Camille Costa Moraes

Doutoranda em Design no Programa de Pós Graduação da Escola Superior de Desenho Industrial - PPDESDI/UERJ-, integrante do Laboratório de Design e Antropologia (LaDA) e do projeto de pesquisa "Design e humanização em saúde: implementando de maneira colaborativa a identidade visual de uma policlínica", fazendo a gestão da aplicação da nova identidade visual da Policlínica Piquet Carneiro (UERJ).Mestre em Ciências, pelo Programa de Pós Graduação em Informação e Comunicação em Saúde - ICICT/FIOCRUZ. Graduada em Comunicação Visual Design pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua como designer gráfica na Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ). Interesse em Design e Saúde, Design Participativo, metodologias participativas, Design e políticas públicas

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Pós Graduação em Design

2017 - Atual

Escola Superior de Desenho Industrial
Título: Por uma metodologia do afeto: encontros entre design saúde e participação,
Barbara Szaniecki. Coorientador: Talita Tibola. Palavras-chave: Design; Saúde; Participação; Codesign; Bem-vier.

Mestrado em Informação e Comunicação em Saúde ( Ppgics )

2013 - 2015

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Saúde, meio ambiente e Governo Eletrônico: análise dos websites oficiais voltados para as informações sobre desastres naturais no Estado do Rio de Janeiro,Ano de Obtenção: 2015
Carlos José Saldanha Machado.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Governo Eletrônico; Meio ambiente; Saúde; Desastres naturais; Informação; Design.

Graduação em Comunicação Visual Design

2007 - 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Projeto Gráfico Sustentável para o livro Gestão Ambiental Urbana - Vocabulário para tornar as cidades sustentáveis
Orientador: Irene de Mendonça Peixoto

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SZANIECKI, B. ; Talita ; MORAES, C. C. ; ESCHILETTI, P. B. . Design. COM. 2018. (Outro).

SZANIECKI, B. ; Talita ; ANASTASSAKIS, Z ; MEDEIROS, L. M. S. ; MORAES, C. C. ; SECIOSO, F. ; VENTURA, L. ; COSTARD, M. B. . Design.COM. 2017. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

4o simpósio de pós-graduação em design da Esdi.Design e saúde: o desenvolvimento da Identidade Visual e o projeto de sinalização para a Policlínica Piquet Carneiro. 2018. (Simpósio).

UD18 Invisible Design.Design, simpoiesis e saúde: o dualismo do invisível. 2018. (Encontro).

3o simpósio de pós-graduação em design da Esdi.Design Simpoético e campanhas de saúde: uma reflexão sobre a atuação do designer em tempos tur. 2017. (Simpósio).

Encontro Nacional de Gestão Políticas e Tecnologias de Informação.A utilidade pública da informação sobre desastres naturais: o caso do Rio de Janeiro. 2014. (Encontro).

8º CONGRESSO DE EXTENSÃO DA UFRJ. ILHA DESIGN E PEGADA NAS ESCOLAS EM NOVA FRIBURGO. 2011. (Congresso).

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA.O que a comunicação visual pode fazer para educar e orientar em sitiuações de emergência e catástrofes?. 2011. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carlos José Saldanha Machado

MACHADO, C. J. S.VILANI, R. M.; BOCHNER, R.. Saúde, Meio Ambiente e Governo Eletrônico: análise dos websites oficiais voltados para as informações sobre desastres naturais no Estado do Rio de Janeiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Informação e Comunicação em Saúde ( Ppgics )) - Fundação Oswaldo Cruz.

Carlos José Saldanha Machado

MACHADO, C. J. S.BARCELLOS, Christovam; BOCHNER, R.. Banca de Exame de Qualificação da dissertação de Camille Costa Moraes intitulada Saúde, Meio Ambiente e Governo Eletrônico: análise dos websites oficiais voltados para as informações sobre desastres naturais no Estado do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Informação e Comunicação em Saúde ( Ppgics )) - Fundação Oswaldo Cruz.

Rodrigo Machado Vilani

MACHADO, C. J. S.; BOCHNER, R.;VILANI, R. M.. Saúde, meio ambiente e governo eletrônico: análise dos websites oficiais voltados para as informações sobre desastres naturais no Estado do Rio de Janeiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Informação e Comunicação em Saúde ( Ppgics )) - Fundação Oswaldo Cruz.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carlos José Saldanha Machado

Saúde, Meio Ambiente e Governo Eletrônico: análise dos websites oficiais voltados para as informações sobre desastres naturais no Estado do Rio de Janeiro; 2015; Dissertação (Mestrado em Informação e Comunicação em Saúde ( Ppgics )) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Carlos José Saldanha Machado;

Barbara Peccei Szaniecki

Design social e engajamento: uma proposta metodológica para a construção colaborativa de campanhas de saúde por ocasião de desastres naturais; ; Início: 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pos-Graduação em Design da Esdi) - Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi/UERJ); (Orientador);

Irene de Mendonça Peixoto

Projeto gráfico de livro Gestão Ambiental Urbana; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Visual) - Escola de Belas Artes - UFRJ; Orientador: Irene de Mendonça Peixoto;

Talita Tibola

Design social e engajamento: uma proposta metodológica para a construção colaborativa de campanhas de saúde por ocasião de desastres naturais; Início: 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Design da Escola Superior de Desenho Industria) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Coorientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MORAES, C. C. . Entre campos-corpos e turbulências: inspirando-se em Donna Haraway para pensar o design para saúde. LUGAR COMUM , v. -, p. 132-142, 2018.

  • MACHADO, C. J. S ; VILANI, R. M. ; MORAES, C. C. . A urgência de ações do Poder Público para fazer frente aos desastres naturais. Jornal da Ciência, Rio de Jneiro, p. 1 - 3, 20 mar. 2015.

  • MACHADO, C. J. S ; VILANI, R. M. ; MORAES, C. C. . O cenário da administração pública de acesso à informação ambiental sobre desastres naturais no Rio de Janeiro. Jornal da Ciência, Rio de Janeiro, p. 1 - 3, 20 mar. 2015.

  • MORAES, C. C. . Design, simpoiesis e saúde: o dualismo do inisível. In: UD18: Invisible Design - 7º Encontro de Doutoramentos em Design, 2018, Aveiro. Livro de Atas UD18: Invisible Design - 7º Encontro de Doutoramentos em Design. Aveiro: UA Editora · Universidade de Aveiro, 2018. v. -. p. 75-82.

  • MORAES, C. C. ; QUADROS, F. ; RUSSO, L. . Design e saúde: o desenvolvimento da Identidade Visual e o projeto de sinalização para a Policlínica Piquet Carneiro. In: 4º Simpósio de Pós-Graduação em Design da ESDI, 2018, Rio de Janeiro. Anais do 4o simpósio de pós-graduação em design da Esdi. Recife: Even3, 2018. v. 4.

  • MORAES, C. C. . Design Simpoiético e campanhas de saúde: uma reflexão sobre a atuação do designer em tempos turbulentos. In: 3º Simpósio de Pós-Graduação em Design da ESDI, 2017, Rio de Janeiro. Anais do SPGD 2017, 2017.

  • MORAES, C. C. . Design, simpoiesis e saúde: o dualismo do invisível. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MORAES, C. C. . Entre campos e turbulências: inspirando-se em Donna Haraway para promover saúde por meio do design. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MORAES, C. C. . Design Simpoiético e campanhas de saúde: uma reflexão sobre a prática dos designers em tempos turbulentos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MORAES, C. C. . A utilidade pública da informação sobre desastres naturais: o caso do Rio de Janeiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Noma Menezes ; MORAES, C. C. ; HORA, H. . 8º CONGRESSO DE EXTENSÃO DA UFRJ. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORAES, C. C. ; SZANIECKI, B. . Construção de teoria na pesquisa de design: critérios, abordagens e métodos. Rio de Janeiro: Revista Arcos, 2017. (Tradução/Artigo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SZANIECKI, B. ; Talita ; MORAES, C. C. ; SECIOSO, F. ; VENTURA, L. ; COSTARD, M. B. . Edição especial Seminário Design.com. 2017. (Editoração/Outra).

MORAES, C. C. . Gráfica Verde!. 2013. (TEXTO SOBRE DESIGN SUSTENTÁVEL).

MORAES, C. C. . Design Sustentável: Pra quê? Pra quem?. 2012. (TEXTO SOBRE DESIGN SUSTENTÁVEL).

MORAES, C. C. . Projeto Gráfico Sustentável para o livro Gestão Ambiental Urbana - Vocabulário para tornar as cidades sustentáveis. 2011. (Editoração/Livro).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ. , Praça Cristiano Otoni, Centro, 20221250 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 23331109, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Educação à Distância - Designer, Carga horária: 40

  • 2013 - 2015

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 07/2013 - 03/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Informação Científica e Tecnológica, .,Linhas de pesquisa

  • 2012 - 2014

    ILHA DESIGN

    Vínculo: voluntário, Enquadramento Funcional: Designer

    Outras informações:
    Trata-se de um Projeto de Extensão da UFRJ que ocorre há 7 anos em Ilha Grande e está caminhando para se tornar um Negócio Social. Acontece na Escola Municipal Brigadeiro Nóbrega, situada na Praia do Abrão e em outros colégios da Ilha. Através de oficinas, palestras, desfiles, exposição de filmes, é trabalhada a integração de crianças, jovens e adultos. Em resumo é um projeto de Design Social.

  • 2011 - 2012

    Programa Institucional de Bolsas de Extensão - UFRJ

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Extensinista, Carga horária: 20