Bruna Magda Mendes Dias

Estudante no Programa de Epidemiologia para Gestores de Saúde, pela Johns Hopkins University. Especializanda em Enfermagem em Urgência e Emergência e UTI, pelo Centro de Ensino e Simulação em Saúde - JF. Especializanda em Enfermagem em Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar, pela DNA Pós Graduação. Especialista em Vigilância e Cuidado em Saúde no Enfrentamento da COVID-19 e de outras Doenças Virais - VigiEpidemia. Especialista em Saúde Indígena pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Especialista em Estratégias de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues, ESP/CE. Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Graduação em Enfermagem pela Faculdade Santa Maria - FSM. Sócia e voluntária da Associação Brasileira de Epidemiologistas de Campo - Proepi. Sócia da Sociedade Brasileira de Enfermagem Forense - SOBEF. Atuou como membro da Coordenação Técnica do Grupo Condutor Estadual Rede Pontos de Luz: Proteção às Mulheres, Crianças e Adolescentes em Situação de Violência, da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA) (Portaria N19/2022). Atualmente é Prestadora de serviço técnico por produto, atuando como apoiadora da Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde - CIEVS na SRFOR. Atua como enfermeira assistencial na Unidade de Pronto Atendimento Itaperi. Atuou como Prestadora de serviço técnico por produto, como assessora técnica da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar - RENAVEH no Ceará. Atuou como representante da Secretaria Estadual da Saúde do Estado do Ceará do Grupo de Trabalho do Nordeste de Enfrentamento a Violência Sexual. Atuou como Bolsista de Extensão Tecnológica na Escola de Saúde Pública do Ceará. Atuou como membro do Colegiado de Desenvolvimento Educacional em Saúde da ESP/CE. Atuou como docente na Escola Técnica Profissionalizante Elite. Atuou como Preceptora na Faculdade Maurício de Nassau. Atuou como Preceptora na Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza - FAMETRO. Possui experiência em docência, nas áreas de Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica Hospitalar, Enfermagem em Saúde da Mulher, Enfermagem do Trabalho e Centro Cirúrgico. Apresenta experiência na área de pesquisas em Vigilância em Saúde, com ênfase à Vigilância Epidemiológica Hospitalar, Violência contra a Mulher, Enfermagem Forense e Educação Permanente.

Informações coletadas do Lattes em 20/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Enfermagem em Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar

2024 - Atual

DNA Pós Graduação - Sistema Almanaque Plataforma Comunicação e Treinamento

Especialização em andamento em Especialização em Enfermagem em Urgência e Emergência e UTI

2024 - Atual

Centro de Ensino e Simulação em Saúde - JF

Especialização em Vigilância e Cuidado em Saúde no Enfrentamento da COVID-19 e de outras D

2023 - 2023

Fundação Oswaldo Cruz - Mato Grosso do Sul
Título: Revisão Rápida sobre a Situação Epidemiológica do Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em Crianças de 0 A 5 Anos na Região das Américas

Especialização em Saúde Indígena

2020 - 2022

FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: Análise Epidemiológica dos Casos Notificados e Confirmados de Covid-19 de Populações Indígenas no Estado do Ceará

Especialização em Estratégias de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher

2019 - 2020

Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues
Título: Análise Epidemiológica dos casos de Violência Sexual ocorridos no Estado do Ceará nos anos de 2014 à 2018
Orientador: Patricia Amanda Pereira Vieira

Especialização em Enfermagem do Trabalho

2014 - 2015

Universidade Estadual do Ceará
Título: Qualidade de Vida dos Profissionais de Enfermagem Atuantes na Assistência: Revisão Integrativa
Orientador: Emanuella Silva Joventino

Aperfeiçoamento em andamento em Aperfeiçoamento: Cuidados Paliativos na Rede de Atenção do Sistema Único de

2025 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Aperfeiçoamento em andamento em Programa Certificado em Epidemiologia para Gestores de Saúde (PCE)

2025 - Atual

Johns Hopkins University

Aperfeiçoamento em andamento em Curso de Extensão em Monitoramento e Avaliação em Saúde

2025 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Aperfeiçoamento em Curso de Aperfeiçoamento EpiSUS Fundamental

2022 - 2022

Escola de Saúde Pública do Ceará
Título: Análise Epidemiológica dos casos de violência sexual ocorridos no estado do Ceará nos anos de 2011 à 2021. Ano de finalização: 2022
Orientador: Sarah Mendes D'Angelo

Graduação em Enfermagem

2008 - 2012

Faculdade Santa Maria de Cajazeiras
Título: Resiliência de Cuidadores Frente ao Trabalho com Portadores de Alzheimer
Orientador: Ana Lúcia de França Medeiros

Formação complementar

2025 -

Imersão Emergências em Eventos de Massa. (Carga horária: 5h). , ESCOLA DE DESENVOLVIMENTO DE ENFERMAGEM EM EMERGÊNCIA, EDEM, Brasil.

2023 -

Análise de dados para a vigilância em saúde ? Curso Básico. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2023 -

Power BI do básico ao intermediário. (Carga horária: 10h). , Associação Brasileira de Epidemiologistas de Campo, PROEPI, Brasil.

2025 - 2025

Curso Básico de Diversidade, Equidade e Igualdade para Emergências em Saúd. (Carga horária: 40h). , PROFESP, PROFESP, Brasil.

2025 - 2025

Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde - GRS03. (Carga horária: 25h). , Escola de Saúde Pública de santa Catarina, ESPSC, Brasil.

2024 - 2024

Extensão universitária em Curso Básico de Vigilância em Saúde dos Riscos Associados a Desastres. (Carga horária: 30h). , PROFESP, PROFESP, Brasil.

2024 - 2024

Extensão universitária em Alta Performance em Sala Vermelha. (Carga horária: 40h). , CENTRO DE ENSINO E SIMULAÇÃO EM SAÚDE - JF, JF, Brasil.

2024 - 2024

Extensão universitária em Mpox: uma abordagem geral para profissionais de saúde. (Carga horária: 45h). , Fundação Oswaldo Cruz - Mato Grosso do Sul, FIOCRUZ, Brasil.

2024 - 2024

Extensão universitária em Curso Online de Classificação de Risco pelo Protocolo de Manchester. (Carga horária: 40h). , Rede de Educação, REDEC, Brasil.

2024 - 2024

Extensão universitária em Segurança do paciente e Qualidade em serviços de saúde. (Carga horária: 100h). , Escola Virtual de Governo, EVG, Brasil.

2024 - 2024

Epidemiologia Descritiva aplicada à vigilância em saúde. (Carga horária: 40h). , Programa de Fortalecimento da Epidemiologia nos Serviços de Saúde, PROFEPI, Brasil.

2024 - 2024

Curso de Comunicação de Risco em Emergências em Saúde Pública. (Carga horária: 20h). , PROFESP, PROFESP, Brasil.

2024 - 2024

Leptospirose: transmissão, diagnóstico, tratamento e prevenção. (Carga horária: 30h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2024 - 2024

Alta Performance em Hipodermóclise. (Carga horária: 20h). , CENTRO DE ENSINO E SIMULAÇÃO EM SAÚDE - JF, JF, Brasil.

2024 - 2024

Alta Performance em Prática de Injetáveis. (Carga horária: 20h). , CENTRO DE ENSINO E SIMULAÇÃO EM SAÚDE - JF, JF, Brasil.

2024 - 2024

Manejo do Cateter Intravenoso Periférico na Prática. (Carga horária: 3h). , CENTRO DE ENSINO E SIMULAÇÃO EM SAÚDE - JF, JF, Brasil.

2024 - 2024

Ética e Bioética em Saúde. (Carga horária: 2h). , Maestria Serviços em Saúde, MAESTRIA, Brasil.

2024 - 2024

Treinamento em Serviço sobre Vigilância, Diagnóstico de Febre Maculosa. (Carga horária: 4h). , Coordenadoria da COADS Baturité, COADS, Brasil.

2023 - 2024

Extensão universitária em Curso de Emergências Biológicas. (Carga horária: 60h). , PROFESP-PT, PROFESP-PT, Brasil.

2023 - 2023

Extensão universitária em Manejo do Sarampo nos Serviços de Saúde. (Carga horária: 60h). , Fiocruz Brasília, FIOCRUZ, Brasil.

2023 - 2023

Extensão universitária em Curso Básico de Preparação e Resposta às Emergências em Saúde Pública. (Carga horária: 40h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2023 - 2023

Extensão universitária em Curso Básico da Rede CIEVS (CBCIEVS). (Carga horária: 40h). , PROFESP-PT, PROFESP-PT, Brasil.

2023 - 2023

Curso Básico de Vigilância Epidemiológica Hospitalar no âmbito da Renaveh. (Carga horária: 20h). , PROFESP-PT, PROFESP-PT, Brasil.

2023 - 2023

Atualização do Manejo Clínico da Influenza. (Carga horária: 6h). , Fiocruz Brasília, FIOCRUZ, Brasil.

2023 - 2023

Capacitação para Monitoramento, Avaliação, Divulgação de Dados em Âmbito Ho. (Carga horária: 40h). , Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues, ESPCE, Brasil.

2023 - 2023

Curso Básico de Preparação e Resposta às Emergências em Saúde Pública. (Carga horária: 40h). , PROFESP, PROFESP, Brasil.

2022 - 2023

Extensão universitária em Investigação de Surtos e Epidemias. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2022 - 2022

Extensão universitária em Guia para profissionais da atenção básica sobre violência doméstica contra. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2022 - 2022

Extensão universitária em Plano de Contingência: Dimensões para Operacionalização. (Carga horária: 60h). , Fundação Oswaldo Cruz - Mato Grosso do Sul, FIOCRUZ, Brasil.

2022 - 2022

Extensão universitária em Enfrentamento da COVID-19 e demais doenças virais. (Carga horária: 100h). , Fundação Oswaldo Cruz - Mato Grosso do Sul, FIOCRUZ, Brasil.

2022 - 2022

Extensão universitária em Enfrentamento das Arboviroses. (Carga horária: 145h). , Fundação Oswaldo Cruz - Mato Grosso do Sul, FIOCRUZ, Brasil.

2022 - 2022

Extensão universitária em Fundamentos e tecnologias para o enfrentamento da COVID-19 e outras doenças. (Carga horária: 100h). , Fundação Oswaldo Cruz - Mato Grosso do Sul, FIOCRUZ, Brasil.

2022 - 2022

Organização do SUS. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2022 - 2022

Introdução à Gestão de Projetos. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2022 - 2022

Curso Formação de Tutores em Epidemiologia de Campo. (Carga horária: 20h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2022 - 2022

Curso Monkeypox: o que todo profissional de saúde deve saber. (Carga horária: 4h). , Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues, ESPCE, Brasil.

2022 - 2022

Uso do Microsoft Excel como Ferramenta de Apoio à Análise de Dados Epidemio. (Carga horária: 30h). , Associação Brasileira de Epidemiologistas de Campo, PROEPI, Brasil.

2022 - 2022

II Oficina de Imersão em Educação Permanente. (Carga horária: 40h). , Escola de Saúde Pública do Ceará, ESP/CE, Brasil.

2022 - 2022

Curso Básico de Preparação e Resposta às Emergências em Saúde Pública. (Carga horária: 40h). , Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues, ESPCE, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Saúde das Populações de Fronteiras. (Carga horária: 30h). , Fundação Oswaldo Cruz - Mato Grosso do Sul, FIOCRUZ, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Atenção Integral à Saúde da Mulher em Situação de Violência. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Curso Básico de Vigilância das Causas Externas. (Carga horária: 40h). , Escola de Saúde Pública do Ceará, ESP/CE, Brasil.

2021 - 2021

I Práxis Experience em Enfermagem Forense. (Carga horária: 30h). , Instituto Educacional Serra e Sertao de Guaraciaba do Norte CE, IESS, Brasil.

2021 - 2021

Saúde Mental e resiliência para trabalhadores da saúde que atuam na linha d. (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de Epidemiologistas de Campo, PROEPI, Brasil.

2021 - 2021

Saúde da Mulher e as Políticas Públicas. (Carga horária: 8h). , Escola Superior de Gestão e Contas Públicas Conselheiro Eurípedes Sales, EGC, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Violência por parceiro íntimo: definições e tipologias. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Redes de Atenção à Violência por Parceiro Íntimo. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Atenção a homens e mulheres em situação de violência por parceiro íntimo. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em I Curso Online do LASSOSS - SUS: conquistas, desafios e possibilidades. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Políticas Públicas no enfrentamento da violência por parceiro íntimo. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Violência por parceiro íntimo e perspectiva relacional de gênero. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Violência por parceiro íntimo no contexto familiar. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Aprofundando o Olhar no Atendimento às Mulheres em Situação de Violência. (Carga horária: 25h). , Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos huma, SPS CEARÁ, Brasil.

2020 - 2020

Vírus respiratórios emergentes, incluindo o COVID-19. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2020 - 2020

Contribuição da Genética Forense na Elucidação de Crimes Sexuais? ? via G. (Carga horária: 2h). , Sociedade Brasileira de Enfermagem Forense, SOBEF, Brasil.

2020 - 2020

Síndrome Respiratória Associados aos Coronavírus. (Carga horária: 1h). , Hospital das Clínicas - UFMG, HC - UFMG, Brasil.

2020 - 2020

Curso Online Transformações em Saúde: tecnologia, carreira e vida.. (Carga horária: 4h). , Artmed Editora, ARTMED, Brasil.

2019 - 2020

Extensão universitária em Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. (Carga horária: 140h). , Fundação Demócrito Rocha, FDR, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Curso Introdução às Teorias da Aprendizagem do Adulto (CITAA). (Carga horária: 40h). , Instituto Paidea de Desenvolvimento Educacional, INPADE, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Curso de Qualificação em Metodologia de Pesquisa Científica. (Carga horária: 40h). , Escola de Saúde Pública do Ceará, ESP/CE, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Conhecendo a Realidade da Saúde Indígena no Brasil. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Introdução à Segurança e Saúde do Trabalho. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Gestão Local de Desastres Naturais para a Atenção Básica. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Docência e elaboração de materiais didáticos em cursos mediados por tecnolo. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2019 - 2019

Atenção à Saúde Organizada em Redes. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2019 - 2019

Oficina atenção às mulheres, crianças e adolescentes em situação de violênc. (Carga horária: 8h). , Escola de Saúde Pública do Ceará, ESP/CE, Brasil.

2019 - 2019

Práticas éticas e legais no enfrentamento da morte. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2019 - 2019

Abordagens de adultos em situações de urgência e emergência na Atenção Bási. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2019 - 2019

Política Nacional de Humanização. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2019 - 2019

Educação Mediada por Tecnologias na Prática. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2018 - 2019

Extensão universitária em Curso de Introdução à Educação para as Profissões de Saúde. (Carga horária: 40h). , Escola de Saúde Pública do Ceará, ESP/CE, Brasil.

2018 - 2019

Extensão universitária em O cuidado de pessoas com HIV/aids na Atenção Básica. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Curso Básico Práticas Docentes na Saúde. (Carga horária: 60h). , Escola de Saúde Pública do Ceará, ESP/CE, Brasil.

2018 - 2018

Curso de Gestão de Projetos. (Carga horária: 20h). , Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, EGP, Brasil.

2018 - 2018

Dengue: Casos Clínicos para Atualização do Manejo. (Carga horária: 10h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2018 - 2018

Minicurso - Noções de Processos Administrativos. (Carga horária: 4h). , Escola de Saúde Pública do Ceará, ESP/CE, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Sala de Vacinação. (Carga horária: 80h). , SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇOES, SBIM, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Introdução à Avaliação em Saúde. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Introdução à Vigilância Sanitária. (Carga horária: 100h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2017 - 2017

Organização das Ações de Imunizações no Município. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2015 - 2016

Manejo da Coinfecção TB-HIV. (Carga horária: 45h). , Universidade Aberta do SUS, UNASUS, Brasil.

2015 - 2015

Saúde das Populações do Campo, Floresta e Águas. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2015 - 2015

Introdução aos Procedimentos Institucionais. (Carga horária: 24h). , Escola de Saúde Pública do Ceará, ESP/CE, Brasil.

2015 - 2015

Curso Básico de EPI Info 7. (Carga horária: 40h). , Escola de Saúde Pública do Ceará, ESP/CE, Brasil.

2015 - 2015

Curso Práticas Docentes em Vigilância e Controle. (Carga horária: 60h). , Escola de Saúde Pública do Ceará, ESP/CE, Brasil.

2015 - 2015

Implementação em Sala de Vacina. (Carga horária: 40h). , Escola de Saúde Pública do Ceará, ESP/CE, Brasil.

2015 - 2015

Diálogos Pedagógicos. (Carga horária: 40h). , Escola de Saúde Pública do Ceará, ESP/CE, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Promoção da Equidade no SUS. (Carga horária: 120h). , Fundação Demócrito Rocha, FDR, Brasil.

2014 - 2014

Autocuidado: como apoiar a pessoa com Diabetes - n. (Carga horária: 20h). , Universidade Aberta do SUS, UNASUS, Brasil.

2014 - 2014

Atenção à Saúde do Recém-Nascido de Risco: Supera. (Carga horária: 45h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2014 - 2014

Curso Online de Atualização em Imunizações. (Carga horária: 36h). , Sociedade Brasileira de Imunização, SBIM, Brasil.

2014 - 2014

Sistematização da Assistência de Enfermagem à Pes. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Enfermagem, ABEn/NACIONAL, Brasil.

2014 - 2014

Curso Aberto em Time Out. (Carga horária: 20h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2014 - 2014

Higiene das Mãos - Centro Cirúrgico. (Carga horária: 20h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2013 - 2014

Implantação e Gerenciamento do SAD. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Curso Prevenção do Uso de Drogas: capacitação para. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Doenças Crônicas nas Redes de Atenção à Saúde. (Carga horária: 48h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2013 - 2013

Curso de Saúde Pública no Brasil. (Carga horária: 20h). , iPED - Instituto Politécnico de Ensino a Distância, IPED, Brasil.

2013 - 2013

HIV - Estratégias para utilização de testes rápido. (Carga horária: 15h). , Sistema TELELAB de Educação Permanente, TELELAB, Brasil.

2013 - 2013

Promoção da Saúde Materna no Cenário Internacional. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2013 - 2013

Assistência Domiciliar na Rede Básica de Atenção à. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2013 - 2013

Introdução à Atenção Domiciliar. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2013 - 2013

Fundamentos em Gerontologia. (Carga horária: 40h). , Escola de Saúde Pública do Ceará, ESP/CE, Brasil.

2013 - 2013

Curso de Enfermagem em diabetes e hipertensão. (Carga horária: 20h). , iPED - Instituto Politécnico de Ensino a Distância, IPED, Brasil.

2012 - 2012

Saúde da Mulher e Gravidez na Adolescência.. (Carga horária: 40h). , LEARNCAFE ENSINO ONLINE LTDA, LEARNCAFE, Brasil.

2012 - 2012

Estatuto do Idoso. (Carga horária: 60h). , LEARNCAFE ENSINO ONLINE LTDA, LEARNCAFE, Brasil.

2012 - 2012

Bolsa Família na Saúde. (Carga horária: 20h). , DATASUS, DATASUS, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Curso de Aperfeiçoamento em Saúde da Mulher. (Carga horária: 240h). , Faculdades Integradas de Patos, FIP, Brasil.

2011 - 2011

Atualização de Triagem Neonatal. (Carga horária: 15h). , Só Enfermagem Cursos, SF, Brasil.

2011 - 2011

Atualização Carrinho de Emergência. (Carga horária: 20h). , Só Enfermagem Cursos, SF, Brasil.

2011 - 2011

Atualização A Enfermagem nos Últimos Cuidados ao P. (Carga horária: 20h). , Só Enfermagem Cursos, SF, Brasil.

2011 - 2011

ABC do Câncer: Abordagens Básicas para o Controle. (Carga horária: 30h). , Instituto Nacional de Câncer, INCA, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Curso de Aperfeiçoamento em Saúde Pública. (Carga horária: 240h). , Faculdades Integradas de Patos, FIP, Brasil.

2010 - 2010

Prevenção dos Cânceres Ginecológicos. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.

2010 - 2010

Pré-Natal. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Nutrição e Dietética para a Enfermagem. (Carga horária: 40h). , Faculdade Santa Maria de Cajazeiras, FSM, Brasil.

2009 - 2009

Fitoterapia na Prevenção e Tratamento de Lesões da. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.

2009 - 2009

I Curso de Aperfeiçoamento em Semiologia e Semioté. (Carga horária: 80h). , Faculdade Santa Maria de Cajazeiras, FSM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Vigilância em Saúde.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Emergências em Saúde Pública.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Enfermagem em Urgência e Emergência.

Organização de eventos

DIAS, B. M. M. ; OLIVEIRA, B. M. M. . FÓRUM REGIONAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE - SRFOR. 2025. (Outro).

OLIVEIRA, B. M. M. ; DIAS, B. M. M. ; COSTA, L. S. P. . Seminário de Atualização para Abordagem da Assistência à Pessoa Vivendo com HIV. 2024. (Outro).

NUNES, E.S. ; DIAS, B. M. M. . V Encontro de Iniciação Científica, IX Encontro Acadêmico da Faculdade Santa Maria e III Mostra de Monitoria. 2011. (Outro).

CARNEIRO, C.R. ; DIAS, B. M. M. ; MACEDO, A. F. B. . 1ª de Dezembro: Dia Mundial de Luta contra a AIDS. 2010. (Exposição).

CARNEIRO, C.R. ; DIAS, B. M. M. . Semana do Meio Meio Ambiente. 2009. (Exposição).

Participação em eventos

Exercício Simulado para Emergências em Saúde Pública | CE.. 2025. (Outra).

I Semana da Enfermagem JF. 2025. (Encontro).

7º Seminário Estadual de Vigilância em Saúde: Manejo, Prevenção e Controle de Agravos Associados à Estação Chuvosa no Ceará / 5ª Mostra de Experiências Bem Sucedidas de Vigilância em Saúde do Ceará - Nível Regional e Municipal". 2024. (Seminário).

BOTULISMO: CENÁRIO EPIDEMIOLÓGICO ATUAL, ESTRATÉGIAS DE VIGILÂNCIA, PREVENÇÃO E CONTROLE NO BRASIL. 2024. (Outra).

CICLO DE ESTUDO DA SVSA - TEMA: MIGRAÇÃO E REFÚGIO: PROMOÇÃO DA EQUIDADE NA VIGILÂNCIA EM SAÚDE. 2024. (Outra).

DIA "S": 2º DIA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL DE BUSCAS ATIVAS DE SARAMPO E RUBÉOLA.. 2024. (Outra).

Seminário de Doenças Tropicais Negligenciadas 2024 - DTN. 2024. (Seminário).

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA E RESPOSTA A MPOX NO BRASIL.. 2024. (Outra).

WEBINÁRIO: ASPECTOS SOBRE VIGILÂNCIA, LABORATÓRIO E IMUNIZAÇÃO DA RUBÉOLA E SÍNDROME DA RUBÉOLA CONGÊNITA (SRC) .. 2024. (Outra).

WEBINÁRIO - CÓLERA: CENÁRIO EPIDEMIOLÓGICO ATUAL, ESTRATÉGIAS DE VIGILÂNCIA E PREVENÇÃO E CONTROLE NO BRASIL. 2024. (Exposição).

Workshop: Nefrointensivismo e Perspectivas no Mercado de Trabalho. 2024. (Outra).

Workshop "CONECTANDO CUIDADOS: EXPERIÊNCIAS BEM-SUCEDIDAS DA ENFERMAGEM NO CONTEXTO DO ATENDIMENTO PRÉ- HOSPITALAR". 2024. (Outra).

Dia Mundial de combate a Poliomielite. 2023. (Outra).

Encontro Nacional das Vigilâncias do óbito materno, infantil e fetal e a rede nacional dos serviços de verificação do óbito. 2023. (Encontro).

FEBRE MACULOSA NO BRASIL: ASPECTOS CLÍNICOS E EPIDEMIOLÓGICOS. 2023. (Encontro).

Fórum de Debates sobre Quimioprofilaxia pós-exposição. 2023. (Outra).

MANEJO CLÍNICO DA CAXUMBA. 2023. (Encontro).

OficinadeVigilância em saúde dos Riscos Associados Aos Desastres- Vigidesastres. 2023. (Oficina).

POLIOMIELITE: ESTRATÉGIAS PARA DETECTAR CASOS SUSPEITOS.. 2023. (Outra).

SEMINÁRIO: PREPARAÇÃO E RESPOSTA LABORATORIAL PARA ENFRENTAMENTO DE EMERGÊNCIAS EM SAÚDE PÚBLICA. 2023. (Seminário).

Seminário Preparação e Resposta Laboratorial para enfrentamento de emergências em saúde pública. 2023. (Seminário).

WEBINAR: Notificação dos casos crônicos da doença de Chagas: objetivos, fluxos e operacionalização pelo e-SUS Notifica. 2023. (Encontro).

WEBINÁRIO: Dia Mundial de Uma Só Saúde (One Health). 2023. (Outra).

WEBINAR - NOTIFICAÇÃO DE CASOS CRÔNICOS DA DOENÇA DE CHAGAS: OBJETIVOS, FLUXOS E OPERACIONALIZAÇÃO PELO E-SUS NOTIFICA. 2023. (Encontro).

Webinar VÍRUS RESPIRATÓRIOS DE IMPORTÂNCIA EM SAÚDEPÚBLICANAPOPULAÇÃOPEDIÁTRICA,COM ÊNFASE NO VÍRUS SINCICIAL RESPIRATÓRIO (VSR). 2023. (Encontro).

1º Encontro da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar. 2022. (Encontro).

Aula Aberta da Liga Acadêmica de Enfermagem Forense da PUC Minas, com o Tema: Atuação da Enfermagem Forense no Desastre em Massa. 2022. (Encontro).

Fluxos e Qualidade dos dados das notificações de violências interpessoais e autoprovocadas. 2022. (Outra).

I FÓRUM REGIONAL DA REDE ESTADUAL DE PREVENÇÃO E PROTEÇÃO ÀS MULHERES, CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA ? REDE PONTOS DE LUZ,. 2022. (Outra).

II EVIDÊNCIAS: FATORES CLÍNICOS E EPIDEMIOLÓGICOS DA COVID-19 NO CEARÁ. 2022. (Outra).

II ExpoCIEVS - VII Encontro Nacional da Rede CIEVS. 2022. (Encontro).

IV Capacitação de Diagnóstico e Tratamento Para Médicos e Enfermeiros Sobre Acidentes Por Animais Peçonhentos. 2022. (Outra).

VI Encontro Estadual de Vigilância em Saúde do Ceará. 2022. (Encontro).

I Fórum Regional O Nordeste Tecendo a Rede de Enfrentamento a Violência Sexual.Violência sexual: caracterização, conquistas e desafios.. 2021. (Outra).

II Congresso Nacional de Enfermagem Forense. 2021. (Congresso).

II Fórum Trinacional sobre Violências - Formato Digital. 2021. (Outra).

I SIMPÓSIO MULTIDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS FORENSES: DO CONCEITO INICIAL À ÚLTIMA CHAVE.. 2021. (Simpósio).

Mesa-Redonda: Violência Psicológica: Aprovação como Nova Lei e seus Impactos para as mulheres.. 2021. (Oficina).

ProEpi TiLS LIVE intitulado ?Monitoramento de dados no Excel?. 2021. (Outra).

ProEpi TiLS LIVE intitulado ?Teste Diagnóstico de Covid-19: Como e quando usar?. 2021. (Outra).

Seminário Estadual de Segurança do Paciente e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde "Impactos da Pandemia sobre a Segurança à Saúde". 2021. (Seminário).

Seminário Interdisciplinar de Prevenção de Violência na Escola. 2021. (Seminário).

Sessão do ECHO COVID-19: Um Olhar para a Saúde Pública Rastreamentos de contatos:conceitos e aplicações no contexto da Covid-19. 2021. (Outra).

1° Jornada de Urgência e Emergência do SAMU 192 Olinda Atualizando Saberes a Luz das Evidências Científicas. 2020. (Outra).

12º Encontro Científico Internacional do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS?EpiSUS. 2020. (Encontro).

1º Congresso Online Internacional de Enfermagem: Os desafios no Enfrentamento do COVID-19 no Mundo. 2020. (Congresso).

1º Simpósio de Pediatria - LAPED: Temas relevantes na infância. 2020. (Simpósio).

Aula Online sobre Enfermagem Forense, Preservação de Vestígios Forenses e Cadeia de Custódia. 2020. (Outra).

Congresso Mineiro de Enfermagem Forense em Evento online. 2020. (Congresso).

I CONGRESSO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUAÇÃO NA WEB. 2020. (Congresso).

III Semana Acadêmica do Curso de Enfermagem - Faculdade Rodolfo Teófilo. 2020. (Outra).

II Seminário Internacional de Enfermagem do PPGENF/UFPI. 2020. (Seminário).

IV Congresso Nacional de Antropologia Forense. 2020. (Congresso).

IV SEMANA DE ENFERMAGEM DA FACULDADE IEDUCARE 2020. 2020. (Encontro).

Mesa-Redonda Herança do Mal - Atividade pré-evento do I Congresso Online Mentes Criminosas. 2020. (Outra).

Palestra Virtual com o tema central Bate-papo sobre Enfermagem Forense: conhecendo a especialidade via Google Hangouts Meet. 2020. (Outra).

Palestra Virtual Violência Sexual Doméstica e Comercial: qual o papel da enfermagem forense? via Google Hangouts Meet.. 2020. (Encontro).

Webaula - Síndromes Respiratórias Associadas ao Coronavírus. 2020. (Outra).

Webinar Políticas públicas em IST. 2020. (Outra).

Webinar Violência sexual e IST. 2020. (Outra).

Aula Magna: A interprofissionalidade em saúde frente a nova formação do sanitarista.. 2019. (Outra).

I Congresso Nacional de Enfermagem Forense. 2019. (Congresso).

Seminário: Fortalecendo Redes Solidárias no Enfrentamento à Violência contra a Mulher.Perfil Epidemiológico dos Casos de Violência contra a Gestante no Estado do Ceará. 2019. (Seminário).

Seminário: Prevenção aos Acidentes de Trânsito. 2019. (Seminário).

Simpósio: pelo fim da violência contra mulher. 2019. (Simpósio).

Simpósio Outubro Rosa: Ressignificando o Câncer de Mam. 2019. (Simpósio).

1º Encontro Nordeste de Saúde da Família: em Defesa do SUS e da ESF.AVALIAÇÃO DO MÉTODO DE ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO BÁSICO DE VIGILÂNCIA DO ÓBITO MATERNO, INFANTIL E FETAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2018. (Encontro).

1º Simpósio Luso-Brasileiro de tecnologia e Inovação em Saúde: Tendências e Desafios. 2018. (Simpósio).

II Mostra de Trabalhos de Pesquisa e Extensão em Saúde. 2018. (Seminário).

Seminário Luso-Brasileiro sobre Organização e Avaliação dos Cuidados e Sistemas de Saúde. 2017. (Seminário).

3º Simpósio Internacional de Acesso Vascular Online. 2015. (Simpósio).

Mundo Unifor.A Atuação dos Profissionais da Enfermagem na Gestão de Material. 2015. (Encontro).

Seminário Acreditação Pedagógica como Fomentadora da Qualidade Educacional dos Cursos Lato Sensu em Saúde Pública no Ceará.Seminário. 2015. (Seminário).

1º Congresso Nacional e Online sobre Humanização do Parto (CONAHPARTO). CONAHPARTO. 2014. (Congresso).

Palestra Protocolo de Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos.. 2014. (Outra).

Palestra Segurança do paciente, gerenciamento de risco e gestão de qualidade Ferramentas para a melhoria dos processos e gestão de resultados. Indicadores de qualidade e segurança.. 2014. (Outra).

Conferência Internacional Saúde da Mulher: Prevenção do Câncer de Colo de Útero. 2013. (Encontro).

IV CCPENCE - Congresso da Cooperativa dos Profissionais de Enfermagem do Ceará. Ações do Enfermeiro na Prevenção de Quedas em Idosos: Uma Revisão de Literatura. 2013. (Congresso).

Seminário Gestão e Avaliação de Tecnologias em Saúde: Segurança do Paciente. 2013. (Seminário).

Seminário Virtual Temático: Experiência do Programa de Alcoolismo no Hospital Pedro Ernesto - HUPE/UERJ. 2013. (Seminário).

Seminário Virtual Temático: Identificação e abordagem de transtornos alimentares na Atenção Primária. 2013. (Seminário).

Seminário Virtual Temático: Impacto dos Meios de Comunicação na Saúde Pública. 2013. (Seminário).

XVII Enfermaio e II Ciclo de Debates - Curso de Enfermagem da UECE e sua criação: 70 anos de história do saber cuidar.Relato de Experiência da Aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem a Um Paciente Portador de Hipopituitarismo. 2013. (Encontro).

III Congresso Brasileiro de Saúde Mental - ABRASME. A TERAPIA COMUNITÁRIA COMO ADICIONAL AO TRATAMENTO DO DISTÚRBIO AFETIVO E DE HUMOR: UMA REVISÃO DE LITERATURA. 2012. (Congresso).

Semana Integrada de Enfermagem (40hs). 2011. (Encontro).

V Encontro de Iniciação Científica, IX Encontro Acadêmico e III Mostra de Monitoria. 2011. (Encontro).

II CONGRESSO DE ATUALIZAÇÃO EM SAÚDE DA MULHER (30hs). 2010. (Congresso).

I SIMPÓSIO DE EPILEPSIA E SAÚDE MENTAL DO VALE DAS ESPINHARAS (40 horas).ASPECTOS RELAVANTES DO QUADRO CLÍNICO DO TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO (TOC). 2010. (Simpósio).

IV Encontro de Iniciação Científica e VIII Encontro Acadêmico da Faculdade Santa Maria (20hs). 2010. (Encontro).

Semana de Enfermagem (24hs). 2010. (Encontro).

1ª Congresso Nordestino de Ciências da Vida (40 horas). 2009. (Congresso).

III ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA E VII ENCONTRO ACADÊMICO DA FSM (20 horas).Análise e Discussão do Perfil Epidemiológico dos Cidadãos Lavrenses para a Hipertensão Arterial. 2009. (Encontro).

Semana Nacional de Epilepsia (20 horas). 2009. (Encontro).

II ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E VI ENCONTRO ACADÊMICO (20 horas). 2008. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Juliana Alves do Nascimento

DIAS, B. M. M.; LEONARDO, G. M. N.. Participação Social como estratégia de cuidado em saúde para mulheres vivendo com HIV.. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Saúde - RIS-ESP/CE) - Escola de Saúde Pública do Ceará.

Aluno: Dalila Valente da Rocha Fernandes

DIAS, B. M. M.; LEONARDO, G. M. N.. Análise do financiamento da média e alta complexidade X contrapartida municipal no financiamento do consórcio público de saúde - 7ª Região de Saúde do Ceará entre os anos 2015 a 2018.. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Saúde - RIS-ESP/CE) - Escola de Saúde Pública do Ceará.

Aluno: Sergiana de Sousa Bezerra

DIAS, B. M. M.; LEONARDO, G. M. N.. Participação Social e o Projeto Ético Político do Serviço Social: as assembleias como espaço de emancipação. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Saúde - RIS-ESP/CE) - Escola de Saúde Pública do Ceará.

Aluno: Ionara Barbosa Soares

DIAS, B. M. M.; LEONARDO, G. M. N.. O conhecimento da pessoa com câncer acerca de seus direitos sociais: análise com usuários de um centro de tratamento oncológico em Fortaleza-CE. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em Saúde - RIS-ESP/CE) - Escola de Saúde Pública do Ceará.

Aluno: Bárbara Luma Araújo Nógimo

DIAS, B. M. M.. Riscos Ocupacionais dos Agentes Comunitários de Saúde de uma Unidade Básica de Saúde do Município de Quixeramobim-CE. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Residência Integrada em Saúde - RI) - Escola de Saúde Pública do Ceará.

Aluno: Daiana da Silva Carvalho

DIAS, B. M. M.. Serviço Social e Redução de Danos: Inquietações sobre as Potencialidades e Desafios do fazer Profissional na Política de Redução de Danos. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Residência Integrada em Saúde - RI) - Escola de Saúde Pública do Ceará.

Aluno: Maria do Carmo Araújo Freitas

DIAS, B. M. M.. O Cuidado em Saúde Mental pelo Assistente Social no CAPS II, do município de Tauá, a partir do Entendimento dos Profissionais.. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Residência Integrada em Saúde - RI) - Escola de Saúde Pública do Ceará.

Aluno: Estéphani Vitorino Correia da Silva

DIAS, B. M. M.. Qualidade de Vida dos Profissionais da Saúde. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Residência Integrada em Saúde - RI) - Escola de Saúde Pública do Ceará.

Aluno: Ralyne Lima dos Santos

DIAS, B. M. M.; VIEIRA, P. A. P.. Perfil e Estado de Ansiedade de Mulheres Obesas Atendidas pela !Estratégia Saúde da Família. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Residência Integrada em Saúde - RI) - Escola de Saúde Pública do Ceará.

Aluno: Danielle Cordeiro Loiola

DIAS, B. M. M.; VIEIRA, P. A. P.. Perfil dos Fumantes de um Grupo de Cessação do Tabagismo e Levantamento das Principais Motivações de seu Enfrentamento. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Residência Integrada em Saúde - RI) - Escola de Saúde Pública do Ceará.

Aluno: ELLEN KELLY DE OLIVEIRA PAULA

DIAS, B. M. M.; VIEIRA, P. A. P.. Atuação do Enfermeiro na Atenção a Saúde Mental: Reflexões sobre a Prática Profissional. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Residência Integrada em Saúde - RI) - Escola de Saúde Pública do Ceará.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

DIAS, B. M. M.. Percepção de Usuários e Equipe Multiprofissional sobre Competências e Habilidades do Enfermeiro em Grupos Orerativos. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Residência Integrada em Saúde - RI) - Escola de Saúde Pública do Ceará.

Aluno: PRISCILA NASCIMENTO DA SILVA RODRIGUES

DIAS, B. M. M.. Atuação do Enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família no Cuidado em Saúde Mental no Município de Guaiuba-Ce. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Residência Integrada em Saúde - RI) - Escola de Saúde Pública do Ceará.

Aluno: Ana Patricia de Alencar

VIEIRA, P. A. P.;DIAS, B. M. M.. Incidência e Características do Tipo de Parto de Mulheres Usuárias de uma ESF do Município de Porteiras-Ce. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Residência Integrada em Saúde - RI) - Escola de Saúde Pública do Ceará.

DIAS, B. M. M.; LEONARDO, G. M. N.; COSTA, T. E. S.. VIII Curso de Especialização em Vigilância Sanitária. 2015. Escola de Saúde Pública do Ceará.

Produções bibliográficas

  • DIAS, B. M. M. ; FIALHO, L. A. ; MEDINA . Capítulo 7 - O OLHAR DISCENTE E A FORMAÇÃO DA PRIMEIRA TURMA DA ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. In: Geórgia Mendonça Nunes Leonardo; Grayce Alencar Albuquerque; Lígia Lucena Gonçalves Medina; Maria de Lourdes Góes Araújo. (Org.). Violência contra a mulher e pandemia: desafios e estratégias no enfrentamento.. 4ed.Fortaleza/Ceará: Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues, 2021, v. , p. 82-88.

  • DIAS, B. M. M. ; CUNHA, J. F. ; FARIAS, J. B. . A Atuação dos Profissionais da Enfermagem na Gestão de Material. In: XXI Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2015, Fortaleza. Anais dos Encontros Científicos 2015, 2015.

  • MONTEIRO, M. A. ; DIAS, B. M. M. ; LIMA, L. F. ; MATIAS, E. O. ; SOUZA, A. R. . OS CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA EM IDOSOS. In: VIII Encontro Luso-Brasileiro de Enfermagem Tema Central: 'Espiritualidade, Cuidado e Promoção da Saúde', 2013, Fortaleza-Ceará. Anais do VIII Encontro Luso-Brasileiro de Enfermagem Tema Central:. Fortaleza: ELBE, 2013.: Encontro Luso Brasileiro de Enfermagem (8.: 2013: Fortaleza), 2013. p. 424-425.

  • DIAS, B. M. M. ; LEONARDO, G. M. N. ; SOUSA, M. G. ; BARBOSA, R. S. ; MEDINA ; CASTRO, V. M. F. ; ALBUQUERQUE, P. A. C. ; BRASILEIRO, C. V. S. . Avaliação do Método de Ensino Aprendizagem no Curso Básico de Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal: um relato de experiência. In: 1º Encontro Nordeste de Saúde da Família: em Defesa do SUS e da ESF, 2018, Fortaleza. Anais [recurso eletrônico] do 1º Encontro Nordeste de Saúde da Família, 2018. p. 887-887.

  • DIAS, B. M. M. ; SOUSA, M. G. ; MEDINA ; LEONARDO, G. M. N. ; BARBOSA, R. S. ; CARNEIRO, P. L. ; OLIVEIRA, F. P. M. ; SANTOS, M. P. . Educação Permanente como Prática Propulsora do Fortalecimento da Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis: relato de experiência. In: 1º Encontro Nordeste de Saúde da Família: em Defesa do SUS e da ESF, 2018, Fortaleza. Anais [recurso eletrônico] do 1º Encontro Nordeste de Saúde da Família, 2018. p. 898-898.

  • CASTRO, V. M. F. ; LIMA, C. A. R. ; DIAS, B. M. M. ; LEONARDO, G. M. N. ; BARBOSA, R. S. ; MEDINA . Avaliação Permanente como Prática Propulsora do Fortalecimento da Vigilância e Controle da Hanseníase: um relato de experiência. In: 1º Encontro Nordeste de Saúde da Família: em Defesa do SUS e da ESF, 2018, Fortaleza. Anais [recurso eletrônico] do 1º Encontro Nordeste de Saúde da Família, 2018. p. 899-899.

  • TEIXEIRA, A. N. A. ; BARBOSA, R. S. ; BARBOSA, I. M. M. ; DIAS, B. M. M. ; NOGUEIRA, A. E. S. ; ALVES, A. N. ; LEONARDO, G. M. N. ; GRAVINS, F. T. O. . Pré e Pós-teste como método avaliativo no Curso Básico de Enfrentamento da Epidemia da AIDS e População LGBT. In: 1º Encontro Nordeste de Saúde da Família: em Defesa do SUS e da ESF, 2018, Fortaleza. Anais [recurso eletrônico] do 1º Encontro Nordeste de Saúde da Família, 2018. p. 921-921.

  • DIAS, B. M. M. ; JOVENTINO, E. S. ; OLIVEIRA, J. M. ; FROTA, N. M. ; BARBOSA, I. M. M. ; TEIXEIRA, A. N. A. ; SOUSA, M. G. . Qualidade de Vida dos Profissionais de Enfermagem Atuantes na Assistência: revisão integrativa. In: 1º Encontro Nordeste de Saúde da Família: em Defesa do SUS e da ESF, 2018, Fortaleza. Anais [recurso eletrônico] do 1º Encontro Nordeste de Saúde da Família, 2018. p. 1004-1004.

  • DIAS, B. M. M. ; MONTEIRO, M. A. ; FARIAS, J. B. ; SILVA, V. D. . Relato de Experiência da Aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem a um paciente portador de Hipopituitarismo. In: XVII ENFERMAIO E II CICLO DE DE DEBATES. Curso de Enfermagem da UECE e sua criação: 70 anos de História do Saber Cuidar, 2013, Fortaleza/Ce. Anais XVII ENFERMAIO, 2013. p. 93-94.

  • MONTEIRO, M. A. ; DIAS, B. M. M. ; ESMERALDO, G. R. O. V. ; CUNHA, J. F. ; FARIAS, J. B. . ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL NO IDOSO NA ATENÇÃO BÁSICA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. In: V Mostra Acadêmica de Enfermagem da UFC Empoderamento da Enfermagem: inovando na promoção do cuidado, 2013, Fortaleza - Ce. Anais da V Mostra Acadêmica de Enfermagem da UFC, 2013. p. 87-87.

  • DIAS, B. M. M. ; MELO, W. F. ; QUEIROZ, A. C. N. ; OLIVEIRA, B. A. ; MEDEIROS, G. S. S. ; SOBREIRA, M.V.S. . A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA POLITICA DE SAÚDE MENTAL NO BRASIL: UMA ABORDAGEM NA LITERATURA. In: III Congresso Brasileiro de Saúde Mental - ABRASME, 2012, Fortaleza - Ceará. Anais do III Congresso Brasileiro de Saúde Mental - ABRASME, 2012. p. 267-268.

  • DIAS, B. M. M. ; LINS, T.L.C.E. ; GRANGEIRO, F.M.L. ; GRANGEIRO, M.I.L. ; OLIVEIRA, J.R.C. ; SOBREIRA, M.V.S. . A TERAPIA COMUNITÁRIA COMO ADICIONAL AO TRATAMENTO DO DISTÚRBIO AFETIVO E DE HUMOR: UMA REVISÃO DE LITERATURA. In: III Congresso Brasileiro de Saúde Mental - ABRASME, 2012, Fortaleza - Ceará. Anais do III Congresso Brasileiro de Saúde Mental - ABRASME, 2012. p. 263-264.

  • DIAS, B. M. M. ; AMARAL, J. L ; GRANGEIRO, R.É.T ; LIMA, A.S.B ; CARNEIRO, C.R. . A PROPOSTA DE UMA DIETA VEGETARIANA: CONTRIBUIÇÕES PARA A SAÚDE HUMANA E AMBIENTAL. In: III Encontro Acadêmico da Faculdade Santa Maria e VIII Encontro de Iniciação Científica, 2009, Cajazeiras. A PROPOSTA DE UMA DIETA VEGETARINA: CONTRIBUIÇÕES PARA A SAÚDE HUMANA E AMBIENTAL, 2009.

  • FREIRE, V. S. ; CARIOCA, A. A. F. ; DIAS, B. M. M. ; NOGUEIRA, C. S. ; ARAUJO, D. S. ; SENA, S. S. . ENFRENTAMENTO E CONDUÇÃO DO SURTO DE COVID -19 ENTRE PROFISSIONAIS EM UM HOSPITAL DE FORTALEZA - RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DIAS, B. M. M. . Violência sexual: caracterização, conquistas e desafios.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, B. M. M. ; CALIOPE, A. C. M. C. ; NASCIMENTO, D. A. S. ; HOLANDA, R. L. ; FIALHO, L. A. ; COSTA, L. A. . PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A GESTANTE NO ESTADO DO CEARÁ. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FIALHO, L. A. ; DIAS, B. M. M. ; MEDINA . AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO CENTRO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM VIGILÂNCIA DA SAÚDE COMO ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTA, L. A. ; DIAS, Bruna Magda Mendes ; FIALHO, L. A. ; HOLANDA, R. L. . 61 -566, 2008. RELAÇÃO ENTRE VIOLÊNCIA SEXUAL EM MULHERES E DESENVOLVIMENTO DE TRANS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTA, L. A. ; DIAS, B. M. M. ; FIALHO, L. A. ; HOLANDA, R. L. . Relação entre Violência Sexual em Mulheres e Desenvolvimento de Transtornos Alimentares. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DIAS, Bruna Magda Mendes ; BRASILEIRO, C. V. S. ; LEONARDO, G. M. N. ; MEDINA ; SOUSA, M. G. ; ALBUQUERQUE, P. A. C. ; BARBOSA, R. S. ; CASTRO, V. M. F. . AVALIAÇÃO DO MÉTODO DE ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO BÁSICO DE VIGILÂNCIA DO ÓBITO MATERNO, INFANTIL E FETAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIAS, B. M. M. ; OLIVEIRA, F. P. M. ; LEONARDO, G. M. N. ; MEDINA ; SANTOS, M. P. ; SOUSA, M. G. ; CARNEIRO, P. L. ; BARBOSA, R. S. . EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO PRÁTICA PROPULSORA DO FORTALECIMENTO DA VIGILÂNCIA DAS DOENÇAS E AGRAVOS NÃO TRANSMISSÍVEIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIAS, B. M. M. ; TEIXEIRA, A. N. A. ; JOVENTINO, E. S. ; BARBOSA, I. M. M. ; OLIVEIRA, J. M. ; SOUSA, M. G. ; FROTA, N. M. . Qualidade de Vida dos Profissionais de Enfermagem Atuantes na Assistência: revisão integrativa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TEIXEIRA, A. N. A. ; ALVES, A. N. ; NOGUEIRA, A. E. S. ; DIAS, B. M. M. ; GRAVINS, F. T. O. ; LEONARDO, G. M. N. ; BARBOSA, I. M. M. ; BARBOSA, R. S. . Pré e Pós-teste como Método Avaliativo no Curso Básico de Enfrentamento da Epidemia da AIDS e População LGBT. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CASTRO, V. M. F. ; DIAS, B. M. M. ; BARBOSA, R. S. ; LEONARDO, G. M. N. ; MEDINA . Educação Permanente como Prática Propulsora do Fortalecimento da Vigilância e Controle da Hanseníase: um relato de experiência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIAS, B. M. M. ; FARIAS, J. B. ; CUNHA, J. F. . A Atuação dos Profissionais da Enfermagem na Gestão de Material. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MONTEIRO, M. A. ; DIAS, B. M. M. ; FARIAS, J. B. . ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NA ESF. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIAS, B. M. M. ; MONTEIRO, M. A. ; FARIAS, J. B. ; SILVA, V. D. . Relato de Experiência da Aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem a Um Paciente Portador de Hipopituitarismo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MONTEIRO, M. A. ; DIAS, B. M. M. ; ESMERALDO, G. R. O. V. ; FARIAS, J. B. . ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL NO IDOSO NA ATENÇÃO BÁSICA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MONTEIRO, M. A. ; DIAS, B. M. M. ; NUNES, D. F. . Ações de Enfermagem na Prevenção de Quedas em Idosos: Uma Revisão de Literatura. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MONTEIRO, M. A. ; DIAS, B. M. M. ; LIMA, L. F. ; MATIAS, E. O. ; SOUZA, A. R. . OS CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA EM IDOSOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DIAS, B. M. M. ; GRANGEIRO, M.I.L. ; GRANGEIRO, F.M.L. ; LINS, T.L.C.E. ; OLIVEIRA, J.R.C. ; SOBREIRA, M.V.S. . A TERAPIA COMUNITÁRIA COMO ADICIONAL AO TRATAMENTO DO DISTÚRBIO AFETIVO E DE HUMOR: UMA REVISÃO DE LITERATURA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, B. M. M. ; OLIVEIRA, K.M ; SILVA.P.L ; SILVA, P.C. ; CARNEIRO, C.R. . ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PACIENTES COM TRANSTORNO BIPOLAR DO HUMOR. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DIAS, B. M. M. ; OLIVEIRA, K.M ; SILVA.P.L ; SILVA, P.C. ; CARNEIRO, C.R. . ANÁLISES DO QUADRO CLÍNICO DO TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO (TOC). 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • F. Marconni Alves ; MACEDO, A. F. B. ; DIAS, B. M. M. ; GALVÃO, T.K ; DANTAS, R. C. O. . Análise e Discussão do Perfil Epidemiológico dos Cidadãos Lavrenses para a Hipertensão Arterial. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

MOURAO, A. F. L. D. ; MENESES, A. C. B. B. ; MARTINS, A. B. S. ; DIAS, B. M. M. ; NOGUEIRA, C. S. ; SOUZA, D. C. ; OLIVEIRA, D. ; MACEDO, E. M. T. ; SAMPAIO, E. V. M. B. ; REGO, F. ; SEREJO, G. M. M. ; LIMA, I. G. ; LIMA, J. M. M. ; MARQUES, K. C. A. ; SILVA, K. M. A. ; BASTOS, K. F. T. ; CRUZ, S. M. ; CARVALHO, P. I. V. ; VIEIRA, L. S. M. ; FIGUEIREDO, R. P. ; et.al . NOTA TÉCNICA Orientações sobre a Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA). 2024.

DIAS, B. M. M. . Curso Básico de Vigilância Epidemiológica Hospitalar. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CARDOSO, A. R. P. ; DIAS, B. M. M. ; BARRETO, J. A. P. ; CAVALCANTE, K. K. S. ; PEREIRA, L. A. ; NOGUEIRA, M. C. S. ; VIEIRA, P. A. P. ; D?ANGELO, S. M. ; SOUZA, T. C. ; GOMES, V. S. . Curso de Aperfeiçoamento EpiSUS Fundamental: manual do aluno: oficina 1. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apoiadora Temática na Elaboração de Material Didático).

CARDOSO, A. R. P. ; DIAS, B. M. M. ; BARRETO, J. A. P. ; CAVALCANTE, K. K. S. ; PEREIRA, L. A. ; NOGUEIRA, M. C. S. ; VIEIRA, P. A. P. ; D?ANGELO, S. M. ; SOUZA, T. C. ; GOMES, V. S. . Curso de Aperfeiçoamento EpiSUS Fundamental: manual do aluno: oficina 2. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apoiadora Temática na Elaboração de Material Didático).

DIAS, B. M. M. . Rede de Proteção à Infância e Adolescência em Situação de Violência. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DIAS, B. M. M. . Curso de Aperfeiçoamento EpiSUS Fundamental - Estudo de Caso - COVID 19. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apoiadora Temática, na Elaboração de Material Didático).

DIAS, B. M. M. . Curso Básico de Implantação do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apoiadora Temática, na Elaboração de Material Didático).

NOGUEIRA, A. E. S. ; DIAS, Bruna Magda Mendes ; MELO, C. I. H. ; DIAS, J. L. ; FREIRE, J. B. S. ; NUNES, J. S. ; CORIOLANO, L. S. ; FIALHO, L. A. ; SILVA, L. V. ; SOUSA, M. G. ; ALBUQUERQUE, P. A. C. ; PENTEADO, S. M. P. . Curso Básico em Sistemas de Informação em Saúde (SIM, SINASC, SINAN). 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apoiadora Temática, na Elaboração de Material Didático).

DIAS, B. M. M. ; LEONARDO, G. M. N. ; CARNEIRO, P. L. ; SANTOS, M. P. ; OLIVEIRA, F. P. M. ; SOUSA, M. G. ; EUDENIO, A. . Curso Básico de Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apoiadora Temática, na Elaboração de Desenho de Currículo e de Material Didático).

EUDENIO, A. ; DIAS, B. M. M. ; BRASILEIRO, C. V. S. ; ALBUQUERQUE, E. C. ; LEONARDO, G. M. N. ; SOUSA, M. G. ; ALBUQUERQUE, P. A. C. ; BARBOSA, R. S. ; PESSOA, T. N. F. P. . Curso Básico de Vigilância do Óbito Materno Infantil e Fetal. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apoiadora Temática, na Elaboração de Currículo e Revisão de Material Didático).

DIAS, B. M. M. . Curso Básico de Análise de Dados das Arboviroses. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apoiadora Temática, na Elaboração de Material Didático).

DIAS, B. M. M. . Curso Básico de Epidemiologia em Saúde do Trabalhador e Notificação de Agravos. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apoiadora Temática, na Revisão de Material Didático).

DIAS, B. M. M. ; NOGUEIRA, A. E. S. ; LEONARDO, G. M. N. ; SANTOS, M. P. ; SOUSA, M. G. . Curso Básico em RHC e RCBP: Análise de Dados e Relatórios. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apoiadora Temática, na Elaboração do Currículo).

DIAS, B. M. M. ; CASTRO, F. S. ; QUADROS, E. T. ; OLIVEIRA, J. M. ; ALENCAR, O. M. ; PEREIRA, T. M. . Módulo V - Educação Ambiente e Trabalho - Unidades 1 e 2. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apoiadora Temática, na Elaboração do Material Didático da Unidade I).

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    Projeto de Pesquisa Avaliação do Programa de Imunização do Ceará, Descrição: Atuou como Pesquisadora de Campo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruna Magda Mendes Dias - Integrante / Olga Maria de Alencar - Coordenador / Thayza Miranda Pereira - Integrante / Patricia Amanda P. Vieira - Integrante / Idalina Maria Moreira Barbosa - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Resiliência de Cuidadores Frente ao Trabalho com Portadores de Alzheimer, Descrição: Projeto de Pesquisa para Conclusão do Curso Bacharelado em Enfermagem, teve como objetivos principais: Analisar o nível de resiliência de cuidadores de idosos portadores de Alzheimer. Observar a capacidade de superação dos cuidadores diante das situações de risco. Identificar as estratégias de enfrentamento encontradas pelos cuidadores para solucionar ou minimizar as dificuldades frente a DA. Caracterizar ações protetoras utilizadas pelos cuidadores para adaptar-se as situações existentes. Identificar as redes de apoio utilizadas pelos cuidadores de idosos para superar os desafios presentes no dia dia do trabalho realizado. Pesquisa que caracteriza-se por percorrer a trajetória metodológica da pesquisa exploratória, básica e descritiva, busca o conhecimento e a descrição de um problema, sendo sua abordagem quantitativa, caracteriza-se por envolver uma coleta sistemática de informações numéricas e de análise dessas utilizando procedimentos estatísticos. Teve como cenário os domicílios existentes no Município de Lavras da Mangabeira - Ce. A população foi constituída de todos os cuidadores de idosos portadores de Doença de Alzheimer. A coleta de dados aconteceu durante o período de Abril à Maio de 2012. A pesquisa foi norteada pela Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, a qual trata de pesquisa envolvendo seres humanos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruna Magda Mendes Dias - Integrante / Ana Lúcia de França Medeiros - Coordenador.

Prêmios

2024

Certificado de Reconhecimento pela excelência e ótimo desempenho de atividades e entregas para com o SUS., Superitendência da Região de Fortaleza - SRFOR.

2020

Menção Honrosa pelo compromisso e atuação no PLANTÃO CORONAVÍRUS, conduzido pelo Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde da ESP/CE, no período de março a agosto de 2020., Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE).

2013

Trabalho Intitulado Ações de Enfermagem na Prevenção de Quedas em Idosos: Uma Revisão de Literatura, apresentado na modalidade pôster, tendo o mesmo obtido aprovação em 2ª Lugar., IV CCPENCE - Congresso da Cooperativa dos Profissionais de Enfermagem do Ceará.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2016

Escola Profissionalizante Elite

Vínculo: Facilitadora, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 9

Atividades

  • 02/2016 - 04/2016

    Ensino, Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Organização do Serviço de Enfermagem do Trabalho

  • 01/2016 - 02/2016

    Ensino, Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Toxicologia Ocupacional e Doenças Ocupacionais

  • 12/2015 - 02/2016

    Ensino, Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgic, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Classificação das Cirurgias por Potencial de Infecção

  • 08/2015 - 09/2015

    Ensino, Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgic, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Introdução ao Centro Cirúrgico

  • 08/2015 - 09/2015

    Ensino, Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Organização do Serviço de Enfermagem do Trabalho

  • 06/2015 - 07/2015

    Ensino, Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Toxicologia do Trabalho e Doenças Ocupacionais

  • 03/2015 - 04/2015

    Ensino, Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Organização do Serviço de Enfermagem do Trabalho

  • 05/2014 - 05/2014

    Ensino, Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgic, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Classificação das Cirurgias por Potencial de Infecção

2014 - 2014

Faculdade Maurício de Nassau

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Preceptora em Campo de Prática, Carga horária: 20

Atividades

  • 07/2014 - 12/2014

    Estágios , Faculdade Maurício de Nassau.,Estágio realizado, Preceptora teórico-prática na disciplina Centro Cirúrgico I do curso de Enfermagem na Rede Hospitalar.

2013 - 2013

Centro Universitário Fametro, Unifametro

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Preceptora em Campo de Prática, Carga horária: 20

Atividades

  • 10/2013 - 11/2013

    Estágios , Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza - FAMETRO.,Estágio realizado, Preceptora teórico-prática na disciplina Processo de Cuidar em Saúde da Mulher e RN do curso de Enfermagem na Rede Básica de Saúde.

2011 - 2011

Faculdade Santa Maria de Cajazeiras

Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Monitora teórico-prática da disciplina de Enfermagem Cirúrgica II.

2011 - 2011

Faculdade Santa Maria de Cajazeiras

Vínculo: Membro Efetivo, Enquadramento Funcional: Extensão Universitária, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Extensionista do Projeto: "Uma nova visão do atendimento humanizado e prioritário na Emergência do Hospital Regional de Cajazeiras - PB, uma nova visão para a Enfermagem".

2011 - 2011

Faculdade Santa Maria de Cajazeiras

Vínculo: Comissão Organizadora., Enquadramento Funcional: Membro da Comissão Organizadora.

Outras informações:
V Encontro de Iniciação Científica, IX Encontro Acadêmico da Faculdade Santa Maria e III Mostra de Monitoria. 2011.

2021 - 2022

Escola de Saúde Pública do Ceará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gestão de Projetos

Outras informações:
Atuou como Gestora de Projetos junto ao Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde - CEVIG/ESP.

2018 - 2022

Escola de Saúde Pública do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão Tecnológica, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuou junto ao Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde - CEVIG/ESP, no PROJETO DE QUALIFICAÇÃO EM VIGILÂNCIA À SAÚDE, realizando as seguintes atividades abaixo, conforme as obrigações do bolsista previstas no Edital ao qual foi selecionado: Executar atividades necessárias ao desenvolvimento das ações dos projetos do CEVIG; Manter atualizados todos os registros de movimentação de alunos, bem como do desempenho e satisfação de cursos; Utilizar ferramentas de informática, plataformas e aplicativos web necessários realização das atividades previstas; Executar e acompanhar os projetos do CEVIG.

2018 - 2021

Escola de Saúde Pública do Ceará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do Colegiado - CODES

Outras informações:
Atuou como Membro do Colegiado de Desenvolvimento Educacional em Saúde - CODES.

2018 - 2021

Escola de Saúde Pública do Ceará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenação de Desenvolvimento Educacional

Outras informações:
Atuou como CDE - Coordenadora de Desenvolvimento Educacional do Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde - CEVIG.

2015 - 2015

Escola de Saúde Pública do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão Tecnológica, Carga horária: 40

Outras informações:
Bolsista de Extensão Tecnológica no período de 01 de Junho a 31 de Dezembro de 2015, atuando junto ao Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde - CEVIG/ESP, no projeto Qualificação Profissional em Sala de Vacina, realizando as seguintes atividades abaixo, conforme as obrigações do bolsista previstas no Edital ao qual foi selecionado: - Participar da formulação metodológica e operacional de projetos educacionais; - Conduzir atividades pedagógicas junto a grupos de estudo; - Elaborar relatórios de todos os cursos realizados; - Manter atualizados todos os registros da movimentação dos alunos, bem como do desempenho e satisfação dos cursos; -Manter-se informado sobre normas e procedimentos da ESP-CE, relacionadas a regulamentos, processos financeiros, fluxos de processos, e uso dos equipamentos e acessórios para realização de cursos; - Fornecer informações qualitativas e quantitativas acerca da execução dos cursos; - Apresentar ao CEVIG, os relatórios de desenvolvimento de projetos e resultados obtidos; - Participar de atividades de coordenação técnico-pedagógica de cursos de pós-graduação e de cursos livres; - Participar da formulação metodológica e operacional de projetos educacionais; - Participar do processo de elaboração do currículo e do material didático dos cursos; - Participar das atividades pedagógicas inerentes aos programas educacionais; - Conduzir atividades pedagógicas junto a grupos de estudo; - Executar outras atividades correlatas, necessárias ao desenvolvimento dos projetos do CEVIG.

Atividades

  • 01/2019 - 11/2022

    Outras atividades técnico-científicas , Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP/CE, Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP/CE.,Atividade realizada, Coordenadora do Curso de Aperfeiçoamento EPISUS Fundamental - 180h/a (Turmas: VI a XIV).

  • 12/2020 - 12/2020

    Outras atividades técnico-científicas , Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP/CE, Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP/CE.,Atividade realizada, Coordenadora do Curso Básico de Sistema de Informação Geográfica - 40h - Período de 07 a 11 de Dezembro de 2020..

  • 11/2020 - 11/2020

    Outras atividades técnico-científicas , Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP/CE, Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP/CE.,Atividade realizada, Coordenadora do Curso Básico de Implantação do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia - 40h - Período de 16 a 20 de Novembro de 2020..

  • 07/2019 - 07/2019

    Outras atividades técnico-científicas , Escola de Saúde Pública do Ceará, Escola de Saúde Pública do Ceará.,Atividade realizada, Coordenadora do Curso Básico em Sistemas de Informação em Saúde (SIM/SINASC/SINAN) - 40h/a - Período: 01 a 05 de Julho de 2019.

  • 01/2019 - 04/2019

    Outras atividades técnico-científicas , Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP/CE, Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP/CE.,Atividade realizada, Coordenadora do Curso de Aperfeiçoamento EpiSUS Fundamental - 180 h/a - 28 de Janeiro a 16 de Abril de 2019. Turma V.

  • 11/2018 - 12/2018

    Outras atividades técnico-científicas , Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP/CE, Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP/CE.,Atividade realizada, Coordenadora das Turmas do Curso Básico em Métodos de Análise Epidemiológica - 40h.

  • 09/2018 - 09/2018

    Outras atividades técnico-científicas , Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP/CE, Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP/CE.,Atividade realizada, Coordenadora do Curso Básico de Epidemiologia em Saúde do Trabalhador e Notificação de Agravos - 40 H/A (17 à 21 de Setembro de 2018).

  • 07/2018 - 07/2018

    Outras atividades técnico-científicas , Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP/CE, Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP/CE.,Atividade realizada, Coordenadora do Curso Básico de Vigilância do Óbito Materno Infantil e Fetal - 40 H/A (09 à 13 de Julho de 2018).

  • 07/2018 - 07/2018

    Outras atividades técnico-científicas , Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP/CE, Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP/CE.,Atividade realizada, Coordenadora do Curso Básico em Análise de Dados das Arboviroses - 40 H/A (23 à 27 de Julho de 2018).

  • 06/2018 - 06/2018

    Outras atividades técnico-científicas , Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP/CE, Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP/CE.,Atividade realizada, Coordenadora do Curso Básico de Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis - 40 H/A (04 à 08 de Junho de 2018).

  • 06/2018 - 06/2018

    Outras atividades técnico-científicas , Escola de Saúde Pública do Ceará, Escola de Saúde Pública do Ceará.,Atividade realizada, Coordenadora do Curso Básico em Registros de Câncer: análise de dados e relatórios - 40 H/A (18 à 22 de Junho de 2018).

  • 04/2018 - 04/2018

    Outras atividades técnico-científicas , Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP/CE, Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP/CE.,Atividade realizada, Coordenadora do Curso Básico de Gestão de Processos em Vigilância à Saúde - 40 H/A (16 à 20 de Abril de 2018).

  • 09/2015 - 09/2015

    Ensino, Especialização em Vigilância e Controle de Endemias, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Unidade 1: Vigilância à Saúde do Trabalhador e Saúde Ambiental do Módulo V - Educação, Ambiente e Trabalho

  • 08/2015 - 08/2015

    Outras atividades técnico-científicas , Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP/CE, Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP/CE.,Atividade realizada, Coordenadora do Curso Teste Rápido em DST/AIDS e Sífilis - 40 horas (03 a 07 de Agosto de 2015).

  • 07/2015 - 07/2015

    Outras atividades técnico-científicas , Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP/CE, Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP/CE.,Atividade realizada, Coordenadora do Seminário de Vigilância e Controle de Doenças Enxantemáticas com Foco no Sarampo - 16 horas (30 a 31 de Julho de 2015).

2021 - Atual

Associação Brasileira de Epidemiologistas de Campo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 12

Outras informações:
Atua como voluntária, nos processos educacionais desenvolvidos para profissionais de saúde.

2024 - Atual

Ministério da Saúde

Vínculo: Apoiadora Técnica do MS, Enquadramento Funcional: Prestador de serviço técnico por produto, Carga horária: 40

Outras informações:
Número do Contrato CON24-00025373 Período: 16/12/2024 a 07/11/2025. Relatório técnico contendo mapeamento dos eventos de massa previstos para o ano de 2025 com ocorrência no território de abrangência da unidade CIEVS Regional Fortaleza/CE; Relatório técnico contendo mapeamento dos planos de contingência, emergência e/ou resposta a emergências em saúde pública do território de abrangência da unidade CIEVS Regional Fortaleza/CE; Relatório técnico contendo as ações de Vigilância Baseada em Eventos realizadas pela unidade CIEVS Regional Fortaleza/CE no ano de2024; Relatório técnico contendo proposta de implementação e/ou fortalecimento da Vigilância Baseada em Eventos no território de abrangência da unidade CIEVS Regional Fortaleza/CE; Relatório técnico contendo análise, segundo métrica 7-1-7, das potenciais emergências em saúde pública detectadas pela unidade CIEVS Regional Fortaleza/CE no ano de 2024.

2024 - 2024

Ministério da Saúde

Vínculo: Apoiadora Técnica do MS, Enquadramento Funcional: Prestador de serviço técnico por produto, Carga horária: 40

Outras informações:
Número do Contrato CON24-00005840 Período: 22/03/2024 a 13/12/2024. Apoiar nas ações de preparação, vigilância e resposta à potenciais emergências em saúde pública, visando o fortalecimento da Rede CIEVS. Resultados esperados: Apoio na elaboração, revisão e atualização de planos de contingência e protocolos de funcionamento do CIEVS; Apoio nos processos de formação continuada junto aos profissionais para o fortalecimento das ações de preparação, vigilância e resposta a eventos de saúde pública; Apoio na realização de simulados de preparação, vigilância e resposta às emergências de saúde pública; Participação em eventos e capacitações induzidos pelo Ministério da Saúde, quando solicitado, mesmo fora do seu Estado de atuação; Apoio, diário, na coleta, consolidação, avaliação, análise e disseminação de informações referentes a eventos de saúde pública que possam constituir emergência em saúde pública; Apoio, quando necessário, a detecção e avaliação de relevância de doenças inusitadas ou inesperadas e eventos de saúde que possam constituir emergência em saúde pública; Apoio, quando necessário, na verificação de eventos...Descrição dos produtos: Produto 1: Relatório técnico contendo fluxos de comunicação e mapeamento de atores estratégicos relacionados às ações de preparação, vigilância e resposta para potenciais emergências em saúde pública na região de abrangência do CIEVS Regional Fortaleza. Produto 2: Relatório técnico contendo consolidação das doenças, agravos e eventos de saúde pública identificados na unidade CIEVS Regional Fortaleza no ano de 2023. Produto 3: Relatório técnico contendo mapeamento da estrutura normativa, física, orçamentária e de recursos humanos da unidade CIEVS Regional Fortaleza. Produto 4: Relatório técnico contendo análise dos indicadores da unidade CIEVS Regional Fortaleza no primeiro semestre de 2024. Produto 5: Relatório técnico contendo proposta de plano de ação da unidade CIEVS Regional Fortaleza para o período de 2025.

2022 - 2022

Ministério da Saúde

Vínculo: Tutoria EpiSUS Fundamental, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 15

Outras informações:
Tutora no Treinamento em EPISUS Fundamental.

2023 - 2024

Secretaria da Saúde do Estado do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Prestador de serviço técnico por produto, Carga horária: 40

Outras informações:
Período do contrato: 31/05/2023 - 12/04/2024.Número do contrato: CON23-00010347. Descrição dos produtos: Produto 1: Documento técnico contendo a elaboração ou a revisão do planejamento anual das ações da Renaveh Ceará (2023). Nas seguintes unidades: Hospital Geral de Fortaleza, Hospital Regional do Cariri, Hospital Geral Dr. César Cals. Produto 2: Documento técnico contendo a análise do diagnóstico epidemiológico para um grupo de hospitais Renaveh Ceará sob acompanhamento, a partir dos Sistemas de Informação em Saúde (SIS). Nas seguintes unidades: Hospital Geral de Fortaleza, Hospital Regional do Cariri, Hospital Geral Dr. César Cals. Produto 3: Documento técnico contendo um informe de orientação técnica de ações relacionadas à Renaveh Ceará e a VEH / Notificação Compulsória, fluxos GT VEH. Nas seguintes unidades: Hospital Geral de Fortaleza, Hospital Regional do Cariri, Hospital Geral Dr. César Cals. Produto 4: Documento técnico contendo a elaboração de um boletim epidemiológico para um grupo de hospitais Renaveh Ceará no 1o Semestre 2023. Nas seguintes unidades: Hospital Geral de Fortaleza, Hospital Regional do Cariri, Hospital Geral Dr. César Cals.Produto 5: Documento técnico contendo a avaliação do sistema de vigilância de uma doença e ou agravo comum e mais recorrente nas seguintes unidades: Hospital Geral de Fortaleza, Hospital Regional do Cariri, Hospital Geral Dr. César Cals. Produto 6: Documento técnico contendo a elaboração de um boletim epidemiológico relativo ao 2o Semestre 2023, nas seguintes unidades:Hospital Geral de Fortaleza, Hospital Regional do Cariri, Hospital Geral Dr. César Cals.

2022 - 2023

Secretaria da Saúde do Estado do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Prestador de serviço técnico por produto, Carga horária: 40

Outras informações:
Período do contrato: 25/11/2022 - 26/05/2023. Número do contrato: CON22-00026931. Descrição dos produtos: Produto 1: : Documento técnico contendo a caracterização do perfil epidemiológico das doenças, agravos e eventos de saúde pública (DAE) de notificação imediata e semanal no período de 2021/2022 registrado pelo Núcleo Hospitalar de Epidemiologia no Hospital de Saúde Mental de Messejana vinculado à Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (RENAVEH) do Ceará. Produto 2: Documento técnico contendo a análise das doenças, agravos e eventos de saúde pública (DAE) de notificação imediata do terceiro trimestre de 2022 registrados pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH) vinculado à Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (RENAVEH) do Ceará, nas seguintes unidades: Hospital Saúde Mental de Messejana, Hospital Estadual Leonardo da Vinci, Hospital Infantil Albert Sabin, Hospital Regional Sertão Central. Produto 3: Documento técnico contendo a elaboração de Boletim e Informe epidemiológico anual do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH) vinculado Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar(RENAVEH) do Ceará, nas seguintes unidades: Hospital de Saúde Mental de Messejana, Hospital Estadual Leonardo da Vinci, Hospital Infantil Albert Sabin, Hospital Regional Sertão Central.

2024 - Atual

Prefeitura Municipal de Fortaleza

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira Assistencial, Carga horária: 36

Outras informações:
Atua como enfermeira assistencial na Unidade de Pronto Atendimento Itaperi - UPA Itaperi.