Marcelle de Lima Chiesa

Biomédica pela Universidade Federal do Paraná no ano de 2014. Iniciação Científica no laboratório de Toxicologia Celular a Universidade Federal do Paraná (2014). Estágio em análises clínicas no Hospital do Trabalhador (2014). Especialista em Biomedicina Estética pelo Núcleo de Estudos Ana Carolina Puga (2015). Mestra em Biologia Celular e Molecular, Laboratório de Toxicologia Celular com pesquisa envolvendo cultivo celular e toxicologia ambiental na Universidade Federal do Paraná (2015-2017). MBA em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pela Faculdade Dom Alberto (2020-2021). Biomédica Esteta responsável pela equipe técnica e equipe de vendas na empresa Magrass (2017-2019). Técnica no banco de sangue - Hemobanco (2019-2020). Biomédica Fiscal no Conselho Regional de Biomedicina (2020- 2021). Biomédica Analista de Treinamento Interno na Empresa Laboratório de Análises Clínicas Hilab (2021- 2023). Professora no curso preparatório para concurso "Prepara Biomédico" (2021 - atualidade). Palestrante. Biomédica Esteta (2021 - atualidade).

Informações coletadas do Lattes em 05/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Biologia Celular e Molecular

2015 - 2017

Universidade Federal do Paraná
Título: CITOTOXICIDADE DE NANOPARTÍCULAS DE ÓXIDO DE ZINCO E DIÓXIDO DE TITÂNIO EM MELANÓCITOS MURINOS EXPOSTOS A LUZ UV
, Ano de Obtenção: 2017.Francisco Filipak Neto.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Especialização em MBA em Empreendedorismo Marketing e Finanças

2020 - 2022

Faculdade Dom Alberto
Título: EMPREENDEDORISMO NO BRASIL EM TEMPOS DE PANDEMIA
Orientador: DSc. ANA PAULA RODRIGUES

Especialização em Biomedicina Estética

2015 - 2016

NÚCLEO DE ESTUDOS ANA CAROLINA PUGA
Título: O BENEFÍCIO DOS PROTETORES NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PELE E ENVELHECIMENTO PRECOCE
Orientador: Ana Carolina Puga

Graduação em Biomedicina

2011 - 2014

Universidade Federal do Paraná
Título: PAPEL DO ENDOSSULFAN NA VIABILIDADE DE CÉLULAS B16F10
Orientador: Francisco Filipak Neto

Ensino Médio (2º grau)

2003 - 2008

Colégio Militar de Curitiba

Formação complementar

2022 - 2022

Capacitação em Docência do Ensino Superior. (Carga horária: 120h). , Instituição de Ensino Dom Alberto, DOM ALBERTO, Brasil.

2022 - 2022

Capacitação em Língua Inglesa. (Carga horária: 120h). , Faculdades Dom Alberto, DOM ALBERTO, Brasil.

2019 - 2019

Negociação e a Orientação para Resultados. (Carga horária: 16h). , Cogni-MDR, COGNI-MDR, Brasil.

2017 - 2017

Peeling químico avançado e microagulhamento. (Carga horária: 8h). , Clínica Biosense, CLÍNICA BIOSENSE, Brasil.

2016 - 2016

Toxina Botulínica e Preenchimento. (Carga horária: 20h). , Clínica Biosense, CLÍNICA BIOSENSE, Brasil.

2016 - 2016

Microvasos (PEIM). (Carga horária: 8h). , Clínica Biosense, CLÍNICA BIOSENSE, Brasil.

2013 - 2013

Hematologia. (Carga horária: 5h). , Faculdade Educacional Araucária, FACEAR, Brasil.

2013 - 2013

Urinálise. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2011 - 2011

Punção Venosa. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2011 - 2011

Laser Terapia nos procedimentos de biomedicina estética. (Carga horária: 4h). , Faculdades Integradas do Brasil, UNIBRASIL, Brasil.

2011 - 2011

Princípios e aplicações das técnicas moleculares PCR-SSP, PCR-SSOP e PCR-RF. (Carga horária: 4h). , Faculdades Integradas do Brasil, UNIBRASIL, Brasil.

2010 - 2010

Inglês. , Kaplan, KAPLAN, Estados Unidos.

2010 - 2010

O Laboratório de Reprodução Assistida. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2010 - 2010

O Laboratório de Reprodução Assistida. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2010 - 2010

Neurociência Comportamental. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Organização de eventos

CHIESA, M. L. . III Congresso de Biomedicina Estética da Uninter. 2025. (Congresso).

Participação em eventos

Congresso de Biomedicina Estética da Uninter. Harmonizando a Face com a Pele. 2025. (Congresso).

Congresso de Biomedicina da Uninter. A Importância da Integração da Tecnologia e Saúde nas Análises Clínicas e Estética. 2023. (Congresso).

IX Jornada de Biomedicina.Mesa Redonda: Pesquisa Científica: Atuação do Biomédico - "Um bate papo com Biomédicas que estão atuando e vão contar como é fazer ciência.". 2016. (Outra).

III Semana Acadêmica de Biomedicina da UFPR. 2013. (Outra).

III Encontro dos Biomédicos de Curitiba. 2011. (Encontro).

I Semana Acadêmica de Biomedicina da UFPR. 2011. (Outra).

IV Jornada Acadêmica de Curitiba. 2011. (Outra).

XII Semana de Biomedicina - UFRJ. 2010. (Outra).

Produções bibliográficas

  • CHIESA, M. L. . O Papel do Conelho Regional e Federal de Biomedicina. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CHIESA, M. L. . Harmonizando a Face com a Pele. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CHIESA, M. L. . A Importância da Integração da Tecnologia e Saúde nas Análises Clínicas e Estética. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CHIESA, M. L. ; CHIESA, M. L. . Pesquisa Científica: Atuação do Biomédico - 'Um bate papo com Biomédicas que estão atuando e vão te contar como é fazer ciência'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

CHIESA, M. L. ; CHIESA, M. L. . Pequisa Científica: Atuação do Biomédico - 'Um bate-papo com Biomédicas que etão tuando e võ te contr como é fazer ciência.'. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

CHIESA, M. L. ; CHIESA, M. L. . Pequisa Científica: Atuação do Biomédico - 'Um bate-papo com Biomédicas que etão tuando e võ te contr como é fazer ciência.'. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

CHIESA, M. L. ; CHIESA, M. L. . Estratégias Comerciais para Conversão de Pacientes. 2025. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CHIESA, M. L. . Auditoria e Controle de Qualidade. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2014

    Avaliação dos poluentes na progressão do melanoma, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelle de Lima Chiesa - Coordenador / Francisco Filipak Neto - Integrante.

  • 2013 - 2013

    Conscientizando doadores de sangue e de medula óssea, Descrição: O projeto tem como objetivo aumentar o número de multiplicadores que possam conscientizar a população sobre a importância do aumento do número de doadores de sangue fidelizados e aumento do cadastro de Doadores Voluntários de Medula Óssea no REDOME.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marcelle de Lima Chiesa - Coordenador / Iara Picchioni Thielen - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2017

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bosista de Mestrado, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Linha de pesquisa envolvendo cultivo celular e nanopartículas no laboratório de toxicologia celular no setor de biologia celular e molecular com o título: "CITOTOXICIDADE DE NANOPARTÍCULAS DE ÓXIDO DE ZINCO E DIÓXIDO DE TITÂNIO EM MELANÓCITOS MURINOS EXPOSTOS A LUZ UV"

2013 - 2014

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 6

Outras informações:
Bolsista de iniciação científica no laboratório de toxicologia celular no setor de biologia celular e molecular da Universidade Federal do Paraná. Realização de pesquisa com o tema: "o papel do endossulfan na progressão do melanoma".

2021 - 2023

HI Technologies

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Treinamento Interno e externo, Carga horária: 40

Outras informações:
Realização de treinamentos da parte comercial dos colaboradores, com o objetivo de alavancar as vendas dos exames laboratoriais, e da parte técnica dos colaboradores e clientes, orientando como realizar com excelência os exames laboratoriais da empresa.

2020 - 2021

Conselho Regional de Biomedicina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: FISCAL, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - 2019

Magrass

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Biomédica, Carga horária: 44

2019 - 2020

Hemobanco

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica, Carga horária: 36

2021 - Atual

Prepara Biomédico

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora no curso preparatório EAD para concurso público "Prepara Biomédico". Professora das disciplinas específicas dos concursos para fiscal dos CRBMs regionais.

2021 - 2022

Centro Universitário Internacional

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 90

Outras informações:
Aulas ministradas e produção de conteúdo para a disciplina de Auditoria e Controle de Qualidade

2020 - 2020

Universidade Paranaense

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 2

Outras informações:
Aula ministrada para o curso de biomedicina: Fiscalização, uma ação obrigatória do Conselho de Classe