . Entre os fios que tecem a peneira d'água: uma leitura so imaginário por meio do Regime Diurno da Imagem. In: II Congresso Internacional do CRI2i (Centre de Recherches Internationales sur l'Imaginaire), 2015, Porto Alegre. A teoria geral do imaginário 50 anos depois: conceitos, noções, metáforas. Porto Alegre: Imaginalis, 2015.
-
MORAES, H. J. P. ; Koenig, M. ; MAXIMO, W. C. ; FORMENTIN, C.N . RACISMO NO FUTEBOL: A ÉTICA DA ESTÉTICA DA COMUNICAÇÃO PRESENTE EM TRÊS NOTÍCIAS SOBRE O ASSUNTO. In: Congresso Ibero-americano de Humanidades, Ciências e Educação: perspectivas contemporâneas, 2014, Criciúma. Anais do Congresso Iberoamericano de Humanidades, 2014.
-
MORAES, H. J. P. ; BRESSAN, L. L. . OPERÁRIOS DA PRIMEIRA HORA: UM ESTUDO SOBRE O IMAGINÁRIO NA CORRENTE MIGRATÓRIA ITALIANA DO SUL DE SANTA CATARINA. In: Congresso Ibero-americano de Humanidades, Ciências e Educação: perspectivas contemporâneas, 2014, Criciúma. Anais do Congresso Iberoamericano de Humanidades, 2014.
-
MORAES, H. J. P. ; SA, J. B. . Mídia e Educação: reflexões, relatos e atuações. In: III SIMFOP - Simpósio de Formação de Professores, 2011, Tubarão. Anais do III Simfop, 2011.
-
MORAES, H. J. P. . INFORMAÇÃO E ESPETÁCULO: ANÁLISE DOS GÊNEROS JORNALÍSTICOS EXIBIDOS NO PROGRAMA FANTÁSTICO (REDE GLOBO). In: VI Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2011, Natal - RN. Caderno de Anais do VI SIGET, 2011.
-
MORAES, H. J. P. . Comunicação, linguagem e representações sociais: análise do gênero jornalístico televisivo. In: VI Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2011, Natal - RN. Caderno de Anais do VI Siget, 2011.
-
MORAES, H. J. P. ; JORGE, L.C. . O desenho animado Doki e os efeitos de sentido sobre cidadania: uma análise a partir das categorias de Gillermo Orozco. In: IV Seminário Educação, Cultura e Sociedade e I seminário Internacional : Equidade e Coesão Social no Ensino Superior, 2011, Tubarão. Anais do Evento. Tubarão, 2011. v. 1. p. 187-198.
-
MORAES, H. J. P. . A descoberta e a vivência do virtual por crianças de baixa renda: a esperança da comunicação. In: III Congresso Internacional Cotidiano - Diálogos sobre Diálogos, 2010, Niterói-RJ. III Congresso Internacional Cotidiano - Diálogos sobre Diálogos, 2010.
-
MAXIMO, W. C. ; MORAES, H. J. P. . TUBARÃO E A ?GRANDE? ENCHENTE DE 74: O PAPEL DO RÁDIO NA FORMA(TA)ÇÃO DO IMAGINÁRIO DE UMA COMUNIDADE LOCAL IMAGINADA.. In: Congresso Ibero-americano de Humanidades, Ciências e Educação: perspectivas contemporâneas, 2014. anais do congresso iberoamericano de humanidades, 2014.
-
MORAES, H. J. P. . Mobilidade tecnológica e prevalência de imagens: imaginário virtualizado em jovens e crianças. In: VII Simpósio sobre Formação de Professores, 2015, Simfop. Anais do VII Simfop, 2015.
-
MORAES, H. J. P. ; SA, J. B. . Narrativa atualizada no Mundo do Sítio: sedução ao imaginário infantil. In: XII Seminário Internacional de Comunicação, 2013, Porto Alegre. Imaginário em Rede: comunicação, memória e tecnologia. Porto Alegre: PUCRS, 2013.
-
MORAES, H. J. P. ; MAXIMO, W. C. . RE(DISCUTINDO) CRITÉRIOS DE NOTICIABILIDADE NO JORNALISMO CIENTIFICO. In: XII Seminário Internacional de Comunicação, 2013, Porto Alegre. Imaginário em Rede: comunicação, memória e tecnologia. Porto Alegre: PUCRS, 2013.
-
MORAES, H. J. P. ; SA, J. B. . Memória, arte e mídia: o imaginário em traços e compassos. In: V SIMFOP, 2013, Tubarão. Anais do V SIMFOP, 2013.
-
MORAES, H. J. P. ; SA, J. B. ; FARIAS, D. S. E. . História oral: imagens e narrativas. In: V SIMFOP, 2013, Tubarão. Anais do V SIMFOP, 2013.
-
VALENTIN, A. F. ; MORAES, H. J. P. . SIGNIFICADOS CULTURAIS NO CONSUMO DA CÓPIA NA MODA. In: Seminário Internacional de Pesquisa: Consumo, 2013, São Paulo. Seminário Internacional de Pesquisa: Consumo. São Paulo, 2013. v. 2.
-
MORAES, H. J. P. ; JORGE, L.C. ; LUCA JR., J.P. ; Koenig, M. ; VALENTIN, A. F. ; BRESSAN JUNIOR, M. A. . Mídia e Conhecimento: perspectivas sobre a formação do Imaginário Social. In: IV Simpósio sobre formação de professores, 2012, Tubarão. Anais do III Simpósio sobre Formação de Professores - SIMFOP. Tubarão: Editora Unisul, 2012. v. 4. p. 28-28.
-
MORAES, H. J. P. . Rede social mirim: Mundo do Sítio como uma tecnologia de sedução ao Imaginário Infantil. In: IV Simpósio de Formação de Professores, 2012, Tubarão. Anais do III Simpósio sobre Formação de Professores - SIMFOP. Tubarão: Editora Unisul, 2012. v. 4. p. 49-49.
-
MORAES, H. J. P. . Imaginário e Tecnologias da sedução: perspectiva teórica em investigações de linguagem e cultura. In: 1o. Seminário Nacional Discurso, Cultura e Mídia e 1a. Jornada de Pesquisas em Curso, 2012, Palhoça. Resumos do 1o. Seminário nacional Discurso, Cultura e Mídia, 2012.
-
Koenig, M. ; MORAES, H. J. P. . Lima Barreto, um pós-moderno? O imaginário social brasileiro na ética da estética do autor. In: 1o. Seminário Nacional Discurso, Cultura e Mídia e 1a. Jornada de Pesquisas em Curso, 2012, Palhoça. Resumos do 1o. Seminário nacional Discurso, Cultura e Mídia, 2012.
-
MORAES, H. J. P. ; SA, J. B. . Mídia e Educação: reflexões, relatos e atuações. In: III Simfop - Simpósio de Formação de Professores, 2011, Tubarão. Caderno de Resumos, 2011.
-
MORAES, H. J. P. ; JORGE, L.C. . OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE COMO TÉCNICA: CONTRIBUIÇÕES METODOLÓGICAS PARA A PESQUISA SOCIAL EM EDUCAÇÃO. In: Congresso Internacional de Educação da Unibave, 2011, Orleans. Anais do VI Congresso Internacional de Comunicação da Unibave, 2011.
-
MORAES, H. J. P. . A teoria do medalhão, de Machado de Assis, revisitada pelo espetáculo de Debord: ?personalidade da mídia? enquanto status de profissão. In: XI Seminário Internacional de Comunicação, 2011, Porto Alegre. Caderno de Resumos do XI Seminário internacional de Comunicação. Porto Alegre: Edipucrs, 2011.
-
MORAES, H. J. P. . Ambiente escolar e conteúdos virtuais: da descoberta à vivência. In: VII Seminário Internacional da Comunicação, 2003, Porto Alegre. VII Seminário Internacional da Comunicação, 2003.
-
MORAES, H. J. P. ; FERNANDES, A.C.V. ; GODOY, B. T. . DE HERMES A HÉSTIA: EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E PARTILHADA NO IMAGINÁRIO URBANO DE TUBARÃO, SANTA CATARINA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORAES, H. J. P. . Imaginário infanto-juvenil contemporâneo: a mitologização dos youtubers. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MORAES, HELOISA JUNCKLAUS PREIS ; BRESSAN, L. L. ; LUCAS, A.P.M. . O (não) pertencimento simbólico: um rio, identidade local e preservação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORAES, H. J. P. ; JORGE, L.C. ; LUCAS, A.P.M. . EXPRESSÕES E PROCESSOS SIMBÓLICOS: CACIQUE TUBA-NHARÔ TRANSORMADO EM HERÓI. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORAES, H. J. P. ; BRESSAN, L. L. ; FERNANDES, A.C.V. . O IMAGINÁRIO DO SAGRADO: QUANDO A CRENÇA SE IMORTALIZA NA OBRA DE ARTE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORAES, H. J. P. ; BRESSAN, L. L. . EM BUSCA DA TERRA PROMETIDA: UM ESTUDO DO MITO A PARTIR DA NARRATIVA ?OPERÁRIOS DE PRIMEIRA HORA? DE VALDEMAR MAZZURANA SOBRE A IMIGRAÇÃO ITALIANA NO SUL DE SANTA CATARINA- BRASIL.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORAES, H. J. P. . Imaginário e Cultura: Pesquisas do cotidiano. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MAXIMO, W. C. ; MORAES, H. J. P. . Tubarão, 1974: Imaginário de um rio presente, sereno e voraz. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRESSAN, L. L. ; MORAES, H. J. P. . As andorinhas da Torre: um voo por meio do imaginário, do ar e dos sonhos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORAES, H. J. P. ; JORGE, L.C. . Os dispositivos simbólicos utilizados para a reafirmação da condição indígena: uma análise sob a ótica do Regime Noturno da Imagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORAES, H. J. P. ; LUZ, E.M.S. . Imaginário virtualizado: espetáculo e visibilidade da morte em rede social. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORAES, H. J. P. ; BRESSAN, L. L. . O imaginário religioso na obra 'Operários de Primeira Hora' de Valdemar Mazzurana sob a perspectiva do Regime Noturno das imagens. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORAES, H. J. P. ; MAXIMO, W. C. . O dilúvio mítico e o mito da grande enchente de Tubarão (1974): recorrências e convergências no imaginário. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORAES, H. J. P. ; BRESSAN, L. L. . 'Entre a intimidade e a luta pela sobrevivência: um estudo sobre o feminino em uma narrativa sobre imigrantes italianos a partir do Regime Noturno das Imagens'.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORAES, H. J. P. ; DAMAZIO, L. P. . AS APROXIMAÇÕES ENTRE O JOGO MAGIC: THE GATHERING E A HERMENÊUTICA POÉTICA DO IMAGINÁRIO DE GASTON BACHELARD: ESTUDO SOBRE O ELEMENTO ÁGUA E A IMAGINAÇÃO MATERIAL.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MORAES, H. J. P. . Mobilidade Tecnológica e prevalência de imagens: imaginário virtualizado em jovens e crianças. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORAES, H. J. P. ; LUZ, E.M.S. . O lugar místico da intimidade no imaginário contemporâneo: o parto como espetáculo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MORAES, H. J. P. ; MAXIMO, W. C. ; BRESSAN, L. L. . Emtre os fios que tecem a peneira d'água: uma leitura do imaginário por meio do Regime Diurno da Imagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MORAES, H. J. P. ; MAXIMO, W. C. ; Koenig, M. . A ética da estética da comunicação: diálogo em torno da socialidade nos meios de comunicação contemporâneos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORAES, H. J. P. ; MAXIMO, W. C. ; CADORIN, F. . Perspectivas sobre o imaginário coletivo na campanha Somos um só (Rede Globo): a construção social da noção de tempo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORAES, H. J. P. ; MAXIMO, W. C. ; Koenig, M. ; CADORIN, F. . Somos um só: vínculo e pertencimento como estratégia de sedução para o imaginário social. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORAES, H. J. P. ; Koenig, M. ; CADORIN, F. ; KAULING, G. ; BITTENCOURT, D. ; ALVES, E. Q. . Atualização da narrativa em Meu pedacinho de chão (Rede Globo): considerações sobre o imaginário social. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORAES, H. J. P. ; SA, J. B. . Narrativa atualizada no Mundo do Sítio: sedução ao imaginário infantil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORAES, H. J. P. ; MAXIMO, W. C. . RE(DISCUTINDO) CRITÉRIOS DE NOTICIABILIDADE NO JORNALISMO CIENTIFICO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORAES, H. J. P. . Rede social mirim: Mundo do Sítio como uma tecnologia de sedução ao Imaginário Infantil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORAES, H. J. P. ; JORGE, L.C. ; LUCA JR., J.P. ; Koenig, M. ; VALENTIN, A. F. ; BRESSAN JUNIOR, M. A. . Mídia e conhecimento: perspectivas sobre a formação do Imaginário Social. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MORAES, H. J. P. . Imaginário e Tecnologias da sedução: perspectiva teórica em investigações de linguagem e cultura. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Koenig, M. ; MORAES, H. J. P. . Lima Barreto, um pós-moderno? O imaginário social brasileiro na ética da estética do autor. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
JORGE, L.C. ; MORAES, H. J. P. . Imaginário infantil e memória: o lugar da cidadania na recepção do desenho animado doki. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORAES, H. J. P. ; JORGE, L.C. . A nova biblioteca do visconde: tecnologias de sedução à memória cultural e literária. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORAES, H. J. P. ; JORGE, L.C. . TECNOLOGIAS DO IMAGINÁRIO COMO DISPOSITIVOS DE SEDUÇÃO: UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO NA PÓS-MODERNIDADE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORAES, H. J. P. ; SA, J. B. . Mídia e Educação: reflexões, relatos e atuações. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MORAES, H. J. P. ; JORGE, L.C. . OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE COMO TÉCNICA: CONTRIBUIÇÕES METODOLÓGICAS PARA A PESQUISA SOCIAL EM EDUCAÇÃO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORAES, H. J. P. ; LUCA JR., J.P. . Comunicação, linguagem e representações sociais: análise do gênero jornalístico televisivo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MORAES, H. J. P. . INFORMAÇÃO E ESPETÁCULO: ANÁLISE DOS GÊNEROS JORNALÍSTICOS EXIBIDOS NO PROGRAMA FANTÁSTICO (REDE GLOBO). 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MORAES, H. J. P. . A teoria do medalhão, de Machado de Assis, revisitada pelo espetáculo de Debord: ?personalidade da mídia? enquanto status de profissão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MORAES, H. J. P. . A descoberta e a vivência do virtual por crianças de baixa renda: a esperança da comunicaçào. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MORAES, H. J. P. . Prefácio. Florianópolis, 2021. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
MORAES, H. J. P. . Prefácio, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
MORAES, H. J. P. ; TONIN, J. . Especial I - Dossiê Imaginário e Cotidiano, Revista Memorare 2017 (Organização de Dossiê).
-
MORAES, H. J. P. ; TONIN, J. . Especial II - Dossiê Imaginário e Cotidiano, Revista Memorare 2017 (Organização de Dossiê).
-
MORAES, H. J. P. ; TONIN, J. . Especial I - Dossiê Imaginário e Cotidiano, Revista Memorare 2017 (Editorial).
-
MORAES, H. J. P. ; TONIN, J. . Especial II - Dossiê Imaginário e Cotidiano, Revista Memorare 2017 (Editorial).
Outras produções
MORAES, H. J. P. . Parecerista do GT Processos Comunciacionais, Infâncias e Juventudes da Compós. 2024.
MORAES, H. J. P. . Parecer de artigos Revista Memorare. 2024.
MORAES, H. J. P. . Parecer de texto Revista Investigações (UFPE). 2024.
MORAES, H. J. P. . Comissão julgadora do PRÊMIO ADJORI/SC DE JORNALISMO - na categoria Editorial. 2024.
MORAES, H. J. P. . Parecerista do GT Processos Comunciacionais, Infâncias e Juventudes da Compós. 2023.
MORAES, H. J. P. . Revista Mídia e Cotidiano. 2023.
MORAES, H. J. P. . comissão julgadora do PRÊMIO ADJORI/SC DE JORNALISMO - na categoria Editorial. 2023.
MORAES, H. J. P. . Parecerista do GP Comunicação, Imagem e Imaginários da INTERCOM. 2022.
MORAES, H. J. P. . comissão julgadora do PRÊMIO ADJORI/SC DE JORNALISMO - na categoria Editorial. 2022.
MORAES, H. J. P. . comissão julgadora do PRÊMIO ADJORI/SC DE JORNALISMO - na categoria Editorial. 2021.
MORAES, H. J. P. . Revista Estudos de Jornalismo e Mídia - UFSC. 2016.
MORAES, H. J. P. . Cadernos de Comunicação da UFSM. 2016.
MORAES, H. J. P. . Revista da Famecos. 2016.
MORAES, H. J. P. . Recortes do Cotidiano. 2022.
MORAES, H. J. P. . Recortes do Cotidiano. 2021.
MORAES, H. J. P. . Mídias sociais como ferramenta de aprendizagem. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MORAES, H. J. P. . A imagem da descontração: canais infanto-juvenis como ferramenta de inovação na educação. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MORAES, H. J. P. . Geração z. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MORAES, H. J. P. . Ciência e Pesquisa. 2013.
MORAES, H. J. P. . Web instiga crianças de baixa renda. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MORAES, H. J. P. . Grupo de Pesquisas do Imaginário e Cotidiano. 2018; Tema: Pesquisas do Imaginário e Cotidiano. (Rede social).
MORAES, H. J. P. . Grupo de Pesquisas do Imaginário e Cotidiano. 2017; Tema: Grupo de Pesquisas do Imaginário e Cotidiano. (Site).
MORAES, H. J. P. ; BRESSAN, L. L. ; JORGE, L.C. ; GONÇALVES, E.L. ; DAMAZIO, L. P. . Grupo de Pesquisas do Imaginário e Cotidiano. 2016; Tema: Grupo de Pesquisas do Imaginário e Cotidiano. (Rede social).
MORAES, H. J. P. . Conceitos em Jornalismo 2016-1. 2016; Tema: Conceitos em Jornalismo. (Rede social).
MORAES, H. J. P. . Revista Memorare. 2025. (Editoração/Periódico).
MORAES, H. J. P. . Organização dossiê 25 anos PPGCL. 2025. (Comissão Científica).
MORAES, H. J. P. . Revista Memorare. 2024. (Editoração/Periódico).
MORAES, H. J. P. . Parecerista do GT Processos Comunciacionais, Infâncias e Juventudes da Compós. 2024. (Comissão Científica).
MORAES, H. J. P. . Revista Memorare. 2023. (Editoração/Periódico).
MORAES, HELOISA JUNCKLAUS PREIS . Parecerista do GT Processos Comunciacionais, Infâncias e Juventudes. 2023. (Comissão Científica).
MORAES, H. J. P. . Revista Mídia e Cotidiano. 2023. (Comissão Científica).
MORAES, H. J. P. . Relatório Final de Projeto de pesquisa: 'Imaginário e Marcas de Pertencimento'. 2022. (Relatório de pesquisa).
MORAES, H. J. P. . Relatório Parcial de Projeto de pesquisa: 'Imaginário e Marcas de Pertencimento - 2'. 2022. (Relatório de pesquisa).
MORAES, H. J. P. . A VIVÊNCIA DO VIRTUAL POR CRIANÇAS DE BAIXA RENDA EM TUBARÃO, SANTA CATARINA: PANORAMA DE UMA DÉCADA (2004-2014). 2018. (Relatório de pesquisa).
MORAES, H. J. P. . Parecer para Revista Crioula (USP). 2018. (Comissão Científica).
MORAES, H. J. P. . Parecer para Revista da Famecos. 2016. (Comissão Científica).
MORAES, H. J. P. . Parecer para a Revista Cadernos de Comunicação da UFSM. 2016. (Comissão Científica).
MORAES, H. J. P. . Geração Y. 2015. (Entrevista para Documentário).
MORAES, H. J. P. . Comissão Científica do IV Simpósio sobre formação de professores. 2012. (Comissão Científica).
MORAES, H. J. P. . Saiba o que é, e quais as contribuições do PUIC. 2011. (Entrevista).
MORAES, H. J. P. . Nova realidade no mundo jornalístico. 2010. (Entrevista).
Projetos de pesquisa
-
2025 - Atual
Imaginário social e saúde pública: um estudo de caso sobre a noção de bem-estar em crianças e adolescentes com Diabetes Mellitus tipo 1 em Tubarão, Santa Catarina, Descrição: O diagnóstico de diabetes tipo 1 transforma a vida de crianças, adolescentes e suas famílias, gerando uma série de desafios que vão além do controle glicêmico. Apesar dos avanços tecnológicos no tratamento da doença, a experiência de viver com diabetes é marcada por medos, incertezas e estigmas sociais. A presente pesquisa busca compreender como o imaginário social sobre o diabetes tipo 1 influencia as experiências de vida de crianças, adolescentes e seus familiares em Tubarão, Santa Catarina. Ao analisar as narrativas de pais de pacientes, pretende-se identificar os significados e as representações culturais que moldam a percepção da doença, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas e programas de educação em saúde mais humanizados e eficazes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Heloisa Juncklaus Preis Moraes - Coordenador.
-
2024 - 2024
Programa Interações, Descrição: A Pesquisa-Ação realizada pelo Programa Interações no Município de Colinas, Rio Grande do Sul, fortemente atingido por quatro enchentes desde setembro de 2023. O Programa em parceria entre a Comcrianças e o Grupo de Pesquisas Imaginário e Cotidiano da Unisul e a Secretaria de Saúde e Assistência de Colinas, é um projeto piloto que busca promover a reconstrução de vínculos em múltiplos níveis em cenário de pós-catástrofe, tendo o Município de Colinas-RS como seu território de atuação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Heloisa Juncklaus Preis Moraes - Integrante / Juliana Tonin - Coordenador.
-
2024 - Atual
Imaginário em imagens e narrativas, Descrição: A proposta do projeto "Imaginário em imagens e narrativas", vinculado ao Grupo de Pesquisa "Imaginário e Cotidiano", cadastrado no CNPq, é a de apresentar discussões sobre a relação entre imaginário social e suas imagens e narrativas que dão potência ao que é próprio do ser humano - criar sentido.Para dar conta desta proposição, os estudos abrigados neste projeto procuram alinhavar reflexões sobre o universo simbólico, com matrizes imaginárias, que forja as narrativas do cotidiano. O campo do imaginário compreende ao mesmo tempo as imagens percebidas (e adaptadas), imagens elaboradas e ideias abstratas estruturando essas imagens, que formam narrativas nas mais variadas mídias e suportes. O imaginário está no nosso cotidiano, uma vez que somos seres simbólicos. As imagens estão cada vez mediando as nossas relações sociais. Em um cotidiano marcadamente conectado, com interconexões de dados e informações, as interações com a informação (ou a busca de conteúdos e referências) tem sido estabelecida pela energia despertada pela ação dos símbolos, da busca de afinidades e dos afetos, forjando narrativas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Heloisa Juncklaus Preis Moraes - Coordenador / Luiza Liene Bressan - Integrante / Elton Luiz Gonçalves - Integrante / Suellen Cristina Vieira - Integrante / Kênia Zanella - Integrante., Financiador(es): Instituto Ânima - Bolsa.
-
2022 - 2024
Estratégias na formação da imagem de candidatos ao Governo do Estado de Santa Catarina no pleito de 2022 em rede social: imaginário, marketing digital e política, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Heloisa Juncklaus Preis Moraes - Coordenador / Eduarda Kelleter Borges Inhaia - Integrante / Darliane Fontana da Silva - Integrante.
-
2022 - 2023
Imaginário local e a cobertura radiofônica de uma enchente: desafios e potencialidades do jornalismo multimídia em um município no sul de Santa Catarina, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Heloisa Juncklaus Preis Moraes - Coordenador / Luiza Constante Teixeira - Integrante / Cibele de Oliveira de Souza - Integrante.
-
2021 - 2024
A cultura do cancelamento nas redes sociais e a atuação de haters: uma discussão da ética da estética contemporânea no imaginário social e jornalístico, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Heloisa Juncklaus Preis Moraes - Coordenador / Anna Luiza Siqueira - Integrante / Vitor Wolff - Integrante.
-
2019 - 2022
Estruturas simbólicas da/na prática esportiva: imaginário de atletas de base e rendimento de Tubarão, Santa Catarina., Descrição: Projeto de Iniciação Científica fiananciado pelo Fumdes - Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior. É um programa de concessão de Bolsas de Estudo, da Secretaria da Educação do Estado de Santa Catarina, previsto no Art. 171 da Constituição Estadual. Visa a garantir condições efetivas para o fomento do desenvolvimento e das potencialidades regionais pela inserção de jovens na educação superior. O projeto tem como objetivos: Objetivo Geral Identificar as estruturas simbólicas da/na prática esportiva que formam o imaginário dos atletas de base e de rendimento da cidade de Tubarão, Santa Catarina. Objetivos específicos Identificar quais imagens-símbolos estruturam a sua visão no esporte e seu respectivo treinamento enquanto atleta; Analisar se há recorrências simbólicas, tal como a imagem arquetipal do herói, que são diretoras enquanto referenciação simbólica e motivadora da prática esportiva; Analisar se há diferentes estruturas simbólicas entre atletas de esportes coletivos e individuais; Identificar perfis de formação em função da modalidade esportiva praticada; Relacionar as estruturas simbólicas identificadas com os regimes de imagem propostos por G. Durand.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Heloisa Juncklaus Preis Moraes - Coordenador / Talita Citadin - Integrante.
-
2019 - Atual
Imaginário e marcas de pertencimento, Descrição: A proposta do projeto ?Imaginário e marcas de pertencimento?, vinculado ao Grupo de Pesquisa ?Imaginário e Cotidiano?, cadastrado no CNPq, é a de apresentar discussões sobre a relação entre imaginário social e suas marcas de pertencimento, identificação e laço social. Para dar conta desta proposição, os estudos abrigados neste projeto procuram alinhavar reflexões sobre o universo simbólico, com matrizes imaginárias, que forja as narrativas do cotidiano, notadamente marcado, quer seja em essência ou pelo espetáculo, pela socialidade, pertencimento, identificação e laços de afeto: evoca sentimentos atemporais. Defendemos que o Imaginário é potência (de criação e ação), talvez tanto quanto o afeto tenha capacidade de mobilizar as pessoas para suas experiências não só individuais, mas aquelas que tenham um caráter social, criando as comunidades informativas, os vínculos de pertencimento e as narrativas do cotidiano. Nesse sentido, a tecitura desta ambiência é, também, uma experiência estética. Ética da estética, defenderia Maffesoli (2012). Esta ambiência, seus símbolos e sentidos que circulam no cotidiano transformam-se em nossos objetos de pesquisa. São objetivos do projeto: a) analisar simbolicamente as matrizes imaginárias de marcas de pertencimento de caráter coletivo; b)discutir as relações entre Imaginário, Memórias, Identidade, Identificação e Relações de Afeto; c) refletir sobre os conceitos-base da perspectiva do Imaginário, tais como Trajeto Antropológico e Bacia Semântica, em função de contrxtos socioculturais contemporâneos. Para alcançar tais objetivos, o presente projeto vem executando as seguintes atividades: a) orientação de trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso (graduação, especialização, mestrado e doutorado); b) divulgação dos resultados de pesquisa em congressos científicos e publicação de ensaios e artigos em periódicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Heloisa Juncklaus Preis Moraes - Coordenador / Luiza Liene Bressan - Integrante / Elton Luiz Gonçalves - Integrante / Ana Caroline Voltoline Fernandes - Integrante / Emanuelle Querino Alvez de Aviz - Integrante / Anna Luiza Siqueira - Integrante / Vitor Wolff - Integrante / Talita Citadin - Integrante / Maria Júlia Diniz - Integrante / Suellen Cristina Vieira - Integrante.
-
2015 - 2017
A VIVÊNCIA DO VIRTUAL POR CRIANÇAS DE BAIXA RENDA EM TUBARÃO, SANTA CATARINA: PANORAMA DE UMA DÉCADA (2004-2014), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Heloisa Juncklaus Preis Moraes - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2014 - 2019
Cultura digital e formação do imaginário social: contexto, imagens e narrativas, Descrição: A proposta desta pesquisa é apresentar discussões sobre a inserção da cultura digital e seu impacto nas manifestações culturais no século XXI. Para tanto, procura-se alinhavar reflexões teórico-práticas acerca da linguagem, do imaginário e da socialidade na cultura digital. Procura-se também problematizar a mídia digital e suas estratégias de comunicação, através da internet, blogs, redes sociais, videogames, dentre outros, pela facilidade da comunicação, interação e divulgação. Também, por novas formas de liberdade e/ou da convivência compartilhada dos indivíduos, o que chamamos, para fins de análise, de ética da estética (Maffesoli, 1999). Logo, são objetivos do projeto, que pertence ao Grupo de Pesquisa do Imaginário e Cotidiano?, cadastrado no CNPq: a) analisar a produção e circulação de discursos digitais sob a ótica da socialidade, linguagem, cultura e imaginário social; b) investigar de que maneira esses discursos interferem (mobilizam) na formação do imaginário individual e social; c) verificar o estado da arte do discurso midiático em contextos específicos, contribuindo para o entendimento dos processos culturais e suas relações com a Comunicação Social, bem como para uma teoria da comunicação e sociologia do imaginário.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Heloisa Juncklaus Preis Moraes - Coordenador / Leidiane Coelho Jorge - Integrante / Marília Koenig - Integrante / Willian Corrêa Máximo - Integrante / Graziela Kauling - Integrante / Luiza Liene Bressan - Integrante / Lucas Pereira Damazio - Integrante / Ana Paula Martins Lucas - Integrante.
-
2014 - 2018
Perspectivas sobre a formação do Imaginário Social, Descrição: O projeto de pesquisa ?Perspectivas sobre a formação do Imaginário Social? propõe uma discussão sobre os discursos midiáticos enquanto manifestação simbólica e formadora da noção de realidade, tendo como inter-relação o papel da linguagem e da cultura. A partir da noção de Imaginário Social enquanto propulsor da socialidade contemporânea, são tratados de conceitos como Imagem, Habitus, Mediações, Espetáculo, Linguagem, Cultura, Identidade, entre outros. Os participantes trazem discussões interdisciplinares envolvendo as áreas de Literatura, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Desenho Animado, Moda, História e Sociologia, com o intuito de promover uma reflexão sobre a mídia como formadora da ética e da estética pós-moderna. Logo, são objetivos do projeto, que pertence ao Grupo de Pesquisa Imaginário e Cotidiano,cadastrado no CNPq: a) analisar a produção e circulação de discursos midiáticos sob a ótica da socialidade, linguagem, cultura e imaginário social; b) investigar de que maneira esses discursos interferem (mobilizam) na formação do imaginário individual e social; c) verificar o estado da arte do discurso midiático em contextos específicos, contribuindo para o entendimento dos processos culturais e suas relações com a Comunicação Social, bem como para uma teoria da comunicação e sociologia do imaginário; d) discutir a ética da estética pós-moderna a partir de objetos e contextos sócio-culturais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Heloisa Juncklaus Preis Moraes - Coordenador / Emanuelle Querino Alves - Integrante / Leidiane Coelho Jorge - Integrante / Marília Koenig - Integrante / Willian Corrêa Máximo - Integrante / Graziela Kauling - Integrante / Luiza Liene Bressan - Integrante / Elton Luiz Gonçalves - Integrante / Lucas Pereira Damazio - Integrante / Ana Paula Martins Lucas - Integrante / Ana Caroline Voltoline Fernandes - Integrante.
-
2010 - 2013
Celebridades midiáticas: pseudo-cultura na TV brasileira, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Heloisa Juncklaus Preis Moraes - Coordenador.
-
2010 - 2013
Discurso midiático: espetáculo, sensacionalismo e simulacros como formação do imaginário social, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Heloisa Juncklaus Preis Moraes - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Sul de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem. , Av. José Acácio Moreira, 787, Dehon, 88704900 - Tubarão, SC - Brasil - Caixa-postal: 370, Telefone: (48) 36213369, URL da Homepage:
Experiência profissional
2009 - Atual
Universidade do Sul de Santa CatarinaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 44
Atividades
-
04/2010
Ensino, PPG em Ciências da Linguagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Linguagem, Orientação de Dissertação, Tópicos de Leitura Orientada
-
04/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC.,Cargo ou função, Comitê Interno.
-
07/2009
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História e Comunicação Contemporânea, Teorias da Publicidade e Propaganda, Teorias do Jornalismo, Conceitos de Jornalismo, Comunicação Comunitária, Processos de Comunicação, Monografia II
-
03/2009
Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem.,Linhas de pesquisa
-
01/2003 - 11/2004
Direção e administração, Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação.,Cargo ou função, Assistente de Pesquisa.
-
04/2002 - 11/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró Reitoria de Ensino, Conselho de Ética Em Pesquisa.,Cargo ou função, Conselheira e Secretária Executiva.
-
01/2002 - 11/2004
Serviços técnicos especializados , Campus de Tubarão.,Serviço realizado, Mestre de Cerimônias e apoio ao Cerimonial Universitário.
-
02/2001 - 11/2004
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Comparada, Orientação Projeto Experimental - Monografia, Técnicas de Pesquisa em Comunicação
-
03/2002 - 12/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Tubarão, Palavra Revista Científica do Curso de Comunicação Social.,Cargo ou função, Presidente do Conselho de Pesquisa.
-
02/2000 - 12/2002
Direção e administração, Campus de Tubarão, Coordenação do Curso de Comunicação Social.,Cargo ou função, Assessoria Pedagógica e de Pesquisa.
2009 - 2010
colegio universitario de criciumaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor-horista, Carga horária: 8
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Heloisa Juncklaus Preis Moraes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?