Leila Ali Sánchez

Artista colombiana formada em Artes Plástica na Academia Superior de Artes de Bogotá (1997). Realizou Mestrado em Estudos Culturais na Universidad Nacional de Colombia com a dissertação meritória Zona en Construcción: La Participación Mediática en el Arte- (2010). Desde 1998, além de desenvolver e expor sua obra plástica, tem trabalhado como assessora em temas artisticos, culturais e de patrimônio em instituições públicas culturais tais como o Instituto Distrital de Cultura y Turismo e a Secretaría Distrital de Cultura de Bogotá.Em 2011 integrou o grupo de pesquisa responsável da formulação do Plano de Ação das Artes para Bogotá 2011-2022, dirigido pela Universidad Nacional de Colombia, e fez parte nas comissões de avaliação para o outorgamento da bolsa de criação em arte digital e arte web e a bolsa para o desenvolvimento de laboratorios artisticos, do Ministerio da Cultura da Colômbia e da FGAA respetivamente. Recentemente concluiu o curso de Pós-Graduação no Programa Interunidades em Estética e História da Arte da Universidad de São Paulo - USP; beneficiaria da bolsa CAPES outorgada pelo PGEHA.

Informações coletadas do Lattes em 04/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Estética e História da Arte

2012 - Atual

Universidade de São Paulo
Artur Matuck.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Arte Comunicação; Arte Mídia; Selfie; Identidade e visualidade.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Teoria da Arte. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Multidisciplinar.

Mestrado em Estudos Culturais

2005 - 2010

Universidad Nacional de Colombia
Orientador: Susana Friedmann

Aperfeiçoamento em Arte Moderna Latino-americana

1998 - 1998

Fundacion Universidad de Bogota Jorge Tadeo Lozano
Orientador: Mauricio Cruz

Graduação em Artes Plásticas

1992 - 1997

Academia Superior de Artes de Bogotá
Orientador: Luz Guillermina Sinnig

Formação complementar

2014 - 2014

Estágio de pesquisa Institute of Communic. Studies. , University of Leeds.

2013 - 2013

Estágio de pesquisa Narrativas da Identidade. , Universidad Carlos III de Madrid.

2012 - 2012

Arte Moderna: Singulariades do Moderno e Modernida. (Carga horária: 30h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2005 - 2005

Artistas, Intelectuales e Política del Brasil. (Carga horária: 48h). , Universidad Nacional de Colombia.

2002 - 2002

Filosofia Política Contemporânea, Com Rawls e Cont. (Carga horária: 33h). , Universidad Nacional de Colombia.

1999 - 1999

Pesquisa para la Curaduria de Exposiciones. (Carga horária: 48h). , Universidad de los Andes Colombia.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Estudos Culturais.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Participação em eventos

Photography and Anthropology. 2014. (Congresso).

Digitalia. 2013. (Seminário).

O Porvir da Arte. 2012. (Seminário).

Arte Moderna: Singularidades do moderno e modernidade na América--Latina. 2012. (Seminário).

Actamedia 10. Simpósio Internacional de Artemídia e Cultura Digital. A emergência do reticular.Coordenação colaboratóri: Cultura Mídia Meio Ambiente. 2012. (Simpósio).

Curso de Contexto Comunicación y Cultura.Zona en Construção. 2011. (Seminário).

Coloquio Errata #3. Cultura Digital y Creación. 2011. (Encontro).

VII Encontro Hemisférico do Performance e Política. 2009. (Congresso).

VI Encontro Hemisférico do Performance e Política. Tecnicamente Jovem. 2007. (Congresso).

Reunión Nacional Sobre la Enseñanza de las Artes. 2006. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • SÁNCHEZ, L. A. . Subcampo de las Artes. In: SCRD e Universidad Nacional de Colombia. (Org.). Plan Decenal de Cultura para Bogotá D.C. 2012-2021. 1ed.Bogotá: SCRD, 2011, v. , p. 69-93.

  • SÁNCHEZ, L. A. . Expanded Identities - Selfie. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SÁNCHEZ, L. A. . Identidade e tecnologia do espelho. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SÁNCHEZ, L. A. . Zona en Construção - A Participação Mediática na Arte -. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SÁNCHEZ, L. A. . Técnicamente Jóven. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

SÁNCHEZ, L. A. . Sem titulo. 2006. Fotografia.

SÁNCHEZ, L. A. . Conserva de arte. 2002. Outra.

SÁNCHEZ, L. A. . Jardín. 2000. Outra.

SÁNCHEZ, L. A. . Venusina. 2000. Fotografia.

SÁNCHEZ, L. A. . Realidad Paralela. 2000. Pintura.

SÁNCHEZ, L. A. . Otro Ojos. 2000. Pintura.

SÁNCHEZ, L. A. . Realidad Paralela 2. 2000. Pintura.

SÁNCHEZ, L. A. . Líneas. 1999. Pintura.

SÁNCHEZ, L. A. . Reinterpretación. 1999. Pintura.

SÁNCHEZ, L. A. . Línea Melodramática. 1999. Pintura.

SÁNCHEZ, L. A. . Sem título. 1999. Fotografia.

SÁNCHEZ, L. A. . Construcción. 1999. Pintura.

SÁNCHEZ, L. A. . Línea Melodramática. 1998. Pintura.

SÁNCHEZ, L. A. . Ojos en el cerebro. 1997. Pintura.

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Identidades Expandidas: Arte e Redes Sociais na Internet, Descrição: As redes sociais digitais tem aberto a possibilidade de publicar e administrar conteúdos na Internet favorecendo novas práticas para a construção da identidade. Recentemente o selfie transformou-se no foco dessas práticas gerando processos de interação nas redes sociais. Este fenômeno se fundamenta na proliferação de plataformas de serviços na rede que tem como objetivo o relacionamento e intercambio de informações tornando fácil compartilhar imagens de conteúdo pessoal, deste modo se privilegia a auto-construção dos indivíduos através da imagem. A criatividade espontânea que surge dentro deste âmbito é um tema que tem começado a interpelar o campo das artes contemporâneas. O projeto de pesquisa visou abordar as questões envolvidas na construção da identidade visual na Internet e a sua exploração em produções artísticas que encontram no ambiente da Web 2.0 um espaço de reflexão estética e crítica. A análise foi realizada tendo como ponto central o selfie, seus antecedentes e os campos em que está se amplificando sua influência. Deste foram identificados e postos em diálogo os diferentes discursos, transformações e problemáticas que se desdobram sobre o tema da identidade digital nas redes sociais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leila Ali Sánchez - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2011 - 2011

    Plano de Ação das Artes em Bogotá 2011-2021., Descrição: Levantamento de informação e analise dos resultados na criação, formação, circulação, investigação e apropriação das artes em Bogotá, para estabelecer o Plano de Ação das Artes em Bogotá 2011-2021. Inclui marco teorico, linhas estratégicas, liinhas de programa, lihnas de projetos e orçamentos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leila Ali Sánchez - Coordenador., Financiador(es): Secretaría de Cultura, Recreación y Deporte - Cooperação.

  • 2007 - 2010

    Zona en Construção, a Participação Mediática na Arte, Descrição: As considerações e as experiências de um grupo de criadores colombianos das artes eletrônicas às que o trabalho de pesquisa dedicou sua atenção, encontraram a oportunidade de sublinhar que o carácter artístico de suas explorações reside sobre todo no processo de criação de redes sociais e tecnológicas para a produção de sentido e em menor medida nos objetos criados, o trabalho individual do artista e das praticas curatoriais e museisticas. Nesta via a compreensão do artístico na arte eletrônica de redes está relacionada com o cultural, o comunicacional e o político, pelo qual Zona em Construção intentou uma mirada transdiciplinar fazendo uma revisão dos analises relacionados com as subjetividades surgidas em entornos tecnológicos, à dessacralização dos conceitos básicos da arte, às tensões entre a institucionalidade artística hegemônica e as possibilidades críticas dos movimentos free culture.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leila Ali Sánchez - Coordenador.

Prêmios

2013

Bolsa de mobilidade internacional, Santander e Pró-reitoria de Pós-graduação USP.

2010

"Mención Meritoria" Dissertação de Mestrado em Estudos Culturais, Universidad Nacional de Colombia.

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - 2011

Universidad Nacional de Colombia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assessora para às artes, Carga horária: 40

Outras informações:
Definição e acompanhamento à formulação do Plano de Ação das Artes em Bogotá 2012-2021.

2011 - 2011

Ministerio de Cultura de Colombia

Vínculo: Membro comissão avaliadora, Enquadramento Funcional: Membro comissão avaliadora, Carga horária: 20

Outras informações:
Participação na comissão avaliadora para o outorgamento da bolsa de criação em arte digital e arte web. http://culturadigital.mincultura.gov.co/index_artedigital.html

2011 - 2011

Fundación Gilberto Alzate Avendaño

Vínculo: Membro comissão avaliadora, Enquadramento Funcional: Membro comissão avaliadora, Carga horária: 20

2008 - 2008

Secretaría de Cultura, Recreación y Deporte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Editais e Concursos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Definição e realização dos "Programas Distritales de Estímulos y Apoyos Concertados". Processo para outorgamento de bolsas e prêmios nas artes, práticas culturais e patrimônio cultural.

2005 - 2005

Instituto Distrital de Cultura y Turismo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora "Programa Apoyos Concertados", Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Conceição e desenvolvimento do projeto para outorgar apoios a fundações culturais nas artes, praticas culturais e patrimônio cultural.

1999 - 2004

Programa de las Naciones Unidas Para el Desarrollo

Vínculo: Contratista, Enquadramento Funcional: Assessora "Unidad de Proyectos Locales", Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Assessoria e acompanhamento ao Instituto Distrital de Cultura y Turismo para o desenvolvimento dos projetos artisticos, culturais e do patrimônio nas vinte localidades do distrito capital.

2004 - 2005

Universidad Distrital Francisco Jose de Caldas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora Projeto "Escuela ciudad Escuela", Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Assessoria ao Projeto Piloto "Escuela Ciudad Escuela" destinado ao ensino das artes nas escolas e colégios públicos.

1998 - 1998

Fundacion Universidad de Bogota Jorge Tadeo Lozano

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora-curadora, Carga horária: 20

Outras informações:
Exposição artistas jovens estudantes das artes modernas da América Latina.

1998 - 1999

El Tiempo - Diário de la Mañana (Jornal)

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Redactora Artes, Carga horária: 20

Outras informações:
Redação das informações sobre artes plásticas na Revista Eskape de periodicidade semanal.