Paula Daniele de Oliveira Moreira

Sou, mestre e uma profissional de Tecnologia da Informação (TI) com mais de uma década de experiência no setor bancário e outros setores. Iniciei minha carreira como Analista de Requisitos, onde adquiri habilidades sólidas em identificar e entender as necessidades dos clientes e traduzi-las em especificações funcionais para o desenvolvimento de sistemas.Ao longo dos anos, fui progredindo em minha carreira, assumindo papéis de maior responsabilidade e liderança. Como Gerente de Projetos, tive a oportunidade de liderar equipes multifuncionais e coordenar a execução de projetos complexos de TI, garantindo o cumprimento dos prazos, orçamentos e qualidade.Atualmente, exerço a função de Consultora no Escritório de Projetos, onde aplico minha expertise para oferecer suporte estratégico aos projetos em andamento. Trabalho de perto com as equipes de gerenciamento e stakeholders para analisar riscos, identificar oportunidades de melhoria e garantir a efetiva entrega de valor para o negócio.Além disso, faço parte da startup VSpace que traz um novo conceito de intranet para sua empresa.

Informações coletadas do Lattes em 06/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Ciência da Computação

2007 - 2010

Universidade Federal do Pará
Título: CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS: UMA ABORDAGEM PARA GERÊNCIA QUANTITATIVA DE PROCESSOS DE SOFTWARE, Ano de Obtenção: 2010
Cleidson Ronald Botelho de Souza.Palavras-chave: Controle Estatístico de Processo; Processo de Software; Melhoria da Qualidade de Processos.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Graduação em Ciêcia da Computação

2002 - 2007

Universidade Federal do Pará
Título: Desenvolvimento de um Sistema de informação Georeferenciado aplicado a Segurança Pública
Orientador: Cleidson Ronald Botelho de Souza
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará, FADESP, Brasil.

Formação complementar

2022 - 2022

Formação Kanban Management Professional (KMP II). (Carga horária: 24h). , Kanban Universaty, KU, Estados Unidos.

2021 - 2022

Programa Pratico de Formação Lean Digital. (Carga horária: 118h). , Lean Institute Brasil, LIB, Brasil.

2019 - 2021

MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0. (Carga Horária: 363h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil. , Palavras-chave: Bem Estar; Pensamento Lean.

2020 - 2020

Kanban System Design (KMP I). (Carga horária: 16h). , Kanban Universaty, KU, Estados Unidos.

2013 - 2013

Certified Professional for Requirements Engineerin. , Instituto Brasileiro de Qualidade e Testes de Software, IBQTS, Brasil.

2005 - 2005

Java Server Pages. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2005 - 2005

Desenvolvimento de Websites com Quanta Plus. (Carga horária: 3h). , Sociedade de usuários de informática e telecomunicações, SUCESU, Brasil.

2004 - 2004

Mineração de Dados. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2002 - 2002

Introdução a Programação. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia de Software/Especialidade: Qualidade de Processo.

Participação em eventos

Agile Trends. 2023. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança. 2019. (Congresso).

Congresso Técnico da XII Semana de Informática da UFPA. 2005. (Congresso).

III Mostra Paraense de Software Livre para Servidores Públicos. 2005. (Outra).

IV Fórum Paraense de Software Livre. 2005. (Outra).

XXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2005. (Congresso).

XVIII Semana Paraense de Informática e Telecomunicações. 2004. (Outra).

XVII Semana Paraense de Informática e Telecomunicações. 2003. (Outra).

Produções bibliográficas

  • Luiz Alberto Silva Filho ; Maxwel Dias Macedo ; MOREIRA, P. D. ; FH, Moreira ; Vinicius, T. . Descoberta de Conhecimento na Segurança Pública Utilizando a Técnica de Árvore de Decisão. In: SBSI 2008 - IV Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 2008, Rio de Janeiro. Anais do IV Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 2008.

  • Vinicius, T. ; MOREIRA, P. D. ; Luiz Alberto Silva Filho ; FH, Moreira ; Souza, C. ; RC, Betini . SIECRIM: Um Sistema para Geração Automática de Relatórios em Segurança Pública. In: IV Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. In: SImposio Brasileiro de Sistemas de Informação, 2008, Rio de Janeiro. SIECRIM: Um Sistema para Geração Automática de Relatórios em Segurança Pública. In: IV Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 2008.

  • MOREIRA, P. D. ; Vinicius, T. ; Luiz Alberto Silva Filho ; RC, Betini . Geografic Information System apply to Public Security in Pará State. In: CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management, 2007, São Paulo. 4th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management., 2007.

  • Vinicius, T. ; MOREIRA, P. D. ; Luiz Alberto Silva Filho ; FH, Moreira ; RC, Betini . Descoberta de Conhecimento no Apoio à Tomada de. In: Conferência Latinoamericana de Informática, 2007, Costa Rica. XXXIII Conferencia Latinoamericana de Informática, 2007.

  • MOREIRA, P. D. ; Vinicius, T. ; Luiz Alberto Silva Filho ; RC, Betini . Arquitetura de um SmallSIG para apoio ao Planejamento Estratégico. In: Conferencia Latinoamericana de Informática, 2007, Costa Rica. XXXIII Conferencia Latinoamericana de Informática, 2007, San José, 2007.

  • MOREIRA, P. D. ; Vinicius, T. . Uma proposta para a Resolução de Entidades Geográficas. In: V Semana de Informática, II Semana de Geotecnologias e I Escola de Software Livre, 2007, Santarém. Anais V Semana de Informática, II Semana de Geotecnologias e I Escola de Software Livre, 2007.

  • Lima. A ; Lemos, A.M ; França, B. ; Cordeiro, W. ; MOREIRA, P. D. ; SALES, E. ; Souza, C. ; Vinicius, T. . Um Sistema Geo-referenciado para Segurança Pública na Amazônia. In: XX Semana Paraense de Informática e Telecomunicações, 2006, Belém. Um Sistema Geo-referenciado para Segurança Pública na Amazônia, 2006.

  • Vinicius, T. ; MOREIRA, P. D. ; Souza, C. ; RC, Betini ; FH, Moreira ; LA, Filho . Tecnologias de Sistemas de Informações Geográficas aplicadas a Segurança Pública no Estado do Pará. In: Seminf - Semana Paraense de Informática, 2006, Belém. Tecnologias de Sistemas de Informações Geográficas aplicadas a Segurança Pública no Estado do Pará, 2006.

  • MOREIRA, P. D. ; RODRIGUES JUNIOR, O. . Como utilizar o Lean e Kanban para melhorar a comunicação com o cliente. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOREIRA, P. D. ; RODRIGUES JUNIOR, O. . Como a agilidade mudou meu contrato e sobrevivi ao desafio de entregar o Pix na Pandemia. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

MOREIRA, P. D. ; Vinicius, T. ; LA, Filho ; FH, Moreira . Sistema Estatístico Criminal (SIECRIM). 2007.

MOREIRA, P. D. ; Maxwel Dias Macedo . Avaliação Heurística do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP). 2007.

MOREIRA, P. D. ; Luiz Alberto Silva Filho . Introdução a SQL - uma visão voltada ao SISP. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOREIRA, P. D. ; Lemos, A.M . Nivelamento para Open Impress. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2006 - Atual

    Projeto de modernização do Sistema de Informação de Estatística Criminal e Institucional do Sistema de Segurança Pública do estado do Pará, Descrição: Desenvolvimento de um sistema georeferenciado que auxiliará na análise dos relatórios estatísticos por parte dos administradores da Segurança Pública e validará as informações produzidas pelos estatísticos do CEI, que hoje produzem informações que não condizem com a realidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Paula Daniele de Oliveira Moreira - Integrante / Edson Marcos Leal Soares Ramos - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa do Pará - Bolsa.

Projetos de desenvolvimento

  • 2006 - Atual

    Projeto de Desenvolvimento e Implementação do Sistema de Informações de Estatísticas Criminal e Institucional junto ao Sistema de Segurança Pública para a Cidade Belém-PA, Descrição: Desenvolvimento de um sistema para apoio a geração das estatísticas policiais, que dará as estatísticas maior confiabilidade, prevê a implementação de técnicas de mineração de dados para a descoberta de conhecimento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Paula Daniele de Oliveira Moreira - Integrante / Edson Marcos Leal Soares Ramos - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará - Bolsa.

  • 2006 - Atual

    Projeto de Desenvolvimento e Implementação do Sistema de Informações de Estatísticas Criminal e Institucional junto ao Sistema de Segurança Pública para a Cidade Belém-PA, Descrição: Desenvolvimento de um sistema para apoio a geração das estatísticas policiais, que dará as estatísticas maior confiabilidade, prevê a implementação de técnicas de mineração de dados para a descoberta de conhecimento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Paula Daniele de Oliveira Moreira - Integrante / Edson Marcos Leal Soares Ramos - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará - Bolsa.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Pará, Centro de Ciências Exatas e Naturais. , Rua Augusto Corrêa - até 937 - lado ímpar, Guamá, 66075110 - Belém, PA - Brasil - Caixa-postal: 479, Telefone: (91) 31832121, Ramal: 55, URL da Homepage:

Experiência profissional

2012 - 2016

PD Case

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Requisitos, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2012

Cobra Tecnologia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de Requisitos, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Análise e Levantamento dos requisitos do Sistema de Gestão de Fomento do Banco da Amazônia na entrega referente ao módulo Projetos. (Módulo Não Rural, Rural e Pronaf). Trata-se do cadastro das condições de financiamento bancário que deverão ser analisadas para deferimento de uma proposta de crédito no banco da Amazônia.

2009 - 2010

Cobra Tecnologia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Requisitos, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Análise e Levantamento dos requisitos do sistema de cadastro de pessoas do Banco da Amazônia (Amazoncad); Homologação do Sistema Amazoncad; Treinamento do Sistema Amazoncad; Tecnologias: UML, JPA, JSP, Struts 2, MySQL e JasperReports, Modelo de Desenvolvimento baseado no modelo de Prototipagem, Oracle. Ferramentas: Eclipse, Ireport, JUnit, CVS, Mantis e Jude

2008 - 2008

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Analista de Requisitos, Carga horária: 4

2007 - 2008

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 4

2006 - 2007

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 25

Outras informações:
Participação do Projeto estabelecido entre CEI (Centro Estratégico Integrado), SEGUP e UFPA que teve por objetivo Desenvolvimento e Implantação do Sistema Integrado de Informações de Estatísticas Criminal e Institucional junto ao Sistema de Segurança Pública para a Cidade Belém-PA

2005 - 2006

Processamento de Dados do Pará

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Suporte aos usuários, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2005 - 2006

Processamento de Dados do Pará

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Administrador do Sistema Lotus Notes, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 04/2004 - 04/2006

    Estágios , Processamento de Dados do Pará.Estágio realizado, Manutenção do Servidor, Suporte a usuário e desenvolvimento para o aplicativo Lotus Notes.

2016 - 2021

Vibe Tecnologia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Gerente de TI das soluções de internet banking, comércio eletrônico, aplicativos móveis e canais digitais do Banco do Estado do Pará.

2021 - Atual

Plenitude Gestão de Projetos

Vínculo: Sócia, Enquadramento Funcional: Gestão de Projetos e Pessoas