Vivian Linhares Maciel Almeida
Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Plínio Leite - UNIPLI (2008). Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Gama Filho - UGF (2011). Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde - PACCS, da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - Universidade Federal Fluminense - EEAAC/UFF (2020). Membro integrante do Grupo de Pesquisa - Maternidade: Saúde da Mulher e da Criança, da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) - Universidade Federal Fluminense - UFF (2014). Especialista em Gestão de Qualidade em Saúde pelo Albert Einstein / Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa (2021). Membro da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras do Rio de Janeiro - ABENFO-RJ (gestão 2022-2024). Referência Técnica Territorial - RTT/RJ IFF/FIOCRUZ (2023-atual). Experiência em Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Obstétrica e Gestão da Qualidade em Saúde.
Informações coletadas do Lattes em 05/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciências do Cuidado em Saúde
2018 - 2020
Universidade Federal Fluminense
Título: Os Cuidados das Enfermeiras à Mulher no Processo de Parto e Nascimento em uma Maternidade de Risco Habitual: um estudo de caso, Ano de Obtenção: 2020
Valdecyr Herdy Alves.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Cuidados de Enfermagem; Saúde da Mulher; Parto humanizado; Enfermagem Obstétrica.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: ~Enfermagem Obstétrica. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
Especialização em Gestão da Qualidade em Saúde
2020 - 2021
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
Título: ELABORAÇÃO DE UM CHECKLIST DE REGISTRO DE ENFERMAGEM DOS DADOS CLÍNICOS DO PACIENTE COM COVID-19 EM UNIDADES DE INTERNAÇÃO Metodologia do Ciclo PDCA ? Foco fase PLAN
Orientador: Christiane Garcia Allevato
Especialização em Enfermagem obstétrica
2009 - 2011
Universidade Gama Filho
Título: As Interfaces da Enfermagem Obstétrica Brasileira na Construção do Processo de Integralidade da Assistência no Parto
Orientador: Marcele Zveiter
Graduação em Enfermagem
2004 - 2008
Centro Universitário Plínio Leite
Título: CASAS DE PARTO - DESENHADAS PARA ATENDER AS NECESSIDADES ESSENCIAIS DA MULHER EM TRABALHO DE PARTO
Orientador: Marcele Zveiter
Formação complementar
2022 - 2022
Extensão universitária em EXTENSÃO: SEGURANÇA DO PACIENTE: MÉTODOS PARA A CONSTITUIÇÃO DO NÚCLEO DE. (Carga horária: 24h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
2012 - 2013
Ecologia do Parto e Nascimento. , Primal Health Research., PRIMAL HEALTH RE, Brasil.
2010 - 2010
Curso de Investigação Fetal ? Cardiotocografia. , Hospital Maternidade Oswaldo Nazareth, HMON, Brasil.
2000 - 2001
Auxiliar de Enfermagem. , Curso de Enfermagem Santa Martha, CESM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde da Mulher.
Organização de eventos
LINHARES,V . O parto e seus desdobramentos: Necessidades básicas da mulher e do bebê. 2019. (Outro).
LINHARES,V . Nosso Outubro Rosa. 2019. (Outro).
LINHARES,V . Atividade - Prevenção do Câncer de Mama. 2019. (Outro).
MACIEL, VIVIAN LINHARES . Introdução à Enfermagem Obstétrica. 2019. (Outro).
LINHARES,V ; ROCHA, R. . As Interfaces da Relação Mãe e Filho: O Cuidado de Fora para Dentro. 2018. (Outro).
LINHARES,V ; RODRIGUES, D.P. . OUTUBRO ROSA - Movimento de Conscientização sobre o Câncer de Mama. 2018. (Outro).
LINHARES,V . Dia Internacional da Mulher. 2017. (Exposição).
LINHARES,V . Cine Pipoca - O Renascimento do Parto. 2017. (Outro).
LINHARES,V . O Parto e seus desdobramentos -. 2017. (Outro).
ROCHA, R. ; BOMFIM, T. C. R. S. ; LINHARES,V ; PAIVA, E. D. ; SILVINO, Z. R. . ?Eventos adversos relacionados ao sensor de oxímetro na unidade de terapia intensiva neonatal?. 2017. (Outro).
LINHARES,V ; P. Diego . OUTUBRO ROSA - Movimento de Conscientização sobre o Câncer de Mama. 2017. (Exposição).
LINHARES,V . ??O avanço da Enfermagem como ciência do cuidar ?. ?The advancement of Nursing as Care Science?,. 2017. (Outro).
LINHARES,V . OUTUBRO ROSA - Movimento de Conscientização sobre o Câncer de Mama. 2015. (Exposição).
LINHARES,V ; ZVEITER, M. . Microbirth - documentário. 2014. (Outro).
Participação em eventos
Conversando sobre a Saúde Feminina no mês de Conscientização da Prevenção do Câncer de Mama.Conversando sobre a Saúde Feminina no mês de Conscientização da Prevenção do Câncer de Mama. 2021. (Encontro).
Conversando sobre a Saúde Feminina no mês de Conscientização da Prevenção do Câncer de Mama.Conversando sobre a Saúde Feminina no mês de Conscientização da Prevenção do Câncer de Mama. 2021. (Encontro).
Live: Por que ser Enfermeiro?.Live: Por que ser Enfermeiro?. 2021. (Outra).
Conversando sobre a Saúde Feminina: Mulheres que Cuidam de Mulheres.Conversando sobre a Saúde Feminina: Mulheres que Cuidam de Mulheres. 2020. (Encontro).
Grupo de Pesquisa: Maternidade, Saúde da Mulher e da Criança da EEAAC - UFF.Produção do Conhecimento com Populações Ribeirinhas, Quilombolas e Povos Indígenas: uma abordagem qualitativa. 2020. (Encontro).
Primeira Semana da Enfermagem e Controle de Infecção Hospitalar do HMCHE."O Sentido da Vida para o SER que Cuida". 2020. (Encontro).
A Saúde da Mulher no mês de Conscientização sobre o Câncer de Mama.A Saúde da Mulher no Mês de Conscientização sobre o Câncer de Mama. 2019. (Encontro).
A Saúde da Mulher sob a lente de uma enfermeira: conversando sobre o câncer de mama e ginecológico.A Saúde da Mulher sob a lente de uma enfermeira: conversando sobre o câncer de mama e ginecológico. 2019. (Encontro).
Ciclo de Palestras. 2019. (Outra).
Ciclo de Palestras. 2019. (Outra).
COBEON. O VALOR DO CUIDADO OBSTÉTRICO: EXPRESSÕES PARA UM CUIDADO SEGURO. 2019. (Congresso).
COBEON. O Cotidiano Intervencionista no Nascimento: A anulação do protagonismo das mulheres pelo poder expresso da autonomia dos profissionais de saúde. 2019. (Congresso).
COBEON. A INVISIBILIDADE DA VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA NA ASSISTÊNCIA AO PARTO E NASCIMENTO. 2019. (Congresso).
COBEON. O MUNDO OBSTÉTRICO: A VALORIZAÇÃO DO PROCESSO DE NASCIMENTO A PARTIR DA AUTONOMIA PROFISSIONAL. 2019. (Congresso).
Curso Ecologia do Parto e Nascimento - Módulo I. 2019. (Outra).
Fórum Multidisciplinar de Saúde da Mulher. 2019. (Encontro).
III Fórum de Consciência Obstétrica - Rio -. 2019. (Outra).
Nosso Papo Rosa. 2019. (Encontro).
O Cuidado de Enfermagem à Mulher no Processo do Parto.O Cuidado de Enfermagem à Mulher no Processo do Parto. 2019. (Encontro).
O Cuidado para Quem cuida e para o Ser cuidado "Sentido da Vida".?O sentido da Vida para os enfermeiros que assistem á mulheres em cuidados paliativos?. 2019. (Encontro).
XV ENAM.O ATO DE AMAMENTAR: A IMAGEM DA MULHER AMAMENTANDO. 2019. (Encontro).
70o CBEn - Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2018. (Congresso).
V Colóquio Troca de Saberes: Métodos e Técnicas de Pesquisa e suas Interfaces na Produção do Conhecimento na Área Obstétrica e Neonatal.O Cuidado da Enfermagem Obstétrica ao Parto e Nascimento: Uma Perspectiva Teórico-Filosófica. 2018. (Encontro).
XXI SEMANA CIENTÍFICA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA e do I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO EM ENFERMAGEM. 2018. (Encontro).
??O avanço da Enfermagem como ciência do cuidar ?. ?The advancement of Nursing as Care Science?,.Os possíveis eventos psicossomáticos no puerpério: As atitudes de cuidado do enfermeiro. 2017. (Encontro).
A Psicossomática além do Processo Saúde-doença. 2017. (Encontro).
Curso de Capacitação aos Enfermeiros da Atenção Básica do Município de São Gonçalo.Planejamento Familiar e Acompanhamento Pré-natal. 2017. (Outra).
Encontro de Enfermagem Obstétrica: Reflexões, tendências e perspectivas profissionais- UERJ. 2017. (Encontro).
Enfermagem na Linha de Frente transformando o Cuidado."O Olhar da Enfermagem Materno-Infantil sobre a Parturiente e o Recém-nascido: O Cuidado de dentro pra fora.". 2017. (Encontro).
I Seminário Integrativo em Saúde da Região Metropolitana II do Rio de Janeiro.A Assistência da Enfermeira Obstetra Brasileira ao Parto e Nascimento de Risco Obstétrico Habitual: Revisão Sistemática de Literatura. 2017. (Seminário).
IV Colóquio - Troca de saberes: Métodos e técnicas de pesquisa e suas interfaces na produção do conhecimento nas Áreas Obstétrica e Neonatal. 2017. (Encontro).
IV Colóquio - Troca de saberes: Métodos e técnicas de pesquisa e suas interfaces na produção do conhecimento nas Áreas Obstétrica e Neonatal,. 2017. (Outra).
IV Colóquio - Troca de saberes: Métodos e técnicas de pesquisa e suas interfaces na produção do conhecimento nas Áreas Obstétrica e Neonatal,.?Eventos adversos relacionados ao sensor de oxímetro na unidade de terapia intensiva neonatal?. 2017. (Outra).
Vivian Lnhares.Orientando quem Orienta na Perspectiva do Agente Comunitário de Saúde com Ênfase na Amamentação. 2017. (Encontro).
Curso de Aprimoramento para Enfermeiros Obstétricos com Enfoque no Componente Parto e Nascimento da rede Cegonha/ Ministério da Saúdesté.ASPECTOS PSÍQUICOS ENVOLVIDOS NOS CUIDADOS DA ENFERMAGEM OBSTÉTRICA. 2014. (Outra).
I Fórum de HumanizaMaricá.O Parto Humanizado. 2014. (Outra).
I Seminário da Rede Cegonha da Baixada Litorânea: "Boas Práticas na Assistência à Gestação, Parto e Nascimento".."Boas Práticas na Assistência à Gestação, Parto e Nascimento".. 2014. (Seminário).
IX Jornada Científica de Enfermagem.Oficina de Qualificação - Saúde da Mulher. 2013. (Outra).
IX Semana de Enfermagem.A Diversidade de Olhares nas Áreas de Trabalho da Enfermagem. 2013. (Outra).
VIII Semana da Enfermagem.Direitos e Deveres: o exercício da cidadania diante da responsabilidade ambiental. 2012. (Outra).
VII Jornada Científica do Curso de Enfermagem: A Influência do Ensino e Pesquisa na Prática de Enfermagem.A Autonomia da Enfermagem Obstétrica. 2011. (Outra).
VII Semana de Enfermagem UNIPLI. Educação em Saúde como Ferramenta à Mulher no Climatério: subsídios para o cuidado de enfermagem. 2011. (Exposição).
VII Semana de Enfermagem UNIPLI. A Gestação de Alto Risco na Visão da Enfermagem: uma revisão bibliográfica. 2011. (Exposição).
III Jornada de Enfermagem em Saúde da Mulher do IFF: De peito aberto - Ciclo de Debates contra o câncer de mama.Contextualização na Detecção Precoce dos Nódulos Mamários e a Prevalência do Auto Exame das Mamas. 2010. (Outra).
Semana da Enfermagem UNIPLI. Refletindo sobre o Sgnificado do Cuidado de Enfermagem. 2010. (Congresso).
Semana de Enfermagem UNIPLI. Apresentação dos Projetos de Trabalho de Conclusão de Curso. 2010. (Congresso).
XVII Semana Científica da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa.A Gestação de Alto Risco na Visão da Enfermagem: uma Revisão Bibliográfica. 2010. (Outra).
Trabalho de Conclusão de Curso.CASAS DE PARTO - DESENHADAS PARA ATENDER AS NECESSIDADES ESSENCIAIS DA MULHER EM TRABALHO DE PARTO. 2008. (Outra).
"Conscientização sobre a Doação de Sangue". 2007. (Outra).
"Curso de Tratamento de Feridas. 2007. (Outra).
"Primeiro Encontro de Enfermagem Ginecológica do Estado do Rio de Janeiro". 2007. (Encontro).
Ciclo de Palestras "As Diferentes Ações do Enfermeiro(a) no Campo da saúde da Mulher".Saúde Mental da Mulher no Puerpério. 2007. (Outra).
Ciclo de Palestras "As Diferentes Ações do Enfermeiro(a) no Campo da Saúde da Mulher".Assistindo ao Parto Fisiológico. 2007. (Outra).
Curso de Extensão "Exames Físicos: ferramentas clínicas básicas para o cuidado do adulto". 2007. (Outra).
I Jornada de apresentação de Trabalhos Científicos do curso de Graduação em Enfermagem.O ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES BÁSICAS DA MULHER ? um estudo realizado a partir dos relatos de vida dos enfermeiros.. 2007. (Outra).
"III Semana UNIPLI"."Implicações Éticas do Cuidado Iatrogênico do Paciente Internado". 2006. (Outra).
"I Curso de Enfermagem em Terapia Intensiva Geral e cardiológica do HCN". 2005. (Outra).
Projeto "Ação Cidadania".DST. 2005. (Outra).
Participação em bancas
LINHARES,V; ROCHA, R.; OLIVEIRA, F.N.. Assistência de Enfermagem na Termorregulação do Recém Nascido nas Primeiras Horas de Vida. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Anhanguera de Niterói.
LINHARES,V; ROCHA, R.; OLIVEIRA, F.N.. Papel do Enfermeiro na Prevenção da Gravidez na Adolescência. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Anhanguera de Niterói.
LINHARES,V; ROCHA, R.; OLIVEIRA, F.N.. Enfermagem Neonatal: Enfrentamentos e Desafios da Gestante com Bebê Prematuro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Anhanguera de Niterói.
LINHARES,V; ROCHA, R.; OLIVEIRA, F.N.. A Atuação do Enfermeiro ao Paciente com Dor. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Anhanguera de Niterói.
LINHARES,V; ROCHA, R.; OLIVEIRA, F.N.. Consulta de Enfermagem: Pré-natal e Educação em Saúde. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Anhanguera de Niterói.
LINHARES,V; ROCHA, R.; OLIVEIRA, F.N.. A Importância do Enfermeiro na Prevenção do Câncer do Uterino: Uma Revisão Integrativa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Anhanguera de Niterói.
LINHARES,V; ROCHA, R.; OLIVEIRA, F.N.. A Importância do Enfermeiro na Minimização dos Ruídos e Luminosidade da UTI Neonatal: Promovendo um Ambiente Terapêutico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Anhanguera de Niterói.
LINHARES,V; ROCHA, R.; OLIVEIRA, F.N.. A Paternidade e o Aleitamento Materno. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Anhanguera de Niterói.
LINHARES,V; ROCHA, R.; OLIVEIRA, F.N.. Cuidados de Enfermagem com a Pele do Recém Nascido Pré-termo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Anhanguera de Niterói.
LINHARES,V. Aleitamento Materno: Desmame Precoce e seus Fatores. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Anhanguera de Niterói.
LINHARES,V. Assistência de Enfermagem aos Cuidados Imediatos ao Recém-nascido. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Anhanguera de Niterói.
LINHARES,V. Humanização da Assistência de Enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Anhanguera de Niterói.
LINHARES,V. Dor Neonatal Avaliada pela Equipe de Enfermagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Anhanguera de Niterói.
LINHARES,V. Sífilis Congênita: A Importância da assistência do Enfermeiro no Pré-natal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Anhanguera de Niterói.
LINHARES,V. Atuação do Enfermeiro para a Prescrição do Aleitamento Materno. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Anhanguera de Niterói.
LINHARES,V. Atuação do Enfermeiro frente à Família do Recém-nascido internado em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: Uma Revisão Bibliográfica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Anhanguera de Niterói.
LINHARES,V. Humanização no Atendimento à Gestante quanto a Via de Parto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Anhanguera de Niterói.
LINHARES,V. Estratégia Não Farmacológicas no Alívio da Dor Neonatal: Considerações à Luz do Cuidado de Enfermagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Anhanguera de Niterói.
LINHARES,V. Gestantes Cardiopatas: As Implicações da Atuação do Enfermeiro no Parto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Anhanguera de Niterói.
LINHARES,V. Cuidados de Enfermagem na Pediatria. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Anhanguera de Niterói.
LINHARES,V. A Atuação do Enfermeiro frente ao Desmame Precoce. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Anhanguera de Niterói.
LINHARES,V. Assistência da Enfermagem ao Parto Humanizado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Anhanguera de Niterói.
LINHARES,V. Doenças Respiratórias na Infância: O Papel do Enfermeiro na Educação Ambiental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Anhanguera de Niterói.
LINHARES,V. Atuação do Enfermeiro frente a Dor Emocional em Mulheres portadoras do Câncer de Mama. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Anhanguera de Niterói.
LINHARES,V. Atuação do Enfermeiro na Saúde da Criança e do Adolescente: Transtornos Alimentares. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Anhanguera de Niterói.
LINHARES,V; PIRES, C.S.; BRASIL, J.S.; RAMOS, N.N.; ALBUQUERQUE, R.S.. Ações de Enfermagem ao Idoso Vítima de Violência. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Anhanguera de Niterói.
LINHARES,V; SILVA, D.F.P.; SILVA, G.M.; BARRETO, J.A.; SANTOS, J.M.; GIFONI, T.M.. , Jéssica M., Thuane.As Competências do Enfermeiro no Pré-natal de Baixo Risco. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Anhanguera de Niterói.
LINHARES,V; ANDRADE, E.H.; MORAES, R.J.. Assistência de Enfermagem ao Recém-Nascido com Síndrome do Desconforto Respiratório. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Anhanguera de Niterói.
LINHARES,V; FLORES, A.C.R.; PINTO, R.O.; ABREU, S.M.. A Sistematização da Assistência de Enfermagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Anhanguera de Niterói.
LINHARES,V; MENDONÇA, A.P.F.; SOUZA, S.C.. As Dificuldades encontradas pelo Enfermeiro da Captação na Conscientização da Família na Doação de Órgãos Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Anhanguera de Niterói.
LINHARES,V; PASSOS, M.V.. Evidências Científicas de Enfermagem Acerca da Detecção Precoce do Câncer de Mama.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Anhanguera de Niterói.
LINHARES,V; DUARTE, M. R.. As Necessidades da Mulher em Trabalho de Parto: O Alicerce da Assistência de Enfermagem no Cenário do Nascimento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.
LINHARES,V. Câncer de Colo Uterino: A Contribuiçâo da Enfermagem no Cuidado Feminino. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.
LINHARES,V; GOES, F.; OLIVEIRA, A. C.; RIBEIRO, B.. A Assistência de Enfermagem às Famílias de Crianças com Câncer. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.
LINHARES,V; DUARTE, M. R.. O Impacto da Assistência da Enfermagem à Gestante sobre o Processo de Parturição. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.
LINHARES,V; RIBEIRO, B.; DUARTE, M. R.. As Estratégias Assistenciais da Enfermeira no Cuidado à Prenhez Adolescente: uma reflexão à luz da problemática. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.
LINHARES,V; RIBEIRO, B.; DUARTE, M. R.. A Assistência da Enfermeira Obstétrica no Processo de Parturição nos Diversos Cenários do Nascimento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.
PAULA, V. G.;LINHARES,V. O Conhecimento da Gestante Acerca do Uso de Álcool durante a Gravidez: uma contribuição para a prática do enfermeiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.
RIBEIRO, M.;LINHARES,V. ; Jucineide S.; Michele S.; Suellen G.; Gabriele P..Avaliação da Qualidade da Assistência do Enfermeiro no Pré-natal, Parto e Puerpério em gestação de baixo risco. 2012.
LINHARES,V; GOES, F.; OLIVEIRA, A. C.; ROSA, P.. Banco de Leite Humano: O Incentivo da Enfermagem ao Aleitamento Materno. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.
GOES, F.;LINHARES,V. Papilomavirus Humano: A Produção Científica da Enfermagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.
GOES, F.;LINHARES,V. A Autonomia da Criança Ostomizada: Subsídios para o Cuidado em Enfermagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.
OLIVEIRA, A. C.;LINHARES,V. ; Cássia R.; Keitille B.; Maxwell S..A Enfermagem no Cenário do Parto: Quebra de Paradígmas Assistenciais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.
SOUZA, F. S.;LINHARES,V. Dialogando sobre as Dificuldades Enfrentadas pelo Enfermeiro na Prática da SAE em UTI: entre utopias e estratégias. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.
LINHARES,V; FERNANDES, F.P.; GUILHERMINO, K.C.C.; MARTINS, Q.S.C.; RODRIGUES, R.T.L.; ESPERANÇA, R.. ; Kelly C.; Queila M.; Raquel R.; Rosilene E..Compreendendo os Erros na Administração de Medicamentos: Subsídios para a Enfermagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.
LINHARES,V; BERNARDO, C. M.; BERNARDO, D. M.; COSTA, I. A.; ARAUJO, W. G. P.; SILVA, L. R.. ; Deborah M.; Izabele A.; Wiliana G e Lídia R.A Importância dos Cuidados Paliativos pelo Enfermeiro à Criança com Câncer em Estágio Terminal. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.
LINHARES,V; ALVES, F. R.; FARIA, M. C.; OLIVEIRA, W. L. M.. ; Monahr C. e Walter O.;.Parto Vaginal: O Processo de Parturição e as Ações Desenvolvidas pelo Enfermeiro Obstetra Obstetriz na Arte de Partejar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.
ZVEITER, M.;LINHARES,V; VIANA, L.. Clampeamento do Cordão Umbilical. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.
ZVEITER, M.;LINHARES,V. ; Mayara A.; Danielle R.; Thais A..Parto Fisiológico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.
ZVEITER, M.;LINHARES,V; VIANA, L.. Parto Domiciliar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.
BATISTA, R.;LINHARES,V. O Papel do Enfermeiro á frente da Central de Material e Esterilização e a Importância de suas Atribuições. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.
LINHARES,V. ; Luciano A.; Regina C.; Rejane M. e Vanessa B..Riscos Ergonômicos no Centro de Terapia Intensiva. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.
SOUZA, F. S.;LINHARES,V. S..Fatores que Dificultam a realização do exame Preventivo de Câncer de Colo de Útero. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.
SOUZA, F. S.;LINHARES,V. S..Dialogando sobre Tecnologias Duras e Leves e o Cuidado Humano em UTI. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.
SOUZA, F. S.;LINHARES,V. S..O Papel do Enfermeiro na Prevenção da Prática da Automedicação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.
ZVEITER, M.;LINHARES,V. C.; BISPO, M.D.; LIMA, T.G..A Mulher na Trajetória Histórica da enfermagem. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.
ZVEITER, M.;LINHARES,V. ; OLIVEIRA,F.; CASTRO,R.; CARDOSO,S.; OLIVEIRA,Z..Cesariana: sua técnica, suas consequencias e os desdobramentos para a enfermagem. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.
ZVEITER, M.;LINHARES,V. ; NORONHA, A.; DUPRAT, A.; LOPES, M..O olhar da enfermagem ao ínicio da vida: atuação do enfermaeiro na cena do parto e nascimento. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.
ZVEITER, M.;LINHARES,V. A.; SILVA, S.R.; BRUM, Z.M..A Contribuição do Enfermeiro para Educação e Saúde das Mães Adolescentes. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.
ZVEITER, M.;LINHARES,V. ; RIBEIRO, S.; OLÁVIO, E.; VIEIRA, E..As ações práticas do enfermeiro no incentivo ao aleitamento materno em unidade básica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.
ZVEITER, M.;LINHARES,V. ; VILHERMA, J.L.R.; PORTO, M.I.O.; SILVA, S.L..A atuação do enfermeiro no pré-natal em unidade básica de saúde.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.
ZVEITER, M.;LINHARES,V. G.; DUARTE, D.B.; ARAUJO, S.R..A contribuição de enfermagem para minimizar os prejuizos do desmame precoce.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite.
Orientou
A dimensão do cuidado do enfermeiro no auxílio à amamentação na estratégia de saúde da família; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Vivian Linhares Maciel Almeida;
As Necessidades da Mulher em Trabalho de Parto: O Alicerce da Assistência de Enfermagem no Cenário do Nascimento; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Vivian Linhares Maciel Almeida;
Câncer de Colo Uterino: A Contribuição da Enfermagem no Cuidado Feminino; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Vivian Linhares Maciel Almeida;
A Assistência de Enfermagem às Famílias de Crianças com Câncer; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Vivian Linhares Maciel Almeida;
O Impacto da Assistência da Enfermagem à Gestante sobre o Processo de Parturição; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Vivian Linhares Maciel Almeida;
As Estratégias Assistenciais da Enfermeira no Cuidado à Prenhez Adolescente: Uma Reflexão à Luz da Problemática; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Vivian Linhares Maciel Almeida;
A Assistência da Enfermeira Obstétrica no Processo de Parturição nos Diversos Cenários do Nascimento; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Vivian Linhares Maciel Almeida;
Banco de Leite Humano - O Incentivo da Enfermagem ao Aleitamento Materno; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Plínio Leite; Orientador: Vivian Linhares Maciel Almeida;
Os possíveis eventos psicossomáticos no puerpério: As atitudes de cuidado do enfermeiro; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Centro Universitário Anhanguera de Niterói; Orientador: Vivian Linhares Maciel Almeida;
Produções bibliográficas
-
MACIEL, VIVIAN LINHARES ; ALVES, V.H. ; RODRIGUES, D.P. ; MARCHIORI, G. R. S. ; DULFE, P.A.M. ; VIEIRA, B.D.G. ; PEREIRA, A.V. ; FELICIO, F.C. ; AGUIAR, C.C.V. ; PAULA, E. . O ensino teórico-prático em Enfermagem na saúde da mulher: um relato de experiência. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 9, p. 1-14, 2020.
-
MARAMBAIA, C.G. ; VIEIRA, B. D. G. ; ALVES, V. H. ; RODRIGUES, D.P. ; MACIEL, VIVIAN LINHARES ; GALVÃO, T.F. . Sexualidade da Mulher no puerpério: reflexos da episiotomia. Revista Cogitare Enfermagem , v. 25, p. 1-11, 2020.
-
GALVÃO, T.F. ; VIEIRA, B. D. G. ; ALVES, V ; RODRIGUES, D.P. ; MACIEL, VIVIAN LINHARES ; MARAMBAIA, C.G. . A perceptividade das mulheres em relação aos cuidados obstétricos durante o parto e nascimento. REVISTA NORTE MINEIRA DE ENFERMAGEM - RENOME , v. 8, p. 65-72, 2019.
-
FELICIO, F.C. ; ALVES, V. H. ; PEREIRA, A. V. ; RODRIGUES, D.P. ; PAULA, E ; MACIEL, VIVIAN LINHARES . Percepção da fragilidade da SAE: obstáculo no controle da sífilis na gestação. REVISTA NORTE MINEIRA DE ENFERMAGEM - RENOME , v. 8, p. 40-47, 2019.
-
CHEREM, E. O. ; ALVES, V. H. ; RODRIGUES, D. P. ; SOUZA, F. D. L. ; GUERRA, J. V. V. ; LINHARES,V . Saberes do enfermeiro para o cuidado no processo transfusional em recém-nascidos. REVISTA GAÚCHA DE ENFERMAGEM , v. 38, p. e63557, 2017.
-
CHEREM, E. O. ; ALVES, V. H. ; RODRIGUES, D. P. ; GUERRA, J. V. V. ; SOUZA, F. D. L. ; MACIEL, VIVIAN LINHARES . Cuidado pós-transfusional na unidade de terapia intensiva neonatal. REVISTA BAIANA DE ENFERMAGEM , v. 30, p. 1-8, 2016.
-
SOUZA, J. L. ; ZVEITER, M. ; LINHARES,V ; MENEZES, H. F. ; MARA, G. ; ALVES, R. . Educação em Saúde como Ferramenta à Mulher no Climatério: Subsídios para o Cuidado de Enfermagem. Revista de Pesquisa: Cuidado e Fundamental (Online) , v. 3, p. 2616-2622, 2011.
-
Ana Luiza Silva Souza ; MENEZES, H. F. ; MAIA, S.M.A. ; LINHARES,V ; AVANCI, B.S. . A Gestação de Alto Risco na Visão da Enfermagem: Uma Revisão Bibliográfica. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental , v. 3, p. 1572, 2010.
-
ZVEITER, M. ; LINHARES,V . Aspectos psíquicos envolvidos nos cuidados da Enfermagem Obstétrica.. In: ZVEITER, Marcele; PEREIRA, Adriana Lenho de Figueiredo (org.). (Org.). Caderno do Facilitador - Curso de Aprimoramento para Enfermeiras Obstétricas, com Enfoque no Componente Parto e Nascimento da Rede Cegonha - Ministério da Saúde.. 1ed.Rio de Janeiro: ABENFO-RJ, 2014, v. , p. 21-38.
-
LINHARES,V ; ZVEITER, M. . Emergências Obstétricas - limites e possibilidades de atuação da enfermagem.. In: Beatriz Ferreira Walman; Renê dos Santos Spezani. (Org.). Emergências Obstétricas - limites e possibilidades de atuação da enfermagem.. 1ed.Porto Alegre: Artmed Panamericana, 2014, v. 4, p. 41-69.
-
LINHARES,V ; ZVEITER, M. . Assistindo ao Parto Fisiológico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Histórico profissional
Experiência profissional
2023 - Atual
Instituto Fernandes FigueiraVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Referência Técnica Profissional, Carga horária: 35
Outras informações:
Referência Técnica Territorial - RTT no TED - Estratégia para Redução da Mortalidade Materna e Neonatal.
2014 - 2015
HOSPITAL ESTADUAL DOS LAGOSVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora da Obstetrícia - PPP/Maternidade, Carga horária: 44
2010 - 2017
Centro Universitário Plínio LeiteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
09/2010
Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Atenção Básica I e II, Saúde do Adulto e Idoso, Introdução à Pesquisa, Semiologia e Semiotécnica, Saúde da Mulher
2012 - 2015
Sociedade Fluminense de Ensino e PesquisaVínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações:
http://sofep.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12&Itemid=35
2008 - 2010
Centro Universitário Plínio LeiteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Preceptora, Carga horária: 72
Atividades
-
09/2008 - 09/2010
Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Clínica Médica - Saúde do Adulto e Idoso, Emergência - Adulto e Infantil, Maternidade - Saúde materno-infantil, Centro Cirúrgico e Obstétrico, UTI - Unidade de Terapia Intensiva
2000 - 2001
Hospital da Polícia Militar de NiteróiVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Enfermagem, Carga horária: 12
Atividades
-
01/2000
Estágios , Hospital da Polícia Militar de Niterói.Estágio realizado, Curso Técnico de Auxiliar em Enfermagem.
2000 - 2001
Hospital Santa Cruz - RJVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Enfermagem, Carga horária: 12
Atividades
-
01/2000
Estágios , Hospital Santa Cruz.Estágio realizado, Curso Técnico de Auxiliar em Enfermagem.
2000 - 2001
Posto de Saúde Washington LuizVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Enfermagem, Carga horária: 12
Atividades
-
01/2000
Estágios , Posto de Saúde Washington Luiz.Estágio realizado, Curso Técnico de Auxiliar em Enfermagem.
2000 - 2001
PRONTO SOCORRO DE SÃO GONÇALOVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Enfermagem, Carga horária: 12
Atividades
-
01/2000
Estágios , Pronto Socorro de São Gonçalo.Estágio realizado, Curso Técnico de Auxiliar em Enfermagem.
2018 - 2020
Universidade Federal FluminenseVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante do Mestrado Acadêmico, Carga horária: 20
2017 - 2019
Centro Universitário Anhanguera de NiteróiVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Disciplinas ministradas
Introdução à Pesquisa
Fundamentos de Enfermagem
Sistematização da Assistência de Enfermagem
Enfermagem na Saúde da Mulher
Seminário Integrador à Saúde da Mulher
Seminário Integrador à Saúde da Criança
Enfermagem na Saúde da Criança
2018 - 2022
Seiton Cursos Preparatórios e Aperfeiçoamento Profissional.Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
2021 - 2022
Hospital Estadual dos Lagos Nossa Senhora de NazarethVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Educação Permanente em Saúde, Carga horária: 40
2022 - Atual
Universidade Salgado de OliveiraVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Preceptora de Campo Prático, Carga horária: 35
2022 - Atual
In Laser CursoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20
2022 - Atual
Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras - RJ, ABENFO RVínculo: Associativo, Enquadramento Funcional: 1a Tesoureira, Carga horária: 5
2023 - Atual
Universidade Estácio de SáVínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Docente Pós-graduação Enfermagem Obstétrica, Carga horária: 9
Outras informações:
Pós-graduação em Enfermagem Obstétrica.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Vivian Linhares Maciel Almeida e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?