Adauto Nunes da Cunha

Doutor pelo REAMEC (Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática turma (REAMEC/2019), finalizado em 2022 com o título de tese: Os jogos de persuasão de conceitos matemáticos: um olhar a partir da filosofia de Wittgenstein. Possui mestrado em Educação Matemática com subarea em Etnomatemática (UNESP RIO CLARO/2010), ainda com Especialização junto a Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ/2012), cursou graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP SJRIO PRETO/1996), graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (UNIUBE/2016). Atuou por mais de 18 anos no Ensino Fundamental e Média das escolas estaduais paulistas. É Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP ILHA SOLTEIRA). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, computadores e matemática, matemática, educação, ensino e transdisciplinaridade. Atuando no Ensino Superior e no Ensino Médio Integrado. Para o doutorado procurarei as ligações da contextualização da matemática escolar conduzem ao êxito de estudante, os estudos são dirigidos a luz da pesquisa da Filosofia de Wittgenstein.

Informações coletadas do Lattes em 05/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática

2019 - 2022

Universidade Federal de Mato Grosso
Título: OS JOGOS DE PERSUASÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS: UM OLHAR A PARTIR DA FILOSOFIA DA LINGUAGEM DE WITTGENSTEIN
Anna Regina Lanner de Moura. Palavras-chave: Contextualização; Persuasão; Jogos de persuasão; jogos de linguagem; Ensino de Matemática.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Educação Matemática

2009 - 2010

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Diferentes realidades: ticas de matema na matemática escolar
, Ano de Obtenção: 2010.Pedro Paulo Scandiuzzi.Bolsista do(a): Sec. Est. da Educação de São Paulo, SEC. EST. ED. SP, Brasil. Palavras-chave: Etnomatemática; ticas de matema; transdisciplinaridade; diferentes realidades.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Matemática

2011 - 2012

Universidade Federal de São João Del-Rei
Título: Causas e consequências da reprovação no último ano do ensino fundamental nas escolas de São José do Rio Preto
Orientador: Marcos Santos de Oliveira

Especialização em Especialização e Gestão Escolar

2006 - 2007

Faculdades Reunidas
Título: Diferentes Realidades e Visão de mundo: Implicações no Ensino - Aprendizagem da matemática
Orientador: Moema Guiduce Nogueira

Graduação em Pedagogia

2015 - 2016

Universidade de Uberaba
Título: Causas e consequencias da reprovação no último ano do Ensino Fundamental: um estudo de caso.

Graduação em Matemática Licenciatura

1992 - 1996

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Formação complementar

2021 - 2021

Extensão universitária em Curso Gramática da Linguagem Matemática. (Carga horária: 30h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2017 - 2017

PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO. (Carga horária: 40h). , Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.

2014 - 2014

PILARES DA EDUCAÇÃO DIGITAL. (Carga horária: 60h). , Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.

2014 - 2014

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PORTUGUES E MATEMÁTICA/AÇÃO "MELHOR GESTÃO...". (Carga horária: 60h). , Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.

2013 - 2013

PROINFO - ELABORAÇÃO DE PROJETOS 2013. (Carga horária: 40h). , Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.

2013 - 2013

PROINFO - INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL 2013. (Carga horária: 60h). , Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.

2013 - 2013

Competências Básicas. (Carga horária: 40h). , Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.

2013 - 2013

Introdução à Educação Digital. (Carga horária: 60h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2013 - 2013

Elaboração de Projetos. (Carga horária: 40h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2008 - 2008

Lingua Portuguesa. (Carga horária: 24h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Prevenção do uso de drogas para Educadores. (Carga horária: 120h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2006 - 2007

Extensão universitária em Praticas de Leitura e Escrita. (Carga horária: 40h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2005 - 2007

Prog. de Capacitação para Gestores Escolares. (Carga horária: 300h). , Secretaria do Estado da Educação - SP, SEE-CEMP, Brasil.

2006 - 2006

Ensino Médio em Rede - o currículo em áreas. (Carga horária: 160h). , Secretaria do Estado da Educação - SP, SEE-CEMP, Brasil.

2005 - 2005

Estágio Nível Ia. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2004 - 2005

Ensino Médio em Rede. (Carga horária: 90h). , Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEC. EST. EDUC S, Brasil.

2004 - 2004

Estágio Nível I. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2001 - 2001

Instrumentação Para o Ensino da Física. (Carga horária: 90h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2001 - 2001

Prática de Ensino de Física. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2001 - 2001

Física Moderna. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

1994 - 1994

Introdução Ao Controle Estatístico de Qualidade. , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

1994 - 1994

Modelagem Matemática. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

1994 - 1994

Introdução Ao Logowr e a Geometria dos Polígonos. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

1994 - 1994

Determinantes Fórmulas de Bashara e Números Constr. , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

1994 - 1994

Grupo Fundamental Uma Visão Geométrica. , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

1993 - 1993

Introdução à Lógica. , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Ensino.

Organização de eventos

Cunha, Adauto Nunes da . OBMEP OLIMIADA BRASILEIRA DA ESCOLAS PUBLICAS. 2021. .

CUNHA, Adauto Nunes da . OLIMPIADA BRASILEIRA DOS INSTITUTOS FEDERAIS. 2020. .

CUNHA, Adauto Nunes da . XIII ENEM. 2019. (Congresso).

CUNHA, Adauto Nunes da . IX SEMINÁRIO PLURALIDADE CULTURAL: MIGUAÇÕES E AS NOVAS TERRITORIALIDADES. 2018. (Outro).

CUNHA, Adauto Nunes da . Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) 2018. 2018. .

CUNHA, Adauto Nunes da . SEMINÁRIO ESTADUAL DE PRÁTICAS DE ESTÁGIO CURRÍCULAR SUPERVISIONADO EM MATEMA´TICA. 2016. (Outro).

Participação em eventos

1ª Semana do Meio Ambiente do campus IST.Exposição de trabalhos da semana. 2025. (Outra).

IV Escola de Estudos Avançados ? Pesquisa em Cultura, História e Educação Matemática.não houve. 2021. (Outra).

Encontro de Ensino de Ciências por Investigação.UMA AULA INTERDISCIPLINAR EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARIZADOS. 2020. (Encontro).

Encontro de Ensino de Ciências por Investigação.O ESTUDO DA PAVIMENTAÇÃO DO PLANO POR MEIO DA SALA DE AULA INVERTIDA. 2020. (Encontro).

III SEMINÁRIO DAS LICENCIATURAS DO IFMT. V SEMINÁRIO INTEGRADOR.Participação em mesa Redonda. 2019. (Seminário).

SemiEdu2019.Similitudes Entre Metodologias Narrativa e Etnográfica. 2019. (Seminário).

xiiienem.OUVINTE. 2019. (Encontro).

Ciclo Formação Pedagógica 2018.participação. 2018. (Oficina).

III JORNADA CIENTÍFICA INTEGRADA: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM CAMPO O NOVO DO PARARECIS.NÃO HOUVE APRESENTAÇÃO DE TRABALHO. 2017. (Outra).

II SEMINÁRIO DAS LICENCIATURAS DO IFMT; IV SEMINÁRIO INTE.NÃO HOUVE APRESENTAÇÃO DE TRABALHO. 2017. (Seminário).

PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO DO ENSINO MÉDIO.NÃO HOUVE APRESENTAÇÃO DE TRABALHO. 2017. (Outra).

CURSO DE CURTA DURAÇÃO.NORMAS DA ABNT APLICADA AOS TRABALHOS ACADEMICOS. 2016. (Outra).

CURSO DE CURTA DURAÇÃO.Leitura e Produção de Textos Acadêmicos. 2016. (Outra).

I Seminário das Licenciaturas/III Seminário Integrador do PIBID/.não houve. 2016. (Seminário).

I SEMINÁRIO ESTADUAL DE PRÁTICAS DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISONADO EM MATEMÁTICA.TRANSDICIPLINARIDADE E ETNOMATEMÁTICA: EM BUSCA DA TOTALIDADE PERDIDA. 2016. (Seminário).

IV WORKIF.TRANSDICIPLINARIDADE E ENSINO DE MATEMÁTICA. 2016. (Outra).

sciencult.CRISE E ENCANTAMENTO DA EDUCAÇÃO: EM BUSCA DA LIGAÇÃO DOS SABERES. 2011. (Simpósio).

Atividade Inaugural do ano de 2010 - do programa de pós-graduação em Educação Matemática.Diferentes realidades: ticas de matema no ensino/aprendizagem da matemática escolar.. 2010. (Outra).

Conferência Interna do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática.Não houve apresentação de trabalhos. 2010. (Outra).

1ª Seminário de Antropologia da UNESP.Sem apresentação de trabalho. 2009. (Seminário).

Apresentação da pesquisa de mestrado.Diferentes realidades: ticas de matema no ensino/aprendizagem da matemática escolar.. 2009. (Outra).

XIII EBRAPEM.Diferentes Realidades: Ticas de matema no ensino/aprendizagem da metamática escolar. 2009. (Encontro).

CBEm3. Diferentes realidades e visão de mundo: implicações no ensino-aprendizagem da matemática. 2008. (Congresso).

XII Ebrapem. 2008. (Encontro).

Encontro de Professores de matemática.Encontro de Professores de matemática. 1995. (Encontro).

21º Colóquio de Incentivo a Pesquisa.O logo e a construção de arquétipos Poligonais de pavimentação do Plano-Euclidiano.. 1994. (Outra).

I Encontro de Educação Matemática da Região Norte Paulista.Construindo padrões de pavimentação monoedral do plano euclidiano através de transformações de polígonos com o auxílio do LOGO. 1994. (Encontro).

VI Congresso de Iniciação Científica da Unesp. O LOGOWR NA CONSTRUÇÃO DE ARQUÉTIPOS MONEDRAIS E OS CORRESPONDENTES PADRÕES DE PAVIMENTAÇÃO DO PLANO.. 1994. (Congresso).

V Semana de Matemática.V Semana de matemática. 1993. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: AGNES WEISS

Cunha, Adauto Nunes da. EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA: A ACESSIBILIDADE NAS ESCOLAS. 2020.

Aluno: Elizabete Otaviano de Oliveira

Cunha, Adauto Nunes da. UM ESTUDO DESCRITIVO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE METOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO MÉDIO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS.) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Aluno: Leonilda Aguiar

Cunha, Adauto Nunes da. GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESXCOLA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS.) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Aluno: LUCIMAR ALMEIDA AGUIAR

Cunha, Adauto Nunes da. UM ESTUDO SOBRE A HORTA NO ESPAÇO ESCOLAR: POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS.) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Aluno: LURIÊ BARROS LEITE

Cunha, Adauto Nunes da. ESTUDO DESCRITIVO SOBRE OS INVESTIMENTOS NA EDUCAÇÃO FEDERAL EM PERÍODO DE PANDEMIA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS.) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Aluno: LURIÊ BARROS LEITE

Cunha, Adauto Nunes da. ESTUDO DESCRITIVO SOBRE OS INVESTIMENTOS NA EDUCAÇÃO FEDERAL EM PERÍODO DE PANDEMIA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS.) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Aluno: Marluce Heloísa da Silva Pedro

Cunha, Adauto Nunes da. ESTUDO DESCRITIVO SOBRE AVALIAÇÃO-APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS.) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Aluno: Marluce Heloísa da Silva Pedro

Cunha, Adauto Nunes da. ESTUDO DESCRITIVO SOBRE AVALIAÇÃO-APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS.) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Aluno: Sandro Rodrigues

Cunha, Adauto Nunes da. A INTERNET DAS COISAS: UM ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO NA EDUCAÇÃO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS.) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Aluno: THATIANEY ALVES CHAVES RAMOS

Cunha, Adauto Nunes da. A IMPORTÃNCIA DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NAO LICENCIADOS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS.) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Aluno: CLARISMAR DE FÁTIMA LOPES BORGES

Cunha, Adauto Nunes da; OLIVEIRA, R. F. S.. ALGUMAS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE FRAÇÕES: ASPÉCTOS HISTORICO CULTURAL E CONTOS LITERÁRIOS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ESPECIALIZAÇÃO LATU SENSU PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DA MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: MARCOS LOPES SOARES

CUNHA, Adauto Nunes da. PROPORÇÕES: SEU ESTUDO E SUAS APLICAÇÕES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Aluno: LORENA DA SILVA FACHIN

CUNHA, Adauto Nunes da; MATOS, EFRAIM DE ALCANTARA. TRATOS ZOOTÉCNICOS COM ANIMAIS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Técnico em agropecuária) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Aluno: KELLY ALVES FRANCISCO

CUNHA, Adauto Nunes da; MATOS, EFRAIM DE ALCANTARA; OLIVEIRA, C. M.. RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR IFMT-Campus Campo Novo do Parecis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Técnico em agropecuária) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Aluno: ISABELA ARAUJO DA LUZ

CUNHA, Adauto Nunes da; MATOS, EFRAIM DE ALCANTARA; OLIVEIRA, C. M.. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ZOOTECNIA DO INSTITUTO FEDERAL DE CAMPO NOVO DO PARECIS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Técnico em agropecuária) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Aluno: GABRIELA SANTOS DO NASCIMENTO

CUNHA, Adauto Nunes da; MATOS, EFRAIM DE ALCANTARA; OLIVEIRA, C. M.. RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR FAZENDA NOSSA SENHORA APARECIDA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Técnico em agropecuária) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Aluno: Adalto de Miranda

CUNHA, Adauto Nunes da. COMO DESPERTAR O INTERESSE DO ALUNO PELAS TEORIAS MATEMÁTICAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

CUNHA, Adauto Nunes da; PEDROSO, K. G.; MAUSO, A.P. T.. BANCA DE AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO WILLIAN BATISTA AGUIAR. 2017. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

QUADROS, V. C.;CUNHA, Adauto Nunes da; MAUSO, A.P. T.. BANCA AVALIADORA DE ESTÁGIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA DE DANIELY DE SANDRI. 2017. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

QUADROS, V. C.;CUNHA, Adauto Nunes da; MAUSO, A.P. T.. BANCA AVALIADORA DE ESTÁGIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA DE WILLIAN BATISTA AGUIAR. 2017. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

CUNHA, Adauto Nunes da; QUADROS, V. C.; MAUSO, A.P. T.. BANCA AVALIADORA DE ESTÁGIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA DE FÁBIO DOS SANTOS DA SILVA. 2017. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

CUNHA, Adauto Nunes da; QUADROS, V. C.; MAUSO, A.P. T.. BANCA AVALIADORA DE ESTÁGIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA DE IZABEL CRSITINA DA SILVA. 2017. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

CUNHA, Adauto Nunes da; MAUSO, A.P. T.; QUADROS, V. C.. BANCA AVALIADORA DE ESTÁGIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA DE GUILHERME DE LIMA FARIAS. 2017. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

CUNHA, Adauto Nunes da; MAUSO, A.P. T.; QUADROS, V. C.. BANCA AVALIADORA DE ESTÁGIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA DE FERNANDA DA SILVA ALVES. 2017. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

CUNHA, Adauto Nunes da; QUADROS, V. C.; MAUSO, A.P. T.. BANCA AVALIADORA DE ESTÁGIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA DE GULHERME DE LIMA FARIAS. 2017. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

CUNHA, Adauto Nunes da; MAUSO, A.P. T.; QUADROS, V. C.. BANCA AVALIADORA DE ESTÁGIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA DE FÁBIO DOS SANTOS DA SILVA. 2017. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

CUNHA, Adauto Nunes da; QUADROS, V. C.; MAUSO, A.P. T.. BANCA AVALIADORA DE ESTÁGIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA DE WILSON DE ARAUJO SANTOS. 2017. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

CUNHA, Adauto Nunes da; MAUSO, A.P. T.; QUADROS, V. C.. BANCA AVALIADORA DE ESTÁGIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA DE FERNANDA DA SILVA ALVES. 2017. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

CUNHA, Adauto Nunes da; QUADROS, V. C.; MAUSO, A.P. T.. BANCA AVALIADORA DE ESTÁGIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA DE DANIELY CRISTHINA DE SANDRI. 2017. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

CUNHA, Adauto Nunes da; MAUSO, A.P. T.; QUADROS, V. C.. BANCA AVALIADORA DE ESTÁGIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA DE LETÍCIA PEREIRA. 2017. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

CUNHA, Adauto Nunes da; QUADROS, V. C.; MAUSO, A.P. T.. BANCA AVALIADORA DE ESTÁGIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA DE JOÃO GABRIEL DA SILVA. 2017. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

CUNHA, Adauto Nunes da; MAUSO, A.P. T.; QUADROS, V. C.. BANCA AVALIADORA DE ESTÁGIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA DE DANIEL FERNANDO FAI. 2017. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

CUNHA, Adauto Nunes da; QUADROS, V. C.; MAUSO, A.P. T.. BANCA AVALIADORA DE ESTÁGIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA DE MARGARETH GONÇALINA DA SILVA. 2017. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

CUNHA, Adauto Nunes da; MAUSO, A.P. T.; QUADROS, V. C.. BANCA AVALIADORA DE ESTÁGIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA DE CLEVERSON FELIPE DE ZORZI CAMBRUSSI. 2017. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

CUNHA, Adauto Nunes da; MAUSO, A.P. T.; QUADROS, V. C.. BANCA AVALIADORA DE ESTÁGIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA DE JANICE MARIA RUPOLO IAPP. 2017. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

CUNHA, Adauto Nunes da; MAUSO, A.P. T.; QUADROS, V. C.. BANCA AVALIADORA DE ESTÁGIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA DE GÉSSICA CRISTINA DA SILVA IUSKS. 2017. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

CUNHA, Adauto Nunes da; QUADROS, V. C.; MAUSO, A.P. T.. BANCA AVALIADORA DE ESTÁGIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA DE JULIANA CARLA GERALDI. 2017. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

CUNHA, Adauto Nunes da; MATOS, EFRAIM DE ALCANTARA; OLIVEIRA JUNIOR, C. M.. BANCA AVALIADORA DE RELATÓRIO DE ESTÁGIO KELLY ALVES FRANCISCO. 2016.

CUNHA, Adauto Nunes da; MATOS, EFRAIM DE ALCANTARA; OLIVEIRA JUNIOR, C. M.. BANCA AVALIADORA DE RELATÓRIO DE ESTÁGIO (ISABELA ARAUJO DA LUZ). 2016. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

CUNHA, Adauto Nunes da; MATOS, EFRAIM DE ALCANTARA; OLIVEIRA JUNIOR, C. M.. BANCA AVALIADORA DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO (GABRIELA SANTOS DO NASCIMENTO). 2016. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

CUNHA, Adauto Nunes da. BANCA DE RELATÓRIO DE ESTÁGIO DA LUNA CAROLINE HOMMERDING DE SOUZA. 2016.

CUNHA, Adauto Nunes da; SOUZA, G. M.. BANCA AVALIADORA DE ESTÁGIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDINEIDE APARECIDA DE ALMEIDA. 2016.

CUNHA, Adauto Nunes da; SOUZA, G. M.. BANCA AVALIADORA DE ESTÁGIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA DE GERALDO BASTOS RIBEIRO. 2016. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

CUNHA, Adauto Nunes da; SOUZA, G. M.. BANCA AVALIADORA DE ESTÁGIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA DE GREISO CRISTIANO TILLMANN. 2016. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

CUNHA, Adauto Nunes da; SOUZA, G. M.. BANCA AVALIADORA DE ESTÁGIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA DE JULIO CESAR MARQUES MAIA. 2016. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

CUNHA, Adauto Nunes da; SOUZA, G. M.. BANCA AVALIADORA DE ESTÁGIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA DE WILLIAN BATISTA AGUIAR. 2016. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

QUADROS, V. C.;CUNHA, Adauto Nunes da; MAUSO, A.P. T.. BANCA AVALIADORA DE ESTÁGIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA DE WILSON DE ARAUJO SANTOS. 2016. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Orientou

CUSTÓDIO GALVÃO DA SILVA JUNIOR

FERRAMENTAS E MANIPULAÇÃO DE IMAGENS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em LICENCIATURA EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS; ) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Orientador: Adauto Nunes da Cunha;

Guilherme de Lima Farias

CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO PELOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: VISÃO DOCENTE; ; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em licenciatura em matemática) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Orientador: Adauto Nunes da Cunha;

Edenilda Nóbrega de Medeiros Lima

Histórias em quadrinhos como incentivo à leitura, escrita e produções de texto na EJA; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EBTT) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Adauto Nunes da Cunha;

Cristiane Hayashi Matsune

Histórias em quadrinhos como incentivo à leitura, escrita e produções de texto na EJA; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EBTT) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Adauto Nunes da Cunha;

Silvia Cristina dos Santos Claudino

Contribuições da CAA para a criança com TEA durante a leitura de livros infantis; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EBTT) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Adauto Nunes da Cunha;

Talita Carvalho Macedo Nascimento

Contribuições da CAA para a criança com TEA durante a leitura de livros infantis; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EBTT) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Adauto Nunes da Cunha;

Rafael Lucca

Um relato de experiência: desenvolvendo recursos educacionais para o público PCD com vistas a acessibilidade; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EBTT) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Adauto Nunes da Cunha;

Jocione da Costa Lima

Os desafios do EJA: Alguns apontamentos sobre a diminuição de sua oferta; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EBTT) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Adauto Nunes da Cunha;

Vitor Hugo Matias dos Santos

As potências das narrativas de estudantes de um Instituto Federal sob a ótica do Teatro do Oprimido; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EBTT) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Adauto Nunes da Cunha;

Dayane Dias Flores dos Anjos

Empoderamento feminino: práticas na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EBTT) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Adauto Nunes da Cunha;

Carolini Pelicioni Fradique

A Pedagogia do caracol: a lentidão proposta na obra de Gianfranco Zavalloni; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EBTT) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Adauto Nunes da Cunha;

Francisca Leite de Sousa

Uso da comunicação não-violenta (CNV) na formação crítica dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT)Francisca Leite de Sousa; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EBTT) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Adauto Nunes da Cunha;

Karina de Assunção Pardinho

Uso da comunicação não-violenta (CNV) na formação crítica dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT); 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EBTT) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Adauto Nunes da Cunha;

Gina Fernanda Villarim Zacarelli

A importância da tecnologia na Educação Infantil para estudantes de necessidades educacionais específicas; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EBTT) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Adauto Nunes da Cunha;

Maria Aparecida Cardoso Domingues

Práticas pedagógicas na EJA: estratégias para trabalhar o emocional e o aspecto social, visando a permanência do estudante; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EBTT) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Adauto Nunes da Cunha;

Josie Batista Ribeiro

Educação Domiciliar (homeschooling) no Brasil e em Portugal: das diferenças e similaridades propostas na obra de Cláudio Márcio Bernardes; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EBTT) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Adauto Nunes da Cunha;

Luciana Aparecida de Lima Preto

Práticas pedagógicas na EJA: estratégias para trabalhar o emocional e o aspecto social, visando a permanência do estudante; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EBTT) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Adauto Nunes da Cunha;

Lidia Cintas Gomes

Perspectivas pedagógicas de uma Educação Inclusiva: efetividade na inclusão de alunos autistas; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EBTT) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Adauto Nunes da Cunha;

Adriana Aparecida de Barros

Tecnologia na terceira idade: a inclusão digital na Educação para Jovens e Adultos; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EBTT) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Adauto Nunes da Cunha;

Maria Aparecida Gonçalves de Oliveira

Tecnologia na terceira idade: a inclusão digital na Educação para Jovens e Adultos; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EBTT) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Adauto Nunes da Cunha;

Márcia Marques do Nascimento

O uso de jogos de tabuleiro como ferramenta de inclusão para o desenvolvimento social e cognitivo de crianças com necessidades educacionais especiais no ensino infantil; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EBTT) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Adauto Nunes da Cunha;

Taina Galdino de Araujo

Dificuldades e êxitos na alfabetização no ciclo um do Ensino Fundamental: um relato de experiência; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EBTT) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Adauto Nunes da Cunha;

Djalma Ribeiro Siebra

Indisciplina nos anos iniciais: oportunidade para criar novas possibilidades de ensino e aprendizagem; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EBTT) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Adauto Nunes da Cunha;

Ester Guedes dos Santos Jardim (

Atendimento pedagógico hospitalar: garantias, obstáculos e dificuldades; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EBTT) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Adauto Nunes da Cunha;

Jéssica Rafaeli da Silva

Indisciplina nos anos iniciais: oportunidade para criar novas possibilidades de ensino e aprendizagem; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EBTT) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Adauto Nunes da Cunha;

Julia Takacs dos Santos

Como e por que trabalhar a educação ambiental na Educação Infantil; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EBTT) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Adauto Nunes da Cunha;

Graziele Correa Duarte

ALFABETIZAÇÃO INOVANDO NA EDUCAÇÃO NO CAMPO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS; ) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Orientador: Adauto Nunes da Cunha;

Cladson Pereira dos Santos

EDUCAÇÃO FISCAL: CIDADANIA NO CONTEXTO ESCOLAR; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS; ) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Orientador: Adauto Nunes da Cunha;

FÁBIO SALES DE COUTO SILVA

DESAFIOS E POSSIBILIDADES EM AULA REMOTAS NOS TEMPOS DE PANDEMIA: A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NA EJA; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS; ) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Orientador: Adauto Nunes da Cunha;

Orlandir Gonçalves Cavalcante

O LUGAR DO ENSINO MÉDIO DA EJA NO CONTEXTO DA LEI Nº 13; 415: UM OLHAR A PARTIR DOS MARCOS LEGAIS EM ÂMBITO FEDERAL; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS; ) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Orientador: Adauto Nunes da Cunha;

Carlos Alberto Silva

AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO A DISTÂNCIA (EAD); 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS; ) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Orientador: Adauto Nunes da Cunha;

Ariane Assunção Ramos

A POTENCIALIDADE PEDAGÓGICA DOS QUINTAIS: UMA PROPOSTA DE ENSINO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS; ) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Orientador: Adauto Nunes da Cunha;

Eliene Batista Costa

A VALORIZAÇÃO E IMPORTÃNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL NA ESCOLA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS; ) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Orientador: Adauto Nunes da Cunha;

Gabriela dos Santos Geraldes

PEDAGOGIA NO ESPAÇO ESCOLAR: SUA CONTRIBUIÇÕES SOCIOEDUCATIVA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS; ) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Orientador: Adauto Nunes da Cunha;

Isabel Carolina de Lima Santos

EDUCAÇÃO 4,0: PERSPECTIVAS E DESAFIOS FRENTE AO NOVO NORMAL; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS; ) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Orientador: Adauto Nunes da Cunha;

Patrícia de Lima Silva

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM PANORAMA DA ATUALIDADE; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS; ) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Orientador: Adauto Nunes da Cunha;

Roni Fidelis

A EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO: A CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO BÁSICO NO CENTRO DE DETENÇÃO PROVISÓRIA DE PONTES E LACERDA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS; ) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Orientador: Adauto Nunes da Cunha;

MARCOS LOPES SOARES

PROPORÇÕES: SEU ESTUDO E SUAS APLICAÇÕES; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Orientador: Adauto Nunes da Cunha;

Adalto de Miranda

COMO DESPERTAR O INTERESSE DO ALUNO PELAS TEORIAS MATEMÁTICAS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Orientador: Adauto Nunes da Cunha;

Produções bibliográficas

  • Cunha, Adauto Nunes da ; BARROS, ADRIANA APARECIDA DE ; OLIVEIRA, MARIA APARECIDA GONÇALVES DE . Tecnologia na terceira idade: a inclusão digital na educação para jovens e adultos. STUDIES IN MULTIDISCIPLINARY REVIEW , v. 6, p. e15002, 2025.

  • Cunha, Adauto Nunes da ; MATSUNE, CRISTIANE HAYASHI ; LIMA, EDENILDA NÓBREGA DE MEDEIROS . Histórias em quadrinhos como incentivo à leitura, escrita e produções de texto na EJA. STUDIES IN MULTIDISCIPLINARY REVIEW , v. 6, p. e15205, 2025.

  • CUNHA, Adauto Nunes da ; HENRIQUEE, V. H. O. ; MEIADO, Marcos Vinicius, ; BEZERRA, Janete de Souza . Um mapeamento da produção acadêmica brasileira sobre o ensino de fisiologia vegetal. A BRUXA UMA REVISTA DE BIOLOGIA CULTURAL , v. 8, p. 112, 2024.

  • CUNHA, Adauto Nunes da . Geometria e Linguagem: uma interação possível. Revista Liber, Unesp São José do Rio Preto, v. 02, p. 21-38, 2004.

  • CUNHA, Adauto Nunes da . Diferentes Realidades: ticas de matema na matemática escolar. 01. ed. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2014. v. 01. 137p .

  • Cunha, Adauto Nunes da ; Vilela, Elton Átila. ; Siqueira, Douglas Mendonça Garin . ENTRE O ÊMICO E O ÉTICO: DO SABER E DO FAZER DE COMUNIDADES TRADICIONAIS. In: Jusiany Pereira da Cunha dos Santos, Welton de Araújo Prata. (Org.). Ensino de ciências e humanidades : conectando vozes, lugares de fala e experiências inclusivas. 1ed.Itapiranga: Schreiben, 2024, v. , p. 95-106.

  • CUNHA, Adauto Nunes da ; Ramos, Ariane Assunção ; HENRIQUEE, V. H. O. . ENTRE O QUINTAL E A ESCOLA UMA PROPOSTA DE ENSINO. In: Jusiany Pereira da Cunha dos Santos; Virgílio Bandeira do Nascimento Filho. (Org.). Educação em Ciências e Matemática na Amazônia Legal: Pesquisas e Práticas Pedagógicas. 1ed.Formiga: Aditora MultiAtual, 2021, v. , p. 53-67.

  • CUNHA, Adauto Nunes da ; SIQUEIRA, I. A. C. ; PETRY, P. P. C. ; GARIN, D. M. . TENDÊNCIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UM RECORTE SOBRE O TRIÊNIO 2016 À 2018. In: Jusiany Pereira da Cunha dos Santos. (Org.). Educação, ciências e matemática: formação inicial e continuada de professores. 1ed.Belém: Editora RFB, 2021, v. , p. 67-84.

  • CUNHA, Adauto Nunes da ; PETRY, P. P. C. ; CUNHA, J. F. T. ; SIQUEIRA, I. A. C. . PAVIMENTAÇÃO DO PLANO: UMA PROPOSTA DE SALA DE AULA INVERTIDA PARA O ENSINO DE gEOMETRIA. In: Santos, Jusiany Pereira da Cunha dos. (Org.). Educação, Ciências e Matemática: Reflexões sobre o ensino e a formação de Professores. 24ed.Goiania: Editora Espaço Acadêmico, 2020, v. , p. 72-81.

  • Cunha, Adauto Nunes da . TICAS DE MATEMA NA MATEMÁTICA ESCOLAR: TRANSDISCIPLINARIDADE E ENSINO DE MATEMÁTICA. Contradições e Desafios na Educação Brasileira 2. 2ed.: Atena Editora, 2019, v. , p. 112-126.

  • CUNHA, Adauto Nunes da ; Adailton Alves da Silva ; Adriano Fonseca ; Elivanete Alves de Jesus ; Evelaine Cruz dos Santos ; Marcos Lübeck ; Maria de Penha Rodrigues Godinho de Oliveira ; Pedro Paulo Scandiuzzi ; SINVAL DE OLIVEIRA . Etnomatemática e Transdisciplinaridade: resposta ao esfacelamento do conhecimento.. In: Adailton Alves da Silva; Elivanete Alves de Jesus; Pedro Paulo Scandiuzzi. (Org.). Educação Etnomatemática: Concepções e trajetória. Goiânia: PUC Goiás, 2010, v. , p. 21-33.

  • GARIN, D. M. ; Cunha, Adauto Nunes da . UMA AULA INTERDISCIPLINAR EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARIZADOS. In: ENCONTRO DE ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO, 2020, BELO HORIZONTE. UMA AULA INTERDISCIPLINAR EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARIZADOS, 2020.

  • CUNHA, Adauto Nunes da ; GARIN, D. M. . O ESTUDO DA PAVIMENTAÇÃO DO PLANO POR MEIO DA SALA DE AULA INVERTIDA. In: ENCONTRO DE ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO, 2020, BELO HORIZONTE. O ESTUDO DA PAVIMENTAÇÃO DO PLANO POR MEIO DA SALA DE AULA INVERTIDA, 2020.

  • CUNHA, Adauto Nunes da . TRANSDISCIPLINARIDADE E ENSINO DE MATEMÁTICA. In: IV WORKIF, 2016, CUIABA. TRANSDISCIPLINARIDADE E ENSINO DE MATEMÁTICA, 2016.

  • CUNHA, Adauto Nunes da . TRANSDISCIIPLINARIDADE E ENSINO DE MATEMÁTICA. In: IV WORKIF, 2016, CUIABÁ. TRANSDISCIPLINARIDADE E ESNINO DE MATEMÁTICA, 2016.

  • CUNHA, Adauto Nunes da . Diferentes Realidades: ticas de matema no ensino/aprendizagem da matematica escolar. In: XIII EBRAPEM, 2009, GOIANIA. Diferentes Realidades: ticas de matema no ensino/aprendizagem da matemática escolar, 2009.

  • CUNHA, Adauto Nunes da . Diferentes realidades e visão de mundo: implicações no ensino-aprendizagem da matemática. In: CBEm3, 2008, Niterói. Anais do CBEm3, 2008.

  • CUNHA, Adauto Nunes da . CADERNO DE RESUMOS. In: 5° CONGRESSO BRASILEIRO DE ETNOMATEMÁTICA, 2016, GOIANIA. TICAS DE MATEMA NA MATEMÁTICA ESCOLAR: TRANSDISCIPLINARIDADE E ENSINO DE MATEMÁTICA. GOIANIA: UFG, 2016. p. 86-86.

  • CUNHA, Adauto Nunes da ; Claudia Karina Ladeia Batista ; Doraci aparecida Castro Araujo . Crise e encantamento: em busca de ligação dos saberes. In: VII Simpósio Científico-Cultural, 2011, Paranaiba. Educação, tecnologia e desenvolvimento sustentável. UEMS: PARANAIBA, 2011. p. 05-13.

  • CUNHA, Adauto Nunes da . o LOCOWR e a Construção de Arquétipos Monoedrais e os correspondentes Padrões de Pavimentação do Plano. In: VI Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 1994, Guaratinguetá. VI Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 1994.

  • CUNHA, Adauto Nunes da . TICAS DE MATEMA NA MATEMÁTICA ESCOLAR: TRANSDISCIPLINARIDADE E ENSINO DE MATEMÁTICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CUNHA, Adauto Nunes da . Transdisciplinaridade e a Educação para o Século XXI. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CUNHA, Adauto Nunes da . Novas realidades e transculturalidade para o ensino. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CUNHA, Adauto Nunes da . Construinod Padrões de Pavimentação Monoedral do Plano Euclidiano através de transformações de Polígonos com Auxílio do Logo. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CUNHA, Adauto Nunes da ; Silva, E.A. ; LOURENCO, M. L. . O logo e a construção de arquétpos Poligonais de pavimentação Monoedral do Plano-Euclidiano. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

CUNHA, Adauto Nunes da . I SEMINARIO ESTADUAL DE PRÁTICAS DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISONADO. 2016.

CUNHA, Adauto Nunes da . O LOGO como motivação ao Estudo da Geometria Eucliana Plana. 1994.

CUNHA, Adauto Nunes da . O LOGO COMO MOTIVAÇÃO A ESTUDO DA GEOMETRIA PLANA. 1994.

CUNHA, Adauto Nunes da . Projeto Inquietude. 2013; Tema: Projeto inquietude. (Blog).

CUNHA, Adauto Nunes da . II Agrigeo e IV Edificando. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CUNHA, Adauto Nunes da . O uso da Calculadora Científica. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CUNHA, Adauto Nunes da ; MATOS, EFRAIM DE ALCANTARA . TRANSDICIPLINARIDADE E ETNOMATEMÁTICA: EM BUSCA DA TOTALIDADE PERDIDA. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CUNHA, Adauto Nunes da . CORAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO. 2019. Interpretação.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Campo Novo do Parecis. , Rodovia MT 235 km 12, ZONA RURAL, 15053000 - Campo Novo do Parecis, MT - Brasil, Telefone: (65) 33826200, URL da Homepage:

Experiência profissional

2013 - 2016

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE PAULISTA

Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR MESTRE, Carga horária: 18

1996 - 2016

Governo do Estado de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 40

Outras informações:
Titular de Cargo Efetivo

Atividades

  • 04/1996

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática, Física, Computação

2016 - 2020

Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia de Mato Grosso

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico.

2020 - Atual

Instituto Federal de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.