Cristina Carvalho de Araújo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1988) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2011). Atualmente é professora assistente da Universidade do Estado do Amazonas e pedagoga aposentada da Secretaria Municipal de Educação de Manaus. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: didática, currículo, avaliação, estágio, concepções de formação., profissionalização., formação continuada. e políticas de formação do educador. Atuou como Coordenadora de Àrea no Porgrama Institucional de Bolsas de Iniciação à Docencia-PIBID, edição (2018/2020) e como Docente Orientadora em duas edições do Programa de Residência Pedagógica da Universidade do Estado do Amazonas de 2018/2022; 2022/2024. Participa do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Estágio Supervisionado.

Informações coletadas do Lattes em 13/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2009 - 2011

Universidade Federal do Amazonas
Título: Formação Continuada no Cotidiano dos Professores(as) dos Anos Iniciais: Desafios e Possibilidades, Ano de Obtenção: 2011
Lucíola Inês Pessoa Cavalcante.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Formação Continuada; Profissionalização Docente; Trabalho Pedagógico; Cotidiano Escolar.Setores de atividade: Educação.

Especialização em Pós-Graduação em Psicopedagogia

1997 - 1998

Universidade Federal do Amazonas
Título: Projeto de Pesquisa

Graduação em Pedagogia

1985 - 1988

Universidade Federal do Amazonas

Formação complementar

2016 - 2018

Estudos e questões da Infância. , Secretaria Municipal de Educação de Manaus, SEMED, Brasil.

2007 - 2007

Estruturando o Projeto Político Pedagógico. (Carga horária: 3h). , Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.

2006 - 2006

Necessidades e Desafios para a Educação. (Carga horária: 40h). , Núcleo de Educação à Distância do Centro UNISAL, NEAD, Brasil.

2005 - 2005

Capacitação para formadores em funcões docentes. (Carga horária: 120h). , Secretaria Municipal de Educação de Manaus, SEMED, Brasil.

1998 - 1998

Capacitação Básica em Informática. (Carga horária: 60h). , Instituto Superior de Administração e Econômia da Amazônia, ISAE, Brasil.

1994 - 1994

Curso Dinâmica De grupos. (Carga horária: 20h). , Faculdade Nilton Lins, FNL, Brasil.

1984 - 1987

Língua Inglesa. (Carga horária: 624h). , Instituto Cultural Brasil Estados Unidos, ICEBEU, Brasil.

1986 - 1986

Formação Garantia dos Direitos Humanos. (Carga horária: 16h). , Ministério Público do Estado do Amazonas, MP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação/ Subárea: Formação do Educador.

Organização de eventos

ARAÚJO, C. C. . Mostra Programa Residência pedagógica. 2024. (Outro).

ARAÚJO, C. C. ; MENEZES, M. Q. A. ; SILVA, M. N. C. . XII Semana de Pedagogia:O Pedagogo Frente as Reformas da Educação. 2018. (Outro).

Participação em eventos

28º Semana de Pedagogia: Pedagogias da Diversidade.O SER DOCENTE EM FORMAÇÃO: PERSPECTIVA FREIREANA A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID. 2025. (Outra).

III SEMINÁRIO DO NECAF E I ENCONTRO DOS EGRESSOS DO GEPEC.PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ?SEMANA DA ÁGUA?: CONTRIBUIÇÕES PARA AS PRÁTICAS FORMATIVAS DO PIBID PEDAGOGIA NOS ANOS INICIAIS. 2025. (Seminário).

XI Congresso Nacional de Educação. O PIBID E A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: INTERFACE ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA. 2025. (Congresso).

XII Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia: Ciências, Arte e Inovação.Formação Inicial de Professores: Um olhar pela Experiência no Programa de Residência Pedagógica. 2025. (Simpósio).

XII Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia.Formação Inicial de Professores: um olhar pela experiência no Programa Residência Pedagógica. 2024. (Simpósio).

XII Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia.Um olhar de uma professora que ensina ciências sobre as diferenças e relações etico-raciais na escola. 2024. (Simpósio).

III Jornadas de Reflexão Currículo, Avaliação e Profissão Docente. 2022. (Outra).

XIII Seminário Nacional de Formação de Professores.O uso de ferramentas digitais e a prática pedagógica no ensino remoto: reflexões no âmbito do programa residência pedagógica. 2022. (Seminário).

XIII Seminário Nacional de Formação de Professores.O PIBID ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEA. 2022. (Seminário).

Seminário de Encerramento do Curso de Especialização Gestão de Projetos e Formação Docente.O Projeto de Gestão e Organização do trabalho Pedagógico; articulações com o curso de especialização gestão de projetos e formação docente. 2019. (Seminário).

V Seminário Nacional de Educação Básica.O Projeto de Organização e Gestão do trabalho Pedagógico: relato de experiência sobre a formaçãode gestores e pedagogos no contexto amazõnico. 2019. (Seminário).

XIV Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, V Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VII Seminário Internacional sobre. PROJETO GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: REFLEXÕES E IMPACTOS NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DA EQUIPE GESTORA. 2019. (Congresso).

XVIIII Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - SEINPE.Reflexões sobre o processo de implementação da Educação Integral em um centro Minicipal de Educação Infantil em Manaus. 2019. (Seminário).

DIÁLOGOS PERTINENTES VIII Saberes Curriculares, Saberes da Docência: Itinerários de um percurso transdisciplinar de formação de professores,.Mesa Redonda. 2018. (Seminário).

EDUCERE - XIII Congresso Nacional de Educação - Formação de professores: contextos, sentidos e práticas - IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE - VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente. FORMAÇÃO CONTINUADA DA EQUIPE GESTORA: IMPLICAÇÕES NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MANAUS. 2017. (Congresso).

Diálogos Pertinentes VI: O projeto Oficinas de Formação em Serviço.Círculo de experiência III: Equipe Gestora e a formação continuada em serviço. 2016. (Seminário).

III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Formação continuada na escola e o desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem: implicações para a organização do trabalho pedagógico. 2016. (Congresso).

Minicurso ?Relações étnico-raciais na escola e os desafios do ensinar e aprender. 2016. (Outra).

Semana de Socialização de Praticas Formativas.Relatos de Experiêcias dos Porjetos de Aprendizagem~Ofs. 2016. (Encontro).

X Semana de Pedagogia.Identidade. Currículo, Cultura e Formação de Professores. 2016. (Encontro).

Mudar a Escola, Melhorar a Educação: transformar vidas. 2015. (Seminário).

Socialização de práticas Formativas da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério.Socialização de Práticas Formativas: Oficinas de Formação em Serviço- OFS. 2015. (Encontro).

Diálogos Pertinentes IV- O projeto OFS: avaliação, trajetórias e narrativas da docência.Formação continuada acompanhada: possibilidades e desafios do e no cotidiano escolar. 2014. (Encontro).

II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores - Por uma revolução no campo da formação de professores. RELATO DE EXPERIÊNCIA EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE MANAUS. 2014. (Congresso).

XI Colóquio sobre Questões Curriculares / VII Colóquio Luso-Brasileiro & I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares.O Lugar da Escola e do Currículo na Formação Continuada de Professores. 2014. (Outra).

X Colóqui sobre questões curriculares & VI Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo sob.Formação Continuada no Cotidiano da Escola Pública, Currículo e o Processo de Construção dos Saberes Docentes. 2012. (Outra).

XV Encontro Nacional da ANFOPE e I Colóquio Luso Brasileiro CIDInE.Formação Continuada e Profissionalização Docente no Cotidiano dos Professores da Escola Pública. 2010. (Encontro).

XV Encontro Nacional da Anfope e I Colóquio Luso Brasileiro do CIDInE.Formação Continuada e profissionalização docente no cotidiano dos(as) professores(as) da escola pública. 2010. (Encontro).

XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente:políticas e práticas Educacionais.Formação Continuada e Profissionalização: Desafios e Prespectivas Atuais. 2010. (Encontro).

XI Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação.Formação Continuada de Professores: concepções, tensões e perspectivas atuais em busca da profissionalização. 2009. (Seminário).

IX Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. 2008. (Seminário).

IV Encontro Nacional da Rede Salesiana de Escolas. 2006. (Encontro).

Seminário de Leitura : o real e o imaginário. 2003. (Seminário).

XVII Congresso Nacional da AEC - Associação de Educação Católica. 2001. (Congresso).

PCN em Ação - Alfabetização e 1a 4 séries. 2000. (Encontro).

Seminário de Formação Continuada de Professores. 2000. (Seminário).

I Simpósio Municipal Sobre Currículo. 1997. (Simpósio).

Jornada de Estudos e Debates sobre a Nova LDB. 1997. (Outra).

Treinamento em Educação Pré-Escolar. 1983. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Francilene Macedo Vieira

PAIVA, N. S.;ARAÚJO, C. C.; CAMPOS, R. S. S.. intituladoA FORMAÇÃO DOCENTE DE UMA ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEA ? NARRATIVA DE SI DAS EXPERIÊNCIAS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: NORMA LIMA BARBOSA

SILAVA, V. P.;ARAÚJO, C. C.; CAMPOS, R. S. S.. AS BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 EM MANAUS: A EXPERIÊNCIA COM O PROJETO ?EBA! VAMOS BRINCAR. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: CRISTIENE DE OLIVEIRA ARAUJO

SOUZA, K.C.S;ARAÚJO, C. C.; SILAVA, V. P.. O PROTAGONISMO INFANTIL E O FAZER PEDAGÓGICO, INSPIRADO NA ABORDAGEM REGGIO EMÍLIA Manaus - AM 2023. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: GLÁUCIA MARIA LIMA MESQUITA

OLIVEIRA, M. T. S. B.;ARAÚJO, C. C.; SILAVA, V. P.. A FORMAÇÃO INICIAL E AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID, DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E DO LEPETE NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA DA ENS/UEA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Joamely Isabele Mendonca Matos

LIMA, O. G.;ARAÚJO, C. C.; ROTONDANO, E. V.. Estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma escola municipal de Manaus: Reflexões sobre a inclusão de crianças imigrantes e refugiadas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Juliana Costa Guimarães

SILAVA, V. P.;ARAÚJO, C. C.; ISCHKANIAN, S. H. D.. OS DEVERES DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NA PERSPECTIVA DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA ACERCA DO DIREITO À EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: JULIANA MARIA DA CRUZ COUTINHO

SOUZA, K.C.S;ARAÚJO, C. C.; SILAVA, V. P.. OS JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: RAMILY BARBOSA GOMES

SILAVA, V. P.;ARAÚJO, C. C.; ISCHKANIAN, S. H. D.. O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA MELHORIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Susy Santos Melo

MACHADO, A. B. L.;ARAÚJO, C. C.; OLIVEIRA, M. T. S. B.. Educação de pessoas com deficiência Visual e Tecnologia assistiva: Conhecendo as práticas de uma escola Estadual de Atendimento Educacional Específico da Cidade de Manaus. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: ANDRÉA DOS SANTOS SOUZA

OILIVEIRA, C. B.;ARAÚJO, C. C.; NEGRAO, F. C.. EXPERIÊNCIAS DE UMA AUXILIAR DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO DO(A) PEDAGOGO (A). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Lílian Kézia Nogueira da Silveira

ARAÚJO, C. C.; LIMA, O. G.; BRITO, J. L.. Educação Inclusiva para imigrantes e refugiados em uma escola municipal de Manaus. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: FELIPE COSTA PASSOS ANVERES

SARAIVA, E.S.S;ARAÚJO, C. C.; OLIVEIRA, M. T. S. B.. INCLUSÃO DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Fernanda Lise Zaltron

OLIVEIRA, S. S.;ARAÚJO, C. C.; MENEZES, M. Q. A.. A importância dos blocos lógicos na construção da percepção matemática das crianças da Educação Infantil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Larissa Thayna Gonzaga Bezerra

MENEZES, M. Q. A.;ARAÚJO, C. C.; BELEM, M. J. C. S.. A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO EM TEMPOS DE POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NUMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE MANAUS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Thalysson Kelvyn do Monte

SARAIVA, E.S.S;ARAÚJO, C. C.; COELHO, L.R. As assembleias estudantis e o exercício da gestão democrática. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Odelice Alves Sinfronio

MENEZES, M. Q. A.;ARAÚJO, C. C.; SARAIVA, E.S.S. A formação do professor da educação de jovens e adultos em meio às novas concepções de alfabetização. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Fernanda Souza da Silva

LIMA, O. G.;ARAÚJO, C. C.; AIKAWA, M.S.. A Política Educacional, o Trabalho Docente e os Recursos Tecnológicos nas Aulas Não Presenciais em uma Escola Pública Municipal De Manaus. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Verônica Ribeiro da Silva

PAIVA, N. S.;ARAÚJO, C. C.; REIS, D. A.. GESTÃO DEMOCRÁTICA-PARTICIPATIVA: Uma escola sonhada por todos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Layane da Silva Martins

PAIVA, N. S.;ARAÚJO, C. C.; CAMPOS, R. S. S.. A gestão participação e a família em tempos de pandemia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Viviane Monteiro de Souza

ARAÚJO, C. C.; MENEZES, M. Q. A.; MACHADO, A. B. L.. O Projeto de Organização e Gestão do trabalho Pedagógico: implicações na formação continuada da equipe gestora. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Diogo Maxwell Tvares dos Santos

ARAÚJO, C. C.; MENEZES, M. Q. A.; SARAIVA, E.S.S. A construção dos sujeitos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Ester da Silva da Gomes

ARAÚJO, C. C.; SOUZA, K.C.S; MENEZES, M. Q. A.. Saberes docentes e práticas pedagógicas:implicações da forrmação continuada de professores. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Gleiciane Alice Oliveira de Carvalho

ARAÚJO, C. C.; MACHADO, A. B. L.; OLIVEIRA, G. P.. Educação Integral: possibilidades de desenvolvimento das AHIS na escola?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Virgínia Marinho Sobral

ARAÚJO, C. C.; BETTIOL, C. A.; PAIVA, N. S.. Análise do processo organizacional de uma escola de Educação Infantil na perspectiva da gestão democrática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Ray Ely Nobre e Souza

ARAÚJO, C. C.; OLIVEIRA, M. T. S. B.. Avaliação da aprendizagem e a formação integral dos alunos nos anos iniciais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Sandra Regina Casas Ribeiro

ARAÚJO, C. C.; SARAIVA, E.S.S; MACHADO, A. B. L.. Identificação de sujeitos com AHIS em uma escola municiapl de manaus: a prespectiva dos professores. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Sara Leíta reis

ARAÚJO, C. C.; SOUZA, A. S. D.; RAMOS, J.G.B. Professor reflexivo: limites e perspectivas no desenvolvimento das práticas pedagógicas em uma escola da Zona Norte de Manaus. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Idilena Serrão Nunes

ARAÚJO, C. C.; SARAIVA, E.S.S; MENEZES, M. Q. A.. A didática utilizada pelo professor no processo de alfabetização e letramento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Inaldo Martins Junior

ARAÚJO, C. C.; LIMA, J.F; AFONSO, A. M.. As motivaçãoes e as dificuldades dos alunos que procuraram a Educação de Jovens e Adultos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Tatiana de Lima

MENEZES, M. Q. A.; AFONSO, A. M.;ARAÚJO, C. C.. Limites e possibilidades de leitura e escrita na Educação de Jovens e Adulto em uma escola da Zona Centro-Sul de Manaus. 2017.

Aluno: Raimunda Espíndola S

MIYAMOTO, R. E. S.; PIMENTA, N. A. A.; NASCIMENTO, C. A. T.;ARAÚJO, C. C.. Miyamoto.A importância da família com a criança com deficiência mental leve. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: MARILEIDE MELO GONÇALVES

GONCALVES, M. M.; PIMENTA, N. A. A.;ARAÚJO, C. C.; NASCIMENTO, C. A. T.. A família e o acompanhamento escolar da criança: uma reflexão pedagógica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Nonata Lima Melo

PIMENTA, N. A. A.;ARAÚJO, C. C.; NASCIMENTO, C. A. T.. Memorial descritivo analítico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Rujanilce de Assis Oliveira Xavier

PIMENTA, N. A. A.;ARAÚJO, C. C.; NASCIMENTO, C. A. T.. Minhas narrativasd de vida e análise referentes aos acontecimentos que se maanifestram sobre a profissionalização da educação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Beatriz Sterfany Silva Ferreira

SOUZA, A. S. D.;ARAÚJO, C. C.; BETTIOL, C. A.. A Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Jocilene Castro de Oliveira

ARAÚJO, C. C.; OLIVEIRA, M. T. S. B.; Montenegro, Marcia. A importância da Didática e dos Instrumentos de Avaliação no processo educativo nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Swanny da Silva Brito

ARAÚJO, C. C.; Simões, Ceane Andrade; SOUZA, A. S. D.. Reflexões sobre a linguagem oral e seu uso na sala de aula. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Álvaro Brasil Santiago

ARAÚJO, C. C.; MENEZES, M. Q. A.; Andreatta, Elaine Pereira. A importância as leitura crítica e reflexiva no ensino aprendizagem dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Alessandra Maia de Souza

LIMA, O. G.; MENEZES, M. Q. A.;ARAÚJO, C. C.. Processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Arlene Gonçalves Xavier

ARAÚJO, C. C.; MENEZES, M. Q. A.; LIMA, O. G.. Dificuldade de leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Maria de Lourdes Gomes Gama

ARAÚJO, C. C.; TRAJANO, E,A.; PEIXOTO, S. M.. Compreender a ludicidade como metodologia na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Ana Filomena Feijó Rodrigues

MENEZES, M. Q. A.;ARAÚJO, C. C.. Leitura e interpretação de texto em uma turma do 4o ano do Ensino Fundamental.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas.

Orientou

Elisson Marcio Moura Silva

TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO DOCENTE: NARRATIVA DO PERCURSO FORMATIVO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas; (Orientador);

Ariene Bezerra de Souza

Práticas Pedagógicas para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita do 1º ao 3º ano do Bloco Pedagógico; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos e Formação Docente) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Cristina Carvalho de Araújo;

Cintya Maria da Silva Lima

As dificuldades de leitura dos alunos do 1º ao 3º ano na Escola Municipal Padre Calleri: um repensar sobre alfabetização e letramento; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos e Formação Docente) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Cristina Carvalho de Araújo;

Francirlanda Holanda da Silva

Projeto de Gestão: melhoria dos espaços escolares contribuindo para o bom clima organizacional e fortalecimento das relações interpessoais; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos e Formação Docente) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Cristina Carvalho de Araújo;

Inêz Sardinha de Siqueira

O papel formativo da equipe gestora: o projeto de gestão ne Escola Municipal Padre Calleri; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos e Formação Docente) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Cristina Carvalho de Araújo;

Joelma de Souza Maricaua

Projeto Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico: melhoria contínua do ambiente escolar; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos e Formação Docente) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Cristina Carvalho de Araújo;

Maria Ozenilda de Lima

Projeto de Gestão: boas práticas de leitura e escrita no bloco pedagógico; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos e Formação Docente) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Cristina Carvalho de Araújo;

Neila Travessa da Silva Gonçalves

Uso de tecnologias e informática no cotidiano escolar: ferramentas facilitadoras no processo ensino aprendizagem; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos e Formação Docente) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Cristina Carvalho de Araújo;

Robson de Sousa Melo

Projeto de Gestão: boas práticas de leitura e escrita para os professores do Bloco Pedagógico; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos e Formação Docente) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Cristina Carvalho de Araújo;

Rosa Maria Alves de Queiroz

Reflexões sobre a melhoria do desempenho escolar dos alunos através da parceria família e escola; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos e Formação Docente) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Cristina Carvalho de Araújo;

Terezinha Pereira Aires

Práticas pedagógicas: estratégias para a aquisição da leitura e escrita no 3º ano do Bloco Pedagógico; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos e Formação Docente) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Cristina Carvalho de Araújo;

Valcilene Domingos oliveira Leão

Família e escola: desafios e oportunidades no processo de ensino e aprendizagem; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos e Formação Docente) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Cristina Carvalho de Araújo;

Diely de Queiroz Rocha

Os desafios da docência no período pós-pandêmico em uma escola municipal situada na Zona Oeste de Manaus; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Cristina Carvalho de Araújo;

Wendryo Gabriel Barreto de Sousa

O uso de jogos didáticos no ensino de ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Cristina Carvalho de Araújo;

Elisson Marcio Moura Silva

Trajetória de Formação Docente: Percurso Formativo no Programa Residência Pedagógica; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Cristina Carvalho de Araújo;

Alessandra Kelen Souza Aguiar

O uso de ferramentas digitais e a prática pedagógica no ensino remoto: reflexões no âmbito do programa residência pedagógica; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Cristina Carvalho de Araújo;

Elisama Soares de Souza Cardoso

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Cristina Carvalho de Araújo;

YANNA SOFIA TRINDADE DOS SANTOS

IMPACTOS DA PANDEMIA NA ATUAÇÃO DOCENTE: VIVÊNCIAS EM UMA ESCOLA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Cristina Carvalho de Araújo;

Letícia Souza Sansereth Santos

O trabalho com projetos na educação infantil: percepções das professoras de um centro municipal de educação infantil da zona oeste de Manaus; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Cristina Carvalho de Araújo;

Alyne Nogueira Cardoso

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA: PERCEPÇÕES DOS DISCENTES; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Cristina Carvalho de Araújo;

MARCOS BEZERRA DE SOUZA

IMPLICAÇÕES DA ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Cristina Carvalho de Araújo;

Viviane Monteiro de Souza

O Projeto de Organização e Gestão do trabalho Pedagógico: implicações na formação continuada da equipe gestora; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Cristina Carvalho de Araújo;

Ester da Silva da Gomes

Saberes docentes e práticas pedagógicas:implicações da forrmação continuada; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Cristina Carvalho de Araújo;

Karen Kerollen Souza dos Santos

Um olhar sobre o currículo escolar; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Cristina Carvalho de Araújo;

Maria Rita Santos de Oliveira

A atuação do gestor escolar e a prendizagem dos alunos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Cristina Carvalho de Araújo;

Sara Leíta reis

Professor reflexivo: limites e perspectivas no desenvolvimento das práticas pedagógicas em uma escola da Zona Norte de Manaus; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Cristina Carvalho de Araújo;

Idilena Serrão Nunes

A didática utilizada pelo professor no processo de alfabetização e letramento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Cristina Carvalho de Araújo;

Inaldo Martins Junior

As motivaçãoes e as dificuldades dos alunos que procuraram a Educação de Jovens e Adultos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Cristina Carvalho de Araújo;

Karla Bianca Batista de Oliveira Teixeira

As metodologias de ensino desenvolvidas pelos professores na Educação de Jovens e Adultos em uma Escola Municipal de Manause; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Cristina Carvalho de Araújo;

Mey Ling Oliveira Silva

Desafios e perspectivas da gestão escolar democrática; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Cristina Carvalho de Araújo;

Maria Creuza Santos de Souza

A implementação do Bloco Pedagógico em um escola da rede Municipal de Manaus: desafios e possibilidades; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Cristina Carvalho de Araújo;

Produções bibliográficas

  • SILVA, A. F. B. ; RAMOS, A. N. ; OLIVEIRA, A. R. ; LIMA, A. C. S. ; DIAS, A. ; ARAÚJO, C. C. ; WANZELER, E. B. P. ; ROTONDANO, E. ; SILVA, J. J. ; MENEZES, M. Q. A. . Dossiê de Pesquisa 2017-2019: a pesquisa-formação como estratégia de processos trans-formativos em contextos escolares. 1ª. ed. Manaus: UEA, 2023. v. 1. 315p .

  • ARAÚJO, C. C. ; LIMA, S. O. . Formação continuada de equipes gestoras na articulação escola e universidade: reflexões e impactos na experiência. In: Eglê Betânia Portela Wanzeler; Maria Quitéria Afonso Menezes. (Org.). Jornadas do Conhecimento: artesanias da formação do(a) formador(a) nos cotidianos escolares. 1ªed.Manaus: UEA, 2023, v. , p. 95-109.

  • ARAÚJO, C. C. ; ROTONDANO, E. ; LIMA, S. O. . Projeto Gestão e Organoização do Trabalho Pedagógico: implicações na formação continuada de professores nas escolas Municipais de Manus. In: Egle Wanzeler. (Org.). Dossiê de Pesquisa 2017-2019: a pesquisa-formação como estratégia de processos trans-formativos em contextos escolares. 1ªed.Manaus: UEA, 2023, v. 1, p. 12-28.

  • SOUZA, M. B. ; ARAÚJO, C. C. . A atuação do pedagogo na escola: desafios e possibiliddaes para o fortacemineto da gestão esolar democrática-participativa. In: Osmarina Guimarães de Lima. (Org.). Formação de professores: histórias de vida, experiências de estágio e iniciação científica.. 1ªed.Manaus: UEA, 2022, v. 1, p. 172-185.

  • SIQUEIRA, I. S. ; ARAÚJO, C. C. ; LIMA, S. O. . O PAPEL FORMATIVO DA EQUIPE GESTORA: O PROJETO DE GESTÃO NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE CALLERI. In: Eglê Betânia Portela Wanzeler; Maria Quitéria Afonso Menezes. (Org.). Formação de professores e professoras: lugares, saberes e subjetividades. 1ªed.Manaus: Editora UEA, 2020, v. , p. 384-396.

  • MARICAUA, J. S. ; ARAÚJO, C. C. ; LIMA, S. O. . ROJETO GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: MELHORIA CONTÍNUA DO AMBIENTE ESCOLAR. In: Eglê Betânia Portela Wanzeler; Maria Quitéria Afonso Menezes. (Org.). Formação de professores e professoras: lugares, saberes e subjetividades. 1ªed.Manaus: Editora UEA, 2020, v. , p. 398-408.

  • ARAÚJO, C. C. . Formação continuada de professores e a pesquisa no/do cotidiano escolar: algumas reflexões. In: Eglê Betânia Portela Wanzeler; Maria Quitéria Afonso Menezes. (Org.). OFICINAS DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO. 1ªed.Manus: Valer, 2014, v. , p. 59-.

  • MATIAS, L. T. F. ; ARAÚJO, C. C. . Reflexões sobre o Processo de Implementação da Educação Integral em um Centro Municipal de Educação Infantil em Manaus. UFAM Business Review, UFAM, p. 01 - 12, 20 fev. 2020.

  • Santos, Maria Vitoria Silveira ; ARAÚJO, C. C. . O PIBID E A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: INTERFACE ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA. In: XI Congresso Nacional de Educação, 2025, Olinda-PE. Anais CONEDU 2025.

  • AGUIA, A. K. S. ; ARAÚJO, C. C. . O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO REMOTO: REFLEXÕES NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. In: XIII Seminário Nacional de Formação de Professores, 2023, Rio de Janeiro. Anais do XIIII Seminário Nacional de Formação de Professores, 2022.

  • CARDOSO, E. S. S. ; ARAÚJO, C. C. . O PIBID ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEA. In: XIIII Seminário Nacional de Formação de Professores, 2023, Rios de Janeiro. Anais do XIIII Seminário Nacional de Formação de Professores, 2022.

  • CARDOSO, E. S. S. ; ARAÚJO, C. C. . O PIBID ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEA. In: XIII Seminário Nacional de Formação de Professores, 2022, Rio de Janeiro. Formação de Professores, compromisso social e direito à educação: (re)construindo uma agenda democrática, 2022.

  • AGUIA, A. K. S. ; ARAÚJO, C. C. . O uso de ferramentas digitais e a prática pedagógica no ensino remoto: reflexões no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. In: XIII Seminário Nacional de Formação de Professores, 2022, Rio de Janeiro. Formação de Professores, compromisso social e direito à educação: (re)construindo uma agenda democrátic, 2022.

  • ARAÚJO, C. C. ; ROTONDANO, E. . FORMAÇÃO CONTINUADA DA EQUIPE GESTORA: IMPLICAÇÕES NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MANAUS. In: EDUCERE - XIII Congresso Nacional de Educação - Formação de professores: contextos, sentidos e práticas - IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE - VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docent, 2017, Curitiba- Paraná. Anais do XIII EDUCERE "Formação de professores: contextos, sentidos e práticas", 2017. p. 5570-5580.

  • ARAÚJO, C. C. . Formação continuada na escola e o desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem: implicações para a organização do trabalho pedagógico. In: III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2016, Águas de Lindóia. III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE), 2016.

  • ARAÚJO, C. C. ; CAVALCANTE, L. I. P. . O Lugar da Escola e do Currículo na Formação Continuada de Professores. In: XI Colóquio sobre Questões Curriculares/VII Colóquio Luso-Brasileiro e I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, 2014, Braga. XI Coloquio Luso Brasileiro sobre questões curriculares, 2014.

  • ARAÚJO, C. C. ; CAVALCANTE, L. I. P. . Formação continuada no cotidiano da escola pública, currículo e o processo de conbstrução dos saberes docentes.. In: X Colóquio sobre Questões Curriculares & VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo, 2012, Belo Horizonte.. Desafios Contemporâneos no Campo do Currículo., 2012.

  • ARAÚJO, C. C. ; CAVALCANTE, L. I. P. . Formação continuada no cotidiano da escola pública e o processo de profissionalização docente. In: : XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Professores e I Congresso Nacional de Formação de Professores, 2011, Águas d Linóias-SP. I Congresso Nacional de Formaçao de Professores, 2011. p. 841.

  • ARAÚJO, C. C. ; CAVALCANTE, L. I. P. . Formação continuada e profissionalização docente: desafios e perspectivas atuais. In: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais., 2010, Belo Horizonte. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais.

  • ARAÚJO, C. C. ; ROTONDANO, E. ; LIMA, S. O. . ARTICULAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO: A FORMAÇÃO CONTINUADA COM EQUIPES GESTORAS. In: XIV Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, 2019, Curitiba- PR. Anais Educere, 2019.

  • SIQUEIRA, I. S. ; ARAÚJO, C. C. ; LIMA, C. M. S. . O PROJETO DE GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: XIV Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, 2019, Curitiba- PR. Anais Educere, 2019.

  • SILVA, A. H. B. ; ARAÚJO, C. C. . PROJETO DE GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A FORMAÇÃO DE GESTORES E PEDAGOGOS NO CONTEXTO AMAZÔNICO. In: V Seminário Nacional de Educação Básica, 2019, Belém -PA. Anais V Seminário Nacional de Educação Básica, 2019.

  • MARICAUA, J. S. ; ARAÚJO, C. C. ; LIMA, S. O. . PROJETO GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: REFLEXÕES E IMPACTOS NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DA EQUIPE GESTORA. In: XIV Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, 2019, Curitiba- PR. Anais Educere, 2019.

  • RODRIGUES, Roma .Paloma .Vieira. ; ARAÚJO, C. C. . O SER DOCENTE EM FORMAÇÃO: PERSPECTIVA FREIREANA A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID. 2025. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GOMES, Caral . Deuzuila. Oliveira. ; ARAÚJO, C. C. . PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ?SEMANA DA ÁGUA?: CONTRIBUIÇÕES PARA AS PRÁTICAS FORMATIVAS DO PIBID PEDAGOGIA NOS ANOS INICIAIS. 2025. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Santos, Maria Vitoria Silveira ; ARAÚJO, C. C. . O PIBID E A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: INTERFACE ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA. 2025. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, M. L. N. ; ARAÚJO, C. C. . Formação Inicial de Professores: um olhar pela experiência no Programa Residência Pedagógica. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VASCONCELOS, F. O. ; ARAÚJO, C. C. ; OILIVEIRA, C. B. . Um olhar de uma professora que ensina ciências sobre as diferenças e relações etico-raciais na escola. 2024. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • AGUIA, A. K. S. ; ARAÚJO, C. C. . O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO REMOTO: REFLEXÕES NO AMBITO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARDOSO, E. S. S. ; ARAÚJO, C. C. . O PIBID ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAÚJO, C. C. . EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E FORMAÇÃO LEITORA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA,. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. H. B. ; ARAÚJO, C. C. . PROJETO DE GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A FORMAÇÃO DE GESTORES E PEDAGOGOS NO CONTEXTO AMAZÔNICO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARAÚJO, C. C. . Gestão escolar e os desafios da formação continuada no contexto escolar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAÚJO, C. C. ; ROTONDANO, E. . FORMAÇÃO CONTINUADA DA EQUIPE GESTORA: IMPLICAÇÕES NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MANAUS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEITE, C. A. ; ARAÚJO, C. C. ; ROTONDANO, E. . RELATO DE EXPERIÊNCIA EM FORMAÇÃO CONTINUADA DA EQUIPE GESTORA DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE MANAUS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAÚJO, C. C. . Formação continuada na escola e o desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem: implicações para a organização do trabalho pedagógico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAÚJO, C. C. ; CAVALCANTE, L. I. P. . O Lugar da Escola e do Currículo na Formação Continuada de Professores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAÚJO, C. C. ; MENEZES, M. Q. A. . RELATO DE EXPERIÊNCIA EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE MANAUS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAÚJO, C. C. . Formação continuada acompanhada: possibilidades e desafios do e no cotidiano escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAÚJO, C. C. . Formação Continuada Acompanhada: possibilidades e desafios do e no cotidiano escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAÚJO, C. C. . Diferentes concepções na vivência de práticas pedagógicas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAÚJO, C. C. ; CAVALCANTE, L. I. P. . Formação Continuada no Cotidiano da Escola Pública e o Processo de Profissionalização Docente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAÚJO, C. C. ; CAVALCANTE, L. I. P. . Formação Continuada de Professores: concepções, tensões e prespectivas atuais em busca da profissionalização. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

ARAÚJO, C. C. . Seminário sobre Demandas Atuais do Currículo. 2018.

ARAÚJO, C. C. ; ROTONDANO, E. . TV LEPETE/UEA: Saberes e Dicas.. 2018.

ARAÚJO, C. C. . Círculo de experiência III: Equipe Gestora e a formação continuada em serviço. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ARAÚJO, C. C. . Formação de Gestores e Pedagogos dp Projeto de OFicina de Formação em Serviço - OFS. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - 2022

    ARTICULAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS E ESCOLAS PÚBLICAS: TECENDO REDES DE RELACIONAMENTOS PARA APRIMORAR A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA., Descrição: Contribuir com as escolas públicas por meio dos Estágios e da Residência Pedagógica, na articulação e implementação de práticas significativas que possibilitem melhorias na aprendizagem dos alunos da Educação Básica e a imersão dos nossos acadêmicos do Curso de Pedagogia no contexto escolar, na aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à performance profissional dos futuros professores, demostrando a importância da articulação entre a Universidade e as Escolas lócus de práticas Pedagógicas e Estágios para promover articulação no campo teórico e prático na formação inicial e continuada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (30) . , Integrantes: Cristina Carvalho de Araújo - Integrante / Meire Terezinha Silva Botelho de Oliveira - Coordenador.

  • 2018 - Atual

    Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Estágio Supervisionado, Descrição: O grupo de pesquisa pretende investiga os atos formativos e as práticas pedagógicas em seus diversos níveis e abrangência na realidade da Educação, em especial a Amazônica, nos espaços formais da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e no ensino superior, nos espaços não formais, incorporando estudos sobre aspectos epistemológicos, metodológicos e as articulações oriundas da teoria e da prática na atuação docente nas distintas modalidades de estágio na formação inicial e continuada como objeto de reflexão teórica e de experiências constitutivas da identidade e da profissão do professor.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cristina Carvalho de Araújo - Integrante / Meire Terezinha Silva Botelho de Oliveira - Coordenador / Neylanne Araceli de Almeida Pimenta - Integrante / Nataliana de Souza Paiva - Integrante / Maria Edeluza Ferreira Pinto de Moura - Integrante.

  • 2017 - 2020

    GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MANAUS, Descrição: Trata-se de um Projeto de pesquisa e extensão da Universidade do Estado do Amazonas, articulado ao Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação - LEPETE. Tem como finalidade promover a formação continuada dos gestores e pedagogos das oito escolas que fazem parte do Projeto Oficinas de Formação em Serviço - OFS.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cristina Carvalho de Araújo - Coordenador / Eridalva Rotondano Marinho - Integrante.

  • 2016 - 2022

    LABORATÓRIO DE ENSINO, PESQUISA E EXPEIRIÊNCIAS TRANSDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO, Descrição: Descrição: A criação do Laboratório de Estudos, Pesquisas e Experiências Transdisciplinares em Educação/Lepete, nasce de um contexto de trabalho desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Manaus e a Universidade do Estado do Amazonas. Trata-se de um projeto de formação continuada de professores em serviço Oficina de Formação em Serviço/OFS. Esse projeto é realizado em 10 escolas da Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental), atende 430 professores e 10.700. Para o desenvolvimento das formações nessas escolas, o projeto conta com a participação de alunos dos cursos de licenciaturas, que no momento do processo formativo do professor, assumem a sala de aula como assistentes de professores, na qual desenvolvem atividades pedagógicas orientadas e estabelecidas previamente. A participação desses alunos é definida como Assistência a Docência. Nela os alunos recebem formação sobre metodologia de ensino, planejamento e produção de material didático e pedagógico..Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cristina Carvalho de Araújo - Integrante / Maria Quitéria Afonso Menezes - Integrante / EGLÊ BETÂNIA PORTELA WANZELER - Coordenador.

  • 2018 - 2020

    Programa de Iniciação à Docência - PIBID, Descrição: O subprojeto do PIBID Pedagogia/UEA tem como objetivo oportunizar a construção da identidade docente por meio da vivência das atividades didático- pedagógicas desenvolvidas em instituições públicas municipais de Educação Infantil.. , Situação: Concluído; Natureza: Ensino. , Integrantes: Cristina Carvalho de Araújo - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Amazonas, Escola Normal Superior. , Avenida Djalma Batista - 3027, Chapada, 69050010 - Manaus, AM - Brasil, Telefone: (92) 38787721, URL da Homepage:

Experiência profissional

2014 - Atual

Universidade do Estado do Amazonas

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

Outras informações:
Disciplinas Ministradas no PARFOR: Didática Geral; Teoria e Prática da Educação Infantil; Planejamento de Ensino e Avaliação; Teoria e Prática da Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Escolar.

Atividades

  • 03/2024 - 07/2024

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Escola Comunidade e Cultura, Estágio II, Pesquisa e Pratica Peadgógica II - TCC

  • 10/2023 - 02/2024

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio I, Didática Geral

  • 11/2022 - 03/2023

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Didática Geral, Estágio Supervisionado III

  • 06/2022 - 10/2022

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio II, Pesquisa e Prática Pedagógica II - TCC

  • 02/2022 - 06/2022

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa e Prática II, Estágio I

  • 02/2021 - 07/2021

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Didática I, Estágio III

  • 07/2019 - 12/2019

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio II, Pesquisa e Prática II

  • 02/2019 - 06/2019

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Didática Geral

  • 07/2018 - 12/2018

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio II

  • 07/2018 - 12/2018

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa e Prática II - TCC

  • 08/2018 - 11/2018

    Ensino, Gestão de Projetos e Formação Docente, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Oficinas de Formação Programadas, Orientação para o TCC, Os Projetos de Aprendizagem/Projetos de Gestão

  • 06/2018 - 07/2018

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teoria e Prática da Organização do Trabalho Pedagógico

  • 02/2018 - 06/2018

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Didática Geral

  • 02/2018 - 06/2018

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio III

  • 02/2018 - 06/2018

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio III

  • 02/2018 - 02/2018

    Ensino, Pedagogia - PARFOR, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Currículo do Ensino Básico

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio I

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa e Prática I

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa e prática II

  • 03/2017 - 03/2017

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Escola Comunidade e Cultura

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado III; Currículo e Educação Básica

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Didática, Didática Geral

  • 03/2016 - 07/2016

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Didática Geral, Estágio II

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Didática Geral, Estágio III. Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico

  • 03/2015 - 07/2015

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teoria e Prática da Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Escolar

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Educação de Jovens e Adultos

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Didática

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Geografia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Didática Geral

1988 - 2022

Secretaria Municipal de Educação de Manaus

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Pedagogo, Carga horária: 20

Outras informações:
1988 a 1994- Professora do Ensino Fundamental1991 a 2005- Pedagoga do Ensino Fundamental 2005 a 2009- Formadora de Professores, Gestores e Pedagogos na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério- DDPM /SEMED

2012 - 2014

Centro Universitário do Norte - Lauriate Internacional Universities

Vínculo: PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/2012

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Didática, Metodologia do Estudo, Políticas Públicas e Educação, Educação de Jovens e Adultos, Estágio Supervisionado, Educação Especial, Diversidade e Inclusão Social

  • 06/2011 - 06/2011

    Ensino, Gestão em Educação Básica, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Projeto Político-Pedagógico

2000 - 2009

Centro Educacional Santa Teresinha

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Supervisora Escolar - Ensino Médio, Carga horária: 20

2008 - 2008

Centro de Formação, Desenv. de Tec. e Prest. de Serv. da Rede Púb.de Ens.

Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Prestação de Serviço

Outras informações:
Formadora: Curso de Formação de Tutores

1987 - 1994

Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desporto

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professora de Estágio Supervisionado, Carga horária: 20

Outras informações:
1987 a 1990- Professora de Estágio Supervisionado- Ensino Médio 1990 a 1994 - Supervisora Escolar Ensino Médio

2016 - 2016

Faculdade Metropolitana de Manaus

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado

Outras informações:
Disciplina: Didática do Ensino Superior - 24h