Keyth Saborido Ratis

Graduada no curso de Licenciatura plena em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Bolsista do Observatório do Ensino de História em Pernambuco, com Financiamento da CAPES. Professora de Nível fundamental no Centro Educacional João Brito (Recife-PE).

Informações coletadas do Lattes em 06/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Licenciatura Plena em História

2008 - 2012

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Formação complementar

2013 - 2013

Legislação Educacional. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.

2012 - 2012

Arte, cultura e culinária africana.. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.

2011 - 2011

A PRESENÇA DA MARÇONARIA NA ARTE. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.

2011 - 2011

Museu também é lugar de gente pequena. (Carga horária: 18h). , Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.

2011 - 2011

LEI MARIA DA PENHA. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.

2010 - 2011

FORMAÇÃO DE MEDIADORES EM MUSEUS. (Carga horária: 70h). , Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.

2010 - 2010

História Oral e narrativas visuais. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Pernambuco.

2010 - 2010

História e Cultura Afro brasileira. (Carga horária: 4h). , Universidade de Pernambuco.

2010 - 2010

Fotografar para descobrir, fotografarpara contar. (Carga horária: 10h). , Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.

2010 - 2010

INQUISIÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Pernambuco.

2009 - 2009

Estudos de gênero e diversidade sexual em sala. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.

2008 - 2008

Informação e memória : Um olhar sobre a repressão. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: ENSINO DE HISTÓRIA.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL.

Organização de eventos

PACHECO, Ricardo de Aguiar ; RATIS, K. S. . JORNADA DE HISTÓRIA CULTURAL. 2012. (Outro).

Participação em eventos

VII Colóquio de História da UNICAP.OBSERVATÓRIO DO ENSINO DE HISTÓRIA EM PERNAMBUCO: ANALISANDO O CURRÍCULO DE HISTÓRIA DAS ESCOLAS DE REFERÊNCIA.. 2013. (Outra).

XIII JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.ANÁLISE DO CURRÍCULO DE HISTÓRIA NAS ESCOLAS DE REFERÊNCIA DE RECIFE.. 2013. (Outra).

I SEMINÁRIO PET-CONEXÕES DE SABERES.Entre Histórias e Objetos: A Inserção da Linguagem Museal no Ensino de História.. 2012. (Seminário).

V Encontro Maranhense de História da Educação.Criando Narrativas Através dos Objetos Musealizados. 2012. (Encontro).

Lugares de Memória: Políticas de Preservação. 2012. (Encontro).

IX Encontro Estadual de História da ANPUH.História na fórmulas matemáticas: as trajetórias dos pensadores gregos em uma abordagem interdisciplinar.. 2012. (Encontro).

VII ENECULT.O PATRIMÔNIO MUSEALIZADO NA ESCOLA: INCENTIVANDO A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE.. 2012. (Encontro).

ENCONTRO EDUCADORES E MUSEU. 2012. (Encontro).

Encontro Museu Educador. 2012. (Encontro).

I Mostra Acadêmica de Pôsters do 2º Colóquio de História e Arte..A linguagem museal na sala de aula: Estratégias didáticas através de objetos musealizados.. 2012. (Outra).

Mesa Redonda: "Profissionais de Museus e Experiências Interdisciplinares". 2012. (Outra).

Ciclo de Paletras de História. 2012. (Outra).

XII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão..Museu interdisciplinar: Ensinando História e Matemática através de objetos.. 2012. (Outra).

VII Encontro do Seminário Avançado de Museologia Social. Comida como Memória Social.. 2011. (Seminário).

III THEÓRIA Mostra de Fotografia e Vídeo. Imagem: peça de convicção?. 2011. (Seminário).

IV Seminário do Conexões de Saberes da UFRPE.Patrimônio, Museu e Ensino de História: O espaço museal e a sala de aula. 2011. (Seminário).

I Seminário Gestão de Patrimônio Cultural. 2011. (Seminário).

XI Jornada de Ensino,pesquisa e extensão.Dos Museus à sala de aula: O patrimônio e a linguagem museal no ensino de História.. 2011. (Seminário).

V Colóquio de História.Dos Museus à sala de aula: Diálogos entre a História e o objeto.. 2011. (Simpósio).

V Encontro Cultura e Memória. 2011. (Encontro).

Roda de conversa: A educação pelo silêncio: a linguagem do silêncio da tradição afro-brasileira.. 2011. (Encontro).

V Encontro Cultura e Memória. 2011. (Encontro).

I WORKSHOP DE GÊNERO E FEMINISMO. 2011. (Outra).

I Colóquio de ensino de História Contemporânea : 140 anos da Comuna de Paris..OS INTELECTUAIS E ARTISTAS NA COMUNA DE PARIS. 2011. (Outra).

I Colóquio de História Cultural. 2011. (Outra).

CICLO DE CONFERÊNCIAS "CRENÇAS NO MUNDO GLOBALIZADO". 2011. (Outra).

IX Semana de História. 2011. (Outra).

62ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC. TRAÇANDO CAMINHOS: REFLEXÕES A RESPEITO DA EDUCAÇÃO. 2010. (Congresso).

I Colóquio de Interpretação do Subdesenvolvimento. 2010. (Seminário).

III Encontro do Seminário Avançado de Museologia Social. 2010. (Seminário).

SEMINÁRIO NACIONAL DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº 10.639/03 NO BRASIL. 2010. (Seminário).

Seminário Nacional Joaquim Nabuco e a Nossa Formação‏. 2010. (Seminário).

VI Seminário Avançado de Museologia Social. Refluxo da Aventura Colonial nas Ex-Colônias.. 2010. (Seminário).

IV Seminário Avançado de Museologia Social.PRÓS E CONTRAS DA MUSEOLOGIA SOCIAL.. 2010. (Seminário).

V Econtro pernambucano de estudantes de História. 2010. (Encontro).

X Encontro Nacional de História Oral. 2010. (Encontro).

Encontro de História e Arte. 2010. (Encontro).

VIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA:20 ANOS DE ANPUHP-PE. 2010. (Encontro).

Encontro Educação e Arte Ecos e Reflexões. 2010. (Encontro).

ENCONTRO GESTORES/PROFESSORES em Processos educativos inclusivos em museus: a experiência da Pinacoteca do Estado de São Paulo.. 2010. (Encontro).

Encontro Professores e Educação Patrimonial .. 2010. (Encontro).

II THEÓRIA - II Mostra de Fotografia eVídeo. 2010. (Outra).

I Cine Gênero: descobrindo o gênero, desmistificando o sexo. 2010. (Outra).

Seminário 30 anos de luta pela anistia Pelo direito à memória e à verdade. 2009. (Seminário).

VII SEMANA DE HISTORIA DA UFRPE. 2009. (Encontro).

IX Jornada de ensino,pesquisa e extensão.EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA CIDADE DO RECIFE: SONHO OU REALIDADE?. 2009. (Outra).

VI SEMANA DE HISTÓRIA DA UFRPE. 2008. (Encontro).

RATIS, K. S. . Oficina História e Matemática. 2011; Tema: OFICINA HISTÓRIA E MATEMÁTICA (ENSINO MÉDIO INOVADOR). (Blog).

Participação em bancas

RATIS, K. S.. Conselho Pernambucano d e Incentivo a Pesquisa Científica. 2013. Conselho Pernambucano d e Incentivo a Pesquisa Científica.

RATIS, K. S.. EXPOTEC. 2012. Escola Estadual Ministro Jarbas Passarinho.

Produções bibliográficas

  • RATIS, K. S. ; PACHECO, Ricardo de Aguiar . Criando Narrativas Através dos Objetos Musealizados. In: V Encontro Maranhense de História da Educação, 2012, São Luís. Patrimônio Cultural em Rituais, gestos e Objetos escolares na História da Educação., 2012.

  • RATIS, K. S. . O PATRIMÔNIO MUSEALIZADO NA ESCOLA: INCENTIVANDO A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE.. In: VII ENECULT, 2012, Salvador. VII ENECUL Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Salvador: ENECULT, 2012. v. VII.

  • SANTOS, D. G. ; RATIS, K. S. . EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA ESCOLA: RESPEITO E VALORIZAÇÃO À DIVERSIDADE DO PATRIMÔNIO CULTURAL. In: VII ENECULT, 2012, Salvador. VII ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Salvador: ENECULT, 2012. v. VII.

  • RATIS, K. S. ; PACHECO, Ricardo de Aguiar . ANÁLISE DO CURRÍCULO DE HISTÓRIA NAS ESCOLAS DE REFERÊNCIA DE RECIFE.. In: XIII JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 2013, Recife. XIII JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (XIII JEPEX), 2013.

  • RATIS, K. S. ; PACHECO, Ricardo de Aguiar . A LINGUAGEM MUSEAL NA SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS ATRAVÉS DE OBJETOS MUSEALIZADOS.. In: II Colóquio de História e Arte - I Mostra de Pôster, 2012, Recife. História, Arte e Religiosidade nos caminhos da Educação.. Recife: Editora Universitária de UFRPE, 2012. v. II.

  • RATIS, K. S. ; PACHECO, Ricardo de Aguiar . A LINGUAGEM MUSEAL NA SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS ATRAVÉS DE OBJETOS MUSEALIZADOS.. In: I Mostra Acadêmica de Pôsters do 2º Colóquio de História e Arte., 2012, Recife. História, arte e religiosidade nos caminhos da educação.. Recife: Editoria universitária da UFRPE, 2012. v. 1. p. 2-347.

  • RATIS, K. S. ; PACHECO, Ricardo de Aguiar . Museu interdisciplinar: Ensinando História e Matemática através de objetos.. In: XII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão., 2012, Recife. XII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE. Recife, 2012.

  • RATIS, K. S. ; PACHECO, Ricardo de Aguiar . Dos Museus à sala de aula: O patrimônio e a linguagem museal no ensino de História.. In: XI Jornada de Ensino,pesquisa e extensão, 2011, Recife. Dos Museus à sala de aula: O patrimônio e a linguagem museal no ensino de História., 2011.

  • BARBOSA, Izabelle L. de O. ; SILVA, Ana C. V. da ; RAMOS, Juliana da C. ; RATIS, K. S. ; BARBOSA, Ana L. N. . EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA CIDADE DO RECIFE: SONHO OU REALIDADE?. In: IX Jornada de ensino,pesquisa e extensão, 2009, Recife. IX Jornada de ensino,pesquisa e extensão., 2009.

  • RATIS, K. S. ; PACHECO, Ricardo de Aguiar . A linguagem museal na sala de aula: Estratégias didáticas através de objetos musealizados.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RATIS, K. S. ; PACHECO, Ricardo de Aguiar . História na fórmulas matemáticas: as trajetórias dos pensadores gregos em uma abordagem interdisciplinar.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RATIS, K. S. ; PACHECO, Ricardo de Aguiar . Entre Histórias e Objetos: A Inserção da Linguagem Museal no Ensino de História.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RATIS, K. S. ; PACHECO, Ricardo de Aguiar . Criando Narrativas Através dos Objetos Musealizados. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, D. G. ; RATIS, K. S. . EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA ESCOLA: RESPEITO E VALORIZAÇÃO À DIVERSIDADE DO PATRIMÔNIO CULTURAL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RATIS, K. S. . O PATRIMÔNIO MUSEALIZADO NA ESCOLA: INCENTIVANDO A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RATIS, K. S. ; PACHECO, Ricardo de Aguiar . Museu interdisciplinar: Ensinando História e Matemática através de objetos.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RATIS, K. S. ; BARBOSA, Izabelle L. de O. ; SILVA, Larissa C. de O. ; SILVA, Ana C. V. da . OS INTELECTUAIS E ARTISTAS NA COMUNA DE PARIS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RATIS, K. S. ; PACHECO, Ricardo de Aguiar . Dos Museus à sala de aula: Diálogos entre a História e o objeto.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RATIS, K. S. ; PACHECO, Ricardo de Aguiar . Dos Museus à sala de aula: O patrimônio e a linguagem museal no ensino de História.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RATIS, K. S. ; PACHECO, Ricardo de Aguiar . Patrimônio, Museu e Ensino de História: O espaço museal e a sala de aula.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAMOS, Juliana da C. ; SILVA, Larissa C. de O. ; RATIS, K. S. . TRAÇANDO CAMINHOS: REFLEXÕES A RESPEITO DA EDUCAÇÃO.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

RATIS, K. S. . Oficina História e Matemática. 2011; Tema: OFICINA HISTÓRIA E MATEMÁTICA (ENSINO MÉDIO INOVADOR). (Blog).

RATIS, K. S. ; SANTOS, D. G. ; Oliveira,Larissa Carla de . PATRIMÔNIOS DE PERNAMBUCO. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RATIS, K. S. ; PACHECO, Ricardo de Aguiar . A História e o Objeto: A inserção dos Museus na Escola.. 2012. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Observatório do Ensino de História em Pernambuco, Descrição: O Observatório do Ensino de História em Pernambuco deseja perceber a coerência entre a formação inicial dos Professores, o currículo das escolas, e as demandas das avaliações nacionais (Enad e Enem) tomando como recorte o Ensino de História nas escolas de ensino médio da Cidade do Recife, PE. Este estudo visa auxiliar tanto os professores das escolas a qualificarem seu trabalho docente bem como apontar às universidades linhas de estruturação de seus cursos de formação de professores. Ao mesmo tempo oferece os gestores das políticas públicas de educação uma análise dos currículos com base nos instrumentos de avaliação nacional do ensino.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Keyth Saborido Ratis - Integrante / Ricardo de Aguiar Pacheco - Coordenador / Bruno Melo de Araújo - Integrante / Lucas Victor da Silva - Integrante / Alexsandra Maria dos Santos - Integrante / Monike Gabrielle de Moura Pinto - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

Prêmios

2011

Menção Honrosa, XI Jornada de ensino,pesquisa e extensão..

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Universitário. , Dom Manoel de Medeiros, Dois Irmãos, 52171-900 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (081) 33206041, URL da Homepage:

Experiência profissional

2013 - Atual

Centro Educacional João Brito

Vínculo: Professor Aulista, Enquadramento Funcional: Professora de Artes e Ensino Religioso, Carga horária: 8

2011 - 2013

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista do PIBID, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Como bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) pela UFRPE, atuei na Escola Estadual Jarbas Passarinho onde desenvolvi o projeto A HISTÓRIA E O OBJETO : A INSERÇÃO DOS MUSEUS NA ESCOLA.

2011 - 2011

Fundação Joaquim Nabuco

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Mediadora Cultural, Carga horária: 20

Outras informações:
Exerci a função de mediadora cultural no Museu Homem do Nordeste na exposição permanente intitualda, Nordeste : territórios plurais e direitos coletivos ,além de participar das edições do programa família no museu e dos diversos eventos e cursos de aperfeiçoamento que aconteceram na Fundação Joaquim Nabuco.

2011 - 2011

Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professor estagário, Carga horária: 20

2011 - 2011

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora da disciplina de Pré-História, Carga horária: 12

Outras informações:
A experiência de monitoria compreende o auxilio ao professor regente, bem como a elaboração de atividades complementares, leituras de textos, organização de viagens e acompanhamento dos alunos.

2010 - 2011

Prefeitura Municipal de Recife, PM/Recife

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professora estagiária, Carga horária: 20