Keuly Dariana Badel

Possui graduação em História na Universidade Regional de Blumenau - FURB. Acadêmica do curso de Direito no Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI. Atualmente é professora efetiva da rede estadual de ensino de Santa Catarina na Escola de Educação Básica Professora Maria Angélica Calazans. Também atua como professora no Colégio Hamônia, lecionando para o Ensino Fundamental e Médio.

Informações coletadas do Lattes em 04/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Direito Educacional e Gestão de Instituições Educacionais

2020 - 2021

Centro Universitário Internacional
Título: Gestão de Instituições Educacionais
Orientador: Direito Educacional e Gestão de Instituições Educacionais

Graduação em andamento em Direito

2016 - Atual

Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí

Graduação em História

2006 - 2010

Fundação Universidade Regional de Blumenau

Formação complementar

2009 -

Inglês. , Inglês Wisdom, WISDOM, Brasil.

2012 - 2012

Formação continuada Ensino Médio Integral. (Carga horária: 16h). , Secretaria de Estado da Educação de Santa Catariana, SED SC, Brasil.

2007 - 2007

Treino no uso do Portal de Periódicos da Capes. (Carga horária: 4h). , Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Participação em eventos

XXVI Simpósio Nacional de História.A escrita de si e do outro: Uma biografia de Alexander Lenard (1951 ? 1972). 2011. (Simpósio).

XIV Encontro Estadual de História ? Tempo, memórias e expectativas. 2010. (Encontro).

XVIII Semana de História - Tempo Presente: uma reflexão conceitual. 2009. (Seminário).

II Mostra Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão - MIPE.Desenvolvimento regional do turismo e as ações das organizações em prol da sustentabilidade do territórioda SDR Blumenau, SC: análise da intersetorialidade no turismo de natureza. 2008. (Outra).

XII Encontro Estadual de História: História, ensino e pesquisa; III Encontro Estadual do Grupo de Trabalho Gênero de Santa Catarina; IV Jornada Nacional do Trabalho. 2008. (Encontro).

XVI Semana Acadêmica de História.Teologia da Libertação e Movimento Ambientalista: uma proposta para o desenvolvimento sustentável da América Latina. 2008. (Seminário).

Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão - MIPE.Democracia e mudança institucional: impactos do OP na gestão do município de Indaial. 2007. (Outra).

XV Semana de História Acadêmica da FURB. 2007. (Seminário).

XIV Semana Acadêmica de História da FURB. 2006. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • BADEL, K. D. ; DREHER, M. T. . Redes e Intersetorialidade em Responsabilidade Social. Perspectivas Contemporâneas , v. 5, p. 108, 2012.

  • BADEL, K. D. . A escrita de si e do outro: região e estereótipos na obra de Alexander Lenard. Rio do Sul , v. XIII, p. 23, 2011.

  • DREHER, M. T. ; BADEL, K. D. . Desarrollo regional del turismo y sustentabilidad del territorio: La SDR de Blumenau-Brasil y las acciones intersectoriales en el turismo de naturaleza. Estudios y Perspectivas en Turismo , v. 18, p. 672-690, 2009.

  • BADEL, K. D. . A escrita de si e do outro: região e estereótipos na obra de Alexander Lenard. In: Ricardo Machado; André Voigt. (Org.). Desterritorializações do Vale. 1ed.Blumenau: Liquidificador, 2012, v. , p. 211-.

  • BADEL, K. D. . A escrita de si e do outro: Uma biografia de Alexander Lenard (1951 ? 1972). In: XXVI Simpósio Nacional de História, 2011, São Paulo. Anais do XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História. São Paulo: ANPUH-SP, 2011. v. 1.

  • BADEL, K. D. ; DREHER, M. T. . Rede de cooperação intersetorial para o desenvolvimento da responsabilidade social em Blumenau (SC). In: Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão - MIPE, 2009, Blumenau. Dynamis - Revista tecno-científica, 2009. v. 15.

  • BADEL, K. D. ; DREHER, M. T. . Desenvolvimento regional do turismo e as ações das organizações em prol da sustentabilidade do território da SDR Blumenau, SC: análise da intersetorialidade no turismo de natureza. In: II Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão - MIPE, 2008, Blumenau. Dynamis - revista tecno-científica, 2008.

  • KEIM, Ernesto Jacob ; BADEL, K. D. . Programa de Educação para Revitalização da Língua e da Cultura Laklãnõ/Xokleng. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

BADEL, K. D. . A escrita de si e do outro: região e estereótipos na obra de Alexander Lenard (1910-1972). 2010. (Relatório de pesquisa).

MANTOVANELI JUNIOR, O. ; BADEL, K. D. . Democracia e mudança institucional: Impactos do OP na gestão do município de Indaial. 2007. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2009

    Rede de cooperação intersetorial para o desenvolvimento da rede de responsabilidade social em Blumenau, SC, Descrição: Este trabalho objetivou analisar como a intersetorialidade, promovida pelas organizações privadas, públicas e terceiro setor de Blumenau-SC, pode provocar a mobilização e movimentação de esforços à geração de uma rede de cooperação intersetorial para o desenvolvimento da responsabilidade social. Para tanto, optou-se por trabalhar com a técnica da pesquisa qualitativa de caráter exploratório. A população desta pesquisa foi composta pelos atores e organizações do Núcleo de RS da ACIB, Secretaria de Assistência Social da Criança e do Adolescente (SEMASCRI), Serviço Social do Comércio (SESC), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), RSE Instituto Exitus de Fomento e Desenvolvimento do Terceiro Setor. Os resultados evidenciaram que a rede de cooperação intersetorial seria importante para superação das dificuldades vividas hoje pelo Núcleo de RS. Para tanto, sugere-se a elaboração do Índice Blumenauense de Vulnerabilidade Social que irá demonstrar quais são as áreas mais vulneráveis do município. O cruzamento do índice com os projetos de RS do município permitirá medir o impacto redistributivo das ações. Será função da rede, em seu formato virtual, cadastrar os projetos de RS e divulgar a representação cartográfica resultantes deste processo. Uma vez identificadas às áreas com maior vulnerabilidade, o próximo passo será a atuação conjunta do setor público, privado e terceiro setor em prol do desenvolvimento social. Por fim, acredita-se que a elaboração da rede de cooperação intersetorial colaborará para dar visibilidade às ações de RS, levando novas organizações ao Núcleo, articulando os setores, e contribuindo para o desenvolvimento da RS no município de Blumenau, SC.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Keuly Dariana Badel - Integrante / Marialva Tomio Dreher - Coordenador.

  • 2007 - 2008

    Desenvolvimento regional do turismo e as ações das organizações em prol da sustentabilidade do território da SDR Blumenau, SC: análise da intersetorialidade no turismo de natureza., Descrição: (INTRODUÇÃO) Este trabalho tem como problemática, compreender o que está acontecendo como definição intersetorial, para que se possam determinar os rumos para um desenvolvimento mais equilibrado do turismo de natureza com vistas à sustentabilidade do território da SDR Blumenau. (OBJETIVO) Analisar se ocorre ações de intersetorialidade no ordenamento deste segmento, verificando especialmente as ações das organizações (públicas, privadas e terceiro setor) em prol da sustentabilidade deste território. (METODOLOGIA) Amparou-se na técnica proposta pela pesquisa qualitativa exploratória. A amostra abordou os municípios da SDR Blumenau que compõe o Vale Europeu (Blumenau, Pomerode e Gaspar). Aplicou-se um questionário semi-estruturado a 6 atores do setor público, 10 do setor privado e 6 do terceiro setor, totalizando 22 entrevistados. (RESULTADOS) Quanto as ações de intersetorialidade no ordenamento do turismo de natureza, foram identificadas oito parcerias, (4 em Blumenau, 1 em Pomerode e 1 em Gaspar), sendo 1 voltada diretamente para a sustentabilidade. Os atores reconhecem a importância das parcerias intersetoriais para o fomento do turismo de natureza. Entretanto, o fato das parcerias se apresentarem enquanto uma proposta nova dentre as organizações, torna-se evidente a existência de preconceitos (dificuldades de relacionamento de confiança) a serem superados. Devido a esta realidade, constatou-se que as iniciativas em prol da sustentabilidade do turismo de natureza são poucas e bastante frágeis, já que dependem da compreensão e compromisso dos atores. Entretanto, a maioria delas abordam questões ambientais, apresentando-se enquanto início de uma discussão cuja importância e necessidade devem se tornar cada vez mais evidentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Keuly Dariana Badel - Integrante / Marialva Tomio Dreher - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2006 - 2007

    Democracia e mudança institucional: Impactos do OP na gestão do município de Indaial, Descrição: (INTRODUÇÃO) Este trabalho é parte de uma pesquisa maior realizada em rede entre UNOCHAPECÓ, UFSC e FURB. O avanço desta pesquisa com relação aos estudos disponíveis está no seu recorte, voltado para uma avaliação dos impactos do Orçamento Participativo (OP). (OBJETIVOS) Descrever os impactos do OP na cultura político-administrativa da burocracia estatal, nos padrões de distribuição de gastos públicos e na oferta de serviços públicos no município de Indaial. (METODOLOGIA) Fontes documentais consideradas a partir do acervo de informações levantadas no conjunto de pesquisas realizadas pelo Núcleo de Políticas Públicas da FURB; Entrevistas semi-estruturadas, utilizando como critério a amostra intencional, totalizando 4 pessoas entrevistadas. (RESULTADOS) Impacto no conjunto de atitudes e comportamentos: transformações quanto ao censo de pertencimento da comunidade em relação ao aparelhamento público e os serviços ofertados; Padrão de distribuição de gastos: priorização de investimentos na área da saúde e da educação, com distribuição que contemplou tanto regiões com alto como também com baixo índice de vulnerabilidade social; Indicadores de oferta de serviços: crescimento progressivo dos investimentos na área da educação observando-se incremento em proporções análogas nas matrículas sob a responsabilidade do município (Ensinos Infantil, Fundamental e de Jovens e Adultos). (CONSIDERAÇÕES FINAIS) A experiência de Indaial sugere que a comunidade diretamente envolvida passou a acompanhar mais de perto a implementação de obras e serviços, qualificando a cidadania, alterando o modo como os gestores e o corpo burocrático interpretam o mecanismo da participação, e também alterando o perfil distributivo e aprofundando o grau de efetividade da Gestão Pública.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Keuly Dariana Badel - Integrante / Oklinger Mantovaneli Júnior - Coordenador., Financiador(es): Fundação Universidade Regional de Blumenau - Bolsa.

Prêmios

2009

Prêmio Fritz Müller / FURB - Ensino, Pesquisa e Extensão, Universidade Regional de Blumenau e Fundação Fritz Müller.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - Atual

Escola de Educação Básica Professora Maria Angélica Calazans

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

2018 - Atual

Colégio Hamônia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16

Atividades

  • 02/2018

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História

2013 - 2015

SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10

2012 - 2012

SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 9

Atividades

  • 09/2012

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História

2012 - 2013

Escola de Educação Básica Pedro II

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/2012

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História

2011 - 2011

Escola de Educação Básica Gov. Celso Ramos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/2011 - 02/2011

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História

2010 - 2010

Escola de Educação Básica Erwin Radtke

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2010 - 12/2010

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Ensino Religioso, Geografia, História

2009 - 2009

Escola de Educação Básica Lindo Sardagna

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2009 - 11/2009

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Estudos Regionais, Filosofia, História, Sociologia

  • 08/2009 - 11/2009

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História

2009 - 2011

Fundação Universidade Regional de Blumenau

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Secretária, Carga horária: 20

Outras informações:
Secretária do Programa "Educação para Revitalização da língua e da cultura Xokleng/Laklãnõ" CAPES/FURB

2006 - 2009

Fundação Universidade Regional de Blumenau

Vínculo: Pesquisa Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bols. Pesq. Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 12/2009

    Pesquisa e desenvolvimento, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Linhas de pesquisa

  • 08/2006 - 08/2009

    Pesquisa e desenvolvimento, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Linhas de pesquisa